Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, janeiro 07, 2007

Estrela da Amadora 0 - 2 Sporting



Poesia em movimento

Luís Resende e André Sousa

William Carvalho

William Carvalho 2

William Carvalho substitui André Martins

Filipe Paiva, Diogo Viana, Pedro Mendes, Diogo Amado

Diogo Rosado

Michael Santos

Pedro Miranda

Após 21 dias de repouso era finalmente chegada a hora de descobrir como seriam capazes de reagir os jovens leões após terem sido batidos pela primeira vez na última jornada frente ao Benfica. Pela frente na sua caminhada de regresso às vitórias tinham um osso muito duro de roer, um Estrela da Amadora que estava em 4º lugar na tabela, e não tinha sido pêra doce para os Sportinguistas aquando da sua visita a Alcochete na 4ª jornada. Desde o inicio do ano a equipa da Amadora tinha sido reforçada com o empréstimo de 6 meses de 3 "excedentes" dos Juvenis Benfiquistas, e nesta ocasião os emprestados ponta-de-lança Fábio Santos, lateral dextro Tiago Santos e o lateral canhoto André Silva estiveram todos os 3 nos convocados do Mister Rui Neves. O Central Mário Veloso capitaneou os seus colegas, enquanto o interior esquerdo Carvalho envergou a braçadeira de Sub-Capitão. O Sporting alinhou no seu habitual 4-1-2-3 com muitas caras já conhecidas com apenas a semi-novidade de Filipe Paiva na lateral direita, no banco apenas registar a presença do lateral/ala canhoto dos Juvenis B "Marinho" (AKA "Mário Rui") e do jovem William Carvalho. Os Capitães foram Diogo Amado e André Martins.

O Sporting entrou decidido a depressa resolver o puzzle Amadorense, tentando rapidamente perceber qual a real capacidade defensiva do seu oponente, e qual o seu potencial ofensivo. Nos primeiros 15 minutos a contenda foi equilibrada, com o Sporting a apostar em ambos os seus flanqueadores Diogo Viana e Luís Andrade (ambos estiveram em bom plano exibicional) enquanto os anfitriões depositavam as suas ambições no flanqueador canhoto "Estalagem" e no avançado centro Fábio Santos a explorar o corredor esquerdo, os 2 últimos fizeram várias trocas posicionais ao longo do jogo numa tentativa de confundir Filipe Paiva (teve muito trabalhinho) e Pedro Mendes.
Aos 14 minutos o extremo Diogo Viana fez um passe que deu ao desmarcado Nº9 Wilson Eduardo a chance de facturar o seu 9º golo da época para delírio dos seus colegas, da equipa técnica, e dos adeptos leoninos nas bancadas. O Amadora não sentiu em demasia este "soco na barriga" e voltou ao jogo decidido a mostrar que tinha argumentos para dar a volta ao marcador, mas apesar da boa vontade de ambas as equipas o jogo manteve-se muito equilibrado durante a 1ª parte. O Sporting atacava mais, mas apesar de um meio campo muito sólido, e de um ataque mais bem oleado do que noutras jornadas, a verdade é que a defesa Leonina na 1ª parte esteve algo confusa, deixando algum espaço a mais entre os seus centrais e o trinco Diogo Amado.

O Amadora defendia bem, os seus médios Carvalho e David Pinto exibiram alguns pormenores interessantes, e tentavam na medida do possível apoiar os seu trio de ataque, mas o ataque Amadorense esteve mais previsível que o do Sporting e menos pressionante. É justo dizer que o Amadora esteve alguns furos abaixo do que seria de esperar, mas por outro lado os Leões estiveram já alguns furos acima daquilo que tinham exibido nas últimas 4 jornadas, mesmo após 3 semanas de "hibernação" os comandados de Luís Dias não exibiram qualquer "ferrugem" competitiva, e mesmo nos últimos minutos evidenciavam grande frescura física.

O jogo prosseguiu a um ritmo médio-alto em que ambas as equipas obtiveram chances de golos através de jogadas de livres-directo frontais. Em busca de brechas na defesa Leonina o acutilante "Estalagem" (o melhor em campo da equipa anfitriã) agora trocava de flanco com Tiago Santos, e vinha para a direita numa tentativa de penetrar a jurisdição de Michael Santos. Michael parece definitivamente estar de volta às boas exibições, não deslumbrou, mas fez um bom jogo, como é seu hábito não correu grandes riscos na altura de defender, mas quando teve que defender voltou a mostrar o seu excelente toque de bola, e ainda atacou o suficiente para ajudar Diogo Viana (e mais tarde "Marinho").

Aos 36 minutos o Sporting demonstrou que neste jogo os seus médios e atacantes estavam definitivamente sincronizados, após um belo passe do criativo Diogo Rosado o Sporting através de Wilson Eduardo (10º golo da época) ampliou o score para 2-0 a favor dos visitantes. Chegado o minuto 60 Diogo Viana tem uma jogada fantástica em que finta 4 adversários pelo meio do terreno para entrar na área, mas para fugir ao último defesa descai muita para a esquerda e fuzila somente a rede lateral. Na 2ª parte o trio de ataque do Sporting fez as suas habituais trocas posicionais inclusive um em que Wilson Eduardo exibindo a mobilidade que lhe é reconhecida tinha descaído para a ala esquerda e dai cruzou para Luís Andrade (muito apoiado pelos adeptos) que falhou o remate na hora decisiva.

Entre várias substituições o destaque terá que ser necessariamente para a entrada do jovem William Carvalho que substituiu o interior direito André Martins, destaque para a juventude do médio estreante que ainda é Iniciado A. O benjamim jogou a médio-interior, alternando entre a esquerda e direita consoante Diogo Rosado mudava de posição, fisicamente muito possante, não correu grandes riscos, mas não teve receio de ter a bola em seu poder, simplificou sempre que possível endossando a bola com segurança, e integrou-se sem problemas na equipa. O Keeper Sportinguista Pedro Miranda esteve como é seu costume muito concentrado, e nunca complicando as defesas mais fáceis, não se pode dizer que tenha tido muito trabalho neste jogo. Ao longo do jogo esteve sempre muito interventivo alertando os colegas em relação às movimentações dos adversários, e audivelmente incentivava os seus companheiros.

O Mister Rui Neves nos segundos 40 minutos injectou alguma frescura física ao colocar em campo Tiago Dores e André Silva nas alas, e Torrão na frente de ataque, mas o esforço foi infrutífero pois o rumo do jogo manteve-se inalterado, existia ainda algum equilíbrio, mas a partir do 2º golo Leonino o Sporting foi lentamente ganhando a confiança que o Amadora a pouco e pouco ia perdendo. Por volta do minuto 70 os anfitriões finalmente quebraram animicamente e foi neste período que o Sporting revelou algum ligeiro domínio na posse do esférico e construção de jogadas perigosas.

O Juvenil B Marinho (lateral esquerdo) entrou para substituir Diogo Viana e jogou como extremo esquerdo, e não complicou. Não mostrou o fulgor de outras ocasiões a atacar mas por esta altura o Sporting limitava-se a gerir o jogo perante um adversário vencido, e a atacar com segurança, mesmo assim Marinho teve a distinção de levar o único amarelo da partida. A equipa de arbitragem esteve razoável embora alguns adeptos locais assim não o tenham entendido. O jogo foi sempre disputado com grande lealdade por 2 equipas que tiveram pernas para o jogo todo e raramente fizeram tackles feios para compensar falta de pulmão. Foi um jogo agradável, jogado a um ritmo que deixou algo a desejar, mas no qual a vitória sorriu com toda justiça aos visitantes, mas onde os vencidos mostraram ter qualidade no seu plantel para fazer mais e melhor num futuro próximo.



André Figueiredo

32 Comments:

At 13:58, Blogger ACF said...

Paulo, envia-me um E-Mail para eu te enviar as 2 fotos que tirei de ti a entrevistar o Mister Rui Neves.



André Figueiredo

 
At 14:21, Anonymous Anónimo said...

