Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, novembro 19, 2006

Sporting 8 - 0 Corroios (10ª Jornada de Iniciados)



Num jogo jogado a um ritmo lento, enfadonho, e sem uma grande exibição do colectivo mesmo assim o "Leão" que Luis Gonçalves está lentamente a construir demonstrou qualidade suficiente para demolir um Corroios que nunca chegou a importunar o Sporting em nenhum dos 3 sectores.

Apesar de possuir bons talentos individuais estes iniciados Leoninos até agora deram poucas provas da sua capacidade de poder jogar como equipa devido à ausência de automatismos numa equipa cuja face muda de jornada para jornada devido à grande rotatividade que tem sido implementada pelo seu treinador, que ao fim de 700 minutos de campeonato já conseguiu dar hipóteses a 30 Iniciados diferentes, e nesta ocasião os sortudos debutantes foram o médio Tiago Feiteira e o defesa Josué Silva.

Mesmo sem deslumbrar o Sporting contou com 3 unidades que dão grandes garantias ao colectivo. O central André Oliveira (Sub-Capitão) foi um autêntico "bombeiro", deixou o seu colega de sector João Freitas mais fixo enquanto ele jogava mais solto, rápido e decisivo na antecipação. Cortou jogadas antes destas se tornarem perigosas, fosse no jogo aéreo, tackles cirurgicos ou cortes em carrinho o Sporting podia sempre contar com ele para "anestesiar" o ataque dos forasteiros.

No miolo os Leões tiveram 2 unidades nucleares, o trinco Daniel Pereira, e o médio centro Danilo Serrano que fez um excelente jogo. Daniel Pereira está em todo o lado, fecha o meio, recuperar bolas, sobe até à linha média para empurrar os seus colegas para o ataque, deriva para os flancos para pressionar o transportador da bola adversária. É um trinco que facilita imenso a tarefas dos centrais, e até mesmo laterais ao filtrar o jogo adversário, e perseguindo os prevaricadores para onde quer que se desloquem.

Danilo Serrano esteve em grande evidência, o Nº8 Leonino atacou bastante, e não teve problemas em subir pelo centro do terreno ao ponto de quase se tornar um 2º ponta de lança pois surgia muitas vezes na área quando os centrais já estavam distraidos à procura de Peter Caraballo. Serrano recua para defender, troca bem a bola com David Silva e Mauro Antunes, e um pouco à imagem de Diogo Amado surge muito pelo eixo central dos adversários onde aos 7 minutos numa das suas tipicas incursões inaugurou o marcador.

Altair Junior que geralmente joga a extremo esquerdo desta vez jogou na direita, na faixa esquerda jogou o "pequenino" Nº11 David Silva. Depressa se começa a tornar óbvio que Altair não rende tanto quando pode quando é colocado na ala, apesar de boa qualidade técnica e um excelente passe longo mesmo assim Altair parece ter um défice de velocidade para poder ser um verdadeiro extremo. O Brazileiro transfigura-se quando colocado a Nº10 ou talvez até mesmo como 2º avançado. Nos primeiros 35 minutos Altair pecou pela seu estilo atrapalhado, e incapacidade de desenvolver jogadas quando encostado á linha onde parecia algo "pesado" e claustrofóbico, mas isso não prejudicou em demasia os da casa pois o jogo estava a ser mais canalizado pela esquerda onde estava David Silva.

É certo que o diminutivo extremo David Silva não parecia muito rápido e estava longe de ser possante mas o Sporting à imagem do que faz nos Juvenis e Juniores não joga com um Nº9 fixo e vimos Peter Caraballo muitas vezes descair para os flancos na procura de espaços, e arrastar consigo a atenção dos centrais do Corroios. Para preencher esta lacuna no eixo do ataque o Sporting fazia subir Danilo Serrano pelo meio, e David Silva jogava cada vez mais próximo do corredor central, com várias diagonais para entrar na área.
O Corroios talvez tenha menosprezado o extremo Leonino e dai que aos 24 e 35 minutos ele sem grande oposição tenha feito 2 golos enquanto a oposição se preocupava mais em marcar os "matulões" Caraballo e João Freitas, e não os podemos censurar pois já aos 18 minutos o possante central João Freitas tinha feito um golo após cruzamento de David Silva que batia todos os cantos da esquerda.

