Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Juniores após 11 Jornadas



Marco Lança, 990 minutos.
João Martins, 990 minutos.
Daniel Carriço, 974 minutos.
Ricardo Nogueira, 901 minutos.
João Gonçalves, 880 minutos.
Vasco Campos, 825 minutos.
Alison Almeida, 766 minutos.
Rui Patricio, 720 minutos.
Tiago Pinto, 705 minutos.
André Pires, 661 minutos.
Fábio Paim, 595 minutos.
Adrien Silva, 423 minutos.
Rui Figueiredo, 360 minutos.
Yannick Pupo, 271 minutos.
Bruno Matias, 184 minutos.
André Martins, 180 minutos.
André Cacito, 156 minutos.
Vivaldo Arrais, 147 minutos.
André Santos, 29 minutos.
Marco Matias, 27 minutos.
Tiago Pedrosa, 16 minutos.
Jorge Abreu, 0 minutos.
Tiago Jorge, 0 minutos.

Goleadores:

Ricardo Nogueira, 10 golos (em 901 minutos).
Daniel Carriço, 4 golos (em 974 minutos).
Marco Matias, 3 golos (em 27 minutos).
Fábio Paim, 3 golos (em 595 minutos).
Bruno Matias, 2 golos (em 184 minutos).
André Pires, 2 golos (em 661 minutos).
Alison Almeida, 2 golos (em 766 minutos).
André Cacito, 1 golo (em 156 minutos).
Adrien Silva, 1 golo (em 423 minutos).
Tiago Pinto, 1 golo (em 705 minutos).
João Gonçalves, 1 golo (em 880 minutos).
João Martins,1 golo (em 990 minutos).

Rui Patricio, 4 golos sofridos em 810 minutos (avg de 1 em cada 202,5)
André Martins, 3 golos sofridos em 180 minutos.

Indisciplina:

João Martins, 4 Cartões amarelos.
Marco Lança, 2 Cartões amarelos.
Ricardo Nogueira, 2 Cartões amarelos.
Daniel Carriço, 1 Cartão amarelo.
João Gonçalves, 1 Cartão amarelo.
Vasco Campos, 1 Cartão amarelo.
Yannick Pupo, 1 Cartão amarelo.

O Sporting tem-se mantido fiel ao seu 4-1-2-3 que é a táctica mestre nas camadas jovens e utilizada pelos Juniores, Juvenis e Iniciados. Na penultima jornada em Setúbal o Professor testou de inicio um 4-4-2 e com o resultado de 5-0 terá ganho confiança para voltar a testar novas tácticas mas sem abdicar da já mecanizada 4-1-2-3.

Vs Alverca ao minuto 75 entrava o avançado Marco Matias por troca com médio ofensivo André Pires, com a entrada do Marco verifiquei que no XI ainda estava Alison Almeida, Bruno Matias e Ricardo Nogueira e assumi que um dos 4 iria descair para o meio-campo para manter a integridade do 4-1-2-3. Para alguma surpresa minha constatei que o Sporting atacava com 4 avançados, inicialmente Marco Matias na esquerda, Bruno Matias e Ricardo Nogueira no meio e Alison Almeida na ala direita, olhando mais para trás apenas João Martins e Yannick Pupo estavam no meio-campo. Assumi incorrectamente que se tratava do 4-4-2 atacante que havia sido testado 8 dias antes em Setúbal.

