Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, novembro 11, 2006

Sporting 6 - 1 Alverca. 11ª Jornada de Juniores.



Sporting aos 75 minutos a jogar agora em 4-2-4


Leões muito fortes, Alverca muito lento.

Numa tarde de Novembro com um clima fantástico os adeptos puderam presenciar um jogo de futebol em que o Sporting jogou bem, e venceu com toda a justiça uma equipa do Alverca que nunca mostrou argumentos técnicos ou atléticos para impedir os Leões de chegar a um "score" gordo, e inteiramente merecido.

O Sporting entrou com o seu habitual 4-1-2-3 "artilhado" com o quarteto defensivo de Tiago Pinto na esquerda, Marco Lança e Daniel Carriço (Capitão) no eixo, e Vasco Campos na direita. Um meio campo com João Martins (Sub-Capitão) a trinco, João Gonçalves a interior direito e André Pires como interior esquerdo. Na frente de ataque nada de novo, com Fábio Paim na direita, Alison Almeida na esquerda e o goleador Ricardo Nogueira no eixo do ataque. A novidade foi mesmo o regresso do Keeper André Martins de regresso (jogou na 4ª jornada) à baliza Leonina enquanto Tiago Jorge estava no banco, e Rui Patricio ficou de fora por opção técnica, e possívelmente devido à lesão do Guardião Senior Tiago Ferreira os dirigentes Leoninos quiseram certificar-se que Patricio está apto a jogar pelos seniores e não arriscaram a sua presença em campo.

A equipa do Alverca entrou com exactamente o mesmo esquema táctico (4-1-2-3) com Gonçalo Ruivo na baliza, quarteto defensivo de Nuno Batista na esquerda, Miguel Fernandes (Sub-Capitão) e Marco Baixinho no eixo, e Ricardo Godinho na direita. O meio campo tinha Cristiano Lima a trinco, Jorge Afonso e Bacar Sano a "interiores" e na frente Fábio Tourita na ala esquerda, Fábio Martins (Capitão) na direita e Leonel Correia no meio.

O 4-1-2-3 da equipa Ribatejana só existiu mesmo no papel porque na realidade evoluiu muitas vezes para um 4-2-1-3 de contenção quando a equipa se via forçada a defender, e verdade seja dita a equipa de Alverca viu-se forçada a defender durante quase o jogo todo pois a posse de bola dos Leões foi esmagadora.

Se os Leões eram mais fortes que o adversário como equipa então o microcosmos desse desnível era sem dúvida ver Fábio Paim a passar pelo lateral esquerdo Nuno Batista com uma facilidade ridicula à medida que o extremo Sportinguista passou pelo Nº5 tantas vezes e de tantos feitios que eventualmente o central Miguel Fernandes (na esquerda do eixo) já se desviava para a esquerda para vir dobrar o colega de sector ou para assumir pessoalmente a função de marcação ao tecnicista Paim.

Aos 6 minutos o Capitão Daniel Carriço marcou o seu 4º golo da época quando inaugurou o marcador com relativa facilidade após um jogada de bola parada. Era uma vantagem normal, resultado da diferença de qualidade que se via entre as duas equipas, especialmente em termos de qualidade de passe nas trocas de bola, e capacidade de imprimir velocidade ao jogo através de uma maior capacidade atlética. Em algumas ocasiões o Sporting circulava a bola com 20 passes seguidos até a perder enquanto os forasteiros tinham dificuldades em conseguir sequências de 3 passes seguidos sem perder o esférico.

Com o Sporting a dominar com naturalidade mas sem nunca forçar muito, era de esperar que os Leões depressa pudessem construir uma goleada saudável, mas durante os 30 minutos que se seguiram ao golo Leonino a verdade é que os Leões colecionaram oportunidades de golo mas nunca conseguiam concretizar. Tipico desta equipa foi a sua habitual defesa sólida, meio campo versátil, e a sua finalização com timing inconstante, e pouco pressionante dentro da área. Parecia que os Leões só conseguiam marcar de bola parada. Bolas no poste, remates perto da trave, jogadas perigosas mas sem conclusão, enfim, viu-se de tudo.

