Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Post-Mortem, Sporting Vs FC Porto.



Estou triste, mas alegre.

Estou triste pela não-vitória mas alegre porque ganhámos algo muito mais rentável em termos de satisfação. Podiamos ter jogado mal e ter ganho e ter satisfação imediata devido a uma qualidade de jogo que a médio-longo prazo não nos iria trazer alegrias mas em lugar da satisfação imediata ganhámos esperança, encontrámos algo melhor que a vitória, re-encontrámos o Sporting da época passada, bem vindo de volta.

Meus senhores, o losango está de volta, e está com uma configuração superior ao ano transcato, não mais alinhamos com Sá Pinto, Martins, Moutinho e Custódio. Sá deu lugar a Nani, Martins deu lugar a Moutinho, Moutinho deu lugar a Paredes (ou Veloso) e Custódio permanece a âncora que dá estabilidade ao resto do losango como pivot recuado que triangula a bola com Moutinho para a esquerda ou Paredes para a direita. O microcosmos desta parceria depressa se fez notar quando Custódio com um passe longo alimentou Paredes quando no incio do jogo criaram uma jogada de perigo.

Vs Bayern o Sporting fechou as alas defensivas forçando o adversário a afunilar o seu jogo e aparecer na jurisidição de Veloso, mas Vs Porto o Sporting colocou Custódio e Paredes em contenção no centro do terreno e aqui o Porto fez o inverso e esqueceu o centro e atacou pelas alas (esquerda principalmente). Era aqui que Bento em procura do equilibrio podia ter colocado um lateral de contenção e outro atacante (é o que eu teria feito para não correr o risco de defender demasiado em profundidade) mas eis que Bento alinhou com o seu XI mais defensivo de sempre, 2 laterais defensivos e 2 médios de contenção e ainda com Moutinho disposto a auxiliar Paredes/Custódio e assim o Sporting atacava essencialmente com Liedson, Yannick, Nani e Moutinho (quando podia) e correu o risco de defender muito em cima da sua área, era uma aposta que eu não teria feito mas a verdade é que não correu nada mal.

Defendeu demasiado em profundidade? Convidou assim o Porto a instalar-se no seu meio-campo? Não, o Sporting com a bola em seu poder nunca deu chances ao adversário de assentar o seu jogo onde bem lhe apetecia, assim que Custódio e Paredes começaram a dominar o meio-campo dali surgiu aquilo que seria de esperar......... POSSE DE BOLA. Com a bola em seu poder o Sporting teria que a transportar do seu meio-campo para o sector de finalização atravessando Meireles e Assunção. Mas como? Sem extremos, sem alas, como? Simples, Custódio adiantou-se alguns metros acima da linha média e passou a ser o farol da equipa, o seu regista recuado que filtrava o jogo sem nunca descair para qualquer flanco e distribuia a bola verticalmente com a simplicadade e eficiência que lhe reconheçemos, passava a bola por cima do meio-campo e directamente para os avançados ou Moutinho/Paredes (que se dispersavam á entrada da área), como alternativa Moutinho fazia as transições levando a bola para a frente em finta curta ou trocando a bola com Yannick, Nani ou Paredes e sem grande espanto Moutinho depressa se tornou um saco de pancada e quase conseguia arrancar a expulsão de Assunção.

Como Jesualdo abordou o jogo? Uma equipa ora jogando em 4-3-3 ou 4-4-2 desde que no miolo tenha 2 médios de contenção essencialmente a capacidade recuperadora é a mesma. Se jogasse com 3 médios e desses 1 fosse trinco e 2 fossem criativos então Jesualdo teria deitado tudo a perder se tentasse enfrentar o losango Leonino com um tridente de meio-campo (como o 4-1-3-2 de Fernando Santos tentou Vs Losango Mourinhesco).

Para passar do tridente com 1 trinco e 2 criativos para um quarteto com 2 trincos e 2 criativos Jesualdo teria de alterar a matriz do 4-3-3 mantendo a integridade da linha defensiva mas sacrificando presença na linha avançada subtraindo dai uma unidade para introduzir um elemento de filtragem no meio e ainda assim manter 2 unidades fantasistas na linha média, mas Jesualdo inteligentemente não viu necessidade de alterar o sistema táctico habitual de 4-3-3 para 4-4-2 apenas para ter 4 Vs 4 por isso astutamente alterou o tridente médio sacrificando 1 criativo (teria sido Jorginho) e introduzindo Paulo Assunção e assim passou a ter 2 unidades guerreiras (Assunção e Meireles) para enfrentar Moutinho e Nani e assim conseguiu enfrentar o Sporting abdicando de criativade na linha média mas mantendo o sistema intacto e com os automatismo habituais em 2 dos 3 sectores. Eu teria feito exactamente o mesmo.

