Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

terça-feira, outubro 03, 2006

O 2º Regresso do Filho Pródigo?



Jornal Espanhol Superdeporte (Edição de 3 de Outubro):

"Club, jugador y agente han llegado a un acuerdo para buscarle salida en diciembre
Hugo Viana saldrá como cedido en el mercado invernal
Hugo Viana saldrá del Valencia en el próximo mes de diciembre cuando se abra el mercado invernal. El luso, su agente y el club ya han llegado a un acuerdo para intentar buscarle salida ante lo poco que está contando el jugador para el técnico y después de que las tres partes hablasen entre el viernes y el sábado de la semana pasada.

El luso, que llegó procedente del Newcastle a principios de la pasada campaña y fue adquirido en propiedad para cinco temporadas (acaba contrato en junio de 2011) a finales del pasado ejercicio por dos millones de euros, tan sólo ha jugado los últimos minutos del encuentro ante el Barcelona en lo que llevamos de campaña y, sin ir más lejos, se quedó fuera de la última convocatoria el pasado sábado para recibir al Nàstic pese a que Quique tenía lesionados a Marchena y Baraja. Eso, unido al hecho de que se quedase fuera de la última lista de Scolari con Portugal -se lo llevó al Mundial por delante de Quaresma pese a su condición de sub´21, pero ahora ante la ausencia de minutos ni lo ha convocado- motivó que el propio jugador, su agente y Carboni llegasen a la conclusión de que lo más conveniente es que salga.
Viana, pese a no jugar demasiado, quedó cuarto clasificado del Mundial de Alemania y eso hizo que equipos de cuatro países (España, Portugal, Francia e Inglaterra) se pusiesen en contacto con el entorno del jugador antes de iniciar esta temporada para sondear su disponibilidad teniendo en cuenta que la temporada anterior apenas había contado para Quique. Sin embargo, el futbolista optó por quedarse en el Valencia, aunque han bastado dos meses para que, ante la falta de oportunidades, se haya planteado buscar salida. Sus preferencias a día de hoy pasan por jugar preferentemente en España porque su experiencia en Inglaterra no le convenció en absoluto y no quiere regresar allí."




Mas óbviamente que o Hugo Viana vai sair em Dezembro, só não via isso quem não estivesse atento.
Em 2005/06 ele jogou 4 jogos a titular pelo Valencia e entrou como substituto em 15 deles mas em 2006/07 em 9 jogos oficiais realizados pelos Valencianos o HV45 não jogou 1 único minuto no tempo regulamentar (entrous aos 90 para substituir Albelda Vs Barcelona).

Em 2001/02 jogou 1786 minutos pelo Sporting na liga e marcou um golo.
Em 2004/05 jogou 2326 minutos pelo Sporting na liga e marcou 6 golos, mais outros 5 na Taça UEFA e foi o 2º melhor marcador dos Leões apesar de perder fulgor na recta final e ter justamente perdido a titularidade.

Por mim seria recebido de braços abertos de volta em Alvalade, prefiro este ao Carlos Martins, são jogadores de caracteristicas atléticas diferentes mas o Hugo Viana tem uma produção bem mais consistente e seria uma grande adição para "Interior-Esquerdo".
Como Nº10 nem pensar, o HV45 é o tipico Nº10 de tempos já passados, para o futebol moderno é preciso organizadores de jogo com velocidade e agressividade mas o Hugo sem dúvida iria adicionar qualidade ao lado esquerdo do losango neste nosso Sporting, se fosse outro empréstimo de 6 anos estilo Caneira eu ficaria extremamente feliz.

Neste momento o Hugo Viana tem que relançar a sua carreira à medida que se aproxima dos 24 anos de idade, para o fazer tem que ir para um clube onde exista menos qualidade/competitividade ou onde exista mais confiança no seu talento e o Sporting seria o sitio ideal para isso. Se ele der outro tiro no pé e for para um clube de igual estatura ao Valencia e onde os treinadores não conheçam o seu real valor então vai ser outra época para esquecer. Que venha para o Sporting, que mostre maior apetência por ajudar a defender no meio-campo e não tenho dúvidas que dará muitas alegrias aos adeptos e eventualmente aos Portugueses através de Scolari.