Com o Sporting a vencer por 4-0 estava na altura de Luis Gonçalves testar mais "brinquedos", e após o intervalo o Sporting retirou o lateral direito Flaviano Rosa e fez entrar Josué de Sá, saiu também o Nº10 Mauro Antunes que jogava a interior esquerdo e entrou Pedro Farinha, e saiu ainda o central André Oliveira para entrar Tiago Feiteira.
Por esta altura Altair já tinha passado pela ala esquerda mas começava agora a jogar mais no meio e cada vez mais na posição de interior esquerdo e notava-se como subia de produção pois tinha espaço para desenvolver o seu futebol, e escapar aos seus marcadores e aqui começou a demonstrar a sua qualidade de passe ao distribuir jogo.
Aos 52 minutos num livre de 30 metros com o seu pé direito o Brazileiro faz um golo soberbo e que só por si já justificava a sua presença no XI titular.

A ganhar 5-0 aos 56 minutos o Sporting fazia mais 2 alterações, saiam agora os 2 motores da equipa Danilo Serrano e Daniel Pereira e entrava o médio centro Diogo Freitas e o avançado Luis Carlos, e assim a equipa jogava agora com Luis Carlos a extremo direito, David Silva continuava na esquerda e Caraballo no meio. Altair estava agora a interior esquerdo, Pedro Farinha a interior direito e Diogo Freitas a trinco.
É certo que não esteve muito tempo em campo mas depressa Diogo Freitas evidenciou pormenores técnicos muito acima da média pois ao entrar fresco jogava como uma "enguia" escorregadia a "brincar" com o meio campo defensivo do Corroios que tinha dificuldades em lhe tirar a bola devido à sua excelente técnica e dinãmica de movimento.

Chegavam os 63 minutos e o Nº9 Peter Caraballo marcava o seu 1º da tarde (6º do Sporting), aos 69 Diogo Freitas elevava a contagem para 7-0, e 4 minutos depois o ponta de lança Caraballo fechava a contagem com o oitavo tento leonino. Tudo fácil, ridiculamente fácil e apesar de colectivamente o Sporting não ser uma equipa particularmente mecanizada mesmo assim teve individualidades que permitiram resolver o jogo e camuflar algumas deficiências inclusive ter falhado vário golos contra uma defesa do Corroios que em situações de bola parada facilitava em demasia.

O Mister Luis Gonçalves após o jogo estava como de costume sereno sobre a prestação dos seus pupilos embora objectivo o suficiente para saber que podem melhorar em várias vertentes. Estava orgulhoso das qualidades individuais, e muito confiante de que num futuro a médio prazo estes talentos individuais ao serviço do colectivo vão produzir um equipa muito forte que lhe dá todas as garantias.
O treinador Leonino disse desconhecer a data de quando o seu rival mais directo, o Benfica iria disputar o seu jogo em atraso mas revelou estar bem a par dos resultados, e capacidades do seu nemesis o qual respeita mas não teme. Luis Gonçalves elogiou ainda a capacidade do Benfica de jogar muito bem como equipa já por esta altura do campeonato, mas disse estar seguro que à medida que o campeonato avançar o seu Sporting que possui excelentes jogadores também se irá transformar numa excelente equipa, e que de momento a sua principal vontade era de dar oportunidades a todos. Expressou a sua felicidade por ter um plantel muito extenso, e que estava contente não só pelos recursos disponíveis mas também pelo facto de ter estreado mais 2 desses recursos neste jogo.



André Figueiredo


João Freitas, André Oliveira, João Ferro, Daniel Pereira, Altair Júnior, Danilo Serrano, Peter Caraballo e David Silva.


"Homem do jogo" David Silva


Altair Júnior

26 Comments:

At 15:38, Anonymous Anónimo said...

Quem foi o extremo juvenil de 1º ano que veio este ano de Santarém?

 
At 11:29, Blogger ACF said...

Presumo que estás a falar do Hugo Fernandes que veio do Ourém? Que eu saiba o Hugo é mais um Nº9 do que um extremo mas penso que é nele que estás a pensar pois o outro avançado Juvenil de 1º ano que entrou (Luis Oliveira) veio do Corroios.

http://img149.imageshack.us/img149/3166/untitledei7.jpg

André

 
At 11:57, Anonymous Anónimo said...

Ora aí está um treinador e uma equipa com a perspectiva de formar, e não só ganhar! O objectivo não é ganhar ao Corroios, mas sim usar a competição como mais um treino importante da semana, para alcançar os objectivos propostos da formação Sporting. Moutinho, Nani, Miguel Garcia, Custódio, Carlos Martins,Ronaldo, RUI PATRíCIO etc... Este sim é objectivo e não uma campionite aguda, que reproduz as competiçoes séniores para os campeonatos dos miúdos onde o que conta é ganhar.

