Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

terça-feira, dezembro 04, 2007

14ª Jornada de Juniores e Juvenis A

Odivelas Futebol Clube 0 - 2 Sporting Clube de Portugal
(Juniores)

Fila de cima: Vivaldo Arrais, Jorge Abreu (sub-Cap), Marco Matias, Vinicius Golas, André Santos (Capitão) e André Filipe Martins.

Fila de baixo: Diogo Rosado, Bruno Matias, Tiago Pedrosa, Wilson Eduardo e Rui Figueiredo.





Odivelas Futebol Clube Vs Sporting Clube de Portugal
14ª Jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19).
Local: Campo Nº 2 do Complexo Desportivo de Odivelas
Data: sábado, 8 de Dezembro às 15:00.

Sporting:
André Martins, Tiago Pedrosa, Jorge Abreu (sub-cap.), Vinícius Golas, Rui Figueiredo, André Santos (Capitão), Marco Matias, Diogo Rosado, Wilson Eduardo, Bruno Matias, Vivaldo Arrais.
Suplentes:
Victor Hugo Golas, Michael Santos, Pedro Mendes, André Renato Martins, Diogo Amado, William Owuso, Diogo Viana.
Mister: Lima
Golos: Vivaldo Reis (1), André Santos (1).


Diogo Rosado

1ª Parte
A superioridade foi evidente...

Numa tarde em que se registou uma boa afluência do público, destaque para as presenças do professor Jean Paul e do Sr. Aurélio Pereira. Sendo Odivelas uma zona do país tradicionalmente benfiquista, foi notório que o Sporting jogava sem o apoio da grande maioria do publico, tal era o rol de ofensas e de pressão colocada quer no Árbitro, quer nos jogadores.
O Sporting jogou num 4-3-3, clássico com o Marco Matias a actuar sobre a direita, Bruno Matias sobre a esquerda e o Wilson como a referencia do ataque da equipa, o meio campo constituído por André Santos como médio mais defensivo, Vivaldo Arrais e Diogo Rosado a actuarem como interiores, direito e esquerdo. A defesa foi composta por Tiago Pedrosa na direita, Rui Figueiredo na esquerda e a fazer dupla de centrais Vinicius Golas e Jorge Abreu, sendo o guarda-redes deste jogo André Martins.
A equipa do Sporting demonstra alguma evolução desde o inicio da época, tendo vários elementos que começam a demonstrar uma evolução mais notória que os seus companheiros. O Sporting dominava e usava um ataque continuado como estratégia para este jogo, o Odivelas usava um sistema de contra-ataque com um avançado muito forte fisicamente, na tentativa de criar dificuldades à defesa leonina.
O Odivelas seria o primeiro a criar perigo num lance que quase daria golo num lance que se desenrola pelo lado esquerdo do campo em que o extremo esquerdo cruza e o nº14 remata à barra, pouco tempo depois o Sporting criaria perigo por intermédio de Diogo Rosado que após passe de Bruno Matias remataria com bastante perigo para uma boa defesa de Pedro Miranda. Os "Leões" continuariam a atacar e o golo apareceria aos 29 minutos por intermédio de Vivaldo Reis que após um passe de Bruno Matias descaído sobre o lado direito, faz um passe para a zona central para uma zona "despovoada" de adversários onde o Vivaldo aparece e faz o 0-1.
O jogo continuou a ser disputado de uma forma algo dura por parte da equipa anfitriã, mas o golo dos "Leões" parecia estar a aparecer a qualquer momento quando Vivaldo num remate manda a bola ao ferro da baliza, o 0-2 aconteceria no final da primeira parte, num momento decisivo, dado que o jogo começava a complicar-se.

Michael Santos, Wilson Eduardo e Pedro Miranda

2ª Parte
O ritmo baixou...

A segunda parte teve um ritmo mais baixo do que a primeira, num jogo que a dureza do adversário contribuiu para o baixar do espectáculo, o melhor lance foi um fora-de-jogo marcado por Bruno Matias, após uma jogada muito bonita em que faz um remate em arco que sobrevoa o guarda-redes adversário e marca golo, anulado por fora-de-jogo. Aos 68 minutos saiu Marco Matias e Vivaldo Arrais e entrou Diogo Viana e Diogo Amado. Viana jogou na direita e Bruno Matias ficou na esquerda. Amado jogou como 6, e Santos e Rosado ficaram à sua frente como médios interiores. Com Amado em campo o Sporting ganhou mais força no meio campo algo que parecia estar a começar a perder, com as substituições o jogo estabilizou, mas o ritmo não se alterou. Aos 74 minutos saiu Diogo Rosado para entrar William Owuso, que veio trazer mais alguma dinâmica à equipa, uma vez que o jovem Diogo Rosado ainda tem períodos em que desaparece do jogo, algo que com a entrada do Owuso fez os "Leões" voltarem a poder ligar o seu meio campo dada a maior frescura física do Owuso.
Nos últimos minutos o ataque do Odivelas aumentou em quantidade, algo que deu a sensação nas bancadas de nos últimos minutos eles poderem vir a diminuir a diferença do Marcador.

Destaques para:

Pedro Miranda, agora a jogar no Odivelas continua a ser o bom guarda-redes que era no Sporting.

Marco Matias, continua a evoluir a muito bom ritmo, acho que a manter esta evolução poderá a vir a ter muito sucesso a nível desportivo.

Cronica by Carlos Martins.


Mister Filipe Ramos, Rui Burgette, Marco Lança e Marco Pinto


Marco Lança:

Qual é o teu nome completo?
O meu nome completo é Marco António Rebelo Lança.

Quais são as tuas características físicas (Altura/Peso/idade/Pé dominante)?
Tenho 19 anos, a minha altura é de cerca de 182, peso cerca de 79 kg e o meu pé dominante é o esquerdo.

Quais foram os clubes em que estiveste antes de vires para o Mafra?
Estive no Sporting, e antes do Sporting estive no Clube Desportivo os Pelezinhos.

Como é que foi o processo que deu origem à tua vinda para o Mafra?
Eu sabia que tinha vários clubes interessados, entre os quais o Mafra, achei que a melhor opção era vir para o Mafra por empréstimo de um ano, visto que quem estava no Mafra na equipa técnica era o Filipe Ramos, que já foi jogador do Sporting, e como é um treinador jovem e aposta nos jovens, portanto achou-se bem eu ser emprestado ao Mafra.

Qual é a tua opinião, sobre seres chamado o "Miguel Veloso de Mafra"?
Isso é tudo uma questão de brincadeira, uma vez que o Miguel é o meu ídolo, como jogo de pé esquerdo, e como ele foi central na sua formação, a alcunha ficou. Eu até na brincadeira faço alguns “truques” dele, então na brincadeira começaram a chamar-me "Miguel Veloso de Mafra".

Quais foram as principais diferenças entre jogar nos juniores e nos seniores?
As principais diferenças são a nível de campeonato, dado que este é um campeonato muito mais competitivo, onde existe mais experiência, e exige muito mais concentração, porque não podemos facilitar tanto como se facilitava no campeonato de juniores. Na formação não nos pressionavam tanto porque eu jogava no Sporting que era uma equipa forte, daí que havia menos complicações para nós os defesas, enquanto que aqui é um campeonato muito mais disputado. As diferenças entre o primeiro classificado e o último são mínimas, a principal diferença é mesmo a pontuação, enquanto nos juniores a vertente da formação é mais importante.

Quais são as características que achas que mais tens apurado desde que saíste da formação?
As principais são o posicionamento. A utilização do físico na disputa de alguns lances é também algo que melhorei em comparação com o que fazia nos juniores.

Quais características achas que ainda tens que evoluir?
Eu acho que tenho de evoluir o meu jogo aéreo, mas como central tenho mesmo de evoluir a todos os níveis, não podemos ficar parados se quisermos evoluir.

A maioria dos jogadores que ocupam posições mais defensivas do terreno, costumam referir que as principais características que precisam de apurar são a nível físico, e em lances divididos. Tens feito algum trabalho especifico a nível de ginásio para te ajudar a ultrapassar essas dificuldades?
Sim tenho, eu no Sporting frequentava bastante o ginásio com uns amigos meus, algo que no Mafra estou a começar a fazer uma vez mais, porque acho que é bastante importante não só para os defesas, mas também para outras posições no campo, trabalhar essa componente que é muito importante no futebol.

Sentes que o Mafra foi a escolha certa nesta altura da tua carreira?
Sim, acho, tenho de confessar que no principio estava bastante apreensivo em relação a isso, visto que era uma cidade longe (de Setúbal) em que não conhecia ninguém, mas como já sabia que o Rui Burguette vinha para aqui, e já conversava com ele, achei que isso poderia ajudar um bocado a adaptação. Para além disso, os colegas, a equipa técnica e os membros da direcção ajudaram na adaptação, quer a nível do clube, quer a nível da cidade, não houve problema nenhum em adaptar-me ao grupo.

O Sporting tem uma equipa de técnicos que trabalha debaixo de ordens do mister Paulo Bento. Costumas ser contactado não só a nível de exibições, mas também qual a experiência que já reuniste, como é que está a tua adaptação e dão-te algum apoio psicológico?
Sim, o gabinete de prospecção por vezes telefona-me, visto ele estar responsável pela relação com os jogadores emprestados, que inclusivamente já vieram ver alguns jogos. Em minha opinião, isso é importante para nos sentirmos motivados para continuar o trabalho, e sabermos que continuamos a ser observados, algo que mostra que estão atentos ao nosso desenvolvimento.

Ainda costumas manter contacto com os teus colegas dos juniores?
Sim, costumo, de uma forma frequentemente com aqueles, com que eu me dava mais, o João Gonçalves, o Daniel Carriço, o Tiago Jorge, o Rui Patrício, o João Martins, sendo que ainda à pouco tempo estivemos juntos, e sempre que podemos ligamos uns para os outros e jantamos juntos. Acho que isso é algo de muito importante e que se deve manter, porque são amizades de muitos anos, e acho que se pode dizer mesmo amizade, uma vez que nos apoiamos uns aos outros sempre que estamos em baixo, algo que é muito importante.

Vocês não têm nenhuma espécie de ritual/reunião em que todos se juntem, para conviverem sem terem de recorrer à informática?
Não temos nenhuma espécie reunião, nós apenas vamos beber um café juntos ou vamos Almoçar ou Jantar em Alcochete, visto que costumamos ir lá, penso que é importante até para sabermos como é que cada um está a trabalhar e a forma de trabalhar de cada clube e assim sabermos com que é que podemos contar no futuro.

Como é que viveste a convocatória para a selecção de sub-20?
Em relação à convocatória, a verdade é que não estava nada há espera. E apenas tinha sido convocado uma vez para um estágio da selecção de sub-18, por isso eu não esperava esta surpresa. O mister Filipe Ramos tinha-me falado, e apoiado em relação a isso, apesar de eu ser sempre o principal responsável, mas acho que o Filipe Ramos tem-me ajudado bastante a evoluir, e a crescer, por isso é também bastante responsável por essa chamada à selecção, e isto é algo importante para mim.

Contas ser chamado mais vezes?
Espero que sim, isso é uma coisa que depende de mim, mas não só. Agora eu vou continuar a trabalhar para que isso aconteça, mas como é obvio também depende das pessoas responsáveis da selecção.

Acreditas que podes vir a ter lugar no plantel do Sporting?
Espero que sim, se não tivesse esperança nisso, não teria motivação suficiente para trabalhar, mas apesar disso não me iludo, porque sei das dificuldades de voltar ao Sporting, daí que se não regressar não é por aí que vou deixar de jogar futebol, nem vou deixar de ter motivação, porque há outros caminhos para chegar ao topo, é nisso que eu penso. Mesmo não chegando ao Sporting, há outros clubes e outras pessoas que acreditam em mim, sem ser no Sporting.

Continuas a estudar?
Acabei o 12º ano, fiz um curso de equivalente a 3 anos, ao secundário de contabilidade, neste momento estou parado, mas penso seriamente em ir para a faculdade para tirar um curso de contabilidade, que é uma área de que eu gosto.

Quer dizer que tens uma vida profissional alternativa ao futebol?
Actualmente, quem jogue futebol não pode pensar só no futebol, porque isto como muita coisa na vida pode ser ingrato, podemos estar bem hoje e mal amanhã, porque o que hoje é verdade amanha é mentira, e os meus colegas no Mafra estão constantemente a incentivar-me para entrar na faculdade, porque são sempre dois caminhos, e quando não tens o caminho A, podes sempre optar pelo B.

Vocês no Sporting são avisados constantemente que são poucos os que conseguem chegar ao plantel sénior?
Sim, nós sabemos disso, isto é o que eu chamo uma pirâmide, enquanto nos iniciados costumam ser cerca de 70 e tal jogadores, chegamos aos juvenis e reduz para 40/50, depois chega-se aos juniores e são cerca de 25, e depois vemos que aos seniores chegam 1/2/3 no máximo por época, e nós sabemos das dificuldades, por isso estamos todos avisados, que a escola, e a formação pessoal é bastante importante e acho que os pais nesse aspecto também têm um papel fundamental.



Marco Pinto:

Qual é o teu nome completo?
Marco António Garcia Pinto.

Quais são as tuas características físicas (Peso/Altura/Idade)?
Tenho cerca de 180, peso na ordem dos 75 kg, e tenho 19 anos de idade.

Qual foi a principal diferença entre os juniores e os seniores que te provocou mais dificuldades?
Os jogadores quando fazem a transição de júnior para sénior têm sempre dificuldades, porque o jogo é muito mais rápido, mais forte, os remates são mais possantes, e por isso o tipo de jogo disputado nos juniores e nos seniores é completamente diferente. Para além disso, como eu jogava no Belenenses tinha sempre mais facilidade em jogar, porque essas equipas grandes não eram tão pressionadas, enquanto que aqui não acontece tanto isso, eles caiem logo sobre a bola. Os jogadores têm mais experiência, devido a já terem mais anos de futebol do que nós nos juniores, e muitos destes jogadores destas equipas seniores já defrontaram grandes clubes, e já estão habituados a isso.

Qual foi o clube em que estiveste antes de vir para o Mafra?
Eu estive no Belenenses na formação, mas treinava sempre com os seniores, visto ser o terceiro dos seniores, e este ano decidiu-se que vinha para aqui na condição de emprestado.

Como é que te sentiste ao saber que tinhas sido convocado para a selecção de sub-20?
Eu tenho vindo sempre ao longo dos anos a ser convocado para as selecções nacionais, mas a selecção de sub-20 é sempre uma convocatória diferente, porque demonstra que o nosso trabalho, e o nosso esforço ao longo dos anos está a ser recompensado.

Como é que achas que tens evoluído?
Eu acho que tenho evoluído bem, mas onde noto que evolui mais é como pessoa, porque vamos crescendo, ficando com mais idade, os nossos colegas mais velhos têm dado bastante apoio, e moral, e graças a deus tenho evoluído bem, e espero que venha a correr ainda melhor.

Acreditas que vais voltar ao Belenenses?
Como é óbvio, acredito que sim, toda a gente que está emprestada a estes clubes normalmente tem como objectivo voltar ao clube onde jogava anteriormente. Se me quiserem vir buscar outra vez, eu vou, dado que o meu objectivo é chegar ao Belenenses, e mostrar a minha qualidade.