Tivesse o Sporting alinhado com Custódio/Paredes ou Custódio/Veloso ou Paredes/Veloso teria o SCP sofrido o 2º golo de Zé Manel em Alvalade? Teria o Sporting sofrido o golo de Schweinsteiger? Duvido, o SCP esta época tem sido sempre atacado pelo centro e raramente pelos flancos, todos os adversários percebiam isto rápidamente pois o 4-4-2 desdobrava-se constantemente para um 4-1-3-2 em que Veloso se adianta em demasia criando muito espaço entre ele e os centrais e apesar de ser a unidade mais recuada e com a obrigação de preenchimento de espaços no eixo entre a linha média e defensiva ele mostra muita tedência para descair para os flancos (quer fazer tudo sozinho, é de louvar mas não é possível) e assim abandonando o centrais, o Veloso é por natureza um trinco recuperador de bolas (apesar de ser algo lento para estas tarefas) e nunca pode actuar como trinco posicional isolado, acredito que é compatível com CC27 mas Paredes jogou tão bem que por mim fica no XI, por agora.

Esta época viu-se a mais que óbvia falta de capacidade de marcação no meio-campo defensivo que o SCP exibiu Vs Bayern e outros, parece que Paulo Bento finalmente percebeu que Custódio e Paredes (ou Veloso) defendem melhor que 1 trinco "plus" Moutinho (o Sporting pode perder o JM28 defensivo mas ganha o JM28 ofensivo e lucra muito com essa troca) e não é por acaso que ontem Moutinho jogou como um leão, com 2 trincos nas suas costas Moutinho ficou liberto para atacar e JM28 e Nani á entrada da área alargam o jogo e seguram a bola enquanto Yannick e Liedson se desmarcam. O Sporting pode ter adicionado mais uma unidade defensiva (Custódio) ás custas de um criativo (Carlos Martins) mas isso é ilusório pos a entrada de Custódio para combinar com Paredes permite soltar Moutinho e assim o SCP pode perder Carlos Martins mas ganha João Moutinho para tarefas de construção de jogo e ninguém tenha dúvidas que saimos a ganhar nessa troca.

Outra pergunta é o que fazer com Tello, está a jogar tão bem que não pode sair mas prefiro Caneira na esquerda e preferia que Abel estivesse no XI. Uma coisa é certa, se Tello e Caneira continaurem então Caneira vai ter que atacar porque Tello não pode fazer essas funções pois não tem atleticismo nem estatura fisica que lhe permita compensar se for apanhado no contra.
Em abono da verdade diga-se que se Rui Jorge (do qual nunca gostei muito como jogador) estivesse na linha de golo o Sporting não teria sofrido aquele golo pois vi Ricardo e RJ23 muitas vezes fazerem aquilo e o Rui raramente falhava. Devia ter ficado naquela função ou Caneira ou Tonel, mas Tello......... incompreensível.

Isto é que é o Sporting de Paulo Bento, presença fisica no meio-campo defensivo, posse de bola, circulação eficaz da mesma. Um Sporting mais defensivo, mais controlador e que decididamente merecia ganhar o jogo mas com este modelo de jogo não tenham dúvidas que já estamos mais perto das vitórias.

