Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Assembleia Geral de Accionistas



Presente na Assembleia esteve o Professor Pedro Mil-Homems, Dra Rita Figueira, Dr Filipe Soares Franco, Dr Miguel Ribeiro Telles, Dr Rogério Alves, Pedro Aleixo Dias, o meu amigo Dr Agostinho Abade e mais um ou outro. Rui Meireles estava na plateia e de vez em quando deu explicações detalhadas sobre aspectos contabilisticos, Empréstimos obrigacionista e clausulas UEFeiras.

O Dr Filipe Soares Franco falou que a folha salarial sofrerá um aumento de peso ao longo da época comparada com os valores actuais fruto da manutenção dos talentos e o aumento de custos que implica aumentar os salários dos referidos jogadores. Portanto o clube sai penalisado ao não efectuar mais valias e ao ter que adicionar peso à folha salarial para poder manter como prometido os grandes talentos os quais mais uma vez referiu que são para manter no clube o máximo tempo possível.

Foi mencionado que apesar do Dr Richiardi ter sido eleito pela lista de FSF ele devido a imconpatibilidades profissionais não poderá aceitar o cargo e foi sugerido que o Dr Alberto Laplaine Guimarães irá ser o gestor desse cargo e com Alexandre Baptista como "suplente" caso ALG não aceite o cargo.

Falaram do First Portuguese Football Fund e dos jogadores que estiveram inseridos e causaram prejuizo ao fundo, nomeadamente Marius Niculae e Beto. O Fundo quando compra uma % de um jogador é só durante X de tempo e ao fim desse X o Fundo tem que renovar ou não e foi revelado que Fábio Paim e Hugo Valdir fizeram parte mas já não fazem parte desse fundo. Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo fizeram parte e lucraram com as suas saidas e existe alguma pressão para vender os jogadores quando o seu valor de mercado chega a certo nível que é estipulado por vezes quandos os jogadores ainda são bastante jovens.

Paulo Sérgio, Marcello Labarthe, Carlos Saleiro, Yannick Djaló, João Moutinho (apenas 10%) e mais outro continuam no fundo.

FSF disse que ao contrário de outras administrações ele decidiu rescindir contracto com jogadores que não interessam ao clube e isso acarratou custos com rescisões de Hugo, Edson, etc mas ele preferiu libertar esse peso por completo da folha salarial.
Hugo, Edson, Edgar Marcelino, Mário Sérgio, Manoel e Luis Lourenço já não são jogadores do Sporting, desconhecia completamente que o Lourenço tinha rescindido.

O Cash-Flow para 2006/07 é esperado que seja na ordem de 10,5 milhões de euros, mais 9% que este ano fiscal.

Yannick Pupo é visto como um jogador no qual depositam grandes esperanças e o mesmo se espera do Pedro Celestino.

O Dr Pedro Loureiro da "Nova Expressão" accionista com considerável peso na SAD esteve presente.

FSF foi questionado se o Sporting tinha ou não dinheiro a receber da venda de Enakharire e se a queixa à FIFA iria resultar. Ele disse que existem de facto 2 milhões de euros a receber e que a queixa à FIFA foi feita e que este tipo de deliberações por parte da FIFA são sempre morosas mas que indubitavelmente o Sporting vai receber o dinheiro. A venda de Delfim ao Marselha já foi completamente saldada.

A venda de Deivid gerou um lucro de 0,96 milhões de euros sobre a sua compra um ano antes. A saida de Douala e Rui Fonte por empréstimo ao Portsmouth/Arsenal gerou 1,3 milhões de euros.

As saidas de Fábio Ferreira, Ricardo Fernandes, Fábio Rochemback, Enakharire e Beto renderam 6,3 milhões de euros (8,3 com os 2 que faltam receber).

O Dr FSF disse que a sua administração não vende jogadores a menos que o comprador apresente garantias bancárias para assim se poder evitar mais casos Enakharire. Excepto disse ele quando se vende a clubes Ingleses porque segundo disse se os Ingleses entrarem em incumprimento é a FPF que trata do assuto. Achei isto tudo muito estranho, o que é que a FPF tem a ver com as transações do Sporting para suportar dividas ao Sporting?

