Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

terça-feira, outubro 10, 2006

Rui Fonte continua a dar show



Não, esta foto não foi tirada pela Rita Egídio

O jovem Ponta-de-Lança Rui Fonte (23/04/1990) já leva 300 minutos jogados em 360 possíveis (4 jogos) pela equipa de Sub-18 do Arsenal e já marcou 3 golos (nos últimos 2 jogos) e apesar de ter começado aos 60 minutos no seu primeiro jogo (Arsenal 4 - 2 Bristol City) ele desde então jogou 90 minutos nos 3 jogos seguintes e também já agarrou 11 minutinhos na equipa de reservas do Arsenal a jogar ao lado de jogadores como Jeremy Aliadiere, Gael Clichy, Philippe Senderos e Manuel Almunia.



André

17 Comments:

At 14:57, Anonymous Anónimo said...

Cá pra mim o Sporting agora ia lá buscar o outro puto que ainda marca mais golos que o Rui. Segundo o site esse Murphy é bem bom! ;)

Continuação de boa sorte ao Rui!

 
At 15:26, Blogger ACF said...

Nunca vi o Rui Fonte jogar. Creio que a pessoa mais indicada para teres uma ideia sobre as caracteristicas do Rui Fonte seria a Susana dos "Leõezinhos em Acção" pois ela viu jogar o miudo.

Existe um site qualquer sobre o Sporting na Internet que tem o número de golos e jogos que cada Juvenil jogou em 2005/06 mas infelizmente perdi o rasto a esse site e é pena pois era bem interessante.

Uma coisa dá para ver que o Rui Fonte com 16 aninhos já tem uma estatura fisica interessante e deve ter próximo de 1,80 (o TH14 tem 1,85). Jogador com essa morfologia ectomorfica se conseguir adicionar 5 a 7 kilinhos nos próximos anos e reter a sua qualidade técnica e velocidade enquanto adiciona força fisica para depois poder ter potência muscular adicionada ao seu tecnicismo natural pode ser um caso sério ao estilo de Ronaldo, mas isto sou eu a adivinhar pois não conheço o jogador mas tenho uma ideia que como o Ronaldo e Vaz Té foram trabalhados em termos de condicionamento fisico em Inglaterra.

Tenho andado a pensar em ir pedir a José do Carmo Francisco as fichas de jogo dos 34 jogos dos Juvenis em 2005/06 e com isso compilar uma detalhada estatistica de quantos golos, minutos etc teve cada jogador, penso que seria francamente interessante não só para ter uma melhor dos Juvenis que subiram a Junior bem como sobre os Juvenis de 2º ano que agora "mandam" na equipa.

O jornal "A Bola" em Julho dizia que o Rui Fonte tinha marcado 24 golos no campeonato de Juvenis mas só se isso foi nos distritais porque no nacional o Bruno Matias foi o máximo goleador com 29 e creio (não sei ao certo) que o Vivaldo Arrais foi o 2º melhor marcador da equipa e teve mais de 10 golos.

Se o Rui Fonte não tinha contrato profissional (tinha de formação) é porque a SAD ainda não tinha expectativas grandes para ele, a ver vamos se foi um erro. O que o RmP diz de o RF poder render milhões está correcto, o contracto será por objectivos e pode chegar aos 2,5 milhões de euros segundo se diz mas acreditem que o AW é muito manhoso (como o resto dos managers em Inglaterra) e não teria problemas em meter o miudo nas reservas para o impedir de fazer X de jogos se isso pudesse accionar uma clausula que desse mais dinheiro ao Sporting. Ainda me lembro das trafulhices de Harry Redknapp em relação ao Dani.

O facto de o Rui estar a marcar golos pelos sub-18 do Arsenal sinceramente acho que não quer dizer nada pois já vi várias "FA Youth Cups" em DVD e acreditem que os Juniores Leoninos ou Portistas limpavam essas equipas. O Kieran Richardson foi considerado um grande craque nessas competições e creio que todos sabemos o jogador banal que ele é. Na equipa de reservas do Arsenal já lá tem alguns jogadores interessantes e isso já é de louvar mas o facto de ser titular e marcar golos em Sub-18 penso que não quer mesmo dizer nada. O Rui é essencialente o mesmo jogador que era em 2005/06 quando era Juvenil de 1º ano no SCP e ele jogava muito pouco portanto.......
Acredito que com trabalho especializado de fortalecimento muscular ele se possa tornar um jogador de qualidade e talvez de calibre mundial mas neste momento duvido que seja, o Arsenal apostou nele a longo prazo e ninguém sabe o que vai acontecer mas penso que a SAD não deve ser sensurada por o deixar sair pois ele agora não é excepcional e ninguém pode afirmar categóricamente que vai ser.

