Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, novembro 05, 2006

Sporting 1 - 1 Benfica (8ª Jornada de Iniciados)

A caminho de Alcochete os adeptos esperavam justificadamente ver um possível clássico envolvendo os campeões em titulo Sporting com 27-1 em golos e a equipa Benfiquista que vinha para este jogo com 37-0 em golos, apenas menos um ponto que os Leões mas com menos 1 jogo.
No meio campo o Benfica foi claramente superior, nas faixas laterais igualmente, mas no eixo defensivo as equipas apresentavam igual qualidade e no sector de finalização nem uma nem outra pareciam particularmente fortes e dai o "score magro" de 1-1 dar a ideia de igualdade de forças. Mas na realidade o resultado final é enganador pois os encarnados foram incontestávelmente superiores aos anfitriões num jogo que foi na sua grande maioria jogado no meio campo ou nas faixas laterais onde o Benfica inteligentemente manteve o Sporting de maneira a rentabilizar as suas melhores unidades num jogo em que dominou (e o Sporting se deixou dominar) mas em que não houve grandes oportunidades de golo.
O Benfica penou apenas pela falta de qualidade do seu sector finalizador pois é claramente mais fraco (apesar de ser o melhor ataque do campeonato) que a sua defesa e bastante mais fraco que o seu meio-campo pois o Benfica dominou mas não goleou porque não conseguia transformar em golos a sua superior circulação de bola.

Tendo presenciado a equipa Leonina em várias ocasiões não tinha duvidas que eram fortissimos não só em termos de qualidade individual (mais que o Benfica) como também e especialmente em termos de funcionamento do colectivo, pressionavam imenso no ataque e exibindo uma frescura fisica notável, mas nesta jornada essa equipa nunca apareceu em campo, e os Iniciados Benfiquistas não só jogaram melhor como equipa como também não deixaram os Leões brilhar sendo em algumas ocasiões uma diferença confrangedora em termos de qualidade de circulação de bola e recuperações da mesma.

O Benfica não foi ligeiramente melhor, o Benfica foi claramente melhor ao longo do jogo e em particular na primeira parte, isto foi devido ao facto de jogarem mais como equipa mas também ao facto que o Sporting jogou pouco e francamente mal tendo em conta as expectativas. Com os 2 factores somados a diferença era notável ao ponto de os forasteiros merecerem não só a vitória mas sim uma vitória razoavelmente expressiva.

Ambas as equipas alinharam em 4-1-2-3, na ausência do excelente central Miguel Seródio (que fora expulso na última jornada) jogou no seu lugar João Freitas, outra novidade foi a presença de Tiago Cerveira no banco de suplentes de onde não saiu e por último o facto de o Mister Luís Gonçalves apenas ter efectuado 3 substituições no jogo inteiro quando habitualmente faz 5 e faz 3 logo aos 35 minutos. Do lado Benfiquista o XI titular era o mesmo da última jornada com a excepção que o Keeper André Barata estava no banco e Fábio Reis era agora o titular.

O Sporting alinhou com João Santos na baliza, Rui Coentrão na lateral esquerda, Leandro Albano na Lateral direita, João Freitas e André Oliveira no eixo central, Daniel Pereira a trinco, Mauro Antunes a interior esquerdo, Afonso Taira a interior direito, Altair Júnior a extremo esquerdo, Pedro Farinha a extremo direito e João Couras a avançado centro.
Por sua vez o Benfica alinhou com Fábio Reis na baliza, Mauro Pereira na lateral esquerda, Aurélio Silvério na lateral direita, Diogo Azevedo e Ruben Nunes no eixo central, Marco Oliveira a trinco, José Graça a interior esquerdo e Ruben Pinto a interior direito, Diogo Coelho a extremo esquerdo, Tiago Romeira a extremo direito e Nelson Cunha a avançado centro.

O Sporting dominador de outras jornadas esteve irreconhecível com a excepção do Keeper João Santos que foi o melhor jogador sobre o relvado, algumas das unidades Leoninas de maior produção noutro jogos como é o caso do dinâmico Rui Coentrão foram "apagadas" pelos adversários. A circulação de bola Leonina foi mediocre, e em muitas ocasiões nem 2 passes seguidos conseguiam efectuar sem perder a posse de bola ao ponto de parecerem uma paródia de si próprios. Em recuperações de bola mostravam pouca raça mas acima de tudo pareciam muito nervosos, sem confiança e cometiam erros tipicos de amadores e que em nada espelhava a qualidade que já demonstraram noutros jogos.
Os laterais Benfiquistas Silvério e Pereira jogaram muito bem, em particular Aurélio Silvério deu show na maneira como recuperava bolas aos Leões pelo flanco e como forçava estes a cometerem erros devido á pressão que os sujeitava ao ponto de os Sportinguistas escorregarem, fazerem passes infantis, recepções de bola com demasiado ressalto, etc.

