Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, dezembro 09, 2006

Vitória de Setúbal 0 - 3 Sporting



Tendo em conta que o Sorting venceu o jogo, não me parece bem focar em demasia os aspectos negativos. Não podemos fazer de conta que tudo esteve bem, mas parece mais correcto escalpelizar o que está errado nas derrotas do que nas vitórias, portanto vou apenas mencionar algumas coisas que me saltaram à vista, e mais pela positiva:

Miguel Veloso. Gostei bastante do jogo do Miguel, sem dúvida é um central com caracteristicas mais semelhantes a Anderson Polga do que com Tonel, e por isso complementou muito bem o 13 Leonino. Veloso é um bom jogador, técnicamente bom, em especial na qualidade de passe, tem um passe longo extremamente educado. Apesar de não ser um jogador rápido ou explosivo tem uma excelente leitura de jogo que lhe permite posicionar muito bem, e jogar na antecipação. Para mim rende mais nas funções de marcador zonal, e de preferência não muito adiantado no terreno, pode ser polivalente mas para mim rende mais no eixo da defesa embora tenha ainda que melhorar no jogo aéreo.

Marco Caneira. Volta Caneira e volta 50% da capacidade de jogo aéreo da defesa Leonina, sem ele só temos o Tonel, com os 2 em campo o Sporting melhora bastante, e tem um lateral que dobra muito bem os 2 centrais ou se necessário vai para central, e assim libertando Tonel para fechar outra zona.

Ronny. Dos 4 defesas é claramente o mais agressivo e daí o que mais vê a sua retaguarda exposta. Ele e Tello (a interior esquerdo) têm que jogar em conjunto se esperam desenvolver rotinas que lhes permitam compensar as ausências um do outro porque Ronny por vezes sobe demasiado e Tello não lhe fecha as costas. Reparem como o lado esquerdo do Sporting foi muito mais permeável às investidas Sadinas.

Carlos Paredes. Diria que o meio campo defensivo e a lateral esquerda foram os 2 únicos pontos fracos da defesa Leonina. o Paredes na minha opinião jogou melhor como auxiliar do ataque do que a filtrar jogo, esteve bem mas nada de especial. O Sporting consentiu muitos remates pelo meio a 30-40 metros da baliza, é preciso mais pressão sobre o transportador da bola para evitar estes remates frontais de meia distância.

Nani. Está a tornar-se um hábito que Rui Santos, Joaquim Rita, Luiz Felipe Scolari andarem todos a elogiar este menino, sinceramente não entendo porquê? É certo que é um excelente jogador, mas nada de exageros, ou canonizações prematuras. Pode vir a ser grande mas neste momento não o é. O Nani atléticamente não é nenhum Ronaldo, e técnicamente está longe de ser o Quaresma. Penso que tem um excelente equilibrio de qualidades técnicas e atléticas e pode ser um jogador decisivo mas cujo rendimento depende bastante das suas funções em campo e o sistema táctico no qual está inserido. Para mim o Nani com o tempo pode se tornar um bom Nº10 mas por agora parece ser claramente um extremo direito, e nota-se como a sua capacidade de acelarar pelas alas ou fazer diagonais nos últimos 20-30 metros fazem toda a diferença no seu jogo, mas estes constantes elogios à sua qualidade técnica já cheiram a "graxa". Acima de tudo o Nani precisa de um ingrediente para ser grande, precisa de consistência.

Carlos Bueno. Bom jogo, sem dúvida. Para mim apesar das suas ferramentas físicas não serem as ideais para jogar naquela posição, ele indubitávelmente tem "pinta" de Nº9 puro, o seu problema é que seria um bom Nº9 para um futebol mais lento e menos físico como o Sul Americano. Se ele se conseguir adaptar ao futebol Europeu então é sem dúvida o homem certo para jogar no meio do ataque, seja sozinho num 4-3-3 ou como complemento a um PDL mais móvel como Liedson num 4-4-2. Jogou bem, mostrou mais atitude, trabalhou bem em conjunto com Liedson e com os médios que subiam no terreno. Sem dúvida das melhores exibições de Bueno pelo Sporting. Fulcral no 3º golo no qual dá aos defesa Sadinos algo mais em que pensar em vez de se preocuparem única e exclusivamente com Liedson, Liedson, Liedson.

Rodrigo Tello. Jogo sólido e muito em prol do colectivo, defensivamente podia ter estado melhor mas de resto esteve bem. Criou muito jogo e preenchia o vácuo deixado por Moutinho sempre que o 28 se mudava para a esquerda e subia por esse flanco. Continuo a achar que é uma alternativa interessante para Nº10, neste momento graças à sua consistência exibicional o Chileno "transpira" liderança e experiência num XI que tem sofrido muitas mudanças nas últimas épocas e cada vez mais precisa de uma referência.

