Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, novembro 26, 2006

Sporting 6 - 0 Beneditense (10ª Jornada de Juvenis)



O Sporting apresentou um XI de luxo no dia em que tinha que defrontar o Beneditense, é certo que os forasteiros eram os últimos classificados da Série C mas mesmo assim tinham conseguido a proeza de marcar pelo menos 1 golo em todas as jornadas até então.

O Sporting alinhou com o seu 4-1-2-3 habitual mas com o trinco Diogo Amado e o médio centro André Sousa a trocarem várias vezes de posição para assim melhor confundirem o trinco do Beneditense que bem tentava conter o avanço da "casa das máquinas" verde a branca.

Depressa se tornou óbvio que independentemente do score final ser gordo ou magro a verdade é que em campo existia uma enorme diferença de qualidade. O Sporting não fazia de maneira alguma um jogo brilhante mas mesmo assim 2 coisas eram claras, o Sporting disputava bolas divididas com mais convicção, e a velocidade dos jogadores, e do colectivo Leonino era claramente superior aos visitantes.

A 1ª parte terminou 1-0 a favor dos da casa mas o Sporting sem exagero rematou à baliza adversária 20 vezes e fez sómente um golo enquanto o Beneditense nem um único remate conseguiu expressar. O modelo de jogo dos Juvenis é idêntico ao que se vê nos Juniores e Iniciados, e raramente se afasta dele independentemente das caracteristicas dos jogadores que constituem o XI.
É deveras estranho ver um jogador como Wilson Eduardo demonstrar tanta generosidade nas suas movimentações ao estar disposto a jogar num "envelope" com uma profundidade de 50 metros ao descer da àrea à linha média, e a jogar de flanco a flanco. Isto rouba o Sporting de presença constante na àrea mas ganha ao adicionar mais um elemento ao seu meio-campo que essencialmente quando Wilson desce e os extremos recuam passa a jogar com 6 elementos que sufocam os médios adversários.
Mas quando chega a altura de se desdobrarem no ataque o Sporting aposta muito na sua rapidez de colocar a bola na àrea e a velocidade de Januário Jesus, Luis Andrade e Wilson Eduardo de acelararem de volta para o sector ofensivo para concluir a jogada, o que nem sempre funciona devido a erros de timing ou de ansiedade.

Sem grande espanto o Sporting nem sempre se desdobra com a destreza necessária para aproveitar as suas recuperações de bola e converter as mesmas em jogadas de perigo, este Sporting assenta o seu jogo ofensivo muito à volta da capacidade do seu tridente ofensivo de se mover entre o meio-campo e o sector finalizador porque de resto o Sporting nunca joga com unidades fixas no ataque, os flanqueaores trocam de posição e o Nº9 joga em toda largura e profundidade da àrea adversária.

Após vários falhanços de finalização dos seus companheiros teve que ser o lateral direito Luís Resende aos 28 minutos a acelarar para dentro da àrea numa diagonal, e quando o Keeper tentou fazer a mancha o Luís foi egoista ao ponto de não tentar passar a bola e ele mesmo fuzilou o 1º golo.

Curiosamente o Sr Domingos (Speaker que se ouve nos altifalantes da Academia, e que gosta muito de fazer prognósticos) tinha para hoje adivinhado que seriam 7-0 (ele raramente falha nas previsões) e já eu o estava a chatear quanto aos 7-0 quando o Resende "espeta" o primeiro, sem grande surpresa logo tive que ouvir "meu amigo, agora só faltam mais 6", olhei para o cronómetro e faltavam 52 minutos e a este ritmo de falhanços e jogadas perdidas eu disse que "sempre quero ver isso", e mantive a minha aposta num 4-0.

Aos 40 + 1 minutos Wilson Eduardo é derrubado na àrea e como me foi explicado pelo Mister, quem sofre a falta é quem converte o penalty. Wilson tenta mas é muito denunciado e fácilmente defendido, segundo me contaram já na jornada anterior tinha acontecido exactamente o mesmo a WE9.

O Sporting foi a ganhar 1-0 para o intervalo mas coleccionava remates falhados (alguns não representavam qualquer perigo) e tendência para rematar excessivamente, e mal mas nada de preocupante pois o Sporting não perdia muitas vezes a bola e quando a perdia simplesmente ia roubar a mesma ao prevaricador ao ponto de se tornar ridiculas as tentativas do Beneditense de roubar bolas pois nunca as mantinham em sua posse mais que 4 passe seguidos, e eram muito "macios" a proteger, e a disputar a bola.

Aos 40 minutos sai Januário Jesus que estava a fazer um jogo normal. mas não particularmente inspirado e entra o trinco André Martins, a partir daqui o Diogo Rosado vai para o flanco, e André martins enquadra-se no trio de médios juntamente com Amado, e André Sousa onde vão rodando pelas 3 posições, mas com André Martins mais na posição Nº6.

Pouco passava dos 50 minutos, e começei a pensar em voz alta "7-0? Olhe que só faltam 30 minutos e só marcaram 1". Como que pré-osquestrado não é que os Leões após eu questionar o Senhor Domingos desataram a marcar golos? Aos 55 minutos Diogo Rosado é chamado a converter um livre fora da àrea, e de pé esquerdo converte uma "beleza" de golo, técnica excepcional deste jovem que fez um um bom jogo, e parece cada vez menos um "operário", e cada vez mais um desiquilibrador que combina muito bem força fisica e tecnicismo fora do comum para um jogador da sua envergadura fisica. O Diogo parece também estar mais magro, e com maior mobilidade do que em outras jornadas.

