Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

terça-feira, setembro 04, 2007

3ª Jornada de Juniores e Juvenis A. Iniciados A na Marinha Grande.

"Correio da Manhã" (página 35) 10/09/2007






Sporting vence "Crisal Cup"

Os iniciados do Sporting Clube de Portugal foram os grandes vencedores do Torneio de Futebol de Sub-15 do SL Marinha, ao derrotarem o SL Benfica por duas bolas a zero na terceira e última jornada da competição.
Alberto, aos 17 e 56', foi o marcador de serviço da equipa leonina ao fazer os dois golos que deram o triunfo à sua equipa sobre o "rival" lisboeta.
No último encontro do Torneio, o FC Porto goleou o SL Marinha por sete bolas sem resposta condenando a formação da casa ao último lugar no Torneio. Catarino (2), Joaquim Lupeta (2), Zé Pedro, André Gomes e Ricardo Santos foram os autores dos golos que permitiram aos portistas assegurar o segundo lugar na prova.
Em terceiro lugar quedou-se o Benfica, com três pontos, cinco golos marcados e quatro sofridos. Os dois guarda-redes do Sporting partilharam o troféu atribuído à defesa menos batida (o Sporting sofreu zero golos) e Catarino, do FC Porto, arrecadou o prémio de melhor marcador com quatro golos marcados.





SLM sofre segunda derrota

Os iniciados do Sport Lisboa e Marinha perderam esta manhã com o Sporting Clube de Portugal por cinco bolas a zero, averbando assim a sua segunda derrota no Torneio de Futebol de Sub-15 do SLM “Crisal Cup”.

A formação leonina começou a construir o triunfo logo aos 2’ jogo por intermédio de Tiago António, tendo Tiago Bragança, aos 16’, elevado a contagem para 2-0 a favor do Sporting, resultado que se manteve até ao intervalo.

No segundo tempo, os leões continuaram a dominar, mas os golos surgiram apenas na recta final da partida. Esgaio, saído do banco aos 55’, rubricou o terceiro (57’) e quarto (58’) e aos 60’, Wilker concluiu da melhor forma uma excelente jogada individual que deixou pregada ao relvado a defesa marinhense, colocando o resultado final em 5-0 para os “leões”.




Sporting vence duelo com Porto

No segundo jogo da jornada inaugural da “Crisal Cup 2007” o Sporting levou a melhor no embate com o FC do Porto ao vencer o seu “rival” nortenho por duas bolas sem resposta.

Numa partida intensa, entre dois sérios candidatos à vitória no Torneio, a equipa leonina esteve melhor que os portistas e aos 15’ assumiu a vantagem no marcador por intermédio de Afonso, que converteu superiormente uma grande penalidade a castigar uma falta dentro da área portista.

No segundo tempo, aos 46’ Altair finalizou da melhor forma uma boa jogada do seu ataque, um lance em que a defesa do Porto não esteve isenta da culpas ao demorar demasiado tempo a afastar a bola da zona de perigo, deixando o número 9 leonino livre para fazer o 2-0 final.

O triunfo dos “leões” ficou, porém, ensombrado pela lesão grave sofrida por João Carlos, quatro minutos depois de ter entrado em campo. O número 8 sportinguista foi vitima de uma entrada mais dura de um defesa adversário e, após a sua substituição, a suspeita de uma eventual fractura na perna direita levou a que o jogador fosse transportado ao Hospital de St. André, em Leiria, para se submeter a exames médicos mais detalhados.




Confirmado pior cenário para João Carlos

Confirmaram-se esta madrugada, no Hospital de St. André, em Leiria, as piores previsões dos responsáveis leoninos face à lesão sofrida pelo numero 8 João Carlos no jogo de ontem frente ao FC Porto.

Os exames efectuados no Hospital de Leiria revelaram uma fractura na zona do tornozelo, tendo o jovem jogador leonino comparecido hoje no relvado 2 do Estádio Municipal com a perna e pé engessados.

Segundo o delegado do Sporting Clube de Portugal, o jogador irá ser reavaliado pelo departamento clínico do clube assim que regressar a Lisboa e, dependendo do parecer médico, poderá ou não ser sujeito a intervenção cirúrgica.

De qualquer modo, o responsável sportinguista aponta para um período de paragem de João Carlos de pelo menos sete semanas.




Adrian Santos



Grupo de Trabalho do Sporting Clube de Portugal no Torneio Crisal Cup na Marinha Grande (08/09/2007)
Fila de cima: Delegado Alberto Fernandes, Enfermeiro Rui Ramos, Rafael Veloso, Paulo Silva, Altair Junior, Thomas Ravera, Alberto "Betinho" Coelho, João Mário Eduardo, Rodolfo Simões, Ricardo Esgaio, Wilker Bolonha, João Gomes, João Carlos, Mister Renato Carvalho e Mister Luís Gonçalves.

Fila de baixo: Mateus Fonseca (Capitão), Ruben Freitas, Tiago Bragança, Hugo Airosa, Ricardo Pereira (sub-Cap), Tiago António e Afonso Figueiredo.




Plantel do Futebol Clube do Porto

Grupo de Trabalho do Sport Lisboa e Benfica

O trofeu de melhor marcador foi atribuído a Ricardo Catarino (4 golos) do Futebol Clube do Porto e o de melhor defesa ao Sporting Clube de Portugal (0 golos sofridos em 180 minutos de torneio). Altair Junior foi considerado o homem do jogo Vs Futebol Clube do Porto e Sport Lisboa e Benfica.




André Figueiredo



Da esquerda para a direita: Tiago Pedrosa, Bruno Matias, Vivaldo Arrais, André Santos, Marco Matias, Diogo Amado, Rui Figueiredo, Jorge Abreu, Pedro Mendes, André Martins e Adrien Silva.



Estrela da Amadora Vs Sporting Clube de Portugal.
Sábado, 8 de Setembro às 17:00.
Complexo Desportivo Monte da Galega.
3ª Jornada do campeonato nacional de Juniores.
Clima: Céu pouco nublado.
Resultado: 3-1


Sporting: André Martins, Tiago Pedrosa, Jorge Abreu, Pedro Mendes, Rui Figueiredo, Diogo Amado, Adrien Silva, André Santos, Vivaldo, Bruno Matias, Marco Matias.
Suplentes: Nuno Silva, Michael Santos, Diogo Rosado, André Martins, Diogo Viana, Januário Jesus e Wilson Eduardo.

Antevisão:
Estávamos perante o início de um jogo da 3ª jornada do campeonato nacional de juniores, um jogo que se previa difícil para a equipa leonina ao analisar os últimos resultados do Sporting com a equipa da Reboleira, reunindo assim todas as características para ser um jogo de emotivo e de interesse.
O clima atmosférico e o relvado estavam em condições consideradas normais para a prática desportiva.

1ª Parte:
A Equipa leonina começa melhor o encontro, com um remate com perigo que passa ao lado da baliza do estrela, aos 7 minutos por intermédio do jovem Bruno Matias.
Aos 14 minutos da primeira parte, o guardião do Sporting é forçado a ter uma saída agressiva, socando a bola e assim afastando uma jogada de algum perigo precedida de alguma confusão da defesa leonina, mas a resposta da equipa da Reboleira não tardou e foi aos 19 minutos que Jaló recebe a bola, retira 3 defesas do caminho e remata já em desequilibrou para defesa do guarda-redes Sportinguista.
No minuto seguinte, o Sporting reage por intermédio de Vivaldo que assiste André Santos, contornando este o guarda-redes da Amadora e finalizando ele mesmo a jogada, o resultado era 0-1, ganhava o Sporting aos 20 minutos da primeira parte.

Estávamos a meio da primeira parte, e o estrela jogava claramente em contra-ataque e o Sporting em ataque planeado, num jogo que parecia de alguma forma controlado pelos Leões. O Sporting viria a dispor demais uma oportunidade de golo através de um livre perigoso, ao minuto 30, que foi executado por Bruno Matias, mas sem resultados práticos. No minuto seguinte estrela consegue empatar por intermédio de Jaló que fica isolado frente a baliza, depois de o André Martins (Guarda-redes) ter rematado contra o seu corpo e isolado o jogador do estrela da amadora, fazendo este o 1-1, aos 31 minutos da primeira parte.
O Estrela volta a ter uma oportunidade de golo passando a bola a rasar o poste esquerdo e direito, num remate cruzado, lance que ocorreu aos 41 minutos da primeira parte.

2ª Parte:
No regresso do intervalo era notório algum nervosismo por parte de ambas as equipas, algo que veio a ter consequências no futebol praticado pela equipa leonina.
Foi aos 15 minutos da segunda parte, que a equipa da casa viria a passar para a frente no marcador, num lance dividido em que a bola sobra para Djaló que encosta para golo, ficando muitas dúvidas quanto ao posicionamento do mesmo.
Os lances multiplicavam-se mas nesta altura o Sporting afunilava o seu jogo, não tendo capacidade para criar desequilíbrios em bola corrida, apenas criando perigo de bola parada ao passo que o Estrela ia sempre aproveitando o contra ataque por intermédio do velocista Jaló.
O Estrela acabaria por fechar o marcador com um golo de Jaló após assistência de Cacito.

