Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, outubro 21, 2006

Sporting 1 - 0 Massamá. 7ª Jornada de Juniores.



João Gonçalves, Rui Patricio, Vasco Campos, Daniel Carriço, Tiago Pinto, Marco Lança, Vivaldo Arrais, Adrien Silva, Ricardo Nogueira, Alison Almeida, João Martins.


Numa tarde com um misto de sol e algumas nuvens os Juniores Leoninos tiveram algumas dificuldades para bater o Real Sport Clube devido sobretudo a alguma falta de inspiração colectiva e falta de personalidade por parte da equipa da casa. Comparada com a 5ª Jornada esta equipa está diferente pois o seu XI está alterado e a equipa ainda não se adaptou a esta nova realidade. Saiu o lateral direito Rui Figueiredo (que viu o jogo da sala de imprensa) para a entrada de Vasco Campos, saiu André Pires do XI para a entrada do Júnior de 1º ano Adrien Silva e numa estreia a titular o canhoto Vivaldo Arrais ocupou a ala direita enquanto Fábio Paim também observava (bem disposto diga-se de passagem) o jogo da sala António Capela.

Com 3 das habituais peças ausentes da máquina notou-se alguma timidez por parte de alguns elementos que ou perdiam bolas ou hesitavam em arriscar remates e preferiam passar a bola (e a responsabilidade) a outros. O jovem extremo Vivaldo apesar de ter um bom pé esquerdo foi colocado na ala direita pelo Professor Luís Martins que preferiu oferecer a esquerda ao mais experiente Alison Almeida mas deu logo para perceber que na direita Vivaldo não rendia muito apesar do seu entusiasmo e vontade de fazer tudo depressa e bem mas que na hora do último passe ou remate a pressão "forçava" o jovem a passar a bola a um colega.

Nos primeiros 45 minutos o Sporting parecia estar adormecido e sob a custódia de um "colete de forças", é certo que não tinha marcado mas pior que isso era o facto de que não parecia tentar "sacudir" o jogo e tentar algo diferente, algo que resultasse. Em parte as culpas tem que ser atribuidas ao Real Sport Clube que ao longo do jogo alternava entre um 4-4-2 e um 4-3-3 mas em qualquer um dos dois tinha sempre 2 homems de contenção no seu meio campo defensivo e inteligentemente jogava muito compacta com os seus 3 sectores bastante próximos e com a consequência de dai extrair uma circulação e bola razoávelmente eficaz.
Com o Massamá a jogar em bloco e muitas vezes com 8 a 10 jogadores de campo atrás da linha da bola isso dificultou bastante a tarefa dos verdes. Vivaldo não conseguia carburar e faltava-lhe alguma coragem de tentar o remate e Adrien Silva incaracteristicamente falhava passes e dispendia energia em perseguição de bolas que nunca conseguiria recuperar. Tudo isto somado e com a ausência de Paim para adicionar criatividade o Sporting parecia condenado a estar orfão do rasgo de génio que poderia resolver um jogo no qual o adversário não dava espaços para os artistas e os artistas em cena pareciam decididamente desinspirados.

Na 2ª parte ocorrem as 2 mudanças tácticas que decidem o jogo a favor dos da casa, se na primeira parte o jogo ofensivo dos Leões fluia pelo flanqueador Vivaldo Arrais a verdade é que na segunda o Sporting começou a jogar mais através de Alison Almeida mas a ironia é que o factor decisivo afinal estava no flanco oposto ao Brazileiro. Vivaldo Arrais desloca-se para a faixa esquerda e posiciona-se á frente do outro canhoto Tiago Pinto e a partir dai a música foi indubitávelmente outra. Na esquerda o jovem extremo rendeu muito mais e ele e Tiago Pinto começaram a fazer uso da sua velocidade para fazer a cabeça em água ao lateral direito Ruben Fernandes até que num misto de garra, velocidade e superior controle de bola Tiago Pinto foge da linha para a área onde João Gonçalves está isento de marcação, Tiago na raça deixa para trás o ser atormentador e passa a bola redondinha para a cabeça de João Gonçalves cabecear para o fundo das redes aos 49 minutos. Num jogo preso e adormecido eis que Tiago Pinto o agarrara pelo colarinho e o sacudia com uma jogada que colocava os Leões na frente do marcador.

