Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, outubro 20, 2006

Post-Mortem, Sporting Vs Bayern.



Existem 2 problemas na minha óptica. Primeiro encontrar o mais rápidamente possível o equilibrio do quarteto de meio-campo de maneira a existir capacidade de marcação e recuperação de bolas bem como criatividade suficiente para criar linhas de passe para a dupla de avançados. Segundo estabilizar de imediato a dupla de laterais e os automatismos que estes desenvolvem com os 2 interiores quando tentam construir jogadas pelos flancos.

O losango é constituido por 4 jogadores e nestas 4 peças que constituem a casa das máquinas é necessário encontrar o ponto de equilibrio que permita atacar e defender com igual eficiência. É vital ter o descernimento que permita ao treinador não construir um losango excessivamente defensivo nem excessivamente ofensivo.
Desde a pré-época o Mister Paulo Bento tem feito experiência em cima de experiência e testado uma multitude de variantes e em alturas diferentes do jogo. Será indecisão ou simplesmente durante o Verão decidiu mudar a sua filosofia de recursos humanos adoptando uma politica de excessiva rotatividade e aparentemente uma tentativa de implementar um futebol ligeiramente mais agressivo do que aquele que tantas alegrias nos deu na 2ª volta de 2005/06.

Vs Bayern o Sporting alinhou com Nani, Carlos Martins, João Moutinho e Miguel Veloso. Desde o inicio me pareceu um losango ligeiramente desiquilibrado para a frente, não em demasia mas o suficiente para deixar o meio-campo defensivo mais permeável. Nani e Carlos Martins como criativos constituiam 50% do losango, Miguel Veloso em funções defensivas outros 25% da máquina e João Moutinho defendia e atacava em igual número dando 12.5% para cada tarefa.
Um desiquilibrio, e acima de tudo um desiquilibrio em centimetros e presença fisica no coração do meio-campo defensivo. Miguel Veloso é um recuperador de bolas com bom posicionamento e leitura de jogo e sem dúvida fecha mais os flancos que Custódio, mas a sua mobilidade é o calcanhar de Aquiles de uma equipa que na época transacta primava pela sua disciplina táctica e de um trinco em Custódio que recuava mais para junto dos centrais enquanto Veloso mostra tendências para se aproximar mais dos interiores os descair para as alas em auxilio dos laterais.

Jogando apenas com 1 trinco (e 1 interior que ajuda a filtrar) é necessário que seja um trinco posicional, se o sistema incluir 2 trincos então já faz sentido que um seja de caracteristicas posicionais e o outro um recuperador de bolas por excelência. Não está em causa o valor de Miguel Veloso mas questiono quanto mais tempo vai Custódio permanecer fora do XI titular?
É certo que teve um jogo péssimo nos primeiros 45 minutos Vs Boavista mas o Sporting nos segundos 45 Vs Boavista, o jogo Vs Spartak, Vs Bayern etc voltou a exibir uma preocupante falta de presença no seu meio-campo defensivo devido ao facto de Miguel Veloso vaguear muito á procura do transportador de bola ou a fazer marcação a um possível receptor da mesma- É dificil um único elemento cobrir toda esta extensão e torna-se imperativo o regresso de Custódio para fazer marcação zonal no meio-campo Sportinguista e com Miguel Veloso liberto para fazer marcação homem-a-homem ao transportador de bola.

Espero que num futuro não muito distante Paulo Bento coloque em campo o quarteto de Nani a Nº10, João Moutinho a Interior-Direito, Miguel Veloso a Interior-Esquerdo e Custódio Castro a trinco. É certo que o triangulo inferior do losango vai assim apresentar 3 unidades de contenção com apenas Moutinho mais capaz de ajudar no ataque mas é melhor ter 3 elementos defensivos do que 3 criativos pois não conheço muitas equipas que consigam fazer pressing atacante durante 90 minutos mas conheço muitas que sabem defender durante esse periodo.
Com este novo quarteto a providenciar o aço ao meio-campo o Sporting poderia conferir mais liberdade aos seus 2 avançados, 1 lateral, o seu Nº10 e Moutinho em situações previligiadas poderia também atacar e assim o Sporting apresentaria mais equilibrio nas alas e um meio-campo que poderia oferecer mais paz de espirito aos atacantes sabendo estes que têm a sua retaguarda.

