Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Em busca de alegrias



Não vou falar do jogo da equipa senior Vs Spartak por 2 razões, 1º porque isso iria roubar espaço e tempo ao verdadeiro propósito deste blog que é falar dos jovens, 2º porque se o fizer iria sentir-me como um papagaio sempre a apontar os mesmos equívocos (nos tempos mais recentes) na constituição do XI Bentista tanto a nível de jogadores como de funções atribuídas a alguns deles, como a ridícula ideia de pedir a Yannick Djaló que seja organizador de jogo, a Bueno que complemente Liedson (ou vice-versa), Custódio no banco, ou Tello e Ronny que mais teriam rendido se estivessem a jogar nas posições um do outro.

Em vez disso vamos antes falar de coisas boas, muito boas. Muitos dos que estão a ler isto decerto já ouviram falar dos meninos das nossas camadas jovens, e cujas 3 equipas no campeonato nacional todas seguem isoladas em 1º lugar, mas porquê somente ouvir falar delas? Porque não fazerem o esforço de virem ver com os próprios olhos estes miudos fantásticos que garantidamente só vos vão dar muitas alegrias?

Vocês estão dispostos a abdicar de uma noite sossegada em casa após um dia árduo de trabalho para irem ao Alvalade XXI apanhar frio, chuva, uma humilhação futebolística e ainda pagando o preço dos bilhetes mas então porque não neste próximo Domingo fazerem o esforço menor de estarem em Loures pelas 11:00 da manhã para verem jogar os nossos Juvenis e ainda por cima de borla? Venham lá daí satisfazer essa curiosidade e finalmente ver estes putos em acção.

Ontem tive um familiar que me telefonou triste e frustrado e que se dizia humilhado pela prestação da sua equipa VS Spartak, e ainda 2 amigas minhas vieram com lágrimas nos olhos expressar a sua tristeza. Mas afinal que é isto, toda esta depressão, e baixa auto-estima? O futebol para mim é a alegria, eu não sou adepto para ter um enfarte antes dos 40 por causa de uns tipos que dão chutos numa bola. Estes meus 3 amigos já disponibilizaram tempo no seu apertado calendário social para este Domingo irem comigo apoiar os miudos a Loures, venha você daí também.

Eu pela minha parte conto neste Sábado estar em Alcochete para ver os nossos Iniciados jogarem no Campeonato Distrital, e no Domingo vou levar todos os meus amigos a Loures ver os Juvenis por isso faço o apelo a quem mora na zona de Lisboa que neste próximo Domingo faça um esforço para se levantar cedinho, e esteja no campo José da Silva Faria em Loures para apoiar os nossos Juvenis.

Calendário de FDS:

Sporting Vs Ericeirense.
9 de Dezembro de 2006, 15.00
Academia Sporting em Alcochete
9ª jornada do Campeonato Distrital de Iniciados da I Divisão.

Ponte Frielas Vs Sporting.
10 de Dezembro de 2006, 10:30
Campo Bonjardim, Ponte Frielas
10ª jornada do Campeonato Distrital de Iniciados da I Divisão - Honra

Sporting Vs Oriental.
10 de Dezembro de 2006, 11:00.
Academia Sporting em Alcochete.
10 ª jornada do Campeonato Distrital de Juvenis da I Divisão - Honra.

Sporting (1º classificado, 46-2) Vs Odivelas (8º classificado, 21-34).
10 de Dezembro de 2006, 11:00.
Academia Sporting em Alcochete.
13ª jornada do Campeonato Nacional de Iniciados.


Loures (9º classificado, 14-29) Vs Sporting (1º classificado, 36-5)
10 de Dezembro de 2006, 11:00.
Campo José Silva Farias, Loures.
12ª jornada do Campeonato Nacional de Juvenis.