Mal tinha acabado de marcar o golo, e Diogo Rosado sai e entra o flanqueador Diogo Viana que depressa se encostou à linha, e agora trocava de flanco ocasionalmente com Luís Andrade.

Aos 58 minutos o "pequenino" Luís Andrade mostra como se faz, e marca mais um bonito golo e subitamente a contagem já vai em 3-0.

Aos 60 minutos sai o central Pedro Mendes, e entra o lateral direito Frederico Oliveira. Acontece então um reposicionamento na defesa em que o lateral direito Luís Resende começa a jogar a central (na direita do eixo) e Frederico Oliveira vai para lateral direito.

Chega o minuto 62, e chega também o 4º golo, marcado por Wilson Eduardo que até então tinha acumulado falhanços desesperantes mas agora finalmente pode suspirar de alivio. Por esta altura o Sr Domingos já sorri (ainda mais) e diz "meu amigo, isto são muitos anos de sabedoria, e olhe que ainda faltam mais 3 para os 7-0".

Aos 65 minutos o médio centro André Sousa (bom jogo) marca o 5º, e eu não hesito em acusar o Sr Domingos de isto ter sido tudo planeado para ele ficar bem visto. Nelson (responsável pela relva) tira-me as palavras da boca quando diz que se os meninos não marcarem 7 depois o Senhor Domingos vai ao refeitório, e diz que não vai haver lanche para ninguém.

Aos 72 minutos André Martins escreve o seu nome na ficha de jogo ao marcar o 6º golo da tarde, e assim ficou até ao fim do jogo numa contenda em que o Sporting rematou apróximadamente 30 a 40 vezes à baliza mas o adversário apenas fez um único remate, e mesmo assim nunca incomodou o Keeper Nuno Silva.

O colectivo pareceu estar razoávelmente mecanizado, e não seria de esperar outra coisa, não fosse este o XI prácticamente ideal tendo em conta os recursos disponiveis, mas ainda pode melhorar bastante com 3 a 6 jogadores de qualidade que estão na periferia da titularidade, e podem discutir um lugar neste XI que apesar do resultado positivo não fez um jogo fora de série, especialmene porque nunca se sentiu ameaçado ou forçado a isso, e não encontrou motivação para carregar mais.
Individualmente ninguém se destacou em particular embora Luís Andrade, André Sousa, Diogo Rosado tenham todos jogado bem, e Michael Santos como de costume é fiável como um relógio suiço. Na minha opinião jogadores como Diogo Amado e Michael Santos já demonstram maturidade suficiente para se necessário se transferirem para o plantel de Juniores.



André Figueiredo


From left to right: Diogo Amado (Capitão), Nuno Silva, Luís Resende, Pedro Mendes, Bruno Simões (Sub-Capitão), Michael Santos, Luís Andrade, André Sousa, Januário Jesus, Wilson Eduardo e Diogo Rosado.


Diogo Rosado (direita) sai e vai entrar Diogo Viana.


Nuno Silva.

16 Comments:

At 15:37, Blogger ACF said...

Vou ser sincero com vocês, o Professor João Couto foi um técnico que fez grandes coisas nas últimas 2 épocas no Sporting mas está a haver uma tendência por parte dos Sportinguistas para querer fazer dele mais do que ele é.

O Tri-Campeonato de Juvenis começou em 2003/04 quando os Juvenis comandados pelo Professor Luís Martins (actual técnico dos Juniores) ganhou o titulo e nas 2 épocas seguintes João Couto é que orquestrou o seu próprio bi-campeonato. Claramente este não foi um bi-campeonato qualquer pois foram muitos jogos sem perder, não sofriam muitos golos e acima de tudo marcavam muitos golos portanto podemos dizer que foram 2 épocas de ouro.

Mas os adeptos estam a querer dar excessivo mérito ao Professor Couto nestes triunfos e estão a esquecer-se do outro factor na equação, nomeadamente a qualidade do plantel de Juvenis das 2 últimas épocas que teve entre outros; Rui Patricio, Daniel Carriço, Bruno Pereirinha, João Martins, Bruno Matias, Diogo Amado, Fábio Paim, João Gonçalves, Marco Lança, Adrien Silva, Vivaldo Arrais.

É preciso não esquecer que alguns destes jogadores dos Juniores actuais foram ganhando titulos em todos os escalões nos últimos 3 a 5 anos e não foi só por causa dos técnicos da formação mas sim porque esta fornada de jogadores que foram campeões de iniciados em 2002/03 é uma colheita verdadeiramente notável e foram campeões com Luís Gonçalves, João Couto e Luís Martins à medida que iam subindo de escalão.

Não quero de maneira alguma tirar valor ao Professor Couto, ele foi um técnico campeão mas não o foi por ser melhor ou pior que os outros técnicos da formação, ele foi campeão porque é um bom técnico mas teve também a sorte de lhe calhar estar incumbido da orientar os Juvensi na altura em que este grupo de miudos lhe passou pelas mãos e talvez em Junho se os Juniores forem Campeões Nacioanis as pessoas dirão que afinal o Luis Martins também é craque porque orquestrou um bi-campeonato pessoal (tro-campeonato contando com o 04/05 de Paulo Bento).