Destaques:
O destaque individual da equipa do Estrela vai para o jovem Jaló que colocou sempre a cabeça em água aos defesas leoninos, ao passo que o do Sporting vai para o Adrien que encheu o meio campo com classe.



Carlos Martins



"Já Voltou a Sorrir" (Luís Carlos em "Record")

"Talento em Miniatura" (Paulo Sousa em "A Bola")

Sporting Clube de Portugal Vs Futebol Clube do Porto, Sexta-Feira, 7 de Setembro às 21:00.
Sporting Clube de Portugal Vs Sport Lisboa e Marinha, Sábado, 8 de Setembro às 09:30.
Sporting Clube de Portugal Vs Sport Lisboa e Benfica, Sábado, 8 de Setembro às 16:30.
Estádio Municipal da Marinha Grande.
Torneio da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15).


Estrela da Amadora Vs Sporting Clube de Portugal.

Sábado, 8 de Setembro às 17:00.
Complexo Desportivo Monte da Galega.
3ª Jornada do campeonato nacional de Juniores.
(Estrela da Amadora é actualmente o 4º classificado, 3-1 em golos).


Sporting Clube de Portugal Vs União de Leiria.
Domingo, 9 de Setembro às 11:00.
Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº1.
3ª Jornada do campeonato nacional de Juvenis.
(União de Leiria é actualmente o 3º classificado, 8-1 em golos).


Real Sport Clube Vs Olivais e Moscavide.
Domingo, 9 de Setembro às 17:00.
Complexo Desportivo Real Sport Clube, Campo Nº1.
3ª jornada da II divisão, Série D.
(Olivais e Moscavide: Alison Almeida, João Gonçalves e Tiago Pinto. Real Sort Club: Ricardo Nogueira, André Pires e Fernando Ferreira).


Nesta 3ª jornada, a tarefa dos juniores leoninos não se afigura fácil, depois de um empate na jornada inaugural no terreno sempre difícil do Real Sport Clube (6º), o Sporting recebeu o reforço anímico de uma vitória sólida em Alcochete sobre o Atlético Clube de Portugal (14º). Este Sábado terão que se deslocar ao Monte da Galega para enfrentar o Estrela da Amadora (4º classificado), equipa com a qual empataram duas vezes na época anterior, 1-1 em Alcochete e 0-0 na Amadora.

A equipa de Juvenis A depois de 2 vitórias em 2 jogos, terá que receber em Alcochete a União de Leiria, actual 3º classificado da tabela. A equipa Leiriense vem com o score de 8-1 em golos, mas este foram conseguidos contra o Clube Académico do Fundão (11º) e Alverca (10º). Na temporada passada o Sporting ganhou 6-0 em casa e 2-1 fora contra a União de Leiria.






André Figueiredo

203 Comments:

At 19:13, Blogger ACF said...

In Maisfutebol:

"O Sporting voltou ao trabalho esta terça-feira, muito desfalcado pelas selecções e por lesões. Pedro Silva, Marian Had e Yannick são os jogadores afastados do relvado por motivos físicos.

Pedro Silva tem uma entorse no joelho esquerdo e o clube remete nova reavaliação do lateral brasileiro para amanhã. Quanto a Had, tem uma lesão muscular no recto anterior. Yannick, dispensado por lesão da selecção sub-21, tem um estiramento no adutor esquerdo.

Izmailov foi dispensado para tratar de assuntos pessoais, Polga chegou mais tarde pelo mesmo motivo. Miguel Veloso, Rui Patrício e Pereirinha (sub-21), Adrien (sub-19), Stojkovic (Sérvia), Purovic (Montenegro) e Vukcevic (Montenegro sub-21), já não estiveram no treino. Moutinho ainda esteve presente, mas vai juntar-se esta tarde à concentração da Seleccção AA.

Paulo Bento tem assim apenas 14 jogadores disponíveis e para compensar chamou ao treino cinco juniores: Wilson (avançado), Diogo Amado (médio defensivo), Diogo Viana (extremo esquerdo), André Martins (médio centro) e ainda outro André Martins, este guarda-redes."



André Figueiredo

 
At 19:29, Blogger ACF said...

"A solução tem que passar não por uma equipa B (pois além de não poderem ascender à II liga, e é um grande encargo financeiro) mas por uma equipa satélite na II liga! Por exemplo Estoril".

Plenamente de acordo, mas aproveito para adicionar que estou completamente contra o empréstimo de juniores de 1º ano. Ou fazem o resto da formação ou devem ser integrados na equipa principal e ocasionalmente jogando pelos Sub-19. Emprestar jogadores de 18 anos como fizeram com o Pereirinha e Paim está mais que visto que só os prejudica.

Emprestar jogadores ao Olhanense, Fátima e outros clubes tão longe da Alvalade não me parece fazer grande sentido. A emprestar a clubes Algarvios, mais valia terem enviado o Carriço, Lança, Pinto, Gonçalves, Alison, etc para o Portimonense onde está o Luís Martins.

P.S. Não sei se já se falou disso nos jornais, mas eu ontem cruzei-me com um amigo do Joao Gonçalves que me disse que ele está lesionado.



André Figueiredo

 
At 21:17, Anonymous Anónimo said...

E o que achas da existência de um campeonato de reservas? A AF Porto vai iniciar o seu em Outubro, com jogos sempre as quartas feiras. Seria benéfico manter alguns jogadores "apenas" para o campeonato de reservas?
Como seria a meio da semana poderiam jogar alguns juniores sem abandonarem os jogos do seu escalão.
Tem alguns contras (por exemplo um plantel um pouco maior) mas gostava de ver:

Rui Patricio

Rui Figueiredo
Paulo Renato
Daniel Carriço (mantinha-se)
André Marques (mantinha-se)

Diogo Amado
Adrien Silva
Bruno Pereirinha
Celsinho

Luis Paéz
Fábio Paim (mantinha-se)

Os lesionados teriamtambém a oportunidade de ganharem ritmo neste campeonato de reservas.

 
At 21:22, Anonymous Anónimo said...

Em relação a questaão da criação da equipa B, estou inteiramente de acordo com o que foi aqui dito.
Em relação a arranjar um clube que faça as funções de um clube satelite, a minha unica questão é qual sera esse clube?

Acho que estamos de acordo que o clube escolhido deve ser um clube da zona de Lisboa para que o seu acompanhamento seja mais facil.
Mas, que clube da 2ª divisão dessa area pode receber os nossos miudos sem que estes sejam relagados para o banco?

Em relação ao Carriço estar no Banco e a praticamente não jogar, que opinião tens disto Andre?
Ja agora parece que o Paim esta a regressar a normalidade, estando a jogar bem e a convencer no trofense

 
At 22:12, Anonymous Anónimo said...

O Marco Lança ta a jogar onde? Tem contrato com o Sporting ainda? Achoque emlem,bro de ver isso referido nos jornais...

 
At 22:17, Blogger ACF said...

"E o que achas da existência de um campeonato de reservas? A AF Porto vai iniciar o seu em Outubro, com jogos sempre as quartas feiras. Seria benéfico manter alguns jogadores "apenas" para o campeonato de reservas?"

Eu penso que quer a ideia seja uma equipa B ou de reservas ou a solução passe por um empréstimo a uma equipa satélite, terá sempre de haver objectivos, senão os jogadores não terão motivação para jogar. Quando ADC dissolveu a equipa B, ele falava em custos de 800.000 anuais em 02/03, penso que hoje em dia se arranja sponsorings para tudo e mais alguma coisa, e podiam tentar arranjar um patrocinador também para essa alternativa.

Não concordo com a ideia de jogadores da equipa principal actuarem por uma equipa de reservas, podem lesionar-se e depois a equipa principal perde soluções a meses do mercado de transferências abrir.

"Como seria a meio da semana poderiam jogar alguns juniores sem abandonarem os jogos do seu escalão.
Tem alguns contras (por exemplo um plantel um pouco maior) mas gostava de ver:

Rui Patricio

Rui Figueiredo
Paulo Renato
Daniel Carriço (mantinha-se)
André Marques (mantinha-se)"

Não sei se o Rui Figueiredo estará pronto para jogar um nível acima dos Sub-19.

"Diogo Amado
Adrien Silva
Bruno Pereirinha
Celsinho"

Acho que o Diogo Amado com 17 anos está muito bem onde está nos juniores, possivelmente no final da época estará pronto para fazer a pré-época nos seniores. Para mim um jogador Sub-19 ou está pronto para os seniores ou então fica nos juniores. Quando se fala de um activo do clube que tanto desportivamente como financeiramente pode vir a valer uma fortuna como é potencialmente o caso do Amado, acho que não se podem correr riscos com esses investimentos.

O Adrien está bem onde está, treina com os seniores, joga pelos juniores e espera uma oportunidade. Não podemos esquecer que em Janeiro de 2005 quando Moutinho subiu em definitivo o Sporting não tinha tantas opções de qualidade no seu meio campo como tem agora. A Taça da Liga vem mesmo a calhar, quanto mais jogos, maior a probabilidade de o Adrien poder jogar pelos seniores.

