Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Miguel Veloso até 2013



In o Site Oficial do Sporting Clube de Portugal (Texto: Andreia Alexandre):

"MIGUEL VELOSO: “AJUDAR O CLUBE É O MEU SONHO”

A Direcção Geral de Comunicação e Relações Públicas informa que Miguel Veloso renovou o contrato com o Sporting até 2013. O jogador referiu que “estou muito feliz por ter dado mais este passo, já que é no Sporting que quero continuar. Ajudar o Clube é o meu sonho.”
Miguel Veloso referiu que esta época não lhe podia estar a correr melhor: “O fazer parte da equipa profissional do Sporting era um sonho e esta época está a ser inesquecível.”

A representar o Clube desde o último ano como iniciado, o jogador referiu que “desde que cheguei ao Sporting que fui sempre muito bem tratado, muito acarinhado por todos e tenho que agradecer a Aurélio Pereira, que foi uma pessoa espectacular nos bons e nos maus momentos.”
Miguel Veloso reconhece que “o ano em que estive a representar o Olivais e Moscavide foi muito bom para mim, aprendi muito com os meus colegas e tenho que lhes agradecer por isso. A época passada foi muito produtiva para a minha evolução enquanto jogador e isso ajudou para que chegasse ao Sporting e me conseguisse afirmar da forma como me afirmei.”

O grande objectivo de Miguel Veloso é sagrar-se campeão nacional e vencer a Taça de Portugal. “Chegar ao título nacional esta época era um sonho que gostava de alcançar. No meu último ano de júnior fui campeão, no ano passado sagrei-me campeão pelo Olivais e Moscavide e gostava muito de conquistar títulos no Sporting já esta época.”

Miguel Veloso é o segundo jogador, em menos de um mês, a renovar contrato com o Sporting – Yannick foi o primeiro. Para o jovem “leão” estas duas renovações são sinónimo de que “o futuro do Sporting é a formação e têm vindo a surgir cada vez mais jovens oriundos da formação. Agora voltou também o Pereirinha, que com toda a certeza vai ser um grande jogador, e penso que o Sporting tem tudo para formar mais jogadores. Esse vai ser o futuro.”
"

Muitos a criticaram e vão continuar a criticar, mas esta administração continua a dar cartas. Bravo Carlos Freitas e Dr Ribeiro Teles.

"No dia do jogo com o Inter, vi o Nani, o Djaló, o Moutinho e o Miguel Veloso a lanchar. Bastava olhar para perceber que estavam absolutamente confiantes. Viu-se"
(Aurélio Pereira em entrevista ao Correio da Manhã, 16/09/2006)



André Figueiredo

20 Comments:

At 20:28, Anonymous Anónimo said...

O emprestimo do Paim ja deve estar confirmado. Pelo menos o nome dele ja aparece no site do Olivais com o número 12.

http://www.olivaisemoscavide.com/html/fut_sen_plantel.htm

 
At 21:03, Blogger ACF said...

Podem ficar descansados, eu amanhã passo por lá para ver se o Fábio realmente lá está a treinar. Se assim for eu falo com o Senhor Pedro Graça e tiro umas fotos dele com o equipamento do Olivais e Moscavide e depois ponho aqui.



André Figueiredo

 
At 21:30, Blogger ACF said...

De acordo com o Sportugal.com a clausula de rescisão é de 30 milhões de euros. Eu ainda não vi qualquer confirmação oficial do Sporting a respeito das clausulas do Yannick Djaló ou a do Veloso. 30 milhões é muito dinheiro se tivermos em conta que o Sporting antes desta administração nunca colocava clausulas destas dimensões nos contractos. A do Ronaldo creio que era de 25 e o Veloso nunca vai ter o valor de mercado do Cristiano Ronaldo.

Fico feliz porque o Veloso, Djaló e o Moutinho são 3 jovens que têm muita personalidade para complementar o seu talento, Portugal precisa de bons exemplos para os nossos jovens, e para além de bons futebolistas precisamos de jovens idolos que estejam dispostos a cultivar uma boa imagem para a juventude Portuguesa poder seguir.

Para mim é um orgulho ter um jovem destes como bandeira do nosso clube.



André Figueiredo

 
At 21:56, Blogger João Faria said...

André que jogadores da formação para além do André Marques,Paim,Patrício,André Pires e Ricardo Nogueira é que têm contrato profissional longo?