 
At 20:58, Anonymous Anónimo said...

André tu que até fazes parte do Desporto Jovem podias colocar aqui as noticias que são publicadas acerca do Sporting, como noticias dos jogos (como fizeste no jogo de iniciados B contra o Benfica).

 
At 21:14, Anonymous Anónimo said...

Obrigado por toda a informaçao grande André.Ouvi dizer que o Diogo Amado estava "em pulgas" com a possibilidade de ir para o Chelsea,que já mostrou interesse nele,no diogo rosado e num tal extremo africano que veio este ano da zona de santarem

 
At 22:57, Blogger ACF said...

"André tu que até fazes parte do Desporto Jovem podias colocar aqui as noticias que são publicadas acerca do Sporting, como noticias dos jogos (como fizeste no jogo de iniciados B contra o Benfica)."

Sim, não existe qualquer problema com isso mas não vou colocar os meus próprios artigos (que aparecem aqui 5-6 dias antes de aparecer no jornal embora os meus textos são editados pelo DJ portanto nunca são iguais áqueles que aparecem aqui) senão era repetitivo, e além de mim eles raramente atribuem outros elementos do DJ a jogos do Sporting (pelo menos às equipas A), quando o fizerem terei todo o gosto em fazer desde que isso não belisque a minha amizade com o Francisco Carmezim (Director do "DJ"), ele lê este blog e ficou contente de eu falar do DJ mas não quero abusar ao dar demasiada "mercadoria" gratuitamente.

Eu compro o DJ às Sextas e geralmente aos Sábados e Domingos ofereço o jornal ao Sr Ferrão na Academia, é uma joia de pessoa.

Em principio o jogo de Juvenis B do SLB Vs SCP foi coberto pelo Paulo Figueiredo (que é delegado dos Juniores do SLB) do DJ e vai a tudo o que é jogos do SLB, portanto na Sexta coloco aqui esse artigo tal como fiz pelos Iniciados B.

É curioso tantos Figueiredos, eu André Figueiredo vou a todos do Sporting, o Paulo a todos do Benfica e ainda anda por lá o Ricardo Figueiredo que creio que faz parte do staff full time e faz várias reportagens e inclusive tem uma coluna semanal na 2ª página, ele e o Bruno Simões seguem muito a cena internacional, cantera do Barça, Sevilha, Clairefontaine, Parma, gosto de falar com eles.

Este Sábado vou ao Estoril ver os Juniores e Domingo à Academia ver os Juvenis.

"Obrigado por toda a informaçao grande André.Ouvi dizer que o Diogo Amado estava "em pulgas" com a possibilidade de ir para o Chelsea,que já mostrou interesse nele,no diogo rosado e num tal extremo africano que veio este ano da zona de santarem"

Roca, não te podes preocupar com todos os rumores que ouves senão ficas com uma úlcera antes dos 20. Para mim isso não passa de um boato e um boato de baixa intensidade e diga-se de passagem um rumor que não ouço em lado nenhum, se fosse verdade estou certo que já teria tropeçado nessa estória em vários sitios diferentes.

A internet é pródiga em rumores sem fundamento, não ligues a isso.

Diogo Rosado no Chelsea? Tudo é possível mas eu não acredito, isso não faz nenhum sentido.

Já agora, para quem não sabe o José do Carmo Francisco já não trabalha no Jornal do Sporting, passei por lá hoje para lhe dar um abraço e dar 2 dedos de conversa e infelizmente disseram-me que ele já não trabalha lá, fico com muita pena. Já 10 dias atrás tinha dito ao Jorge Vicente que lhe desse um abraço meu e ele disse "se o vir" o que achei estranho. Vai fazer falta. Agora ficamos só com o Sandro, Jorge, Nélida, e Andreia.

O staff do jornal Sporting está a preparar um artigo sobre o plantel de Iniciados B e deve sair em breve e se não estou em erro vai ser feito pela Nélida Gomes e fotos do Pedro Cruz.

P.S. Cruzei-me hoje com o Marco Ferreira.

André

 
At 20:59, Anonymous Anónimo said...

