Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, outubro 06, 2006

Transição do Sistema Táctico para Modelo de Jogo


Sistema Táctico Inicial de 4-4-2 Losango de José Peseiro.


Evolução para o Modelo de Jogo de Peseiro com equipa a fazer Pressing alto.


Não critico por criticar, o Professor José Peseiro não era só defeitos, vários são os seux ex-jogadores que elogiam a sua metodologia de treino e pessoalmente acho que o Sporting na Superliga jogava com uma circulção de bola de qualidade muito boa não só em termos de qualidade de passe mas também da velocidade com que circulavam o esférico dando uma velocidade extra a uma equipa que tinha jogadores lentos na defesa e meio-campo mas que sabia acelarar o jogo com uma boa transição Defesa-Ataque para compensar flata de atleticismo.

"Quem não corre depressa tem que passar a bola depressa" Kevin Keegan.

O problema do sporting e de qualquer equipa Portuguesa é aquilo que verdadeiramente separa "The Men from the Boys" ou seja o pressing. O Sporting realmente exercia um pressing alto com José Peseiro mas uma coisa é subjugar equipas Portuguesas com esse pressing e outra é fazer o mesmo com equipas na UEFA. Isto não é uma mera constatação ao facto de outras equipas terem mais qualidade mas acima de tudo um tributo ao facto de o seu condicionamento fisico ser superior e serem capazes de exercer pressing durante mais de 45 minutos, algo que o Sporting não era capaz.

A mim nada me espanta que o Arsenal tenha batido o Porto, os Londrinos têm mais qualidade mas acima de tudo são de um pais em que a componente de preparação fisica nada tem a ver com aquela praticada em paisss como Portugal nos quais trabalhar a capacidade técnica tem maior importância.
Alguém acha que o Celtic tem jogadores com mais qualidade técnica que o Porto? Mas quando Adriaanse foi a Glasgow o Porto foi engolido. Eu entendo Adriaanse nas suas criticas que os Portuguese não pressionam o suficiente ou não têm agressividade necessária mas ele tem que perceber que são culturas diferentes e ele também não vê Portugueses, Espanhois, Franceses, Italianos, Brazileiros ou Argentinos a jogarem um futebol musculado ao estilo dos paises Nórdicos.

Óbviamente que os critérios de seleção de jovens em paises como Inglaterra são diferentes dos Portugueses, aqui procura-se qualidade técnica enquanto na Escócia, Inglaterra, Dinamarca etc existe maior apetência por jogadores fisicamente já mais desenvolvidos e psicológicamente fortes. Nunca pára de me espantar o ódiozinho estúpido que o povo Inglês tem para com Joe Cole e Michael Owen que são 2 dos melhores tecnicistas Ingleses da última Decada mas não tendo o carisma (ou personalidade) de Rooney, Beckham ou Gerrard não são considerados jogadores do mesmo nível.

José Peseiro nos aspectos tácticos relacionados com a defesa era fraco, muito fraco para não dizer inculto, era incrível como uma equipa com 4 defesas lentos (Polga e Rogério pois nunca foram atléticos e Beto devido a lesões e Rui Jorge devido à sua idade) podia jogar com uma defesa tão adiantada.
Beto e Polga estavam constantemente estacionados na linha de meio campo e Custódio uns metros mais á frente e mais adiante 7 jogadores exerciam pressão. Qualquer idiota a ver 2 centrais lentos como Beto e Polga posicionados 50 metros à frente do seu Keeper e 2 laterais lentos como RJ23 e Rogério adiantados saberia que a maneira de marcar golos a esta equipa era jogar com 2 alas muito rápidos e bombear bolas longas por cima dos impávidos centrais.

