Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, outubro 05, 2006

Sporting 2 - 1 Estrela da Amadora (4ª Jornada de Juvenis)



Goleadores:

Wilson Eduardo ao 1º minuto.
Wilson Eduardo aos 72 minutos.

Substituições:

Luís Andrade substitui Vasco Oliveira aos 40 minutos.
Januário Jesus substitui André Sousa aos 40 minutos.
Diogo Ribeiro substitui Luís Resende aos 65 minutos.

Infelizmente não vi o jogo desde o inicio, cheguei a Alcochete sensivelmente a meio de 1ª parte exactamente quando o Estrela empatava e estava eu a estacionar o carro.

O sistema táctico é ainda algo confuso para mim tendo em conta que foi o primeiro jogo dos Juvenis que fui ver esta época e agora com Luís Dias como técnico.
Não me pareceu um 4-3-3 variante 4-1-2-3 como jogam os nossos Juniores. O modelo de jogo óbviamente tem de ser fléxivel e vai-se alterando à medida que a equipa faz as transições mas fiquei com a impressão de que se trata de um 4-1-3-1-1 quando têm posse de bola jogando só com um trinco (Vasco Oliveira) e com uma linha média com um médio-centro em André Sousa e 2 flanqueadores em Cedric Soares e Diogo Rosado. Mais na frente estava o Nº10 André Martins (Capitão de equipa na ausência de Diogo Amado) e na frente mais isolado o ponta-de-lança Wilson Eduardo.

Quando a equipa perdia posse de bola ela fazia a transição ataque-defesa e passava de um 4-1-3-1-1 para um 4-2-3-1 quando o Nº8 André Sousa recuava para 2º trinco e auxiliava Vasco Oliveira e o Nº10 (André Martins) recuava para a posição previamente ocupada pelo André Sousa (médio-centro) e Wilson Eduardo recua então para 10 metros da linha de meio-campo e com este reposicionamento o Sporting passava a ter 6 jogadores a exercer pressing na linha média.

Dos 2 laterais Michael Santos (MS5)e Luís Resende (LR2) o Michael era aquele que atacava mais e não fiquei espantado com a saida de LR2 para entrar o Diogo Ribeiro. Nesta altura o Cedric Soares começou a jogar ligeiramente mais atrás na ajudar a fechar o flanco.

O Cedric Soares e o Diogo Rosado um pouco à imagem de Fábio Paim e Alison Almeida também trocam bastante de flanco.

O Vasco Oliveira (trinco) e André Sousa (médio-centro) alternaram muitas vezes, umas vezes o Vasco segurava o meio campo e o André ia para a frente auxiliar o ataque mas me outras ocasiões o André ficava na contenção e o Vasco é que subia pelo centro. Parecia o Lampard e Gerrard no Mundial, nunca subiam os dois e funcionavam por turnos.

Numa situação de bola parada favorável ao Sporting subiam 6 jogadores para a área adversária e ficava o trio de Michael Santos, Bruno Simões e Pedro Mendes a segurar o meio campo para impedir um posível contra-ataque e com o Vasco Oliveira a preencher o espaço entre este tridente de contenção e os atacantes.

O Nº10 André Martins é um Nº10 moderno pois funciona como um 2º Avançado-Centro e tenta surgir nas costas de Wilson Eduardo, ele tem tendencia para vir pelo centro mas descai um pouco para a esquerda quando tenta penetrar na área entre o lateral-direito e central adversários.

A equipa nos últimos 20 minutos da primeira parte estava muito nervosa, passes sem nexo e com Diogo Rosado em particular a criticar excessivamente os colegas ao ponto de jogarem sobre brasas.
Na 2ª parte com a entrada de Januário Jesus a equipa a jogar parecia um ferro de engomar a deslizar sobre um vestido de seda, a circulação de bola melhorou de uma maneira impressionante com a equipa agora mais calma e com as coisas a correrem bem com naturalidade devido á qualidade de jogo que nada tinha a ver com a 1ª parte.

Segundo se dizia na Academia o Capitão Diogo Amado não esteve presente porque foi convocado para treinar com a Selecção de Scolari juntamente com Bruno Matias e o Adrien Silva.