Vs Bayern tal como vs Boavista o Sporting mais uma vez deixou que um adversário estivesse completamente solto de marcação no meio-campo Leonino e pudesse rematar sem qualquer pressão do adversário, isto revela um claro de défice de pressing na intermediária Sportinguista e Moutinho não consegue, nem é talhado para auxiliar Veloso.

Em relação aos laterais, consigo ver a lógica de Paulo Bento em deslocar o melhor lateral defensivo (Marco Caneira) para a direita para travar Philipp Lahm e Bastian Schweinsteiger (que depressa começou a afunilar o seu jogo pelo centro para escapar ás marcações de Caneira) e por isso sacrificou Abel e Miguel Garcia e só tendo 2 opções para a esquerda apostou na experiência de Rodrigo Tello (que mais uma vez demonstrou ser um jogador bastante acima da média). Mas tudo isto parte do pressuposto que o sporting joga em função daquilo que o Bayern apresentava em campo em vez de tentar impor o seu jogo e forçar o Bayern a reagir ás nossas iniciativas.

Com 2 laterais de caracteristicas defensivas o Sporting realizou essencialmente 2 coisas. 1º não sendo capaz de imprimir dinâmica atacante pelos flancos foi forçado a defender em profundidade e assim deixou o seus avançados muito isolados e forçados a rematar de longe (com as consequências e inoperância que se viu). 2ª ao defender em profundidade e dando muita consistência defensiva aos flancos obrigou Schweinsteiger e Van Bommel a jogar mais pelo interior do terreno e básicamento cairam os 2 no colo de Miguel Veloso, isto foi óbvio quando os Germânicos prescidiram de jogadas de flanco (só ganharam 2 cantos) mas o seu 4-4-2 quanto mais compacto jogava mais era capaz de meter 4 a 6 jogadores no meio-campo defensivo leonino e a fazer um pressing muito intenso nessa zona embora tivessem optado mais pelos remates de meia-distância.

Se com laterais defensivos se força o adversário a jogarem pelo centro então teria sido mais lógica colocar mais um elemento defensivo no meio-campo mas infelizmente Bento optou por laterais excessivamente defensivos e um meio-campo muito debruçado para a frente.
O Sporting perdeu este jogou mal entrou em campo o XI que se viu e nada se pode assinalar aos jogadores pois foram de uma entrega fantástica mas foram traidos pelas opções tácticas do seu treinador (que tem todo o meu apoio pois reconheço que tem muito valor).
Espero que as experiência e rotatividades excessivas terminem em breve e que Caneira e Abel sejam titulares durante X de jogos seguidos e que Custódio regresse em breve ao XI ás custas de Carlos Martins. De todas as experiências que já fez nos últimos 4 meses é pena que Paulo Bento ainda não tenha percebido que a variante que melhor funciona é começar o jogo com um losango com 3 elementos defensivos (ou pelo menos 2 que sejam claramente defensivos) e na 2ª parte retirar um elemento de contenção e introduzir mais um criativo velocista (como Carlos Martins) que seja capaz de explorar o facto de o adversário já ter 45-60 minutos de jogo nas pernas.



André

12 Comments:

At 11:48, Blogger ACF said...

"Para mim o erro de ontem não foi de forma alguma a inclusão de Miguel Veloso de início, que tem demonstrado desde que pegou na titularidade uma qualidade e acima de tudo uma regularidade que nunca Custódio conseguiu atingir, nem nos seus melhores momentos. O erro, esse sim, residiu no facto de apostar em Carlos Martins"

Eu não disse que a aposta em Miguel Veloso estava errada. Eu disse que achava que em vez de Carlos Martins se devia ter apostado por um jogador mais defensivo para começar o jogo, nomeadamente Custódio ou Paredes e um deles sairia para a entrada de Carlos martins algures na 2ª parte.

