Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Mau, muito mau



Vão continuar a chover criticas a Liedson por não marcar golos? E porquê? O Liedson fez 3 boas épocas em Alvalade nas quais tinha Elpideo Silva a seu lado, depois Niculae e mais tarde Deivid, em todas as 3 foi emparceirado com um ponta-de-lança fisicamente forte para distrair os centrais, este ano metem o Alecsandro que prácticamente é um "espelho" de Liedson ou então 2 pesos plumas como Bueno e Yannick. Mas alguma vez estes jogadores permitem liberdade de movimentos ao Liedson? O Baiano é um avançado móvel que joga em toda a frente de ataque mas se não meterem alguém no meio para segurar os centrais adversários então não esperem milagres do levezinho.

Antes que começem a criticar o modelo de jogo do Sporting eu terei que pergutnar que modelo de jogo é esse? O Sporting ao fim de 5 minutos abdicou completamente do seu modelo de jogo habitual tanto em parametros tácticos com em ritmo de jogo, começou a jogar debruçado para a frente num 4-1-3-2 muito apressado (e com 2 laterais que não sabem defender) na execução e trapalhão no passe.
Se quiserem jogar depressa e bem eu até fico feliz mas acelarar o ritmo normal da equipa para um ritmo artificial em que jogam apressados e mal com passes ridiculos então dispenso.

Então uma equipa rotinada a um modelo de jogo muda completamente a sua identidade quando ainda tinha 85 minutos? Para quê? Para jogar um futebol forçado a sofrer mais um golo e chegar ao intervalo com menos tempo e ainda mais fundo no buraco?

Que se passa com este relvado? Ensopado até às guelras, pesado e pesadão.

Grande jogo de Rodrigo Tello (um patrão) e Ricardo Rocha um jogador que já nos tempos do Braga era dos meus favoritos, comigo jogavam sempre.

O Paulo Bento tem que assentar de vez as suas ideias, a rotatividade irrita-me, os equivocos na constituição do XI também, mas os equivocos tácticos então são maus demais. Onde está a clareza de ideias que vimos na 2ª volta de 05/06? Este modelo de jogo (se for com estes 2 laterais) que vimos hoje é comido de todas as formas e feitios por uma equipa que saiba jogar no contra-ataque, o benfica mereceu plenamente a vitória porque foi cinica e eficaz, algo que geralmente quem costuma ser é o Sporting.

Não sou dos criticos mais duros de Bueno e Romagnoli mas que lógica tem ambos jogarem de inicio neste jogo? Se o Sporting contratar alguém em Janeiro então que venha 1 ponta-de-lança alto, forte e bom cabeceador e que venha 1 Nº10 que venha para fazer a diferença porque o Sporting mais do que em qualquer outra posição está muito carenciado nessas duas.

O jogo aéreo de Caneira faz MUITA falta no processo defensivo desta equipa, muita mesmo. Nem Tello nem Garcia conseguem dobrar os centrais nos processos defensivos contra cantos dos adversários.

Paulo Bento leu mal o jogo do Benfica, apesar do Benfica jogar em losango teve 2 laterais que subiram muito bem e deram "alas" ao ataque do Benfica enquanto o Sporting jogava com Moutinho e Nani a interiores e como resultado vimos o Benfica a jogar e atacar em maior largura do terreno do que o Sporting e foi assim que nasceram as jogadas de perigo no qual um Benfica muito largo no contra-ataque escapou ao pressing centralizado do losango do Sporting que não apareceu muito em jogo essencialmente porqu eo Benfica abdicou do centro e jogou pouco ma so que jogou foi pelas alas que estavam desocupadas porque Garcia jogou mal e Tello jogou adiantado.

Perder por falta de qualidade ainda aceito mas perder por causa de equivocos é muito dificil de engolir. Parabêns ao Benfica.

Neste momento o Sporting não tem Nº10 portanto é escusado falar demasiado sobre quem deve jogar nessa posição porque ninguém no plantel me convence.
O Sporting no último terço do terreno não tem ninguém que consiga ligar o meio-campo ao ataque e sómente se limita a despejar ridiculamente bolas umas atrás das outras no colo dos centrais Benfiquistas, é desesperante ver tanto desperdicio.

Nunca fico triste por causa do futebol mas por vezes tenho que ficar frustrado por ver tamanho sub-rendimento.

Para mim na próxima jornada o Nani ia para o banco e o losango ficava com Custódio a trinco, Veloso a interior esquerdo, Paredes a interior direito e Moutinho a Nº10.
Se eu tivesse mais 1 central que me desse garantias então eu colocava o Tonel ao lado de Liedson no ataque, não tenham dúvidas.