No computo geral diria que foi melhor o resultado do que a exibição, jogaram melhor do que Vs Spartak mas não se deixem eludir porque parte do mérito da vitória Leonina pertence ao Setúbal que jogou num sistema de 3 centrais que convidava Ronny, Bueno, Tello e Moutinho a subirem pela esquerda e Nani pela direita.
Colectivament o Sporting esteve melhor do que a meio da semana mas diria que as verdadeiras "adições" foram o regresso de Caneira e a subida de forma de Bueno, estes 2 ingredientes melhoraram o colectivo tanto defensivamente como ofensivamente.
O 2º golo do Sporting demonstra na perfeição o quanto o trio de defesas Setúbalenses jogava de uma maneira excesivamente compacta no centro e a convidar cruzamentos pela esquerda e diagonais pela direita.
O Sporting ganhou e animicamente pode tirar dividendos desta pequena vitória, mas acima de tudo tem que ser realista e perceber que ainda existe muito trabalho para fazer. Espero que no próximo jogo estejam ligeiramente melhor do que hoje, e no seguinte ainda melhor, e assim gradualmente com ambição mas objectivos realistas a curto prazo evoluirem de microciclo em microciclo e consequentemente subindo de produção até entrar num bom momento de forma, por agora ganhar jogos e amealhar pontos chega perfeitamente, mas sem euforias..



André Figueiredo

7 Comments:

At 23:14, Anonymous Anónimo said...

Antes de mais nada um dado bastante curioso: sempre que o Sporting joga com aquela camisola amarela que faz da equipa de Alvalade um “Paços de Ferreira de grande qualidade”, é certo que ganha o jogo. Pelo menos tem sido assim nesta I Liga, o que dá que pensar e deve ser motivo de reflexão para quem determina que camisola os jogadores devem envergar em cada partida. O raio da camisola amarela deve ter alguma influência no subconsciente dos adversários, tornando-os mais macios e mais distraídos. Foi assim que o Vitória de Setúbal começou a jogo a perder...

 
At 00:22, Anonymous Anónimo said...

André tens toda a razão quanto à canonização do Nani. Isso faz muito mal ao seu desenvolvimento, masolha que ele é um potencial ronaldo ou Quaresma!

 
At 00:55, Blogger ACF said...

Acho o Nani um jogador de caracteristicas diferentes do Cristiano Ronaldo e Nani. Comparações podem sempre ser feitas entre as suas qualidades ou o nível de evolução que os 3 consegiuiam exibir num determinado ponto da sua carreira mas não vejo o Nani como semelhante a esses 2.

É preciso não esquecer que o Quaresma e Ronaldo no Sporting, Barcelona, Porto e Manchester United jogavam como extremos, algo que Nani não faz excepto quando joga pela seleção onde a sua capacidade atlética que na minha opinião é superior ao Ricardo Quaresma se torna mais evidente. Técnicamente nenhum dos 2 está ao nível do Quaresma que tem uma qualidade de passe fabulosa e mesmo o Ronaldo tem mais técnica que o Nani embora não necessáriamente no passe.

Não creio que o Nani aos 20 anos esteja muito melhor ou pior que o Quaresma no Outono de 2003, a diferença é que sabemos que passados 3 anos o Ricardo conseguiu evoluir (particularmente no plano táctico), algo que não se sabe se Nani vai conseguir. O Ronaldo aos 19 já era mais jogador que o Nani é agora, não necessáriamente no produto final mas já era mais consistente e desequilibrador.

O Nani como qualquer atleta precisa de ser inteligente para ir longe, e o Nani quando abre a boca faz alguns comentários que revelam falta de bom senso, portanto......

Irá o Nani ser o sucessor do Figo como diz Scolari? Tudo pode acontecer mas não vejo o Nani ter mais talento ou personalidade que o Figo. O Ronaldo tem mais qualidade que o Figo mas não sei se terá o profissionalismo ou longevidade ao mais alto nível que o Figo teve/tem.

O Nani precisa é de jogar, jogar, jogar, ele que se preocupe em estar num clube onde pode jogar com regularidade para evoluir, e depois logo se vê.

Quando à qualidade técnica do Nani, insisto que na minha opinião está muito sobrevalorizada pelos comentadores, embora tenha boa qualidade no passe. Por outro lado, o Nani fisícamente parece ser um jogador muito forte para a sua estatura. Adorava ver este miudo a jogar encostado à direita num 4-3-3, ou até mesmo um 4-4-2 com alas. Ele no 1-para-1 é forte desde que tenha espaços, mas quando joga muito pelo meio a sua capacidade de segurar a bola não me impressiona assim tanto. Também tem boa visão de jogo.