Terminada a Assembleia, estava eu a conversar com outro accionista sobre fundos de investimento de jogadores quando se juntou a nós o Carlos Freitas no átrio VIP do estádio enquanto o auditório se ia esvaziando.
Estive a conversar com Carlos Freitas (e um bocadinho com o Professor Pedro Mil-Homems) durante uns 10 minutos (estivemos a ver o final do Herenveen Vs Setúbal), muito simpático, falámos sobre os Juniores, Juvenis, Diogo Tavares, Tiago Pires, Simão Coutinho, André Nogueira, Mário Felgueiras, Pinilla, Semedo, Labarthe, Edson (já não tem qualquer vinculo com o SCP), Paulo Renato, Marco Lança e mais uns quantos.




André

25 Comments:

At 21:59, Blogger ACF said...

Não, não, quero deixar isso bem claro, Não foi Carlos Freitas que me falou sobre o PC ou YP.

Mas posso dizer que esta noite (e não foi o Freitas) ouvi que o João Martins parece que também não tem muita cabecinha um pouco à imagems do Carlos Martins. E diga-se de passagem não é a primeira vez que ouço isso sobre o joão. Para mim tem sido o melhor jogador dos Juniores Leoninos esta época e pelo menos em campo não vejo nenhum problema de personalidade.

Não me lembro agora de nada me particular sobre a conversa com CF. Mas dá gosto conversar com ele ou com MRT (com quem não falei esta noite) porque percebe-se logo que são pessoas competentes e bem documentadas sobre qualquer jogador da formação. No passado dava para notar que os dirigentes desconheciam alguns nomes ou quando mencionavam este ou aquele era só para dar show-off.

O próprio FSF também não precisa de cábulas para falar dos jogadores. É dos presidentes com maior cultura futebolistica de que me lembro no Sporting.

Bruno Pereirinha também está bem referenciado por estes individuos.

Alison por outro lado não parece ser visto com tão bons olhos como Yannick Pupo.

André

 
At 23:00, Anonymous Anónimo said...

E já agora em relação ao Simão Coutinho? Continuo sem perceber o porquê de o deixarem sair - ou não foi bem assim? E já agora, sabes quais as impressões & planos relativamente ao Mário Felgueiras?

 
At 01:02, Anonymous Anónimo said...

Ó André,

Muito tinha eu para dizer sobre as A.G.'s da SAD, já assisiti a várias e são cada vez a horas mais adequadas para quem trabalha!!! É claro isto tá feito para os esquemas e as questões delicadas passarem ao de leve!
No entanto só algumas observações:
- Será que os talentos de que se fala não incluem o Paíto e Lourenço? Esses já os entalaram numa negociata "à Freitas"?
-A chantagem empresarial "de sobrevivência" continua! então o SCP sai penalizado se não transferir os "jovens talentos" porque tem de fazer um grande esforço para os manter "o máximo tempo possível" Já nem dá para rir de tão ridiculo que é! Deve ser um esforço sobre-humano aumentar os ordenados ridiculos de Nani, Veloso, Moutinho. Ronny, etc e também aumentar as clausulas que acarreta um dequilibrio enorme nas contabilidade da SAD!!! Cambada de mentirosos e incompetentes! Toda a vida se aumentou ordenados no SCP, só agora com as SAD é que de repente ai meu Deus que lá se vai " custo/investimento zero"(c/ comissões simpáticas para as transferencias a custo zero)! Pois é... depois há ordenados milionários para os administradores super incompetentes e outros que nem a esse estatuto chegam...
- O First Portuguese... um dia gostava que algum insider me contasse os pormenores da venda do C. Ronaldo...!As conversas sobre fundos podem ser muito perigosas!
-Essa da FPF ter a ver com as transferencias para clubes ingleses só mesmo da cabeça do "nosso" competentissimo Chairman!
- O Carlos Freitas tem todas as razões para ser simpáticoe saber tudo sobre os jogadores: foi jornalista, empresário, gestor de activos, director, administrador, comissionista e ainda afilhado do Pinto da Costa!! Um gajo assim tão versátil só pode estar sempre de sorrisi estampado no rosto...
- [O próprio FSF também não precisa de cábulas para falar dos jogadores. É dos presidentes com maior cultura futebolistica de que me lembro no Sporting.]
André, eu por respeito a ti e ao teu magnifico blog nem vou fazer comentários a esta tua desastrosa observação! Vou só fazer-te uma sugestão: é de elogiar o teu entusiasmo e interesse em acompanhar a vida também institucional do nosso clube, mas vê-se que acompanhas à muito pouco tempo e falata-te muita informação que vem de lá atrás! Sendo assim acho que és muito melhor( mesmo brilhante às vezes!) a divulgar a nossa vida desportiva, o que já não é pouco!!

