Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, dezembro 31, 2006

Antevisão da 15ª Jornada



JUNIORES:
Adversário - Casa Pia.
Sábado (06/01/2007), 15:00 horas
Estádio Pina Manique Nº3 - Monsanto.

Top 7 actual:

Sporting 40 pontos (40-7 em golos).
Benfica 33 pontos.
Estrela da Amadora 31 pontos.
Belenenses 28 pontos.
Louletano 25 pontos.
Real 24 pontos
Casa Pia 20 pontos (27-27 em golos).

Os Juniores do Sporting vão defrontar no próximo Sábado o Casa Pia que é o actual 7º classificado na 1ª Fase da Zona Sul com 27 golos marcados e 27 tentos sofridos que foram conseguidos ao longo de 6 vitórias (apenas 1 em casa), 6 derrotas e 2 empates (ambos em casa).

Casa Pia Vs Top 7:

Casa Pia 2 - 2 Louletano (3ª jornada).
Amadora 1 - 0 Casa Pia (8ª jornada).
Benfica 4 - 1 Casa Pia (10ª jornada).
Casa Pia 1 - 2 Real (11ª jornada).
Belenenses 2 - 1 Casa Pia (14ª jornada).

Os 5 jogos resultaram em 4 derrotas e 1 empate, mas é importante realçar que apenas 1 jogo dos 5 ocorreu em Pina Manique, sofreram 11 golos e marcaram 5.

Em 14 jornadas o Casa Pia realizou 7 jogos em casa dos quais resultaram 4 vitórias, 2 empates e somente 1 derrota (Casa Pia 1- 2 Real Massamá) para um total de 16-9 em golos. A última derrota em casa já foi a 11 de Novembro.

Será que Fábio Paim e Daniel Carriço vão alinhar em Pina Manique, e quem jogará nos seus lugares se estiverem ausentes? O Casa Pia sofreu 4 golos em 3 ocasiões esta época (Vs Benfica, Nacional e Pescadores, todos jogos fora de casa), será o Sporting capaz de igualar esses scores?

JUVENIS:
Adversário - Estrela da Amadora.
Domingo (07/01/2007), 11:00 horas.
Complexo Desp. Monte da Galega na Amadora.

Top 5 actual:

Benfica 36 pontos.
Sporting 35 pontos (38-7 em golos).
Pontinha 28 pontos.
Estrela da Amadora 24 pontos (23-21 em golos).
Alverca 24 pontos.

Os Juvenis do Sporting vêm de uma série de resultados poucos convincentes (3 vitórias por 1 - 0 seguidas por uma derrota 0 - 2 em casa) mas após um período de 18 dias de reflexão e repouso está na hora de voltar aos relvados e regressar ao trilho das vitórias pois somente estas podem refortalecer a equipa animicamente. O adversário está muito longe de ser "macio", e ainda por cima o jogo será disputado em território "inimigo".
Fisicamente a animicamente os rapazes têm que entrar nesta jornada com o pé direito (ou o pé esquerdo no caso do Diogo Rosado) e depressa dar a entender ao adversário que estão ali para vencer, convencer e regressar de vez às boas exibições.
Quando se defrontaram na 1ª volta em Alcochete (4ª jornada) o Amadora demonstrou ter boa equipa e o Sporting ganhou por 2 - 1 mas não foi uma vitória nada fácil, e na qual Diogo Amado esteve ausente porque tinha sido chamado a treinar com a Selecção tal como Bruno Matias e Adrien Silva.

Amadora Vs Top 5:

Amadora 2 - 4 Pontinha (1ª jornada).
Sporting 2 - 1 Amadora (3ª jornada).
Benfica 2 - 1 Amadora (5ª jornada).
Alverca 0 - 1 Amadora (9ª jornada).
Pontinha 2 - 1 Amadora (12ª jornada).

Os 5 jogos resultaram em 4 derrotas e 1 Vitória, mas é importante realçar que 4 dos 5 jogos foram disputados fora de casa. Sofreram 10 golos e marcaram 8 golos (marcaram golos nos 5 jogos).

Nos 6 jogos disputados em casa até ao fim de 14ª jornada o Amadora regista 4 vitórias e 2 derrotas (2 - 4 com o Pontinha e 1 - 2 com o União de Leiria). A última derrota em casa a 29 de Outubro (Vs União.)

O Sporting vem de uma derrota 0-2 com o Benfica na 14ª jornada enquanto o Amadora vem de uma estrondosa derrota 5 - 1 em Odivelas (9º classificado).

INICIADOS:
Adversário - Real Massamá.
Domingo (07/01/2007), 11:00 horas.
Campo Nº 2 do Real Sport Clube Massamá

Top 5 actual:

Sporting 38 pontos (64-2 em golos).
Benfica 32 pontos.
Belenenses 28 pontos.
Estoril 26 pontos.
Real 21 pontos (21-27 em golos).

Os Iniciados Leoninos vêm de uma série de 6 vitórias consecutivas onde marcaram 36 - 0 em golos, têm navegado calmamente num campeonato onde apenas foram "travados" 2 vezes com empates Vs os seus 2 perseguidores directos (Benfica 2º classificado, Belenenses 3º classificado).
O Sporting tem estado muito bem, e é de esperar mais do mesmo dos nossos meninos. O Real na 1ª volta quando defrontou o Sporting (na 4ª jornada) em Alcochete perdeu por 6-0 num jogo em que Tiago Cerveira deu "show" na ala esquerda, mas que toda a equipa jogou muito bem nesse jogo, a circulação de bola esteve impecável, e mesmo nos minutos finais o Sporting evidenciava grande frescura física.

Real Massamá Vs Top 5:

Real 1 - 2 Estoril (1ª jornada).
Sporting 6 - 0 Real (4ª jornada).
Real 1 - 2 Belenenses (8ª jornada).
Benfica 5 - 1 Real (9ª jornada).
Estoril 3 - 1 (12ª jornada).

5 Derrotas em 5 encontros com as equipas mais fortes. 18 golos sofridos e 4 marcados. Em 6 jogos jogados em casa o Real conseguiu obter 4 Vitórias e 2 Derrotas, marcaram 10 golos e sofreram apenas 5. As 2 derrotas em casa foram com o actual 4º classificado Estoril (1 - 2 na 1ª jornada), e com o actual 3º classificado Belenenses (1 - 2 na 8ª jornada), portanto apenas 2 derrotas caseiras, ambas pela margem minima, e ambas VS equipas fortes.

Feliz ano novo.



André Figueiredo

sábado, dezembro 30, 2006

Pereirinha volta a atacar em Moscavide



Pelo 2º dia consecutivo Bruno Pereirinha marcou presença nos treinos do Olival e Moscavide onde aproveitou para ir mantendo a forma física antes da sua eventual integração no treino dos seniores leoninos na próxima Terça-Feira.

O treino de Sábado do Olivais e Moscavide foi de natureza diferente do de Sexta-Feira, e contou com a ausência do trinco Fernando Alexandre (Campeão de Juniores pelo SLB em 03/04) que esteve ausente devido a uma lesão na Tibio-Társica que foi motivada por um choque com Jorge Tavares. A sessão de treino durou aproximadamente 90 minutos, começou com um alguns alongamentos, e terminou com um jogging de 300 metros para ajudar a dispersar o ácido láctico acumulado durante o treino.

O plantel foi dividido em grupos de 4 (André Marques, Hélio Roque, Hugo Évora e Laurindo agrupados próximo de mim) e o treino consistiu de alguns exercícios de domínio de bola, coordenação de movimentos, mas sobretudo de ensaios que pudessem permitir jogadas estudadas entre um municiador e um finalizador.

Os jogadores pulavam por cima de um banco de madeira, e tentavam ter o timing correcto no impulso vertical que lhes pudesse permitir cabecear a bola que lhes era arremessada pelo treinador, prosseguiam depois sem bola com um skipping rápido sobre 2 ou 3 obstáculos, seguidos de um slalom entre 3 postes, e depois fugiam para a ala para receber uma bola em passe longo que vinha em diagonal do centro para a faixa lateral para depois tentarem cruzar o esférico para a boca da área onde o avançado surgia para tentar finalizar.

Mais uma vez o Guarda-Redes André Silva (18 aninhos) executou umas boas defesas (excelentes reflexos Vs remates à “queima”), mas os finalizadores estiveram pouco inspirados, especialmente a nível de finalizações ao 1º toque. Hélio Roque tem que melhorar bastante o seu cabeceamento, André Marques por outro lado esteve bem neste capitulo.
A equipa técnica tal como em ocasiões anteriores demonstrou ser prestável e acessível, Rui Dias e os seus adjuntos ministraram o treino no meio de um ambiente de grande empatia e boa disposição entre todos. O treino foi ainda presenciado por enviados do jornal “O Jogo” que estavam a preparar um artigo sobre o Bruno Pereirinha.

P.S. Segundo me constou parece que o Fábio Paim pode mesmo estar a caminho de Moscavide.



André Figueiredo


André Marques e Hélio Roque.


Bruno Pereirinha.



Duarte Machado (penso eu) e Bruno Pereirinha.



sexta-feira, dezembro 29, 2006

Pereirinha em Acção em Moscavide



Depois de ter lido no maisfutebol que o nosso Leãozinho Bruno Pereirinha iria passar pelo complexo desportivo do Olivais e Moscavide nesta Sexta-Feira para se despedir dos colegas eu pensei logo em dar lá um "pulinho", e tirar umas fotos desse momento bonito, e já agora desejar as maiores felicidades ao Bruno nos seniores Leoninos.

