Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Bom Ambiente em Moscavide



A vida é uma alegria

Fui hoje fazer o meu jogging do costume no Parque das Nações e quando parei num estabelecimento comercial que costumo frequentar vi que estava lá uma senhora muilto alta acompanhada por um carrinho de bebé. Enquanto esperava a minha vez de ser atendido fiquei a brincar com a bebé que era mesmo muito gira. Eventualmente meti conversa com a mãe e é nesse momento que a dona do estabelecimento nos apresenta "olhe que este Senhor também é Sportinguista" disse ela em relação a mim. Pois é, a senhora era a mulher do Douala e o bebé chama-se "Lucy". Parece que a senhora (muito simpática diga-se de passagem) bem tentou viver em Inglaterra, mas depressa preferiu regressar ao clima mais ameno de Portugal. Com uma mulher e filha tão bonita a morar 1000 kilómetros a Sul de Portsmouth eu não censuro o Rudolph por querer sair depressar do seu pesadelo Inglês.

Depois dei um pulinho ao campo de treino do Moscavide ao lado do Instituto Superior de Enfermagem para ver se finalmente apanhava umas fotos melhores do Paim, e ver se o André (André Marques) já havia regressado aos treinos após a sua pequena mazela. Como de costume os treinos do Moscavide decorrem sempre no meio de um ambiente fantástico e de grande camaradagem entre os atletas e a equipa técnica chefiada pelo Professor Rui Dias.
O Hélio Roque na parte final do treino ficou de fora a observar talvez por precaução, o Paim lá estava, sempre encostado à faixa direita e batia vários cantos e foi sempre muito incentivado por todos com constantes "vai miúdo", o Celestino jogava no meio e evidenciou o seu bom remate várias vezes, Carlos Saleiro jogava na frente mas um pouco a cair para a esquerda, Fernando Alexandre jogava no miolo e também batia cantos, o André como de costume estava muito bem disposto.

A dada altura estava eu sossegado a ler a "Calcio Itália" nas bancadas enquanto eles faziam exercícios entre os cones para praticar os seus slaloms até que a certa altura os que estavam em fila de espera (especialmente o Jorge Tavares) começaram a tentar posar para que eu lhes tira-se uma foto. Como não queria destabilizar o treino coloquei de lado a máquina fotográfica, uns minutos mais tarde enquanto o plantel se preparava para mudar de local no relvado para iniciar outro exercício eles (com o André já a incentivar) voltaram a dizer "tira agora a fotografia" mas Rui Dias com grande fair-play lá lhes disse para se concentraram.

Nos últimos instantes do treino o adjunto gritou "quem marcar agora ganha a peladinha" e o André Marques sobe pela esquerda, entra na área e finaliza um cruzamento em golo e começa a correr para a linha lateral do outro lado para celebrar, só que de repente lembra-se de mim e faz uma inversão de marcha e vem a correr na minha direcção com uns quantos colegas até que finalmente lhes tirei a tal foto que tanto queriam. Ainda tive chance de falar com o Mister para lhe desejar boa sorte para Domingo Vs Feirense, excelente ambiente, descontraídos mas com muita entrega.

Não conheço todos os atletas do Olivais e Moscavide, mas na foto principal conseguem ver o André Marques ajoelhado na direita, Pedro Celestino deitado no chão, Laurindo por cima do Celestino, Duarte Machado à direita do Laurindo, e Rui Varela na esquerda do Laurindo. Na fila de cima está o Keeper que creio que é o André Valente, o Jorge Tavares, o outro penso que é o Falardo, depois o matulão é o Hugo Évora, o "cabeludo" penso que é o Tiago Ribeiro e por fim o Paulo Dias que se não me engano é o Capitão de equipa.

Olivais e Moscavide Vs Feirense
Domingo 14/01/2007, 15:00
Estádio Alfredo Marques Augusto
Não sócios pagam 12 euros.

Fábio Paim

Fábio Paim 2

Fábio Paim 3

André Marques e Fábio Paim

André Marques

Pedro Celestino 1

Pedro Celestino 2

Pedro Celestino 3

Pedro Celestino 4

Carlos Saleiro

Fernando Alexandre

Sem comentários



André Figueiredo

9 Comments:

At 14:39, Blogger ACF said...

