Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Pereirinha em Acção em Moscavide



Depois de ter lido no maisfutebol que o nosso Leãozinho Bruno Pereirinha iria passar pelo complexo desportivo do Olivais e Moscavide nesta Sexta-Feira para se despedir dos colegas eu pensei logo em dar lá um "pulinho", e tirar umas fotos desse momento bonito, e já agora desejar as maiores felicidades ao Bruno nos seniores Leoninos.

Com o treino agendado para as 10:00 da matina eu claro apareci no Campo Alfredo Marques Augusto pelas 09:00 para ter a certeza que nada me escapava. Pouco a pouco os meninos começaram a sair do departamento de futebol sénior, 1º o André Marques, depois o "Celeste", eventualmente o "Bebé Proveta", até que aparece um moço que até parecia irmão gémeo do Bruno Pereirinha, e estava todo prontinho para ir treinar.

O Professor Rui Dias desejou-me bons dias, mas depois astutamente tentou "driblar-me", e meteu a miudagem toda em 3 carrinhas e "fugiram". Fui ter com o supervisor e perguntei porque razão o Bruno Pereirinha ia treinar com o plantel. Ele surpreso disse que o Pereirinha tinha regressado ao Sporting, mas eu disse-lhe que ele estava dentro de uma das carrinhas e inqueri sobre o local do treino que afinal iria ser no campo ("batatal") adjacente à "Escola Superior de Enfermagem".

Apesar da "finta" bem sucedida que Rui Dias me aplicou não tive qualquer problema em cobrir a pé esse kilómetro que me separava do campo de treino, para quem corre 12 kilómetros por dia como eu costumo fazer isto foi tão fácil que nem devo ter acelerado o meu metabolismo basal, e cheguei lá ainda estavam eles a entrar em campo.
O treino em si durou exactamente 90 minutos; 5 minutos de alongamentos, 30 minutos de circulação de bola, 5 minutos de descanso e deslocação da baliza, 45 minutos de uma mini-peladinha seguidos por 5 minutos de alongamentos.

Falando sobre o Pereirinha, o pé direito claramente domina o seu repertório de recepções, passes e remates. Demonstrou neste treino o seu bom toque de bola muitas vezes executando passes (e até mesmo remates) ao 1º toque. Tem uma recepção de bola com a cabeça que utiliza pouco mas não é nada mau nesse aspecto. Utilizou o seu pé esquerdo para executar um ou outro passe aéreo longo, e apesar de não ser o seu pé mais forte ficou claro que tem boa técnica também com a esquerda. A nível de marcação ele pressiona o transportador da bola, mas nunca faz a marcação muito em cima, preferindo marcar a 3-5 metros e lê bem o jogo de pés do adversário. Fez uns poucos passes de trivela, mas são passes rentes à relva.

O André Marques continua a fazer recepções de bolas altas com o interior da coxa, já é praticamente a sua imagem de marca. O Celestino remata muito. O Hélio Roque é mesmo magrinho e tem que ser mais agressivo e ganhar força física porque ele até tem boa técnica (mais do que muitos que andam por ai no futebol sénior). O Guarda-Redes (André Valente da Silva, 17/03/1988) não me pareceu nada mau, nada mesmo.

O treino foi bastante relaxado, disputado num excelente ambiente de camaradagem e provocações mutuas (o Pereinha é muito caladinho, estilo Moutinho) e onde reinou a boa disposição entre o grupo de trabalho. O treino só tinha 18 elementos disponíveis, e a peladinha foi disputada numa área reduzida do campo onde não havia grande espaço para correrias e não foi possível avaliar a capacidade atlética dos jogadores em grandes sprintes.




André Marques


Pedro Celestino


Hélio Roque


Carlos Saleiro


Quê? Mas eu ainda ontem avançei com esta hipótese e agora já está nos jornais, LOL.





André Figueiredo

11 Comments:

At 14:29, Blogger ACF said...

Alguém tem que me explicar como é que o Adriano custou um pouco mais de 1 milhão de euros ao FC Porto e vai ser cedido ao Braga em troca do Diego, mas o Sporting gastou 2,5 milhões no João Alves e está disposto a ceder o mesmo ao Braga a custo zero. Esta negociata deve estar mal contada, caso contrário é dificil de entender.

Porque não ceder o Alves em troca pelo Diego (ou outro)? Nunca percebi porque razão o Sporting compra jogadores e depois dispensa a custo zero como fez com o Elpideo Sila e Luis Filipe, sinceramente não entendo, mas tenho que assumir que existem razões perfeitamente lógicas dos detrás disto.

P.S. O mercado Português fora dos 3 grandes este ano parece muito fraco, não vejo ninguém nos pequenos que me interesse minimamente para uma permuta. Em 05/06 sempre havia um Fábio Felicio, João Paulo, Edouard Cissé, Diego Benaglio, Ruben Amorin, mas este ano não vejo nada, a não ser o Hélder Barbosa.