Celsinho é uma incógnita, pelo menos para mim é.

"Luis Paéz
Fábio Paim (mantinha-se)"

Esta equipa jogaria em 4-4-2 ou 4-4-1-1 com Paim atrás do Páez? O LP9 ainda agora começou a jogar, é cedo para dizer se está ou não no escalão certo, não vejo razão para queimar etapas.

A equipa B/satélite seria boa para jogadores como o André Marques, David Caiado, Zezinando Correira, Carriço, André Pires, Marco Lança, André Nogueira, Fábio Paim, etc. Com uma mistura de seniores de 1º e 2º ano, penso que a equipa não seria assim tão fraca como isso, se tivermos em conta a qualidade das gerações de 1987 e 1988.

Existem várias soluções, mas para mim os 2 componentes mais importantes, seriam os objectivos/motivação dos jogadores e principalmente a qualidade do treinador. Os jogadores potencialmente podem valer milhões, mas só um treinador de qualidade é que poderá ajudar os jogadores e clube a realizar esses milhões. Penso que muitas vezes as SADs entregam estes activos a treinadores com um CV muito curto. Prefiro um treinador de qualidade e jogadores razoáveis do que grandes jogadores com um treinador razoável.

"Em relação a arranjar um clube que faça as funções de um clube satelite, a minha unica questão é qual sera esse clube?"

Emprestar 12 jogadores a um só clube soa muito bem na teoria, mas penso que o "clube mãe" deveria ter algum input em relação a quem deveria ser o treinador, teria que ser alguém da confiança do Sporting. Não podem haver conflitos de interesses de ser o SCP a mandar no clube satélite (se calhem-se enfrentarem-se na Taça....), mas tendo em conta o investimento e risco, penso que é preciso haver algumas garantias que os emprestado não vão estagnar.

"Acho que estamos de acordo que o clube escolhido deve ser um clube da zona de Lisboa para que o seu acompanhamento seja mais facil."

Miguel Veloso, Olivais e Moscavide. Yannick Djaló, Casa Pia. Paulo Renato, Real Massamá.

"Mas, que clube da 2ª divisão dessa area pode receber os nossos miudos sem que estes sejam relagados para o banco?"

Penso que é melhor apostar em clubes com menos posses, com planteis mais fracos, onde os nossos tenham hipóteses de se impor. Em Moscavide encontraram o clube certo, tendo em conta que foram relegados. Mas daí a outra face da moeda de uma equipa com plantel fraco. Obviamente que têm que ser integrado em equipas onde possam jogar, mas que exista alguma cultura de vitória e uma estrutura forte o suficiente para que possam entrar na equipa sem a pressão de a terem de carregar às costas. Não seria melhor serem emprestados a treinadores com experiência de futebol de formação? Encaro o 1º ano de sénior como a última fase nessa formação tendo em conta os jogadores que regressaram após 1 ano de empréstimo.

"Em relação ao Carriço estar no Banco e a praticamente não jogar, que opinião tens disto Andre?
Ja agora parece que o Paim esta a regressar a normalidade, estando a jogar bem e a convencer no trofense"

Não tenho opinião, não os vi jogar pelos clubes actuais, nem conheço a qualidade dos respectivos planteis, mas se o Carriço estiver com saúde, é um bocado estranho não ter mais minutos de jogo (numa equipa que está em 11º lugar), mas ainda é cedo para alarmismos, e nem devemos ser excessivamente protectores em relação aos nossos, lutar contra estas adversidades também é bom para eles. O Paim tem jogado, mas também tem sido substituído. Espero que tudo lhe corra bem. No caso dele, se calhar até é bom ter ido jogar para longe de Lisboa, para longe de distracções, etc.

Relativamente ao facto de o XI dos Juvenis A na primeira jornada e segunda ter sido idêntico, não vejo qualquer problema nisso. Até agora nenhum dos reforços jogou como titular, e até nem vejo nenhum mal nisso, o seu tempo vai chegar, e os que já cá estavam merecem o voto de confiança. Se examinarem a equipa de ponta a ponta vão reparar a quantidade de alternativas credíveis para quase todas as posições.

"O Marco Lança ta a jogar onde? Tem contrato com o Sporting ainda? Achoque emlem,bro de ver isso referido nos jornais"

Está a jogar no Clube Desportivo de Mafra, creio que tem contrato profissional até ao fim da presente época. Se não me engano, neste passado Domingo entrou como suplente, já nos descontos.



André Figueiredo

 
At 22:29, Anonymous Anónimo said...

"Esta equipa jogaria em 4-4-2 ou 4-4-1-1 com Paim atrás do Páez?" A ultima. O Paez mais fixo e on Paim a deambular pelas alas.
Se para o ano o Paim for integrado onde poderá ser testado por Paulo Bento? Será que se adaptaria a médio interior?

 
At 22:47, Blogger ACF said...

Se a equipa não joga com extremos, presumo que alguém como o Paim ou seria adaptado a médio interior ou funcionaria como 2º ponta de lança (ou como Nº10). Acredito mais nesta 2ª possibilidade.

Para jogar como médio interior tem que saber (ou querer) defender, pressionar, cortar linhas de passe, recuperar bolas. Não sei se o Paim quer ou sabe fazer isso, mas essas mesmas dúvidas seriam válidas em relação ao Nani 2 anos antes. No final da época passada o Nani já tinha evoluído bastante nesse capitulo.

O timing é tudo na vida, se Boloni ainda estivesse em Alvalade possivelmente o Paim já estaria no plantel principal, mas a filosofia então era outra. Não critico nem apoio nem uma nem outra. Penso que por melhor que o jogador seja, a equipa nunca se deve sacrificar por sua causa. Ou o jogador se adapta ou então será difícil.

Espero que jogadores como o Diogo Viana e outros encontrem espaço no Sporting de Paulo Bento para poderem jogar nas suas posições de raiz e não como adaptações.

Paulo Bento joga e esquematiza a sua equipa em função das características dos jogadores que tem (ou que pediu). Se tiver um grande extremo isso não será incentivo suficiente para jogar com alas, mas se tiver 2... O Losango em termos de consistência defensiva não é um sistema com provas dadas no campeonato Português? Penso que é.

Em tempos menos felizes os adeptos queriam era ganhar, agora como já ganharam 2 títulos, querem algo mais. Vamos com calma, primeiro é preciso estabelecer um ciclo de sucessos e quando essa cultura estiver impregnada no clube durante 3, 4 anos, aí sim poderemos enveredar por noções românticas de jogar ao ataque, jogar com alas, etc, etc, etc. Até lá, deixem os romantismos ingénuos e idealismos tolinhos por conta dos "Tempos Extra" e da última página do "Record".



André Figueiredo

 
At 01:07, Anonymous Anónimo said...

Há coisa de um mês seria dificil prever um Benfica a planear uma equipa com extremos e "voilá". Quando se pensava que um André Soares, por exemplo, teria muitas dificuldades em adaptar-se á equipa do Benfica quando chegasse o seu tempo de subir á equipa principal, agora será uma possibilidade. Por outro lado, o 4-4-2 losango seria a táctica essencial para o André Carvalhas aparecer nos Séniores e agora com este 4-4-2 clássico não vejo muitas perspectivas de isso acontecer. Quero com isto dizer que no futebol tudo muda em pouco tempo. Não que o Paulo Bento possa sair, mas porque é possivel que daqui a 1/2 anos PB considere que um 4-3-3 ou mesmo um 3-4-3 será a táctica mais apropriada para o Sporting

 
At 10:41, Blogger ACF said...

In site oficial da Federação Portuguesa de Futebol:

"Mais fortes

Terça-Feira , 04 Setembro 2007
A Selecção Nacional Sub-19 iniciou da melhor forma a presente temporada ao vencer, por 1-0, a República da Irlanda, em encontro de carácter particular disputado em Dublin.

Carlos Pita, com um remate forte, à passagem dos 12 minutos, na sequência de três cantos consecutivos para Portugal, deu a vitória à Equipa das Quinas, que mostrou maior qualidade, diante de um adversário incómodo, muito aguerrido e, em determinados momentos, algo duro.

No final da partida, o Seleccionador Nacional de Juniores, Agostinho Oliveira, mostrou-se agradado com o desempenho dos seus atletas. “Penso que fizemos um bom jogo, tendo em conta que nos encontramos em início de época desportiva, em que os atletas ainda não estão ao seu melhor nível. Defrontámos uma equipa de qualidade – com a qual perdemos, na temporada passada no escalão Sub-18 – muito generosa e voluntariosa, mas que mostrou uma agressividade excessiva”, começou por dizer ao Portal do Futebol.

“A Irlanda entrou muito forte na partida, criou algumas ocasiões de golo nos primeiros cinco minutos, mas acabámos por equilibrar o jogo e chegar, com todo o merecimento, à vantagem. Depois, gerimos o resultado e os meus atletas souberam mostrar uma atitude competitiv muito forte. Saímos deste encontro com boas indicações, mas é importante não esquecer que esta é uma equipa que ainda está a organizar-se”, concluiu.