Saudações Leoninas

LMP

 
At 10:46, Blogger ACF said...

"E já agora em relação ao Simão Coutinho? Continuo sem perceber o porquê de o deixarem sair - ou não foi bem assim? E já agora, sabes quais as impressões & planos relativamente ao Mário Felgueiras?"

No caso SC segundo consta ele foi dispensado pura e simplesmente. Se tivermos em conta que Marco Lança tem jogado (e bastante bem na minha opinião) e que Tiago Pedrosa, Jorge Abreu, David Santos em 450 minutos nunca tocaram na bola isso indica que o Coutinho tinha mais que lugar nesta equipa.

Coutinho tinha contracto de formação até final de 2005/06 com o clube a deter opção de 1 ano como profissional mas decidiram dispensar o miudo.

Quanto ao Felgueiras. O Rui Patricio tem muita qualidade e só está nos Juniores para poder jogar com regularidade e porque é bastante melhor que o André Martins (Tiago jorge nunca vi jogar). O Felgeurias não está ao nível do Rui mas é superior a outros Keepers recentes estilo Beto II e mais um ou otro da formação pré-2005 e não acredito que o André Martins ou Tiago Jorge sejam de qualidade superior. Portanto se tivermos em conta que o Tiago termina contractoi com o Sporting em Junho de 2007 e terá 32 anos pos isso acredito que no Verão o Sporting dispensa o Tiago e sobe o RP para 2º Keeper e promove o regresso do Felgueiras para 3º Keeper.

Já agora, alguém me sabe dizer se o Simão Coutinho tendo assinado contrato profissional com o Gil em 06/07 pode assinar contracto como Junior por exemplo pelo Benfica também esta época ou isso era outro caso Mateus?

André

 
At 11:15, Blogger ACF said...

LMP.

- Será que os talentos de que se fala não incluem o Paíto e Lourenço? Esses já os entalaram numa negociata "à Freitas"?

Não posso considerar Nani e Moutinho "talentos" e depois usar a mesma expressão para me referir ao Paito e Lourenço, são bons jogadores mas ambos sabemos que não estão ao nível dos outros e a sua dispensa é aceitável tendo em conta que existem jogadores de qualidade superior no plantel.

-A chantagem empresarial "de sobrevivência" continua! então o SCP sai penalizado se não transferir os "jovens talentos" porque tem de fazer um grande esforço para os manter "o máximo tempo possível" Já nem dá para rir de tão ridiculo que é! Deve ser um esforço sobre-humano aumentar os ordenados ridiculos de Nani, Veloso, Moutinho. Ronny, etc e também aumentar as clausulas que acarreta um dequilibrio enorme nas contabilidade da SAD!!! Cambada de mentirosos e incompetentes! Toda a vida se aumentou ordenados no SCP, só agora com as SAD é que de repente ai meu Deus que lá se vai " custo/investimento zero"(c/ comissões simpáticas para as transferencias a custo zero)! Pois é... depois há ordenados milionários para os administradores super incompetentes e outros que nem a esse estatuto chegam...

Estás enganado o custos com pessoal (plantel e funcionários inclusive) desceu 8,5% comparado com o ano fiscal 2004/05.
Patrocinios subiram 37% comparados com 04/05.
Quotizações subiram quase 11%.
Filipe Soares Franco, Miguel Ribeiro Telles e Rita Figueira são todos accionistas da SAD e não creio que gastem dinheiro nisso só para se divertirem.
O valor das acções subiram quase 15% sem a venda de talentos mas sómente devido a um emagrecimento do grupo empresarial e boa prestação desportiva.

E já gora ficas a saber que existem administradores que não são renumerados e pagam as suas próprias despesas de transporte etc quando estão ao servoço do Sporting.

- O First Portuguese... um dia gostava que algum insider me contasse os pormenores da venda do C. Ronaldo...!As conversas sobre fundos podem ser muito perigosas!

Creio que o First Portuguese comprou uma percentagem do passe do Ronaldo por 500.000 euros. Era uma maneira de se fazer dinheiro com CR28 quando ele ainda nem sequer tinha chegado à equipa principal. Muitos outros fizeram o mesmo, O Boavista e Porto fizeram isso várias vezes. FSF diz que no futuro essa é uma ideia a rever. Na secção económica do JN em Julho vinham lá os detalhes todos.