Em nada me surpreendeu a vitória do Real Madrid Vs Barcelona, eu tinha dito a amigos meus que o Real podia talvez não ter os jogadores correctos (particularmente um central além de Cannavaro) para fazer funcionar o modelo de jogo pretendido por Capello mas que eu não tinha dúvidas que o modelo de jogo era o correcto para travar o Barça. O modelo de jogo não é muito diferente do da Juventus 2004/06, do Chelsea 05/07 ou o do Sporting Bentista, quer seja em 4-4-2 defensivo ou 4-4-2 losango com 2 unidades de contenção e com mais ou menos dinâmica atacante pelos laterais a verdade é que todos os sistemas mencionados são construidos em 2 alicerces, uma boa dupla de centrais e 2 médios de contenção.
Quando estes 4 elementos se juntam torna-se muito dificil a equipas tecnicistas e com qualidade de passe jogarem o seu futebol especialmente se essas equipas apostarem no 4-3-3 (seja qual for a composição do tridente de médio) pois Diarra/Emerson, Emerson/Veiria, Essien/Makelele e Custódio/Paredes não deixam o meio-campo adversário jogar. Não é um futebol bonito nem empolgante, é frio, cinico, tacticamente disciplinado ao ponto de ser mecânico mas está mais que provada a sua eficiência. Este 4-4-2 defensivo nas suas tipicas variantes só se dá mal Vs o 4-5-1 razão essa pela qual estou curioso de ver o Arsenal de Wenger jogar contra o Chelsea ou Real Madrid.

O Sporting tem razões para estar feliz, tem uma panóplia de soluções que permitirão a Bento rodar o plantel sem nunca abdicar deste modelo de jogo. Na contenção terá que escolher 2 entre 4; Custódio, Paredes, Veloso, João Alves, e para o topo do losango tem Nani e Moutinho. Desde que Custódio seja titular no vértice inferior (Paredes opção) e tenha sempre ou Paredes ou Veloso (ou Alves em jogos mais fracos) no quarteto então será possível manter a integridade do sistema mesmo alterando temporariamente algumas peças, e se precisar de João Martins ou até mesmo Adrien Silva para o losango eles também não andam longe.

O sistema está reencontrado, com laterais mais ou menos ofensivos mas de resto não vale a pena inventar mais, isto funciona e é só uma questão de tempo, pouco tempo, não se preocupem do sistema ser defensivo, se existir posse de bola vão existir jogadas de perigo e se existirem dessas então os golos vão aparecer em maior número e vai ser já Vs Beira-Mar.

Parabêns ao Fucile e ao Professor, quando uma figura de autoridade é desrespeitada então é necessário tomar medidas. Jesualdo correu o risco de afastar Bosingwa e correu o risco de Fucile defraudar as expectativas mas Fucile não decepcionou nem a ele próprio, nem os adeptos Portistas nem ao professor que assim saiu vindicado na sua aposta e merecidamente diga-se de passagem.

P.S. Continuo na mesma, sou exactamente o mesmo de um ano atrás e tenho a mesma ideia, ou seja não entendo o endeusamento de Lucho Gonzalez. É um bom jogador mas sinceramente não vejo nada de especial. Faz um ano que os adeptos Portistas e a imprensa em geral falam deste senhor como um grande craque e realmente no contexto do futebol Português não tenho duvidas que é claramente acima da média. Mas um génio, um predestinado, de classe mundial, etc? Não entendo quem diz essas coisas, é certo que marca golos mas deixem que Moutinho jogue com menos preocupações defensivas e vá para a frente e a ver vamos quem marca mais. Sem qualquer chauvinismo eu digo que não trocava Moutinho por Lucho. Gosto imenso de Helton, Pepe e Assunção, mas o Lucho? Não entendo o que vêm os adeptos neste jogador. Aliás, até preferia Lisandro Lopez, jogador que raramente recebe elogios mas é um belissimo jogador quer para encostar na direita quer como 2º ponta.



André

11 Comments:

At 02:34, Blogger Gonçalo said...

