Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, outubro 08, 2006

Sporting 6 - 0 Real de Massamá (4ª Jornada de Iniciados)



O Capitão André Oliveira do Sporting e o Capitão Fábio do Massamá

Goleadores:

Tiago Cerveira aos 6, 9 e 35 minutos.
João Couras aos 16 minutos.
Ariclene Oliveira aos 21 minutos.
Leandro Albano aos 70 minutos.

Substituições:

João Freitas (defesa central) substitui André Oliveira aos 35 minutos.
Hugo Oliveira (avançado) substitui Luís Carlos aos 35 minutos.
Matthew (avançado) substitui Tiago Cerveira aos 35 minutos.
André Cardoso (médio) substitui Diogo Freitas aos 52 minutos.
Danilo Serrano (médio) substitui João Couras aos 61 minutos.

Numa bonita manhã com um sol radiante a esbater contra as bancadas da Academia de Alcochete os actuais campeões nacionais de iniciados, Sporting receberam o Real Sport Clube para disputar a 4ª jornada do campeonato.
O Professor Luis Gonçalves "artilhou" a sua equipa num 4-1-3-1-1 com laterais dinâmicos e ofensivos enquanto o Mister Rui Barroso optou por colocar o Massamá em campo com um 4-3-3 com 2 flanqueadores e um ponta de lança. Num jogo que começou e acabou num ritmo lento o Sporting esteve sempre por cima devido a uma notável diferença de qualidade entre os Leões e os elementos do Real a nível de qualidade de passe e recepção de bola os quais permitiram ao Sporting uma circulação de bola eficaz, rápida e "adulta".

O Real pecou em particular na capacidade de cortar jogadas de perigo por parte dos seus defesas e em algumas recepções de bola nas quais não conseguiram "almofadar" a bola e deixam que em ressalto esta lhes fuja para o adversário, a diferença entre as duas equipas nestas vertentes era enorme.
Luís Gonçalves talvez ciente da qualidade inferior do seu opositor permitiu que tanto Rui Coentrão e Leandro Albano subissem pelos flancos acima para combinarem com Tiago Cerveira e João Couras. Em particular no flanco canhoto o Nº5 e Nº11 Leoninos jogaram um jogo perfeito de compensações a jogar num pressing alto e sufocante que em breve deu juros quando Tiago Cerveira inaugurou o marcador aos 6 minutos e quando chegou o intervalo o extremo Sportinguista já tinha o seu hat-trick.

Durante o 1º tempo o Sporting jogava ao ritmo que lhe convinha acelarando e abrandando conforme os seus alementos tinham pulmão ou vontade de imprimir mais velocidade ao jogo, o Real tentava responder enquanto o muito interventivo Mister Rui Barroso fornecia variados conselhos do banco mas o futebol não correspondia às suas exigências e o Sporting dominava com excessiva facilidade em situações em que mesmo que os flanqueadores Leoninos fossem desarmados eles insistiam e recuperavam bola do seu marcador directo e voltavam ao mesmo.
Nos aspectos defensivos particular destaque vai para o central Miguel Serôdio de 14 anos e já com 1,80 de altura que apesar de não ter ainda grande equilibrio e poder melhorar nas recepções de bola com o peito mesmo assim evidencia já muita classe e é claramente o patrão da defesa nos aspectos defensivos. No corte é imperial e para a sua estatura fisica é possuidor de boa velocidade e é ainda de realçar que no jogo aéreo ninguém lhe ganha uma bola.

Os flanqueadores do Massamá, Alcolino e Marco precisam de melhorar ainda um pouco a nível de cruzamentos pois estes eram fácilmente cortados pelos defesas Leoninos e Miguel Serôdio transmitia confiança e segurança aos colegas de sector com o seu estilo sereno mas jovial foi limpando a área e apagando uns "fogos" nas redondezas e para gaudio dos seus colegas na bancada que o saudavam.
O Técnico Sportinguista Luís Gonçalves esteve sempre muito discreto em termos de instruções e limitava-se a partilhar opiniões (e preocupações) com o seu adjunto mas transmitia calma aos jovens e nunca precisava de levantar a voz para conseguir a atenção e respeito dos seus comandados e foi bastante felicitado por adeptos no final do jogo pela exibição imaculada da sua equipa que dificilmente poderia ter jogado melhor.

O Capitão Sportinguista o central André Oliveira esteve bem embora não ao nível do seu colega de sector mas mesmo assim o Capitão mostrou boa técnica e recepção de bola, o lateral esquerdo Rui Coentrão apesar de ainda franzino corre pelo flanco acima como uma locomotiva, a principio parecia mais timido no ataque comparado com Leandro Albano que parecia querer jogar mais adiantado na direita, mas era puro engano e Coentrão depressa começou a evidenciar o seu toque de bola de qualidade apreciável e capacidade de recepção do esférico quando esta lhe era distribuida em pleno sprint pelo trinco ou médio centro.