 
At 22:39, Anonymous Anónimo said...

Estes é que são os resultados importantes da nossa Formação- jogadores de grande nivel na montra da equipa principal- ´se ganha ao Estrela ou perde com o Casa Pia, são apenas meios para atingir o fim. Sem dúvida que temos numa das melhores escolas do mundo.

 
At 00:06, Blogger ACF said...

"André que jogadores da formação para além do André Marques,Paim,Patrício,André Pires e Ricardo Nogueira é que têm contrato profissional longo?"

Assim de cabeça, o Daniel Carriço tem até 2010, o Yannick Puppo supostamente assinou um contracto de longa duração quando chegou com o Ronny. O Pereirinha creio que tinha um de formação mas com opção de + 2 anos como profissional. Do João Martins não me lembro. Creio que deve andar na ordem de 20 jogadores na formação que têm contractos relativamente longos mas não serão todos profissionais. Um jogador de 16 anos pode ter um contracto de formação até 2010 mas ao fazer 18 anos assina de maneira a que a partir dessa altura o mesmo contracto continua mas já como profissional. Creio que o Carriço tinha até 2010 mas no Verão renovou o mesmo contracto mas agora como profissional, parece que com 17 anos ele já tinha uma clausula de 20 milhões ou algo nesse ordem. Nada disto que eu afirmo são noticias oficiais e portanto não posso garantir a veracidade das mesmas.

Acho que não é boa ideia especular em público as razões pelas quais este jogador já tem contracto, e este ou aquele não tem. Não é por um jogador ser "homem do jogo" nesta jornada que os adeptos devem começar todos com a conversa de "porque razão este não tem contracto?", penso que existem pessoas mais bem documentadas do que nós sobre os atletas a tomar essas decisões. Quem está de fora não deve presumir saber mais do que quem está por dentro. Toda a gente comete erros ou tem que assumir riscos (Fábio Ferreira, Ricardo Fernandes, Rui Fonte, Diogo Tavares, etc), e a gestão de activos no Sporting não tem sido sempre um mar de rosas, mas até agora no que diz respeito ao aproveitamento dos atletas da formação o saldo tem sido francamente positivo.

Se o Diogo Tavares tivesse aceitado o contracto profissional que lhe foi proposto pelo Sporting (com o 1º ano sendo de empréstimo) quem sabe se não teria regressado ao Sporting neste Janeiro à imagem do Pereirinha?



André Figueiredo

 
At 09:22, Blogger ACF said...

Um update em relação ao Fábio Paim, ele já treinou em Moscavide no treino da tarde de Segunda-Feira, hoje estão de folga, mas amanhã pelas 10:00 volta a treinar no Olivais e Moscavide.



André Figueiredo

 
At 10:19, Blogger Ricardo said...

Dos juniores, têm contrato profissional - salvo erro - o Rui Patrício, o Daniel Carriço, o Paim (que agora saiu), o João Martins, o André Pires, o Adrien Silva, o Yannick Pupo, e o Ricardo Nogueira. De resto penso que mais nenhum jogador do jogador do plantel júnior tem contrato profissional. E na minha opinião há alguns jogadores que já o deveriam ter, nomeadamente os juniores de 2º ano Tiago Pinto e João Gonçalves, para que situações como a do Diogo Tavares não se voltem a repetir. Sendo estes dois jogadores valores mais ou menos confirmados e estando a pouco tempo de iniciarem a sua carreira profissional, acho que o Sporting já devia ter acautelado os seus interesses relativamente a estes jogadores, para que depois não lhes apresente uma proposta só no final da época quando eles já se estiveram a comprometer com outros clubes.

 
At 10:45, Blogger Unknown said...

E o Alison?

 
At 12:29, Anonymous Anónimo said...

Desculpa a ignorância, mas tens a certeza que o Moutinho já renovou?

Quanto ao Nani, vamos ver como será o desfecho, mas tenho algumas reservas quanto ao sucesso das negociações.

Quanto às críticas que são apontadas à administração, não podes negar que falhou na aquisiação dos supostos reforços para esta época: Bueno, Alecsandro, Farnerud, Paredes.

Ainda uma outra questão: o Zezinando ou o João Martins não serão jogadores para ocupar o lugar do Custódio (para mim, o pior trinco do sporting desde o Rui Bento), com alguma facilidade?

Cumprimntos e continuação do bom trabalho.

 
At 12:50, Blogger Unknown said...