Confesso que ontem acabei o jogo extremamente agastado, porque numa semana vi dois jogos de muito domínio para tão pouca eficácia. Se na quarta-feira atribuí esta falta de eficácia à sorte, julgo que ontem provámos que não podemos falar só de sorte, falta alguma coisa, senti que o Sporting apresenta dificuldades no último terço do terreno, falta-lhe alguma profundidade atacante. Além disso, Liedson não está com os seus níveis habituais de confiança, porque em determimandos momentos do jogo podia ter enfrentado mais os adversários no 1 contra 1, mas encolheu-se e não provou ser o Liedson que todos nós reconhecemos grande qualidade. Além disso, teve alguma falta de sorte, porque falhar aquele golo em que a bola bate no Bruno Alves e colocar a bola na barra na segunda parte mostra que a sorte também não o acompanha. É um jogador que precisa de golos sem dúvida para ganhar confiança e ser o Liedson de sempre.
Neste jogo aconteceu o que previa, Quaresma ia descair para a ala mais ofensiva do Sporting e caiu sobre Tello que sem grandes apoios e sendo um jogador na minha opinião de características mais ofensivas que Caneira, sentiu algumas dificuldades durante o melhor período do Porto na primeira parte. Bendita hora em que Quaresma mudou de ala e o Sporting estabilizou o seu jogo.
Ricardo teve mais uma grande culpa no golo (os defesas também não aliviaram como deviam), sou um grande defensor de Ricardo mas é um susto cada vez que Ricardo sai da baliza ou fica entre os postes quando deve sair. No lance do golo do Porto, Ricardo devia ter socado em vez de fazer cócegas na bola colocando-a na linha de penalty, aproveitando o FCPorto para marcar com uma grande eficácia, no único erro do Sporting.
Paulo Bento parece que te ouviu e colocou um jogador posicional no meio-campo (Custódio) e outro mais recuperador de bolas (Paredes). No outro dia apesar de discordar em certos aspectos acerca desta táctica, percebi que é uma táctica com lógica, apesar de ainda precisar de verificá-la nos próximos jogos nomeadamente na capacidade ofensiva que o Sporting pode ganhar com ela. Neste jogo senti novamente bastante domínio do jogo mas falta de profundidade ofensiva, sentia sempre que no último terço do terreno faltava maior capcidade para ultrapassar a defensiva portista. No entanto, a defesa do Porto é muito forte, esperando para observar esta táctica noutras situações e com defensivas mais fechadas mas também mais fracas.
Relativamente aos dois laterais, também sou a favor de um ser mais defensivo e outro mais ofensivo para permitir o equilíbrio de jogo nas duas transições, mas acredito que Tello pela grande forma que apresenta e pelo cariz mais ofensivo que apresenta, julgo que pode ser esse lateral ofensivo. Além disso, Caneira rende bem no lado direito onde Abel ainda não está na forma que apresentou na época passada. Mas claro que a melhor dupla de laterais, para mim, é Abel e Caneira, mas neste momento Abel não está à altura dos desafios do Sporting e Tello está muito bem.
Aguardo com ansiedade pela próxima jornada que pode dar a liderança ao Sporting e saciar os adeptos leoninos de uma vitória aliada a tão grande domínio de jogo. É isto que espero em Aveiro, esperando que o Benfica não deixe ganhar o FCPorto.

Gonçalo

 
At 10:21, Blogger ACF said...

"Confesso que ontem acabei o jogo extremamente agastado, porque numa semana vi dois jogos de muito domínio para tão pouca eficácia. Se na quarta-feira atribuí esta falta de eficácia à sorte, julgo que ontem provámos que não podemos falar só de sorte, falta alguma coisa, senti que o Sporting apresenta dificuldades no último terço do terreno, falta-lhe alguma profundidade atacante. Além disso, Liedson não está com os seus níveis habituais de confiança, porque em determimandos momentos do jogo podia ter enfrentado mais os adversários no 1 contra 1, mas encolheu-se e não provou ser o Liedson que todos nós reconhecemos grande qualidade. Além disso, teve alguma falta de sorte, porque falhar aquele golo em que a bola bate no Bruno Alves e colocar a bola na barra na segunda parte mostra que a sorte também não o acompanha. É um jogador que precisa de golos sem dúvida para ganhar confiança e ser o Liedson de sempre."

Não creio que Liedson seja daqueles que sofre psicológicamente pelo facto de não marcar, não acredito que ele fique desanimado ou prejudicado com isto e quanod voltar a amrcar é algo que vai surgir com naturalidade e não por se ter esforçado mais ou menos. Mas como já disse no passado, parte do "problema" (se assim lhe quiserem chamar) é que o modelo de jogo de Bento é muito diferente do de Peseiro no que refere ás movimentações do ponta-de-lança Baiano e por isso não me surpreende que não marque tantos. O Liedson costumava surgir mais pelo meio da área desmarcando-se entre os centrais ou nas costas do central mais próximo do 2º poste mas ele hoje em dia descai mais para os flancos numa tentativa de recuperar bolas e vir buscar jogo num sistema que practicamente não usa alas e necessita que Liedson e Yannick (Alecsandro) deêm essa envergadura extra ao jogo quando o próprio Nani e JM28 nesses momentos também fogem do centro e tentam alargar o jogo e combinar com L31 e Y20.

