Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Juvenis após 15 jornadas e Fábio Paim


Pedro Mendes e André Martins


Campeonato de Juvenis após 15 jornadas (1200 minutos):

Bruno Simões, 1188 minutos.
Pedro Mendes, 1181 minutos.
Wilson Eduardo, 1130 minutos.
Diogo Rosado, 1092 minutos.
Diogo Amado, 1073 minutos.
Michael Santos, 1070 minutos.
Luís Andrade, 720 minutos.
Luís Resende, 705 minutos.
André Martins, 681 minutos.
Pedro Miranda, 640 minutos.
André Gonçalo, 592 minutos.
André Sousa, 567 minutos.
Nuno Silva, 560 minutos.
Diogo Viana 440 minutos.
Vasco Oliveira, 392 minutos.
Januário Jesus, 344 minutos.
Cedric Soares, 252 minutos.
Filipe Paiva, 200 minutos.
Frederico Oliveira 99 minutos
Hugo Fernandes 94 minutos
Rui Magalhães, 70 minutos.
Joshua Silva, 58 minutos.
Mário Rui (Marinho) 52 minutos
William Carvalho 27 minutos
Diogo Ribeiro, 20 minutos.
Sérgio Marakis 16 minutos.
André Monteiro, 0 minutos.
Luis Carlos, 0 minutos.

Goleadores:

Wilson Eduardo, 10 golos.
André Gonçalo, 6 golos.
Luís Andrade, 5 golos.
Diogo Amado, 4 golos.
Diogo Rosado, 4 golos.
André Martins, 3 golos.
Diogo Viana, 2 golos.
Joshua Silva, 1 golo.
Rui Magalhães, 1 golo.
Januário Jesus, 1 golo.
André Sousa, 1 golo.
Luís Resende, 1 golo.
Sérgio Marakis, 1 golo.

Guardiões:

Pedro Miranda, 1 golo sofrido em 640 minutos.
Nuno Silva, 6 golos sofridos em 560 minutos.

(o golo sofrido por Pedro Miranda foi um auto-golo de Bruno Simões)

Indisciplina:

Diogo Amado, 3 Cartões Amarelos.
Pedro Mendes, 2 Cartões Amarelos.
Rui Magalhães, 1 Cartão Amarelo.
André Gonçalo, 1 Cartão Amarelo.
Diogo Rosado, 1 Cartão Amarelo.
Mário Rui (Marinho), 1 Cartão Amarelo.

Eu hoje estive no treino matinal do Olivais e Moscavide e chovia imenso, estive 90 minutos a levar com chuva e a tentar fotografar o Paim mas com a chuva e o embaciamento das lentes foi mesmo impossível. Por isso dei um pulo ao Olival e Moscavide da parte da tarde para ver o treino da tarde e tirei umas fotos decentes. Mesmo assim não estão grande coisa porque as condições não são as ideais, o tempo estava encoberto e a falta de luminosidade prejudica imenso a qualidade das fotografias, e a maior parte das fotos foram tiradas com o Paim em movimento:

Fábio Paim 1

Fábio Paim 2

Fábio Paim 3

Pedro Celestino e Fernando Alexandre

O Olivais e Moscavide joga no próximo Domingo com o Feirense em Moscavide pelas 15:00. Eu vou a Alcochete ver os Juvenis Vs Leiria e depois vou a Moscavide ver o jogo com o Feirense. Os bilhetes para não sócios custam 12 euros para a bancada central. E na semana seguinte o Moscavide vai ao Estoril portanto temos potencialmente o André Marques, Carlos Saleiro, Fábio Paim, Pedro Celestino, Zezinando Correia e David Caiado todos no mesmo jogo.
O André Marques não treinou, parece que tem um "toque" no pé esquerdo, já 10 dias atrás eu reparei que ele tinha um incómodo no calcanhar esquerdo quando se preparava para ir treinar. O Paim saiu do relvado só com uma chuteira (a direita) calçada portanto é capaz de ter também uma ligeira mazela, mas não parecia nada de grave. Ele estava bem disposto e integrou-se bem no treino onde todos o tratam por "Paim" ou "Puto", esteve sempre bastante apoiado ou por Celestino ou pelo Mister Rui Dias que dialogou bastante com ele.

