Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

9 Leõezinhos nos Sub-16



Site oficial da Federação Portuguesa de Futebol:

"O treinador Nacional, Paulo Sousa, revelou, esta quinta-feira, a lista de convocados para o estágio de preparação que os Sub-16 lusos irão realizar no Complexo Desportivo do Jamor, nos dias 9 e 10 de Janeiro de 2007.
Paulo Sousa chamou 26 jogadores oriundos de 14 clubes diferentes, dois deles estrangeiros.
Eis a lista de convocados:

Sporting Clube de Portugal:

Cédric Soares.
Diogo Ribeiro.
Filipe Paiva.
Januário Jesus.
Luís Almeida.
Mário Rui (AKA "Marinho").
Nuno Reis.
Ruben Luís.
Sérgio Marakis.

Padroense FC: José Pedro, Pedro Branco e Ricardo Cardoso.

ADR Pasteleira: Baptista e Nelson Pereira.

SL Benfica: Artur Lourenço e Nelson Oliveira.

FC Porto: Alexandre Freitas.

Vitória SC de Guimarães: José Silva.
Académica de Coimbra: Flávio Ferreira.
CD Barreirense: Pedro Agrela.
CD Trofense: Tiago Serra.
FC Barcelona: Alexander Zahavi.
FC Penafiel: João Carlos.
Manchester United Football Club: Evandro Brandão.
Sporting Braga: Tiago Gomes.
SL Marinha: João Guerra.

Sub-16 irão efectuar três treinos
Na terça-feira, após a concentração, está prevista a realização do primeiro apronto no Estádio Nacional, pelas 15h30. Na quarta-feira (10.01.2007), os jogadores cumprirão sessão dupla de treinos, pelas 10h00 e 15h30. Após o treino da tarde, pelas 18h00, os jogadores serão dispensados."

Eu hoje de manhã tinha combinado uma expedição com uns amigos meus que me queriam levar ao Restelo para ver o Lisboa Dakar (não ligo nada a essas coisas) e aproveitei e dei um pulinho ao Campo Alfredo Marques Augusto para ver o treino matinal do Olivais e Moscavide enquanto esperava pela boleia para seguir para Belém. Não posso é dar uma ideia de como decorreu o treino pois só lá fiquei uns 20 minutos antes de apressadamente seguir para os Jerónimos.
Ainda tive tempo de conversar com alguns membros da "afficion" local (e brevemente com o Director Desportivo Pedro Graça) e segundo me contaram os adeptos, o André Marques tem jogado muito bem (particularmente os cantos e cruzamentos) e eles não ficariam espantados se eventualmente se juntar ao Pereirinha. Falámos sobre o Moscavide 2 - 1 Guimarães, Leixões 4 - 0 Moscavide, o fairplay dos adeptos do Guimarães após a derrota em Moscavide, etc.
Tirei algumas fotos com particular destaque para os jogadores que ali estão emprestados pelo Sporting e Benfica que serão de maior interesse para os leitores deste blog. Alguma fotos não ficaram com a qualidade que eu desejaria porque havia algum nevoeiro e além disso foram tiradas a mais de 50 metros de distância.

André Marques

André Marques 2

Hélio Roque

Hélio Roque 2

Carlos Saleiro

Fernando Alexandre

Pedro Celestino

Pedro Celestino 2

O Plantel

In "Record" (de acordo com o site oficial do Olivais e Moscavide):

"SPORTING CEDE MÉDIO
O Olivais e Moscavide garantiu a autorização para negociar o empréstimo de Fábio Paim, na sequência de uma reunião com dirigentes do Sporting.
Após o entendimento entre os clubes, Pedro Graça, director-desportivo do Olivais e Moscavide, pretende chegar a acordo com o médio-ofensivo.
Paim admite que gostaria de representar a equipa treinada por Rui Dias: “Ainda não fui contactado, mas representar o Olivais seria uma boa solução, até porque poderia juntar-me a outros jogadores do Sporting.”
O atleta tem, assim, a oportunidade de se estrear na Liga de Honra e confirmar as potencialidades demonstradas nas camadas jovens dos leões e nas selecções de Portugal.
Por outro lado, os responsáveis do Sporting não concordaram com a cedência do defesa-central Daniel Carriço, presença assídua nos trabalhos do plantel principal dos leões.
"



André Figueiredo

16 Comments:

At 14:35, Blogger samuel said...

