Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, setembro 09, 2006

Nacional da Madeira 0 - 1 Sporting (Round 2)



GOAL Sporting, 11th minute by Nani.
Assist by Carlos Bueno with his right foot and Nani with his right foot with a 1st touch kick nips it over the GK and 2 Centre-Backs into a beautiful "Hat Goal".

Substitutions:

63rd minute, Rodrigo Tello substitutes Leandro Romagnoli.
70th minute, Alecsandro substitutes Carlos Bueno.
90th minute João Alves substitutes João Moutinho.

Bookings:

Yellow Card, Romagnoli, 4th minute.
Yellow Card, João Moutinho, 24th minute.
Yellow Card, Ronny, 36th minute.
Yellow Card, Miguel Garcia, 60th minute.
Yellow Card, Liedson, 85th minute.
Yellow Card, Miguel Veloso, 90th minute.

MOM (Man Of the Match): Nani.

After 2 rounds (180 minutes):

Ricardo 180 minutes.
Anderson Polga 180 minutes.
Tonel 180 minutes.
João Moutinho 180 minutes.
Liedson 180 minutes.
Romagnoli 153 minutes.
Nani 135 minutes.
Ronny 135 minutes.
Carlos Bueno 129 minutes.
Carlos Martins 90 minutes.
Caneira 90 minutes.
Miguel Garcia 90 minutes
Miguel Veloso 90 minutes.
Abel 45 minutes.
Custódio 45 minutes.
Deivid 31 minutes.
Rodrigo Tello 27 minutes.
Alecsandro 20 minutes.
João Alves.

Top Scorers:

Deivid, 2 goals (in 31 minutes).
Nani, 2 goals (135 minutes).

Assist Leaders:

Deivid, 1 assist (in 31 minutes).
Carlos Bueno, 1 assist (in 129 minutes).
Ronny, 1 assist (in 135 minutes).
Liedson, 1 assist (in 180 minutes).

Bookings:

Liedson, 2 Yellow Cards.
Romagnoli, 1 Yellow Card.
Tonel, 1 Yellow Card.
Abel, 1 Yellow Card.
Ricardo, 1 Yellow Card.
João Moutinho, 1 Yellow Card.
Ronny, 1 Yellow Card.
Miguel Garcia, 1 Yellow Card.
Liedson, 1 Yellow Card.
Miguel Veloso, 1 Yellow Card.

After 2 rounds (6 points) Sporting has 6 points, 4 goals scored and 2 goals suffered.

90 minutes without suffering goals.



André

9 Comments:

At 22:28, Blogger ACF said...

NUNCA na minha vida vi um jogador embater violentamente de maneira propositada contra um árbitro e levar só um amarelo. Ou melhor, nunca tinha visto até hoje.

Vemos jogadores serem expulsos ao levarem um 2º amarelo por protestar com árbitros mas outros practicamente cometem agressões e não levam vermelho? Fiquei incrédulo.

Gostei de ver Alecsandro, já nos minutos finais fez uma arrancada pela direita na qual fintou vários adversários demonstrando bom controle de bola para somar ao seu óbvio poderio fisico.

O Miguel Veloso tem que ter cuidadinho porque ele tem tendência para engordar e achei que ele estava francamente "mole" comparado com o ano passado ou a pré-época.

Nani está mesmo com pormenores muito bonitos, claramente está em evolução constante neste momento e tem ali uma mescla de tecnicismo e atleticismo fenomenais.

Bueno é piegas e o seu posicionamento em campo raramente está em sintonia com os colegas.

Nenhum destes 2 jogos me convenceu, o SCP ainda tem que evoluir muito para chegar ao nível da 2ª volta do ano passado.

André

 
At 01:11, Anonymous Anónimo said...