André

14 Comments:

At 17:26, Anonymous Anónimo said...

Também gostava que ele voltasse.
Aquele pé esquerdo e aquela visão de jogo..

 
At 17:32, Anonymous Anónimo said...

queria felicitalo pelo seu blog e pedir-lhe para passar por aqui www.primeiraliga.com, foi lá que tive conhecimento do seu blog, falaram muito bem dele lá, registe-se!

 
At 17:52, Blogger ACF said...

Davids, ele não é muito rápido o que seria vital para fazer as transições no meio-campo de uma equipa como a nossa que vive muito do contra-ataque mas tem uma qualidade de passe longo fantástica que já vi rasgar muitas defesas.

Ele não consegue aprender a ser mais rápido e explosivo como o é o CM10 mas se estiver disposto a pressionar mais e a ajudar a defender quando a equipa não tem a bola seria uma adição de luxo ao nosso losango, PB teria muitas opções. Além disso é um rapaz bem formado, excepto naquela ocasião em que eliminá-mos o Newcastle 4-1 em Alvalade e ele começou aos pulinhos nas bancadas. então Hugo, isso não se faz, LOL.

Caro anônimo, eu vou muitas vezes ao primeraliga e estou registado mas eu simplesmente já não participo em forums, isso já lá vai. de qualquer maneira obrigado e manda um abraço meu ao "Rochemback26". Eu leio a secção de futebol de formação em 6 forums diferentes (até o www.serbenfiquista.com) e o vosso não é excepção e de vez em quando mando uns E-Mails para users que estão com duvidas e os quais acho que posso ajudar. Continuem com o vosso esforço com tanto entusiasmo como até agora.

André

 
At 19:39, Blogger ACF said...

Benfica jogou 8 jogos oficiais em 2006/07 num total de 720 minutos.

Rui Costa jogou 36,5% do tempo = 263 minutos.

Pode ser que isso amanhã seja capa no jornal "A Bola" também conhecido como o "Diário do Maestro".



André

 
At 01:02, Anonymous Anónimo said...

Já agora...qausi são esses fíruns e fontes de informação que usas sobre o futebol jovem?

Podes partilhar?

 
At 01:44, Blogger ACF said...

"Já agora...qausi são esses fíruns e fontes de informação que usas sobre o futebol jovem?"

Os Fóruns são:

http://sportingcp.artinova.pt/index.php

http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?board=10.0

http://www.bigsoccer.com/forum/forumdisplay.php?f=1022

http://groups.google.com/group/pt.rec.desporto.futebol?hl=en

http://groups.google.com/group/rec.sport.soccer?lnk=lr&hl=en

http://www.primeiraliga.com/

http://www.armleg.com/sportingforum/

E mais alguns que agora não me lembro, mas practicamente só leio a secção do futebol de formação e mesmo ai só de certos users que sei que por regra têm informações interessantes.

As fontes são tanta coisa, são jornais desportivos, alguns de pouca tiragem, frequentar locais onde pessoas partilham este interesse do futebol de formação, ir conhecendo pessoas do meio e partilhar ideias, ler muitos livros sobre metodologia de treino e esquematização táctica etc. Revistas estrangeiras como Calcio Italia, Champions, ir ouvindo bons comentadores como o Luis Freitas Lobo, Joaquim Rita e João Rosado, etc. Vamos conhecendo dirigentes, jornalistas de imprensa escrita ou televisiva, fazendo uma amizade aqui e ali.

Como eu costumo dizer, quando uma pessoa está interessada num certo assunto estas informações gravitam na nossa direção.
Não me considero nenhum perito, sou simplesmente um apaixonaod pelo futebol e pelo Sporting.

