Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Convocatória Sub-21




Guarda-redes:

Paulo Ribeiro
(FC Porto).
Ricardo Batista (Fulham).

Defesas:

José Semedo (Sporting).
João Pereira (Gil Vicente).
Amoreirinha (E. Amadora).
Rolando (Belenenses).
Antunes (P. Ferreira).
Manuel da Costa (PSV).

Médios:

Miguel Veloso (Sporting).
João Moutinho
(Sporting).
Ruben Amorim (Belenenses).
Paulo Machado (FC Porto).
Ivanildo (FC Porto).
Hélder Barbosa (FC Porto).
Filipe Oliveira (Marítimo) .
Julien (V. Setúbal).
Manuel Fernandes (Portsmouth).
Sérgio Organista (Pontevedra).

Avançados:

Yannick
(Sporting). Varela (Sporting).
Ricardo Vaz Té (Bolton Wanderers).
João Moreira (Valência).

É impressionante como o Cícero (Dínamo de Moscovo) desapareceu completamente do "radar" dos selecionadores. Eu 2 anos atrás olhava para o Cícero, Ricardo Vaz Té e João Moreira e ficava a pensar que maravilhoso leque de pontas de lança os Sub-21 iriam ter em breve e agora vejo o Ex-Bracarense esquecido na Russia.

Felizmente o Diogo Valente já nem é convocado. Sinceramente acredito que o Rui Patricio aos 18 anos já tinha lugar neste lote de jogadores. O defesa central Antunes é promovido dos Sub-20 aos Sub-21 mas é algo curioso como o Tiago Valente que também é do Paços de Ferreira e em 05/06 foi titular indiscutivel no Gondomar e nunca mais é chamado nem sequer para aquilatar a sua qualidade.



André

8 Comments:

At 18:01, Anonymous Anónimo said...

Concordo contigo acerca do Cícero. É um avançado com predicados mto raros em Portugal (é brutalmente possante...à imagem de Jimmy F. Hasselbaink), e que fez um torneio de Toulon há 2 anos mto bom. Mas isto já não é caso único! O Édson (outra raridade de ponta de lança que já passou pelo PSV e Tottenham) também fez um torneio de Toulon mto bom há 3 anos...e como prémio teve o total esquecimento do seleccionadores. Até o Danny, desde que se transferiu para a Sibéria, desapareceu. Quando era jogador do SCP era presença "obrigatória"...

Mas a ausência mais estranha é a do Vieirinha. Enfim, é a FPF no seu melhor...o exemplo vem de cima (Scolari e as suas anedóticas convocatórias) e não ha-de ser o Couceiro a fazer melhor!

Finalmente, o Antunes é def. esq., aliás, foi ele que encostou o André Marques ao banco (e muito bem) no último europeu de S-19.

 
At 20:23, Blogger ACF said...

O Edson Rolando da Silva Souza? Creio que anda pelo Egipto depois de ter passado pelo Tottenham e PSV. Era um jogador interessante sem dúvida embora não me parece que fosse ponta de lança puro.

O Danny era trapalhão até dizer chega mas parece que na Rússia é dos melhores jogadores da equipa.

André

 
At 23:47, Anonymous Anónimo said...

O Edson foi contratado este ano pelo Estrela da Amadora, mas foi dispensado 3 semanas depois...se juntarmos isso as dispensas que teve por todos os clubes por onde passou, temos um bom indicador do seu real valor..
Em relação ao Cícero, creio que deve sempre ser equacionado a valia técnica dos jogadores..e aí não duvido que ele é inferior a todos os outros convocados.
Em relação ao Vieirinha, foi substituido pelo Helder Barbosa, que tem jogado sempre que está apto...Se ele quer ser chamado, tem de jogar! É simples..
João

 
At 01:08, Anonymous Anónimo said...

Não, não é simples. Não me consta que o Ivanildo tenha jogado muito mais na União...ou o Antunes no P. Ferreira...

O Édson foi, de facto, contratado pelo Estrela que, a seguir, o dispensou. Mais um episódio recambulesco do futebol português, pois se bem me recordo TODA a imprensa foi unânime em afirmar que o Édson foi o jogador que mais se destacou na pré-época estrelista. Ou seja, por qualquer motivo obscuro o Estrela dispensou o seu melhor avançado...da mesma forma que dispensou o seu melhor defesa (Santamaria). Não sou um defensor do Édson pois dele só vi os jogos que fez em Toulon e um jogo em que ainda jogava pelos juvenis do SLB. É um jogador com boas características...e numa posição que não abunda em Portugal. Por isso mesmo, estranho este seu "esquecimento". Se alguma coisa serve a selecção de S-21...é para testar se determinados jogadores terão, ou não, potencial para um dia se afirmarem no escalão principal. Quanto ao ter falhado no Tottenham e PSV...também o Postiga veio de lá recambiado...ou o Filipe Oliveira do Chelsea. Não me consta que tenha sido por isso que deixassem de constar do livro de apontamentos dos seleccionadores nacionais.
Se o Cícero é ou não evoluido tecnicamente...pouco importa. Desde que cumpra com o seu papel (marcar golos) já me dava por (muito) satisfeito.
Por fim, só dei o exemplo do Danny por achar paradigmático. Enquanto jogador do SCP era convocado...e até titular. Mal põe o pézinho fora de Portugal...nem convocado é!