Porque falar tanto do Liedon? Prefiro uma equipa que em 21 pontos tem 16 e em que Liedson ajuda a defender do que uma em que ele marca 25 e a equipa ganhar 2 em cada 5 como fazia com Peseiro. Interessame mais a equipa que as estatisticas de Liedson e os 4 golos sofridos em 7 jogos também são muito mérito do L31.

"Neste jogo aconteceu o que previa, Quaresma ia descair para a ala mais ofensiva do Sporting e caiu sobre Tello que sem grandes apoios e sendo um jogador na minha opinião de características mais ofensivas que Caneira"


Ai é que está, ele tem mais qualidade de passe e visão de jogo para ajudar no ataque mas atléticamente e fifiscamente deixa muito a desejar nos aspectos defensivos se for apanhado em contrapé em terrenos muitos avançados razão essa porque receio de o ver jogar muito adiantado pois seis que não tem velocidade para recuar a tempo e para jogar na antecipação no jogo aéreo precisa estar bem colocado pois a sua falta de centimetros torna-se demasiado evidente quando tenta dobrar Tonel ou defender em cima da linha de golo. É um jogador acima da média, bom passe longo, bom a cruzar, tácticamente culto mas atléticamente fraco, sempre foi.

"Ricardo teve mais uma grande culpa no golo (os defesas também não aliviaram como deviam), sou um grande defensor de Ricardo mas é um susto cada vez que Ricardo sai da baliza ou fica entre os postes quando deve sair. No lance do golo do Porto, Ricardo devia ter socado em vez de fazer cócegas na bola colocando-a na linha de penalty, aproveitando o FCPorto para marcar com uma grande eficácia, no único erro do Sporting."

Ricardo melhorou muito nestes aspectos, está melhor nos cantos mas continua algo errático a defender Vs livres laterais, penso que no computo geral está melhor do que 3-4 anos atrás mas de vez em quando é um "trip down memory lane", ele tem culpas mas tello também podia ter feito melhor. A defender Vs remates frontais Ricardo continua a ser dos melhores e mais atléticos keepers da Europa mas Vs remates como Schweinsteiger é dificl, ai eu culpo a falta de marcação de Veloso e ausência de um 2º trinco para libertar MV24 para essas tarefas.

"Paulo Bento parece que te ouviu e colocou um jogador posicional no meio-campo (Custódio) e outro mais recuperador de bolas (Paredes)."

É verdade, e o Rui Santos ante-ontem mencionou que a Taça da Liga devia utilizar maioristáriamente jogadores Sub-23, desconfio que esses 2 e o Luís Martins andam todos a roubar as minhas melhores ideias, LOL. Só tenho pena que Rui Santos não tenha ainda mencionado quem foi que teve a ideia original de criar a Taça da Liga, não foi ele, nem eu e muito menos Herminio Loureiro. Todos dizem que é boa ideia mas ninguém dá mérito a quem a sugeriu,

"No outro dia apesar de discordar em certos aspectos acerca desta táctica, percebi que é uma táctica com lógica, apesar de ainda precisar de verificá-la nos próximos jogos nomeadamente na capacidade ofensiva que o Sporting pode ganhar com ela. Neste jogo senti novamente bastante domínio do jogo mas falta de profundidade ofensiva, sentia sempre que no último terço do terreno faltava maior capcidade para ultrapassar a defensiva portista. No entanto, a defesa do Porto é muito forte, esperando para observar esta táctica noutras situações e com defensivas mais fechadas mas também mais fracas."

Na pior das hipóteses se jogarem vs equipas fechadas pelo menos empatamos em vez de perder, com esta táctica TALVEZ tivessemos empatado Vs Bayern e ganho VS Spartak. Não quero empates mas também não quero sofrer golos e quando não os sofremos podemos ainda estar longe da vitória mas estamos mais pertos do que se tivermos sofrido um golo.
A produção ofensiva vai melhorar agora que Moutinho jogo mais solto para tarefas criativas. Vê a 2ª parte Vs Leiria em que Nani e Moutinho ambos atacam, com essa criativade atrás dos avançados acredito que vamos melhorar em breve e com a maior das naturalidades, sem ansiedades nem fantasmas, estamos no bom caminho desde que mudámos para este modelo de jogo, estou muito confiante.