Quais são as características que ainda achas que tens que evoluir para poderes regressar?
Sinceramente, eu acho que tenho evoluído em tudo, porque os treinos estão a tornar possível que eu evolua mais. Ttudo o que os treinadores nos ensinam têm tornado possível eu melhorar imenso.

Mas o que é que achas que tens de melhorar?
Eu acho que onde eu tenho de melhorar mais é na emoção, tenho que ter mais calma durante o jogo, e não querer mostrar logo tudo, para que o trabalho não seja feito à pressa e mal.



Rui Burgette:

Qual é o teu nome completo?
Rui Miguens Almada Burguette.

Quais são as tuas características físicas (peso/altura/idade)?
Tenho 19 anos, tenho cerca de 1,80, e estou por volta dos 70 kg.

Qual foi o clube no qual jogas-te antes do Mafra?
Joguei no Estrela da Amadora.

Qual foi a principal diferença entre jogar nos juniores e nos seniores que te custou mais?
Acho que o jogo físico é diferente, é preciso mais maturidade para jogar, mais "choque", essa é a principal razão que leva à grande dificuldade dos jogadores que sobem de juniores para seniores.

Como é que foi o processo que deu origem à tua vinda para o Mafra?
Antes do campeonato nacional de juniores ter acabado, já tinham falado comigo, e sabia que havia interesse da parte do Mafra. Eu também tinha interesse em vir, porque já sabia que o Estrela em principio não ia ficar com ninguém, e a partir do momento em que tive essas certezas, não tive problemas nenhuns em vir para aqui.

O facto de o jogo ser muito mais físico obriga a que exista trabalho especifico na vertente física?
Não, não digo trabalho específico, mas a adaptação é sempre mais complicada, porque existe um jogo diferente nos juniores, que depois quando chegamos aos seniores é um bocado difícil a adaptação.

Existem muitas criticas da ausência de competição na formação. Sentiste essa dificuldade?
Não, nada, acho que apesar de não estar a jogar como desejava, acho que não há problema nenhum, o mister tem aqui muitos jovens a jogar, e acho que não há problema nenhum, aliás somos um plantel muito jovem.

Sentiste dificuldades na integração deste plantel?
Não, tudo pessoas muito sociais, não há problema nenhum em adaptação. Em outros clubes não sei, mas tenho amigos meus que estão noutros clubes, e felizmente também estão bem, mas acho que isso também depende de cada pessoa.

Como é que achas que tens evoluído?
Acho que tenho evoluído, não tenho jogado muito, mas nos treinos dou sempre o máximo para evoluir sempre.

Achas que vais conseguir chegar em breve a um clube da Bwin Liga?
Era o meu sonho, é o meu objectivo é chegar a um clube da primeira liga, mas agora estou no Mafra, quero é ganhar aqui o meu lugar, ganhar o meu espaço para poder mostrar às pessoas que tenho valor.

Texto by Carlos Martins e André Figueiredo.




Mister Filipe Ramos


O Mafra ocupa neste momento a quarta posição da II Divisão Série D, sendo esta equipa liderada pelo Mister Filipe Ramos, campeão do mundo em Riade em 1989 com o Professor Carlos Queiróz.

O Mafra ocupa neste momento a quarta posição do campeonato. Quais são as reais ambições da sua equipa?
Este ano na primeira fase o nosso objectivo é ficarmos nos seis primeiros lugares, que é para depois podermos disputar a subida de divisão, mas como o Mafra, quase todas as equipas têm essa intenção, visto que este campeonato está muito competitivo, e está dividido em duas fases. A primeira fase quando acaba o campeonato as 6 primeiras equipas vão disputar uma espécie de "pull" para lutarem para subir, e as outras 8, salvo erro, para disputar outra "pull" para a descida de divisão, por isso nós temos de ficar nos 6 primeiros, esse é o nosso objectivo principal na primeira fase do Mafra.

Que clubes considera serem os principais candidatos à subida de divisão?
Actualmente, até agora o melhor clube tem sido o Moscavide, vai à frente e só tem uma derrota, veio aqui vencer por um a zero, penso que foi a equipa mais forte com que nós jogámos, mas não sei se já reparou, mas aí até à 10ª ou 11ª jornada todas as equipas estão separadas por poucos pontos, uma vitória e uma derrota pode equilibrar tudo, por isso vai ser uma disputa muito renhida até ao final do campeonato, e há muitas equipas com a mesma ambição que o Mafra.

Quais considera os pontos fortes e os pontos fracos do Mafra?
Os pontos fortes são claramente a organização da equipa que nós temos, somos uma equipa que não sofre muitos golos, penso que defendemos bem, e os pontos fracos têm sido alguns momentos nos quais nós temos estado desatentos e temos sofrido golos nos momentos cruciais que depois vêm a decidir esses mesmos jogos. Penso que outra pecha da nossa equipa em alguns momentos cruciais do jogo tem sido não ter feito golos. Eu dou o exemplo do jogo contra o Évora que nós estivemos a vencer até aos 93 e só fizemos o segundo golo aos 93 e podíamos ter feito antes, embora o Évora tenha tido uma excelente postura, e até foi das equipas que melhor futebol praticou contra nós.

A transição de júnior para sénior é a transição que normalmente apresenta maiores dificuldades na adaptação dos jovens. Quais são as principais dificuldades de forma geral, na adaptação dos jovens a este novo escalão?
É a passagem do futebol juvenil para o futebol sénior, os mais jovens por vezes sentem algumas dificuldades, especialmente por causa dos jogadores muito mais experientes que agora têm de enfrentar, jogadores que já têm alguns anos destas divisões, ou de outras, e é preciso dar tempo aos miúdos, acreditar neles e irem evoluindo devagarinho, que é o caso que nós temos aqui dois ou três miúdos que têm jogado algumas vezes e outras vezes não jogam por opção, mas penso que vêm a ser bons jogadores, e penso que temos de acreditar neles e colocá-los a jogar, acarinhá-los e explicar-lhes a eles que não podem ter medo de falhar, porque é importante falhar nesta fase da carreira deles, para se poderem tornar jogadores. Essa acho que é a principal razão, eles também continuarem a trabalhar, a serem dedicados, e a levarem isto a sério.

Muitas vezes acontece que vemos jogadores que estão emprestados a clubes de escalões inferiores e que passado um ano são figuras principais do Sporting. Qual a razão que pensa que está por detrás deste factor?
São várias, primeiro há jogadores que se adaptam a uns modelos de jogo e não a outros. Depois o plantel onde se inserem se calhar na posição deles já há jogadores que para o treinador desempenham melhor essa função. Por fim, o acreditar também dos treinadores nesses miúdos, têm que jogar, têm que acreditar que têm valor, que conseguem demonstrar as suas qualidades, e manter um rendimento uniforme.

Quer dizer que considera ser mais fácil apostar em jovens numa equipa como o Sporting do que em equipas de escalões secundários?
Não, são opções. Os jogadores jovens que o Sporting tem, têm muita qualidade. O Miguel Veloso já jogou no Moscavide, mas na época que fez no Moscavide já tinha mostrado que tem muito valor e depois o Paulo Bento acreditou nele e desde então ele tem tido um excelente desempenho. São miúdos de muita qualidade, o Sporting sempre teve boa formação, por isso aposta fortemente na suas camadas jovens. Isso tem estado em evidência, temos o exemplo do Nani e do Ronaldo, são dois exemplos flagrantes e recentes de excelentes jogadores que saíram da academia do Sporting.

Você foi campeão do mundo em Riade com o professor Carlos Queiróz em 1989. Com base nessa sua experiência, como é que vê o actual estado de evolução que atravessa o Marco Lança, o Marco Pinto e o Rui Burguete?
O Lança e o Marco Pinto são dois miúdos que têm sido convocados, o Lança foi a primeira vez agora, o Marco Pinto tem sido convocado regularmente à selecção. Penso que são dois miúdos que podem chegar ao mais alto nível, não quer dizer que venham a jogar em clubes grandes, porque isso é sempre muito subjectivo, mas podem jogar em clubes com maior visibilidade que o Mafra. Acho que sim, acho que o Lança pode vir a ser um dos bons centrais. É esquerdino, não há muitos centrais esquerdinos e é um miúdo que se coloca muito bem em campo. O Marco Pinto é um jogador que já ia à selecção antes de vir para o Mafra, ele no Belenenses já ia à selecção e tem que dar continuidade a isso. O Burguete tem ido à selecção distrital de Lisboa, e é aqui do conselho, acredito que pode fazer carreira.

Como é que viu a recente convocatória do Marco Lança e do Marco Pinto à selecção?
Satisfeitíssimo, o Marco Lança é a primeira vez que foi convocado e como treinador fico muito orgulhoso por eles terem ido, agora tudo depende deles e eles sabem que têm qualidade, mas eles sabem que têm de manter o nível exibicional, tanto aqui, como na selecção, como nos treinos e serem cada vez, mais responsáveis, porque cada vez tem mais responsabilidade.

Durante a entrevista disse que o Marco Lança era um esquerdino com algum futuro. Qual acha que pode vir a ser o seu futuro no panorama do futebol nacional?
Essa é uma pergunta difícil, eu espero que ele venha a ser um bom jogador, ele já é um bom jogador, só que desejo que venha a ser um jogador com outra visibilidade, agora tudo depende também da evolução dele. Por acaso como miúdo é um miúdo excepcional, é um miúdo que treina bem, concentrado e muito bem colocado no campo. É um miúdo que teve boa formação no Sporting, tem uma excelente formação, tem vindo a evoluir, tem jogado alguns jogos aqui no Mafra, e vai continuar a jogar porque o campeonato é longo e de certeza que vai ter mais oportunidades para se mostrar. Espero que tenha sorte e que seja feliz, agora ele também tem que ter vontade própria para crescer e evoluir todos os dias, e eu acredito que isso vai acontecer. Ele tem qualidade para jogar ao mais alto nível, não quer dizer que jogue sempre em excelente clubes, mas pode jogar num clube com maior visibilidade que o Mafra.

Quais são os aspectos que considera que o Marco Lança tem ainda que evoluir no seu jogo?
Primeiro vou dizer os bons, ele tem uma coisa muito positiva, coloca-se muito bem dentro de campo, visto que teve bons formadores, o Sporting forma bons miúdos e a sua colocação em campo é excelente, coloca-se muito bem e como eu já disse é um central esquerdino o que é algo raro. Já vi que frente a algumas equipas, eles proporciona ao Mafra qualidade extra sobre o lado esquerdo porque é esquerdino, e depois a sua concentração, tem que estar atento durante os 90 minutos, tem que estar sempre bem colocado visto ser o ponto forte dele. Não é muito forte no jogo aéreo, também porque não é muito alto para um central, mas tem que compensar isso com velocidade na antecipação de alguns lances, e acima de tudo tem que apostar naquilo onde ele é forte, ou seja na colocação em campo. Nas saídas para o jogo, a colocação nas diagonais com a bola nos pés são alguns aspectos nos quais ainda falha algumas vezes, mas é uma questão de treino, e ele terá que estar atento e vai ter que querer evoluir.

O Marco é aposta para central ou também para lateral esquerdo ou médio defensivo, visto ter jogado ter sempre jogado a lateral esquerdo até há dois anos atrás?
Como médio defensivo nunca foi aposta, agora quero lhe dizer que houve um jogo em que o Lança entrou como defesa esquerdo, na parte final do jogo com o Operário. O Lança entrou para defesa esquerdo, ele já me tinha dito que tinha sido defesa esquerdo na formação, ou quase toda a formação dele, e depois por algum motivo ficou como central. Eu acho que ele joga melhor como central, ele como lateral defende bem, mas não é um jogador que proporcione muita profundidade à equipa. Mas, por vezes poderão haver alguns jogos nos quais jogue adaptado a essa posição, e ele pode jogar claramente a defesa esquerdo, é uma das opções. Agora tem jogado e tem jogado bem como central, ele no domingo jogou muito bem em Juventude de Évora.

O Sporting tem uma equipa de técnicos que trabalham sobre as ordens de Paulo Bento, com o fim de reunir informações sobre os atletas que estão emprestados. Com que frequência é contactado?
Com alguma, quero lhe dizer que fico extremamente satisfeito, porque eu acho que no meu tempo em que estive no Sporting os miúdos não tinham este acompanhamento e esta dedicação por parte do Sporting em saber como é que estavam. Eles costumam vir ver a evolução dos miúdos em alguns jogos, não estou a dizer só do Marco Lança, mas sei que também costumam observar alguns jogos de outros miúdos que estão emprestados a outros clubes (*) e fico satisfeito, até ao nível da motivação, os miúdos sentem-se extremamente acarinhados e motivados por saberem que o clube com o qual ainda têm contrato tem a preocupação de se manter a par do seu progresso. Agora, eles também sabem que há poucos jogadores que conseguem chegar ao topo, como é obvio e não podemos esconder isso, são poucos aqueles que vão chegar à equipa do Sporting, mas alguns têm possibilidades, e se for um deles tem de aproveitar essa oportunidade.

(* quando o Mafra joga contra o Moscavide, Atlético, Estoril, Real, etc)

De que forma é contactado? Quais são os moldes/essência dos contactos?
São por telefone, por informação que pedem do Lança, já fui contactado umas vezes.

O Sporting é o clube que actualmente lidera a formação nacional. Acha que de uma forma geral, esses atletas estão num patamar evolutivo mais avançado que os jovens de outros clubes, de uma forma geral?
Em relação aos que estão aqui no Mafra, os miúdos vêm muito bem formados. O Lança é um miúdo que veio muito bem formado a nível de posicionamento dentro de campo, aspecto no qual ele é fortíssimo porque teve uma boa formação. Agora, também não temos muitos miúdos emprestados de outros clubes, o Marco Pinto é guarda -redes, é um lugar especifico, e também não sou a pessoa indicada para lhe dizer sobre isso, temos o Luís Ferreira que para além de ser jogador trata da parte dos guarda-redes e o Chiquinho (Chiquinho Carlos, ex-SLB) também. Vejo que o Marco Pinto é um miúdo preocupado, e bem colocado dentro de campo.
Em relação ao Burguete, quero lhe dizer que foi uma agradável surpresa porque ele veio como defesa esquerdo, ele veio do Estrela da Amadora, e o treinador que ele teve que por acaso é meu amigo, o Fonseca, e o Rui veio bem formado. É preciso ter em conta que nós já temos um bom defesa esquerdo, e por opção o Rui tem jogado menos, mas o miúdo tem sempre a preocupação de estar bem colocado em campo, e possui os bons princípios que lhe ensinaram na formação.
Agora o que eu acho é que em relação aos miúdos do Sporting, é que claramente o campeonato de juniores para a evolução deles para os seniores é só na fase final que o Sporting é posto à prova e que os seus miúdos têm uma real chance de poderem evoluir, acho que os miúdos do Sporting são claramente melhores que os outros, até pela prospecção e triagem que é feita pelo estrutura existente no clube. A nível do campeonato na 1ª fase, o Sporting tem cerca de 6/7 jogos difíceis durante um ano, sendo que a maioria deles são na fase final. Mas que vêm bem formados vêm, eu quero salientar isso, para além de virem bem formados como bons jogadores, vêm também bem formados como homens, são miúdos interessados, miúdos preocupados com o treino, com as regras que os clubes impõem, e naturalmente isso é algo que me deixa satisfeito.