É inexplicável o mau público que o Custódio tem em Alvalade.
Atribuo esse facto a 3 causas: (i) falta de memória, (ii) desconhecimento da função táctica desempenhada pelo Custódio e (iii) falta de interesse em verificar a existência de jogadores semelhantes nos adversários.

Ninguém se interroga quantos passes errados faz o Petit por jogo, ou quantos fazia o Costinha quando jogava no FCPorto, ou quantos passes para a frente fazem o Paulo Assunção ou o Raul Meireles. Como jogam noutro clube (e são titulares indiscutíveis), não interessam...

Enfim, perceber de futebol não é para todos...

 
At 13:59, Blogger ACF said...

"Dos juniores, têm contrato profissional - salvo erro - o Rui Patrício, o Daniel Carriço, o Paim (que agora saiu), o João Martins, o André Pires, o Adrien Silva, o Yannick Pupo, e o Ricardo Nogueira. De resto penso que mais nenhum jogador do jogador do plantel júnior tem contrato profissional. E na minha opinião há alguns jogadores que já o deveriam ter, nomeadamente os juniores de 2º ano Tiago Pinto e João Gonçalves, para que situações como a do Diogo Tavares não se voltem a repetir. Sendo estes dois jogadores valores mais ou menos confirmados e estando a pouco tempo de iniciarem a sua carreira profissional, acho que o Sporting já devia ter acautelado os seus interesses relativamente a estes jogadores, para que depois não lhes apresente uma proposta só no final da época quando eles já se estiveram a comprometer com outros clubes."

Ricardo, tendo em conta que os jogadores podem ler isto acho que não fica bem estar a dizer quais é que merecem contratos e quais é que ainda não merecem, não fica bem e pode prejudicar a harmonia do grupo. Os adeptos não podem dizer que os jogadores só pensam em dinheiro e depois na volta são os adeptos a dizer que este merece e aquele não. É pena o Diogo Tavares ter saido, é pena o André Nogueira estar emprestado ao Esmoriz, é pena o Rui Fonte estar no Arsenal, etc, etc, etc mas não é por causa disso que vou questionar quem está lá dentro a trabalhar e que de certeza faz o melhor que pode. É fácil falar quando se está do lado de fora, mas a experiência ensinou-me que muitas vezes estas coisas que tanta confusão fazem aos adptos têm explicações perfeitamente lógicas.

Não tenho nada contra o Diogo Tavares, mas acho que quando ele diz em entrevistas que o Professor Torcato só falou com ele 1 vez durante todos os anos que esteve na Academia acho que esse tipo de afirmações caiem muito mal. Esse tipo de coisas não deviam vir cá para fora.

"Desculpa a ignorância, mas tens a certeza que o Moutinho já renovou?"

O Moutinho assinou contrato com o Sporting até 2010 após a final da Taça UEFA 2005, era a essa renovação que me referia. Gostava de ver este jovem renovar até 2013, penso que se alguém merece melhores condições salariais é ele, a sua consistência exibicional merece ser recompensada, e acima de tudo quero uma clausula de rescisão mais elevada para que nos permita maior alavanca negocial quando eventualmente tivermos que negociar o seu passe.

"Quanto ao Nani, vamos ver como será o desfecho, mas tenho algumas reservas quanto ao sucesso das negociações."

Se o Nani sair do Sporting este ano estará a cometer suicidio profissional, eu não acredito que ele esteja minimamente pronto para abraçar uma carreira fora do Sporting, precisa de amadurecer ainda um bom bocado, e tem que ser mais regular em campo. Estaria a fazer a si próprio um grande favor se ficasse no Sporting mais 1 ou 2 épocas. Tendo em conta o seu potencial e o seu estilo entusiasmante de jogar futebol será automaticamente um jogador com muito mercado e por isso espero que a sua clausula de rescisão seja elevada.

"Quanto às críticas que são apontadas à administração, não podes negar que falhou na aquisiação dos supostos reforços para esta época: Bueno, Alecsandro, Farnerud, Paredes."

No caso de Bueno só terá ficado decepcionado quem não o conhecia ou não conhecia o ambiente no qual brilhava, para mim é o que tem mais caracteristicas de Nº9 o problema é que é um Nº9 apropriado para o futebol Sul-Americano, não tem força física, nem agressividade para ser um avançado centro no futebol europeu, mas sinceramente acho que o Bueno melhorou de rendimento nas jornadas mais recentes, já chora menos quando fazem falta e reclama menos com os árbitro, agora come porrada mas já percebeu que não adianta chorar, no inicio parecia um jogador psicologicamente muito frágil agora parece mais conformado com o estilo de jogo.