Ficha do Jogo
Campo do Drogheda United FC, em Dublin.
Árbitro: Damien Hancock (Irlanda).

REPÚBLICA DA IRLANDA: Shane Redmond, Brendan Moloney, Mark O’Toole (Daniel Earl, 71’), Noel Haverty, Michael Spillane (cap.), Lorcan Fitzgerald, James Berrett (Shane Lowry, 45’), James McCarthy (Peter MacMahon, 71’), Karl Byrne (Alan Lynch, 45’), Donal McDermott e Ian Daly.
Treinador: Shane McCaffery.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: cartão amarelo exibido a Brendan Moloney (78’)

PORTUGAL: Anthony Lopes, André Pinto, Carlos Pita, Ruben Lima, Valter Fernandes, Stélvio Cruz, André Carvalhas (Rui Rainho, 86’), Romeu Ribeiro (André Santos, 65’), Rabiola (Marco Matias, 45’), Adrien Silva (cap.) (Diogo Rosado, 45’) e Fábio Ferreira (Hugo Silva, 45’).
Treinador: Agostinho Oliveira.
Golos: Carlos Pita (12’).
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Stélvio Cruz (59’)"



André Figueiredo

 
At 13:00, Blogger ACF said...

In Maisfutebol:

"Miguel Angel Portugal, assessor directo do presidente do Real Madrid, deixou uma confissão curiosa esta quarta-feira à imprensa espanhola. Segundo este dirigente, os «merengues» estiveram muito perto de garantir a contratação de Giovani dos Santos, Leonel Messi e Cristiano Ronaldo.

Todos eles representam hoje em dia o Barcelona, arqui-inimigo do Real, mas poderiam muito bem estar a vestir de branco, a atentar nas palavras de Portugal. «Houve um período em que a nossa formação não fez as apostas mais convenientes. Estávamos na fase dos galácticos em que o clube preferia jogadores famosos a outros mais jovens», explicou, referindo-se à fase em que o clube era presidido por Florentino Perez.

«Estivemos interessados no Giovani quando ele tinha 14 anos e tivemos a possibilidade de ter o Messi e o Cristiano Ronaldo. Foi uma pena, mas nessa altura só adquiríamos atletas a custo zero para as nossas equipas jovens. Acabámos por perdê-los», lamentou Portugal que, ainda assim, elogiou os jogadores contratados esta época para a equipa sénior."




Cristiano Ronaldo representa o Barcelona hoje em dia? Perguntei e volto a perguntar, quem são estes elementos do staff da redacção do Maisfutebol que nos últimos meses tanto têm feito para descredibilizar um site que já foi dos melhores em Portugal?



André Figueiredo

 
At 13:14, Anonymous Anónimo said...

o mais futebol ultimamente tem crescido imenso. espero que este seja um erro único, porque estão em grande crescimento a todos os níveis. neste momento, claramente o melhor.

 
At 13:21, Blogger ACF said...

"o mais futebol ultimamente tem crescido imenso. espero que este seja um erro único, porque estão em grande crescimento a todos os níveis. neste momento, claramente o melhor."



Para mim, o Maisfutebol e a secção "Notícias na hora" da edição online de "A Bola" (também têm tido alguns erros perfeitamente desnecessários) devem ser os sites que vejo com mais frequência, mas o Maisfutebol nos últimos 3-4 meses tem tido uma sucessão de erros que não eram comuns no passado. Apenas critico porque estava habituado a maior rigor e qualidade da parte deles. Alguns erros são falta de bom senso, enquanto outros seriam fáceis de evitar caso houvesse um pouco de rigor e fossem verificar os factos.



André Figueiredo

 
At 17:03, Anonymous Anónimo said...

já será este fim-de-semana que te fazes à estrada andré?

 
At 17:13, Blogger ACF said...

"já será este fim-de-semana que te fazes à estrada andré?"



Infelizmente não, penso que só por volta da 8ª jornada do campeonato estarei apto a conduzir. Até lá, felizmente conheço adeptos do Sporting um pouco por todo Portugal que costumam ler este blog e antecipadamente convenço os mesmos a irem aos jogos de Iniciados, Juvenis e Juniores jornada após jornada e a telefonarem-me das bancadas com as informações necessárias.

Ir de Taxi até à Marinha Grande era capaz de ser complicado.

Saudações Leoninas.



André Figueiredo

 
At 18:19, Blogger Schmeichel said...

André, antes de mais as melhoras. O teu trabalho com este blog é muito valioso e nota-se que todos sentimos a tua falta.

Uma coisa que não percebi foi porque colocaram uma foto do Mauro Antunes, que como dizes muito bem este ano ascendeu aos Juvenis B, se aquele era um torneio de Iniciados. O torneio era de Juvenis? Isto interessa-me porque quando não posso ir aos jogos, por vezes uso o teu site para ter notícias precisamente da equipa a que pertence o Mauro (equipa essa que acompanho o melhor que posso de há 2 anos para cá).

 
At 19:17, Blogger ACF said...

"o comentário sr,andré tambem se vende !!!! é facil explicar no dia 3 de setembro deixei uma mensagem e não entrou no site porque será ??? sabem porqué ?porque falava das amizades do ex treinador da seleccção sub-17 com um jogador do sporting!!!"

Uh?



André Figueiredo

 
At 20:22, Anonymous Anónimo said...

quem foram os juniores chamados para o treino de hoje do sporting ?

 
At 20:25, Blogger k0sta7 said...

André, sendo tu conhecedor dos jogadores das camadas jovens do Sporting, achas que jogadores como André Nogueira, Zezinando, Celestino, Paím, Saleiro, Caiado e outros que foram campeões de júniores com o Paulo Bento alguma vez encontraram o seu espaço no plantel do Sporting?

Não achas que o tempo de eles realmente se imporem no plantel principal pode estar a passar? Sabendo que vêm ai alguns jogadores de nível das camadas jovens como o Amado,Rosado,André Santos,Michael,Wilson,Páez,etc..

Abraço e Obrigado

 
At 20:43, Blogger ACF said...

"quem foram os juniores chamados para o treino de hoje do sporting ?"


Diogo Amado (Médio defensivo).
Wilson Eduardo (Avançado).
Diogo Viana (Extremo).
André Renato Martins (Médio-centro).
André Filipe Martins (Guarda-redes).




André Figueiredo

 
At 21:38, Blogger ACF said...

"André, sendo tu conhecedor dos jogadores das camadas jovens do Sporting, achas que jogadores como André Nogueira, Zezinando, Celestino, Paím, Saleiro, Caiado e outros que foram campeões de juniores com o Paulo Bento alguma vez encontraram o seu espaço no plantel do Sporting?"



Sobre o André Nogueira, Zezinando Correia e David Caiado não me vou pronunciar porque não os vi jogar vezes suficiente para ter uma opinião formada. No Sporting é costume os jogadores afirmarem-se nos seniores em 4 idades diferentes. Quando são juniores de 1º ano como foi o caso do Ronaldo, quando são juniores de 2º ano como era o Moutinho, quando são seniores de 1º ano e ultimamente observamos vários casos de atletas que se fixam no plantel sénior durante o seu 2º ano de seniores após uma 1ª temporada de empréstimo como aconteceu com Miguel Veloso.

Casos de atletas que integrem o plantel principal após 2 temporadas de empréstimo são mais difíceis. No Sporting, a "linha de montagem" nunca pára e o tempo para afirmação é reduzido. É difícil dizer se eles alguma vez regressarão, quase de certeza não vão regressar todos e também dependerá das necessidades da equipa e até da própria filosofia de jogo, e em que sectores estão mais necessitados de soluções. Caiado e André Nogueira tiveram lesões, Zezinando não conseguiu convencer o treinador no Estoril. O facto de terem sido liderados por Paulo Bento é um plus, mas...

O Saleiro é repetidamente mencionado na imprensa desportiva como sendo alvo de votos de confiança por parte da direcção e vão prolongar-lhe o contracto, etc. É um jogador que não me agrada em demasia, é alto, fisicamente está mais "cheio", mas no choque físico parece demasiado hesitante, um pouco à imagem de Hugo Viana. Gostei do Celestino, mas é capaz de não ter evoluído o suficiente para chegar ao nível que se exige no Sporting, o futuro dirá.

O Paim tecnicamente é muito bom e fisicamente parece estar um pouco mais robusto do que 1 ano atrás, alguns dirão que é problemático, mas se o Paulo Bento se disponibilizou para tentar recuperar, "domesticar" e rentabilizar o talento de Carlos Martins durante 18 meses, porque não tentar também "salvar" o Paim?



"Não achas que o tempo de eles realmente se imporem no plantel principal pode estar a passar? Sabendo que vêm ai alguns jogadores de nível das camadas jovens como o Amado,Rosado,André Santos,Michael,Wilson,Páez,etc..