O Sporting costuma emprestar os seus jovens a clubes com treinadores com passagens pelo Sporting ou então conhecidos Sportinguistas. Considera isso uma boa forma de transmitir a mística do clube?
Se calhar, nós no ano passado não tivemos nenhum jogador, este ano conseguimos ter o Lança, não conseguimos ter outros até porque isso tem haver com a estrutura do clube.

Será que se pode saber quais é que queriam?
Nós queríamos o Daniel Carriço, mas acho que ele optou bem, ele tinha melhor mercado que outros jogadores, naturalmente quando teve a oportunidade de ir para o Mafra, ou para o Estrela optou por uma equipa de maior visibilidade. Pelo que li nos jornais, depois acabou por ir para o Olhanense o que talvez tenha sido boa escolha para ele, porque tem mais oportunidades de competir regularmente do que se calhar teria no Estrela este ano, e eu acho que os miúdos nesta fase precisam claramente de competir para poder haver evolução.

Mas chegaram a iniciar contactos por ele?
Nós com o Carriço chegámos a falar, agora eu nunca falei directamente com o Carriço, porque o Sporting disse que era muito difícil, aliás disse ao nosso director que era muito difícil conseguir o empréstimo Carriço. É evidente que se eu fosse o Carriço e se me dessem a escolher entre o Mafra ou o Olhanense é obvio que escolhia em princípio por aquele que tinha mais visibilidade, e neste caso foi o que ele escolheu. O Sporting todos os anos tem sempre alguns miúdos com muita qualidade que não ficam no plantel principal, e é bom para eles rodarem nestes clubes que acima de tudo lhes possam dar oportunidade para jogar com regularidade.

Acha que o Sporting apesar de ter lançado vários jovens, continua a desperdiçar alguns talentos?
Isso vai ser sempre assim, nem todos vão conseguir chegar à primeira equipa, é uma questão de oportunidade, é também uma questão de sorte, uma questão de na altura certa os treinadores apostarem neles ou não, mas é indiscutível que eles têm feito um excelente trabalho na formação.

O futebol português actualmente está numa fase de aparente investimento na formação, com a entrada do Benfica e do Porto em projectos de formação o futebol português parece estar a ganhar uma nova dinâmica. Como é que vê esta nova realidade, e quais são as oportunidades que considera que podem surgir para o futebol português?
Eu fico extremamente contente que os clubes grandes apostem claramente na formação e tenho pena que alguns clubes não estejam estruturados para apostar mais na formação, porque se você analisar o nosso campeonato, na minha opinião, há excesso de jogadores estrangeiros, não quer dizer que alguns não tenham qualidade, têm de certeza e esses fazem bem em vir para o nosso campeonato, até para o tornar mais competitivo e assim nos possam ajudar a evoluir, mas, também existem outros de qualidade algo duvidosa. Penso é que há muitos e bons jogadores portugueses, até mesmo nestas divisões inferiores, não falo só do Mafra, falo das outras equipas onde aparecem com regularidade jogadores que têm qualidade para jogar noutras divisões, se calhar era melhor menos um, dois, três ou quatro estrangeiros que estariam no nosso futebol, porque a igualdade é uma questão de oportunidade para que os miúdos possam demonstrar o seu valor.

Actualmente fala-se um bocado da falta de regulamentação a nível do futebol secundário e também do futebol principal, mas falando agora do secundário, achas que uma maior regulamentação como tem vindo a ser defendido tais como a instalação de uma cota na aposta de jovens formados a nível nacional, não só portugueses, mas sim todos os formados nos clubes nacionais viria a aumentar a qualidade do futebol português?
É uma questão de imporem essa regra, e depois ver passados uns anos será possível fazer essa análise, agora também acho que as pessoas já começaram também a acreditar mais na formação portuguesa, o futebol português não vive verdadeiramente com muito dinheiro para poderem ir buscar os melhores jogadores portugueses, por isso talvez a qualidade que vêm para cá é duvidosa. Penso que os clubes também começaram a evoluir nesse aspecto, a apostar também mais nos jogadores portugueses, até em alguns emprestados, e só assim é que se verá daqui por uns anos em retrospectiva se vamos ter bons jogadores novamente, aliás nas selecções temos feitos bons campeonatos em todas as selecções e temos tido bons jogadores.

Qual é que pensa ser a razão principal que leva a que a maioria dos jovens com talento não apareçam também em clubes mais modestos não só nos 3 grandes?
É muito difícil, eu falo aqui do Mafra, eu também apostaria na formação, e têm feito bom trabalho a nível da formação aqui no conselho, mas quando aparecem jogadores com alguma qualidade, os clubes maiores, tais como o Benfica, Sporting ou o Belenenses, os clubes mais perto, aqui de Lisboa vêm aqui buscar esses miúdos. É evidente que depois eles serão bem formados, se calhar vão ter acesso a outras oportunidades, mas é assim que funciona, é muito difícil estes clubes ditos menores conseguirem ficar com os seus melhores miúdos desde as camadas jovens até aos seniores.

Quer dizer que consideram-se um bocado desprotegidos nesse aspecto?
Não sei se é desprotegido, é se calhar a lei do mercado, eu também me lembro do meu tempo, eu comecei na Ericeira, depois fui para o Torreense, e depois acabei felizmente por ir para o Sporting. Se a prospecção for bem feita, os melhores jogadores vão sempre parar aos melhores clubes.

Qual foi o melhor momento da sua carreira?
Tive alguns muito bons, mas claramente o melhor foi ter sido campeão do mundo, até porque fomos os primeiros, tínhamos se calhar pouca visibilidade, e era difícil na altura alguém acreditar que Portugal podia ganhar alguma coisa. Outro momento foi ter ganho a Taça de Portugal frente ao Marítimo pelo Sporting, eu infelizmente nunca fui campeão no Sporting, só ganhei uma Taça e uma Super-Taça, por isso é com alguma mágoa que não tenho muitos títulos.

Texto by Carlos Martins e André Figueiredo.




Odivelas Futebol Clube 0 - 2 Sporting Clube de Portugal
14ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19).
Sábado, 8 de Dezembro às 15:00.
Campo Nº 2 do Complexo Desportivo de Odivelas
(Odivelas é actualmente 10º classificado, 15-21 em golos)

União de Leiria 0 -1 Sporting Clube de Portugal
14ª jornada do Campeonato Nacional de Juvenis (Sub-17/Juvenis A).
Domingo, 9 de Dezembro às 11:00.
Campo da Mata
(Leiria é actualmente 3º classificado, 28-12 em golos)

Clube Futebol Estrela Amadora 1 - 1 Sporting Clube de Portugal
10ª jornada do campeonato de Juvenis da 1º Divisão Honra (Sub-16/Juvenis B).
Domingo, 9 de Dezembro às 10:30.
Estádio José Gomes, Campo Nº2.

Sporting Clube de Portugal 5 - 0 Clube Futebol Benfica
10ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 1º Divisão Honra (Sub-14/Iniciados B).
Domingo, 9 de Dezembro às 9:00.
Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº6.

Sporting Clube de Portugal 6 - 0 Centro Cultura Desportivo Olivais Sul
9ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 1ª Divisão (Sub-14/Iniciados C).
Domingo, 9 de Dezembro às 11:00.
Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº6.


Tiago Bernardo (TB)


Selecção Nacional Sub-21
Convocatória de 8 de Novembro 2007.
Sporting Clube de Portugal (6):
Rui Patrício, Bruno Pereirinha, Yannick Djaló e João Moutinho (Sporting Clube de Portugal), Pedro Celestino (Estoril Praia) e Carlos Saleiro (Fátima).

Selecção Nacional Sub-20
Convocatória de 6 de Dezembro 2007.
Sporting Clube de Portugal (5):
Marco Lança (Clube Desportivo de Mafra), João Martins e Daniel Carriço (Sporting Clube Olhanense), Tiago Pinto e João Gonçalves (Olivais e Moscavide).

Selecção Nacional Sub-19
Convocatória de 28 de Novembro 2007.
Sporting Clube de Portugal (6):
Adrien Silva, André Santos, Diogo Rosado (Sub-18), Marco Matias, Wilson Eduardo (Sub-18) e Rui Figueiredo.

Selecção Nacional Sub-18
Convocatória de 22 de Novembro 2007.
Sporting Clube de Portugal (4):
Diogo Viana, Diogo Amado, Pedro Mendes e Michael Santos.

Selecção Nacional Sub-17
Convocatória de 6 de Dezembro 2007.
Sporting Clube de Portugal (7):
Alexander Zahavi, Cédric Soares, Januário Jesus, Luis Almeida, Nuno Reis, Ricardo Alves e William Carvalho (Sub-16).

Selecção Nacional Sub-16
Convocatória de 28 de Novembro 2007.
Sporting Clube de Portugal (4):
Afonso Taira, Miguel Serôdio, Rui Coentrão e Peter Caraballo.

Selecção Distrital Sub-16
Convocatória de 7 de Novembro 2007 para Fase Final do Torneio Manuel Quaresma Inter-Associações.
Sporting Clube de Portugal (8):
Afonso Taira, André Oliveira, João Figueiredo, Mauro Antunes, Miguel Serôdio, Peter Caraballo, Rui Coentrão e Tiago Cerveira.

Selecção Nacional Sub-15
Convocatória de 26 de Setembro 2007 para estágio de preparação.
Sporting Clube de Portugal (8):
Afonso Figueiredo, Alberto Coelho, Hugo Airosa, João Mário Eduardo, Mateus Fonseca, Rafael Veloso, Ricardo Esgaio e Rodolfo Simões.




André Figueiredo

76 Comments:

At 18:28, Blogger ACF said...

In site oficial da FPF:

"Portugal empata com Geórgia

Terça-Feira , 04 Dezembro 2007

A Selecção Nacional Sub-16 empatou a zero frente à sua congénere da Geórgia, no primeiro de dois jogos particulares a realizar entre ambos no decorrer desta semana.

A formação orientada por Emílio Peixe, que substituiu Edgar Borges, ausente devido ao falecimento da sua mãe, no comando técnico, dispôs das melhores ocasiões de golo, mas encontrou pela frente forte resistência georgiana.

Portugal dominou largamente a partida durante os 80 minutos, levando perigo à baliza contrária, quer através de jogadas de bola corrida, quer por lances de bola parada. No final, o marcador manteve-se inalterado.

Emílio Peixe, no final da partida, em declarações ao Portal do Futebol, e antes mesmo de comentar a partida, começou por endereçar uma mensagem de apoio ao Treinador Nacional Edgar Borges: "Em meu nome e da restante comitiva, queriamos expressar as mais sentidas condolências para como o Professor Edgar Borges, num momento tão difícil como este. Esperamos que regresse rapidamente, pois é uma pessoa de quem gostamos bastante."

Em relação ao que se passou dentro de campo, Emílio Peixe foi peremptória em afirmar que "a nossa equipa assumiu as despesas de jogo e foi dona da iniciativa durante larga parte do encontro. No entanto, não fomos capazes de ultrapassar uma equipa bem estruturada defensivamente."

Sobre a forma como os jogadores actuaram, o Treinador Nacional nada tem a apontar: "Tiveram uma excelente atitude competitiva, tal como lhes tínhamos pedido. Corresponderam em pleno, só que faltou um pouco de sorte para conseguirmos materializar em golos o nosso ascendente. Sabíamos de antemão que íamos defrontar uma equipa que concede poucos espaços na defesa e é rápida a sair para o contra-atque, que é a sua principal qualidade, mas julgo que estivemos à altura do desafio", concluiu.

A próxima partida está marcada para Beja, no Complexo Desportivo local, quinta-feira, a partir das 11h00

FICHA DE JOGO
Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde
Árbitro: João Capela (Portugal)
Árbitros-assistentes: Pedro Garcia (Portugal) e Ricardo Santos (Portugal)
4º Árbitro: Tiago Canário (Portugal)
Resultado ao intervalo: Portugal 0–0 Geórgia
Resultado final: Portugal 0–0 Geórgia

Portugal
Cavadas; Tiago Ribeiro, Hugo Sousa, Miguel Serôdio, Rui Coentrão, Afonso Taira (Miguel Cid, 70'), Ruben Pinto (Telmo Castanheira, 78'), Amorim (Cap.) (Mauro Antunes, 78'); José Graça, Peter Caraballo (João Beirão, 52') e Tiago Silva (André Crou, 52').
Suplentes não-utilizados: Rafael Sousa; Miguel Lourenço, João Amorim e Sérgio Marques.
Treinador: Emilio Peixe
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Nada a assinalar.

Geórgia
Giorgi Nadiradze (Cap.); Besik Amashukeli, Bakar Mirtskhulava, Mindia Phutkaradze, Tornike Jimsheleishvili; Merab Mamuladze (Zviad Sikharljia, 68´), Nika Dzalamidze (George Kharlamov, 82'), Giorgi Chelebadze (Levan Elizbarashvili, 40'), Noshrevan Jishkariani (Irakli Gulua, 53'); Irakli Sheqiladze e Giorgi Vashakidze (Konstantine Gabashvili, 53').
Suplentes não-utilizados: Giorgi Azniashvili e Ciorci Kvartskhava.
Treinador: Gela Shekiladze
Golos: Nada a assinalar .
Disciplina: Cartão amarelo a Merab Mamuladze (40')."



André Figueiredo

 
At 20:43, Anonymous Anónimo said...

Como é possivel cavadas ser titular na selecção e

o joão figueiredo nem convocado foi!!!

expliquem-me por favor

 
At 21:04, Anonymous Anónimo said...

Em cada um de nós há um seleccionador...

 
At 22:37, Anonymous Anónimo said...

Joao Figueiredo o melhor da sua idade.Com toda a certeza...
E nao sendo convocado para a selecçao. Acredito que ele ainda ira estar la na proxima convocatoria.

 
At 00:15, Anonymous Anónimo said...

Entrevista também disponivel no forum do Sporting.
www.forumsporting.com

 
At 09:48, Blogger ACF said...

In "O Jogo":

"Em Janeiro de 2005 foi João Moutinho e agora, quase três anos depois, pode ser Adrien Silva o talento da cantera leonina a ter minutos na equipa principal do Sporting, também em jogo da Taça de Portugal, sábado próximo, contra o Louletano.

O camisola 6 dos leões já se estreou oficialmente, no período de descontos do triunfo contra a Académica, na jornada inaugural da Bwin Liga, mas tem cumprido um programa de integração progressiva na equipa, treinando-se com o plantel principal e actuando pelos juniores. Um processo, recorde-se, em tudo semelhante ao que viveu (o agora capitão) João Moutinho na sua época de estreia, em 2004/05: fez a pré-temporada com o plantel profissional, continuou a actuar pelos juniores... até à V Eliminatória da Taça de Portugal, com o Pampilhosa, em Janeiro de 2005 - entrou na segunda parte. Desde essa altura, a ascensão de Moutinho foi gradual, até se impor como titular indiscutível numa equipa onde a concorrência no meio-campo na equipa de José Peseiro era de peso - Rochemback, Hugo Viana, Custódio, Rogério, Pedro Barbosa, Carlos Martins, entre outros.

