Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Antevisão da 16ª Jornada



Juniores
Estrela da Amadora Vs Sporting

Após 14 vitórias consecutivas o Sporting finalmente perdeu, e perdeu de maneira inesperada e por números esclarecedores, agora Vs Amadora e após uma semana em que os jogadores tiveram tempo para meditar sobre o desaire é chegada a hora de dar a resposta em campo. Responder não ao Amadora, não aos adeptos, nem necessariamente à equipa técnica, responder sim a eles próprios e "lavar" a imagem pouco condizente com o seu valor que deixaram no Campo Nº3 de Pina Manique.

Dificilmente poderiam pedir adversário mais incómodo nesta altura em que tentam reabilitar a sua imagem, o Amadora foi a primeira equipa a travar o Sporting quando empatou com os Leões na primeira jornada em Alcochete, e depois disso conseguiram impor um empate ao Benfica no Seixal, e ainda tiveram a audácia de ir ao Restelo derrotar o Belenenses. Em 7 jogos em casa o Amadora ganhou 6 e empatou apenas 1. Se o Sporting for ganhar ao Monte da Galega então será uma pequena proeza.

Toda a frustração, embaraço, irritabilidade que possa ter resultado da derrota VS Casa Pia terá que ter repercusões positivas neste jogo, toda essa "azia" terá que ser canalizada para a fornalha que alimenta as ambições dos jogadores, e neste jogo terão que entrar em campo com o pé no acelarador, gasolina para 90 minutos, e dispostos a demonstar o seu real valor o qual é imesuravelmente superior ao que vimos na 14ª jornada. De uma maneira positiva e leal está na altura de fazer o Amadora pagar a factura pelo que aconteceu na jornada anterior.

Adrien Silva, Yannick Puppo, André Cacito, Marco Matias, todos estes 4 jogadores têm inegável valor e estou certo que em boa hora vão ter mais chances de mostrar o que podem dar à equipa. Com a saida de Fábio Paim (que marcou o golo de empate Vs Amadora) o Sporting deveria apostar em Alison Almeida para um dos flancos para repor a fantasia que esteve ausente em Pina Manique, no flanco oposto é pouco importante quem joga porque o Seba voltou com muitas ganas e tudo tem feito pela equipa (André Pires também esteve muito bem) e se confiarem nele então certamente vai corresponder, se jogar Bruno Matias então o Sporting também estará bem servido porque o Bruno é um grande jogador e só precisa ter cabecinha porque de resto o seu futuro tem tudo para ser brilhante.

O Ricardo Nogueira tem a confiança da equipa técnica (e da anterior) mas quando possível seria bom dar um voto de confiança a Marco Matias e André Cacito, jogadores de caracteristicas diferentes do RN9, mas que podem trazer algo de novo ao XI, força física, garra, jogo aéreo. Quando chegar a altura de certeza que este "prato" será servido aos adeptos porque ambos os Juniores de 1º ano têm qualidade suficiente para não defraudar ninguém.

O Adrien Silva é um excelente jogador e pode jogar em várias posições, se o João Martins precisar de repousar então o Sporting nada perde em rodar os 2 nessa posição. O Adrien pode ser mais jovem e físicamente menos possante, mas também tem uma qualidade de passe excelente, sabe defender, é consistente e tem muito juizinho na cabeça. Não digo que deva ser titular, mas quando jogar certamente vai dar conta do recado.

O Yannick que não tem sido muito utilizado é um excelente jogador, apenas precisa de mais minutos de jogo para mostrar que tem muito valor a nível de remate de meia distância, qualidade no passe, recepção de bola, visão de jogo, etc. Sempre que possível este elemento devia receber minutos em campo porque seria um "investimento" muito sensato.

Ninguém gosta de sofrer 3 golos, Daniel Carriço, Marco Lança e Rui Patrício certamente não ficaram felizes (não ficaram mesmo), mas o desaire defensivo nada mais foi que um "soluço" que em nada belisca o valor destes 3 elementos. Eles que estejam descansados, confiantes, motivados e unidos porque cairam juntos, mas em breve estaram juntos a celebrar novas vitórias.