O Benfica inicialmente começou por esquecer por completo o centro do terreno para fazer investidas, e sómente se preocupou com as alas onde demonstrou ser capaz de imprimir uma acutilância demolidora. Nos primeiros 10 minutos canalizou todo o seu jogo na ala esquerda onde Diogo Coelho pressionou bastante e sempre conseguiu criar jogadas perigosas que cedo deram a entender algum desnivelamento entre as 2 equipas.
Leandro Albano nunca perdeu a calma sob a pressão vermelha mas a verdade é que ele e os seus colegas de sector sentiram muitas dificuldades em suster um Benfica que apesar de não ter sofrido um único golo até então mesmo assim jogava com 10 jogadores acima da linha média quando tinha posse de bola, para fazer uma pressão sufocante comparada com o Sporting que jogava com apenas 7 jogadores além do meio campo.

Na tentativa de confundir os seus marcadores, Altair Júnior muitas vezes trocava de posição com o Nº9 João Couras, mas a defesa Benfiquista estava razoávelmente sólida e mostrava frieza. O Brazileiro Altair mostrou pormenores interessantes em termos de qualidade técnica e possui uma boa estampa física, mas tem que aprender a soltar a bola para evitar ouvir a alcunha de "Paim Júnior" vinda dos adeptos descontentes.

Após o golo do central Ruben Nunes aos 25 minutos o Benfica ganhou ainda mais animo e a partir dai começou a explorar também o centro do terreno onde sómente o Leão Daniel Pereira parecia descomplexado o suficiente para jogar com cabeça fria, mas unidades como Afonso Taira e Pedro Farinha fizeram pouco para justificar a titularidade.

Num momento hilariante o árbitro Valente Mendes aos 30 minutos (em vez de 35 minutos) apita para final da 1ª parte. Fiquei incrédulo e bem depressa vieram os impropérios das bancadas a alertar para o facto de o jogo ser suposto durar 70 minutos e não 60. O Sr Mendes percebeu o seu erro e mais de um minuto depois deu ordem para o jogo continuar mas não deu prolongamento apesar de ter "queimado" 90 segundos com o seu equivoco. No final do tempo regulamentar (agora com o score 1-1) o Sr Mendes decidiu dar 5 minutos de prolongamento após uma 2ª parte que não teve paragens que justificassem tanto tempo extra.
A arbitragem em geral foi mediocre e o Sr Valente Mendes prejudicou ambas as equipas (ligeiramente mais o Sporting), e em algumas ocasiões marcava falta e parecia indeciso e assim brandou muito o ritmo de jogo com estas paragens mas não foi por causa dele que o Benfica em grande parte dominou o jogo.

Veio a 2ª parte e o Sporting jogava menos mal que na primeira, e o Benfica apesar de dominar em circulação de bola e recuperações da mesma não criava muito perigo no sector de finalização, era um dominio menos pronunciado mas no qual o Sporting continuava muito nervoso e apressado, e insistia em passes aéreos longos que entregavam quase sempre a bola ao adversário, e sómente no final começaram a apostar em passes rasteiros para fazer a bola chegar aos avançados.
A equipa encarnada fez entrar o médio ofensivo Rui Silva que demonstrou pormenores interessantes, com uma capacidade de controle de bola acima da média, e chegou a fintar 4 jogadores na defensiva Sportinguista até um corte em desespero afastar o esférico.

No meio de tudo isto o Mister Luís Gonçalves nunca perdeu a calma apesar da ineficácia gritante da sua equipa em circular a bola, e a 8 minutos do final o Mister retira o trinco Daniel Pereira (que jogou bem) para introduzir o avançado Peter Caraballo que entrou bem no jogo. A equipa recuou ligeiramente Ariclene Oliveira e Mauro Antunes no meio, e colocou Caraballo ao lado de João Couras, e assim passa efectivamente a jogar em 4-4-2 atacante. A equipa por esta altura joga melhor, os passes são rentes à relva e o Benfica sentindo o fim do jogo, e a ganhar por apenas 1-0 começa a pensar demasiado no possível empate.
Os encarnados agora evidenciam algum medo de arriscar pressionar muito à frente e assim recuaram, com o recuo do Benfica e o avançar de Caraballo e Couras o Sporting pressiona mais (mas com um futebol pouco apoiado), e o Benfica cómicamente deita tudo a perder quando o trinco Marco Oliveira faz um atraso de bola para o Keeper Fábio Reis. No meio da confusão resultante da "floresta de pernas" que tinha na sua área o Keeper Fábio Reis e o trinco Marco Oliveira não estavam em sintonia e a bola passa por todos e rebola lentamente na direcção da baliza perante os adeptos incrédulos com a sua sorte/azar. As bancadas explodem com o grito de "GOLO" 5 metros antes da "redondinha" entrar "em camera lenta" mas inevitávelmente na baliza dos visitantes.