"O Adrien está a passar uma fase idêntica à que viveu João Moutinho em 2004/05. Em Janeiro chegou para ficar ao escalão sénior. Quando entendermos que chegou a altura ideal para apostar no Adrien, assim será feito. Desde o início que isso está previsto, mas vamos passo a passo", disse Paulo Bento na conferência que antecedeu o recente empate com o Leixões, em Matosinhos. O desafio com o Louletano tem as mesmas características do que aquele que em Janeiro de 2005 permitiu a estreia de Moutinho - ambos são contra equipas de escalões inferiores, e como tal adversários teoricamente acessíveis.

Adrien pode actuar em quase todas as posições do meio-campo, também à semelhança de João Moutinho, embora coloque em prática um estilo de jogo diferente. Numa altura em que Paulo Bento tem utilizado dois sistemas tácticos (4x4x2 losango e 4x2x3x1), Adrien pode ser utilizado quer nas posições mais recuadas do losango (em 4x4x2 já jogou, na pré-temporada, no vértice defensivo e como interior-direito), quer na dupla do miolo. À sua frente por um lugar no onze estão Veloso, Moutinho, Vukcevic e Izmailov, os mais utilizados nas posições que Adrien pode desempenhar (embora alguns sejam mais ofensivos), pelo que o jovem enfrenta tarefa difícil para dar continuidade à utilização no jogo de sábado. Em Janeiro de 2005, Moutinho beneficiou da saída de Tinga, e Adrien poderá também beneficiar de prováveis mexidas no plantel..."



André Figueiredo

 
At 11:22, Anonymous Anónimo said...

"Resultados mais importantes do campeonato, nacional de iniciados A.
Sporting e Benfica são os maiores.
Será que não há mais equipas na serie E.Porque é que só se dá importancia a duas equipas apenas? No campeonato existem mais 10 equipas.Bem mas isto seria diferente se o resultado não fosse 32-32 que se lixe o campeonato e então que fique assim o resultado assim ficam amigos."
12:07
Anónimo disse...
Este local é para, supostamente, se falar do futebol jovem do SPORTING. As referências a outros clubes prendem-se com a natural rivalidade e com a disputa directa nas provas em que estão envolvidos. Parece lógico, não ? O que é que havia de estar aqui sobre os Inciados A ? Os resultados do Estoril ou do Real ?

Bom dia, sou eu que coloco os resultados e classificações como "anonimo" de manhã no ultimos domingos, segundo as informações disponiveis e VERDADEIRAS, se os meus amigos que só sabem criticar querem dar uma ajudinha então passem a ir ver os jogos dos iniciados e juvenis, que não indico e deem os resultados.
O blog refere-se as camadas jovens do Sporting é verdade, mas o sporting não joga sozinho??? coloco o resultado de forma abrangente.

André, acho que não vale a pena eu perder mais tempo de manhã a colocar resultados e classificações, para ouvir "bocas" de pessoas destas...
Lamento também da tua parte um OBRIGADO, por colocar resultados e informações, quando no ultimo domingo, os resultados OFICIAIS da tua parte, foram 2-1 e 4-1, em 2 horas.....

 
At 11:53, Anonymous Anónimo said...

Já agora, só coloquei o resultado do E.Amadora-Benfica em Iniciados, porque fazia diferença na classificação, o Sporting tinha jogado sabado e á condição era lider com mais 3 pontos. Liderança que perdeu com a vitória do Benfica.

Quanto ao resultados do Estoril e Real, onde os ia buscar????? Então fossem voces a ver esses jogos.

 
At 12:05, Anonymous Anónimo said...

Há pessoas que veem ao blog e são pobres e mal agradecidas, só sabem dizer mal, de pessoas como o André, Milton, gl e o anonimo que coloca os resultados no Domingo, que com sacrificio, tentam dar-nos as melhores informações. Já agora que interessa tem o Seixal-Odivelas ou o Elvas-Seixal. Bem deve ter um influencia na classificação para o Sporting dos diabos. O importante é os resultados dos jogos que influenciem a classificação do sporting. Se queres os resultados TODOS comprem a Bola, o record, o jogo, que lá aparecem...o seixal-elvas, fundão-santarém....

 
At 14:21, Anonymous Anónimo said...

In "A Bola":

"Ibrahim está seguro no Sporting até 2013. Inicialmente o médio nigeriano tinha assinado um contrato de cinco temporadas (2012) mas o clube de Alvalade decidiu renegociar o acordo e assegurou-o por mais uma época.

A Administração do Sporting acautelou o futuro em relação a Rabiu Ibrahim, médio ofensivo, 16 anos, contratado ao Gateway (Nigéria) por cerca de um milhão de euros. O campeão do Mundo de sub-17 (Coreia-2007) está seguro em Alvalade, pelo menos, até 2013, aumentando assim uma época no período que estava acordado (2012) quando assinou pelo Sporting no Verão passado. O contrato foi renegociado e, consequentemente, ficam asseguradas mais algumas regalias para ambos. Quais?

A cláusula de rescisão, por exemplo, fica fixada em valores proibitivos para qualquer clube português e apetecíveis para os gigantes europeus, tendo em conta que se trata de uma das maiores promessas do futebol mundial. Ao certo não é conhecido o montante envolvido mas A BOLA sabe que ronda os números que ultimamente têm sido praticados em Alvalade: entre 20 e 30 milhões de euros.

Ibrahim, por seu lado, além de poder crescer como futebolista na Academia com a segurança de um contrato de longa duração, vê aumentar o valor do vencimento, já para não falar que fica com prémios de jogo mais elevados, isto, claro, quando tiver oportunidades na equipa principal — neste momento trabalha com os juniores e só poderá jogar em Janeiro.

A aquisição de Rabiu Ibrahim foi a mais cara de sempre para os escalões de formação. No entanto o Sporting acredita que poderá lucrar muito com o nigeriano.

Recuperação em curso
O jovem nigeriano foi operado na passada semana a uma hérnia inguinal, que o limitou bastante no último Mundial de sub-17. A cirurgia correu conforme o esperado e a recuperação deverá rondar um mês. Ibrahim está a ser seguido pelo departamento médico do Sporting, que prevê o início do trabalho de campo na próxima semana."

 
At 16:26, Anonymous Anónimo said...

Sportinguistas tenham atenção ao lider da Claque da Juve, Fernando Mendes. O homem é um lacaio de Salema Garção. Faz tudo o que ele pede. Infelizmente a nossa claque não está ao serviço do clube, mas a defender interesses muito obscuros.
Lambram-se o que este mesmo Fernando Mendes fazia noutros tempos? Até jornalistas agredia.
Agora faz o jogo do seu novo patrão.
Não me admira este tipo de situação, se nos lembrarmos o que fez esta mesma claque quando o nosso clube passava por grandes dificuldades. Os dirigentes eram insultados de filhos da Puta para cima. E agora? Cantam para abafar os assobios, quando recebem mensagens via telemóvel de gente de dentro do Sporting.
Estamos a ser aldrabados e quem pensar que se pode libertar destes oportunistas desengane-se. Nem empurrados eles saiem. Há muitos interesses envolvidos.

 
At 17:14, Anonymous Anónimo said...

Li no outro comment que o andré dizia que a convocatória de Sub-15 saia hoje, mas nao saiu... fiquei curioso!
Ninguem sabe quando realmente sai?

 
At 19:01, Anonymous Anónimo said...

O anónimo das 11:22 e 11:53 não terá percebido que o comentário sobre o Estoril e o Real era em SUA defesa e não a pedir que aqui fossem colocados esses resultados ???? Que era uma explicação do porquê de serem falados os resultados do(s) adversário(s) directo(s) do Sporting ????? Mania da perseguição...

A convocatória só sai dia 12. Sei, porque TELEFONEI para a FPF. O estágio previsto para este fds só ocorrerá entre 18 e 21 de Dezembro.

Não é preciso agradecer.

 
At 19:18, Blogger ACF said...

Equipa de Juniores (Sub-19), após 13 jornadas (1170 minutos):

Jorge Abreu (1989): 1146 minutos.
André Santos (1989): 1107 minutos.
Marco Matias (1989): 1031 minutos.
Rui Figueiredo (1989): 959 minutos.
Wilson Eduardo (1990): 887 minutos.
Vivaldo Arrais (1989): 781 minutos.
Adrien Silva (1989): 773 minutos.
Bruno Matias (1989): 767 minutos.
Tiago Pedrosa (1989): 670 minutos.
André Filipe Martins (1989): 630 minutos.
Diogo Rosado (1990): 548 minutos.
Vítor Hugo Golas (1990): 540 minutos.
Vinicius Golas (1989): 540 minutos.
Pedro Mendes (1990): 497 minutos.
Diogo Amado (1990): 483 minutos.
Luis Páez (1989): 361 minutos.
Diogo Viana (1990): 337 minutos.
Radut Mihai (1990): 290 minutos.
Michael Santos (1990): 270 minutos.
William Owuso (1989): 228 minutos.
André Renato Martins (1990): 37 minutos.
Cédric Soares (1991): 27 minutos.
Januário Jesus (1991): 10 minutos.
Nuno Silva (1990):
Nuno Reis (1991):
Mário Rui (1991):
Sérgio Marakis (1991):

(27 jogadores convocados, 23 utilizados).



Marcadores:

Marco Matias: 12 golos.
André Santos: 9 golos.
Bruno Matias: 6 golos.
Wilson Eduardo: 5 golos.
Luís Páez: 4 golos.
Vivaldo Arrais: 3 golos.
Diogo Viana: 3 golos.
Adrien Silva: 2 golos.
Diogo Rosado: 2 golos.
William Owusu: 2 golos.
André Renato Martins: 1 golo.



Indisciplina:

Pedro Mendes: 4 Cartões amarelos, 1 vermelho.
Rui Figueiredo: 4 Cartões amarelos.
Bruno Matias: 2 Cartões amarelos, 1 vermelho.
Adrien Silva: 3 Cartões amarelos.
André Santos: 1 Cartão amarelo.
Diogo Amado: 1 Cartão amarelo.
Jorge Abreu: 1 Cartão amarelo.



O 1º golo do jogo Vs Barreirense foi atribuido nesta lista ao Bruno Matias.

Para esclarecer relativamente ao jogo Vs Maritimo, o Sporting de facto jogou em 4-4-2 losango com o Wilson e Marco Matias na frente, e Diogo Amado, André Santos, Diogo Rosado e William Owuso a constituirem o losango.



André Figueiredo

 
At 19:56, Blogger ACF said...

Equipa de Iniciados A (Sub-15), após 13 jornadas (910 minutos):

João Mário Eduardo: 725 minutos.
Tiago Bragança: 711 minutos.
Paulo Silva: 704 minutos.
Manuel Dias: 703 minutos.
Hugo Airosa: 677 minutos.
Altair Júnior: 619 minutos.
Mateus Fonseca: 587 minutos.
Rodolfo Simões: 578 minutos.
Bruno Cardoso: 512 minutos.
Alberto Coelho: 489 minutos.
Thomas Ravera: 482 minutos.
Ruben Freitas: 464 minutos.
Afonso Figueiredo: 457 minutos.
Rafael Veloso: 350 minutos.
João Gomes: 350 minutos.
Ricardo Esgaio: 342 minutos.
Ricardo Pereira: 331 minutos.
Alexandre Costa: 233 minutos.
Adriano Cardoso: 210 minutos.
Tiago António: 115 minutos.
Tiago Montez: 105 minutos.
Tiago Morgado: 102 minutos.
Alexandre Guedes (1994): 76 minutos.
Filipe Macário: 70 minutos.
João Carlos: 18 minutos.

(25 jogadores utilizados).




Marcadores:

Altair Júnior: 10 golos.
Mateus Fonseca: 10 golos.
Alberto Coelho: 8 golos.
Tiago Bragança: 5 golos.
João Mário: 4 golos.
Alexandre Guedes: 3 golos.
Afonso Figueiredo: 2 golos.
Paulo Silva: 2 golos.
Rodolfo Simões: 1 golo.
Hugo Airosa: 1 golo.
Thomas Ravera: 1 golo.
Manuel Dias: 1 golo.
João Carlos: 1 golo.





Indisciplina:

Altair Júnior: 2 cartões amarelos.
Tiago Bragança: 1 cartão amarelo.
Hugo Airosa: 1 cartão amarelo.
Ricardo Esgaio: 1 cartão amarelo.
João Mário: 1 cartão amarelo.





In "A Bola":

"O AC Milan está em negociações com o Borussia Mönchengladbach, clube da segunda divisão alemã, para contratar o jovem de 18 anos, Marko Marin, descrito por quem já o viu jogar como o «Cristiano Ronaldo alemão».
O médio ala de 18 anos, natural da Sérvia, já actuou pela selecção sub-21 da Alemanha e é actualmente um dos jogadores jovens mais cotados, tendo despertado o interesse de vários clubes europeus, assumidamente pela Fiorentina e Ajax.
No entanto, segundo o jornal alemão Kicker, os rosso-neri seguem o jogador há já algum tempo e estão perto de chegar a um acordo com o clube alemão, não estando ainda definido se a transferência avançará já em Janeiro ou no fim da época."

"O Estrela de Sahel, clube da primeira divisão da Tunísia, enviou um pedido formal à FIFA, para que a federação internacional das associações de futebol avalie a transferência do avançado ganês Sadick Adams para o At. Madrid.
«Inteirámos oficialmente a FIFA do processo do atacante ganês Adams», declarou Ahmed Sahnoun, porta-voz do Estrela de Sahel. Os líderes da equipa tunisina contestam a «transferência fraudulenta» e o «comportamento irregular» do jogador, que se havia comprometido, no final de Setembro, com o Estrela por cinco épocas, tendo-se vinculado recentemente com o At. Madrid de Simão, Maniche e José Castro.
«O Estrela incitou o clube espanhol a cancelar o contrato do jogador e espera a decisão da FIFA antes de tomar outras medidas para alegar os seus direitos», precisou Sahnoun.
Adams, 17 anos, foi abordado por vários clubes europeus e africanos após as boas exibições ao serviço da selecção do Gana no último Mundial de juniores (sub-17) na Coreia do Sul."



Tobias, sei que és da mesma terra do Tobias Figueiredo e por isso deixo aqui uma fotografia recente dele caso queiras colocar no teu desktop ou algo do género.



André Figueiredo

 
At 21:00, Anonymous Anónimo said...

André, qual dos da foto és tu ?
Abraço e os melhores cumprimentos.

 
At 21:02, Anonymous Anónimo said...

Obrigado André! Abraço

 
At 21:44, Blogger ACF said...

"André, qual dos da foto és tu ?

Eu sou o da esquerda, o Filipe Ramos está no meio, e o da direita é o Carlos Martins.



Já agora deixo aqui também a fotografia do Carlos Mané e Eric Dier que tirei em Sintra no passado Domingo.



André Figueiredo

 
At 02:29, Anonymous Anónimo said...

"Eu sou o da esquerda, o Filipe Ramos está no meio, e o da direita é o Carlos Martins."

Ahahah, André! Agora fizeste-me rir que nem um perdido! Eu sou o da esquerda... muito bom, há muito tempo que não me ria tanto! Tu és o da esquerda e eu a jogar à bola pareço o Maradona!