Verifiquei ainda que os 4 da frente trocavam constantemente de posição e faziam lembrar o 4-2-4 de Arsene Wenger em 2003/04 no qual Patrick Vieira e Gilberto Silva seguravam o meio-campo e permitiam a Ljungberg e Pires subirem pelos flancos e Thierry Henry e José António Reys jogavam no eixo do ataque mas numa linha avançada com constantes trocas posicionais com Henry a descair pelos flancos, Reyes a cair pela esquerda e Ljungberg e especialmente Robert Pires a fazer diagonais (e golos uns atrás dos outros) para suprir a ausência dos seus colegas no eixo.
Com a chegada de Robin van Persie e as expectativas criadas à volta de Jeremy Aliadiere muito se especulou que Wenger estaria a preparar a sucessão de Pires e Ljungberg para a próxima decada mas com a saida de Patrick Vieira o Arsenal nunca mais foi capaz de manter o seu 4-2-4 e ao fim de 1 ano Wenger abandonou o esquema em favor de 4-5-1 com Fabregas e Gilberto agora a segurar o meio.

Curiosamente quando perguntei ao treinador adjunto Gonçalo Pedro se tinham jogado em 4-4-2 em Setúbal ele disse que sim mas quando lhe mencionei que após a entrada de Marco Matias haviam convertido o 4-1-2-3 em 4-4-2 ele de imediato disse que não se tratou de um 4-4-2 mas sim de um 4-2-4.

Não entendi sacrificarem o Fábio Paim para a entrada de Bruno Matias, Paim estava a jogar bem e com muita genica e vontade de mostrar serviço.

Bruno Matias até agora parecia o tipico jogador que se não entrar de inicio no jogo então tem muitas dificuldades em entrosar-se mas nesta 11ª jornada o Bruno entrou como suplente e entrou muito bem, energético e objectivo e sem dúvida mesmo não marcando golos fez a melhor exibição (das que eu já vi) desde que está ao serviço dos Juniores.

André Pires saiu mas tenho que dizer que estava a jogar bem, parece melhor do que nas jornadas iniciais nas quais muitas vezes parecia ter mais responsabilidade no XI do que João Gonçalves mas agora parece merecedor dos minutos que vem jogando, é um dos vários jogadores que parecem vir a subir de forma no último mês.

Ricardo Nogueira, cada vez mais entrosado num modelo de jogo cada vez mais mecanizado e cada vez a fazer mais golos, não é muito alto (1,78) mas é bom cabeceador, é um jogador que tem algumas semelhanças com Liedson e Thierry Henry (com o devido exagero), não é um grande ponta-de-lança nato mas é um bom jogador que joga a ponta-de-lança.
Não é um homem de área que jogue fixo, descai imenso pelos flancos quer para defender quer para vir buscar jogo ala Liedson, e um pouco à imagem de Thierry Henry ele também vem até ao meio-campo buscar jogo e joga muito e constroi muito jogo nos últimos 50 metros. É certo que falha alguns golos relativamente fáceis mas já tem uma média de 1 golo em cada 90 minutos e marcou 6 golos nos últimos 3 jogos.
Não é alto, não é possante, não pressiona muito (não tem caractersiticas para isso), e não joga muito pelo meio mas quando os centrais já se esqueceram dele lá vem o "Stealth Bomber" marcar mais um golo.

Penso que seria muito interessante Vs uma equipa mais fraca ver o Sporting jogar em 4-4-2 (não necessáriamente de inicio) com Ricardo Nogueira e Marco Matias no eixo de ataque, têm algumas semelhanças mas também se complementam, penso que Nogueira e o Marco ou então Nogueira e o Cacito se complementariam melhor que Nogueira e Bruno Matias.
Com Nogueira, Marco Matias e Carriço dentro da área as hipóteses de marcar de cabeça numa jogada de bola parada são muito boas. O Marco Lança (belissímo jogador que raramente é elogiado) também já merecia um golito de cabeça.
Se os adeptos deixarem de pedir ao RN9 que seja o Diogo Tavares talvez se apercebam que o Nogueira não tem as mesmas caracteristicas mas está a mostrar que à medida que a sua forma vai subindo é ele também um jogador a ter em conta.