"- O Carlos Freitas tem todas as razões para ser simpáticoe saber tudo sobre os jogadores: foi jornalista, empresário, gestor de activos, director, administrador, comissionista"

E tem formação superior como tradutor/interprete.



André

 
At 12:51, Blogger Ricardo said...

Então mas falaram no Pedro Celestino e no Yannick Pupo como grandes talentos a aproveitar, e não falaram do Pereirinha, Caiado, Zezinando, Carriço, João Martins, Paim, etc, etc.?

Daquela conversa de 10 minutos sobre aquele grupo de jogadores, o que soubeste ao certo sobre cada um deles que mencionaste?

 
At 14:21, Blogger ACF said...

"Então mas falaram no Pedro Celestino e no Yannick Pupo como grandes talentos a aproveitar, e não falaram do Pereirinha, Caiado, Zezinando, Carriço, João Martins, Paim, etc, etc.?"

Conversei com alguns dirigentes (isto foram conversas informais, não foi nada a ver com o que se disse na assembleia) sobre o Pereirinha, sim. Do Carriço também um pouco e do Alison e do JM6. Do Caiado, Zezinando e Paim não

"Daquela conversa de 10 minutos sobre aquele grupo de jogadores, o que soubeste ao certo sobre cada um deles que mencionaste?"

A conversa com o CF? Nada em especial, conversámos sobre o Diogo Tavares e Tiago Pires e sobre o Genova e falámos sobre o Simão Coutinho e se ele iria rescindir com o Gil Vicente, falei com ele sobre o maisfutebol, sobre sites sobre a Serie B na internet.

Várias coisas mas tudo muito à superficie, ele estava relaxado a conversar à vontade e não quis estragar a conversa com um interrogatório que podia tornar a conversa mais tensa. Por mim ficava a falar de futebol durante 4 horas.

André

 
At 14:27, Blogger ACF said...

Ricardo, a gente conversou sobre uns e não sobre outros mas foi mais porque calhou falar desses e não deu para falar de todos mas sem eu puxar de nomes eles (dirigentes) puxaram do Celestino, Yannick, JM6, Alison e Pereirinha. Alguns são vistos como jogadores dos quais têm grandes expectativas enquanto outros parece que têm um defeitozinho ou outro e não seria primeira vez que ouvi esses rumores sobre jogador Y, X ou Z.

Atenção que isto não teve nada a ver com o Freitas, com ele dos Juniores falei mais sobre o Carriço e Lança e isso foi pós assembleia enquanto a outra conversa foi quando estáva-mos a mostrar os nossos certificados de accionistas para entrar e como era um processo lento começou ali uma conversa no qual se falou do BP, JM, YP, AA e PC.

André

 
At 15:31, Anonymous Anónimo said...

Boas, então e qual é a versão que eles deixam passar cá para fora de o Édson nunca ter sido utilizado?

 
At 20:55, Blogger ACF said...

Nada de especial, o PB simplesmente não contava com o Edson.

Pessoalmente eu gosto do Edson e fiquei aborrecido de o ver sair mas 10 meses depois temos que admitir que o Ronny mais do que preencheu essa lacuna.

André

 
At 05:10, Anonymous Anónimo said...

sei de fonte segura a verdadeira razão e é um motivo algo insólito que não posso revelar publicamente. Há alguma maneira de enviar um mail ou uma PM para ti?

 
At 11:34, Blogger ACF said...

Claro Edgar, vai ao meu perfil no topo direito do blog e clicka lá e tens acesso ao meu E-Mail que é:

andremanuelcf@hotmail.com


André

 
At 16:13, Anonymous Anónimo said...

Andre tambem te adicionei no messenger para te perguntar algumas coisas.Espero que nao te importes.Já agora,edavids,essas "fontes seguras" são sempre duvidosas e se te referes ao facto do joelho do edson estar ridiculamente "desfeito" nao ter passado nos testes medicos posso dizer-te que é mentira.
Gostaria que dissesses qual é esse motivo que dizes que não podes revelar.Abrc

 
At 16:34, Anonymous Anónimo said...

Quando falares outra vez com ele pergunta POR FAVOR como foi possivel PERDEREM um ponta de lança como o rui fonte!!Foi lamentável,tal como a saida do fabio ferreira e do ricardo fernandes

 
At 17:09, Blogger ACF said...