Isto não se trata de Veloso Vs Custódio pois acredito que podem coexistir no losango devido á polivalência posicional do MV 24 e gostava de ver os 2 e Moutinho nos 3 vértices inferiores do losango mas não para jogar os 90 minutos, possívelmente sacrificando Veloso entre 50-60 minutos para fazer entrar uma unidade criativa.

Quero ver Custódio a trinco e Veloso a Interior-Esquerdo defensivo.

Não estou a dizer que o CC27 devia ter jogado Vs Bayern pois temso que ter em conta que não tem jogaod muito mas não jogando ele devia ter jogado Carlos Paredes. Se o Sporting tivesse alinhado com Paredes a trinco, Veloso na esquerda e Moutinoh na direita com os 3 a proteger as costa de Nani eu acredito que nunca o Sporting teria sofrido aquele golo madrugador disparado do seu meio-campo defensivo e sem sofrer golos estariam no minimo com um empate e lógicamente mais próximos de uma possível vitória.

Irá PB apostar em Custódio Vs Porto? Eu não o faria pois vem de uma paragem embora acredito que a sua presença (e a sua interacção com Polga e Tonel) é absolutamente essencial no processo defensivo mas Paulo Bento já demonstrou que não tem receio de arriscar a utilização de qualquer jogador se pensa que podem adicionar algo ao XI portanto se pensar que Custódio deve jogar decerto ele jogará.

O Kahn é um grande jogador, não fico feliz de perder mas foi um prazer ter um jogador destes no nosso relvado de Alvalade.

O Sporting tem que bater o Spartak para fazer 7 pontos e mesmo isso pode não chegar. Espero que o Inter se dê mal na Russia e na Baviéria. Suspeito que se o Sporting passar é porque força um empate com o Inter em San Siro, penso que é o jogo que vai decidir quem fica em 2º lugar, se o Sporting ganhar fica potencialmente com 8 pontos, se o Inter ganhar na Russia fica com 6, se empatar com Bayern e Sporting fica com 8 mas já perdeu Vs Sporting portanto.......

Ganhar ao Spartak e conseguir um ponto em San Siro é crucial, se o SCP conseguir um empate na Baviéria então sem dúvida seria muito útil mas eu não tenho dúvidas que o Bayern é uma das 8 equipas mais fortes da Europa. E atenção que o Inter claramente suviu de forma desde que veio a Portugal.

Irá o Sporting ganhar ao Porto? Tudo é possível e estou certo que uma equipa que joga á imagem da personalidade do seu treinador vai estar disposta a "levantar-se do tapete". O XI inicial se for o correcto será sempre um passo na direção certa mas creio que o Porto vem com uma vantagem psicológica não só pelas recentes vitórias bem como pelo o seu historial de visitas a Alvalade. Este Sporting e este Paulo Bento não me oferece tantas garantias como aquele que vi entre Fevereiro e Maio de 2006. Este Porto não é tão forte como o Porto de Adriaanse mas o FCP do Holandês encolhia-se um pouco quando jogava Vs "Os Grandes", irá acontecer o mesmo a Jesualdo?

"As estatisticas negativas são para inverter" Paulo Bento.

Espero que seja um grande jogo e sem expulsões para qualquer equipa.



André

 
At 13:41, Anonymous Anónimo said...

Hum... Custódio já mostrou que não é jogador. Porque não tem visão, velocidade de execução nem capacidade de passe. Precisamente o que Veloso trouxe para a posição de trinco com distinção.

E veloso a interior? Não tem velocidade...

 
At 15:53, Blogger Gonçalo said...

