Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

terça-feira, janeiro 29, 2008

Entrevista com David Caiado. Estoril Foot e Torneio de Frielas

Delegado António Gonçalves, Capitão Diogo Alpalhão, Presidente Carlos Teixeira



União Desportiva Leiria 2 - 3 Sporting Clube de Portugal
21ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19).
Sábado, 9 de Fevereiro às 15:00. Campo da Mata.

Sporting Clube de Portugal 0 - 0 Sport Lisboa Benfica
16ª jornada do campeonato de Juvenis da 1º Divisão Honra (Sub-16/Juvenis B).
Sábado, 9 de Fevereiro às 15:00. Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº1.


Sporting Clube de Portugal 2 - 4 Sport Lisboa Benfica
5ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital de Escolas (Sub-10/ Escolas B).
Sábado, 9 de Fevereiro às 16:00. Estádio Universitário Lisboa, Campo nº3.

Sport Lisboa Benfica 2 - 1 Sporting Clube de Portugal
16ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 1º Divisão Honra (Sub-14/Iniciados B).
Domingo, 10 de Fevereiro às 09:00. Campo dos Pupilos do Exército.


Sporting Clube de Portugal 3 - 0 Associação Desportiva Oeiras
20ª jornada do Campeonato Nacional de Juvenis (Sub-17/Juvenis A).
Domingo, 10 de Fevereiro às 11:00. Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº1.

Sporting Clube de Portugal 3 - 0 Odivelas Futebol Clube
19ª jornada do Campeonato Nacional de Iniciados (Sub-15/Iniciados A).
Domingo, 10 de Fevereiro às 11:00. Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº5.

União Desportiva Ponte Frielas 0 - 1 Sporting Clube de Portugal
15ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 1ª Divisão (Sub-14/Iniciados C).
Domingo, 10 de Fevereiro às 10:30. Campo do Bonjardim.

Sporting Clube de Portugal 3 - 1 Sporting Clube Linda Velha
14ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 2ª Divisão (Sub-14/Iniciados D).
Domingo, 10 de Fevereiro às 10:30. Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº6.



Marcelino Rim

Capitão Alpalhão na Televisão




Mauro Riquicho

Danielito Podence





Infantis A do Boavista no Torneio de Frielas

João Mário Eduardo e Adriano Cardoso


4º Classificado do Estoril Foot 2008

Lisandro Semedo

Jorge Fernandes e Diogo Fernandes (irmão e atleta das Escolas do Sporting)

Manuel Lemos

André Pereira (Ex-Sporting)

Mário Wilson


Carlos Teixeira (Sportinguista), Presidente da Câmara Municipal de Loures.


Equipa do Sporting antes do jogo com o Boavista


Torneio de Frielas (Sub-13), 02/02/08

Mister Miguel Miranda, Mister Hugo Cruz, Delegado António Gonçalves, Miguel Soares, Mauro Riquicho, Massagista Manuel Fontinha, Tomás P Lima, Paulo Fernandes, Cristian Ponde, Tiago Fernandes, Ricardo Tavares, David Silva, Diogo Moreira, Guilherme Oliveira, Mister João Ferreira e Mister Pedro Rebocho.

Bruno Dias, Marcelino Rim, Rafael "Rochemback" Ramos, Diogo Alpalhão, Martim Galvão, Daniel Podence e Francisco Geraldes.




Estoril Foot (Sub-12) 02/02/2008

Mister Ana Valinho, Manuel Lemos, Mister Miguel Miranda, Tiago Neto, Bruno Wilson (Capitão), Mister José João Gomes, Simão Serra, Lisandro Semedo, Massagista Flávio Pacheco, Bernardo Carlos, Rafael Rebelo e Delegado José Manuel Correia.

Nuno Januário, Guilherme Celestino, Rui Batalha, Jorge "Joca" Fernandes e José Lúcio (sub-Cap).



Tiago Neto

Simão Serra

Nuno Januário


Tiago Neto na "Terra dos Matulões" (Linda-a-Velha)

Rui Batalha

Nuno Januário

Joca

José Lucio

Tiago Neto

Bernardo Carlos

Nuno Januário




Nome completo:
David Caiado Dias

Idade:
20 anos (2 de Maio de 1987)

Posição no terreno:
Extremo

Pé dominante:
Os dois.

Jogador favorito:
Cristiano Ronaldo

Altura e peso:
1,75 e 70 Kgs.

Tu és mais extremo esquerdo ou extremo direito?
São os 2 lados, não tenho preferência.

Tu começaste a jogar no Luxemburgo, qual foi o motivo que te trouxe para Portugal?
A principal razão foi por causa dos meus pais quererem vir para Portugal e também pelo facto de no Luxemburgo o futebol não ser tão evoluído, enquanto que em Portugal é diferente e possibilita-me seguir uma carreira como futebolista.

Vieste para Portugal com 12 anos, com essa idade já pensavas seriamente na possibilidade de vir a ser jogador de futebol?
Sim, já pensava, porque no Luxemburgo as coisas já me corriam de forma muito satisfatória e já tinha motivado o interesse por parte de vários clubes de França e lá já era convidado para ir à Selecção do Luxemburgo, mas sempre mantive aquela esperança de poder vir para Portugal e representar esta selecção.

A Académica de Coimbra mostrou interesse em ti quando ainda estavas no Luxemburgo?
Não, eu participei num torneio lá no Luxemburgo onde o Benfica esteve presente, o Benfica demonstrou interesse e disse-me para vir para Portugal para poder vir para o Benfica. Na altura era Infantil e não deu para ir para o Benfica. Fui para a Académica, um dia fui lá treinar, fiquei logo, mas passadas 3 semanas surgiu logo o interesse do Sporting.

Deve ter sido muito complicado num curto espaço de tempo passares do Luxemburgo para a Académica, e depois para o Sporting?
Penso que o momento mais complicado não foi ter deixado o Luxemburgo, apesar de ter deixado lá muitos amigos. O mais complicado foi a adaptação a Portugal, pois eu vinha de uma aldeia pequena onde as coisas eram diferentes e as pessoas já se conhecem todas e depois vim para uma cidade como é Lisboa onde as coisas são mais complicadas. Penso que foi muito difícil, mas com a ajuda das pessoas do Sporting, entre elas o senhor Aurélio que foi muito importante para mim, consegui superar essas dificuldades.

Falando um pouco dessa transição, de uma aldeia para a cidade de Lisboa, qual foi o aspecto mais difícil para ti?
Aquilo que maior confusão me fez, foi logo no primeiro dia de aulas, foi um caso curioso, pois eu estava ao telemóvel a falar com a minha mãe, falava com ela todos os dias com regularidade, e subitamente fui assaltado à frente da escola. Fiquei... assustado, queria logo vir-me embora, comecei a chorar, mas tive muita ajuda por parte das pessoas, disseram que isso era natural, mas que tinha também que evitar essas situações e com o passar do tempo fui-me habituando e apesar de viver sempre com aquele receio de viver em Lisboa, fui-me adaptando e para mim o desejo de jogar futebol era mais forte do que outra coisa qualquer.

Afastaste-te da tua família e dos teus amigos Luxemburgueses, estavas tu com receio e depois ainda foste assaltado...
No primeiro dia de aulas, a minha mãe ficou muito assustada e ela própria me disse para me vir embora, mas como eu ia ter treino essa tarde, falei com os responsáveis e eles fizeram-me ver que isso era normalíssimo (risos) e que já tinha havido muitos casos de jogadores a quem isso também lhes tinha acontecido e portanto habituei-me, mas ainda fui outras vezes assaltado (risos).

Para além de convites do Sporting, também recebeste convites do F.C. Porto, como é que um rapaz que está há tão pouco tempo no país lida com estas decisões? O que te levou a escolher o Sporting em detrimento do F.C. Porto?
Na altura surgiu primeiro o interesse do Porto, passadas 3 semanas de eu ter chegado a Portugal, era tudo muito recente, os meus pais ainda nem sequer estavam cá. Fiz um jogo pela Académica e surgiu logo o interesse do Sporting e do Porto. A minha mãe não estava habituada a isso, era todos os dias a ligarem lá para casa, era o sr. Aurélio, era do Porto, e na altura estive para assinar pelo Porto, mas foi o sr. Aurélio que fez-me ver que o Sporting era em termos de formação uma equipa muito forte, tal como é hoje em dia. Na altura fui visitar as instalações do Sporting e vi o futuro da Academia e fiquei convencido de que o Sporting seria a opção ideal para mim.

Quase todos os jogadores falam com grande respeito do Sr. Aurélio Pereira. Achas que é importante ter uma figura como ele na formação, uma figura como ele que já foi importante na formação de tantos jogadores?
É muito importante pelo facto de ele saber muito bem como lidar com jogadores jovens e também pela sua capacidade de reconhecer o talento nos jovens. Para além de ser ele que me descobriu na altura, ele foi também sempre uma ajuda muito grande para mim, pois eu quando estava em Lisboa e vivia sozinho, ele convidava-me para ir a casa dele, a gente conversava muito. O Cristiano Ronaldo já tinha estado em casa dele, o Simão também, e isso motivava-me imenso para trabalhar.

Pensas que o facto de teres sido obrigado a viver longe da tua família, te ajudou a crescer mais depressa como homem?
Sim, creio que sim. Nós hoje em dia falamos muitas vezes disso quando nos encontramos, nós jogadores que estávamos na Academia. Nós temos noção que não somos jovens iguais aos outros jovens de 20 anos de hoje em dia, no sentido em que já passámos por coisas que muitas pessoas adultas mais velhas que nós, não passaram por estas dificuldades, as lesões, a ausência da família, etc, e isso faz-nos crescer como pessoas.

Que dificuldades a nível futebolístico sentiste quando entraste no Sporting?
Eu entrei no Sporting com 13 anos de idade, era Iniciado B e a maior dificuldade que senti na altura foi pelo facto de nessa época eu fisicamente ainda ser um pouco pequeno, em relação aos outros jogadores, eu era muito franzino. Depois, com o passar dos anos fui-me ambientando ao nível competitivo exigido no clube.

Foste campeão em que escalões?
Fui campeão nacional de juvenis e fui bi-campeão nacional de juniores.

Que recordações guardas da época 2003/04 na qual te sagraste campeão de juvenis?
Foi um campeonato no qual o nosso treinador era o Luís Martins, foi uma época bastante competitiva e que me marcou muito. Lembro-me de que na altura até começámos mal o campeonato, tivemos uma fase menos boa, mas depois na fase final talvez tenhamos tido um bocadinho a "estrelinha de campeão", mas foi muito importante e foi um orgulho enorme para nós sermos os melhores de Portugal.

Para além de ser campeão, quando se passa por situações dessas, criam-se sempre laços de amizade muito fortes entre os colegas...
Acontece, e particularmente para aqueles que na altura residiam na academia, estávamos lá todos juntos e isso cria laços de amizade mais fortes e depois em campo é natural que se note a diferença. O nosso grupo foi campeão várias vezes e se calhar nessa altura o Porto tinha uma equipa com tanta qualidade como a nossa, mas nós sobressaíamos pelo facto de termos muita amizade em campo devido aos laços que criámos com a nossa convivência.

Quer dizer que esse "isolamento" na academia, o facto de haver tanto convívio e de teres que fazer novas amizades de certa forma acaba por se tornar uma vantagem?
Sim, sem dúvida, para os jovens é o melhor, estarem juntos, partilharem experiências e poderem crescer juntos. Na altura quando cheguei ao Sporting em 2001 fui viver para o centro de estágio, mas agora com a academia é diferente, essa proximidade entre nós atletas é um factor muito importante para o crescimento de um jogador.

Foste bi-campeão nacional de juniores com o Paulo Bento e o Professor Luís Martins. Fala um pouco sobre estes teus 2 ex-treinadores?
Como treinadores, foram os 2 treinadores até hoje que me marcaram mais. O treinador Luís Martins devido à sua personalidade muito forte, pelo facto de ser muito amigo dos jogadores e ajudava-nos muito psicologicamente. O Mister Paulo Bento foi o melhor treinador que já tive até hoje, sabia muito bem como lidar com os jogadores e tinha o benefício de ter uma equipa técnica que se complementava muito bem. É um treinador com grande futuro.

Dos 3 títulos nacionais, qual foi aquele que te deu mais prazer conquistar?
Todos os 3 foram muito saborosos, mas o 1º titulo de juniores, pelo facto de ser contra o Benfica na fase final, num jogo final no qual praticamente entrámos a perder 1-0 e depois no último quarto de hora virámos o jogo completamente e acabámos por ganhar 4-1. Soube muito melhor.

Os jogadores do Sporting habituaram-se a ver os seus colegas transferirem-se para grandes clubes europeus como o Barcelona ou o Manchester United. Vocês costumam parar para sonhar com esse tipo de situações?
Sim, penso que sonhar faz parte do factor motivação, é preciso sonhar todos os dias e aí encontrar motivação para trabalhar todos os dias para podermos um dia alcançar esses objectivos e para isso temos que ter confiança nas nossas capacidades. É um orgulho enorme para mim ver o Nani no Manchester. O Cristiano que foi meu amigo agora brilha no United, tudo isto é um motivo de orgulho enorme. Tudo isto faz-nos acreditar e faz-nos trabalhar muito mais no dia a dia para podermos chegar onde eles chegaram, até porque fizemos parte do mesmo plantel e jogámos com eles. Tem que ser passo a passo, neste caso os jogadores que estão emprestados desejam regressar ao Sporting e depois daí estamos mais perto desses sonhos.

Muitas vezes os adeptos dizem que os jovens chegam ao plantel de um grande português e logo começam a pensar em transferências para clubes de maior dimensão europeia. Achas essa crítica válida?
Não é necessariamente o caso de os adeptos serem injustos. Neste caso concreto, fala-se muito do caso Miguel Veloso e que ele vai sair para o Manchester, mas a cabeça dele está sempre no Sporting, um jogador está sempre motivado para jogar em qualquer lado. Obviamente quando um jogador joga mal, ou tem uma fase menos positiva, é normal os adeptos quererem encontrar razões e aí começam as especulações que raramente são positivas. As pessoas vão ser pelo pior, dizem que "o Miguel está a desfilar ali" ou que ele já tem a cabeça noutro lado. É natural que ele tendo em conta o seu talento e potencial, tenha o sonho de um dia atingir outro patamar, jogar num Manchester, todos nós temos sonhos desses e gostaríamos de jogar num grande clube europeu, mas neste momento ele está dedicado ao Sporting.

Quando o Ronaldo se transferiu para o Manchester tu ainda eras juvenil, isso teve algum impacto em vocês?
Sim, claro que teve muito impacto. Lembro-me que na altura o Mister Luís Martins falava muito do Ronaldo, e dizia que ele ia ser dos melhores do mundo, e eu sempre olhava para ele com uma admiração enorme porque jogava na mesma posição que eu, mas era 2 anos mais velho, olhava para ele como um ídolo. O facto de ele hoje ser o que é não me admira nada.

Decidiste iniciar a tua carreira de sénior no Estoril. Porquê o Estoril?
O Estoril na altura, quando eu era júnior de 2º ano, o Mister Litos mostrou interesse em mim em Janeiro (2006) para eu vir representar o Estoril. Na altura o Sporting não me informou da situação porque eu estava bem nos juniores e não me queriam destabilizar, até porque eu tinha acabado de me estrear no plantel principal (Vs Braga) e eles queriam que eu terminasse a época no Sporting e pudesse competir na fase final de juniores. Depois no final da época o Mister Litos voltou a demonstrar interesse.


Achas benéfico teres vindo para um clube mais perto de Lisboa? Muitas vezes colegas teus vão para clubes distantes, em Olhão, Trofa, etc...
Não é o caso, por exemplo nesses casos de Olhão e Trofa, foram talvez os clubes que demonstraram maior interesse neles (Carriço, Martins e Paim). Talvez não tenham vindo para o Estoril porque não entravam nas preferências do treinador para preencher certas lacunas no plantel. Por vezes não somos nós que escolhemos o clube, mas sim eles que nos escolhem a nós. Eu acredito que é muito bom estar aqui perto de Lisboa e estar a ser bem acompanhado, mas penso que um jogador que se consiga destacar, destacar-se-á no Estoril, Olhão, na Trofa ou em qualquer outro clube.

Tu tiveste duas lesões, achas que isso foi algo que te marcou?
Penso que não vou ficar marcado para sempre, é óbvio que a época anterior ficou marcada por lesões, e esta infelizmente também está a ser, mas isto são coisas que fazem parte da nossa profissão como futebolistas e temos que estar psicologicamente preparados para isso. O ano passado, em Dezembro de 2006 tive a hipótese de regressar ao Sporting na mesma altura em que o Mister Paulo Bento fez regressar o Pereirinha, mas não foi possível porque na altura me encontrava aleijado e não sabia quanto tempo ir estar parado. Mas não podemos olhar para trás, temos que olhar para a frente e confiar nas nossas qualidades. Sem dúvida que quero regressar ao Sporting.

Como é que um jovem de 20 anos lida com o facto de no início da sua etapa profissional ter que lidar com tantas lesões?
É frustrante pelo facto de no ano passado no início de época as coisas estarem a correr tão bem em certos jogos, estava a ser eleito o melhor em campo e depois de um momento para o outro surge uma lesão e é muito complicado para um jogador. Lembro-me que falei disto com o Ivanildo (da Académica) e ele diz que o pior nestas situações é depois de debelada a lesão leva algum tempo para recuperar forma e ganhar ritmo de jogo. É muito complicado depois recuperar aquela confiança, e isto foi algo que me afectou de certa forma, porque o ano passado acabei depois por fazer alguns bons jogos, mas as pessoas que viam esses jogos diziam "por que é que ele não jogou mais tempo?", mas é difícil quando se está tanto tempo parado depois recuperar o ritmo.

Em que escalões já representaste Portugal?
Sub-16, Sub-19 e Sub-20

Quais foram até agora os jogos mais especiais para ti?
A última jornada da fase final de juniores em 2005 quando vencemos o Benfica 4-1 em Odivelas, no qual o Sporting marcou 4 golos em 15 minutos e eu marquei o 3º golo da equipa. Também o último jogo de juniores que fiz pelo Sporting, ganhámos 2-0 na Academia e eu marquei um dos golos.

Não foste convocado em 2007 para o Mundial Sub-20, pensas que isso se deveu às lesões? Sentiste um sabor amargo devido à tua não-convocatória?
Senti um pouco, porque sempre fiz parte daquela selecção. No ano anterior fiz parte do campeonato da Europa, no qual estiveram 3 extremos, nomeadamente, o Bruno Gama, o Hélder Barbosa e eu, e no ano seguinte o Hélder não estava disponível e mesmo assim não fui convocado o que me deixou um bocado frustrado, mas sei perfeitamente que foi por causa das lesões que me afectaram. Em vários torneios não pude participar devido às lesões, e na altura o Mister até confiou em mim e levou-me até aos 26 (convocados para o último treino de triagem), mas depois deixou-me de fora.

O Paulo Bento foi o teu treinador nos juniores, achas que isso pode ser uma vantagem, tendo em conta que já conhece bem as tuas qualidades? Inclusive, foi ele que te estreou nos seniores, contra o Sporting de Braga.
Poderá ser uma vantagem, até porque sei que ele admira o meu trabalho e aprecia as minhas qualidades como futebolista. Na altura falava muito comigo, e a prova disso era que enquanto treinador dos juniores sempre apostou em mim e nos seniores também me deu uma oportunidade. Agora, penso que é uma questão de tempo, das lesões acabarem para eu poder regressar a um nível competitivo que me permita voltar ao Sporting.

Achas que te adaptas bem ao losango?
Nós aqui no Estoril também jogamos em 4-4-2 losango, e eu aqui jogo na frente, onde o Yannick (Djaló) joga, mais ou menos. No meio campo à partida, não seria a posição ideal para mim, apesar de no ano passado o Nani ter jogado aí, mas o Nani não era um extremo puro, ele nos juniores também jogava ali pelo meio, mas eu adapto-me bem lá na frente.

Quais as maiores diferenças entre os juniores e seniores em termos de futebol?
Não foi uma grande diferença, talvez por causa do nível a que a gente jogava nos juniores do Sporting, já eramos uma equipa que praticava um futebol de boa qualidade. A diferença principal é talvez nas entradas, porque muitas vezes nas camadas jovens fazem uma entrada contra nós, mas na maioria das vezes é sem maldade, enquanto nos seniores por vezes é mesmo com más intenções. Acima de tudo é uma questão de se ganhar mais experiência para melhor se poder lidar com essas situações. Em termos físicos, penso que as dificuldades se sentem mais a este nível de 2ª Liga ou 2ª B, porque na primeira divisão o futebol é mais tecnicista e menos agressivo, o que reflecte um pouco a qualidade dos jogadores nessas divisões. Penso que um jovem saído dos juniores teria mais facilidade em se integrar numa equipa de 1ª divisão do que nos escalões mais abaixo onde o jogo é mais duro, as equipas jogam mais fechadas.

Tu deixaste de estudar ou continuas envolvido nessa vertente?
Deixei de estudar, tenho o 12º incompleto, mas agora surgiu aquela das "novas oportunidades", sindicato, eu inscrevi-me e agora estou à espera que me liguem para eu poder completar o 12º ano. Se vou conseguir conciliar a vertente escolar e futebolística, é um caso a pensar. Neste momento estou mais concentrado no futebol, pois para mim isso é a primeira opção, mas também gostava de tirar um curso.

O Sporting tem-te contactado para saber como tens estado das lesões? Tens ido à Academia para com a ajuda do staff médico debelar as lesões. Como tem sido o acompanhamento?
A recuperação foi toda feita na Academia. No primeiro dia em que me aleijei, eles contactaram-me logo, quem falou comigo foi o Carlos Freitas que disse que se ia inteirar da minha situação e acabei por recuperar rápido e bem e eles têm-me perguntado como tenho reagido, tenho recebido chamadas por parte dos fisioterapeutas para saber como é que estou das minhas lesões.

Nesta fase, continuas a contactar com Aurélio Pereira, ou tem sido mais com o administrador Carlos Freitas?
Mais o administrador Carlos Freitas, neste momento o sr. Aurélio Pereira faz parte... é um grande amigo para mim, liga-me sempre, estamos sempre a falar os 2, neste momento é um grande amigo para mim e fez parte da minha formação.

Carlos Freitas tem um staff para apoiar os jovens? Muitas vezes dizem que isso é mais do pelouro de Aurélio Pereira?
O sr. Aurélio Pereira é mais formação, é mais até aos juniores. A partir dessa etapa, somos todos tratados como seniores e nesta fase quem cuida de nós é Carlos Freitas e a administração da SAD.

Foi Carlos Freitas que te aconselhou a vir para o Estoril?
Esta época o Mister Tulipa veio para cá e ele na época passada tinha visto um jogo meu na Póvoa de Varzim, gostou da minha exibição e no final da época ele ligou-me a dizer que se eu não tivesse um convite de um clube de 1ª Divisão, gostava muito que eu viesse (continuasse) no Estoril. Disse-me que eu iria ser muito importante na equipa dele. O Sporting manifestou-me outros interesses, vindos de outros clubes interessados no meus concurso, depois contactaram com o meu empresário, que neste caso é o Paulo Barbosa, com quem têm boas relações e disseram que clubes tinham interessados em mim e as opções disponíveis para mim.

Na 1ª época foi o Mister Litos que contactou com o Sporting. Não foi o Carlos Freitas que nessa altura te sugeriu o Estoril?
Não, nesse caso foi o Litos que como é sobrinho do senhor Aurélio que contactou com o senhor Aurélio para falar com o Sporting, eles falaram em conjunto, mas nessa ocasião em Dezembro de 2006 não chegaram a acordo para eu vir para o Estoril. No final da época voltou a surgir esse interesse, que eu na altura já tinha conhecimento que existia desde Janeiro.

Há vários jogadores tais como o caso do Saleiro, André Marques, Fábio Paim, Pedro Celestino, que não representaram duas épocas seguidas o mesmo clube, tu és a excepção. Quais foram os outros clubes que demonstraram interesse em ti no Verão passado.
Sim, houve outros clubes interessados, na altura até Carlos Freitas falou com o empresário e disse que achava estranho haver tanto interesse em mim, tendo em conta que eu era um jogador que só tinha feito 10 jogos como titular no Estoril e mesmo assim fui o jogador que mais convites recebeu de clubes da 2ª liga e mesmo da 2ªB. Do Varzim, do Santa Clara, Penafiel.

Portimonense?
Sim, Portimonense também que era o Mister Martins que estava lá (risos).

