Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Convocatória Sub-16 e Sub-17



Sub-16:

Sporting:
Cédric Soares, Diogo Ribeiro, Filipe Paiva, Januário Jesus, Luis Almeida, Mário Rui, Nuno Reis e Ruben Luis.

FC Porto: Alexandre Freitas.
Padroense: Pedro Branco, Ricardo Cardoso e Ricardo Dias.

Benfica: Artur Lourenço.

Sporting de Braga: Tiago Gomes.

Académica: José Francisco e Paulo Grilo.

Naval: César Jesus.

Boavista: Fábio Costa.

Vitória Guimarães: Gomez e Rafael.

Feirense: Rui Fernando.

Penafiel: João Carlos.

Barreirense: Pedro Costa.

Pasteleira: Nelson Pereira.

Sanjoanense: António.

SL Marinha: João Guerra.

Sub-17:

Sporting CP:
Diogo Amado, Diogo Rosado, Diogo Viana, Michael Santos, Pedro Mendes e Wilson Eduardo.

FC Porto: Figueiredo e Ruca.

SL Benfica: David Simão, João Pereira, Pedro Eugénio, Ricardo Caetano e Rui Ferreira.

Arsenal FC: Rui Fonte.

FC Inter Milão: Coelho.

Olympique Lyonnais: Anthony Lopes.

Clube Atlético de Madrid: Fábio Futre.

Boavista FC: Ivo Pinto; João Reis.

CF “Os Belenenses”: Alfredo Ribeiro

Sporting Braga: Eduardo Machado.

Vitória SC de Guimarães: Henrique Dinis e Vítor Bastos.

Varzim SC: Hugo Costa.

FC Alverca: Alfredo Almeida.

CSD Câmara Lobos: João Santos.

O Sporting continua a ter 14 jogadores nas duas selecções (6 nos Sub-17 e 8 nos Sub-16), enquanto o Benfica passou de 8 jogadores nas duas (7 nos Sub-17 e 1 nos Sub-16) para 6 no total porque Leandro Pimenta e Vitor Pacheco não estão nesta convocatória e assim o Benfica só tem 5 jogadores nos Sub-17.
Filipe Paiva que representa os Sub-16 Portugueses é titular habitual na lateral direita dos Juvenis A Leoninos portanto o Sporting tem 7 dos seus habituais titulares nos Juvenis A na Seleçcão. Dos 8 convocados Sportinguistas nos Sub-16 5 deles (Filipe Paiva, Cedric Soares, Mário Rui, Januário Jesus e Diogo Ribeiro) já jogaram esta época pelos Juvenis A do Sporting Clube de Portugal.



André Figueiredo

Adrien Silva, Professor Jean Paul, Tiago Maia



O nosso Junior de 1º ano Adrien Silva apareceu hoje na página 90 da Edição Nº18 da "Revista Futebolista".

Foto original tirada a 6 de Janeiro 2007 (Casa Pia 3 - 1 Sporting).



Hoje uma amiga minha lá me contou que um primo dela tinha aparecido num artigo do Jornal Sol. Porque razão me veio contar ela esse detalhe? Simples, porque somos ambos Sportinguistas e o primo dela é o Tiago Maia que é o Treinador Adjunto dos Iniciados B no Sporting Clube de Portugal.

O artigo apareceu na página 39 da Secção de Desporto da edição de 27 de Janeiro do Semanário "Sol".

In Site Oficial do Sporting Clube de Portugal:

"O médio ofensivo da equipa de juniores sportinguista foi o único jogador português escolhido para integrar a selecção da Europa que disputará, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março, a Meridian Cup, em Barcelona.

A selecção europeia de sub-18 foi escolhida, pelo departamento técnico da UEFA, durante o Torneio de Elite de sub-17, que decorreu entre Março e Maio de 2006, e Adrien Silva juntar-se-à a outras jovens promessas do futebol europeu, para defrontar as outras selecções continentais da categoria, em partidas que terão lugar no "Mini Nou Camp", propriedade do FC Barcelona."

Adrien Silva no Site da FPF



André Figueiredo

domingo, janeiro 28, 2007

Sporting 2 - 1 Belenenses (18ª Jornada de Juvenis)


Vitória Sofrida

Na 18ª jornada o Sporting recebeu o Belenenses em Alcochete num jogo que foi disputado num clima de chuva e vento gelado, mas mesmo assim foram vários os adeptos que vieram ver esta partida que colocava frente a frente duas das melhores equipas do campeonato. O Sporting orgulhava-se de ter o 2º melhor ataque e 2ª melhor defesa do campeonato, enquanto o Belenenses tinha o 3º melhor ataque e 3ª melhor defesa, ingredientes mais do que suficientes para produzir um jogo interessante entre jogadores de alto nível e bastante motivados.
O Sporting entrou em campo com o seu XI habitual (desta vez com Nuno Silva na baliza) e contou no banco de suplentes com a presença do "Iniciado A" William Carvalho e pela primeira vez também lá estava o médio ofensivo "Juvenil B" Luís Oliveira.

Tendo em conta o valor de ambas as equipas foi com alguma surpresa que alguns adeptos constataram a superioridade inicial do Sporting e que durante os primeiros minutos dominou o Belenenses e não o deixou sair do seu meio campo, era sem dúvida das melhores exibições dos Juvenis Leoninos nos últimos meses, boa circulação de bola (destaque para André Martins) e muitas jogadas promissoras, o verdadeiro problema estava na finalização porque de resto o Sporting teve uma 1ª parte muito boa tendo em conta o valor do seu oponente.
Logo aos 2 minutos a defesa visitante faz um atraso de bola mal medido e Luís Andrade surge nas costas da defesa do Belenenses e remata com muito perigo, mas com pouca sorte porque o remate passou ao lado do poste direito de Cláudio Viegas. Apenas 3 minutos depois o Capitão Diogo Amado aparece na esquerda e remata com o pé direito perto da área, mas a trajectória é ceifada por um defesa adversário que desarma assim um passe promissor. No minuto seguinte Diogo Viana surge em boa posição, mas o seu remate sai ao lado do poste esquerdo, perante esta cascada de oportunidades de golo do Sporting o Belenenses permanecia tranquilo e não abdicava da estratégia que tinha montado. Aos 11 minutos o Belenenses finalmente cria perigo numa jogada de bola parada em que envia uma bola que vai aterrar próximo do poste direito de Nuno Silva e depois na confusão dentro da área um jogador do Belenenses chuta por cima. 3 minutos depois Wilson Eduardo embrulhado com 2 defesas adversários mesmo assim tem a clarividência de rematar, mas mais uma vez a bola passa ao lado do poste direito do Guardião do Belenenses.

O médio Mário Henriques da direita cruza para a baliza de Nuno Silva (esteve melhor nos cantos), mas o remate é mal aproveitado pelos companheiros que estavam mal posicionados. Diogo Rosado faz um passe longo e rente à relva em diagonal do centro para a direita e que vai ter com Luís Andrade que estava desmarcado e rápidamente se posiciona para uma melhor recepção, mas não consegue dar seguimento à jogada. O meio campo e sector ofensivo do Belenenses mostrava ter muita maleabilidade pois vários jogadores trocavam de posição numa tentativa de confundir marcações especificas pré-designadas, vários elementos trocavam de posição e eram imediatamente compensados pelos colegas. Ao minuto 24 André Martins eventualmente encosta mais na esquerda para apoiar as subidas de Diogo Viana na tentativa de criar situações de superioridade numérica, por detrás deles aparece Michael Santos a grande velocidade e que recebe a bola de Viana e cruza muito bem para a área, mas o guardião Cláudio Viegas esteve sempre seguro e nunca complicou.

Aos 26 minutos Alfredo (muito rápido) surge no corredor direito do Sporting e vem para cima de Pedro Mendes, mas o central do Sporting à imagem do que tem feito nos últimos 4 jogos leu bem as intenções do Nº11 do Belenenses e com bom posicionamento e muita classe desarmou (com alguma dureza) o jogador. Aos 28 minutos Wilson Eduardo aparece mais uma vez bem posicionado e remata à baliza, existe um ligeiro ressalto e alguma sorte, mas a bola entrou mesmo e assim o Sporting passava para a frente do marcador.

João Damil está quase a entrar na área Leonina para tentar a sua sorte, mas é Diogo Rosado que faz o tackle, recupera a bola e leva o esférico para a frente, pouco depois Wilson Eduardo vem do centro para a direita com Diogo Rosado a subir pelo meio, Wilson faz um passe de calcanhar que atrasa a bola para Rosado, mas este último responde com um remate muito mal direcionado. Antes do intervalo o Sporting ainda terá disposto de mais meia dúzia de oportunidades de golo, mas pecou sempre na finalização (rematando por cima ou ao lado) e teve pela frente um Guarda-Redes que não sendo brilhante teve frieza e segurança suficiente para manter o Belenenses a perder pela margem minima na 1ª parte. Aos 35 minutos Luís Andrade e Diogo Viana já tinham trocado de flanco e o Nº11 Alfredo tinha abandonado a ala esquerda para apostar no eixo do ataque onde continuava a revelar muita velocidade e bom posicionamento.

Na 2ª parte o Sporting pouco a pouco foi perdendo o seu fio de jogo, Diogo Rosado e André Martins (troca com Luís Oliveira) que orquestravam o jogo foram substituídos e Wilson Eduardo que providenciava criatividade e imprevisibilidade à frente de ataque sairiam do XI (e Luís Andrade começou a jogar mais no meio) e a equipa foi perdendo a sua capacidade de segurar a bola no miolo e surpreender na frente. Nos últimos 10 minutos a equipa já pouco tinha de semelhante com a equipa da 1ª parte. As substituições de Rosado e Wilson são compreensíveis pois ambos foram utilizados nos 2 jogos da Selecção nacional de Sub-17 na passada 3ª e 5ª Feira Vs Finlândia, mas a saída de André Martins aos 72 minutos já terá sido mais arriscada, especialmente tendo em conta que o Belenenses já havia encurtado distância no marcador.

4 minutos dentro da 2ª parte e Michael Santos cruza da esquerda e Wilson Eduardo de cabeça faz o 2º tento da sua equipa. Nesta 2ª parte Luís Andrade começou a fazer cada vez mais diagonais da direita para a área numa tentativa de apoiar mais o ataque. Diogo Amado neste jogo demonstrou que está a subir de forma, jogou mais solto, mais rápido, mais equilibrado e conseguiu preencher melhor o espaço entre o seu meio campo e a estrutura defensiva. Aos 56 minutos Luís Andrade (sempre com o pé no "gatilho") faz um remate a 30 metros de distância, mas mais uma vez o keeper do Restelo esteve bem embora não fosse uma defesa muito difícil. Wilson Eduardo e André Gonçalo tentam entrar na área, Gonçalo faz um passe muito bonito para Wilson que assim desvia a atenção da defensiva Belenenses e permite a Gonçalo entrar na área desmarcado e assim receber de volta a bola que lhe foi endossada por Wilson, mas no seguimento da jogada o remate sai mal e Cláudio Viegas mais uma vez apara o esférico.