Um comentário bem fundamentado mas que me leva a reflectir e a ter certas dúvidas quanto às alterações que pretendes que Paulo Bento introduza na equipa.
Percebo a tua posição em colocares o Custódio como trinco posicional e um interior como o Miguel Veloso que recupera bem a bola e que cobre bem os flancos, nomeadamente um dos flancos caso fosse médio-interior. Mas para isso Caneira teria de passar para a direita para Miguel Veloso cobrir o flanco esquerdo de um lateral mais ofensivo que Caneira não é.
Mas mesmo com essa estratégia usando três médios de características defensivas, temo por ser algo que desequilibrava a equipa no processo ofensivo, porque ficava apenas com quatro jogadores de ataque, sendo um deles um defesa lateral ofensivo. O mais que poderia acontecer é utilizar esta estratégia para jogos na Liga dos Campeões com adversários poderosos como o Bayern de Munique, porque no futebol fechado do campeonato português seria dar 45-60 minutos de avanço na minha opinião.
Falando do jogo de Quarta-Feira, não sou daqueles que comenta os jogos olhando para o marcador do jogo, e sou da opinião que fizemos um grande jogo.
Iniciámos bem os primeiros cinco minutos de jogo, mas senti até cerca do minuto 25 da partida que o Bayern aplicou o seu talento e maior experiência internacional em prol da equipa e formou um colectivo muito forte, e mesmo o Sporting jogando como equipa, não conseguiu ser tão forte porque não tem a experiência que o Bayern tem. Todas as grandes equipas são potencialmente levadas de vencida caso não joguem em equipa, tal qual como aconteceu com o Inter em Alvalade, mas naqueles minutos iniciais a tarefa era difícil para o Sporting porque os melhores argumentos do Bayern a trabalhar em conjunto dominaram por completo o Sporting, mesmo trabalhando em equipa.
No entanto, o Sporting a partir desses 25 minutos passou a dominar o jogo todo, mostrando uma grande entrega e disponibilidade, criando situações de golo, pressionando alto, controlando a posse de bola, e só não marcou porque a sorte não estava com o Sporting nessa noite. Claro que a sorte anula-se com trabalho e pode-se apontar um défice na finalização, mas acredito que neste caso a sorte influenciou o jogo, porque problemas de finalização não existem numa equipa que só num jogo esta época ficou a zero no marcador(Paços de Ferreira). Fiquei triste com o resultado porque dificulta a qualificação mas satisfeito com a exibição agradável que me proporcionou, não estando de acordo com mudanças na equipa titular até ao momento, apesar de compreender a tua posição.
Antevendo já o jogo de Domingo, julgo que PB efectuará nova rotatividade na equipa, havendo de certeza mudanças nas laterais defensivas. Adorei o jogo do Tello na Quarta, foi para mim um dos melhores, e até voltaria a dar-lhe nova oportunidade mas antevejo um problema caso assim seja. O FCPorto jogando em 4-4-2 losango ou 4-3-3, deve fazer descair o Quaresma para uma das alas, e se descair para a ala do lateral ofensivo ficam logo anuladas as duas laterais, diminuindo a apoio de Tello ao ataque.
Para anular este problema, colocaria dois laterais defensivos, Caneira e Miguel Garcia, e contrariando-te André, colocaria um meio-campo mais ofensivo e blindado pelo sector recuado. Até porque acredito que Jesualdo Ferreira coloque um meio-campo de contenção e neste jogo e ainda por cima em casa, temos de entrar para ganhar e impor o nosso futebol sobre o meio-campo do FCPorto. A minha aposta seria a utilização do mesmo meio-campo do jogo de Quarta-Feira, ou então poupar o Miguel Veloso e colocar a experiência e capacidade mais ofensiva de Paredes no lugar deste. Na frente colocaria Liedson e Alecsandro, neste momento a melhor dupla atacante, tendo Yannick entrada muito provável durante o jogo.
Peço desculpa se esta opinião não é válida ou muito falível, apenas procurei transmitir a minha visão de simples adepto e amante do Sporting.

Gonçalo

 
At 17:48, Anonymous Anónimo said...

André vais postar a entrevista do jardel no record?
Abraço
Rochemback26

 
At 18:43, Blogger ACF said...