Existem meia dúzia de pessoas cuja opinião respeito bastante e com as quais gosto de trocar impressões, Uma delas é o Ricardo martins Pereira que aparece por aqui de vez em quando, não só tem uma memória fora do comum para detalhes como também faz uma boa análise das caracteristicas dos jogadores, gostei muito de ler a sua reportagem sobre o torneio de Alcobaça, por exemplo. A maior parte dos adeptos são muitos entusiasmados e optimistas, o RmP é mais frio e analitico embora seja susceptivel a dar elogios em demasia ao Fábio Paim.

André

 
At 09:38, Blogger Ricardo said...

Podes acrescentar aí mais um site. Trata-se do blogue http://esperancaportista.blogspot.com/ que não é tão actualizado e recheado de informações como antigamente, mas mesmo assim na secção de comentários existem excelentes discussões sobre jogadores e formação, em especial a portista. E depois tem um excelente arquivo onde se podem tirar uma infinidade de informações preciosas.

 
At 11:32, Blogger ACF said...

Bem visto, já não frequento a Esperança Portista com tanta frequência mas costumava ir lá muitas vezes no passado e é sem dúvida uma excelente fonte de informações que merece destaque pois é dos melhores sites na net no que diz respeito aos jovens valores do futebol Português.

Outro sitio que recomendo é o sub-forum de futebol de formação do forum "serbenfiquista", tem lá um user chamado "Tigerwoods" que também tem um grande leque de conhecimentos sobre a formação benfiquista e também está muito bem documentado sobre os outros clubes, já lá coloquei uns 20 posts em Setembro e o TW salta logo à vista. O "Tiger" é a versão vermelha do RmP, além disso é um individuo bem educado e sem clubites e uma pessoa com a qual se pode aprender bastante se tivermos a humildade de o ouvir.

André

 
At 13:29, Anonymous Anónimo said...

E é também uma excelente adição para os cantos, marca muito bem com a bola tensa, o último jogo meteu nojo nesse termo.

 
At 13:35, Blogger ACF said...

E o HV45 também bate bem os livres de pé esquerdo, tendo em conta que o Ronny não é sempre titular (e não estou a ensinuar que o Hugo seria titular indiscutivel neste XI) dava jeito aquele pé esquerdo.

Nos Juniores o Pé direito do João Martins e o Pé esquerdo do Tiago Pinto fazem moça. Nem por 1 milhão de euros eu queria apanhar uma bolada do João martins na cara, parece um Roberto Carlos dextro.

O golo que o JM6 marcou de livre contra o Benfas em Juniores, MINHA NOSSA SENHORA aquilo foi um hino ao futebol.

André

 
At 18:20, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião o grande problema do Hugo Viana é o de não se enquadrar no perfil de um extremo esquerdo nem de um nº10 moderno. As suas qualidades são mais potenciadas exactamente como um interior-esquerdo, e como tem jogado em boas equipas em que não há espaço para essa posição, é natural que tenha sentido problemas em afirmar-se. No Sporting há de facto espaço para ele, e a partir deagora tem mesmo que gerir bem a sua carreira, com quase 24 anos já tem que perceber onde poderá ou não afirmar-se, e à partida o Valência não era um bom clube para ele, acho que muita gente já o tinha previsto.

 
At 20:34, Blogger ACF said...

"Na minha opinião o grande problema do Hugo Viana é o de não se enquadrar no perfil de um extremo esquerdo nem de um nº10 moderno. As suas qualidades são mais potenciadas exactamente como um interior-esquerdo, e como tem jogado em boas equipas em que não há espaço para essa posição, é natural que tenha sentido problemas em afirmar-se. No Sporting há de facto espaço para ele, e a partir deagora tem mesmo que gerir bem a sua carreira, com quase 24 anos já tem que perceber onde poderá ou não afirmar-se, e à partida o Valência não era um bom clube para ele, acho que muita gente já o tinha previsto."

Concordo com tudo o que disseste sem uma única excepção. Ele já jogou em muitas posições, é um Nº10 à moda antiga e eles já não se enquadram muito no futebol moderno.