Como é que defines o André Marques como jogador?É um lateral ofensivo?

Abraço

 
At 15:02, Blogger ACF said...

Não, o André é um lateral de características mas defensivas. É razoável no jogo aéreo, tacticamente culto, é um jogador maduro e “frio” em campo, muito bom na recepção de bola e no passe longo, bom nos cruzamentos e cantos. Pode fazer uma "perninha" na posição de defesa central sem comprometer. Tal como todos os laterais defensivos ele tem que ser necessariamente complementado por um lateral ofensivo no flanco oposto porque senão a equipa começa a defender muito atrás. Nos juniores tinha o André Nogueira (actualmente emprestado ao Sporting Clube de Esmoriz) no corredor oposto, nos seniores poderia ter o Abel na direita, mas entre Caneira e André Marques o Mister Paulo Bento tomou a opção que lhe dá mais garantias.
Não vejo o André a desalojar o Caneira ou o Tello num futuro próximo, e depois vem ai o Tiago Pinto (e daqui por 30 meses o Michael Santos) e isto vai criar algum congestionamento nessa posição. Por mais que o Sporting queira não pode ficar com todos os seus atletas.

O André também teve algum azar de surgir numa altura em que o Sporting está mais ou menos bem servido na lateral canhota, embora possa surgir um imprevisto como a adaptação definitiva de Caneira na direita (ou pode o Valencia querer de volta o Marco), ou de Tello como interior esquerdo (ou até mesmo Nº10) ou até a possibilidade de Tello sair do Sporting em final de contracto e isso poderia abrir espaço ao André.
Pessoalmente não me agrada muito a ideia de ver jogadores Sub-20 a actuarem como titulares num clube com as ambições desportivas do Sporting, é muito arriscado apostar em jovens inexperientes para essas posições. O André só tem 19 anos, e por agora vai jogando, espero que vá evoluindo e depois logo se vê se terá a sua chance quando tiver mais alguma experiência.



André Figueiredo

 
At 16:04, Blogger Unknown said...

André,

de momento parece ser excelente que o André Marques tenha agarrado com as 2 mãos a oportunidade concedida pelo OeM (curiosamente, o menos titular dos 4, tb por causa da sua lesão, foi o Pereirinha) para assegurar minutos de jogo e o seu crescimento competitivo. Isso é tanto mais importante, para todos os jogadores do Sporting, porque temos um Campeonato do Mundo no final da época... Na minha opinião o Sporting deveria prolongar o contrato do André Marques pois é certo que, no futuro, será um lateral sólido.

Também se confirma, como disseste, que o Paulo Bento está a pensar no Carriço como uma opção de curto prazo (o que deverá inviabilizar a contratação de um central). Como referi antes, preferiria ver o Carriço rodar algumas épocas (assim como o Paulo Renato) para ganhar calo. Isso poderia ser também uma forma de o catapultar para o Mundial...

Enfim... já defendi noutro espaço que o Sporting deveria ter tido o factor "Mundial de sub-20" em consideração e ter procurado colocar o João Martins, o João Gonçalves ou o André Pires a rodar. Não custava tentar e mal não lhes faria...

Por último, cresce a curiosidade sobre a adaptação do Fábio Paim (ou FP7, confesso que é um acrónimo tentador!) aos seniores. Assim talvez valha a pena fazer-me sócio do OeM... sem futebol há tanto tempo, até apetece ver a Taça (talvez não seja incompatível com os juvenis...).

 
At 16:48, Blogger ACF said...