Aos 64 minutos Alfredo (o tal Nº11) marca um belíssimo golo de bola parada com o seu pé direito, posicionado na esquerda da entrada da área ele converte um livre e faz a bola entrar no cantinho superior esquerdo da baliza defendida por Nuno Silva que nunca teve hipóteses de lá chegar. 2 minutos depois Diogo Viana vai à linha e faz um passe que voa rente à relva entre o Guardião do Belenenses e os avançados do Sporting que não conseguem interceptar o passe com um remate. Aos 68 minutos Mário Henriques de livre alveja a baliza de Nuno Silva, mas o Keeper Leonino faz uma boa defesa, mas de seguida larga a bola dentro da área mas depressa a recupera. Nos últimos 10 minutos a equipa forasteira cresce cada vez mais animicamente e energizada pelo seu golo tenta tudo por tudo pelo empate e só por manifesto azar não o atingiu.

Na primeira vez que Luís Oliveira tocou na bola criou logo perigo, recebeu a bola a 20 metros da linha de meio campo e girou 180 graus e seguiu lançado na direcção da baliza adversária, para o travar um jogador do Belenenses recorreu à falta e recebeu um cartão amarelo, é certo que o Sportinguista esta a 55-65 metros da baliza adversária mas seguia lançado para ela e a jogada parecia promissora, um cartão vermelho para a falta que o travou não teria sido escandaloso. Bom jogador Luís Oliveira, bons pezinhos (o direito pareceu ser o seu predilecto), tecnicamente dotado, relativamente rápido (fosse no meio ou mais encostado à direita) e posiciona-se muito bem tanto para atacar como defender (não marca muito em cima).

Ao minuto 76 o Belenenses cruza para a área e o defesa central (Sub-Capitão) Diogo Oliveira remata mesmo por cima da baliza à queima-roupa, uma perdida incrível, muita sorte da parte do Sporting neste lance. O lateral direito Filipe Paiva esteve bem neste jogo e é um jogador que tem potencial (embora talvez não a jogar como lateral direito) mas aos 79 minutos levou um amarelo por puxar a camisola do adversário que tentava tudo por tudo para chegar ao golo, cantos, livres, ressaltos de bola dentro da área, recuperações de bola à saída da área, muito sofrimento nas bancadas por esta altura. O árbitro indicou 3 minutos de descontos, mas na verdade foram quase 5 minutos até que apitou para o fim da partida na qual o Sporting amealhou mais 3 preciosos pontos frente a um adversário de grande qualidade e após uma semana na qual Luís Dias terá tido dificuldades na gestão do grupo de trabalho devido à sobrecarga de 4 jogos em 8 dias que 6 dos seus elementos tiveram que suportar.

Campeonato Nacional de Juvenis
1ª Fase, Série C
18ª Jornada

Local do jogo: Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº1
Tempo: Chuva, vento gelado.
Assistência: 300 pessoas.
Árbitro: André Gralha (AF Santarém).
Auxiliares: Tiago Nunos e Hugo Silva.
Sporting: Nuno Silva, Filipe Paiva, Pedro Mendes, Bruno Simões, Michael Santos, Diogo Amado, Luís Andrade, André Martins (Luís Oliveira, 72 mts), Wilson Eduardo (André Sousa, 63 mts), Diogo Rosado (André Gonçalo, 53 mts), Diogo Viana.
Suplentes não utilizados: Pedro Miranda, Luís Resende, Vasco Oliveira, William Carvalho.
Treinador: Luís Dias.
Adjunto: Pedro Brandão.
Delegado: Jorge Cardoso.
Massagista: Alexandre Rodrigues.
Belenenses: Cláudio Viegas, João Damil, Diogo Oliveira, Nuno Pais, Francisco, Ruben Simões, Alfredo, Eduardo (Rafael Ferreira, 59 mts ), Tiago Almeida, Mário Henriques, José Ricardo (Daniel Pinto, 65 minutos).
Suplentes não utilizados: Luís Rodrigues, João Barros, Hugo Bral, Filipe Assunção, Gonçalo Gaudêncio.
Treinador: Luiz Filgueira.
Adjunto: Luís Bandeira.
Delegado: Manuel Martins.
Massagista: Paulo Monteiro.
Resultado ao intervalo: 1-0
Marcadores: Wilson Eduardo aos 28 e 44 minutos (Sporting), Alfredo aos 64 minutos (Belenenses).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Filipe Paiva, Luis Andrade do Sporting. Cartão amarelo para Francisco do Belenenses.
Melhores em campo: Wilson Eduardo e Pedro Mendes (Sporting), Alfredo (Belenenses).

Ficha de jogo dos Juvenis e ficha de jogo dos Iniciados.



André Figueiredo

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Portimonense 0 - 5 Sporting (18ª Jornada de Juniores)



XI Leonino

Marco Matias Todo-terreno

Durante a 18ª jornada o Sporting teve que lidar com 2 adversários para além dos Juniores Portimonenses, sendo eles a condição do relvado que apesar da boa vontade dos responsáveis estava num estado deplorável e impróprio para consumo futebolístico, e o vento gelado que se fazia sentir em Portimão. Mas para lidar com estas adversidades os forasteiros contaram com a presença do avançado Marco Matias no XI titular, e este Junior de 1º ano esteve verdadeiramente imparável durante os 90 minutos jogando sempre com uma ferocidade e rapidez que fizeram bastante estragos na defensiva anfitriã.

Apesar do mau estado do relvado que certamente terá impedido as equipa de explanar toda a sua capacidade técnica, os jogadores de ambas as equipas tudo fizeram para dar um bom espectáculo aos poucos adeptos que se dirigiram ao Campo Major David Neto onde a contenda foi sempre travada com garra, mas lealdade onde os Capitães Carriço e Valter foram os primeiros a tentar dar o exemplo.

A equipa leonina alinhou no seu 4-1-2-3 habitual e com 2 juniores de 1º ano (Marco Matias a extremo direito e Adrien Silva a interior esquerdo), enquanto o Portimonense alinhou com 5 (André Fragoso, Marco Jaques, João Santana, Stephane Santos, Pedro Rosa) Juniores de 1º ano e depressar se tornou óbvio a maior experiência dos leões e acima de tudo a sua maior velocidade. No trio da frente o Sporting atacava com Alison na esquerda, Matias na direita e Nogueira no meio.

Marco Matias depressa exibiu as suas qualidades, rápido e agressivo proporcionou à sua equipa uma dose extra de garra e objectividade, e cedo começou a fazer diagonais nos últimos 30 metros e sempre com os olhos na baliza, mesmo quando era marcado em cima apenas tinha que ligar o turbo e deixava o adversário para trás. o médio André Pires teve uma exibição ligeiramente menos conseguida que o habitual mas mesmo assim foi fulcral na luta pelo meio campo (onde auxiliou Adrien Silva e João Martins) e ainda teve tempo para surgir na área e dar mais dores de cabeça aos adversários que em períodos do jogo tinham 4 Leões a surgir na área. Adrien por seu turno esteve melhor do que nos jogos mais recentes, defensivamente subiu uns furos e como organizador de jogo esteve bem e fartou-se de correr durante um jogo onde evidenciou que está a subir de forma e a aposta recente de Lima na sua titularidade começa a dar lucro.

Não se pode dizer que tenha sido um jogo esteticamente muito bonito, devido às condições do relvado a bola era constantemente lançada através de passes aéreos ao ponto do jogo ser semelhante a uma partida de futevolei onde a bola só assentava quando era entregue aos 2 alas Leoninos. Nos primeiros 8 minutos do jogo a bola saltitava (Adrien Silva esteve bem no jogo aéreo) do meio campo defensivo do Sporting para o do Portimonense e vice-versa, e o Sporting reconhecendo a velocidade dos seus flanqueadores tentou várias vezes passes longos da sua defesa directamente para o seu sector ofensivo jogando um futebol directo em muito semelhante ao "Kick and Rush" até que Marco Matias surge no meio com a bola, segue para a baliza (pressionado pelo adversário) e remata o esférico que ia a passar pelo lado esquerdo do Guardião Portimonense quando este desequilibrado tocou na bola com a parte exterior do seu pé esquerdo criando um ligeiro ricochete que resultou no golo inicial a favor do Sporting.

Lima depressa resfriou as comemorações do golo inicial e pediu frieza, concentração e respeito pelo adversário. Aos 11 minutos Alison Almeida (bom jogo) confirmou que está a atravessar um bom momento de forma e marcou o 2º golo do Sporting que também foi muito comemorado pelos colegas do banco que o incentivavam chamando-lhe "Ronaldinho". A partir do 2º golo os jogadores do Portimonense começaram a mostrar algum nervosismo e falta de comunicação entre os sectores.

O Sporting por seu lado continuava a jogar, jogar rapidamente e a jogar bem, Ricardo Nogueira descaia muito para a esquerda (e Marco Matias compensava ao vir jogar mais para o meio), quando Alison Almeida subia geralmente Adrien Silva vinha mais para a esquerda e fechava esse corredor e ao mesmo tempo subia para apoiar o seu colega. Estas cautelas defensivas na ala canhota não eram por acaso porque na verdade o extremo direito Ruben Filipe era claramente o elemento mais perigoso da equipa de Portimão, rápido, posicionava-se bem e estava sempre à espreita de uma brecha nas costas de Tiago Pinto. Outro elemento na ala direita que teve uma exibição positiva foi o lateral direito Aires Carvalho que na medida do possível auxiliou o seu colega e tentou fechar as portas a Alison Almeida jogando na antecipação e revelando boa maturidade competitiva.

Defensivamente o eixo Leonino como é seu hábito esteve intransponível, mas perante um adversário que não parecia representar grande perigo os centrais Leoninos subiram várias vezes À área adversária até que aos 29 minutos o Capitão Daniel Carriço marca o 3º golo da sua equipa e oferece grande tranquilidade à sua equipa que até ao intervalo se limitou a controlar o jogo. Até ao apito só se notaram 2 acontecimentos, aos 35 minutos Marco Matias e Ricardo Nogueira trocam de posições mas nem assim o Nº7 (Matias) perdeu fulgor ofensivo ou deixou de importunar o Guarda-Redes adversário. Aos 43 minutos Tiago Pinto sai lesionado e é substituído por Rui Figueiredo (Junior de 1º ano).

Aos 46 minutos o Mister José Augusto efectua uma troca de médios e sai Luis Cabral para a entrada de Sander Guerreiro. Aos 50 minutos Alison vai para a direita e Marco Matias para a esquerda (sem perder efectividade) onde continuou a efectuar remates perigosos e a cometer "excessos de velocidade" mas eventualmente a sua impetuosidade foi premiada com um cartão amarelo. 55 minutos o Portimonense retira Ruben Felipe e entre o avançado Joni Pereira. Aos 58 minutos Adrien Silva marca um livre da esquerda a 25 metros na baliza que resulta no 4º golo da tarde mas já não é festejado com grande emoção devido à ausência de apoiantes Sportinguistas no Campo Major David Neto. Aos 65 minutos José Augusto faz a aposta final ao substituir Valter Encarnação pelo médio Nuno Alves, Lima por seu lado com o jogo controlado aproveita para dar minutos a mais 2 jovens e aos 70 minutos substitui Alison com Vivaldo Arrais e troca André Pires por André Santos.