Se este modelo de jogo sem a presença de Sá Pinto, Deivid e Abel no XI titular não consegue recapturar a sua dinâmica de 8 meses atrás então talvez a melhor solução seja mesmo alterar o sistema até a chegada de elementos que permitam jogar nesta táctica onde jogadores como Nani passam muitas vezes ao lado do jogo porque não conseguem jogar senão pelas alas.



André

17 Comments:

At 22:59, Anonymous Anónimo said...

Esta tactica nao tem logica no Sporting: a fromação forma jogadores para o 4-3-3; O Nani o nosso desiquilibrador encosta sempre a ala; com este losango somos sempre comidos pelas alas; nos jogamos na nossa principal competição contra equipas muito fechadas onde a solução passa por jogar pelas alas, mas nos insistimos em jogar com toda a gente pelo meio; neste sistema ficamos dependente da sorte(que nem sempre aparece) pk nao coneguimos criar desequilibrios, pois a ekipa nao se estende no campo....
Esta na altura de começar a implatar um novo modelo e sobretudo formar um onze base e nao inventar uma ekipa para todos os jogos.

milton_filipe76

 
At 23:25, Blogger ACF said...

"Esta tactica nao tem logica no Sporting: a fromação forma jogadores para o 4-3-3"

Se forem a olhar para o 4-4-2 losango actual constatamos que não temos 1 Nº10 nem 1 PDL que possa complementar Liedson portanto existem 2 medidas a tomar que é subtrair o Nº10 do losango e 1 dos PDL. Se retirarem o vértice superior do losango o meio-campo passa de 4-4-2 para 4-3-3 e se retirarem 1 dos PDL ficamos claramente com um 4-3-3. É mais que óbvio que com essas 2 subtracções o Sporting tem claramente de mudar para 4-3-3 mas o único problema é que de momento o Sporting não tem ninguém para jogar no meio do 4-3-3.

O trio do meio ficaria parecido com o acutal triangulo inferior do losango excepto que os 2 interiores jogariam com mais espaço entre si numa disposição em tudo semelhante ao 4-3-3 do Lyon.

Na frente eu vejo o Nani e Yannick como opção para jogar a extremos mas o próprio Liedson num 4-3-3 encaixa-se melhor como extremo do que avançado-centro. A única hipótese era testar Alecsandro no meio mas ele apesar do fisico não parece ser capaz nessa posição.

Não tenho nada contra o 4-4-2 losango mas o plantel actual não parece talhado para ele pois existem 2 ou 3 deficiências que não permitem fazer render esse sistema. Uma coisa é losango com Pedro Barbosa na cabeça outra coisa é losango com Moutinho, Romagnoli, Martins a tirarem à sorte para ver quem é o Nº10 esta semana.

1 Nº10
1 PDL forte e bom cabeceador
O regresso de Abel à titularidade quer jogue bem ou mal até que recupere a forma e confiança.
Mais estabilidade no XI titular e menos adaptações desnecessárias.

Menos discursos de "não perdemos 2 jogos seguidos" ou "jogámos mal mas na próxima jogamos bem e depois mal e depois bem, etc".

Paulo Bento tem todo o meu apoio mas está a atravessar um momento que em nada espelha o seu real valor mas quem tem valor como ele tem merece apoio nos momentos maus pois sabemos que nos irá premiar com momentos bons mal a "tempestade" se afaste.



André

 
At 23:32, Blogger ACF said...

Amanhã temos jogo de Juvenis na Pontinha às 15:00, quem puder apareça para apoiar os nossos jovens no Campo do Cultural da Pontinha.




André

 
At 23:37, Anonymous Anónimo said...

Quanto aos extremos temos o Nani e o Djalo, o Paim,e ainda se desse para chamar jogadores como o caiado o pereirinha opu douala.
Quanto ao meio campo ficavamos com o moutinho a nº8 com o romagnoli como 10 suplente e com o martins a nº10 ao estilo de joao gonçalves nos juniores.
Quanto ao ponta de lança se houver dinheiro contrata-se um dos grandes e com presença na area, senao temos o liedson que pode jogar la a sua maneira arrastando a defesa para a entrada de jogadores nas costas, e os com extremso com a tecnica dos k ja referi nao e preciso somente bombear bolas para a area, pios eles tem capacidade para vir para o meio, procurar a linha e fazer passes atrasados....
Mas o importante e fazer se alguma coisa.
Isto de esperar que a sorte resolva os jogo (como aconteceu com a Naval)nao pode continuar.
milton_filipe76

 
At 01:45, Blogger ACF said...