"Na minha opinião o Sporting deveria prolongar o contrato do André Marques pois é certo que, no futuro, será um lateral sólido."

Nem todos os atletas estão prontos aos 17 como o Ronaldo para surgir nas equipas principais, existem muitos casos de jogadores da formação que ficam ligados ao clube e vão rodando por vários emblemas até finalmente estarem no ponto. O Futebol Clube do Porto fez isso com o Tonel até que ele aos 25 veio para o Sporting. O Sporting só agora abriu mão do Luís Lourenço (23 anos).

"Também se confirma, como disseste, que o Paulo Bento está a pensar no Carriço como uma opção de curto prazo"

Eu já hoje quando estive em Moscavide fiquei com a ideia que o Paim tinha boas hipóteses de ir para lá (atenção, NÃO foi o director desportivo do Moscavide que me disse isto, quero que isso fique bem claro) mas também me disseram que o Carriço dificilmente seria emprestado embora tenha ficado com a ideia que isto deve-se também ao facto de o Sportign querer ser Campeão de Juniores e não querer abdicar de um elemento nuclear como o Daniel.

"Enfim... já defendi noutro espaço que o Sporting deveria ter tido o factor "Mundial de sub-20" em consideração e ter procurado colocar o João Martins, o João Gonçalves ou o André Pires a rodar."

Isso iria retirar muita capacidade competitiva à equipa. Saindo o Martins, Gonçalves e Pires daria oportunidades ao Adrien Silva, Rui Lopes e Yannick Puppo. O Bruno Matias é uma boa aposta como substituto de Paim e talvez Tiago Pedrosa no lugar de Carriço mas acho que seriam demasiados retoques. O Benfica está só 7 pontos atrás e possivelmente estará mais forte na 2ª volta, e ainda não sabemos bem o que o FC Porto e Boavista vão ter à nossa espera em Maio.

"Por último, cresce a curiosidade sobre a adaptação do Fábio Paim (ou FP7, confesso que é um acrónimo tentador!) aos seniores. Assim talvez valha a pena fazer-me sócio do OeM"

Eu pessoalmente acho que o Paim tecnica e atleticamente já está um nível acima do campeonato de Juniores e pode jogar em ambientes mais competitivos. A Liga de Honra é um passo em frente e talvez lhe faça bem estar longe do comforto e mordomia que tem em Alcochete, e treinar sob as ordens de um Mister que não o conhece e terá que se esforçar para convencer este novo "mestre". Assim que souber se o Paim está em Moscavide eu passo por lá para tirar umas fotos e desejar-lhe as maiores felicidades. É um bom clube, não tem condições de treino fantásticas mas existe ali um bom ambiente, o plantel é tudo amigos e sendo um clube pequeno a estrutura directiva está sempre próxima da equipa.

Eu também desde o inicio da época que queria ver os jogos do Moscavide pois moro relativamente próximo do campo deles, mas quando chego a casa aos Domingos vindo dos jogos dos Juvenis/Iniciados do Sporting ainda tenho que escrever a reportagem do jogo por isso raramente tenho tempo. Talvez um dia destes.



André Figueiredo

 
At 17:52, Anonymous Anónimo said...

O Hélio Roque não é jogador do lampião

Resta-me dar-te(vos?) os parabéns pela dedicação às camadas jovens do scp. Todos os dias cá venho fazer uma visita.

Cumps

 
At 17:53, Anonymous Anónimo said...

O Hélio Roque não é jogador do lampião?

 
At 21:16, Blogger ACF said...

"O Hélio Roque não é jogador do lampião"

O Hélio Roque Kostov é de facto jogador dos quadros do Sport Lisboa e Benfica, mas não sei se essa situação irá durar muito tempo porque no Verão ouvi dizer que o Hélio queria seguir a mesma via do João Vilela e João Pereira e disvincular-se do Benfica para dar novo rumo à sua carreira. O Hélio Roque e o Fernando Alexandre foram ambos campeões nacionais de Juniores pelo Benfica em 2003/04. Este blog também é frequentado por Benfiquistas portanto não me custa nada incluir aqui fotos do Roque, Alexandre. Também anda por lá o Tiago Ribeiro que creio que é parente do Nuno Gomes, o Paulo Dias que foi formado no Belenenses, o Hugo Évora que foi trinco no Estoril usn 5 anos atrás, muita malta.