Nos últimos 20 minutos o Sporting jogou com Marco Matias na esquerda, Vivaldo na direita e André Santos como interior direito. Mesmo com as alterações o Sporting continuou a jogar um futebol esclarecido e rápido (Marco Matias sempre em evidência) e não foi grande espanto quando aos 83 minutos Daniel Carriço marca o seu 2º golo da tarde. Era sem dúvida uma vitória sem constestação mas algo surpreendente tendo em conta o jogo da 1ª volta e o facto do Portimonense jogar em casa e estar adaptado às condições do relvado, mas os forasteiros lidaram muito bem com estes handicaps e aos 90 minutos Marco Matias manda uma bolada ao ferro e 2 minutos depois Adrien remata à baliza adversária mas o Guardião João Santana faz uma boa defesa e apesar dos 5 golos sofridos não se pode dizer que tenha tinho uma péssima exibição pois ainda segurou 3 remates muito perigosos e demosntrou segurança em vários lançes.

Campeonato Nacional de Juniores
1ª Fase, Zonal Sul
18ª Jornada

Local do jogo: Campo Major David Neto.
Tempo: Nublado, vento frio.
Assistência: 100 pessoas.
Árbitro: António Taia (A.F. Setúbal).
Auxiliares: Rodrigo Pereira, João Marques.
Portimonense: André Fragoso, Luís Cabral (Sander Guerreiro, 46 mts), Aires Carvalho, Valter Encarnação (Nuno Alves, 65 mts), Marco Jaques, João Santana, Stephane Santos, Miguel Camacho, Omar, Pedro Rosa, Ruben Filipe (Joni Pereira, 55 mts).
Suplentes não utilizados: Diogo Ferreira, Fábio Silva, Carlos Joia, Wilson Alves.
Treinador: José Augusto.
Adjunto: Pedro Neto.
Delegado: J. Gregório.
Massagista: Joel Fernandes.
Sporting: Rui Patrício, Vasco Campos, Daniel Carriço, Marco Lança, Tiago Pinto (Rui Figueiredo, 43 mts), João Martins, Marco Matias, André Pires (André Santos, 70 mts), Ricardo Nogueira, Adrien Silva, Alison Almeida (Vivaldo Arrais, 70 mts).
Suplentes não utilizados: Tiago Jorge, Jorge Abreu, Yannick Pupo, André Cacito.
Treinador: José Lima.
Adjunto: Telmo Costa.
Delegado: Mário Lino.
Massagista: Carlos Lima.
Resultado ao intervalo: 0-3
Marcadores: Marco Matias (8 mts), Alison Almeida (11 mts), Daniel Carriço (29 mts e 83 mts), Adrien Silva (58 mts) para o Sporting.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Marco Matias (Sporting).
Melhores em campo: Daniel Carriço e Marco Matias (Sporting), Ruben Filipe (Portimonense).

André Cacito, Vivaldo Arrais, Vasco Campos maravilhados perante a arte de Yannick Pupo

Prá semana há mais



André Figueiredo

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Portugal 1 - 0 Finlândia (Sub-17)



Fábio Futre, Figueiredo, Ivo Pinto, Eduardo Machado e Pedro Mendes celebram o golo do Capitão Rui Fonte

Apesar das previsões de um frio aterrador fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o 2º jogo entre Portugal e Finlândia decorreu perante um público entusiasta onde a temperatura nunca esteve desagradável e assim foi possível saborear o jogo dos comandados de Carlos Dinis no Campo do Alcochetense. Entre vários personalidades presentes destaque para Agostinho Oliveira, familiares e amigos dos jogadores e inclusive vários elementos da equipa de Juvenis A do Sporting Clube de Portugal que vieram apoiar os seus colegas.

Os funcionários da Federação Portuguesa de Futebol foram de uma cooperação (e simpatia) absolutamente inexcedível para com todos os profissionais da comunicação social providenciando a todos um excelente ambiente de trabalho através do clima relaxado mas igualmente profissional com que receberam os media. O treino de aquecimento começou 30-35 minutos antes do jogo e foi possível observar que todos os elementos à disposição do Mister se empenharam no treino e demonstraram ter a bola sempre em mente.

Esta partida foi o oposto da de Terça-Feira, aqui a 2ª parte foi fraquinha, mas os primeiros 40 minutos foram muito bons para a equipa Portuguesa que foi francamente superior em termos de velocidade, técnica e circulação de bola muito por culpa de David Simão, Figueiredo (e Fábio Futre) e Rui Fonte (nunca deu uma bola por perdida) que estiveram todos em bom plano na 1ª parte. David Simão em particular mostrou bom toque de bola, boa técnica (excelentes pézinhos) e uma saudável disposição para ajudar a defender e a fazer faltas para travar o contra-ataque dos Nórdicos o que lhe valeu uma chamada de atenção por parte do árbitro João Ferreira.

Nos primeiros 12 minutos só deu Portugal e os visitantes (os seus laterais estiveram invisíveis) não conseguiam sair do seu meio campo. Destaque para os médios interiores David Simão (esquerda) e Eduardo Machado (direita) combinaram bem com os alas Figueiredo (excelente interacção entre Simão e Figueiredo) e Futre para construir jogadas pelos flancos e tentar eventualmente "alimentar" Rui Fonte que se bateu sozinho entre os 2 centrais Finlandeses embora Figueiredo também tivesse tentado entrar na área pela esquerda para confundir a defensiva forasteira.

Portugal tinha dificuldades em levar a bola para dentro da área adversária e por essa razão tiveram que depositar esperanças num livre directo ou cantos batidos por David Simão começando logo aos 10 minutos quando DS10 com o seu pé esquerdo manda uma bola que ainda faz cócegas no poste do Guardião Toni Virtanen. Aos 12 minutos a ofensiva Finlandesa finalmente consegue subir pelo campo acima utilizando nesta ocasião o corredor esquerdo de onde André Carring cruza para a baliza mas o central Pedro Mendes de cabeça despacha o esférico e desarma a jogada. Apenas 5 minutos depois o extremo direito Finlandês aparece nas costas de Ricardo Caetano mas Pedro Mendes vai fechar o corredor esquerdo e sem grande velocidade, mas marcando muito em cima lê o jogo de pés do adversário e desarma-o com muita classe, Pedro Mendes está claramente a subir de forma nos últimos jogos e a justifica plenamente a sua chamada à Selecção.

À passagem do minuto 22 a Finlândia já se conseguia instalar no meio campo defensivo Português mas era quase sempre inoperante perante a capacidade defensiva do trinco Leandro Pimenta que era adequadamente auxiliado por Eduardo Machado. Ao minuto 23 começa a sucessão de cantos, batidos com o pé direito por Figueiredo e com esquerdo por David Simão. O 1º canto (Simão) é inconsequente mas à 5ª tentativa (aos 25 minutos) a bola vai para dentro da área e o Capitão Rui Fonte mete-a lá dentro para delírio dos adeptos e dos colegas que felicitam o marcador pela sua frieza na finalização.

Nos restantes 15 minutos Portugal continuou por cima e alguns protagonistas foram lentamente tirando o pé do acelerador e permitindo a outros começar a entrar mais no jogo como foi o caso de Ricardo Caetano que a partir da meia hora começou a subir mais para apoiar o ataque. Apenas se viram mais 2 lances de importância antes do intervalo quando a Finlândia bombeia um livre muito longo que é aliviado por Vitor Bastos e aos 36 minutos quando Petteri Pennanen na esquerda remata em ângulo e passa perigosamente próximo do poste esquerdo de Anthony Lopes.

Aos 51 minutos Tapio Heikkila de livre alveja a baliza Portuguesa mas David Simão com o corpo deflecte a bola que ia com uma trajectória promissora para as aspirações forasteiras. Apenas 4 minutos depois Fábio Futre rompe pela esquerda e faz a assistência para Figueiredo que remata à figura embora aqui também houve mérito do keeper Finlandês. Com o evoluir do jogo deu para se constatar que Diogo Amado neste jogo já esteve uns furos acima da sua exibição de Terça-Feira conseguindo antecipar melhor as intenções do adversário na altura de fazer o tackle. Amado esteve quase sempre bem, mas particularmente após a entrada de Diogo Rosado que se entendeu às mil maravilhas com o seu Capitão (ficou com a braçadeira após a saída de Fonte).
Um momento engraçado foi quando Gelson (o Capitão do CAC Pontinha) entrou para substituir Ivo Pinto e numa jogada aos 60 minutos a bola sai pela linha lateral e um funcionário da Federação Portuguesa de Futebol pega no esférico e vai entregar a bola a Gelson e para o incentivar diz "Força Wilson!!!!!".

Petteri Pennanen e Tapio Heikkila estiveram mais acutilantes na 2ª parte (Pennanen esteve bem ao longo do jogo) e o Nº7 conseguiu mesmo rematar à figura do Keeper Português, e não restem dúvidas que à medida que Portugal foi desligando os motores na 2ª parte a Finlândia foi subindo de produção, mas nunca mostraram qualidade suficiente para causar verdadeiro perigo perante uma equipa Portuguesa motivada. Portugal atacava menos, mas mesmo assim criava perigo pelas alas e forçava a defesa Finlandesa a cortar a bola para a bancada.

No final os vencedores irradiavam boa disposição e foram bastante aplaudidos pela massa adepta e pelos responsáveis da FPF que se podem orgulhar de ter rodado imenso os XI titulares, testado várias opções e descoberto que Portugal tem neste momento jogadores de qualidade em várias posições e em alguns sectores tem algumas dores de cabeça devido à capacidade de jogadores que jogam na mesma posição (David Simão Vs Diogo Rosado, etc) mas ambos têm muito para oferecer ao XI.

Vitor Bastos (VB13) e Pedro Mendes

Vitor Bastos (VB13) e Rui Fonte

Diogo Rosado, Vitor Bastos (VB13) e Diogo Viana

18ª Jornada de Juniores.
Portimonense Vs Sporting.
Sábado 27 de Janeiro às 15:00.
Campo Major David Neto, Portimão.




André Figueiredo

terça-feira, janeiro 23, 2007

Portugal 3 - 0 Finlandia (Sub-17)



Diogo Rosado (17), Pedro Mendes (4), João Pereira (5), Ivo Pinto (2), Ruca (1), Diogo Amado (6), Rui Ferreira (19), Vitor Pacheco (18), Wilson Eduardo (7), Michael Santos (3), Diogo Viana (11)

Rui Fonte

Fábio Futre

Foi uma tarde bonita e bem passada no Estádio Alfredo da Silva no Barreiro onde mais de 500 pessoas (muitas delas sendo crianças) lentamente se juntaram para ver jogar a Selecção Portuguesa de Sub-17, entre vários ilustres estava o Professor Aurélio Pereira, António Carraça, os Juvenis Pedro Miranda e André Martins (plenamente recuperado da entrada violenta que sofreu no Domingo) que vieram apoiar os seus colegas e vibrar com este ambiente fantástico.