"Quanto aos extremos temos o Nani e o Djalo, o Paim,e ainda se desse para chamar jogadores como o caiado o pereirinha opu douala.
Quanto ao meio campo ficavamos com o moutinho a nº8 com o romagnoli como 10 suplente e com o martins a nº10 ao estilo de joao gonçalves nos juniores.
Quanto ao ponta de lança se houver dinheiro contrata-se um dos grandes e com presença na area, senao temos o liedson que pode jogar la a sua maneira arrastando a defesa para a entrada de jogadores nas costas, e os com extremso com a tecnica dos k ja referi nao e preciso somente bombear bolas para a area, pios eles tem capacidade para vir para o meio, procurar a linha e fazer passes atrasados...."

Eu sinceramente colocava o Liedson a jogar por uma das alas de um 4-3-3 e na outra colocava um extremo puro, o Liedson faria diagonais (Douala também faz bem este papel) para entrar na área enquanto o outro extremo ia até à linha de fundo para cruzar, não se pode jogar com 2 extremos iguais e o Liedson joga bem em qualquer das 3 posições mas no meio sozinho não se safa a menos que seja 2º PDL, como referência atacante ele está muito sozinho.

O Sporting não precisa do Caiado nem do João Gonçalves por agora. O trio do meio podem ser 2 recuparadores de bolas (1 + posicional e outro mais móvel) como o Porto tem no Assunçãoe Meireles e nós no Custódio e Veloso e o 3º elemento seria o Moutinho como Nº8 criativo que constroi jogo a partir do seu meio campo como faz um Lucho Gonzalez. É um sistema mais tradicional e que me parece bastante equilibrado desde que existiam elementos com caractersiticas que possam viabilizar o sistema e neste momento o Sporting precisa mesmo de um Nº9 estilo Jardel para finalizar jogo aéreo vindo dos extremos ou prender os centrais enquanto um dos extremos faz uma diagonal ou o Nº8 sobre pelo eixo acima.

O 4-3-3 nos Juniores também não funciona às mil maravilhas e o modelo de jogo do 4-3-3 da nossa formação NÃO É IDÊNTICO ao 4-3-3 practicado pelas equipas holandesas, o processo ofensivo é diferente, especificamente em relação às movimentações do Nº9.

O Paim sem dúvida poderia revelar-se uma grande opção no 4-3-3 porque é o tipo de extremo que joga melhor num 4-3-3 do que num 4-4-2 clássico (não losango) com extremos porque neste último a posição de raiz dos alas é mais distante da linha de fundo e o Paim é rápido mas não é explosivo como o Cristiano Ronaldo.

Admito que um 4-3-3 com Paim na esquerda e Nani na direita seria muito interessante. O Nani como extremo rende muito mais, como se vê na seleção. Sem o Nº10 o Sporting perde um elemento no meio campo mas a verdade é que Nº10 como Romagnoli ou Martins e Nani não são unidades de combate que recuperem bolas portanto jogar com 4 ou 3 não faz grande diferença excepto que os médios vão criar uma linha de pressing mais recuada mas entre perdas e ganhos na troca de sistema não me parece má ideia.



André

 
At 16:39, Anonymous Anónimo said...

Para mim este ano era
Ricardo
Abel Polga Carriço Caneira
Paredes
Moutinho Veloso
Paim Yannick
Liedson

 
At 16:39, Anonymous Anónimo said...

esquece,punha yannick e liedson nas alas e tonel no centro de ataque.Pelo menos até janeiro.O Paim ainda não tem a maturidade do carriço pode esperar

 
At 16:43, Anonymous Anónimo said...

O Carlos Martins e o Nani passavam 2/3 jogos sem serem convocados e só depois seriam opções.
Meio campo tem que estabilizar!Tem que se dar descanso ao moutinho mas não fazer alterações todos os jogos.Deveria ser Paredes,Veloso e Farnerud(enquanto moutinho descansava,substituíndo depois o que estivesse em pior forma.Tinhamos também C.Martins e Nani APENAS como alternativas e nunca como títulares,para não se deslumbrarem)
Depois jogaria com 2 Extremos(Douala de volta e Promoção de Fabio Paim,ou então Fabio Paim e Yannick e jogavamos com o PL que estivesse em melhor forma,mas fixo na àrea e não a ter que se desgastar na defesa,ou mesmo Liedson,Yannick e Nani a rodarem com TONEL(Sim,Tonel)a PL e carriço a DC).Com 2 extremos prenderíamos os laterais contrários e com um trio a meio campo como Moutinho + 2 de entre Farnerud,Veloso e Paredes a emperrar as manóbras adversárias penso que teríamos sucesso.
Agora é urgente arranjar um 10 e um extremo desiquilibrador,para quando o jogo não estiver a correr bem ou em jogos contra equipas fechadas abdiquemos dum dos médios mais defensivos para passar a jogar em 4-2-3-1.Para mim esse 10 é Yannick Pupo e o Extremo Fábio Paim.
André achas que o Ricardo Nogueira seria hipótese para jogar uns jogos pelos séniores?