"Resta-me dar-te(vos?) os parabéns pela dedicação às camadas jovens do scp. Todos os dias cá venho fazer uma visita."

Ainda bem que gostas, obrigado pelos elogios. Este Sábado vai estar aqui a crónica do jogo de Juniores, e no Domingo a dos Juvenis.



André Figueiredo

 
At 22:46, Blogger ACF said...

In Maisfutebol:

"Luís Boa Morte trocou o Fulham pelo West Ham numa transferência que envolve uma verba de sete milhões de euros. O jogador português rubricou um contrato de três anos, apurou o Maisfutebol.
Tudo aconteceu muito rápido, em dois dias. Esta quarta-feira, o West Ham ligou a Boa Morte a propor a transferência e ainda ontem os dois clubes chegaram a acordo, com o Fulham a receber sete milhões de euros para ceder o seu capitão que tinha contrato até 2010.
Esta quinta-feira de manhã foi a vez de Boa Morte e o West Ham terem chegado a acordo para um vínculo de três anos. À tarde, o extremo português de 29 anos fez os exames médicos e amanhã de manhã já deverá treinar com a sua nova equipa.
Boa Morte já poderá jogar no próximo fim-de-semana, quando o West Ham receber o Brighton para a Taça de Inglaterra e, uma semana depois, a estreia na liga inglesa pode acontecer, curiosamente, frente à sua anterior equipa, o Fulham."

Carlos Tevez, Javier Mascherano, Nigel Reo-Coker, Luís Boa Morte, Anton Ferdinand, Lee Bowyer, Matthew Etherington, Bobby Zamora, etc, etc, etc e talvez venha ai o Shaun Wright-Phillips. Com um plantel destes podem fazer muito melhor do que o 18º lugar.
Sempre tive uma simpatia pelo West Ham pois é um clube com tradição de formar jovens jogadores como Frank Lampard, Rio Ferdinand, Joe Cole, Michael Carrick, Glen Johnson, Anton Ferdinand, etc.

Com o dinheiro e massa adepta que o Leeds United e Newcastle tem disponivel nunca vou perceber como é possível um ainda estar na 2ª liga e o outro que desde 2003/04 nunca mais esteve no top 5. Qualquer manager mediano conseguia fazer muito mais com estes 2 clubes.



André Figueiredo

 
At 23:03, Anonymous Anónimo said...

A questão da experiência, que falam nos posts acima, é colocada de forma empirica,ie, porque está na moda rodar jogadores, todos devem rodar em equipas secundárias para ganhar calo!... Nada de mais errado. O João Moutinho assumiu o meio-campo do Sporting ainda junior e mostrou mais a tal "experiência" do que muitos jogadores com trinta anos que passaram pelo Sporting. Conhecem algum jogador que mostre mais maturidade que este jovem? Eu não.
A questão é se tem qualidade ou não, é preferivel um belo jogador jovem mesmo que com poucos jogos na superliga, do que um jogador experiente mas com qualidade insuficiente, como vemos todos os dias. No jogo em casa com o inter milão a equipa tinha muitos jovens e fizemos a exibição que todos sabemos. Não se esqueçam que muitos dos jovens "inexperientes" competem desde os 8 anos (aos 18 já têm dez anos de jogos e treinos diários ou bi-diários) quer nos seus clubes e tb nas selecções. Porque é que o Nani joga todos os jogos porque mesmo jovem a sua qualidade vale mais que a experiência dos outros.

 
At 09:14, Blogger ACF said...

