Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, dezembro 02, 2006

Pontinha 0 - 1 Sporting (11ª Jornada de Juvenis)



Num jogo que prometia ser bastante renhido defrontaram-se o 1º (Sporting) e 4º classificado (Pontinha) da tabela, e nenhuma das 2 equipas decepcionou os adeptos num jogo no qual ambos os conjuntos esgrimiram argumentos, e demonstraram estar à altura do desafio brindando a plateia com boas exibições colectivas, e alguns destaques individuais.

O Sporting entrou em campo num 4-1-3-2 com Diogo Amado a trinco, e com Diogo Rosado, André Sousa e o polivalente André Martins na linha média a apoiar uma linha avançada com André Gonçalo e Wilson Eduardo.
Era um sistema novo para o conjunto Leonino em que a equipa ganhou capacidade defensiva no miolo ao jogar com 4 unidades de forma tão compacta quando tinham que defender, mas com Rosado e Martins a descairem para as alas para subirem pelo terreno acima quando a equipa partia para o ataque.
O Sporting demonstrou capacidade de se desdobrar de maneira eficiente para o ataque tanto com os seus laterais como com os médios, e Wilson Eduardo trabalhou imenso para construir jogo para André Gonçalo que jogou mais fixo na frente do que o seu companheiro de ataque.

Tendo em conta que o Sporting jogou num piso sintético podemos assumir que o 4-1-3-2 seja possívelmente um sistema alternativo para ser usado tanto para defrontar equipas fortes fora de casa tal como para permitir maior capacidade operária na linha média quando jogam numa superficie menos "amortecedora" como foi o caso do piso sintético.

O Capitão Diogo Amado esteve ao seu nível habitual, sóbrio e voluntarioso, e funcionou como libero à frente da dupla de centrais jogando num "envelope" vertical de 30 metros, e actuando lateralmente num estilo "Pára Brisas" de um lado para o outro do meio-campo defensivo limpando as investidas dos da casa com maior ou menor dificuldade.

O Capitão Leonino demonstrou que como trinco puro tem disciplina táctica, e não se aventura verticalmente em excesso excepto em situações de bola parada (bom pé direito), e bem precisou porque o quarteto Sportinguista de meio-campo é ilusório pois quando Rosado e Martins sobem, a capacidade de marcação leonina na linha média fica limitada ao Capitão e a André Sousa, e em alguma ocasiões sentiram dificuldades pois o conjunto da Pontinha esteve longe de ser macio, e jogava muito bem no contra-ataque com Paulo Pina e Wilson Quaresma sempre espetados na frente de ataque à espera de um deslize ou desatenção que lhes desse oportunidade de apanhar um Sporting desiquilibrado para a frente.

O conjunto da casa parecia estar bem rotinado para jogar ao ataque quer em 4-3-3 ou 4-4-2, e em várias ocasiões espelhou o Sporting no sentido de defender e atacar num modelo de jogo semelhante ao dos forasteiros, e no qual defendiam com 3 médios interiores, mas atacavam sempre com 2 avançados bem definidos, e por vezes arriscavam mesmo o 4-2-4. Tinham razões para isso pois tinham elementos que ofereciam segurança quer no miolo como o trinco Diogo Mendonça, quer na defesa onde o lateral direito David Rosa, e o central Renato Correia mostraram que não é por acaso que esta equipa está a fazer uma boa campanha pois tem bons (e humildes) jogadores, e um treinador sereno e pedagógico nas suas intervenções.

Nos primeiros 20 minutos as equipas estiveram perfeitamente equiparadas, e nenhuma conseguia proclamar superioridade em qualquer sector, mas a partir dessa ocasião ambas as equipas meteram a 4ª mudança e aumentaram o ritmo de jogo e agresividade, e continuaram a manter-se lado a lado sem vantagem de qualquer espécie. Com os 2 conjuntos tão equilibrados era necessário que uma individualidade fosse capaz de resolver a disputa, e dar uma injecção de confiança à sua equipa. E é aqui que na sequência de um cruzamento de Diogo Rosado (bom pé esquerdo) o avançado André Gonçalo inaugura o marcador aos 30 minutos ao fazer o seu 5º golo da época.