Nesta tarde de estreias devo também mencionar que João Gonçalves foi o Capitão de equipa (o central Marco Lança foi o Sub-Capitão) apesar de Daniel Carriço ter marcado presença (a jogar com regularidade a um nível muito bom) no XI. Aos 80 minutos com a saída de Vivaldo Arrais (para a entrada do avançado André Cacito) o jovem foi brindado com aplausos entusiasmados de Rui Lopes, André Martins, Bruno Matias e Rui Figueiredo que felicitaram o seu colega pela sua feliz estreia a titular a qual já merecia e correspondeu ás expectativas trazendo velocidade ao jogo e a maneira destemida com que tenta ganhar todas as bolas divididas onde a sua velocidade explosiva esteve em evidência.

O trio de meio campo foi constituido por João Martins a trinco, João Gonçalves vestiu a Nº8 mas jogava a interior esquerdo e chamou a si as responsabilidades de fantasista enquanto o promissor médio Adrien Silva vestiu a Nº10 mas jogou a interior direito (mas alternava de posição com João Gonçalves) funcionando como unidade de transição e ora auxiliando João Martins em tarefas de contenção ou auxliando o Capitão Gonçalves na construção do jogo ofensivo dos leões. Verdade seja dita que João Gonçalves se portou como um verdadeiro Capitão, a braçadeira funcionou como uma injecção de maturidade e ambição pois jogou muito bem, talento já lhe reconhecemos no passado mas nesta jornada jogou com outro propósito, jogou para a equipa e jogou bem e jogou mais, mais pressão, mais vontade, mais em sintonia, aquele extrazinho que lhe faltava no passado mas que desta vez esteve em evidência.

Defensivamente a equipa Leonina esteve bem, os laterais alternaram nas subidas pelos flancos mas sem dúvida a equipa ganha mais com as iniciativas de Tiago Pinto que consegue conferir outra agressividade á equipa quando ele passa a linha de meio campo. Os centrais estiveram bem como é o seu timbre, com Marco Lança a marcar á zona perto de Rui Patricio e Daniel Carriço mais adiantado e sempre de olho em Kifuta (Nº9 do Massamá) mas como de costume sempre com disponibilidade para apagar "fogos" aqui e ali, em particular quando Vasco Campos subia era notável como Daniel Carriço conseguia encostar na direita para fechar esse corredor e mesmo assim incansávelmente flectir para o centro sempre que necessário fosse para aumentar a densidade no eixo ou subir no terreno e ir ter com Kifuta antes que este pudesse rematar de longe. Carriço e Lança são uma dupla de centrais que se complementam na perfeição, uma autêntica parede.

Da equipa do Massamá é necessário mencionar Eliseu e Jesse que como verdadeiros "operários" mantiveram a "casa das máquinas" dos forasteiros um sector indesejável para Leões e a equipa Leonina levou 45 minutos a perceber que o bloco central de Eliseu, Jesse e os centrais Richard e Alex jogavam de maneira muito compacta e não seria por ali que o Sporting chegaria ao golo pois o trio de médio Leoninos eram engolfados pela densidade populacional que o Massamá dispunha no seu meio campo onde o Massamá jogava 4 para 3 e a inexperiência de Adrien Silva vinha ao de cima.
Com o Sporting a chegar ao golo aos 49 minutos através de uma jogada flanqueadora quem pagou a factura foram de facto os operários que aos 58 minutos sairam ambos e com a saida dos dois entraram 2 Ex-Leões Suncar Mané e Helmut Calvete e o Massamá agora jogava já em 4-4-2 puro, ainda com 2 jogadores no meio campo defensivo mas agora já com 2 homems na frente numa alteração lógica por parte do Mister João Silva de tentar chegar ao empate num jogo em que os Leões mereceram ganhar mas nunca por um resultado mais expresivo que aquele que obteram.





?????, Bruno Matias, Rui Figueiredo, Rui Lopes.


Ricardo Nogueira.


Bruno Matias.


André Cacito substitui Vivaldo Arrais, o VA7 recebeu uma estrondosa salva de palmas dos seus colegas que estavam na sala de Imprensa


André Pires substitui o Adrien Silva





André

25 Comments:

At 19:10, Blogger ACF said...