Se o Losango tiver 2 unidades criativas e 2 de contenção eu acho que existe espaço para o Hugo como 2º criativo, não o colocaria a Nº10 e deixaria essa posição para alguém (Nani ou Carlos Martins) mais explosivo e capaz de romper por detrás dos 2 pontas, ao Hugo entregaria a posição de Interior-esquerdo e seria o auxiliar do ataque tentando rasgar as defesas com passes longos no qual é eximio.

Tanto o Hugo como o Romagnoli no futebol moderno estão masi para interior-esquerdo do que Nº10 devido á sua falta de velocidade, tem técnica, visão e qualidade de passes mas sem velocidade é dificil.

Mas ele tem que pressionar mas quando perdemos a bola, se conseguir fazer isso creio que seria uma excelente adição para IE onde no minimo é melhor que Tello e pelo menos tão bom como Romagnoli.

Qual é a grande equipa actual que joga com Nº10 lentos e que se limitam a um envelope de 30 metros? Totti cobre muito mais espaços e com repentismo, Kaká o mesmo, Cassano também, Ronaldinho igualmente. Jogadores como Rui Costa e Zidane são criaturas do passado, hoje em dia só se forem complementados com 3médios muito rápidos para compensar, a gente bem viu o Engenheiro a tentar imprimir velocidade e pressing ao losango do Rui Costa na pré-época porque cedo percebeu que havia ali um grande défice de atleticismo e garra.

O mesmo poderia dizer do losango de Peseiro que usava 2 criatviso lentos em Pedro Barbosa e Hugo Viana que quando defrontou uma equipa com pressing alto como o AZ Alkmaar fomos autênticamente engolidos se não fosse pelo Moutinho e Rochemback a correrem que nem doidos.

Um bom exemplo de um Nº10 lento que tem sucesso é do fabuloso Juan Roman Riquelme que tem uma qualidade técnica magnifica mas o Vilareal precisou construir a equipa á volta dele adicionando-lhe grande velocidade e pressing e mesmo assim o Vilareal raramente entra nos jogos a 100 á hora porque o JRR não consegue jogar a esse ritmo, em particular de inicio.

Saudações Leoninas.

André

 
At 14:30, Anonymous Anónimo said...

André vai ao primeiraliga.com e posta aí o meu artigo sobre o Joao querido manha e incentiva os sportinguistas a deixarem de comprar a "Dez" porque realmente aquele artigo é uma vergonha para ojornalismo.
Abraço
Rochemback26

 
At 19:59, Blogger ACF said...

"André vai ao primeiraliga.com e posta aí o meu artigo sobre o Joao querido manha e incentiva os sportinguistas a deixarem de comprar a "Dez" porque realmente aquele artigo é uma vergonha para ojornalismo.

Não posso fazer isso. Seria uma hipocrisia da minha parte dizer aos outros para não lerem a DEZ quando eu próprio a compro sempre.

Quanto ao JQM que já percebi que todos os Sportinguistas o detestam posso afirmar que NUNCA li nenhuma coluna sua que fosse na DEZ, não porque tenha qualquer antipatia para com ele mas porque é um artigo de opinião e eu costumo ler artigos de análise de dados porque as opiniões são uma coisa tão subjectiva que francamente não perco tempo com essas coisas.

e não gostam acho que fazem muito bem em não comprar mas penso que seria melhor comprarem e saltarem a página em questão porque a revista de vez em quando é muito interessante.

Se quiseres fazer um "Copy & Paste" do artigo em questão na seção de comentários de um artigo mesmo sendo off-topic eu não me oponho nem sensuro ninguém desdeq que seja feito de uma maneira educada.

Se não estou em erro o JQM é participante naquele programa da TVI sobre futebol mas como aparece lá aquele Valdemar qualquer coisa eu mudo logo de canal.

Sinceramente não me exalto com essas clubites anti-SCP, prefiro ignorar, eles têm o direito de se exprimirem e eu o direito de não prestar a minima atenção.

Um abraço.

André

 

Enviar um comentário

<< Home