Na minha sincera opinião o Professor João Couto não é nem melhor nem pior do que os técnicos actuais na formação Leonina MAS o actual plantel de Juvenis para mim é claramente inferior ao das 2 últimas épocas.

Toda a gente em Alcochete gosta do João Couto, ele é lembrado com carinho e saudades e deixou ali muitos amigos e colegas que todos falam do seu grande Sportinguismo. Quanto às verdadeiras razões porque terá saido do SCP o qu eme consta é que o seu estilo de lidar com os jovens era algo "macio", se isto é verdade ou não...... Que interessa, ele deve ser lembrado não como macio, duro, bom ou mau mas sim como um técnico campeão ao serviço do nosso clube mas dai a querer fazer dele um Mourinho do futebol de formação vai uma grande distância.

Ele lá ganhou hoje outra vez, 4 vitórias seguidas e 26-0 em golos. Em Alcochete ninguém me parece minimamente preocupado com as recentes prestações dos Juvenis Benfiquistas.

André

 
At 17:40, Blogger ACF said...

Juvenis B:

Sporting 10 - Mem Martins 0.



André

 
At 00:11, Anonymous Anónimo said...

é isso aí sr andré!!!

 
At 10:06, Blogger Ricardo said...

O juvenil B Cláudio Futre também é mais um com afinidade familiar com o Paulo Futre? Tenho impressão que ele na época passada não estava no plantel de iniciados... Como e quando é que ele foi parar ao Sporting?

 
At 10:41, Blogger ACF said...

Eu quando vir o treinador dos Juvenis eu pergunto isso. Já agora, lembras-te de falar-mos sobre um Frederico Oliveira e não saber se tinha ingressado ou não no SCP durante o Verão? Ora ai tens, ingressou mesmo e é lateral direito.

O Claudio Futre pelo menos não está na lista dos campeões de Iniciados A de 05/06.

Eu vou à Pontinha no Sábado ver os nossos Juvenis jogar com o CAC (5º classificado) e mais que provávelmente consigo esclarecer essa do Claudio Futre.

Dia 20 de Dezembro recebemos o João Couto em Alcochete. Eu vou actualizar as estatisticas dos nossos juvenis após 10 rounds e vou comparar com 10 rounds dos Juvenis do SLB. Na semana antes de 20 de Dezembro re-actualizo essas mesmo estatisticas e com uma análise separada focando sómente os jogos dos Juvenis do SLB com João Couto ao leme.

Domingo recebemos o Rui Jorge (4º classificado) em Alcochete para um jogo de Juniores.

P.S. No Estoril vi lá umas caras associadas ao nosso já conhecido "Kompadrio", um deles até me seguiu para dentro do WC, desconfio que era o "Majestade" ou o infame "Jardax XXI". A convenção de Genébra devia ter regras contra isto.

André

 
At 10:45, Blogger Unknown said...

Caro André,

sabe a razão pela qual estas equipas de iniciados e de juvenis não são tão fortes quanto as anteriores? É por mero circunstancialismo de talentos e/ou recrutamento? Ou pelo investimento feito pelos outros grandes?

 
At 11:05, Blogger ACF said...

Bom, antes de mais quero clarificar que as equipa de Juniores está diferente e pessoalmente acredito que no computo total está mais fraca mas isso não quer dizer que vá influenciar os resultados. Muitas equipas ganham jogos 30-0 mas não ganham campeonatos, enquanto outras estão mais fracas numa época e acabam por amealhar ainda mais pontos que na anterior. Estão com menos opções e qualidade para certos sectores mas acho que estes Juniores mesmo assim estão fortes o suficiente para não sentir demasiado a perda das 4 unidades que mencionei.

Os Iniciados são uma questão inteiramente diferente dos Juniores pois têm um plantel vastissimo e muitas opções para testar o que quer dizer que nestes primeiros 20 jogos da temporada eles vão rodar imenso o plantel e só eventualmente vão usar o melhor XI, portanto não se pode julgar esta equipa com a velocidade com que se julga um escalão que só tem um plantel como é o caso dos Juniores. Os iniciados têm um grande plantel mas por enquanto não têm uma grande equipa, é preciso dar tempo.

Os Juvenis é que para mim estão realmente mais fracos do que nas 2 últimas épocas especialmente comparados com 2004/05 mas quando digo mais fracos não estou a querer dizer que estão fracos, simplesmente ocmparados com uma grande equipa como foi a de 2 anos atrás têm comparativamente de ser vistos como mais fracos.

Existem várias razões pelo enfraquecimento dos planteis da formação do Sporting, é certo que pode ter saido um Paulo Bento e João Couto e os nossos rivais podem estar mais competitivos a nível de agressivamente perseguirem talentos que antigamente viriam automaticamente parar a nós devido a desinteresse dos nossos rivais MAS para mim a principal razão pela qual estamos COMPARATIVAMENTE mais fracos é porque simplesmente a colheita de jogadores que entraram no Sporting 3-4 anos atrás não é tão excepcional como a que entrou 5-6 anos atrás. Isto é absolutamente normal porque os adeptos não podem esperar que todos os anos entre uma colheita fora de série, e os Iniciados de 2002/03 eram realmente uma colheita de talentos fora do comum e é injusto esperar que todos os anos apareçam fornadas a este nível.