O William é iniciado de 2º ano... Andas mal informado...

 
At 15:19, Blogger ACF said...

"O William é iniciado de 2º ano... Andas mal informado"

Iniciado de 2º ano a jogar pelos Juvenis A?

A informação não é da minha autoria, informei-me junto de responsáveis da formação do Sporting que me disseram no final do jogo que o William era Juvenil de 1º ano, a menos que eu tenha percebido mal. Eu nunca tinha visto o William antes porque ele não constava dos artigos no jornal Sporting sobre o plantel de Juvenis A ou B (deve ter entrado para o clube após esses artigos). Quando o vi na ficha de jogo tentei logo informar-me sobre ele, mas não tive chance de falar com o próprio jogador porque ele no final foi cumprimentar amigos na bancada.

De qualquer maneira obrigado pela correcção, mas tendo em conta a discrepância entre as duas informações prefiro não falar demasiado sobre o William no artigo até poder averiguar mais sobre ele, data de nascimento, clube anterior, etc, para não correr o risco de induzir ninguém em erro.



André Figueiredo

 
At 16:08, Anonymous Anónimo said...

ACHO BEM QUE TENHAS RESEVAS EM FAZERES COMENTARIOS SOBRE O WILLIAM ,POIS JA NOS HABITUASTES NOUTRAS OUCASIOES A CREDIBILISAR ESTE TEU «NOSSO»ESPAÇO.OBRIGADO POR ESSE TEU ESTAR.EU TENHO A CERTESA DE QUE NO B.I.ELE E INICIADO DE 2ANO.E JA O VI JOGAR E TREINAR COM OS NOSSOS JUVENIS B E GOSTEI MUITO DO QUE VI.ACHO QUE ESTA ALI UM DIAMANTE EM BRUTO.MAIS UMA VEZ A NOSSA PROSPECÇAO ESTA DE PARABENS,POIS TAMBEM SEI QUE CONSEGUIMOS ANTECIPARMO-NOS AOS«GALINAÇIOS» POR MILIMETROS.
NOTA:1-NAO SOU A MESMA PESSOA QUE COMENTOU PRIMEIRO PARA A IDADE. 2-TENHO DUVIDAS «INFELISMEMTE» NESSA »COISA« SAUDAÇOES L

 
At 16:28, Anonymous Anónimo said...

Agora fiquei curioso... Quem é este William Carvalho? Como e quando é que ele veio para ao Sporting?

André tu que o viste neste jogo o que achas-te?

E ja agora o anonimo que fez o comentario anterior podia deixar tambem a sua opiniao, mais aprefundada, sobre o jogador.

Saudaçoes

 
At 16:56, Blogger Unknown said...

André,

destaque também para a ilustre presença de José Rachão entre os espectadores.

 
At 18:30, Blogger ACF said...

"ACHO BEM QUE TENHAS RESEVAS EM FAZERES COMENTARIOS SOBRE O WILLIAM ,POIS JA NOS HABITUASTES NOUTRAS OUCASIOES A CREDIBILISAR ESTE TEU «NOSSO»ESPAÇO.OBRIGADO POR ESSE TEU ESTAR.EU TENHO A CERTESA DE QUE NO B.I.ELE E INICIADO DE 2ANO.E JA O VI JOGAR E TREINAR COM OS NOSSOS JUVENIS B E GOSTEI MUITO DO QUE VI.ACHO QUE ESTA ALI UM DIAMANTE EM BRUTO.MAIS UMA VEZ A NOSSA PROSPECÇAO ESTA DE PARABENS,POIS TAMBEM SEI QUE CONSEGUIMOS ANTECIPARMO-NOS AOS«GALINAÇIOS» POR MILIMETROS.
NOTA:1-NAO SOU A MESMA PESSOA QUE COMENTOU PRIMEIRO PARA A IDADE. 2-TENHO DUVIDAS «INFELISMEMTE» NESSA »COISA« SAUDAÇOES L"

Eu entendo, mas tens que perceber que tendo eu que escolher entre uma fonte "anónima", e um senhor que trabalha na formação e no qual confio, eu óbviamente terei que depositar a minha confiança nesse individuo que me olha nos olhos e me diz que é "assim e assado". Se te quiseres indentificar por E-Mail e explicar melhor essa história por mim tudo bem e até agradeço. Um miudo Sub-15 a jogar pelos Juvenis A é realmente muito interessante. Ele tem pernas longas e magrinhas, estilo Patrick Vieira, e jogou tanto a interior esquerdo como direito à medida que o Rosado mudava de posição.

Mais uma vez obrigado pela clarificação.

"Agora fiquei curioso... Quem é este William Carvalho? Como e quando é que ele veio para ao Sporting?

Nunca tinha ouvido falar dele, é possivel que seja uma contratação de inverno, ou alguém que chegou depois de Agosto. Pelo menos não consta em nenhum dos planteis Sub-17, Sub-16 e Sub-15. Infelizmente já não vejo jogos de Iniciados A desde Novembro ou Outubro portanto não sei o que se passa por lá.

"André tu que o viste neste jogo o que achas-te?"

Não deu para ver muito porque entrou como suplente, ele tem uma estampa física muito boa e assumiu tarefas de natureza mais defensiva ou de transição, não jogou mal, mas talvez estivesse um pouco nervoso. Diria que todo o meio campo e sector atacante esteve acima da média neste jogo e o William integrou-se bem na equipa num periodo em que o Sporting já revelava algum ascendente.

"destaque também para a ilustre presença de José Rachão entre os espectadores."

Pois, eu cheguei lá muito cedo e não fui para as bancadas até aos últimos minutos. Quem me deu uma boleia (eu nem com GPS dou com a Amadora) contou-me que o tinha visto por lá.



André Figueiredo

 
At 18:39, Blogger ACF said...

In Maisfutebol:

"O Internacional de Porto Alegre propôs uma parceria ao Sporting, que os dirigentes leoninos estão a estudar. O protocolo pressupõe a possibilidade de requisitar todas as épocas jovens jogadores saídos das escolas de formação do Internacional. O Sporting podia depois ficar com eles, devolvê-los à procedência ou transferi-los ficando com uma percentagem da transferência.
A notícia foi confirmada ao Maisfutebol por Geovani Luigi, vice-presidente do Campeão do Mundo. «Foi uma sugestão nossa», disse. O Internacional forma muitos bons jogadores e seria uma forma de abrir uma porta aos jovens no futebol europeu. Nós colocávamos os jogadores numa grande montra e o Sporting podia usufruir do futebol deles e até mesmo de uma percentagem numa venda. Falta a concordância do Sporting. «Falámos com o Carlos Freitas, ele mostrou boa abertura, estamos à espera de uma resposta."

Interessante. Os meus amigos no Brasil todos afirmam que o Internacional de Porto Alegre e São Paulo têm as melhores escolas de formação.



André Figueiredo

 
At 19:38, Anonymous Anónimo said...

Confirmo que o William é iniciado. Foi contratado ao Mira-sintra. Fazem bem em por o iúdo a jogar nos juvenis, pois é o melhor para o seu desenvolvimento.

 
At 19:59, Blogger ACF said...

João, quando é que ele veio do Mira-Sintra? Ele não tem sido convocado para os Iniciados A portanto assumo que é um reforço recente. Jogou alguns minutos pelos Juvenis B?



André Figueiredo

 
At 21:15, Anonymous Anónimo said...

o jogo do bruno simoes e do pedro mendes?que tantno tinham deixado a desejar contra o slb!como foi andre?

 
At 21:37, Blogger ACF said...

"o jogo do bruno simoes e do pedro mendes?que tantno tinham deixado a desejar contra o slb!como foi andre?"

O Pedro Mendes esteve melhor (ele não esteve num momento de forma brilhante VS Loures, Odivelas e SLB), mas a verdade é que toda a equipa esteve melhor comparada com os jogos mais recentes, portanto foi uma subida colectiva. O Pedro Mendes e o Diogo Rosado são ambos jogadores em construção, é preciso ter paciência pois ambos estão no bom caminho mas até lá chegaram podem ter jogos mais ou menos felizes.

