Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, outubro 15, 2006

Sporting 6 - 0 Desportivo de Castelo Branco (6ª Jornada de Juvenis)



Capitão Diogo Amado

Marcadores:

Wilson Eduardo aos 2 e 55 minutos
Diogo Amado aos 8 minutos
Luís Andrade aos 14 minutos
Diogo Rosado aos 31 minutos
Joshua Silva aos 80 (+1) minutos.

Substituições:

Vasco Oliveira substitui Diogo Amado aos 48 minutos.
André Sousa substitui Luís Andrade aos 55 minutos.
Joshua Silva substitui André Martins aos 62 minutos.

SEM RECEIOS NEM CAUTELAS.

Em uma manhã de Outubro em que o céu esteve cinzento e o sol raramente espreitava mas os Juvenis Leoninos tiveram uma exibição que em nada foi cinzenta e brilharam durante 80 minutos sem nunca afrouxar. 2 jornadas antes os Juvenis do Sporting realizaram uma exibição menos conseguida na qual ganharam ao Estrela da Amadora mas jogo no qual jogaram francamente mal (tendo em conta o seu real valor) durante longos periodos de tempo.
Passados 11 dias em retrospectiva temos que assumir que em parte a "culpa" é de nessa semana terem tido que jogar 2 jogos em 4 dias (Vs Amadora e Leiria) e terá sido tentador não jogar nos limites e como resultado deram uma pálida performance. Neste Domingo tudo foi diferente, com 7 dias de repouso desde a 5ª jornada os Leões entraram em campo sem receios nem cautelas e foi um autêntico "vendaval" durante 80 minutos sem qualquer abrandamento no ritmo de jogo os Leões pressionaram do 1º ao último segundo e uma demonstração da sua superior qualidade e invejável frescura fisica.

O Mister Luís Dias "armou" a sua equipa num 4-1-2-3 com André Martins a trinco, Diogo Rosado (com um novo corte de cabelo que seguramente assustou os adversários) usou a Nº10 mas esteve bastante envolvido nos aspectos defensivos e auxiliou bastante o trinco enquanto o Capitão Diogo Amado (desta vez a usar a camisola Nº8) mais que qualquer outro do meio campo ia para a frente, apesar de mostrar grande utilidade como unidade de transição actuando como um autêntico "farol" no meio campo defensivo recebendo bolas e verticalizando o jogo mas a verdade é que Diogo Amado se revelou como uma unidade com grande apetite ofensivo e muitas vezes surgia por detrás de Wilson Eduardo penetrando na área ao melhor estilo de Steven Gerrard.
Em tarefas de cariz mais defensivo o Capitão Leonino não foi um grande recuperador de bolas deixando essa tarefa aos cuidados de André Martins e Diogo Rosado mas foi de grande utilidade na tarefa de fechar os flancos quando os laterais ou extremos subiam demasiado, em particular Diogo vinha muitas vezes fechar o flanco direito.
Neste jogo como em outros o ponta de lança Wilson Eduardo mostrou tendências para descair para a direita quando procura espaço e arrastando atrás de si 1 lateral e 1 central e criando uma "racha" na defesa do Castelo Branco que permitia a Diogo Amado surgir na área e criando alguns calafrios. Diogo amado está claramente diferente esta época em termos fisicos, está mais alto, tem menos massa gorda e fisicamente parece mais possante, apesar de no passado terem havido algumas comparações com João Moutinho penso que comparar com Fábio Rochemback faz mais sentido.