O Professor Luís Martins voltou a apostar (já é a 2ª vez) na minha escolha predilecta de trio de meio-campo. João Martins a trinco, João Gonçalves a interior-esquerdo e Adrien Silva a interior-direito, o Adrien e João Gonçalves alternavam de posição e diga-se de passagem que Adrien jogou com a Nº10 vestida embora tenha sido mais o JG8 a liderar a equipa e a verdade é que a braçadeira lhe fez bem porque ele jogou muito para a equipa.

P.S. ao contrário do que disse o jornal Sporting em Agosto parece que o Filipe Muendo não está no Sporting mas sim no Belenenses emprestado. O Jorge Abreu e Marco Matias estiveram ambos nos convocados e ambas as equipas só tinham 6 suplentes.

André

 
At 19:48, Anonymous Anónimo said...

porque não foi o daniel carriço o capitao?

 
At 19:53, Blogger ACF said...

"O Helmut,o Flavio e o Suncar Mané tão emprestados ou mesmo "desligados"do sporting? O suncar parecia-me ter muito futuro.Tinha pinta de matador"

O Helmut Calvet e o Flávio Pina (que foi titular a lateral esquerdo) estão ambos contractualmente ligados ao Sporting. O Suncar Mané creio que deve deve ser Junior de 2º ano mas não creio que já não está ligado ao clube, ele foi campeão de Iniciados em 2003 onde marcou 30 golos e 2 anos depois em 04/05 foi campeão de Juvenis com João Couto mas me lembro dele nos Juvenis de 03/04 e não estava nos Juniores 05/06. Possivelmente jogava nos Juvenis B em 2003/04 o ano passado esteve emprestado e este ano seguiu pelo mesmo caminho. Pelo que sei já não é do Sporting.

Do Sporting no Massamá hoje esteve o Flávio Pina, o Helmut estava no banco e o Silvio Pires saiu dos convocados á última da hora.



André

 
At 20:03, Blogger ACF said...

"porque não foi o daniel carriço o capitao?"

Não faço ideia. O João Gonçalves foi o Capitão e o Marco Lança o Sub-Capitão. O Daniel jogu o seu habitual, não me pareceu afectado.

É curioso que eu andava a dizer que:

1) O Paim não era imprescindível na equipa e podia sair dela sem causar grandes solavancos.
2) O Vivaldo devia jogar mais minutos
3) Queria o Martins, Adrien e Gonçalves como trio de meio campo.

E não é que tudo isto aconteceu mesmo, LOL?

"Então não é que o nosso capitão no jogo de hoje, João Gonçalves, ainda só tem contrato de formação..."

É daqueles jogadores interessantes que tanto pode vir a ser aposta ou perder-se no meio da quantidade de jogadores talentosos que o Sporting tem emprestados ou entre os Juniores de 2º ano. Ele é bom mas no meio de tantos terá que ser excepcional. O Adrien para mim já roubou o lugar ao André Pires, com ele o Martins e JG8 temos um belissimo meio-campo que apenas precisa de tempo para ganhar os automatismos.


André

 
At 23:37, Blogger ACF said...

Alguém sabe o resultado do Belenenses Vs Estrela da Amadora?



André

 
At 11:32, Blogger ACF said...

O Candal onde anda o Valter Fernandes ainda não perdeu um jogo, 4 vitórias e 3 empates.

O Porto já tem uma derrota, alguém sabe quem foi? O FC Porto já leva 21-3 em golos apesar de ter perdido 3 pontos e liderar a tabela mas com o Candal logo atrás.

O Porto empresta muitos jogadores ao Candal ou só o Valter? Defesa muito porosa, 20-12.

Dos 6 golos sofridos pelo Sporting 2 deles foram VS Pescadores e o Costa tem a pior defesa 12-24. O Portimonense tem 1-20 em golos ao fim de 7 jornadas, não estou a brincar.

André

 
At 11:34, Blogger ACF said...

Já estamos na frente, o Estrela foi ao Restelo derrotar o Belenenses por 1-0. Já temos 19 pontos e o Estrela ultrapassa o Belem e fica com 17 pontos em 2º e o Belenenses está em 3º com 16.