Perguntei-te isto, porque no último treino de triagem da selecção Sub-20 antes do Mundial, ele estava lá junto da vedação a conversar contigo.
Na altura ele disse-me que as preferências dele passavam por mim e pelo Carriço, que eram 2 jogadores que ele queria manter no plantel dele, emprestados pelo Sporting. O Carriço, na altura surgiu-lhe o convite do Estrela da Amadora, eu até estava a dizer ao Carriço para ir para lá (Portimão) comigo, mas depois o Carriço acabou por não ir e o Sporting, não sei se devido a algum desentendimento com o Mister Luís Martins, preferiu que eu não fosse para Portimão, porque se fosse para lá seria mais difícil ser observado. Porque aqui eles enviam relatórios para o Sporting sobre o meu progresso e como o Luís Martins tinha sido meu treinador, ele se calhar fazia tudo para eu regressar ao Sporting, e eles acharam que as avaliações dele talvez não fossem tão credíveis por isso.

Disseste que tinhas o 12º ano incompleto, mas qual é a área que gostavas de seguir?
Educação Física.

Neste momento tens 20 anos, a próxima etapa será a Selecção Sub-21 onde a concorrência é cada vez mais apertada...
Sim, a concorrência é forte, mas conheço o Mister Rui Caçador, quando o vi no último jogo, ele disse-me que se eu começar a jogar, que ele me convoca. Eu acredito que ele acredita nas minhas capacidades. Quando eu era Sub-19 ele falava muito comigo e eu acredito que se começar a jogar regularmente e começar a jogar bem, que reúno todas as qualidades para ser convocado.

Relativamente à lesão, vi que estavas a colocar gelo, é grave?
Não, é apenas uma entorse que sofri a semana passada... pronto, estava a treinar e foi logo um colega meu cair em cima do meu pé que foi operado, é um bocado azar a mais, uma pessoa começa a pensar que mais me irá acontecer (risos).

Isto ficava bem era na "Liga dos Últimos"...
Exacto, exacto (risos).

Tu já estás na fase sénior do teu percurso enquanto futebolista, enquanto na Academia os miúdos estão ainda por experimentar muitas das coisas pelas quais já passaste. Queres deixar alguns conselhos?
Para trabalharem sempre, e terem sempre presente a humildade necessária para poderem acreditar que podem ir sempre mais longe. Quando estive aleijado, passei algum tempo na Academia para recuperar e quando lá estive tive a oportunidade de observar vários miúdos que temos lá que têm muita qualidade e com sorte e muita dedicação, poderão ter um futuro muito risonho. Muitas vezes, quem está de fora não tem noção o que é o futebol profissional hoje em dia, muitas vezes as pessoas falam, as pessoas dizem "o Zezi está no Atlético", mas as pessoas não têm noção da dificuldade que é para um jovem conquistar o seu espaço numa equipa da 2ª Liga ou 2ªB porque muitos treinadores já vêm com jogadores já definidos, que já conhecem e que são da sua confiança e torna-se difícil para um jovem encaixar nessas equipas. Os mais jovens têm que ter noção das dificuldades que os esperam e eu acho que lhes consigo transmitir essa ideia do que é verdadeiramente o futebol profissional.

Vocês ao longo de todos estes anos ligados ao clube assimilam a "Cultura Sportinguista"?
Conseguimos, porque os dirigentes têm várias conversas com a gente ao longo da época para nos transmitirem entre outras coisas, essa dita "mística", aquilo que é o Sporting. Eles fazem-nos ver que é sempre essencial que respeitem o clube, o quão importante é estar lá dentro e aprender a respeitar o símbolo do clube.

E o Director Mário Jorge aqui também te transmite isso (risos)?
O senhor Mário Jorge... ele já é doutra geração (risos), ele já não é dessa altura. O Mário Jorge também fala muito comigo, fala do antigamente, do seu tempo no Sporting, mas isso já não tem nada a ver com agora, mas é boa pessoa (risos).

Como é que vocês olham para o João Moutinho, que é 1 ano mais velho que tu, saiu da formação e aos 20 anos já era Capitão do clube?
É um orgulho para mim hoje em dia ver o Moutinho como capitão do Sporting. Na altura em que estive na Academia a recuperar, olhei para ele e lembrei-me dele quando ele estava nos juniores e agora é Capitão dos seniores. Olhamos para ele sempre da mesma forma, mas é um orgulho imenso para nós e penso que ele reúne todas as qualidades para ser um grande capitão do Sporting.

Qual seria o teu clube de sonho?
Quando era pequeno, era o Barcelona, mas agora talvez seja mais o Manchester, talvez pelo facto de tantos jogadores portugueses ou do nosso campeonato estarem a despontar em Manchester, mas o meu grande sonho neste momento é mesmo regressar ao Sporting.

A equipa de 1987, o Pedro (Celestino) descreveu-a como sendo uma "super equipa", fala um pouco sobre esse grupo.
Tínhamos uma geração muito forte, os adeptos olharão para os nomes e são capazes de estranhar que mais jogadores dessa equipa ainda não tenham chegado aos seniores do Sporting, mas tínhamos de facto uma geração muito forte, tínhamos uma defesa fortíssima; o André Nogueira, o André Marques, o Paulo Renato e o Carriço, são 4 jogadores que nos davam muita segurança. O Patrício era o líder na baliza. Tínhamos o Celestino, o Zezinando e o Pereirinha no meio campo. Na frente jogava eu, o Tó Mané e o Diogo (Tavares). Era uma equipa muito forte, e por vezes na fase final nem tínhamos que... estávamos muito acima dos outros. Quando cheguei ao Estoril os treinadores da 2ª Liga diziam-me que a nossa equipa de juniores em 2006 parecia uma equipa de homens a jogar. A gente entendia-se muito bem e já havia muita maturidade dentro de campo.

Que pensas de jogadores que tendo a oportunidade de assinar contrato e ser emprestado pelo Sporting, preferem antes ir para campeonatos como o do Chipre como foi o caso do João Paiva ou como o Diogo Tavares que foi para o Génova e agora está emprestado a um clube da 2ª divisão Suíça?
O Diogo foi emprestado pelo Génova a esse clube suíço. Foi opção dele porque se calhar na altura o Sporting não manifestou interesse nele, queriam emprestar o Diogo a uma equipa de 2ªB e ele não viu isso com bons olhos. Neste caso podemos falar do Carriço, ele em Olhão não estava a ser muito utilizado pelo treinador, e quando era utilizado, era como médio defensivo, situação que não lhe agradava muito, e surgiu a hipótese de representar a equipa do Chipre que era do Mariano Barreto, e assim podia jogar com maior regularidade e jogar na posição de defesa central.

Vários serão os jogadores que olham para um empréstimo pós-juniores como uma "sentença de morte" e preferem sair do clube e ir para "Maritímos B" ou para "Villarreais B", enquanto outros como o Miguel Veloso e quiçá o Pedro Celestino têm demonstrado que um empréstimo não tem necessariamente de ser uma experiência negativa.
Claro, a formação é a nossa fase de aprendizagem, há muito poucos jogadores que conseguem chegar ao nível de excelência exigido para entrar num plantel profissional de um clube grande. A melhor resposta que podemos dar é vir para um campeonato mais baixo, mas onde as exigência são diferentes, e aqui mostrar o nosso valor para que depois o nosso clube possa apostar em nós após o nosso regresso.


Texto: André Figueiredo e Carlos Martins



Feliz Aniversário




Diogo Leite
, João Silva, Tobias Figueiredo e Alexandre Guedes.


Nuno Malheiro, Iuri Medeiros, Filipe Chaby e Rui Bento.



Sporting Clube de Portugal Vs Clube Futebol "Os Belenenses"
20ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19).
Sábado, 2 de Fevereiro às 15:00. Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº1.
(Belenenses é actualmente 5º classificado, 48-20 em golos)



XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas

União Desportiva Ponte Frielas 1 - 7 Sporting Clube de Portugal
2 de Fevereiro às 09:30 no Campo do Bonjardim.

Sporting Clube de Portugal 1 - 0 Sporting Braga
2 de Fevereiro às 17:00 no Campo do Bonjardim.

Sporting Clube de Portugal 0 - 3 Valência Club de Fútbol
3 de Fevereiro às 14:30 no Campo do Bonjardim.



Torneio Inter-Associações Sub-14:

Associação de Futebol de Lisboa Vs Associação de Futebol de Leiria
04 de Fevereiro às 10:45. Campo Henrique Tomás Frade (Ericeira)

Associação de Futebol de Viseu Vs Associação de Futebol de Lisboa
04 de Fevereiro às 18:45. Campo Henrique Tomás Frade (Ericeira)

Associação de Futebol de Coimbra Vs Associação de Futebol de Lisboa
05 de Fevereiro às 11:15. Campo Henrique Tomás Frade (Ericeira)




Tiago Morgado



Selecção Nacional Sub-21
Convocatória de 29 de Janeiro 2008.
Sporting Clube de Portugal (5):
Bruno Pereirinha, João Moutinho e Miguel Veloso (Sporting Clube de Portugal), Pedro Celestino (Estrela da Amadora) e Carlos Saleiro (Fátima).

Selecção Nacional Sub-20
Convocatória de 7 de Fevereiro 2008.
Sporting Clube de Portugal (5):
Daniel Carriço (AEL Limassol FC), João Martins, Tiago Pinto e João Gonçalves (Olivais e Moscavide), Fábio Paim (Trofense).

Selecção Nacional Sub-19
Convocatória de 8 de Fevereiro 2008.
Sporting Clube de Portugal (4):
Adrien Silva, André Santos, Diogo Rosado (Sub-18), Marco Matias.

Selecção Nacional Sub-18
Convocatória de 8 de Fevereiro 2008.
Sporting Clube de Portugal (3):
Diogo Viana, Diogo Amado, Pedro Mendes.

Selecção Nacional Sub-17
Convocatória de 23 de Janeiro 2008.
Sporting Clube de Portugal (6):
Alexander Zahavi, Cédric Soares, Januário Jesus, Luis Almeida, Nuno Reis e William Carvalho (Sub-16).

Selecção Nacional Sub-16
Convocatória de 25 de Janeiro 2008.
Sporting Clube de Portugal (4):
Afonso Taira, João Figueiredo, Miguel Serôdio, Rui Coentrão.

Selecção Distrital Sub-16
Convocatória de 7 de Novembro 2007 para Fase Final do Torneio Manuel Quaresma Inter-Associações.
Sporting Clube de Portugal (8):
Afonso Taira, André Oliveira, João Figueiredo, Mauro Antunes, Miguel Serôdio, Peter Caraballo, Rui Coentrão e Tiago Cerveira.

Selecção Nacional Sub-15
Convocatória de 13 de Dezembro 2007.
Sporting Clube de Portugal (6):
Alberto Coelho, Hugo Airosa, João Mário Eduardo, Mateus Fonseca, Ricardo Esgaio e Rodolfo Simões.

Selecção Distrital Sub-14
Convocatória de 30 de Janeiro 2008.
Sporting Clube de Portugal (8):
Alexandre Guedes, Diogo Leite, Filipe Chaby, Iuri Medeiros, João Silva, Nuno Malheiro, Rui Bento e Tobias Figueiredo.


179 Comments:

At 19:22, Anonymous Matias said...

Espectacular entrevista.Parabéns André!!!!!!!

 
At 23:25, Blogger Regio said...

"Sporting
André Marques cedido ao Freamunde


Depois da passagem pelo Olivais de Moscavide e União de Leiria, o jovem lateral André Marques foi hoje cedido pelo Sporting ao Freamunde (Liga Vitalis) até ao fim da temporada.

André Marques pretendia jogar com regularidade e no Freamunde espera ter a oportunidade de comprovar o seu valor. Depois, após concluído o empréstimo, o lateral esquerdo ambiciona regressar ao Sporting e ficar no plantel."
in a bola.

Boas notícias depois do resgate de João Martins ao Olhanense heis que surge mais uma boa notícia.
Nota-se que a prestação e desempenho dos emprestados está a ser cada vez mais seguida com a devida atenção.
Agora diria que só falta ir recuperar André Pires ao Real Massamá.

 
At 00:36, Blogger André Figueiredo said...

"Boas notícias depois do resgate de João Martins ao Olhanense heis que surge mais uma boa notícia.
Nota-se que a prestação e desempenho dos emprestados está a ser cada vez mais seguida com a devida atenção.
Agora diria que só falta ir recuperar André Pires ao Real Massamá."


O jornal "A Bola" a semana passada disse que o André Pires tinha mudado para o União de Rio Maior (orientado pelo Paulo Torres), mas não sei se isso se confirma ou não.

O Fátima já vai em 8 jogos sem ganhar. Está em ante-penúltimo lugar em igualdade pontual com o Desportivo das Aves.

Off-topic, hoje estive a ver treinar as Escolinhas do Sacavenense e o plantel senior do clube é constituido por 1 brasileiro (creio que veio da formação) e o resto é tudo Portugueses. 2 jogadores têm 30 ou mais anos de idade, enquanto o resto tem 23 anos ou menos. 7 ou 8 vieram da sua formação. O Rui Duarte (ex-Casa Pia, ex-Estoril, actualmente no Estrela da Amadora) tem lá a sua Escola, pois foi formado no clube.



André Figueiredo

 
At 08:23, Anonymous Anónimo said...

bela entrevista

 
At 11:02, Blogger MFM said...

Boa entrevista, lembro-me bem daquela fase final de 2006, que grande equipa! So espero que o Caiado recupere rapidamente dos azares e se firme no Sporting, porque é um excelente jogador.

 
At 16:52, Blogger André Figueiredo said...

Jogadores do Sporting convocados para Torneio Sub-14 (AFL) na Ericeira:

Alexandre Guedes.
Diogo Leite.
Filipe Chaby.
Iuri Medeiros.
João Silva.
Nuno Malheiro.
Rui Bento.
Tobias Figueiredo.



André Figueiredo

 
At 18:23, Anonymous Anónimo said...

Para onde foi o João Martins?

 
At 19:02, Blogger André Figueiredo said...

XI oficial do Sporting Vs Penafiel:

Rui Patrício

Bruno Pereirinha
Gladstone
Tonel
Ronny

João Moutinho
Miguel Veloso
Marat Izmailov
Leandro Romagnoli

Vukcevic
Purovic

Suplentes: Stojkovic, Marian Had, Adrien Silva, Pontus Farnerud, Rodrigo Tiuí, Paulo Renato, Celsinho.



A "bold" jogadores formados no Sporting.

Nascidos em 1985 (3): Milan Purovic, Gladstone e Rodrigo Tiuí.
Nascidos em 1986 (3): João Moutinho, Miguel Veloso e Vukcevic.
Nascidos em 1987 (2): Paulo Renato e Ronny.
Nascidos em 1988 (3): Bruno Pereirinha, Rui Patrício e Celsinho.
Nascidos em 1989 (1): Adrien Silva.

Destaque para o ex-Sporting Pedro Araújo na formação Penafidelense.



André Figueiredo

 
At 21:50, Anonymous k0sta7 said...

" Agora diria que só falta ir recuperar André Pires ao Real Massamá. "

Tem treinado no Rio Maior.

 
At 22:11, Anonymous polga said...

André,o Ronny nasceu em 1986.No mesmo dia que o Veloso 11-5-1986

 
At 23:32, Blogger André Figueiredo said...

"André,o Ronny nasceu em 1986.No mesmo dia que o Veloso 11-5-1986"

Sorry, tens toda a razão. Eu "teclei" isso à pressa antes do jogo e enganei-me. Geralmente sou excelente com números. Talvez pelo facto do Ronny ter chegado com o Yannick Pupo e este último ser de 1988, tinha ficado com a ideia que ele era apenas 1 ano mais velho que o Pupo.



Penafiel muito fraquinho, esta "goleada" não me diz nada, mas o Celsinho mostrou alguns pormenores interessantes, certamente mais do que tinha mostrado até agora. Quero acreditar que é um elemento que tem valor e apenas precisa de confiança e minutos de jogo. Também quero acreditar que os adeptos não o vão "queimar".
Para mim seria mais importante "recuperar" jogadores como o Celsinho e o Adrien do que ganhar a Taça da Liga. Se na final o SCP perder com o Setúbal, então de que valeu toda esta sobrecarga sobre Moutinho, Veloso, Tonel, etc? Ao menos esta competição podia ser útil para ir ambientando jogadores menos rodados.

Penso que deviam alterar os moldes de modo a "obrigar" os clubes a utilizar apenas 2 ou 3 jogadores mais velhos que Sub-23 nesta Taça da Liga.

Já houve vários "flops" que saíram de Alvalade pela porta pequena, mas para mim alguns simplesmente não tiveram a sorte de ter uma sequência de jogos que lhes desse a confiança necessária para mostrar o seu valor. Nunca desgostei do Mota, do Pinilla, do Edson (mas este é uma estória mais bicuda), Paulo Sérgio e até mesmo o Deivid acredito que teria estado num nível melhor na sua 2ª época. Qualquer 1 destes 5 era superior aos Kokes, Alecsandros, Buenos, etc.

Um empréstimo de 6 meses para Grimi pouco irá provar. Já se fossem 18 meses...

Tiuí, é que talvez tivesse sido melhor se tivesse vindo apenas à experiência. Ver o Sporting contractualmente "acorrentado" a este jogador sem provas dadas durante 4 anos é inquietante.

Izmailov ainda não me convenceu plenamente. Certamente não ao ponto de valer 3 milhões de euros para um clube com as posses (limitadas) do Sporting.



André Figueiredo

 
At 00:01, Anonymous angel869 said...

" do Edson (mas este é uma estória mais bicuda) "

O que queres dizer com isso ?
Não conheço os moldes dessa " estória "

abraços

 
At 01:42, Anonymous Schmeichel72 said...

Também gostei do Celsinho, teve excelentes pormenores, e não tenho dúvidas que os adeptos gostam muito dele. Mas a forma como ele saiu do campo pareceu-me uma despedida. Espero estar enganado!

Também encarei as estranhas declarações do Paulo Bento mais como um recado para dentro.

 
At 09:42, Blogger André Figueiredo said...

In "O Jogo":

"Leandro Lima é mais velho do que o que seu passaporte indica e circulou a informação de que a diferença seria de dois anos. A idade real do médio, contratado ao São Caetano com 19 anos (19/12/1987), está sob suspeita, daí a ausência do jogador. Alertado pelo irmão Narciso sobre a suspeita de alegadas irregularidades na sua documentação pessoal, Leandro Lima informou de imediato o FC Porto, que o autorizou a deslocar-se ao Brasil, há duas semanas, para tentar perceber a situação, dando-lhe carta branca para regressar apenas quando estiver tudo resolvido. O jogador já contratou os serviços de um advogado para o ajudar a investigar toda a sua documentação e certidões que foram entregues às autoridades.

A confirmar-se alguma ilegalidade, no caso a falsificação de documentos, caberá às autoridades brasileiras apurar os responsáveis e aplicar as respectivas penas. No plano desportivo, o FC Porto não será punido, uma vez que em Portugal o jogador só foi utilizado em competições seniores, sem limitações de idade, e porque foram cumpridos todos os requisitos legais na sua inscrição. Aliás, o passaporte do atleta é autêntico e foi emitido, em 2006, pelas autoridades competentes. Depois disso, o jogador já viajou para vários países sem qualquer problema alfandegário. Contudo, a confirmar-se tudo isto, a FIFA irá intrometer-se pela participação, eventualmente irregular, no Mundial de Sub-20.

Toda a história terá começado com uma reportagem de um canal brasileiro sobre a vida de vários jogadores brasileiros em Portugal. Leandro foi um dos casos apresentados e alguém, que alegadamente quis tirar proveito da sua situação económica, ameaçou divulgar a história da suposta irregularidade na idade do atleta e que remontará ao tempo em que foi inscrito como juvenil no Real Salvador, clube da Baía."

"Se em termos desportivos o FC Porto não poderá ser castigado pela utilização de um jogador mais velho, a nível financeiro a história pode ser diferente. A SAD fez um investimento de 1,5 milhões de euros por um jogador de 19 anos, internacional sub-20, com enorme margem de progressão e que assinou por cinco temporadas. Confirmando-se que é mais velho dois anos, Leandro corre o risco de ser suspenso pela FIFA, o que impediria o FC Porto de valorizar o seu activo ou até de o transferir com mais-valias para os cofres do clube. Contudo, o FC Porto também poderia alegar que só contratou o jogador no pressuposto de este ter 19 anos e não 21 e, dessa forma, rescindir unilateralmente o contrato, pedindo uma indemnização. Cenário que, ao que O JOGO apurou, não se coloca neste momento, mas poderá ser equacionado. Em todo o caso, haverá sempre um eventual prejuízo de imagem, resultante de toda a suspeição que é levantada neste momento por causa das investigações em curso. Aliás, o jogador não treina há duas semanas..."

"O São Caetano, a quem o FC Porto comprou Leandro Lima, diz desconhecer qualquer irregularidade. "A documentação enviada ao FC Porto foi a mesma que recebemos do Real Salvador", explicou a O JOGO Anderson Rodrigues, porta-voz do clube. Documentação, reforçou, que passou também pela CBF. "Para o São Caetano, a idade do Leandro está em ordem". Renegociar o acordo feito entre os dois clubes, que obrigou os portistas a desembolsar 1,5 milhões de euros, é um cenário que causa alguma estranheza. "Não houve nenhum contacto nesse sentido". O São Caetano diz ter vendido de boa fé. O Real Salvador, onde Leandro arrancou, já não existe. Sérgio Suarez, que foi representante do médio até Dezembro último e que foi sócio do clube, diz-se surpreendido. "Saí do Real Salvador antes de o Leandro chegar, mas era tudo gente séria". Leandro também: "Não posso acreditar nisso. Ele tem cara de menino". A hipótese de extorsão ao jogador é algo em que também tem dificuldade em acreditar. "Já não represento o Leandro Lima, mas desejo o melhor para ele, que é a base do sustento da família". Uma família de recursos limitados, que o empresário ajudou no começo de carreira. Afinal, foi Sérgio Suarez quem ajudou o agora portista a fazer testes no São Caetano. A ligação manteve-se até ao final do último ano, já depois da transferência para a Europa. "Não quis renovar o contrato, que acabou em Dezembro, e não tenho falado com ele". A documentação, acrescentou, sempre lhe pareceu "normal".

É a busca de provas para essa normalidade que, supõe-se, tem demorado Leandro Lima no Brasil e que, já agora, o impedirá de cumprir o acordo de cedência alinhavado entre o FC Porto e a Académica. O jogador está incontactável."

"Gato. Esse é o nome dado no Brasil aos jogadores que falsificam a idade e, por ser um problema frequente, há especialistas na caça. A Federação Paulista de Futebol tem um, Bento da Cunha, que explicou a O JOGO as técnicas utilizadas. "A origem da investigação costuma ser uma denúncia. Pode ser de um adversário ou de alguém que conhece o jogador e que o vê na televisão, por exemplo, mas o habitual é ser uma denúncia anónima", explica. Dado o tiro de partida, a investigação arranca a sério. "Pesquisamos os cartórios da cidade de origem, mas não é fácil. Verificamos quando e como foi registado, os documentos da escola, do hospital ou casa de saúde onde nasceu." Processo demorado e difícil, por contratempos vários: há documentação que desaparece e o cruzamento de dados entre diferentes estados do Brasil nem sempre acontece. "O país é grande", justifica Bento da Cunha. Pode haver quem nasça num estado e seja registado noutro; ou ainda quem aproveite famílias numerosas e assuma identidade de um irmão.

Em casos extremos, as investigações conduzem a "um exame ósseo, mas a idade que daí resulta será sempre aproximada e não a exacta". Há, até, gatos que são legais, mesmo partindo de uma falsificação. A contradição explica-se facilmente: "Há famílias muito pobres que só registaram os filhos mais tarde e a documentação que existe sempre foi aquela", sublinha. A punição dos clubes é pouco comum. "É difícil provar a conivência de um clube, que pode não ter mesmo conhecimento da situação". Por isso, acrescenta, o jogador costuma sofrer as consequências. "Os casos são julgados no Tribunal de Justiça Desportiva e o jogador pode ser punido com suspensão de seis meses a dois anos".

A verificação de documentos feita pela Confederação Brasileira de Futebol, no caso de jogadores internacionais como Leandro Lima, é um procedimento que escapa a Bento da Cunha e o responsável pelos registos da CBF esteve incontactável.

Bento da Cunha não estava a par das suspeitas em relação a Leandro Lima, que jogou num clube, o São Caetano, registado na sua área de supervisão, a federação paulista. "É a primeira vez que estou a ouvir essa suspeita". E, como se explicou logo a abrir, a verificação de dados exige tempo."





In "A Bola":

"colheita de 85 ou colheita de 87? Está aberta a dúvida, está instalada a suspeita: que idade tem Leandro Lima, pequeno prodígio contratado este Verão pelo FC Porto ao S. Caetano, onde o médio fantasista arrasou aos (supostos) 17 anos, construindo a sua ponte segura para o mergulho precoce na Europa? O problema é que a «bomba» acaba de estoirar. Rebentou nas mãos do FC Porto, que aguarda explicações do próprio para agir, se for caso disso, em função dos factos que lhe chegarem entretanto.