Tanta pena que eu tive de Anderson Polga nessa época, um central de grande recorte técnico mas manifestamente lento obrigado a jogar 50 metros na frente de Ricardo e depois os adversários começavam o" Kick-and-Rush" com bolas longas aéreas por cima da sua cabeça e o Brazileiro mais uma vez evidenciava a sua falta de atleticismo correndo para trás (tal como Beto, Custódio, Rui Jorge e Rogério) apenas para ouvir os adeptos dizerem que era molengão ou preguiçoso e que devia ser dispensado. Agora os mesmos adeptos já dizem que o AP4 é o melhor, pois claro, ele agora faz marcação zonal na área nunca se afastando mais de 15 metros de Ricardo portanto a sua falta de um sprint explosivo nunca é evidienciada e os adeptos dizem que o preguiçoso Polga "atinou" mas que vão ficar de olho nele. É incrivel como 3 ou 4 jogadores mágicamente melhoraram com Paulo Bento, não é?
Miguel Garcia melhorou agora que é lateral de contenção e não avança tanto, Rodrigo Tello agora que tem Tonel (à sua direita) para compensar a falta de jogo aéreo do Chileno também melhorou um pouco, Ricardo que agora tem protecção dos centrais falha menos nos cantos. Isto mudou tudo "mágicamente" pois os jogadores que não prestavam com Peseiro seguramente continuam a ser uma porcaria, ou será que afinal não eram assim tão maus?

Mas alguém alguma vez acreditou que o Sporting iria vencer o CSKA? Eu quando vi Daniel Carvalho e Vagner Love a encostarem à linha e vi Tello e Rogério em campo percebi logo que isto iria ser uma desgraça.
Dom Alfredo di Steffano disse uma coisa que nunca me esqueci "Nós (Real Madrid) era-mos uma equipa equilibrada, atacáva-mos com 5 e defendia-mos com 5".

Quando o Sporting defrontava equipas como o AZ Alkmaar que também faziam pressing alto era tudo uma questão de ver quem matava primeiro pois nem uma nem outra sabiam defender e punham muita gente na frente, o que fazia a diferença era a condição fisica dos Holandeses que lhes permitia exercer o pressing durante mais tempo mas num momento verdadeiramente bonito Miguel Garcia lá nos deu uma grande alegria num jogo no qual tivemos muita sorte.

Alguém vê o Sporting de Paulo Bento atacar com mais de 6 jogadores (pelo menos 2 centrais, 1 médio e 1 lateral ficam para trás) a menos que seja uma situação de bola parada? Alguém vê Claude Makelele passar a linha de meio-campo durante um jogo?
O futebol de ataque é tudo muito bonito mas prefiro ganhar 1-0 e controlar o tempo todo devido a uma grande organização e cultura táctica do que ganhar 6-5 só porque tive sorte no meio do caos e sei que a sorte vai estar comigo uns jogos e noutros não e num clube ganhador não se pode apostar numa variável como a sorte pois cada vez mais o futebol é uma ciência e sorte é algo que os incompetentes precisam para suprir a sua falta de competência.



André

6 Comments:

At 19:23, Blogger Gonçalo said...

Comentário perfeito!!
Desde já tenho de agradecer o facto de teres começado a escrever em português, eu compreendia a tua posição anterior, mas de facto assim torna-se mais fácil eu compreender a tua mensagem, apesar de perceber o Inglês escrito mas exige mais atenção e esforço.
E depois agradecer o que senti com este comentário e com outros que já tens feito, e que me levaram a compreender as minhas naturais limitações de análise futebolística que tu conseguiste mostrar-me de forma tão clara e consistente. De facto, aprecio bastante os teus comentários, a tua coerência e lucidez com que abordas os temas relacionados com o Sporting, principalmente das análises técnico-tácticas que fazes. Estás de parabéns André!!
Já agora, eu não sei o que fazes mas nunca pensaste em ser treinador? Sinto que tens as qualidades necessárias, porque um bom treninador na minha opinião não é aquele que sabe mais teoria sobre o futebol, mas aquele que tem um espírito observador capaz de ler o jogo e as características dos seus jogadores. E tu tens essa capacidade;)
Não queria tecer grandes comentários ao teu post porque está na minha opinião muito completo, apenas dizer que sempre fui um defensor de José Peseiro, para mim um dos treinadores que me deu mais alegrias desde que me conheço sportinguista. Não sou ingrato e não me esqueço das alegrias proporcionadas pelos grandes espectáculos que o Sporting dava na época do Peseiro, não me esqueço da chegada à final da taça Uefa, não me esqueço que estivemos quase para ganhar tudo num única época e, infelizmente, não conseguimos...Claro que percebia que Peseiro exagerava no futebol ofensivo e que descurava muitos aspectos defensivos que constituem a base de uma equipa, daí o facto da irregularidade praticada no seu ano que tornou o Sporting na equipa do "quase"...Mas lá que tivemos grandes jogos de futebol, lá isso não nos podemos esquecer...
paulo Bento é o equilíbrio que o Sporting precisava, e conseguiu retirar capacidade ofensiva para acrescentar em competência defensiva, e agora já vemos jogadores a actuar num modelo táctico consoante as suas características. Polga a actuar como líbero a aproveitar a sua bela capacidade de leitura do jogo e precavendo-se quanto à sua falta de velocidade. Miguel Garcia a actuar como lateral-direito defensivo, aproveitando as suas qualidades na marcação individual e na cobertura do seu flanco, sem se aventurar nos movimentos ofensivos, que lhe diminuiriam a qualidade defensiva que mais se destaca nele. Nani começa a actuar como playmaker, numa posição mais interior onde se dá melhor, sendo o jogador eficaz para fazer a ligação defesa-ataque como já provou mesmo quando jogava em posições mais laterais. Agora gostava de saber a tua opinião acerca da posição ideal para Moutinho..na minha opinião gostava de o ver mais vezes como playmaker, porque sinto-o às vezes muito escondido do jogo por jogar numa posição mais lateral do meio-campo, e julgo que nessa posição poderia usufruir de estar mais tempo em jogo tanto nas fases defensiva como ofensiva, provando o talento e dedicação com ainda maior regularidade. O treinador já o colocou nessa posição algumas vezes, verifiquei que não brilhou muito, talvez pela sua menor robustez física, mas gostava que ele tivesse mais dessas oportunidades. Mas como te disse, gostava de saber a tua opinião porque eu sou um simples adepto com ideias muito falíveis, e tenho gostado muito de aprender contigo e partilhar as minhas perspectivas neste blog.