 
At 17:10, Blogger Gonçalo said...

Saúdo o regresso do André aos comentários ao futebol sénior do Sporting. De facto já andava com saudades de uma análise futebolística ao futebol profissional do nosso clube, apesar de saber que, infelizmente, o teu tempo para escrever no blog é cada vez menor dadas as ocupações profissionais, parece-me.
Contudo, as razões porque escreves não são as melhores, de facto cada um é treinador de bancada para perceber que o Sporting está a atravessar um período conturbado da sua época desportiva. Contrariamente ao que disse Rui Santos (um comentador do qual não me identifico nas suas análises ao meu clube) ontem na SicNotícias, não acredito que o problema passe por questões físicas, senão vejamos as grandes segundas partes que o Sporting fez recentemente, sendo o último exemplo o pressing final que deu a vitória na Figueira depois de um jogo em Itália a meio da semana. O único problema físico que o Sporting passa é não poder contar com Caneira, um jogador precioso na estrutura defensiva do Sporting, dando segurança numa lateral e apoiando utilmente no centro a fechar como terceiro central, libertando um Tello numa época fantástica em que a sua ajuda no lado esquerdo do ataque pode ser importante, pela sua capacidade de antecipação, passe e remate. Miguel Garcia é o jogador mais capaz de substituir Caneira mas oferecendo menos garantias, no entanto não concordo com a opinião de Rui Santos que coloca vários jogadores do Sporting como sendo de segunda linha (Garcia, Custódio, Tello). Falando de Miguel Garcia, se é um jogador de segunda linha, então sou a favor de jogadores destes porque uma equipa não se faz de onze criativos e para ganhar jogos é necessário jogadores combativos e mais posicionais que libertem os criativos no momento do ataque, e defendam nas transições ataque-defesa e nos momentos de vantagem no marcador. Garcia é um bom exemplo disso e sou a favor de equipas com estes jogadores que para mim são tão ou mais importantes que Nani´s ou Romagnoli's...
A nível técnico, há jogadores que baixaram as suas performances na qualidade de jogo da segunda volta passada para esta época, casos de Abel, Nani, Liedson e até mesmo Tonel não parece estar tão consistente.
A nível táctico, gosto da táctica moderna 4-4-2 losango que o Sporting vem trabalhando ao longo destes últimos anos, agora a questão que foi colocada aqui pelo André pode ser pertinente após a análise de mais de um terço do campeonato e cinco jogos na Champions. Será que o Sporting tem jogadores talhados para este modelo como tinha na época passada? Será que Deivid e Sá Pinto foram bem substituídos? Penso que não, e não penso só de agora porque mesmo depois de termos vencido dois jogos fora para o campeonato, apercebi-me que o Sporting estava macio no ataque comprovados tanto nestes dois últimos jogos fora como nos jogos contra Bayern e Inter (fora), entre outros... Daí o facto de ter tido esta discussão antes do jogo com um sportinguista confiante que me dizia que o Sporting estava num bom momento, talvez apreciando só os resultados nos últimos jogos.
Efectivamente, as soluções que já apontava antes deste jogo passam pela aquisição de um nº 10 que traga dinâmica ao jogo do Sporting, que seja um líder em campo, que apoie a defesa e que organize a equipa nos movimentos ofensivos. Pensei que esse jogador pudesse ser o Nani da segunda volta da época passada mas definitivamente não pode ser este Nani, muito menos o "escondido" Romagnoli. Quando penso neste nº 10 penso num jogador ao estilo de Deco, e lembrei-me de um brasileiro que vi no início desta época no Cruzeiro (não sei se ainda joga lá e em que momento de forma está) chamado Wagner, apesar do passe estar acima das contas do Sporting quase de certeza.
Outra das soluções que aponto passa pela aquisição de mais um ponta de lança, prescindindo por empréstimo de Bueno que não me convence. Um jogador ao estilo de Deivid, fisicamente forte e bom tecnicamente, apesar de exigir mais agressividade que Deivid. Pensei que esse jogador poderia ser Alecsandro, no entanto este passa muito tempo aberto nas alas e com poucos movimentos interiores e que pudesse fixar mais os centrais contrários. De facto, Silva, Niculae e Deivid eram mais jogadores desse tipo e que abriam mais espaço para Liedson. Estas são as minhas apostas para o modelo continuar, mais um nº 9 e 10. No entanto, se o dinheiro para novas aquisições não surgir, porque não ir já à formação júnior e encontrar-se o que se procura? Não conheço bem a valia dessa equipa e dos seus jogadores, mas a aposta em Yannick Pupo, entre outros médios ofensivos, nos treinos já é uma realidade frequente, portanto até poderia ser mais uma aposta com frutos e a pensar no futuro.
De qualquer das formas, o Sporting tem três alternativas: mantém-se com este modelo e continua à procura da sorte e frieza no seu jogo, estando um pouco à mercê da valia do adversário; aposta nas camadas jovens como solução presente e a pensar no futuro; recorre ao mercado à procura principalmente do 9 e 10. Porque o 4-3-3 que falas neste momento também não sei se será credivel, porque se poderiamos abdicar de jogar com nº 10, não poderíamos abdicar de um nº 9 mais fixo que neste momento penso que não temos. Depois acredito que Liedson ficava com uma ala tanto atacando como defendendo, e Djaló e Nani podiam ficar na outra, sendo jogadores com pouco cariz defensivo mas que seria compensada essa limitação por Liedson na outra ala.
Isto são apenas ideias, mas confio em Paulo Bento e na estrutura directiva que acredito que já está a trabalhar com clareza e lucidez para colmatar os erros cometidos recentemente. Aguardo por um Sporting consistente e forte que possa dar as garantias de vitória em qualquer campo do mundo, como cheguei a sentir no início desta época.
Um abraço André e saudações para todos os participantes.