Ninguém diz que no próximo ano a colheita não seoja melhor, igual, pior, etc. Como tudo na vida isto funciona em ciclos.

Mesmo estando mais fracos eu pessoalmente estou sereno em relação a todos inclusive os Juvenis, não digo que vai ser outra vez a "Triple-Crown" da formação mas somos sérios candidatos a ganhar tudo, aliás somos quase sempre mas nunca esquecer que 2005/06 foi um ano excepcional e não necessáriamente a regra.

André Figueiredo

 
At 12:00, Blogger Unknown said...

obrigado pela resposta e pelos comentários aos jogos de um leitor assíduo.

 
At 13:58, Anonymous Anónimo said...

Grande André

Desculpa mas este comentário é sobre a equipa sénior, o que não invalida o trabalho exemplar que tens feito relativamente às camadas jovens! Então aqui vai:

Gosto na vida de sinceridade e acutilância e também no futebol! O que se tem vindo a passar no futebol do nosso clube só não é ainda extremamente grave porque lá vamos ganhando no campeonato mas para a CL já fomos à vida!( num grupo muito dificil mas onde podíamos a certa altura ter assegurado a passagem).

Quero com isto dizer que Paulo Bento(PB), que é um técnico que eu admiro e defendo, está a transfigurar o futebol desta equipa em algo estupidamente táctico gerando um jogo de pura contenção onde parece que o mais importante é não perder ( e ele já o afirmou mais do que uma vez que já estão hà X jogos s/ perder o que é grave para um clube como o SPORTING!!)não arriscando lances individuais, nem incentivando a equipa a REMATAR à baliza( a base de todo o futebol...!). PB submeteu a criatividade e espontaneidade dos principais jogadores de ataque e não só ao seu sinistro losango! Parece mesmo que o próprio PB está refém desse sistema de jogo! Parafraseando alguém de má memória: (Ainda) é o SISTEMA! Só que agora este é outro... Eu não sou um expert em sistemas tácticos do futebol moderno, mas já vejo futebol há uns largos 30 anos, e parece-me que algo está (muito) mas quando vejo permanentemente Liedson e Alecs (p/ não falar dos inenarráveis "reforços" Romagnoli e principalmente essa fraude que dá pelo nome de "Kinder" Bueno...)a vir buscar jogo ao meio-campo, não raras vezes junto à bandeirola de canto, ausentes da área p/ concretizar as assistências, a fazer faltas no meio-campo que resultam em amarelos imperdoáveis (Inter), etc,etc. Outra perplexidade desta época é a já gasta Rotatividade! Eu não acredito (e gostava muito de acreditar) que esta equipa e plantel consigam manter o nivel de de previsibilidade e de resultados quando se consegue a façanha de não repetir um único 11 ao longo desta época! Caramba! é quase tão dificil como ninguém acertar no Euromilhões durante 10 semanas!! Existem poucos mandamentos no futebol e um daqueles em que acredito é: em equipa que ganha não se mexe! é básico e dá à partida garantias! PB está convencido que a rotatividade + manutenção do Sistema de jogo são benéficas ao plantel e à equipa, eu estou convencido exactamente do oposto! A rotatividade também não contribui para a continuidade ou "grande forma" episódica de alguns jogadores! Ex: Miguel Veloso - fez um jogo antológico contra o Inter em Alvalade e pra mim ganhou o lugar e tinhamos ali um jogador super-motivado, cheio de força, com os pés no chão, etc. Mas não PB sacrificou-o em favor do Sistema e também de um tipo de jogo estetcamente muito feio que é protagonizado por 2 jogadores que são autênticos CLONES do que er a PB enquanto jogador: CUSTÓDIO e PAREDES! Entendamo-nos: eu odiava o Peseiro, mas o SPORTINGSPORTING jogava um futebol de ataque, atractivo, no qual criava imensas situações de golo, em que se rematava à baliza, SE ARRISCAVA, um futebol ousado, próprio de um candidat ao titulo! Depois "Pesêro" falhava onde PB não falha: na parte disciplinar e na comunicação interna externa! Aí PB passa confiança e força p/ dentro e para fora! Algo vai mal no SPORTING actual com jogadores dum nivel de Nani, Martins, Liedson, Veloso, Caneira, Moutinho, quando a grande figura do momento é Tello! Há que repensar o sistema e jogar para ganhar, ter atitude de campeão! É inaceitável depois de marcarmos na Madeira estar 30m a defender o resultado em vez de ir à procura do 2º!!!
PB: ESTE SISTEMA NÃO FUNCIONA!! E não é nenhum drama equacionar outro, temos um plantel suficientemente rico para outro(s) sistema(s).
Agora vanhos ganhar aos lampiões e pô-los a 10 pontinhos que é muito importante! E já agora com golos do Levezinho!

Gostava que comentasse(m) esta minha (longa) opinião!

Saudações Leoninas

Luis M. Pereira

27 Novembro, 2006 12:55

 
At 15:06, Anonymous Anónimo said...

