Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, outubro 11, 2006

A ascenção da nova fé



Orfãos, esquecidos e sem orgulho, assim andavam as esperanças Lusitanas que das alturas de Clermont-Ferrand carregados nas costas do idolo Cristiano Ronaldo ao desespero na Grécia na hecatombe Olimpica liderada por José Romão os acólitos da seleção pensaram que o dia nunca viria em que voltariam a sentir aquele orgulho de outros tempos.

Algo faltava, de algo necessitavam, aquele que viria fazer a diferença, aquela classe, aquela ambição e humildade dos grandes campeões que fazem a diferença e nunca se "engasgam" quando os meninos olham á sua volta procurando uma referência que os leve para a vitória

Com Couceiro voltou a existir serenidade na postura, coerência no discurso e sensatez nos critérios mas em campo onde estava esse "farol" para o qual as 10 "naus" Portuguesas olhariam nos momentos dificeis, quem iluminaria o caminho para a vitória?

O coração doi e aperta contra o externo e torna-se dificil de respirar, os pulmões ardem e por natureza aparece o desejo de comformidade e da rendição, vegonha essa que é mais fácil do que suportar as dores para se chegar á glória e assim a via do facilitismo vem tentar um jovem frágil, desorientado e sem fé.
Os minutos passam, o ácido láctico começa a acumular, surgem as caimbras, surgem ainda mais dores e o desespero apodera-se dos corações de homem fracos.
Porquê suportar isto? Porquê sofrer? Qual o propósito? Que faço eu aqui? Pelos outros, por mim, por altruismo ou por vaidade será que algo justifica estas dores?

Eis que ele surge, alguém que não se questiona, alguém no qual existe clareza de ideias e propósitos durante os 90 minutos, alguém disposto a agarrar na equipa e liderar com o seu exemplo. Súbitamente uma sensação de liberdade apodera-se do colectivo, a percepção que não estam sozinhos em campo, que uma "extensão" do treinador está com eles no relvado. Ele corre, ele sofre por si e pelos seus irmãos de equipa, ele atinge os seus prévios limites e no apogeu da sua juventude percebe que limites não lhe foram ainda impostos e quebra essa barreira psicológica e sofre, corre e sua ainda mais do que alguma vez fez.

A inspiração chegou, no politaismo futebolistico eis que os jogadores encontraram a sua nova fé, alguém extraordinário, radiante como o sol matinal que traz nova vida a todos os que sentem o seu abraço eis que João Filipe Moutinho traz nova vida e esperança aos sub-21 Portugueses. A sua ambição contagiante apodera-se dos seus colegas, as dores são esquecidas com um suplemento de alma, garra e ambição que se alimentam naquele profundo poço de humildade do qual todos vão beber em procura de inspiração e de fé.

Com a súbita sensação de liberdade injectada pelo jovem Algarvio os horizontes alargam-se, as dores são atenuadas e os limites auto-impostos pela psiche de cada um são estilhaçados. Quem vos disse que vão perder? Quem vos convenceu que as dores são mais fortes que a vossa ambição? Quem olha para o Nº10 diria que quem vos derrota são vós próprios, ele acredita, eu acredito nele e com a nova fé eu acredito em mim próprio.

A altura é agora, se um homem não acreditar em si próprio quando é jovem não será no seu declinio que irá encontrar essa fé e se o amanhã nunca chegar então eis aqui e agora a chance de deixar o seu legado, em campo e perante os crentes.
Numa era em que elegância, coragem, humildade e fairplay já são considerados "démodé" eis aqui a oportunidade de dar o exemplo. Um mero jogador de futebol mas um idolo para milhões de jovens, aqueles confusos, sem identidade própria que procuram um idolo, um exemplo, uma referência e uma fé.

Suportando as dores, cerrando os dentes, extenuado fisica e mentalmente mas possuidor de um orgulho inexpugnável ele corre, ele corre para fugir da dor, ele corre por raiva e ambição, ele corre para fugir do sabor amargo e deprimente da derrota, ele corre e outros correm com ele.