Custa-me a acreditar que o Rui Fonte (3 golos em 300 minutos) neste momento seja melhor que o Wilson Eduardo (4 em 381) e a saida do Rui só beneficia o suplente do Wilson que vai acumulando minutos e ganhando experiência. O cemitério está cheio de insubstituiveis e não digo que o campeonato de Juniores Português seja mais forte que a liga Sub-18 Inglesa mas que as equipas de topo são mais fortes isso creio que sim pois já vi as do Liverpool, Man Utd jogarem e aquilo não mete medo a ninguém.

O Giuseppe Rossi marcou 42 golos em 49 jogos pela equipa de reservas do Manchester United mas foi emprestado ao Newcastle esta época e jogou 41 minutos em 10 jogos e penso que todos sabemos que o Newcastle é uma equipa de meio da tabela. O Manchester não produz qualidade desde a FA Youth Cup de 1992 quando tinham Beckham, os irmãos Neville, Nicky Butt, Scholes mas desde então tem sido as anedotas habituais que vão inportando da China, Noruega, Escócia etc.

André

 
At 17:55, Anonymous Anónimo said...

André ultimamente tenho colocado aqui algumas opiniões somente para esclarecer algumas dúvidas que vão surgindo, mas aqui tenho várias correcções a fazer:
O Rui Fonte é um ponta de lança de área, muito dotado tecnicamente, não em termos de drible, mas em termos de recepção, passe e finalização. Em relação ao "treino de condicionamento físico", como lhe chamas, espero que estejas a pensar simplesmente num trabalho de ginásio complementar aos treinos de campo, mas um trabalho altamente especializado e acompanhado, e não que penses em andar a "encher" durante os treinos.
"Se o Rui Fonte não tinha contrato profissional (tinha de formação) é porque a SAD ainda não tinha expectativas grandes para ele"...é obvio que vou discordar disto, pois não há nenhum juvenil que tenha contrato profissional, muito menos um juvenil de 1º ano, como era o caso do Fonte o ano passado...isso não é nada elucidativo das expectativas que no Sporting possa ou não haver em relação a um jogador.
Em relação aos 24 golos nos distritais marcados pelo Rui Fonte, creio que seja um dado bem significativo, visto que o Rui passou uma grande parte da época com os juvenis A, e só quando não ia ser titular na equipa A é que regressava à B, para jogar...Espero que tenha mudado a tua opinião em relação à comparação que fizeste dele com o Wilson (sem querer tirar valor ao Wilson, pelo contrário, tb tem mta qualidade). Posso também referir-te que na selecção de sub-16 do ano passado, o PL era o Rui Fonte, enquanto que o Wilson jogava a ED (aconselho-te vivamente a ler a crónica do Paulo Sousa no jornal A Bola de ontem).
Falando de outras coisas...o Kieran Richardson foi um jogador que no seu primeiro jogo pela selecção A marcou 2 golos...e o Giuseppe Rossi foi um jogador que esteve sempre um escalão à frente nas selecções jovens italianas...daí a serem fraquinhos vai um grande passo...não podes esperar que sejam todos o Cristiano Ronaldo, ok? =p
João

 
At 19:24, Blogger ACF said...

"André ultimamente tenho colocado aqui algumas opiniões somente para esclarecer algumas dúvidas que vão surgindo, mas aqui tenho várias correcções a fazer:"

E as tuas opiniões são sempre bem vindas.

"O Rui Fonte é um ponta de lança de área, muito dotado tecnicamente, não em termos de drible, mas em termos de recepção, passe e finalização. Em relação ao "treino de condicionamento físico", como lhe chamas, espero que estejas a pensar simplesmente num trabalho de ginásio complementar aos treinos de campo, mas um trabalho altamente especializado e acompanhado, e não que penses em andar a "encher" durante os treinos."

Tanto o Ricardo Vaz Té como Cristiano Ronaldo já disseram que em Inglaterra se trabalha menos as componentes técnicas e Tácticas e se dá mais enfase ao trabalho fisico tanto de reforço muscular como cardiovascular. Qualquer um dos 2 diz que lá se correr muito mais nos treinos. São culturas futebolisticas diferentes, jogadores(ras) americano(a)s também dizem logo que aqui se trabalhar mais a vertente técnica do que nos USA, etc.

"Se o Rui Fonte não tinha contrato profissional (tinha de formação) é porque a SAD ainda não tinha expectativas grandes para ele"...é obvio que vou discordar disto, pois não há nenhum juvenil que tenha contrato profissional, muito menos um juvenil de 1º ano, como era o caso do Fonte o ano passado...isso não é nada elucidativo das expectativas que no Sporting possa ou não haver em relação a um jogador."