 
At 08:43, Blogger ACF said...

In "A Bola":

"Daniel Carriço, 19 anos, defesa-central cedido ao Olhanense; Pedro Celestino, 20 anos, médio actualmente emprestado ao Estoril. Dois nomes a fixar, dois jovens que podem chegar mais cedo do que o previsto à equipa principal do Sporting. Com os leões a serem obrigados a entrar no mercado de Inverno, também se vislumbram algumas saídas e estes dois leõezinhos podem entrar nas contas para as colmatar… Para já, a SAD tem os seus nomes em cima da mesa.

O recrutamento de reforços na reabertura do mercado, em Janeiro, é parte da solução que a SAD do Sporting encontrou para fazer face à crise que se instalou em Alvalade. Mas Paulo Bento não gosta de plantéis longos, pelo que também algumas saídas estão a ser estudadas. Mas no capítulo das entradas de Inverno, surgem dois jovens que já são leões mas que estão a rodar na Liga de Honra: Daniel Carriço e Celestino.

O primeiro é um central que está cedido ao Olhanense, figura importante na equipa de juniores do ano passado e que é apontado como futura grande referência da defesa sportinguista. O segundo está emprestado ao Estoril e é um médio que pode fazer todas as posições do sector, mas com preferência pela zona central.

Assim, abrem-se duas janelas de esperança no plantel principal para estes dois jovens. Mas tal cenário só pode ganhar forma se no sector defensivo se verificar a saída de Paulo Renato, central que ainda não tem qualquer minuto realizado esta época — Carriço podia então rendê-lo no plantel principal; e se Farnerud ou Paredes recebessem ordem para continuar a época em outras paragens — nesse caso Celestino seria o sucessor natural.

Para já, os nomes dos dois leõezinhos estão em cima da mesa da SAD, que vai também procurar no mercado um defesa-esquerdo, outro médio e um avançado.

Cenário em repetição

Enquanto a SAD estuda a possibilidade de mais cedo fazer regressar aos dois jogadores emprestados, Daniel Carriço e Celestino continuam a mostrar o que valem nos clubes da Liga de Honra onde estão a rodar mas, logicamente, atentos às movimentações do mercado. É que Janeiro é já ali e o sonho de subir aos leões principais é de tenra idade.

E se o regresso à casa-mãe, desta vez para trabalhar na equipa A, se revelar realidade já no próximo mês, será a repetição de um cenário que aconteceu na época passada: neste mesmo período da reabertura de mercado, Pereirinha viu o empréstimo ao Ol. Moscavide encurtado no tempo e foi chamado por Paulo Bento.

Ainda hoje continua na equipa principal e pode servir de exemplo aos dois jovens que estão agora na calha para dar salto na carreira."



André Figueiredo

 
At 12:14, Anonymous Anónimo said...

Reflectindo a excelente campanha que a equipa de Juvenis A tem vindo a protagonizar no respectivo Campeonato Nacional onde ocupa um honroso 3º lugar na Série C, atrás do SCP e do SLB, dois jovens unionistas, FÁBIO CUNHA (médio) e MICHAEL (guarda redes)acabam de ser convocados para um Estágio de Preparação da Selecção Nacional Sub-17 que irá ter lugar no Estádio Nacional de Jamor, nos próximos dias 11 e 12.

 
At 13:18, Blogger Jorge Sepúlveda said...

"When Arsenal signed Rui Fonte from Sporting Lisbon there was instant excitiment about his arival, rated as one of the biggest prospects in Portugal Arsenal spotted Rui playing for Portugal Under 17s and moved quickly to tie up a deal, Sporting were reluctant to sell one of there brightest talents, Arsenal signed him on a deal which would mean a three year loan deal with the option to sign him permanent if we were impressed.

It is common knowledge that whenever a player first joins Arsenal the first year is about them settling in to the “Arsenal way” and settling in London, But Rui set about scoring 8 goals in 23 games and making plently of strike partner Rhys Murphy dispite being behind on fitness because he missed the Pre-Season.

This season Rui has clearly improved, whereas last season when it came to Reserves games he looked a little out of his depth not quite adapting to the physical style he now uses his pace and awareness on and off the ball to help him, The Champions Youth Cup in Malaysia helped all the boys with the intense heat and having to play 3 matches in a short period, Arsenal were of course knocked out in the group stages.

He got a run out at Barnet in pre season and trained with the first team gaining fitness and experience. Rui’s idol is Fernando Torres and you can certainly see parts of El Nino’s game in the Portugese striker, both quick classy players who can drift past defenders with ease. Arsenal took up there option to buy him 2 years early when he signed a 2 year pro contract this summer.

This summer when Jay Simpson went on loan it gave Rui the chance to become more involved in the Reserves, but Niel Banfield choose to blood him in slowly and Rui started in the Under 18s as he did at the start of last season, and with the same result.. GOALS!
Back to back strikes against Charlton and then Aston Villa.. slowly he has found his way into the Reserves side scoring against Lewes in a friendly and captaining Portugal, but one of the key moments of Rui’s season came on Tuesday night.. he scored the opening goal in a 2 -1 win over Derby, it was a cold depressing night but Arsenal fought hard and got a much deserved win.

Its now 7 for the season for Rui and this will be an important season for him, what he does this term will impact on how his future at Arsenal will go, Arsenal only look to keep the best strikers to devlop and with plently of other forwards here he will find it difficult."

Fonte: http://arsenalreserves.wordpress.com/

 
At 14:08, Anonymous Anónimo said...

O André é aquele que está lá atrás a estender a roupa na central...

O Carriço é central, zona onde não parece haver problemas. deviamos era mandar o Pereirinha para Olhão...

 
At 15:03, Blogger ACF said...

In site oficial da FPF:

"Sub-17 com estágio

Quinta-Feira , 06 Dezembro 2007

A Selecção Nacional Sub-17 vai realizar, nos próximos dias 11 e 12 de Dezembro, um estágio de preparação, para o qual foram convocados 26 jogadores.

Marcado para o Estádio Nacional, este estágio é mais uma etapa do plano traçado para a época e visa, neste caso, preparar a presença na Ronda de Elite, em Maio do próximo ano.

Lista de convocados
Académica: Flávio Ferreira;
Naval 1º Maio: César Jesus e Pedro Santos;
Boavista FC: Nuno e Esmael;
FC Penafiel: Ângelo e João Carlos;
FC Porto: Caetano, Cardoso, Claro e Dias;
Leixões SC: Pedro e Ricardo;
SC Braga: Tiago Gomes;
SL Benfica: André Campos e Nelson Oliveira;
UD Leiria: Michael e Fábio Cunha;
Vitória SC: Rafael.
Sporting Clube de Portugal: Alex Zahavi, Cédric Soares, Januário Jesus, Luis Almeida, Nuno Reis, Ricardo Alves e William Caravalho."



André Figueiredo

 
At 15:34, Blogger ACF said...

In site oficial da FPF:

"Ao segundo jogo, a Selecção Nacional Sub-17 voltou a empatar (0-0) com a sua congénere da Geórgia, repetindo o resultado verificado na partida de terça-feira.

Desta feita, o jogo realizou-se no Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja e já contou com a presença do Treinador Nacional Edgar Borges, que voltou a orientar a equipa.

Quanto ao jogo, Portugal voltou a encontrar pela frente uma selecção que se manteve fiel à imagem demonstrada no primeiro jogo: disciplinada em termos tácticos, sem conceder muito espaço de manobra aos jogadores lusos e a apostar, preferencialmente, no contra-ataque, aproveitando eventuais deslizes da parte de Portugal.

Não foi por isso de estranhar que Portugal tenha, uma vez mais, tomado conta da iniciativa do jogo, circulando a bola e procurando desposicionar os jogadores georgianos, mas sem sucesso.

As oportunidades mais flagrantes deste jogo pertenceram à equipa das 'quinas', por duas vezes, e à Geórgia, que teve uma ocasião soberana para facturar.

No final, Edgar Borges, em declarações ao Portal do Futebol, fez uma análise sucinta, mas clarificadora: "Este resultado, em face do que aconteceu, é justo. Ao fim ao cabo, foram poucas as ocasiões de golo e, no caso de terem sido aproveitadas, o resultado final seria 2-1 para Portugal. Tivemos o domínio de jogo, mas a Geórgia também se defendeu bem, logo o empate ajusta-se ao que se passou em campo."

Edgar Borges ficou globalmente satisfeito com a prestação dos jogadores nos dois jogos realizados. No entanto, referiu que, apesar do bom teste, ainda há muito trabalho a ser desenvolvido: "Este foi só o primeiro jogo. Outros virão e é necessários que continuemos a melhorar, em todos os aspectos, para tornar esta equipa cada vez mais forte", concluiu.

FICHA DE JOGO
Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja
Árbitro: Hugo Miguel (Portugal)
Árbitros-assistentes: Luis Campos (Portugal) e Ricardo Santos (Portugal)
4º Árbitro: Marco Trombinhas (Portugal)
Resultado ao intervalo: Portugal 0–0 Geórgia
Resultado final: Portugal 0–0 Geórgia

Portugal
Rafael Sousa, Hugo Sousa (Cap.), Rui Coentrão (Ruben Pinto, 40'), Miguel Lourenço (Miguel Serôdio, 73'), João Amorim; Miguel Cid (Tiago Ribeiro, 73'), Telmo Castanheira, Mauro Antunes (Amorim, 54'); João Beirão (Tiago Silva, 63'), Sérgio Marques (José Graça, 63') e André Grou (Peter Caraballo, 54').
Suplentes não-utilizados: Cavadas e Afonso Taira.
Treinador: Edgar Borges
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo a Tiago Silva, aos 67 minutos.

Geórgia
Giorgi Nadiradze (Cap.); Besik Amashukeli, Bakar Mirtskhulava, Mindia Phutkaradze, Tornike Jimsheleishvili; Merab Mamuladze, Nika Dzalamidze, Giorgi Chelebadze, Noshrevan Jishkariani (Konstantine Gabashvili, 81'); Irakli Sheqiladze e Levan Elizbarashvili.
Suplentes não-utilizados: Giorgi Azniashvili, Giorci Kvartskhava, George Kharlamov, Zviad Sikharljia, Irakli Gulua e Giorgi Vashakidze.
Treinador: Gela Shekiladze
Golos: Nada a assinalar .
Disciplina: Nada a assinalar."



André Figueiredo

 
At 17:29, Anonymous Anónimo said...

Em relação à convocatória dos sub 17 nada justifica a ausência do Ruben Luis. Nos últimos jogos não tem sido titular no scp unicamente para se dar alguma rodagem ao joão figueiredo na equipa sub 17. Estou enganado?
O Mário Rui não tem jogado no scp e logicamente não vai à selecção. Qual será o motivo?
E o Henrique Gomes, será que vai conseguir chegar à selecção?
Por fim gostava de saber se acham que o diogo ribeiro ainda vai a tempo de atingir novamente o destaque que conseguiu enquanto Iniciado A.

 
At 19:18, Blogger ACF said...

Como o site oficial da FPF cometeu a gaffe (que entretanto já emendaram) de dizer que a selecção que empatou hoje em Beja era a Sub-17 em vez de Sub-16, agora os outros sites noticiosos estão a repetir a mesma gaffe e a fazer uma confusão incrível entre o jogo da Selecção Sub-16 e a convocatória da Selecção Sub-17


In "Mais Futebol":

"A selecção nacional Sub-17 voltou a empatar a zero com a congénere da Geórgia repetindo o resultado do jogo de terça-feira. Estes dois encontros de Portugal antecederam o estágio dos próximos dias 11 e 12 de Dezembro, em que a equipa nacional continuará a preparar a Ronda de Elite de apuramento para o Campeonato da Europa.

No jogo desta quinta-feira, os comandados do técnico nacional Edgar Borges voltaram a encontrar uma selecção forte em termos tácticos, que não concedeu muitos espaços aos jovens portugueses e que tentou sempre surpreender no contra-ataque.

As maiores jogadas de perigo pertenceram à selecção portuguesa, mas o resultado terminou com um nulo. Quanto aos dois jogos disputados, Edgar Borges ficou satisfeito com as prestações da selecção portuguesa, mas sublinhou que é preciso fazer mais: «É necessário que continuemos a melhorar, em todos os aspectos, para tornar esta equipa cada vez mais forte.»

Edgar Borges convocou 26 jogadores para o estágio de preparação da selecção nacional Sub-17 este mês:

Académica: Flávio Ferreira;
Naval: César Jesus e Pedro Santos;
Boavista: Nuno e Esmael;
Penafiel: Ângelo e João Carlos;
F.C. Porto: Caetano, Cardoso, Claro e Dias;
Leixões: Pedro e Ricardo;
Sp. Braga: Tiago Gomes;
Benfica: André Campos e Nelson Oliveira;
Sporting: Alex Zahavi, Cédric Soares, Januário, Luis Almeida, Nuno Reis, Ricardo Alves e William;
U. Leiria: Michael e Fábio Cunha;
Vitória de Guimarães: Rafael."



Que confusão.

André Figueiredo

 
At 19:19, Anonymous Anónimo said...

Mas continuam a bater na mesma tecla... O Mário Rui já era.

 
At 20:37, Anonymous Anónimo said...

andre quando formaste o blog pensaste que ia ter assim tanto sucesso?

 
At 20:46, Blogger ACF said...

In site oficial da FPF:

"Estágio Sub-20

Quinta-Feira , 06 Dezembro 2007

A Selecção Nacional Sub-20 inicia na próxima segunda-feira (10 de Dezembro) mais um estágio de preparação – o quinto da época – no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior.

O Técnico Nacional, António Violante, orientará quatro treinos durante os três dias de trabalhos (entre 10 e 12 de Dezembro) aproveitando para voltar a observar os jogadores e preparar a equipa para os encontros a realizar durante o ano de 2008.

Em relação à última convocatória (para o estágio que decorreu entre 26 e 28 de Novembro) regista-se apenas uma alteração. Fábio Coentrão, do SL Benfica, foi chamado no lugar de Fábio Paim.

Fábio Coentrão regressa assim aos Sub-20 depois de ter representado a Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de Sub-20 Canadá 2007.

O Treinador Nacional, António Violante, explica que “estes estágios servem para observar o momento de forma dos jogadores que habitualmente têm integrado os trabalhos da Selecção Nacional e também jogadores que se vão evidenciando ao serviço dos seus clubes e que não têm vindo às selecções. Ao mesmo tempo vamos trabalhar aspectos técnicos e tácticos para que a equipa se possa encontrar bem nos momentos competitivos com que se vai deparar.”

“Vamos prosseguir com o nosso trabalho de observação e preparação de acordo com o nosso planeamento. Temos trabalhado vários aspectos da organização defensiva e atacante e também observado os jogadores em situação de jogo formal. Os jogadores têm-nos criado algumas dificuldades nas escolhas o que se revela bastante positivo. Vamos continuar a observar jogadores para que possamos escolher, para os jogos que se avizinham, aqueles que, no nosso entendimento, são os melhores”, esclarece o Técnico responsável pelos Sub-20.