Queria por último aproveitar para relembrar aos meus caros consócios que hoje (Quarta-Feira, 6 de Dezembro) vai haver Assembleia Geral de sócios que irá decorrer no Auditório do Estádio Alvalade XXI pelas 20:00 para deliberar sobre a venda da Secretaria. Agradece-se a quem tiver disponibilidade para marcar presença para poder vir dar o seu voto a favor ou contra a proposta apresentada.

Muito obrigado.



André Figueiredo

4 Comments:

At 23:02, Blogger ACF said...

"Ainda bem que este blog está de volta pois é raro ler alguma coisa de jeito na paupérrima blogosfera lusitana."

De volta? Que eu saiba nunca estivemos ausentes. Bom, ontem estivemos na Assembleia geral do Sporting a ser entretidos pelo sempre hilariante Dr Rogério Alves que como de costume exibiu o seu timing comediante ao mais alto nível.

"É pena que não fales do jogo com o Spartak (se bem que até falaste bastante no primeiro paragráfo do teu texto) pois estava interessado em saber, tendo em conta o que se passou no jogo com o Benfica, qual seria na tua opinião a melhor equipa e a melhor táctica para defrontar os russos."

O Spartak jogava num 4-2-3-1 mas que se desdobrava em um 4-3-3 numa variante de 4-2-1-3 com Bystrov e Kalynychenko pelas alas e Pavlyuchenko mais fixo no meio mas com Titov a surgir nas costas de Pavlyuchenko como pseudo-2º PDL.
Se tivermos em conta que o meio campo russo tinha 2 trincos a cair em cima de Yannick Djaló, e eu penso que o nosso losango sempre iria provocar muito transito no nosso meio campo enquanto os Russos abdicavam do meio para construir jogo, e vinham antes pelas alas desimpedidas e apenas com a inexperiência de Ronny e Veloso para os conter.

Eu acho que o Sporting fez o seu pior jogo da época Vs SLB, mas a verdade é que Vs Spartak conseguiu jogar ainda pior e na minha opinião em ambos os jogos o Paulo Bento foi o principal responsável devido às escolha do XI e o posicionamento de alguns elementos.
O Yannick Djaló para mim é essencialmente um 2º ponta de lança embora também possa jogar a extremo, pedir ao miudo que seja referência do nosso ataque ou pior ainda que seja o nosso Nº10 é ridículo, ele claramente não está rotinado para ser um Nº10. Sinceramente o único jogador actualmente no SCP que eu conseguia ver a Nº10 é mesmo o Rodrigo Tello. O Romagnoli não tem força fisica ou agressividade para a função, o Carlos Martins é muito inconstante, o Nani também, o Moutinho tem dificuldade em segurar a bola quando joga muito adiantado, etc.

O Sporting não tem um Nº10 desde que o Pedro Barbosa saiu, o "velho" sabia segurar a bola, coisa que os actuais jogadores não sabem ou não conseguem. Os bons Nº10 geralmente já têm uns aninhos, até o Sá Pinto desempenhou essa função de uma maneira interessante embora o RSP fosse essencialmente um extremo de fazer diagonais ou um 2º PDL mas que nos seus anos finais com a experiência e matreirice jogou bem a Nº10.

Preferia que tivessem mantido o Tello a lateral e meterem o Ronny a interior esquerdo, Já não tinham nem, Abel, nem Caneira e mesmo assim foram tirar o tello da defesa e assim com Garcia e Ronny tinhamos uma dupla que penso ser inédita esta época, são muitas mexidas de uma só vez num jogo tão crucial. Tanto o Ronny como Tello podem jogar a Interior/lateral esquerdo mas não era neste jogo que iam fazer isso. O Ronny já merecia oportunidades para jogar na esquerda do meio campo à muito tempo, mas não era agora, meter o miudo assim num jogo desta importância é estar a queimar a sua auto-confiança.

Sinceramente eu neste momento acredito mais no Ronny para o nosso meio campo do que no Nani ou Carlos Martins. Quando os outros 2 forem recuperados talvez veja as coisas de outra maneira.