Já passou a fase de rumores, persistentes e preocupantes rumores, na óptica do FC Porto: Leandro Lima está no Brasil, tem, de facto, a mãe com a saúde fragilizada, mas terá pela frente outro problema da maior gravidade, relacionado com uma possível adulteração da sua idade, facto que, de acordo com o que foi possível apurar entre tantas e tantas portas fechadas, apenas lhe terá sido comunicado há muito, muito pouco tempo...

A delicadeza do assunto (apesar de tudo banal, lá pelos Brasis) impõe certas e justificadas reservas, mas embora ninguém dê ainda a cara, é convicção de quem foi atropelado pela questão que Leandro Lima poderá, de facto, ter mais dois anos do que os que lhe são atribuídos no BI, onde a data de nascimento indica que veio ao mundo em 19 de Dezembro de 1987.

O FC Porto, e para já, não faz qualquer comentário, não avança com qualquer género de reacção. E isso acontecerá, seguramente, por o próprio clube, absolutamente alheio a esta potencial embrulhada, não ter, também, dados seguros, elementos recentes que lhe permitam produzir qualquer reacção ou comentário a um potencial facto para o qual, quer clube quer jogador (na ordem inversa) foram alertados há pouco tempo. Já em 2008...

Vai, e vê!

Do que foi possível apurar, em Portugal ou no Brasil, ressalta, para já, essa preocupação: pode, de facto, haver «gato», expressão corrente no outro lado do Atlântico para este tipo de alhadas usuais.

Assim, e de acordo com os fios soltos encontrados nesta história que começou a fervilhar à medida que o tempo de permanência de Leandrinho no Brasil se alongava (está lá há cerca de três semanas), o que se sabe, ou o que tem alguma consistência é isto: Leandro Lima terá sido alertado por um familiar para essa eventualidade de ter dois anos acima do registo oficial. Sem ironias: a sua frágil compleição física, a sua fisionomia (realmente cara de menino) nunca terão permitido levantar qualquer suspeita, dois anos a mais ou a menos nem à lupa se detectariam num perfil como o dele, sem ébano para disfarçar.

O que poderá ter acontecido, então, para este alerta que chega na fase em que o jogador solidifica a carreira, já curricularmente enriquecida à escala maior, com um título de vice-campeão mundial de sub-20?

Essa é a dúvida maior no universo azul, todo em suspenso de matéria de facto. Porque é que só agora se levantou a suspeita? Coincidência, chantagem, tentativa de extorsão, acaso? Ainda não se sabe. Sabe-se, isso sim, que o jogador entrou, compreensivelmente, em pânico, face à perspectiva de ser acusado, no mínimo, de sonegar a idade, comportamento fraudulento que, na melhor das possibilidades, lhe hipotecaria a imagem, talvez a própria carreira. Mas o FC Porto não age, por enquanto. Não age, não reage, não aponta o dedo até saber os contornos todos. E este comportamento compreensivo, cautelar e defensivo do FC Porto (o jogador é muito querido e será protegido dentro dos limites) assenta também na convicção de que o futebolista está ou estará inocente, a provar-se a viciação dos documentos. Certo é que foi alertado já em 2008 para essa assustadora perspectiva, e, sabe A BOLA, o FC Porto disse-lhe apenas: «Vai e vê o que se passa».

Menino de rua...

E Leandro Lima, auxiliado pela família, estará a vasculhar o quê? Onde? A varrer o sótão? A perceber o alcance do eventual buraco? Há um turbilhão de questões para responder, entre o tudo e o nada. Mas a convicção de que há mesmo «gato», até pela demora do jogador em voltar, deixa perceber a existência de problemática agravada.

Clube e jogador estarão a falar dia a dia. Mas nada transpira, a não ser um certo desconforto mútuo, embora o dragão seja alheio à trama e não tema consequências desportivas. Até tudo ficar em pratos limpos, os dados conhecidos, os indícios mais claros, remeterão para a infância do jogador essa possível adulteração. Leandrinho era um dos milhões de pés-descalços da geração de 80 que trabalhavam as bolas de trapo e couro moído para se fazerem à vida e ajudarem a família. Nasceu num promontório de pobreza, numa família iletrada, e qualquer trapaça, nesses lugares, ainda hoje é o pão nosso de cada dia. Se lhe aconteceu algo do género — tudo aponta para isso —, no Dragão aguardam-se explicações, quando ele voltar, porque ainda não há data de regresso."





In "Record":

"Está esclarecido o motivo da partida de Leandro Lima para o Brasil: há fortes suspeitas de que a sua idade não corresponda àquela que indica a sua data nascimento como sendo o dia 19 de Dezembro de 1987. Leandrinho, como é conhecido, pode afinal ser "Leandrão" num caso que os brasileiros costumam catalogar de "gato". A Record, a sua mãe respondeu assim quando recebeu o nosso telefonema: "Quantos anos tem Leandro? O meu Leandrinho? Nem sei, moço, eu sou analfabeta."

Afastado dos treinos do FC Porto, o médio seguiu para o seu país natal a fim de esclarecer um episódio que começou a desenhar-se há algumas semanas. Conhecedores as dúvidas existentes, os dragões exigiram a averiguação do dossier. Os documentos na posse da SAD apontam para que Leandro Lima tenha 20 anos e foram passados pela Confederação Brasileira de Futebol, que utilizou o centro-campista no último Campeonato do Mundo de Sub-20 da FIFA. O facto de o organismo que tutela o futebol internacional estar a seguir este processo exige máximo cuidado ao FC Porto, que alegará, se for caso disso, que foi ludibriado aquando da contratação do atleta e poderá até pedir a anulação do acordo que liga as partes. A questão deve mesmo ultrapassar o São Caetano, clube vendedor, pois o caso poderá remontar à altura em que Leandro jogava no Conjunto Nova Esperança, em Fortaleza. Depois, jogou no Real Vitória Bahia e Uniclic.

As dúvidas são mais do que muitas e Leandro Lima está impedido de sair do Brasil, sob pena de cometer o crime de identidade. Com o jogador retido enquanto não houver um esclarecimento definitivo sobre o caso, os dragões aguardam pela conclusão de um processo ao qual alegam ser alheios."





Curiosamente, na Wikipedia ele aparece lá com 22/12/1985. Pelos vistos os webmasters da Wikipedia Inglesa e Portuguesa não perdem tempo. Existiram naturais comparações entre Leandro Lima e Anderson. Anderson (13/08/1988) chegou em Dezembro de 2005 e na época 2006/07 com 18 anos de idade esteve a um nível exibicional bastante bom tendo em conta a sua idade. Já Leandro Lima (22/12/1987) chegou em Julho de 2007 e com 19 anos de idade estava a ter uma época muito abaixo das expectativas (comparativamente com a de Anderson quando era 1 ano mais novo), se realmente for 2 anos mais velho, ainda mais decepcionante é o investimento realizado pelo FC Porto na compra do seu passe.

Tendo em conta que nasceu numa cidade grande como Fortaleza e não numa aldeia qualquer no interior do país, acho estranho que seja "falsificado". Ainda bem que a Espanha eliminou o Brasil do Mundial Sub-20, senão, caso o jogador seja mesmo falsificado, o Brasil ainda se arriscava (justificadamente) a perder esse trofeu na secretaria.





Boa assistência ontem do Pereirinha para o 3º golo do Sporting contra o Penafiel. Exibição mais discreta que nos 2 jogos anteriores, mas não comprometeu.





Talvez seja melhor esquecer os 32 golos de George Best e começar antes a pensar noutros objectivos.

Ao fim da 23ª jornada Cristiano Ronaldo já leva 19 golos na Premiership e 27 no total, 5 golos na CL.

2006/07 Didier Drogba fez 20 golos na liga, 33 no total.

2005/06 Thierry Henry fez 27 golos na liga, 33 no total.

2004/05 Thierry Henry fez 25 golos na liga, 30 no total.

2003/04 Thierry Henry fez 30 golos na liga, 39 no total.

2002/03 Van Nistelrooy fez 25 golos na liga, 44 no total, 14 golos na CL.

2001/02 Thierry Henry fez 24 golos na liga, 32 no total.

1994/95 Alan Shearer 34 golos na liga e 37 no total.

 
At 09:58, Anonymous Anónimo said...

"Ugo Akuchie até 2012

O Benfica assegurou a contratação do ponta-delança nigeriano Ugo Akuchie, de 18 anos, até 2012. Chegará hoje a Lisboa, oriundo de Dakar (Senegal), dirigindo-se de seguida para o centro de estágio, no Seixal, onde irá assinar um contrato de quatro temporadas e meia.

Akuchie é internacional sub-20 pela Nigéria e representava o Royal King Academy, clube que se dedica apenas à formação. O destino deste jogador será a equipa de juniores do Benfica, orientada por João Alves.

No entanto, está previsto que Akuchie seja chamado ao plantel principal para se treinar e, consequentemente, mostrar-se a Camacho. Akuchie está há muito referenciado pelo departamento de prospecção, mas só agora a contratação avançou."

A BOLA

 
At 10:01, Anonymous Anónimo said...

André gostaria de saber a tua opinião sobre o Carvalhas, Ruben, Romeu, Rosa e miguel vitor.

Que achas da equipa de juniores do benfica?

 
At 12:40, Anonymous rmp said...

A Bola:

"Paraguai chama Cardozo e Luis Páez

Os avançados Óscar Cardozo e Luís Páez, de Benfica e Sporting, respectivamente, integram a lista de convocados do Paraguai para particular com as Honduras, agendado para o dia 6 de Fevereiro.

Cardozo e Páez são dois dos 19 jogadores chamados por Gerardo Martino, com vista ao compromisso de preparação na próxima quarta-feira."

Depois da prenda do Rui Patrício, agora é o Luís Paez a ter uma prenda.

 
At 15:22, Blogger AM said...

Excelente entrevista ao Caiado. Sempre gostei do tipo de jogador que é e espero vê-lo um dia ao mais alto nível no Sporting.

SL

 
At 18:59, Blogger milton_filipe76 said...

Juvenis A (Sub-17)

Minutos de utilização após 19 jornada (1520 minutos):

Nuno Reis 1420 minutos.
William Carvalho (1992) 1162 minutos.
Januário Jesus 1137 minutos.
Ricardo Alves 1132 minutos.
Luís Almeida 1125 minutos.
Cedric Soares 1082 minutos.
Ruben Luís 960 minutos.
Alexander Zahavi 934 mintuos.
Carlos André 786 minutos.
Henrique Gomes 741 minutos.
Luís Oliveira 719 minutos.
Renato Neto 595 minutos.
Jorge Bernardo 567 minutos.
João Figueiredo (1992) 560 minutos.
Diogo Ribeiro 539 minutos.
Bruno Silva 536 minutos.
Pedro Rodrigues 503 minutos.
Mário Rui 480 minutos.
Luís Carlos 478 minutos.
Sérgio Marakis 251 minutos.
Filipe Paiva 226 minutos.
Peter Caraballo (1992) 208 minutos.
Sérgio Simões 203 minutos.
Renato Santos 187 minutos.
Miguel Serôdio (1992) 164 minutos.
Hugo Fernandes 15 minutos.
João Santos (1992).



Marcadores:

Henrique Gomes, 13 golos.
Diogo Ribeiro, 10 golos.
Januário Jesus, 7 golos.
Alexander Zahavi, 7 golos.
Peter Caraballo, 5 golos.
William Carvalho, 4 golos.
Luis Carlos, 3 golos.
Cedric Soares, 2 golos.
Mario Rui, 2 golos.
Hugo Fernandes,1 golo.
Renato Santos, 1 golo.
Luís Almeida, 1 golo.
Renato Neto, 1 golo.
Pedro Rodrigues, 1 golo.
Miguel Serôdio, 1 golo.
Sérgio Simões, 1 golo.



Indisciplina:

Januário Jesus: 2 Cartão Amarelo.
Ricardo Alves: 2 Cartão Amarelos.
Mário Rui: 1 Cartão Amarelo.
Sérgio Marakis: 1 Cartão Amarelo.
Renato Neto: 1 Cartão Amarelo.

 
At 21:08, Blogger André Figueiredo said...

Equipa de Iniciados A (Sub-15), após 18 jornadas (1260 minutos):

Tiago Bragança: 1046 minutos.
João Mário Eduardo: 1005 minutos.
Paulo Silva: 938 minutos.
Manuel Dias: 937 minutos.
Hugo Airosa: 923 minutos.
Rodolfo Simões: 893 minutos.
Alberto Coelho: 839 minutos.
Thomas Ravera: 749 minutos.
Altair Júnior: 722 minutos.
Ruben Freitas: 709 minutos.
Bruno Cardoso: 694 minutos.
Mateus Fonseca: 641 minutos.
Ricardo Esgaio: 582 minutos.
Rafael Veloso: 532 minutos.
Afonso Figueiredo: 507 minutos.
João Gomes: 385 minutos.
Alexandre Costa: 376 minutos.
Ricardo Pereira: 366 minutos.
Adriano Cardoso: 343 minutos.
João Carlos: 162 minutos.
Tiago António: 123 minutos.
Tiago Montez: 105 minutos.
Tiago Morgado: 102 minutos.
Alexandre Guedes (1994): 76 minutos.
Filipe Macário: 70 minutos.
Wilker Bolonha: 35 minutos.
João Silva (1994):

(27 jogadores convocados, 26 jogadores utilizados).




Marcadores:

Alberto Coelho: 17 golos.
Altair Júnior: 10 golos.
Mateus Fonseca: 10 golos.
Tiago Bragança: 8 golos.
João Mário Eduardo: 4 golos.
João Carlos: 4 golos.
Alexandre Guedes: 3 golos.
Afonso Figueiredo: 3 golos.
Paulo Silva: 2 golos.
Rodolfo Simões: 2 golos.
Hugo Airosa: 2 golos.
Alexandre Costa: 2 golos.
Ricardo Esgaio: 2 golos.
Thomas Ravera: 1 golo (e 1 auto-golo)
Manuel Dias: 1 golo.
Wilker Bolonha: 1 golo.




Indisciplina:

Altair Júnior: 2 cartões amarelos.
Tiago Bragança: 2 cartões amarelos.
Hugo Airosa: 1 cartão amarelo.
Ricardo Esgaio: 1 cartão amarelo.
João Mário: 1 cartão amarelo.



André Figueiredo

 
At 00:08, Blogger André Figueiredo said...

"André gostaria de saber a tua opinião sobre o Carvalhas, Ruben, Romeu, Rosa e miguel vitor."

São todos bons jogadores, embora, ao nível do campeonato de juniores, o Miguel Victor e o André Carvalhas fazem/faziam mais a diferença.

Acho que o Miguel Victor vai ou devia ser aposta na próxima pré-época, relativamente aos outros 4 muita coisa pode acontecer.

O Ruben Lima tem potencial para chegar à equipa sénior, mas não sei irá acontecer, ou se será já em 2008/09.



Pessoalmente não acho que o Romeu tenha capacidade para vir a ser jogador do Benfica, mas talvez esteja enganado. O Miguel Victor depressa me convenceu, já o Romeu, nem por isso.

O Miguel Rosa não sei se irá ser aposta após o final da época. Não coloco em causa o seu valor.



O André Carvalhas a este nível (Sub-19) é um excelente jogador e que dá gosto ver jogar, mas tem duas coisas contra ele, o facto de ser baixinho e o facto de jogar no Benfica. Quero com isto dizer, que a sua falta de estatura poderá ser um problema real ou um problema que apenas existe na mente das pessoas que podem avalizar ou não a sua integração nos seniores. Volto a dizer, jogar nos seniores não é o mesmo que saltar de Sub-19 para sub-20. Quem não se lembra do Paulo Sérgio do Sporting que era craque nos Juniores, mas depois não correspondeu nos seniores?



"Que achas da equipa de juniores do benfica?"

Já antes do final da época passada eu dizia que juntando os melhores de 1989 e os melhores de 1990 o Benfica teria 10 a 12 jogadores de boa qualidade e em principio seria a sua equipa de juniores mais forte dos últimos anos. Mas isso partia do pressuposto que a equipa seria ancorada pelos 5 de 1989 acima mencionados. À medida que estes elementos vão saindo da equipa, a equipa perde um pouco da identidade que havia cimentado ao longo de anos. Não está em questão o valor dos que entram, mas sim o facto de uma equipa ser mais do que simplesmente 11 indivíduos com camisolas iguais.

A "saída" do Miguel Victor, Romeu Ribeiro e Ruben Lima, a perda de preponderância do Miguel Rosa, a dispensa do Pedro Eugénio e Victor Pacheco (e mais 4 internacionais) etc são episódios que contribuem para este desaceleramento da equipa. 1) porque a equipa está menos entrosada com a entrada de corpos estranhos, 2) porque os jogadores olham para o lado e vêm colegas com anos de casa a perder o lugar e pensam que a seguir vai-lhes acontecer a eles o mesmo. Isto não é segredo para ninguém.



Eu 6 semanas atrás escrevi isto aqui no blog e não mudei de ideias:

"Imaginem que vocês eram jogadores que tinham entrado no Benfica com 8-10 anos, estão ali uma década a tentar conquistar o seu espaço, no final de todas as épocas a lutarem contra a angustia de poderem ser dispensados, e a "sobreviverem" até aos juniores com a esperança de estarem mais perto da equipa sénior. Depois, de um momento para o outro começam a chegar jogadores como o Yartey e Coelho que vêm emprestados e tiram-lhes o lugar, ou então jogadores que chegam do Brasil, e sem mais nem menos ganham-lhes a titularidade após tantos anos de luta e sacrifícios. Pode ser melhor para o clube porque vai dotar a equipa de maior qualidade individual, mas em termos colectivos isto deve fazer mossa a afectar muita gente. Só faz sentido trazer estes jogadores emprestados se o propósito for ganhar o titulo nacional a qualquer custo, porque de resto, anos de formação daqueles que perdem o lugar estão a ser desperdiçados. A entrarem estes jogadores todos, deveria ter sido durante o Verão, assim todos sabiam com o que podiam contar."

Penso que o Benfica e Sporting continuam a ser os mais sérios candidatos ao titulo de juniores. O Benfica no principio da época tinha uma equipa mais equilibrada (e mais "interessante") e com uma linha defensiva superior. Não sei como o Benfica jogava durante as 10 vitórias seguidas, mas quem tem ido aos jogos diz-me que a qualidade de jogo nos últimos 2 meses tem sido muito questionável. Ainda é cedo para dizer que o Sporting tem evoluído desde a derrota no Seixal, mas noto que a equipa está mais coesa. Penso que esta época será memorável tendo em conta o valor dos 2 planteis.

Apesar da derrota no Seixal, se fosse a formar o meu XI de melhores jogadores, escolhia 7 do Sporting e 4 do Benfica.



André Figueiredo

 
At 10:06, Anonymous Anónimo said...

ola andre,
andre quem e que sao os melhores jogadores dos sub 14 do sporting ?
um abraco

 
At 10:07, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Convocatória (Infantis B)

1 - Rafael Rebelo
2 - Bruno Wilson (Capitão)
3 - Guilherme Celestino
4 - Bernardo Carlos
5 - Tiago Neto
6 - Nuno Januário
7 - Lisandro Semedo
8 - José Lúcio (Sub-Capitão)
9 - Rui Batalha
10 - Jorge Fernandes "Joca"
11 - Simão Serra
12 - Manuel Lemos

VII Inicial vs Olivais e Moscavide (10h)
1 - Rafael Rebelo
2 - Bruno Wilson (Capitão)
4 - Bernardo Carlos
5 - Tiago Neto
8 - José Lúcio (Sub-Capitão)
9 - Rui Batalha
11 - Simão Serra

Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 10:37, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Resultado final
Sporting
10 - 0 Olivais e Moscavide


Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 10:48, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

VII Inicial vs Rio Mouro

12 - Manuel Lemos
2 - Bruno Wilson (Capitão)
3 - Guilherme Celestino
6 - Nuno Januário
7 - Lisandro Semedo
9 - Rui Batalha
10 - Jorge Fernandes "Joca"

Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 11:13, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Resultado final
Sporting
2 - 0 Rio Mouro


Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 11:34, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

VII Inicial vs Estoril

1 - Rafael Rebelo
2 - Bruno Wilson (Capitão)
4 - Bernardo Carlos
5 - Tiago Neto
6 - Nuno Januário
8 - José Lúcio (Sub-Capitão)
11 - Simão Serra

Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 12:16, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Resultado final
Sporting
11 - 1 Estoril


Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 12:18, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

VII Inicial vs Linda-a-Velha

12 - Manuel Lemos
2 - Bruno Wilson (Capitão)
3 - Guilherme Celestino
5 - Tiago Neto
8 - José Lúcio (Sub-Capitão)
10 - Jorge Fernandes "Joca"
11 - Simão Serra

Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 12:44, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Resultado final
Sporting
7 - 0 Linda-a-Velha


Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 14:02, Blogger André Figueiredo said...

Torneio XI Juve Fute 2008.

Ginásio de Corroios 0 - 0 Sporting Clube Portugal.

Sporting Clube Portugal 4 - 0 Torres Novas.

Marcadores: Nathan Bordignon (3) e Peter Caraballo.



André Figueiredo

 
At 14:46, Blogger André Figueiredo said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas

União Desportiva Ponte Frielas 1 - 7 Sporting Clube de Portugal
(hoje às 09:30)



André Figueiredo

 
At 14:50, Blogger milton_filipe76 said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Sporting 10 - 0 Olivais e Moscavide

VII Leonino:

1 - Rafael Rebelo
2 - Bruno Wilson (Capitão)
4 - Bernardo Carlos
5 - Tiago Neto
8 - José Lúcio (Sub-Capitão)
9 - Rui Batalha
11 - Simão Serra

Suplentes:

12 - Manuel Lemos
3 - Guilherme Celestino
6 - Nuno Januário
7 - Lisandro Semedo
10 - Jorge Fernandes "Joca"


Golos:

Simão Serra ao 1 min.
Simão Serra aos 3 min.
José Lúcio aos 5 min.
Bruno Wilson aos 8 min.
Rui Batalha aos 11 min.
Joca aos 18 min.
Tiago Neto aos 19 min.
Nuno Januário aos 20 min.
Joca aos 21 min.
Tiago neto aos 24 min.

 
At 14:55, Blogger milton_filipe76 said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Sporting 2 - 0 Rio Mouro

VII Leonino:

12 - Manuel Lemos
2 - Bruno Wilson (Capitão)
3 - Guilherme Celestino
6 - Nuno Januário
7 - Lisandro Semedo
9 - Rui Batalha
10 - Jorge Fernandes "Joca"

Suplentes:


1- Rafael Rebelo
4- Bernardo Carlos
5- Tiago Neto
8- José Lúcio (Sub-Capitão)
11- Simão Serra


Golos:

Lisandro Semedo aos 4 min.
Simão Serra aos 17 min.

 
At 15:00, Blogger milton_filipe76 said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Sporting 11 - 1 Estoril

VII leonino:

1 - Rafael Rebelo
2 - Bruno Wilson (Capitão)
4 - Bernardo Carlos
5 - Tiago Neto
6 - Nuno Januário
8 - José Lúcio (Sub-Capitão)
11 - Simão Serra

Suplentes:

12 - Manuel Lemos
3 - Guilherme Celestino
7 - Lisandro Semedo
9- Rui Batalha
10 - Jorge Fernandes "Joca"


Golos:

Tiago Neto ao 1 min.
José Lúcio aos 5 min.
Bruno Wilson aos 10 min.
Simão Serra aos 11 min.
Tiago Neto aos 12 min.
Simão Serra aos 15 min.
Lisandro Semedo aos 17 min.
Lisandro Semedo aos 20 min.
Rui Batalha aos 24 min.
Rui Batalha aos 25 min.
Nuno Januário aos 25 min.

 
At 15:03, Blogger André Figueiredo said...

In "Record":

"Chegou, fez testes médicos mas não assinou. Assim se resume a curta passagem de Vinícius, um jovem avançado do Tabuão da Serra, pelo Benfica.

O jogador chegou a Lisboa na terça-feira, acompanhado pelo pai e pelo empresário. Sujeitou-se aos habituais exames médicos, que não indicaram nenhuma anomalia. Contudo, segundo apurámos, os testes apresentaram algumas características físicas, relacionadas com as potencialidades do atleta, que acabaram por não ser satisfatórias. Mediante estes dados, os dirigentes optaram por não avançar para a aquisição do jogador.

Bismark, antigo futebolista e representante de Vinícius, refuta esta explicação e garante que o negócio não foi fechado porque o Benfica apresentou valores “mais baixos” do que os que foram prometidos ao atleta, quando este ainda estava no Brasil.

“Não houve quaisquer problemas médicos. Forças maiores impossibilitaram a transferência. Não tenho nada contra Luís Filipe Vieira ou Paulo Gonçalves, mas refuto a existência de obstáculos clínicos”, garante o empresário. Vinícius regressa hoje, com o pai e o presidente do Tabuão da Serra, ao Brasil."