Com o treino agendado para as 10:00 da matina eu claro apareci no Campo Alfredo Marques Augusto pelas 09:00 para ter a certeza que nada me escapava. Pouco a pouco os meninos começaram a sair do departamento de futebol sénior, 1º o André Marques, depois o "Celeste", eventualmente o "Bebé Proveta", até que aparece um moço que até parecia irmão gémeo do Bruno Pereirinha, e estava todo prontinho para ir treinar.

O Professor Rui Dias desejou-me bons dias, mas depois astutamente tentou "driblar-me", e meteu a miudagem toda em 3 carrinhas e "fugiram". Fui ter com o supervisor e perguntei porque razão o Bruno Pereirinha ia treinar com o plantel. Ele surpreso disse que o Pereirinha tinha regressado ao Sporting, mas eu disse-lhe que ele estava dentro de uma das carrinhas e inqueri sobre o local do treino que afinal iria ser no campo ("batatal") adjacente à "Escola Superior de Enfermagem".

Apesar da "finta" bem sucedida que Rui Dias me aplicou não tive qualquer problema em cobrir a pé esse kilómetro que me separava do campo de treino, para quem corre 12 kilómetros por dia como eu costumo fazer isto foi tão fácil que nem devo ter acelerado o meu metabolismo basal, e cheguei lá ainda estavam eles a entrar em campo.
O treino em si durou exactamente 90 minutos; 5 minutos de alongamentos, 30 minutos de circulação de bola, 5 minutos de descanso e deslocação da baliza, 45 minutos de uma mini-peladinha seguidos por 5 minutos de alongamentos.

Falando sobre o Pereirinha, o pé direito claramente domina o seu repertório de recepções, passes e remates. Demonstrou neste treino o seu bom toque de bola muitas vezes executando passes (e até mesmo remates) ao 1º toque. Tem uma recepção de bola com a cabeça que utiliza pouco mas não é nada mau nesse aspecto. Utilizou o seu pé esquerdo para executar um ou outro passe aéreo longo, e apesar de não ser o seu pé mais forte ficou claro que tem boa técnica também com a esquerda. A nível de marcação ele pressiona o transportador da bola, mas nunca faz a marcação muito em cima, preferindo marcar a 3-5 metros e lê bem o jogo de pés do adversário. Fez uns poucos passes de trivela, mas são passes rentes à relva.

O André Marques continua a fazer recepções de bolas altas com o interior da coxa, já é praticamente a sua imagem de marca. O Celestino remata muito. O Hélio Roque é mesmo magrinho e tem que ser mais agressivo e ganhar força física porque ele até tem boa técnica (mais do que muitos que andam por ai no futebol sénior). O Guarda-Redes (André Valente da Silva, 17/03/1988) não me pareceu nada mau, nada mesmo.

O treino foi bastante relaxado, disputado num excelente ambiente de camaradagem e provocações mutuas (o Pereinha é muito caladinho, estilo Moutinho) e onde reinou a boa disposição entre o grupo de trabalho. O treino só tinha 18 elementos disponíveis, e a peladinha foi disputada numa área reduzida do campo onde não havia grande espaço para correrias e não foi possível avaliar a capacidade atlética dos jogadores em grandes sprintes.




André Marques


Pedro Celestino


Hélio Roque


Carlos Saleiro


Quê? Mas eu ainda ontem avançei com esta hipótese e agora já está nos jornais, LOL.





André Figueiredo

Juniores Azuis



Campeonato Nacional de Juniores - 1ª Divisão Zona Norte ao fim de 14 jornadas:

Top 5:

FC Porto - 31 pontos.
Boavista - 29 pontos.
Candal - 28 pontos.
Académica - 24 pontos.
Vitória de Guimarães - 23 pontos.

O Futebol Clube do Porto só disputou 13 das 14 jornadas porque na 12ª jornada (25/11/06) o jogo Vs Gil Vicente não se disputou. O FC Porto tem 10 vitórias, 1 empate, 2 derrotas para um total de 31 pontos, 34 golos marcados e 7 sofridos. O FC Porto tem a defesa menos batida com 7 golos sofridos em 1170 minutos (13 jornadas), mas o Candal tem o ataque mais devastador com 40 golos marcados em 1260 minutos (14 jornadas). O Sporting tem 40-7 em golos.

O empate 1-1 foi em casa Vs Sporting de Braga na 9ª jornada (01/11/06). O Braga actualmente reside em 8º lugar com 21-15 em golos.

(O Sporting de Braga tem apenas 1 atleta nos Sub-18/19/20, o médio Sub-18 Stélvio Cruz.)

A 1ª derrota (1-0) foi fora de casa Vs Leiria na 6ª jornada (14/10/2006). O Leiria actualmente está em 9º lugar com 14-16 em golos.

A 2ª derrota (1-0) foi também fora de casa Vs Leixões, ocorreu na 11ª jornada (11/11/06). O Leixões está em 6º lugar com 21-20 em golos.

Jogos do FC Porto VS Top 5 resultaram em 4 vitórias:

FC Porto 3 -0 Boavista (1ª jornada).
Candal 1 - 2 FC Porto (8ª jornada).
Académica 0 - 2 FC Porto (10ª jornada).
Guimarães 0 - 2 FC Porto (13ª jornada).

O Futebol Clube do Porto é a 2ª equipa em Portugal com mais campeonatos de Juniores (18), mas na última década apenas conquistou o titulo 2 vezes, em 1997/98 e mais recentemente em 2000/01.

As equipas nortenhas que estiveram na fase final nos últimos 6 campeonatos foram:

FC Porto 6 presenças
Boavista 3 presenças.
Sporting Braga 2 presenças.
Leixões 1 presenças.

O Sporting esteve presente 3 vezes (os 3 últimos campeonatos).

Para melhor poder estimar a força da Zona Norte fui ver a quantidade de atletas nos Sub-18 e Sub-17 que figuram nessa zona:

Sub-19, 10 atletas:

FC Porto: André Castro, André Santos, Bura, Candeias, Monteiro, Rui Pedro e Ventura.
Académica: João Traquina.
Rio Ave FC: Fábio Coentrão.
Vitória SC: Capucho.

Na Zona Sul são 9 representantes (7 deles do Sporting) nos Sub-19.

Sub-18, 8 atletas:

FC Porto: António Graça, Marco Aurélio e Tiago Cintra.
Boavista FC: Ricardo Neves.
CD Candal: Valter Fernandes.
Rio Ave FC: Fábio Faria.
SC Braga: Stélvio Cruz.
Vitória SC de Guimarães: Raviola.

Na Zona Sul são 8 representantes (5 deles do Sporting).

Existem jogadores nos Sub-20 que ainda têm menos de 19 anos (Daniel Carriço, Rui Patrício, etc) mas como não conheço em detalhe todos os jogadores na lista não posso estar a fazer uma análise, mas o mais provável é existirem atletas Sub-19 na Seleção Sub-20 que estão a jogar pelos Juniores da Zonal Norte

Nas últimas 2 épocas o Sporting defrontou o FC Porto 4 vezes na fase final e ganhou 2 e empatou 2 vezes, com um score total favorável de 8-3 em golos:

2005/06: Sporting 4 - 1 FC Porto e FC Porto 1 - 1 Sporting.

2004/05: Sporting 2 - 0 FC Porto e FC Porto 1 - 1 Sporting.



André Figueiredo

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Flanqueador emprestado?



Se sair algum júnior do Sporting para compensar a entrada do Pereirinha nos seniores então lógica dita que seja um atleta de 2º ano. Os médios de 2º ano são o João Gonçalves, André Pires, Yannick Puppo e João Martins, os extremos são o Fábio Paim, o Alison Almeida e o Sebastião Nogueira.

Tendo em conta que o Pereirinha mais que provavelmente actuou a extremo direito no Moscavide penso que será mais lógico assumir que o Professor Rui Dias deseja um flanqueador, e aqui faria mais sentido ao Sporting emprestar um jogador que pensem já estar pronto para competir em ambientes desportivos mais exigentes do que o campeonato de Juniores, portanto seria o Fábio Paim.

Penso que isto por agora nada mais é do que especulação por parte dos jornais, e não vale a pena pensar muito sobre o assunto até haver mais indícios de que esta "transferência" tem mesmo pernas para andar.

Existindo a possibilidade de Daniel Carriço transitar (temporariamente ou não) para os seniores, Rui Patrico sempre de prevenção para os A, e agora "perder" Fábio Paim era essencialmente estar a retirar 3 dos melhores elementos do plantel de Juniores. É certo que isto poderia abrir espaço para o Bruno Matias (ou Vivaldo Arrais ou o Sebastião Nogueira) se afirmar numa das alas, mas por agora é prematuro discutir estas possibilidades.

Pessoalmente eu acho que o Paim não devia ser emprestado pois já tem qualidade para estar nos seniores embora não necessariamente "full time", mas se tiver que ser emprestado penso que o Olivais e Moscavide é um bom clube pois é na zona de Lisboa e o Sporting poderá sempre estar de olho nele. Eu aqui no PDN moro muito próximo de Moscavide, e costumo passar muitas vezes pelo Campo Alfredo Marques Augusto para tirar umas fotos, ver os treinos, portanto se o Paim for para lá eu aproveito e vou lá ver o miudo a treinar e tiro umas fotos do nosso promissor "Trancinhas".

P.S.Carlos Alberto no Sporting?.

Corinthians quer compensação financeira.

Entrevista com Carlos Alberto

Corinthians 7 - 1 Santos



André Figueiredo

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Bruno Pereirinha em "Record"



P.S. Para quem esteve a ler o artigo sobre o Daniel Carriço no blog da Ofensiva 1906 e queira uma foto em tamanho maior do Daniel Carriço é só carregarem nos links:

Daniel Carriço 1

Daniel Carriço 2

Daniel Carriço 3

As fotos foram tiradas na Costa da Caparica a 16 de Setembro durante a 4ª jornada do campeonato nacional de Juniores.