Abraço e Obrigado"



Sobre o Páez não vou falar muito por agora, embora as primeiras impressões tenham sido positivas. O Wilson para mim pode perfeitamente vir a ser um grande jogador, tem qualidade para isso, mas é um avançado de características completamente diferentes do Saleiro, independentemente disso, é um jogador bastante mais completo, os próximos 2 anos serão decisivos. Nem todos estes jogadores de 1990 vão chegar ao plantel principal, mas se dos 8 que subiram a juniores, 4 ou 5 lá chegarem já será uma taxa de sucesso anormalmente boa. Não era um plantel com grande profundidade, mas sem dúvida que existia um núcleo duro de grandes individualidades. Continuo sem perceber como é que o André Martins nunca era convocado para a selecção Sub-17 nem sequer para ser observado.

O André Santos também é um bom jogador, mas é preciso ser-se excepcional para conseguir-se oportunidades no meio de tanto aspirante a "craque" nos seniores, espero que ele consiga lá chegar, não só pela sua qualidade, mas também pela sua postura que me parece excelente (raramente vejo uma braçadeira mal entregue no Sporting). O Rosado tem grande potencial, se o conseguirá aproveitar isso é com ele e com a equipa técnica que o tentará lapidar, mas sem dúvida que se corresponder às suas potencialidades, acredito que é jogador para ir muito longe.

Este ano subiram 8 juvenis A, e ainda vieram o Victor Hugo (1990), Lucas Taglialatela (1990) e Rabiu (1991), portanto 11 juniores (tecnicamente o Rabiu é Juvenil) que não são de 2º ano. possivelmente fica em aberto espaço para 13 a 14 atletas de 1991 subirem na próxima época. Mas se as experiências com Rabius, Vinicius, Victor Hugos, etc provarem ser bem sucedidas, quem nos garante que daqui por 12 meses não entrarão mais 2 ou 3 estrangeiros? A triagem será feroz.



André Figueiredo

 
At 22:01, Anonymous Anónimo said...

^"O Wilson para mim pode perfeitamente vir a ser um grande jogador, tem qualidade para isso, mas é um avançado de características completamente diferentes do Saleiro"

Espero que FCP, Benfica, Sporting, Braga, Vit.Guimarães, Belenenses, enfim, os clubes com tradição de formar jogadores, tenham a sensibilidade de tentar optimizar pontas de lança para serem aposta nos Séniores, porque me parece preocupante a falta de jogadores com essas caracteristicas no futebol português. Espero que se aposte seriamente em Rabiola (FCP), Rui Ferreira e Nélson Oliveira (Benfica), Wilson Eduardo (Sporting), entre outros, que são claramente jogadores com potencial para chegarem ao futebol sénior e preencher bem essa lacuna. O mesmo se aplica para os laterais esquerdos, e para jogadores como Michael, Rui Coentrão ou Ruben Lima

 
At 22:15, Anonymous Anónimo said...

Seniores

Stojkovic (a partir de Dezembro Tiago e até Março Rui Patrício)
Abel (Pedro Silva)
Tonel
Polga
Ronny
Miguel Veloso
João Moutinho
Romagnoli
Izmailov (Vukcevic)
Liedson
Derlei

Juniores

Victor Hugo
Rui Figueiredo (Tiago Pedrosa)
Vinicius
Welliton (Jorge Abreu)
Michael Santos (Rui Figueiredo)
Diogo Amado
André Santos (Rabiu)
Adrien Silva
Marco Matias (Bruno Matias)
Luís Paez
Vivaldo (Marco Matias)

Sub 17

Ruben Luís
Cédric Soares (Filipe Paiva)
Nuno Reis
Filipe Paiva (Ricardo Alves)
Mário Rui
Luís Almeida
William
Renato Neto (Cédric)
Zahavi (Luís Oliveira ou Renato Santos)
* Renato Santos (Luís Oliveira)
Januário

* Porque não jogar com 3 avançados móveis, já que os 3 PL juntos não fazem 1, infelizmente...

Sub 16

João Figueiredo
Leandro Albano (Flaviano Rosa)
André Oliveira
Miguel Serôdio
Rui Coentrão
Taira
Diogo Freitas
Mauro Antunes
Sérgio Duarte (João Couras)
Peter Caraballo (Matheus)
Tiago Cerveira

Sub 15

Rafael Veloso
Ruben Freitas
João Mário
Paulo Silva
Rodolfo Simões
Manuel Dias
Hugo Airosa
Mateus Fonseca
Ricardo Esgaio
Betinho
Altair Júnior


Sub 17 e Sub 15, principais candidatos ao título nacional...
Juniores ainda um passo atrás da equipa do SLB...
Sub 16 com falta de soluções no corredor esquerdo, serão uma incógnita...

 
At 22:17, Anonymous Anónimo said...

rabiola GL? Tão fraquinho... na selecção só passou a titular depois de se falar do porto. antes sentava-se no banco com carvalhas, ferreira e fernandes a titulares. o lucas, um ano mais novo, abancava-o nos Juniores LOL

 
At 22:18, Blogger k0sta7 said...

Tive opurtunidade de ver a final Sporting-Benfica em Alcobaça e fiquei deliciado com o André Santos. Que grande jogador! Super sereno, tranquilo, confiante, com raça e com certeza no passe. Gostava que o Michael e o Rosado tivessem jogado na final para poder ver a sua evolução em relação aos jogos que vi de ambos na ultima epoca, mas acabaram por não jogar. Gostei do Viana embora me pareça que (como acho que o Paulo Bento ainda vai ficar muito tempo no Sporting) terá poucas hipoteses de se impôr na equipa principal, devido á sua posição, a menos que se adapate a jogar a avançado ou a médio. Gostei bastante do André "Carraça" Martins, muito activo e não se encolhe de nada. Mas de todos os que vi parece-me que o André Santos e o Amado são os que têm mais hipoteses a curto-prazo.

Abraço

 
At 22:21, Anonymous Anónimo said...

esse dinis tb o abancava

 
At 22:29, Blogger ACF said...

O André Santos é um grande jogador, mas as gerações de 1989, 1990 e 1991 têm alguns médios fenomenais na forja. Não sei se o André vai conseguir arranjar espaço no meio de Adriens, Cédrics, Amados, etc. Para aqueles que não querem ver o Sporting eventualmente vender o Veloso, então digam como querem arranjar espaço para todos estes jogadores? Jogando em 3-6-1 ou 3-7-0? O problema do SCP no passado era vender jogadores chave sem ter os "herdeiros" prontos, mas cada vez mais esse é um problema que já não se coloca.

Relativamente ao Henrique Dinis, sem entrar em grandes detalhes, eu na semana antes da jornada final dos juvenis falei com uma pessoa com algum "peso" na formação do Sporting e perguntei o que pensava ele do Lamelas, Lucas, etc e ele disse-me que o único que verdadeiramente se destacava era o Dinis. 3 meses depois, aí está, o Dinis vai ser senior.



André Figueiredo

 
At 22:30, Anonymous Anónimo said...

para quem foram os prémios individuais no torneio de abrantes?

 
At 22:31, Blogger ACF said...

"para quem foram os prémios individuais no torneio de abrantes?"

Disseram-me que não houve trofeus.



André Figueiredo

 
At 23:09, Anonymous Anónimo said...

"rabiola GL? Tão fraquinho... na selecção só passou a titular depois de se falar do porto. antes sentava-se no banco com carvalhas, ferreira e fernandes a titulares. o lucas, um ano mais novo, abancava-o nos Juniores LOL "

Foi só para dar um exemplo de um jogador formado no Vit.Guimarães, até porque apenas vi jogar o Rabiola por escassos minutos. O Lucas teria sido outro bom exemplo, como com certeza o madger poderá dar exemplos das camadas jovens do FCP, as quais desconheço quase em absoluto.
Cumprimentos

 
At 23:43, Anonymous Anónimo said...

o lucas é do guimarães.

cumprimentos

 
At 23:50, Anonymous Anónimo said...

gj, não sei se concordas, mas pelo que vi do Zequinha no mundial, acho que o miudo melhorando a sua atitude tem possibilidades de poder vir a desenrrascar a nossa selecção, apesar de não ter visto muito dele ( so vi o mundial e não vi o jogo da vergonha do cartao), pareceu ter alguma qualidade.
Quanto ao Wilson do Sporting, tenho varias duvidas que venha algumas vez a ser aposta se o mister for Bento.
A mim parece-me que o mister tenta sempre manter alguma experiencia na equipa e não a deixar entregue apenas aos miudos da formação, e acreditando que o Paez chegue aos Seniores, a confirmar as boas indicações, ja teremos mais uma aposta no ataque, se pensar que o meio-campo do Sporting e um meio campo com uma media de idades baixa, e que se vender algum jogador deste, será provavelmente ocupado por outro da formação,leva a desconfiar que apesar de ter qualidade o mister vai ficar algo reticente na altura de apostar em Wilson, mas por outro lado tambem é possivel que sacrifique outro miudo.( Não acho que exista espaço para todos)
Sei que muitos não concordam comigo, mas não acredito que o Bento aposte em todos, porque num plantel não se pode jogar só com miudos de 20 anos e querer ser campeão.
Por isso é que acho que esta na altura do Sporting começar a pensar como é que pode ganhar dinheiro com estes miudos e garantir aos mesmos que não ficam com as pernas cortadas.