Bruno Pereirinha está nos convocados de Paulo Bento para o Restelo. Ricardo foi dado como inapto e Tiago e Rui Patrício foram ambos convocados. Isto mais que provavelmente quer dizer que o André Martins (ou o Tiago Jorge) vai ser titular amanhã Vs Estrela da Amadora.



André Figueiredo

 
At 19:42, Anonymous Anónimo said...

Andre, sabes se o Paim foi ou vai ser convocado para o jogo com o Feirense?

 
At 20:12, Blogger ACF said...

Não, mas presumo que amanhã pela 13:00 já se saberá. O Paim hoje pareceu-me melhor no treino do que na Quarta-Feira, parece estar cada vez mais solto, mais adaptado ao seu novo ambiente. Convocado será quase de certeza. Eu no Domingo quando vier de Alcochete vou para a bancada assistir ao jogo do Moscavide Vs Feirense, se ainda houver boa luz que permita tirar umas boas fotos eu aproveito e tiro mais umas e depois coloco aqui juntamente com a crónica do jogo dos Juvenis Leoninos.



André Figueiredo

 
At 22:10, Anonymous Anónimo said...

Parabens pela qualidade do site.
Tenho aprendido muito sobres as nossas escolas.
Obrigado

 
At 22:20, Blogger ACF said...

Não tens nada que agradecer. O único propósito do blog é aproximar o máximo possível os adeptos do Sporting dos nossos atletas das camadas jovens para que cada vez mais possa existir empatia entre a massa adepta e o futebol de formação Leonino. Creio que cada vez mais as pessoas estão a ter interesse nos jovens Leões porque nas últimas jornadas tenho visto muitas caras novas nas bancadas e autênticas romarias de adeptos que tanto ouvem falar dos nossos rapazes que já começam a ir aos campos de futebol satisfazer a sua curiosidade.

Em Pina Manique no passado Sábado estava lá eu como de costume, mas também lá estava pessoal de 2 ou 3 blogs diferentes, membros do forum www.sportingxxi.com que fotografaram os nossos juniores, e muitos curiosos que queriam ver in loco os atletas de que tanto ouvem falar na internet. É importante que os jovens se sintam acarinhados e apoiados, mas com calma para não haver espaço para deslumbramentos nem destabilizações.

Estrela da Amadora Vs Sporting
Sábado (07-01-13) às 15:00
Complexo Desportivo do Monte da Galega
Campeonato Nacional de Juniores



André Figueiredo

 
At 22:38, Anonymous Anónimo said...

Sou luso-frances, socio do SCP e resido em Paris. Por isso, raramente tenho a oportunidade de ver os nossos leoes ao vivo. Tinha relativamente pouco conhecimentos sobre os nossos leoezinhos e devo dizer que tenho aprendido muito com as tuas cronicas. Alias, é um prazer constatar a qualidade do valor desses jovens e do sistema de formaçao leonino.

Em frança, tambem apostam muito nos centros de formaçao. Ha varios clubes com tradiçao de formaçao e claro isso tem-se refletido na qualidade dos jogadores. Parece me que as principais diferenças entre o futebol portugues e o frances sao que o primeiro é mais tecnicista enquanto o outro é mais baseado no aspecto fisico. Nao me lembro de muitos jogadores muito possantes no sporting. Isso nota-se muito nas competiçoes europeias, a diferença de capacidade fisica foi flagrante nos jogos VS Bayern por exemplo. Acho que é uma pena, principalmente no meio campo defensivo, o SCP nao ter um jogador impresionante pela sua capacidade fisica nas recuperaçoes de bola. Um jogador tipo Essien ou Vieira daria mais força ao XI do SCP. André, conheces algum jogador das camadas jovens ou emprestado cujo perfil se aproxime do destes jogadores? Li algumas coisas na nete sobre o Zezinando, sera o nosso Makelele?

Obrogado por tudo,
Um Abraço,

Antonio Madeira

PS: desculpa pelos erros de ortografe

 
At 23:15, Blogger ACF said...

"Em frança, tambem apostam muito nos centros de formaçao. Ha varios clubes com tradiçao de formaçao e claro isso tem-se refletido na qualidade dos jogadores."