Há muito tempo que venho sustentando que no domínio das soluções ofensivas, o sporting carece de um jogador de características distintas às de Liedsnon, Alecs, Bueno, Deivid, Motta, Nalitzis...Com efeito, urge a aquisição de um jogador com mais centimetros, mais porte atlético, dotado de bom jogo aéreo que jogue mais fixo na zona de finalização.
Não obstante de secundar alguns argumentos aduzidos por Luís Pereira, pelo facto do sistema imposto por PB sacrificar e desgastar os jogadores mais dianteiros e, consequentemente, retirá-los da zona de finalização, mas tal sucede, também, pelas características dos mesmos.
Abraço e parabens

 
At 18:05, Blogger ACF said...

"Quero com isto dizer que Paulo Bento(PB), que é um técnico que eu admiro e defendo, está a transfigurar o futebol desta equipa em algo estupidamente táctico gerando um jogo de pura contenção onde parece que o mais importante é não perder ( e ele já o afirmou mais do que uma vez que já estão hà X jogos s/ perder o que é grave para um clube como o SPORTING!!)não arriscando lances individuais, nem incentivando a equipa a REMATAR à baliza( a base de todo o futebol...!)."

Concordo plenamente que em parte o futebol do Paulo Bento está de facto assente num modelo de jogo de contenção e que essencialmente conta com um um meio-campo operário para segurar o adversário e depois num lançe de génio de Nani ou Liedson para resolver ou então não sofrer golos e tentar marcar numa jogada de bola parada.
Penso que ainda é algo injusto estar a julgar o futebol praticado pela equipa esta época porque o processo ofensivo é mais dificil de sistematizar do que o defensivo e se formos a ver a equipa neste momento defende melhor do que fazia nos primeiros 10 jogos oficiais desta época mas no ataque continua um pouco "curta" mas acredito que pode melhorar porque a verdade é que o Sporting entre Fevereiro e Maio jogava um futebol mais solto e menos previsivel do que faz agora e o plantel é o mesmo portanto existe margem de progressão.

"PB submeteu a criatividade e espontaneidade dos principais jogadores de ataque e não só ao seu sinistro losango! Parece mesmo que o próprio PB está refém desse sistema de jogo! Parafraseando alguém de má memória: (Ainda) é o SISTEMA! Só que agora este é outro... Eu não sou um expert em sistemas tácticos do futebol moderno, mas já vejo futebol há uns largos 30 anos, e parece-me que algo está (muito) mas quando vejo permanentemente Liedson e Alecs (p/ não falar dos inenarráveis "reforços" Romagnoli e principalmente essa fraude que dá pelo nome de "Kinder" Bueno...)a vir buscar jogo ao meio-campo,"

Sim, mas eu ahco que o problema não reside no quarteto defensivo nem nos 3 homems que constituem o triangulo inferior do losango porque nos aspectos defesnviso a equipa já está bem, o que está a faltar é genialidade que seria de esperar de um Nº10 ou avançado mas aqui vemos que Liedson, Nani e Carlos Martins por diversas razões não estão a conseguir carregar ofensivamente o Sporting às costas.

VS Naval eu via que o Sporting não estava a conseguir e olhei para o losango e já lá tinha Custódio, Moutinho, Nani e Martins, 4 elementos de qualidade e a verdade é que se aqueles não funcionam dá que pensar "e agora?" porque não vi grandes soluções no banco. Pessoalmente eu teria feito exactamente a substituição que o PB fez, tirar o Martins e inserir o Ronny. já digo à uns meses que o Ronny devia ser testado a interior-esquerdo pois é um rapaz explosivo e tem a arrogância tipica de um jovem que não tem medo de ter a bola e partir para cima dos graudos.

"não raras vezes junto à bandeirola de canto, ausentes da área p/ concretizar as assistências, a fazer faltas no meio-campo que resultam em amarelos imperdoáveis (Inter), etc,etc. Outra perplexidade desta época é a já gasta Rotatividade! Eu não acredito (e gostava muito de acreditar) que esta equipa e plantel consigam manter o nivel de de previsibilidade e de resultados quando se consegue a façanha de não repetir um único 11 ao longo desta época! Caramba! é quase tão dificil como ninguém acertar no Euromilhões durante 10 semanas!!"

Não gosto da rotatividade excessiva implementada por PB mas a verdade é que com ela ganhámos o Rodrigo Tello. Já fui mais contra a rotatividade do que sou agora, acho que nos primeiros jogos ele abusou e era um altura algo delicada no processo de mecanização da equipa e era necessário os elementos sentirem segurança no colega do lado em vez de uma cara diferentes todos os jogos.

"Existem poucos mandamentos no futebol e um daqueles em que acredito é: em equipa que ganha não se mexe! é básico e dá à partida garantias! PB está convencido que a rotatividade + manutenção do Sistema de jogo são benéficas ao plantel e à equipa, eu estou convencido exactamente do oposto! A rotatividade também não contribui para a continuidade ou "grande forma" episódica de alguns jogadores! Ex: Miguel Veloso - fez um jogo antológico contra o Inter em Alvalade e pra mim ganhou o lugar e tinhamos ali um jogador super-motivado, cheio de força, com os pés no chão, etc. Mas não PB sacrificou-o em favor do Sistema e também de um tipo de jogo estetcamente muito feio que é protagonizado por 2 jogadores que são autênticos CLONES do que er a PB enquanto jogador: CUSTÓDIO e PAREDES!"