Eis a lista completa de convocados:

Boavista FC: Ivan Santos.
Casa Pia AC: Pedro Santos.
CD Mafra: Marco Lança e Marco Pinto.
CD Olivais e Moscavide: João Gonçalves, Nuno Ferreira e Tiago Pinto.
GD Ribeirão: Bura, Jorge Monteiro e Pedro Trigueira;
GD Tourizense: Luis Carneiro (‘Licá’).
CF ‘Os Belenenses’: Carlos Alves.
Padroense FC: Ruben Saldanha e Vitor Lobo;
SC Braga: Vitor Hugo.
SC Maria da Fonte: Orlando Sá
SC Olhanense: Daniel Carriço e João Martins.
SC Penalva do Castelo: João Aurélio.
SL Benfica: Fábio Coentrão.
Valência CF: Yago Fernandez.
Varzim SC: André Monteiro, Daniel Candeias e Yazalde.
Vitória FC de Setúbal: Luis Portela."



André Figueiredo

 
At 21:38, Anonymous Anónimo said...

André, tens andado a faltar aos treinos, ai a barriguinha...

 
At 22:26, Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe a razão pela qual o Paím foi preterido da convocatória ?
Como tem ele jogado no Trofense?
Tanto quanto sei tem estado bem, gostava de saber a vossa opinião.

Abraços

 
At 10:17, Blogger ACF said...

Equipa de Juvenis B (Sub-16), após 9 jornadas (720 minutos):

Leandro Albano: 619 minutos.
André Oliveira: 480 minutos.
Tiago Feiteira: 440 minutos.
Miguel Serôdio: 408 minutos.
Josué de Sá: 400 minutos.
Rui Coentrão: 400 minutos.
Diogo Freitas: 397 minutos.
Afonso Taira: 368 minutos.
Tiago Cerveira: 363 minutos.
Sérgio Miguel Duarte: 359 minutos.
João Couras: 357 minutos.
Ariclene Oliveira: 352 minutos.
Flaviano Rosa: 341 minutos.
João Santos: 320 minutos.
Nathan Bordignon: 315 minutos.
Peter Caraballo: 298 minutos.
Mauro Antunes: 292 minutos.
Daniel Pereira: 279 minutos.
João Freitas: 240 minutos.
Ricardo Chaínho: 240 minutos.
Mário Danilo Serrano: 179 minutos.
Thomas Silva: 155 minutos.
Tiago Rodrigues 121 minutos.
Luis Ribeiro: 80 minutos.
João Figueiredo: 80 minutos.
Ruben Luís (1991): 0 minutos.

9 jogos: 8 vitórias, 1 empate, 28 golos marcados e 5 sofridos.

Golos:

Rui Coentrão (4).
João Couras (3).
Daniel Pereira (2).
Sergio Miguel Duarte (2).
Mário Danilo Serrano (2).
Nathan Bordignon (2).
Tiago Rodrigues (2).
Leandro Albano (1).
André Oliveira (1).
Tiago Cerveira (1).
Flaviano Rosa (1).
Josué de Sá (1).
Mauro Antunes (1).





Equipa de Iniciados B (Sub-14A), após 9 jornadas (630 minutos):

Rui Bento: 572 minutos.
Carlos Mané: 563 minutos.
Diogo Leite: 548 minutos.
Nuno Malheiro: 489 minutos.
Eric Dier: 455 minutos.
Iuri Medeiros: 441 minutos.
Tiago Morgado (1993): 430 minutos.
Tiago Montez (1993): 386 minutos.
Tiago Bernardo: 355 minutos.
Tobias Figueiredo: 333 minutos.
Gonçalo Fino: 327 minutos.
Tiago António (1993): 304 minutos.
Ricardo Pereira (1993): 257 minutos.
Rafael Veloso (1993): 210 minutos.
Alexandre Guedes: 208 minutos.
Filipe Macário: 168 minutos.
João Barreto: 140 minutos.
Adriano Cardoso (1993): 140 minutos.
João Gomes (1993): 70 minutos.
Thomas Ravera (1993): 70 minutos.
Pedro Fialho: 70 minutos.
João Silva: 70 minutos.
Pedro Pinto 70 minutos.
Rodolfo Simões (1993): 70 minutos.
Filipe Chaby: 61 minutos.
Ruben Marques: 52 minutos.
David Crespo: 35 minutos.
Miguel Rodrigues: 19 minutos.
Alberto Coelho (1993): 17 minutos.
Miguel Azinheira: 0 minutos.

9 jogos: 7 vitórias, 2 empates, 26 golos marcados e 8 sofridos.

Golos:

Carlos Mané (8).
Iuri Medeiros (4).
Rui Bento (2).
Nuno Malheiro (2).
Diogo Leite (2).
Ricardo Pereira (2).
Tiago António (1).
Alexandre Guedes (1).
Tiago Montez (1).
Alberto Coelho (1).
Eric Dier (1).
Tiago Bernardo (1).





Equipa de Iniciados C (Sub-14B), após 8 jornadas (560 minutos):

Filipe Fialho: 508 minutos.
Miguel Rodrigues: 440 minutos.
Miguel Martinho: 438 minutos.
Rafael Floro: 394 minutos.
André Gonçalves: 384 minutos.
Fábio Claudio: 375 minutos.
Ruben Marques: 370 minutos.
Filipe Chaby: 357 minutos.
João Barreto: 344 minutos.
Francisco Henrique: 334 minutos.
Vando Dias: 299 minutos.
Ruben Oliveira: 294 minutos.
João Pinto: 287 minutos.
David Crespo: 280 minutos.
Patrick Leitão: 280 minutos.
Pedro Fialho: 140 minutos.
João Silva: 140 minutos.
Miguel Azinheira: 140 minutos.
Christian Ponde (1995): 94 minutos.
Filipe Macário: 70 minutos.
João Gomes (1993): 70 minutos.
Alexandre Costa (1993): 70 minutos.
Adriano Cardoso (1993): 70 minutos.
Alexandre Guedes: 51 minutos.
Tiago Montez (1993): 35 minutos.
Pedro Pinto: 0 minutos.

8 jogos: 6 vitórias, 2 derrotas, 18 golos marcados e 3 sofridos.

Golos:

Vando Dias (3).
Francisco Henriques (2).
André Gonçalves (2).
Miguel Martinho (2).
Rafael Floro (2).
Miguel Rodrigues (1).
David Crespo (1).
Ruben Oliveira (1).
Christian Ponde (1).
Filipe Fialho (1).
Filipe Chaby (1).
Alexandre Guedes (1).



André Figueiredo

 
At 10:26, Blogger ACF said...

In "Record":

"Carlos Saleiro, Fábio Paim, Pedro Celestino ou Tiago Pinto fazem parte de um conjunto de 17 jogadores que estão cedidos a equipas portugueses e são atentamente observados pela estrutura do futebol do Sporting, na perspectiva... da(s) próxima(s) época(s). Ou seja, as soluções que o clube de Alvalade procura no mercado de Janeiro (para todos os sectores do campo, excepto a baliza) dificilmente poderão vir do mercado interno da formação, tal como aconteceu na época passada com Bruno Pereirinha.

Esta temporada, quando já está claramente definida a necessidade de intervir na reabertura da janela de transferências, a prioridade da SAD recai em reforços experientes.

O recurso a jogadores emprestados apresenta-se, para já, como pouco provável. Com uma única excepção que é Carlos Saleiro. No Fátima, e à espera de renovar contrato (que termina em Junho), o avançado diz que “é um sonho” regressar a Alvalade. “Estou para renovar, é esse o meu interesse e o do Sporting, mas ainda não chegámos a acordo. Sei que poderá haver outros clubes mas o meu sonho é jogar no Sporting”, reitera.

Daniel Carriço, central que está a rodar no Olhanense, “gostava de cumprir” o empréstimo até ao fim. “Se for chamado é o realizar de um sonho. Mas, por mim ficava até ao fim da época.”"



"Rui Patrício e mais 10 – frente ao Louletano, amanhã, Paulo Bento vai manter a confiança no jovem guarda-redes, que reconheceu o erro (ao pedir desculpa aos adeptos) no lance do golo do empate (1-1) da União de Leiria na derradeira jornada da Liga.

O camisola 1 assumiu a guarda da baliza na deslocação do Sporting a Matosinhos, para defrontar o Leixões (1-1), preparando-se agora para realizar o quarto jogo seguido como titular, incluindo, além da recepção à U. Leiria, o desafio da Champions com o Manchester United (1-2), em Old Trafford. Nesta fase, o antigo dono das redes, o sérvio Stojkovic, ficou de fora das convocatórias de Paulo Bento devido a lesão persistente na anca direita.

Apesar de o número 34 estar já totalmente recuperado dos problemas que o afectaram nas últimas semanas (facto que poderá devolvê-lo ao banco de suplentes), o treinador irá manter a aposta em Rui Patrício procurando, deste modo, consolidar o momento de crescimento e aprendizagem do guardião proveniente da formação sportinguista."



André Figueiredo

 
At 14:21, Blogger ACF said...

In "A Bola":

Convocados para o jogo da Taça Vs Louletano:

Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic.

Defesas: Marian Had, Anderson Polga, Ronny, Abel, Gladstone e Tonel.

Médios: Adrien Silva, Izmailov, Simon Vukcevic, Farnerud, Miguel Veloso, João Moutinho, Bruno Pereirinha e Romagnoli.

Avançados: Luís Páez e Purovic.



André Figueiredo

 
At 22:13, Blogger milton_filipe76 said...

Juvenis A (Sub-17)

Minutos de utilização após 13 jornada (1040 minutos):

Nuno Reis 1040 minutos.
William Carvalho (1992) 842 minutos.
Januário Jesus 829 minutos.
Ricardo Alves 772 minutos.
Luís Almeida 732 minutos.
Ruben Luís 720 minutos.
Cedric Soares 710 minutos.
Alexander Zahavi 605 mintuos.
Henrique Gomes 578 minutos.
Carlos André 546 minutos.
Luís Oliveira 483 minutos.
Mário Rui 480 minutos.
Jorge Bernardo 447 minutos.
Luís Carlos 373 minutos.
Renato Neto 372 minutos.
Pedro Rodrigues 343 minutos.
Diogo Ribeiro 334 minutos.
João Figueiredo (1992) 320 minutos.
Bruno Silva 227 minutos.
Filipe Paiva 206 minutos.
Sérgio Marakis 170 minutos.
Renato Santos 167 minutos.
Sérgio Simões 73 minutos.
Peter Caraballo (1992) 56 minutos.
Hugo Fernandes 15 minutos.
João Santos (1992).
Miguel Serôdio (1992).





XI após 13 jornadas:

Guarda-redes) Ruben Luís (10), João Figueiredo (3).

Lateral direito) Carlos André (7), Jorge Bernardo (6).
Defesa central) Nuno Reis (13).
Defesa central) Ricardo Alves (10), Filipe Paiva (3).
Lateral esquerdo) Mário Rui (6), Pedro Rodrigues (4), Bruno Silva (3).

Médio defensivo) Luís Almeida (10), Sérgio Marakis (3).
Médio centro) William Carvalho (10), Luis Carlos (1), Renato Neto (2).
Médio centro) Cédric Soares (8), Sérgio Simões (1), Luis Carlos (2), Renato Neto (2).

Extremo direito) Luis Oliveira (4), Alexander Zahavi (8), Renato Santos (1).
Avançado centro) Henrique Gomes (8), Diogo Ribeiro (5).
Extremo esquerdo) Januário Jesus (11), Luis Oliveira (2).



Marcadores:

Henrique Gomes, 13 golos.
Diogo Ribeiro, 9 golos.
Januário Jesus, 6 golos.
Alexander Zahavi, 5 golos.
William Carvalho, 4 golos.
Peter Caraballo, 3 golos.
Luis Carlos, 3 golos.
Cedric Soares, 2 golos.
Mario Rui, 2 golos.
Hugo Fernandes,1 golo.
Renato Santos, 1 golo.
Luís Almeida, 1 golo.
Renato Neto, 1 golo.
Pedro Rodrigues, 1 golo.




Indisciplina:

Mário Rui: 1 Cartão Amarelo.
Januário Jesus: 1 Cartão Amarelo.
Ricardo Alves: 1 Cartão Amarelo.

 
At 13:57, Anonymous Anónimo said...

"Alguém sabe a razão pela qual o Paím foi preterido da convocatória ?
Como tem ele jogado no Trofense?
Tanto quanto sei tem estado bem, gostava de saber a vossa opinião."

Um colega meu que custuma seguir atentamente o Trofense disse-me que o Paím aqui á uns tempos andava a jogar bem e a ser sistemáticamente titular mas que agora já não andava a ser titular e andava a jogar pior.

Cumprimentos

 
At 14:33, Blogger milton_filipe76 said...

14ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Odivelas Futebol Clube Vs Sporting Clube de Portugal

Destaque para a presença do Campeão do Mundo, Rabiu Ibrahim, em Odivelas.


Informações de André Figueiredo em Odivelas.

 
At 14:34, Blogger milton_filipe76 said...

Escolas A (esta manha):

Odivelas 0-6 Sporting

Informações de André Figueiredo em Odivelas.

 
At 15:00, Blogger milton_filipe76 said...

14ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Odivelas Futebol Clube Vs Sporting Clube de Portugal

Onze leonino:

1- André Martins
2- Tiago Pedrosa
3- Jorge Abreu (sub-cap.)
4- Vinicius Golas
5- Rui Figueiredo
6- André Santos (Capitão)
7- Marco Matias
8- Diogo Rosado
9- Wilson Eduardo
10- Bruno Matias
11- Vivaldo Arrais

Suplentes:

12- Victor Hugo Golas
13- Michael Santos
14- Pedro Mendes
15- André Renato Martins
16- Diogo Amado
17- William Owusu
18- Diogo Viana

Informações de André Figueiredo em Odivelas.

 
At 15:34, Blogger milton_filipe76 said...

14ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Odivelas Futebol Clube 0-1 Sporting Clube de Portugal

Golo de Vivaldo Arrais aos 29 min.

Informações de André Figueiredo em Odivelas.

 
At 15:37, Blogger milton_filipe76 said...

14ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Odivelas Futebol Clube 0-1 Sporting Clube de Portugal

Vivaldo Arrais acerta no ferro da baliza adversária aos 36 min.


Informações de André Figueiredo em Odivelas.

 
At 15:51, Blogger milton_filipe76 said...

14ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Odivelas Futebol Clube 0-2 Sporting Clube de Portugal

Golo de André Santos aos 45 min.

Informações de André Figueiredo em Odivelas.

 
At 17:00, Blogger milton_filipe76 said...

14ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Odivelas Futebol Clube 0-2 Sporting Clube de Portugal (resultado final)


Informações de André Figueiredo em Odivelas.

 
At 17:46, Anonymous Anónimo said...

benfica perde na madeira em juniores

 
At 18:55, Anonymous Anónimo said...

André, amanhã vai estar alguém em Leiria a acompanhar o jogo?

 
At 18:58, Blogger ACF said...

Substituições:

Aos 68 minutos sai Marco Matias e Vivaldo Arrais e entra Diogo Viana e Diogo Amado. Viana jogou na direita e Bruno Matias ficou na esquerda. Amado jogou como 6, e Santos e Rosado ficaram à sua frente como médio interiores.