"Andre tambem te adicionei no messenger para te perguntar algumas coisas.Espero que nao te importes."

Não me importo mas eu não percebo de nada dessas modernices de messengers, etc. Eu mal consiguo trabalhar com o meu telémovel. Se não fosse o RmP eu mal conseguia gerir este blog. Mas se quiseres mandar um E-Mail estás á vontade.

"Já agora,edavids,essas "fontes seguras" são sempre duvidosas e se te referes ao facto do joelho do edson estar ridiculamente "desfeito" nao ter passado nos testes medicos posso dizer-te que é mentira."

Não parece ser esse o problema do Edson de acordo com aquilo que ele me disse por E-Mail.

"Gostaria que dissesses qual é esse motivo que dizes que não podes revelar."

Se calhar o Edgar não quer é revelar a "fonte" que lhe contou o problema do Edson.

"Quando falares outra vez com ele pergunta POR FAVOR como foi possivel PERDEREM um ponta de lança como o rui fonte!!Foi lamentável,tal como a saida do fabio ferreira e do ricardo fernandes "

Eu penso que poucos de nós sabemos o real valor desses 3 atletas comparados por exemplo com o Adrien Silva o qual não vendemos apesar do assédio. Como o "pó" ainda não assentou não deve-mos tirar conclusões, é inteiramente possível que o Rui Fonte ainda venha a render na ordem de 2,5 milhões de euros ao Sporting no futuro. Vamos com calma. Mais aborrecido fiquei com as perdas de Tavares e Coutinho que já eram 2 certezas, algo que não posso afirmar sobre o Rui Fonte, Ferreira ou Fernandes.

André

 
At 17:13, Anonymous Anónimo said...

O Tavares e o Coutinho eram bons,mas se fossem assim tão bons não tavam no génova ou no gil.Em relação ao rui fonte,penso que a alcunha el nino diz muita coisa.É o ponta de lança da futura selecção portuguesa,tal como o manuel coelho que foi para o inter

 
At 17:45, Blogger ACF said...

"O Tavares e o Coutinho eram bons,mas se fossem assim tão bons não tavam no génova ou no gil.Em relação ao rui fonte,penso que a alcunha el nino diz muita coisa.É o ponta de lança da futura selecção portuguesa,tal como o manuel coelho que foi para o inter"

1) Não me passa pela cabeça afirmar que um miudo de 16 anos é o futuro Nº9 da seleção portuguesa.

2) Também o Ronaldo e o Bruno Matias com aquela idade eram vistos como Nº9 mas À medida que avancaram pelo sector de formação forma encostados á linha e tornaram-se extremos e o RF se calhar vai lhe acontecer o mesmo.

O Arsenal também não aposta em Nº9, à excepção do Adebayor o AW prefere jogadores como Henry, RVP e Reyes na frente de ataque. O modelo de jogo do arsenal é criado á volta de jogadores que consiguam impirmir um ritmo de jogo altissimo, com constantes trocas de bola rápida e escapar ao pressing adversário jogando em toda a largura do terreno com avançados muito rápidos.

O modelo de jogo do Wenger é simples, utiliza um regista recuado em Fabregas para pautar o jogo a partir do seu meio-campo e alas velocissimos como Ljungberg para alargarem o jogo fazendo com que o adver´sario coloque muitos hoems na linha de meio campo para fazer pressing e quando o adversário subir demasiado enfraquecendo a sua defesa o Ljungberg, Henry, RVp rompem pelos flancos e recebem a bola de Fabregas ou Rosicky para partirem para cima de uma defesa disposicionada.

Não posso comparar o Rui Fonte com o Diogo Tavares. O DT tem 19 e é o producto quase acabado e é claramente um Nº9 com caracteristicas de homem de área enquanto o RF é um miudo de 16 anos que nem sequer jogava muito como Juvenil de 1º ano. O Simão Coutinho é um grande defesa central e se tivesse ficado quase de certeza seria o par de DC3.

Lá por o DT e Tiago Pires estarem no Genova não quer dizer nada. O Edson Rolando da Silva Souza estava no PSV, o Filipe Oliveira no Chelsea, o Sérgio Pinto Shalke 04, Sérgio Leite no Charlton, Paulo Costa no Bordeaux etc, isso muitas vezes não quer dizer nada.

