Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Sporting 2 - 0 União de Leiria (5ª Jornada)




GOLO SPORTING 34º minuto, Nani de pé direito.
Assistência de Alecsandro (com o pé direito).

GOLO SPORTING 56º minuto, Liedson de Penalty com o pé direito.
Assistência de Nani (derrubado na área).

Substituições:

Minuto 85, João Alves substitui João Moutinho.
Minuto 60, Carlos Paredes substitui Rodrigo Tello.
Minuto 60, Yannick substitui Alecsandro.

Indisciplina:

Marco Caneira, 1 Cartão Amarelo.
Miguel Veloso, 1 Cartão Amarelo.

Observações:

1ª Parte:

Apesar de Nani estar a jogar a Nº10 é palpável que para compensar o facto do sistema táctico não possuir flanqueadores o modelo de jogo desdobra-se de maneira a que do tridente da frente Nani cai para o flanco esquerdo à procura de espaços enquanto Liedson faz o mesmo pela ala direita e com apenas Alecsandro mais fixo no meio.

Mais uma vez é notório como a constante rotatividade de laterais por parte de Paulo Bento prejudica o estabelecimento de automatismos no quarteto defensivo e hoje é perceptivel como Tonel não está a dobrar Abel adequadamente na direita pois está habituado ao estilo mais defensivo e menos arriscado de Miguel Garcia que requere menos atenção por parte de T13 e o Leiria já percebeu isto e está a canalizar o seu ataque pelo seu corredor esquerdo surgindo muitas vezes nas costas de Abel.

É demais evidente a falta de centimetros neste meio-campo Leonino com João Moutinho e Rodrigo Tello como primeira linha de filtragem do jogo ofensivo do Leiria bem como o facto de Miguel Veloso no jogo aéreo ser inferior a Custódio.
Apesar da sua garra e perseverança Miguel Veloso deixa o adversário arriscar muitos remates frontais de 30-40 metros que não eram habituais com CC27 a titular. Gostaria de ver num futuro breve uma combinação de Custódio a trinco, Miguel Veloso a "Interior-Esquerdo" e Moutinho a "Interior-Direito".
É curioso ver Moutinho a jogar na direita quando o seu habitat natural tem sido mais na esquerda, isto pode ser um periodo de adaptação planeado por Paulo Bento tendo em vista uma permanente mudança de JM28 para a direita com a chegada de outro elemento para a posição de interior-esquerdo em Veloso ou até mesmo Ronny ou quem sabe o ambidextro Carlos Martins.

PB tem que tirar o Tello e meter um elemento que seja claramente mais ofensivo ou claramente mais defensivo que RT11 porque senão o JM28 não sabe se deve ir para a frente apoiar Nani com a ideia de que Tello fica a proteger-lhe as costas ou se deve ficar no meio-campo a proteger Veloso com a ideia de que Tello irá para a frente apoiar Nani.
Tello é um bom elemento para entrar no XI de uma equipa já bem rotinada a meio da época na qual se possa "rodar" uma peça ou outra mas nesta altura do campeonato não me parece opção viável para o XI.

Posse de Bola aos 45 minutos: Sporting 68% - 32% Leiria.

2ª Parte:

O Penalty de Liedson, acho bem que se dê hipótese a um goleador comprovado de marcar para adequirir confiança mas por outro lado não me esqueço dos 3 penalties flahados por Liedson desde Maio de 2005 os quais foram mal marcados e alguns de forma displicente.
Se ele tivesse falhado PB merecia ser criticado pela sua teimosia ou lealdade excessiva pelo seu jogador. Diga-se de passagem que Liedson desta vez converteu o Penalty de forma soberba, como diria o fastidioso Gabriel Alves foi um "gesto técnico perfeito", muito bem colocado este castigo máximo.
Penso que o próprio Nani converte muito bem os Penalties e espero que seja candidato a converter alguns ao longo da época.

Este Leiria desde que tenha um Douala ou Sougou parece que tem uma predisposição genética para apostar no contra-ataque, independentemente da nossa posse de bola ser esmagadora a verdade é que o Leiria está bem vivo e ao contrário do que tinha ouvido falar eles jogam a um nível bastante razoável e este Sporting está ao alcance deles.

