Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, novembro 30, 2006

Guerra Fria, 5º Round (Sábado 2 de Dezembro)



4 jogos de João Couto à frente dos Juvenis do Benfica, 4 vitórias, 26-0 em golos:

Benfica 1 - 0 União de Leiria (7ª jornada).
Cultural da Pontinha 0 - 3 Benfica (8ª jornada).
Benfica 16 - 0 Desportivo da Castelo Branco (9ª jornada).
Benfica 6 - Loures (10ª jornada).

Sporting já defrontou 3 dessas equipas:

União de Leiria 1 - 2 Sporting (5ª jornada).
Sporting 6 - 0 Desportivo de Castelo Branco (6ª jornada).
Sporting 8 - 0 Loures (1ª jornada)

Total de 16-1 em golos. E curiosamente vamos defrontar este Sábado o Cultural da Pontinha (4º classificado) e partir desse momento já teremos defrontado todas as equipas que João Couto já enfrentou ao comando dos Juvenis do Benfica.

O Benfica por seu lado este FDS vai enfrentar o Belenenses (3º classificado) ao Restelo, o Sporting já jogou em Belém na 7ª jornada e ganhou 3-0.

Os Juvenis Benfiquista já por si são uma boa equipa, o ano passado na fase final estavam em igualdade de pontos com o Sporting e só foram batidos em goal avg. Este ano alguns desses Juvenis fizeram a transição para Juniores de 1º ano e a equipa de Juniores do Benfica apesar de bastante jovem tem tido resultados que demonstram que com mais um ano de crescimento podem ser uma força a ter em conta. Os Juvenis Benfiquistas de 06/07 mesmo antes da chega de João Couto já tinham dado provas de que tinham valor e foram comandados da 1ª até 6ª jornada pelo Mister Alexandre Silva que já passou pelo Sporting (e pelo Vitória de Setúbal), e que nas primeiras 6 jornadas conseguiu 3 vitória e 3 empates:

Empataram fora com o Alverca 1-1, e esse mesmo Alverca depois conseguiu empatar 2-2 com o Sporting em Alcochete.
Empataram em casa com o Sporting 0-0.
Empataram fora com o Entroncamento (CADE) 0-0, e depois o Sporting foi ganhar fora com o Entroncamento (CADE) 2-0.

Neste momento em 10 jogos o Sporting tem 8 vitórias e 2 empates e o Benfica 7 vitórias e 3 empates. O Sporting vem de 3 vitórias e 1 empate com um total de 13-2 em golos, e o Benfica de 4 vitórias seguidas com 26-0 em golos.

Adversário do Sporting será o Cultural da Pontinha que tem 19-12 em golos.
Adversário do Benfica será o Belenses que tem 29-9 em golos.

O Benfica está 2 pontos atrás do Sporting desde 12 de Novembro quando o Sporting "vacilou" Vs Alverca e neste momento seguramente ou um ou outro vai "pestanejar", e a distância vai encurtar ou alongar nesta "Guerra Fria" de atrito em que alguém mais cedo ou mais tarde vai tremer, vem ai um FDS em que Sporting e Benfica (1º e 2º classificado) defrontam oponentes sólidos (4º e 3º classificados respectivamente) fora de casa.

Nesta últimas 4 jornadas o Mister João Couto utilizou 16 jogadores diferentes nos seus 4 XIs iniciais, e 19 no total contando com substituições:

Hugo Figueiredo, Valdo Águamel, Abel Pereira, Abdel, Ricardo Caetano, Leandro Pimenta, Arthur Lourenço, Vitor Pacheco, Rui Ferreira, João Carmo, David Simão, André Soares, Diogo Freire, João Pereira, Tumani, Pedro Eugénio, André Silva, Ricardo Semedo e Nelson Oliveira.