Eu gostei da 2ª parte contra o Boavista, que mostrou que o nosso treinador não tem medo de arriscar, principalmente no meio campo, onde pôs moutinho a médio mais recuado, para dar mais dinâmica à equipa. Nos tempos do Peseiro jogos daqueles iam continuar com a mesma toada e o Peseiro não conseguia dar mais dinamismomà equipa nesse tipode jogos, quando a equipa parecia presa.
Neste jogo contra o Nacional, é preciso lembrar que não ganhávamos lá há muito tempo, e que tínhamos alguns jogadores de fora. Achei positiva a integração natural do Veloso no onze titular, onde não acusou inexperiência. Gostei da escolha dos laterais, já que ronny e um lateral direito mais de contenção mostraram resultados na 2ª parte contra o Boavista e foi muito bom Paulo Bento apostar nesta dupla, mostrando que ali não há lugares cativos, joga quem estiver melhor. Tudo isto demoonstra que o Sporting tem um plantel com um naipe de jogadores que podem entrar naturalmente no onze sem a equipa se ressentir muito, o que é um óptimo prenúncio para uma época longa e onde todos têm que ser úteis. Acho acima de tudo que a equipa mostra-se consistente e fiável. Só não gostei foi do recuo, principalmente quando estava 11 contra 10. Numa daquelas bolas bombeadas podia acontecer um golo fortuito, e não havia necessidade, penso eu, de correr tantos riscos (calculados, pensou certamente paulo bento). Gostei de alguns pormenores do Alecsandro, principalmente de conseguir aliar bem o físico à qualidade técnica, e se continuar o que prometeu pode ser o parceiro ideal de Liedson, para este deambular com uma referência mais fixa e física na área, sendo Alecsandro também capaz de recuar e buscar jogo, o que é importante num esquema em losango. Estou globalmente satisfeito com os 2 jogos, com um plantel em que todos parecem úteis, e gostei também de verificar (na 2ª parte do jogo contra o Boavista) que dentro do mesmo esquema táctico consegue-se criar várias dinâmicas de jogo, quer alterando certas unidades no meio campo, quer mexendo nos laterais, emq ue temos variedade para qualquer situação.

 
At 10:59, Blogger ACF said...

Quando Alecsandro se defeniu a si próprio como jogador móvel eu fiquei desconfiado porque lembrei-me logo como o Deivid vionha com o rótulo de "velocidade" e depois foi a lesma que se viu. Mas a verdade é que o Alecsandro realmente se mexe muito bem, descai pelos flancos, finta adversários, lateraliza o jogo quando necessário, sinceramente para um homem com a sua estampa fisica fiquei bastante surpreendido, parecia uma versão (com os devidos exageros) do Ruud Gullit a maneira como se movia e ganhava espaços com uma mobilidade muito interessante.

Quanto ao meio-campo, fiquei algo surprendido pois contra uma equipa guerreira como é o Nacional em casa espera mais músculo no losango mas só lá havia Moutinho como unidade de transição mas sobretudo defensivo, Veloso como trinco posicional e depois havia Nani o qual não se pode esperar muito defensivamente e Romagnoli que não está talhado para defender. As 3 unidades no triangulo inferior do losango não eram própriamente o "aço" ou experiência que eu esperava embora admito que não havia grandes alternativas.

Nani foi substimado nos aspectos defensivos por mim por já começa a mostrar mais vontade de ajudar a equipa na transição ataque-defesa. Pode não andar a recuperar bolas como Moutinho mas tal como Deco faz muitas faltas para cortar o "contra" e tal como Joaquim Rita disse e bem ele está claramente mais possante e vai mais ao choque embora sempre tenha achado que o miudo tinha uma musculatura nas pernas bastante assinalável já o ano passado.

Veloso jogou bem se tivermos em conta que era a sua estreia na equipa principal mas jogar no meio campo defensicov não é novidade. Em Moscavide muitas vezes actuava como trinco ou interior-esquerdo (neste caso era o interior defensivo) e já nos Juniores campeões em 04/05 o 4-3-3 de bento tinha um trio de meio-campo com Nani na esquerda, Zezinando no meio e Veloso na esquerda como interior-esquerdo defensivo enquanto Zezi era trinco e Nani interior-direito criativo.

O Veloso sinceramente não me deslumbrou como parece ter feito com os comentadores, adeptos e jornalistas em geral. Jogou bem para um a estreia e foi igual a si próprio, passes simples, sem adornos, sem complicações, decaiu um pouco para a direita para fechar o flanco de MG e achei que jogou bem mas nada do outro mundo mas tendo em conta o adversário e o campo onde jogouestá de parabêns.