Apareceu muita gente após o jogo com o Benfica a dizer que o Pedro Mendes não jogava nada, desenganem-se pois já o vi quando está em forma e pode não ser um jogador que esteja sempre em jogo mas quando é preciso está lá sempre o seu contributo. Julgem sempre o jogador e não o seu momento de forma.

O Bruno Simões esteve ao seu nível, é um jogador muito regular, mesmo nos jogos em que a equipa joga mal devido a problemas fisicos ou por ter um adversário mais rijo mesmo assim o Bruno é dos menos maus. Ele ou joga bem ou joga menos mal, mas é sempre dos mais consistentes, mais regular do que ele só o Pedro Miranda que também é muito certinho. Ao contrário daquilo que tu dizes eu não achei que o Bruno Simões tivesse deixado muito a desejar vs Benfica, foi um naufrágio colectivo nos últimos 60 minutos perante uma equipa que está num excelente momento de forma VS um Sporting que na 11ª, 12ª, 13ª e 14ª jornada esteve francamente abaixo do seu verdadeiro valor.

Mas quero deixar um alerta, não comparem este jogo com o do SLB porque o Amadora não tem má equipa mas não achei que tivessem puxado muito pelo Sporting. É fácil dizer que os juniores ontem não pareciam ter grandes pernas vindos do Natal e dizer que os Juvenis estiveram muito fresquinhos porque na realidade o Casa Pia matou-se em campo contra os Juniores enquanto o Amadora tendo mais argumentos que o Casa Pia pode-se dizer que foram uma decepção pois podem fazer bem mais do que aquilo que jogaram hoje.

P.S. Gosto sempre de ver jogar o Luís Andrade, é um miudo com muita raça e personalidade.



André Figueiredo

 
At 22:19, Anonymous Anónimo said...

Veio à cerca de 1 ou 2 meses.

 
At 22:20, Anonymous Anónimo said...

Entao e o Diogo Viana e o Andre Martins que pelo que me disseram sao jogadores cruciais!Andre que dizes?

 
At 22:34, Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que gostas sempre de ver jogar o Luis Andrade...

Mas espera... esse não é aquele que tu comentas-te que parecia uma criança que tinha invadido o campo... que era muito pequeno e não jogava nada... lembras-te?

Como as coisas mudam...

 
At 22:40, Anonymous Anónimo said...

Alto lá, não critiquem o nosso André. O Blog é muito bom, ele esforça-se bastante para nos dar informação e também está a aprender.

Talvez um dia até possa chegar a jornalista a sério, agora é apenas um curioso da bola!

 
At 23:01, Blogger ACF said...

"Veio à cerca de 1 ou 2 meses."

Obrigado.

"Entao e o Diogo Viana e o Andre Martins que pelo que me disseram sao jogadores cruciais!Andre que dizes?"

O Diogo Viana agora tem jogado com bastante regularidade (4 jogos seguidos) portanto está cada vez mais entrosado com os colegas, achei que o tridente atacante hoje esteve muito bem, o Diogo era daqueles que até agora me tinha mostrado menos, mas pouco a pouco está a subir de forma e cada vez mais confortável, parece ser um jogador que combina muito bem com Wilson Eduardo porque o Wilson gosta muito de vir para o flanco e o Diogo não joga mal quando muda para o centro embora actue nessa posição de maneira diferente de WE9.

O André Martins é dos meus jogadores favoritos no plantel, mais do que qualquer outra coisa eu aprecio regularidade, consistência e o André Martins tal como o Luís Andrade são ambos jogadores com os quais se pode sempre contar pois raramente jogam abaixo de um certo nível exibicional. O André é polivalente, já o vi jogar em 3 posições diferentes esta época, trinco, interior-direito e Nº10, bom jogador, não faz exibições brilhantes mas nunca joga mal. Por vezes mais do que talento é preciso ter caracter e mentalidade competitiva e maturidade, existe ali um lote de 6 jogadores que qualquer um deles poderia envergar a braçadeira sem qualquer problema.

"Ainda bem que gostas sempre de ver jogar o Luis Andrade... Mas espera... esse não é aquele que tu comentas-te que parecia uma criança que tinha invadido o campo... que era muito pequeno e não jogava nada... lembras-te?"

Claro que me lembro de dizer que ele era pequenino. Por alguma razão lhe chamam Luizinho. Dizes que eu disse que o Luís Andrade "não jogava nada"? Olha disso não me lembro minimamente, se o disse então sou muito estupido tendo em conta o valor do atleta. Lembro-me de dizer muita coisa sobre o Luís, mas não me lembro de uma única vez o criticar. Agradecia se me puderes elucidar em relação a isso e já agora uma citação.



André Figueiredo

 
At 00:51, Blogger Unknown said...

André,

alguma informação sobre o jogo de iniciados? Vi no site do Sporting que um jogador que se destacou na época passada no torneio de infantis da Pontinha marcou os 2 golos contra o Real em Massamá: Ricardo Esgaio. Algum comentário?

 
At 01:11, Blogger ACF said...

O jogo de iniciados decorreu na mesma altura em que eu estava no Monte da Galega a ver os Juvenis portanto não vi esse jogo. Segundo li no texto de Jorge Vicente foi a estreia do Ricardo Esgaio no campeonato. O Mister Luís Gonçalves é um excelente treinador, tenho toda a confiança nas suas opções e acho que quem tem acompanhado o seu trajecto nos Iniciados desde 2002 decerto partilhará da minha opinião.

Já não vou a um jogo de Iniciados desde 19 de Novembro, mas na 19ª jornada quero ir com eles ao Seixal. Já começo a ter saudades do Tiago Cerveira, Miguel Serôdio, André Oliveira, João Santos, Danilo Serrano (ainda na Terça estive a falar com o seu antigo treinador), Daniel Pereira, Diogo Freitas, etc, etc, etc.



André Figueiredo

 
At 11:52, Anonymous Anónimo said...