Muito bem Nani, a recuperar bolas mesmo à entrada da grande área do Sporting e a lançar o contra-ataque, é este tipo de inter-ajuda entre sectores que fica muito bem visto a um jovem de 19 anos se queremos ver a equipa a defender em bloco.
Nani expulsou Éder, fez um golo e uma assistência, sim senhora, e acredito que o SCP vai marcar um 3º. Nani a entrar pela esquerda e Moutinho pela direita conseguem lateralizar o jogo mesmo à entrada da grande área do Leiria como 2 pivots a jogar Ping-Pong à espera que Yannick se desmarque. A cultura táctica de Nani é cada vez mais ao nível da de Moutinho.

Homem do Jogo: Nani, quem mais podia ser? 1 golo, 1 assistência, expulsou um adversário e cada vez mais recua no terreno para recuperar bolas e quando avança já não se limita a utilizar os seus rasgos individuais procurando agora organizar o jogo à entrada da área, muito bom mesmo.
Tenho que mencionar igualmente o brilhante Anderson Polga, está um senhor jogador aos 27 anos de idade. Para mim AP4 tem sido o elemento mais constante deste Sporting 2006/07, atléticamente banal mas com uma qualidade técnica no passe e especialmente no desarme notável, uma capacidade de leitura de jogo e posicionamento na antecipação que compensa a sua deficiência em termos de velocidade.
Quem ainda fica admirado que a A.S. Roma o tenha tentado contratar antes de se decidir por Philippe Mexès? Se o furtivo Liedson é o bombardeiro invisivel então Polga é o sapador invisivel, não é vistoso, não é exuberante, não tem carisma mas jogo após jogo com grande calma e uma enorme classe limpa a grande área de qualquer prevaricador que nesta ouse entrar. A trave mestra do Sporting de Paulo Bento.

225 minutos sem sofrer golos na Superliga BWin.
175 minutos desde que o Spartak marcou aos 5 minutos a 27/09 na CL.

5 Jornadas (450 minutos):

Ricardo 450 minutos.
Anderson Polga 450 minutos.
Liedson 450 minutos.
João Moutinho 445 minutos.
Nani 405 minutos.
Tonel 370 minutos.
Miguel Veloso 360 minutos.
Marco Caneira 297 minutos.
Ronny 243 minutos.
Miguel Garcia 225 minutos
Romagnoli 223 minutos.
Alecsandro 205 minutos.
Rodrigo Tello 178 minutos.
Carlos Bueno 158 minutos.
Yannick 155 minutos.
Abel 135 minutos.
Carlos Martins 90 minutos.
Custódio 45 minutos.
Deivid 31 minutos.
Carlos Paredes 30 minutos.
João Alves 5 minutos.
Tiago.

Goleadores:

Nani, 3 golos (em 405 minutos).
Deivid, 2 golos (emn 31 minutos).
Alecsandro, 1 golo (em 205 minutos).
Tonel, 1 golo (em 370 minutos).
Liedson, 1 golo (em 450 minutos).

Líderes de Assistências:

Nani, 2 assistências (em 405 minutos).
Deivid, 1 assistência (em 31 minutos).
Carlos Bueno, 1 assistência (em 158 minutos).
Alecsandro, 1 assistência (em 205 minutos)
Ronny, 1 assistência (em 243 minutos).
Liedson, 1 assistência (em 450 minutos).
João Moutinho, 1 assistência (em 445 minutos).



André

12 Comments:

At 02:32, Anonymous Anónimo said...

Só um comentário em relação à táctica de hoje: o lateral mais ofensivo foi claramente Caneira. A primeira parte foi jogada quase toda pelo flanco esquerdo só no final do jogo foi mais explorado o outro flanco.

 
At 03:58, Anonymous Anónimo said...

O Miguel Veloso levou amarelo e o Caneira também, não o Polga. Que vergonha, André, andas desatento... tou a brincar, continua o óptimo trabalho, muitas vezes quase em tempo real, como nas tuas análises de alguns jogos. Um abraço

 
At 04:22, Anonymous Anónimo said...