Eu continuo a dizer que a jogar só com 1 trinco para mim tem que ser o Custódio mas eu pessoalmente acho que o losango tem lugar para o Custódio a trinco e mais 1 jogador de caracteristicas defensivas; o Paredes a interior-direito ou de preferência Miguel Veloso a interior-esquerdo. Sempre disse que o Custódio iria reconquistar a titularidade ao Veloso assim que voltasse e assim aconteceu.

"Entendamo-nos: eu odiava o Peseiro, mas o SPORTINGSPORTING jogava um futebol de ataque, atractivo, no qual criava imensas situações de golo, em que se rematava à baliza, SE ARRISCAVA, um futebol ousado, próprio de um candidat ao titulo! Depois "Pesêro" falhava onde PB não falha: na parte disciplinar e na comunicação interna externa!"

Não era só ai, defensivamente o Peseiro era fraquissimo, ele queria jogar futebol de ataque durante 90 minutos e nunca compreendeu que estas equipas latinas não têm estofo fisico a nivel de condição aeróbica e psicológica para jogar ao ataque duraten um jog inteiro. É de louvar a circulação de bola que o Sporting Peseirista tinha mas a nível defensivo era fraco embora tenho que dizer que com jogadores de caracteristicas mais apropriadas o modelo de jogo de Peseiro teria melhores hipóteses de sobreviver mas com jogadores como Polha, Beto, Enakharire, Rogério, Rui Jorge, Tello o modelo de jogo de Peseiro que jogava com 3 linhas de pressing muito adiantadas estava sempre condenado ao fracasso.

O Arsenal de Wenger também jogava muito subido no terreno mas não queiram comparar a velocidade de um Kolo Toure, Ashley Cole com Polga e Rui Jorge e também não queiram comparar o Custódio com o Patrick Vieira nos seus melhores anos.

Insisto que o modelo de jog do Peseiro tinha falhas mas o seu maio erro foi querer forçar o seu modelo de estimação a um plantel que não tinha jogadores talhado para isso. Alguma vez jogadores como Pedro Barbosa, Hugo Viana podiam jogar ao ritmo necessário para fazer vingar o modelo de jogo de peseiro? NUNCA. Raparem no perfil de jogador que Wenger procura, Gallas, Walcott tudo jogadores rapidissimos que podem aproveitar um modelo de jogo assente no contra-ataque e rápidas trocas de bola.

O sistema de Paublo Bento não difere muito daquele utilizado por José Mourinho nos 3 anosde Chelsea, o modelo de jogo de Mourinho mudou ligeiramente desde 04/05 mas nem sequer foi uma mudança premeditada mas sim uma adaptação a um XI mais velho e mais lento que foi perdendo Tiago, a velocidade de Duff e Gallas e foi fazendo entrar Shevchenko, Ballack e continua a dependder excessivamente de Makelele. Mas o 4-4-2 losango de Mourinho ou o 4-4-2 de contenção com duplo-pivot defensivo utilizado por Capello na Juventus são sistemas que que comprovados e resultadistas mas todos eles precisam de 3 a 4 unidades tecnicistas que consigam abrir o cofre adversário, a Juve tinha Camoranesi, Nedved e Del Pierro, o Chelsea quando era a melhor equipa do mundo em 04/05 tinha Duff, Lampard e Joe Cole enquanto o Sporting tem um Nani que fala demais e joga muito pouco, tem o Martins que faz um jogo muito bom em cada 20 e tem um Liedson que necessita de um companheiro que jogue mais fixo na àrea para destrair os centrais mas aqui concordo com as criticas que fazes quando dizes que L31 e Alecsandro jogam um estilo muito semelhante e que não ajuda um a complementar o outro.

Eu gosto do modelo de jogo do Paulo Bento mas ele só irá melhorar à medida que Nani seja mais consistente e Liedson arranje alguém que o ajude. Este mesmo modelo de jogo daqui por um ano quando o Nani e Moutinho estiverem um ano melhores vai funcionar. O modelo não está a estrangular excessivamente a criatividade, eu diria mais que alguns jogadores nucleares simplesmente não estão a render.

Se o Nani, Martins, Liedson não estam a caburar isso talvez pudesse ser resolvido se inserissem um lateral mais agressivo como Abel para adicionar mais um problema aos defesas contrário e escapar ao pressing que o adversário faz sobre o nosso eixo atacante. A única maneira de escapar ao pressing e alargar a nossa frente de ataque porque as nossas unidades desiquilibradoras (L31, Nani, Martins) jogam quase todas no meio

Penso que um asolução seria retirar o Martins do losango e inserir mais um elemento defensivo mas em troca jogavam com 2 laterais ofensivos como Tello e Abel, isto deixaria o Sporting susceptivo a contras mas com Custódio, Veloso e Moutinho no triangulo inferior do losango penso que chegaria para as encomendas.

É certo que o Deivid se mexia pouco mas ao ficar estático no meio ele prendia as atenções dos centrais adversários e assim deixavam Liesdson mais liberdade. Eu não vejo qualquer lógica em jogar com 2 avançados tão semelhantes.