O João Gonçalves rende muito mais quando lhe dão as funções de Nº10 e não lhe colocam o André Pires ou Yannick Pupo a jogar ao seu lado como 2º criativo, se lhe pedirem que defenda ou faça transições ele joga sempre menos, se lhe colocarem um trinco atrás e um Nº8 como o Adrien Silva ao seu lado para fazer transições mas que deixe as rédeas só para ele então o João sobe logo de produção. Seria interessante ver este jogador a jogar num losango com ele no vértice superior. Muito boa técnica e boa estampa fisica mas quando defende em grande profundidade parece um Relógio solar no meio de um céu nublado. Até agora parece ser um jogador com bom potencial mas algo inconstante., uma versão maior mas menos atlética do Carlos Martins.



André Figueiredo

18 Comments:

At 16:42, Anonymous Anónimo said...

Boas agora com a chamada do Tiago Pinto também gostava de saber a altura e peso dele e as principais características.

Outra ponto que gostava que focasses é a velocidade dos jogadores do Sporting.Yannick Djaló,Nani,Liedson,Paim,Alison,Abel por ordem quais são os mais rápidos e há mais algum que possa encabeçar esta lista?

 
At 19:19, Anonymous Anónimo said...

Boas!
Eu sei que é fora do tema (alias fiz a pergunta no ultimo jogo dos iniciados, mas provavelment não viste)mas podias-me dizer quais sao os jogadores dos iniciados mais talentosos na tua opinião.
Cumprimentos

 
At 20:05, Blogger ACF said...

"Boas! Eu sei que é fora do tema (alias fiz a pergunta no ultimo jogo dos iniciados, mas provavelment não viste)mas podias-me dizer quais sao os jogadores dos iniciados mais talentosos na tua opinião. Cumprimentos"

Do pouco que vi até agora gosto particularmente do extremo Tiago Cerveira, do central Miguel Serôdio e do lateral Rui Coentrão.

Existem outros jogadores interessantes como o extremo Altair Júnior, o Keeper João Santos, o trinco Daniel Pereira.

Penso que os Iniciados até certo ponto sofrem pelo facto de terem um plantel tão extenso pois têm rodado muito o XI nos 3 jogos que já vi e isso está a ser prejudicial para a equipa pois não parece existir um XI base bem definido no qual se possam socorrer quando precisam para jogos grandes. Tenho toda a confiança no Mister Luís Gonçalves e este Domingo vou lá estar quando defrontarem o Corroios.

André

 
At 20:16, Anonymous Anónimo said...

Obrigado
Cumprimentos

 
At 22:27, Anonymous Anónimo said...

Desculpa tar sempre a chatear mas sabes-me dizer alguma coisa sobre os jovens talentos da equipa de juvenis b, que a epoca passada deram 6-0 ao benfica na ultima jornada do campeonato de iniciados?
E ja agora nao sabes nada do Cristian Ponde que foi capa de jornais em 2005?
Cumprimentos

 
At 23:40, Anonymous Anónimo said...

André, o que tens a dizer sobre o Luis Oliveira que este ano ingressou nos Juvenis B? Ouvi dizer que é o Luis e +10.

Cumprimentos

 
At 11:55, Blogger ACF said...

Os iniciados que ganharam 6-0 ao Benfica na fase final do campeonato de iniciados 2005/06 foram:

Rúben Luís, actualmente nos Juvenis B.
Tiago Bastos, actualmente nos Juvenis B.
Filipe Paiva, actualmente nos Juvenis B.
Nuno Reis, actualmente nos Juvenis B.
Mário Rui, actualmente nos Juvenis B.
Luís Almeida, actualmente nos Juvenis B.
Luís Carlos, actualmente nos Juvenis B.
Cedric Soares, actualmente nos Juvenis B.
Renato Santos, actualmente nos Juvenis B.
Diogo Ribeiro, actualmente nos Juvenis B.
Bruno Silva, actualmente nos Juvenis B.
Sérgio Simões, actualmente nos Juvenis B.
Tiago Fernandes, actualmente nos Juvenis B.