O Real tacticamente oscilou ao longo do jogo por vezes acentando num 4-1-1-4 para tentar não se expor demasiado na retaguarda e quando tentava sair do seu reduto defensivo e a jogar com uma defesa pouco subida (algo com o qual Rui Barroso protestava) o Massamá nunca foi capaz de fazer mossa nem estabelecer superioridade numérica no meio campo quanto mais fazer pressing. Com o Sporting consicente do quanto o Real estava subpovoado no meio campo foi relativamente fácil dominar essa zona e dai extrair uma posse de bola esmagadora para os Leões que lhes permitiu então construir aquela maravilhosa circulação de bola que demonstraram nos primeiros 35 minutos nos quais marcaram 5 golos como prémio do bom futebol que praticavam.

Mas na 2ª parte o Real abandonou o 4-1-1-4 e jogavam outra vez num 4-3-3 puro raramente abdicando de 3 homens na frente (mesmo em situações de bola parada na sua área) e com os níveis de ambição Leoninos já saciados o Massamá conseguiu apertar um pouco mais as marcações e o Sporting tirou um pouco o pé do acelarador e limitou-se a gerir o resultado mas nunca perdeu o controle do jogo.
Nesta altura os jovens Leões aproveitaram para ir aprimorando o seu jogo "trabalhando" o seu repertório usando o Real como oponentes de "jogo treino" mas aproveitando a maior competitividade do Real na 2ª parte para ir testando opções com o ponta de lança Leonino a explorar a ala esquerda numa tentativa de confundir a marcação que agora lhe era imposta no eixo.

Entre várias alterações Luís Gonçalves fez entrar João Freitas para central e este jogador possuidor de uma musculatura fora do comum para a sua idade pecou pela falta de velocidade e pouca resistência aeróbica talvez exactamente pelo peso que aparenta o qual parece ser normal para a sua morfologia mas é jogador que não se pode afastar muito da área pois é batido em velocidade e tem que ter cuidado com os agarrões de camisola que faz pois não pode "oferecer" livres assim tão perto do seu Keeper.


Keeper João Santos, (1,68 de altura) Leandro Albano e Miguel Serôdio


Os meninos preparados para aprender coisas de sonho e de verdade com Serôdio (MG4) de costas a liderar, seguido de Rui Coentrão, Daniel Pereira, João Couras, Diogo Freitas, Luís Carlos, Ariclene Oliveira e com Tiago Cerveira no fim da coluna


O "Patrão" Miguel Serôdio (MS4)


Diogo Freitas, Luís Carlos, Ariclene Oliveira (AKA "Ari") e o "Foguetãozinho" Tiago Cerveira (TC11)


Daniel Pereira (DP6)


Ariclene Oliveira (AO10)


Miguel Serôdio, Rui Coentrão, Daniel Pereira, João Couras


André

10 Comments:

At 19:11, Anonymous Anónimo said...

Ó andré! voce tem de experimentar treinar uma equipa! tem cá um jeitão pra analisar, que não duvido que faria melhor que estes treinadores de meia tijela do sporting! so por sorte são os melhores!!! você faz-nos falta, devia experimentar! decerto teria sucesso...como analisador!

 
At 19:12, Anonymous Anónimo said...

Concordo este expert é um colosso de cohecimentos.....vai ser a breve prazo melhor que o Deus te livre....

 
At 19:13, Anonymous Anónimo said...

não sejam assim, o homem não pode ter opinião???? claro quie pode e no fundo não afecta ninguem!!! so aqueles que leem isto!

 
At 19:36, Blogger ACF said...

Pessoalmente acho que o Sporting está muito bem servido a nível de treinadores não só a nível de competência como a nível de dedicação profissional.

Em particular Luís Gonçalves apresentou uma equipa que joga com muita personalidade e uma maturidade assinalável e com automatismos de jogo já plenamente assimilados à 4ª jornada, fiquei bastante impressionado com esta equipa que vi hoje pois tem uma capacidade de carrilar jogo pelas alas verdadeiramente fora do comum, em particular Cerveira e Coentrão jogaram uma enormidade.

Já vi jogar todas as equipas do Sporting esta época e nenhuma delas consegue pressionar como esta, nenhuma delas demonstra tamanha frescura fisica, e nenhuma delas joga com tamanha arrogância como fazem estes Iniciados que partem para cima dos adversários e imprimem tamanho "vendaval" ofensivo que resolvem o jogo com natural facilidade devido a uma circulação de bola, pressing e audácia que dificilmente lhes resistem e já levam 22 golos marcados ao fim de 280 minutos jogados.