João, não, não vou porque não comprei nenhum jornal hoje. Mas quando vi a capa desfolhei o jornal e fiquei com a impressão que não é entrevista nenhuma, é apenas um artigo de 2 páginas (4 e 5) em que falam sobre a sua carreira e talvez lhe tenham feito uma pergunta ou duas para tornar o artigo mais interessante e decidiram chamar isso de "entrevista". Pelo menos acho que a capa do jornal é um bocado enganadora pois não vi lá dentro nenhuma entevista com ele apesar de ele na capa falar sobre que "gostaria de fazer dupla com liedson" mas isso creio que é um chamariz para as pessoas comprarem o jornal a contar com uma entevista e depois percebem que não é bem assim.


André

 
At 18:48, Blogger ACF said...

"Hum... Custódio já mostrou que não é jogador. Porque não tem visão, velocidade de execução nem capacidade de passe. Precisamente o que Veloso trouxe para a posição de trinco com distinção.

E veloso a interior? Não tem velocidade..."

É certo que não é veloz mas isso faria mais diferença se estivesse com as funções de interior ofensivo que tivesse de tirar partido de uma oportunidade de conta-ataque, nos aspectos defensivos com bom posicionamento e leitura de jogo pode compensar a falta de velocidade jogando mais na anticipação E NÃO FAZENDO MARCAÇÃO MUITO EM CIMA, e Veloso é muito bom nestes aspectos.

André

 
At 19:17, Blogger ACF said...

"Um comentário bem fundamentado mas que me leva a reflectir e a ter certas dúvidas quanto às alterações que pretendes que Paulo Bento introduza na equipa.
Percebo a tua posição em colocares o Custódio como trinco posicional e um interior como o Miguel Veloso que recupera bem a bola e que cobre bem os flancos, nomeadamente um dos flancos caso fosse médio-interior. Mas para isso Caneira teria de passar para a direita para Miguel Veloso cobrir o flanco esquerdo de um lateral mais ofensivo que Caneira não é.
Mas mesmo com essa estratégia usando três médios de características defensivas, temo por ser algo que desequilibrava a equipa no processo ofensivo"

Vamos lá a ver, Vs Bayern o Sporting tinha entre os 6 elementos que constituem os laterais e losango 3 unidades defensivas (Tello, Caneira e Veloso), 3 ofensivas (Nani e Martins, Moutinho). Se mudasse para o meu XI o Sporting contiuaria a jogar com 3 ofensivos (Abel, Nani e Moutinho) e 3 defensivos (Caneira, Custódio e Veloso), portanto o meu XI não é menos ofensivo simplesmente dá maior envergadura oa ataque usando a ala direita e oferece maior capacidade de contenção pelo centro do terreno. O Bayern não joga com alas mas tem um meio-campo muito povoado portanto para lhes ganhar era de maior interesse mais "aço" no centro do que nas alas defensivas.

"porque ficava apenas com quatro jogadores de ataque, sendo um deles um defesa lateral ofensivo."

5: 1 lateral, 2 avançados e 2 médios (N18 e JM28).

"O mais que poderia acontecer é utilizar esta estratégia para jogos na Liga dos Campeões com adversários poderosos como o Bayern de Munique, porque no futebol fechado do campeonato português seria dar 45-60 minutos de avanço na minha opinião."

Em Portugal os adversários jogam mais pelas alas, é um jogo diferente e que merece uma aproximação táctica diferente, concordo.

"Falando do jogo de Quarta-Feira, não sou daqueles que comenta os jogos olhando para o marcador do jogo, e sou da opinião que fizemos um grande jogo."

Acho que jogámos muito mas não jogámos bem, é diferente, pressionámos mas faltou alguma frieza. Quando se joga bem ou muito bem o factor sorte torna-se menos importante portanto prefiro criticar a qualidade do nosso jogo do que culpar a Sra Sorte. Houve falta de clarividência táctica e os próprios jogadores eventualmente acusaram a ansiedade mas nada lhes posso apontar em termos de garra.

"Iniciámos bem os primeiros cinco minutos de jogo, mas senti até cerca do minuto 25 da partida que o Bayern aplicou o seu talento e maior experiência internacional em prol da equipa e formou um colectivo muito forte, e mesmo o Sporting jogando como equipa, não conseguiu ser tão forte porque não tem a experiência que o Bayern tem. Todas as grandes equipas são potencialmente levadas de vencida caso não joguem em equipa, tal qual como aconteceu com o Inter em Alvalade, mas naqueles minutos iniciais a tarefa era difícil para o Sporting porque os melhores argumentos do Bayern a trabalhar em conjunto dominaram por completo o Sporting, mesmo trabalhando em equipa."