O Miguel Veloso secou o Harisom, cada vez mais gosto do miúdo a trinco. Apesar de também gostar muito do custódio, encontra-se um dinamismo no Veloso que não se encontra no Custódio e também no Paredes. O Caneira dá muito equilíbrio aquele flanco, tacticamente é fantástico, compensando assima algumas dificuldades técnicas, que pouco se notam. É um autêntico pêndulo naquele flanco. O Moutinho continua no seu estilo certinho, mas parece-me que é a altura de mostrar um pouco mais. É um óptimo jogador de equipa, mas às vezes parece-me que poderia dar um pouco mais. Não percebi ainda qual será a posição ideal para que mostre o que já demonstrou do que é capaz. Mas também é verdade que o Sporting não pode formar só craques, tem que formar também jogadores para jogar durante muito tempo no Sporting, e não apenas estrelas para sairem emv2,3 anos. Onde será que o Moutinho se enquadra? Num jogador formado pra sair para uma grande equipa (como parece que está destinado ao Nani), ou em alguém para fazer umacarreira a longo prazo no Sporting?
O Polga foi fantástico, concordo em pleno contigo. Concordo também com a tua análise ao Tello, pareceu-me um pouco descoordenado até.
Quanto ao Djaló,tenho que admitir que é um jogador que nunca me encheu o olho. É novo, tem margem de progressão,etc, mas além do jogo com o Benfica na pré-época, não tem demonstrado muito, e não gostei nada dele no torneio de toulon, onde nem foi titular indiscutivel. Mas se tiver relamente valor e explodir, o Sporting é sem dúvida o melhor clube pra isso, num outro grande qualquer já era uma carta fora do baralho. O Sporting dá espaço e oportunidades aos seus jovens e acarinha-os. OPostiga no Porto, por exemplo, apesar de ser um jovem da casa é assobiado e mal visto pelos adeptos, apesar da boa época no FCP de Mourinho em 2003 e de até já ter marcado 2 bons golos esta época. No sporting Postiga nunca seria tratado como está a ser. É só um exemplo.
O Abel está a demorar a carburar e a mostrar o nível da última época. Parece que ainda não recuperou daquela péssima 1ª parte contra o Boavista
Liedson incasável, aparece em todo o lado, e não é a única referência de ataque do Sporting, temos muita gente a aparecer em zona de finalização, e quando lá chega, depoisde ter aparecido nas jogadas em terrenos mais recuados, talvez surja já cansado para finalizar como estávamos habituados. Tem outro papel nesteSporting, tão ou mais importante que o anterior, mas brilha menos. O Alecsandro parece-me a melhor opção para jogar ao lado do Levezinho, e espero que continue a evoluir e a adaptar-se à equipa e ao campeonato. Espero quesejadesta que o Liedson tenha um companheiro à altura.

De resto, até que enfim que se começa a falar nestacoisa estranha de termos jornadas de segunda à sexta, para darmos um jeitinho aos clubes das competições europeias e...à Sporttv. Mais uma idiossicrasia do nosso futebol.

Ah, e li um comentário interessante no maisfutebol dum português que trabalha na Noruega e, sem ser sócio, compra bilhetes para ver o Rosenborg a 10 euros. Bem sei que o campeonato norueguês não é grande coisa, mas trata-se do maior clube norueguês e da....Noruega, que tem o nível de vida quese sabe.

Saudações leoninas, e nunca é de mais salientar o teu óptimo trabalho no blog. Quem corre por gosto não cansa não é?

 
At 10:30, Blogger ACF said...

Jorge, não creio que na crónica em si eu mencione que o Abel está a atacar mais que o Caneira. O Gráfico do sistema é feito assim que conheço o XI inicial e devido às suas caracteristicas era de esperar que o Abel fosse o lateral mais ofensivo quando em combinação com Caneira pois geralmente é sempre assim.
Apercebi-me que o Caneira ontem realmente estava mais atrevido e o Abel ainda não é o Abel a que nos habituá-mos. o Caneira combinou bem com o Nani na esquerda e o Liedson descaiu para a direita para tentar dar mais diNâmica a esse flanco devido ao mau momento do Abel. O Caneira ontem jogou muito bem.