Um golo caido do céu que em muito prejudicou a equipa Benfiquista que bem merecia a vitória e aqui se assumiu como a mais forte candidata ao titulo na zonal Sul.











André Figueiredo

9 Comments:

At 18:19, Anonymous Anónimo said...

O André, agora dá para perceber que tu tivesses sido expulso dos foruns do Sporting!!! ès um traidor vendido! então tu viste o mesmo jogo que eu??? não! Asegunda parte que eu vi hoje em alcochete não é nada disto!!! LAMPIÂO! e ainda por cima gostas de picar!!! Vai pra treinador porque para jornas e adepto não tens jeito!!!
Felizmente que te vais decidar a outra matéria, orque pra esta so serves para promover os nosso adversários! deixa a gente em paz e muda de clube americano de merda!

 
At 19:43, Anonymous Anónimo said...

André, só te deixo um conselho para desvendares o mistério da actual diferença entre estas duas equipas...
Vê os onzes iniciais que as duas equipas têm apresentado ao longo destas 8 jornadas...
Verás que o SLB utiliza sempre os mesmos jogadores, só troca o GR quando os jogos são mais fáceis...
Verás que o Sporting apresenta uma grande rotatividade no seu plantel (inclusive no de sub 14)...
É óbvio que o SLB já tem a equipa afinada e não dará muito mais que aquilo que viste: uma 1ª parte demolidora, em que a pressão foi avassaladora e uma 2ª parte em que não podiam com uma gata pelo rabo, devido ao esforço efectuado na 1ª parte e devido ao facto de aqueles 11 miúdos já acumularem um volume de jogo bastante significativo para a altura da época...
Cá estaremos para ver essa superioridade numa fase mais avançada da época...
E digo mais, cá estaremos para ver que o SLB, no máximo irá fazer evoluir 11 jogadores, enquanto que o Sporting evoluirá a totalidade do seu plantel...
Sporting = Formação
Benfica = Alta Competição

Em Maio falamos...

 
At 01:24, Blogger Joao said...

O Miguel Serôdio não jogou porque, julgo, foi expulso no jgo anterior.

 
At 01:59, Blogger ACF said...

Tens toda a razão, João. O Miguel Serôdio foi mesmo expulso aos 70 minutos Vs Belenenses na 7ª jornada.

É pena porque ele para mim é indiscutivelmente o melhor central destes iniciados. A dupla ideal parece ser Miguel Serôdio e André Oliveira. O João Freitas parece ser a 3ª escolha para o lugar mas sempre que o vi pareceu ser lento e faltoso (hoje levou mais 1 amarelo).

O Albano, Coentrão e Oliveira são todos bons jogadores mas o Freitas não é nenhum Serôdio e o Rui Coentrão apesar de ser um bom jogador (que neste jogo esteve péssimo) parece render MUITO mais quando tem o Tiago Cerveira no seu flanco (a extremo esquerdo) e neste jogo não teve interacção com Altair Júnior como tem com TC.

Jogaram 2 jogadores que francamente não gostei das suas prestações, o Pedro Farinha e o Afonso Taira (filho do José Américo Taira) que em nada acrescentaram à equipa.

O João Couras jogou a PDL e indubitávelmente se tivesse jogada na ala direita teria rendido muito mais que Farinha e podiam ter colocado o Lúis Carlos a PDL.

Não sei se o Tiago Cerveiro tem um pé direito ou se Altair sabe jogar com o direito mas pessoalmente eu num jogo detes não desfazia a dupla Rui Coentrão e Tiago Cerveira, preferia adaptar Altair à direita ou colocar ai o João Couras.