Aos 74 minutos sai Diogo Rosado e entra William Owuso, Owuso jogou como médio interior direito (Santos foi o esquerdo).

Um aspecto no qual penso que os nossos médios e extremos necessitam melhorar é o jogo aéreo, perdem muitas disputas no meio campo.

Presente no jogo esteve Radut Mihai que responde bem pelo nome "Radut Miguel", o aniversariante Weliton (que teve direito a canção e tudo no balneário), Renato Santos, e claro, o Campeão do Mundo Sub-17, Rabiu Ibrahim.

O GR titular do Odivelas foi o "nosso" Pedro Miranda que assinou uma exibição à sua imagem, quase sempre bem posicionado, destemido a sair da baliza e a aparar alguns "petardos" e nunca largando a bola. Se continuar assim, mais cedo ou mais tarde irá para um clube com outras ambições.

Aos 57 minutos Bruno Matias marcou o 3º, um remate em arco muito bem colocado que entrou no canto superior direito, batendo Pedro Miranda, mas estava em off-side.



André Figueiredo

 
At 19:02, Blogger ACF said...

André, amanhã vai estar alguém em Leiria a acompanhar o jogo?

Claro, vou estar eu próprio.



André Figueiredo

 
At 19:35, Anonymous Anónimo said...

quem e o pedro rodrigues dos juvenis A ?

 
At 19:36, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Emprestados:

Alison: 52+0+0
André Marques: 225+1+0
André Pires: 125+1+0
Celestino: 1229+3+4
Daniel Carriço: 447+1+0
David Caiado: 108+0+0
Fábio Paím: 662+5+3
João Gonçalves: 360+0+0
João Martins: 38+0+0
Marco Lança: 511+2+0
Paulo Sérgio: 846+5+1
Ricardo Nogueira: 423+0+0
Saleiro: 1159+2+5
Tiago Pinto: 1170+1+0
Zezinando: 824+5+0
Rui Fonte - Sub18: 632+0+4
Rui Fonte - Reservas: 525+1+2
Rui Fonte: 1157+1+6
Varela: 478+0+0

Legenda:
Minutos+Cartões+Golos

 
At 21:55, Anonymous Anónimo said...

Amanhã há bom jogo na reboleira as 10.30 em sub-16...vamos apoiar os nossos putos para ganharem

Abraço

 
At 22:03, Anonymous Anónimo said...

Romagnoli sai do carro para reagir a insultos
GOLEADA NÃO APLACA CONTESTAÇÃO DE ADEPTOS

Futebolistas e dirigentes do Sporting foram hoje insultados por duas dezenas de adeptos, quando deixavam o Estádio José Alvalade, após a vitória sobre o Louletano, tendo mesmo o médio Romagnoli saído do carro para reagir aos impropérios, sendo protegido pela polícia.

Apesar do triunfo, que colocou fim a uma série de cinco jogos consecutivos sem vencer, elementos da claque Juventude Leonina esperaram jogadores e dirigentes do Sporting para os confrontarem com o mau momento da equipa, que ocupa o quarto lugar da Liga portuguesa, a 12 pontos do líder e bicampeão FC Porto.

Os ânimos aqueceram quando o argentino Romagnoli saiu do seu automóvel para enfrentar os adeptos que o insultavam, mas o problema foi resolvido com a intervenção dos agentes policiais presentes no local.

O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, esteve alguns momentos a conversar com os adeptos contestatários, mas acabou por abandonar o local debaixo de mais insultos.

Já no decorrer da partida as claques organizadas do clube tinham contestado os jogadores, o presidente e o administrador da SAD Carlos Freitas.


"Aguentam-se?"

O mais antigo e emblemático grupo organizado de sócios e adeptos, a Juventude Leonina, apenas entrou na habitual Curva Sul do Estádio José Alvalade aos oito minutos da segunda parte.

No sector habitualmente ocupado pela Juve Leo puderam ver-se, nos primeiros 45 minutos, faixas negras e uma tarja com a inscrição: "Tomara a vossa ambição ser metade da nossa paixão".

No topo oposto do recinto sportinguista, a claque Directivo Ultra XXI, imediatamente após o golo inaugural, exibiu uma faixa com a inscrição "Agora? Aguentam-se?". Ao segundo golo, os membros do "Duxxi" levantaram novos dizeres: "Por menos Euro (euros)... fazemos mais

Parece que Salema Garção nao estava a espera desta

 
At 00:07, Anonymous Anónimo said...

Anónimo,

não foi por causa dos maus resultados que os adeptos da juventude leonina (que de sportinguista tem pouco) confrontaram Presidente e jogadores.

Foi porque os jogadores - antes de se dirigirem à (ausente na maior parte do jogo) juventude "leonina" - foram oferecer as suas camisolas ao Directivo XXI e à Torcida Verde. Ficaram chateados... é mesmo pena.

A JUVE LEO É UMA VERGONHA PARA O SPORTING, PARA O DESPORTO E PARA O PAÍS.

A JUVE LEO faz dinheiro à conta do Sporting e dos sportinguistas.

A JUVE LEO quer mandar no Sporting contra a vontade democraticamente expressa de uma esmagadora maioria de associados.

A JUVE LEO é uma sombra do que antes foi: não inova, não agrega, não canta, não puxa e não enche os estádios como antigamente.

Os sportinguistas não podem continuar a aceitar este tipo de comportamento indigno, primário e irracional.

Está na hora de um Presidente do Sporting ter a CORAGEM de dizer que quem manda no Sporting são os sportinguistas, não a juve leo.

Façam mais protestos como o de hoje. Foram os melhores 52 minutos da época.

 
At 11:02, Anonymous Anónimo said...

Leiria-Sporting Juvenis A


Equipa Inicial juvenis A em Leiria

1-Ruben Luís
2-Carlos André
3-Nuno Reis(cap)
4-Ricardo Alves
5-Bruno Silva
6-William Carvalho
7-Alexander Zahavi
8-Renato Neto
9-Henrique Gomes
10-Cedric Soares ( sub-cap)
11-Januário Jesus

Suplentes:

12-João Figueiredo
13-Jorge Bernardo
14-Luís Almeida
15-Luis Carlos
16-Luis Oliveira
17-Peter Caraballo
18-Diogo Ribeiro


Informações dadas pelo André Figueiredo em Leiria

 
At 11:38, Anonymous Anónimo said...

Leiria 0 Sporting 1

 
At 11:38, Anonymous Anónimo said...

aos 35 minutos,golo de Januário Jesus de livre directo.


Informações dadas por André Figueiredo em Leiria

 
At 12:13, Anonymous Anónimo said...

De realçar a presença de Tiago Bragança,Iniciado A, no jogo a apoiar os seus companheiros.

Informação dada por André Figueiredo em Leiria

 
At 12:44, Anonymous Anónimo said...

Acabou o jogo. 1-0 golo de Januario Jesus aos 35 minutos de livre directo.

Informações do André Figueiredo em Leiria

 
At 15:31, Anonymous Anónimo said...

bem este domingo ta pobre
ninguem poe aqui os resultados eu posso avançar um
amadora-sporting 1-1 (sub-16)

 
At 15:35, Anonymous Anónimo said...

os nossos sub14 A , ganharam 5:0 em casa ao futebol benfica

 
At 15:41, Blogger ACF said...

Foi um bom jogo, não porque se tenha visto futebol muito bonito, mas porque a qualidade das equipas em campo era tal que se registou algum equilíbrio. O Leiria tem boa equipa, diria que é inferior à do Benfica (especialmente no capitulo ofensivo), mas não é uma grande diferença, acima de tudo falta-lhe uma ou duas individualidades para chegar a esse nível, porque em termos de colectivo diria que é quase do mesmo calibre. Não compreendo como é que esta equipa Leiriense encaixou 4 golos contra o Benfica a jogar em casa, porque é uma equipa de topo da tabela e acima de tudo defende bem.

A vitória por 1-0 espelha bem o que se passou (mas também podia ser 2 - 0), registou-se algum equilíbrio, mas o Sporting criou maior número de oportunidades flagrantes para marcar, enquanto o Leiria acima de tudo ganhou muitos cantos (mais que o Sporting), em especial na 2ª parte. Pelo que se viu na 1ª parte, penso que se o resultado até então não fosse não fosse uma vitória para o Sporting, seria talvez um empate sem golos.

Do lado do Sporting apontaria na direcção de William Carvalho como sendo dos melhores, senão mesmo o melhor em campo, está muito confiante. Um aspecto negativo na equipa leonina foi que nas bolas divididas penso que alguns jogadores perderam muitas disputas, quando a bola estava "sozinha", quase se adivinhava que um dos nossos não ia lá chegar primeiro.

Não sei como o Leiria foi recebido em Alcochete, mas o Sporting foi muito bem recebido em Leiria, uma atmosfera agradável, quase parecia que o "Sr Sporting" tinha vindo ao interior do país visitar alguns primos seus. Aliás, não me lembro da última vez que vi os nossos jogadores tão bem dispostos e descontraídos antes de um jogo.

Renato Neto sofreu uma lesão na perna e abandonou o relvado quase no final da 1ª parte, espero que não seja nada de grave.

Na equipa da casa, de salientar a presença de 2 internacionais Sub-17, o Capitão Fábio Cunha e o GR Michael Domingues, e ainda o internacional Sub-16 Jardel.



André Figueiredo

 
At 16:19, Blogger ACF said...

Clube Futebol Estrela Amadora 1 - 1 Sporting Clube de Portugal
(Juvenis B)

Golo de Miguel Serôdio.



Sporting Clube de Portugal 5 - 0 Clube Futebol Benfica
(Iniciados B)

Golos: Carlos Mané (2), Iuri Medeiros (1), João Carlos (1), Tiago António (1).



Sporting Clube de Portugal 6 - 0 Centro Cultura Desportivo Olivais Sul
(Iniciados C).

Golos: Vando Dias (2), João Pinto (1), Filipe Chaby (1), Rafael Floro (1), David Crespo (1).



Detalhes mais logo.

P.S. Ontem o Ruben Pinto, Ruben Freitas, Tiago António e outros estiveram a ver o jogo dos Juniores em Odivelas.

André Figueiredo

 
At 20:11, Anonymous Anónimo said...

Campeonato Distrital de Iniciados
1ª Divisão

Hoje 9/12 pelas 10HOO no Campo Nº. 1 da Academia


SPORTING - 6 Olivais Sul - 0

 
At 13:47, Blogger Jorge Sepúlveda said...

"Manuel Dias: Jovem promessa estuda música
O sexto violino do Sporting"

Manuel Dias só tem 14 anos, joga futebol nos iniciados do Sporting, onde alinha a médio, mas é daqueles miúdos para quem o conhecimento e a cultura não se sentam no banco de suplentes.

O jovem foi há pouco mais de uma semana a Manchester, assistir ao jogo entre o United e o Sporting como prémio pelo rendimento escolar e ficou no quarto do capitão João Moutinho.

No ano passado teve cinco a todas as disciplinas, mesmo com pouco tempo para estudar, como diz. Mas Manuel ainda estuda e valoriza-se mais, noutras áreas: “Estudei violino durante três anos no Conservatório e actualmente estudo guitarra-baixo. Gosto de tocar com os meus amigos, com quem tenho um grupo de música rock, e sempre que temos possibilidade ensaiamos e tocamos juntos”, disse ao Correio Sport. Para Manuel Dias, estudar não é obrigação, mas um prazer, e por isso alarga horizontes. “Estudo Inglês no British Council”, acrescenta, referindo que gosta também de Matemática e História.

O contacto com Moutinho também lhe deu boas lições de vida. “Conversámos muito sobre a vida do futebol, sobre o seu percurso na formação até à situação actual dele no Sporting. Pareceu-me uma pessoa bastante sensata, humilde, e penso que toda a informação que me transmitiu me vai ser bastante útil nas decisões e escolhas que possa vir a tomar no futuro”, disse o jovem, que também é fã de Makelelé (Chelsea).

Em Manchester, Manuel partilhou mesmo algumas das horas livres com o novo ídolo. “Para além de conversarmos, sendo os dois fãs da série televisiva ‘Prison Break’, vimos juntos a 2ª série de episódios.”

O convívio com o jogador ficou simbolicamente guardado no guarda-roupa de casa. “No final do jogo, o João Moutinho ofereceu-me a camisola, o que foi para mim muito gratificante. Também levei a camisola do Hargreaves, do Manchester, oferecida pelo Paulinho.”

Manuel chegou ao Sporting com nove anos, proveniente da Foot-Escola. Desde os três que frequenta o Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa. Tem aulas até às 16h00 e treina das 18h00 às 19h45, quatro vezes por semana. Um exemplo.

MANUEL QUER UM CURSO UNIVERSITÁRIO

Manuel Dias é aluno exemplar e quer prová-lo na faculdade. “Um dos meus objectivos é tirar um curso superior mas não sei a área.”

PAI DÁ O MÁXIMO DE APOIO NA CARREIRA

O médio tem o apoio da família no futebol. E uma das formas de ajudar é o pai levar diariamente o filho à Academia de Alcochete."

in Correio da Manhã.

 
At 19:49, Anonymous Anónimo said...

No dia em que tiver o mesmo jeitinho para jogar à bola junta-se o util ao agradável, aí sim, será um exemplo para tudo e todos. Por agora, a maioria dos colegas apenas se apercebe da performance escolar, que tem sido critério em termos de opção técnica.

 
At 20:52, Blogger ACF said...

"o ruben luis nao tem jogado porque? alguem me sabe dizer?"

Para dar uma oportunidade ao João Figueiredo de jogar. Rotatividade, nada mais.



"andre quando formaste o blog pensaste que ia ter assim tanto sucesso?"

Não pensei muito nisso, mas não passa um dia em que eu não fique surpreendido com a atenção que este espaço tem atraido. Muito sinceramente, apenas iniciei isto porque foi uma forma espontanea de manifestar o meu Sportinguismo e o orgulho que sentia em ver as nossas camadas jovens a terem tanto sucesso. Nunca me passou pela cabeça que mais do que uma duzia de adolescentes curiosos sobre futebol tivessem interesse no conteudo deste blog.



"Ola Andre,

Em primeiro lugar queria dar te os parabéns pelo excelente trabalho que fazes aqui no Blog.

Depois gostava de saber a tua opinião, acerca de um jogador se for possivel claro.

Eu costumo acompanhar os juniores em Alcochete sempre que posso, e existe um jogador que tem uma capacidade tecnica invulgar, e só lhe falta talvez um pouco mais de massa muscular, o Vivaldo. Eu acho estranho que ele não seja convocado para as Seleção sub 19, e mesmo por isso? Ou é a concorrencia que é muito forte pelo lugar?"


Obrigado. Eu não penso muito sobre as convocatórias para as selecções nacionais, penso que é sempre bom para os miudos, é mais um estimulo para os motivar, mas não posso dizer que fique indignado com a ausência deste ou daquele jogador, acho que a maioria dos adeptos exaltam-se demasiado em relação a isso. O Vivaldo foi chamado o ano passado para os Sub-18, tal como o Bruno Matias, Jorge Abreu e André Filipe Martins, mas agora não tem sido, isso pode querer significado que a aposta nesses elementos é menos forte da perspectiva do selecionador, ou que a concorrência é mais forte.