No passado Domingo os Juvenis B do Sporting perderam 0-1 com os Juvenis B do Benfica na Academia, embora o golo tenha sido de penalty é mais um reflexo de como o Benfica lentamente está a equilibrar forças com a nossa formação. Não sei quantos destes jogadores jogaram nesse jogo pois não encontrei a ficha de jogo mas assumo que a maior parte deles jogou.

Não me parece que o Luis Oliveira tenha sido utilizado nos jogos que eu fui ver até agora portanto não tenho opinião formada sobre ele.

O Christian ponde joga pelo Olhanense e em principio será Iniciado do Sporting em 2007/08.

Dos 13 jogadores acima mencionados pessoalmente só (que me lembre) vi jogar pelos Juvenis A o Cedric Soares e o Diogo Ribeiro, Gostei dos 2 (mais do Cedric) mas ainda não vi nada de verdadeiramente excepcional nos 3 jogos a que assisti. Acima de tudo gostei da polivalência do Cedric, pode jogar em várias posições e demonstra ter grande capacidade aeróbica e joga bastante bem tanto como extremo ou lateral e combina sempre muito bem com o seu colega (o lateral/extremo).

André

 
At 15:47, Blogger Ricardo said...

O Jogo dos Juvenis B do Sporting contra os do Benfica já se realizou? Tinha ideia de que o jogo era só no dia 19 de Novembro e que o jogo até seria no Seixal...

 
At 17:53, Blogger ACF said...

Tens toda a razão, Ricardo, estava a pensar nos Iniciados B e fiz confusão com os Juvenis B:

http://www.serbenfiquista.com//modalidades/_jogos.php_tipo_futebol_id_1009

Gostava de saber quem foram os jogadores Leoninos utilizados nesse jogo.

Quanto ao jogo no dia 19 estava com a ideia que ia ser nos Pupilos de Exército e não no Seixal. Gostava de ir ver esse jogo mas deve ser à mesma hora que eu estou em Alcochete para ver os Iniciados Vs Corroios.

Aproveito para mandar publicamente um abraço ao Ricardo Quaresma que infelizmente perdeu um dos filhos. Melhores dias virão.

André

 
At 10:14, Blogger Ricardo said...

Ricardo Quaresma? Não é aquele que todos nós conhecemos pois não? Não deve ser, caso contrário ter-se-ia falado muito disso na comunicação social e ele não teria estado ontem com aquele ânimo no jogo de Portugal.

 
At 12:39, Blogger 30 said...

André, o jogo do Benfica B - Sporting B em Juvenis é nos pupilos e não no Seixal.

O Luis Oliveira é o principal jogador dos Juvenis B do Sporting. Foi chamado à selecção nacional de sub-16 no primeiro estágio de observação.

Cumprimentos

 
At 16:36, Blogger ACF said...

Ricardo, o Ricardo Quaresma foi pai de gémeos em Agosto e um deles (uma menina) não sobreviveu. Vê a capa da revista "FLASH".

André, obrigado. O Luis entrou para o Sporting este Verão portanto não sei muito sobre o jogador excepto peso, altura, clube anterior etc. O RMP diz que é avançado que pode jogar nas 3 posições e inclusive a Nº10. Se tiver qualidade decerto irá surgir nos Iniciados A mais cedo ou mais tarde, quem sabe, talvez já este Domingo.

Tenho que dizer que seria agradável se vocês no vosso site mencionassem a constituição da equipa adversária, principalmente nestes jogos de Iniciados/Juvenis B pois tenho curiosidade de saber quem foram os Iniciados B do Sporting no passado Domingo.

No site de "A Bola" dizem lá que os convocados para a selecção Sub-18 do Sporting são: "Martins, Adrien Silva, Bruno Matias, Rui Figueiredo, Rui Lopes, Tiago Pedrosa e Vivaldo"

Quem é este "Martins"? O André Martins Guarda-Redes dos Juniores ou o André Martins médio dos Juvenis?

