Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, outubro 05, 2006

Rui Fonte já marca


Rui Fonte já marcou 2 golos pela equipa de Sub-18 do Arsenal neste seu 3º jogo pelos Juniores Arsenalistas


E num instante deu um pulo e jogou também 11 minutos pela equipa de reservas do Arsenal





André

8 Comments:

At 17:44, Blogger ACF said...

Eis uma passagem interessante da entrevista do Nelson no Sportugal:

"há dois jovens que penso que poderão ter a sua oportunidade mais cedo ou mais tarde. O Fábio Paim, que é tecnicamente muito evoluído, e espero que não se lesione porque só não fez a pré-época com os seniores porque teve um problema no joelho. Se continuar a trabalhar bem poderá ter uma oportunidade na equipa principal. O outro é o Rui Patrício, guarda-redes dos juniores, que penso será um nome a ter em conta na baliza do Sporting nos próximos anos. Tem muita presença na baliza, é corajoso, humilde e incansável no trabalho. O Rui tem oportunidade de trabalhar com os seniores mas vai continuar a jogar com os juniores, o que é bom, pois precisa de competição. É um nome que convém as pessoas fixarem"


André

 
At 18:22, Anonymous Anónimo said...

O Arsène Wenger chamou ontem o Rui Fonte para treinar com a equipa principal. Está na página 36 d´A Bola.

 
At 18:48, Blogger ACF said...

Obrigado, por acaso tenho por aqui a Bola, comprei por causa da última especulação NANInistica e para ler sobre os 4 juniores que ontem treinaram com os Seniores.

A Bola online diz:

"o filão da formação sportinguista não se esgota nos miúdos que já dão nas vistas na equipa principal. Ontem, devido aos compromissos das Selecções Nacionais, Paulo Bento viu-se com o plantel reduzido a 16 jogadores e, por isso, foi obrigado a socorrer-se da equipa de juniores. O treinador chamou mais quatro jovens ao trabalho entre os grandes — André Martins, André Pinto, Adrien Silva e Yannick Pupo"

Quem será este André Pinto? Será que o antigo avançado do Nacional da Madeira rejuvenesceu e agora é Junior Leonino? LOL.

A manhã hoje estava linda, era um sol fantástico em Alcochete.


André

 
At 21:45, Anonymous Anónimo said...

no english anymore? :(

 
At 21:45, Anonymous Anónimo said...

no english anymore? :(

 
At 00:21, Anonymous Anónimo said...

Bem André, parece que querem que voltes a escrever em inglês... por mim tudo bem, é que eu mais depressa percebo inglês do que um estrangeiro português... e pelo que vejo o teu blog ajuda a elevar a grandeza do scp além fronteiras...
Continua o bom trabalho.

 
At 01:45, Blogger ACF said...

Uma excelente entrevista com o Rui Fonte no Sportugal:

"Rui Fonte, de Alcochete para o Mundo

Rui Fonte é um nome ainda desconhecido da maioria dos adeptos de futebol. Irmão de José Fonte, jogador do Benfica emprestado ao Estrela da Amadora, o jovem internacional português de 16 anos foi contratado por um dos maiores clubes europeus, o Arsenal de Inglaterra. Após sete anos ao serviço do Sporting o ponta-de-lança fez as malas e mudou-se para Londres, onde vai perseguir o sonho de jogar com Thierry Henry e companhia. Para já tem lugar assegurado na equipa de juniores do Arsenal, mas o contrato de três alimenta a esperança de poder actuar no plantel principal, ao lado de um dos melhores pontas-de-lança do mundo. Rui Fonte conta ao Sportugal como está a encarar a mudança de Alcochete para Londres e revela as suas ambições para o futuro nos gunners.

Como é que surgiu a oportunidade de ir jogar para o Arsenal?
Eles tinham-me observado há algum tempo num Torneio em França, mas na altura não me contactaram. Mais tarde tivemos [selecção sub-17] dois jogos com a Itália e eles falaram com os meus pais e com o meu empresário. Depois vieram à Academia do Sporting e negociaram com os responsáveis a minha ida para Inglaterra.

Há quanto tempo chegou a Londres?
Estou cá há duas semanas.

Como estão a correr os primeiros tempos em Inglaterra?
Está a ser muito bom. As pessoas são excelentes, estou a viver com uma família de acolhimento e tem sido uma experiência positiva até agora.