Concordo que Juvenis não podem ter contracto profissional e em parte onde eu queria chegar é que quando jogadores saiem e se sabe que não tinham contrato profissional aparecem sempre aqueles "abutres" que dizem que a culpa é toda da SAD que são incompetentes, etc. Eu sei perfeitamente que mesmo que fosse legalmente possível eles não iam dar contractos a uam centena de miudos senão era um peso salarial brutal.

"Em relação aos 24 golos nos distritais marcados pelo Rui Fonte, creio que seja um dado bem significativo, visto que o Rui passou uma grande parte da época com os juvenis A, e só quando não ia ser titular na equipa A é que regressava à B, para jogar...Espero que tenha mudado a tua opinião em relação à comparação que fizeste dele com o Wilson (sem querer tirar valor ao Wilson, pelo contrário, tb tem mta qualidade). Posso também referir-te que na selecção de sub-16 do ano passado, o PL era o Rui Fonte, enquanto que o Wilson jogava a ED (aconselho-te vivamente a ler a crónica do Paulo Sousa no jornal A Bola de ontem)."

Infelizmente não comprei "A Bola" ontem, é pena pois queria saber resultados da 2ª B. Gosto imenso das opiniões do Paulo Sousa.

"Falando de outras coisas...o Kieran Richardson foi um jogador que no seu primeiro jogo pela selecção A marcou 2 golos...e o Giuseppe Rossi foi um jogador que esteve sempre um escalão à frente nas selecções jovens italianas...daí a serem fraquinhos vai um grande passo...não podes esperar que sejam todos o Cristiano Ronaldo, ok? =p""

E não espero mas também acho que o Kieran que tem quase 22 anos não é nada de excepcional e está muito longe de ser o "Giggs2" tal como Darren Fletcher (ou Luke Chadwick em tempos) de serem "Beckham2" e já houve muitos que fizeram pré-épocas nos últimos 3 anos e dá para ver que a cantera de Carrington não produz nada de excepcional nos Phil bardsleys, Madds Tim, Dong Fanguzos, Ekersley. Ainda me lembro de quando em 02/03 diziam que o O'Shea ia ser o Maldini Irlandes. O Kieran dificilmente chegará ao nível do SWP, no máximo vhega ao de Jermaine Pennant. Quanto ao Rossi acho que um jogador com a sua planta fisica dificilmente pode singrar no futebol Inglês ou até mesmo no Italiano e já agora digo que sempre duvidei da capacidade do Carlos Tévez ser um sucesso quer em Inglaterra ou Itália.

P.S. Parece que o Ben Foster já é internacional Inglês?

André

 
At 00:44, Anonymous Anónimo said...

boas, andre sera que me podes dizer quem e que e o melhor jogador dos juvenis!

 
At 09:23, Blogger Ricardo said...

Onde arranjaste essa foto do Fonte com o Henry?

 
At 10:31, Blogger ACF said...

Ricardo, a foto vinha a acompanhar a entrevista que o Sportugal fez ao Rui Fonte e que foi publicada a 29 de Setembro, foi por ser uma entrevista do Sportugal que eu disse na brincadeira que a foto não tinha sido tirada pela Rita Egídio que era (se calhar ainda é) contribuidora desse site (além de modelo/actriz ou lá o que for que ela faz):

http://sportugal.pt/noticia.php?noticiaID=8075

http://sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=0¬iciaID=8077

http://www.arsenal.com/player.asp?thisNav=reserves+and+youth&plid=68286&clid=4436&cpid=825

Anônimo, eu pessoalmente gosto muito do trinco Diogo Amado (que esteve a treinar com a seleção e só tem 16 anos), gosto do Juvenil de 1º ano Januário Jesus, do lateral esquerdo Michael Santos e não desgosto do Ponta-de-lança Wilson Santos mas quero frisar que não sou de maneira alguma um perito na equipa de Juvenis e estou pouco a pouco a conhecer melhor a equipa não só em termos de caracteristicas individuais dos jogadores como também o treinador e este Domingo (Dia 15) vou a Alcochete fazer a reportagem dos Juvenis quando estes receberem os Juvenis do DC Branco e esses artigo deve estar no blog a meio da tarde de Domingo.

André

 
At 18:56, Anonymous Anónimo said...

obrigado andre!
assim que poderes disponibilizar mais algumas informaçoes dos juvenis agradeço!

sabes e que eu faço parte do forum do scp, e nota-se que tens um carisma especial, pois todos respeitam a tua opiniao dizem e que tens um problema de caracter,
por isso e que eu keria falar ctg para que assim que tiveres informaçoes as disponibilizares!


mt obrigado
respect
carlos

 
At 21:23, Blogger ACF said...