No quarteto defensivo Luís Dias voltou a apostar em Pedro Mendes como central que jogava mais adiantado em marcação homem a homem e deixando Bruno Simões com as funções de marcação zonal mais próxima do seu "Keeper" Nuno Silva. Nuno Silva hoje pareceu mais seguro e tranquilo e nunca comprometeu.
Em situações de bola parada na área adversária o Sporting mantinha sempre um trio de unidades na linha do meio campo para qualquer contigência, geralmente eram os 2 laterais e 1 central ou os 2 laterais e o trinco André Martins, este parece ser o "modus operandi" nas camadas jovens Leoninas pois nos Juniores fazem exactamente o mesmo.
Dos dois laterais parabêns devem ser entregues a Cedric Soares que hoje foi encarregado das funções de lateral ofensivo na ala direita (papel habitualmente atribuido a Luís Resende) e desempenhou essa tarefa com grande eficiência e uma aparente inesgotável energia, em particular quando partilhava o flanco com Luís Andrade onde os dois combinaram um sem número de vezes com um a ultrapassar o outro num constante sistema de "overlapping" com os jogadores a revezarem-se em tarefas ofensivas e de contenção e sempre muito bem apoiados na retaguarda por Pedro Mendes que se encostava mais na direita para compensar as subidas dos seus colegas.
Michael Santos pode não ter disponibilidade aeróbica para atacar como faz o seu colega na ala direita mas o lateral esquerdo Leonino é um jogador com muita classe e é muito constante nas suas exibições, faz lembrar o Zé Castro no trato de bola, muita classe mesmo. Na 2ª parte deu ainda para ver que Michael Santos reposicionava-se a "central-esquerdo" quando Bruno Simões ia para lateral esquerdo em perseguição do transportador da bola, as caras podiam mudar mas o sistema de jogo permanecia (graças aos reposicionamentos) o mesmo numa mini demonstração de "Futebol Total" que decerto traria um sorriso á cara de Rinus Michels.

Sem grande surpresa para mim o talentoso Januário Jesus hoje foi titular (a extremo esquerdo) após a sua grande exibição Vs Amadora, sem dúvida que a merecia pelo que fez no passado mas hoje esteve uns furos abaixo, em particular na 2ª metade na qual lhe faltou imaginação e talvez jogasse fora dos seu habitat natural. É claramente um canhoto, recebe, passa curto, cruza etc tudo com o pé esquerdo que realmente é fantástico mas tem que trabalhar mais o direito. Na 1ª metade Luís Dias fartou-se de lhe puxar as orelhas para que "Janu" se envolvesse mais nas tarefas defensivas. O Sporting começou com Januário na faixa esquerda, Luís Andrade na ala direita e o "matulão" Diogo Rosado no meio (com a Nº10) mas no decorrer do jogo vimos os 3 trocar de posições, primeiro Januário foi para a direita e Luís Andrade para a esquerda mas eventualmente Januário foi para Nº10 e Diogo Rosado vagueou para uma das alas (mais a esquerda) embora Luís Andrade também tenha passado pela posição Nº10.
Claramente Januário Jesus rende menos no meio pois vê-se apanhado em algumas situações de 1 para 2 ou 1 para 3 e ai a sua inexperiência começa a notar-se. Defensivamente foi evoluindo ao longo do jogo, não necessáriamente em termos de recuperação de bolas ou marcação mas ao descer até ao seu meio campo defensivo providenciava mais uma linha de passe e foi eficiente em fazer circular a bola com segurança para fora do seu meio campo.

O Castelo Branco também apostou no 4-1-2-3 (com o 1º e 3ª sector muito compactos e distantes do meio campo) e raramente abdicou de ter 3 homens na frente com 1 ponta de lança e 2 extremos bem abertos, começa a tornar-se um hábito equipas forasteiras virem a Alcochete jogar num 4-1-2-3 mesmo aquelas cujo sistema primário seja 4-4-2 losango ou outro qualquer mas quando vêm á Academia mudam para a variante do 4-3-3 e sinceramente hoje não entendi a opção pois esta táctica hoje esteve longe de ser defensiva pois o Castelo Branco não se "trancou" e jogava na pior das hipóteses com 4 unidades do ataque (2 extremos, 1 ponta e um médio) e nos minutos finais mudou galantemente para um 4-4-2 com 2 homens na frente e 3 dos 4 médios todos a tentar criar situações de superioridade numérica embora o quarteto defensivo raramente se "abria".
Portanto acabava por ser uma equipa com uma defesa a defender em profundidade e um trio atacante disposto a arriscar o que básicamente criou 2 "fossos" e deixou o meio campo visitante muito isolado o qual o Sporting depressa "estrangulou" cortando linhas de passe que permitissem ao DC Branco fazer atrasos de bola para o seu Keeper ou circular a bola na jurisdição Leonina. Com 2 fossos de 30 metros "cavados" a separar o meio campo dos outros 2 sectores não foi de espantar que o Castelo Branco fosse incapaz de fazer circular a bola e dai tenha começado a nascer a sua derrota.
O Nº10 forasteiro demonstrou qualidade nos cruzamentos mas muitas vezes era exasperante ver as suas tentivas serem absorvidas pela defesa Leonina sem dar grandes hipóteses de recepção aos avançados visitantes. Nos momentos finais tanto os jogadores como o seu Mister João Paulo Natário sabiam que nem um milagre os poderia levar á terra prometida das vitórias mas mesmo assim nunca perderam o brio nem a calma e serenamente mas dentro das suas limitações tentaram tudo e nunca baixaram as mãos numa tentativa bem sucedida de deixar uma boa imagem perante os seus apoiantes.