Os Cristianos Ronaldos são muito raros, jogadores com 1,85 e que conseguem combinar explosividade atlética com capacidade técnica num fisico daquele tamanho são raridades. Os Ronaldos, Thierry Henrys ou Zlatan Ibrahimovics são raridades.

Gosto do Nani, mas prefiro elogiar jogadores fiáveis e consistentes como o João Moutinho.



André Figueiredo

 
At 20:28, Anonymous Anónimo said...

Quando digo que o Nani tem o potencial para chegar onde quaresma e Ronaldo chegaram, não me refiro à posição de campo (até podia ser gr) mas argumentos futebolísticos. Não te esqueças que o Ronaldo aos 19 anos jogava numa equipa com jogadores experientes e ele podia ir para o banco pois não era imprescindivel.
O problema é que agora por falta de valor nalguns sectores do plantel o Nani é imprescindivel, pois não há melhor!
Também me lembro das primeiras entrevistas do Ronaldo e... não dizia nada! Ainda agora...

 
At 23:48, Blogger ACF said...

"Ou a minha memória me está a pregar uma séria partida ou aqui há uns meses, neste mesmo blogue, o André afirmava sem problemas que o Nani era já neste momento muito mais jogador do que o Quaresma"

E alguém tem dúvidas que em Agosto/Setembro o Nani estava a jogar muito mais que o Ricardo Quaresma? Uma coisa é o talento natural e potencial final de um jogador, outra coisa é o seu momento de forma num determinada fase da sua carreira, quando disse que o Nani já estava a ultrapassar o RQ7 era uma observação válida na altura e da qual não me arrependo, não o é agora mas pode voltar a ser daqui por um mês. Comparações definitivas só no final da carreira dos 2.

Não é em nada diferente de eu dizer que o Quaresma devia ter ido ao Mundial mas fui contra a sua chamada em Setembro porque num momento ele justificava plenamente ir à Seleção e noutro não, mas agora já merece outra vez. Tal como o Carlos Martins nos últimos 3 anos em e momentos merecia ter sido chamado por Scolari mas esta época já foi convocado e na minha opinião não está a um nível exibicional que o justifique.

O Shevchenko é indiscutivelmente um jogador com qualidade de classe mundial mas todos podemos ver que neste momento não o é mas quase de certeza voltará a ser. Não considero o Didier Drogba melhor que o Ukraniano mas o momento de forma actual é claramente superior.

"e também pensava ser óptimo ele poder ser exposto na montra da Champions e da Seleccão Nacional para aumentar o seu valor e vendê-lo bem caro?"

Sim, e existem dúvidas de como o Nani se tornou um jogador mais apetecível e com maismercado a partir do momento em que figurou na Champions e Seleção? Em quantos artigos em revistas estrangeiras apareceu o Nani antes de Agosto? Desde então tem sido uma "media frenzy" à medida que o seu prefil mediático sobe em flecha.

"E já agora, e em relacão ao jogo de Setúbal...porquê o silêncio em relacão ao Liedson e o que terá mudado na táctica atacante de Paulo Bento que fez com que o Levezinho neste jogo tivesse marcado tantos golos como nos 12 anteriores nesta Liga?"

Não falei do Liedson tal como não falei de Tonel, Ricardo, etc porque não jogaram de maneira diferente, apenas 1 ou outro teve uma prestação diferente devido a um aumento de produção dos seus colegas de sector (Bueno no caso Liedson), portanto não vale a pena falar daqueles que mantiveram a bitola exibicional.

Não vi nenhuma mudança radical na aproximação táctica ao jogo, excepto que Bueno jogou melhor. Apesar de jogar com 3 centrais o Setúbal defendeu à zona e ao ver entrar Liedson e Bueno em simultaneo (3º golo) na área os centrais ficaram confusos sobre quem marcava quem e Bueno finalmente jogou de maneira confundir os centrais e libertar Liedson. O Uruguaio claramente serviu o seu propósito em Setúbal.Insisto que parte do mérito dos 3-0 deve ser atribuido ao Setúbal que foi muito mais macio que um Spartak, não se deixem iludir pelo resultado gordo pois ele não indica uma clara melhoria do colectivo e pode ser explicado em 2 ou 3 componentes como Bueno, Caneira e falta de qualidade do Setúbal.

Para mim VS Setúbal o Sporting esteve essencialmente ao mesmo nível que esteve Vs Naval.