Tenho seguido atentamente a série C do Nacional de Juvenis, e, também um pouco os juniores neste caso do sporting, clube pelo qual nutro mais simpatia, tenho acompanhado desde alguns anos o futebol nas camadas jovens especialmente os jovens que este ano são sub-18, e os que são sub-17, tenho seguido entre outros sites e publicações o teu, vi a generalidade dos jogos dos Juvenis A, alguns dos Juniores, e sempre que posso do Benfica e do Estrela especialmente quando o Sporting joga mais longe.
Sobre a tua análise a este jogo, e algumas considerações que vens fazendo ao plantel vou juntar a minha opinião para que possas reflectir.
O sporting não denotou melhor frescura física, fez uma segunda parte pior do que a primeira, jogou em contra-ataque e até podia ter facturado tem na sua frente de ataque um jogador de seu nome Wilson, com uma velocidade para a qual os defesas do estrela não tinham argumentos.
O Wilson tem sido determinante na campanha desta equipa de Juvenis do Sporting tem marcado em alturas cruciais, quando muitas vezes a equipa não está a funcionar.
André Martins é o jogador que mais corre no meio do Sporting neste momento, já a sua entrada no jogo anterior frente ao Benfica evitou males piores que o resultado verificado.
Diogo Amado preocupa-me é essencial, a mesma garra de sempre, muita força, alguma violência quando não atinge os objectivos por falta de velocidade.É um excelente jogador, sem ele o Wilson e o André Martins em forma, entre outros o Sporting não tem equipa ser campeão este ano. Na segunda parte com a entrada do 7 do estrela um miudo que penso já ter visto em épocas anteriores no Belenenses e o Silva que veio do Benfica, veio relevar mais as defeciências do lateral direito que o Sporting apresentou para este jogo, Filipe Paiva penso que é central da equipa B, não tem pés para mais e não tem pulmão, quando sobe que é raro é muito lento a recuperar, violento na primeira parte, deveria ter visto o amarelo, teve dificuldades com o estalagem como com o Fábio Santos, com o 7 do estrela e o silva a subir foram sistemáticamente ultrapassados tanto ele como o Luis Andrade que procurou fechar o flanco valeu as dobras constantes de Diogo Amado e Pedro Mendes.Aliás sobre esta posição faz-me alguma confusão e penso que está a trazer instabilidade à equipa são demasiados jogadores a passarem e na sua generalidade a desempenharem mal, a té porque estão fora das suas posições, o Paiva demonstrou mesmo que não tem capacidade fisica para fazer 80 minutos nos sub 17, é normal é sub 16 e não é lateral direito, de todos os jogadores que vi actuarem na posição não tenho duvidas que os melhores desempenhos são pertença do Luís Resende e do Frederico Oliveira, este ultimo só o vi em Loures e não percebi porque é que saiu depois do desempenho, que teve pareceu-me um jogador muito rápido com uma técnica acima da média para a posição, e que pulmão, penso que o unico lateral do sporting deste ano capaz de fazer um vai-vêm constante no seu corredor, melhor na segunda do que na primeira, fiquei na expectativa. O Resende também saiu do 11 após ter efectuado uma das melhores prestações, frente ao Beneditense em que inclusive foi determinante obtendo o dificil primeiro golo que avançados e médios não conseguiam, penso contudo que é um central que pode desempenhar esta posição mas com dificuldade em manter um ritmo elevado por muito tempo, bem como em ruperar a posição das raras vezes que integra as acções ofensivas, é um jogador inteligente ciente das suas limitações e joga muitas vezes em contenção. Micael defesa esquerdo do Sporting não consigo ver as boas exibições de que tens falado, é um jogador da selecção mas faz-me alguma confusão como, é certo que não existe ninguém que se destaque claramente nessa posição, não é um jogador rápido tem dificuldade em defender e resguarda-se, ataca pouco especialmente em jogos que não sejam fáceis, é certo que só jogou meia parte mas preferi o Silva do Estrela.Bruno Simões dos melhores elementos do Sporting é ele que discreto dá consistência à defesa do Sporting, sempre que actuou a lateral esquerdo fê-lo de forma evidentemente superior ao titular da posição. Pedro Mendes uma entrega constante, que pena não ser um pouco mais rápido.Diogo Viana está a subir penso que vem de uma situação de lesão complicada, tem que ter mais calma a solução não é sempre ir para cima do adversário, torna-se previsivel, a condição física não lho permite e perde a possibilidade de assistir bem como tem feito algumas vezes.Diogo Viana um pé esquerdo que bate bem os cantos, alguns livres mas resume-se a isso, foi servido isolado em contra-ataque mas até um jogador lento como o Romão do Estrela conseguiu recuperar posição. Não defende, não gosto um centro campista que tem causado um desgaste grande aos seus colegas de meio campo Diogo Amado, André Martins e Sousa que neste jogo não entrou. Gosto mais de ver o Wilson solto na frente ora na direita, ora na esquerda, ele precisa de um avançado centro fixo que lhe permita ter mais espaço e uma atenção menos centralizada das defesas contrárias, o unico a poder desempenhar as funções no plantel é o André Gonçalo, que saudades do Rui Fonte que estava na Bancada a ver o jogo, esta equipa ficou menos forte sem ele, até porque o colectivo, não funciona como poderia funcionar mas aí a culpa é do treinador, que lição táctica do João Couto. E depois não percebo esta fixação por jogadores de idade mais do que duvidosa (Hugo Fernandes, e este Sub-15 ) já estiveram ao pé deles, e se sobre o ultimo não me pronuncio porque vi muito pouco, o Hugo joga alguma coisa é jogador para o Sporting. Gostava de ver esta equipa a melhorar de forma a ganharmos pela quarta vez seguida o Nacional de Juvenis.
Finalizo com outra situação de apreço pelas suas prestações Pedro Miranda na baliza, temo guarda-redes.

 
At 12:07, Anonymous Anónimo said...

Diogo Rosado um pé esquerdo que bate bem os cantos, alguns livres mas resume-se a isso, foi servido isolado em contra-ataque mas até um jogador lento como o Romão do Estrela conseguiu recuperar posição

Repeti Diogo Viana quando queria dizer Diogo Rosado

 
At 12:54, Blogger Unknown said...

André,

fiz uma curta pesquisa pela internet e, aparentemente o Ricardo Esgaio jogou pelo menos uma partida pelos iniciados A, contra o Benfica em Alcochete em Novembro.

Imagino que, sendo infantil na época passada, seja ainda iniciado de 1º ano nesta época.

 
At 15:30, Blogger ACF said...

"fiz uma curta pesquisa pela internet e, aparentemente o Ricardo Esgaio jogou pelo menos uma partida pelos iniciados A, contra o Benfica em Alcochete em Novembro.

Tens toda a razão, o Ricardo Esgaio substituiu o Pedro Farinha ao intervalo nesse jogo contra o Benfica, bem tinha eu a impressão que este nome não me era estranho.

"Imagino que, sendo infantil na época passada, seja ainda iniciado de 1º ano nesta época."

Sim, pelo menos o Ricardo não consta do artigo no jornal SCP sobre o plantel de Sub-15. Quando passei pelo jornal do Sporting em Novembro perguntei se estaria para breve um artigo sobre o plantel de Iniciados de 1º ano e eles disseram que sim, que estava para breve.

"O sporting não denotou melhor frescura física, fez uma segunda parte pior do que a primeira, jogou em contra-ataque e até podia ter facturado tem na sua frente de ataque um jogador de seu nome Wilson, com uma velocidade para a qual os defesas do estrela não tinham argumentos."

O Sporting baixou de ritmo na 2ª parte mas comparado com outros jogos recentes achei que tiveram mais pulmão e souberam controlar melhor o jogo quando o tinham na mão. É importante realçar que o Estrela não puxou muito pelo Sporting nem o obrigou a grandes correrias que pudessem expor alguma falta de condção física, mas se forem a comparar este jogo com o da 13ª jornada quando alguns dos jogadores tinham vindo de estágios nas seleções Sub-17 então não existe comparação possível. Concordo que jogaram em contra-ataque e na minha opinião acho que esse estilo de jogo lhes serviu bem, no passado esta equipa demonstrou alguma lentidão nas transições, mas achei que ontem estiveram muito melhor nesse aspecto e penso que o André Martins foi um elemento importante.

"O Wilson tem sido determinante na campanha desta equipa de Juvenis do Sporting tem marcado em alturas cruciais, quando muitas vezes a equipa não está a funcionar.
André Martins é o jogador que mais corre no meio do Sporting neste momento, já a sua entrada no jogo anterior frente ao Benfica evitou males piores que o resultado verificado."

O André é um grande jogador e com ele a equipa ganha mobilidade e velocidade na circulação de bola.

"Diogo Amado preocupa-me é essencial, a mesma garra de sempre, muita força, alguma violência quando não atinge os objectivos por falta de velocidade.É um excelente jogador, sem ele o Wilson e o André Martins em forma, entre outros o Sporting não tem equipa ser campeão este ano."

Concordo plenamente que o Diogo Amado não é um jogador rápido, e não tem feitos exibições fabulosas, mas também sou da opinião que ele rende mais a jogar mais adiantado e o André Martins pode perfeitamente jogar a trinco.
Quanto ao resto prefiro não opinar senão já sei que vou receber mensagens anónimas a dizer que eu destabilizo a equipa.

"Na segunda parte com a entrada do 7 do estrela um miudo que penso já ter visto em épocas anteriores no Belenenses e o Silva que veio do Benfica, veio relevar mais as defeciências do lateral direito que o Sporting apresentou para este jogo, Filipe Paiva penso que é central da equipa B, não tem pés para mais e não tem pulmão, quando sobe que é raro é muito lento a recuperar, violento na primeira parte, deveria ter visto o amarelo, teve dificuldades com o estalagem como com o Fábio Santos, com o 7 do estrela e o silva a subir foram sistemáticamente ultrapassados tanto ele como o Luis Andrade que procurou fechar o flanco valeu as dobras constantes de Diogo Amado e Pedro Mendes."