Sinceramente não acho que os Germânicos tenham feito um grande jogo, foram frios e serenos e aproveitaram a sua qualidade nos remates de longe mas não achei que fizessem uma grande exibição. Quanto ao Sporting á excepção do jogo com o Inter ainda não vi o Sporting fazer um grande exibição esta época. Tenho achado o Sporting bastante sofrível mesmos nas vitórias e muito macio no centro do meio-campo. Temos que jogar com 2 trincos, não necessáriamente num 4-4-2 com duplo-pivot defensivo mas manter a estructura táctica do losango e colocando um trinco (algo que Moutinho não é) a jogar como interior e isto também beneficiaria o João Moutinho que assim teria mais liberdade para atacar. Gostei de o ano passado (nas últimas jornadas) ver o triangulo inferior com Moutinho, João Alves e Custódio em que Alves protegia o Custódio e Moutinho assim estava mais liberto para ir para a frente com Nani, o SCP jagava muito mais solto e melhor nessa altura.

"No entanto, o Sporting a partir desses 25 minutos passou a dominar o jogo todo, mostrando uma grande entrega e disponibilidade,"

Sem dúvida, impressionante.

"Antevendo já o jogo de Domingo, julgo que PB efectuará nova rotatividade na equipa, havendo de certeza mudanças nas laterais defensivas. Adorei o jogo do Tello na Quarta, foi para mim um dos melhores, e até voltaria a dar-lhe nova oportunidade mas antevejo um problema caso assim seja. O FCPorto jogando em 4-4-2 losango ou 4-3-3, deve fazer descair o Quaresma para uma das alas, e se descair para a ala do lateral ofensivo ficam logo anuladas as duas laterais, diminuindo a apoio de Tello ao ataque.
Para anular este problema, colocaria dois laterais defensivos, Caneira e Miguel Garcia, e contrariando-te André, colocaria um meio-campo mais ofensivo e blindado pelo sector recuado. Até porque acredito que Jesualdo Ferreira coloque um meio-campo de contenção e neste jogo e ainda por cima em casa, temos de entrar para ganhar e impor o nosso futebol sobre o meio-campo do FCPorto. A minha aposta seria a utilização do mesmo meio-campo do jogo de Quarta-Feira, ou então poupar o Miguel Veloso e colocar a experiência e capacidade mais ofensiva de Paredes no lugar deste. Na frente colocaria Liedson e Alecsandro, neste momento a melhor dupla atacante, tendo Yannick entrada muito provável durante o jogo."

Sinceramente não acredito que o Sporting ganhe ao Porto se o SCP jogar futebol de ataque. Lá por o Porto jogar com Anderson e Quaresma isso não quer dizer que a gente tenha que jogar com 2 laterais defensivos, temos que saber nulificar as forças do adversário mas não podemos montar o nosso esquema de maneir a responder ao deles, temos sim é que jogar o futebol que mais potencia as qualidades e caracteristicas deste plantel e deixar que o Porto se preocupe em responder ao nosso esquema e nunca ao contrário. Não acredito em marcações individuais excepto um dos centrais (Tonel) marcar o avançado-centro Portista e 1 dos trincos (se jogarem 2) marcar o fantasista do FCP, para além disso não acredito em marcação especificas, acho que o trinco posicional deve marca á zona, o Polga deve fazer marcação zonal dentro da área e o lateral defensivo deve dobrar um dos centrais, auxiliar o trinco posicional e ficar de olho no seu flanco.

"Peço desculpa se esta opinião não é válida ou muito falível, apenas procurei transmitir a minha visão de simples adepto e amante do Sporting."

E será sempre bem vinda pois gera uma discussão interessante.


André

 
At 16:59, Anonymous Anónimo said...

André desculpa estar fora do contexto mas sabes a altura e peso do Pupo,Carriço(1,83m julgo eu mas não sei o peso), João Martins?