André Figueiredo

 
At 11:23, Blogger ACF said...

Se disse que o Nani técnicamente era melhor que o Quaresma então não podia estar bom da cabeça porque considero o Quaresma dos jogadores com melhor técnica no futebol mundial, mas o Nani na minha opinião é melhor atleta do que ele. Eu não estou a contradizer aqueles que acham o Nani um jogador com potencial para vir a ser grande, somente não concordo quando o chamam de fenómeno ou quando dizem que técnicamente é fabuloso, etc, não vejo ninguém neste Sporting que seja particularmente excepcional nesse aspecto. O Moutinho e Liedson estão practicamente ao mesmo nível técnicamente, a única diferença é que já têm maior noção daquilo que funciona a seu favor, e daquilo que é excessivo e pode potencialmente prejudicar a equipa. São jogadores mais selectivos e que adornam menos o seu jogo com pormenores técnicos enquanto Nani que dar espectáculo. O Nani é uma grande ferramenta que se bem utilizado pode em muito ajudar o colectivo, mas o mesmo posso dizer de um Carlos Martins, é tudo uma questão de um bom gestor de recursos humanos saber maximizar as suas qualidades e camuflar os defeitos.

Num cenário ideal em que o Nani jogava 6 jogos na seleção até Maio e era titular num SCP que fosse capaz de passar a fase de grupos eu acreditava que seria capaz de maximizar o seu valor de mercado até 25 milhões. Óbviamente ocorreram coisas que impediram a valorização do seu passe neste periodo, a sua descida de forma, o facto de Scolari ter prefiro Simão, e o afastamento da Europa, neste momento o Nani pode marcar 2 golos por jogo da Bwin até Maio que de certeza que lá fora ninguém vai reparar minimamente porque a liga Portuguesa tem pouca ou nenhum visibilidade internacional excepto para os coitados que gostam da Eurosport.

A sorte será sempre um facto existente em qualquer equação mas nunca posso quantificar a quantidade que está presente no jogo, por isso limito-me a falar daquilo que é mais tangível, óbviamente que a sorte existiu mas se fores a ver os 2 golos do Liedson vais reparar na posição em campo do Bueno nesses momentos e percebes que ele foi muito importante para que L31 se poder desmarcar.

P.S. Rui Santos ontem à noite falou tanto de coisas de que não sabe quando começou a especular sobre a SAD do Sporting. Se um mero adepto o fizer ainda entendo mas um jornalista com responsabilidades para com o público ir para a televisão falar de tanta coisa que desconheçe é muito desagradável e falta de ética. Digo que sinceramente fico espantado de como é que Filipe Soares Franco ainda não lhe colocou uma acção em tribunal mas em nada me espantaria se eventualmente isso acontecer.
Nunca vi RS falar de algo sobre a estrutura directiva do Sporting no qual ele soubesse do que falava, dizer que Bento põe tello a jogar para agradar a MRT foi francamente desagradável, nem queria acreditar.
Gosto do RS mas preferia que ele fosse falar daquilo que sabe como sendo factual em vez destas especulações intermináveis que ele tanto gosta de fazer para fazer de contas que está dentro dos assuntos e muitas dessas vezes é apenas um jogo de adivinhas e tiros no escuro. Dispenso também que faça publicidade televisiva à qualidade jornalistica do "Correio da Manhã" e "24 horas".



André Figueiredo

 
At 02:01, Blogger Gonçalo said...

De Rui santos já não me espanta nada e já te cheguei a dizer isso...Não me identifico com o comentador Rui Santos, um comentador pouco neutral e que comenta em função dos resultados, na minha opinião...Por isso ouço os seus comentários para colocar o meu sorriso amarelo e discutir um pouco com a televisão, ou então desisto e mudo de canal. Quando se ganha nem tudo é bom, e quando se perde não há apenas defeitos, temos de ser equilibrados nas análises como eu tento ser.
Já agora Nani é um jogador muito bom tecnicamente na minha opinião, precisava de desenvolver a parte física como desenvolveu Ronaldo em Manchester, e trabalhar melhor os aspectos tácticos porque tem tudo para ser um grande jogador que neste momento não é. Penso que um Nani melhor fisicamente e com os seus niveis normais de forma técnica seriam o principio de um grande nº 10, como eu percebi isso na segunda volta da época passada. Ah, já me esquecia, os aspectos mentais também exigem uma atenção sobre este jogador porque vive fases de deslumbramento ilusórias que necessitam de um acompanhamento especial para uma concentração maior no presente.

Gonçalo

 

Enviar um comentário

<< Home