Acredita que se o Nani e Carlos Martins estivessem em grandes momentos de forma ninguém estaria a questionar o sistema. Faz ali muita falta mais uma unidade criativa para o lugar de Martins porque com ele nunca se sabe o que vai calhar. O Sporting tem que defender com Custódio e Moutinho e criar com Nani e "outro". Mas como não existe "outro" eu optaria por defender com Custódio e Veloso e criar com Nani e Moutinho mas se o Nani não render o Moutinho fica sozinho, é preciso que o Nani cresça e estabilize pois esta época é uma peça fulcral no processo ofensivo.

Não concordo com Moutinho a Nº10, ele claramente não rende ali, ele tem que jogar como 2ª unidade criativa (como Viana fazia para Barbosa em 04/05) e deixar a posição Nº10 para Nani.

Num jogo da Taça de Portugal Vs um adversário fraco eu se fosse o Paulo Bento subia o Fábio Paim para os Seniores e tirava-lhe a "trela", o rapaz desde que esteja motivado tem criatividade para dar e vender e consegue desiquilibrar qualquer lateral e forçar qualquer central a fazer-lhe falta, está mais do que na altura de se juntar ao plantel senior, e ele é bem capaz de ser o "extra" que tanto falta para adicionar criatividade ao nosso XI.

Não tenho qualquer duvida que neste momento o Paim já é mais jogador que o Carlos Martins ou Leandro Romagnoli.


André

 
At 19:19, Anonymous Anónimo said...

"Num jogo da Taça de Portugal Vs um adversário fraco eu se fosse o Paulo Bento subia o Fábio Paim para os Seniores e tirava-lhe a "trela", o rapaz desde que esteja motivado tem criatividade para dar e vender e consegue desiquilibrar qualquer lateral e forçar qualquer central a fazer-lhe falta, está mais do que na altura de se juntar ao plantel senior, e ele é bem capaz de ser o "extra" que tanto falta para adicionar criatividade ao nosso XI.

Não tenho qualquer duvida que neste momento o Paim já é mais jogador que o Carlos Martins ou Leandro Romagnoli."

Mas o Paim é um extremo puro.Onde e que ele encaixará no losango?

milton_filipe76

 
At 20:11, Blogger ACF said...

Se apenas os não-extremos pudessem ser encaixados no losango então mais valia o David Caiado, Bruno Pereirinha, Alison Aleida, Fábio Paim e Vivaldo Arrais pedirem transferência para o 4-3-3 do FC Porto.

É prefeitamente possível adaptar um extremo a Nº10 ou até mesmo a interior embora a cultura táctica e de posicionamento para essas posições é diferente e mais exigente do que a de extremo.

O Nani já jogou a Nº10, Interior-Esquerdo, interior-direito pelo Sporting e extremo esquerdo pela seleção e é um jogador ambidextro portanto pode jogar me várias posições mas para jkogar no losango tem que ser menos egoista, tem que ter mais vontade de se sacrificar pelo colectivo e gastar mais energia nas tarefas de marcação. Foi algo que Moutinho nunca teve problemas em fazer apesar de ser Nº10 de raiz mas algo em que infelizmente o Carlos Martins e o Nani continuam algo intermitentes.

O Paim sendo também ambidextro poderia ser adaptado a Interior-Direito (Moutinho parece render mais na esquerda) e seria a 2ª unidade criativa e deixaria para Nani a Nº10 a posição de estratega. É arriscado colocar um jovem de 18 anos (que não está muito habituado a defender) no onze mas se tiver a companhia de Moutinho e Custódio no losango e for Vs uma equipa fraca é bem capaz de valer a pena.

Têm que fazer um esforço para o integrar porque ele está pronto e a equipa bem que lhe dava jeito ter outro Nani.

Independentemente de jogar a interior ou extremo a verdade é que o modelo de jogo é flexivel e quando as movimentações começam o losango muitas vezes fica desfeito com o Nani e Martins a cair pelas alas e Moutinho e Custódio mais no miolo portanto Nani e Paim podiam começar a Nº10 e ID mas à medida que o jogo evolui-se poderiam jogar mais abertos o que permitiria aos 2 pontas de lança jogar mais fixos. Quando o Nani descai para um flanco geralmente o Sporting fica algo assimétrico pois ninguém descai para o outro e isso obriga sempre o lateral Sportinguista desse corredor a subir mais.

O Paim está pronto, ele nos Juniores está a estagnar pois raramente se sente motivado para jogar nos limites, ele precisa de um novo desafio para o fazer crescer porque ultimamente joga razoavelmente mas quando precisa carrega no acelarador e parte a outra equipa toda, ele tem que sentir que necessita de jogar a esse nível FDS após FDS, precisa do desafio de conquistar a titularidade nos seniores.

Eu acredito que se os Juniores até Janeiro ganharem os jogos (inclusive VS Belenses e Amadora) todos isso dará confiança para perceberem que os Juniores conseguem sobreviver sem ele e terão menos hesitações em transferir o Nº7 para os Seniores.



André

 
At 20:26, Blogger ACF said...

É verdade, já quase me esquecia de vos contar uma estória.

Quando Peseiro era treinador do Sporting esteve lá na Academia a estagiar o Al-Hilal. Certo dia os dirigentes telefonaram ao Sporting a perguntar pelo Peseiro e os dirigentes do sporting deram excelentes referências do seu ex-treinador e eventualmente Peseiro mudou-se para as Arábias. Os dirigentes do Al-Hilal tinham gostado tanto de estagiar em Alcochete que queriam vir outra vez para cá fazer um estágio só que não vieram. Porquê? Porque Peseiro votou contra essa ideia.