André Figueiredo

terça-feira, dezembro 26, 2006

Bruno Pereirinha em "O Jogo"



"Sou ala-direito mas também jogo a Nº10"

Construtor de jogo por vocação, Bruno Pereirinha não exprimiu preferência entre as duas posições que ocupa: "Jogo mais sobre a faixa direita do ataque. Sou destro e rápido, e, como médio-ala-direito, costumo render, mas também jogo atrás do ponta-de-lança", observou.

O centrocampista sempre denotou uma relação com o golo, hábito, contudo, por retomar na sua primeira temporada como sénior. Espirituoso, Pereirinha comentou: "Esta época tenho andado mal de golos, mas costumava marcar nas camadas jovens. Voltarei a fazê-los em breve".

Rui Dias (treinador do Olivais e Moscavide):

O Bruno Pereirinha é um génio

O Jogo: Quem é Bruno Pereirinha?

Rui Dias: O Bruno é um jovem jogador em quem eu apostei. Acreditei no seu valor e, neste momento, já é um jogador feito. Eu costumo dividir os jogadores em três patamares: os jogadores, os bons jogadores e os génios. O Bruno está no último – é um génio a jogar futebol. Trata-se de um jogador com uma capacidade de aceleração invulgar, muito natural naquilo que faz, além de jogar bem com os dois pés. Nos últimos meses, tem vindo a melhorar as transições. Esta é também uma prova de que o trabalho que fazemos no Olivais e Moscavide tem qualidade.

No losango, pode jogar à direita ou como Nº10

O Jogo: Qual a posição no terreno em que este jovem pode render mais?

Rui Dias: O trabalho que temos vindo a desenvolver com ele no Olivais e Moscavide permite-lhe jogar tanto com interior-direito como como ala-direito. A confirmar-se que irá mesmo para o plantel principal do Sporting, poderá actuar no lado direito do losango ou então como 10. Não é mais do que uma questão de se adaptar ao novo esquema, mas também tenho certeza de que, se o Paulo Bento lhe pedir para jogar noutra posição no meio-campo, ele o fará.

Está pronto para jogar no Sporting

O Jogo: Está preparado para se integrar num plantel como o do Sporting, onde a pressão será outra?

Rui Dias: O Bruno evoluiu muito desde que está a trabalhar connosco, e, para mim, está pronto e, por isso, mais do que preparado. Agora, quem conhece o plantel do Sporting é o Paulo Bento, mas um jogador que vai às Selecções de Sub-18, Sub-19 ou Sub-20 está naturalmente preparado para se integrar no plantel de uma equipa como a do Sporting. Quanto à questão emocional, não tenho dúvidas de que o Bruno Pereirinha não terá dificuldades em assumir qualquer jogo, além de que é um jogador emocionalmente estável e inteligente.



André Figueiredo

domingo, dezembro 24, 2006

Bruno Pereirinha integrado no plantel senior



In "O Jogo":

"A partir de Janeiro, Paulo Bento contará com médio ofensivo que, esta época, tinha sido emprestado ao Olivais e Moscavide
Pereirinha reforça plantel
Ainda com idade de júnior, estava a competir na Liga de Honra, mas, com a reabertura do mercado, passará a fazer parte das opções do técnico leonino em 2007.

Bruno Pereirinha está “convocado” por Paulo Bento para integrar o plantel principal do Sporting a partir de Janeiro. O médio, de 18 anos, representou o Olivais e Moscavide durante a primeira parte da época, mas o regresso aos leões, nos primeiros dias de 2007, já tinha ficado alinhavado entre os clubes aquando do empréstimo do jogador. Essa situação previa a integração do médio na equipa júnior, mas, afinal, Pereirinha será parte do plantel principal.

Este resgate foi uma prenda de Natal para Bruno Pereirinha, que, até ontem, ainda não tinha sido oficialmente informado de que regressará a casa muito em breve. "Se se concretizar, fico contente, pois é uma oportunidade para mim", disse a O JOGO. Trabalhar com a equipa principal não é, aliás, novidade para o médio, que já foi convocado pelo técnico Paulo Bento uma vez, em Janeiro deste ano, quando os leões perderam em Braga por 3-2.

Pereirinha actua a extremo, ou no “miolo”, e não tem preferência por nenhum dos postos. "Gosto de jogar nas duas posições e tento desempenhá-las bem", afirmou, acrescentando "estar pronto" para lidar com a pressão de actuar pela equipa principal.

Devido a algumas lesões, Pereirinha conta apenas nove jogos na Liga de Honra, dois deles a titular. E ainda fala como se usasse a camisola 47 do Olivais e Moscavide: "A experiência aqui está a ser boa, acho que estou a evoluir."

Pode actuar em qualquer posição do meio campo ofensivo
Técnica e velocidade são pontos fortes

Médio polivalente, Bruno Pereirinha, actualmente com 18 anos – faz 19 em Março –, pode actuar em qualquer posição do meio campo ofensivo, seja nas alas, tanto à esquerda como à direita – ainda que jogue preferencialmente com o pé direito –, seja como médio-interior, ou mesmo no centro, na posição em que se sente mais à vontade. Características que deixam antever a sua utilidade no esquema de Paulo Bento. Os principais pontos fortes deste internacional português Sub-19 – com 68 kg e 1,73 cm – são a velocidade (não só a correr, como a executar), a capacidade técnica, o passe e a criatividade que coloca no seu jogo e no da equipa. Aliás, uma das suas grandes características é a capacidade para fazer assistências para os finalizadores. Embora se trate de um jogador que remata com frequência, Bruno Pereirinha não é um concretizador nato, acabando por marcar poucos golos ao longo da temporada. Bolas paradas e jogo aéreo também não são o seu forte.
"



Bruno Alexandre Marques Pereirinha
02/03/1988 (Junior de 2º ano)
Médio ofensivo

Bruno Pereirinha pode jogar a extremo direito (se necessário na esquerda), num 4-1-2-3 também já jogou a interior direito e a interior esquerdo.
Jogador muito rápido cujo habitat natural será o flanco onde pode tirar melhor partido da sua velocidade, possui técnica muito acima da média, e tem excelente qualidade nos cruzamentos.

A entrada deste talento precoce e muito promissor no plantel senior tornaria possível ao Sporting jogar com extremos caso essa fosse a ideia de Paulo Bento.
Se este miudo tiver humildade e não for castigado por lesões então sem duvida que é um rapaz com um futuro brilhante à sua frente pois talento é coisa que não lhe falta.

Campeão Nacional de Juniores (Luís Martins/Paulo Bento) em 2005/06.
Campeão Nacional de Juvenis A (João Couto) em 2004/05.

Em 2005/06 jogou 32 jogos pelos Juniores, sendo titular em 24 deles, e entrou a suplente em 8, marcando 4 golos.
Em 2006/07 já jogou 369 minutos em 9 jogos pelo "Olivais e Moscavide" sendo titular em 2 (incluindo na última jornada) e suplente em 7.



André Figueiredo

sábado, dezembro 23, 2006

João Vieira Pinto fala sobre Tiago Pinto



Tiago Pinto (01/02/1988).

Campeão Nacional de Iniciados A (Luís Gonçalves) em 2002/03.
Campeão Nacional de Juvenis A (João Couto) em 2004/05.
Campeão Nacional de Juniores (Paulo Bento/Luís Martins) em 2005/06.



André Figueiredo

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Yannick Djaló até 2013



In site oficial do Sporting Clube de Portugal:

"Yannick Djaló renovou na tarde de sexta-feira, 22 de Dezembro, o vinculo contratual que o liga ao Sporting. O jovem formado nas escolas “verdes e brancas” fica agora ligado ao Clube até 2013."

Espero que o Yannick seja melhor aproveitado por Paulo Bento durante o resto da temporada. Para mim o Yannick é um 2º PDL, ou no máximo poderá ser um extremo que gosta de fazer diagonais em vez de assistências num 4-3-3.
Pedir a este miudo que seja PDL puro a jogar contra seniores, ou pior ainda pedir-lhe que seja organizador de jogo é uma exigência muita estranha por parte de Paulo Bento.

O Yannick tem que jogar de maneira a realçar as suas virtudes e aproveitar as suas caracteristicas senão não vai faltar muito até os adeptos lhe chamarem de "Lourenço 2".
Neste 4-4-2 losango não será fácil encaixar o miudo que para mim jogava melhor quando jogava em 4-4-2 (linha média em linha) e surgia nas costas de Carlos Saleiro que actuava como Nº9.

Campeão Nacional de Juniores em 2004/05 numa equipa que entre outros tinha o João Moutinho, Nani (ambos Juniores de 1º ano nessa época) e o Miguel Veloso.



André Figueiredo

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Sporting 0 - 2 Benfica (14ª Jornada de Juvenis A)



Num dia em que o frio se fez sentir de uma maneira muito desagradável era de esperar um derby escaldante entre os velhos rivais da 2ª Circular, e de facto o jogo atraiu considerável número de adeptos de ambos os clubes mesmo sendo jogado numa Quarta-Feira. Mas quem esperava um jogo renhido decerto terá ficado decepcionado porque após um período de 20 minutos em que ambas as equipas tiveram oportunidades, foi o Benfica que inaugurou o marcador, e eventualmentou dilatou a sua vantagem. Após estar a perder por 2-0 os Leões nunca mais recuperaram a clareza de ideias necessária para reentrar na partida.