Quando o Sporting for á Amadora tem que ir mentalizado porque o Estrela tem 17-3 em golos (nós temos 16-6) e se não estou em erro esses 3 golos foram 1 do SCP e 2 do SLB e creio que ambos os empates ocorreram em Alcochete e Seixal portanto o Estrela só sabe vencer quando joga em casa.


André

 
At 12:47, Blogger ACF said...

LOL, o Leiria tem 6-6 em golos ao fim de 6 jornadas e apenas 2 vitórias. Neste escalão a gente vê coisas mirabolantes, equipas fracas que são goleadas por equipas medianas mas depois perdem por 1-0 com equipas de topo ou conseguem mesmo ganhar.

É muito dificl estabelecer comparações dizendo que o Sporting venceu o Benfica 3-1 e o SLB venceu o Massamá por 3-0 portanto o SCP devia golear o Massmá mas apenas ganha por 1-0. Embora diga-se de passagem que o Professor Luís Martins ao fim de 5 jornadas a utilizar um XI forte agora parece ter optado por rodar alguns jogadores e não convocou o Rui Figueiredo nem Paim (nem o Bruno Matias e o Tiago Jorge foi suplente em vez do André Martins) e meteu o Pires e Yannick no banco para poder dar hipóteses a Vivaldo, Vasco Campos e Adrien e até mesmo o Cacito agarrou mais uns minutinhos, curiosamente achei que ele decidiu rodar VS 2 equipas razoávelmente fortes (Louletano e Massamá) e por isso mesmo sofremos 2 golos em Loulé e ontem vencemos por apenas 1 golo.

Em teoria as próximas 5 jornadas são mais macias que as 2 últimas pois vamos defrontar o Nacional, Oeiras, Setúbal, Alverca e Estoril e penso que temos a obrigação de ganhar as 5 pois já vencemos equipas mais fortes. Depois disso recebemos o Belenenses e seria agradável vencer 5 seguidas até lá pois já temos 6 em 7 e com mais 5 o Sporting entraria em campo com um streak the 11 vitórias consecutivas.

O ano passado ao fim de 21 jornadas o Sporting tinha 20 vitórias e 1 empate, curiosamente o empate também foi na jornada inaugural. Na 22ª perdemos Vs Amadora e se não estou em erro o golo foi marcado pelo Filipe Muendo.

Eu esta semana vou fazer um apanhado dos jogos recentes dos Juniores do Estrela da Amadora para ver se percebo com quem estamos a lidar e quem são as unidades que fazem a diferença.

André

 
At 13:05, Blogger ACF said...

Ganhámos 2-0 ao Oeiras em Iniciados.

André

 
At 13:07, Blogger ACF said...

O "Avô Cantigas" Ferguson deixou o Cristiano no banco e vai começar como coxo Darren Fletcher na ala direita.

André

 
At 17:26, Blogger samuel said...

segundo o mais futebol foi por um problema fisico..

 
At 18:19, Blogger ACF said...

Goyaaté:

"Confesso que não acompanho muito os nossos Iniciados e o pouco que sei foi do que vi da fase final do ano passado, especialmente do último jogo qd me desloquei a Odivelas e ganhámos aos Lamps 6-0 num campo sintectico e com alguma chuva á mistura.
Nesta equipa havia um menino que jogava na posição de extremo direito, sei que era o nº 7... que é feito desta joia??? Porventura estará nos Juvenis B ou C?"

O jogador em questão é o Renato Santos. Não sei por onde anda, talvez jogue nos Juvenis B do Sporting ou talvez tenha saido mas é certo quer nunca foi convocado até agora por Luís Dias nos A.

"No Plantel de Iniciados A do ano passado está lá o Januário de Jesus que curiosamente não fez um único jogo da fase final desse campeonato, e este ano está nos Juvenis A a jogar regularmente. Pelo que já ouvi falar trata-se de um grande jogador, mas qual foi o percurso dele no ano passado?"

Sem dúvida que o Januário é um jogador com muito talento e enorme potencial, desde que continue a desenvolver fisicamente sem perder a sua qualidade técnica e velocidade á medida que for atravessando a puberdade e se tiver uma boa cabecinha nos ombros. Concordo com o RmP que é de estranhar este jogador não ser convocado mais vezes á seleção pois tem talento muito acima da média.