MourovskY, quando estou a escrever a crónica e a ver o jogo nem sempre notamos tudo, geralmente no fim vou ao Maisfutebol ver a ficha de jogo para saber o termpo das substituições e cartões amarelos e eles lá dizem que foi só o Polga, diga-se de passagem que não é a primeira vez que se enganam.
Sim, eu tento ir vendo e escrevendo por isso é em tempo real e por isso se pode ler eu a dizer que "e acredito que o SCP vai marcar um 3º" que depois em retrospectiva parece tolinho mas naquela altura devio à pressão e as combinações de N18 e JM28 à boca da área dava a entender que o 3º estava eminente.

Um abraço para os dois.

P.S. Achava muito giro quando os 3 jornais desportivos escolhiam a mesma pessoa para homem do jogo porque gostava dessa sintonia. E agora que faço crónicas fico divertido quando escolho o João martins como Homem do jogo no SCP VS SLB e 6 dias depois o jornal "desporto jovem" diz o mesmo. Ontem disse que para mim Polga tinha sido extraordin+ario e hoje "O Jogo" diz que é o homem do jogo. Para mim isto é como uma validação do meus instintos.

André

 
At 11:05, Blogger ACF said...

"O Miguel Veloso secou o Harisom, cada vez mais gosto do miúdo a trinco. Apesar de também gostar muito do custódio, encontra-se um dinamismo no Veloso que não se encontra no Custódio e também no Paredes."

Concordo plenamente, eu acho que tanto num 4-4-2 losango, 4-4-2 defensivo com duplo pivot ou um 4-3-3 (variante 4-1-2-3) existe espaço para o Custódio e Veloso poderem jogar em conjunto mas sempre com Custódio mais recuado. o Veloso apesar de não ser muito rápido indubitávelmente tem maio dinâmico de movimento e pressiona mais e penso que poderia jogar em conjunto com o Custódio.
Muitas vezes quando apanhados no "contra" pelos flancos o Custódio poderia recuar para central (libertando um dos centrais para ir fazer a dobra no flanco) e Veloso reposicionava-se na posição original (trinco) de Custódio. Acredito que eventualmente o Custódio vai recuperar a titularidade e Veloso jogará mais adiantado a Interior-Esquerdo e gostava muito de ver Moutinho com eficácia a "Interior-Direito", com estas 3 unidades nas costa do Nani penso que haveria um grande equilibrio pois permitiria ao Sporting defender com 6 unidades e atacar com 5 porque o Moutinho é igualmente eficaz na contenção ou no ataque e eximio na transição entre os 2.

"O Moutinho continua no seu estilo certinho, mas parece-me que é a altura de mostrar um pouco mais. É um óptimo jogador de equipa, mas às vezes parece-me que poderia dar um pouco mais. Não percebi ainda qual será a posição ideal para que mostre o que já demonstrou do que é capaz."

Pessoalmente acho que joga melhor a Nº8, ele tem mais qualidade técnica do que aquilo que dá a entender a jogar nesta posição porque ele é um Nº10 de raiz e foi formado assim na Academia mas das poucas vezes que jogou a Nº10 nos últimos 24 meses apenas na Taça de Portugal Vs Académica fez um bom jogo. É dificil andar a jogar a Nº8 e pedirem-lhe que de um jogo para o outro vá para Nº10 e jogue como jogava na formação. Ele tem tido algumas dificuldades em segurar a bola quando joga mais adiantado. Não é trinco, não tem tido as oportunidades de se cimentar como criativo mas como unidade de transição tem jogado bem ou muito bem sem grandes oscilações, se isto é o pior que ele sabe jogar então em nada estou preocupado, além do que demonstra em cmapo ele é também um campeão da humildade e pessoas com este carácter fazem falta em qualquer XI pela sua garra e determinação de contagiar os colegas para compensar em suor os dias em que têm menos inspiração. Para mim O Moutinho, Veloso e Custódio são todos indiscútiveis no XI e Nani se mostrar consistência também é indiscutivel, penso que o quarteto de meio-cmapo encontrou-se a si próprio.