Parece que o Génova está a jogar bem na Serie B e tem hipóteses de subir, a ver vamos.

André

 
At 18:37, Anonymous Anónimo said...

Quem é o tiago pires?
já agora,o que achas do ricardo nogueira,do rui lopes,do andre pires,do vivaldo,do cacito,do adrien e do bruno matias?O allison é tão genial como dizem?desculpa chatear-te mas realmente tu es a minha principal fonte de informaçao nesta area

 
At 19:23, Blogger ACF said...

"Quem é o tiago pires?
já agora,o que achas do ricardo nogueira,do rui lopes,do andre pires,do vivaldo,do cacito,do adrien e do bruno matias?O allison é tão genial como dizem?desculpa chatear-te mas realmente tu es a minha principal fonte de informaçao nesta area"

O Tiago Pires (02/01/1987) é defesa central, o ano passado era junior de 2º ano e saiu durante o Verão e foi juntar-se ao Diogo Tavres na Genova.
A dupla de centrais dos juniores em 05/06 era o Daniel Carriço e Paulo Renato (Real Sport Massamá). O Tiago Pires era opção e atrás dele estava o Simão Coutinho.

O Tiago é fisicamente maior que o Carriço ou Marco Lança (aliás o Coutinho também é maior) mas tecnicamente não estava ao nivel dos outros embora fosse bastante forte no aspecto fisico. Não é uma grande perda, jogou 18 jogos (17 a titular). O Coutinho esse sim tinha qualidade para fazer a diferença.

O Ricardo Nogueira herdou a posição Nº9 do Diogo Tavares mas é um jogador completamente diferente e comparar é injusto, o Diogo era alto, forte, bom cabeceador, raçudo, o Ricardo é mais pequeno, menos forte, técnicamente mais evoluido e descai muito para os flancos (em particular o direito), não pressiona tanto mas tem talento apesar de não ser o "tanque" que todos queriam ver substitutir o DT. O sistema continua a ser 4-3-3 mas o modelo de jogo é diferente com o RN na frente, há mais "trafego" nas alas e menos presença na área.

O Rui Lopes creio que nunca o vi jogar um jogo completo porque eu não vi muitos jogos de juvenis (nunca vi um do principio ao fim). Já foi capitão dos sub-16 e tem contrato de formação até 2009.

Sinceramente não sou grande apreciador do André Pires ou Yannick Pupo. Prefiro o João Gonçalves, técnicamente é tão dotado como os outro e tem a particularidade de ser mais rápido, só não lhe peçam para defender senão só sai merda.

O Vivaldo Arrais estranhamente não tem jogado quase nada, é um extremo bastante rápido que tem um pé esquerdo bom mas o Professor tem escolhido sempre o Alison e Paim e quando precisa refrescar as alas escolhe o Bruno Matias ou até mesmo o André Cacito.

O André Cacito apesar dos seus 17 aninhos já tem um corpo de meter respeito, não é muito alto mas tem uma fisionomia interessante com ombros largos e quadriceps fortes, pressiona bastante e fisicamente é forte, não sei se será bom cabeceador mas acredito que se o Ricardo Nogueira vacilar este Junior de 1º ano será uma opção interessante para o centro do ataque, nota-se uma grande diferença em termos de pressing quando o Cacito entra em campo.

O Adrien Silva é um jogador que não engana, tem mesmo muita qualidade, acima de tudo tem aquilo que faz a grande diferença, tem personalidade, é tranquilo, confiante, muito seguro das suas qualidades e com uma maturidade acima do normal. Faz lembrar o Moutinho e acredito que tanto o Adrien como o Diogo Amado podem bem ser os "herdeiros" do Moutinho. O Adrien pode jogar a trinco ou a interior-direito mas se necessário pode ser um Nº10 e até já o vi jogar encostado á linha. Por mim seria titular apesar da sua juventude, apostaria nele, no João Martins e o João Gonçalves para trio do meio-campo.