André

 
At 10:01, Blogger Madjer said...

O FC PORTO tem mais jogadores emprestados ao Candal, porque não tem equipa de Juniores de 1º ano

 
At 10:28, Blogger Ricardo said...

O Renato Santos está de facto nos Juvenis B.

 
At 21:22, Anonymous Anónimo said...

Onde anda o Filipe Muendo?

 
At 22:14, Blogger ACF said...

Segundo me disseram na sala de Imprensa ele está emprestado ao Belenenses. O Jornal SCP dizia que ele estava no plantel Junior do SCP mas pelos vistos foi um equivoco. Não sei quem escreveu esse artigo, se foi JCF, Nélida Gomes, Sandro Baguinho ou Jorge Vicente mas vou ver se percebo o que se passou quando lá for este weekend.

P.S. Não sei se têm curiosidade de ver como se parece a sala de imprensa da Academia mas aqui ficam umas fotos:

http://img265.imageshack.us/img265/9652/dscn2799ns3.jpg

http://img261.imageshack.us/img261/6858/dscn2804cn1.jpg

http://img261.imageshack.us/img261/8998/dscn2803cx6.jpg

http://img345.imageshack.us/img345/8051/dscn2805ra9.jpg

http://img259.imageshack.us/img259/8651/dscn2818jn4.jpg

http://img67.imageshack.us/img67/9397/dscn2819if9.jpg



André

 
At 10:20, Blogger Ricardo said...

Não foi erro nenhum. O Filipe Muendo estava de facto no Sporting, onde fez toda a pré-época e segundo sei, só recentemente se mudou para o Belenenses. Do que vi dele, não me pareceu jogador com estofo para estar no plantel de juniores do Sporting.

Outros jogadores que fizeram a pré-época foram também dispensados há pouco tempo. São eles o João Salgado (júnior de 1º ano) e o Sebastião Nogueira (júnior de 2º ano). Não ouviste também falar sobre o paradeiro deles?

 
At 10:25, Blogger Ricardo said...

Agora com as reportagem do Desporto Jovem, até consegues ir à Sala de Imprensa. Foste o único para além dos jornalista do Sporting? O Pormenor da câmara de vídeo é importante porque muitas vezes eles gravam os jogos integrados no sitema de scouting de forma a que depois possam observar os jogadores de outra perspectiva e fazer uma análise pormenorizada, para que depois possam melhorar vários aspectos.

 
At 13:34, Blogger ACF said...

"Outros jogadores que fizeram a pré-época foram também dispensados há pouco tempo. São eles o João Salgado (júnior de 1º ano) e o Sebastião Nogueira (júnior de 2º ano). Não ouviste também falar sobre o paradeiro deles?"

Não, mas vou perguntar. Agora que falas lembro-me de o Salgado jogar uma vez a lateral se não estou em erro.

"Agora com as reportagem do Desporto Jovem, até consegues ir à Sala de Imprensa. Foste o único para além dos jornalista do Sporting?"

Por acaso até fui. Eles próprios ficaram surpreendidos com a pouca afluência dos media (talvez pelo jogo começar ás 15:00) mas aparentemente o Massamá não suscita grande interesse. Se tivesse chegado mais cedo até podia ter ido ver o treino dos Seniores mas isso não me interessa muito. Gostei de conversar com o Lourenço e o Paim, também vi por lá o Torcatto, Carlos Pereira e mais um ou outro. Os "meninos" meteram-se na sala de imprensa para ver o jogo mas depois apareceu lá um delegado (?) e puxou-lhes as orelhas dizendo que daqui a bocado eram 40 jogadores da formação dentro da sala de imprensa. Conversámos sobre o Rui Fonte, Semedo, Tómané, Peseiro (nem perguntes), Pereirinha, Celestino, Paulo Sérgio e mais uns quantos.


André

 
At 09:58, Blogger Ricardo said...

André, se não for pedir muito, aprofunda aí as conversas que tiveste. Excepto essa do Peseiro sobre a qual não queres falar.

 
At 11:42, Blogger ACF said...