"Mas também é verdade que o Sporting não pode formar só craques, tem que formar também jogadores para jogar durante muito tempo no Sporting, e não apenas estrelas para sairem emv2,3 anos. Onde será que o Moutinho se enquadra? Num jogador formado pra sair para uma grande equipa (como parece que está destinado ao Nani), ou em alguém para fazer umacarreira a longo prazo no Sporting?"

O Nani pelas suas caracteristicas atléticas é um jogador mais vistoso (tal como Ronaldo é mais que o Quaresma) que o Moutinho por isso nunca tive dúvidas que seria mais apetecivel para os colossos. Não se pode esperar que um jogador como Moutinho que muitas vezes veste o "fato de macaco" tenha o glamour do N18 que é veloz, dribla, já tem os media do seu lado etc. Acredito qu eo Nani sai em Junho mas o Moutinho tenho mais dúvidas a menos que ele carregue no acelarador Vs Bayern e Inter Milan e ser titular com Scolari.

"Quanto ao Djaló,tenho que admitir que é um jogador que nunca me encheu o olho. É novo, tem margem de progressão,etc, mas além do jogo com o Benfica na pré-época, não tem demonstrado muito, e não gostei nada dele no torneio de toulon,"

Vou ser franco, neste momento o Yannick mostrou menos que o Lourenço no Outono de 2003. Os adeptos apaixonam-se com facilidade por estes jogadores só por serem jovems e ouvirem os seus nomes a serem pronunciados pelos comentadores mas até agora o Yannick não me mostrou quase nada e o Veloso não me "agarrou" de imediato mas começa agora a agradar-me mais pois demonstrou que é consistente e imune à pressão.

O Yannick ontem tentou a finta (a mesma com que Ronaldo marcou ao Oliver Kahn no 2º golo em 2002) próximo do keeper, algo que já tinha feito na pré-época e com o mesmo resultado. É humilde, tem técnica e é rápido mas muitos destes pseudo-craque têm que perceber que técnica e velocidade me conjunto é para os Ronaldinhos, Cristianos Ronaldo e Leonel Messis e que nem todos consegue fazer aquilo e o próprio Nani é rápido, sabe fintar mas já percebeu que não sabe fintar como faz o CR7 e por isso faz aquilo que sabe (por exemplo sabe passar melhor a bola que o Cristiano). O Yannick tme talento e apenas presica de um pouco de sorte e limitar-se às suas forças e evitar show-offs que não lhe saiem com naturalidade. A titularidade de Alecsando é perefeitamente natural e não percebo porque razão YD20 foi titular 3 jogos seguidos, assumo que o Alecs não estava em condição fisica ideal.

"O Postiga no Porto, por exemplo, apesar de ser um jovem da casa é assobiado e mal visto pelos adeptos, apesar da boa época no FCP de Mourinho em 2003 e de até já ter marcado 2 bons golos esta época. No sporting Postiga nunca seria tratado como está a ser. É só um exemplo."

Sempre gostei muito da raça do Postiga e que tem aquele valor não o perde, é preciso carinho e paciência, outros dá para ver que nunca tiveram qualidade. Fico aborrecido quando vejo os adeptos a queimarem os jogadores quando têm maus momentos de forma, é preciso diferenciar o "momento de forma" e o "talento natural".

"O Abel está a demorar a carburar e a mostrar o nível da última época. Parece que ainda não recuperou daquela péssima 1ª parte contra o Boavista"

É estranho porque o Abel até parece um individuo com uma grande auto-confiança. VS Massamá na pré-época até foi dos melhores. O Sporting precisa do melhor Abel portanto em jogos de menor risco aho bem que ele jogue o máximo possível para ganhar confiança, aplaudo a aposta de PB no Abel para o recuperar.

"Liedson incasável, aparece em todo o lado, e não é a única referência de ataque do Sporting, temos muita gente a aparecer em zona de finalização, e quando lá chega, depoisde ter aparecido nas jogadas em terrenos mais recuados, talvez surja já cansado para finalizar como estávamos habituados. Tem outro papel nesteSporting, tão ou mais importante que o anterior, mas brilha menos."