O intervalo estava próximo, e o Sporting já merecia estar a ganhar por 3-0, mas se só de bola parada a bola entraria na baliza então assim teria de ser, e aos 38 minutos Ricardo Nogueira meteu mais um golo após livre de Tiago Pinto. Mais bolas paradas? Porque não, aos 42 minutos André Pires marca o 3º golo, após mais uma jogada de bola parada, e assim o Sporting vai para as cabines com os merecidos 3-0.

Os visitantes demonstravam ser uma equipa fraca, a unidade que mais se fez notar em termos de talento foi o trinco Cristiano Lima cuja qualidade técnica é mais que óbvia e salta bastante logo à vista no seu toque de bola. O avançado centro Leonel Correia também deu indicações de ter boa leitura de jogo, bom posicionamento, e deu alguns calafrios a Carriço e Lança quando jogava no limite do off-side tentando receber bolas longas quando o Alverca se via reduzido a táctica de "Kick and Rush". O médio Bacar Sano jogava sempre na jurisdição de João Martins mas apesar de ser quase 10 centimetros mais alto não lhe ganhou uma única bola de cabeça, e evidenciou mais força fisica do técnica apurada. O lateral direito Ricardo Godinho na 2ª parte teve que lidar com Fábio Paim que agora tinha mudado de flanco mas Godinho mostrou estar uns furos acima do seu colega Nuno Batista.

Aos 45 minutos entra o "matulão" Gonçalo Silva e posiciona-se como ponta de lança, e o Nº9 Leonel Correia reposiciona-se como extremo esquerdo e com esta mudança a equipa ganha dinãmica ofensiva pela esquerda mas sem perder presença no meio à medida que Correia e Silva combinam muito bem e tornam os forasteiros mais perigosos.
Aos 50 minutos o Alverca num livre directo marca um belissimo golo com execução técnica irrepreensível de Fábio Martins que mete a bola no canto superior direito onde André Martins nunca chegaria. O Keeper Leonino não jogava desde 16 de Setembro quando teve uma exibição fraca Vs Pescadores, e nesta jornada foi mais feliz mas continua com algumas deficiências pois insiste em largar a bola dentro da área e as suas saidas tem que ser mais rápidas e bem pensadas pois muitas vezes hesita quando não deve e noutras sai ao encontro da bola quando não devia.

Aos 65 minutos o Professor Luís Martins faz entrar Yannick Pupo para interior direito e Bruno Matias para extremo esquerdo. e nos 19 minutos seguintes seguiu-se mais um "vendaval" Leonino que duplicaria o score a favor doa da casa. Aos 69 minutos o furtivo Ricardo Nogueira marca o 4º golo do Sporting, o seu 2º golo da tarde e já é o seu 10º golo da época. Ao minuto 77 entrava Marco Matias, e então surgiu a táctica alternativa do Sporting que já havia sido testada a espaços noutras jornadas. Com apenas João Martins e Yannick Pupo no miolo o Sporting mudou de 4-1-2-3 para um 4-2-4 muito arrojado sentindo que a vitória 4-1, e a falta de animo do adversário lhe permitiria jogar a seu prazer e testar alternativas. O quarteto ofensivo era agora constituido por Bruno Matias na esquerda, Ricardo Nogueira e Alison Almeida como dupla de pontas de lança e Marco Matias a extremo direito, mas atenção, este quarteto mudava as suas peças constantemente com Bruno Matias a trocar com Nogueira e Alison com Marco Matias (que chegou a passar pela ala esquerda) num jogo de trocas posicionais que provocou uma monumental dor de cabeça ao Alverca, e providenciou um autêntico show the futebol de ataque. 5 minutos após a sua entrada e Marco Matias já fazia o 5º golo dos Leões e 2 minutos depois o 6º.
O jovem Marco Matias demonstrou ser um avançado polivalente, com potencial tanto para jogar no eixo de ataque como na ala direita onde forneceu ao XI caracteristicas diferentes de Paim ou Alison, é Júnior de 1º ano e não tem jogado muito mas apresenta uma estampa fisica considerável, bom timing na finalização e muita estaleca em campo.