O XI inicial continha 6 jogadores Leoninos, 3 benfiquistas (gostei do João Pereira), 1 Portista e 1 Boavisteiro, no banco estiveram mais 3 jogadores do Benfica e todos eles entraram na 2ª parte. A equipa jogou em 4-1-2-3 com Ruca na Baliza, Michael Santos na lateral esquerda, Ivo Pinto na lateral direita, João Pereira e Pedro Mendes como dupla de centrais. O trinco foi o Capitão Diogo Amado, interior esquerdo foi Diogo Rosado e o interior direito foi Vitor Pacheco. Na ala esquerda esteve Diogo Viana, na direita Wilson Eduardo e no meio Rui Ferreira.

Diogo Viana, Diogo Rosado, Pedro Mendes estiveram sensivelmente ao mesmo nível do passado Domingo e diga-se de passagem todos os 3 estiveram bem nessa jornada. Michael atacou um pouco menos mas prudência era necessária porque os forasteiros subiam muitos pelos corredores laterais. Diogo Amado fez uma boa exibição e Wilson actuou na ala direita onde claramente não rende tanto quanto no seu habitat natural, mas quando fugia para o meio e "esticava as pernas" percebia-se logo que o adversário não tinha velocidade para ele e seria apenas uma questão de tempo até que os seus sprints não estivessem em fora de jogo. Dos jogadores não-Leoninos aquele que mais gostei foi de Ruca que esteve muito bem na leitura do jogo e na antecipação de possíveis ressaltos da bola. O jogador menos em evidência terá sido o goleador Rui Ferreira que entre os centrais Finlandeses não teve um jogo muito feliz.

A 1ª parte do jogo foi francamente entediante, Portugal tinha dificuldades em levar a bola para dentro da área Finlandesa e por esta altura os grandes dinamizadores do ataque Lusitano foram Diogo Rosado e Diogo Viana. Diogo Viana subia pelo flanco esquerdo a grande velocidade e chegando à linha flectia para dentro e tentava entrar na área com a bola controlada, mas muitas vezes era audácia a mais que era recompensada com um roubo de bola por parte do adversário.
Diogo Rosado mais uma vez mostrou tendência para descair do meio para a esquerda (sendo ele canhoto) e muitas vezes preferia adiantar-se por esse corredor em vez de subir pelo eixo. DR10 teve mais uma vez pormenores técnicos verdadeiramente fora do comum para um jogador da sua estatura, tendo em conta o seu porte físico, a sua técnica e o facto de usar o "17" nas costas depressa lhe valeu a alcunha entre os adeptos de "Cristiano Ronaldo".

Wilson Eduardo subia pela ala direita mas neste jogo o acção fluía mais pela esquerda (DV11) enquanto na direita em algumas ocasiões Wilson trocava de posição com Vitor Pacheco que assumia temporariamente a tarefa de flanqueador dextro. Aos 13 minutos Carlos Dinis percebia que o jogo não estava fácil e sentindo necessidade de fechar mais os flancos pediu a Diogo Viana para descer mais (Wilson nunca subia tanto) para aumentar a envergadura da linha média nas transições ataque para defesa. Apenas 1 minuto depois Diogo Rosado leva uma "trancada" e fica mal tratado mas inexplicávelmente a Finlândia prossegue o jogo durante mais 2 minutos até o Nº17 sair de maca para receber a sua dose de spray milagroso e descobrir as virtudes do Voltaren.

Quando Diogo Amado subia no terreno (aqui pareceu ter maior liberdade nas movimentações verticais do que no Sporting) geralmente os 2 centrais e 1 lateral compensavam a sua ausência ao "estacionarem" na linha de meio campo. Portugal nos primeiros 40 minutos evidenciava a sua maior velocidade e tecnicismo (e agressividade), mas a Finlândia no jogo aéreo era indubitavelmente mais forte o que estava a causar alguma inoperância ofensiva aos Lusitanos que também tinham claramente falta de automatismos. Essa falta de entendimento entre alguns elementos comicamente fez com que os jogadores Leoninos em alguns instantes fizessem 3, 4, 5, 6 passes seguidos nos quais o emissor e receptor dos passes era sempre um atleta vinculado ao Sporting. Aos 31 minutos ocorreram 9 passes seguidos nos quais os jogadores envolvidos tinham todos o 1º nome de "Diogo".

Pedro Mendes fez um bom jogo e apesar de actuar na direita do eixo mesmo assim foi útil a fechar o corredor esquerdo na ausência de Michael, mesmo assim terá que ter cuidado quando se adianta em demasia no terreno porque não tem velocidade para recuar a tempo caso falhe na antecipação.Aos 33 minutos um livre de Diogo Rosado (bateu a grande maioria deles) entra na pequena área e foi "varrido" pela cabeça de um defesa Finlandês, o golo esteve perto.

Na 2ª parte Portugal não mudou em demasia a sua aproximação ao jogo mas entrou com mais garra e continuou a insistir pelas alas em especial pela esquerda onde Diogo Viana e Michael Santos voltaram do balneário mais ferozes. Aos 51 minutos um passe vem ter com o desmarcado Wilson Eduardo que tinha em diagonal "migrado" para o eixo e ao ver a bola vir ter consigo terá pensado (ele e muitos outros) se estaria em fora de jogo. É neste instante que o meu pai se levanta da bancada e grita "NÃO ESTÁ!!!!" (não estava mesmo em offside) e talvez tenha dado sorte porque Wilson com toda a calma do mundo e muita classe levanta o esférico do chão e sem muita força passa a bola para a frente até que as redes da baliza recebem a "redondinha" com suavidade. Após o golo WE9 corre para o local onde os suplentes aqueciam e dá um abraço forte e caloroso a Rui Fonte.

Por esta altura vários miúdos vinham ter comigo perguntar quem era este e aquele jogador, "por acaso o senhor sabe quem é o Nº17?", "e qual é o clube dele?". Depois queriam saber do Diogo Viana e depois do Diogo Amado até que questionou "mas então eles são todos do Sporting!?!?!?".
Inclusive estava lá um puto muito pequenino e reguila, mas cheio de personalidade que não parava de dar pulinhos e gritinhos até que lhe perguntei se ele também jogava à bola e ele respondeu "sou ponta-de-lança dos Iniciados da Quinta do Conde" e aproveitei e perguntei-lhe logo qual era o seu jogador favorito, sem pestanejar respondeu muito animado "É O CAPITÃO AMADO!!!!!!!".

Aos 54 minutos a persistência de Diogo Viana finalmente dá lucro quando a defesa visitante ainda atordoada permite que o extremo Português desfira um remate venenoso que resulta no 2º tento para os da casa. Viana explode de alegria e na resultante "detonação" quase derruba alguns colegas da sua própria equipa que o tentavam abraçar enquanto ele ainda estava eufórico com a êxtase do golo.

Ao minuto 63 o árbitro assinala penalty e Rui Fonte que havia entrado 6 minutos antes (e de imediato tinha estado envolvido em lances promissores) converte o penalty que dava paz de espirito à equipa para poder gerir o resultado e rodar jogadores nos restantes 17 minutos.
Nos 15 minutos finais não houve grandes desenvolvimentos, o flanqueador Fábio Futre (tem os olhos iguais aos do Pai) jogou a extremo direito e foi um jogador que deu nas vistas pela velocidade que consegue imprimir ao jogo e o entusiasmo que dá aos adeptos. Rui Fonte aos 67 minutos sofreu um toque que o deixou a sangrar de ambas as narinas e demorou bastante tempo para o médico de serviço conseguir estancar a hemorragia, a certa altura Rui Fonte parecia exasperado com a sua falta de sorte ou com a demora para reentrar no jogo.
Foi um final feliz e satisfatório para um jogo que valeu mais pela 2ª parte que teve 20-25 minutos iniciais de luxo e sobraram os restantes para as celebrações que fizeram as delicias dos mais novos que no final da contenda (ou após as substituições) pediram (e eventualmente exigiram) a atenção e carinho dos seus idolos que prontamente corresponderam.

Substituições envolvendo Leões:

Wilson Eduardo (Fábio Futre 56 minutos)
Diogo Amado (Leandro Pimenta, 66 minutos).
Diogo Viana (Figueiredo, 66 minutos).
Pedro Mendes (Victor Bastos 66 minutos).
Diogo Rosado (David Simão 73 minutos).
Michael Santos (Ricardo Caetano 73 minutos)

Rui Ferreira (Rui Fonte 57 minutos).

P.S. Esta reportagem não irá aparecer no "Desporto Jovem" e por isso mesmo foi feita num estilo mais informal e relaxado (menos detalhada) do que o habitual, mas se tiverem alguma pergunta a fazer então tentarei responder o melhor que puder.

Quinta-feira (25 de Janeiro) 11:00
Portugal Vs Finlândia (Sub-17)
Alcochete (Estádio António Correia)




André Figueiredo

sábado, janeiro 20, 2007

D. Castelo Branco 1 - 3 Sporting (17ª Jornada de Juvenis A)



Ficha de jogo

O jogo entre o Desportivo de Castelo Branco e o Sporting efectuou-se nas excelentes instalações do complexo desportivo municipal de Castelo Branco onde a temperatura estava excelente para a pratica de futebol, tendo apenas um senão devido ao estado do piso sintético que ao fim de 5 anos de existência já acumulou demasiados resíduos de borracha que faziam a bola rolar com mais velocidade que o normal, prejudicando assim os atletas na recepção dos passes.
Nesta jornada o Sporting estando perante um adversário teoricamente mais fraco optou por descansar alguma "artilharia pesada" para assim dar minutos a outros jogadores para poderem evoluir. O Guarda-Redes Pedro Miranda esteve no banco e teve a companhia do goleador Wilson Eduardo. O Capitão Diogo Amado não foi convocado porque a sua mãe foi submetida a uma intervenção cirúrgica e o jovem Capitão ficou ao lado da sua progenitora com a devida autorização da equipa técnica.
A equipa anfitriã só tinha 5 jogadores no banco de suplentes sendo 4 deles (João Santos, Daniel, Ruben e Danilo) Juvenis B, foram capitaneados por João Baptista, e ambas as equipas contaram com substancial apoio nas bancadas.

O Sporting surpreendeu ao iniciar o jogo com um sistema ligeiramente diferente do habitual 4-1-2-3, começaram em 4-2-4 com André Martins e Vasco Oliveira no miolo, um tridente de ataque convencional com Viana na esquerda, Andrade na direita e Gonçalo no meio, mas desta vez Diogo Rosado jogava mais perto do sector finalizador do que dos médios. Rosado era a unidade mais maleável deste sistema e vagueou por toda a frente de ataque tentando municiar André Gonçalo, mas trocou também várias vezes de posição com Diogo Viana.
O Nº10 Leonino fez uma exibição cheia de pormenores técnicos muito bonitos, em algumas situações exibiu tal beleza técnica que quase dava a ideia que isto era um jogo treino onde poderia adornar os lances com tanto tecnicismo quanto lhe apetecesse.
Luís Andrade, Diogo Viana e Michael Santos (excelente toque de bola mais uma vez em evidência) estiveram muito agressivos a atacar durante o jogo sempre tentando levar a equipa para a frente e personificaram a raça da equipa.