Como não vi o jogo completo prefiro não eleger um "homem do jogo" mas vou referir 3 jogadores:

Lateral esquerdo Michael Santos, muito interessante, do quarteto defensivo era sem dúvida o melhor, excelente controle de bola, ataca bem e é razoável no jogo aéreo, nota-se logo que técnicamente é o mais evoluido dos defesas.

Wilson Eduardo, é um ponta-de-lança que aos 16 anos de idade (08/07/1990) já mete respeito, fisicamente forte e com timing e "instinto assassino" bem apurado, não tem problemas em descer até ao meio campo para ajudar a defender e quando não encontra espaço no meio para atacar tem tendência para procurar espaço na ala direita. Apesar de fisicamente forte tem técnica acima da média e boa mobilidade, sinceramente eu acho que aos 16 ele já é mais ponta de lança que o mais tecnicista Ricardo Nogueira nos Juniores. "Homem do Jogo"

Januário Jesus, meu DEUS, que jogador, se tiver juizo este vai ser craque, entrou, encostou-se ao flanco esquerdo e mal tocou na bola deu logo para perceber que estava ali um jogador fora do comum.
Tem aquilo que separa um fora de série de um jogador bom, tem uma mescla de tecnicismo e atleticismo que se destaca logo. Mal pegou na bola fez uma arrancada em velocidade com finta em progressão e sem nunca perder o controle da bola até que sofreu o tackle, técnicamente vi logo que este não era mauzito de todo.
Visão de jogo? Tem uma visão periférica fora do comum, vai numa direção e sem olhar directamente para os colegas passa a bola para o lado e vai sempre redondinha para um jogador Leonino.
Faz recepções de bola com o tornozelo e a coxa como se fosse a coisa mais simples do mundo e muitas vezes sem olhar. Recebe a bola em pleno sprint e faz cruzamentos ao primeiro toque e com uma qualidade de passe assinalável. Belissímo jogador.


André Martins


Bruno Simões


Wilson Eduardo no meio com Nuno Silva (Guarda-Redes) na sua direita, Diogo Ribeiro (DR13) caminha na direção oposta e com Januário Jesus (JS15) à sua frente


Luís Andrade


Bruno Simões (BM4) a confraternizar com um homem das limpezas.




André

25 Comments:

At 15:34, Anonymous Anónimo said...

Porque e que o Diogo Amado não jogou?

 
At 17:16, Blogger ACF said...

Aparentemente está a treinar juntamente com a Seleção principal de Luiz Felipe Scolari juntamente com Bruno Matias e Adrien Silva.

Alguém sabe a que horas é o jogo de Iniciados Vs Real Sport Clube no Domingo na Academia?

André

 
At 17:18, Blogger ACF said...

Parece que o Marco Matias também lá está. Os primeiros 3 nomes ouvi hoje na Academia mas agora fui ao maisfutebol e está lá a confirmação e dizem que o Marco matias também foi:

"Luiz Felipe Scolari chamou quatro juniores do Sporting para integrarem o treino que a Selecção Nacional realiza esta tarde no Jamor: dois avançados e dois médios.

Bruno Matias (avançado, de 17 anos), Diogo Amado («trinco», de 16 anos), Marco Matias (avançado, 17 anos) e Adrien Silva, médio centro, de 17 anos) foram os eleitos pelo Seleccionador Nacional.

Adrien Silva tem sido chamado por Paulo Bento para os treinos do plantel principal do Sporting quando o técnico leonino se debate com muitas ausências devido à presença de jogadores nas selecções."



André

 
At 17:22, Blogger ACF said...

P.S. Eu já sabia ontem que o Diogo Amado hoje não ia alinhar pelos Juvenis mas não sabia a razão, pensei que estivesse lesionado ou fosse opção técnica.

O André Gonçalo não sei porque razão não foi convocado.

O Pedro Miranda estava no banco portanto neste último caso foi mera opção técnica.

Rui Magalhães também estava no banco.

André

 
At 18:06, Blogger ACF said...