O Vivaldo é bom jogador (particularmente no capitulo do passe e na desmarcação), e acima de tudo parece ser um jovem já bastante adulto e talvez como resultado disso, a jogar parece mais experiente e acusa menos a falta de ritmo comparado com outros jogadores. Obviamente que a sua falta de altura e musculo poderá ser um problema para ele, não necessáriamente agora, mas para o ano quando for senior, mas penso que esta mentalidade que todos os grandes jogadores estão nos seniores aos 17 é ilusória. O Miguel Veloso provou (e espera-se que os outros "candidatos a Miguel Veloso" estejam atentos) que um empréstimo não é um problema. O Veloso já mostrou o caminho, e gosto de pensar que para o ano o Pedro Celestino e o Tiago Pinto serão os mais recentes exemplos de como um empréstimo pode ser positivo desde que se seja humilde e trabalhador.

Se o Vivaldo merece estar na selecção Sub-19? Relativamente aos jogadores de 1989, penso que o Adrien Silva, André Santos, Marco Matias com toda a naturalidade merecem estar na selecção. Em relação ao Bruno Matias, Vivaldo Arrais, Rui Figueiredo, etc isso depende não só do momento de forma deles, mas também do momento de forma dos concorrentes para as suas posições na selecção.



"Onde esta o pinto do tiago? onde esta que joga?"

Tiago's Pinto is inside his underwear, or so I've been told.

"Andre, about joao ribeiro...I posted a comment about him. Here's my two cents regarding these comments...Evandro brandao is overrated I don't see why all the hype!

Anyways, I feel bad for sporting....porque nao e adrien o silva que parte para a primeira equipe,e demasiado bom....rui patricio pobre,tem muito para aprender!"


I feel that it's far easier to gamble on Adrien than on Patricio because Adrien is an outfielder player and there's less of a risk envolved in giving him opportunities, while Patrico is more exposed due to the position where he plies his trade. I believe Adrien is going to get his chance sooner or later, for a while I've been convinced that by the end of January Paulo Bento will have decided to give him a more prolonged run in the 1st team.

"Djalo is playing poorly, and were are losing our heads out there. Bento's not to blame, it's the management....no quality players and in return you waste cash on a new keeper and a bunch of crappy players."

I'm not in league with those that say that the players we've brought in are crappy, I think some are actually quite good. I'm more opposed to those who have remained with the squad from last year's campaign, namely, Farnerud, Paredes, Tiago Ferreira. I also don't think some of the players have been used properly. For instance, Purovic clearly strikes me as a player that plays better in a 4-3-3 and is fed high-balls to take advantage of his heading. Izmailov is a player that would be better suited playing in the wings rather than as an inside-left. Vukcevic is also a good player and perhaps an extended run in Romagnoli's position would be a fair gamble. Djaló is a decent player, but he needs to play on the wings and not in the middle, and certainly not as a playmaker. Stoijocovic is also a good player, but since he's a foreigner, there's less empathy and patience for him when he makes the ocasional blunder.

"Andre, stop by www.talksoccer.com...your incite is greatly appreciated! frank wants to talk too you about womens soccer."

I've ogled my fair share of Milene Domingues pictorials, lol.



"ola andre
pode me dizer qum e que sao os melhors 5 jogadores de inciados B do Sporting"


Não gosto muito de listas desse género, é demasiado subjectivo, e injusto ou até desanimador para aqueles que não são mencionados. Tive pena de a nossa geração de 1994 não ter conquistado o titulo de Infantis o ano passado, porque sinceramente acho que é um grupo de jogadores muito interessante. Quando estavam nos Sub-13 estavam divididos por duas equipas, tal como agora nos Sub-14 estão espalhados pelos Iniciados B e C, mas para o ano quando se fizer a triagem e os melhores jogarem pelos Sub-15 vamos finalmente ter uma ideia correcta do seu valor.

Se forem aos jogos, vão constatar que este grupo tem várias soluções de qualidade para várias posições e acredito mesmo que o plantel de 1994 no espaço de 1 ano possa vir a ter maior número de individualidades de qualidade do que o de 1993.

O Tobias Figueiredo e o Carlos Mané, são 2 jogadores dos quais gosto bastante, mas como já disse, é um plantel com vários jogadores de qualidade.

É pena os GR de 1994 não estarem a jogar muito até agora, mas compreendo a postura dos treinadores, pois sabem que as equipas adversárias enchem os seus XIs com jogadores de 1993 e isso dificulta muito. Espero que na 2ª volta o Pedro Fialho, João Silva e Miguel Azinheira possam jogar mais.



André Figueiredo

 
At 23:16, Anonymous Anónimo said...

"No dia em que tiver o mesmo jeitinho para jogar à bola junta-se o util ao agradável, aí sim, será um exemplo para tudo e todos. Por agora, a maioria dos colegas apenas se apercebe da performance escolar, que tem sido critério em termos de opção técnica."


Que comentário mais desagradavel por parte deste user.
acho que devemos respeitar qualquer um, se ele esta la à tanto tempo é porque merece, porque ja mostrou o seu valor, todos deveriam ser como ele, nem todos podem ser os proximos C.Ronaldo mas cada um em cada plantel tem uma parte bastante importante na equipa, nao é mais nem menos pelo que joga ou pelo que é fora do mundo do futebol!

 
At 09:57, Anonymous Anónimo said...

Não será dor de cotovelo que faz falar este anónimo?
A inveja é uma coisa muito feia, e o espírito português do nivelar por baixo, tem feito com que alguns que até poderiam ter algum valor desapareçam prematuramente.
O futebol não se joga só com os pés, e são muitas vezes os jogadores " de quem os colegas nem se apercebem" como diz, que fazem os "artistas" brilharem, porque estão lá na altura em que os seus "malabarismos" dão mau resultado. Pessoas inteligentes percebem que as equipas são formadas por atletas com desempenhos e posturas diferentes.E o que fará os colegas não darem por ele? Será por ele não se comportar já como se de vedeta de futebol se tratasse?
A invejo e a maldicência não prejudicam nunca o seu alvo, mas sim quem é corroído por esta.

 
At 11:35, Anonymous Anónimo said...

Realmente a inveja é uma doença terrível!Que aptidão terá o blogger despeitado para falar em opções técnicas?
Belo exemplo de formação pessoal!!!

 
At 11:36, Anonymous Anónimo said...

Depois de ter assitido ao Leiria - SCP em Juvenis, dei comigo a pensar como é que o João Vieira, extremo direito da equipa leiriense, ainda não foi chamado às selecções nacionais?
Comparando a sua prestação, apenas neste jogo, com a do habitual titular da Selecção Nacional Sub 17, Alexandre Zahavi, o João Vieira ganha de goleada: é mais objectivo, mais forte, mais alto, mais rápido, apenas talvez não tão "circense" na parte técnica

 
At 11:40, Blogger ACF said...

In "O Jogo":

"Depois da contratação da jovem promessa nigeriana Rabiu Ibrahim, o Sporting acolhe a partir de hoje mais três jovens talentos daquele país, os quais vão ficar à experiência na equipa de juniores para tentar convencer os responsáveis do clube. Os jogadores em questão, de 17 anos, são Henry Odia (médio-centro), Kenedy (médio-ofensivo) e Félix (avançado).

Henry Odia, o mais conceituado dos três, já despertou a cobiça de clubes como Chelsea, Barcelona, Espanhol e Atlético de Madrid e no seu currículo conta com o título de campeão africano pela Selecção de Sub-17 da Nigéria, em 2006.

A vinda destes jogadores insere-se na política de prospecção do mercado juvenil internacional."

Henry Odia






Na edição 2005 da "UEFA-CAF Meridian Cup" os 18 convocadosa da equipa da Nigéria foram:

Okemute Odah
Amaobi Okeke
Austine Osaretin Festus
Williams Targaba Adams
Shamusideen Akanbi Tijani
Robert Egbeta
Bello Musa Kofarmata
Chike Sunday Ubah
Oluseyi Olusegun
Tochukwu Linus
Samuel Ifeanyi Chukwudi
Andy Henry Ogude
Felix Obada (05.09.1990)
Henry Odia (03.11.1989)
Sunday Mba
Edafe Uzeh
Nazifi Ammani Inuwa
Salisu Mohammed

Nigéria após 4 jogos fez 0 pontos nesse torneio. Perdeu 0-1 com Portugal, 0-4 com a Turquia, 0-1 com a Espanha e 0-2 com a França.





In site da UEFA a 3 de Janeiro de 2005:

"Africa's most successful team at youth level, Nigeria have been able to celebrate unprecedented achievements in continental and world competition for the past 20 years.

PLAYERS TO WATCH
Izilein's squad for the trip to Turkey has a youthful look to it, with midfield player Henry Etiosa Odia, who only turned 14 in September, included in the party. In addition, there are a further four 15-year-olds – Robert Egbeta, Nazifi Ammani Inuwa, Salihu Mohammed and Felix Obada in the Nigeria squad, whose oldest member is Edafe Uzeh, who will celebrate his 17th birthday on 22 March."






In "O Jogo":

"Fellipe Bastos oficializa hoje o seu contrato com o Benfica. O médio brasileiro, que chegou no domingo a Lisboa, termina os exames médicos, que iniciou ontem, necessários para selar definitivamente a ligação aos encarnados, assinando então um vínculo válido para as próximas três temporadas, tal como O JOGO adiantou.

O jovem promissor - foi formado no Botafogo e é já apontado como uma das grandes promessas do futebol brasileiro - era cobiçado por vários clubes europeus, tendo estado também referenciado pelo FC Porto, mas o Benfica acabou por antecipar-se, chegando a acordo com Feliciano Bastos, pai do jogador, que o acompanhou na viagem para o nosso país. A presença do pai do futebolista é fundamental, pois sendo menor de idade Fellipe Bastos, que completa 18 anos a 1 de Fevereiro de 2008, pode apenas assinar contrato com a autorização dos pais, de acordo com a lei.

Além de ter cumprido os testes médicos, o ex-jogador do Botafogo aproveitou já para se começar a ambientar a uma nova realidade. Como tal, Fellipe Bastos, acompanhado pelo seu progenitor, já passeou por Lisboa, conhecendo alguns dos locais de maior interesse da capital portuguesa, numa visita que contemplou também, como não podia deixar de ser, uma deslocação à "Catedral", estádio onde poderá mostrar o seu valor nos próximos anos. No entanto, na fase inicial, o médio vai jogar na Caixa Futebol Campus, local onde a equipa de juniores cumpre os jogos relativos ao nacional da categoria, pois vai fazer parte do plantel orientado por João Alves."




In "Record":

"Os problemas com lesões, no sector defensivo, fizeram com que João Alves, treinador dos juniores do Benfica, solicitasse junto de Camacho a cedência do defesa-central Miguel Vítor. E o treinador espanhol acedeu ao pedido, permitindo assim que o jovem internacional volte à competição, antes de iniciar o empréstimo no Desportivo das Aves, já em Janeiro.

Camacho tinha definido que o (ex)-capitão dos juniores não voltava ao escalão de formação mas, face às várias alternativas que lhe surgiram para o lugar, acabou por abrir mão do jogador.
Miguel Vítor, de resto, já esteve presente no último fim-de-semana na derrota 2-1 com o Marítimo, na Madeira, e jogará nos dois próximos embates do conjunto treinado pelo Luvas Pretas, ainda líder da classificação, sábado frente ao Barreirense e dia 23 contra o Odivelas.
Romeu Ribeiro, médio da mesma fornada, lançado igualmente por Camacho, continua a trabalhar no plantel principal.

Cumprido o curto regresso aos juniores, Miguel Vítor – juntamente com Romeu Ribeiro e Yu Dabao – apresenta-se dia 27 no Desportivo das Aves, clube para o qual as águias acertaram a cedência dos jovens futebolistas.
Camacho reconhece valor aos miúdos mas entende que terão melhores perspectivas de crescimento futebolístico se jogarem com frequência, algo que não lhes pode ser garantido no actual plantel."




André Figueiredo

 
At 13:55, Anonymous Anónimo said...

L'Independiente è al lavoro per trovare rifnorzi per il prossimo campionato Clausura. Il presidente Comparada ha inviato ieri un fax a Monterrey in Messico per avere notizie sulla trattabilità dell'attaccante cileno Humberto Suazo. Secondo fonti prossime al club argentino riportate dal quotidiano 'La Nacion' il giocatore avrebbe dato la sua disponibilità a trattare con l'INdependiente in modo esclusivo. Suazo era passato lo scorso anno a al Monterrey dal Colo Colo per circa 3,5 mln di euro.

 
At 15:50, Anonymous Anónimo said...

«Nigéria chama Ibrahim

Rabiu Ibrahim, jovem nigeriano de 16 anos e mais recente «coqueluche» do Sporting, integra a lista de convocados da Nigéria para o estágio de preparação com vista à Taça das Nações Africanas (CAN), que vai decorrer em Málaga, no início do mês de Janeiro.

Campeão do Mundo de sub-17 pela selecção africana, Ibrahim vê assim as suas qualidades reconhecidas pelo seleccionador da Nigéria, o alemão Berti Vogts, que lhe dá importante voto de confiança ao incluí-lo no lote de 31 jogadores convocados para o estágio de preparação da CAN, que contempla particulares com Egipto (8 de Janeiro) e Sudão (12).

O médio do Boavista, Oladapo Olufemi, integra igualmente as escolhas de Vogts.
»


Não será cedo de mais? Um jogador com 16 anos convocado para a selecção A?
Suponho que seja só pra se ambientar, e um prémio para o jogador, no entanto não deve mesmo ir à competição.

Fico no entanto contente com a convocatória, dado que me dá ainda mais esperança no valor deste jogador. Tenha ele cabeça...

Cumprimentos,
SL

 
At 19:50, Anonymous Anónimo said...

"No dia em que tiver o mesmo jeitinho para jogar à bola junta-se o util ao agradável, aí sim, será um exemplo para tudo e todos. Por agora, a maioria dos colegas apenas se apercebe da performance escolar, que tem sido critério em termos de opção técnica.

19:49"

É alguma mentira ? Vêem os jogos ? Já questionaram os colegas ? É inveja de quê ??? É um exemplo e é utilizado como tal. Merece todos os elogios pelo seu desempenho escolar, bem como os pais que o podem levar e trazer de Alcochete diáriamente. Despeitado é quem se sente incomodado por uma opinião sincera que não denigre ninguém. Só se for o orgulho de algum familiar. As opções técnicas são de quem tem poder para o fazer, e obedecem a variadíssimos critérios - uns mais perceptíveis/compreensíveis que outros. Em qualquer caso, mesmo que não se queira, as preferências pessoais também acabam por interferir. Ou alguém tem duvidas que nas nossas relações pessoais, familiares e profissionais há sempre alguém que preferimos ???

Não inventem. Ouçam e vejam com atenção. Se o fizerem talvez sejam mais compreensivos em relação a alguns dos comentários que aqui ficam.

 
At 14:22, Anonymous Anónimo said...

concordo que nem sempre jogam os melhores , é tudo uma questao de critérios.

 
At 14:41, Anonymous Anónimo said...

andré , podes dar a tua opinião sobre os reforços que vieram esta época para os iniciados ?

 

Enviar um comentário

<< Home