André Figueiredo



Marco Matias


Treinador Adjunto Gonçalo Pedro

14 Comments:

At 21:29, Blogger 30 said...

O Alverca é uma equipa bastante limitada. Tem um ou outro elemento com fino recorte técnico mas de resto é muito limitada. O guarda-redes é baixo, a defesa é muito lenta, o meio-campo pouco criativo e assim fica bastante dificil as bolas chegarem ao ataque. André, o que achas-te dos jogadores do Benfica que jogaram?

 
At 22:00, Blogger ACF said...

Não sabia que o Benfica tinha jogadores emprestados ao Alverca. Diz lá uns nomes?



André

 
At 22:05, Blogger 30 said...

Paulo Caveira, Leonel, Marco Baixinho, Gonçalo Ruivo ...

Cumprimentos

 
At 23:28, Blogger ACF said...

"Paulo Caveira, Leonel, Marco Baixinho, Gonçalo Ruivo ..."

http://img93.imageshack.us/img93/4893/untitleday7.jpg

(Curiosamente a ficha de jogo do Alverca tem um formato muito parecido com a dos iniciados do Benfica, quem idealizou uma deve ter feito a outra)

Paulo Caveira não esteve lá.

Marco Baixinho nem dei por ele, foi dos 4 da defesa aquele que deu menos nas vistas (para melhor ou para pior), não vi nada nem de bom nem de mau da parte dele.

Gonçalo Ruivo como já disseste é algo pequenote, parece um Keeper dos iniciados.

Leonel, se te referes ao Leonel Correia que foi o ponta de lança (também não jogou mal a extremo esquerdo) então posso dizer que gostei de o ver jogar, joga mesmo no limite do fora de jogo e é razoavelmente rápido e quando se aproximava do André Martins provocava-me alguns calafrios porque o Keeper Leonino é muito tremido a sair da baliza. Já agora aproveito para dizer que a dupla de centrais até podia ser a melhor do mundo mas quando sabem que têm nas suas costas um keeper que não dá garantias até parece que os próprios centrais começam a jogar mais tremidos. O Carriço e Lança parecem jogar melhor quando têm o Rui Patricio nas costas.

O ano passado os Juvenis Leoninos tiveram a campanha que se sabe e foi com André Martins na baliza portanto ou o miudo precisa de jogar para ganhar confiança ou então o Tiago Pedrosa e Jorge Abreu devem ser o Maldini e Nesta circa 2003.

Nessa altura era Flávio Pina-Jorge Abreu-Tiago Pedrosa-Rui Figueiredo que eram o quarteto à frente de André Martins numa equipa que sofreu 15 golos em 34 jogos, não se sofre tão poucos golos com um keeper sem qualidade portanto vou esperar para ver.

P.S. Por onde anda Flávio Pina, Alguém sabe?



André

 
At 23:39, Blogger ACF said...

Já agora, para quem não sabe fica a saber que o Louletano ganhour 3-0 ao Estrela da Amadora, o Belenenses ganhou 2-0 ao Oeiras e o nosso próximo adversário o Estoril ganhou 2-0 ao Setúbal.

Sporting tem 31 pontos, Estrela da Amadora 26 pontos, Benfica 24 pontos e Belenenses também tem 24 mas menos 2 golos marcados que o SLB.

O Louletano até agora tinha empatado 1-1 com o Belenenses e tinha marcado 2 golos ao Sporting. No dia 3 de Dezembro nós recebemos o Belenenses e o Benfica vai a Loulé.



André

 
At 13:42, Blogger ACF said...

Sporting 2 -2 Alverca em Juvenis. Nuno Silva na baliza.