 
At 19:05, Blogger ACF said...

"André desculpa estar fora do contexto mas sabes a altura e peso do Pupo,Carriço(1,83m julgo eu mas não sei o peso), João Martins?"

Peso não sei mas o Yannick deve andar na vizinhança dos 1,72 de altura, o Carriço deve ter 1,78 a 1,80.

O João Martins não sei mas deve ter 1,72 a 1,76. Os jogadores vistos das bancadas parecem sempre uns anõezinhos mas nem sempre é bem assim. Hoje estive a ver o jogo com o Rui Lopes, Fábio Paim e Lourenço e eles não são assim tão pequeninos. Eu tenho 1,79 e sou mais alto que o Paim ou Lourenço mas o Rui Lopes não devia ser mais baixo que eu. O Keeper André Martins juntou-se a nós e deve ter 1,85, talvez um pouco mais. No final do jogo o Vasco Campos esteve a ser entrevistado pelo Sandro Baguinho na minha presença e ele não é assim tão pequenino como parece da bancada, tem 1,75 ou mais.

O peso do Carriço quase de certeza deve ser para baixo de 70 Kgs, ele é bastante forte fisicamente mas é muito "seco". Não me parece que o Carriço tenha 1,83, nunca estive olhos nos olhos com ele mas não me parece ser assim tão alto porque o Rui Patrico é pelo menos 10 centimetros mais alto que ele e o Rui tem 1,89 a 1,91. O Marco Lança é talvez 1 centimetro mais alto que o Daniel.

André

 
At 23:25, Anonymous Anónimo said...

Obrigado

 
At 10:03, Blogger Ricardo said...

O Carriço tem mesmo 1,83. O André Martins tem 1,92, sendo o mais alto da Academia.

 
At 14:54, Blogger ACF said...

Nunca estive olhos nos olhos com o DC mas 1,83 parece demasiado, talvez, ele pelo menos quando está perto dos árbitros e o outro capitão não parece muito pequenino e está com os ombros mais largos que o ano passado mas quando o vejo ao lado do André Martins parece ser uma diferença de 12 centimetros.

http://img107.imageshack.us/img107/7705/ruifigueiredomarcolanaauo5.jpg

Como já disse, das bancadas é dificil ter uma percepção correcta. Quando fui a Rio Maior ver os Sub-21 eles pareciam todos uns pigmeus mas o meu pai que conhece bem o Varela diz que ele é da minha altura (1,79) mas olhando para ele não parece.

Não seria a primeira vez que não concordava com alturas que leio por ai. O Quaresma supostamente tem 1,73 mas o nosso Barbeiro diz que ele é muito baixinho mas eu custa-me a crer nisso porque o Ricardo tem uma cintura escapular e pélvica larga e por isso nunca poderia parecer alto com a sua fisionomia mas mesmo assim nunca me pareceu muito baixo. É preciso salientar que este é o mesmo barbeiro que acha que o Manuel Fernandes (Portsmouth) tem 1,80 e eu não acredito nisso.

Já agora, eu acho que o Rooney não pode ter mais 1,75 por mais que muitos afirmem que ele tem quase 1,80. Quem vê o Rooney ao lado do Lampard (que deve ter 1,82 a 1,84) bem vê a diferença:

http://cache.gettyimages.com/xc/50970526.jpg?v=1&c=MS_GINS&k=2&d=E6847A189137441ECDADD8ADA13517B4

O Lampard e Gerrard são ambos ligeiramente mais altos que o Beckham só que o Ex-Capitão tem um tronco muito magro o que lhe confere aquela silhueta longilinea.

O Rio Ferdinand deve ter para cima de 1,90. o Terry deve andar no 1,88. Dúvido que o Simão tenha 1,70.

O Maradona hoje em dia deve ter 1,60 pois tenho uma foto recente dele ao lado de Paolo Maldini e se o PM3 ainda tiver na vizinhança de 1,88 então o DAM10 parece ter menos 30 centimetros que ele.



André

 

Enviar um comentário

<< Home