André Figueiredo

 
At 15:07, Blogger milton_filipe76 said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Sporting 7 - 0 Linda-a-Velha

VII leonino:

12 - Manuel Lemos
2 - Bruno Wilson (Capitão)
3 - Guilherme Celestino
5 - Tiago Neto
8 - José Lúcio (Sub-Capitão)
10 - Jorge Fernandes "Joca"
11 - Simão Serra

Suplentes:

1- Rafael Rebelo
4- Bernardo Carlos
6- Nuno Januário
7- Lisandro Semedo
9- Rui Batalha


Golos:

Rui Batalha aos 6 min.
José Lúcio aos 8 min.
Rui Batalha aos 14 min.
Rui Batalha aos 21 min.
Nuno Januário aos 24 min.
Lisandro Semedo aos 25 min.
Rui Batalha aos 25 min.


Neste momento destaca-se como melhor marcador da equipa o nº 9 Rui Batalha, com 7 golos.

 
At 15:43, Blogger milton_filipe76 said...

20ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Sporting Clube de Portugal 1-0 Clube Futebol "Os Belenenses"

Onze leonino:

1- André Martins
2- Tiago Pedrosa
3- Jorge Abreu
4- Vinicius Golas
5- Rui Figueiredo
6- André Santos
7- Marco Matias
8- William Owusu
9- Diogo Viana
10- Diogo Rosado
11- Vivaldo Arrais

O golo leonino foi de Marco Matias após cruzamento de Diogo Viana.


Informações de PLF em Alcochete.

 
At 15:58, Blogger milton_filipe76 said...

20ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Sporting Clube de Portugal 1-0 Clube Futebol "Os Belenenses"

Suplentes:

Victor Hugo Golas
Radut Mihai
Weliton
Bruno Matias
André Martins
Michael Santos
Diogo Amado

Informações de PLF em Alcochete.

 
At 16:05, Blogger milton_filipe76 said...

20ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Sporting Clube de Portugal 1-0 Clube Futebol "Os Belenenses"

Começou a 2ª parte sem alterações.


Informações de PLF em Alcochete.

 
At 16:30, Blogger milton_filipe76 said...

20ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Sporting Clube de Portugal 1-0 Clube Futebol "Os Belenenses"

Sairam Diogo Viana e Diogo Rosado e entraram Bruno Matias e Diogo Amado.


Informações de PLF em Alcochete.

 
At 16:42, Blogger milton_filipe76 said...

20ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

Sporting Clube de Portugal 1-0 Clube Futebol "Os Belenenses"

Saiu Vivaldo Arrais e entrou Diogo Amado.

Informações de PLF em Alcochete.

 
At 16:48, Anonymous Anónimo said...

Mas quem é que o Diogo Amado Substituiu? O Rosado ou o Vivaldo?

 
At 17:39, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting Clube de Portugal 1-0 Sporting Braga (intervalo)

Golo de Daniel Podence.


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 18:07, Blogger milton_filipe76 said...

"Mas quem é que o Diogo Amado Substituiu? O Rosado ou o Vivaldo?"

Peço desculpa. O Amado substituiu o Rosado, enquanto o André Martins substituiu o Vivaldo.

 
At 18:21, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting Clube de Portugal 1-0 Sporting Braga (resultado final)


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 19:34, Blogger André Figueiredo said...

"6- André Santos
7- Marco Matias
8- William Owusu
9- Diogo Viana
10- Diogo Rosado
11- Vivaldo Arrais"


Só uma pequena clarificação, apesar dos números nas camisolas, o Viana foi o extremo esquerdo e o William Owuso o Ponta-de-Lança.



André Figueiredo

 
At 20:22, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas

União Desportiva Ponte Frielas 1 - 7 Sporting Clube de Portugal


Onze leonino:

1- Guilherme Oliveira
9- Marcelino Rim
15- Ricardo Tavares
6- Diogo Alpalhão
7- Diogo Moreira
10- Martim Galvão
2- Bruno Dias
11- Mauro Riquicho
13- Paulo Fernandes
5- David Silva
17- Tomás Lima

Suplentes:

12- Miguel Soares
3- Cristian Ponde
4- Daniel Podence
8- Francisco Geraldes
14- Rafael Ramos
16- Tiago Fernandes


Golos:

Paulo Fernandes aos 7 min.
Mauro Riquicho aos 10 min.
Bruno Dias aos 16 min.
David Silva aos 30 min.
Cristian Ponde aos 40 min.
Francisco Geraldes aos 44 min.
Cristian Ponde aos 49 min.

 
At 20:33, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas

Sporting Clube de Portugal 1-0 Sporting Braga


Onze leonino:

12- Miguel Soares
3- Cristian Ponde
4- Daniel Podence
5- David Silva
6- Diogo Alpalhão
7- Diogo Moreira
8- Francisco Geraldes
9- Marcelino Rim
10- Martim Galvão
14- Rafael Ramos
16- Tiago Fernandes

Suplentes:

1- Guilherme Oliveira
2- Bruno Dias
11- Mauro Riquicho
13- Paulo Fernandes
15- Ricardo Tavares
17- Tomás Lima


Golos:

Daniel Podence aos 2 min.

 
At 20:44, Blogger milton_filipe76 said...

"Gauleses mais fortes

Sábado , 02 Fevereiro 2008

A Selecção Nacional Sub-17 jogou ao final da manhã deste sábado, pelas 11h30, o seu primeiro encontro na XXXI edição do Torneio Internacional do Algarve. No jogo que decorreu no Estádio Algarve (Faro/Loulé), a selecção francesa apresentou-se muito forte e venceu a partida por 2-1.

Portugal esteve, globalmente, bem
Apesar dos pupilos de Carlos Dinis terem estado globalmente muito bem, apresentando sempre uma estrutura sólida, foram os franceses a ir para o intervalo com uma vantagem de 2-0, graças a dois tentos obtidos de fora da área.

“O primeiro golo desequilibrou um pouco a nossa equipa que tentava controlar a partida e estava a jogar bem”, admitiu Carlos Dinis. O segundo golo, que surgiu perto do intervalo, também terá fragilizado um pouco o ânimo da equipa para o segundo tempo, no entanto a ‘equipa das quinas’ reagiu bem e conseguiu reduzir para 2-1.

“Talvez tenha faltado um pouco de maturidade a esta equipa que jogou perante uma França muito madura e forte. A nossa Selecção mostrou-se bem organizada e personalizada. No aspecto físico a nossa equipa quebrou um pouco na parte final da partida. Os franceses estavam mais fortes fisicamente nessa fase de jogo, mas mesmo assim obrigámo-los a jogar no seu último terço do campo. Conseguimos reagir bem a várias adversidades, com os nossos jogadores a terem momentos em que reagiram mais com o “coração”. Marcámos no início do segundo tempos e obrigámos os franceses a defender”, explicou Carlos Dinis.

Inglaterra venceu por 3-0
Na outra partida das primeira jornada do Torneio do Algarve, que também teve lugar no Estádio Algarve, pelas 15h00, a Selecção de Inglaterra bateu a da Dinamarca, o próximo adversário de Portugal, por 3-0 , com tentos da autoria de Ryan Donaldson (29'), Mathew James (50') e Dean Parret (72'). Os Ingleses encontram-se assim na liderança do Torneio e amanhã (domingo), pelas 15h00 jogam diante da França no Estádio Municipal de Portimão.

Jogo com Dinamarca, no domingo
Os Sub-17 lusos volta a jogar amanhã, domingo, pelas 15h00, no Estádio Municipal de Lagoa, diante da Dinamarca.

“Nesse próximo jogo vamos tentar gerir um pouco esforço, mas vamos encarar esse encontro com o objectivo de vencer. Vamos continuar a trabalhar cada vez melhor para conseguirmos atingir o nosso objectivo que é, naturalmente, vencer”, revelou o Técnico Nacional.

FICHA DE JOGO
1ª Jornada - XXXI Torneio Internacional do Algarve

Local: Estádio Algarve, Loulé/Faro
Árbitro: Stuart Attwell (Inglaterra)
Árbitros-assistentes: Vítor Andrade e João Ferreira (Portugal)
4º Árbitro: Michael Johansen (Dinamarca)

PORTUGAL 1 – 2 FRANÇA (0-2, ao intervalo)

PORTUGAL: João Guerra (A Académica de Coimbra), Tiago Gomes (SC Braga), Roderick Miranda (SL Benfica), Nuno Reis – CAP (Sporting CP), João Carlos (FC Penafiel), Alex Zahavi (Sporting CP), depois [66’] Rui Caetano (FC Porto), Nelson Oliveira (SL Benfica), depois [68’] Esmael (Boavista FC), Cédric Soares (Sporting CP), depois [73’] Luis Almeida (Sporting CP), William Carvalho (Sporting CP), Januário (Sporting CP) e Ricardo Cardoso (FC Porto), depois [40’] Ricardo Dias (FC Porto).

Suplentes não utilizados: Cláudio Ramos (Vitória SC de Guimarães), César Jesus (Naval 1º Maio) e Pedro Pires (Leixões SC).

Treinador Nacional: Carlos Dinis
Golos: Januário (43’)
Disciplina: Cartões amarelos a Roderick Miranda (12') e a João Carlos (38’).

FRANÇA: Jeffrey Baltus (AJ Auxerre), William Remy (RC Lens), Sebastien Faure (Ol. Lyonnais), depois [47’] Samba Kanoute (AJ Auxerre), Loic Damour (RC Strasbourg), Loic Gagnon (OGC Nice), depois [67’] Yannis Salibur (Lille SOC), Gueida Fofana – CAP (Le Havre AC), depois [40’] Enzo Reale (Ol. Lyonnais), Plaisir Bahamboula (FC Sochaux), Gilles Sunu (Arsenal FC), depois [40’] Yannis Tafer (Ol. Lyonnais), Loic Nego (FC Nantes), depois [40’] Thomas Monconduit (AJ Auxerre), Thimotee Kolodziecziak (RC Lens) e Clement Grenier (Ol. Lyonnais)

Suplentes não utilizados: Anthony Mezui (FC Metz) e Alexandre Lacazette (Ol. Lyonnais)

Treinador: Francis Smerecki
Golos: Gueida Fofana (10’) e Gilles Sunu (38’).
Disciplina: Cartão amarelo a Sebastien Faure (27’)."


http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/SELECCOES/NOTICIA?notid=4107447

 
At 20:47, Blogger milton_filipe76 said...

"Reviravolta dá triunfo

Sábado , 02 Fevereiro 2008

A Selecção Nacional Sub-16 iniciou da melhor forma a participação no Torneio Internacional de Santarém ao bater, este sábado, em Torres Novas, a sua congénere da Noruega, por 2-1.

Apesar de ter estado em desvantagem no marcador, fruto do golo de Mushaga Bakenga (17'), a Equipa das Quinas nunca se desuniu e conseguiu dar a volta ao resultado, com Filipe Barros (26') e Flávio Moreno (62') a apontarem os tentos lusos.

“Já sabiamos que iamos encontrar um adversário muito poderoso fisicamente e combativo, que iria optar pelo jogo directo e que mostrou estar bem organizado. Procurámos manter a bola junto ao solo e fazê-la circular, mas a verdade é que não entrámos bem na partida. Perdemos muitos primeiros passes, a equipa enervou-se e, num contra-ataque, a Noruega colocou-se em vantagem”, começou por dizer ao Portal do Futebol o Treinador Nacional, Edgar Borges.

“Passámos por um período de menor esclarecimento e, mesmo com o golo do empate, não estivemos tão tranquilos quanto desejável. A segunda parte foi diferente para melhor. Fizemos correcções ao intervalo e estivemos mais seguros. Poderíamos ter marcado mais um ou outro golo, mas isso seria um castigo demasiado pesado para a Noruega”, sintetizou.

Na outra partida do dia, Espanha e Escócia empataram a duas bolas. Os espanhóis colocaram-se em vantagem, por Pablo Garcia (9’), mas os escoceses deram a volta, por intermédio de Scott Robinson (55’ e 56’). Foi já em período de compensação (83’) que Brais Suárez fixou o resultado final.

Portugal lidera, assim, a classificação, com três pontos, mais dois que Espanha e Escócia, que antecedem o lanterna vermelha, a Noruega.

Domingo, os comandados de Edgar Borges encontram a Escócia, pelas 15h00, no Estádio do Bonito, no Entroncamento. O Treinador Nacional promete fazer alterações no “onze” titular, fazendo entrar amanhã os atletas que não jogaram em Torres Novas.


Ficha do Jogo
1ª Jornada do Torneio internacional de Santarém.
Estádio Dr. Alves Vieira, em Torres Novas.
Árbitro: André Gralha.
Árbitros Assistentes: Adelino Crespo e Gonçalo Dias.
4º Árbitro: Joaquim Lamarosa.
Ao intervalo: Portugal 1-1 Noruega.
Resultado final: Portugal 2-1 Noruega.

PORTUGAL: Rafael Sousa, Hugo Sousa, Miguel Serôdio, Rui Coentrão, Tiago Ribeiro, Sérgio Oliveira, Ruben Pinto (Telmo Castanheira, 58'), Amorim (cap.), José Graça (Flávio Moreno, 58'), Filipe Barros (João Santos, 79') e Sérgio Marques.
Suplentes não utilizados: João Figueiredo, João Amorim, João Paulo e Afonso Taira.
Treinador: Edgar Borges.
Golos: Filipe Barros (26') e Flávio Moreno (62').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a João Santos (82').

NORUEGA: Aslak Falck, Torje Sletti, Krister Wemberg, Daniel Roed (cap.), Hakon Kjaev, Markus Henriksen, Anders Naes (Kristoffer Lokberg, 77'), Fredrik Haugen (Mergim Hereoi, 63'), Joshua King (Fredrick Gulbrandsen, 60'), Mushaga Bakenga e Alexander Hassum.
Suplentes não utilizados: Joackim Ronnevig, Markus Hermo, Simen Thollefsen e Aleksander Solberg.
Treinador: Bärd Flovik.
Golos: Mushaga Bakenga (17').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Alexander Hassum (72')."


http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/SELECCOES/NOTICIA?notid=4107451

 
At 21:01, Blogger André Figueiredo said...

Só alguns breves comentários relativamente aos 4 jogos no Estoril Foot.

Vs Olivais e Moscavide, o Sporting “despedaçou” o adversário, ao fim de 5 minutos já ganhava 3-0 e aos fim de 25 tinha metido 10 bolas na baliza adversária com imensa facilidade. O Moscavide não defendia muito bem, mas o seu “Keeper” inicial também não era muito seguro. Na retina ficaram algumas jogadas protagonizadas pelo Joca na ala esquerda a qual “rasgou” com impunidade cada vez que metia outra "mudança" e passava por 3 jogadores até a meter na baliza à queima-roupa. De longe, o jogo mais fácil.

Vs Rio Mouro o Sporting encontrou uma equipa que defendia melhor e tinha na baliza um GR (Jorginho) que esteve MUITO bem, inclusive disse na brincadeira que “a gente não sai deste relvado sem levar aquele GR para o Sporting”. Falei com os seus colegas e Mister e descobri que o GR em questão já era de 2º ano, mas ainda assim foi de longe o melhor em campo.

Vs Estoril o Sporting encontrou uma equipa superior à do Moscavide, o Sporting não pressionou tanto como tinha feito no jogo inicial, mas mesmo assim conseguiu marcar mais golos.

Vs Linda-a-Velha. Ninguém o disse, mas sentia-se que este jogo era diferente dos outros 3 até então. O Linda-a-Velha já havia vencido o Sporting semanas antes. O LaV tinha acumulado 2 vitórias e 1 empate (se não me engano) durante a manhã e para além disso, tinha 2 elementos de enorme envergadura física. Este jogo era diferente e isso notou-se quando após o golo inicial o banco (tecnicamente não havia banco para a equipa se sentar) do Sporting festejou com mais ânimo do que havia feito nos 16 golos anteriores. Com o evoluir do jogo, a classe superior dos “pequeninos” de verde-e-branco fez a diferença e o Sporting venceu confortavelmente os matulões. Muito inteligente no seu posicionamento, Rui Batalha. Também gostei muito da prestação do Manuel Lemos (GR) neste jogo.

Exibição desinspirada por parte do Sporting na vitória por 1-0 contra o Braga em Frielas. O Braga tem uma equipa razoável, mas foi mais pelo que o Sporting não fez do por aquilo que o Braga fez. Amanhã às 14:30 vamos ter Sporting Vs Valência, possivelmente as duas equipas mais fortes no torneio.

De realçar a presença do TB (Tiago Bernardo) em Frielas a apoiar o seu clube.



André Figueiredo

 
At 11:25, Anonymous Anónimo said...

e o rabiau quando se estreia?

 
At 14:53, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting Clube de Portugal 0-1 Valência Club de Fútbol

Golo do Valencia aos 20 min.


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 15:13, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting Clube de Portugal 0-2 Valência Club de Fútbol

Golo do Valencia aos 26 min.


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 15:28, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting Clube de Portugal 0-3 Valência Club de Fútbol



Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 15:37, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting Clube de Portugal 0-3 Valência Club de Fútbol (resultado final)


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 15:57, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Porto 0-2 Belenenses (a decorrer)


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 16:16, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Porto 1-2 Belenenses


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 16:21, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting Clube de Portugal 0-3 Valência Club de Fútbol (resultado final)

Onze leonino:

1- Guilherme Oliveira
2- Bruno Dias
3- Cristian Ponde
6- Diogo Alpalhão
8- Francisco Geraldes
9- Marcelino Rim
10- Martim Galvão
11- Mauro Riquicho
13- Paulo Fernandes
15- Ricardo Tavares
16- Tiago Fernandes

Suplentes

12- Miguel Soares
4- Daniel Podence
5- David Silva
7- Diogo Moreira
14- Rafael Ramos
17- Tomás Lima

Destaque para as presenças de Aurélio Pereira, Jean Paul, José Manuel Torcato e Luis Gonçalves.


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 16:39, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Porto 2-2 Belenenses


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 16:53, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Porto 2-2 Belenenses (resultado final)


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 18:47, Blogger André Figueiredo said...

Final do Torneio XI Juve Fute 2008.

Sporting Clube de Portugal 3 - 1 FC Avintes

Marcadores: Filipe Paiva (2) e Nathan Bordignon.



Prémios:

Melhor Jogador: Luís Carlos.

Melhor Marcador: Nathan Bordignon.



André Figueiredo

 
At 19:18, Blogger André Figueiredo said...

In site oficial da FPF:

"Nórdicos vencem lusos

Domingo , 03 Fevereiro 2008
A Selecção Nacional Sub-17 voltou a não ser feliz, este domingo, na segunda jornada do XXXI Torneio Internacional do Algarve, em Lagos (Estádio Municipal), diante da sua congénere da Dinamarca.

No jogo que teve início às 15h00, os nórdicos adiantaram-se no marcador logo aos 3 minutos graças a um tento de Azad Corlu que viria a bisar aos 19 minutos. Portugal foi para o intervalo a perder, mas entrou para a segunda metade com vontade de rectificar o resultado, mas o golo solitário de Nelson Oliveira foi insuficiente para impedir a segunda derrota lusa no Torneio Internacional do Algarve.

Duas partes distintas
O Treinador Nacional, Carlos Dinis, considera que este foi um jogo com duas partes distintas. “No primeiro tempo a nossa equipa esteve algo amorfa e sem alegria. Os jogadores não pareceram activos e isso reflectiu-se tanto no capítulo defensivo – pois não defendemos bem – como no capítulo ofensivo – onde faltou mais inteligência para concretizarmos. Na etapa complementar da partida pudemos assistir a uma outra equipa que foi claramente superior ao adversário. Marcámos e podíamos ter virado a partida, pois tivemos ocasiões para isso. Na segunda parte os dinamarqueses efectuaram um remate à nossa baliza, mas temos que aceitar este resultado, pois marcaram dois golos e nós apenas um. Penso que os dois golos que sofremos na parte inicial da partida foram fatais para a nossa equipa que sentiu dificuldades em reagir”, explicou o Técnico que espera um resultado diferente no próximo jogo. “Vamos tentar vencer o próximo jogo. Agora temos de recuperar ao máximo para terminarmos este torneio de uma forma positiva”, concluiu.

Portugal joga a sua derradeira partida diante da Inglaterra, que soma duas vitórias, na próxima terça-feira (3 de Fevereiro de 2008), pelas 11h00, no Estádio Dr. Francisco Vieira, em Silves.

Inglaterra bateu a França
No outro jogo deste domingo, que teve lugar no Estádio Municipal de Portimão, também pelas 15h00, a Inglaterra bateu a França, por 2-0 (com golos de Ryan Donaldson – de grande penalidade aos 16 minutos – e de Jacob Mellis – aos 35 minutos), liderando assim a tabela classificativa do Torneio Internacional do Algarve com 6 pontos, à frente da França e da Dinamarca – ambas com três pontos.

A França joga a sua derradeira partida na próxima terça-feira, pelas 9h30, diante da Dinamarca, no Estádio Capitão Josino Costa, em Lagoa.

FICHA DE JOGO
XXXI Torneio Internacional do Algarve
2ª Jornada

Local: Estádio Muncipal de Lagos
Árbitro: Stuart Attwell (Inglaterra)
Árbitros-assistentes: João Ferreira e Vítor Andrade (Portugal)
4º Árbitro: Sebastien Marty (França)

PORTUGAL 1 – 2 DINAMARCA (0-2, ao intervalo)

PORTUGAL: Cláudio Ramos (Vitória SC de Guimarães), Nuno Reis – CAP(Sporting CP), João Carlos (FC Penafiel), depois [40’] William Carvalho (Sporting CP), Ricardo Dias (FC Porto), Alex Zahavi (Sporting CP), Luis Almeida (Sporting CP), Rui Caetano (FC Porto), depois [40’] Januário Jesus (Sporting CP), César Jesus (Naval 1º Maio), depois [68’] Roderick Miranda (SL Benfica), Esmael (Boavista FC), depois [40’] Nelson Oliveira (SL Benfica), Pedro Pires (Leixões SC) depois [40’] Tiago Gomes (SC Braga) e Ricardo Cardoso (FC Porto), depois [40’] Cédric Soares (Sporting CP).

Suplentes não utilizados: João Guerra (A Académica de Coimbra)

Treinador Nacional: Carlos Dinis
Golos: Nelson Oliveira (48’)
Disciplina: Nada a assinalar.

DINAMARCA: Mikkel Ausling (KB), Jens Larsen (Brondby), Mathias Larsen – CAP (Brondby), Alexander Andersen (FK Viborg), Christian Eriksen (OB), Azad Corlu (Brondby), depois [58’] David Boysen (AB), Soren Madsen (Esbjerg FB), Daniel Lindsten (B 93), depois [58’] Kasper Hansen (FC Midtjylland), Jakob Nielsen (FC Midtjylland), Martin Waite (Esbjerg FB), depois [48’] Emil Larsen (Lyngby) e Kevin Mensah (FK Viborg), depois [80'+1’] Martin Pedersen (OB).

Suplentes não utilizados: Nicolai Larsen (Lyngby), Nicolai Boilesen (Brondby) e Nikola Saric (Herfolge).

Treinador: Glen Riddersholm
Golos: Azad Corlu (3’ e 19’)
Disciplina: Nada a assinalar."

 
At 19:20, Blogger André Figueiredo said...

In site oficial da FPF:

"Nulo com a Escócia

Domingo , 03 Fevereiro 2008

A Selecção Nacional Sub-16 empatou, este domingo, a zero, diante da Escócia, em jogo referente à segunda jornada do Torneio Internacional de Santarém.

Numa partida marcada pelo equilíbrio, a Equipa das Quinas sentiu dificuldades em adaptar-se ao terreno muito pesado pela chuva que caiu, mas ainda assim pertenceram-lhe as melhores ocasiões para chegar à vitória. Ruben Pinto enviou uma bola à barra da baliza escocesa e Filipe Barros, em cima do final, surgiu isolado diante de Andrew Kennedy, mas não conseguiu desfeitear o guardião adversário.

Para Edgar Borges, o resultado acaba por se ajustar àquilo que aconteceu durante os 80 minutos. “Não tendo sido um jogo muito bom do ponto de vista técnico, penso que valeu pela entrega dos atletas. A nossa Selecção acabou por ter maiores dificuldades na adaptação ao terreno e na recuperação em relação ao jogo de ontem, diante de um adversário notóriamente mais poderoso fisicamente. O resultado aceita-se, até porque o equilíbrio foi a nota dominante, mas a haver um vencedor, teria de ser Portugal, pelas oportunidades criadas”, referiu.

“Este é o quarto jogo que esta formação Sub-16 realiza e, apesar de estarmos satisfeitos com o comportamento defensivo da equipa [apenas sofreu um golo], não podemos deixar de constatar a menor capacidade de finalização”, concluiu.

Na outra partida do dia, a Espanha goleou a Noruega, por 5-1, chegando ao topo da classificação, a par de Portugal, com quatro pontos. A Escócia está na terceira posição, com dois, enquanto a Noruega mantém a “lanterna vermelha”, sem qualquer ponto.

Do duelo ibérico da próxima terça-feira (11h00, no Estádio João Paulo II, em Fátima), sairá o vencedor deste Torneio.