Ambos os conjuntos entraram em campo em 4-1-2-3, a pequena surpresa no Sporting foi a colocação de Wilson Eduardo na ala esquerda, Luís Resende regressou à titularidade e jogou a lateral direito. No Benfica o XI também foi o que previsivelmente se esperava, a pequena "surpresa" foi Toumany a extremo direito.

Depressa de tornou óbvio que ambos os conjuntos preferem construir jogadas pelas alas, e aqui o Benfica lentamente foi mostrando superioridade através de Toumany e André Soares enquanto o Sporting tentava construir pela direita com Diogo Viana, mas a sua ala esquerda não esteve brilhante, e até o próprio André Gonçalo muitas vezes descaía muito para esse lado à procura de espaço para receber bolas longas. Do lado do Benfica Rui Ferreira jogou sempre mais fixo no meio.

Inicialmente tudo estava equilibrado, e o Sporting poderia mesmo reclamar alguma vantagem em número de iniciativas, mas aos 8 minutos André Gonçalo da direita faz uma assistência para Wilson Eduardo mas o dianteiro Leonino falha o alvo numa jogada que poderia ter dado em golo. Ambas as equipas procuravam uma nesga que pudesse desequilibrar o adversário, e pouco a pouco ambos procuravam enervar o seu oponente na procura do seu erro defensivo. Aos 13 minutos o extremo goleador André Soares sobe pelo seu flanco acima, e passa por vários adversários até ao toque final onde faz um remate inofensivo, mas era já uma demonstração da superior dinâmica ofensiva que o Benfica parecia ser capaz de imprimir pelos corredores laterais.

O Sporting parecia mais decidido a apostar em Diogo Viana como transportador da bola, enquanto os encarnados subiam pelos 2 lados, e quando o faziam pela direita estavam sempre bem apoiados pelo Ex-Leão Pedro Eugénio. Os minutos passavam e nenhuma equipa tinha vantagem, aos 19 minutos Diogo Rosado executa um livre muito perigoso com o seu pé esquerdo, e para evitar conceder mais livres frontais o Professor João Couto depressa pede ao seu meio campo para jogar de forma mais compacta.

Aos 25 minutos surge o golo Benfiquista, o extremo direito Toumany remata cruzado, e enfia a bola na baliza de Nuno Silva numa jogada em que a defesa Leonina não fez tudo o que podia para fechar o corredor direito. Infelizmente Toumany após marcar o golo dirigiu-se ao banco de suplentes do Sporting, e à frente dos mesmos passou com o dedo pela garganta num gesto provocatório, e que depressa lhe valeu merecidamente um cartão amarelo.

A contenda manteve-se equilibrada, mas agora com o Sporting mais apostado no contra ataque, mas o conjunto Leonino apesar de apresentar mais frescura física do que na jornada anterior continua a ser previsivelmente lento nas transições defesa para ataque. Vs uma boa equipa como a do Benfica essas deficiências são cada vez mais óbvias.
Aos 34 minutos Pedro Eugénio cruza, e o trinco Leandro Pimenta marca o 2º do Benfica, para o Sporting o intervalo não podia chegar depressa o suficiente porque após o 2º tento a equipa perdeu um pouco a cabeça, e como resultado começaram a conceder ainda mais oportunidades ao adversário, especialmente pelas faixas laterais.

Na 2ª parte ambos os Misters refrescaram os seus conjuntos com a entrada de novos elementos. O Professor Luís Dias retirou Diogo Rosado para fazer entrar André Martins que foi jogar para a mesma posição, o Benfica tirou Toumany e fez entrar Artur Lourenço. Na 2ª parte o jogo manteve-se semelhante aos minutos finais da 1ª, o Benfica atacava e levava perigo nas suas investidas, mas o Sporting atacava mal, e continuava muito permissivo a defender, por esta altura o 3-0 não parecia uma impossibilidade.
O Sporting decide então retirar André Gonçalo aos 52, e faz entrar Luís Andrade, e a partir de aqui o Sporting passa a jogar com 2 extremos puros com Andrade na esquerda e Diogo Viana na direita, mas agora com Wilson no meio mas mesmo assim a equipa emocionalmente parecia sem ideias, e acima de tudo sem velocidade na circulação de bola, muitas vezes optando por passes com fracas possibilidades de sucesso.

Com o jogo controlado João Couto tira o central Abel Pereira, e faz entrar Abdel para o seu lugar, o Sporting por sua vez decide apostar tudo, e retira o lateral Michael Santos para fazer entrar o avançado centro Hugo Fernandes, a partir daqui o Sporting jogava com 3 centrais (Luís Resende agora como central) num 3-1-2-4 com Wilson e Fernandes na frente, mas com os 2 alas algo recuados a proteger os corredores laterais que agora estavam mais vazios.
Após a mudança de sistema o Sporting começou a defender melhor, e a atacar ligeiramente melhor, mas por esta altura o Benfica também já parecia ter perdido um pouco da sua ambição, e retira um dos seus melhores elementos David Simão, e faz entrar Valdo Águamel para refrescar o meio campo.

Apesar de agora jogar em maior profundidade defensiva o Benfica continuava à espreita de uma oportunidade de ouro, e tinha jogadores com qualidade para ir buscando essa janela de oportunidade quer pelas alas, quer pelo eixo defensivo Leonino que agora estava menos compacto numa tentativa de fechar o campo em toda a largura.

Nos últimos 10 minutos algum público começou a sair das bancadas, mas ainda houve tempo para o Capitão Diogo Amado levar um amarelo por puxar a camisola ao adversário e assim "desarmadilhar" uma jogada perigosa a favor do Benfica. O Sporting claramente ganhou poder de fogo a partir do momento em que Wilson passou a jogar no meio pois efectuou mais remates, mas o avançado não conseguiu nunca direccionar bem as suas tentativas. Nos minutos finais Pedro Eugénio mais uma vez demonstrou ser possuidor de um excelente pé direito ao apontar um livre que podia ter levado algum perigo à baliza de Nuno Silva que diga-se de passagem não fez uma exibição brilhante, e tem que perder o hábito de largar a bola dentro da sua área.

No final deste jogo o Benfica passava por cima do Sporting na tabela classificativa para assumir a liderança do campeonato de Juvenis, uma vitória justa, e inquestionável que ficou bem entregue à melhor equipa sobre o relvado.




André Figueiredo

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Vem aí o Benfica


João Pereira (Gil Vicente), Tiago Carvalhinho (Fisioterapia FC), Hélio Pinto (Apoel, Chipre), João Vilela (Gil Vicente).


Esta análise ao jogo não é de natureza Sporting Vs João Couto, mas tendo em conta que o Benfica já teve 2 treinadores (Alexandre Silva e João Couto) nesta época, penso que faz mais sentido analisar somente o Benfica mais recente, ou seja a versão de João Couto.

Tendo em conta as recentes convocatórias, e desgastes provocados pensei que seria interessante constatar quais os Juvenis chamados pelos selecionadores, e penso que será interessante ver como recuperam fisicamente em 72 horas o que é de todo impossível como qualquer preparador fisico bem sabe

Sub-16 Nacionais:
Cédric Soares
Filipe Paiva (jogou no Domingo).
Januário Jesus
Luís Almeida
Mário Rui
Nuno Reis
Ruben Luís

Artur Lourenço (jogou no Domingo).

Sub-17 Nacionais:
André Martins (jogou no Domingo).
Bruno Simões (jogou no Domingo).
Diogo Amado (jogou no Domingo).
Diogo Cruz
Diogo Rosado (jogou no Domingo).
Diogo Viana (jogou no Domingo).
Michael Santos (jogou no Domingo).
Nuno Silva
Pedro Mendes (jogou no Domingo).
Wilson Eduardo
Abel Pereira
André Soares (jogou no Domingo).
David Simão (jogou no Domingo).
Diogo Freire
Hugo Figueiredo (jogou no Domingo).
João Carmo
João Pereira (jogou no Domingo).
Leandro Pimenta (jogou no Domingo).
Ricardo Caetano (jogou no Domingo).
Rui Ferreira (jogou no Domingo).
Vítor Pacheco (jogou no Domingo).

Os Juvenis do Benfica são liderados pelo Professor João Couto que comanda os encarnados desde a 7ª jornada (Benfica 1 - 0 Leiria). Em 7 jogos sob João Couto os Vermelhos ganharam 7 jogos, marcando 34 golos e sofrendo apenas 2 tentos.

Nessas 7 jornadas o Benfica utilizou 3 tácticas diferentes.

Utilizaram uma vez o 4-4-2 losango na 7ª jornada (fora) Vs Leira.
Utilizaram uma vez o 4-2-1-3 na 11ª jornada (fora) Vs Belenenses.
Utilizaram 5 vezes o 4-1-2-3 na 8ª, 9ª, 10ª, 12ª e 13ª jornadas.

Capitão de equipa:
2 vezes Abel Pereira.
4 vezes João Pereira.

Guarda-Redes:
5 vezes Hugo Figueiredo .
2 vezes Diogo Freire.
Nas últimas 3 jornadas jogou sempre Hugo Figueiredo.

Lateral Esquerdo:
7 vezes Ricardo Caetano.

Lateral Direito:
4 vez Pedro Eugénio.
3 vezes Valdo Águamel.
Nas últimas 4 jornadas jogou sempre Pedro Eugénio.
O Pedro Eugénio era Juvenil B no Sporting o ano passado e também esteve no Farense. Supostamente é Sportinguista ferrenho.

