Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Veloso Stabilizes. Carriço Comes Up?





If Miguel Veloso can stabilize at DM then Sporting will now have 2 credible options for the Defensive Midfielder position because as far as I'm concerned I still see Carlos Paredes more as "Inside-Right" with defensive qualities that can be best put to use further up the pitch and deployed as a 2nd DM that assists Custódio/Veloso, in defensive duties.

If Paredes can help defend at the midfield line this will give João Moutinho further freedom to attack and in a Offense-To-Defense transition Paulo Bento can now have Veloso/Custódio, Moutinho and Paredes all in the lower triangle of the diamond which would give the midfield a lot of marking and tackling ability and capacity to recover balls very high up the pitch and have it's 3 defensive units in midfield exert "high pressure" when it releases the ball to it's Nº10 and 2 forwards once the team starts it's Defense-To-Offense transition.

The success of MV24 at DM means Sporting now has plenty of options for all 4 slots in the diamond where the irregularity of Carlos Martins and the inability of Romagnoli to last 90 minutes ceases to be a problem because we can now free up Nani and Moutinho for the playmaker position.

Playmaker: Nani, Carlos Martins, João Moutinho, Leandro Romagnoli.

Inside-Left: João Moutinho, Miguel Veloso, Ronny, Nani.

Inside-Right: Nani, João Moutinho, Carlos Martins, Carlos Paredes.

Defensive Midfielder: Custódio, Miguel Veloso, Carlos Paredes, João Moutinho.

But having Veloso as a credible option for the midfield does mean with him there and Caneira being a more credible option for Left-Back we lose any options to Tonel and Anderson Polga in the defensive axis and this is why I trully believe that between now and the end of December Daniel Carriço is going to play a few minutes here and there for the 1st team.

In the Junior Team so far Daniel Carriço and Marco Lança have played 270 minutes out of a possible 270. Personally I thought Vs Portimonense Marco Lança was much safer than Carriço in the defensive aspects.
Daniel is a great Captain in the Jorge Costa style but when one of the CBs has to go forward he does and Lança while less impetuous made fewer defensive mistakes last Saturday.

If Tiago Pedrosa, Jorge Abreu and David Santos can become viable options to Carriço to partner at Marco Lança's side with enough security as to convince Professor Luis Martins to see he can do without DC3 for a few games then Daniel is clearly the likeliest option once Paulo Bento realises he needs another option for Centre-Back.



André

3 Comments:

At 15:25, Blogger Gonçalo said...

Confesso que ontem durante o jogo ao assitir a uma exibição notável de Miguel Veloso a médio defensivo fiquei extremamente satisfeito mas ao mesmo tempo com algumas dúvidas. Satisfeito porque esta exibição prova a qualidade da formação jovem do Sporting e a polivalência que este plantel apresenta, não me intimidando o facto de só apresentar 23 jogadores.
No entanto, as dúvidas que me surgiram prendem-se com o aumento de número de opções para a linha média que já estava repleta de qualidade, em desfavor do sector defensivo que apenas apresentava três defesas centrais, contando com Miguel Veloso. Sendo assim, Miguel Veloso admite-se jogar muitas vezes como médio defensivo dada a qualidade e integração que apresenta nesta posição, deixando menos opções fixas como alternativa a Polga e Tonel.
Caneira, Veloso e Miguel Garcia podem ser alternativas mas como resultado da sua polivalência, acreditando que seria benéfico encontrar uma alternativa mais fixa para posição de central, sendo Daniel Carriço talvez essa solução. Confesso que não conheço este jogador, por isso gostaria que me traçasses um breve perfil deste jogador, e se consideras que este jogador se integra nesta estrutura actual do Sporting.
As camadas jovens lenoninas têm dado excelentes resultados, quero acreditar que Carriço pode ser apenas mais um desses resultados e que Paulo Bento saberá o momento certo para chamar os jovens à principal equipa do Sporting. Confio no Paulo Bento, confio nos jovens e aceitarei qualquer decisão que ele tomar relativamente à chamada ou não de mais um defesa-central de raíz.
André, um grande abraço e continua a ser o Luis Freitas Lobo do futebol do Sporting;)Fica bem:)

 
At 17:57, Blogger ACF said...