 
At 00:03, Anonymous Anónimo said...

!porque falava das amizades do ex treinador da seleccção sub-17 com um jogador do sporting!!! para falar mal do diogo ribeiro sai tudo para esconder novos talentos também !"

Conta mais, nao deixes a coisa a meio

 
At 02:54, Blogger ACF said...

"André para ti quem tem mais potencial. o amado ou o Adrien? qual tem mais hipóteses de vingar? eu sei que teem os 2 mas o que tem mais?"

Isso do potencial ou qual é o melhor é muito subjectivo, é certo que ambos podem actuar como médio de contenção, mas têm algumas características diferentes. O Adrien ganha na polivalência pois é um jogador que no losango pode jogar em qualquer uma das 4 posições, embora me pareça mais talhado para jogar como trinco ou médio interior. Como organizador de jogo não vejo o Adrien como um fantasista, mas sim como um jogador de eficiência, de processos simples, de "transpiração", com qualidade de passe e sem grandes malabarismos.

O Amado também pode jogar como médio defensivo ou médio interior (na selecção já vi o Leandro Pimenta jogar a Nº6 e o DA a Nº8), mas no capitulo defensivo parece-me ser mais forte do que o Adrien, aliás, eu acho que a grande força do AS a jogar como trinco não é tanto a sua capacidade de recuperar bolas, mas sim de entregar a bola jogável aos médios mais adiantados. O jogador que o Adrien me faz lembrar é o Andrea Pirlo, um 2º trinco de características mais criativas que consegue fazer a transição defesa-ataque mais depressa do que um mero destruidor de jogo.

São jogadores compatíveis, aliás, jogaram juntos no passado Sábado, duas grandes promessas do Sporting, 2 rapazes impecáveis dos quais qualquer adepto se poderá orgulhar. Se não for pedir demasiado, para além de bons jogadores, queremos atletas que também possam ser bons exemplos para os mais jovens que hoje em dia olham para os futebolistas como exemplos a seguir.



"Boa tarde André, podia me dizer as características do Eric e do tobias? qual o mais evoluído?"

O Tobias parece ser um jogador mais posicional e com maior qualidade no passe longo, o Eric Dier é um jogador mais atlético e pressionante. Sinceramente, o Tobias impressiona-me mais pela simples razão que me parece ser um jovem com uma maturidade acima da média para a sua idade. O Tobias sendo mais lento, quando joga mais adiantado no terreno e falha o corte nota-se alguma dificuldade (o que também o torna um defesa/médio menos "agressivo" e com mais receio de ir à bola e falhar e o adversário ganhar-lhe as costas), um pouco do que seria de esperar do Miguel Veloso que também não é um jogador muito rápido, mas com boa leitura de jogo e capacidade de antecipação aprendeu a compensar. Eu pessoalmente gosto muito do Tobias, é um rapaz muito certinho e humilde e acho que ele tem futuro desde que não se distraia e seja ambicioso.

O campeonato de Iniciados B para mim será dos mais interessantes, quantas vezes o Benfica tem ganho ao Sporting em Infantis A e na época seguinte a equipa do Sporting ganha o campeonato de Sub-14 a essa mesma equipa do Benfica? Estou curioso por ver que diferença fará um ano de crescimento físico a este lote de jogadores.



André Figueiredo

 
At 03:22, Blogger ACF said...

"Uma coisa que não percebi foi porque colocaram uma foto do Mauro Antunes, que como dizes muito bem este ano ascendeu aos Juvenis B, se aquele era um torneio de Iniciados. O torneio era de Juvenis?"



O que se passa essencialmente é que o futebol de formação não é muito popular, é um objecto de culto e existirão alguns milhares de pessoas neste país que verdadeiramente tenham uma paixão por este assunto. Como tal, compreende-se que os jornais e outros meios de comunicação não considerem ser importante ter alguém que conheça bem os escalões de formação e esperanças e que consiga distinguir os jogadores, etc. Não sendo popular, não atrai dinheiro e portanto existe menos rigor e atenção ao detalhe.
O torneio era de Iniciados A (Sub-15), presumo que o editor de "A Bola", necessitando de uma imagem de "Iniciados A" para ilustrar o artigo terá pedido ao seu fotografo para ir buscar imagens de arquivo e esta fotografia possivelmente será da 6ª jornada da fase final do campeonato nacional de Iniciados, Sport Lisboa e Benfica 0 - 2 Sporting Clube de Portugal no Seixal (17 de Junho creio eu).

Eu todos os dias a ler jornais, inclusive o do Sporting deparo com erros relativamente à formação do Sporting, não vale a pena ficar indignado porque a menos que os clubes promovam o futebol de formação como o Benfica fez (intencionalmente ou não) colocando o jogo no Estádio da Luz, nunca vai ganhar popularidade. Pessoalmente, até prefiro assim, prefiro ver 100 ou 200 pessoas irem aos jogos para apoiar os seus "meninos" do que irem alguns milhares apoiar as camisolas que eles trazem vestidos e embirrarem com eles quando as coisas não correrem bem.

P.S. Apesar do erro, eu acho que o jornal "A Bola" é dos 3 diários desportivos aquele que ainda se esforça mais por falar um pouco sobre futebol de formação.



André Figueiredo

 
At 11:27, Anonymous Anónimo said...

Mundial sub-17

Meias-Finais

Nigéria-Alemanha 2-0 (aos 30 minutos)

Ibrahim Rabiu titular

 
At 12:20, Anonymous Anónimo said...

Como é possivel o Sporting vencer o torneio Internacional de Abrantes derrotando o porto e benfica e no site do clube nem sequer mencionarem o torneio? No jornal dizem alguma coisa?

 
At 13:00, Anonymous Anónimo said...

Sporting de Paulo Bento: 4-4-2 Losango

André, em que posição encaixará melhor o Caiado na actual tactica do Sporting: médio esq, medio dto,medio ofensivo ou avançado? e o Paím? e o Pedro Celestino?

Obrigado

 
At 13:34, Anonymous Anónimo said...

nem caiado, nem paim nem celestino terão hipoteses no sporting. o paulo bento não aposta na juventude, e têm provado isso ao longo dos tempos. expliquem-me lá porque o adrien não joga? é muito superior ao izmailov. mas já estou habituado, com paulo bento nenhum jovem vai ser aposta.

os djalós, velosos, e outros, foram aposta de Paulinho, sim PAULINHO o ROUPEIRO. Foi ele que os indicou e apostou neles. o paulo bento não tinha apostado. mas o paulinho, o nosso roupeiro, quando pretendia trocar a camisola de rui jorge pela do vitor baia, o senhor mourinho, ham, o senhor mourinho, fez isto à camisola e ainda disse: paulinho, aposta nos jovens.

 
At 13:53, Anonymous Anónimo said...

ó anónimo das 13:34 lava a boca antes de falares do Paulinho. E vai ver uns filmes de futebol,uns resumos, umas crónicas, lês umas entrevistas, estudas um pouco sobre futebol.
Depois vem cá dizer que o Bento não aposta nos jovens...

 
At 14:23, Blogger ACF said...

“Como é possivel o Sporting vencer o torneio Internacional de Abrantes derrotando o porto e benfica e no site do clube nem sequer mencionarem o torneio? No jornal dizem alguma coisa?”

Penso que não, mas na página 15 vem um artigo que diz que o Bruno Pereirinha se transferiu do Real de Massamá para o Sporting. O Pereirinha esteve 7 anos nas camadas jovens do Belenenses até entrar no SCP como Juvenil B em 03/04. Que eu saiba ele nunca foi atleta do Real.



“Sporting de Paulo Bento: 4-4-2 Losango

André, em que posição encaixará melhor o Caiado na actual tactica do Sporting: médio esq, medio dto,medio ofensivo ou avançado? e o Paím? e o Pedro Celestino?”

Sobre o Caiado não me posso pronunciar (mas parece jogar bem com os dois pés), o Celestino não acredito que vá ter espaço para chegar à equipa principal do Sporting tendo em conta os jogadores que podem lá chegar a curto prazo. O Paim encaixaria melhor como organizador de jogo, aí teria que assumir menos despesas defensivas do que nos vértices laterais. Não vejo jogadores como o Caiado ou Paim a jogar como avançados num sistema sem alas, já tentaram fazer isso com o Djaló.



André Figueiredo

 
At 14:57, Anonymous Anónimo said...

Sinceramente também não imagino o Celestino na equipa principal. Quanto ao Caiado e ao Paím, creio que mais cedo ou mais tarde o Paulo Bento vai apostar neles, quem sabe na próxima epoca. Creio que o Paím jogará a organizador de jogo (posição do Pipi) e o Caiado descaído para a esquerda por ser quase ambi-destro (posição do Izmailov). E o Zezinando, pensas que terá lugar no plantel?
Com o aparecimento de jogadores da sua posição como Adrien,Amado,André Santos, creio que é dificil que venha a ter lugar no plantel.. o que é pena porque ele era apontado como um clone do Makelélé (claro que isso é sempre relativo) mas talvez não tenha evoluído como se esperava, ou o que é que se passou para ele não crescer como se esperava? Afinal foi dos jogadores mais importantes,senão o mais importante,na epoca do título de Bento nos júniores, do qual era capitão.