Era interessante ter aqui as noticias publicadas no DJ, especialmente as que se referem ás equipas que não têm tanta cobertura (como por exemplo os Infantis, Iniciados B, Juvenis B, entre outros).
Quanto ao interesse do Chelsea no Diogo Rosado é verdadeiro, aliás o Valencia e o Atlético de Madrid tambem andam atrás dele.
Já agora o "tal extremo africano que veio este ano da zona de santarem" é o Hugo Fernandes?Terá ele talento que justifique o interesse do Chelsea na sua contratação?

 
At 22:16, Blogger ACF said...

Não sei, o Hugo Fernandes e o Luis Oliveira não tem jogado pelos Juvenis A portanto não posso dar uma opinião sobre as suas qualidades ou caracteristicas porque ainda não os vi jogar. E devo dizer que até até mesmo as pessoas na Academia que vêm os jogos todos e depois falam comigo não falam muito desses nomes em particular pois ainda não são considerados nomes a ter em conta porque ainda não "atravessaram" para os A, ainda este FDS falaram muito comigo sobre o Diogo Freitas e Mauro Antunes (ambos iniciados A) mas quando os questionei sobre o Luis Almeida (dos Juvenis B) eles disseram que ainda era muito cedo.

Repito que não acredito nestes rumores sobre o Diogo Rosado e Hugo Fernandes, acho que isso não faz nenhum sentido.

Se eu acreditasse em tudo o que ouço então também estava convencido que o Rui Nereu em Dezembro iria ser o 3º Guarda-Redes do Deportivo de la Coruna.

De acordo com o que o André do "serbenfiquista.com" me contou o XI dos Juvenis B Vs SLB foi:

1 Ruben Luis
2 Luis Carlos
3 Nuno Reis (sub 54)
4 Filipe Paiva
5 Pedro Henriques
6 Tiago Fernandes
7 Luis Oliveira (sub 77)
8 Sérgio Marakis
9 Diogo Ribeiro (sub 54)
10 Cedric Soares (Cap) (sub 27 Lesão)
11 Mário Rui (golos 35 e 62m)

Como podem ver o Luis Oliveira está a jogar a extremo direito.
O Cedric Soares continua a oscilar entre os Juvenis A e B.
O Filipe Paiva, Nuno Reis eram os centrais titulares nos iniciados A em 05/06.
Ruben Luis era o titular da baliza dos Iniciados A em 05/06.

Se aparecerem relatos dos jogos dos B no Desporto Jovem ou jornal do Benfica terei todo o prazer em colocar aqui.

http://www.serbenfiquista.com//modalidades/_jogos.php_tipo_futebol_id_995

http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=9265.630

André

 
At 22:47, Anonymous Anónimo said...

Quem é o Marinho?
Penso que a época passada o Mário Rui jogava a defesa esquerdo mas esta época aparece como extremo e até bisou.

milton_filipe76

 
At 23:30, Blogger ACF said...

"Quem é o Marinho?
Penso que a época passada o Mário Rui jogava a defesa esquerdo mas esta época aparece como extremo e até bisou."

Em 2005/06 em jogos a doer dos Iniciados A a linha defensiva tinha Filipe Paiva e Nuno Reis no eixo, Tiago Bastos na direita e Mário Rui como lateral esquerdo. Não quer dizer que de vez em quando não houvesse uma adaptação como por exemplo por um extremo a jogar a lateral etc.

Não estou a ver quem é esse Marinho. Talvez o André se tenha enganado e queira dizer Peixinho que é dos juvenis A mas ainda não vi jogar.

O Luis Carlos que jogou a lateral direito Vs SLB o ano passado também jogava a médio-centro nos Iniciados A.

É pena é o André não ter mencionado quem foram os suplentes que entraram.

Quanto ao Mário Rui ter bisado:

O "André" atribui-lhe 2 golos mas o "Tigerwoodss" (também do forum serbenfiquista.com) diz:

"andré 179, um foi do marinho (era como o chamavam) em cruzamento que por felicidade entrou. O segundo golo foi muito confuso, mas acabou por ser na própria, com dúvidas de que a bola tenha mesmo entrado. De realçar que do canto que resultou o 2º golo foi precedido de falta sobre o nosso defesa, ganhando assim o sporting o canto.
Do sporting 2 jogadores sobressairam: Luís (acho que é luís almeida) e cedric(saiu com 20m decorridos por lesão).
Em segunda linha o jogador marinho.

Realço que pelo que sei alguns destes jogadores costumam jogar pelos A's fazendo neste jogo parte da equipa B.
Do lado do benfica o mesmo n foi usado, jogadores como semedo, artur lourenço, nélson oliveira e abdel não foram chamados para este encontro.