"Relativamente aos dois laterais, também sou a favor de um ser mais defensivo e outro mais ofensivo para permitir o equilíbrio de jogo nas duas transições, mas acredito que Tello pela grande forma que apresenta e pelo cariz mais ofensivo que apresenta, julgo que pode ser esse lateral ofensivo. Além disso, Caneira rende bem no lado direito onde Abel ainda não está na forma que apresentou na época passada. Mas claro que a melhor dupla de laterais, para mim, é Abel e Caneira, mas neste momento Abel não está à altura dos desafios do Sporting e Tello está muito bem.
Aguardo com ansiedade pela próxima jornada que pode dar a liderança ao Sporting e saciar os adeptos leoninos de uma vitória aliada a tão grande domínio de jogo. É isto que espero em Aveiro, esperando que o Benfica não deixe ganhar o FCPorto."

Eu também em principio sou a favor de equilibrio nas alas defensivas utilizando um lateral rápido e ofensivo (e a verdade é que Tello cruza melhor que os outros todos) e gostava de ver a velocidade de Abel ai colocada. o Tello está a jogar bem mas se ele atacar ao contrário de Abel ou um Ronny isso implica deixar a defesa sozinha pois ele nunca volta a tempo caso tenha passado a linha média e isso implica deixar a defesa a defender com 3 (Caneira, Polga e Tonel com Caneira a flectir para o centro) e a equipa parece MUITO mal rotinada para jogar com 3 defesas,existem equipas que conseguem mudar de um quarteto defensivo para um trio durante x de minutos sem comprometer mas sinceramente esta equipa não me parece uma delas, nesse aspecto não me oferece nenhuma garantia por isso prefiro alguém rápido capaz de regressar a tempo. Tello sempre disse que ele tinha qualidade (desde que não lhe peçam para fazer coisas para as quais não está talhado) e um bom gestor de recursos humanos saberá tirar proveito das suas qualidades em beneficio do XI. Se pedirem ao Tello que suba muito e depois a sua falta de velocidade a regressar for evidente já sei que os adeptos o vão queimar dizendo que é gordo e lento e tem má vontade como fizeram a Polga ou até mesmo a Miguel Garcia, o Tello merece mais que isso.

"Sim, é verdade. Em certos jogos, sobretudo naqueles contra equipas de valia semelhante à nossa como o Porto ou os adversários da CL, penso que esta formação de dois trincos é mais adequada a uma equipa que não que sofrer golos."

VS Bayern teria feito centido pois o 4-1-3-2 (embora seja denominado um losango) tem muito pouca envergadura pois joga essencialmente na linha média com 1 médio-centro e 2 interiores portanto não jogam pelas alas (embora um deles por vezes descai para lá) e dai deviam ter sido recebidos com um losango mais compacto por parte do Sporting e com mais presença fisica do que sómente Veloso MAS VS Porto o Bento enfrentou uma equipa que joga pelas alas (e tem o ambidextro Quaresma) portanto fez algum sentido usar 2 laterais de contenção, não me agrada em demasia faz as opções Bentistas tiveram lógica embora como já se disse roubaram o Sporting de elasticidade ofensiva quando a equipa se tentava desdobrar para a frente mais estava muito curta nas alas.

"- Liedson ainda não está em forma, apesar de continuar a ser um jogador muitíssimo inteligente e útil à equipa."

Sinceramente não vejo nada de errado com a forma de Liedson nem lhe reconheço demasiada falta de sorte, para mim os golos vão acontecer com naturalidade desde que contine a jogar assim, não vejo problemas fisicos, pscicológicos ou mentais, eu pessoalmente não lhe pederia para alterar qualquer coisa que fosse, quando se tem qualidade de jogo como ele tem evidenciado as coisas boas acontecerão. É lamentável que Rui Santos queira insinuar que Liedson desde que foi aumentado tenha parado de marcar.

"E é assim que o Sporting começa a parecer-se perigosamente com a Selecção Portuguesa. Um meio campo de ouro mas um ataque de estanho e assim, nem o losango mais brilhante nos vai valer de coisa nenhuma."