Defesa Central (2 lugares, 7 jogos, 14 possibilidades):
4 vezes Abel Pereira
5 vezes Abdel
5 vezes João Pereira
Nas últimas 3 jornadas a dupla de centrais tem sido Abdel (direita do eixo) e João Pereira (esquerda do eixo). João Pereira foi titular nas últimas 5 jornadas.
Abel Pereira nas 4 vezes que foi titular actuou 2 vezes na esquerda do eixo, 2 vezes na direita
Abdel em todas as 5 titularidades jogou na direita do eixo central.
João Pereira é sempre titular na esquerda do eixo central.

Trinco:
7 vezes Leandro Pimenta.

Em relação às outras posições vou apenas analisar as opções para a variante 4-1-2-3 do 4-3-3 (5 jogos):

Interior Esquerdo:
3 vezes David Simão.
1 vez João Carmo.
1 vez Valdo Águamel.

Interior Direito:
4 vezes Vitor Pacheco
1 vez João Carmo

Quando o Benfica jogou em 4-4-2 losango o interior esquerdo foi o David Simão, e o interior direito foi o Vitor Pacheco.
Quando jogaram em 4-2-1-3 o trio de médio foi mais uma vez Leandro Pimenta, David Simão e Vitor Pacheco embora os seus posicionamentos fossem ligeiramente diferentes, com uma linha média defensiva com maior envergadura, e menos presença no sector criativo.

Extremo Esquerdo:
4 vezes André Soares (2º melhor marcador da equipa)
1 vez Artur Lourenço
Quando o Benfica jogou em 4-2-1-3 (Vs Belenenses) o extremo esquerdo também foi André Soares.

Extremo Direito:
2 vezes Tumani Sambou
1 vez Artur Lourenço
1 vez Vitor Pacheco
1 vez Valdo Águamel
Quando o Benfica jogou em 4-2-1-3 (Vs Belenenses) o extremo direito também foi Valdo Águamel.

Ponta de Lança:
5 vezes Rui Ferreira
Quando o Benfica jogou em 4-2-1-3 (Vs Belenenses) o PDL também foi Rui Ferreira.
Quando o Benfica jogou em 4-4-2 losango (Vs Leiria) o Rui Ferreira também foi titular a PDL, e teve a companhia de Artur Lourenço.

Em 560 minutos jogados sob João Couto, o Benfica só sofreu 2 golos, ambos na 12ª jornada na deslocação fora Vs Odivelas e no qual jogaram sobre um piso sintético.

Os golos foram marcados por Hugo Penim, e Johnny. Na 13ª jornada quando o Sporting recebeu o Odivelas, o Hugo jogava a Nº9 e o Johnny entrou na 2ª parte para extremo esquerdo e chateou bastante o Luís Resende (lateral direito).

No Odivelas Vs Benfica curiosamente o Interior Esquerdo habitual David Simão não jogou nesse jogo, de resto o XI era o protótipo do XI Coutista com Hugo Figueiredo na baliza, Pedro Eugénio na direita, Ricardo Caetano na esquerda, João Pereira (E) e Abdel (D) no eixo central, Leandro Pimenta a Nº6, e Vitor Pacheco como Nº10 posicionado a Interior-direito. André Soares estava na ala esquerda, Rui Ferreira no eixo do ataque, e nesta ocasião Valdo Águamel jogava na direita.

Possível XI Vermelho para Quarta-Feira:

Nº1 Hugo Figueiredo
Nº2 Pedro Eugénio
Nº3 João Pereira
Nº4 Abdel
Nº5 Ricardo Caetano
Nº6 Leandro Pimenta
Interior Esquerdo David Simão
Interior Direito Vitor Pacheco
Nº7 Toumani Sambou (seria a minha opção), ou Valdo Águamel.
Nº9 Rui Ferreira
Nº11 André Soares

Quarta-Feira, 20 de Dezembro, Campo Nº1 da Academia de Alcochete, 15:00.



André Figueiredo

domingo, dezembro 17, 2006

Sporting 1 - 0 Odivelas (13ª Jornada de Juvenis A)



Leões Apagados

Os Juvenis Leoninos de momento navegam num bom momento de forma a nível de resultados, somando já 5 vitórias consecutivas, mas é inegável que a qualidade de jogo tem sido sofrível nas últimas jornadas, por vezes devido à valia dos adversários, e condições adversas, mas isso só por isso não explica um Sporting que tem ganho, mas ganho sem brilhantismo e que tem sentido dificuldades fora do comum tendo em conta o potencial do grupo de trabalho.

O Odivelas entrava neste jogo em 9º lugar e não tinha um registo brilhante no campeonato, já na última jornada tinha recebido o Benfica, e pregado um forte susto ao marcar 2 golos a esse candidato ao titulo. Portanto com o Odivelas a subir de forma ligeiramente nas últimas jornadas era de esperar que o Sporting entrasse em campo disposto a não facilitar.

As novidades no XI Leonino foram a entrada do defesa central Filipe Paiva para a posição de lateral direito. O jogador Alcochetano é Juvenil de 1º ano e até agora apenas tinha acumulado 80 minutos no campeonato quando havia jogado a defesa central em Leiria na 5ª jornada. Mas nesta ocasião tornou-se o 5º jogador (Luís Resende, Cedric Soares, Vasco Oliveira, Frederico Oliveira, Filipe Paiva) a jogar como lateral direito dos Juvenis em 13 jornadas.

De resto tudo normal dentro dos parâmetros da rotatividade utilizada por Luís Dias para maximizar os seus jovens talentos; André Martins jogou e André Sousa esteve no banco, Diogo Viana manteve a titularidade (a dupla de extremos foi a mesma da anterior jornada), André Gonçalo foi o avançado centro nesta jornada em vez de Wilson Eduardo, e o Juvenil de 1º ano Hugo Fernandes (avançado centro) esteve na convocatória pela 2ª semana seguida.

Na primeira parte do desafio ambas as equipas mostravam argumentos, mas o Sporting era indiscutivelmente a melhor equipa, e evidenciava qualidade colectiva que lhe poderia permitir ganhar o jogo confortavelmente desde que fossem capazes de manter o ritmo inicial. Nesta altura do jogo notou-se que o Keeper Leonino Pedro Miranda (mais uma boa exibição) estava muito interventivo verbalmente coordenando os seus colegas a partir do sector mais recuado, e incentivando os seus camaradas a pressionarem e a não deixarem o adversário jogar.

Aos 15 minutos o dianteiro André Gonçalo conseguiu abrir o marcador, e assim marcou o seu 6º golo da época, era um golo perfeitamente natural, resultado do facto de os anfitriões terem mais qualidade, e estarem até então a serem capazes de potenciar a mesma, a este ritmo não era difícil imaginar um score saudavelmente "gordo" no final dos 80 minutos a favor do Sporting.

O Odivelas apesar de menos cotado na tabela classificativa mesmo assim também mostrou que se lhes fossem concedidos espaços então eles também poderiam tentar a sua sorte, mas durante a primeira parte os visitantes não foram capazes de penetrar a barreira defensiva na retaguarda Leonina, e primariamente foram perigosos através de remates de meia distância, inclusive um remate venenoso aos 32 minutos executado a mais de 35 metros e que Pedro Miranda defendeu com a sua classe habitual.

O estreante a lateral direito Filipe Paiva que recentemente tinha estado em estágio com Paulo Sousa nos Sub-16 surpreendeu pela positiva, é certo que só esteve 40 minutos em campo mas não se embaraçou minimamente com os seus esforços porque esteve bem tanto a defender como a atacar. O Sporting chegava mesmo a atacar mais pelo seu flanco (e de Luís Andrade) do que pela esquerda de Michael Santos e Diogo Viana. Paiva cruzava bem a bola e tinha um jogo aéreo interessante, é ainda algo franzino, mas mostrou serviço, e aproveitou bem os minutinhos concedidos pelos Mister.

Na 2ª parte entrou na equação um factor intangível que afectou severamente os Leões, alguém "desligou o disjuntor" que alimentava as pernas dos Leões porque entre o minuto 41 e 80 os Leões começaram a perder energia de uma maneira alarmante, e no final do jogo as coisas estiveram muito sofridas. Geralmente as equipas do Sporting costumam manter o ritmo do principio até ao fim enquanto os seus adversários fraquejam na segunda etapa, mas neste jogo foi o oposto. O Sporting abrandou pouco a pouco, e com a sua desaceleração o Odivelas reentrou no jogo. O Sporting recuava animicamente, e o Odivelas ganhava confiança, foi um processo lento mas a meio da 2ª parte já era uma contenda diferente da primeira etapa.

O jogo foi também ficando mais durinho e faltoso, principalmente por parte do Odivelas que fazia algumas entradas mais viris, mas eventualmente os da casa também ripostaram e fizeram algumas faltas menos simpáticas. O Senhor árbitro Tiago Martins talvez devesse ter mostrado cartões mais cedo para serenar os animos, mas eventualmente reassumiu algum controle sobre a vertente disciplinar da partida.

Nos últimos 15 minutos o Sporting já jogava francamente mal tendo em conta o seu real valor, e parecia encurralado no seu lado do campo muito por culpa dos visitantes Rui e Helder que orquestravam o meio campo do Odivelas, e eram muito incentivados pelo Guarda-Redes Zé João. Os Leões eram incapazes de executar 6 passes seguidos (as chuteiras pareciam ser feitas de chumbo) sem perder a bola, era uma qualidade de passe incaracterística nestes jovens que nestes 40 minutos complementares assinaram a sua pior exibição da época. O nervosismo instalou-se, e o Odivelas começou a aparecer muito em jogo através de Johnny, e explorava imenso o corredor direito do Sporting que tinha trocado Filipe Paiva por Luís Resende mas apesar de maior frescura física a verdade é que a ala direita estava agora mais porosa.