Ricardo, se tiveres alguma pergunta especifica posso tentar mas de resto isto são conversas em que jogadores falam sobre outros jogadores (e treinadores) e por vezes são de uma honestidade que poderia magoar os visados caso eles ouvissem. A gente falou de jogador X e Y e como um é melhor que o outro neste e naquele aspecto etc (Paulo Sérgio Vs Edgar Marcelino por exemplo) e o mundo é muito pequeno e se depois alguém lê isto e conta ao fulano tal pode ser desagradável.

Falei com o Lourenço sobre o Ronaldo, falámos sobre o seu desenvolvimento muscular entre Julho 03 e Julho 04, falámos sobre a estatura fisica dos jogadores em diferentes posições, a gente brincava com o Paim a dizer que a equipa "era Paim e mais 10" e ele levava tudo na brincadeira (é divertido mas não me pareceu imaturo) pois sabia que estavam a gozar com ele, e depois chamavam o FP7 de "Fabião" e que ele fazia falta á equipa, etc, tudo um ambiente muito relaxado e bem disposto. O Lourenço falou um bocadinho do Nelson, disse que ele (Lourenço) jogar no Domingo, e também falaram de coisas banais, metereologia, mosquitos, etc. Creio que o Lourenço saiu ao intervalo depois de cumprimentar Torcatto e Pereira que estavam na última fila da bancada e o Paim só se juntou a nós por essa altura. Conversei bastante sobre jogadores emprestados, onde andam (o Lourenço não se lembrava de quem estava no Barreiro), um pouco sobre as caracteristicas do Rui Fonte (isso falei com outra pessoa) e com o Lourenço sobre o Semedo que o Lourenço descreve como embater numa parede e que era um defesa durinho, etc.

É consensual que a equipa de juniores está mais fraca embora isso não tenha sido algo que tenha discutido com os jogadores dessa equipa, aliás só falei mesmo com Paim embora Figueiredo, Matias, Martins, Lopes e mais um ou outro lá estivessem mas não calhou falar com eles e pareceram ser mais calados e reservados que o Paim que animadamente se juntou a mim, ao speaker e e outro fulano e com ele falei um pouco sobre o Lança, Martins, Patricio e talvez sobre o Ricardo Nogueira. É dificil estar a conversar e a tomar notas e fotografias do jogo. O Sandro Baguinho também é muito simpático e trocámos impressões ao longo do jogo.

André

 
At 11:46, Blogger ACF said...

P.S. em principio este Domingo vou fazer a reportagem do Belenenses Vs Sporting a nível de Iniciados, se conseguir dar com o Restelo pois não vou lá desde 1994, sem exagero. Quem quiser ir já sabe que o jogo começa pelas 11:00 e se querem fotos do aquecimento convem estarem lá pelas 10:00.

André

 
At 23:42, Blogger Madjer said...

André, tu ou alguem do Desporto Jovem tirou hoje fotos aos jogadores da selecção sub-16.
Seria demais pedir-te que me enviasses por mail as dos jogadores do FC PORTO?
O mail é oolhador@yahoo.com.br

 
At 01:09, Blogger ACF said...

"André, tu ou alguem do Desporto Jovem tirou hoje fotos aos jogadores da selecção sub-16.
Seria demais pedir-te que me enviasses por mail as dos jogadores do FC PORTO?

Não, eu só faço cobertura do Sporting para o jornal e raramente passo pela edição do jornal. É possível que tenham enviado alguém cobrir esse assunto e se assim foi é só uma questão de Sexta-Feira veres se sai no jornal.

Eu faço isto para o "Desporto Jovem" apenas em part-time e "pro bono" por isso não tenho muito tempo ou disponibilidade para acompanhar vários assuntos excepto os do Sporting mas eles costumam ter alguém que acompanha várias seleções e inclusive a seleção feminina, é uma questão de esperares até 6ª.

Podes experimentar através de "desportojovem@netcabo.pt" mas olha que eles não devem ter muito tempo pois só t~em uns 4 elementos fulltime e estão sempre a acelarar pois é dificil preparar um semanário com um staff tão reduzido, mas sºão pessoas simpáticas e educadas, podes sempre tentar.

P.S. Hoje no jogo vinha um artigo sobre 4 jovens inclusive o Coelho que está no Inter Milão.

André

 
At 10:54, Blogger Madjer said...

Obrigado André

 

Enviar um comentário

<< Home