Olha, parece que os Juvenis do Benfica empataram 0-0 com o Entroncamento.

Tendo em conta os resultados que o Entroncamento tinha feito nos primeiros 3 jogos do campeonato tenho que dizer que estou espantado.


André

 
At 19:01, Blogger ACF said...

O Belenenses ganhou 2-1 ao Pontinha e o Alverca ganhou 4-3 ao Beneditense o que quer dizer que tanto o Sporting como Alverca tem 10 pontos mas nós temos 14-2 em golos e eles 8-4 se não estou em erro.

André

 
At 19:27, Anonymous Anónimo said...

O Wilson Eduardo...

Ainda vou ouvir/ler que é um produto genuíno da Academia de Alcochete...e que a formação do FC Porto não vale nada...

:)

 
At 19:39, Blogger ACF said...

E quem garante que ele noutro clube iria conseguir realizar o seu potencial? O Valter Fernandes 2 anos atrás era visto juntamente com o Zezinando Correia como uma das grandes promessas do Sporting e agora ninguém sabe onde ele anda.

Irá o Ricardo Real realizar no Benfica o potencial que não realizou no Sporting. Tudo pode acontecer mas duvido sériamente.

Será que o Ricardo Fernandes e Fábio Ferreira vão ser outros casos como o Filipe Oliveira?

André

 
At 20:13, Anonymous Anónimo said...

O Valter está emprestado ao Candal, onde cumpre no campeonato nacional A o seu primeiro ano de junior.


Não é uma questão de ir "realizar o seu potencial" neste ou naquele clube. É tão só uma questão de coerência...se o Valter não é produto da escola de formação do FCP...logo...(lógica - Aristóteles)

 
At 20:35, Blogger ACF said...

"O Valter está emprestado ao Candal, onde cumpre no campeonato nacional A o seu primeiro ano de junior."

Se tivesse evoluido penso que o mais naturla seria jogar nos Juniores Portistas.

"Não é uma questão de ir "realizar o seu potencial" neste ou naquele clube. É tão só uma questão de coerência...se o Valter não é produto da escola de formação do FCP...logo...!"

A formação é até aos final do 2º ano de junior de acordo com a FIFA.

Claro que entendo o que queres dizer e obrigado pelo esclarecimento sobro o Valter.

Se o Wilson fizer 2 anos de Juvenil e 2 anos de Junior no Sporting e chegar aos Seniores então óbviamente que será considerado um produto da formação Leonina. Irá o Valter chegar aos Seniores do FCP? Tendo em conta que já nem nos Juniores joga enquanto no Sporting jogava atrevo-me a dizer que detiorou.

O Valter Fernandes não foi atleta do Sporting desde 1998 a 2005? Isso são 7 anos nos quais evoluiu e era tido como uma grande esperança e se estivesse no Sporting quase de certeza era titular nos Juniores em detrimento do Vasco Campos.

Já agora pergunto o que aconteceu ao 2 putos que o Porto roubo ao Benfica no Verão passado, o Tengarrinha e André Santos?


André

 
At 20:36, Blogger ACF said...

Leone, se estiveres a ler isto agradecia que me desses uma apitadela por E-Mail.

Obrigado.



André

 
At 20:47, Anonymous Anónimo said...

"Já agora pergunto o que aconteceu ao 2 putos que o Porto roubo ao Benfica no Verão passado, o Tengarrinha e André Santos?"

O Porto este ano tentou roubar também o André Cacito.Felizmente não conseguiu

 
At 20:50, Blogger ACF said...

"O Porto este ano tentou roubar também o André Cacito.Felizmente não conseguiu"



Não sabia disso, interessante. MRT bem dizia que haviam muitas ameaças à Academia e o interesse do Arsenal pelo Rui Fonte era apenas uma delas.

Obrigado, Roca.

André

 
At 21:16, Anonymous Anónimo said...