Estrela da Amadora
3º Classificado
10 vitórias.
4 empates (Sporting, Benfica, Nacional, Setúbal)
1 derrota (Louletano)

31-12 em golos (3ª melhor defesa na Zona Sul).
17-4 em golos nos jogos em casa.
Marcaram 7 golos nas 2 últimas jornadas.

Top 5 actual

Sporting 40 pontos.
Benfica 36 pontos.
Estrela da Amadora 34 pontos.
Belenenses 31 pontos.
Louletano 26 pontos.

Jogos do Amadora Vs Top 4:

Sporting 1 - 1 Amadora (1ª Jornada).
Benfica 2 - 2 Amadora (3ª Jornada).
Belenenses 0 - 1 Amadora (7ª Jornada).
Louletano 3 - 0 Amadora (11ª Jornada).

Derrotas dos Juniores Leoninos na 1ª fase nos últimos 2 campeonatos e o actual:

Casa Pia 3 - 1 Sporting (6 de Janeiro de 2007) .

Estoril 1 - 0 Sporting (2005/06).
Amadora 1 - o Sporting (2005/06).

Louletano 2 - 1 Sporting (2004/05).
Estoril 1 - Sporting (2004/05).
Benfica 3 - 1 Sporting (2004/05).

Juvenis.
Sporting Vs União de Leiria.

Após uma boa e surpreendentemente fácil vitória sobre um adversário valoroso na 15ª jornada, os Juvenis Leoninos terão agora que defrontar o União de Leiria (7º classificado) em Alcochete, na teoria será uma tarefa menos difícil comparada com a jornada anterior.
O Sporting jogou bem Vs Amadora embora o ritmo de jogo nunca tenha atingido níveis que pudessem verdadeiramente testar a resistência física da equipa Leonina após a paragem Natalícia Vs Leiria é preciso dar sequência às vitórias e continuar a recuperação anímica que irá dar confiança extra aos jovens Leões para poderem voltar a embalar no campeonato e terminar a fase regular com a confiança em alta.
Particular destaque na jornada anterior para as prestações de Wilson Eduardo, Luís Andrade, Diogo Viana e André Martins que permitiram ao Sporting um futebol rápido, esclarecido e mortífero no contra-ataque onde a velocidade do trio atacante e a eficaz circulação foram elementos cruciais para uma vitória onde todos os elementos do XIV sem excepção estiveram bem.

União de Leiria (7º classificado):
7 vitórias
6 derrotas
1 empate
25-22 em golos

8 jogos fora de casa:
4 vitórias (Vs Amadora, Entroncamento, Beneditense, Loures)
3 derrotas
1 empate
11 golos marcados e 10 sofridos.

Top 7 actual:

Benfica 39 pontos.
Sporting 38 pontos.
Pontinha 28 pontos.
Alverca 27 pontos.
Belenenses 27 pontos.
Amadora 24 pontos.
Leiria 23 pontos.

Leiria Vs Top 6:

Pontinha 3 - 2 Leiria (2ª jornada).
Leiria 1 - 2 Sporting (5ª jornada).
Amadora 1 - 2 Leiria (6ª jornada).
Benfica 1 - 0 Leiria (7ª jornada).
Belenenses 3 - 0 Leiria (9ª jornada).
Leiria 3 - 1 Alverca (10ª jornada).
Leiria 0 - 2 Pontinha (13ª jornada).

Convocatória Portuguesa de Sub-20:

Sporting: Bruno Pereirinha, Daniel Carriço e Rui Patrício.
Olivais e Moscavide: André Marques, Pedro Celestino e Fábio Paím.
Estoril Praia: David Caiado e Zezinando Correia.
Barreirense: Tó Mané.
Real de Massamá: Paulo Renato.

FC Porto: Ventura.
Tourizense: Steven Vitória e Zéquinha.
Portimonense: João Pedro e Nuno Coelho.
Braga: Bruno Gama.
Covilhã: Igor Araújo.