Do Benfica o melhor em campo foi o trinco roderick.

cumprimentos"

Se o Luis Oliveira tiver mesmo a qualidade que todos lhe elogiam então será uma questão de tempo até aparecer nos Juvenis A como acontece com o Cedric Soares e o excelente Januário Jesus. Quem sabe, talvez já neste Domingo dia 26. Vou estar atento.

Acho que os Juvenis do Sporting um pouco à imagem dos Iniciados têm um grande plantel mas não têm uma grande equipa. É apenas uma questão de tempo até a máquina começar a carburar pois o talento individual está lá, só falta mesmo construir uma equipa com as 11 melhores peças.

Não creio que o XI ideal dos Juvenis ande muito longe deste:

1 - Pedro Miranda.
2 - Luís Resende.
5 - Michael Santos.
3 e 4: Bruno Simões e Pedro Mendes
6 - André Martins
8 - Diogo Amado.
10 - Diogo Rosado
11 - Januário Jesus.
7 - Cedric Soares.
9 - Wilson Eduardo.

Vários jogadores andam na órbita deste XI como o Luís Andrade e o André Gonçalo. Podem haver alterações como desviar o Cedric para Nº10 e meter o Rosado ou Andrade a Nº7 ou meter o Cedric a Nº8 e desviar o Diogo Amado para Nº10 ou meter o Diogo Amado a Nº6 e trazer o André Martins para Nº10. É perefeitamente possível que mesmo nas 10 últimas jornadas do campeonato regular o Januário não tenha ainda a maturidade para ser titular em jogos a doer, ele tem talento (e de que maneira) mas o Cedric (por exemplo) é mais constante e fiável. Pode sair e entrar uns 2 ou 3 nomes desse meu Xi ideal ou mudar de posição um ou outro mas acredito que essenciálmente vai ser isto a menos que surgam uma ou duas surpresa de precocidade dos Juvenis B.

Em 07/08 com Januário, Cedric, Diogo Ribeiro, Mário Rui, Rúben Luis aindanos Juvenis mas com a subida do Cerveira, André Oliveira, Miguel Serôdio, Daniel Pereira, Danilo Serrano, Diogo Freitas e João Santos vamos ter um plantel de Juvenis muito forte.


André

 
At 11:02, Blogger Ricardo said...

Mário Rui ou Marinho, são a mesma pessoa. Mário Rui é o nome, Marinho é alcunha.

 
At 13:13, Anonymous Anónimo said...

"Em 07/08 com Januário, Cedric, Diogo Ribeiro, Mário Rui, Rúben Luis aindanos Juvenis mas com a subida do Cerveira, André Oliveira, Miguel Serôdio, Daniel Pereira, Danilo Serrano, Diogo Freitas e João Santos vamos ter um plantel de Juvenis muito forte."

Também podemos incluir neste lote o Mauro Antunes?Ele no jogo frente ao Barreirense jogou com o nº 10 nas costas, tem caracteristica para jogar ness posição?
De referir ainda que este jogador é o capitao da equipa de iniciados.

milton_filipe76

 
At 13:41, Blogger ACF said...

Quando lá cheguei no Domingo estive a falar com o delegado e o treinador estagiário e disseram-me para observar atentamente o Mauro Antunes pois disseram que era um jogador muito interessante mas a verdade é que ele passou completamente ao lado do jogo, especialmente tendo me conta que partilhava o meio campo com Daniel Pereira e Danilo Serrno que ambos jogaram muito bem.

O que me saltou mais á vista é que era ambidextro e jogava muito afastado do Caraballo e tem algum défice de força fisica, ele e o David por enquanto são pequeninos.

Já vi jogos em que o Mauro jogou a Nº10 mas outros em que era o Diogo Freitas (ele é médio Centro), outros em que era o Ariclene Oliveira, o Danilo Serrano (ele é um médio box-to-box).

Pessoalmente eu acho que o Mauro Antunes está muito longe de ser o melhor jogador para a posição Nº10 naquela equipa, estou convencido disso. Do que vi até agora o Ariclene Oliveira é um Nº10 melhor, sobretudo porque o Mauro joga muito em profundidade no meio campo enquanto o Ariclene tenta jogar mais adiantado e mexe mais com o jogo. O Diogo Freitas não é um Nº10 de raiz mas se puder ser adaptado a essa função seria muito interessante pois é um jogador com uma capacidade técnica muito interessante e tem uma excelente visão de jogo.