É precisamente por desses que o FC Porto "roubou" que ele foi emprestado. O Dd dos juniores do FC Porto é o André Santos (aliás, já foi chamado a treinar ao plantel principal). Inteligentemente, o FC Porto emprestou o Valter ao Candal...assim, não tem que se sentar o banco "a bater palmas". Se seria titular no SCP...pela descrição que fazes dos laterais direitos do SCP, não me admirava nada. Claro que isso não é um elogio ao talento do Valter...perece-me mais um lamento à falta de talento dos da Academia.

Ainda bem que entendes o que quero dizer em relação ao Wilson. Pois este não tem sete anos de FCP como o Valter tem de SCP...mas tem tão só 6. Por isso,...

Quanto ao Cacito...tudo explica-se com uma doença "benigna" relativamente comum: Daltonismo. Há quem confunda algumas cores próximas…agora o vermelho e o azul é novidade para mim. Só digo uma coisa, cuidado com a carraça!

 
At 00:42, Anonymous Anónimo said...

"Quanto ao Cacito...tudo explica-se com uma doença "benigna" relativamente comum: Daltonismo. Há quem confunda algumas cores próximas…agora o vermelho e o azul é novidade para mim. Só digo uma coisa, cuidado com a carraça!"

Eu sei do que falo e não ando a especular.O melhor amigo do cacito é meu amigo e garantiu-me que ele teve uma proposta do Porto,e que chegou a estar indeciso,pois o Porto oferecia um bom salário e também oferecia dinheiro ao Sporting.
Quanto ao asslb não ouvi nada,mas és capaz de ter razão,agora não desmintas o que eu disse porque eu sei o que digo!

 
At 01:10, Blogger ACF said...

"É precisamente por desses que o FC Porto "roubou" que ele foi emprestado. O Dd dos juniores do FC Porto é o André Santos (aliás, já foi chamado a treinar ao plantel principal). Inteligentemente, o FC Porto emprestou o Valter ao Candal...assim, não tem que se sentar o banco "a bater palmas". Se seria titular no SCP...pela descrição que fazes dos laterais direitos do SCP, não me admirava nada. Claro que isso não é um elogio ao talento do Valter...perece-me mais um lamento à falta de talento dos da Academia."

Eu acho que a lateral direito o VF teria preferência sobre o Vasco Campos que é um jogador mediano e sobre o Rui Figueiredo que é um jogador muito jovem mas já com bastante maturidade mas revela alguma falta de velocidade.

O Valter fisicamente é forte e é um jogador possante e nada lento e muito dificil de marcar. Acho que até podia discutir um lugar com Marco Lança e o lugar de trinco com o João Martins mas isso é o VF que me lembro, como ele é hoje não sei.

Na fase final do campeonato na Academia o SCP venceu os Juvenis Portistas 3-2 e ouvi dizer que VF não se destacou, não sei, prefiro falar apenas daquilo que vejo com os meus próprios olhos.

SE o VF foi emprestado para não ficar no banco então tenho que assumir que a equipa de Juniores portista deve ter grandes jogadores a lateral direito, trinco e centrais.

Do pouco que vi do Valter era um jogador do qual eu gostava bastante.

André

 
At 09:39, Blogger Ricardo said...

De não esquecer que na equipa de Juvenis, tanto o Cedric Soares, como o Diogo Ribeiro e o Januário Jesus são ainda juvenis de 1º ano.

Esta é uma prova de quanto a equipa de Juvenis B (sub-16) do Sporting é forte. É das melhores gerações da formação leonina. Há muita concentração de talento ou não fosse ela a equipa campeã nacional de iniciados da época passada (que deu 6-0 ao Benfica) que foi ainda reforçada com alguns talentos como o Hugo Fernandes, Ricardo Alves, Luís Oliveira e Sérgio Marakis.

 
At 10:52, Blogger ACF said...

"De não esquecer que na equipa de Juvenis, tanto o Cedric Soares, como o Diogo Ribeiro e o Januário Jesus são ainda juvenis de 1º ano."

O Januário é um jogador muitissímo interessante, nunca o tinha visto antes mas a sua qualidade técnica em nada fica a dever ao Fábio Paim (por exemplo) e na minha opinião é mais rápido.