Benfica: Pedro Correia.


Pelo 2º mês consecutivo Cristiano Ronaldo é o jogador do mês na Premiership.

"The Portugal international becomes the first player in almost 10 years to claim the award for a second month in a row after a fruitful end to 2006 which saw the 21-year-old score seven goals in just six Barclays Premiership appearances.

Ronaldo grabbed the goalscoring limelight with the third in United's 3-1 victory against neighbours Manchester City, two more in the 3-0 win at Aston Villa, and further braces in the home successes against Wigan Athletic (3-1) and Reading (3-2).

The gifted winger's magnificent seven took his tally for the season in the league to 12, where he now sits just a solitary goal behind Chelsea's Didier Drogba in the race for the Barclays Premiership Golden Boot.

He also becomes only the third player in Premier League history to win consecutive awards, and the first in almost a decade since Dennis Bergkamp picked up successive gongs in August and September 1997.

Liverpool striker Robbie Fowler was the only other player to achieve this feat in December 1995 and January 1996
"



André Figueiredo

7 Comments:

At 17:30, Blogger Unknown said...

André,

interessante a convocatória para este estágio de observação. Sobretudo tendo em conta que em Maio há um torneio de Toulon e que em Julho haverá Mundial.

http://www.fpf.pt/scriptnews/view/show.php?id=4020

Confirma-se que a colocação de sub-19 a jogar entre os seniores é susceptível de abrir portas para a Selecção sub-20. Seria muito interessante colocar o João Martins, o André Pires ou o João Gonçalves a rodar num clube sénior...

 
At 19:10, Blogger ACF said...

"interessante a convocatória para este estágio de observação. Sobretudo tendo em conta que em Maio há um torneio de Toulon e que em Julho haverá Mundial."

Interessante? Fantástica, um sucesso retumbante diria eu.

"Confirma-se que a colocação de sub-19 a jogar entre os seniores é susceptível de abrir portas para a Selecção sub-20."

Sem dúvida.

"Seria muito interessante colocar o João Martins, o André Pires ou o João Gonçalves a rodar num clube sénior..."

Penso que seria um empréstimo prematuro. Lá porque o Bruno Pereirinha lidou bem com a situação isso não é garantia que o Fábio Paim vá ter uma evolução semelhante, é demasiado cedo para se tirar conclusões sobre o empréstimo de Juniores. De qualquer maneira eu não acredito que vá sair mais algum junior até ao final da época.

No final do ano alguns serão emprestados e penso que essa experiência será benéfica (desde que sejam emprestados ao clube certo) e permitirá aos atletas evoluirem para possivelmente regressarem 12 meses depois.

Quando se fizer a triagem após este estágio tenho algumas dúvidas que o Tó Mané e o Paulo Renato fiquem no grupo de Rui Caçador.

Se o Martins, Pires e Gonçalves sairem por empréstimo isso poderia comprometer seriamente aos nossas chances de ser campeões mas poderia abrir as portas ao Diogo Amado e Diogo Rosado de darem um pulinho aos Sub-19 Leoninos o que enfraqueceria os Juvenis mas poderia acelarar o desenvolvimento de um lote de Juvenis A e daria mais hipóteses ao Adrien, Yannick e Rui Lopes. Mas não vale a pena especular porque isso não vai acontecer e não vale a pena colocar a excessiva pressão nos atletas de terem de actuar 2 anos acima do seu escalão.



André Figueiredo

 
At 19:44, Blogger Unknown said...

André,

"tenho algumas dúvidas que o Tó Mané e o Paulo Renato fiquem no grupo"

Não vejo porque seria o Paulo Renato afastado: foi titular no Europeu e gostei particularmente de o ver jogar. Não se perfilam, além do Daniel Carriço, grandes opções para a sua posição...

Já o Tó Mané compreenderia... embora ache que o Paulo Bento discordaria da convocação do Diogo Tavares. De qualquer forma, continuo sem perceber poque não se produz um avançado de nível semelhante aos médios e extremos que são formados em Portugal.