A selecção não joga em losango (4-4-2) mas sim em 4-2-3-1 portanto é uma equipa com menos presença na área adversária e com uma linha média-defensiva mais recuada portanto não é de espantar alguma falta de elasticidade no centro quando se tenta desdobrar no ataque. Pessoalmente acho que Scolari devia jogar em 4-1-3-1-1 isto implica jogar com menos 1 trinco, adicionar um médio-centro e adiantar o Nº10 para ser um 2º ponta-de-lança, não é uma diferença radical mas é dificil para Scolari pois nãoquer abdicar da utilização de 2 médios volantes em Costinha (trinco posicional) e Maniche (trinco recuperador de bolas), para jogar assim mais valia um 4-4-2 defensivo ou 4-4-2 losango com 1 dos trincos posicionados a interior mas o 4-2-3-1 essencialmente é um 4-5-1 excessivamente compacto e que para sobrepovoar a lina média deixa a equiopa MUITO curta no ataque.

Pessoalmente não ligo NADA á selecção excepto quando jogamos contra "Bifes" ou Espanhois. Reduzir o campeonato de 38 para 30 jornadas só para acomodar a seleção foi decepcionante. Nada tenho contra Scolari, é bom treinador de campo e a nível de tácticas e substituições não é mau mas a nível de convocatórias é PÉSSIMO, compreendo a sua lógica em todas as suas opções nas convocatórias mas continuo a achar que são péssimas. Boa pessoa mas não é o meu treinador embora seja um resultadista comprovado. Estou tão cansado de Scolari como estou daqueles que através dos media o criticam incessantemente. Saturado. Não gostam então desliguem-se da selecção como eu fiz.

André

 
At 22:12, Blogger ACF said...

Devido a um estranho problema de software (ou qualque outra coisa) fui forçado a construir outro blog para poder continuar a colocar posts. Pelo menos nos tempos mais próximos será em:

http://falangecentral.blogspot.com/



André

 
At 13:54, Anonymous Anónimo said...

temos um treinador toto! desde o cabelo até ao que tem dentro da cabeça! não dá para esconder mais!!! rotatividade não é anarquia!!

 
At 13:54, Anonymous Anónimo said...

lá via mais um sonho á vida....Paulo bento treinador sem nivel!!!! agora vê-se bem o futuro mourinho é um BLUFF

 
At 04:55, Blogger samuel said...

deve ser lampião!

 
At 18:35, Anonymous Anónimo said...

é o mais certo é ser mm lampiao, deve estar mt contente com o santinho!!!!

 
At 22:20, Anonymous Anónimo said...

O Pedro homem....deve ser o home do Bento!!! deve ser gay! provavelmente é ele que o penteia de manha o cabelo que é tão lindo!!! Cresce e aparece toto de merda!

 
At 22:22, Anonymous Anónimo said...

se não gostas da minha opinião...AZAR! respeito a tua, mas não temos um treinador de nivel, mexe na equipa como se estivesse aj ogar o pro soccer evolution, sem metodo e sem regra! ROTATIVIDADE NÂO È ISTO QUE O HOMEM FAZ! ele que volte mas é pros juniores porque lá ainda ganhou qualquer coisa...pudera somos os melhores da europa! e jogamos sem adversários!

 
At 12:23, Anonymous Anónimo said...

respeitas a minha opiniao, chamando.me de gay???essa é boa... se és tao sportinguista como dizes ser, tens é k apoiar a ekipa e nao criticá-la...hás-de indicar ai um treinador para o sporting para ao lugar do paulo bento, pode ser k alguém da sad siga a tua opiniao...e qt aos teus comentários, se eu fosse o dono do site nem apareciam por aki, é k sao mt fraquinhos e sem sentido.

 
At 04:13, Blogger ACF said...

"qt aos teus comentários, se eu fosse o dono do site nem apareciam por aki, é k sao mt fraquinhos e sem sentido."

Não vou censurar ninguém, todos merecem uma oportunidade mas quando entram pela via da falta de educação perdem a credibilidade.

Este anónimo pode dizer e insultar quem bem lhe apetecer mas não pode fazer isso e ao mesmo tempo esperar que alguém leia as suas mensagens. Se quer ser respeitado e ouvido tem que mudar a retórica, é com ele. É livre de agir como bem entender e eu sou livre de o ignorar quando ele decide ser indelicado. Se ele se quiser emendar terá uma 2ª, 3ª, 4ª, mil oportunidades para o fazer, temos é que ter um pouco de paciência e deixar que ele reflicta sobre a sua conducta.



André

 

Enviar um comentário

<< Home