Não se pode dizer que tenha sido um grande jogo, o Sporting a nível de oportunidades de golo, cantos, remates, livres dominou por completo o adversário, mas nunca foi um domínio sufocante, os anfitriões defensivamente não estiveram mal e foram relativamente impermeáveis pelo eixo defensivo impedindo Diogo Rosado de ligar a equipa a André Gonçalo.
Aos 13 minutos o Sporting já jogava com 10 jogadores de campo acima da linha média para tentar criar situações de superioridade numérica que lhe permitissem abrir o marcador, mas sem efeito porque o Castelo Branco era lento a fazer a transição defesa para o ataque, mas a defender tinha bastante empenho e um jogo aéreo mais que razoável. O jovem João Cabaço demonstrou ter velocidade e um controle de bola suficientemente aguçados para não poder ser menosprezado por Bruno Simões ou Michael Santos que tinham a tarefa de fechar a retaguarda caso a equipa fosse apanhada no contra-ataque.

Cedo se percebeu que seria pelas alas ou com remates de meia distância que este empate seria desfeito. Aos 27 minutos os extremos Leoninos trocam de flanco numa tentativa de confundir João Cabeço e Ricardo Lourenço mas sem grande efeito, o jogo estava muito preso, o Sporting era melhor mas o adversário não estava minimamente assustado.
Aos 31 minutos Luís Andrade faz um remate frontal à baliza a uma distância de 20 metros e faz assim o 1º golo da partida. Aos 36 minutos Ricardo Lourenço faz uma entrada muito dura (que lhe valeu um amarelo que bem podia ter sido vermelho) sobre a tibiotársica direita do Capitão André Martins, mesmo muito dura esta falta. O jovem médio que festejava neste dia o seu aniversário (com direito a bolo) caiu no chão e era óbvio que estava a sofrer imenso e chegou-se a temer o pior porque o Capitão estava mesmo muito queixoso, mas com o auxilio do enfermeiro Alexandre Rodrigues o médio conseguiu regressar quase 5 minutos depois de sofrer a falta.

Aos 40 minutos o Mister Luís Dias retira Filipe Paiva e faz entrar o lateral direito Frederico Oliveira para tentar dar maior dinâmica ofensiva e profundidade ao corredor direito e de facto devido ou à frescura do jogador ou às suas características a verdade é que atacou mais que o seu antecessor. Diogo Rosado já tem sobre si a responsabilidade de bater a maior parte dos cantos e livres e o seu pé esquerdo é sem dúvida um instrumento bem calibrado que apenas precisa de um bom finalizador do outro lado. Neste jogo o central Pedro Mendes foi o melhor elemento da defensiva Leonina, esteve muito bem a defender, mais rápido e interventivo do que é habitual e chegou mesmo a arriscar no ataque onde por pouco não fez 1 ou 2 golos de cabeça (chegou a cabecear à trave) após passes preciosos de Diogo Rosado.

Aos 53 minutos Luís Andrade marca o seu 2º golo (e já é o seu 7º da época) após uma assistência de André Gonçalo. Após este golo pensou-se que o Castelo Branco baixaria os braços mas na verdade o jogo continuou sempre no mesmo estilo, Sporting atacava mas evidenciava alguma inoperância na finalização de jogadas de bola parada enquanto o Castelo Branco jogava com brio, compacto e disciplinado.
Aos 56 minutos sai o trinco Vasco Oliveira e entra Sérgio Marakis para a mesma posição, Oliveira esteve bem e ajudou bastante na tarefa de fechar as alas, mas Marakis esteve muito bem exibindo maturidade, força física, garra e combinando bem com André Martins. Marakis é um jogador mais "pesado" mas muito eficaz a preencher espaços no meio campo, com ele no relvado o Sporting parece ficar instantaneamente mais compacto e agressivo.

Do lado do Castelo Branco destaque para Diogo que à imagem da sua equipa jogou descomplexado, jogou o jogo pelo jogo e mostrou ser possuidor de um bom sprint e um controle de bola acima da média. Aos 57 minutos o ataque do Castelo Branco remata com muito perigo à baliza de Nuno Silva mas este faz uma defesa muito boa mas larga o esférico e depressa João Latado faz a recarga mas Nuno Silva defende outra vez, foram duas defesas seguidas, ambas com elevado grau de dificuldade e sem dúvida o "highlight" deste jogo a nível de guarda-redes.

A 14 minutos do fim sai André Gonçalo e entra Wilson Eduardo, troca por troca mas agora a frente de ataque Leonina ganha mobilidade, velocidade e capacidade técnica, mas o Sporting parecia de facto desinspirado a jogar sobre este sintético. Curiosamente o Castelo Branco havia jogado jogos recentes em casa mas num relvado natural e tinha perdido (inclusive 0-11 Vs Belenenses) por números esclarecedores mas a jogar sobre o sintético parecem de facto ter alguma vantagem sobre os seus convidados.

Aos 69 minutos Diogo Viana que tanto havia incentivado a equipa verbalmente ao longo da partida finalmente marca um golo mais que merecido pelo seu empenho ao longo da contenda, curiosamente ambos os flanqueadores marcaram nesta partida. A assistêntica para o golo de Viana veio de Wilson Eduardo que mais uma vez demonstrou que é mais do que um mero finalizador.

O Mister Natário elegeu não fazer qualquer substituição na sua equipa, mas a 5 minutos do fim numa jogada que começa no canto direito os locais conseguem finalmente o tento de honra num golo em que Nuno Silva é traído pelo excesso de corpos à sua frente que não lhe permitiram ver o esférico que entrou impiedosamente na sua baliza cortesia de Francisco Sorda que naturalmente ficou radiante com o seu golo.

Foi um jogo que valeu mais por algumas exibições individuais, nomeadamente a excelente exibição de Pedro Mendes, o 1º golo de Luís Andrade que foi de facto muito bonito, a performance de Sérgio Marakis que mais uma vez demonstrou que é um Juvenil de 1º ano a ter em conta. Do lado adversário destaque para Francisco Sorda pelo golo que marcou, e destaque também para o Keeper João Mota que teve algumas atrapalhações mas também desarmadilhou alguns lances perigosos.
Por último é importante mencionar o grande fair-play que se fez sentir nas bancadas entre os adeptos mesmo no meio de algumas picardias tipicas dos mais jovens, menciono ainda a cordialidade dos funcionários do clube anfitrião que souberam receber com grande profissionalismo e boa disposição os visitantes oriundos de Lisboa.

As melhoras para a Mãe do Diogo Amado.



André Figueiredo

Terça-Feira 23 de Janeiro, 15h00
Portugal Vs Finlandia (Sub-17) Estádio Alfredo da Silva (Barreiro).
Rosado, Amado, Viana, Wilson, Michael e Pedro Mendes estão na convocatória.


Capitão André Martins

Sub-Capitão Bruno Simões

Luís Andrade

Wilson Eduardo

Diogo Viana

Diogo Rosado

Pais do Diogo Amado

Sporting 3 - 0 União da Madeira (17ª Jornada de Juniores)



Os nossos rapazes prontos para entrar em combate

35 dias depois

Demorou, mas a 1ª vitória dos Juniores Leoninos em 2007 finalmente surgiu e foi uma vitória incontestável da equipa mais forte em campo e que mais fez para ganhar a contenda. Os comandados de José Lima entraram no relvado com exactamente o mesmo XI da jornada anterior com a excepção da entrada de Rui Patrício na equipa (Tiago Jorge esteve no banco), Lima não fez grandes mudanças e preferiu dar um voto de confiança aos seus pupilos. Estes responderam com uma exibição ao nível da jornada anterior (Vs Estrela da Amadora), mas desta vez contra um adversário mais modesto. Do lado adversário destaque para o regresso a casa do jovem Ruben Gravata que se sagrou campeão Nacional de Juvenis pelo Sporting em 2004/05.

Durante toda a partida o Sporting esteve quase sempre por cima e a controlar o jogo enquanto o União da Madeira limitava-se a fazer passe longos para municiar os seus avançados com particular destaque para a velocidade de Maurício na 2ª parte. Aos 6 minutos o Sporting já havia conseguido cantos de ambos os lados que eram convertidos por Tiago Pinto ou João Martins, mas o Sporting continua a evidenciar algum défice na sua capacidade de finalização e está muito dependente de Daniel Carriço e Marco Lança no jogo aéreo.

Bruno Matias foi titular pelo 4º jogo seguido mas o Junior de 1º ano tem revelado alguma falta de explosividade quando actua pelo flanco e neste jogo em várias ocasiões trocava de flanco com Alison Almeida e por vezes alternava com Ricardo Nogueira indo o Nº9 para a ala e o jovem para o eixo de ataque. O extremo Alison pode não ter feito golos, mas nesta jornada assinou uma das suas exibições mais conseguidas, não adornou em excesso os seus lances, desequilibrou o adversário, soltou depressa a bola e mostrou mais garra a defender que o habitual, o que lhe valou incentivos das bancadas.

Do lado forasteiro o jogador que mais deu nas vistas ao longo do jogo foi sem dúvida o lateral direito Gabriel que subiu ao longo do seu corredor e esteve sempre bastante em jogo. Curiosamente o Sporting atacava mais pelo seu lado esquerdo, especialmente quando Alison estava nesse flanco e o União da Madeira também parecia apreciar mais esse corredor para fazer as suas investidas, utilizando ora o seu lateral direito ou o avançado Gilberto (bons cruzamentos) para tentar penetrar na defensiva Leonina. O Nº9 Madeirense mostrou particular apetite for fazer movimentos diagonais (da direita para o centro) nos últimos 40 metros. No eixo da defesa Madeirense destaque para o central Bruno que evidenciou força física, técnica acima da média e tentou sempre incentivar os colegas.

Nos primeiros 20 minutos o Sporting coleccionava oportunidades de golo através de remates perigosos de Ricardo Nogueira, mas tinha dificuldades em rentabilizar as suas jogadas pelo flanco. Lima insistia com Adrien Silva para que houvesse maior comunicação no miolo de modo a maximizar a interacção entre os 3 médios de maneira a poder acelerar as transições ao lançar o Sporting no ataque.
O tempo passava e o Sporting ficava impaciente na procura do golo, finalmente o Capitão decidiu dar o exemplo e após os primeiros 15 minutos ele próprio começou a subir no terreno de maneira a criar situações de superioridade numérica. Aos 19 minutos João Martins executa um livre perto da área que sobrevoa a defensiva Madeirense até que Daniel Carriço cabeceia a bola ligeiramente por cima da trave.

O médio André Pires fez um jogão, esteve pura e simplesmente fenomenal, demonstrou uma resistência digna de um cavalo de corrida e cortou jogadas de perigo, pressionou o transportador da bola, dobrou Vasco Campos e Daniel Carriço em tarefas defensivas, enfim esteve em todo o lado e com uma entrega e espirito de sacrifício louvável, neste momento é um jogador insubstituivel.