Gostava muito que o Sporting emprestasse o André Pires e o João Martins. Para estes 2, o escalão competitivo acima está apenas a 6 meses de distância... e, como referiste, isso permitiria (pelo menos) ao Diogo Amado jogar num ambiente que o obrigaria a apurar mais as suas capacidades. Parece-me que neste momento, nos juvenis, está a estagnar.

Tinha sugerido o mesmo (jogar nos juniores) para o Rosado, mas na verdade ele ainda denota alguma inexperiência competitiva, pelo que duvido que tivesse capacidade para dar esse salto já.

Mas o mais importante: o Adrien. Até era capaz de arriscar que tem, neste momento, maturidade competitiva para jogar nos seniores. Talvez fosse exigir demasiado... mas o que não pode acontecer é ficar sem jogar. Um jogador com o seu talento tem de jogar sempre.

 
At 22:06, Anonymous Anónimo said...

Não te esqueças que treinar (com qualidade) é tão ou mais importante que competir. Os colegas do adrien quando na equipa adversária durante os treinos são mais fortes do que qualquer outros que ele possa apanhar nos jogos do campeonato de juniores. É esse trabalho diário que é decisivo para o desenvolvimento de um jogador

 
At 22:13, Blogger João Faria said...

André como avaliarias o trabalho do Jean Paul?

 
At 22:18, Blogger ACF said...

O Adrien Silva se mantiver a humildade, ética de trabalho e ambição que tem tido até agora acredito que é uma questão de tempo até aparecer nos seniores, seja amanhã ou daqui por 18 meses. É realmente um rapaz que combina talento e forte personalidade em igual medida, não acredito que alguma vez fique deslumbrado ou ceda sob pressão. Acredito que pode ser outro na veia de João Moutinho. Mas para lá chegar tem que estabelecer microciclos, objectivos a curto prazo para serem conquistado um após outro até atingir todas as suas ambições através de muito trabalho e dedicação à sua arte.

Eu sinceramente só olho para as qualidades de um jogador até certo ponto, a partir de certa altura estou mais interessado em ver que espécie de caracter tem esse jogador. O Sporting até podia não ter os melhores jogadores, mas o esforço todo que é empregue na formação destes jovens para que venham a ser pessoas sérias e de caracter forte também tem repercusões positivas a longo prazo porque eu não acredito que pessoas estúpidas ou sem caracter consigam jogar ao mais alto nível.

Penso que independentemente de os titulos de formação aparecerem ou não a médio prazo, acredito que o Sporting vai continuar a produzir atletas que vão dar muitas alegrias desportivas ao clube, e socialmente terão um impacto positivo na juventude da nossa nação que tanto necessita de bons exemplos.

Um atleta que conquiste titulos na formação não é garantido que venha a ser um grande profissional, tal como aquele que poucos conquista não quer dizer que não venha a ser um grande campeão. O Moutinho se não estou em erro só foi campeão de juniores (jogou metade da época de Juniores 04/05) e fora isso não ganhou mais nenhum titulo nacional, mas hoje em dia dá para ver o sucesso que ele é.
Muitas vezes o esforço de uma equipa técnica de Iniciados só se sente 5-6 anos depois quando o produto final chega aos seniores, e eu vejo nos vários escalões uns rapazes que me enchem de orgulho e não somente porque sabem dar uns chutos na bola.



André Figueiredo

 
At 22:40, Blogger ACF said...

"André como avaliarias o trabalho do Jean Paul?"

Não o avalio porque não ando atrás dele para ver o que ele anda a fazer, nem tenho nada a ver com isso. Mas posso dizer que é das pessoas no Sporting que melhor me recebeu, é uma pessoa educada, humilde e pela qual tenho muito respeito.

Nas deslocações fora de Alcochete vejo o Professor Jean-Paul muitas vezes na Pontinha, Loures, Estoril, etc. Parece uma pessoa muito dedicada às suas funções.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home