O Mauro é o Capitão mas para mim o Capitão deve ser sempre um dos centrais e nesse aspecto tenho gostado bastante do sub-capitão André Oliveira. Acredito que no André Oliveira e Miguel Serôdio temos uma excelente dupla de centrais e continuo sem perceber porque razão o Serôdio não joga nos A enquanto o João Freitas tem jogado 3 jogos seguidos a titular.

Se querem um termo de comparação eu diria que o André é um Daniel Carriço e o Serôdio é um Marco Lança. O André joga mais na marcação homem-a-homem, tem energia inesgotável e ataca sempre a bola, enquanto o Miguel é muito calmo, marca mais á zona e prefere sempre esperar que o adversário venha ter com ele mas lê muito bem o jogo e com toda a calma do mundo acaba por desarmar o adversário.
O João Freitas também é mais de marcação zonal e outra coisa não seria de esperar pois é um jogador fisicamente muito forte mas com claro défice de velocidade e tem de aprender a não subir demasiado no terreno porque quando o adversário passa por ele depois nunca mais o apanha.



André

 
At 15:45, Blogger 30 said...

André, só agora vim aqui ler.

Deixo a constituição completa:

1 Ruben Luis
2 Luis Carlos
3 Nuno Reis (sub 54)
4 Filipe Paiva
5 Pedro Henriques
6 Tiago Fernandes
7 Luis Oliveira (sub 77)
8 Sérgio Marakis
9 Diogo Ribeiro (sub 54)
10 Cedric Soares (Cap) (sub 27 Lesão)
11 Mário Rui (golos 35 e 62m)

12 Bruno Pedro
13 Hugo Fernandes (ent 54)
14 Ricardo Alves (ent 54)
15 Renato Santos (ent 77)
16 Anthony Vieira
17 Sérgio Simões (ent 77)
18 Bruno Silva (ent 27 e saiu aos 77)

Foi falha minha não ter dado logo os suplentes na altura.

Tal como já disseram, Mário Rui e Marinho são a mesma pessoa. É um jogador excelente que tem um pé esquerdo de enorme qualidade. Penso que será muito melhor para o Sporting que ele se fixe a defesa-esquerdo pois há muito tempo que não vejo um defesa-esquerdo a actuar como ele. E até porque o Pedro Henriques não é um jogador para ser titular num clube médio, quanto mais grande.

Em relação ao Luis Oliveira, posso falar um pouco dele. É um jogador relativamente baixo. Tem uma velocidade espectacular e um drible em corrida muito bom. Joga com os dois pés, actua em qualquer posição ofensiva. Apesar de toda a sua qualidade não é um jogador que se agarre muito à bola e tem uma qualidade que falta a muitos jogadores jovens de hoje em dia: Quando tem de passar passa, quando tem de fintar finta. Tenho muita pena que este míudo não jogue no Benfica.

Cumprimentos

 
At 15:49, Blogger 30 said...

Ah, e gostava que me pudesses dar mais alguma informação em relação aquele miudo que foi com a equipa principal a Itália. Venceu um prémio qualquer na Academia... Com acções destas e sobretudo com o pensamento sempre centrado sobre eles não é de estranhar que consigam todos os anos meter miudos no plantel principal.

Cumprimentos

 
At 17:24, Anonymous Anónimo said...

O Caraballo pareceu me muito alto.
O que achas deste ponta de lança?

 
At 18:09, Blogger ACF said...

"O Caraballo pareceu me muito alto.
O que achas deste ponta de lança?"

O Peter Caraballo (pronuncia-se "Carabalho") de facto parece muito alto, de acordo com o Sporting ele tem 1,80 e atrevo-me a dizer que deve andar à volta disso. Tendo em conta que tem 14 anos feitos recentemente podemos deduzir que ficará ainda mais alto. E atenção que este é alto mas parece já tão ou mais possante que Saleiro no seu último ano de Junior.

É curioso que no 4-1-2-3 que o Sporting joga sempre nos 3 escalões da formação o Nº9 joga sempre da mesma maneira independentemente das caracteristicas fisicas do Nº9. o Ricardo Nogueira, Wilson Eduardo e Peter Caraballo fisicamente são todos muito diferentes mas as suas movimentações no modelo de jogo são bastante semelhantes no sentido de que nenhum joga fixo embora o Caraballo na minha opinião podia fazelo. Todos os 3 descaiem muito para as alas ou para buscar jogo ou para arrastar os centrais e abrir a área para uma incursão de um dos extremos ou um dos médios de ataque, etc.