Apesar de estar a perder o Pontinha não se foi abaixo animicamente, e o jogo continuou como até então muito igual, e com ambos à procura de espaços. Com o Sporting a tentar trazer a bola pelas alas para alimentar a sua linha ofensiva, e o Pontinha a tentar municiar a sua dupla de avançados com passes mais longos, e aqui mérito à dupla de centrais Leonina de Pedro Mendes e Bruno Simões que como de costume esteve atenta e sólida.
Os seus 2 elementos complementam-se muito bem, Mendes joga mais em marcação zonal próxima do seu keeper, e é mais eximio no jogo aéreo enquanto Bruno Simões é mais exuberante, com maior mobilidade, e mais adiantado a tentar preencher espaços entre a defesa e o seu trinco.
Ao longo da partida viu-se que o Pontinha não tinha um caudal ofensivo tão forte como o Sporting, mas mesmo assim criava oportunidades, embora a nível de remates de meia distância, e jogadas de bola parada ainda precisa melhorar considerávelmente.

Na 2ª parte o Sporting parecia ter vindo ainda mais forte, mas era uma ilusão, na verdade os Leões apenas mantiveram o seu ritmo de jogo até então, mas o seu adversário pouco a pouco começou a abrandar, e entre o minuto 41 e 70 o Pontinha afastou-se ligeiramente do jogo enquanto procurava oxigénio que lhe permitisse voltar a jogar ao mesmo ritmo da primeira parte. Durante este descanso dos anfitriões o Sporting começou a dominar ligeiramente o jogo mas nunca encostou o adversário às cordas.

Aos 40 minutos entrou um jogador muito interessante na equipa do Sporting, um Juvenil de 1º ano, o lateral esquerdo Mário Rui ("Marinho") que entrou para jogar no lado esquerdo do meio campo, e sem dúvida foram dos seus pés que sairam algumas das jogadas mais deliciosas, e emocionantes da tarde porque este jovem entrou e entrou muito bem no jogo.
É certo que o Sporting por esta altura já revelava algum ascendente mas com Marinho em campo o jogo ganhou entusiasmo porque o miudo tem técnica, é irrequieto e joga com uma raça diabólica, sem dúvida sacudiu o jogo. Eventualmente o entusiasmo do jovem acabou por o trair pois queria fazer tudo (e depressa) mas o Mister Luis Dias calmamente lhe ia pedindo para fazer as coisas de uma maneira mais simples.

O jogo progredia, e ambas as equipas faziam alterações, e as suas filosofias de jogo iam sofrendo modificações estruturais à medida que as equipas iam ganhando frescura em um sector e relaxando ou recuando em outros. O Sporting eventualmente começou a jogar com Wilson Eduardo mais sozinho na frente, e a equipa já estava mais próxima do seu 4-1-2-3 habitual à medida que metia menos presença na frente, e o treinador Leonino injectava energia no seu meio-campo para suster o pressing final do Pontinha. Até mesmo em jogadas de bola parada na área adversária o Sporting já deixava mais jogadores na linha média para suster um potencial contra ataque.

O assalto final do Pontinha eventualmente surgiu nos 10 minutos finais onde um Pontinha já recuperado fisicamente voltou a acelarar, e agora era o Sporting que já tinha o tanque quase vazio, e tentava segurar um resultado curto mas sem defender muito atrás. Nestes últimos instantes o guardião Pedro Miranda revelou-se decisivo ao suster 1 ou 2 remates muito perigosos, e mérito também para Diogo Amado que por esta altura descia pelas alas abaixo para dobrar Vasco Oliveira na lateral direita. O capitão Leonino foi incansável, e sem oscilações na sua performance durante os 80 minutos, está habituado a jogar mais como médio box-to-box, mas como trinco também se portou muito bem.

Apesar da derrota caseira o Pontinha tem uma boa equipa, está bem orientada por gente humilde e dedicada, e tem 4 a 6 elementos espalhados pelo XI que dão garantias, com serenidade e ética de trabalho certamente vão fazer um campeonato tranquilo.



André Figueiredo


Capitão Diogo Amado


André Gonçalo (bocejando), André Sousa, André Martins, Bruno Sousa, e Pedro Mendes


André Gonçalo, André Sousa, André Martins, e Bruno Sousa


Luís Andrade


O Mister explica a Luís Andrade que ele tem que "policiar" correctamente o lateral do Pontinha


Os Diogos (Rosado e Amado) na expectativa

12 Comments:

At 20:49, Blogger ACF said...

Clarificação

Hoje quando estava no campo do Cultural da Pontinha tive chance de ter uma conversa com um senhor que me fez ver de uma perspectiva diferente o conteudo deste blog e a maneira como as minhas palavras podem ser mal interpretadas por outros, ou talvez tenham sido mal empregues pela minha pessoa.

Especificamente estou a referir ao recente conteudo em que falo de uma "guerra fria" entre os Juvenis do Sporting, e os Juvenis do Benfica agora comandados pelo Professor João Couto.