 
At 15:13, Blogger ACF said...

Juniores chamados para treinar com os seniores esta Quinta-Feira:

Diogo Amado (Médio defensivo).
Wilson Eduardo (Avançado).
Diogo Viana (Extremo).
André Renato Martins (Médio-centro).
Victor Hugo Golas (Guarda-redes).
Luis Páez (Avançado centro)



André Figueiredo

 
At 18:14, Anonymous Anónimo said...

"Não vejo jogadores como o Caiado ou Paim a jogar como avançados num sistema sem alas, já tentaram fazer isso com o Djaló"
André isto não é uma critica, mas em relação ao Djaló ascendeu ao plantel principal após uma época no Casa Pia a jogar a ponta de lança num sistema 4-3-3 e marcou 16 golos.

Importante a questão do igor em relação ao zezinando! Tanto a questão como o pensamento são similares ao que fiz à poucos meses e penso ser importante a tua opinião, pois na altura não a deste.

 
At 18:18, Anonymous Anónimo said...

tens razão tobias. mas como nessa altura o andré não via jogos do sporting (formação) não se lembra...

 
At 18:31, Anonymous Anónimo said...

GLADSTONE na selecção do BRASIL!
O tonel já sentava o rabo no moche!
Mas claro que o Polga merecia também ser chamado!

 
At 18:34, Anonymous Anónimo said...

Até o Sabino está convencido: O "Ibrahim Rabiu e o Chrisantus estão a dar show"

 
At 18:35, Blogger ACF said...

"André isto não é uma critica, mas em relação ao Djaló ascendeu ao plantel principal após uma época no Casa Pia a jogar a ponta de lança num sistema 4-3-3 e marcou 16 golos."

Eu sei, mas no Casa Pia ele era a referência do ataque porque não havia mais ninguém e jogavam para ele e tinha muitos minutos de jogo. Além disso, a 2ªB não é o mesmo que a Liga principal ou a Champions League.

"Importante a questão do igor em relação ao zezinando! Tanto a questão como o pensamento são similares ao que fiz à poucos meses e penso ser importante a tua opinião, pois na altura não a deste."

Não a dei sobre o Zezinando, tal como não dei sobre o Caiado porque não vi jogos suficientes deles para ter opinião formada.



André Figueiredo

 
At 18:36, Blogger milton_filipe76 said...

Miguel Martins, logo que possas entra em contacto comigo através do meu e-mail, se faz favor.

milton_filipe76@hotmail.com

Abraço

 
At 18:59, Anonymous Anónimo said...

Então peço desculpa pois pensava que já acompanhavas nessa altura.
Quando o zezinando era juvenil de 2.º ano, foi fazer um jogo pelos juniores na fase final contra o porto e toda a imprensa desportiva se referiu a ele como uma verdadeira estrela, como junior de primeiro ano foi a peça mais importante no onze de Paulo Bento e roubou a braçadeira de capitão ao veloso, no euripeu de sub 19 em 2006 não gostei, nos jogos que vi do estoril no ano passado na sporttv ao domingo de manhã gostei bastante, em dezembro numa votação do o jogo (com tds os treinadores da II) recebeu o voto de melhor médio da II liga de tres treinadores (inclusive do cabrão do alvaro magalhães) que na altura confirmei que tinham sido adversários nos poucos jogos que tinha sido titular, no torneio de toulon contra a frança odiei, no mundial foi dos menos maus!
Não sei o que esperar dele!

 
At 20:18, Blogger Unknown said...

aqui ponho eu a colher...

Adoro o Zezinando. Aliás, era um esteio da(s) equipa(s) de juniores do Sporting. O problema é que não há muitas equipas a querer um trinco que tenha 1m70. E porquê? Porque não tem presença no jogo aéreo e, ao mesmo tempo, não é um transportador de jogo.

O que fizeram ao Zezinando em Toulon e no Mundial foi um crime. O miúdo tem (muito) jeito para jogar futebol, mas tem pouca capacidade para jogar a interior ou a 10. Pô-lo a jogar a 10 foi a prova acabada que José Couceiro e Rui Caçador não percebem RASPAS de futebol e ainda menos dos jogadores que treinavam.

O Zezinando é um trinco como o Makelele. Para o bem e para o mal. Não se vê o Makelele passar o meio-campo, não se vê o Makelele ganhar bolas de cabeça, não se vê a fazer grandes rasgos individuais ou passes desequilibradores. Mas está sempre no sítio e sabe girar a bola como ninguém. Por isso, com o seu 1m70 foi titular do Chelsea, Real Madrid, Celta e da selecção francesa.

Mas há algo que distingue estas 4 equipas do Estoril (onde jogou muito e bem): são equipas com jogadores capazes, com técnica e equipas de ataque. É muito difícil para o Zezinando impor-se se esperam que ele assegure, não apenas a recuperação de bola o equilíbrio colectivo, mas também o desequilíbrio ofensivo. Não está talhado para isso. E foi isso que aconteceu no Estoril: era a 1ª opção sempre que a equipa ficava a perder, pois dava alguma qualidade ofensiva à equipa. Mas jogava ao lado de outro trinco, o Malá (bom jogador, por sinal) que tem 1m90. E com os jogadores que tinha pela frente, a probabilidade de jogar futebol...

Aconteceu o mesmo ao Makelele: foi despachado pelo Nantes e foi recrutado, em última instância pelo Celta, por um presidente que teve o olho para o contratar e meter a jogar na sua posição (no Nantes era encostado à direita). Mas o Makelele teve a sorte de jogar em França, em selecções com treinadores que percebem da poda e que o metiam a jogar, incondicionalmente, no centro, a trinco.

Alguém se pergunta se o Lassana Diarra é alto?

O Zezinando é pior que o Adrien e que o Miguel Veloso. Mas só porque estes 2 são mesmo do melhor que Portugal produziu desde sempre, a comparação é injusta. Com jogo, com um treinador que saiba, com uma equipa que jogue futebol, o Zezinando pode ser facilmente um Paulo Assunção (1m73).

 
At 20:38, Blogger k0sta7 said...

Excelente comentário plf.
Eu tenho exactamente essa opinião.

Mas se reparar-mos bem, na tactica 4-4-2 em losango (actual do Sporting) o pivot-defensivo ou é muito bom a impulsionar jogo (Veloso) ou é muito poderoso fisicamente (Adrien,Petit no Benfica de Fernando Santos). O que desfavorece (e muito) o pequeno Zezinando. Daí eu achar que embora ele tenha qualidade, dificilmente se vai impôr no plantel do Sporting.

Abraços

 
At 20:41, Blogger k0sta7 said...

Penso que a convocatória de Gladstone e consequente ausência de Polga é injusta, mas acho que o facto de o Polga não ter grande margem de progressão pesa na decisão de Dunga.
Juntando isso á teimosia que já lhe é conhecida, a resposta é esta...

 
At 20:43, Blogger k0sta7 said...

André, o que pensas do futuro do Yannick Djaló? E do Bruno Pereirinha? Tenho vindo a reflectir bastante sobre ambos e chego á conclusão que o Yannick é fraquinho. Ao início gostei dele, era dinâmico, rápido. Agora só vejo um jogador (embora rápido) muito trapalhão, pouca técnica (não confundir com finta), falha recepções atrás de recepções...

 
At 20:53, Blogger Unknown said...

Kosta7,

não diga isso...

O Djaló tem imenso espaço para crescer e evoluir no Sporting. Nunca será mais do que o Govou, mas se atingir o seu nível o Sporting não terá, ano após ano, de procurar um avançado que seja uma excelente opção para estar no plantel.

As equipas fazem-se de opções e não de 23 ou 24 titulares: o Djaló pode estar ainda muito verde para ser titular do Sporting (tem apenas 21 anos, o que é uma idade bem tenra para um avançado), mas já tem boa tarimba para ser titular em boas partidas. Recorde o jogo no Dragão no ano passado quando, ao lado do Alecsandro, fez um jogo belíssimo.

O Sporting só perderá se for ou quiser ser como o Benfica e o FCPorto, que apostam em jogadores "feitos". A sua maior força não está (nunca esteve) nas contratações que faz, mas nos jogadores que faz crescer. Esses jogadores não crescerão se não jogarem, mas também não crescerão se não tiverem adversários dentro do plantel que tenham qualidade. O Djaló tem imenso tempo e qualidade para crescer, nota-se a sua juventude inclusivamente na sua cara, ainda tem muito para amadurecer. Será um bom avançado. Não será o Liedson. Esse teremos (e tivemos) de ir buscar fora.

Ah... e o Pereirinha é um GRANDE jogador.