 
At 22:57, Blogger ACF said...

"Agora é urgente arranjar um 10 e um extremo desiquilibrador,para quando o jogo não estiver a correr bem ou em jogos contra equipas fechadas abdiquemos dum dos médios mais defensivos para passar a jogar em 4-2-3-1.Para mim esse 10 é Yannick Pupo e o Extremo Fábio Paim."

Nunca subiria o Yannick Pupo aos 18 anos para vir salvar a equipa. É preciso ter muito cuidado ao integrar estes jovens numa estrutura de futebol senior porque se as coisas correrem mal alguns deles nunca mais recuperam ou não têm uma 2ª hipótese. Os jovens têm que ser integrados numa equipa estável que lhes permita entrar com calma no XI sem pressão excessiva. De preferência os jovens são integrados numa equipa vencedora e não numa equipa conturbada.

Uma coisa é integrar um extremo de 17 anos com o Ronaldo, ou potencialmente um central de 18 anos como o Carriço, ou um João Martins, mas pedir a um miudo de 18 anos como o Yannick Pupo que seja o Nº10 da equipa é pedir demasiado porque o jogo ofensivo da equipa seria todo construido à sua volta e não podem por essa pressão sobre um jovem de organizar a manobra ofensiva de um clube de topo como o Sporting.

E não podem estabelecer comparação com o Hugo Viana que quando entrou no XI foi calmamente aos poucos como suplente e entrava para "trinco volante" e nunca para Nº10 e entrou numa estrutura com Paulo Bento, Rui Bento, Pedro Barbosa, Rui bento, João Pinto, etc uma equipa muito experiente que dava espaço de manobra ao jovem para esplanar o seu futebol com segurança e apoio.

Para mim por agora apenas o João Martins, Daniel Carriço e Fábio Paim estão numa fase da sua evolução na qual eu arriscaria deixar estes jogarem aqui e ali pela equipa senior. Os outros precisam de continuar a jogar num ambiente mais calmo, menos pressionante para poderem evoluir calmamente.

"André achas que o Ricardo Nogueira seria hipótese para jogar uns jogos pelos séniores?"