Eu em altura alguma tive qualquer intenção de aborrecer fosse quem fosse com esses recente artigos, mas admito que talvez não tenha tido a sensibilidade necessária para perceber que podia estar a prejudicar alguém.

Eu ingénuamente pensei que ninguém lia este blog, pensei que essencialmente havia meia centena de "miudos" (com o devido respeito) que tinham curiosidade de ler as minhas reportagens, mas para minha surpresa afinal muita gente anda a ler o que eu escrevo, e sem ser essa a minha intenção talvez não tenha tido a mais feliz escolha de palavras.

Um Sporting Vs Benfica é sempre um "prato" com bastantes condimentos, eu apenas vi o facto de o nosso maior rival ser agora liderado por um antigo técnico Sportinguista como apenas mais um condimento para adicionar sabor a este prato ou mais emoção e drama e esta "Ópera" e assim trazer mais atenção para as camadas jovens e a esta rivalidade entre as duas equipas. Pensei que poderia estar a alimentar uma guerrazinha saudável que poderia eventualmente levar mais adeptos à Academia para ver estes jogos.

De certa maneira eu procurei um angulo, via isto tudo através de um prisma "Melvillesco" no qual tentei protagonizar João Couto como a nossa "Moby Dick", mas nunca faltei ao respeito a quem quer que fosse ou fiz isto com malicia ou para denegrir alguém, tenho todo o respeito pelo Mister João Couto e pelo Mister Luís Dias.

Infelizmente parece que criei um clima de guerrilha e atrito entre as 2 equipas de Juvenis, e talvez até alguma intriga ao tentar jogar este contra aquele, mais uma vez digo que se o fiz nunca foi essa a minha intenção pois a minha mensagem era destinada única e exclusivamente aos adeptos os quais tentei entusiasmar.

Para evitar novos mal entendidos eu prefiro não voltar a falar sobre os Juvenis do Benfica neste blog, nem criar tensões entre os 2 conjuntos ou colocar pressão em cima dos ombros dos jovens. Quem quiser colocar comentários sobre as equipas adversárias (Benfica inclusive) é livre de o fazer (mas com educação, civismo e bom senso SFF) mas eu a partir de agora vou distanciar deste tópico embora vá continuar a ser um espectador atento.

Tentarei no futuro medir mais as minhas palavras e conter a minha imaginação. Boa sorte para ambas as equipas técnicas e os seus pupilos, que ganhe o melhor e que o melhor seja o Sporting.

Se tiverem qualquer pergunta a fazer sobre o jogo de hoje Vs Pontinha então estou inteiramente à vossa disposição.

Muito obrigado.



André Figueiredo

 
At 21:13, Blogger 30 said...

André, penso que em uma coisa tens razão: As palavras 'guerra fria' não foram as melhores. Fora isso, penso que estás no teu pleno direito de continuar a falar dos Juvenis do Benfica e fazer uma comparação entre as equipas de Juvenis dos dois rivais. Penso que temos de nos guiar pelos melhores, e tentar encontrar pontos em comum entre as duas equipas mais fortes da série. A 'guerra' é entre Benfica e Sporting, e não é entre mais clube nenhum. Se virmos bem, nesta série são sem dúvida os dois clubes mais fortes, mas não acredito que nas fases seguintes tenhamos qualquer equipa com mais hipóteses de ser campeão nacional de Juvenis época 2006/2007 que o Benfica ou o Sporting.

Finalizando, penso que deves continuar a fazer a tua comparação semanal entre os dois clubes, pois é bom para todos os amantes do desporto jovem em Portugal, para todos os adeptos do futebol, e para todos os leitores assíduos do teu blog. Qualquer coisa que seja precisa em relação às equipas do Benfica, não hesites em pedir.

Um abraço

 
At 22:13, Anonymous Anónimo said...

boas sou eu o olheiro!
olha eu gostava de saber se a meio da epoca ja podes responder quem e k tem melhores juvenis?(na tua opiniao)

e ja agora queria lançarte o desafio de pertenceres a este forum do scp que esta em crescimento!
www.forumsporting.com/forum/

 
At 23:14, Anonymous Anónimo said...