 
At 04:04, Anonymous Anónimo said...

Continuo sem perceber como é que depois de tudo o que se passou algumas pessoas ainda consideram anedóticas as convocatórias do Scolari...Não é preciso ser-se muito inteligente para as perceber. Scolari não convoca os melhores, convoca os jogadores certos! Convoca quem tem capacidade para fazer um bom trabalho segundo os seus parametros. Convoca aqueles que lhe dão confiança. Convoca quem quer e muito bem! Acho que são as convocatórias "anedóticas" dele que nos têm dado muitas alegrias... Já provou que sabe o que faz, então deixem-no em paz.

 
At 10:15, Blogger ACF said...

João, não sabia que o Edson tinha passado pelo Estrela, ele deve ter 22 anos agora. Quanto ao Vieirinha neste momento não está a jogar muito portanto entendo que não seja chamado. O mesmo posso dizer do Quaresma nos AA que indubitavelmente devia ter sido chamado em Maio para o Mundial mas desde que Julho que não tem estado em grande forma e eu acho que os jogadores devem ser chamados consoante o seu momento de forma e não o seu talento portanto não tenho problemas em ver o Quaresma e Moutinho não serem convocados neste momento.

Quem diria 2 anos atrás qe o Zé António chegaria à seleção antes do Zé Castro.

André

 
At 10:25, Blogger ACF said...

Scolari joga pelo seguro e nos 2 anos que se seguiram o Euro quis manter o grupo coeso sem trazer "outsiders" que pudessem prejudicar a harmonia do grupo mas pós mundial obviamente que teria de remodelar ligeiramente o grupo nos 2 anos seguintes injectando 3 ou 4 jovens.

Gostava de ter visto Quaresma, Moutinho e João Tomás no mundial e óbviamente Tonel no lugar do deplorável Ricardo Costa mas entendi o critério de LFS de querer dar um voto de confiança aos 23 do costume pois assim espera destes 23 que morram em campo para retrinuir a lealdade para com ele e criar o tal espirito de familia que nenhum outsider iria chegar para roubar o lugar a X, Y ou Z.

Quaresma devia ter ido mas agora não merece (mas diga-se que Simão também não merece neste momento e está lá).

Desde o Mundial ele tem apostado em Zé António, Manuel da Costa, Moutinho, Nani, não está nada mal. Gostava de ver Ricardo Vaz Té ter uma hipótese.

Se eu acho que o Baia devia ter sido convocado? Óbviamente, ele desde 2002 até 2005 era indubitavelmente o melhor keeper Português e mesmo que já não seja continua a ser dos 3 melhores e é sempre um elemento de confiança para ter no banco e transmitir a mistica aos mais jovens. Eu não conheço a personalidade de VB e se calhar ai reside o problema.

Começo a ter algumas duvidas sobre Quaresma, é um jovem introvertido e que tem dificuldade em agarrar um lugar de estaca e na seleção já teve 3 oportunidades e nunca convenceu. Precisa de carinho e que lhe transmitam confiança porque tme momentos maus e nem sempre começa bem, falhou no Barça, teve momentos maus no Porto e precisou de muito apoio de Co Adriaanse, Couceiro e Jesualdo que o leveram ao colo até ele recuperar e a verdade é que na seleção ou agarra de vez ou não volta lá porque o Scolari não vai estar com essa paciência de o moldar ou dar confiança que ele recebe no Porto.

André

 
At 10:35, Blogger ACF said...

"O Édson foi, de facto, contratado pelo Estrela que, a seguir, o dispensou. Mais um episódio recambulesco do futebol português, pois se bem me recordo TODA a imprensa foi unânime em afirmar que o Édson foi o jogador que mais se destacou na pré-época estrelista."

Não sabia disso, interessante.

"Por fim, só dei o exemplo do Danny por achar paradigmático. Enquanto jogador do SCP era convocado...e até titular. Mal põe o pézinho fora de Portugal...nem convocado é!"

O Danny no Sporting era péssimo mas também temos que reconhecer que desde que os Sub-21 naquela noite mágica em 2003 em França derrotaram os Sub-21 de Domenech que os Sub-21 desceram muito em qualidade e por isso não me espanta as oportunidades a Danny (que já tem 23 anos). Tinhamos uma equipa com Tiago, Viana, Quaresma, Ronaldo, Postiga, Moreira e nos 3 anos seguintes a equipa perdeu muita qualidade até que este Verão tivemos o Nani, Moutinho e Manuel Fernandes mas esperar que estes 3 levem o XI às costas é pedir demais.
Neste momento com Moutinho, Fernandes, Vaz Té, Barbosa temos uma equipa em crescimento (com um bom treinador) e veremos se Veloso e João Moreira conseguem adicionar algo a este grupo. Acima de tudo temos um treinador melhor. Dava jeito ter um melhor também nos Sub-19.

André

 

Enviar um comentário

<< Home