Ficha do Jogo
2ª Jornada do Torneio internacional de Santarém.
Estádio do Bonito, no Entroncamento.
Árbitro: Tom Harald Hagen.
Árbitros Assistentes: João Miguel Pereira e Ricardo Silva.
4º Árbitro: Rogério Ribeiro.
Ao intervalo: Portugal 0-0 Escócia.
Resultado final: Portugal 0-0 Escócia.

PORTUGAL: João Figueiredo, João Amorim, Miguel Serôdio (Hugo Sousa, 61’), Rui Coentrão, João Paulo, Ruben Pinto (cap.) (Amorim, 67’), Afonso Taira, Flávio Moreno (Filipe Barros, 61’), Telmo Castanheira, João Santos, e Sérgio Marques.
Suplentes não utilizados: Rafael Sousa, Tiago Ribeiro, Sérgio Oliveira e José Graça.
Treinador: Edgar Borges.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Nada a assinalar.

ESCÓCIA: Andrew Kennedy, Darren Cole (cap.), Scott Smith, Grant Mosson, Ross Smith, Cameron Howie, Ryan Jack, James Keating (Jordan Elfverson, 73’), Jordan Lowdon (Jamie Pollock, 79’), Kal Naismith (Maxwell Wright, 65’) e Scott Robinson.
Suplentes não utilizados: Alan Rae, Gordon Dick e Gavin Stokes.
Treinador: Ross Mathie.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Ryan Jack (48') e Scott Smith (50’)."



André Figueiredo

 
At 20:33, Anonymous Anónimo said...

André o que achaste da nossa equipa no torneio do ponte de frielas?

 
At 21:05, Blogger André Figueiredo said...

“André o que achaste da nossa equipa no torneio do ponte de frielas?”

Não vi a goleada 7 a 1 sobre o Frielas, mas vi o jogo contra o Braga e foi uma exibição decepcionante por parte da equipa sobre a qual recaíam as maiores expectativas. O Sporting ganhou, com um pouco de sorte podia ser uma vitória mais convincente, mas só a sorte/azar não explica tudo. Acho que a equipa esteve muito “pálida“ contra os Bracarenses.

Já ontem quando vi o Valência jogar contra o Frielas e os vi “meter a carne toda no assador” na 2ª parte, percebi que eram possivelmente a equipa mais forte do torneio. Hoje o Sporting começou bem e era sem duvida a equipa que esteve mais perto de abrir o marcador nos 15 minutos iniciais. Mas depois o Valência marcou e o Sporting enfraqueceu um pouco. Depressa desejei que viesse o intervalo (não que o Sporting estivesse a ser dominado) porque era preciso 15 minutos “fora das cordas” para limpar a cabeça e voltar a entrar no jogo com outra mentalidade.
O problema foi que antes de passar 1 minuto na 2ª parte o Sporting sofreu o 2º e os miúdos voltaram e desanimar. O Sporting sofreu ainda um 3º golo e entre o 2º e 3º podia ter sofrido outro. A vitória do Valência é inquestionável, e que diferença foi o Sporting antes do 1º golo e depois do 1º e 2º tento. O Valência tem 2 jogadores que possivelmente são "martelados", mas para além deles têm vários jogadores que sabem tratar a bola e penso que a vitória lhes assentou bem. Pelo que vi até agora é a equipa mais forte do Torneio.

Reparem nestes resultados:

Porto 2 - 1 Benfica

Belenenses 2 – 2 Porto

Belenenses 0 – 6 Boavista

Boavista 0 – 0 Benfica.

Sporting, Benfica, Porto, Boavista e Belenenses não estão muito distantes uns dos outros, num jogo mais inspirado acho que todas as equipas estão ao alcance das outras porque o Belenenses e Boavista trouxeram equipas interessantes.

Amanhã Sporting Vs Boavista às 16:15.



André Figueiredo

 
At 15:37, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Porto 2-0 Valência (intervalo)


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 15:49, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Porto 3-0 Valência


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 16:17, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Porto 3-0 Valência (resultado final)


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 16:41, Blogger PLF said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 1-0 Boavista

Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim

 
At 17:11, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 1-0 Boavista (intervalo)

Onze leonino:

1- Guilherme Oliveira
2- Bruno Dias
3- Cristian Ponde
6- Diogo Alpalhão
7- Diogo Moreira
8- Francisco Geraldes
9- Marcelino Rim
10- Martim Galvão
11- Mauro Riquicho
13- Paulo Fernandes
16- Tiago Fernandes

Suplentes:

12- Miguel Soares
4- Daniel Podence
5- David Silva
14- Rafael Ramos
15- Ricardo Tavares
17- Tomás Lima

O golo foi apontado por Fancisco Geraldes aos 9 min.


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim

 
At 17:21, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 2-0 Boavista

Golo de Mauro Riquicho.

Antes do golo passou-se uma situação caricata. A bola foi para a bancada e ao devolve-la um adepto acertou em cheio no arbitro assistente, o que levou o arbitro principal a interronper o jogo e a falar com os agentes da autoridade presentes.

Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim

 
At 17:33, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 3-0 Boavista

Golo de Martim Galvão.

Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim

 
At 17:40, Blogger milton_filipe76 said...

XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 3-0 Boavista (resultado final)

Amanha as 16:15 disputa-se a final do torneio: Sporting Vs Porto.


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim

 
At 19:16, Blogger André Figueiredo said...

Foi preciso esperar 3 jogos e meio, mas finalmente ao 4º jogo, na 2ª parte o verdadeiro Sporting finalmente apareceu. O Sporting adiantou-se no marcador na 1ª parte, mas a mim pessoalmente não me estava a convencer totalmente. Na 2ª parte então sim, o Sporting jogou de acordo com o seu valor, defendeu melhor do que até então, correu mais, recuperou mais bolas, pressionou mais e mereceu vencer este jogo pois foi uma equipa mais humilde, esforçada e determinada do que tinha mostrado nos 2 jogos anteriores.

Muita coisa pode mudar no espaço de 24 horas, ontem o Valência goleou o Sporting 3 a 0, mas hoje já está afastado da final após ter sido goleado igualmente por 3 a 0 pelo Porto. O facto do SCP ter perdido por 3-0 e o Porto ganho por 3-0 não creio que nos dê nenhuma indicação quanto à final de amanhã. Depende de que Sporting e Porto vão aparecer. Se for o Porto que jogou contra o Valência e o Sporting que jogou a 2ª parte contra o Boavista então será um excelente jogo, mas se surgir o Sporting desinspirado que ganhou ao Braga ou o Porto pouco humilde que empatou contra o Belenenses...

Valência, Sporting e Porto parecem ser as 3 melhores equipas do torneio, atrás destas colocaria o Boavista que tem de facto uma boa equipa com 3 a 5 jogadores acima da média e depois destas 4 estará o Benfica e Belenenses. Não me espantaria se um Belenenses inspirado conseguir ganhar ao Benfica, penso que os encarnados pelo que mostraram ontem, estão ao alcance dos “Pastéis”.

Muita gente do Sporting hoje a assistir ao jogo (ontem também lá tinha estado Tiago Capaz dos Sub-14B): Aurélio Pereira, José Manuel Torcato, Paulo Cardoso, Luís Gonçalves, José João Gomes, Vasco Noronha, etc. Também lá estava Luís Castro do FCP.

Em termos de golos:

Valência: 14 marcados e 3 sofridos.
Sporting: 11 marcados e 4 sofridos.
Porto: 8 marcados e 3 sofridos.
Boavista: 8 marcados e 4 sofridos.
Braga: 3 marcados e 7 sofridos.
Benfica: 2 marcados e 2 sofridos.
Belenenses: 2 marcados e 10 sofridos.
Frielas: 1 marcados e 15 sofridos.

Benfica Vs Belenenses às 12:30 para determinar quem fica em 5º e 6º lugar.
Sporting Vs Porto às 16:15 para determinar quem fica em 1º e 2º lugar.

8 jogos dos finalistas:

Sporting 7 – 1 Frielas.
Sporting 1 – 0 Braga.
Sporting 0 – 3 Valência.
Sporting 3 – 0 Boavista.

Porto 1 – 1 Boavista.
Porto 2 – 1 Benfica.
Porto 2 – 2 Belenenses.
Porto 3 – 0 Valência.

3 jogos do Benfica:

Benfica 1 – 0 Belenenses.
Benfica 1 – 2 Porto.
Benfica 0 – 0 Boavista.

Estoril Foot começa às 09:00.

P.S. Rafael Ramos decididamente tem que evoluir mais a nível de passe, perdeu algumas bolas sem necessidade.



André Figueiredo

 
At 19:53, Anonymous Anónimo said...

Tenho acompanhado a equipa do Sporting, e realmente hoje fizeram um bom jogo, tal como ontem nos primeiros 20 minutos contra o valencia.

Mas também reparei num pormenor, o treinador do sporting foi aquele que rodou mais a equipa, e talvez isso tenha alguma influencia no rendimento da mesma, mas vai no caminho daquilo que sabemos do Sporting. Formação primeiro, Resultados depois.

E quando chegou à altura de ganhar!!! Ganhou e convenceu.

Mais um aspecto reparei que ontem os miters do sporting tiraram os jogadores mais fortes na 2ª parte do valência.

Parabéns e força miúdos, que o FCP também tem uma exceente equipa.

 
At 21:37, Anonymous Anónimo said...

Ja se fala em que o Diogo Ribeiro vai se transferir para o porto na proxima epoca! nao goste de ouvir isto pois o nosso sporting vai ficar a perder! um abraço, boa sorte para a final do torneio de ponte frielas!

 
At 23:00, Anonymous Anónimo said...

Será que me podia fazer um resumo do desempenho do Rafael Ramos neste torneio?

 
At 09:48, Anonymous Anónimo said...

como é que é possivel o srºedgar borges convocar para os sub 16 um jogador(sergio marques)que é um tosco de primeira ??só tem caparro técnicamente é zero e ainda por cima não joga (joga pouco)na sua equipa!!??será possivel que não á melhor em portugal??

 
At 10:00, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Resultado final
Sporting
1 - 0 Tires

Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 10:09, Blogger ogirdoR said...

“Antes do golo passou-se uma situação caricata. A bola foi para a bancada e ao devolve-la um adepto acertou em cheio no arbitro assistente, o que levou o arbitro principal a interromper o jogo e a falar com os agentes da autoridade presentes.”

Eu explico: o fiscal daquele lado, muito novo, ou seja, também ele em formação, não viu uma grande penalidade evidente ainda na primeira parte – favorável ao Sporting. Uma grande penalidade que me pareceu inequívoca mas que o árbitro assim não considerou e ainda “ameaçou” o jogador do Sporting. Na segunda parte esse mesmo árbitro auxiliar transformou um pontapé de baliza para o Sporting num pontapé de canto para o Boavista. Em ambos os lances um adepto do Sporting – pai de algum jogador? - “perseguiu” o auxiliar pela linha lateral “alertando-o” para os erros. Após isso uma das bolas saiu para fora do campo/estádio e alguém do lado de fora ao devolver acertou no auxiliar. Ele que tinha vindo a sentir-se “acossado” julgou que teria sido de propósito e daí a confusão.

Como se chama o nº4 do Sporting? Daniel Podence? Que me podem dizer sobre este jogador? Que finta!!!

 
At 10:09, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Resultado final
Sporting
4 - 1 Cascais

Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 10:48, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Benfica foi eliminado da competição pelo Guimarães perdendo por 2-1.

Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 11:39, Anonymous Anónimo said...

E a selecção distrital dos sub 14 na Ericeira?
Alguém sabe alguma coisa?

 
At 12:20, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Sporting
0 - 0 Oeiras
Oeiras ganhou no desempate por penaltys.

Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 12:24, Blogger Carlos said...

Este Domingo realizou-se o Torneio do Bombarral em Sub-13 que o Sporting venceu.

A Classificação final foi a seguinte:

1º Sporting
2º E. Amadora
3º Belenenses
4º Bombarralense
5º SCL MARRAZES
6º Esc. Acad. Futebol
7º Casalinhense
8º Valcovense

 
At 13:03, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Resultado final
Sporting
1 - 2 Badajoz
O Sporting termina assim a sua participação no torneio ficando em 4º lugar.

Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 13:58, Blogger Regio said...

Estoril Foot 2008 - Sub 12

Oeiras venceu o torneio.
Benfica ficou em 6º lugar.

Informações de André Figueiredo no Estoril.

 
At 16:49, Blogger milton_filipe76 said...

Final do XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 1-0 Boavista

Golo de Francisco Geraldes.


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 16:55, Blogger milton_filipe76 said...

Final do XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 2-0 Boavista

Golo de Daniel Podence.


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 17:26, Blogger milton_filipe76 said...

Final do XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 2-0 Boavista

Onze leonino:


12- Miguel Soares
2- Bruno Dias
4- Daniel Podence
6- Diogo Alpalhão
8- Francisco Geraldes
9- Marcelino Rim
10- Martim Galvão
11- Mauro Riquicho
13- Paulo Fernandes
15- Ricardo Tavares
16- Tiago Fernandes

Suplentes:

1- Guilherme Oliveira
3- Cristian Ponde
5- David Silva
7- Diogo Moreira
14- Rafael Ramos
17- Tomás Lima


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 17:32, Blogger milton_filipe76 said...

Final do XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 2-1 Boavista



Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 17:32, Blogger milton_filipe76 said...

Final do XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 3-1 Boavista


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 17:43, Blogger milton_filipe76 said...

Final do XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas:

Sporting 3-1 Boavista (resultado final)

O Sporting é o vencedor do XVI Torneio Internacional Sub-13 de Ponte Frielas.


Informações de André Figueiredo no Campo do Bonjardim.

 
At 19:18, Anonymous Anónimo said...

Não foi contra o Boavista, foi contra o Porto

 
At 20:30, Blogger André Figueiredo said...

Meus amigos, serei breve, porque estes últimos 4 dias deixaram-me completamente estourado e exausto fisicamente.

No Estoril Foot, o Sporting tombou perante adversários mais velhos e aí notou-se a diferença que faz 1 ano, não só em termos de força física, mas também em termos de experiência e maturidade. Confesso que depois da derrota Leonina, pensei que o Vitória de Guimarães ia ser Campeão, pareciam ter estofo (particularmente físico) para isso.

Em Frielas, o melhor Sporting apareceu contra o Porto e acima de tudo pela sua maturidade colectiva a equipa do Sporting mereceu este triunfo contra a equipa do Porto que também tem valor (gostei particularmente do seu extremo esquerdo), mas a vitória foi inteiramente merecida. Se o Sporting até à 2ª parte Vs Boavista ainda não tinha mostrado do que era capaz, então Daniel Podence até o jogo contra o Porto, também ele ainda não tinha aparecido, mas hoje finalmente o desequilibrador Podence veio à superfície e "torpedeou" o Porto, sem dúvida a melhor exibição do pequeno flanqueador no Torneio.

Para além do 1º lugar, o Sporting apenas conquistou o prémio de equipa mais disciplinada (também o ganhámos no Estoril Foot), o Prémio de Melhor Jogador foi para um jogador do Valência. Não vi todos os jogos do Valência e portanto não criticarei esta decisão, mas se tivesse sido entregue ao nosso Mauro, penso que também teria ficado em boas mãos.

É importante realçar um aspecto na utilização da equipa Leonina. 48 horas atrás o Sporting tinha sido goleado pelo Valência e o 1º lugar parecia distante, mas sem nervosismos, sem ansiedades o Sporting ganhou mesmo, e ganhou, rodando a equipa. Nunca tiveram medo de perder, medo esse que poderia induzir a equipa técnica a meter sempre os melhores. Nem Ponde, nem Podence (para mencionar apenas 2) foram titulares indiscutíveis, nunca houve essa ansiedade de ter que jogar só com os melhores.

No dia 5 de Outubro, quando fui com os Juniores participar na inauguração do relvado Sintético do Bucelas, estava lá um “importantão” a discursar. Comecei logo a bocejar mal ouvi o seu discurso, mas depois como ele chamou o Mestre Mário Lino para lhe dar um prémio, comecei logo a aplaudir. Hoje, esse mesmo importantão apareceu mais uma vez para discursar, desta vez no final, durante a cerimónia de apresentação de prémios. Tratava-se de Carlos Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Loures (e fundador da Casa do Sporting em Loures) e durante o discurso disse o quanto tinha ficado feliz de ver o seu clube ganhar o troféu. Desatei logo a bater palmas perante tão bem estruturado e cativante discurso. Mal parou de falar, fui ter com ele para o felicitar (e dar "aquele abraço" embora não o conheça de lado nenhum) e disse ao nosso treinador que tinha que alinhar a equipa, mas com o Presidente no meio da mesma. Depois disto, a equipa fez o circulo para dar o grito, e não é que o Presidente se encostrou à roda e gritou também "O que é o Sporting? Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!!!!"!? Que “Show”!!!

Hoje o Sporting tinha lá um autêntico exército; Aurélio Pereira, José Manuel Torcato, Jean Paul, Pedro Morgado, Daniel Gonçalves, José Gonçalves, José João Gomes, milhentos delegados, Ruben Freitas, João Mário Eduardo, Adriano Cardoso, etc, etc, etc.

O Sporting tem uma equipa muito boa, mas quero frisar a palavra EQUIPA.

Uma pequena correcção, em Frielas o Benfica jogou com o Braga e não com o Belenenses, venceu 1-0, segundo me disseram. Ficaram em 5º lugar e arrecadaram o prémio de melhor defesa.

P.S. A equipa de Escolas B que venceu o Benfica 5-0 em Novembro e deu 19-1 (se não me engano) ao Porto num amigável na Academia, hoje num torneio despachou o Estrela da Amadora por 15 a 0.


André Figueiredo

 
At 20:53, Blogger milton_filipe76 said...

"Não foi contra o Boavista, foi contra o Porto"

Exactamente. O jogo foi Vs Porto e não Vs Boavista. Peço desculpa pelo engano.

 
At 20:53, Blogger Carlos said...

Realizou-se hoje o Torneio do Bombarral em Sub-10[Escolas B], onde o Sporting venceu mais uma vez o Torneio.

Classificação Final:
1º Sporting
2º SL Benfica
3º Belenenses
4º E. Amadora
5º Esc. Acad. Futebol
6º Bombarralense
7º SCL Marrazes
8º Casalinhense

 
At 20:55, Blogger milton_filipe76 said...

"Torneio de Santarém: Sub-16 infelizes

Terça-Feira , 05 Fevereiro 2008

A Selecção Nacional Sub-16 concluiu de forma infeliz a sua participação no Torneio Internacional de Santarém, ao perder (0-7) diante da Espanha, na última jornada da competição.

Num jogo que ficou marcado pelos cinco golos apontados por Borja Tomas, a Espanha mostrou um extraordinário aproveitamento das oportunidades criadas. Borja Tomas (17’, 19’, 46’, 55’ e 58’), Julian Conde (66’) e Brais Suárez (77’) apontaram os tentos de “nuestros hermanos”.

“Assumo inteiramente a responsabilidade deste resultado. Foi, aliás, a primeira vez na minha carreira em que perdi um jogo por mais de três golos. Mas o mais importante é dar conta da grande frustração que este grupo de trabalho sente no final de um jogo atípico, em que tudo nos correu mal. Estes atletas têm valor e não vão ficar presos a resultado e a uma partida como esta. Há que, obviamente, dar também mérito à Espanha, que é uma equipa muito forte, organizada e com uma defesa muito forte e compacta”, resumiu o Treinador Nacional, Edgar Borges, no final do encontro.

Entretanto, no outro jogo do dia, Escócia e Noruega empataram a duas bolas. A Espanha venceu o Torneio Internacional de Santarém, com sete pontos conquistados, seguida de Portugal (quatro), da Escócia (três) e da Noruega (um).
Ficha do Jogo
3ª Jornada do Torneio internacional de Santarém.
Estádio João Paulo II, em Fátima.
Árbitro: Tom Harald Hagen (Noruega).
Árbitros Assistentes: Pedro Gorjão e Ricardo Silva.
4º Árbitro: Joaquim Lamarosa.
Ao intervalo: Portugal 0-2 Espanha.
Resultado final: Portugal 0-7 Espanha.

PORTUGAL: Rafael Sousa, João Amorim, Hugo Sousa, Miguel Serôdio, Tiago Ribeiro, Sérgio Oliveira, Ruben Pinto, Amorim (cap.) (João Paulo, 62’), Filipe Barros (João Santos, 71’), Afonso Taira (José Graça, 37’), Telmo Castanheira (Flávio Moreno, 48’).
Suplentes não utilizados: João Figueiredo, Rui Coentrão e Sérgio Marques.
Treinador: Edgar Borges.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Nada a assinalar.

ESPANHA: Kilian Rodriguez (Julien Alvaro, 40’), Albert Martinez, Tomas Gutiérrez (Albert Robles, 40’), Marc Martinez (cap.), Jorge Merodio, Manuel Carpintero, Ivan Campeny (Miguel Garcia, 71’), Borja Tomas (Brais Suárez, 60’), Francisco Suárez (Julian Conde, 54’), Pablo Garcia e Ignasi Pons.
Suplentes não utilizados: Jordi Maas e Iker Goñi.
Treinador: Gines Melendez.
Golos: Borja Tomas (17’, 19’, 46’, 55’ e 58’), Julian Conde (66’) e Brais Suárez (77’).
Disciplina: Nada a assinalar."

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/SELECCOES/NOTICIA?notid=4110775

 
At 20:57, Blogger milton_filipe76 said...

"Sub-17 empatam com Inglaterra

Terça-Feira , 05 Fevereiro 2008

A Selecção Nacional Sub-17 terminou a sua participação no Torneio Internacional do Algarve, com um empate a zero diante da Inglaterra, formação que acabou por vencer a competição, ao somar sete pontos. No outro jogo do dia, a França bateu a Dinamarca, por 4-2, e assegurou a segunda posição (seis pontos), diante dos nórdicos (três pontos conquistados) e da Equipa das Quinas (um).

“Fizémos um bom jogo e estivémos uns furos acima em relação às partidas anteriores. A equipa funcionou como um bloco e assumimos o jogo em vários momentos. Criámos ocasiões para vencer, mas parece-me que o empate é o resultado que melhor se ajusta à forma como decorreu o encontro. Defrontámos uma selecção com muita qualidade e que detém um enorme poderio físico”, referiu ao Portal do Futebol o Treinador Nacional, Carlos Dinis.

Num balanço ao Torneio, o responsável técnico luso mostrou-se moderadamente satisfeito. “É óbvio que não cumprimos todos os objectivos, até porque queríamos vencer o Torneio, mas saímos do Algarve com indicadores mais precisos sobre quais os atletas com quem iremos contar para a Ronda de Elite da UEFA [derradeira etapa de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-17 Turquia2008]”, rematou.

Os Sub-17 irão realizar mais um estágio de preparação, a 26 e 27 de Fevereiro, após o que Carlos Dinis divulgará os convocados para os jogos do Grupo 1 da Ronda de Elite, no qual Portugal vai encontrar a Grécia (13 de Março), a Alemanha (dia 15) e a anfitriã do mini-torneio, a República da Irlanda (18). Apenas o primeiro classificado garante a presença no Europeu da Turquia, que terá lugar entre 4 e 16 de Maio de 2008.


Ficha do Jogo
3ª Jornada do Torneio internacional do Algarve.
Estádio Dr. Francisco Vieira, em Silves.
Árbitro: Sebastien Marty (França).
Árbitros Assistentes: Filipe Pereira e Gilberto Carvalho.
4º Árbitro: Michael Johansen (Dinamarca).
Ao intervalo: Portugal 0-0 Inglaterra.
Resultado final: Portugal 0-0 Inglaterra.

PORTUGAL: João Guerra, Tiago Gomes, Roderick Miranda, Nuno Reis (cap.), João Carlos, Luís Almeida (Ricardo Cardoso, 77’), Nelson Oliveira (Esmael, 74’), Cédric Soares, Rui Caetano (Alex Zahavi, 65’), William Carvalho (Ricardo Dias, 40’) e Januário.
Suplentes não utilizados: Cláudio Ramos, César Jesus e Pedro Pires.
Treinador: Carlos Dinis.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Nada a assinalar.

INGLATERRA: Ben Gordon, Adam Smith, Matthew Briggs, Matthew James, Jack Rodwell (cap.) (Dean Parrett, 40’), Jordan Mutch, Andros Townsend, James Severn, Ryan Noble (Frank Nouble, 40’), John Bostock (Sanchez Watt, 40’) e Jacob Mellis (Ryan Donaldson, 70’).
Suplentes não utilizados: Declan Rudd, Kyle Bartley e Tom Eckersley.
Treinador: John Peacock.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Nada a assinalar."

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/SELECCOES/NOTICIA?notid=4112792

 
At 00:18, Anonymous Anónimo said...