Aos 24 minutos o Sporting volta mais uma vez a subir no terreno, mas desta vez todo o conjunto sobe. À medida que as unidades mais agressivas entram na área o Sporting tem todos os seus 10 jogadores de campo para cima da linha média correndo o risco de se desequilibrar para a frente e ficar exposto ao contra-golpe, mas apenas poucos segundos depois André Pires encontra Daniel Carriço dentro da área e o Capitão Sportinguista desfaz o empate ao marcar o 1º da tarde e de imediato explode com indisfarçável alegria e faz um sprint vitorioso ao longo da bancada para saudar os adeptos.

Foi um jogo com alguma violência e o Sr Árbitro Eugénio Arez decidiu mostrar 4 cartolinas amarelas (todas aos forasteiros), o número de punições talvez tenha sido excessivo mas algumas entradas foram de facto muito duras incluindo uma "dentada" aos 30 minutos que Adrien Silva levou no gémeo esquerdo e que lhe deixou marcas visíveis. O Junior de 1º ano (Adrien) teve um jogo com alguns pormenores bonitos, mas de resto foi uam exibição mediana, em alguns momentos mostrou a qualidade técnica e controle de bola que todos lhe reconhecem, mas precisará de mais tempo para se adaptar. Em particular tem que melhorar bastante na vertente do jogo aéreo.

Na 2ª parte o jogo não mudou muito, o Sporting atacava mais, demonstrava lacunas na finalização e os visitantes insistiam em bolas longas para tentar surpreender a defesa Leonina com a velocidade dos seus avançados. Defensivamente o eixo do Sporting está tão bom como alguma vez esteve esta época, tanto Carriço como Lança estiveram imperiais, Marco Lança fez um jogo sereno e jogou sempre com muito confiança e evidenciou um jogo aéreo que poucos neste escalão conseguem igualar.

As 3 substituições de Lima foram todas previsíveis e sensatas ao retirar elementos que estavam em sub-rendimento ou que já tinham cumprido o seu propósito em campo. Retirou Bruno Matias para inserir Marco Matias na ala direita, trocou Adrien Silva pelo criativo Yannick Puppo, e por fim fez entrar Cacito para render Ricardo Nogueira.
Aos 76 minutos Marco Matias é derrubado na área num penalty clarissimo e João Martins é chamado a converter, entretanto na linha lateral o delegado Mário Lino tem André Cacito pronto para substituir Ricardo Nogueira. Martins remata mas o guardião Ricardo defende o penalty, mas não agarra a bola e permite assim que Ricardo Nogueira na recarga finalize este penalty a 2 tempos antes de sair de campo perante uma ovação dos adeptos.

Aos 89 minutos quase saiu o tento de honra dos Madeirenses, Maurício na esquerda recebe uma bola longa e acelera na direcção de Rui Patrício, liga o turbo e deixa a marcação Leonina para trás, mas devido á pressão a que esteve sujeito e à "mancha" efectuada por Rui Patrício (quase de volta ao seu melhor nível) o velocista Madeirense remata e o esférico passa a milímetros do poste esquerdo dos da casa.
Já tinha o jogo entrado nos descontos e vários adeptos estavam a abandonar as bancadas quando Daniel Carriço apanha um ressalto de bola dentro da área e cabeceia para dentro das redes para fazer o 3º tento da tarde e o seu 7º golo da temporada, o central goleador já é o 2º melhor marcador da equipa.



André Figueiredo

Marco Lança, Tiago Pinto, Alison Almeida

Bruno Matias, Adrien Silva, Ricardo Nogueira

Capitão Carriço cumprimenta o Capitão André

Enfermeiro Carlos Lima verifica a "dentada" no gémeo de Adrien Silva

Ficha de jogo

Novo look Vasco Campos

Fábio Coentrão no Correio da Manhã

Eu amanhã vou a Castelo Branco acompanhar os nossos Juvenis, mas eu combinei com o Rui e no final do jogo eu telefono para ele a dizer o resultado e ele colocar na internet, portanto por volta das 12:35 é só virem aqui e ele terá colocado um comentário a dizer quem marcou e quantos foram e assim escusam de ficar com a ansiedade de 2 horas à espera que eu chegue a Lisboa para dizer o resultado final.
Para a semana eu no Sábado vou a Portimão com os Juniores e o processo será o mesmo assim por volta das 16:45 também saberão imediatamente o resultado desse desafio.

Juvenis (17ª jornada)
Castelo Branco Vs Sporting
Domingo 21/07/2007 às 11:00, Campo da Zona Lazer Nº1, Castelo Branco



sexta-feira, janeiro 19, 2007

Antevisão da 17ª Jornada



Juniores

Duas jornadas realizadas em 2007 e em 6 pontos possíveis os Juniores Leoninos apenas conseguiram amealhar 1 ponto e marcar 1 golo ao fim de 180 minutos de esforço Vs Casa Pia e Estrela da Amadora. Quando entrarem em campo este Sábado Vs União da Madeira já terá passado mais de 1 mês desde que saborearam a última vitória a 16 de Dezembro de 2006 Vs Lusitano, e está na hora de dar a volta por cima e regressar com naturalidade às vitórias.
Muitos se questionaram sobre quais as razões pelas quais o Sporting não conseguiu ganhar nas 2 últimas jornadas, os factores serão múltiplos e a culpa não morre sozinha, mas apesar dos recentes "desaires" não é necessário de todo estar a procurar culpados, bodes expiatórios, considerar isto uma crise, ou começar a questionar tudo aquilo que de bom tem sido feito até agora.
Vs União da Madeira o Sporting mais que provavelmente vai ganhar o jogo, e não o ganhará devido a grandes revoluções tácticas, ou grandes alterações na composição do XI, ou até mesmo porque os jogadores vão entrar com mais garra. Vão ganhar porque têm mais talento, maior capacidade, e porque estão motivados para jogar nem a 99 nem a 101, mas sim a 100%. Será mais do que o suficiente desde que acreditem em si próprios e joguem com naturalidade mas com empenho. Ansiedades só podem atrapalhar. Os Madeirenses vêm de 3 derrotas seguidas e ao Sporting bastará jogar tanto quanto jogou Vs Amadora (embora tenha potencial para jogar mais e melhor) para conseguir uma vitória em Alcochete e depressa esquecer os momentos menos felizes do passado recente.

Top 5 actual:

Sporting - 41 pontos.
Benfica - 39 pontos.
Estrela da Amadora - 35 pontos.
Belenenses - 34 pontos.
Louletano - 29 pontos.

14º classificado: União da Madeira com 13 pontos, 13 golos marcados e 24 sofridos. Curiosamente marcaram muito menos golos em casa em 8 jornadas do que em 7 jornadas fora.

7 jogos fora de casa o União da Madeira:

1 Vitória (Lusitano na 8ª jornada).
3 Empates
3 Derrotas
Fora de casa marcaram 8 golos e sofreram 10. Sofrer 10 golos fora em 7 jogos está longe de ser indicativo de uma má defesa.

Jogos Vs Top 5 (5 derrotas):

União da Madeira 0 - 2 Sporting (2ª Jornada).
Louletano 1 - 0 União da Madeira (4ª Jornada).
União da Madeira 1 - 2 Estrela da Amadora (9ª Jornada).
União da Madeira 0 - 2 Benfica (11ª Jornada).
União da Madeira 1 - 5 Belenenses (15ª Jornada).

Juvenis

Em 2 jogos realizados em Janeiro os Juvenis Leoninos conseguiram 6 pontos, marcaram 7 golos e não sofreram nenhum Vs adversários de qualidade média-alta, agora é necessário dar continuidade a essas 2 vitórias e se possível jogando com tanta ou mais qualidade e durante prolongados períodos do jogo até que os Leões sejam capazes de jogar 80 minutos sempre num bom plano exibicional. Vs Castelo Branco será o mais recente exame a essa capacidade de ganhar, ganhar bem e controlar o jogo do 1º ao 80º minuto, como sempre terão que estar motivados para poderem ganhar e se possível ganhar com brilhantismo.

O adversário que se segue é o Desportivo de Castelo Branco, uma equipa que em 16 jogos sofreu 64 golos (exactamente 1 golo sofrido por cada 20 minutos) o que faz dela a defesa mais porosa do campeonato nacional de Juvenis, mas se está em 10º lugar e não em último é indicação que este adversário também sabe "morder" (17 golos em 16 jogos).
O Castelo Branco em 48 pontos possíveis amealhou somente 11 pontinhos que resultaram de 3 vitórias (apenas 1 em casa) e 2 empates em 16 jogos que também lhes trouxeram 11 derrotas, é certo que este adversário é mais fácil do que muitos outros, mas os melhores jogadores se não estiverem motivados ou dispostos a correr facilmente podem ser batidos por jogadores inferiores mas com humildade suficiente para jogarem nos seus limites. Jogar contra o Tri-Campeão Nacional de Juvenis Sporting Clube de Portugal motiva qualquer jovem jogador, e por isso mesmo os Leões têm que saber que este "frágil" oponente é acessível, mas tudo fará para jogar nos seus limites estará super motivado para travar o Sporting.
Quanto o Castelo Branco visitou Alcochete levou 6-0 na 6ª jornada, quando visitou o Seixal levou 16-0 na 9ª jornada, e talvez devido ao trauma dos 16-0 ou devido à qualidade dos Juvenis do Belenenses levou 11-0 em casa logo na 10ª jornada.

O Castelo Branco realizou 7 jogos em casa que resultaram em 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas (5 pontos em 21 possíveis):

Castelo Branco 2 - 2 Entroncamento (1ª jornada).
Castelo Branco 0 - 3 Pontinha (3ª jornada).
Castelo Branco 2 - 2 Odivelas (5ª jornada).
Castelo Branco 2 - 3 Estrela da Amadora (7ª jornada).
Castelo Branco 0 - 11 Belenenses (10ª jornada).
Castelo Branco 2 - 4 Beneditense (13ª jornada).
Castelo Branco 1 - 0 Loures (15ª jornada).

Em casa marcaram 9 golos e foram 25 os golos sofridos.

Top 5 actual:

Benfica - 42 pontos.
Sporting - 41 pontos.
Alverca - 30 pontos.
Belenenses - 30 pontos.
Pontinha - 28 pontos.

6 Jogos Vs Top 5:

Castelo Branco 0 - 3 Pontinha.
Sporting 6 - 0 Castelo Branco.
Benfica 16 - 0 Castelo Branco.
Castelo Branco 0 - 11 Belenenses.
Alverca 1 - 2 Castelo Branco
Pontinha 4 - 0 Castelo Branco

41 golos sofridos e apenas 1 marcado.

O Sporting entrará em campo sabendo que é o favorito mas para garantir a vitória terá que aliar empenho, motivação e garra à sua natural superior qualidade técnico-atlética. Quando uma equipa ganha por 6-0 ou 16-0 certamente após marcar o 1º golo não ficará a pensar que ainda faltam mais 5 ou 15 golos, apenas poderá pensar que falta mais 1 golo, e se marcarem mais 1 então falta apenas mais 1 e depois logo se verá, de micro objectivo em micro objectivo se poderá potencialmente golear o adversário, mas antes disso é preciso algo mais crucial do que a goleada, é preciso vencer.
O Sporting é favorito, mas nem ele nem ninguém deve procurar a goleada, deve sempre procurar a unicamente a vitória, não se pode desejar à partida um objectivo excessivamente ambicioso senão a ansiedade poderá condicionar o rendimento dos atletas, o Sporting vencerá este jogo porque tem mais qualidade, se a goleada surgir terá sempre que ser com naturalidade e fruto da entrega dos atletas do principio ao fim. Objectivo primário é ganhar, objectivo secundário será ganhar bem, e nunca existem vencedores antes do apito final.