Eu por vezes questiono se o processo ofensivo da equipa senior não funciona por causa das caracteristicas dos jogadores ou por causa do modelo de jogo. Jogue quem jogar eu nunca vejo nenhum dos avançados disposto a jogar no meio entre os centrais, todos eles descaiem para os flancos, tenho que assumir que Paulo Bento lhes pede para jogar assim porque senão não os punha a jogar. Faz ali falta quem pressione no meio e deixe o outro vagabundear pela área e os flancos, desde que o Silva saiu do Sporting que ninguém está disposto a ficar no meio.

Uma equipa não pode ter 25 titulares, eu sempre encarei o Farnerud com o um elemento do plantel e não um titular, não é justo catalogar de flop um jogador que não tem tido muitas chances de jogar, o Farnerud como médio de transição não tem sido assim tão mau, mas esperar que ele esteja ao nível do Moutinho é injusto.

O Alecsandro é um bom jogador mas não é o tipo de jogador que o Sporting precisava para complementar o Liedson, não o considero mau jogador, até fiquei agradavelmente surpreendido com a sua mobilidade e qualidade técnica, o Sporting precisava era de um Grafite e não deste tipo.

O Paredes é uma decepção no sentido em que é um jogador que tem tido bastantes lesões, mas não me decepcionou com as suas prestações, penso que veio adicionar algo a um plantel que está a atravessar um periodo de transição e renovação e a experiência dele foi benéfica para o crescimento dos mais jovens. Não sei se irá cumprir o contrato porque mais cedo ou mais tarde o Zezinando vai estar a bater à porta e o Sporting certamente vai preferir apostar num trinco de 20 anos com margem de progressão do que no Paredes. Eu tenho algumas duvidas sobre a capacidade do Paredes nesta fase da sua carreira poder maximizar o seu rendimento jogando na posição de trinco, penso que hoje em dia ele já é mais um médio interior direito que serve como primeira unidade de filtragem.

"Ainda uma outra questão: o Zezinando ou o João Martins não serão jogadores para ocupar o lugar do Custódio (para mim, o pior trinco do sporting desde o Rui Bento), com alguma facilidade?"

Todos os 3 têm caracteristicas diferentes. O Zezinando é um recuperador de bolas que gosta de atacar mas tem melhorado bastante nos aspectos tácticos para que possa atacar sem desiquilibrar a equipa. O Custódio é um trinco posicional que ocupa espaços, corta linhas de passe mas não pressiona o transportador da bola quando ele penetra pelas faixas laterais.
O João Martins é que menos tem de trinco mas foi uma adaptação a essa posição e não tem jogado mal, esteve muito regular no principio da época onde ele, o Carriço, Marco Lança e o Rui Patrício eram os alicerces da equipa, mas nas últimas jornadas tem estado abaixo do seu nível anterior, o Martins bate bem os livres (que GOLÃO Vs Benfica), tem muita mobilidade, ajuda imenso os colegas e tem grande resistência aeróbica, só precisa é ser mais regular nas suas exibições, e precisa de jogar bem do 1º ao último minuto algo que não tem acontecido ultimamente.

O Custódio é um excelente jogador, simplesmente tem atravessado um mau momento e a rotatividade não o tem ajudado a recuperar a confiança. Na época de Fernando Santos para mim foi dos 4 melhores elementos da equipa. Custa a acreditar que quem tenha visto o Custódio jogar durante 2003/04 possa questionar o seu valor. Criou-se este sentimento anti-Custódio na internet que já assumiu uma proporção surreal. Acho que ele não tem perfil de capitão mas acho que quando está em forma ele é fulcral no XI, tem é que ser bem complementado pelos 2 médios interiores que no minimo saibam fazer um tackle. Não queiram comparar ele ter o Rochemback a interior direito em 03/04 e agora ter o Nani.



André Figueiredo

 
At 14:16, Blogger ACF said...