Nada tenho contra o Bueno, é um jogador que não cabeceia mal, e se apanha um ressalto de bola dentro da área pode ser mortifero, mas o facto é que o Liedson não complementa Bueno nem Bueno complementa Liedson, faz ali muita falta um Nº9 forte para segurar os centrais e deixar o Liedson jogar mais solto, um Silva, Niculae, Deivid, Pinilla.
Juro que eu metia o Tonel a jogar ao lado do Liedon caso tivesse mais um central que me desse garantias. Se o Tonel jogasse na frente o Liedson desatava a marcar golos.

Custódio no banco, quando é que vão perceber que ninguém no plantel consegue executar a função de trinco posicional como o Custódio? Nem o Veloso, nem o Paredes, nem o Alves, nem ninguém consegue cortar linhas de passe e proteger ou até mesmo dobrar os centrais como faz o Custódio. Aposto que que se forem fazer uma estatistica verão que o SCP sofre mais golos sem o Custódio. O Spartak é mais fraco que o Benfica e mesmo assim marcaram mais golos. O Veloso é um jogador de caracteristicas completamente diferentes do Custódio, basta olhar para as movimentações de ambos em campo. Para mim o Custódio tacticamente é dos jogadores mais disciplinados do Sporting.

O Custódio, Veloso e Abel estão todos a ser queimados com a rotatividade excessiva de Paulo Bento. Neste momento um Abel em grande forma faz tanta falta ao Sporting, uma equipa que joga em losango depende tanto dos seus laterais mas com 6 (ou +?) laterais já utilizados por PB é impossível haver estabilidade e conseguir automatismos.

Não sei que equipa escolheria para defrontar o Setúbal pela simples razão que não tenho acompanhado os jogos dos Sadinos e portanto desconheço o seu XI habitual, e modelo de jogo, mas independentemente dessas caracteristicas do adversário, o Sporting não pode abdicar da sua filosofia de jogo em virtude do adversário, temos que impor o nosso jogo e não adaptar excessivamente em função do adversário.

"Por mim, já aqui o disse e volto a repetir, o futebol não é uma ciência e então quando é jogado por gente tão inexperiente como é, quer se queira quer não, a actual maioria dos jogadores do Sporting, não há sistema táctico, nem automatismos, nem equações pseudo-científicas que lhes valham."

"O Sporting é um clube pobre, com muito talento é certo mas sem ovos não se fazem omeletes."

Nunca disse que temos um grande plantel, mas uma coisa é o potencial valor futebolístico deste plantel e outra coisa é o seu rendimento actual. Eu não peço milagres mas tenho todo o direito de exigir mais que o actual momento de forma porque o Sporting tem equipa para vencer o Benfica e Spartak e nunca deviam ter ficado contentes com o empate em Moscovo.

Não considero um único elemento do actual plantel como sendo francamente mau pois todos têm qualidades e caracteristicas únicas que podem colocar ao serviço da equipa mas já o disse e repito que existem lacunas no plantel e até fazerem ajustamentos é muito dificil pedir mais porque como já disse no passado eu acho que esta época o SCP só fez 3 boas exibições, Vs Inter em casa, Porto, e Bayern na Alemanha. De resto mesmo nas vitórias o Sporting nunca me impressionou pois não corresponderam ao seu potencial.

"O que eu espero sinceramente é que os sócios, ao contrário do que aconteceu infelizmente muitas vezes no passado, se ponham ao lado da equipa, do treinador e da Direcção e não comecem a fazer o jogo d'"A Bola" y sus muchachos."

Falo por mim, estou ao lado de Paulo Bento porque lhe reconheço valor embora não esteja imune a ser criticado. Estou do lado de Filipe Soares Franco e Miguel Ribeiro Telles e por alguma razão votei neles e os tenho apoiado desde o afastamento de António Dias da Cunha. Em relação ao plantel vou apoiar estes porque não tenho outros, mas isso não invalida que eu seja da opinião que alguns deles não têm qualidade para jogar num clube como o Sporting.