Gonçalo

 
At 20:03, Blogger samuel said...

"Comentário perfeito!!
Desde já tenho de agradecer o facto de teres começado a escrever em português, eu compreendia a tua posição anterior, mas de facto assim torna-se mais fácil eu compreender a tua mensagem, apesar de perceber o Inglês escrito mas exige mais atenção e esforço.
E depois agradecer o que senti com este comentário e com outros que já tens feito, e que me levaram a compreender as minhas naturais limitações de análise futebolística que tu conseguiste mostrar-me de forma tão clara e consistente. De facto, aprecio bastante os teus comentários, a tua coerência e lucidez com que abordas os temas relacionados com o Sporting, principalmente das análises técnico-tácticas que fazes. Estás de parabéns André!!"

assino por baixo.

 
At 21:13, Blogger ACF said...

"De facto, aprecio bastante os teus comentários, a tua coerência e lucidez com que abordas os temas relacionados com o Sporting, principalmente das análises técnico-tácticas que fazes. Estás de parabéns André!!"

Muito obrigado, fico feliz de exprimir os meus pensamentos e ver que os outros gostam das minhas opiniões. Eu fui daqueles que estiver no aeroporto pós-Alkmaar e agradeci a Peseiro quando este ia a sair do Alvalade XXI no seu carro nessa noite mas tinha noção que com aquele modelo de jogo era "matar ou morrer" e não se podia esperar que o Sporting ganhasse muitos jogos porque aquilo era uma autêntica roleta russa quando defrontávamos equipas de ataque e suicidio contra equipas rápidas nos flancos apostadas no contra-ataque. Perdi respeito por Peseiro foi por não se ter demitido após o desaire 3-0 em Paços de Ferreira e ter-se agarrado ao lugar durante 2 semanas até a Académica ter vindo meter o último prego na caixão.

"Já agora, eu não sei o que fazes mas nunca pensaste em ser treinador? Sinto que tens as qualidades necessárias, porque um bom treninador na minha opinião não é aquele que sabe mais teoria sobre o futebol, mas aquele que tem um espírito observador capaz de ler o jogo e as características dos seus jogadores. E tu tens essa capacidade;)"

Obrigado, eu acho que a caracteristica mais importante para ser um bom treinador é inteligência e sensatez e realmente ser bom observador e tentar perceber o porquê das movimentações dos jogadores porque isto não é assim tão complicado e por vezes se uma pessoa tiver lucidez e sensatez é fácil perceber onde a sua equipa está a falhar ou onde o adversário pode ser explorado. O Paulo Bento ainda é um treinador em crescimento mas é daqueles que francamente raramente comete erros ridiculos, as opções dele são lógicas e simples, não se vê as chamadas "invenções". Critico Paulo Bento mas mesmo nos aspectos em que discordo com ele consigo entender o seu ponto de vista, nunca o vejo fazer disparates embora tenha cometido alguns erros mas com intenções perfeitamente compreensíveis. Costumo dizer que PB é o "treinador do bom senso".