O Bruno Matias até agora ainda não me convenceu a Junior, ele é capaz de ser daqueles que só consegue pegar no jogo se jogar de inicio. Ele é canhoto mas tem jogado a extremo-direito, esquerdo ou até mesmo como Nº9. Para mim o Bruno é mais um Avançado-Esquerdo (em vez de Avançado-Centro) ou seja um 2º ponta de lança que joga atrás (descaido para a esquerda) do ponta de lança principal. Seria um jogador ideal para jogar num 4-3-3 com uma frente de ataque compacta (sem extremos) com 1 ponta-de lança e 2 avançados nas suas costas mas para esse sistema funcionar seria necessário 3 unidades de contenção nas suas costas. Não acredito muito no BM como ponta de lança (não é muito alto e não tem grande timing na recepção de jogo aéreo) e acho que é demasiado pesado para jogar encostado ao flanco, como 2º ponta-de-lança e descair para a esquerda talvez encontre o seu espaço.

O Alison até agora não me convence, técnicamente é muito bom mas não é muito rápido, sinceramente acho que o Alison e o Paim são demasiadamente parecidos no sentido que técnicamente são fortes mas nenhum dos 2 atléticament é um fenomeno e nenhum dos 2 é muito agressivo. O ano passado um dos extremos era o David Caiado e o outro era o Bruno Pereirinha e eram mais dissimilares e tendo caracteristicas diferentes eram capazes de se complementar. O Paim e Alison quando trocam de flanco essencialmente não se nota a diferença porque são semelhantes e os seus marcadores não têm que se adaptar a algo radicalmente diferente.

O Sporting a jogar com Paim, Nogueira e Alison na frente tem 3 unidades que não pressionam muito e apenas o Alison tem capacidade de resistir ao tackle. Inserir o Vivaldo Arrais numa das alas era capaz de ser interessante para adicionar velocidade ao ataque do Sporting em vez de ser só técnica.

Já agora aproveito para dizer que para mim o melhor jogador dos Juniores até agora é o João Martins. Gosto muito do João Gonçalves e gostava de o ver jogar como organizador da equipa e o Marco Lança e Daniel Carriço complementam-se muito bem no eixo defensivo, o Rui Patricio vale pontos é um keeper que faz mesmo a diferença.

André

 
At 20:05, Anonymous Anónimo said...

Excelente mais uma vez andré.O diogo amado pensava que era daquela dream team de putos que incluia o cedric soares,o anthony vieira e o ion.

 
At 20:48, Blogger ACF said...

O Ion Ponde creio que ainda está no Olhanense e em 2007/08 vai ser Inicidado de 1º ano na Academia.

O Diogo Amado é Juvenil de 2º ano e é o Capitão dos Juvenis.

O Credic Soares é juvenil de 1º ano e mesmo assim hoje jogou 30 minutos contra o Benfas.

O Anthony Vieira não sei onde anda. Lembro-me que foi campeão de iniciados o ano passado.

André

 
At 21:08, Anonymous Anónimo said...

ouvi dizer que tinha vindo um fenomeno de 12 anos do feirense,se nao me engano,com a alcunha de pena.Sabes alguma coisa disso?

 
At 21:34, Blogger ACF said...

Sim, é verdade, o Pena veio do Feirense para o SPorting em Junho (se não estou em erro), creio que é avançado.

Veio uma breve reportagem sobre isso no jornal Record e eu até perguntei ao Presidente do Feirense se era verdade e ele confirmou.

Se ele é um fenomeno ou não não faço a minima ideia pois nunca o vi jogar. de qualquer modo fenomenos de 12 anos interessam muito pouco, eu quero é fenomenos de 17 e 18 anos. Ser craque aos 12 para ser banal 5 ou 6 anos depois nada interessa. Prefiro ter Juniores bons a ter Iniciados fora de série. A gente não se pode entusiasarmar demasiado com jogadores dessa idade porque o corpo muda muito durante a puberdade e muitos se perdem nessa transição.

É preciso ter muita calma em relação aos Ion Pondes, Penas, Altair Jrs, etc pois até agora não fizeram NADA.

18 meses atrás também diziam que o Alison era mais rápido que o Robinho, depois era o Paim que era outro Ronaldo, depois o Ronny era outro Roberto Carlos, depois querem comparar o Carriço com o Ricardo Carvalho, etc.

O Hélio Roque e Diogo Tavres eram autênticos goleadores nas camadas jovens e a gente bem vê onde eles estão agora.

André

 
At 22:30, Anonymous Anónimo said...

Esse Altair Jr. era o tal filho duma empregada do sporting?
Ele está em que categoria?

 
At 22:35, Blogger ACF said...

É Iniciado de 1º ano, a fotografia dele está disponível no artigo sobre o plantel de Iniciados.

André

 

Enviar um comentário

<< Home