Uma coisa é apostar em médios e avançados adolescentes, mas apostar em defesas Sub-20 não me agrada, a responsabilidade e pressão é diferente e penso que é muito arriscado dar a titularidade a defesas com 18 ou 19 anos, existem excepções, mas são isso mesmo excepções. A rodagem que deram ao Miguel Veloso, ao Beto, e estão a dar ao André Marques parece ser perfeitamente natural.
Quanto ao Nani ele apenas está a jogar apesar do mau momento de forma simplesmente porque Paulo Bento não tem ninguém melhor para por no seu lugar.

O Moutinho é uma excepção tal como o Paolo Maldini jogar no Milan com 16 anos também o foi, esperar o mesmo de outros jogadores é injusto. O Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma não eram titulares indiscutiveis (e não mereciam ser titulares indiscutiveis com 17/18 anos).

In "O Jogo":

"O destino do jovem Ramon acabou mesmo por ser o futebol russo, com o CSKA, actual campeão, a interessar-se pelo ex-Atlético Mineiro e ex-Corinthians, que chegou a estar cotado para representar clubes em Portugal, designadamente Benfica e Braga. Pertencente ao chamado “pacote MSI”, Ramon terá custado 6,2 milhões de euros, com o emblema mineiro a ter direito a 10 por cento desse valor, na qualidade de colectividade formadora do atleta. Com características de suporte aos homens mais avançados e drible fácil, Ramon foi destaque no último Mundial de sub-17 e no clube russo vai encontrar, pelo menos até agora, quatro compatriotas: Daniel Carvalho, Vagner Love, Dudu Cearense e Jô."

Estes Russos devem ter excelentes directores desportivos pois tem conseguido ir buscar Brasileiros de qualidade ano após o ano, só faltou mesmo terem ido buscar o Nilmar. O Dudu Cearense já é craque há muito tempo (mesmo quando estava no Japão já todos sabiam quem ele era), o Daniel Carvalho quando estava em Porto Alegre já todos viam o seu potencial, o Jô se não se perder pode ser de nível mundial. E depois ainda tem lá um craque como o Igor Akinfeev, este CSKA é uma equipa que encosta o resto dos Russos às cordas. Belo projecto em que contratam com critério e conseguem manter e ir acrescentando qualidade ao nucleo duro, isto sim é um "projecto".



André Figueiredo

 
At 09:31, Blogger Carlos said...

Haja dinheiro e milinários ou empresas a investir em clubes para no futuro terem os preveitos que querem ... para mim não se trata bem de projectos, mas sim de interesses e é por isso que há um projecto agressivo na análise de jogadores em toda a parte do mundo, nomeadamente futuras estrelas mundiais.

 
At 11:58, Blogger ACF said...

Telefonei agora mesmo (11:52) para a acessoria de imprensa da Federação Portuguese de Futebol para ver se corrigem de vez esta trapalhada dos 2 Pedro Mendes:

Sporting CP: Diogo Amado, Diogo Rosado, Diogo Viana, Michael Santos, Pedro Mendes, Pedro Mendes e Wilson Eduardo.

Vamos ver quanto tempo levam para resolver isto. Já passaram quase 24 horas e nem o Site do Sporting nem dos 3 jornais desportivos se atreve a tocar nesta noticia até haver comfirmações ou correcções da parte da FPF.

Pelo menos desta vez não tive que gramar com 30 minutos de "Welcome to the Portuguese Football Federation, please wait"



André Figueiredo

 
At 22:56, Anonymous Anónimo said...

André continuas a dar mais importância à experiência que ao talento. Não te esqueças que também na defesa, é necessário o referido talento. todos os dias assistimos jogadores defesas a darem fífias/frangos e têm largos anos de experiência. Muitas vezes 10 anos de experiência não são mais que 1 ano repetido dez vezes, enquanto que os jovens do Sporting na sua formação experimentam novas metodologias, novos estímulos, etc... Eu não tenho dúvidas nenhumas que o Daniel Carriço, jogava a titular na equipa principal sem qualquer problema, coisa que grande parte dos centrais da superliga não conseguia! porquê? pelo seu talento (inteligência táctica, poder mental, força física, qualidade técnica), Tal como fez o Vitor Baia, o Moreira, pois são estas as tais excepções. As passagens pelos O e Moscavides podem se úteis para uns, é verdade mas podem perda de tempo para outros pois já estão preparados para o mais alto nível e andam nestas equipas a marcar passo (Ronaldo, Simão não passaram pela Equipa B).