Gosto muito de futebol, por vezes não entendo aqueles que são adeptos durante 50 anos mas quando falo com eles percebo que para eles aquilo é apenas 22 tipos a chutar uma bola, não têm noção dos aspectos tácticos ou o que está determinado jogador a tentar fazer. Para mim é uma guerra, uma estratégia com 22 peças e os comandantes do alto tentam ler e perceber onde reside a fraqueza, como potenciar as suas qualidades e camuflar as suas deficiências, quem está a anular o seu homem chave, como iludir o adversário, etc. É um jogo de Xadrez e de táctica, nesse aspecto para mim o futebol é lindo, é belo, para mim nunca são apenas homems a correr e a chutar a bola, existe intenção, existe propósito para as suas acções e gosto de tentar perceber o que vai na cabeça do treinador e como as 11 "extenções" da sua mente tentam atingir esse objectivo em campo. Particularmente gosto de defesas ou jogadores de caracteristicas defensivas, é uma batalha de marcações e daqueles que tentam soltar-se do seu marcador, marcação zonal, homem-a-homem, defesas em linha subidas à procura do fora de jogo, etc os aspectos defensivos do futebol fascinam-me. O futebol é uma batalha equilibrada de acções, reacções, incursões e anulações dessas mesmas incursões até ao ponto em que está 0-0 e ninguém consegue desfazer o "deadlock" e por isso existe sempre a procura daquele rasgo de génio que desiquilibre o jogo a favor de uma das equipas e altere aquele delicado equilibrio. É belo, não diria que sou um adepto de futebol, diria antes que sou fascinado por futebol.

"Não queria tecer grandes comentários ao teu post porque está na minha opinião muito completo, apenas dizer que sempre fui um defensor de José Peseiro, para mim um dos treinadores que me deu mais alegrias desde que me conheço sportinguista. Não sou ingrato e não me esqueço das alegrias proporcionadas pelos grandes espectáculos que o Sporting dava na época do Peseiro, não me esqueço da chegada à final da taça Uefa, não me esqueço que estivemos quase para ganhar tudo num única época e, infelizmente, não conseguimos...Claro que percebia que Peseiro exagerava no futebol ofensivo e que descurava muitos aspectos defensivos que constituem a base de uma equipa, daí o facto da irregularidade praticada no seu ano que tornou o Sporting na equipa do "quase"...Mas lá que tivemos grandes jogos de futebol, lá isso não nos podemos esquecer..."

Acredita que se a defesa não estivesse TÃO subida e 2º se o quarteto defensivo fosse mais rápido o Sporting teria sido mais consistente porque como já disse em questão de movimentação em campo esse Sporting Peseirista não é muito diferente do estilo de futebol que Arsene Wenger instalou no Arsenal mas para jogar esse futebol é preciso jogadores muito rápidos e com grande resistência aeróbica e nesse XI de Peseiro só havia um velocista, Liedson. Não existem tácticas erradas, podem é haver tácticas que não são viáveis se as caracteristicas do plantel não corresponderem e o Peseiro cometeu o pecado de querer implementar um modelo de jogo num plantel que simplesmente não era talhado para isso. Ele muito inteligentemente comprou o Tonel para adicionar velocidade e jogo aéreo ao quarteto defensivo.

"Agora gostava de saber a tua opinião acerca da posição ideal para Moutinho..na minha opinião gostava de o ver mais vezes como playmaker, porque sinto-o às vezes muito escondido do jogo por jogar numa posição mais lateral do meio-campo, e julgo que nessa posição poderia usufruir de estar mais tempo em jogo tanto nas fases defensiva como ofensiva, provando o talento e dedicação com ainda maior regularidade. O treinador já o colocou nessa posição algumas vezes, verifiquei que não brilhou muito, talvez pela sua menor robustez física, mas gostava que ele tivesse mais dessas oportunidades."

Vou essencialmente ao encontro do que tú dizes, gostava de o ver ter mais oportunidades a Nº10 mas ele não tem tido muita sorte a jogar nessa posição ultimamente. Não é a mesma coisa ser Nº10 numa equipa de Juniores como ele era e 2 anos depois pedirem-lhe que volta a actuar nessa posição contra homems adultos. Enquanto o Nani estiver no Sporting não acredito que o JM28 actue com regularidade a Nº10, ele parece ter falta de presença fisica quando joga mais próximo dos centrais e cai na zona de marcação zonal do trinco adversário. Vs Dinamarca notou-se que o Moutinho tinha muita dificuldade em segurar a bola (algo no qual Pedro Barbosa era um génio) quando jogava mais adiantado.