"sabes e que eu faço parte do forum do scp"

Nesse caso então tem muito cuidado pois anda por lá um tal de "Olheiro".



André

 
At 22:25, Anonymous Anónimo said...

o que tem esse olheiro?

 
At 00:04, Blogger ACF said...

"o que tem esse olheiro?"

Dá muito nas vistas, consigo topar esse fulano a 10 kilometros de distância mesmo que ele viesse disfarçado e com falinhas mansas. Tem cuidado com ele.



André

 
At 00:07, Anonymous Anónimo said...

epa mas esse gajo sou eu!

 
At 00:54, Anonymous Anónimo said...

ei, eu nao disse que devem ser parvos!
a unica coisa que disse e que tinhas qualidade, nao que tinham sido parvos, pois nao sei o que aconteceu!
alias essa ate foi a principal razao porque comecei a falar ctg!
pois nota-se que percebes disto, e apesar de terem corrido contigo continuam a usar o teu blog para se informarem.
Logo achei estranho, mas em relaçao ao facto de ter usado o meu nome verdadeiro em vez do nick, nao me parece nada de especial, sou o olheiro se tivece algum stress em dizer quem era nao dizia, inventava algo!
sinceramente sinto uma certa agressividade, sem razao para isso!
alias foste bastante prestavel em relaçao a equipa de juvenis e agradeço t por isso!

 
At 00:57, Blogger ACF said...

Não há crise, estava só a reinar contigo.


André

 
At 01:10, Anonymous Anónimo said...

a ok.
julguei que tiveces algum stress comigo!;)
ja agora eu vi o teu coment na pag dos lamp.

achas que eles vao ser melhores que nos em formaçao?

 
At 01:49, Blogger ACF said...

Penso que a distância já foi maior, isso pode não se notar neste momento mas daqui por 3 anos serão ainda mais competitivos do que são agora. Numa perspectiva optimista eu diria que é possível que a nível de Juniores o Sporting pode passar em 2006/07 e as 2-3 épocas seguintes por um momento inferior ao dominio que tivemos em 04/05 e 05/06 mas quando esta geração de iniciados chegar a Junior voltaremos a dominar. Creio que os Juvenis serão nesnte momento a equipa menos forte.

Os Juniores do SLB têm mais qualidade do que em 05/06 mas estão masi fracos pela simples razão que esta equipa está cheia de Juniores de 1º ano mas têm mais qualidade e potencial e quando elstes jovens tiverem mais um ano de experiência em cima em 07/08 creio que serão claramente mais fortes que os juniores benfiquistas de 05/06, se isso será o suficiente para vencer o campeonato duvido mas serão no minimo uma força na época regular para lutar pelos primeiros 2 lugares e talvez possam surpreender.

O verdadeiro barometro do dominio Sportinguista para o futuro próximo é ver como vai ser o campeonato de Iniciados dos proximos 2-3 anos, penso que temos uma grande equipa e vamos ser cilindrar o campeonato regular e depois na 2ª fase logo se vê, mas será que vai ser assim em iniciados em 07/08 á medida que os jogaores Benfiquistas sobem para iniciados, vêm ai muitos jovens com qualidade por parte do Benfica.

A minha futurologia:

Vamos ser campeões nacionais de Iniciados pois temos uma equipa fortissima e um treinador muito interessante.
Penso que vamos terminar o campeonato regular de Juvenis em 1º.
Na pior da hipóteses terminamos o campeonato regular de juniores em 2º lugar e vamos aos playoffs.

Depois logo se vê. Se queremos manter a nossa hegemonia temos que ser humildes e perceber que o benfica está melhor do que 2 anos atrás e por isso mesmo nós também temos que melhorar para os manter á distância e este projecto das escolinhas estava na forja pelo menos desde Janeiro-Março e é um paço na direção certa.

Se vamos ser campeões nacionais nos 3 escalões como em 05/06? Duvido muito sériamente.

Todos os anos aparece um novo némesis para o Sporting na divisão sul de Juniores, em 04/05 era o Estrela da Amadora, o ano passado era o Estoril e agora é o Belenenses e no próximo ano ou no seguinte é bem capaz de ser o Benfica pois tiveram uma equipa de juvenis muito forte em 05/06 e nestes 12 meses eles vão transitar para Juniores e os nossos juvenis de 05/06 foram LIGEIRAMENTE mais fortes que o SLB portanto vão haver muitas revanches e agora com o benfica a ter melhores condições de treino o que pode estreitar mais ainda a diferença em qualidade.


André

 
At 10:13, Anonymous Anónimo said...

obrigado

 

Enviar um comentário

<< Home