"Ninguém se interroga quantos passes errados faz o Petit por jogo, ou quantos fazia o Costinha quando jogava no FCPorto"

O Costinha é dos jogadores que mais semelhanças tem com o Custódio mas é necessário escalpelizar o meio em que ambos são inseridos. Sendo ambos trincos posicionais que fazem marcação zonal obviamente não podem abdicar da sua área para ir perseguir a bola e para isso contam com a devida ajuda dos colegas do meio campo. Se não estou em erro os 4 médios do FCP VS Monaco eram o Costinha, Maniche, Pedro Mendes e Deco, alguém quer comparar a capacidade defensiva desse losango e o nosso? É impossível.
O Sporting tem o Custódio para fazer de Costinha, Moutinho pode ser o nosso Maniche, Veloso seria o que temos de mais semelhante ao Pedro Mendes, mas quem seria o Deco? Nº10 como o Deco que sabem fazer um tackle, sabem cortar um contra-ataque perigoso com uma falta inteligente são uma raridade, o Moutinho (ou o Pereirinha) talvez venha a ser esse jogador mas se ele fosse para essa posição quem é que fazia de Maniche mais atrás? O Sporting precisa de um bom Nº10 porque de resto acredito que temos muitas opções para a o triangulo inferior do losango. É preciso médios interiores que saibam alargar o jogo e fechar as alas quando necessário porque quando Benfica jogou pelas alas em Alvalade o nosso losango jogou com pouca envergadura e adaptabilidade e ficou a ver o autocarro passar.



André Figueiredo

 
At 20:43, Blogger ACF said...

Que grande COÇA o meu Arsenal está a dar aos gajos da Carlsberg. 4-1 ao intervalo(2 golos da "Besta").

Gosto deste Jersey alternativo do Arsenal, quase tão bonito como o Jersey que os nossos Juvenis usaram na Amadora.



André Figueiredo

 
At 21:38, Blogger ACF said...

E vão 6 (já podiam ser 7), Poker da Besta.

Eis alguns dos jogadores que Wenger tem em campo:

Justin Hoyte (22 anos).
Kolo Toure (23 anos).
Johan Djourou (19 anos).
Armand Traore (17 anos)
Cesc Fabregas (19 anos).
Alexandre Song (19 anos).
Denilson (18 anos).
Julio Baptista (25 anos).
Theo Walcott (17 anos).
Jeremie Aliadiere (23 anos).

Este Arsene Wenger realmente é um larápio, fanou o Song ao FC Bastia, o Fabregas à equipa B do Barcelona, Djourou ao Etoile Carouge FC, o Traore ao FC Monaco, Toure ao ASEC Mimosas, Aliadiere à Academia de Clairefontaine, enfim o Monsieur Wenger pode levar uma eternidade a renovar a sua equipa após a época dorada de 2003/04 mas a verdade é que sem gastar muito dinheiro está a construir uma equipa que daqui por 2 épocas vai dar cartas, e ainda podia falar do Diaby, do Senderos, do Adebayor, do RVP, do Fran Merida, do Clichy, do Flamini, Bendtner, Carlos Vela, Reyes, Lupolli, etc.

É um prazer ver este senhor (Wenger) ter a coragem de hipotecar 2, 3, 4 anos se necessário em favor do seu projecto de reconstrução do plantel sabendo que durante esses anos nada ganhará mas entretanto vai limando peso excessivo como Robert Pires, Vieira, Martin Keown, Bergkamp, Ray Parlour, Sol Campbell para fora da folha salarial e vai dando experiência aos jovens.

Era bom que em Portugal isto fosse possível. Se o Sporting desde Maio de 2002 tivesse assumido um projecto de manter o Ronaldo, Quaresma, Hugo Viana, Moutinho, etc sabendo que nada ganharia mas que estaria a construir a equipa à volta de jovens.
Afinal quase 5 anos depois o Sporting nada ganhou e os craques foram quase todos embora porque ninguém teve paciência.
É assim o nosso futebol, entregam projectos de 12 meses a 1 treinador por ano, esperemos que com FSF e Paulo Bento a estabilidade tenha vindo para ficar, mais do que qualquer outra coisa o Sporting precisa de planeamento na construção do seu plantel com vista aos próximos 2-5 anos e não contratar e dispensar a torto e a direito.



André Figueiredo

 
At 22:42, Anonymous Anónimo said...

André, não te esqueças das contas para pagar, por exemplo como é que se paga uma Academia, se não se faz dinheiro? Infelizmente Portugal não é Inglaterra nem sequer Espanha. O orçamento do Sporting é igual a qual Equipa da Primier League.. Adivinha?

 
At 23:55, Blogger ACF said...