Em relação a "ABola" ainda é dos poucos jornais que dá alguma atenção às camadas jovens aos Domingos e Segundas. Já fui às instalações de "A Bola" no Bairro Alto no passado dia 14 de Julho e eles têm posters do SLB em todas as paredes. As instalações do Record nas imediações da Gulbenkian são fantásticas e os funcionários do jornal são pessoas de uma simpatia enorme.

Para Setúbal, temos Tonel e Miguel Veloso para o eixo, Polga castigado, tendo em conta que Miguel Garcia está no estaleiro e Caneira ou está lesionado ou irá jogar a lateral isto levanta a questão que tenho desde o passado FDS, quem vai se sentar no banco como opção para defesa central?
Que eu saiba ele não tem estado nos treinos da equipa principal esta semana mas eu apostava no Daniel Carriço embora ache que o Marco Lança é um jogador com caracteristicas mais semelhantes ao Anderson Polga e melhor complementaria o Tonel.
Eu não sei de nada, nem ouvi nada, só digo que tinha toda a lógica convocar um central dos juniores para se sentar no banco Vs Setúbal. Se o Daniel ou o Marco forem convocados então estou disposto a ir a Setúbal embora eu não vá a um jogo oficial de futebol senior desde o principio dos anos 80.

Disse e volto a dizer, o Paulo Bento é o meu treinador e FSF é o meu Presidente. PB precisa de estabilidade, e merece essa estabilidade. Mas também tem que ter a humildade para de vez em quando dar 2 ou 3 passos atrás para assim melhor poder observar o panorama geral das suas decisões mais recentes e talvez admitir alguns equívocos.



André Figueiredo

 
At 03:48, Blogger Gonçalo said...

"Ainda bem que este blog está de volta pois é raro ler alguma coisa de jeito na paupérrima blogosfera lusitana."

Concordo contigo pelo regresso dos comentários ao futebol profissional do Sporting neste blog, porque Sporting não é só camadas jovens...Mas discordo quando falas em paupérrima blogosfera lusitana, além do meu blog tenho passado por blogs portugueses com bastante conteúdo.

"Preferia que tivessem mantido o Tello a lateral e meterem o Ronny a interior esquerdo"

Sem dúvida que foi isso que pensei quando me apercebi que os dois iam jogar, Tello mantia a posição que tem ocupado tão bem e Ronny aparecia no meio-campo a fechar o seu flanco e a apoiar o ataque aproveitando sempre que possível a sua meia-distância.

"Se o Tonel jogasse na frente o Liedson desatava a marcar golos."

Concordo contigo quando referes que um jogador fixo na área ia soltar mais o Liedson e ajudá-lo considerando as suas características, mas neste momento penso que nem isso aumentaria a sua eficácia porque Liedson apresenta um mau momento de forma, basta ver as oportunidades que surgem actualmente na zona do golo que noutros tempos ele não desperdiçava. Sim, porque as oportunidades ainda surgem, ele é que não tem sido eficaz. Mas sem dúvida que um jogador mais fixo na área daria outra capacidade ao ataque do Sporting com um Liedson a realizar diagonais que causassem a diferença com golos.

"Custódio no banco, quando é que vão perceber que ninguém no plantel consegue executar a função de trinco posicional como o Custódio?"

Custódio é o pêndulo da equipa e poucos Sportinguistas e desportistas já perceberam isso, porque para mim é o jogador dos equilíbrios que mais nenhum outro pode dar, sentindo-me triste quando vejo blogs leoninos a enxotar o Custodio para fora do Sporting. Pede-se frieza no momento da vitória e da derrota e não é uma má exibição num jogo que define o jogador, basta recordarmo-nos da eficácia do Sporting com Custódio em épocas anteriores, e a ineficácia quando estava ausente.