Todos pensavam que o dia nunca viria mas eis que aqui está o novo sol que abrasa a seleção, eis que chegou a nova fé, eis que chegou João Moutinho.



André Figueiredo

10 Comments:

At 14:23, Anonymous Anónimo said...

Congratulations to Moutinho and Yannick ;) Sportinguistas rulezzzzzz!

 
At 16:36, Anonymous Anónimo said...

André,

Grande vitória e também grande ensaio épico-futebolistico-literário! Aqueles que sempre acreditaram nestes jogadores, no seu enorme talento, esforço e dedicação tinham, como eu tive, a obrigação de acreditar no apuramento! Depois dum jogo e resultado muito ingratos e enganadores ( com um árbitro miserável!) Couceiro emendou a mão apostou tudo e João Moutinho comandou as tropas num Blitzkrieg desta vez plenamente vitorioso! Que jogador prodigioso está JM28! Aquele passe para o golo na Rússia!! Ficaria muito feliz se os nossos terríveis dirigentes SADicos tivessem a coragem de propor um contrato de 10 anos a JM28! Está encontrado o jogador que poderia reencarnar e ressuscitar a moribunda Mistica Leonina! E estou certo de que se o discurso vigente fosse outro, (idêntico ao dos nossos rivais onde não se fala de vendas, e sai agora ou em Janeiro e as pérolas e os jovens, e as claúsulas de 20 e 25M€, etc,etc... Também temos de assumir quando os outros fazem melhor do que nós, não tenho esses problemas! ) positivo, orgulhoso, ambicioso! Se alguém de responsabilidade no clube tivesse a lucidez de inverter este discurso e ambiente deprimentes o Sporting daria um passo decisivo no futuro imediato e mediato do seu futebol! Mas... isso não vai acontecer com esta gente ao leme, infelizmente para todos nós e jogadores também!
Resta-nos apreciar e gozar este e outros momentos!

p.s. Porque é que não comentaste nem referenciaste o 4-1 na Rússia??

Saudações Leoninas

Luis M.P.

 
At 18:18, Anonymous Anónimo said...

Grande jogo da seleção sub 21. Emplogante como à muitos já não via. Deixa-me cheio de orgulho saber que grande parte dos obreiros deste apuramento são jovens do Sporting e mais quando sei que esta magnífica direcção está a fazer tudo para os manter ou adiar a sua saída. Sinto-me confiante e bem representado. O futuro passa por estes jogadores e por estes dirigentes. Parabéns à seleção e ao Sporting.

 
At 18:21, Blogger ACF said...

"Grande vitória e também grande ensaio épico-futebolistico-literário!"

Obrigado, não seria possível sem uma "beldade" para me estimular e a vitória de ontem foi a minha "musa", isso e a classe com que os jogadores e técnico falaram com a imprensa pós-jogo.

p.s. Porque é que não comentaste nem referenciaste o 4-1 na Rússia??"

Não vi esse jogo pois não aprovo inteiramente de algumas escolhas de Couceiro para o XI ou equipa, mas desta vez Portugal estava encostado á parede e não podia deixar de ver pois estava muita coisa em jogo inclusive um treinador e um leque de jogadores os quais admiro imenso. Os adeptos têm que ter calma, o Couceiro não pode passar de "José Coveiro" a génio, o Couceiro é o mesmo de sempre e nunca foi um mau treinador, longe disso embora por vezes tenha pegado em equipas numa situação má e não tenha tido sorte, o mesmo podia dizer de Vitor Pontes.

Couceiro merecia e muito esta alegria para lhe dar novo alento e acredito que pela sua qualidade como técnico (que é acima da média) e especialmente como homem acredito que um dia será o selecionador A, em muitos aspectos o Couceiro é um novo Carlos Queiroz, isso não é necessáriamente bom mas também não é mau.

P.S. Fico feliz de ver que cada vez mais gente se começa a aperceber do jogador que Hélder Barbosa é. Sou um fan incondicional dele desde 2004, belo jogo ontem, o Vieirinha ou Ivanildo ao lado deste nem tem comparação e continuo a dizer que foi um erro ter ficado Vieirinha no plantel. Para mim o Hélder é titular indiscutivel, ele, o Moutinho e o RVT.