Concordo com tudo, mas diga-se de passagem que o Estalagem não é mau jogador. O Filipe Paiva é Juvenil B e não parece estar rotinado ou ter compleição física ou capacidade atlética para jogar como um verdadeiro lateral, fez o seu melhor, mas não parece render muito naquela posição. Comparado com o Michael Santos obviamente que o Filipe Paiva não sobe tanto. O melhor LD que vi esta época é bem capaz de ter sido o Cedric Soares que jogou a lateral e jogou bem. O 7 era o Tiago Dores. O Pedro Mendes não é o central indicado para fazer as dobras.

"Aliás sobre esta posição faz-me alguma confusão e penso que está a trazer instabilidade à equipa são demasiados jogadores a passarem e na sua generalidade a desempenharem mal, a té porque estão fora das suas posições, o Paiva demonstrou mesmo que não tem capacidade fisica para fazer 80 minutos nos sub 17, é normal é sub 16 e não é lateral direito, de todos os jogadores que vi actuarem na posição não tenho duvidas que os melhores desempenhos são pertença do Luís Resende e do Frederico Oliveira, este ultimo só o vi em Loures e não percebi porque é que saiu depois do desempenho, que teve pareceu-me um jogador muito rápido com uma técnica acima da média para a posição, e que pulmão, penso que o unico lateral do sporting deste ano capaz de fazer um vai-vêm constante no seu corredor, melhor na segunda do que na primeira, fiquei na expectativa. O Resende também saiu do 11 após ter efectuado uma das melhores prestações, frente ao Beneditense em que inclusive foi determinante obtendo o dificil primeiro golo que avançados e médios não conseguiam, penso contudo que é um central que pode desempenhar esta posição mas com dificuldade em manter um ritmo elevado por muito tempo, bem como em ruperar a posição das raras vezes que integra as acções ofensivas, é um jogador inteligente ciente das suas limitações e joga muitas vezes em contenção."

Creio que o Luís Resende é bem capaz de ter sido o LD mais utilizado esta época, mas por lá já passaram o Resende, Vasco Oliveira, Frederico Oliveira, Paiva, Cedric Soares e talvez mais algum que agora me esteja a esquecer. O Resende é central de raiz. Também não percebo muito bem esta troca de jogadores na direita, creio que na esquerda só utilizaram 2 e no eixo penso que só lá passaram 4 mas é quase sempre Michael, Bruno Simões e Pedro Mendes, na direita é que nunca se sabe, por isso é que refiro ao titular dessa posição com uma semi-novidade.

"Micael defesa esquerdo do Sporting não consigo ver as boas exibições de que tens falado, é um jogador da selecção mas faz-me alguma confusão como, é certo que não existe ninguém que se destaque claramente nessa posição, não é um jogador rápido tem dificuldade em defender e resguarda-se, ataca pouco especialmente em jogos que não sejam fáceis, é certo que só jogou meia parte mas preferi o Silva do Estrela."

Não concordo, o Michael pode não estar num momento de forma brilhante mas no inicio da época era dos jogadores mais consistentes e não me surpreende que seja quase sempre titular, normalmente até é dos que ataca mais, o controle de bola dele não é mau mesmo quando pressionado consegue recuperar bolas que parecem perdidas, e não o considero lento embora um jogador como Marinho talvez seja mais rápido.

"Bruno Simões dos melhores elementos do Sporting é ele que discreto dá consistência à defesa do Sporting, sempre que actuou a lateral esquerdo fê-lo de forma evidentemente superior ao titular da posição. Pedro Mendes uma entrega constante, que pena não ser um pouco mais rápido."

O Bruno Simões é um excelente jogador, não tenho nada a apontar-lhe. O Pedro Mendes é razoavel no jogo aéreo, mas nas últimas jornadas tinha sido dos jogadores em pior forma, é um jogador discreto, mas complementa bem o Simões (todas as duplas de centrais nas camadas jovens Leoninas são equilibradas; Carriço-Lança, Simões-Mendes, Oliveira-Serôdio), se fossem a julgar o Mendes pelo que fez Vs Benfica talvez pudessem pensar que é fraco mas acreditem que quando está em forma ele joga muito mais. É um jogador alto e tal como o Diogo Rosado demonstra alguma falta de equilibrio ou cordenação mas é tudo uma questão de tempo pois a puberdade nunca é fácil para estes jogadores.

"Diogo Viana está a subir penso que vem de uma situação de lesão complicada, tem que ter mais calma a solução não é sempre ir para cima do adversário, torna-se previsivel, a condição física não lho permite e perde a possibilidade de assistir bem como tem feito algumas vezes.Diogo Rosado um pé esquerdo que bate bem os cantos, alguns livres mas resume-se a isso, foi servido isolado em contra-ataque mas até um jogador lento como o Romão do Estrela conseguiu recuperar posição. Não defende, não gosto um centro campista que tem causado um desgaste grande aos seus colegas de meio campo Diogo Amado, André Martins e Sousa que neste jogo não entrou."

Eu penso que jogadores com a estampa física do Diogo Rosado e que tenham a sua capacidade técnica são raros, não estou a dizer que está ali um Cristiano Ronaldo em potência, mas deixem este jovem evoluir com calma, ele já esta época marcou 2 golos de livre directo com o seu pé esquerdo que foram "deliciosos". Concordo que ele não defende muito e é mais uma razão pela qual os outros 2 elementos do miolo têm que ser muito bem escolhidos porque senão o Amado fica sobrecarregado com tarefas de marcação e o DA6 não é um jogador veloz. O Rosado no futuro até pode vir a descobrir que a sua verdadeira posição não é no miolo. Concordo que terá que assumir mais as despesas defensivas pois hoje em dia um médio que não sabe defender não tem grande futuro no futebol profissional.
O Viana sem dúvida tem vindo a subir de forma e está cada vez mais crucial para a equipa que necessita de um "titular" para a ala esquerda pois ainda é muito cedo para "servirem" o Januário Jesus, e neste momento o Diogo Viana é mais jogador que o Janu, daqui por um ano a estória talvez seja outra.

"Gosto mais de ver o Wilson solto na frente ora na direita, ora na esquerda, ele precisa de um avançado centro fixo que lhe permita ter mais espaço e uma atenção menos centralizada das defesas contrárias, o unico a poder desempenhar as funções no plantel é o André Gonçalo, que saudades do Rui Fonte que estava na Bancada a ver o jogo, esta equipa ficou menos forte sem ele, até porque o colectivo, não funciona como poderia funcionar mas aí a culpa é do treinador, que lição táctica do João Couto."

Não gosto de ver o Wilson Eduardo na ala esquerda embora tenha combinado bem com o Diogo Viana neste último jogo, o Wilson tem mais mobilidade que o André Gonçalo mas prefiro ver estes 2 a actuar num 4-4-2 ou 4-1-3-2 para que ambos joguem no meio (Gonçalo mais fixo e a ser "servido" por Wilson).
O Wilson na esquerda, e o André Martins e Pedro Miranda no banco para mim foram 2 equívocos no jogo contra o Benfica, mas não foi por isso que perdemos o jogo, perderam porque o Benfica estava melhor e nós tivemos um Dezembro muito fraquinho. Em relação a certos jogadores não terem jogado Vs Benfica, isto levanta a questão, será que o Sporting queria ganhar este jogo tanto quanto o Benfica queria? Talvez outras questões fossem mais importantes para a equipa técnica, tais como dar minutos a outros jogadores com potencial. Muitos adeptos não irão compreender essas opções, mas talvez no final da época sejam esses os primeiros a agradecer ao treinador.

"E depois não percebo esta fixação por jogadores de idade mais do que duvidosa (Hugo Fernandes, e este Sub-15 ) já estiveram ao pé deles, e se sobre o ultimo não me pronuncio porque vi muito pouco, o Hugo joga alguma coisa é jogador para o Sporting. Gostava de ver esta equipa a melhorar de forma a ganharmos pela quarta vez seguida o Nacional de Juvenis.
Finalizo com outra situação de apreço pelas suas prestações Pedro Miranda na baliza, temo guarda-redes."