Juniores (17ª jornada)
Sporting Vs União da Madeira
Sábado 20/01/2007 às 15:00, Academia Sporting

Juvenis (17ª jornada)
Castelo Branco Vs Sporting
Domingo 21/07/2007 às 11:00, Campo da Zona Lazer Nº1, Castelo Branco

Iniciados (17ª jornada)
Oeiras Vs Sporting
Domingo 21/01/2007 às 11:00 - Estádio Municipal de Oeiras

Boa sorte.

Como tinha prometido eu ontem (Quinta-Feira 18/01) estive no Alavalade XXI a ver o treino dos Seniores e tirei algumas fotos, mas poucas ficaram com qualidade porque foram tiradas das bancadas a 70 metros ou mais dos "alvos" e porque as condições de luz depois das 16:00 dentro do estádio não são as melhores. Existia um pequeno feixe de luz solar que atravessava o estádio de Sul para Norte e tudo o que estava à esquerda ou direita dessa luz ficava escuro nas fotografias. Aqui estão as melhores:

Alvalade XXI

Concentração total

Custódio e Tonel

João Moutinho

De 20 em 20 minutos

Custódio, o novo relvado e Farnerud

O Leonel Pontes e Ricardo Peres batem ambos livres com o pé esquerdo, o Leonel não é nada mau, boa técnica e um remate forte.

Ontem veio um interessante artigo na versão online do jornal "The Sun" (o "24 Horas" lá da terra) que falava sobre os jovens nas equipas do Chelsea e Arsenal e inclusive o nosso Rui Fonte (nada dizem sobre o Fernandes e Ferreira):

Chelsea kids play catch up

"Rui Fonte (16). A estrela Portuguesa é ainda outro ponta de lança a ser trabalhado na academia.
Fonte veio do "Sporting Lisbon" no último Verão e já está em busca de um lugar na equipa de reservas.
Frio na finalização dentro da pequena área, é esperado que Fonte vá sair emprestado na próxima época.
"

Fábio Coentrão



André Figueiredo

quarta-feira, janeiro 17, 2007

14 Leões nas Convocatórias Sub-16 e Sub-17



Sub-16:

Sporting:
Cédric Soares, Filipe Paiva, Januário Jesus, Luís Almeida, Mário Rui, Nuno Reis, Ruben Luis e Sérgio Marakis.


FC Porto: Alexandre Freitas e Rui Caetano.

Padroense: Ricardo Cardoso e Ricardo Dias.

Benfica: Artur Lourenço.

Sp. Braga: Tiago Gomes.
V. Guimarães: José Silva.
Penafiel: João Carlos.
CD Barreirense: Pedro Agrela.
FC Barreirense: Pedro Costa.
Manchester United: Evandro Brandão.
Pasteleira: Nelson Pereira.

Sub-17:

Sporting:
Diogo Amado, Diogo Rosado, Diogo Viana, Michael Santos, Pedro Mendes e Wilson Eduardo.


Benfica: David Simão, João Pereira, Pedro Eugénio, Leandro Pimenta, Ricardo Caetano, Rui Ferreira e Vitor Pacheco.

FC Porto: Figueiredo e Ruca.

Boavista: Ivo Pinto.
V. Guimarães: Vítor Bastos.
Arsenal: Rui Fonte.
Atlético de Madrid: Fábio Futre.
Lyon: Anthony Lopes.

"Os jogos dos Sub-17 com a Finlândia disputam-se na próxima terça-feira, às 15 horas, no Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro, e na quinta-feira seguinte, às 11 horas, no Estádio António Correia, em Alcochete.

Jogos dos Sub-16 com a Rússia disputam-se terça-feira, às 15 horas, no Parque Desportivo de Vila Nova S. Bento, e na quinta-feira, pelas 11 horas, no Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde."



André Figueiredo

terça-feira, janeiro 16, 2007

Juniores e Juvenis após 16 jornadas



Campeonato de Juniores após 16 jornadas (1440 minutos):

Marco Lança, 1440 minutos.
João Martins, 1440 minutos.
Ricardo Nogueira, 1338 minutos.
Daniel Carriço, 1334 minutos.
Vasco Campos, 1275 minutos.
Alison Almeida, 1151 minutos.
João Gonçalves, 1142 minutos.
Rui Patricio, 1080 minutos.
André Pires, 1043 minutos.
Tiago Pinto, 975 minutos.
Fábio Paim, 722 minutos.
Adrien Silva, 566 minutos.
Bruno Matias, 435 minutos.
Yannick Pupo, 421 minutos.
Rui Figueiredo, 360 minutos.
André Martins, 270 minutos.
André Cacito, 199 minutos.
David Santos, 158 minutos.
Vivaldo Arrais, 147 minutos.
Sebastião Nogueira, 115 minutos.
Jorge Abreu, 90 minutos.
Tiago Jorge, 90 minutos.
André Santos, 49 minutos.
Marco Matias, 44 minutos.
Tiago Pedrosa, 16 minutos.

Goleadores:

Ricardo Nogueira, 11 golos.
Alison Almeida, 5 golos (em 926 minutos).
Daniel Carriço, 5 golos (em 1154 minutos).
Bruno Matias, 4 golos.
Marco Matias, 3 golos.
Fábio Paim, 3 golos.
André Pires, 2 golos.
André Cacito, 1 golo.
Adrien Silva, 1 golo.
Tiago Pinto, 1 golo.
João Gonçalves, 1 golo.
João Martins,1 golo.
Yannick Pupo, 1 golo.
Sebastião Nogueira, 1 golo.
Auto-golos dos adversários: 1 golo.

Guardiões:

Rui Patricio, 7 golos sofridos em 1080 minutos.
André Martins, 3 golos sofridos em 270 minutos.
Tiago Jorge, 0 golos em 90 minutos.

Indisciplina:

João Martins, 4 Cartões amarelos.
Ricardo Nogueira, 3 Cartões amarelos.
Marco Lança, 2 Cartões amarelos.
Daniel Carriço, 2 Cartões amarelos.
Yannick Pupo, 2 Cartões amarelos.
João Gonçalves, 1 Cartão amarelo.
Vasco Campos, 1 Cartão amarelo.
Adrien Silva, 1 Cartão amarelo.

O Professor José Lima em 3 jornadas convocou 22 jogadores diferentes e utilizou 19. Estreou Tiago Jorge, David Santos, Jorge Abreu e Sebastião Nogueira. Convocou Pedro Miranda e deu 233 minutos ao Bruno Matias.

Campeonato de Juvenis após 16 jornadas (1280 minutos):

Bruno Simões, 1268 minutos.
Pedro Mendes, 1261 minutos.
Wilson Eduardo, 1197 minutos.
Diogo Amado, 1153 minutos.
Michael Santos, 1150 minutos.
Diogo Rosado, 1132 minutos.
Luís Andrade, 800 minutos.
André Martins, 761 minutos.
Pedro Miranda, 720 minutos.
Luís Resende, 705 minutos.
André Sousa, 607 minutos.
André Gonçalo, 605 minutos.
Nuno Silva, 560 minutos.
Diogo Viana 501 minutos.
Vasco Oliveira, 392 minutos.
Januário Jesus, 363 minutos.
Filipe Paiva, 280 minutos.
Cedric Soares, 252 minutos.
Frederico Oliveira 99 minutos
Hugo Fernandes 94 minutos
Rui Magalhães, 70 minutos.
Joshua Silva, 58 minutos.
Mário Rui (Marinho) 52 minutos
William Carvalho 27 minutos
Diogo Ribeiro, 20 minutos.
Sérgio Marakis 16 minutos.
André Monteiro, 0 minutos.
Luis Carlos, 0 minutos.

Goleadores:

Wilson Eduardo, 12 golos.
André Gonçalo, 7 golos.
Luís Andrade, 5 golos (em 800 minutos).
Diogo Rosado, 5 golos (em 1132 minutos).
Diogo Amado, 4 golos.
André Martins, 3 golos.
Diogo Viana, 2 golos.
Joshua Silva, 1 golo.
Rui Magalhães, 1 golo.
Januário Jesus, 1 golo.
André Sousa, 1 golo.
Luís Resende, 1 golo.
Sérgio Marakis, 1 golo.
Auto-Golos, 1 golo.

45 golos marcados em 1280 minutos, average de 1 golo por cada 28,4 minutos. Average nas 2 últimas jornadas foi de 1 golo por cada 22,8 minutos.

Guardiões:

Pedro Miranda, 1 golo sofrido em 720 minutos.
Nuno Silva, 6 golos sofridos em 560 minutos.

7 golos sofridos em 1280 minutos, actualmente 206 minutos sem conceder golos.

Indisciplina:

Diogo Amado, 3 Cartões Amarelos.
Pedro Mendes, 2 Cartões Amarelos.
Rui Magalhães, 1 Cartão Amarelo.
André Gonçalo, 1 Cartão Amarelo.
Diogo Rosado, 1 Cartão Amarelo.
Mário Rui (Marinho), 1 Cartão Amarelo.

André Martins 1, André Martins 2, Diogo Amado 1, Diogo Amado 2, Diogo Viana, André Marques.



André Figueiredo

domingo, janeiro 14, 2007

Sporting 5 - 0 Leiria (16ª Jornada de Juvenis A)



André Martins, Pedro Miranda, Pedro Mendes

Diogo Amado, Luís Andrade, Wilson Eduardo, Diogo Viana

Uma semana após uma animadora vitória sobre o Estrela da Amadora, o Sporting desejava dar sequência a esse triunfo com a conquista de mais 3 pontos Vs União de Leiria. O Sporting entrou em campo com exactamente o mesmo XI da jornada anterior, com a novidade do guardião Pedro Miranda conseguir segurar a baliza Leonina 2 jornadas seguidas. O jogo foi jogado a um ritmo acima da média em que destaque deve ser dado ao grande fair-play dos jogadores de ambas as equipas que raramente cometeram faltas e não deram grande trabalho à equipa de arbitragem.

O jogo até começou bem para o Leiria, aos 3 minutos Fábio Cunha num livre directo frontal faz um remate à baliza do Sporting, mas Pedro Miranda sempre atento faz uma estirada e deflecte a bola por cima da sua trave. Nos primeiros 15 minutos o Sporting testou os forasteiros à procura de falhas defensivas, e avaliando a velocidade dos laterais Stephane e Nelson Brites e o jogo aéreo dos centrais Tiago Gonçalves e Juvenal. O Sporting tentou utilizar a velocidade dos seus alas e especialmente de Wilson Eduardo para tentar desconjuntar a defesa Leiriense, mas ainda era muito cedo. Aos 18 minutos Diogo Rosado usa o seu já temido pé esquerdo para executar um livre da esquerda que passa a milímetros do poste direito do guardião Leiriense, era um aviso que os golos estavam quase a chegar.