André, penso que com a tua "clarificação" acertaste na mouche fala dos jogos e não de outras coisas que os rodeiam, coisas que tu não conheces.
Deixa a "guerra fria" para as equipas A, não reproduzas o modelo por vezes triste a que assistimos diariamente nos media, empolando coisas sem valor ou negativas, desvalorizando as positivas. Não te esqueças que as equipas que tu vês são da formação. E formar significa educar, desenvolver, melhorar as competências futebolisticas e socioculturais dos jogadores que tu tanto exaltas, mas que são jovens frágeis e dependentes como todos os outros, apenas usam melhor os pés. Já basta a pressão que eles sentem de querer chegar ao mais alto nível sabendo nós que muitos não irão conseguir. Valoriza a entrega, o empenhamento o fair-play (já viste que é raro os jogadores da formação do Sporting levarem cartões por conduta anti-desportiva, apesar de se assistir a isso diariamente nos jogos da superliga.

Só eu sei porque não fico em casa!!!

 
At 23:14, Blogger ACF said...

"boas sou eu o olheiro!
olha eu gostava de saber se a meio da epoca ja podes responder quem e k tem melhores juvenis?(na tua opiniao)"

Posso ter uma opinião educada mas quero frisar que nada está decidido até começar a 2ª fase porque até lá duvido que os principais candidatos metam os melhores XIs em campo ou que os jogadores subconscientemente entrem em campo com o pé no acelarador. Esta fase do campeonato é mais para rodar o XI, formar jogadores e fazer a triagem de quais são os melhores.

Em 2005/06 o Sporting em Juniores perdeu 0-1 no Estoril na fase regular mas depois na fase final foi ao Estoril ganhar por 4-0.
Em 2005/06 o Sporting em Iniciados perdeu 0-2 com o Benfica na fase regular mas depois na fase final foi ganhar 6-0 ao Benfica em Odivelas.

Os resultados nesta altura têm significado mas nada que permita tirar conclusões precipitadas.

"e ja agora queria lançarte o desafio de pertenceres a este forum do scp que esta em crescimento!
www.forumsporting.com/forum/""

Muito obrigado pelo convite mas não tenho interesse em pertençer a nenhum fórum que seja moderado. Além disso não tenho tempo para participar. Terei todo o prazer em passar por lá a meio de Dezembro e desejar feliz natal a todos os foristas tal como tenciono fazer em todos os fórums por onde passei até hoje.

Não te esqueças que amanhã em Alcochete temos um belissímo jogo contra o Belenenses (3º classificado) pelas 15:00.

Saudações Leoninas e desejos de um bom FDS.

André

 
At 23:19, Blogger ACF said...

"E formar significa educar, desenvolver, melhorar as competências futebolisticas e socioculturais dos jogadores que tu tanto exaltas, mas que são jovens frágeis e dependentes como todos os outros, apenas usam melhor os pés. Já basta a pressão que eles sentem de querer chegar ao mais alto nível sabendo nós que muitos não irão conseguir. Valoriza a entrega, o empenhamento o fair-play"

Estou 100% de acordo. Obrigado pela critica construtiva.



André

 
At 23:25, Anonymous Anónimo said...

Pode ser que um dia venhas a Old Traford ver o nosso Ronaldo (The Best)!

 
At 02:30, Anonymous Anónimo said...

ok, e mt obrigado
ass...
olheiro

 
At 02:31, Anonymous Anónimo said...

sou eu o olheiro
olha e vdd eu tenho andado a publicar alguns artigos teus nesse forum, espero k nao exista problema!

 
At 04:01, Blogger ACF said...

Desde que menciones o nome "André Figueiredo" como autor, e providencies um link para o www.lusofootball.blogspot.com não vejo problema nenhum.



André

 
At 21:24, Anonymous Anónimo said...

Pois é menino André... Nesta guera fria que tu crias-te, nem SCP nem SLB escorregaram, tu é que tropessas-te! Felizmente parece que alguém te abriu o olho... Cá do alto onde vivo um passarinho veio cantar-me ao ouvido que na Pontinha alguém te colocou em sentido. Na formação há tanta coisa bonita que não há necessidade de inventar tretas que só colocam pressão nos miúdos! Já chega a que alguns pais, empresários e outros clubes colocam sobre eles. Espero que continues a tua iniciativa de ser mais um a apoiar e realçar as qualidades dos jogadores da formação leonina. Isso sim é que é ser sportinguista!

 
At 23:45, Anonymous Anónimo said...

Este site pode ser muito interessante e útil se for elaborado de forma construtiva, eu já venho ver os resultados das equipas jovens do SCP todas as semanas de forma rotineira.
Continua, mas não te deixes levar pelo caminho mais fácil que é criticar e criar factos tipo "tempestade em copo de água" como é hábito na nossa triste imprensa desportiva, quando devia ter um papel mais activo e pedagógico no desporto.

 

Enviar um comentário

<< Home