Eu penso que o Paim está no clube certo, todos se lembram de quando Sir Alex Ferguson emprestou David Beckham ao Preston North End no meado dos anos 90 para que o jovem pudesse cumprir a última fase da sua aprendizagem numa liga secundária onde existe menos enfase em talento e mais na vertente física, e onde o jogo é mais duro e viril.
O Paim está num clube humilde, os funcionários são gente simples, educada, trabalhadora e de mangas arregaçadas. As instalações não são nenhuma maravilha, existe muita lama, terra, humidade, não é exactamente o "Sheraton" que é a Academia de Alcochete.
Um jogador no Olivais e Moscavide ou é humilde ou aprende a ser humilde porque as condições e o ambiente de treino e trabalho fomentam essa virtude. Aqui não existem estrelas e os treinos são sempre durinhos, ainda hoje o Hugo Évora fez uns carrinhos para tirar a bola ao Paim que não foram nada meigos nem para o corpo nem o ego do extremo Sportuingista. Aqui os jogadores são maiores, mais fortes, mais matreiros e mais duros do que nos Juniores, e esperemos que o jovem beneficie desta aprendizagem e que em Julho possa fazer a pré-época com os seniores do Sporting.

In "O Jogo" 09/01/2007:

"Rui Dias, treinador do Olivais e Moscavide, sabe bem a pérola que tem nas mãos. Mas também sabe que, sem suor, não há qualidade que resista. "Sabemos que é um jogador virtuoso, um jogador com capacidade. Agora, vamos ver se trabalha para poder continuar a desenvolver-se e a evoluir", começou por afirmar o técnico. "Ele tem que sofrer e ser dedicado, ao clube e às pessoas que estão cá. Se o fizer com um máximo de seriedade, de certeza que vai ter espaço para evoluir." Quanto às comparações que se vão fazendo com alguns dos melhores jogadores do mundo, Rui Dias nem quer ouvir falar nisso: "Ele é o Paim, não é o Ronaldo, nem o Ronaldinho. Ele tem outras coisas diferentes, não o queiram comparar porque é um jogador um pouco diferente. É virtuoso, sem dúvida, mas até há grandes virtuosos que passaram ao lado de uma grande carreira. A única coisa que pode fazer a diferença é o trabalho e a dedicação que ele tiver. Importante é que ele se dedique de corpo e alma àquilo que é o Olivais e Moscavide."

Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes do Chelsea
(Fábio Ferreira no minuto 0:15 e 1:38, Ricardo Fernandes no minuto 2:36 e 3:23 do video)



André Figueiredo

9 Comments:

At 15:48, Blogger Unknown said...

André,

o treino do OeM?

 
At 18:45, Blogger ACF said...

Acabei de chegar de lá, vou ver como ficaram as fotos.



André Figueiredo

 
At 20:36, Anonymous Anónimo said...

Why don't you have an archive for your site?

 
At 21:23, Blogger ACF said...

Whatever do you mean by that? There is an archive, all you have to do is to scroll down and keep looking at the right side of the blog, once you've got past the links you'll be able to find the archives section which has everything from May 2006 up to January 2007.



André Figueiredo

 
At 11:16, Anonymous Anónimo said...

O Pedro Mendes já viu 2 amarelos.
Um Abraço

 
At 11:33, Blogger ACF said...

Obrigado pela correção mas já agora tenho que perguntar quando foi isso foi isso? Lembro-me perfeitamente de o Pedro Mendes receber 1 Cartão Amarelo no final do jogo em Loures, mas não me lembro de nenhum outro Amarelo.
Presumo que estás a falar da recepção ao Desportivo de Castelo Branco na 6ª jornada porque não me ocorre outra possibilidade depois de ter estado a conferir todas as fichas de jogo?



André Figueiredo

 
At 12:00, Anonymous Anónimo said...

Foi em Alcochete mas foi mais recente penso que foi contra o Alverca, mas vou consultar as minhas notas, é natural que tenha passado despercebido porque já foi exibido depois do jogo terminar, o Pedro fez uma entrada violenta na ultima jogada do desafio mas como a bola seguiu na posse da equipa adversária e com perigo o árbitro deu a lei da vantagem, o jogo terminou logo a seguir e depois de consulta ao auxiliar acabou por exibir o amarelo, junto à linha lateral no lado oposto há bancada do Nº1.

 
At 12:02, Anonymous Anónimo said...

Recordo que no site do Sporting na ficha do jogo não havia referencia a esse amarelo.

 
At 09:52, Anonymous Anónimo said...

Bom dia,
O segundo amarelo do Pedro foi na recepção ao Odivelas.

 

Enviar um comentário

<< Home