Nesta últimas 4 jornadas o Mister Luis Dias utilizou também 16 jogadores diferentes nos seus 4 XIs iniciais, e 18 no total contando com substituições:

Pedro Miranda, Vasco Oliveira, Pedro Mendes, Bruno Simões, Michael Santos, Diogo Amado, André Sousa, Diogo Rosado, Wilson Eduardo, Januário Jesus, André Gonçalo, Nuno Silva, Luís Andrade, André Martins, Luís Resende, Diogo Viana, Cedric Soares, Rui Magalhães.

Quem está atrás está sempre com ansiedade de chegar à frente, e quem está à frente tem receio de escorregar e ser apanhado portanto ninguém está isento de pressão mas históricamente a ansiedada tem tendência para trair quem persegue e não quem foge.

Veremos quem vai vacilar primeiro, independentemente do momento de forma das respectivas equipas, qualidade dos planteis e capacidade dos treinadores existe ainda a ter em conta o factor ansiedade e capacidade de lidar com a pressão, e alguém terá que escorregar mais cedo ou mais tarde.

Campeonato Nacional:

2 de Dezembro (Sábado), Juvenis A, 11ª jornada.
Cultural da Pontinha (4º classificado) Vs Sporting (1º classificado).
15:00, Campo do Cultural da Pontinha.

3 de Dezembro (Domingo), Iniciados A, 12ª jornada.
Loures (11º classificado) Vs Sporting (1º classificado).
11:00, Campo José Silva Farias, Loures

3 de Dezembro (Domingo), Juniores, 13ª jornada.
Sporting (1º classificado) Vs Belenenses (4º classificado).
15:00, Campo Nº1 da Academia de Alcochete.



André Figueiredo

2 Comments:

At 16:56, Blogger Unknown said...

Confirma-se a saída de Luís Martins para o Portimonense?

http://www.record.pt/noticia.asp?id=728255&idCanal=495

 
At 17:21, Blogger ACF said...

Não me importava de ver o Rui Jorge ser convidado para essa função. Não acredito que na formação seja necessário um grande disciplinador como treinador, penso que outras caracteristicas são mais importantes, os próprios miudos são timidos e geralmente bem comportados e raramente "saiem da casca", mais que um disciplinador é preciso uma figura paterna e compreensiva, e o Luis Martins nesse aspecto era semelhante ao João Couto, e o Rui Jorge também parece talhado do mesmo tecido no sentido de ser exigente mas não ser de entrar no balneário com um chicote.

Boloni na minha opinião também não seria má ideia mas não seria a minha primeira escolha pois é um treinador algo nervoso e os miudos precisam de um "pai" calmo e que lhes transmita força e serenidade

Não estou a ver o Sporting a trazer alguém de fora para assumir controle portanto mais que provávelmente será o Gonçalo Pedro a tomar conta após esta jornada mas não sei se irá comandar a equipa até ao fim, a questão é se estará pronto para esta função tendo em conta que ainda é jovem.

O Jean Paul para mim não é opção e não lhe cabe a ele decidir mas sim a Ribeiro Telles e Pedro Mil-homems

Podiam ir buscar um Paulo Fonseca ao Amadora ou José Martins ao Estoril mas não vejo isso a acontecer. Sem sombra de dúvida a melhor opção seria o Leonel Pontes voltar aos Juniores pois é um treinador que na minha opinião tem qualidade e margem de progressão. Mas se ele sair dos seniores vai fazer falta pois é ele que ministra os treinos, o Carlos Pereira vai dando umas indicações e o Paulo Bento observa à distância mas a voz de comando nos treinos é a do Leonel Pontes.

O Pedro Barbosa não é opção e graças a DEUS que não pois não tem personalidade para ser treinador, e um Sá Pinto também é demasiado intempestivo para poder dar o exemplo aos jovens.

Não sei que nível de experiência já tem o Carlos Xavier. O Victor Pontes é bom treinador mas duvido que se rebaixe a aceitar treinar juniores.



André

 

Enviar um comentário

<< Home