André

 
At 18:27, Blogger ACF said...

Mike, olha que o David Caiado, Pedro Celestino e Zezinando Correia têm no minimo lugar na equipa se não no XI. Celestino em vez de Organista e Caiado em vez de Diogo Valente. E se apostarem num 4-3-3 com 2 trincos a cobrir as costas do Nº10 JM28 eu penso que Paulo Machado e Zezinando Correia fariam uma dupla de pivots defensivos muito interessante.

O Couceiro agora tinha era que qualificar a equipa e não se podia dar ao luxo de agitar muito o barco numa altura em que era preciso união no plantel, agora com mais calma pode fazer uma triagem mais profunda e cortar fora a "gordura" como o Sérgio Organista e mais um ou outro.

Grande jogo do Miguel Veloso, cada vez mais é um líder entre os colegas e tem que ser titular em todos os jogos. Espero que o golo do Yannick lhe dê confiança, continuo a achar que não é ponta-de-lança mas espero que tenha sorte.

André

 
At 22:10, Anonymous Anónimo said...

O que me preocupa é a falta de laterais a nivel defensivo...para mim o miguel veloso encostado à esq. é uma perda de talento a meio-campo ou mesmo de segurança defensiva no centro da defesa...
Agora vamos é a ver o que se vai passar no euro-2007, não me parece que esta selecção seja favorita(espero estar enganado)

 
At 23:00, Blogger ACF said...

Pode ser melhorada com a chamada de alguns elementos que têm qualidade para lá estar mas concordo que Portugal parece ter algumas deficiências em certas posições independentemente dos atletas que chamarem.

Num 4-3-3- apostava no Ricardo Vaz Té, David Caiado, Hélder Barbosa, João Moutinho, Paulo Machado (a jogar + próximo do Nº10) e Zezinando Correia e creio que com estes 6 o meio campo seria bastante forte (com Manuel Fernandes ainda mais) e o ataque seria bom. Mas na defesa é mais complicado, Miguel Veloso tem que jogar (e a central) mas os outros 3?

Tiago Pinto faz 19 anos no 1º dia de Fevereiro e talvez seja interessante na lateral esquerda. Quanto ao outro central e lateral direito não sei pois não estou a ver quem são os melhores nessas posições entre 19 e 21 anos de idade. Se o Hélder barbosa lá está com 19 anos então dá que pensar se uma aposta em Carriço e André Nogueira talvez fosse acertada mas é capaz de ser juventude a mais para o quarteto defensivo e além disso o Daniel , Miguel, André e Tiago são todos jogadores de estatura relativamente baixa. É dificil jogar contra equipas que usam muito jogo aéreo com laterais de 1,70 e 2 centrais que não ultrapassam 1,80 e 3 médios todos de estatura baixa como JM, PM e ZC ou até mesmo Manuel Fernandes.

Segundo ouvi dizer o Paulo Renato (14/05/1987) jogou muito bem nos "Jogos da Lusofonia" e em 4 jogos marcaram 13 e sofreram 0. Existe muito a tendência de elogiar o Daniel Carriço e esquecer quem joga ao seu lado (Paulo Renato e agora Marco Lança) no eixo defensivo, mas é preciso não esquecer que em 05/06 em 36 jogos os Juniores sofreram 16 golos e Paulo Renato jogou 24 deles (21 a titular) e por muito bom que seja o Carriço ele ainda tinha 17 anos e tem que se dar algum valor ao Paulo.

É certo que existem muitas variáveis mas a verdade é que ao fim de 5 jornadas de Carriço/Lança os Juniores sofreram 4 golos enquanto que em 05/06 aos fim de 5 jornadas de Carriço/Renato só tinham sofrido 2.

Quanto ao Steven Vitória não sei muito sobre ele.