Acho que o Caraballo é bom cabeceador, parece ser forte o suficiente para jogar sozinho entre os centrais. Ao ser forçado a jogar neste modelo de jogo em que sai muito da área está a ser benéfico no sentido de o obrigar a procurar a bola, ajudar a fazer marcação defensiva no meio-campo ofensivo do sporting. O próprio Diogo Tavares tinha porte fisico para ser um homem de área mas ele também se tornou um jogador muito mais completo do que um mero Nº9 pois é jogador que joga razoávelmente pelas alas e tem boa técnica no passe como comprovava com as assistências que fazia.

Os Nº9 do Sporting fazem todos lembrar um pouco o Liedson no sentido em que estão em campo como mais uma peça do bloco e vez de ser meramente como finalizador.

Ainda é cedo para dizer se o Caraballo se fixou definitivamente como Nº9 dos Iniciados mas sem dúvida está a aproveitar bem as chances que teve até agora e gostei de o ver jogar em 4-4-2 ao lado do João Couras quando assim o fizeram nos últimos minutos Vs Benfica.



André

 
At 18:25, Blogger ACF said...

"12 Bruno Pedro
13 Hugo Fernandes (ent 54)
14 Ricardo Alves (ent 54)
15 Renato Santos (ent 77)
16 Anthony Vieira
17 Sérgio Simões (ent 77)
18 Bruno Silva (ent 27 e saiu aos 77)"

O Hugo Fernandes susbtituiu o Diogo Ribeiro. O central Ricardo Alves também jogou uns minutinhos. Interessante.

"Em relação ao Luis Oliveira, posso falar um pouco dele. É um jogador relativamente baixo. Tem uma velocidade espectacular e um drible em corrida muito bom. Joga com os dois pés, actua em qualquer posição ofensiva. Apesar de toda a sua qualidade não é um jogador que se agarre muito à bola e tem uma qualidade que falta a muitos jogadores jovens de hoje em dia: Quando tem de passar passa, quando tem de fintar finta. Tenho muita pena que este míudo não jogue no Benfica."

Todos os Benfiquistas que falam do Luis Oliveira é sempre em tons elogiosos. De acordo com o Sporting ele tem 1,64 de altura. Quando vir o Mister Luis Dias no Domingo vou ver se consigo meter o nome do Luis Oliveira numa conversa informal.

"Ah, e gostava que me pudesses dar mais alguma informação em relação aquele miudo que foi com a equipa principal a Itália. Venceu um prémio qualquer na Academia"

O lateral esquerdo dos Iniciados A o Rui Coentrão foi com a equipa. Segundo me disseram é um jogador com um excelente aproveitamento escolar e isto foi a maneira de o premiarem. Isto é práctica comum, lembro-me de uns 2 anos atrás o Sporting ter ido jogar ao Norte de Portugal e terem levado com eles o defesa central Simão Coutinho que na altura também tinha bom aproveitamento escolar, irónicamente o Coutinho já nem está no Sporting e segundo sei não jogou 1 único minutinho no Gil Vicente, é pena pois é (era) uma excelente promessa de jogador.

Estes prémios não querem necessáriamente dizer que o premiado é um grande craque, isto é mesmo mais é para incentivar os miudos a estudarem, temos também o caso do Marco Lança que o ano passado investiu muito nos estudos e parece que se saiu muito bem. O Rui Coentrão é um jogador muito acima da média mas as suas prestações dependem de quem é o colega de flanco porque o Coentrão combina melhor com o Tiago Cerveira do que com o Altair Júnior.


André

 
At 22:31, Anonymous Anónimo said...

Tenhu um esclarecimento a fazer...O Nuno Reis lesionou-se no aquecimento, e o Ricardo Alves então foi titular..
João

 
At 22:58, Blogger ACF said...

João, tens ido lá à Academia?



André

 
At 10:14, Blogger Ricardo said...

André, num texto que tu citaste, dizia o seguinte:

"Do sporting 2 jogadores sobressairam: Luís (acho que é luís almeida) e cedric(saiu com 20m decorridos por lesão)."

Mas há aqui uma dúvida. Segundo a constituição das equipas, quem jogou foi o Luís Carlos. Embora também exista um Luís Almeida nesta equipa de Juvenis B do Sporting. E depois para dar ainda mais dúvidas, o Luís Carlos (que tanto quanto sei é médio-centro) aparece com o nº 2 indiciando ter jogado a lateral-direito. Se se tratasse do Luís Almeida também seria estranho estar a lateral-direito, porque se bem sei, ele é trinco.