O Veloso vai ter que ter cuidado com a alimentação pois achei que realmente está um pouco gordinho. É de realçar que o triangulo inferior do losango (Moutinho, Nani e Veloso) foram todos campeões de juniores pelo Sporting em 2004/05 sob a batuta do Paulo Bento.

André

 
At 20:31, Anonymous Anónimo said...

André,

Para mim é novidade! Foi a 1ª vez que o meu 11 desejado coincidiu com o do PB! Só espero que seja este mesmo 11 a jogar contra o Inter, por 2 razões: 1ª- porque é o mais ofensivo( só falta lá o Carlos Martins que vai fazer muita falta!) 2ª- Porque o Sporting tem de jogar para ganhar, porque joga em casa e porque está em jogo muito dinheiro! A equipa, neste grupo tão forte tem de arriscar e não fazia muito sentido jogar com o Caneira e o Custódio a jogarem na contenção! Quero ver o Nani e o M. Veloso a fazerem um jogão, o SCP a rematar à baliza sem complexos! Finalmente quero marcar um golo que seja e GANHAR àqueles cabrões do Inter, clube que sempre odiei!

Saudaçoes Leoninas

Luis MP

 
At 03:38, Blogger Gonçalo said...

Olá André!!
Desculpa estar a comentar em português mas já percebi o teu objectivo no uso do inglês e julgo que não levarás a mal que te escreva nesta lingua.
Assim, antes de mais, gostaria de te felicitar pelo excelente blog que já acompanho há algum tempo e que decidi pela primeira vez (de muitas espero eu...) comentar. Sendo eu um grande sportinguista, é natural que goste do destaque que atribuis ao Sporting, além da atenção que dás ao futebol em geral.
Infelizmente não pude ver este último jogo do Sporting, por isso gostaria de lançar aqui as ideias para o próximo que está já aí contra o Inter, esperando obviamente a resposta de um profundo conhecedor do futebol, em especial do Sporting;)
Desta forma, gostaria de conhecer o onze em que apostarias para lançar neste jogo e a dinâmica que o Sporting terá de imprimir ao jogo. Será que é um jogo para continuar com um defesa lateral ofensivo e outro mais defensivo, ou ter cautelas defensivas e apostar em dois laterais defensivos? A meio campo, será que é seguro continuar a apostar em Miguel Veloso para um jogo da Champions ou existirá outra alternativa credível? E no ataque, qual o parceiro de Liedson? O habitual titular Bueno, o recém-chegado Alecsandro (que parece ter dado boas indicações na Madeira), ou o jovem Djaló?
Um abraço André e até breve;)Fica bem:)

 
At 10:42, Blogger ACF said...

"Olá André!!
Desculpa estar a comentar em português mas já percebi o teu objectivo no uso do inglês e julgo que não levarás a mal que te escreva nesta lingua."

Estás á vontade Gonçalo, eu escrevo em Inglês porque tenho como intuito dar a conhecer o nosso futebol a um maior número possível de pessoas e existe muitos estrangeiros que me mandae E-Mails a dizer que este é o único elo de ligação de têm com o nosso futebol. Mas se as pessoas responderem em Ingês eu responde nessa lingua mas se falarem em Português não existe qualquer problema e quero que se esprimam á vontade.

"Assim, antes de mais, gostaria de te felicitar pelo excelente blog que já acompanho há algum tempo e que decidi pela primeira vez (de muitas espero eu...) comentar. Sendo eu um grande sportinguista, é natural que goste do destaque que atribuis ao Sporting, além da atenção que dás ao futebol em geral."

Obrigado.

"Infelizmente não pude ver este último jogo do Sporting, por isso gostaria de lançar aqui as ideias para o próximo que está já aí contra o Inter, esperando obviamente a resposta de um profundo conhecedor do futebol, em especial do Sporting;)
Desta forma, gostaria de conhecer o onze em que apostarias para lançar neste jogo e a dinâmica que o Sporting terá de imprimir ao jogo. Será que é um jogo para continuar com um defesa lateral ofensivo e outro mais defensivo, ou ter cautelas defensivas e apostar em dois laterais defensivos?"