A presença de André Martins no XI inicial é sempre benéfica, combina muito bem com Diogo Amado e mudam constantemente de posição, com Martins em campo o Sporting ganha velocidade nas transições defesa para ataque, e Diogo Amado pode jogar mais adiantado onde rende mais pois sabendo que tem as costas protegidas não hesita em subir pelo meio e surgir na área, o Sporting revela-se mais perigoso e imprevisível com Diogo Amado a jogar mais adiantado.

Do lado forasteiro o jogador que mais deu nas vistas foi sem dúvida o flanqueador Fábio Felipe, durante os primeiros 30 minutos o Leiria quase sempre atacou pela faixa esquerda onde estava o Nº11, e nos últimos minutos da 1ª parte o acutilante extremo da cidade do Lis mudou para a ala direita e consequentemente o Leiria começou também a canalizar a sua ofensiva por esse corredor.
Para além das incursões do Nº11 a equipa visitante parecia esquecer outras alternativas excepto penetrar o eixo central Leonino quase sempre na direita do eixo onde o central Pedro Mendes estava vigilante mas sentiu alguma pressão devido à persistência Leiriense em vir sempre para a sua jurisdição.

Aos 25 minutos Diogo Rosado executa um canto e a bola vai directa à figura do guardião Leiriense Ivo Duarte, mas o jovem guarda-redes tenta sacudir a bola para a frente com uma palmada usando as duas mãos, mas a bola bate nas suas luvas e foge com força para a sua esquerda embatendo no poste esquerdo e entrando de ricochete para dentro da baliza resultando num infeliz auto-golo. 2 minutos mais tarde o Nº10 Diogo Rosado decide ser ele próprio a meter a bola lá dentro e faz o 2º golo da partida para delirio dos seus colegas e equipa técnica, o Sporting já vencia e vencia bem.
A partir daqui os Leões começaram a ganhar confiança e o Leiria começa a mostrar algumas debilidades defensivas à medida que os seus índices de confiança começam a cair, nos últimos 5 minutos da 1ª parte o Sporting coleciona várias oportunidades de golo, mas com alguma atrapalhação ou falta de sorte Luís Andrade e Diogo Amado ambos falham golos.

O Sporting após uma sequência de jogos pouco convincentes em Novembro e Dezembro parece agora estar no bom caminho. A equipa joga melhor, está mais rápida nas suas movimentações e na circulação da bola, as pernas parecem mais leves e os jogadores mais relaxados, o futebol flui com naturalidade e quando as coisas correm bem os jogadores ganham confiança, como resultado as coisas correm ainda melhor, estão a subir de forma e a jogar um futebol agradável e eficiente. Aos 39 minutos o Sub-Capitão Diogo Amado lança uma bola longa do seu meio campo defensivo directo para Wilson Eduardo que se desmarcava, o jovem avançado recebe a bola com mestria e remata logo de seguida com um golaço magistral que levantou os adeptos das bancadas.

Na 2ª parte o Sporting continua a dominar e adivinham-se mais golos devido à diferença de qualidade e confiança entre os Leões e os Leirienses. Aos 47 minutos Wilson Eduardo faz o seu 2º golo, 4º da partida e o seu 12º tento nesta época em mais uma jogada na qual a sua velocidade na desmarcação, recepção de bola e remate fácil estiveram em evidência.
No decorrer da 2ª parte tanto Luís Dias como Nuno Cardoso (sempre muito interventivo durante o jogo, corrigindo os posicionamentos dos seus pupilos) injectaram frescura nos seus conjuntos, o Sporting após o intervalo já ganhava por 3-0 e tirou o criativo Diogo Rosado e inseriu André Sousa (jogou a interior esquerdo) que assim adicionou capacidade de luta, força física e permitiu ao XI Leonino ter mais posse de bola e defender melhor no miolo.

Aos 61 minutos entra o Juvenil de 1º ano Januário Jesus e previsivelmente sai Diogo Viana que ocupava a mesma posição. Aos 67 Luís Dias faz entrar o avançado centro André Gonçalo e retira de campo o goleador Wilson Eduardo e assim mantem o seu 4-3-3 intacto com 1 ponta de lança puro e 2 extremos de raiz.
Nuno Cardoso ao intervalo sentiu necessidade de dar maior acutilância ao seu conjunto e fez logo duas alterações fazendo entrar Cepeda e João Carvalho para dar mais frescura ao miolo e renovar energias na frente de ataque. Aos 54 minutos o Leiria lança os dados e lança no jogo o Nº9 Dany que substituiu o melhor elemento Leiriense, o extremo esquerdo Fábio Felipe.

O Sporting tem o jogo controlado após o seu 4º golo e tira um pouco o pé do acelarador e limita-se a gerir o jogo enquanto vai fazendo substituições, o ritmo de jogo baixa comparado com o final de 1ª parte, mas mesmo assim é evidente que a equipa Leonina físicamente está bem melhor do que 1 mês atrás, e pronta para adversários mais duros, que puxem por ela, e a possam testar na etapa complementar.
Aos 76 minutos André Gonçalo corre para a área com Luís Andrade ao seu lado, fazem uma tabela, Gonçalo passa para Andrade, a marcação defensiva Leiriense põe os olhos em "Luisinho" e assim permite que Gonçalo se solte dentro da pequena área, e é nessa altura que o colega lhe devolve a bola para que André Gonçalo possa facturar o 5º golo Leonino da partida.
Foi um bom jogo, se bem que algo desiquilibrado a favor dos da casa, o Sporting mereceu inteiramente a vitória e o Leiria dentro das suas limitações jogou bem até sofrerem o 2º golo que desmoralizou um pouco a equipa. A equipa de arbitragem chefiada pelo Senhor Jorge Parrano esteve sempre bem e os jogadores de ambas as equipas disciplinarmente foram exemplares.



André Figueiredo

Capitão André Martins e Tiago Gonçalves ouvem o árbitro

Diogo Amado antes do momento

Pedro Mendes e Michael Santos

Wilson Eduardo

William Carvalho

Filipe Paiva

Estive no jogo do Olivais Moscavide 1 - 3 Feirense sentado na primeira fila a apoiar os nossos Leões emprestados, e qual não é a minha surpresa quando o Miguel Veloso, Bruno Pereirinha e João Gonçalves passam à minha frente e se dirigem para a secção de sócios. Mais tarde olhei para cima e vi o Marco Lança (inconfundível) e pareceu-me ver o João Martins. Segundo me contaram parece que o Nani também esteve por lá.
O Moscavide jogou com Saleiro, Celestino e André Marques (e o Paulo Teixeira) desde o inicio embora pareceu-me que o Celeste foi substituído na 2ª parte. O Paim entrou a 25 minutos do fim e não esteve mal, não complicou e fez tudo de maneira simples, criando desiquilíbrios mas soltando a bola depressa, a defender fez alguns cortes, mais do que o habitual. Faz bem a um jovem jogar numa equipa em que tem adultos à sua volta, poderá ser bom para ele.

Fábio Paim 1

Fábio Paim 2

Carlos Saleiro

André Marques

Pedro Celestino

Paulo Teixeira

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Bom Ambiente em Moscavide



A vida é uma alegria

Fui hoje fazer o meu jogging do costume no Parque das Nações e quando parei num estabelecimento comercial que costumo frequentar vi que estava lá uma senhora muilto alta acompanhada por um carrinho de bebé. Enquanto esperava a minha vez de ser atendido fiquei a brincar com a bebé que era mesmo muito gira. Eventualmente meti conversa com a mãe e é nesse momento que a dona do estabelecimento nos apresenta "olhe que este Senhor também é Sportinguista" disse ela em relação a mim. Pois é, a senhora era a mulher do Douala e o bebé chama-se "Lucy". Parece que a senhora (muito simpática diga-se de passagem) bem tentou viver em Inglaterra, mas depressa preferiu regressar ao clima mais ameno de Portugal. Com uma mulher e filha tão bonita a morar 1000 kilómetros a Sul de Portsmouth eu não censuro o Rudolph por querer sair depressar do seu pesadelo Inglês.

Depois dei um pulinho ao campo de treino do Moscavide ao lado do Instituto Superior de Enfermagem para ver se finalmente apanhava umas fotos melhores do Paim, e ver se o André (André Marques) já havia regressado aos treinos após a sua pequena mazela. Como de costume os treinos do Moscavide decorrem sempre no meio de um ambiente fantástico e de grande camaradagem entre os atletas e a equipa técnica chefiada pelo Professor Rui Dias.
O Hélio Roque na parte final do treino ficou de fora a observar talvez por precaução, o Paim lá estava, sempre encostado à faixa direita e batia vários cantos e foi sempre muito incentivado por todos com constantes "vai miúdo", o Celestino jogava no meio e evidenciou o seu bom remate várias vezes, Carlos Saleiro jogava na frente mas um pouco a cair para a esquerda, Fernando Alexandre jogava no miolo e também batia cantos, o André como de costume estava muito bem disposto.

A dada altura estava eu sossegado a ler a "Calcio Itália" nas bancadas enquanto eles faziam exercícios entre os cones para praticar os seus slaloms até que a certa altura os que estavam em fila de espera (especialmente o Jorge Tavares) começaram a tentar posar para que eu lhes tira-se uma foto. Como não queria destabilizar o treino coloquei de lado a máquina fotográfica, uns minutos mais tarde enquanto o plantel se preparava para mudar de local no relvado para iniciar outro exercício eles (com o André já a incentivar) voltaram a dizer "tira agora a fotografia" mas Rui Dias com grande fair-play lá lhes disse para se concentraram.

Nos últimos instantes do treino o adjunto gritou "quem marcar agora ganha a peladinha" e o André Marques sobe pela esquerda, entra na área e finaliza um cruzamento em golo e começa a correr para a linha lateral do outro lado para celebrar, só que de repente lembra-se de mim e faz uma inversão de marcha e vem a correr na minha direcção com uns quantos colegas até que finalmente lhes tirei a tal foto que tanto queriam. Ainda tive chance de falar com o Mister para lhe desejar boa sorte para Domingo Vs Feirense, excelente ambiente, descontraídos mas com muita entrega.

Não conheço todos os atletas do Olivais e Moscavide, mas na foto principal conseguem ver o André Marques ajoelhado na direita, Pedro Celestino deitado no chão, Laurindo por cima do Celestino, Duarte Machado à direita do Laurindo, e Rui Varela na esquerda do Laurindo. Na fila de cima está o Keeper que creio que é o André Valente, o Jorge Tavares, o outro penso que é o Falardo, depois o matulão é o Hugo Évora, o "cabeludo" penso que é o Tiago Ribeiro e por fim o Paulo Dias que se não me engano é o Capitão de equipa.

Olivais e Moscavide Vs Feirense
Domingo 14/01/2007, 15:00
Estádio Alfredo Marques Augusto
Não sócios pagam 12 euros.

Fábio Paim

Fábio Paim 2

Fábio Paim 3

André Marques e Fábio Paim

André Marques

Pedro Celestino 1

Pedro Celestino 2

Pedro Celestino 3

Pedro Celestino 4

Carlos Saleiro

Fernando Alexandre

Sem comentários



André Figueiredo