Quanto ao jogador que jogou a defesa-esquerdo com o nome de Pedro Henriques, é estranho, porque desconhecia a existência de um jogador com esse nome nos Juvenis. No ano passado existia um jogador nos Iniciados A com o nome de Pedro Rodrigues. Agora não sei se trata de um engano ou se esse Pedro Henriques foi uma contratação.

 
At 11:58, Blogger ACF said...

"Mas há aqui uma dúvida. Segundo a constituição das equipas, quem jogou foi o Luís Carlos. Embora também exista um Luís Almeida nesta equipa de Juvenis B do Sporting. E depois para dar ainda mais dúvidas, o Luís Carlos (que tanto quanto sei é médio-centro) aparece com o nº 2 indiciando ter jogado a lateral-direito. Se se tratasse do Luís Almeida também seria estranho estar a lateral-direito, porque se bem sei, ele é trinco.

Que eu saiba o Luis Carlos é de facto um Nº8 (embora possa ser adaptado a trinco para ocasiões em que a equipa joga 4-2-1-3 em vez de 4-1-2-3) e jogava muitas vezes a Nº8 ao lado do Cedric Nº10 e com um trinco atrás dos 2 e que geralmente era o Luis Almeida.

Concordo que ver o médio-centro Luis Carlos a Nº2 é de facto estranho mas deve tratar-se unica e exclusivamente de uma adaptação temporária pois já vi várias situações nas camadas jovens em que extremos jogam a laterais ou vice-versa (lembras-te do Cedric a jogar a lateral direito?) portanto isto deve ter sido uma adaptação de recurso para dar minutos ao Luis Carlos. O Tiago Bastos também não está no XVIII portanto pelos vistos não tinham laterais direitos disponiveis.

De resto parece ser um XI razoávelmente lógico com a excepção do Mário Rui que jogou a extremo esquerdo embora que eu saiba é lateral esquerdo, é apenas mais uma adaptação

Creio que no passado recente o Claudio Futre já jogou a extremo esquerdo pelos Juvenis B e deixa a ala direita para o Luis Oliveira. E tal como o Tiago Bastos também o Claudio Futre não esteve no XVIII e portanto forçaram mais uma adaptação e assim ganhámos ao Benfica com um XI ligeiramente de recurso.

"Quanto ao jogador que jogou a defesa-esquerdo com o nome de Pedro Henriques, é estranho, porque desconhecia a existência de um jogador com esse nome nos Juvenis. No ano passado existia um jogador nos Iniciados A com o nome de Pedro Rodrigues. Agora não sei se trata de um engano ou se esse Pedro Henriques foi uma contratação."

Os Juvenis B também já alinharam com Tiago Bastos a lateral direito, Ricardo Alves e Rui Alcantara no eixo central, e ainda com Pedro Rodrigues na lateral esquerda, jogaram assim na 5ª jornada VS Futebol Benfica. Como podes ver deve ter sido um equivoco do André e na verdade o Pedro Henriques é mais que provávelmente o Pedro Rodrigues, lateral esquerdo.

Eu daqui a bocado vou ver o "Casino Royale", se conseguir "caçar" o Jornal do Benfica num qiosque vou ver se consigo averiguar melhor o que se passou no jogo de Juvenis, na pior das hipóteses amanhã o DJ deve dizer algo, mas creio que já temos uma ideia geral (graças ao André) do que se passou.

André

 
At 13:38, Anonymous Anónimo said...

O Pedro Rodrigues é o mesmo LE da época passada, dos iniciados, é conhecido por manteigas. O Luis Carlos ja jogou várias vezes a lateral direito, apesar de ser um nº8..André, em relação à tua pergunta, sim, costumo.
João

 
At 22:43, Anonymous Anónimo said...

Falem do Inter- Sporting e deixem-se de tentar adivinhar pois acertam muito pouco, digamos que estão entre o Gabriel Alves e o Prof. Bitaites.

 
At 16:04, Anonymous Anónimo said...

na 3ª fase quando apanharem o f.c.porto vão ver o que é bom para a tosse..........

 
At 21:22, Blogger ACF said...

"na 3ª fase quando apanharem o f.c.porto vão ver o que é bom para a tosse.........."

Podias ter a delicadeza de nos dizer o número de jogos, vitórias, empates, derrotas, golos marcados e sofridos pela equipa de Iniciados do FCP?



André

 

Enviar um comentário

<< Home