Para Guarda-Redes penso que o Paulo Ribeiro merece toda a confiança pois já me agrada desde que o vi no Setúbal e já é ligeiramente que o Bruno Vale com a mesma idade mas não hesitaria em ter o Rui Patricio com 18 anos já a suplente nos Sub-21 pois o RP é mesmo muito bom.

Gostava de ver a equipa testada a jogar num 4-2-3-1 com que Couceiro colocou o Setúbal a jogar um futebol tão interessante mas tenho duvidas que isso seja viável com estes jogadores pois o Jorginho era um nº10 que jogava mais adiantado e muitas vezes fugia pelo flanco esquerdo enquanto o Moutinho é um organizador de jogo que prefere jogar mais em profundidade no meio-campo e assim o 4-2-3-1 fica mais um 4-3-2-1 pois o JM está muito atrás e perde-se capacidade de pressionar mais á frente onde os 2 médios de ataque e avançado-centro isolados são mais fáceis de anular pelos marcadores adversários.

Portugal tem que começar a produzir laterais canhotos, um canhoto de qualidade no futebol vale ouro. A aposta de Couceiro em Veloso e Oliveira nas laterais não me agrada pois Veloso é muito pesado e lento para ser mais que um lateral de contenção o que deixa sobre Felipa Oliveira responsabilidade de ser muito agressivo no seu flanco mas depois Couceiro colocou Yannick e Diogo valente nas alas e questiono a qualidade ou posicionamento destes 2. Portugal pode ter dificuldades em arranjar laterais esquerdos mas de certeza que tem alguém melhor que Felipe Oliveira para lateral direito, e não me venham com o João Pereira, nos últimos anos tem sido uma desgraça com Mário Sérgio, Miguel Garcia, etc.

Sempre gostei do Amoreirinha desde que o vi fazer jogos da pré-época pelo Benfica 2 anos atrás mas não sei se estará ao nível desejado.

Cada vez acredito mais quem em 2007/08 os Guarda-Redes do Sporting vão ser o Ricardo, Rui Patricio e Mário Felgueiras.

Já agora deixo uma pergunta, quem é o preparador fisico dos Sub-21?


André

 
At 00:14, Blogger ACF said...

No Domingo quando fui ver o jogo dos Iniciados ao Campo Nº1 da Academia de Alcochete sei que os Juvenis B estavam a jogar nessa mesma altura noutro campo da Academia mas não tive acesso a esse jogo.

Não sei o resultado, presumo que deve ter aparecido na edição de Segunda-Feira de "A Bola" que infelizmente não comprei. O que realmente lamento é que não seja colocado á disposição dos adeptos através do jornal Sporting a constituição das 3 equipas de Iniciados e as 2 de Juvenis. O plantel de Juvenis de acordo com o jornal só tem 18 elementos (em 5 jornadas já convocaram 21 diferentes) mas bem sabemos que quando é necessário vão buscar jogadores aos Juvenis B.

Tenho o artigo sobre plantel de Juvenis de 2005/06 e óbviamente nada lá diz sobre o Rui Fonte pois era Juvenil B, tenho pena que seja dado tão pouco destaque a este tipo de informações no jornal.

André

 
At 13:16, Blogger ACF said...

Estou a tentar desde esta manhã descobrir mais sobre o João Marques, depois logo digo algo sobre a veracidade deste rumor e que espécie jogador é o JM.


André

 
At 22:29, Anonymous Anónimo said...

desculpa andre mas não posso deixar passar em claro o que disseste csobre o couceiro! acima da média so se for como admnistrador, porque como treinador é de uma mentalidade retrograda e atrasada no tempo! é um treinador que so pode ter entrado na federação pelas cunhas que tem como investidor nos passes de alguns jogadores! mérito como trreinador tem sim senhor desceu o Alverca e o belenenses de divisão e no porto deu-nos uma ajudinha destruindo os jogadores mais talentosos que eles tinham oriundos da formação! conseguiu que no forno deles saissem todos queimados! Bruno Gama, Ivanildo, Nuno Coelho, João Pedro, Helder BArbosa! enfim todos em que tocou...queumou! TREINADOR FRACO! FRACO!

 

Enviar um comentário

<< Home