Reafirmo a minha confiança na estrutura directiva e técnica do Sporting, mantendo a opinião que nunca tivemos uma estrutura tão forte desde que fomos da última vez campeões nacionais e por isso acredito numa resposta positiva para breve, esperando que seja já em Setúbal. Acreditando nas notícias de um jornal de hoje que dava Caneira como apto, colocaria o Sporting a jogar da seguinte forma: Ricardo; Caneira; Tonel; Miguel Veloso; Tello; Custódio; Moutinho; Ronny; Yannick; Bueno; Liedson. Dada a ausência de um nº10 e nº 9 crediveis neste momento, apostaria no 4-3-3, colocando os jogadores nas posições onde na minha opinião rendem mais. Custódio como pivot defensivo, Ronny como jogador que fecha mais o flanco esquerdo em apoio a Tello, num flanco onde colocaria Liedson que poderia fazer movimentos mais interiores para desequilibrar. Do outro lado do meio-campo, João Moutinho que cumpria a função de interior e médio centro, apoiando um ataque formado por Liedson (esquerda), Bueno mais fixo na área aproveitando a sua agressividade e jogo aéreo, e Yannick (direita). No banco também julgo que seria interessante chamar um defesa-central júnior uma vez que se algum dos centrais se lesiona não há polivalência que valha para apresentar uma defesa rotinada nas suas posições em campo.
Esta é a minha aposta, porque acredito que além de um trabalho psicológico que já está a ser feito por PB, esta equipa necessita de uma variante táctica considerando a previsibilidade dos seus movimentos detectados pelos adversários e quebra de forma de alguns jogadores.

Gonçalo

 
At 18:40, Blogger ACF said...

"Custódio é o pêndulo da equipa e poucos Sportinguistas e desportistas já perceberam isso, porque para mim é o jogador dos equilíbrios que mais nenhum outro pode dar, sentindo-me triste quando vejo blogs leoninos a enxotar o Custodio para fora do Sporting."

Concordo plenamente com a tua análise. É pena que tantos Internautas impliquem com jogadores ou por não terem carisma ou por não fazerem aquilo que eles consideram relevante.
O Custódio é um trinco que não sobe acima da linha média excepto em jogadas de bola parada e nas quais é muito útil de estiver solto no 2º poste. Mas existem adeptos que querem que ele ataque e recusam-se a perceber que não é isso que Paulo Bento lhe pede. Isto não é uma questão do Custódio ser melhor ou pior que Paredes, Veloso, Moutinho e João Alves, é apenas um jogador de caracteristicas diferentes particularmente nos aspectos tácticos e ninguém consegue complementar a dupla de centrais tão bem como o Custódio faz, desafio qualquer adepto a provar o contrário.
Quando o Sporting é penetrado pelo corredor esquerdo, o Custódio não abdicar da marcação no corredor central e desce para a posição de defesa central, aleviando Tonel desse sector para que este possa ir +ara a esquerda dobrar Tello/Caneira na marcação ao extremo direito adversário, ele faz esta jogada vezes sem conta e é apenas uma das várias nuances do seu jogo. Tenham mais respeito pelo rapaz porque sem ele os centrais perdem logo eficácia, está mais que visto nas últimas 4 épocas apesar de todas as experiências estúpidas com Tingas (bom jogador mas mal utilizado no SCP) e Luis Loureiros.

"Reafirmo a minha confiança na estrutura directiva e técnica do Sporting, mantendo a opinião que nunca tivemos uma estrutura tão forte desde que fomos da última vez campeões nacionais"

Sem dúvida, Filipe Soares Franco, Miguel Ribeiro Telles, José Eduardo Bettencourt, Carlos Freitas e até Pedro Mil-Homems constituem das melhores direções que o Sporting já teve no sentido de possuirem cultura futebolistica, alg que antigas direções não tinham. E são complementados por uma boa equipa técnica com Bento, Pereira e Pontes. Tenho toda a confiança nestas pessoas embora não lhes vou dar o meu voto de confiança eternamente, mas não sou nenhum exaltado que ao minimo contratempo aparece em Assembleias todo nervoso a querer castigar a direção votando contra a venda de uma secretaria.