É preferivel vender 3, 4, 5, 6 jogadores de menor importância e com isso fazer algum dinheiro e aleviar substancialmente a folha salarial do que andar a vender o melhor jogador que de certeza ganhava menos e retirar capacidade competitiva à equipa. Antes ter um plantel curto mas de qualidade do que ter 25 jogadores onde uma dúzia deles não adicionam nada, com o plantel curto haveria mais espaço para o aparecimento de jovens Sub-19. É certo que com um plantel curto seria dificil lutar em todas as frentes mas é preciso assumir um projecto de construção de um plantel a médio prazo sacrificando titulos ou então vender o Cristiano Ronaldo e Quaresma e com esse dinheiro contratar 8 jogadores:

Elpideo Silva
Fábio Rochemback
Mário Sérgio
Tinga
Anderson Polga
Clayton
Liedson
Ricardo

Alguns destes activos valeram a pena mas repara que 5 deles que entraram entre Julho 03 e Janeiro 04 já sairam. Vender 2 potenciais craques para contratar 8 jogadores não faz sentido, 8 ganham mais que 2 e nenhum dos 8 tem qualidade ao nível dos 2 que sairam.

Se tivessem oferecido ao Ronaldo e Quaresma o salário que pagam ao Ricardo e Rochemback alguém me vai dizer que eles não ficavam mais 1 ou 2 anos?

O Sporting agora faz com Moutinho o que devia ter feito com o RQ20 e CR28, está dentro dos seus limites a aumentar os salários para os manter. Se o jogador é decisivo e consistente então não deve fazer diferença se ele tem 18 ou 28 anos, devia ser recompensado financeiramente para o tentarem aguentar o máximo tempo possível no clube, nem que tivesse sido mais um ano.

Eu queria lembrar-me do Quaresma como o jogador referência de 2001 a 2005 (por exemplo) em vez de me lembrar dele como o jogador que esteve aqui 2 anos e foi embora e agora já está na 3ª época no FCP.

Porquê vender o Quaresma no Verão de 2003? Para fazer dinheiro? Para aleviar a folha salarial? Então porque não limar toda esta gordura:

Tonito
Danny
Niculae
Rui Bento
Quiroga
Tiago
Hugo
Etc.

Alguém acha que o Quaresma ganhava mais que estes todos juntos? Aposto que somente o Danny ganhava menos do que ele.
Podiam não render muito dinheiro mas era muito peso que sairia da folha salarial e que podia ser canalizado para contratos novos com Quaresma e Ronaldo. No mundo do futebol vejo uma constante má utilização dos recursos económicos existentes.

Alguém acha que o Clayton veio para o Sporting ganhar o mesmo que ganhava o Ricardo Fernandes?

O Sporting no final da época devia canalizar o dinheiro que gasta nos salários de Buenos, Tiagos, Alecsandros para as renovações de um Nani e Moutinho, o dinheiro existe, é uma questão de ser aplicada em necessidades prementes. 500.000 ao Cruzeiro pelo empréstimo do Alecsandro (e depois ainda pagar o seu salário)? Esse dinheiro não poderia ser canalizado para o contractos com jogadores promissores?

2,5 milhões pelo João Alves, 3,5 pelo Deivid, 2,5 (creio eu) pelo Pinilla, e depois vejo o Valencia a comprar o Hugo Viana por 2,2 milhões de Euros, (o Quaresma vai para o Porto por 6 milhões).
Afinal de contas qual dos 4 é que tinha provas dadas no clube? Bem sei que o Hugo Viana tinha um salário mais alto que os outros 3 mas decerteza que era menos que o dinheiro gasto em algumas contratações.

Mais do que assembleias sobre vendas de imóveis eu preferia era assembleias sobre a venda de jogadores do clube. Alguma vez eu dava o meu aval para a venda do Ricardo Quaresma por 6,5 milhões de Euros logo após a sua chamada à Seleção Nacional? Os sócios, ou no minimo os accionistas da SAD deviam ser consultados sobre a venda de jogadores cujo valor de mercado esteja acima de X.

Os 2.5 milhões de euros que gastaram no João Alves deviam ter sido utilizados como bónus de assinatura de um novo contracto com Rochemback em Agosto de 2005, ele ficava no tecto salarial mas davamn a volta a isto com um bónus chorudo.