Nem pensar nisso porque não ia trazer nada de novo porque em termos de caracteristicas fisicas e de movimentação em campo é um jogador muito semelhante ao Liedson mas atléticamente menos dotado. O Nogueira para mim é outro jogador que rendia mais num 4-4-2 se tivesse um "matulão" a jogar ao seu lado mas como referência do ataqueo miudo está muito sozinho e fisicamente não foi feito para isso.
Os Juniores muitas vezes espelham a equipa senior na sua incapacidade de marcar golos (ou inaugurar o marcador) a menos que seja de bola parada, a diferença é que nos juniores a diferença qualitativa para as outras equipas é muito maior e eventualmente conseguem golear mas tanto no 4-4-2 losango senior como 4-3-3 Junior eu acho que ambos sentem falta de um Nº9 de outras caracteristicas, um jogador como Diogo Tavares, Jardel, Silva, Niculae, Deivid, Pinilla, etc.

O Ricardo Nogueira é bom jogador, simplesmente não é o tipo de jogador que neste momento faz falta ao Sporting. O Paim dava jeito mas um Nº10 e Nº9 provávelmente terão de vir de fora do clube.

O Pinilla para mim seria útil a esta equipa mas tem que ter uma mentalidade diferente, tem que ter perseverança porque ele até tem talento e enquadrava-se bem num 4-3-3. O Pinilla precisa é de disciplina e de oportunidades e não de andar a saltitar de clube me clube cada vez que as coisas não lhe correm de feição.

Deixem o Pinilla jogar 90 minutos 5 jogos seguidos, pode jogar mal e péssimo mas quando se tem talento só se precisa mesmo é de oportunidades e confiança nos momentos maus.

O Mota (ou Motta?) também era um jogador bom para o 4-3-3 mas mais para jogar pelas alas. Sempre gostei do Motta, bem melhor que o Koke, Manoel, Bueno. Ao Mota só lhe faltou o 1º golo porque de resto ele mostrou pormenores bem interessantes.

Sempre gostei e continuo a gostar do Marcel. Gostava dele no Coritiba, Académica, etc. Foi enxovalhado e humilhado no Benfica mas se eu fosse treinador do Sporting esse jogador era muito bem vindo.

O Alecsandro é bom jogador mas não quer dizer que seja o jogador que o Sporting necessita neste momento mas reconheço que é um bom jogador quer marque golos ou não, uma coisa não tem necessáriamente a ver com a outra.

Olhem, se querem a minha sugestão vão buscar o Grafite ao "Le Mans" (creio que anda por lá emprestado pela Juventus) pois com esse jogador no XI acreditem que o Liedson começava mágicamente a marcar golos atrás de golos.

"Contrariamente ao que disse Rui Santos (um comentador do qual não me identifico nas suas análises ao meu clube) ontem na SicNotícias, não acredito que o problema passe por questões físicas"

Não desgosto do Rui Santos, por vezes fala demasiado mas se a mim me meterem um microfone à frente durante 60 minutos e me fizerem 1000 perguntas ao fim de um tempo eu próprio também começava a inventar qualquer coisa para dizer só para não dar a impressão que não tinha opinião formada. Gosto do programa do Rui mas nem sempre vejo, ontem como estava chateado com o sub-rendimento da equipa creio que fui fazer a barba mais cedo e depois fui ler o livro do Levezinho.

"Miguel Garcia é o jogador mais capaz de substituir Caneira mas oferecendo menos garantias, no entanto não concordo com a opinião de Rui Santos que coloca vários jogadores do Sporting como sendo de segunda linha (Garcia, Custódio, Tello). Falando de Miguel Garcia, se é um jogador de segunda linha"

Com o devido respeito, o Rui Santos muda algumas opiniões de semana para semana conssoante a direcção em que o vento sopra. Ele tem que dizer alguma coisa, o programa é longo e no formato existente ele é bombardeado com perguntas, é diferente de um programa em que existem 3 a 4 peritos a falar e existe menos pressão.

O Miguel Garcia é e sempre foi um bom jogador mas os adeptos tendem a queimar jogadores de vez em quando. O Miguel é um jogador acima da média, nunca vai ser excepcional mas será sempre uma unidade útil ao plantel. Se fosse a acreditar no que os adeptos dizem então o Shevchenko estava acabado e o Maldini já em 1997 estava velho, enfim.

"A nível técnico, há jogadores que baixaram as suas performances na qualidade de jogo da segunda volta passada para esta época, casos de Abel, Nani, Liedson e até mesmo Tonel não parece estar tão consistente."

Para mim o Abel apenas precisa de jogar, até pode jogar 4 jogos maus mas tendo em conta o seu real valor seria apenas uma questão de tempo, às vezes é preciso correr esses riscos para recuperar um jogador, a recuperação do Abel está a ser sacrificada para podermos glorificar a rotatividade do Paulo Bento.