"e por isso acredito numa resposta positiva para breve, esperando que seja já em Setúbal. Acreditando nas notícias de um jornal de hoje que dava Caneira como apto, colocaria o Sporting a jogar da seguinte forma: Ricardo; Caneira; Tonel; Miguel Veloso; Tello; Custódio; Moutinho; Ronny; Yannick; Bueno; Liedson. Dada a ausência de um nº10 e nº 9 crediveis neste momento, apostaria no 4-3-3,"

Neste momento o Sporting não tem jogadores para fazer funcionar um 4-4-2 losango ou um 4-3-3 mas acredito que seria mais fácil implementar o 2º mas não o faria agora porque a equipa já está abalada o suficiente com a rotatividade, lesões e resultados negativos para sofrer ainda mais alterações, agfora no plano táctico.

"colocando os jogadores nas posições onde na minha opinião rendem mais. Custódio como pivot defensivo, Ronny como jogador que fecha mais o flanco esquerdo em apoio a Tello, num flanco onde colocaria Liedson que poderia fazer movimentos mais interiores para desequilibrar. Do outro lado do meio-campo, João Moutinho que cumpria a função de interior e médio centro,"

Estranhamente o Moutinho parece render mais a interior esquerdo do que direito, não percebi bem ainda porquê mas seria bom mudar para a direita pois isso abria a esquerda para Ronny que é um jogador explosivo e mais constante que Martins.

"apoiando um ataque formado por Liedson (esquerda), Bueno mais fixo na área aproveitando a sua agressividade e jogo aéreo, e Yannick (direita)."

Por mais ridículo que possa soar, eu se tivesse que fazer um 4-3-3 com estas "ferramentas" disponíveis também colocava Bueno no meio, sem dúvida. Concordo com o resto tridente atacante.



André Figueiredo

 
At 18:54, Blogger ACF said...

"Neste momento não tenho muito tempo para entrar em promenores mas simplesmente gostava de te perguntar uma coisa: o que achas da actuação do Custódio no lance do segundo golo do Benfica?"

Não tenho o jogo gravado por isso dificilmente posso fazer a análise do lance em questão, daquilo que me lembro o Ricardo tem algumas culpas mas existe um outro jogador Leonino que está a subir pelo corredor central para proteger as costas de Ricardo caso a mancha não funcione e talvez pudesse ter fazer algo mais.
A partir dos 5 minutos o Sporting tentou manter o seu modelo de jogo mas estava a jogar mais apressado e mal e com as linhas mais subidas do que o habitual, e a jogar contra um adversário com alas rápidos como Simão, Nelson e Leo portanto caso perdessem a bola era de esperar um contra. Quando o Man Utd tinha o SLB encostado às cordas aos 40 minutos eu estava mesmo a ver o SLB fazer um contra e marcar o 2º.

Nunca saberemos como o jogo poderia ter evoluido se o Sporting tivesse mantido o seu jogo habitual após o 1º golo, Paulo Bento arriscou cedo demais. O Sporting tem uma boa defesa, a razão pela qual sofremos golos é porque simplesmente não estamos a pressionar na frente e por isso somos obrigados a defender cada vez mais. É preciso estabilizar o quarteto defensivo e acima de tudo o Custódio, Tonel, Polga têm que jogar.

Não me importava de ver Tello testado a Nº10 e ver o Caneira e Abel a laterais, independentemente do momento de forma do Abel, o Abel tem que jogar para ganhar confiança, mesmo jogando mal é preciso dar confiança a este jogador. Prefiro Tello a Nº10 do que a interior esquerdo, e se Tello jogar a lateral esquerdo então o Caneira tem que estar na direita porque Tello e Abel dificilmente são compativeis.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home