O Ricardo tem toda a razão, esta equipa é forte, diria que das 3 até agora a de Juvenis é a que oferece menos garantias.

André

 
At 20:02, Anonymous Anónimo said...

Bom post André!
Raramente posso ir a Alcochete e por isso os teus trabalhos são uma excelente maneira de me manter actualizado.
Obrigado.

 
At 20:09, Blogger ACF said...

Ainda bem que gostas, Pedro.

André

 
At 11:59, Blogger ACF said...

Já agora queria clarificar uma coisa para que não fiquem dúvidas.

O Sporting fez 5 alterações e não sómente 4 como eu indiquei. A quinta foi a entrada do médio Danilo Serrano que entrou aos 61 minutos mas como eu estava a escrever apontamentos sobre outro jogador não me apercebi qual foi o jogador que saiu mas estou certo que no jornal do Sporting virá essa informação pois o site não creio que tenha muitos detalhes sobre o jogo para dissipar esta minha dúvida.

Esta foi a primeira vez que fui ver um jogo de iniciados e embora soubesse das diferenças entre os escalões a verdade é que foi dificil apontar as 10 alterações feitas e ir tirando fotografias, estar de olho no cronometro e apontamentos ao mesmo tempo e infelizmente não tive acesso ao Mister Luís Gonçalves pós-jogo para tirar esta dúvida em relação à substituição.

Liguei para a FPF para tentar esclarecer mas só me atende uma senhora que diz "This is the Portuguese football federation" durante 30 minutos.

André

 
At 12:08, Blogger ACF said...

P.S. O altifalante da Academia no inicio da 2ª parte anunciou que Miguel Serôdio tinha sido substituido ao intervalo o que não corresponde minimamente á verdade pois o central jogou o jogo todo do principio ao fim. Até os Iniciados não convocados que estavam sentados na bancada atrás de mim mencionaram esta gaffe.

2º P.S. estavam 200 pessoas nas bancadas e claramente eram mais os apoiantes do Massamá que os do Sporting pois a cada substituição do Real ou se fizessem um corte numa jogada de perigo do Sporting a bancada ficava bastante efusiva.

É chato é quando se senta próximo de mim a mãe de um jogador pois passam o jogo todo a dizer "Vá lá, não tenhas medo deles".

André

 
At 17:06, Blogger Ricardo said...

Nos iniciados podem fazer-se 5 substituições? Por acaso não sabia isso.

Nos Juvenis são só 3, certo?

 
At 18:28, Blogger ACF said...

Nos Juvenis só fazem 3, correcto. Pelo menos nos jogos que eu fui ver foi assim que se passou.

90, 80 e 70 minutos. 3 substituições nos Juniores e Juvenis e 5 susbsituições nos iniciados.

Realmente é algo estranho fazerem 5 para quem não está habituado (eu vou mais é a jogos de Juniores) mas se fores a ver com cuidado nas fichas de jogo no jornal Sporting ou no site esles sempre têm lá 5 alterações, eu estive a estudar as fichas de jogo das 3 primeiras jornadas na véspera portanto já sabia disso mas mesmo assim fui apanhado desprevino no decorrer do jogo.

O Tiago Cerveira que estava a ser o homem do jogo saiu logo aos 35 minutos e a equipa com 3 alterações aos 35 perdeu um pouco a sua personalidade.

Não tenho a certeza disto mas creio que em 4 jornadas o Mister Luís Gonçalves fez 3 alterações ao intervalo nos 4 jogos. Quem sabe, se calhar até faz parte das regras mas duvido.

Já agora, os Juniores no fim geralmente vêm cumprimentar amigos perto da bancada mas saiem do relvado pouco depois do jogo acabar, os iniciados também se vão embora assim que o apito toca mas os Juvenis ficaram (na Quinta-Feira) a fazer alongamentos no relvado durante muito tempo. É possível que tenham feito isto pelo facto de terem de jogar Quinta Vs Estrela e Domingo VS Leiria e o Mister Luís Dias não quisesse correr riscos de lesões ou fadiga muscular ou então é apenas algo que ele gosta que os seus atletas façam.

E os suplentes Juvenis na quinta ficaram a correr voltas á volta do campo Nº1 da Academia enquanto os outros alongavam. O central Bruno Simões não fez nem uma coisa nem outra, e esteve sentado a conversar no banco pós jogo com o Nº4 do Estrela. Aliás a foto disso acompanha a reportagem que fiz desse jogo.

Uma coisa que reparo entre ver os Iniciados e ver juniores de 2º ano em que não existe uma grande diferença de mentalidade de homenzinhos para "criancinhas", mesmos os iniciados têm uma postura responsável e madura e encaram o jogo com grande seriedade e profissionalismo.

André

 

Enviar um comentário

<< Home