Quais são as maiores diferenças que encontrou, para já, entre o Sporting e o Arsenal?
Para já não vi grandes diferenças porque o Sporting também é um grande clube e a Academia de Alcochete tem boas condições de trabalho.

Como tem sido a relação com os novos companheiros?
Tem sido muito boa. Eles ajudam-me muito e tentam explicar alguma coisa quando eu não percebo.

A língua é uma barreira?
Não, porque falo bem inglês, isso não tem sido problema. Quando não percebo alguma coisa os meus colegas ajudam...

Chegou há duas semanas a Londres. Já fez algum jogo pelo Arsenal?
Sim, já joguei em três jogos para o campeonato de juniores. O primeiro entrei alguns minutos e nos últimos dois fui titular.

Já marcou algum golo?
Sim, marquei dois no último jogo contra o Milwall [resultado final: 5-0], em que ainda consegui fazer uma assistência. Estou muito contente por já ter marcado ao serviço do meu novo clube.

Já teve oportunidade de falar com os jogadores da equipa principal do Arsenal?
Sim, almoçamos sempre todos juntos e estamos em contacto muitas vezes.

E o Arsène Wenger, já lhe disse alguma coisa?
Já falei com ele, é uma grande pessoa e muito simpático. Disse-me para eu trabalhar muito...

Ambiciona chegar à equipa principal?
Claro, qualquer jogador ambiciona isso. Quero chegar à equipa principal, talvez para o ano, ou daqui a dois. Entretanto, se jogar pela equipa de reservas (género de equipa B que alguns clubes portugueses têm) também era bom.

Após os três anos de contrato, gostava de voltar ao Sporting?
Para já o objectivo é ficar em Londres. Mas se um dia voltasse a jogar no Sporting claro que me agradaria...

Gosta de Londres?
A cidade é muito linda. Ainda só estou cá há duas semanas mas há muitas coisas para ver.

Como é viver afastado da família e dos amigos?
Há sempre alguma saudade mas tenho que pensar que este esforço pode vir a ser recompensado no futuro. Costumo falar todos os dias na internet com os meus amigos e só costumo falar ao telefone com a minha família.

Quais são os seus ídolos enquanto futebolista?
O Fernando Torres, do Atlético de Madrid, e o meu irmão, José Fonte.

Que conselhos é que o seu irmão lhe deu para esta aventura em Inglaterra?
Disse-me para eu trabalhar muito nos jogos e também nos treinos.

Fala frequentemente com ele?
Sim, normalmente falamos todos os dias, temos uma relação muito chegada. E não falamos só sobre futebol, falamos sobre muitas coisas.

Apesar de ser mais novo, também lhe dá conselhos?
Eu jogo na posição que ele tem de marcar, por isso dou-lhe algumas dicas sobre como marcar os avançados.

Rui Fonte jogou sete anos no Sporting, desde as escolinhas aos juvenis. Aos 16 anos, o irmão de José Fonte mudou-se para o Arsenal mas não esquece o clube que o formou. Todos os anos têm saído jogadores da Academia de Alcochete para a equipa principal do Sporting, mas neste caso os responsáveis do Arsenal estavam atentos a mais um valor a despontar e contrataram o avançado verde e branco. Rui Fonte fala com carinho dos tempos passados com a camisola do leão ao peito.

Qual é o balanço que faz dos sete anos passados no Sporting?
Estes sete anos no Sporting foram muito bons. Sempre fui muito bem tratado no clube, que vai ficar para sempre no meu coração.

Dos treinadores que teve, houve algum que o marcou mais?
O Luís Dias, que já tinha sido meu treinador nas escolinhas.

Qual é a diferença da formação do Sporting para as dos outros grandes, para que da Academia de Alcochete saiam inúmeros jogadores de grande qualidade?
Primeiro, as pessoas que trabalham lá, que nos ajudam muito a melhorar. Depois há as pessoas que observam os jovens e tentam contratar os melhores."

Não esperava tanta humildade, gratidão e maturidade de um jovme de 16 anos.

André

 
At 10:35, Blogger ACF said...

Sorry but I won't be writting in English any more simply because I tried for 6 months and it didn't pay off in terms of generating interest but anything you feel curious about feel free to ask in English and I will answer back but other than that I for 6 months endured Portuguese asking me to type in Portuguese and I knew if I did it the English would ask in English and you have to understand I can only do so much. Anything you need just ask.

Thank you.

André

 

Enviar um comentário

<< Home