Gonçalo, o Garcia pode ser alternativa mas ele próprio diz que fez a formação a médio defensivo e foi adaptado a lateral-direito (Agosto de 2003) portanto ele pode fazer a posição de central mas seria uma adaptação.

Tendo em conta que Zezinando Correia e João Martins (particularmente mais este último na minha opinião) podem ser opções para o meio-campo Leonino daqui por 10 meses eu penso que seria bom o MV24 ficar a trinco esta época mas na próxima ele e o Carriço seriam a dupla de centrais que estariam na sombra de Tonel e Polga até eventualmente lhes tirarem o lugar com o passar do tempo e entretanto podiam jogar vários minutos na Taça, aqui e ali no campeonato, há muitos jogos e tempo que chegue para todos irem ganhando ritmo porque ninguém está á espera que Tonel e Polga façam 40-50 jogos por época sem castigos, lesões, etc.

Quanto ao Carriço. Fazem muitas comparações com John Terry mas penso que comparar o DC3 com o Jorge Costa também não é descabido. Não é muito alto deve ter 1,80 no máximo mas tem bom poder de impulsão vertical, cabeceia muito bem e dentro da área é muito útil para finalizar jogadas de bola parada (ainda este Sábado marcou 2) com a cabeça. Tem uma morphologia ectomorphica, não sendo muito alto tem um corpo longilineo com cintura pélvica pequenina mas com uma cintura escapular (ombros) larga. Só de olhar para ele parece ter uma % de massa gorda por volta dos 7%, é muito seco e dá o aspecto de ser magrinho mas para o seu tamanho parece fortissimo fisicamente.

É raçudo, muito raçudo, daqueles capitães que pragueja a toda a hora para incentivar os colegas a ir para a frente. Atleticamente é semelhante ao Jorge Costa no sentido em que não é muito rápido mas o Daniel tem uma condição aeróbica impressionante, corre, corre, corre, faz lembrar o Sá Pinto na raça, determinação e resistência aeróbica.
A comparação com o John Terry faz sentido no aspecto de não serem muito rápidos e serem muito bons a cabecear e a motivar os colegas. Eu não acredito que o Carriço entre e tire o lugar ao Polga-Tonel mas SE o Paolo Maldini com 18 anos (na altura era lateral-esquerdo) surgisse agora na equipa principal do Sporting ele também não desalojava o Tonel e Polga, isto não quer dizer que não tenha qualidade mas simplesmente que tem 18 anos e a nossa dupla actual é muito boa como já o provou desde Janeiro deste ano com grandes exibições que não são obra do acaso portanto um puto por melhor que seja não vai entrar ali e correr com a actual dupla.

Quando houve uma palestra no Sporting na qual Pedro Mil Homem foi um speaker e falou da constante observação dos talentos para ver se estão a evoluir a um nível bom, muito bom, excellente (eles têm uma graduação qualquer na Academia para medir o progresso dos jovens) eu lembro-me que o Carriço estava no grupo de elite, não me lembro se vi isso num "slide" mas lembro-me que era um jovem do qual PMH, José Torcatto, etc viam com uma certa distinção, presumo que isto envolve muitos componentes como conducta como individuo, aplicação nos estudos, qualidade como jogador, etc.

LFL do futebol do SCP? LOL. Agradeço o elogio pois gosto muito do Luis e até já conversámos umas vezes por E-Mail, é uma pessoa muito simpática e humilde e que adora futebol com uma grande paixão e adoro o livro "Magos do Futebol". Não vejo muito RTPN mas vale a pena ver nem que seja só para ver a análise táctica do Luis.

André

 
At 19:06, Blogger Gonçalo said...

Um obrigado pelo teu comentário elucidativo, gosto muito de discutir futebol e tu tens conhecimento que dá e sobra para umas belas discussões. Daí que não seja de estranhar que quando leio os teus comentários imagine-te como um Luis Freitas Lobo que, na minha opinião, é o melhor analista actual de futebol.
Força André e continua que estás no bom caminho.

 

Enviar um comentário

<< Home