"Esta é uma prova de quanto a equipa de Juvenis B (sub-16) do Sporting é forte. É das melhores gerações da formação leonina."

O Diogo Ribeiro não me impressionou em particular e o Cedric também não, mas foi apenas um jogo e é dificil tirar conclusões excepto sobre qualidade técnica e atlética, particularmente a primeira é fácil de ver e no JJ15 só quem fosse cego não a via.

Em aspectos tácticos ou psicológica preciso de mais tempo mas o Januário, Michael e Wilson são todos interessantes por razões diferentes e ontem as suas qualidades eram óbvias.

Aquele Bruno Simões é capaz de conseguir um patrocinio da Clearasil. Rapaz muito bem disposto.

O André Martins é pequenino mas o Luís Andrade deve ter 1,65 se tanto. Eu estava sempre a conversar com outras pessoas (pensavam que eu era do jornal "Desporto Jovem" porque estava sempre a fazer apontamentos) e a dada altura olhei em frente e ele passou por mim e eu pensei que uma criancinha tinha invadido o Relvado. Pareceu um jogador corajoso e persistente.

Nem fazes ideia como a equipa jogou mal no final da primeira parte, eu quando vi aquilo até me assustei e tive um mau prenuncio.

"Há muita concentração de talento ou não fosse ela a equipa campeã nacional de iniciados da época passada (que deu 6-0 ao Benfica) que foi ainda reforçada com alguns talentos como o Hugo Fernandes, Ricardo Alves, Luís Oliveira e Sérgio Marakis."

Estou curioso de ver esses e quero ver oura vez o Diogo Amado para ver se ele se librou da "Baby Fat" toda que tinha.

Ricardo, em principio vou ver os Inciados no Domingo, queres que preste atenção a algum em particular?

Já fui ver 4 jogos esta época; SCP Vs Portimonense, Pescadores Vs SCP, SCP Vs SLB e SCP Vs Amadora e ganhámos todos, querem ver que sou o amuleto da equipa?

André

 
At 13:11, Blogger Ricardo said...

André, para a próxima vê se consegues tirar uma foto do alinhamento inicial da equipa. Ou quando eles estão no meio-campo com os árbitros e os adversários, ou quando fazem a pose de equipa para a foto.

 
At 14:47, Blogger ACF said...

Pois é Ricardo, só que ontem o meu carro não queria pegar e por isso tive de pedir boleia para ir para Alcochete e cheguei 20 minutos depois do jogo ter começado quando geralmente chego 1 hora antes do apito inicial.

André

 
At 20:05, Anonymous Anónimo said...

voces nao sabem ver futebol pois nao?? a altura significa qualidade??? ou o inves a falta de altura significa falta de qualidade?? pelo amor de deus! o luisinho e o andre martins sao dos jogadores mais talentosos!voces sao sportinguistas??nao parece nada! ajudem os juvenis A e nao os deitem abaixo! voces vem um jogo e falam falam.. por favoR!o seculo xix ja foi! i ja agora podem olhar para a classificaçao???! cuidem se, quem tiver argumentos responda!
abraço!

 
At 00:39, Blogger ACF said...

"voces nao sabem ver futebol pois nao?? a altura significa qualidade???"

Depende das posições, mas a altura ajuda, o Cannavaro e Roberto Fabian Ayala são excepções e não a regra. E num futebol que use muito o jogo aéreo não se vê muitos cabeaceadores bons com 1.70 e é por isso que entre os adultos jogadores como o João Paiva e Giuseppe Rossi não são os jogadores que eram entre os meninos.

Mourinho conquistou a Europa com 2 laterais de 1,80 e o quarteto defensivo tinha uma média de 1,84 de altura e ainda Costinha com 1,80 que recuava para 3º central. O Milan nos tempos aureos também tinham em jogadores como Maldini, Costacurta, Rijkaard, Gullit, van Basten jogadores de grande estatura.