 
At 00:17, Blogger ACF said...

"André continuas a dar mais importância à experiência que ao talento. Não te esqueças que também na defesa, é necessário o referido talento. todos os dias assistimos jogadores defesas a darem fífias/frangos e têm largos anos de experiência. Muitas vezes 10 anos de experiência não são mais que 1 ano repetido dez vezes, enquanto que os jovens do Sporting na sua formação experimentam novas metodologias, novos estímulos, etc... Eu não tenho dúvidas nenhumas que o Daniel Carriço, jogava a titular na equipa principal sem qualquer problema"

Não é inimaginável que o Daniel fosse capaz de se impor entre os titulares da defesa aos 18 anos, mas o Daniel Carriço, tal como um Rui Patrício são excepções à regra, são 2 jogadores excepcionais, mas mesmo assim é muito arriscado. Deixem o Carriço ter um "gostinho" aqui e ali dos seniores até ao final da época, e depois então suba aos seniores e procure o seu espaço, se continuar a evoluir como tem feito nos últimos 4 anos então seguramente vai tirar o lugar ao Tonel (o Polga é dissimilar dos 2) mais cedo ou mais tarde, seja 6 ou 24 meses é uma questão de tempo, e isto em nada é uma critica ao Tonel.

", coisa que grande parte dos centrais da superliga não conseguia! porquê? pelo seu talento (inteligência táctica, poder mental, força física, qualidade técnica), Tal como fez o Vitor Baia, o Moreira, pois são estas as tais excepções. As passagens pelos O e Moscavides podem se úteis para uns, é verdade mas podem perda de tempo para outros pois já estão preparados para o mais alto nível e andam nestas equipas a marcar passo (Ronaldo, Simão não passaram pela Equipa B)."

O Ronaldo (o mais jovem de sempre a bisar pelo SCP) e o Simão (o marcador mais jovem pelo SCP?) também são excepcionais (o Simão já me impressionou mais, desde que o Camacho foi embora que o Simão para mim nunca mais foi o mesmo). O Simão na sua última época no Sporting (tinha 19 anos) marcou pelo menos 10 golos e era o melhor jogador do plantel. Sobre o Ronaldo, eu em Agosto já dizia que ele era já dos 20 melhores jogadores do mundo, em Dezembro ele esteve num momento de forma que faz dele temporariamente top 10 no mundo. São jogadores fora do comum.

Se o Carriço tiver qualidades para ser titular no Sporting agora então em Agosto terá mais ainda desde que até lá vá jogando e evoluindo. Para mim ele já é superior ao nível de Juniores e já é superior ao nível do Olivais e Moscavide (Liga de Honra) mas ainda não está pronto para a titularidade num clube Top 5 da Superliga. Deixem o Carriço crescer sossegado pois a sua hora vai chegar.

Em relação ao tão procurado Nº10, eu confesso que não me importava nada de ver o Yannick Puppo jogar um jogo na equipa principal. Se aparecer um jogo de Taça contra um adversário mansinho não seria má ideia dar uns minutinhos a este guri. Em nada me espantaria se ele fosse capaz de fazer mais que o Romagnoli ao longo de 90 minutos.
É um miudo que não tem feito exibições deslumbrantes mas existe ali "Quelque Chose" que me agrada, é muito calmo, tem uma grande auto-confiança no seu futebol, tem uma estampa fisica razoável, tecnicamente é muito bom no passe, tem um remate muito forte, pode não ser muito rápido mas tem boa força física. Em termos de mentalidade em campo parece um jogador mais maduro que outros da sua idade, concentrado, mas muito sereno e seguro.