André

 
At 23:47, Blogger Unknown said...

André,

mencionaste o Bruno Pereirinha em conjunto com o Caiado, o Alison, o Paim e o Vivaldo.

Não fui ver muitos jogos dos juniores na época passada, mas a ideia que tinha era que o Sporting jogava no seu normal 4-3-3, com o Zézinando médio mais defensivo, ajudado mais directamente pelo Pereirinha - bem pelo centro, ao jeito de um interior direito/esquerdo, com o "Celeste" a jogar com a 10, embora sem uma função de transporte da bola(partindo de uma posição interior para se colocar atrás do avançado), que era mais feita pelo Pereirinha que jogava com a 8.

Nos jogos a que assisti, o Caiado jogava pela esquerda (a única pessoa em Portugal que não estará descontente com a lesão do Hélder Barbosa) e pela direita trocavam o Tomané e o Tavares (sem nenhum fixo). Corrige-me, por favor, se estiver enganado.

A propósito, fazes ideia em que posição estão a jogar o Tomané no Barreirense e o Paulo Renato no Real Massamá? É que os onzes que se vão vendo nos jornais não indiciam que joguem nas respectivas posições de origem...

abr,

 
At 01:24, Blogger ACF said...

O Sporting tem como "táctica mãe" o 4-1-2-3 que essencialmente é uma versão do 4-3-3. Geralmente o Luís Martins nunca mexe no trinco, o ano passado era o Zezinando Correia e este ano é o João Martins, não estou a dizer que nunca jogue outro na posição Nº6 mas é muito raro ele tocar nesse jogador.

Quanto aos 2 interiores, o professor roda muito os jogadores nessa posição, este ano já utilizou o João Gonçalves, André Pires, Yannick Pupo, Adrien Silva e até o João Martins nessas posições portanto não existem titulares fixos para a posição Nº8 e Nº10 do tridente de meio campo.

O ano passado Luis Martins fazia o mesmo portanto é dificil dizer taxativamente que este jogava aqui e este ali pois não haviam titulares fixos. Uma combinação seria Zezinando a Nº6 e com João Martins a Nº8 e Pedro Celestino a Nº10 e depois com Caiado e Bruno Pereirinha pelas alas. Mas isto não quer dizer que Pereirinha não pudesse passar pela posição de interior caso Luis Martins preferi-se colocar Paim ou Alison no flanco e assim alinhava com Zezinando a trinco e Pereirinha e Celestino como interiores.

Geralmente o Bruno Pereirinha começava na direita e Caiado na esquerda tal como agora Paim começa na direita e Alison na esquerda mas não é nada fora do comum trocarem de flanco durante o jogo. O Vivaldo já foi testado na direita mas parece ter agora assentado na esquerda (ele é canhoto). Geralmente quando o Paim não joga eles colocam o Alison na direita em vez da esquerda mas nunca reparei qual é o seu pé dominante.

O Diogo Tavares e Tomané na maior parte das vezes não jogavam em conjunto, no 4-1-2-3 um deles jogava a Nº9 e entrava um e saia o outro mas podiam jogar se a equipa jogasse num 4-4-2 em que o trio de meio campo de Zezinando-Martins-Celestino sacrificava o João Martins e passavam a jogar com uma linha média de Caiado-Celestino-Zezinando-Pereirinha embora com Zezinando ligeiramente mais recuado numa versão 4-1-3-2 do 4-4-2.
O Tomané também podia jogar encostado à direita mas isso é tipico de Luis Martins que faz muitas adaptações deste género como meter Marco Matias ou André Cacito a extremo direito, Alison Almeida a ponta de lança, testar João Gonçalves a Nº6, etc.

Não tenho prestado muita atenção aos emprestados (mas li sobre o último jogo do Estoril) mas presumo que o Paulo Renato estaria a jogar a central. O Tomané não tenho mesmo acompanhado.

O Hélder Barbosa sempre mostrou grande potencial, já o disse no Verão e volto a dizer que o Vieirinha ao lado do Hélder é um coitadinho.

"com o "Celeste" a jogar com a 10, embora sem uma função de transporte da bola(partindo de uma posição interior para se colocar atrás do avançado), que era mais feita pelo Pereirinha que jogava com a 8."

O trio de meio-campo troca muitas vezes de funções, existem situações em que o Nº6 avança um bocadinho mais e nessa altura é o Nº8 que descai e lhe protege as costas e isso vê-se muitas vezes principalmente nos Juvenis em especial quando o Diogo Amado está em campo seja como 6 ou 8. O camisola Nº10 muitas vezes organiza o jogo da posição de interior fazendo a equipa jogar com a sua qualidade de passe mas sem necessáriamente sair da sua zona, geralmente o Nº8 é quem tem mais tendências para subir pelo eixo acima, nos Juniores o Nº8 Yannick Pupo muitas vezes sobe mais, nos Iniciados o Danilo Serrano faz o mesmo e nos Juvenis o André Sousa, não sobem na condição de organizadores de jogo mas sim como 2º ponta de lança que tenta surgir na área quando Nogueira/Wilson/Caraballo arrastaram os centrais atrás deles para os flancos.



André

 

Enviar um comentário

<< Home