" o Sporting apenas conquistou o prémio de equipa mais disciplinada". Peço desculpa por voltar a corrigir-vos mas a equipa mais disciplinada foi o Sporting mas o de Braga (o que tem piada para quem assistiu ao jogo sarrafeiro/sujo que eles fizeram contra o Sporting). Logo, o Sporting só levou mesmo o prémio de ter ficado em primeiro lugar, o que não deixa de ser estranho pois esperaria-se que outros prémios se avolumassem (como o de melhor jogador para o Podence ou para o Francisco Geraldes).
Anyway, vitória merecida :)

 
At 00:26, Anonymous SG said...

boa oite, é com muita pena que vejo constantemente o André ou o Milton a falarem sempre dos mesmos jogadores e refiro-me à equipa do SCP de 95 que venceu após quase 10 anos o torneio internacional de Ponte Frielas, apenas o vejo o falar do Mauro e do Podence, um que por ser efectivamente bom jogador é também fisicamente bastante grande para a idade, o outro pelo contrário é estremamente pequeno mas com uma técnica individual fabulosa, o senão destes dois jogadores é não jogarem para a equipa, por isso não serem titulares indiscutiveis, e então e a começar pela defesa que tal falar de um Ricardo Tavares e um Diogo Alpalhão, um Bruno ou um Marcelino Rim, e aquela linha média de lucho Martim Galvão Tiago Fernandes e Francisco Geraldes, e os avançados Paulo e Cristian Ponde, é pena que com tantos jogos vistos André você seja tão tendencioso e que não consiga perceber o valor de uma equipa extraordinária de miudos que ainda por cima sendo infantis de 2º ano estão a disputar o campeonato distrital de iniciados e actualmente em 3º lugar, e que mesmo assim os unicos jogadores que você consegue falar são os dois iniciais que em minha opinião até nem são os mais influentes da equipa, julgo que esta equipa é uma máquina trituradora enquanto funcionar como tal e sem vedetas, é esse o segredo de tantas vitórias destes miúdos.

 
At 10:37, Blogger André Figueiredo said...

"o Sporting apenas conquistou o prémio de equipa mais disciplinada". Peço desculpa por voltar a corrigir-vos mas a equipa mais disciplinada foi o Sporting mas o de Braga"

Tem toda a razão, mas ontem quando escrevi aquilo estava a cair de sono. Quase adormecia ao volante entre o Estoril e Frielas.



Melhor jogador do torneio foi o Alejandro do Valência.

Melhor marcador do torneio foi Diogo Cardoso do Boavista com 4 golos.

Melhor Guarda-Redes do torneio foi Hector Pascoal (spelling?) do Valência.

Equipa mais jovem (e jogador mais jovem) foi o Ponte Frielas. Inclusive atribuiram um prémio também a "Melhor Jogador do Ponte Frielas".

Melhor Ataque foi o Valência (creio que marcaram mais 1 golo que o Sporting).

Melhor Defesa foi para o Benfica.

Equipa mais disciplinada foi para o Sporting Braga.



"boa oite, é com muita pena que vejo constantemente o André ou o Milton a falarem sempre dos mesmos jogadores e refiro-me à equipa do SCP de 95 que venceu após quase 10 anos o torneio internacional de Ponte Frielas, apenas o vejo o falar do Mauro e do Podence"

Se eu tivesse por hábito escrever reportagens sobre os jogos, aí sim seria compreensivel eu falar em detalhe sobre cada um dos elementos da equipa. Como assim não o faço, já não percebo a sua critica, e muito menos que você espere de mim seja o que for. Até parece que isto é o meu emprego em vez de ser um hobby (MUITO dispendioso e desgastante), ou que eu sou familiar ou tenha uma grande amizade com algum dos jogadores neste torneio ou com os seus familiares e daí tenha alguma espécie de responsabilidade de promover este ou aquele.

", um que por ser efectivamente bom jogador é também fisicamente bastante grande para a idade, o outro pelo contrário é estremamente pequeno mas com uma técnica individual fabulosa, o senão destes dois jogadores é não jogarem para a equipa, por isso não serem titulares indiscutiveis, e então e a começar pela defesa que tal falar de um Ricardo Tavares e um Diogo Alpalhão, um Bruno ou um Marcelino Rim, e aquela linha média de lucho Martim Galvão Tiago Fernandes e Francisco Geraldes, e os avançados Paulo e Cristian Ponde,


Relativamente a esses nomes, vamos então falar. O Mauro Riquicho terá sido dos jogadores mais influentes do Sporting neste torneio. Relativamente a ele se agarrar demasiado à bola, que eu saiba nunca escrevi algo a indicar o contrário, portanto não entendo que você queira discordar comigo.

Você diz que o Cristian Ponde fez um bom torneio? Até gosto muito do miudo, mas não ao ponto de dizer que fez um grande torneio porque não acho que tenha sido o caso, mas posso mencionar o jogador o quanto me apetecer pois registou uma evolução enorme desde o passado ano. Já joga pelos Iniciados C e num futuro não muito distante estou seguro que jogará pelos Iniciados B.

Você diz que elogio em demasia o Daniel Podence? Acho estranho que afirme isso tendo em conta que eu disse que só no jogo final ele (cujo talento nunca questionarei) jogou verdadeiramente bem. Seria fácil para mim "puxar por ele", ou pelo Cris ou pelo Francisco (que de facto fez um excelente torneio), ou pelo Martim, ou pelo Tiago, e uns quantos outros que conheço melhor, mas a verdade é que não o fiz.




é pena que com tantos jogos vistos André você seja tão tendencioso e que não consiga perceber o valor de uma equipa extraordinária de miudos



"O Sporting tem uma equipa muito boa, mas quero frisar a palavra EQUIPA." Penso que quando ontem escrevi a frase anterior tornei bem claro que nos melhores jogos deste torneio o colectivo do Sporting e não as suas estrelas foram a chave do nosso sucesso. Para bom entendedor...

Não gosto que me chamem tendencioso, ainda menos gosto quando esse acusador o faz de forma anonima.



André Figueiredo

 
At 12:42, Anonymous SG said...

Continuo a dizer que pode até nem reparar, mas sempre que fala desta equipa é para se centrar nos mesmos jogadores, e já agora tenho a imparcialidade do comentário pois também como o André não sou familiar nem amigo nem dos miudos nem dos seus familiares o que me dá alguma isenção, já agora costumo assinar SG "Sandro Gouveia" e costumo acompanhar as equipas de infantis e escolas quando posso, assim como costumo ler atentamente o seu Blogge, o qual aprecio e que reconheço que lhe deve dar muito trabalho assim como deve perder muito tempo com ele, mas permita-me que discorde de si nalguns aspectos dos seus comentários pois todas as opiniões são válidas desde que devidamente suportadas e fundamentadas, e no meu entender e sobre este torneio não consegui destacar nenhum jogador da equipa do SCP pois estiveram todos acima daquilo que eram as melhores expectativas penso até que da própria equipa técnica que de certa forma substimou todos aqueles pequenos guerreiros que foi o que me pareceu que tivessem sido.
Há muito tempo que não via um conjunto de miúdos serem tão adultos naquilo que lhes competia e na forma como encararam a responsabilidade deste torneio, por isso mais uma vez digo que em vez de salientar este ou aquele então vamos falar de todos.

Guarda redes

Guilherme, algo nervoso mas sem comprometer
Miguel, apesar de ter pouco tempo de SCP, mostrou-se bastante seguro.

Defesa

Marcelino Rim, excepto no jogo contra o Braga esteve sempre intransponivel
Diogo Alpalhão, o incansavel, parece um bombeiro a apagar fogos
Ricardo Tavares, um autentico tanque mas com frieza e técnica
Bruno, foi adaptado a lateral esquerdo, fez um torneio do outro mundo

Linha média

Martim Galvão, como é que um miúdo tão franzino tem tanto jogo naquele pés e cabeça para alem de coragem pois nunca se amedrontou
Francisco Geraldes, para quem acompanha esta equipa já há algum tempo continuo a dizer que este é o cerebro de todo o jogo ofensivo do SCP
Tiago fernandes só lhe falta repidez de reação para ser um fora de série
Estes 3 jogadores juntos são uma delicia de ver jogar á bola

Ataque
Paulo Fernandes, muito batalhador e com tarefa dificil, falta-lhe alguma objectividade e acutilancia, mas sem duvida promete vir a ser um excelente ponta de lança
Mauro, não é normal nesta idade este conjunto de circunstancias conjugarem-se, força, altura, habilidade e coordenação motora, embalado e com a bola controlada é muito dificil para-lo, tem outra caracteristica, proteje muito bem a bola, falta só jogar um bocado mais para o colectivo, aí sim será perfeito.

Daniel Podence, pequeno grande Homem, é com jogadores como este que o publico rejubila e enche estádios, não vale a pena dizer mais, apenas o mesmo comentário que para o Mauro, quando jogar mais com a equipa torna-se noutro fora de série.
Cristien Ponde, terá que ser mais trabalhado, pois o potencial está lá todo.
Suplentes
Tomás Lima, este ano sim está mais concentrado e muitos furos acima dos anos anteriores adaptou-se bem ao foot 11.

Diogo Moreira, Um pouco timido e ingénuo tem qualidade mas precisa ainda de ganhar o seu espaço

David, parece-me uma carta fora do baralho nesta equipa, pois não tem garra, é muito franzino e nunca se conseguiu impor nesta equipa e mostrar ser uma alternativa, mas também é muito dificil pelo valor dos outros.
Penso que daqueles que não foram convocados há uma palavra para o Miguel Castro uma referencia como jogador desta equipa que só não esteve presente por questões pessoais, assim como para o João Faria que por lesão também não poude ser convocado.
PARABENS SCP continuem pois bem o merecem, já agora e não podia deixar de referir toda a equipa técnica estiveram no seu melhor não era para menos.

 
At 12:57, Blogger milton_filipe76 said...

"Marinho (Naval): do Sporting ao Alentejo, até à revelação na Figueira

Sabia que a Naval tem nas suas fileiras um jogador que aprendeu a jogar à bola ao lado de alguns dos maiores craques nacionais, casos de Quaresma, Cristiano Ronaldo ou Hugo Viana? Se lhe dissermos o nome, provavelmente, dirá: quem? O «anónimo», porém, deixou de o ser na última segunda-feira, depois de ter sido o melhor em campo no V. Setúbal-Naval, com participação no primeiro golo e a autoria do segundo. Esclarecido? Nós damos-lhe mais pistas¿

Mário Rui Correia Tomás. Já lhe diz algo? Talvez assim: Marinho. Sim, aquele extremo baixinho e muito mexido que os navalistas foram buscar ao Fátima, da Liga Vitalis. Esse mesmo. Marinho é um daqueles jogadores que tiveram de reconstruir a carreira do zero quando já pensavam que tinham, provavelmente, o mundo a seus pés. Neste caso, foi preciso bater quase no fundo para voltar a subir, escalão após escalão, até ao patamar maior.

A ver a vida a andar para trás no Alentejo

O degredo começou ao atingir a idade de sénior, depois de um percurso bem sucedido pelas camadas jovens do Sporting (dos infantis aos juniores), com dois títulos nacionais de permeio. Sem espaço no plantel de Lazslo Boloni, propuseram-lhe uma mudança para o Alentejo. O choque, reconhece, foi enorme: condições modestas, ordenados em atraso, desmotivação constante. Quase pensou em desistir ou passar a jogar como simples amador.

«Mandaram-me para Santiago do Cacém. Mas o pior foi ter de ir para a III Divisão. Até pensei que estavam a brincar comigo. Habituado a treinar todos os dias em Alvalade e depois na Académica, de repente, estava num sítio que nem sabia onde ficava ou como lá ir ter. Haveria auto-estrada para lá? É para o teu bem, diziam-me. Mas como acreditar nisso aos 18 anos? Querem matar-me, pensei. Quando vimos de um clube como o Sporting, pensamos que somos os maiores, que havemos de ir logo para a primeira divisão. Não é assim. À nossa frente há muita gente, que já passou pelo mesmo, com mais experiência», conta, num desfiar de memórias ao Maisfutebol.

Para trás, ficavam anos de convívio ao lado de jogadores com nomes reconhecíveis em qualquer parte do planeta: Cristiano Ronaldo, que conheceu no seu último ano de júnior porque o prodígio madeirense, apesar de mais novo, já por lá andava, ou Ricardo Quaresma, com quem fez praticamente toda a formação e até festejou títulos de campeão nacional, nos infantis e nos juvenis. «Ainda tenho contacto com alguns, como o Miguel Garcia, que é muito boa gente. O Quaresma também não se esqueceu de mim¿ No jogo do Dragão, foi ao banco de propósito dar-me um abraço mesmo com o jogo a começar. Joguei com vários: o Hugo Viana, o Custódio, o Beto [Leixões], o Carlos Martins. Nos Olivais, apanhei o Miguel Veloso¿»

Um passo atrás, dois em frente

O que lhe valeu, durante os tempos difíceis, foi o facto de não ter ido sozinho para Santiago. Reuniu forças, tentou ver o lado positivo das coisas, e o resto aconteceu naturalmente. «Felizmente, fui com outro colega, o Duarte, que ainda está no Fátima. Apoiamo-nos mutuamente e a experiência fez-nos bem. Tive de deixar a casa dos meus pais, cresci, e deixei muitos amigos no Alentejo. Adorei viver lá!»

Depois de uma época em Santiago, Marinho foi resgatado por um treinador a quem ficará eternamente agradecido: Rui Vitória. O seu último técnico, no Fátima, estava à época no Vilafranquense e, provavelmente conhecedor do seu valor nas camadas jovens do Sporting, abriu-lhe as portas da II Divisão. Seguiu-se o Olivais e Moscavide e a chegada à Liga de Honra.

O salto para a Liga deu-se neste mercado de Inverno, através da Naval, onde veio reencontrar outra cara conhecida dos tempos de leão ao peito: China. «De todos com quem joguei, é o mais mediático [risos]» Depois de ouvir isto, o amigo retorque: «Mau! É coisa para ter de lhe pagar um jantar.» Divertidos, lá foram gozar o famoso Carnaval da Figueira¿"


http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=912021&div_id=1676

 
At 13:40, Anonymous SG said...

Esqueci-me de referir o Rafa (Rochenback)que acho tratar-se de um bom jogador com muito potencial, muito rápido, mas que precisa de soltar mais rápidamente a bola, ainda está muito franzino fisicamente e esteve um pouco em baixo neste torneio

 
At 14:11, Anonymous Tobias said...

Mariano Barreto deixou o AEL por falta de codições!
Grande escolha na colocação do Carriço! Claro que estou a ser irónico...

 
At 15:52, Blogger André Figueiredo said...

"Continuo a dizer que pode até nem reparar, mas sempre que fala desta equipa é para se centrar nos mesmos jogadores, e já agora tenho a imparcialidade do comentário pois também como o André não sou familiar nem amigo nem dos miudos nem dos seus familiares o que me dá alguma isenção, já agora costumo assinar SG "Sandro Gouveia" e costumo acompanhar as equipas de infantis e escolas quando posso, assim como costumo ler atentamente o seu Blogge, o qual aprecio e que reconheço que lhe deve dar muito trabalho assim como deve perder muito tempo com ele, mas permita-me que discorde de si nalguns aspectos dos seus comentários pois todas as opiniões são válidas desde que devidamente suportadas e fundamentadas, e no meu entender e sobre este torneio não consegui destacar nenhum jogador da equipa do SCP pois estiveram todos acima daquilo que eram as melhores expectativas penso até que da própria equipa técnica que de certa forma substimou todos aqueles pequenos guerreiros que foi o que me pareceu que tivessem sido.
Há muito tempo que não via um conjunto de miúdos serem tão adultos naquilo que lhes competia e na forma como encararam a responsabilidade deste torneio, por isso mais uma vez digo que em vez de salientar este ou aquele então vamos falar de todos.

PARABENS SCP continuem pois bem o merecem, já agora e não podia deixar de referir toda a equipa técnica estiveram no seu melhor não era para menos.”






Meu caro, Sandro, permito-lhe tudo, inclusive se me quiser chamar de estupido, burro, cego (figurativamente) ou incompetente, asseguro-lhe que não ficarei minimamente melindrado, nem me sentirei inferiorizado, pois a minha mãe sempre me ensinou que não devo ligar a criticas provenientes de quem não me conhece de lado nenhum. Para além disso, estou sempre aberto à possibilidade de todos esses adjectivos se aplicarem à minha pessoa, até porque estou bem ciente das minhas limitações, especialmente no plano intelectual. Agora, quando me chamou de “tendencioso”, aí já estava a julgar o meu caracter e integridade e isso já não lhe admito, porque como lhe disse, você não me conhece pessoalmente e não me pode julgar dessa forma. Aí, esteve mal, até porque conheço quem favoreça jogadores a custo dos outros, e é uma conduta na qual não me revejo e a qual me revolta imenso.

Já disse várias vezes que não quero escrever crónicas, nem avaliar as prestações dos miúdos, tarefa essa que considero ser de enorme responsabilidade, porque falar do valor dos outros, para mim não pode ser encarado levianamente ou como uma brincadeira ou até mesmo como um "hobby", especialmente quando se fala de crianças. Durante os jogos tenho o olho direito fechado e o esquerdo encostado à máquina fotográfica, o que não me permite apreciar o jogo, os jogadores e as jogadas da mesma forma que o pode fazer uma pessoa que está sentada relaxadamente na bancada. A sua opinião quer vá ao encontro da minha, ou não, será sempre muito bem vinda aqui, até porque o seu comentário sobre as prestações individuais foi MUITO bom e quem me dera ver mais do mesmo por aqui, mas admito uma “fraqueza” da minha parte, pois eu não sou capaz de estar a avaliar cada um dos jogadores, porque eventualmente teria que falar de um ou outro que esteve menos bem (tal como você fez), e aí admito que sou incapaz de criticar excessivamente os miúdos.



Quanto à equipa técnica, nomeadamente Hugo Cruz, Pedro Rebocho e João Ferreira. Estiveram bem, tal como noutros jogos estiveram igualmente bem e noutros apesar de estarem tão bem, não conseguiram ser felizes, mas eu aqui neste espaço não elogio treinadores nem dirigentes, essa é a minha politica. Lá no campo, até podem haver apertos de mão, elogios (quando os merecem), abraços, palmadas nas costas, etc, mas aqui, nunca.

É importante que os leitores saibam, que grande parte daquilo que disponibilizo aqui, só é possível graças à boa vontade dos treinadores, delegados, dirigentes do Sporting, etc. Sei dizer “obrigado” e jamais seria mal agradecido, mas de forma alguma me sinto individado para com quer que seja, nem aceitaria "pressões" para ser mais politicamente correcto em troca de facilidades.
Eu nunca os vou elogiar aqui publicamente após um jogo, porque isso seria eticamente reprovável e até indicaria alguma cumplicidade e penso que até dava a ideia errada que eu só elogiava quem era meu amigo (e que ninguém duvide que respeito todos, mas sou amigo de alguns jogadores, treinadores, delegados etc), aqueles que tinham sido felizes, ou aqueles com quem estava em "divida". Preferia fechar o blog a ter que ser simpático para com este e aquele só porque me facilitavam a vida.

Além do mais, acho que seria inapropriado elogiar a equipa técnica depois da vitória de ontem, não ficaria bem elogiar a equipa técnica em Frielas pois seria o equivalente a aqueles meninos que só dão um beijinho ao papá quando este lhes ofereceu um “brinquedo” novo. Ontem o José João Gomes e Ana Valinho não foram além do 4º lugar no Estoril Foot, mas tenho exactamente o mesmo apreço por eles que tenho por quem ficou em 1º em Frielas apesar destes últimos me terem concedido uma alegria maior.



Gosto de ganhar, mas acima de tudo, o que me faz feliz é ver os miúdos felizes e o que me deixa chateado é ver os miúdos tristes. Desculpem se isto soa um pouco a pieguice, porque a equipa técnica não é composta nem de crianças, nem de adolescentes necessitados de apoio, mas confesso que também fiquei feliz de os ver felizes em Frielas, tal como fiquei frustrado e chateado depois do penúltimo jogo dos Infantis A em 06/07 no qual foram decididamente infelizes depois do trabalho de toda uma época.

Estes últimos dias foram dias felizes para mim, não só pelas vitórias, mas também pela fantástica convivência com gente (falo particularmente dos jogadores) que respeito quer pelo seu trabalho, quer como pessoas, mas especialmente, fiquei feliz pelos miúdos, que como diria um dos nossos delegados, “são eles que nos mantêm jovens”.

Esta semana não há post novo, vamos continuar com este até à próxima Terça-Feira, altura essa na qual espero poder ter aqui mais uma entrevista com um atleta dispensado ou emprestado pelo Sporting. Quanto a fotografias de Frielas, estou completamente "afogado" em trabalheira e já estou em falta para com muita gente, mas se e quando for possível, disponibilizarei aqui no blog mais algumas imagens.

Muito obrigado.



Saudações Leoninas.

André Figueiredo

 
At 16:15, Blogger André Figueiredo said...

No que diz respeito à equipa técnica em Frielas, só gostaria de dizer uma coisa. A sua atitude foi sempre a mesma ao longo dos 4 dias. Antes, durante e depois de serem goleados pelo Valência. Nunca houve pânico, nem a sensação que algo tinha que mudar drasticamente. Durante este torneio, nunca se trabalhou melhor nem pior, nem mais nem menos. A crença no trabalho desenvolvido até então foi sempre a mesma e a confiança nunca mudou mesmo depois do “desaire”. Penso que acima de tudo o resto, foi um triunfo da estabilidade, da serenidade quando sob "pressão" e a confiança inabalável nos seus jogadores.



André Figueiredo

 
At 17:28, Anonymous Sandro Gouveia said...

Caro André, é obvio que não me conhece embora eu já o tenha visto nestas andanças do foot jovem, e provavelmente a minha critica ou foi mal interpretada ou foi mal transmitida, se foi o segundo caso aqui vão as minhas desculpas publicas, se foi o primeiro caso, então lamento.
Quanto á sua dicertação sobre a equipa técnica concordo consigo e percebo o seu ponto de vista, mas como já lhe disse estou e sou isento, se gosto, transmito o meu agrado e bato palmas com a devida moderação pois como reparou de um extenso comentário apenas lhes dediquei duas linhas, se não concordo também o digo e abertamente e não me escudo no anonimato.
Move-me o interesse pela modalidade e acima de tudo a alegria de jogar á bola por parte de miudos desta idade pois ainda não estão deformados pela cor do dinheiro nem de interesses mais cinzentos, pois mais para cima estas situações começam a ter o seu peso.
De qq maneira prezo o seu blogge e enquanto sentir que posso participar com espirito critico e sem ofensa seja a quem for, assim o farei.
Bem ajam todos.

SG

 
At 19:06, Blogger André Figueiredo said...

"Caro André, é obvio que não me conhece embora eu já o tenha visto nestas andanças do foot jovem, e provavelmente a minha critica ou foi mal interpretada ou foi mal transmitida, se foi o segundo caso aqui vão as minhas desculpas publicas, se foi o primeiro caso, então lamento."

Ora essa, não se fala mais no assunto, e não era necessário desculpas publicas.

"Quanto á sua dicertação sobre a equipa técnica concordo consigo e percebo o seu ponto de vista, mas como já lhe disse estou e sou isento, se gosto, transmito o meu agrado e bato palmas com a devida moderação pois como reparou de um extenso comentário apenas lhes dediquei duas linhas, se não concordo também o digo e abertamente e não me escudo no anonimato."

Os leitores podem dizer tudo o que quiserem (dentro dos limites da sensatez) sobre os treinadores, mas o meu caso penso que devem compreender que é diferente. Não vou elogiar, nem dar “palmadinhas nas costas” em publico a pessoas com as quais tento ter uma relação leal e honesta, mas que é inegável que necessito da sua cooperação, seria inapropriado e como disse, pouco ético, e levantaria suspeitas por parte dos leitores quanto à minha real independência para me poder expressar livremente.

Não aceito o papel de promotor nem defensor de nenhum treinador, mas por vezes quando leio certas criticas não posso ficar calado, mas isso não se trata de cumplicidade ou de proteccionismo, mas sim de solidariedade perante algumas inverdades ou excessos que leio contra algumas pessoas.

"Move-me o interesse pela modalidade e acima de tudo a alegria de jogar á bola por parte de miudos desta idade pois ainda não estão deformados pela cor do dinheiro nem de interesses mais cinzentos, pois mais para cima estas situações começam a ter o seu peso.
De qq maneira prezo o seu blogge e enquanto sentir que posso participar com espirito critico e sem ofensa seja a quem for, assim o farei.
Bem ajam todos."


Muitíssimo obrigado.