"A nível táctico, gosto da táctica moderna 4-4-2 losango que o Sporting vem trabalhando ao longo destes últimos anos, agora a questão que foi colocada aqui pelo André pode ser pertinente após a análise de mais de um terço do campeonato e cinco jogos na Champions. Será que o Sporting tem jogadores talhados para este modelo como tinha na época passada? Será que Deivid e Sá Pinto foram bem substituídos? Penso que não, e não penso só de agora porque mesmo depois de termos vencido dois jogos fora para o campeonato, apercebi-me que o Sporting estava macio no ataque comprovados tanto nestes dois últimos jogos fora como nos jogos contra Bayern e Inter (fora), entre outros..."

Outra coisa é que jogar em 4-4-2 losango na Europa é uma coisa mas jogar assim na superliga é outra, são futebois diferentes e merecem análises diferentes. Se o Sporting jogasse em 4-3-3 em Milão se calhar tinha perdido por mais de 0-1 mas se jogassem em 4-3-3 Vs Naval talvez tivesse ganho por 3-0. São estilos diferentes de futebol.

"Aquisição de um nº 10 que traga dinâmica ao jogo do Sporting, que seja um líder em campo, que apoie a defesa e que organize a equipa nos movimentos ofensivos. Pensei que esse jogador pudesse ser o Nani da segunda volta da época passada mas definitivamente não pode ser este Nani"

O Nani tem caracteristicas para essa posição mas é muito inconstante neste momento, o Nº10 tem que ser um jogador fiável.

"No entanto, se o dinheiro para novas aquisições não surgir, porque não ir já à formação júnior e encontrar-se o que se procura? Não conheço bem a valia dessa equipa e dos seus jogadores, mas a aposta em Yannick Pupo, entre outros médios ofensivos, nos treinos já é uma realidade frequente, portanto até poderia ser mais uma aposta com frutos e a pensar no futuro."

Não estou a ver isso, tudo é possível mas não vejo o Pupo, Gonçalves ou Pires com qualidade e acima de tudo consistência para liderar a equipa no ataque.

"Isto são apenas ideias, mas confio em Paulo Bento e na estrutura directiva que acredito que já está a trabalhar com clareza e lucidez para colmatar os erros cometidos recentemente."

No dia após derby muitos Sportinguistas estão a aparecer para deitar abaixo o Paulo Bento e dizer qu enunca gostaram dele, que não tem cultura para ser lider, que embirra com os jogadores e roda demasiado, etc. Inequivocamente o Paulo Bento é o meu treinador. A gente pode perder Vs Spartak e eu continuarei a apoiar este treinador. O Ancelotti também está num momento muito mau no Milan mas é preciso não esquecer as coisas boas que não aconteceram por acaso.

Para mim o Paulo Bento foi o principal responsável pela derrota Vs Benfica, mas insisto que ele é o meu treinador e tem toda a minha confiança pois é um bom treinador embora também tenha defeitos.



André Figueiredo

 
At 23:09, Anonymous Anónimo said...

Na minha opiniao o Paulo bento é um grande treinador mas não aprende com os erros....

 
At 23:16, Anonymous Anónimo said...

André, não achas que o Pereirinha podia ser o tal nº10 que falta ao Sporting? Ou coloca-lo a ele a nº8 e libertar o Moutinho para nº10?

milton_filipe76

 
At 23:17, Anonymous Anónimo said...

Também quero que o Paulo Bento continue por mais 20/30 anos.Desde que acabe com a rotatividade a meio campo

 
At 23:56, Blogger ACF said...

"André, não achas que o Pereirinha podia ser o tal nº10 que falta ao Sporting? Ou coloca-lo a ele a nº8 e libertar o Moutinho para nº10?"

Eu nunca colocaria um jogador com menos de 20 anos na posição de organizador de jogo e mesmo assim seria preciso um jogador fora de série e acima de tudo com um rendimento constante.

Alguém me quer dar exemplos em Portugal nos anos mais recentes de equipas que tenham jogado com um Nº10 e tenham sido bem sucedidas? Eu só me lembro de Pedro Barbosa no Sporting e Deco e Zahovic no Porto de resto ou não usam um Nº10 ou tentam mas acabam por perceber que um Nº10 de qualidade é uma coisa muito rara e é uma posição que lentamente está a ficar ultrapassada no futebol moderno porque raramente se vê um Nº10 à moda antiga a jogar atrás dos avançados como fazia Zidane ou Rui Costa.