Em todos os planteis existem vários Guarda-Redes e em todos eles existe sempre um que dá mais garantias do que os outros, para mim nos Juvenis é o Pedro Miranda. Se a equipa técnica em 14 jogos dá 7 jogos a um e 7 a outro isso quer dizer que têm toda a confiança no potencial dos 2, ninguém melhor que a equipa técnica sabe o real valor dos seus atletas, eu apenas posso comentar a performance de um atleta num jogo, ou o momento de forma desse atleta, sobre o valor e potencial de um jogador nada posso dizer pois não sou eu que os vê treinar ao longo da semana.



André Figueiredo

 
At 17:20, Anonymous Anónimo said...

Andre, o e-mail do DJ é desportojovem@netcabo.pt ou jornaldesportojovem@netcabo.pt?

Paulo

 
At 17:23, Blogger ACF said...

desportojovem@netcabo.pt é o E-Mail do Senhor Francisco Carmezim.



André Figueiredo

 
At 17:25, Anonymous Anónimo said...

Muito Obrigado. Continua o excelente trabalho que desenvolves no teu blog.

Paulo

 
At 18:02, Anonymous Anónimo said...

boa noite, costumo acompanhar o teu blog andre. devido a falta de oportunidade e trabalho a fazer, nunca vi um jogo desta equipa sub17 do sporting, dando prioridade aos juniores, li a tua cronica dos jogos contra pontinha, odivelas, loures e benfica, reparei que a equipa vinha a ganhar pela margem minima e acabando sempre por sofrer nos ultimos minutos, eis que o descalabre apareceu contra o benfica. parece me uma derrota um pouco pesada visto que foi em casa! no seixal empatamos, aqui acabamos por perder e pelo que parece bem, agora surgiu me a oportunidade de ir ver um jogo desta equipa e visto que moro perto aproveitei, gerando se uma enorme espectativa, como seria este jogo contra o estrela e visto que tinham perdido com o benfica(convocou 7defesas, sempre e verdade?) e 15dias de paragem, como se iria apresentar a equipa! confesso que gostei essencialmente da 1a parte, a equipa conseguiu por o jogo a seu ritmo finalizando com exito 2golos do numero 9, creio ser ser wilson eduardo, a segunda parte foi um pouco diferente da 1º, o sporting limitou se a controlar o adversario respondendo em contra- ataques venenosos, atraves do trio ofensivo. começando de trás para a frente, gostei bastante do guarda redes pedro, muito seguro e sempre a comandar a defensiva leonina, LD paiva, pelo que li joga a central na equipa sub 16, talvez nao tendo rotina de lateral direito, o michael pareceu me ser um jogador habilidoso, dos defesas com mAIS tecniCa, o bruno simoes esteve muito bem, seguro de si mesmo, nao complicou efectuando as dobras tanto a pedro mendes como michael, nao teve nenhum erro de apontar, o pedro mendes e bom jogador, principalmente no jogo aereo, e na marcaçao. o meio campo na 1º parte conseguiu criar boas jogadas, sendo superiores ao meio campo do estrela, realço a elevada estatura de diogo rosado e mais tarde william (iniciado 2ano??!), e notoria a presença dum capitao como o d.AMado, sempre disponivel para ajudar recuperando enumeras bolas, o trio da frente D.viana, wilson e luis andrade, viana jogou bem, mas pecou no individualismo, consequencia disso ouviu varias instruçoes do treinador luis dias para que tentasse soltar a bola no momento certo, esteve bem no1º golo, wilson(dos melhores em campo) bastante eficaz, 2golos, importante a responder as bolas colocadas em profundidade(mais na 2parte), luis a par de andre martins pareceu me estranho ver dois juvenis com baixa estatura, mas pelo desenrolar do jogo notei numa grande capacidade tecnica de luis e um grande jogo aereo de andre, em relaçao ao luis admirei como um jogador tao pequeno consegue ter um rendimento tao bom com jogadores com o dobro do porte fisico dele, tambem teve bem na jogada do 2º golo( luis, andre martins e diogo rosado). de realçar a estreia do iniciado!william!! e a entrada de mais um sub16, marinho onde ainda conseguiu levar o unico cartao amarelo, e por fim entrou um jogador que desconhecia e nao tive tempo para "avaliar".

 
At 19:31, Blogger ACF said...

"boa noite, costumo acompanhar o teu blog andre. devido a falta de oportunidade e trabalho a fazer, nunca vi um jogo desta equipa sub17 do sporting, dando prioridade aos juniores, li a tua cronica dos jogos contra pontinha, odivelas, loures e benfica, reparei que a equipa vinha a ganhar pela margem minima e acabando sempre por sofrer nos ultimos minutos, eis que o descalabre apareceu contra o benfica. parece me uma derrota um pouco pesada visto que foi em casa!"

Olha que se tivesse sido por 3-0 não seria um escandalo tendo em conta o principio da 2ª parte.

"no seixal empatamos, aqui acabamos por perder e pelo que parece bem, agora surgiu me a oportunidade de ir ver um jogo desta equipa e visto que moro perto aproveitei, gerando se uma enorme espectativa, como seria este jogo contra o estrela e visto que tinham perdido com o benfica(convocou 7defesas, sempre e verdade?)"

Luís Resende (central ou lateral direito)
Pedro Mendes
Bruno Simões
Michael Santos
Filipe Paiva (central ou lateral direito)
Frederico Oliveira
Vasco Oliveira (lateral direito ou trinco)

"e 15dias de paragem, como se iria apresentar a equipa! confesso que gostei essencialmente da 1a parte, a equipa conseguiu por o jogo a seu ritmo finalizando com exito 2golos do numero 9, creio ser ser wilson eduardo"

Correcto.

", a segunda parte foi um pouco diferente da 1º, o sporting limitou se a controlar o adversario respondendo em contra- ataques venenosos, atraves do trio ofensivo. começando de trás para a frente, gostei bastante do guarda redes pedro, muito seguro e sempre a comandar a defensiva leonina,"

Sim, o Pedro esteve bem, na segunda parte o quarteto defensivo também melhorou um pouco, embora por esta altura fossem menos pressionados.

"LD paiva, pelo que li joga a central na equipa sub 16, talvez nao tendo rotina de lateral direito,"

O ano passado o Filipe Paiva e o Nuno Reis eram os centrais titulares nos Iniciados A.

"o michael pareceu me ser um jogador habilidoso, dos defesas com mAIS tecniCa,"

O Michael sempre que o vejo jogar faz lembrar um pouco o Zé Castro pois têm ambos uma técnica acima da média para um defesa, o Michael tem um toque de bola interessante, muitas vezes faz cortes com a biqueira da chuteira quando a bola já parece perdida. E olha que o Michael pode jogar muito mais do que aquilo que mostrou ontem.

"o bruno simoes esteve muito bem, seguro de si mesmo, nao complicou efectuando as dobras tanto a pedro mendes como michael, nao teve nenhum erro de apontar,"

Sim, o Bruno é um atleta de grande consistência e mesmo não sendo muito rápido tem uma excelente mobilidade, muitas vezes persegue o transportador da bola para a esquerda e nessa altura ele e o Michael trocam de funções. O Bruno um central do estilo Daniel Carriço (com o devido exagero), pressiona, joga mais adiantado e menos na expectativa, e é ele quem tenta preencher os espaços entre a defesa e o Diogo Amado. Além disso é um jogador ambicioso, ganhar é bom, mas ganhar bem é melhor.

Tens que ver jogar o defesa central André Oliveira dos Iniciados, ele corta, limpa, marca, ocupa, dobra faz tudo, muito voluntarioso.

"o pedro mendes e bom jogador, principalmente no jogo aereo, e na marcaçao. o meio campo na 1º parte conseguiu criar boas jogadas, sendo superiores ao meio campo do estrela, realço a elevada estatura de diogo rosado e mais tarde william (iniciado 2ano??!)"