Sinceramente não entendo como podem colocar o Nuno Silva na baliza (Pedro Miranda esteve no banco) num jogo contra o 2ª classificado (Alverca) que tinha o 3º melhor ataque da divisão Sul. Apostarem em André Martins nos juniores num jogo contra uma equipa fraca ainda entendo mas Nuno Silva titular contra os Juvenis do Alverca!?!?!?!?!?

E já são 2 empates em 8 jogos, a nossa sorte é que os Juvenis dos outros clubes não andam a jogar grande coisa. Acho muito bem que queiram rodar os titulares e formar jogadores mas não é em jogos como este.

Alguém sabe o resultado dos Juvenis do Benfica?



André

 
At 15:13, Blogger 30 said...

Olá André. Só para informar que o Benfica foi à Pontinha ganhar por 3-0 e ficar a 2 pontos do Sporting.

Força Couto!

 
At 18:36, Anonymous Anónimo said...

Força Couto sim ! e já agora abaixo Jean PAul! devia ter ido este pro Benfica e ter ficado o Prof João Couto que ele no Sporting é que ficava bem! deixemos que o tempo se encarregue de por a verdade no lugar!

 
At 18:40, Anonymous Anónimo said...

Tenho quase a certeza que este ano vamos ter dissabores.....vamos vamos! Na verdade se o Sporting tem a melhor prospecção e a melhor Academia vamos a ver como vai ficar este ano a formação no final, eu acho que este ano nem resultados nem jogadores so se for nos Juniores porque nos inciados e nos juvenis.....´tenho visto a coisa muito feia!!!! Felizmente o milagreiro da observação mais o Carlinhos Pereira devem segurar a vela!!!

 
At 20:13, Blogger ACF said...

Segundo reza a lenda Jean Paul e Pedro Mil Homens são Benfiquistas, não sei se isto será verdade ou não. Vi PMH na sala de imprensa esta jornada, sem o fatinho nem o reconheci, um individuo muito simpático e cordial.

Concordo que os Iniciados e Juvenis causam muitas duvidas e apreensões. Pelo natal já devemos saber se vamos ficar em 1º na fase regular a nível de Juniores, eu acredito que sim, mas nos outros 2 escalões à muito (quem me conhece sabe do que falo) que tenho dúvidas. Em Juvenis existem meia dúzia de valores mas não vejo ali qualidade em quantidade para formar uma grande equipa enquanto a nível de iniciados parecem melhor que os Juvenis mas mesmo assim não sei se será o suficiente especialmente depois de ver a prestação dos iniciados do SLB.

Na pior das hipóteses a menos que exista uma grande surpresa vamos terminar em 2º lugar na fase regular atrás do SLB em ambos os escalões e pode ser que até lá a gente cresça o suficiente para causar um upset na 2ª fase.

Só vi até agora 3 ou 4 jogos do Juvensi e não posso afirmar taxativamente isto ou aquilo mas sinceramente não fiquei muito impresionado com o Mister Luís Dias no sentido em que ainda não vi 11 jogadores a jogar como equipa, penso que com o tempo podem subir ainda algo o seu rendimento.

Os iniciados inequivocamente têm talento e um bom treinador mas fico com a ideia que estão num mau momento de forma e precisam nas próximas jornadas de serem "levados ao colo" pelos adeptos até voltarem a ter força animica para voltar a carregar no acelarador e essa força só vão alcançar com uma sucessão de vitórias, a vitória magrinha sobre o Barreirense ajuda mas é preciso mais. Se jogarem a um nível que espelhe o seu talento individual e a sua capacidade de jogar como um bloco então são indubitávelmente candidatos ao titulo mas neste momento para mim o SLB é a EQUIPA mais forte da divisão sul apesar de o SCP ter um conjunto de jogadores melhores.

Este estreitar na distância que havia entre SCP e SLB já estava na mente dos dirigentes do SCP em Janeiro e a iniciativa das escolinhas foi a reação a esse aumenhto de qualiade do SLB, a ver vamso para quando os resultados prácticos a nível de infantis e eventualmente de iniciados.