Mesmo unidades de grande consistência como Bruno Simões começaram pouco a pouco a ficar sem "corrente eléctrica", e a jogar a um nível inferior ao que já nos habituaram. O Capitão Diogo Amado também teve a sua dose de passes errados, e más recepções de bola, mas tentou sempre manter a "casa" direita, e com força física, raça e capacidade de antecipação tudo fez para evitar que o Sporting jogasse demasiado recuado. O Capitão foi talvez o Leão que mais faltas sofreu, e no final do jogo ainda estava estoicamente em campo a cumprir as suas funções, mas parecia bastante diminuido fisicamente sem conseguir disfarçar que estava a coxear.

Um momento bonito de fairplay foi quando Rui o médio centro de Odivelas se lesionou, e o enfermeiro Alexandre Rodrigues do Sporting entrou em campo apressadamente para auxiliar o jovem forasteiro.

O jogo terminou com felicidade para o Sporting pelos 3 pontos, mas nem o Sportinguista mais optimista poderia ver a exibição desta jornada como positiva. Em abono da verdade os jovens Leões no final do jogo não estavam felizes, mas não estavam tristes, estavam sim frustrados com a sua exibição, e mais do que conscientes que esta em nada espelhou o seu real valor. Exibições destas no futuro não serão suficientes para convencer adeptos, e muito menos os adversários, os jogadores mais do que ninguém sabem disso, e sabem que terão que responder em campo.



André Figueiredo


Diogo Amado, Pedro Miranda, Pedro Mendes, Filipe Paiva, Bruno Simões, Luís Andrade, Michael Santos, André Martins, André Gonçalo, Diogo Viana, Diogo Rosado.

Miguel Serôdio (defesa central dos Iniciados) possivelmente a preparar-se para dar um mergulho no Campo Nº5.


Grupo de trabalho faz chacota de Paulinho


Tonel, Paredes, Ricardo, Liedson, Tello, Martins, Patricio.


Carlos Pereira e João Aroso preparam o treino.

O jogo dos Iniciados A começou pelas 11:00 (tal como o de Juvenis A), mas por volta das 11:15 o Sr Ferrão passou por mim, e disse "meu amigo, já está 5-0" e eu perguntei se estava a brincar, mas ele disse que não estava, "eles são muito fraquinhos". Ao intervalo Andreia Alexandre disse já estar a contagem nos 7-0. 50 minutos depois os adeptos saiam do Campo Nº5 e murmuravam "Quinze a zero, quinze a zero".

sábado, dezembro 16, 2006

Sporting 4 - 0 Lusitano (14ª Jornada de Juniores)


Hat-Trick com sotaque Baiano.

O 1º jogo da “Era Lima” trouxe algumas novidades, e semi-novidades, Daniel Carriço estava “tocado” e sentou-se no banco de suplentes, no seu lugar o Mister Lima promoveu a estreia ao defesa central Jorge Abreu neste campeonato. Tiago Pinto ainda a recuperar de lesão ficou de fora, e no seu lugar o defesa David Santos jogou na lateral esquerda. Bruno Matias jogou a titular (a extremo direito), Fábio Paim ficou fora dos convocados por opção técnica, e o extremo Sebastião Nogueira foi mais uma vez convocado. Na ausência de Daniel Carriço a braçadeira de capitão esteve ao cuidado do central Marco Lança.

Apesar da mudança de treinador, o Sporting manteve intacta a sua matriz táctica, os Leões como vem sendo hábito entraram em campo em 4-1-2-3, e não se notou nenhuma alteração exceptuando o facto de estar ligeiramente menos agressiva, e revelar mais dificuldade por parte da sua defesa em se desdobrar para a frente, e correr riscos.
Este Sporting jogava com um colectivo ligeiramente mais novo que o habitual, entrou em campo com 3 Juniores de 1ª ano em Bruno Matias, Jorge Abreu, David Santos, e mais tarde entrou ainda o Ponta de lança André Cacito, também ele Junior de 1º ano.

David Santos na sua estreia absoluta ocupou a jurisdição habitual de Tiago Pinto, e jogou bem. É certo que não tem muita rotina de jogo pois ainda não tinha jogado um único minuto em 06/07, é mais novo, e de características diferentes de Tiago Pinto e por isso não jogou ao nível a que Tiago nos habituou, mas fez uma exibição bastante conseguida, e na qual revelou ser uma opção bastante credível para a lateral canhota.

David Santos à imagem do resto dos seus colegas teve uma primeira parte algo tentativa, onde não quis arriscar em demasia. Mas assim que o Sporting ganhou confiança, e os visitantes perderam algum animo, David começou a subir cada vez mais e com mais irreverência, revelando uma interessante acutilância ofensiva. Fisicamente parece maior, e mais forte que Tiago Pinto, e tecnicamente também tem dotes, não demonstrou a raça e agressividade do habitual titular mas fez uma estreia promissora que em breve lhe poderá render mais chances.

Jorge Abreu tinha a pesadíssima tarefa de fazer esquecer temporariamente o jogador mais regular da equipa, o inimitável capitão Daniel Carriço (cuja mãe sentada nas bancada puxou pela equipa Leonina) e na verdade não foi mesmo capaz de o fazer, mas ele também foi dos que foi melhorando à medida que o jogo avançava. Defensivamente depressa deu para notar que o Sporting defendia mais atrás do que é habitual, não era tão agressivo, e nenhum dos 2 centrais queria arriscar subir em demasia nem para defender, nem para auxiliar o ataque.

Jorge Abreu compreensivamente quis jogar solidamente e sem inventar e por isso jogou de maneira simples e sem floreados, mas ainda revelou eifcácia no jogo aéreo. O Capitão Lança não está habituado a subir muito, e neste jogo essa tarefa parecia cada vez mais caber-lhe a ele do que ao novo colega. Mas é difícil porque são jogadores de características semelhantes e que se sentem mais confortáveis a defender zonalmente, mais próximos do seu Keeper. Por estas razões João Martins (Sub-Capitão) sentiu-se pouco acompanhado no meio campo defensivo, pois ninguém subia detrás para ajudar adequadamente. Foi aqui que o médio criativo João Gonçalves se revelou decisivo, se Abreu e Lança não subiam, então Gonçalves descia para auxiliar o trinco da equipa, e em várias situações João Gonçalves desceu até ao eixo defensivo e desarmou uma jogada de perigo.

Nos primeiros 45 minutos a equipa do Lusitano demonstrou ter argumentos para fazer deste um jogo difícil para os Leões. Possuíam elementos com qualidade técnica como Marco Cavaco, e o Capitão João Jesus, mas sem excepção todos pareciam jogadores de respeito, em particular o Nº10 Bruno Conduto que ao longo do jogo foi mostrando pormenores técnicos muito agradáveis, possui boa visão de jogo, excelente controle de bola e combina bem com os colegas. Sem dúvida na primeira parte o Lusitano criou alguns embaraços ao Sporting quando explorava o espaço entre o meio campo e a defesa, e uma vez por outra descobria uma brecha nas costa de David Santos.

A meio da 1ª parte surge a novidade que foi a presença de Paulo Bento, Pedro Barbosa e Ricardo Peres, a entrar na sala de imprensa na companhia de Paulo Almeida para poderem observar o jogo tranquilamente. O sossego durou muito pouco porque no Campo Nº5 da Academia estavam a jogar os Juvenis B, e como resultado um tráfego interminável de familiares, amigos e adeptos atravessavam horizontalmente a bancada do Campo Nº1 para chegar ao campo adjacente.

Quando os simpatizantes Leoninos passavam à frente da janela onde Paulo tinha "estacionado" todos eles paravam e acenavam ao técnico Leonino até se criar um trânsito infernal nas bancadas, o que levou alguns dos elementos na última fila a levantarem-se para ir vir o jogo de dentro da sala de imprensa onde a visão estava desobstruída, entre eles Leonel Pontes, e o Professor Jean-Paul. Enquanto isso Carlos Pereira corajosamente desbravava a "selva" de corpos para tentar ver alguma coisa. Num momento engraçado, um jovem que passava em frente à sala de imprensa notou a presença de Pedro Barbosa no interior da mesma, sacou de imediato da máquina fotográfica e tentou fotografar o antigo Capitão Leonino, e ele prontamente a uma distância de 10 metros e separado por uma janela posou com um sorriso para a mesma.

Aos 11 minutos o extremo Brazileiro Alison Almeida numa bonita jogada inaugura o marcador após um periodo em que o Sporting parecia estar mais forte, mas também tinha concedido algumas "liberdades" aos seus oponentes. O golo veio trazer confiança aos Leões, e a partir daí foram lentamente subindo de forma até ao intervalo. Aos 21 minutos já David Santos se ia soltando, e jogando de forma mais descomplexada até que à boca da baliza envia uma bola mesmo por cima da trave com alguma ajuda do Keeper João Azul que defendia as redes adversárias.

O Lusitano não desistia e tentava explorar algum nervosismo por parte de Jorge Abreu ou alguma descordenação por parte dos 2 centrais, e aos 23 minutos o Lusitano executou uma diagonal pelas costas de João Martins e passou à frente de Lança, e depois esquivou-se de Abreu e parecia disposto a criar perigo, mas João Gonçalves feito "bombeiro" aparece nas costas do prevaricador e desarma um potencial remate cruzado. Muito esforçado João Gonçalves em prol do colectivo. O Guardião forasteiro sem dúvida fez um jogo aceitável apesar dos 4 tentos sofridos pois defendeu 2 ou 3 remates violentos que um Guarda-Redes vulgar não seria capaz de fazer, inclusive um remate fulminante de Alison Almeida à sua figura aos 44 minutos que João Azul defendeu, e segurou o esférico.