O Diogo deve ter um 1,85 e o Pedro Mendes deve ter ainda mais. Quanto ao William se já 3 pessoas me disseram que é Iniciado tenho que acreditar. Se apanhar o Professor Torcato ou Jean-Paul no próximo FDS vou tentar reconfirmar essa informação porque realmente é fora do habitual. Alguns jogadores fazem parte do plantel 2 escalões acima, mas jogar na equipa 2 escalões acima (e Vs o Amadora que era 4º classificado) é muito interessante. O William de cara faz-me lembrar um pouco o pugilista Ben Tackie do Ghana.

", e notoria a presença dum capitao como o d.AMado, sempre disponivel para ajudar recuperando enumeras bolas, o trio da frente D.viana, wilson e luis andrade, viana jogou bem, mas pecou no individualismo, consequencia disso ouviu varias instruçoes do treinador luis dias para que tentasse soltar a bola no momento certo,"

Sim, o Mister pede constantemente para soltarem a bola, para simplificarem as coisas, ele também corrige muito o posicionamento dos jogadores, os jogadores mais jovens precisam mais de ajuda do treinador para poderem conter um pouco o seu entusiasmo. Cada um tem o seu estilo, Luís Martins sofria mais com os jogos, Luís Gonçalves muitas vezes fica o jogo sem necessitar de dar instruções, Luís Dias fala mas transmite calma. Ser treinador nas camadas jovens é muito diferente dos seniores.

"esteve bem no1º golo, wilson(dos melhores em campo) bastante eficaz, 2golos, importante a responder as bolas colocadas em profundidade(mais na 2parte), luis a par de andre martins pareceu me estranho ver dois juvenis com baixa estatura, mas pelo desenrolar do jogo notei numa grande capacidade tecnica de luis e um grande jogo aereo de andre, em relaçao ao luis admirei como um jogador tao pequeno consegue ter um rendimento tao bom com jogadores com o dobro do porte fisico dele, tambem teve bem na jogada do 2º golo( luis, andre martins e diogo rosado). de realçar a estreia do iniciado!william!! e a entrada de mais um sub16, marinho onde ainda conseguiu levar o unico cartao amarelo, e por fim entrou um jogador que desconhecia e nao tive tempo para "avaliar".

Tens que ver um jogo do Marinho num campo em que as bancadas estejam próximas do relvado, eu vi o Marinho jogar como médio esquerdo na Pontinha onde eu estava na linha lateral, e quando ele passava por mim em velocidade com a bola parecia que eu estava dentro de um tunel de vento, o rapaz faz lembrar o "Papa Léguas", rápido, tecnicista, entusiasmante, só tem mesmo é que aprender a solta a bola e ter maior disciplina táctica.
O Wilson pode ter sido o homem do jogo mas gostei muito da prestação do André Martins e Luís Andrade, logo atrás colocaria o Bruno Simões, Diogo Viana e Michael Santos. Se não tivessem aparecido os golos eu provavelmente teria escolhido o André Martins.

O outro jogador de que falas é o Vasco Oliveira que ontem substituiu o Diogo Rosado.



André Figueiredo

 
At 19:55, Anonymous Anónimo said...

ANDRE ADMITO A TUA POSTURA EM NAO QUERER FAZER ALGUMAS ANALISES NEGATIVAS.MAS HA FACTOS POR DEMAIS EVIDENTES A QUALQUER MORTAL QUE ENTENDA O MINIMO DE FORMAÇAO.E AS VEZES E NECESSARIO DARMOS A MAO A PALMATORIA E RETEFICARMOS ALGUMAS OPCOES.VOU-TE DAR UM EXEMPLO :MISTER DIAS(TREINADOR DOS MAIS CONSEITUADOS QUE AINDA NOS RESTAM)APERCEBEU SE QUE PARA ALEM DO RESTO QUE JA FALAMOS LHE FALTAVA UM PONTA PARA SUBSTITUIR O NOSSO «RUIZINHO« E OLHOU PARA A EQUIPA B E PELO QUE TERA VISTO ENTRE TREINOS E JOGOS ESCOLHEU O JOGADOR QUE LHE DAVA MAIS GARANTIAS PARA FAZER O QUE O RUI FAZIA.ATE AQUI TUDO BEM.O ELEITO FOI UM MENINO QUE SE CHAMA HUGO(ADMIRO ESTE JOVEM PELA SUA VONTADE DE VIVER,PELA SUA RAÇA ,PELA VONTADE COM DISPUTA COM CADA ADVERSARIO CADA MILIMETRO DE TERRENO)SO POR ISSO JA MERECIA A OPORTUNIDADE QUE MISTER DIAS LHE DEU.E DISSO O NOSSO HUGO NAO SE PODE QUEIXAR,POIS DESDE O INICIO DA PRE-EPOCA QUE MISTER DIAS O COLOCOU A TREIRAR DIARIAMENTE COM A NOSSA EQUIPA A ,TENDO SEMPRE O CUIDADO DE NAO LANÇAR O MOÇO
AS FERAS,COMEÇOU POR CONVOCALO ,DANDO-LHE LENTAMENTE ALGUNS MINUTOS DE JOGO(COMEÇAMDO NOS NA BANCADA A OLHAR UNS PARA OS OUTROS COM SURPRESA/DUVIDA AO VER ESTE RAPAZ TAO ESFORÇADO E TAO.... «DEVE ESTAR NERVOSO ,COMENTOU O ALFREDO COM AR DE POUCOS AMIGOS» SO QUE ISTO FOI INDO ATE A TITULARIDADE,EM QUE AI FICAMOS TODOS ELUCIDADOS,DEVIDO AO FACTO DE TERMOS ALI DURANTE 76MIN, NUM JOGO APARENTEMEMTE FACIL,UM «MENINO CHEIO DE VONTADE A DAR MELHOR SABIA E PODIA» MAS QUE NOS OFERECEU ,*UMA MAO CHEIA DE NADA E OUTRA DE COISA NENHUMA* .....MEUS SENHORES EU ANDO AQUI A MAIS DE 30 ANOS ,ATRAS DAS CAMADAS JOVENS(RESPEITO E FAÇO UMA VENIA A TODOS VOÇES HOMENS DA FORMAÇAO QUE A MAIOR PARTE DAS VEZES SO E APENAS POR CAROLIÇE SE ENTREGAM DE ALMA E CORAÇAO AO NOSSO IDEAL SPORTINGUISTA)MAS NAO E POR AGORA QUE???? OS NOSSOS ESTIMADOS ««AMIGOS»»TEREM PARA LA UMA CASA ,ONDE ESTAO COLOCAR«RESMAS»DE RAPAZES DE TODO O UNIVERSO E ALGUNS MESMO FORA DA NOSSA GALATICA?????,QUE NOS ENVEREDEMOS PELO MESMO CAMINHO.NOS TEMOS QUE CONTINUAR A TRILHAR O NOSSO CAMINHO QUE TAO BONS FRUTOS TÊM DADO,POUCOS MAS BONS,ELES E QUEREM O RECORD DO GUINESS,NOS SIMPLESMENTE QUEREMOS AJUDAR ALGUNS JOVENS A SEREM EXCELENTES JOGARES DE FUTEBOL E EXCELENTES CIDADOES DA TERRA. POR SABERMOS QUE SE ESTAO A COMETER ALGUNS «ERROZITOS»DESTES DESDE QUE DA OUTRA BANDA SE ENTROU NA ERA ESPACIAL E QUE UM GRUPO DE AMIGOS ME PEDIU PARA VIR AQUI AO ESPAÇO GRITAR BEM ALTO «NOS PERTENCEMOS A ESTE LUGAR A QUE CHAMARAM TERRA E SOMOS VERDES»-----------««««NAO TEMOS ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA O JOVEM E HONESTO HUGO QUE PELA SUA DEDICAÇAO E RAÇA TEM DE SER SPORTINGISTA.MUITO MENOS AINDA CONTRA MISTER DIAS ,A QUEM AUGURAMOS GRANDE FUTURO E JA PORQUE NAO «QUE DÊ A MAO A PALMATORIA ARREPIE CAMINHO E SEJA CAMPEAO NACIONAL.----------PARA TI ANDRE UM FORTE ABRAÇO E PARABENS POR ESTE TEU ESPAÇO ,ONDE PESSOAS COM ROSTO E PESSOAS SEM ELE(COMO EU)PODEM «AINDA»EXPRESSAR A SUA OPINIAO LIV............