Sem dúvida, o Rennes, a Academia de Clairefontaine, etc. A França aposta muito na formação especialmente nos últimos 15 anos investiram muito dinheiro em infra-estruturas. A França no principio dos anos 90 estava muito mal, o facto de terem de organizar o Mundial 1998 fez com que muito dinheiro e esforço fosse canalizado para o futebol.

"Parece me que as principais diferenças entre o futebol portugues e o frances sao que o primeiro é mais tecnicista enquanto o outro é mais baseado no aspecto fisico."

Eu acho que as nações com climas mais amenos têm tendência para produzir jogadores mais tecnicistas, ao longo do mediterraneo temos Portugal, Espanha, França, Itália que todos produzem jogadores que como regra geral têm mais técnica que os Ingleses, Alemães, Dinamarqueses, etc. Mas físicamente os Portugueses são de estatura mais baixa que as outras nações latinas.
E além disso a França nunca teve problemas em fazer entrar na sua seleção jogadores nascidos nas suas colónias como Makélélé, Patrick Vieira, Thuram, Malouda, Mavuba, Desailly, etc. Portugal agora passa por um processo semelhante com Deco, Pepe, etc.
Se vires a semi-final do Euro 2000 os adeptos neutros até perguntavam quem eram os "pequeninos" que estavam a jogar contra a França.

"Nao me lembro de muitos jogadores muito possantes no sporting. Isso nota-se muito nas competiçoes europeias, a diferença de capacidade fisica foi flagrante nos jogos VS Bayern por exemplo. Acho que é uma pena, principalmente no meio campo defensivo, o SCP nao ter um jogador impresionante pela sua capacidade fisica nas recuperaçoes de bola. Um jogador tipo Essien ou Vieira daria mais força ao XI do SCP. André, conheces algum jogador das camadas jovens ou emprestado cujo perfil se aproxime do destes jogadores? Li algumas coisas na nete sobre o Zezinando, sera o nosso Makelele?"

O Zezinando Correia que recentemente fez 20 anos e está emprestado ao Estoril é realmente o que mais se encaixa nesse perfil de Makélélé. O Diogo Amado da equipa de Juvenis também é semelhante, menos mobilidade mas físicamente é muito forte e ainda só tem 16 anos mas tacticamente é muito forte no posicionamento para compensar alguma falta de mobilidade. Nos Iniciados temos lá o Daniel Pereira mas esse é um prato que ainda tem que ficar na cozinha mais uns 2 aninhos até se poder ter uma melhor ideia que como se vai desenvolver físicamente.

O Sporting também tinha um Valter Fernandes que era muito promissor mas infelizmente desertou para o Porto.

O Makélélé é um grande jogador e que eu admiro imenso, ser pivotal numa equipa de topo aos 34 anos de idade requere grande dedicação e profissionalismo, mais do que qualquer outra coisa eu num atleta admiro longevidade competitiva e ética de trabalho. É fácil estar por cima aos 28 anos mas aos 34 é mesmo fantástico.

O meu jogador francês favorito foi mesmo o Marcel Desailly, após a era do grande Milan de Arrigo Sacchi, foi com Desailly, Bobban, Savicevic, Weah e Panucci que Fábio Capello construiu o 2º grande Milan de Berlusconi. Bons tempos.



André Figueiredo

 
At 14:13, Blogger samuel said...

Eu como vivo em Coimbra também não tenho hipótese de acompanhar a equipa principal,excepto quando jogam para estes lados, nem os escalões de formação.
Mas como tenho andado a visitar este blog, fiquei muito mais curioso quanto aos escalões de formação.. E por isso decidi acompanhar mais a Académica e principalmente tentar ver os jogos com as equipas teoricamente mais complicadas.. Que jogos me aconselhas para além de obviamente os confrontos com o Porto e Boavista..

Abraço

 
At 21:38, Blogger ACF said...

A nível de Juniores aconselho jogos Vs Vitória de Guimarães, Boavista, Candal, Porto, Braga, e também o Rio Ave.

Juvenis sugiro Vs Boavista, Porto, e já agora o também o Pasteleira.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home