André

 
At 20:10, Blogger 30 said...

Vontade não nos falta mas é muito complicado.

O Luis é ex-Corroios, é um jogador fantástico a todos os níveis. Se ele não se perder, vai ser certamente mais um caso sério da formação do Sporting. Que os monitores na academia estejam de olho nele pois é um miudo excelente. Na minha opinião, a posição ideal para ele é actuar na ala esquerda. Com a enorme velocidade que tem, a excelente técnica que possui e a enorme facilidade de remate que o caracteriza pode jogar muito bem ali. Mas é um jogador que actua em todo o lado.

Estão a existir movimentações para que o Benfica-Sporting em Juvenis B seja no sintético do Estádio da Luz. Espero que a hora também seja alterada para lá puder ir de tarde.

Cumprimentos,

André

 
At 22:23, Blogger ACF said...

André, porque razão nos Juvenis B do Benfica fazem 5 substituições por jogo? Que eu saiba são 5 nos iniciados e 3 nos Juvenis e Juniores a menos que nos Juvenis B seja permitido mais substituições que nos Juvenis A?

Reparei que o Ricardo Semedo foi titular no eixo da defesa dos Juvenis B do SLB versus Belenenses. Nos jogos dos B Vs União de Mira e Estoril ele não foi titular (e vocês não mencionaram quem foram os suplentes utilizados). Ele também entrou como suplente num jogo dos Juvenis A Vs Alverca, foi titular nos Juvenis A Vs Cade, titular VS Beneditense, Suplente utilizado Vs Leiria. Posso então deduzir que apesar de ser Juvenil de 1º ano ele tem sido mais aposta nos Juvenis A do que B?

O Professor João Couto até agora só orientou 2 jogos, Vs Leiria e CAC, correcto? Utilizou o 4-4-2 losango no 1º e só mudou para 4-1-2-3 no 2º, correcto?



André

 
At 12:49, Blogger 30 said...

Tudo correcto André. O Semedo, Abdel Vieira, Nélson Oliveira e Artur Lourenço são juvenis de 1º ano mas têm estado ao serviço dos Juvenis A. O Artur é titularíssimo (faz jus ao rótulo de melhor jogador do país), e os outros vão entrando aos poucos tendo o Nélson Oliveira e o Abdel sido mais aposta que o Semedo pois no Benfica estão dois dos melhores centrais do país: João Pereira e Abel Pereira. No 1º encontro, e como tinha poucos dias de trabalho, o mister Couto optou pelo 4-4-2 losango, jogando no 2º num 4-3-3, ou 4-2-1-3 visto o Pacheco ajudar muito o Leandro Pimenta em missões defensivas.

Cumprimentos

 
At 15:44, Blogger 30 said...

Esqueci-me de responder à questão das substituições. Tanto nos Iniciados como nos Juvenis os treinadores têm 5 alterações ao seu dispôr. Vou dar um exemplo. Se a equipa chega antes do intervalo, ou mesmo ao intervalo fizer duas alterações, então no segundo tempo pode efectuar três. Caso faça apenas uma, tem a opção de fazer quatro. Sempre que se mexe antes do intervalo ou durante o intervalo, existe a opção de se puder efectuar cinco alterações.

Caso não se façam alterações antes do intervalo ou no intervalo, só se poderão fazer três alterações.

 
At 16:09, Blogger ACF said...

Interessante, estava convencido que nos Juvenis A eram só 3. Nunca vi um jogo de Juvenis em que fizessem 4 quanto mais 5.

Depois faz uma reportagem jeitosa no fórum do jogo de amanhã de Juvenis B porque estou curioso, se tomares nota do XI inicial do SCP então ainda melhor.



André

 
At 17:26, Blogger 30 said...

Gostava muito... Mas aos Domingos de manhã é muito raro conseguir ir ver um jogo do Benfica. Não tenho disponibilidade.

Cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home