Numa perspectiva optimista podemos dizer que faltou o Serôdio e Cerveira e que o Couras (ou Altair) na direita seria mais interessante que o Pedro Farinha ou que o Diogo Freitas no miolo teria ajudado mais o Daniel Pereira que o Afonso Taira fez etc, etc, etc mas a verdade é que o benfica foi mesmo melhor e não me parece que fosse por um detalhe ou outro que o jogo teria sido diferente. Até acredito que o jogo pudesse ter ficado 0-0 mas existe mais num jogo do que sómente golos e o Sporting no meio e nas laterais foi mesmo engolido nos 35 minutos iniciais, é um facto e temos que o encarar. Se o jogo tivesse acabado aos 35 com o scorer a 0-0 o Sporting não teria sofrido golos mas tinha sido tão dominado quanto é possível sem sofrer golos, para mim um resultado justo teria sido 2-0 a favor do SLB, o SCP não mereceu o empate, de maneira nenhuma, isso é tudo conversa politicamente correcta por parte do jornal do Sporting.

Quando o Benfas fez o auto golo dei tantos pulinhos e abraçei todos os jornalistas e seguranças que vi pela frente, LOL.

Esta equipa do Benfica é forte e não me parece ser inconsistente, o treinador António Bastos Lopes pareceu ser um individuo competente.

Não achei que o Benfica tenha muitos jogadores fora de série embora tenha gostado do Aurélio Silvério e Rui Silva, mas acima de tudo o benfica funcionou como equipa e teve muita raça nas recuperações e calma na distribuição de jogo enquanto nós era só passes sem nexo, perdas amadoras de bola, nervosismos excessivos. O Benfica jogou bem mas como o sporting jogou mal então somando os 2 automáticamente parece que o Benfica jogou uma enormidade. O Sporting é MUITO melhor do que demonstrou hoje mas não foi por acaso que contra esta equipa o Sporting habitual esteve apagado.

Apesar de não concordar com algumas opções continuo convicto que o Mister Luís Gonçalves é um excelente treinador.



André

 
At 02:47, Anonymous Anónimo said...

O slb...fdp slb, toda a gente sabe, não tem cultura de formação e criação de talentos, a sua política assenta no desenvolvimento de equipas ad-hoc, para disputar campeonatos, apenas para justificar o seu legado histórico!

 
At 04:00, Blogger ACF said...

A verdade é que em 3 confrontos directos esta época o Sporting ganhou uma vez (3-1 em Juniores) e empatou 2 vezes; o 1-1 em Iniciados que o Benfas merecia ganhar e o 0-0 em Juvenis no Seixal e que quem viu diz que o Benfica foi melhor.

Estou curioso de ver o mais depressa possível os iniciados noutro jogo porque até agora pareciam ser a melhor equipa dos escalões de formação mas neste jogo pareciam mesmo uns amadores assustados e trapalhões, nem dava para acreditar o quanto jogaram mal.

Quando se está do laod de fora e se desconfia de quem está lá dentro temos razão para ficar preocupados. Eu fiquei muito preocupado não só do Benfica ter sido melho que nós neste jogo mas pelo facto de nós jogámos MUITO abaixo daquilo que podemos fazer MAS se o Mister Luís Gonçalves está tranquilo (e estava muito sereno durante e pós jogo) então acho que temos é que acreditar que ele sabe mais que nós que tem razões para estar sereno. Está lá desde 1999 e nos últimos 4 anos foi campeão de Iniciados 3 vezes em 2002/03, 2003/04 e 2005/06, se alguém merece um voto de confiança independente do momento de forma esse alguém é ele.

3 vezes campeão de iniciados, em 102 jogos ganhou 86, empatou 12 e perdeu 4, 415-68 em golos. 4 derrotas em 102 jogos em 36 meses, pedir melhor que isto é dificil.


André

 
At 22:42, Anonymous Anónimo said...

Andre nao ligues ao anonimo.Eu tambem sou do sportingcp.artinova.pt e ainda não percebi a tua expulsão,mas também não os vou criticar porque não estou dentro do assunto.
Um abraço e continua o grande trabalho sportinguista.

Anonimo1 pareces um lampião a falar...ou então tens uma vidinha de tédio.Arranja vida própria!

 
At 00:51, Blogger ACF said...

"Andre nao ligues ao anonimo.Eu tambem sou do sportingcp.artinova.pt"

Pois, tem muito cuidado porque o anónimo também anda por lá.



André

 
At 15:32, Anonymous Anónimo said...

Boas!
Será que alguem me sabe dizer quem são os jogadores desta equipa com potencial para chegar aos seniores daqui a algumas epocas.

 

Enviar um comentário

<< Home