Quanto à Premiership também vejo operações ridiculas, o Newcastle e Leeds (Division 1) são exemplos clássicos de péssima gerência. O Man Utd pode ter um modelo empresarial mas gasta quantidades obscenas em jogadores como Michael Carrick.
O Lyon, a Juventus e o Bayern para mim ainda são dos melhores clubes na Europa, contratações criteriosas e sem entrar em loucuras.

As melhores contratações do Sporting esta época foram a renovação com Paulo Bento e Leonel Pontes, a renovação com Miguel Veloso, o regresso de Miguel Ribeiro Teles e Carlos Pereira ao Sporting. Pode ser que os poderes alargados de Pedro Mil-Homens também sejam uma boa medida, é preciso o máximo de sinergia entre a formação e o futebol senior, Carlos Pereira na equipa técnica e PMH na SAD pode ser benéfico.

Não saiu nenhum jogador chave do Sporting desde que FSF assumiu as rédeas no Outono de 2005, e desde então:

Paulo Bento integrou Nani em definitivo Vs Gil Vicente em Outubro de 2005.
Regresso de Marco Caneira.
Entrada de Yannick Puppo, Ronny no Sporting.
Djaló, Miguel Veloso e Rui Patríco nos Seniores em Julho.
Lançamento das 4 Escolinhas do Sporting.
Djaló renovou em Dezembro.
Daniel Carriço convocado em Dezembro.
Bruno Pereirinha integrado em Janeiro.
Miguel Veloso renovou em Janeiro.

Tudo isto resulta num saldo extremamente positivo para o MEU presidente.

Não gostei foi das saidas de Diogo Tavares e Rui Fonte.



André Figueiredo

 
At 04:44, Anonymous Anónimo said...

Nunca percebi bem o negocio do Rui Fonte. Segundo vinha na imprensa foi emprestado por 3 anos, podendo regressar no final do emprestimos ou o arsenal accionar um clausula de opçao. Mas qual é o valor dessa clausula de opçao? Ja esta definido?

Nunca o vi jogar mas pelo que dizem é um ponta de lança muito promissor... Achas que ele tem potencial para se tornar num grande avançado? É que se sim é pena nao ter ficado porque raramente saem pontas de lança de qualidade da nossa formaçao(o Yannik ainda nao me convenceu... mas tem tempo e potencial para melhorar varios aspectos do seu jogo)... Alias, se calhar ate la andam mas raramente sao lançados na equipa principal e os que sao nao tem sucesso...

 
At 16:42, Anonymous Anónimo said...

Só quem não pesca nada de bola defende a qualidade do Custódio, esse mestre em...em quê? Em nada! Não faz nada de jeito!

Mesmo aquilo que estes tipo de pseudo-jogador consegue fazer menos mal - dobrar, compensar no meio campo, pressionar - o Custódio faz mal: chega atrasado, não ganha bolas (inesquecível no último jogo que nem uma falta consegue fazer), não faz nada.

O pior jogador do SCP!

Perceber de futebol não é mesmo para todos. E humildade também não.

 
At 21:20, Blogger ACF said...

"Nunca percebi bem o negocio do Rui Fonte. Segundo vinha na imprensa foi emprestado por 3 anos, podendo regressar no final do emprestimos ou o arsenal accionar um clausula de opçao. Mas qual é o valor dessa clausula de opçao? Ja esta definido?"

Se fores a ver o passado de Wenger ele raramente paga somas avultadas por jovens talentos que compra fora de Inglaterra. Ele pagou caro por um Theo Walcott, por um Jermaine Pennant (Matthew Upson????), mas os jogadores que foi buscar a Espanha, Suiça, Itália foram sempre baratos. Ficarei surpreendido se o Sporitng fizer mais do que 250.000 euros com a saida do Rui Fonte.

Teria sido mais sensato um empréstimo de 1 ano e ao fim desse periodo ou compravam ou voltava (então como Junior de 1º ano) em vez destes 3 anos nos quais tudo pode acontecer inclusive a estagnação. Mas se o Rui Fonte tiver realmente potencial eu não acredito que se perca em Inglaterra, os metodos de treino podem ser diferentes mas não acredito que trabalhem menos bem Hertfordshire do que em Alcochete. O track record de Wenger com avançados centro é duvidoso pois não conseguiu fazer grande coisa com Aliadiére nem com David Bentley. Adebayor e Henry chegaram a Highbury com a sua formação já concluida e por isso Wenger não tem grande mérito.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home