Eu em relação ao André Martins e Luis não me lembro de ter falado da sua estatura como um óbice, apenas comentei que são pequeninos e nunc disse que era um defeito tal como o Tiago Cerveira é um minorca e joga uma enormidade mas raros são os jogadores de topo que têm 1,70. Se o C-Ronaldo tivesse a estatura do Quaresma ou Simão não seria o jogador que é, o facto de reter a qualidade técnica e atleticismo naquele corpo é o que faz dele um jogador fora do comum. Quantos jogadores de 1,85 têm a mobilidade e qualidade técnica do Ronaldo? Com aquele corpo não vejo muitos, um jogador com aquele fisico mas com aquela mobilidade e cordenação motora e capacidade de mudar de direção em alta velocidade sem perder controle de bola é fora do comum.

"nao parece nada! ajudem os juvenis A e nao os deitem abaixo! voces vem um jogo e falam falam.. por favoR!o seculo xix ja foi! i ja agora podem olhar para a classificaçao???! cuidem se, quem tiver argumentos responda!"

Terei todo o prazer em responder a qualquer pergunta especifica que seja.



André

 
At 10:41, Anonymous Anónimo said...

certo e que voces nao sabem ver futebol..este blog esta cheio de erros! referindo me a ese jgo com o estrela dizes nao vou nomear mellhor jogador em caampo, mas depois dizes que foi o wilson!? lol, dizes que o sousa e o vasco sao como gerrard e o lampard?!?? tem cabamento isto?? para nao falar do januario..aquele comentario era escusado, viste apenas um jogo..!!

 
At 16:33, Blogger ACF said...

"certo e que voces nao sabem ver futebol..este blog esta cheio de erros! referindo me a ese jgo com o estrela dizes nao vou nomear mellhor jogador em caampo, mas depois dizes que foi o wilson!?"

Disse que não queria escolher um pelo simples facto de um jogo não ser o suficiente para conhecer em detalhe cada um dos 14 elementos e por isso não me considerava culto o suficiente para estar desde logo a formar demasiadas opiniões mas que em principio deveria ser o autor dos 2 golos que foi o Wilson Eduardo.

"lol, dizes que o sousa e o vasco sao como gerrard e o lampard?!??"

O que eu fiz foi dizer que os seus reposicionamentos no 4-1-3-1-1 em campo no modelo de jogo é similar aquela que vimos empregada por Steven Gerrard e Frank Lampard no 4-5-1 de Sven Goran Erikson na Alemanha na qual apenas um dos 2 subia de maneira a não reduzir em demasia a densidade do meio-campo com receio que Owen Hargreaves não desse conta do recado mas que a jogar apenas com Peter Crouch na frente e 2 alas isso causava pouco pressing no sector de finalização razão essa pela qual as subidas de Lampard ou Gerrard pelo meio conseguiam desiquilibrar até certo ponto mas nunca houveram situações de superioridade numérica em jogadas de ataque porque FL e SG nunca apoiaram o ataque em simultâneo porque a Inglaterra ficava na expectativa quase sempre com 2 médios, 1 lateral e 2 centrais. Aliás, creio que descrevi em detalhe o jogo de compensações que o André Sousa e vasco Oliveira fizeram alternando nas tarefas de filtragem de jogo ou organização ofensiva do mesmo, talvez não tenhas lido essa parte.

"tem cabamento isto?? para nao falar do januario..aquele comentario era escusado, viste apenas um jogo..!!"

Pois vi apenas um jogo, e nem precisava de ver mais que 5 minutos para perceber que em termos de capacidade técnica o Januário Jesus foi o melhor dos 28 jogadores em campo, nunca disse que é o melhor jogador apenas que é o mais talentoso em termos de técnica e diga-se de passagem que não conheço muitos jogadores Portugueses de 15 anos que tenham aquela habilidade natural.

Vê se compras um teclado fabricado na União Económica Europeia pois a ausência de acentos na tua gramática provoca dores de cabeça a quem tenta ler os teus comentários que infelizmente continuam anônimos.

André

 
At 13:51, Anonymous Anónimo said...

sem duvida concordo que o januario e um jogador cheio de talento. NO entanto acho que Cedric Soares tem uma leitura de jogo brilhante, e acho que ira ser uma grande revelaçao

 

Enviar um comentário

<< Home