Se formos a ver o jogo amigável em Alvalade contra o Inter a maior ameaça (e digo isto sem qualquer patriotismo mas apenas porque é a verdade) foi o Luis Figo a avançar pelo flanco direito (o nosso esquerdo) e a fazer muitos cruzamentos os quais em particularmente quando Crespo estava na frente eram muito perigosos, portanto acredito que no minimo o Caneira irá jogar na nossa esquerda para conter o Figo. Em principio na direita teriamos o Abel para adicionar profundidade atacante mas depois da maneira como ele jogou contra o Boavista nunca se sabe. Pode ser o Abel, pode ser o Garcia (que claramente é mais de contenção) ou até pode o PB adaptar o Ronny.

"A meio campo, será que é seguro continuar a apostar em Miguel Veloso para um jogo da Champions ou existirá outra alternativa credível? E no ataque, qual o parceiro de Liedson? O habitual titular Bueno, o recém-chegado Alecsandro (que parece ter dado boas indicações na Madeira), ou o jovem Djaló?"
Um abraço André e até breve;)Fica bem:)"

Com o Custódio e Paredes (acho o CP mais "interior-direito defensivo que própriamente trinco) no estaleiro as opções não abundam, terá que ser o Miguel Veloso ou João Moutinho.
O Veloso joga mais como trinco posicional servindo apenas para preencher espaços e cortar linhas de espaço sem abdicar muito da sua jurisidição enquanto o Moutinho quando actua nessa posição actua mais como regista recuado estilo Andrea Pirlo ou Francesc Fabregas, é um trinco com maior dinâmica de movimento pois tenta recuperar bolas e lançar os companheiros no ataque com boa qualidade de passe MAS como se movimenta muito (comparado com Custódio) por vezes deixa de haver alguém a preencher o espaço entre Tonel/Polga e os interiores e isso notou-se no 2º golo do Zé Manel. O Moutinho é um grande médio de transição á imagem do Tiago Mendes (Lyon) e embora seja mais defensivo que um Nani ele é pivotal para fazer o elo de ligação entre o médio-defencivo e o Nº10, O Moutinho atca, defende, passa, corta, é um Nº8 incansável e espero que continue como interior desde que Veloso seja credivel a trinco.
Penso que o losango irá ter Veloso, Moutinho e Nani, quem será o outro é uma boa pergunta porque não acredito que Romagnoli tenha agradado a PB na Madeira (se Martins e Paredes tivessem saudáveis eriam ambos opções fortissimas) e possa ser opção para lutar contra uma equipa na qual 5 jogadores têm 1,90.
Sinceramente acho que Ronny a Interior-Esquerdo (JM28 na direita), Nani a Nº10 e Veloso a trinco seria interessante mas tudo depende pois PB pode querer começar mais defensivamente e depois alterar o losango quando achar que o Inter está estoirado como fez no amigável.

Gostei francamente o Alecsandro e se ele tivesse em forma seria a minha aposta para começar porque Bueno até agora tem sido francamente mau.
O Djaló seria aposta para substituir um dos pontas ou até mesmo um interior mais pra o final do jogo quando a sua velocidade fosse trunfo contra um Inter já cansado um pouco á imagem de Mantorras que raramente é eficaz jogando de inicio mas se for lançado para o final de jogo contra defesas estoiradas consegue fazer uso da sua mobilidade e técnica.



André

 
At 13:41, Blogger Frederico said...

Boas,
Na lista do tempo jogado, enganas-te-te no Liedson, diz que só tem 90 minutos...

Gostei das estatísticas!

 
At 15:09, Blogger Gonçalo said...

Obrigado André pela elucidação que me fizeste relativamente às perguntas que te fiz, em breve terás mais comentários meus neste blog.
Um abraço;)

 
At 16:39, Blogger ACF said...

Frederico.

Obrigado, por vezes escapa qualquer coisa. Obrigado pela correção a um erro bastante óbvio o qual me escapou.



André

 

Enviar um comentário

<< Home