 
At 20:13, Blogger ACF said...

Costa26, tens aqui uma foto do Vasco Oliveira caso estejas na duvida se era ele ("por fim entrou um jogador que desconhecia e nao tive tempo para avaliar") ou não:

http://img443.imageshack.us/img443/3564/dsc00550po8.jpg



André Figueiredo

 
At 11:45, Anonymous Anónimo said...

Bom dia sou o Gil, no seguimento da troca de ideias de ontem:

Não concordo, o Michael pode não estar num momento de forma brilhante mas no inicio da época era dos jogadores mais consistentes e não me surpreende que seja quase sempre titular, normalmente até é dos que ataca mais, o controle de bola dele não é mau mesmo quando pressionado consegue recuperar bolas que parecem perdidas, e não o considero lento embora um jogador como Marinho talvez seja mais rápido.

Vou estar mais atento ao desempenho do Michael Santos.

Concordo com tudo, mas diga-se de passagem que o Estalagem não é mau jogador. O Filipe Paiva é Juvenil B e não parece estar rotinado ou ter compleição física ou capacidade atlética para jogar como um verdadeiro lateral, fez o seu melhor, mas não parece render muito naquela posição. Comparado com o Michael Santos obviamente que o Filipe Paiva não sobe tanto. O melhor LD que vi esta época é bem capaz de ter sido o Cedric Soares que jogou a lateral e jogou bem. O 7 era o Tiago Dores. O Pedro Mendes não é o central indicado para fazer as dobras.

Concordo em absoluto que o Pedro Mendes não é central indicado para fazer as dobras, mas fez diversas no flanco direito especialmente nos ultimos vinte minutos. Não entendas como critica aos miudos sub 16, que entram estamos ainda numa idade em que este ano pode ou não fazer muita diferença, depende dos casos, o Cédric é um jogador com muitos recursos, e muito activo, como é um jogador que pretende ser muito interventivo por vezes falta-lhe o tal ano, contudo gostei mais da sua prestação noutras zonas do campo do que a LD, a atacar nada a dizer mas a defender teve algumas dificuldades, recordo-me do jogo com o Alverca em que os dois golos sofridos são incursões pelo lado direito da nossa defesa, no primeiro com o Vasco Oliveira ainda em campo, no segundo precisamente com Cedric.

Concordo plenamente que André Martins e Pedro Miranda fora do 11 contra o Benfica, parece de facto de quem não deu a mesma importância ao jogo que o Benfica, se juntarmos a isso solução para LD e LE pelo menos neste jogo, já que o André Soares fez o que quis dos laterais, porque a origem das maiores dificuldades dos centrais nesse jogo têm essa explicação.

Um abraço,
Gil

 
At 15:10, Blogger ACF said...

"Bom dia sou o Gil, no seguimento da troca de ideias de ontem:

Concordo em absoluto que o Pedro Mendes não é central indicado para fazer as dobras, mas fez diversas no flanco direito especialmente nos ultimos vinte minutos. Não entendas como critica aos miudos sub 16, que entram estamos ainda numa idade em que este ano pode ou não fazer muita diferença, depende dos casos, o Cédric é um jogador com muitos recursos, e muito activo, como é um jogador que pretende ser muito interventivo por vezes falta-lhe o tal ano, contudo gostei mais da sua prestação noutras zonas do campo do que a LD,"

Sim, o Cedric parece claramente ser mais um Nº10 ou extremo direito, mas nessa ocasião que foi lateral teve um desempenho bastante bom, é dos Juvenis B que mais me agrada ver jogar, pode não ser o mais talentoso ou melhor atleta mas parece ser um rapaz com boa maturidade e essa precocidade em cima dos ombros por vezes vale mais do que atleticismo ou uma finta bonita. Se não me engano o Cedric (e o Filpe Paiva) são ambos Alcochetanos.

O Pedro Mendes precisa de tempo, só tem 16 anos e é um rapaz com uma fisionomia ectomorfica e com um centro de gravidade alto e por isso por vezes parece algo "desengonçado" ou descordenado, e por isso não se pode aventurar em grandes correrias.
Existem muitos centrais que não são talhados para isso, o Luisão se lhe pedirem para marcar um adversário muito em cima ele é logo exposto como um cepo sem jogo de pés e é por isso que tem jogadores como o Bruno Sousa ou um Ricardo Rocha ou Anderson para fazer essas funções.
O Miguel Serôdio dos Iniciados também é um excelente jogador mas se não tiver um central mais compacto e rápido ao seu lado então a falta de mobilidade do Serôdio nota-se logo, com o tempo estas arestas serão limadas e compensadas.
Quem viu o jogo Pontinha VS Sporting pode testemunhar que o Pedro Mendes muitas vezes não está a desempenhar grande papel na contenda mas quando a bola é bombeada para o Nuno Silva/Pedro Miranda ele está sempre lá para fazer o corte.
Não podemos esperar que pessoas com conhecimentos de biomecânica e anatomofisiologia digam a putos de 16 anos para irem para o ginásio fazer hipertrofia muscular quando o seu esqueleto ainda está em formação. É preciso ter calma, isto são jogadores em formação e o produto final só irá surgir daqui por 30 meses. Anda por ali muito potencial, só é preciso ter paciência.
Jogadores com 16 anos e massa muscular como a do Diogo Amado ou um Wayne Rooney são excepção à regra. Estas alterações não se notam de uma jornada para a outra, mas o Diogo Amado este ano está diferente, ele parece mais "seco", está claramente mais alto e mais possante, o ano passado ele era mais gordinho, é uma evolução perfeitamente normal para um atleta de alto rendimento a atravessar a puberdade.

" a atacar nada a dizer mas a defender teve algumas dificuldades, recordo-me do jogo com o Alverca em que os dois golos sofridos são incursões pelo lado direito da nossa defesa, no primeiro com o Vasco Oliveira ainda em campo, no segundo precisamente com Cedric."

Infelizmente não fui ver esse jogo, é pena porque o Alverca na altura era o 2º classificado. Penso eu que atribuir o mau momento da equipa em Novembro/Dezembro à rotatividade na lateral direita seria um exagero.

"Concordo plenamente que André Martins e Pedro Miranda fora do 11 contra o Benfica, parece de facto de quem não deu a mesma importância ao jogo que o Benfica, se juntarmos a isso solução para LD e LE pelo menos neste jogo, já que o André Soares fez o que quis dos laterais, porque a origem das maiores dificuldades dos centrais nesse jogo têm essa explicação."

Penso que se deve realçar o facto de o André Soares do Benfica ser um excelente jogador e ser batido por este atleta não é vergonha nenhuma. Quanto ao Miranda e André Martins não terem jogado isso já são opções do treinador e temos que respeitar. O Sporting quer formar jogadores e os atletas que jogaram nesse dia no lugares dos 2 ausentes talvez tenham beneficiado imenso da experiência e possam no futuro evoluir devido a essa aposta do treinador.
Comparar o André Sousa que foi titular com o André Martins que esteve no banco não é justo nem para um nem para outro pois são jogadores diferentes, simplesmente acho que o XI teria beneficiado mais com a presença de um do que do outro. Rosado, Sousa, Amado parece ser um miolo demasiado musculado, lento e com menor capacidade defensiva. O pequenino André Martins na minha opinião complementa melhor o Diogo Amado e dá mais velocidade e mobilidade ao miolo e permite melhores transições. Mesmo quando o Benfica abria uma brecha o Sporting era lento a explorar essas chances, mais do que qualquer outro factor eu diria que o Sporting era lento a trocar a bola Vs Benfica.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home