Concordo 100% com a análise. o modelo de jogo é diferente e as movimentações e funções do L31 são agora diferentes, Liedson trabalha ainda mais, recupera bolas pelos flancos que é uma coisa doida, ele nunca vai voltar a marcar 25 golos por época mas merece respeito em vez de tanta suspeição porque está a sacrificar-se em prol do grupo de trabalho sem qualquer egoismo.
O Nani é um Nº10 muito solto, tanto descai para o lado esquerdo como também tenta fazer movimentos de ruptura nas costas dos 2 avançados e foi assim que ontem marcou o seu golo. Neste Sporting o Nani, Alecsandro e Liedson jogam todos com grande liberdade de movimento pois sabem que os 2 interiores e o trinco portegem as suas costas.

"Saudações leoninas, e nunca é de mais salientar o teu óptimo trabalho no blog. Quem corre por gosto não cansa não é?"

Por vezes é "time consuming" mas tenho prazer em discutir futebol com pessoas educadas e apaixonadas pelo futebol.

Um abraço.



André

 
At 16:24, Anonymous Anónimo said...

Andre, where's your english??? I can hardly understand portugues. You told it yourself that your blog was created to help foreign fans :(

 
At 16:45, Blogger ACF said...

"Andre, where's your english??? I can hardly understand portugues. You told it yourself that your blog was created to help foreign fans"

I know Alina and I tried for 6 months to be a link between Portuguese Football and English speaking football fans and you noticed the non-Portuguese speakers are in a vast majority, it would be senseless and stubborn to continue in that direction when the English speakers rarely voice their opinions or don't appreciatew my effort, I tried, they didn't take advantage of it so I had to make a strategic alteration.

But anything you need you know you can always count on me to answer in English.

Hey, where's the photos of Sporting in Moscow you promissed me?

André

 
At 15:40, Anonymous Anónimo said...

Andre, photos are terrible)) Gabriel is far from being perfect photographer =) Miguel has red eyes (inspite of this he's really handsome even on those pics) and I'm always terribly non-photogenic, i look on pics like a horse cock))) Portugals will see them and will think that I am horse cock in reality

 
At 20:43, Blogger ACF said...

"Andre, photos are terrible)) Gabriel is far from being perfect photographer =) Miguel has red eyes (inspite of this he's really handsome even on those pics) and I'm always terribly non-photogenic, i look on pics like a horse cock))) Portugals will see them and will think that I am horse cock in reality"

I've never taken to examine a horse's genetalia but your photos were on several Portuguese newsnpapers and you did not look like a horse cock at all. If you do then I gess an horse's penis has some quality to it that I wasn't aware of.

Come on, just one tiny little photo of Miguel or some other player, please.

André

 
At 14:40, Anonymous Anónimo said...

Horse cock is the popular abusing expression in Russia))) I often use it) don't take it literally=)

Photos are terrible! Gabriel managed to catch the moment when Miguel who was walking towards the tonnel would turn head to me=) but there was too dark.
Though I can send it 2 U.

Hm, Andre, would U mind being so kind as to scan MGs interview from the SPORTING journal. With pics. Wanna read=)

 
At 20:04, Blogger ACF said...

"Horse cock is the popular abusing expression in Russia))) I often use it) don't take it literally=)"

Okay, thanks, dickhead.

Photos are terrible! Gabriel managed to catch the moment when Miguel who was walking towards the tonnel would turn head to me=) but there was too dark.
Though I can send it 2 U.

Please do.

Hm, Andre, would U mind being so kind as to scan MGs interview from the SPORTING journal. With pics. Wanna read=)"

I haven't received this week's paper yet, if I don't get it tomorrow I'll go out and buy it and I'll then gladly scan the pages and E-Mail them to you.

P.S. What's this I heard about you sister being a Portista?

André

 
At 08:02, Anonymous Anónimo said...

My sister is strange girl=) she likes Porto and SCP both. Recently SCP won the first place in her heart))) I'm so glad (did [b]Jose[/b] say you about my sister?) But she supports Porto as well and doesn't support them ONLY when FCP plays against SCP.

 

Enviar um comentário

<< Home