Quando vir o João Couto não hesitarei em dar-lhe um abraço e desejar felicidades pois ele não tem culpa nenhuma disto.

Em principio no Sábado vou ver os Juvenis a Alcochete, esta é uma boa equipa e espero que os adeptos os vão "levantar" desde momento menos mau.



André

 
At 21:40, Anonymous Anónimo said...

Desculpa tar sempre a chatear mas sabes +/- a altura e o peso do Alison?
Quais as suas principais caracteristicas e quais as diferenças em relacao ao Paim.
Obrigado

 
At 22:06, Blogger ACF said...

"Desculpa tar sempre a chatear mas sabes +/- a altura e o peso do Alison? Quais as suas principais caracteristicas e quais as diferenças em relacao ao Paim."

Não me chateias de maneira nenhuma e estás à vontade para fazer perguntas.

A altura do Alison, nunca estive ao seu lado para poder fazer uma estimativa mas ele é no máximo 1 centimetro mais alto que o Paim, penso que o Alison deve ter na ordem do 1,74, ele é mais baixo que o Vasco Campos que deve ter uns 1,76.

Eu diria que o Alison é estilisticamente e em termos de tecnicismo muito semelhante ao Fábio Paim, razão essa pela qual não acho que sejam compativeis no mesmo XI. O Paim movimenta-se melhor e é mais rápido e objectivo, o Alison fisicamente parece muito forte embora sinceramente parece um bocadinho pesado mas em termos de toque de bola é um jogador com uma técnica fabulosa só que tem mesmo pinta de "brinca n'areia", é lento e deixa-se deslumbrar pelo seu próprio tecnicismo e prefere sempre adornar os seus passes com mais um malabarismo em vez de explorar o contra-ataque quando a defesa adversária está descompensada.

Acho estranho o Alison até agora ter jogado mais minutos que o Paim, ainda este FDS saiu o Paim do XI para entrar o Bruno Matias quando eu penso que deveria antes ter sido o Alison a sair.

O peso? Se tiver 1,74 e olhando para a sua morfologia assumo que deve ter uns 65 a 70 kgs mas sinceramente não sei mas entre jogadores da sua altura deve ser o mais pesadinho do plantel.

Gostava de ver o Professor testar uma nova dupla de extremos com o Paim na direita e Bruno Matias na esquerda ou então Paim na esquerda e Marco Matias na direita, qualquer um dos Matias é diferente do Paim/Alison e traria qualidades e caracteristicas diferentes ao XI. O Marco Matias traz muita garra e agressividade e é possante, seria interessante tentar combinar esses atributos com o tecnicismo de Paim. E ainda exite o Vivaldo Arrais que também joga pelas alas (de preferência na esquerda) mas por enquanto dele só vi velocidade e boa vontade.

O Vivaldo com o cabelo muito curtinho fica parecido facialmente com o Robinho do Real Madrid.


André

 
At 22:37, Anonymous Anónimo said...

O meu Bruno é um espéctaculo sempre que entra faz magia :D

 
At 23:34, Blogger ACF said...

"O meu Bruno é um espéctaculo sempre que entra faz magia :D"

Tem é que perder o hábito de usar aqueles polos cor-de-rosa como usa o Cristiano Ronaldo. Sinceramente não lhe posso apontar um defeito pois é um rapaz que quem o conhece fica instantaneamente com vontade de torcer por ele pois é de uma simpatia e humildade impressionante, quando entra numa sala vem falar e cumprimentar toda a gente, é um rapaz divertido, algo timido mas extremamente simpático.

Anda por lá um (excusam de perguntar quem é pois a minha boca é um tumulo. Okay, okay, o gajo joga no meio-campo e mais não digo) que quando vai à sala de imprensa depois de tomar banho a gente fica com a impressão que ele tomou banho em Água de colónia, é um cheiroso, parece que saiu dum bordel francês, LOL.
Aconselho todos a não fumarem muito próximo dele pois nunca se sabe se ele não pega fogo.



André

 

Enviar um comentário

<< Home