Diogo Amado, Nuno Silva, Pedro Mendes, Cedric Soares, Luís Andrade, André Martins


Michael Santos, Bruno Simões, Januário Jesus, Wilson Eduardo, Diogo Rosado


Michael Santos


Wilson Eduardo, Januário Jesus, André Martins


Missão Cumprida




André

9 Comments:

At 15:11, Blogger ACF said...

Os Iniciados deram pelo menos 3-0 ao Costa.

O Presidente do Costa não esteve lá portanto continuo sem saber sobre o João Marques.



André

 
At 18:38, Anonymous Anónimo said...

boas tardes!continua a ser so erros isto=/ nao vale apena! nao devem ter visto o mesmo jogo que eu!entao o luis andrade jogou a defesa direito?i o cedric a extremo??!nao e?! ok..! e hoje nao reparou na falta de altura nomeadamente do luis e do andre?? mereciam bem mais elogios que outros jogadores referidos=S como pode comparar o diogo amado a um steven gerrard?!?rir..! para tua informaçao os centrais jogam os dois a zona!=S nao vais por aqui fotos deste jogo?responde

 
At 15:48, Anonymous Anónimo said...

tu n percebes um caroço de futebol...cokentao o amado e o rochemback ne? e o steven gerrard...tem tudo a ver...mete mas e mais fotos se faz favor...um abraço responde...es mesmo zerada

 
At 16:32, Blogger Ricardo said...

Realmente acho estranho Luis Andrade estar a extremo e o Cedric a lateral quando as suas posições são ao contrário...

 
At 20:51, Blogger ACF said...

"Realmente acho estranho Luis Andrade estar a extremo e o Cedric a lateral quando as suas posições são ao contrário..."

Concordo contigo que o Cedric é um extremo mas olha que ele ontem jogou a Nº2 e o Luís Andrade era o estremo direito.

http://img165.imageshack.us/img165/55/untitled2pi9.jpg

http://img518.imageshack.us/img518/3387/dscn2764uq7.jpg

http://img165.imageshack.us/img165/7205/dscn2763ut5.jpg

A Nélida Gomes tem toda a razão quando afirma que o Cedri jogou a lateral direito e o Luís a extremo direito. Eu prórpio como tú tambem fiquei confuso mas ele tem toda a razão.

Se conseguires abrir os links depois diz qualquer coisa.

André

 
At 22:41, Anonymous Anónimo said...

aposto k e o propio luis andrade k esta a escrever tdo utilizando o nome de andre..,:P
keres ftos tuas e so pedires

 
At 22:44, Anonymous Anónimo said...

penso que a equipa do sporting percisa de altura.e baixa e com muito jeito mas para a terceira fase vai percisar de algem na area para ganhar bolas e a competir nas alturas com os guarda redes tal como os defesas.

 
At 21:04, Anonymous Anónimo said...

lol...o andrezito ficou caladito.....

 
At 00:18, Anonymous Anónimo said...

A carreira do pai do Diogo Amado aqui.
ARQUIVO C.F.E.L.

 

Enviar um comentário

<< Home