P.S. Tirei o curso de preparador fisico e considerei aventurar-me no futebol como treinador de iniciados mas com 30 anos de idade que tinha na altura não me quis meter numa aventura dessas.

André

 
At 13:34, Blogger ACF said...

"De ressalvar uma execpção aos melhoramentos: CUSTÓDIO.
" parece-me que não corre depressa etambem nao passa a bola depressa. Rematar não é com ele, ganhar bolas sem falta tambem não. Atacar não lhe está no sangue e posicionamento é a unica coisa que tem. Mas isso tambem tinha Luis Loureiro. Porque não seguiu custódio a mesma linha de saída?"

Antes de mais, uma coisa é um trinco posicional e outra é um trinco recuperador de bolas, quando se joga com um único trinco esse jogador é de caracteristicas posicionais e tem como função preencher o espaço entre o meio-campo e os centrais, cortar linhas de passe sem adbicar muito da zona que está a preencher, avança até á linha de meio campo para criar situações de superioridade numérica e recua quando não tem apoio no meio-campo de maneira a tornar-se o 3º central e libertando um dos outros centrais para ir dobrar o lateral no flanco que está a ser explorado pleo adversário. O Custódio faz esta missão de trinco posicional na perfeição tal como Costinha fazia no Porto.

O Custódio com 20 anos fez uma época excepcional com Fernando Santos em 03/04 num sistema no qual ele Polga e Beto constituiram um triangulo defensivo fantástico, com automatismos plenamente assimilados no final de época e na qual a qualidade de passe de Custódio na transição defesa-ataque era notável.

Com a saida de Fernando Santos chegou Peseiro que em 04/05 preferiu começar a época com Tinga em vez de Custódio e bem sabemos como o Sporting teve um péssimo principio de campeonato. E em 2005/06 Peseiro preferiu começar com Luis Loureiro em vez de Custódio e mais uma vez um péssimo incio de campeonato.

Com Fernando Santos e Paulo Bento Custódio cumpre na perfeição aquilo que os treinadores lhe pedem na função de trinco posicional e na qual era (é) auxiliado por um trinco auxiliar (Rochemback em 03/04 e Moutinho em 05/06 ou como Maniche fazia por Costinha ou Meireles faz por Assunção) mas com Peseiro Custódio estava constantemente acima da linha de meio campo e a equipa era apanhada no contra com várias unidades de caracteristicas defensivas mal posicionadas no terreno.
É certo que com Peseiro Custódio revelou que é bom cabeceador e útil em jogadas de bola parada se estiver no 2º poste mas em contrapartida o Sporting passou a sofrer muitos mais golos e a função de Custódio é a transição defesa-ataque e preenchimento de espaços no meio-campo defensivo e nunca a de marcar golos. Quando Custódio estiver reabilitado vai recuperar o lugar de trinco e Miguel Veloso irá para interior-esquerdo ou central na esquerda do eixo.

Custódio em 7 jornadas (630 minutos) em 2005/06 com Peseiro apenas jogou 155 minutos, nas restantes 27 jornadas (2430 minutos) orientadas por Paulo Bento o Custódio joguou 2204 minutos ou seja 91% do tempo possível e foi uma peça integral na defesa de aço que o Sporting demonstrou na 2ª volta. É um excelente jogador e fico muito feliz de o ter no Sporting.
Estamos a falar de um jogador que em 3 épocas com 3 treinadores diferentes fez mais de 100 jogos com a camisola do Sporting exactamente porque tem valor mas no caso do Custódio a sua verdadeira valia é no aspecto tactico e nem todos os adeptos sabem apreciar isso. O Custódio é um óptimo jogador e tem todo o meu apoio.

"Quanto ao resto, não é novidade para ninguem! Só Peseiro é que não via isso. E para culminar em vez de trazer laterais rápidos ou pelo menos, MAIS rápidos, do que os que lá tínhmaos, resolveu trazer "velocidade da luz" Wender e João Alves..."