André Figueiredo

 
At 16:20, Blogger Unknown said...

André,

curioso ter feito semelhante reflexão relativamente ao Adriano e à "política de empréstimos" do SCBraga. Na minha opinião, a diferença de tratamentos está ligada à integração do Jorge Costa na equipa técnica (será que só eu reparo que no banco do Braga há sempre duas pessoas de pé?).

E, de facto, este ano só há 3 jogadores interessantes para o Sporting: Cissé, Madrid e Diakité.

 
At 16:53, Blogger samuel said...

Linz, Zé Pedro, Marcinho, Silas.. eu acho que mesmo embora mais fraco em relação ao ano passado ainda se encontram bons jogadores pelas diversas equipas..

 
At 16:57, Blogger ACF said...

O Cissé é um jogador interessante mas o Sporting não precisa de mais centrais porque já tem 3 de qualidade e o Carriço está cada vez mais próximo dos seniores portanto não faz sentido comprar um jovem como o Cissé para em Julho ter 4 centrais e sem espaço para o Carriço evoluir nos A.

O Diakité não me impressiona assim tanto e o Andres Madrid é bom mas não creio que valha a pena investir nele.

O Sporting entre os Juniores de 2º ano e os jogadores de 19/20 anos que tem neste momento emprestado tem muitas soluções e com um Zezinando e João Martins à espera de oportunidade não fazia muito sentido ir comprar trincos.

O Sporting só deve comprar jogadores que venham preencher posições em campo para as quais o Sporting não tenha soluções a breve prazo, nomeadamente um Nº9 e Nº10. Estes rumores de que o Sporting anda à procura de um central não fazem muito sentido.

Se o Pereirinha tiver sucesso, se o Nani não sair, se o Paim ingressar nos seniores o Sporting vai ter 3 criativos ao mesmo tempo no plantel, nem sei como Paulo Bento vai conseguir manter toda esta gente feliz, é um problema que infelizmente nunca tivemos no passado mas parece que finalmente vamos ter essa boa dor de cabeça. O Nani que não adormeça porque vêm ai mais leõezinhos e todos eles estão tão ou mais esfomeados por conseguir o estatuto que lhe pertenceu no final do Verão, se ele perdeu ambição então será rapidamente ultrapassado.

O Verão de 2007 pode bem vir a ser dos melhores defesos de sempre para o Sporting no que diz respeito à sua capacidade de integrar jovens valores nos seniores.

O Marcel parece que se vai pirar para o Palmeiras, ele é bem melhor que o Bueno, quem me dera.

A julgar por aquilo que leio penso que já faltou mais para o António Salvador dizer que só aceita o João Alves se o Sporting lhe pagar para ficar com o jogador.

Nos últimos 6-7 anos havia sempre tanta riqueza de talento nos clubes abaixo dos "3 grandes", Leiria tinha sempre jogadores interessantes, Braga também, até o Nacional esse filão secou bastante.



André Figueiredo

 
At 17:05, Blogger ACF said...

O Zé Pedro já tem 28 anos, tem um grande pé esquerdo, creio que ele é representado pelo Zé Gamboa. O "Gambas" (Zé Gamboa) é um dos maiores "artistas" do futebol Português, uma espécie de mistura entre o José Veiga e o Pai da Ana Malhoa.

O Silas já tem 30 anos.

O Marcinho tem boa técnica mas nem o considero tão completo como o Benachour (a grande coqueluche dos "pequenos" em 05/06).

O Linz é bom jogador mas preferia o Adriano ou o Marcel.

Podias também ter mencionado o Sougou do Leiria, também não é mau mas em anos anteriores já vi bem melhor.



André Figueiredo

 
At 17:41, Blogger Unknown said...

André,

atenção ao Diakité que é um enorme jogador. Se fosse para um grande estou certo que rapidamente daria o salto para fora. É rápido, tem boa técnica e tem grande estampa física (1m88).

Todos os outros jogadores da Liga, à excepção do Linz (talvez...), não têm pedalada para jogar no Sporting.

Aliás, é curioso ver onde foram parar algumas das estrelas do futebol português da época passada: Meyong, Saganowski, Benachour...

E estou plenamente de acordo contigo relativamente à necessidade de contratar um trinco ou um defesa central. Contudo, acho que seria importante que o Carriço, o Zezinando e o João Martins rodassem uns anos (2 ou 3 no mínimo). São posições em campo em que a experiência conta muito...

 
At 18:19, Blogger ACF said...