Aos 47 minutos Bruno Matias faz um golo à queima roupa, e instantaneamente dedica o tento a Vitor Silvestre (Treinador de Guarda-Redes), bom golo de Matias, que lhe deu confiança para o resto do jogo. Com o 2º golo sofrido o Lusitano claramente baixou um pouco os braços porque se o Sporting vinha ganhando confiança desde o 1º então após o 2º os Verdes começaram mesmo a carburar, e sem grande surpresa aos 57 minutos após uma assistência de Vasco Campos é chegada a vez de Alison Almeida marcar o seu 2º golo. Mal se tinham os adeptos sentado nas bancadas quando Alison Almeida aos 61 minutos marca mais um, e assim completa o seu hat-trick e eleva a sua contagem no campeonato para 5 golos.

À medida que o jogo ia avançando deu para notar uma jogada estudada entre Bruno Matias e Ricardo Nogueira na qual Nogueira subia com a bola pelo meio e Matias espelhava o seu colega subindo pela direita, antes de entrar na área Nogueira flectia para a ala e nas suas costas Bruno Matias executava uma diagonal, quando o extremo se posicionava a avançado centro ele recebia a bola de Ricardo Nogueira numa bonita jogada de trocas posicionais.

Mesmo quando Bruno Matias vinha para o centro para adicionar a sua presença à de Ricardo Nogueira, ele era sempre compensado na direita por André Pires que se deslocava mais para o flanco. Bom jogo de André Pires, já no último mês tem jogado a um nível bastante bom e sem oscilações. Vasco Campos após a sua recente subida de forma tem conseguido manter a bitola exibicional e fez mais um bom jogo à medida que a equipa já está rotinada ao ponto de se poder dar ao luxo de rodar mais o XI titular.

A vencer por 4-0, e com o resultado no bolso Lima decidiu testar novas opções, e em 7 minutos faz entrar Yannick Puppo para interior direito, Sebastião Nogueira para extremo esquerdo e André Cacito para ponta de lança, e assim esgota as substituições com quase 15 minutos ainda para jogar. Por esta altura reina a calma entre os anfitriões, e o jogo calmamente vai caminhando para o seu final com o Sporting a controlar o seu ritmo e já não permitindo qualquer veleidade ao adversário que por esta altura já está esgotado fisicamente e não oferece grande resistência.

Reacções:

Aproximadamente 10 minutos após o fim do jogo o Professor José Lima e Alison Almeida aparecem na sala de imprensa visivelmente bem dispostos e prontos para conversar sobre um bom dia de trabalho. O Professor está claramente contente, e até mesmo entusiasmado com o seu novo "encargo", com um brilho nos olhos e um sorriso nos lábios ele serenamente expressa a sua alegria por um jogo bom, e no qual acha que podia ter um resultado ainda mais dilatado. Está ainda a conhecer o plantel e este primeiro XI foi o que achou melhor nesta ocasião. Graças à paragem do campeonato durante 10 dias terá ainda mais tempo para conhecer os seus meninos e melhorarem ainda mais à medida que for criando empatia com os seus pupilos. Tentou acima de tudo pedir-lhes concentração e esforço que pudesse resultar num jogo honesto e bem conseguido, a assim aconteceu.

Alison por seu turno estava satisfeito e revelou-se como um personagem extrovertido mas sereno. No seu estilo relaxado e de conversa fácil, indicou que sonha voltar a ser campeão de Juniores, e eventualmente atingir o sonho máximo de qualquer jovem, o sonho de vir a integrar o plantel principal. Referiu que não considera este o seu melhor jogo pois na sua opinião já esteve melhor em um outro jogo quando era Juvenil A. Mas o melhor ainda está para vir e expressou a sua confiança numa boa campanha por parte da equipa. Simpaticamente despediu-se desejando boas festas aos presentes, e disse estar ansioso por ir passar a época Natalicia com a sua família na Bahia.

O jogo dos Juvenis A é amanhã (Domingo) pelas 11:00, a entrada é grátis. Venham apoiar os jovens.



André Figueiredo


O Professor José Manuel Torcato (bocejando), o Sr Salema e o Sr Ferrão certificam-se que os putos estão prontos para qualquer eventualidade

Sai Bruno Matias (e André Pires) para a entrada de Sebastião Nogueira e Yannick Puppo


Marco Lança, Rui Patricio, João Gonçalves, David Santos, Jorge Abreu, Vasco Campos, Alison Almeida, Bruno Matias, Ricardo Nogueira, André Pires e João Martins


David Santos e Jorge Abreu


Feliz Natal

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Uma Noite em Grande



É um velho hábito que herdei da minha Tia Ana Maria, o hábito de querer chegar sempre muito antes da hora, para nós é melhor chegar 1 hora adiantado do que 5 minutos atrasado. Eis então que subi no elevador até ao 3º andar do Alvalade XXI, completamente convencido que ia bater todos à linha de partida, entro no restaurante, e orgulhoso constato que fui o primeiro a chegar. Mas eis que utilizando a minha fabulosa visão periférica reparo que está um fulano sentado confortavelmente atrás da porta, a petiscar e a olhar para mim. Não consegui deixar de reparar que ele era muito parecido com aquele fulano que espetou 4 golitos aos "vermelhinhos" no já longinquo dia de 14 de Dezembro de 1986. Pois é, era mesmo o Capitão Manuel Fernandes que me recebia com simplicidade e simpatia.

Durante mais de meia hora estive sentado ao seu lado a falar de tudo, e mais alguma coisa. Em uma palavra ele é “aproximável”, uma pessoa simples, humilde, extremamente simpática e sem qualquer vaidade. Falei com ele sobre o Drulovic, Folha, Penafiel, Bruno Amaro, Nuno Morais (jogava a trinco no Penafiel, e não é canhoto), John Terry, Chelsea, estágios no Chelsea (esteve lá 3 semanas), o novo centro de estágio do Chelsea nos arredores de Londres, sobre o David Caiado, Zezinando Correia (Manuel Fernandes gosta muito dele), Saleiro, Pereirinha (não o conhece, mas eu contei-lhe tudo), Celestino (o Capitão gosta muito dele), André Marques, Daniel Carriço, metodologias de treino, o posicionamento em campo do Bueno, Yannick Djaló, Miguel Veloso, Tonel, Alecsandro, Diogo Tavares, Enakharire, a reluctância dos Brazileiros em fazer marcações defensivas, etc, etc, etc. Enfim, estava eu nas minhas 7 Quintas a partilhar opiniões com este Senhor do Futebol.

Eventualmente chega outro “notável”, este era um "jovem" com um ar muito traquina, elegante, e com um fatinho que lhe assentava muito bem. Estava constantemente a sorrir um sorriso nervoso, e maroto quase de criança nervosa com o ambiente festivo à sua volta. Este jovem dava pelo nome de “Litinhos” (assim lhe chamava Manuel Fernandes), também conhecido no futebol como Luís Filipe Vieira Carvalho ou simplesmente “Litos”.
Afinal que espécie de dieta ou regime andará Litos a fazer? 39 anos? Ele parece 7 anos mais jovem, é indecente o quanto o Litos parece um miúdo, os anos verdadeiramente não passaram por ele. Muito bem disposto falou comigo sobre o David Caiado, Zezinando, Helder Calvino, Rui Correia, dificuldades logísticas no mundo do futebol, etc, etc, muito simpático e bem divertido espalhou charme boa disposição ao longo da noite.

Depois, chegou o Pedro Venâncio, tal e qual o conhecemos da televisão quando costuma servir como analista (algo que devia fazer com mais frequência), fala pouco e vai directo ao assunto, mas a julgar pela condição física, diria que ainda podia fazer uma "perninha" num clube das Arábias.
Venâncio pela sua postura e personalidade faz-me lembrar aqueles policias com cara de mau que eram chamados às escolas para vir pregar uns valentes sustos aos meninos mal comportados, ou desordeiros para ver se eles entravam nos eixos. Na minha juventude fui apresentado a muitos desses policias pelo Director de Ciclo (o Dr Queda) do Colégio de São João de Brito.

Infelizmente não consegui uma boa foto do Carlos Xavier porque estava pouca luz, e ele com o seu bronzeado também não ajuda em nada.

Depois chegou um tal de Oceano Andrade Cruz, tendo em conta que tem 44 anos está de parabéns pois não consegui vislumbrar um único cabelo grisalho na sua cabeça. Como é seu hábito estava muito bem disposto e foi confraternizando com os presentes. Apareceu depois Fernando Mendes a quem o Capitão também se referiu como um “puto”.

Eventualmente chegou a hora do discurso, o nome de Vitor Damas foi mencionado várias vezes durante a noite, e Manuel Fernandes foi dos que mais o louvaram, tudo isto na presença da filha Ana Damas Oliveira. Assim que o nome do eterno Nº1 foi mencionado, a sua filha comovida ficou com lágrimas nos olhos, e foi prontamente abraçada pelo Capitão. Mas de seguida Manuel começou a falar do seu ídolo, e ele próprio começou a chorar. Manuel Fernandes disse que quando ele próprio era jovem tinha a mania que era Guarda-Redes e quando um dia viu Vitor Damas jogar pela 1ª vez, percebeu logo ali que estava um "Keeper" com grande futuro. O seu sonho era sempre um dia jogar pelo Sporting, bastaria 1 ano e já se sentiria realizado, mas o destino fez com que se torna-se o jogador com mais golos marcados em Alvalade, e o 2º (Damas foi o primeiro) que mais vezes utilizou a camisola Leonina.