“Esqueci-me de referir o Rafa (Rochenback)que acho tratar-se de um bom jogador com muito potencial, muito rápido, mas que precisa de soltar mais rápidamente a bola, ainda está muito franzino fisicamente e esteve um pouco em baixo neste torneio”

Eu penso que neste momento a condicionante do “Roca” é a mesma do Podence, ou seja, pelo que vejo, nem um nem outro cresceu em termos de altura desde a época passada, o que isto significa é que fisicamente estão agora a ter que lidar com adversários muito mais fortes fisicamente do que faziam na época anterior. O Podence este ano, acho que está menos influente do que na época 06/07, é certo que com chegada do Mauro e evolução do Ponde, ele agora já não é o único que faz sempre a diferença quando chega a altura de suportar as despesas ofensivas da equipa, mas para mim parece também ser inegável que o Daniel não consegue desequilibrar tanto ou durante tanto tempo quanto fazia quando era Infantil B. Mas ele vai crescer e a gente não irá buscar nenhum Senegalês encorpado para o lugar dele só porque ele é pequenino. Quando se tem aquele valor, vale a pena ter paciência e investir naquele talento todo.

Daniel não é um jogador explosivo e nem necessariamente muito rápido (também, ele ainda tem umas perninhas curtinhas), o que faz verdadeiramente a diferença, é a sua mobilidade, inteligência (é um miúdo esperto e com personalidade) e a sua capacidade técnica onde destaco o seu toque de bola que é verdadeiramente sublime. Achei piada quando contra o Valência ele tentou dar alguns daqueles seus “primeiros toques” que costumam fazer “gato sapato” dos adversários na distrital de Infantis, mas os do Valência não foram em conversas.

Achei piada que o Carlos Manuel quando foi cumprimentar todos os jogadores, parou durante algum tempo para falar com aquele pequenote sardento, com orelhas de abano, que é tão engraçado como é talentoso.

O Roca é um jogador diferente do Podence, também é pequenino, mas mais que a técnica, faz-se valer da sua velocidade e magnifica entrega ao jogo, é um jogador que qualquer adepto aprecia, mas como ele está pequenino comparado com os adversários e não tem a técnica do Podence, ele este ano tem mais dificuldades em bater o seu marcador, e como resultado nota-se que ele tenta passar mais a bola, o problema é que ele nos cruzamentos não é mau, mas quando tenta passar a bola para a frente, ou a faz sair pela linha lateral ou então “entrega o ouro ao bandido”, foi isso que quis dizer relativamente a ter que melhorar no passe.

São ambos 2 jogadores interessantes, terão que crescer fisicamente para poderem continuar a fazer a diferença, o que certamente vai acontecer.

P.S. O Miguel Castro esteve lá, estava sentado ao meu lado à porta dos balneários. O João Faria em principio estará de volta a meio deste mês.



André Figueiredo

 
At 10:12, Anonymous Anónimo said...

O Rafael Ramos tem idade sub-13 ou sub-12?

 
At 11:20, Anonymous Sousa said...

Parabéns pelo excelente trabalho realizado e espero que continuem. O Bruno Matias nao tem sido muito utilizado ultimamente pois não?e porque não é ele convocado para a selecção?ja o vi jogar algumas vezes e acredito que tem valor para tal.obg.

 
At 16:28, Blogger André Figueiredo said...

In "A Bola":

"Benfica, Sporting e Sp. Braga já procederam à reformulação da lista dos jogadores inscritos para a Taça UEFA, encerrado que está o mercado de Inverno. Mantorras, Makukula e Sepsi são as novidades nos encarnados; Grimi, Tiuí e o guarda-redes Víctor Hugo Golas são as «caras novas» nos «leões».

No Sporting contam-se as entradas de Grimi, Tiuí e do guarda-redes júnior Víctor Hugo Golas. Carlos Paredes foi a única saída."



"Mónica Jorge convocou 18 jogadoras para os dois próximos compromissos da Selecção Nacional na fase de qualificação do Euro-2009 com Eslováquia e Ucrânia, que se realizam nos dias 16 e 21 em Rio Maior e Abrantes, respectivamente.

A equipa das quinas ocupa o último lugar no Grupo 5 de qualificação, com um ponto em três jogos. A Eslováquia é penúltima com três pontos em quatro partidas, enquanto a Ucrânia lidera com três vitórias em outros tantos jogos.

Lista de convocadas:
CP Martim: Carole Costa;
Escola FC: Neide Simões;
FC Puebla: Kimberly Brandão e Sónia Curvelo;
I’R: Ana Rita e Liliana Martins;
NJ WildCats: Lissette Brandão;
Prainza Zaragoza: Emily Lima;
SC Maria da Fonte: Mélissa Antunes;
SU 1.º Dezembro: Ana Valinho, Carla Couto, Edite Fernandes, Inês Borges, Sílvia Brunheira, Sónia Matias e Tânia Pinto;
UAC Lagos: Cláudia Neto e Jamila Marreiros."





"O Rafael Ramos tem idade sub-13 ou sub-12?"

Sub-12/Infantil B

"Parabéns pelo excelente trabalho realizado e espero que continuem. O Bruno Matias nao tem sido muito utilizado ultimamente pois não?e porque não é ele convocado para a selecção?ja o vi jogar algumas vezes e acredito que tem valor para tal.obg."

Neste momento o Bruno Matias tem 1077 em 1800 minutos possíveis e marcou 9 golos, é o 4º melhor marcador e penso que estará no top 11 dos mais utilizados.

Já o ano passado foi poucas vezes chamado à selecção e não sei se terá chegado a jogar pela Selecção Sub-18.

Só vejo duas possibilidades, ou o seu momento de forma não convence os seleccionadores, ou simplesmente deixou de ser aposta de futuro para a Selecção que compreensivelmente apostam em jogadores nos quais acreditam que para o ano serão apostas válidas para os Sub-20 e no ano seguinte para os Sub-21. No caso do Bruno, talvez tenham perdido confiança nele. Não sei.



André Figueiredo

 
At 17:02, Anonymous Sandro Gouveia said...

desculpem mas enganaram-se o Rafael Ramos (Rocca) é sub 13, infantil de 2ª ano.

 
At 17:09, Blogger André Figueiredo said...

"desculpem mas enganaram-se o Rafael Ramos (Rocca) é sub 13, infantil de 2ª ano."

Tens toda a razão, nem sei onde tinha a cabeça. O Rafael é de facto Sub-13/Infantil A.



André Figueiredo

 
At 18:38, Blogger André Figueiredo said...

In site oficial da FPF:

"Convocados para a Madeira

Quinta-Feira , 07 Fevereiro 2008
O Treinador Nacional, António Violante, divulgou esta quinta-feira a lista de convocados da Selecção Nacional de Sub-20 que vai disputar o XII Torneio Internacional da Madeira – entre os dias 12 e 15 de Fevereiro – juntamente com as selecções da Madeira, Finlândia e Turquia. Os encontros vão ser disputados nos municípios da Camacha, de Machico, do Funchal e da Ribeira Brava

Jorge Monteiro pode estrear-se com a camisola nacional
Entre os 20 convocados de António Violante destaca-se a chamada do avançado do SC Penalva do Castelo, João Aurélio, que não possui qualquer internacionalização – participou nos estágios de preparação dos Sub-20 lusos em Novembro e em Dezembro.

Em relação aos últimos jogos dos Sub-20 lusos, diante da Eslováquia (em Santa Comba Dão, no dia 15 de Janeiro, e em Tondela, a 17), para os quais foram chamados 22 atletas António Violante não chamou Bruno Pereirinha, Jorge Monteiro e Yago Fernandez.

"Oportunidade para os jogadores"
“Este Torneio representa mais uma oportunidade para os jogadores demonstrarem valor. Este Torneio ajudará proporcionar o desenvolvimento dos jogadores, numa época em que não têm competições oficiais. Se pudermos vencer este Torneio tanto melhor”, explicou António Violante ao Portal do Futebol.

Eis a lista completa de convocados:

AEL Limassol FC: Daniel Carriço;
Atlético CP: Carlos Alves;
Boavista FC: Ivan Santos;
CF Estrela da Amadora: Rui Pedro;
CD Olivais e Moscavide: João Gonçalves, João Martins e Tiago Pinto;
CD Pinhalnovense: Luis Portela;
FC Paços Ferreira: Fábio Paim;
FC Porto: André Castro e Hugo Ventura;
GD Ribeirão: Bura, Jorge Monteiro e Pedro Trigueira;
Padroense FC: Ruben Saldanha;
SC Maria da Fonte: Orlando Sá e Vitor Hugo;
SC Penalva do Castelo: João Aurélio;
Varzim SC: Daniel Candeias e Yazalde"



André Figueiredo

 
At 10:36, Anonymous Anónimo said...

Sinceramente toda esta conversa é absurda, temos um sandro geraldes que fala fala e não diz nada, e temos o andré que ainda se dá ao trabalho de lhe responder.

Não bastará dizer que quando foi necessário a nossa equipa em frielas fez dois jogos de grande nível.

E que poderemos continuar descansados com a formação do nosso clube, porque temos a certeza que está entregue a pessoas competentes.

A 1ª parte com o FCP foi dos melhores jogos de Infantis que vi até hoje! Um luxo, aqueles miúdos pareciam ter mais 5 anos.

 
At 14:08, Anonymous Anti-Mafia lá de cima said...

Será que o Madger morreu???

Anda caladinho...

Será que é pelo facto de a selecção de sub-16 ter levado 7 da Espanha com 6 jogadores do FCP no onze e mais um que entrou depois?

Na ideia dele, os maus resultados da actual selecção de sub-17 eram justificados pelo facto de irem demasiados jogadores do Sporting a esta selecção...

E quanto a esta selecção de sub-16... Qual será a sua justificação para este descalabro?

Abre a pestana!

Até podíamos ter lá 11 jogadores do Barcelona, que o resultado seria o mesmo...

O mal não está nos jogadores, está nos seleccionadores...

PS: e eu nem quero comentar o facto de o FCP levar 7 jogadores à selecção de sub-16, enquanto que o Sporting leva 4... Nem parece que estas duas equipas acabaram em igualdade pontual o campenato nacional de iniciados na época passada...

 
At 16:21, Blogger André Figueiredo said...

In Mais Futebol:

"Paulo Bento está insatisfeito com as fugas de informação em Alcochete. O técnico leonino não tem gostado que os meios de comunicação social tenham acesso a questões do foro interno e garante que terá mão pesada se descobrir os «bufos».

«Fala-se muito em fontes, mas isso para mim não existe. Fonte só conheço a luminosa. Não são fontes, são bufos. Se os descubro não ficam nem mais um minuto», garantiu o técnico leonino em conferência de imprensa.

Paulo Bento diz mesmo que esta é uma questão pendente no Sporting não apenas no presente. «É um dos problemas do Sporting: que as coisas à porta fechada se saibam lá fora. Se soubesse quem era e fosse do meu grupo só havia duas possibilidades: ou saía ele ou saía eu. Não é um problema de agora. Quem conhece a história do Sporting, e eu conheço-a bem, sabe que não é a primeira e infelizmente não deve ser a ultima vez que isto se verifica. Se atiramos pedras para dentro da nossa casa, ainda para mais quando telhas não estão tão boas, vamos acabar por fazer um buraco maior», referiu."


Paulo Bento, desconfia de quem te dá palmadinhas nas costas e vem com grandes sorrisos pois essas pessoas só gostam de ti enquanto aí estiveres, depois virão dar palmadinhas nas costas do próximo Mister.



"Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic.

Defesas: Abel, Polga, Ronny, Tonel, Grimi.

Médios: Adrien Silva, Farnerud, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli.

Avançados: Purovic, Vukcevic, Tiuí, Celsinho e Liedson."




Paulo Bento, se mudares a equipa para um 4-3-3 se calhar o Rui Santos vai encarar isso como uma vitória pessoal, mas se com isso o Sporting começar a jogar mais e melhor e conseguir amealhar mais pontos, penso que isso é o que verdadeiramente conta.

Deixa o Abel ser titular, mas mete alguém na esquerda que saiba compensar e saiba dobrar os centrais. Eu gosto do Ronny como "projecto", mas quase de certeza o Grimi defende melhor que ele, portanto...

Mete o Adrien a trinco para que o Veloso tenha tempo para se "reencontrar", o Moutinho a interior direito (a trinco não, por favor) e Romagnoli a interior esquerdo, mas se este último perdeu a ambição, mete-o no banco com a mesma determinação com que foste encostar o GR Sérvio.

O Pereirinha na extrema direita e Vukcevic na esquerda (mas com liberdade para surgir no meio em apoio a Liedson) e o Liedson no meio. Testa o Purovic no meio para ver se o 4-3-3 o favorece, mas nesse caso mete o Liedson na ala direita como falso extremo. Vai dando oportunidades ao Celsinho para jogar nas alas, mas também ele como falso extremo (só não metas 2 "falsos" no mesmo XI).

Se o Veloso regressar, mete-o a ele, ao Adrien e o Moutinho no meio campo e deixa o Moutinho ser o 10. Apesar da média de idades aposto como esse meio campo não seria inferior ao actual, pois o Veloso e Moutinho entre eles já têm quase 7 anos de futebol senior.

Um 4-3-3 iria diminuir o rendimento do Moutinho, Veloso, Adrien? Duvido. Iria melhorar o rendimento do Pereirinha, Djaló e quem sabe do Purovic? Aposto que sim. Um "clube vendedor" como o Sporting não devia potenciar os seus Pereirinhas, Djalós, etc? Penso que sim.

Mete o Stojkovic na baliza, porque ele presentemente é o melhor GR do clube e quem sabe se não é o melhor em Portugal. Mete-o a titular (e vai dando oportunidades ao Rui), porque senão daqui por 6 meses desconfio que ele estará a jogar num clube onde a camisola é azul.

1 - Stojkovic/Rui Patricio.

2 - Abel.
3 - Anderson Polga.
4 - Tonel.
5 - Leandro Grimi.

6 - Adrien/Veloso.
8 - Moutinho.
10 - Romagnoli/Moutinho.

7 - Pereirinha/Celsinho.
9 - Liedson/Purovic/Vukcevic.
11 - Vukcevic/Izmailov/Djaló.



André Figueiredo (pseudo-treinador du jour)

 
At 17:22, Anonymous Anónimo said...

Muito bem André!Se jogar com Adrien Veloso e Moutinho e Pererinha e Vucevic Ao mesmo tempo ainda podes acrescentar que sem fazer substituições dada a polivalência dos jogadores em campo, podes também mudar de sistema de 4-33-3 para Losangulo bastando recuar o Pereirinha para interior direito, o Veloso para interior esquerdo e adiantar o Vucecic para junto do Leidson. Mais com uma substituição podes passar para um 3-5-2 tirando o Abel fazendo o Pereirinha o corredor direito e o Grimi o Esquerdo.

 
At 18:50, Anonymous Anónimo said...

Este fim de semana alargado foi recheado de jogos e torneios, e alguns pela sua importância fazem esquecer os outros, mas gostava de deixar aqui a notícias dos "nossos" escolinhas A, que no Torneio EDP no Carregado, depois de vencer O Estoril, Alenquer e Mafra, disputaram a final com o Benfica e venceram por 5-3, num resultado que merecia maior diferença de golos, tal a superioridade dos "nossos", meninos, que defrontaram uma equipa do Benfica fisicamente muito bem constituída.Além do 1º lugar,o Heriberto Tavares foi o melhor jogador, e o mais importante foi a conquista da taça "Melhor futebol praticado".
Também no mesmo escalão disputou-seum torneio quadrangular na BObadela, mas aí os "nossos" jovens não conseguiram levar de vencida o mesmo Benfica, tendo perdido por 1-0.
Fica a informação.
Um abraço

 
At 19:48, Anonymous Anónimo said...

Corrijo a informação dada. Por lapso, referi o Heriberto Tavares como melhor jogador, mas foi o melhor marcador( 9 golos). Aqui fica a ressalva.

 
At 19:51, Blogger André Figueiredo said...

In Mais Futebol:

"O lateral direito ganês de 17 anos, Daniel Opare, é o primeiro reforço do Real Madrid para a temporada de 2008/2009, segundo o diário espanhol As. O jogador vinha a ser seguido pelos grandes da Europa, mas os merengues anteciparam-se e conseguiram negociar o trespasso do jovem jogador para os próximos quatro anos.

«Quando recebi a boa notícia, a minha família fez uma festa muito especial. Reunimo-nos todos, os meus pais e os meus cinco irmãos, e a minha mãe elaborou um menu especial, com Tololo, que eu gosto muito, para celebrar o dia mais importante da minha vida. Foi inesquecível para mim e para a minha família», disse Opare, que jogava no Ashanti Gold do seu país.

O jogador revelou, em entrevista ao As, que sempre sonhou jogar pelo clube madrileno, depois de ter ingressado no Ajax de Amesterdão aos 11 anos de idade: «Não sou o único que tem este sonho no meu país e em África. Há milhares de jovens pensando o mesmo que eu, mas conseguir fazê-lo entre tantos jovens no mundo inteiro converte-me num privilegiado e numa pessoa com muita sorte. Estou muito agradecido a deus por permitir que eu realize o meu grande sonho."



"Além do 1º lugar,o Heriberto Tavares foi o melhor jogador"

O Heriberto é um jogador de 10 aninhos, mas é inegavel que é um jogador com imenso potencial. Certamente haverá quem olhe para ele e veja potencialmente um novo Rui Jordão, ou talvez uma versão mais alta do Wilson Eduardo, mas eu quando o vejo jogar, o jogador que ele me faz lembrar é um Cristiano Ronaldo que não faz fintas. É um jogador que acredito que vai ficar razoavelmente alto, é muito rápido, joga bem tanto na ala como no meio e faz golos com enorme facilidade. Pelo que vi em 3 jogos esta época, é um avançado razoavelmente completo embora por agora, goste mais do ver na direita do que no meio.
Se não se perder, se não ficar de "cabeça inchada" com os elogios, se não se acomodar, penso que tem um talento inato que o pode levar muito longe, mas para lá chegar, os treinadores, amigos e familiares têm que trabalhar em conjunto para o manter humilde e ambicioso.

Achei piada que ele depois de marcar 5 golos num jogo, estava triste no final. Quando lhe perguntei porquê, ele respondeu que podia ter feito mais para impedir que a equipa tivesse sofrido um golo.



André Figueiredo

 
At 21:03, Blogger André Figueiredo said...

In site oficial da FPF:

"Os próximos dias 11 e 12 de Fevereiro vão ser dedicados a mais um estágio de preparação da Selecção Nacional Sub-19 orientada por Agostinho Oliveira.

Lista de convocados
ADCE Diogo Cão: Mário Palmeira;
Boavista FC: Pedro Moreira, Ricardo Neves e Rui Raínho;
CD Aves: Miguel Vítor e Romeu Ribeiro;
CD Candal: Helder Lopes e Tiago Lopes;
CD Nacional: Carlos Pita;
FC Porto: André André, André Pinto, Rabiola e Tengarrinha;
Leixões SC: Arsénio;
Real SC: Helmut;
Rio Ave FC: Fábio Faria;
SC Braga: Diego, Pizzi e Stélvio Cruz;
SL Benfica: André Carvalhas, Miguel Rosa e Ruben Lima;

Sporting Clube de Portugal (4): Adrien Silva, André Santos, Diogo Rosado e Marco Matias."

(o Wilson Eduardo está lesionado já faz mais de uma semana)





"A Selecção Nacional Sub-18 volta a concentrar-se, nos dias 11 e 12 de Fevereiro, para um estágio de preparação. Ilídio Vale chamou um conjunto de 25 jogadores.

Os treinos vão decorrer no Estádio Nacional e campos adjacentes.

Lista de convocados:
Académica: Luizinho;
Boavista FC: Ivo Pinto;
CD Candal: Vitor;
CF Est. Amadora: Vítor Pacheco;
CF "Os Belenenses": André Almeida, Alfredo Ribeiro e Tiago Almeida;
CS Marítimo: Ruben Ferreira;
FC Penafiel: Ricardo Ferreira;
FC Porto: Jorge Chula, Josué e Ruca;
Gil Vicente FC: Pedro;
Nottingham Forest FC: Adriano Moke;
Rio Ave FC: Ricardo Martins;
SC Braga: Daniel Coelho;
SC Freamunde: Tiago Costa;
SL Benfica: Abel Pereira, David Simão, João Pereira e Leandro Pimenta;
Vitória SC: Cristiano e Dinis.

Sporting Clube de Portugal (3): Diogo Amado, Diogo Viana e Pedro Mendes."



André Figueiredo

 
At 21:50, Anonymous Anónimo said...

Relativamente aos Sub-19, uma questão: o Helmut ainda é jogador do SCP?

Obrigado.

 
At 23:26, Blogger Madjer said...

Anti-Mafia lá de cima disse...
Será que o Madger morreu???

Anda caladinho...

Será que é pelo facto de a selecção de sub-16 ter levado 7 da Espanha com 6 jogadores do FCP no onze e mais um que entrou depois?



E quanto a esta selecção de sub-16... Qual será a sua justificação para este descalabro?

Abre a pestana!


O mal não está nos jogadores, está nos seleccionadores...

Não morri.
A explicação só pode ser esta:
Jogaram 4 jogadores do scp.
são muitos, é demais, daí a razão dos 7 a 0.
PS: claro que estou a brincar....

 
At 01:40, Anonymous Anónimo said...

Mário Rui ex-juvenil do Sporting assina pelo Valencia

 
At 11:00, Anonymous Anónimo said...

E só podes estar a brincar! Porque do SCP só jogou um o tempo todo e pela opinião de todos os que estavam a assistir foi o menos mau, parecia que estava sem companheiros em campo em virtude destes não o ajudarem!O outro só jogou 30 minutos e Portugal não estava a perder 7 a 0.
Já sei, os jogadores do Porto não jogaram nada de propósito, para "queimar" o único jogador em campo do SCP!
O problema desta selecção esta no seleccionador o Portista Edgar Borges
O ano passado nos Sub-19, fez a mesmas asneiras!

 
At 14:27, Blogger milton_filipe76 said...

"Miúdo do Santos vale 50 milhões de euros aos 16 anos

Em Portugal poucos o conhecem, mas no Brasil já é considerado uma estrela. Chama-se Neymar, completou dia 5 de Fevereiro 16 anos e a partir desta sexta-feira vale 50 milhões de euros. É olhado como a maior promessa do futebol do Santos e um digno sucessor de Robinho.

O melhor é que passou a valer 50 milhões de euros mesmo antes de se estrear pela equipa principal. Aliás, o jovem tem jogado pela equipa sub-17 do Santos e é nessa categoria que vai continuar, embora já tenha dado um ar da sua graça na Copa São Paulo para juniores.

O facto de ter sido cobiçado por Real Madrid, onde se deslocou para assistir a alguns jogos, e pelo Manchester United, levou o Santos a fazer um contrato profissional ao nível das maiores estrelas do futebol brasileiro. Ao qual se acrescenta a mais alta cláusula de rescisão de sempre no Brasil.

Veja o vídeo da mais nova coqueluche do futebol brasileiro: http://www.youtube.com/watch?v=K1lWUeGaTgE

"


http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=913506&div_id=1485

 
At 15:04, Blogger milton_filipe76 said...

21ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

União Desportiva Leiria Vs Sporting Clube de Portugal

Onze leonino:

1 - Victor Hugo Golas
2 - Tiago Pedrosa
3 - Jorge Abreu (Sub-cap.)
4 - Vinicius Golas
5 - David Santos
6 - André Santos (Capitão)
7 - Marco Matias
8 - Diogo Viana
9 - Wiliam Owuso
10 - Diogo Rosado
11 - Vivaldo Arrais

Suplentes:

12 - André Filipe Martins
13 - Weliton Matos
14 - Mihai Radut
15 - André Renato Martins
16 - Diogo Amado
17 - Bruno Matias


Informações de André Figueiredo

 
At 15:07, Blogger milton_filipe76 said...

16ª jornada do campeonato de Juvenis da 1º Divisão Honra (Sub-16/Juvenis B):

Sporting Clube de Portugal Vs Sport Lisboa Benfica

Onze leonino:

1 - João Figueiredo
2 - André Oliveira (Sub-cap.)
3 - Josué de Sá
4 - Miguel Serôdio
5 - Rui Coentrão
6 - Afonso Taira
7 - João Couras
8 - Tiago Feiteira
9 - Peter Caraballo
10 - Mauro Antunes (Capitão)
11 - Tiago Cerveira

Suplentes:

João Santos
Sérgio Miguel Duarte
Thomas Silva
Ariclene Oliveira
Daniel Pereira
Nathan Bordignon
Leandro Albano


Informações de André Figueiredo

 
At 16:06, Blogger milton_filipe76 said...

5ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital de Escolas (Sub-10/ Escolas B):

Sporting Clube de Portugal Vs Sport Lisboa Benfica

Equipa lenina:

1- Joel Dias
2- António Encarnação
3- Diogo Macedo
4- Aldair Ferreira
5- Filipe Narciso
6- Rafael Mamede
7- Francisco Brântuas
8- Diogo Miguel Fernandes
9- João Marchão
10- Francisco Castello Branco
11- Nuno Moreira
12- André Ramos

Informações de André Figueiredo no EUL

 
At 16:34, Blogger milton_filipe76 said...

5ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital de Escolas (Sub-10/ Escolas B):

Sporting Clube de Portugal 0-1 Sport Lisboa Benfica


Informações de André Figueiredo no EUL

 
At 16:34, Blogger milton_filipe76 said...

5ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital de Escolas (Sub-10/ Escolas B):

Sporting Clube de Portugal 1-1 Sport Lisboa Benfica


Informações de André Figueiredo no EUL

 
At 16:48, Anonymous Anónimo said...

andré podes confirmar a transferencia de mário rui para o valencia?

 
At 16:51, Blogger milton_filipe76 said...

5ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital de Escolas (Sub-10/ Escolas B):

Sporting Clube de Portugal 1-2 Sport Lisboa Benfica


Informações de André Figueiredo no EUL

 
At 16:56, Blogger milton_filipe76 said...

5ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital de Escolas (Sub-10/ Escolas B):

Sporting Clube de Portugal 1-3 Sport Lisboa Benfica


Informações de André Figueiredo no EUL

 
At 16:58, Blogger milton_filipe76 said...

5ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital de Escolas (Sub-10/ Escolas B):

Sporting Clube de Portugal 1-4 Sport Lisboa Benfica


Informações de André Figueiredo no EUL

 
At 17:01, Blogger milton_filipe76 said...

5ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital de Escolas (Sub-10/ Escolas B):

Sporting Clube de Portugal 2-4 Sport Lisboa Benfica


Informações de André Figueiredo no EUL

 
At 17:10, Blogger milton_filipe76 said...

5ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital de Escolas (Sub-10/ Escolas B):

Sporting Clube de Portugal 2-4 Sport Lisboa Benfica (resultado final)


Informações de André Figueiredo no EUL

 
At 17:15, Blogger milton_filipe76 said...

16ª jornada do campeonato de Juvenis da 1º Divisão Honra (Sub-16/Juvenis B):

Sporting Clube de Portugal 0-0 Sport Lisboa Benfica (resultado final)

Informações de André Figueiredo no EUL

 
At 17:17, Blogger milton_filipe76 said...

21ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19):

União Desportiva Leiria 2-3 Sporting Clube de Portugal (resultado final)

Golos de Marco Matias (2) e Weliton Matos.


Informações de André Figueiredo no EUL

 
At 17:58, Anonymous Anónimo said...

porque sera que nao vejo nenhum benfiquista a comentar este blog??

talvez seja porque ja tao atras nos juniores

 
At 18:39, Blogger André Figueiredo said...

“andré podes confirmar a transferencia de mário rui para o valencia?”

Sim, confirmo. o Marinho foi para o Valência.



Realtivamente ao jogo de Escolas o qual perdemos 2-4, penso que o resultado é um bom indicador do que se passou. Na 1ª parte a contenda esteve equilibrada, mas o Benfica estava melhor e merecia estar a ganhar “aos pontos”. O Benfica abriu o marcador através de um penalty, e de onde eu estava pareceu de facto ser GP. O Sporting 1 minuto depois empatava por intermédio de um golão (remate de meia distância) de Nuno Moreira.

Na 2ª parte o Benfica continuou a ser a melhor equipa, mas lentamente a diferença foi aumentando e já se esperava o 2º do Benfica que acabou por acontecer. Mais tarde veio o 3º e na altura parecia um pouco pesado tendo em conta o futebol jogado pelas duas equipas, mas o Sporting quebrou animicamente e o Benfica chegou mesmo ao 4º (GR do SCP um pouco mal batido). Sem duvida o melhor jogador em campo foi Aldair Ferreira, creio que foi a primeira vez que o vi jogar, mas hoje era mesmo ele e mais 6. Recuperou imensas bolas, controlou bem o esférico e mostrou mais frieza quando o resto da equipa “desabou” na 2ª parte. Se alguém tinha que marcar o 2º do Sporting tinha mesmo que ser ele, e assim aconteceu.

2-4 ou 1-3 ou 3-5 qualquer um destes resultados espalharia bem o que se passou ao longo dos 50 minutos. O Sporting podia ter marcado mais do que 2 golos, mas a verdade é que o Benfica teve oportunidades para marcar mais que 4, especialmente na 2ª parte.

Marcadores:

Marco Matias aos 47 minutos.
Weliton Matos aos 81 minutos.
Bruno Matias aos 93 minutos, de penalty.

Substituições:

Aos 45 minutos saiu Tiago Pedrosa e entrou Mihai Radut.
Aos 56 minutos saiu Diogo Viana e entrou Bruno Matias.
Aos 76 minutos saiu Jorge Abreu e entrou Weliton Matos.

Ao Tlm equivoquei-me e indiquei mal ao Milton, quem tinha marcado o 3º tento Leonino.



André Figueiredo

 
At 18:57, Anonymous Anónimo said...

como é que o sporting deixa fugir um jogador como o marinho ainda com esta idade?

 
At 20:21, Blogger André Figueiredo said...

O meu Pai está em Alvalade e telefonou a dizer-me que o Adrien vai ser titular contra o Maritimo. Espero que sim.



André Figueiredo

 
At 20:33, Blogger milton_filipe76 said...

Sporting Vs Martimo:

Onze leonino: Rui Patricio; Abel, Polga, Tonel, Grimi; Adrien, Moutinho, Vukcevic, Celsinho; Tiuí e Liedson.

Suplentes: Stojkovic, Ronny, Purovic, Farnerud, Miguel Veloso, Pereirinha e Romagnoli.

 
At 09:00, Blogger milton_filipe76 said...

16ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 1º Divisão Honra (Sub-14/Iniciados B):

Sport Lisboa Benfica Vs Sporting Clube de Portugal

Onze leonino:

1- Adriano Cardoso
2- Ruben Freitas
3- Tobias Figueiredo
4- Eric Dier (Capitão)
5- Filipe Macário
6- Tiago Morgado
7- Carlos Mané (Sub-cap.)
8- Tiago António
9- Alexandre Guedes
10- Diogo Leite
11- Iuri Medeiros

Suplentes:

12- João Silva
13- Gonçalo Fino
14- Ricardo Pereira
15- Tiago Bernardo
16- Tiago Montez

O Rui Bento lesionou-se na selecção Distrital enquanto o Nuno Malheiro foi expulso à 2 jornadas atrás.


Informações de André Figueiredo nos Pupilos.

 
At 09:10, Blogger milton_filipe76 said...

16ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 1º Divisão Honra (Sub-14/Iniciados B):

Sport Lisboa Benfica 0-1 Sporting Clube de Portugal

Golo de Carlos Mané com dedicatória especial para Rui Bento e Nuno Malheiro que estão na bancada.


Informações de André Figueiredo nos Pupilos.

 
At 09:37, Blogger milton_filipe76 said...

16ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 1º Divisão Honra (Sub-14/Iniciados B):

Sport Lisboa Benfica 1-1 Sporting Clube de Portugal


Informações de André Figueiredo nos Pupilos.

 
At 10:13, Blogger milton_filipe76 said...

16ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 1º Divisão Honra (Sub-14/Iniciados B):

Sport Lisboa Benfica 1-2 Sporting Clube de Portugal


Informações de André Figueiredo nos Pupilos.

 
At 10:37, Blogger milton_filipe76 said...

16ª jornada do campeonato Distrital de Iniciados da 1º Divisão Honra (Sub-14/Iniciados B):

Sport Lisboa Benfica 2-1 Sporting Clube de Portugal (resultado final)

À bocado enganei-me ao colocar o 3º golo do encontro. O resultado correcto é este.


Informações de André Figueiredo nos Pupilos.

 
At 11:01, Blogger milton_filipe76 said...

19ª jornada do Campeonato Nacional de Iniciados (Sub-15/Iniciados A):

Sporting Clube de Portugal Vs Odivelas Futebol Clube

Onze leonino:

1- Rafael Veloso
2- Bruno Cardoso
3- Thomas Ravera
4- João Mário Eduardo
5- Rodolfo Simões
6- Manuel Dias
7- Ricardo Esgaio
8- Hugo Airosa
9- Altair Junior
10- Alexandre Costa
11- Wilker Bolonha

Suplentes:

12- João Gomes
13- Paulo Silva
14- Tiago Bragança
15- João Carlos
16- Michael Pinto
17- Afonso Figueiredo

Informações de André Figueiredo

 
At 12:29, Anonymous Anónimo said...

André, o blogue está muito pesado. Muitas fotos...

 
At 12:53, Anonymous Anónimo said...

Iniciados C
Resultado final

P. de Frielas 0 Vs Sporting C. P. 1

Marcou na 1ª parte por David Nº5 defesa esquerdo num remate cruzado dentro da grande área após jogada individual.

 
At 12:54, Anonymous Anónimo said...

No Sporting-Odivelas deve ter acontecido UMA de 3 coisas:
1-o jogo foi adiado ou interrompido
2- ficou 0-0
3- a pessoa que deu a constituição da equipa para o Blog, saiu mais cedo...

 
At 12:57, Blogger André Figueiredo said...

Sporting Clube de Portugal 3 - 0 Odivelas Futebol Clube


Marcadores:

Bruno Cardoso ao 1º minuto.
Altair Junior aos 24 minutos.
Ricardo Esgaio aos 28 minutos.

Substituições:

Aos 35 minutos, sai Manuel Dias e entrou Paulo Silva.
Aos 35 minutos, sai Altair Junior e entrou Michael Pinto.
Aos 35 minutos, sai Alexandre Costa e entrou Afonso Figueiredo.
Aos 47 minutos, sai Hugo Airosa e entrou Joao Carlos.
Aos 51 minutos, sai Wilker Bolonha e entrou Tiago Bragança.



André Figueiredo

 
At 14:38, Anonymous Anónimo said...

andre, gostaria de saber como foi o desempenho(colectiva e individualmente) dos nossos atletas no jogo contra o benfica a contar para o campeonato distrital(honra) de iniciados.

saudações leoninas

 
At 15:14, Blogger André Figueiredo said...

Sporting Clube de Portugal 3 - 0 Associação Desportiva Oeiras

1 - Ruben Luís
2 - Carlos André
3 - Nuno Reis
4 - Ricardo Alves
5 - Pedro Rodrigues
6 - Luís Almeida
7 - Alexander Zahavi
8 - William Carvalho.
9 - Diogo Ribeiro.
10 - Cédric Soares.
11 - Januário Jesus.

Suplentes: Luís Ribeiro (Sub-16), Henrique Gomes, Luís Carlos, Luís Oliveira, Filipe Paiva, Renato Neto e Sérgio Simões.

Marcadores:

Diogo Ribeiro (2) e Luís Carlos.

Substituições:

Sai Carlos André e entra Renato Neto.
Sai William Carvalho e entra Luís Carlos.
Sai Januário Jesus e entra Luís Oliveira.





Sporting Clube de Portugal 3 -1 Sporting Clube Linda Velha
(Sub-14/Iniciados D)





"andre, gostaria de saber como foi o desempenho(colectiva e individualmente) dos nossos atletas no jogo contra o benfica a contar para o campeonato distrital(honra) de iniciados."

Sim, eu logo escreverei aqui algo sobre esse jogo, mas posso adiantar que na minha opinião a vitória do Benfica foi um resultado normal tendo em conta o que se viu e penso inclusive que podia ter sido um score mais dilatado a favor do Benfica.

"André, o blogue está muito pesado. Muitas fotos..."

Obrigado pelo aviso, já reduzi um pouco o tamanho de algumas fotos. É o problema de esta Terça-Feira passada eu não ter inserido um novo post. Não vou meter mais fotos até Terça, altura na qual colocarei o novo post com a entrevista realizada esta semana e algumas fotografias dos 2 derbies.

"como é que o sporting deixa fugir um jogador como o marinho ainda com esta idade?"

O Marinho não "fugiu" do Sporting, o clube é que lhe abriu as portas e não levantou qualquer problema à sua saida. Só espero é que futuramente o Valência não esteja para o Marinho como o Inter quase serviu de ponte para o "Coelho" quase ir parar ao Benfica. O Mário já não veste de "verde-e-branco", mas mantenho o que sempre disse, que é um lateral esquerdo de enorme qualidade, e um bom rapaz. Se o "defendia" quando vestia a camisola do Sporting, não vou mudar o discurso agora que saiu. Só lhe desejo toda a sorte do mundo, e vou ter saudades dele.

O Bruma e Bruno Mendonça hoje também estiveram a ver o jogo dos Sub-14A, e o nosso outro "amigo" anda por aí.



André Figueiredo

 
At 16:05, Anonymous Anónimo said...

O ano passado o jogador que conseguia equilibrar a luta entre Benfica e Sporting era o Antoninho, sem ele o Sporting perderia quase sempre por diferença de 3 ou mais golos.
Não tiro o valor ao jogadores do Sporting, mas fisicamente não estão ao nível dos do Benfica.
Além do mais esta é provavelmente a equipa de infantis mais forte (no seu todo) que vi actuar pelo Benfica.

Assim sendo, sem o antoninho é normal que esta diferença não tenha ainda sido anulada este ano.

 
At 16:25, Anonymous Anónimo said...

qual outro "amigo" André ?

 
At 16:59, Anonymous Anónimo said...

UDL 4 - 0 CADE
Resultado um bocado '' amargo '' para o CADE. Creio que o resultado nao transcreveu na totalidade o que se passou durante o jogo. Mas o futebol tem coisas destas. Destaque para alguns jogadores, tanto da UDL, como por parte do CADE. Da UDL, possivelmente os Alas ( direito e esquerdo ), no CADE 1 ou 2 sem grande brilho. Um Avançado com muita velocidade, que so entrou na 2ª parte. Deu algum trabalho aos defesas da UDL, se nao me engano era o número 15.

1º UD.Leiria 42pnts
2º CADE 41 pnts
3º Caldas 39 pnts
4º Académica de Coimbra 36

 
At 17:38, Anonymous El Conejo said...

O que é feito do Antoninho ?
Abraços

 
At 18:10, Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa mas o ano passado o Antoninho não fez alguns jogos com o Benfica, e curiosamente o Sporting sem ele nunca perdeu. Por isso a equipa de sub 14 é muito forte, e não será a falta do Antoninho a pesar no resultado.

Temos certamente o central mais forte da formação do Sporting, O Tobias.

Penso é que já não é deste ano. Mas nota-se um processo de regressão na qualidade colectiva e individual das equipas durante o ano em que são sub 14. Isto sim é a razão!!!

Bastará ver o que este ano os nossos infantis têm feito, e não tenho conseguido acompanhar todos os jogos, para o que conseguirão fazer para o ano.

 
At 19:19, Anonymous Anti Apanha Bolas e Carregadores de Pinos said...

Cuidado com as palavras, o teu anonimato pode ficar desmacarado!

 
At 19:49, Anonymous Anónimo said...

se o marinho é um lateral de grande qualidade porque e que o sporting lhe abriu portas na verdade para ir para o valencia tem que ser um grande jogador

 
At 21:20, Blogger André Figueiredo said...

O Benfica venceu justamente (via golos de Guilherme Matos e Rodrigo Parreira) o derby de Iniciados B contra o Sporting porque foi a equipa que criou maior número de ocasiões de golo e a que rematou mais. O Sporting até começou bem, mas eventualmente o jogo começou a ser jogado mais no meio campo do Sporting. Duas unidades do Benfica em particular destaque na 1ª parte, Valdomiro Lameira e Guilherme Matos. O “Estrela” possui uma boa mescla de força física e capacidade técnica, mas acima de tudo tem uma explosividade, aceleração e agressividade fora do comum comparado com os outros jogadores. O Gui para mim terá sido a melhor unidade em campo pelos encarnados, pelo menos na 1ª parte, tem boa estampa física, é rápido e tem boa técnica. Apesar de jogar como médio, foi desenvolvendo boas jogadas pela esquerda até que o Benfica marcou o golo do empate, coincidência ou não, foi o Gui o marcador, houve um ressalto de bola antes desta entrar.

Do lado do Sporting, o melhor terá mesmo sido Adriano Cardoso, fez uma exibição "à Ruben Luís", nada de espectacular, mas muito seguro e “sólido”, nunca complicou e resolveu sempre bem, revelando grande concentração. Talvez a melhor exibição que já o tinha visto fazer. Na 1ª parte gostei de 3 outros jogadores; o Tiago Morgado que apesar de ser pequenino, é sempre muito esforçado e hoje não foi excepção, gostei também da nossa dupla de centrais, especialmente do Tobias que está fisicamente muito bem desenvolvido e não hesitou em dar uns encostos ao Estrela, aqui e ali.

O Sporting começou o jogo com 2 médios de características mais defensivas, o Tiago António e Tiago Morgado num 4-2-1-3, mas no inicio da 2ª parte saiu Morgado e entrou Montez com a intenção de dotar a equipa de capacidade de pressionar um pouco mais à frente. Após os primeiros 15 minutos da 2ª parte o Sporting teve algum ascendente e parecia finalmente ser capaz de construir algum futebol de qualidade de forma consistente, mas este período não durou muito e o Benfica continuou a alvejar a baliza do Sporting e só Adriano Cardoso, sorte, a dupla de centrais e a falta de pontaria dos adversários permitiu ao Sporting sair dos Pupilos derrotados pela diferença minima em golos.

Já vi esta equipa de 1994 do Benfica jogar várias vezes e penso que esta exibição terá sido das melhores até agora, mas a do Sporting terá sido das menos inspiradas, talvez fruto do facto de hoje vários jogadores terem estado em sub-rendimento. É certo que o Sporting não podia contar com as prestações de Malheiro, Bento, Antoninho, Bruma, Mendonça e optou por não utilizar Filipe Chaby e outros jogadores de valor dos Sub-14, mas penso que o Benfica ganhou essencialmente porque rematou mais, pressionou mais e mostrou mais garra e coesão. Se o Sporting tivesse jogado muito bem e tivesse perdido, seria preocupante, mas como não jogou particularmente bem, é normal ter saído derrotado (estranho seria se tivesse ganho com a exibição que fez hoje).

"qual outro "amigo" André ?"

Toni Silva

"O que é feito do Antoninho ?"

Anda por aí, é uma questão de tempo até ele regressar.

"se o marinho é um lateral de grande qualidade porque e que o sporting lhe abriu portas"

Motivos disciplinares. Tal como no passado recente o Sporting prescindiu do Pedro Eugénio que é o melhor lateral direito da sua geração, mas disciplinarmente também ele não correspondeu às exigências dos responsáveis. A saída do Marinho já era de esperar, nos últimos 2 meses tudo indicava que o desfecho seria este. O Sporting perdeu um grande jogador que muito dificilmente será substituido por uma unidade de igual valor a menos que o Rui Coentrão dê o "salto".



André Figueiredo

 
At 22:13, Anonymous Anónimo said...

o tiago morgado foi um dos melhores e saiu logo ao intervalo? porque razão ficou o tiago antónio em campo e nao ficou o tiago morgado?

 
At 22:19, Anonymous Anónimo said...

estive nos pupilos do exército,aceita-se a vitória do benfica mas o sporting fez uma boa segunda parte, e com um pouco de sorte poderia ter empatado. na minha opinião os jogadores que mais se evidenciaram no sporting foram o guarda redes(Adriano cardoso), o nº 7(Carlos Mané)e o nº 8(Tiago António)

PS: ja tinha visto um ou outro jogo do iuri medeiros e hoje esteve algo abaixo das suas possibilidades.

 
At 22:44, Anonymous Anónimo said...

O anonimato é uma forma usada para dizer as coisas, e não lhe retira a verdade!

 
At 23:10, Anonymous Anónimo said...

o que o marinho fez ao certo? era algo que o sporting nao pudesse perdoar em vez de o vender definitivamente? ele ja nao jogava a uns meses e so agora e que o caso ficou resolvido?

 
At 14:10, Anonymous Anónimo said...

"o SCP teve um jogo mau"

Mas uma equipa apenas joga aquilo que a outra deixa jogar, principalmente nestes escalões mais baixos. Se vires uma equipa como o Belenenses a jogar contra uma equipa fraca, vais achar que há muita qualidade, mas quando vires a defrontar o SLB ou SCP, vais perceber que ainda lhes falta muito para estarem ao nível destes. Uma equipa só joga aquilo que o adversário deixa.

Por isso atribuir a derrota apenas à "desinspiração" e não a mérito de não deixar jogar do adversário, parece-me uma abordagem não muito correcta. Um jogador quando se tem de preocupar em marcar jogadores de grande qualidade, obviamente vai render menos ofensivamente.


Quanto ao tema Marinho:
Era e é um jogador com qualidade que tinha na atitude guerreira em campo uma grande vantagem para o seu futuro(só com luta e garra se podem afirmar no futebol profissional). Mas o Coentrão tem, a meu ver, potencial superior.

 
At 15:19, Blogger André Figueiredo said...

"andré...
sabe como é que eu posso contactar (via mail ou carta) com o André santos (junior do sporting)?
cump. susana"


Neste caso estamos a falar de um jogador que é residente da Academia, portanto a maneira mais fácil é enviares uma carta para a Academia Sporting/Puma, mais especificamente endereçada para o André Santos.



André Figueiredo

 
At 17:53, Anonymous Schmeichel72 said...

Estive na Academia na tarde do passado sábado a ver o Sporting-Benfica de Juvenis B.
Confesso que fiquei desapontado com a prestação de um Sporting que teve a maioria dos seus jogadores em sub-rendimento, essencialmente com bastante lentidão na rotação da bola a meio-campo.
O Benfica essencialmente jogou com duas linhas bastante baixas e próximas uma da outra, pouca posse de bola e bastante expectativa, tentando apanhar o Sporting em contrapé. Isto não me surpreendeeu porque sempre que vi esta equipa do Benfica jogar na Academia eles usaram esta estratégia. Julgo que desta fornada o Benfica irá aproveitar muito poucos jogadores (provavelmente serão subsituídos por africanos, a médio prazo :D). Não é por acaso que no campeonato estão na posição em que estão.
No Sporting, nota-se que existem vários jogadores de grande valor mas nestes jogos terão de aproveitar melhor as (poucas) oportunidades criadas. De positivo fica a forma como controlaram o contra-ataque do Benfica.

ps: Ao meu lado estavam adeptos do Benfica que estavam a dizer que neste momento tinham 12 estrangeiros nos júniores (não sei se fazendo parte do plantel, se só a treinar). Antevejo um futuro complicado para a nossa selecção, devido à previsível diminuição do campo de recrutamento.

 
At 19:49, Anonymous antitripas said...

na selecçaao sub16 so o Telmo e o Amorim do Porto tem classe pra la estar,os outros temos muito melhor so cunhas...

 
At 01:31, Anonymous Anónimo said...

Lateral-direito de 18 anos
Senegalês Bindia chega hoje para o Sporting

Bindia disse ao CM que sonha jogar na Europa e que o Sporting é um grande clube
O Sporting continua à procura de jovens talentos em África e poderá ter encontrado, no Senegal, um novo reforço para o lado direito da defesa. Victor Demba Bindia, de 18 anos, chega hoje a Lisboa para fazer testes na Academia de Alcochete antes de negociar um vínculo com os leões, apurou o CM junto de fonte próxima do futebolista.

“Estou muito contente por ter a possibilidade de mostrar o meu talento numa grande equipa como o Sporting. Espero convencer o técnico Paulo Bento e assinar contrato”, disse Bindia ao CM ainda no Senegal.

O jogador acrescentou ainda que jogar na Europa seria “um grande desafio”. “É o sonho de qualquer jogador africano”, sublinhou.

Apesar dos contornos de um eventual negócio serem ainda desconhecidos, o CM sabe que os leões estão bastante interessados na aquisição do jovem lateral-direito face à cobiça de alguns clubes franceses da Ligue 1.

Bindia (1,70 m/70 kg) foi considerado o melhor jogador do campeonato senegalês na época 2006/2007 ao serviço do Zinguinchor. Titular na selecção Olímpica, o defesa esteve pré-convocado para a Taça das Nações Africanas, que decorreu no Gana, sendo visto como uma promessa no seu país.

“É muito rápido, ágil e bom na marcação. Luta muito, participa bem nas manobras ofensivas e até pode jogar mais à frente. Assemelha-se a Roberto Carlos, mas é menos expontâneo no remate”, disse ao CM Souleymane Camara, seleccionador olímpico senegalês.

Camara adiantou também que já esteve na Academia de Alcochete: “Tem muito boas condições para acolher os jovens jogadores. E isso será uma boa vantagem para Bindia mostrar que tem talento suficiente para jogar numa equipa grande como o Sporting.”

De acordo com as fontes contactadas pelo CM, Bindia deve começar a trabalhar já amanhã com os juniores, mas poderá ser integrado em alguns treinos da equipa principal. As negociações entre os representantes do jogador e a administração da Sporting SAD estão agendadas para o decorrer desta semana.

 
At 10:54, Anonymous Anónimo said...

No Belenenses há um puto tapado pela estrangeirada toda que é o Nuno Pais. Titular da defesa dos Juvenis o ano passado não tem espaço nas negociatas de estrangeiros do nosso futebol. O puto é ás, imperial, lembra o Ricardo Carvalho mas mais durinho. Tenham olho nele.

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home