Meu amigo, o Daniel Carriço se tiver ética de trabalho para continuar a evoluir e se não tiver lesões daqui por 24 meses já terá sido internacional A por Portugal, ele não é tão bom como o Tonel por enquanto, mas está a evoluir a um ritmo que lhe permitirá ser titular no Sporting num espaço de 6-24 meses, acredita que não estou a exagerar, este miudo não é o melhor atleta que já vi, não é tecnicamente o mais dotado mas tem uma maturidade impressionante, nunca se lesiona, nunca se cansa, raramente comete erros tácticos e tem uma raça descomunal. Não é "publicidade", ele é mesmo tão bom quanto dizem.

Li hoje algures que o Saganowski ganha 3,5 milhões de euros por ano no Troyes, só pode ser um erro?

Concordo contigo que para posições defensivas não se pode arriscar em demasia na juventude mas ten so caso do Veloso que tem 20 aninhos e tem aproveitado muito bem as oportunidades. O João Martins não está tão adiantado na sua evolução como o Carriço, e neste momento não está no momento de forma que estava nas primeiras 8 jornadas de juniores mas olha que o Martins também é um autêntico cavalo de corrida, corre que nem um doido, tacticamente é muito raro desiquilibrar a equipa, e é muito consistente, evoluiu imenso desde a Primavera passada.

O Meyong parece que vai voltar ao Belenenses. Mais valia ter apostado nele ou no João Tomás do que no Bueno e no Alecsandro.

Benachour nem sem por onde anda, gosto do jogador mas é daqueles que tenho duvidas que fosse capaz de fazer a transição para um grande, também tenho esse receio em relação ao Linz embora sem duvida seja um excelente cabeceador e tenha bom posicionamento e timing de ponta de lança.

Também gosto do Geromel do Guimarães, não é rápido mas tecnicamente está muito polido, lê muito bem o jogo e faz tackles limpinhos, uma versão mais jovem do Anderson Polga.



André Figueiredo

 
At 18:24, Blogger Pedro Barbosa said...

Adicionei-te no MSN :) Abraço.

 
At 18:51, Blogger ACF said...

Olha quem ele é? Bem vindo de volta, Rui, fazes sempre falta.

O que me preocupa mesmo é a ausência do Carriço na equipa de Juniores e até que ponto isso poderá enfraquecer a nossa candidatura ao titulo de juniores. Terei que ver mais do Tiago Pedrosa, quem sabe já na próxima Sexta-Feira.

Se o Carriço e o Paim forem para Moscavide podem contar comigo para vos manter a par dos detalhes pois passo próximo do campo de treinos todos os dias quando vou correr. Já não foi a primeira nem segunda vez que me cruzei com o André Marques aqui no PDN, creio que ele me reconheceu.

A transferência do DC3 para Moscavide pode ser benéfico para ele e para o Sporting no sentido de melhor preparar o DC3 para os seniores mas em contrapartida pode nos custar o titulo de juniores, é uma questão de risco e prioridades.



André Figueiredo

 
At 19:48, Anonymous Anónimo said...

Acho que um blog da formação como este devia fazer juz à excelente campanha dos infantis do SLB no torneio "XI CAMPEONATO INTERNACIONAL ALEVÍN FÚTBOL 7" que é um dos torneios de futebol jovem mais marcantes em Espanha. Este torneio foi transmitido em directo por algumas televisões espanholas e por várias rádios e contou com clubes como:

Barcelona
Real Madrid
At. Madrid
Inter Milão
Borussia Dortmund
Sevilha
Deportivo
Espanyol
Seleção dos Camarões

Na fase de grupos o SLB ficou em 1º lugar no seu grupo à frente do Barça, etc. Na meia final eliminou o Real Madrid e perdeu no prolongamento da final contra o mesmo Barcelona.

Classificação final:
1º Barcelona
2º Benfica
3º Real Madrid
4º Sel. Camarões

 
At 20:02, Blogger ACF said...

Este blog é gerido por uma única pessoa, EU, como deves imaginar não tenho o tempo que gostaria de ter para me manter a par de tudo, além disso não é nenhum segredo que este blog foca mais os jovens do Sporting, mas sempre que tiveres algo de relevante sobre o teu clube que queiras partilhar como foi este caso espero que venhas aqui e o faças.
A maioria de nós podemos ser Sportinguistas mas temos curiosidade de saber o que se passa nos outros clubes a nível de formação. Serás sempre aqui bem vindo.

Eu também não quero colocar demasiado conteudo no blog senão a quantidade de posts dilui a qualidade, por mim só colocava um post de 48 em 48 horas para dar tempo aos leitores para digerir com calma a informação que coloco aqui senão qualquer dia isto fica tão mau como "O Relvado" que tem artigos novos todos os dias mas a maior parte deles são enfadonhos e deram cabo de um site que em tempos era excelente.

P.S. O blog do André Sabino (As Jovens Águias) é também um excelente sitio para mencionares o assunto que te trouxe aqui.

Um abraço.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home