O Kaká não joga nas costas do Gilardino, o Ronaldinho não joga nas costa do Gudjohnsen, ambos jogam numa variante do 4-3-3, podem ser denominados Nº10 e até usar essa camisola mas não jogam como Nº10 clássicos.

O Nº10 ainda existe mas hoje em dia ou joga descaido para a direita ou esquerda do ponta ou então joga a partir da posição de médio centro, na minha opinião o Lucho Gonzalez é o que se pode considerar um organizador de jogo moderno pois muitas vezes joga em linha com Raul Meireles mas é ele que organiza o jogo ofensivo do Porto.

Hoje em dia os criativos jogam mais atrás como Lucho no Porto ou Pirlo no Milan. O Andrea Pirlo com a ajuda do Ancelloti revolucionou o futebol, o Milan passou de uma dependêncja no Rui Costa para uma dependência do Pirlo. O Milan nos últimos 3 anos foi estruturado de uma maneira em que já não consegue jogar sem o Pirlo.

O Pereirinha é um belissímo jogador e é polivalente e creio que seria oção para a ala ou Nº8 mas nunca para jogar a Nº10. Não percebo este fascinio com os Nº10 à moda antiga tal como não entendo quem insiste em jogar com extremos num 4-4-2, são conceitos tácticos ultrapassados.

Em vez de procurar um Nº10 em Alcochete o Sporting deve é procurar no mercado ou então alterar o sistema.

Tenho sérias dúvidas que o Moutinho consiga ser um Nº10 no futebol senior, pode ser que esteja enganado mas acho que o Moutinho não tem estatura fisica para jogar nessa posição a jogar contra homems adultos, ele é muito polivalente mas prefiro ver o JM28 a médio-centro. O Moutinho é um grande jogador e acima de tudo é um grande exemplo para a juventude Portuguesa.



André

 
At 04:07, Blogger ACF said...

O Jogo, 3 de Dezembro:

"O Sporting já tem praticamente definida a postura a adoptar na reabertura do mercado. Os responsáveis da SAD verde e branca vão aproveitar o período intermédio de transferências para reforçar o plantel às ordens do treinador, Paulo Bento, focando no sector atacante os esforços da abordagem ao reajustamento. Na calha estarão uma ou duas contratações, destinadas a preencher lacunas detectadas no ataque e no meio-campo ofensivo. Ou seja, o emblema verde e branco deverá passar a contar com mais um ponta-de-lança e, eventualmente, um médio de ataque."

É oficial, a SAD Leonina anda a ler este blog, LOL.



André Figueiredo

 
At 11:40, Blogger samuel said...

Eu ia buscar o Marcinho e o Linz..

Mais uma vez muito obrigado por manteres em pé este grande blog!

Abraço

 
At 14:39, Blogger Gonçalo said...

"Isto são apenas ideias, mas confio em Paulo Bento e na estrutura directiva que acredito que já está a trabalhar com clareza e lucidez para colmatar os erros cometidos recentemente. Aguardo por um Sporting consistente e forte que possa dar as garantias de vitória em qualquer campo do mundo, como cheguei a sentir no início desta época." 2 de Dezembro, Gonçalo Cardoso

"O Sporting já tem praticamente definida a postura a adoptar na reabertura do mercado. Os responsáveis da SAD verde e branca vão aproveitar o período intermédio de transferências para reforçar o plantel às ordens do treinador, Paulo Bento, focando no sector atacante os esforços da abordagem ao reajustamento. Na calha estarão uma ou duas contratações, destinadas a preencher lacunas detectadas no ataque e no meio-campo ofensivo. Ou seja, o emblema verde e branco deverá passar a contar com mais um ponta-de-lança e, eventualmente, um médio de ataque." O Jogo 3 de Dezembro

Parece que as ideias que tenho para o meu clube são coerentes com os seus responsáveis dos quais tenho inteira confiança. Prova disso é esta notícia que acredito que seja de uma fonte real do clube. Saudações leoninas e nos bons e maus momentos temos de ser sportinguistas, em vez de andarmos orgulhosos nos bons momentos e chateados com toda a estrutura quando perdemos. Fico triste quando passo por certos blogs e vejo tanta asneira de tanto sportinguista que condena jogadores e dirigentes que já tanto deram ao clube, casos de Soares Franco, Carlos Freitas, Custódio, Liedson, Polga, Ricardo,...O que é verdade hoje amanhã não pode ser mentira, sejamos sportinguistas coerentes e razoaveis nas opiniões que tomamos nos bons e maus momentos.
Um abraço amigos.

 

Enviar um comentário

<< Home