André Figueiredo

 
At 19:13, Anonymous Anónimo said...

Andre, em primeiro lugar parabens pelo excelente trabalho que tens desenvolvido no blog bem como a relaçao que criaste com os leitores.

Gostava de saber qual é a tua opiniao sobre o Alisson. Dos jogos que fui ver parece-me ser um jogador com grande capacidade tecnica e capaz de criar grandes desequilibrios... No entanto nunca foi treinar com a equipa principal e nao me parece que o venha a fazer no futuro proximo...

Ate onde pode ele ir? Tem capacidade de chegar ao plantel principal? Ouvi dizer que ha uma clausula em que o Sporting teria que pagar uma quantia consideravel quando ele fizesse o primeiro jogo pela equipa principal. Sabes algumas coisa sobre isto? E, a ser verdade, ser por isso que nunca foi chamado aos seniores?

Abraço e continua o bom trabalho

 
At 21:16, Blogger ACF said...

"Andre, em primeiro lugar parabens pelo excelente trabalho que tens desenvolvido no blog bem como a relaçao que criaste com os leitores."

Muito obrigado, faço o que posso, e tenho todo o gosto em o fazer pois neste mundo das camadas jovens a gente conhece gente fantástica, e é uma experiência muito enriquecedora.

"Gostava de saber qual é a tua opiniao sobre o Alisson. Dos jogos que fui ver parece-me ser um jogador com grande capacidade tecnica e capaz de criar grandes desequilibrios... No entanto nunca foi treinar com a equipa principal e nao me parece que o venha a fazer no futuro proximo..."

O Alison tecnicamente é muito bom, ele e o Paim entre os Juniores de 2º ano são sem duvida os mais dotados, fisicamente ele também é forte comparado com a maior parte dos flanqueadores que saiem das nossas camadas jovens. Penso que terá um défice de agressividade, gosta de adornar excessivamente as suas jogadas com pormenores tecnicos desnecessários demonstrando pouca objectividade e rapidez na execução de jogadas que potencialmente podem dar em golo.

É certo que recentemente marcou 3 golos, mas sinceramente não achei que tivesse jogado mais ou jogado menos do que lhe é habitual, simplesmente marcou 3 golos que vieram ter com ele apesar da sua exibição ter sido ao mesmo nível das anteriores embora desta vez coroada com golos.
Se ele irá para os seniore ou não prefiro não especular (em especial através da internet) embora tenha a minha opinião. Com jogadores como Caiado, Paim, Nogueira, Alison todos à espera de uma possível vaga nos seniores na posição de extremo não será fácil para o Baiano ser o escolhido.

"Ate onde pode ele ir? Tem capacidade de chegar ao plantel principal? Ouvi dizer que ha uma clausula em que o Sporting teria que pagar uma quantia consideravel quando ele fizesse o primeiro jogo pela equipa principal. Sabes algumas coisa sobre isto? E, a ser verdade, ser por isso que nunca foi chamado aos seniores?"

Também já ouvi esse rumor em relação ao clube formador ("Craques de Brasilia" creio eu). Será dificil chegar aos seniores, tem muito talento mas o Sporting tem muitos jogadores esfomeados por chegar aos seniores, é preciso mais do que simplesmente um bonito toque de bola (o do Alison é fantástico) para lá chegar, não sei se será o tipo de jogador que Paulo Bento aprecia. Nos aspectos defensivos está muitas vezes ausente e como já disse tem algum défice de agressividade e rapidez de execução. É um rapaz muito simpático e humilde e espero que tudo lhe corra da melhor maneira.

Na minha opinião se o Paim sair então o Alison fica-lhe bem a titularidade pois é um jogador que oferece um certo grau de fantasia ao ataque mas tem que ser bem complementado na ala oposta por um extremo mais agressivo e rápido, e o Sporting para essa última função tem vários jogadores que encaixam bem nesse perfil.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home