Idolatrava Vitor Damas, e não podia ter pedido maior honra do que jogar a seu lado, e que tinha sido das suas maiores alegrias. Enalteceu as qualidades do malogrado Guarda-Redes, e muitas vezes foi interrompido durante o discurso para ser “banhado” com salvas de palmas durante um discurso verdadeiramente memorável.

A Ofensiva 1906 confidenciou-me que gostariam de ver mais ocasiões como estas em que os Sportinguistas se juntam para celebrar os seus ídolos, e momentos marcantes. Está na fase embrionária um jantar de homenagem para o Capitão Ricardo Sá Pinto no próximo ano, tudo depende se RSP vai ou não jogar mais uma época após esta.
Todo o evento correu muito bem, e esteve extremamente bem organizado do principio ao fim. O jantar consistiu numa deliciosa sopa de abóbora regada com coentros, e uns bifinhos condimentados com alho e oregãos que me encheram as medidas (das calças).

Após o jantar, os vários caçadores de autógrafos começaram a fazer pela vida enquanto os craques de 1986 simpaticamente iam acomodando todos os pedidos com simpatia e emoção genuína. Enquanto isso, eu conversava com vários Sportinguistas, e como é meu hábito fui tentando lançar o “bichinho” do futebol de formação contando a todos os que me ouviam sobre os nossos Iniciados, Juvenis e Juniores. A conversa era interminável mas muito satisfatória, conversei sobre Baresi, Maldini, Mauro Tassoti, Roberto Donadoni, Carriço, Lança, Patrício, João Martins, Fábio Paim, Januário Jesus, Pedro Barbosa, Moutinho, Custódio, a nossa equipa de Iniciados em 2000/01, a excelente integração de Juvenis B na equipa A, João Couto, Luís Martins, José Lima, a maior competitividade dos nossos rivais comparada com anos passados, etc.

Claro, aproveitei ainda para contar a já notória lenda daquilo que me aconteceu no passado Domingo em Loures quando 6 familiares de jogadores do Loures que quiseram dar uma tareia no final do jogo só porque eu aplaudi (tal como várias outras jogadas das duas equipas) o golo do Sporting. O Paulo Almeida é como o Super-Homem, nunca aparece quando é preciso.

Quando apanhei Manuel Fernandes no início da noite aproveitei para lhe dizer “você tem que ir a Alcochete apoiar os nossos meninos", e ele prontamente desafiou-me perguntando quando iriam jogar? Eu respondi-lhe detalhadamente sobre todas as 3 equipas A, onde iriam jogar, adversários (e classificações actuais), campos onde decorreriam os jogos, e horários. Ele disse logo que no Sábado lá estará para apoiar os nossos Juniores, pois bem, ficou prometido, e promessa é promessa.

No final ainda estive à conversa com Luís Pires (um dos fundadores do Directivo Ultra XXI), para quem não sabe fica a saber que o Luís é o tal sócio que aparece em TODAS as Assembleias do Sporting a criticar Carlos Freitas e Filipe Soares Franco tal como veio documentado nos jornais recentemente.
Fui ainda notando as várias personalidades presentes, Miguel Salema Garção tinha enviado duas “agentes secretas” acompanhadas por Pedro Cruz (se não estou em erro), Isabel Trigo Mira tinha marcado presença (bem como várias outras pessoas que me lembro de estarem presentes na apresentação da lista de Sérgio Abrantes Mendes), os responsáveis pela “Ofensiva 1906”, e alguns fulanos que se lembravam de mim de várias Assembleias e "Jantaradas".

Bem tentei junto do responsável do “Casa XXI” obter a receita da sopa de Abóbora mas não tive sorte nenhuma.
No final Manuel Fernandes teve a delicadeza de se vir despedir de mim, e voltei a lançar-lhe o repto de estar em Alcochete Sábado pelas 15:00, mais uma vez ele disse “lá estarei”. Venham vocês daí também.

P.S. Segundo consta, o Director de Ciclo Queda, continua no São João de Brito 20 anos após a minha passagem, e continua a fazer a vida negra aos jovens.



André Figueiredo







quarta-feira, dezembro 13, 2006

Jornada Alcochetense


O Fair Play também faz parte do futebol


No FDS que se aproxima vamos ter as 3 equipas A a jogar na Academia de Alcochete:

Sábado, 16 de Dezembro às 15:00.
14ª jornada do campeonato nacional de Juniores.
Sporting (1º) Vs Lusitano (12º).

Domingo, 17 de Dezembro às 11:00, Campo Nº1.
13ª jornada do campeonato nacional de Juvenis.
Sporting (1º) Vs Odivelas (9º).

Domingo, 17 de Dezembro às 11:00, Campo Nº5
14ª jornada do campeonato nacional de Iniciados.
Sporting (1º) Vs Casa Pia (12º)

Não é bonito colocarem os Juvenis e Iniciados a jogarem ao mesmo tempo em campos diferentes da Academia. Assim fico obrigado a escolher entre ir ver um jogo ou outro, e isto é mais doloroso quando os jogos decorrem a uma centena de metros um do outro.
Enfim, os Iniciados lideram a tabela com 6 pontos de vantagem sobre o Benfica enquanto os Juvenis têm o Benfica em sua perseguição mas apenas a 2 pontos de distância portanto lógica impera que eu vá ver/apoiar a equipa tem a vida mais difícil na tabela e enfrenta um rival mais bem classificado. Pois bem, pela 3ª semana seguida vou ver os Juvenis (e os Juniores) Leoninos.

O jogo dos Juniores têm o ingrediente extra de este ser o primeiro jogo do Mister José Lima ao volante da máquina Leonina, será interessante ver se ocorre algum sobressalto ou modificação estrutural ou opção técnica comparada com as 13 jornadas anteriores.
O Lusitano vem para este jogo com 13-18 em golos, portanto marca 1 golo por jornada mas não sofre assim tantos golos, devido a isto temos que assumir que a 12ª posição na tabela é mesmo mais devido a problemas de finalização do que a nível de qualidade defensiva.

Resultados do Lusitano no campeonato Vs o Top 5 actual:

Lusitano 1 - 3 Benfica.
Lusitano 0 – 2 Belenenses.
Louletano 0 – 0 Lusitano.

O jogo de Juvenis tem o interesse de ser o último jogo antes do grande derby Vs Benfica na jornada seguinte. É importante que o Sporting consiga amealhar mais uma vitória antes do clássico, e para isso terá que respeitar o adversário para obter mais uma vitória que irá fortalecer ainda mais os seus índices de confiança antes do grande desafio.
O Odivelas entra neste jogo com 14-29 em golos, é uma equipa que marca poucos golos mas sofre mais de 2 por jogo por isso é de esperar uma defesa macia.

Se o Sporting jogar o que lhe compete, com níveis de concentração e entrega em alta, deverá ser tarefa menos difícil em teoria. MAS, muita atenção pois este mesmo Odivelas no passado Domingo recebeu os Juvenis do Benfica e marcaram 2 golos antes de sucumbirem 2-3. Antes desta última jornada os Juvenis do Benfica tinham atravessado 5 jogos consecutivos sem sofrer um único golo, mas Vs Odivelas sofreram 2 tentos portanto nada de substimar este adversário.

Resultados do Odivelas no campeonato Vs o Top 5 actual:

Odivelas 1 – 4 Sporting.
Benfica 5 – 0 Odivelas
Amadora 3 – 0 Odivelas
Alverca 3 – 1 Odivelas
Odivelas 0 – 2 Pontinha
Odivelas 2 – 3 Benfica

A titulo de curiosidade, o Cultural da Pontinha que fez a vida negra ao Sporting no passado dia 2 de Dezembro quando estava em 4º lugar, esta passada semana recebeu e bateu o Estrela da Amadora e agora já vai em 3º lugar. Fico feliz, porque aqueles miudos do Pontinha, são bons rapazes, muito humildes, mas orgulhosos do seu trabalho.

O jogo de Iniciados será contra o último classificado da Série E, o Casa Pia tem 10-50 em golos ou seja o pior ataque e pior defesa da tabela. Jogando em casa o Sporting está "obrigado" a ganhar tendo em conta a valia do adversário, e se jogarem a 100% será de esperar uma goleada embora no último confronto o Sporting ganhou solidamente "apenas" por 4-0 portanto nada de menosprezar o adversário que certamente irá “crescer” neste desafio. O Casa Pia perdeu os últimos 3 jogos onde sofreu 17 golos e marcou 1.

Resultados do Casa Pia no campeonato Vs o Top 5 actual:

Benfica 15 – 0 Casa Pia
Casa Pia 0 – 4 Sporting
Casa Pia 1 – 2 Real
Estoril 1 – 1 Casa Pia
Belenenses 3 – 0 Casa Pia
Casa Pia 1 – 7 Benfica

Boa sorte para as equipas técnicas, e especialmente para os nossos meninos nestes 3 jogos domésticos do FDS que se avizinha.


14 de Dezembro de 1986, já lá vão 20 aninhos desde que aconteceu o maior de todos os triunfos Leoninos, mas infelizmente pelo que vejo nas capas, a imprensa escrita, e televisiva (a SIC Noticias ainda hoje perguntou a Balakov sobre os 6-3) parece ter esquecido este marco importante do futebol Português. Espero que logo mais à noite no jantar comemorativo, o Manuel Fernandes tenha vestido um casaco bem resistente, porque irá levar tantas palmadinhas nas costas que só com muita sorte evitará ficar com uma valente escoliose.

Jamais me irei esquecer das imagens dos "vermelhinhos" a queimar os seus cachecois nas bancadas do velhinho Alvalade enquanto gesticulavam muito zangados com a prestação dos seus jogadores, ficaram mesmo danados.



André Figueiredo