Eu gosto do João Alves embora o futuro possa vir a provar que realmente não tem "personalidade" para jogar num clube como o Sporting mas em termos de qualidade técnica é bem acima da média, tem passe razoável e em termos de cultura táctica é muito bom, gosto do jogador mas................. tem que ser menos "introvertido" em campo, é francamente interessante a interior-direito de caracteristicas defensivas e PB acredita que pode ser opção para trinco.
Acredito que João Alves é um pouco como Tello, são peças que podem ser uteis na rotatividade da equipa a meio e final de época quando o resto do XI já está bem automatizado e rodar uma peça ou outra não provoca grandes "perturbações", são jogadores de equipa sem serem necessáriamente titulares, desde que saibam os seus lugares na estrutura do clube e não levantem ondas por mim são bem vindos.

Quanto a Wender, sempre fui contra a sua vinda (e a de Luis Loureiro, Labarthe, Koke e Manoel para o Sporting) mas é um jogador claramente talhado para um 4-3-3 e Peseiro teria em mente formatar um sistema alternativo com Wender e Douala nas alas a servir um avançado-centro. Wender é bom jogador mas sou completamente contra investimentos em jogadores de 30 anos de idade pois fazem muito pouco sentido no plano Económico-Desportivo.

P.S. o sistema não se alterou assim tanto entre os 2 treinadores, Bento usa um 4-4-2 losango puro e Peseiro era mais 4-1-3-2 mas bastante semelhante ao losango agora usado, onde eles diferiam (e MUITO) era mesmo no posicionamento dos jogadores no modelo de jogo como eu ilustrei no 2º gráfico.

André

 
At 13:42, Blogger ACF said...

"em relação ao Moutinho a posição ideal para ele é no miolo mesmo. Sem ninguem na frente. Num 4x3x3 essa posição caí-lhe que nem ginjas. Sempre MVP, sem hipotese"

É dificil jogar um 4-3-3 sem 2 extremos que dêm garantias e um avançado-centro fisicamente forte e e bom cabeceador.

Um 4-3-3 "bem aberto" hoje em dia também não é a mesma coisa que um 4-3-3 de á 15 anos atrás, existem menos espaços nas alas defensivas para serem exploradas por flanqueadores, hoje em dia os estremos já jogam de uma maneira mais compacta ou pelo menos um deles joga mais a "Right-Forward"/Left-Forward do que colado na linha porque cada vez mais as equipas querem-se compactas e com grande capacidade de sofrimento para virem jogar em profudnidade defensiva numa transição ataque-defesa quando a equipa perde a bola.

O 4-3-3 atacante é uma versão "romântica" do futebol de ataque mas está a tornar-se algo ultrapassada excepto na Holanda.

O PB está diferente do que era tacticamente no primeiro trimestre de 06 mas não o imagino a jogar 4-3-3 de ataque, nem hoje nem dauqi a um ano, não parece ser o tipo de futebol que reflecte a sua personalidade e maneira de ser.

André

 
At 22:16, Blogger ACF said...

"Como é hábito o teu comentário é interessante e concordo com a maior parte do que dizes, sobretudo quando reconheces que o Peseiro afinal não era assim tao mau como muitos o pintaram (e pintam).

No entanto não concordo com a afirmação de que o futebol é cada vez mais uma ciência e menos um jogo onde a sorte é um factor preponderante."

Eu disse que a depêndencia da sorte é menos, não disse que a sorte não existe ou não seja um factor.

Mas com organização, competência e ética de trabalho conseguem resultados melhores do que com sorte. Eu que eu queria afirmar é que ainda existe muito aquela mentalidade tolinha dos amuletos e rituais supersticiosos e outras patetices, principalmente em Portugal.

O futebol óbviamente dificilmente será uma ciência porque uma equipa são XI variáveis na equação e basta 9% da equação não ter ambição ou profissionalismo e o resto da máquina a 91% ou a 82% deixa de ser a máquina. É fácil manter um jogador motivaod mas um plantel inteiro.

O Milan de Arrigo Sacchi era invencivel mas em 2 a 3 anos quando 2 ou 3 peças perderam fulgor as pessoas perceberam o quanto essas peças eram fulcrais e insubstituiveis e a magia não seria reposta com peças sobreselentes.

O grande Milan, nunca me canso de falar deles, Maldini, Costacurta, Baresi, Tassoti, que Back-4, que maravilha.

André

 

Enviar um comentário

<< Home