 
At 21:04, Anonymous Anónimo said...

O rui figueiredo e o jorge abreu treinaram hoje com a selecção AA

 
At 21:30, Blogger ACF said...

"André, o que pensas do futuro do Yannick Djaló? E do Bruno Pereirinha? Tenho vindo a reflectir bastante sobre ambos e chego á conclusão que o Yannick é fraquinho. Ao início gostei dele, era dinâmico, rápido. Agora só vejo um jogador (embora rápido) muito trapalhão, pouca técnica (não confundir com finta), falha recepções atrás de recepções..."



Eu penso que essa tua mudança de opinião em relação ao Djaló reflecte o facto de ele actualmente não estar a atravessar um bom momento. A principal arma do Djaló será a sua velocidade, qualidade da qual ele tira partido quando joga como ala. Não acho que ele tenha pouca técnica, embora por vezes tenha más recepções de bola. Não coloco em causa o valor do jogador, mas não acho que ele consiga render numa equipa como a do Sporting que tem opções como Liedson e Derlei, especialmente se jogar como ponta de lança ou como Nº10. O Djaló ou joga encostado à ala ou como 2º PDL, até o próprio Boloni disse que o YD20 lhe fazia lembrar o JVP. Paulo Bento não pode começar a jogar com extremos só para poder tirar partido do YD20, o Yannick é que terá que aos poucos saber adaptar-se às necessidades da equipa.

O Djaló como PDL só se for nas costas de um jogador de maior porte físico como o Michael Owen atrás de Alan Shearer, Rooney a surgir nas costas de RVN ou Obafemi Martins atrás de Adriano. Pese o facto de OM e WR fisicamente serem mais possantes e MO tecnicamente ser superior ao Djaló. Continuo a achar que o YD não consegue complementar alguém como o Liedson pois são essencialmente 2 velocistas e a equipa ressente-se da falta de alguém que prenda os centrais como Niculae, Jardel, Elpideo Silva, Pinilla (se ele tivesse vontade de ser futebolista), Deivid (até certo ponto tinha a sua utilidade) costumavam fazer e espera-se que Purovic também seja esse elemento que falta na frente do Sporting.

O Pereirinha é um jogador polivalente, será difícil ganhar o lugar aos jogadores que já estão estabelecidos como o Moutinho, Romagnoli, etc, mas sendo capaz de jogar como médio centro, médio-ala, Nº10 e aparentemente como lateral direito, poderá eventualmente conquistar-lhe oportunidades, especialmente agora que existe ainda mais uma competição, a Taça da Liga. O Pereirinha é bom jogador, precisa é de oportunidades, também de um pouco de sorte, mas acima de tudo confiança e isso só vai conseguir quando jogar com alguma regularidade e as coisas lhe correrem bem. Até lá precisa de espaço de manobra por parte dos adeptos. É preciso não esquecer que o Pereirinha só tem 19 aninhos.

Dispensar o Djaló não faria muito sentido porque o Sporting também dispensou o Lourenço e Varela e entretanto foi arranjar soluções que não eram melhores, mas certamente eram mais dispendiosas. Atenção, porque o Lourenço com 20 anos fez 4 golos em 1000 e poucos minutos de utilização na liga em 03/04, se tivesse sido titular indiscutível podia na teoria ter chegado aos 12 ou 13 tentos, nesse ano Liedson fez 15. Seria assim tão mau?
E se hipoteticamente em Janeiro o Sporting dispensava o Djaló, mas em Junho o Paulo Bento sai do Sporting e o treinador seguinte quer jogar com extremos ou em 4-4-1-1? Depois tinha o Sporting de ir à procura de um Djaló? O Sporting não só precisa de jogadores como ele não só pela sua qualidade, como precisa de jogadores que sabem estar no banco (como Miguel Garcia sabia), não levantam ondas, não perturbam a harmonia do grupo e esperam pelo seu momento.

O Sporting tem um longo historial de dispensar Paulos Sérgios e Dannys para ir gastar dinheiro em Doualas e Manoeis. Esperemos que com Paulo Bento, o Sporting finalmente vá buscar jogadores para o clube e não só para o treinador. Treinadores vêm e vão, mas a filosofia de jogo clube deve permanecer intacta senão nunca haverá uma politica coerente de contratações, nem estabilidade (nem referências) nos planteis. Em 07/08 podemos dizer que este é o Sporting do Liedson, do João Moutinho, do Anderson Polga, jogadores com anos de casa e que sobreviveram à "revolving door" de treinadores que por aqui passaram desde a saída de Boloni (o último a durar 24 meses) e que espera-se façam parte do projecto que é a equipa de futebol profissional do Sporting clube de Portugal.



André Figueiredo

 
At 21:37, Blogger ACF said...

In Mais futebol:

"Scolari tem por hábito recrutar jovens para os treinos de conjunto da Selecção e esta quinta-feira não foi excepção. Desta feita o sonho de jogar ao lado dos melhores jogadores do país bateu à porta de Jorge Abreu e Rui Figueiredo, dois elementos da equipa júnior do Sporting e residentes na Academia de Alcochete.

«Soube através do meu treinador do Sporting, que me disse no final do treino de quarta-feira. Nem queria acreditar», disse Rui Figueiredo, que joga habitualmente a lateral direito mas desta feita alinhou no flanco oposto. «Não há problema. Costumo jogar nas duas laterais», disse o jogador, que teve a tarefa de marcar Cristiano Ronaldo, que considerou um jogador «sempre imprevisível».

Em relação ao contacto com os novos colegas, Rui Figueiredo disse que «foi fantástico». «Colocaram-nos logo à vontade», acrescentou, destacando as palavras de apoio que recebeu de Simão e Paulo Ferreira. A mesma opinião foi partilhada pelo colega Jorge Abreu: «Puseram-nos logo à vontade. No início estava nervoso mas depois passou», explicou o defesa-central, que não escondeu a satisfação: «Foi positivo. O treino correu bem e agora é trabalhar para voltar e para ser melhor jogador.»"



André Figueiredo

 
At 22:30, Anonymous Anónimo said...

Porque é que nunca vão jogadores do benfica para estes treinos da selecção nacional?!

 
At 22:54, Blogger ACF said...

In site oficial da Federação Portuguesa de Futebol:



"A deslocação da Selecção Nacional Sub-19 à Irlanda teve um saldo positivo: dois jogos, duas vitórias. Esta quinta-feira, Portugal venceu a selecção irlandesa por 3-1.

Os golos lusos foram da autoria de Stélvio Cruz (33', de grande penalidade), Miguel Vitor (36') e de Marcos Matias (45'), isto depois de Portugal ter começado a perder, com um golo do capitão irlandês Michael Spillane, logo aos 10 minutos.

No final, em declarações ao Portal do Futebol, Agostinho Oliveira comentou esta segunda partida: "Apesar de termos começado a perder, fruto de uma jogada fortuita, foi a partir desse momento que tomámos conta da partida e conseguimos dar a volta ao resultado, demonstrando uma boa reacção ao golo sofrido."

Tal como tinha acontecido na partida de terça-feira, os jogadores portugueses depararam-se com um adversário agressivo. Agostinho Oliveira criticou, uma vez mais, esse facto: "Sabemos que o futebol britânico é muito à base do choque e de resistência física, mas houve certas jogadas em que a rispidez do adversário passou dos limites, no entanto os nossos jogadores, com o seu tipo de jogo, conseguiram dominar os diversos períodos do encontro."

Numa apreciação final ao que foram estes desafios de preparação, Agostinho Oliveira começou por analisar a sua equipa: "À excepção dos primeiros minutos do jogo inicial, Portugal conseguir controlar os dois jogos que fez, apresentando uma mentalidade forte, aguerrida e baseada no modelo de jogo que idealizamos. Registámos boas movimentações colectivas e isso é importante no futuro. Acima de tudo, soubemos potenciar as nossas qualidades. Ainda não estamos no nosso melhor, mas acredito que, com o decorrer da época e com a progressiva actividade que estes jogadores vão ter nas competições em que participam, as coisas vão melhorar, e a Selecção só tem a beneficiar com isso."

Em relação ao adversário, com quem Portugal vai voltar a cruzar-se no primeiro mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de 2008, a análise, com base no que se passou nestes dois jogos, confirma algumas das informações recolhidas: "Estamos perante um conjunto muito forte a defender, que por vezes abusa do jogo faltoso e que dá grande importância aos lances de bola parada. Valem essencialmente pelo conjunto, mas têm alguns elementos que podem fazer a diferença em termos individuais. Conseguimos aprofundar os conhecimentos que já tinhamos sobre a Irlanda, e esse era também um dos objectivos desta deslocação", finalizou.

Portugal alinhou com:
Ricardo Neves, Miguel Vitor, Ruben Lima (Carlos Pita, 64'), Stélvio Cruz, Romeu Ribeiro (Rui Rainho, 71'), Rabiola (Hugo, 80'), Marco Matias (André Carvalhas, int.), André Santos (Valter Fernandes, int.), Francisco Maia (André Pinto, int.), Cristiano (Adrien Silva, int.) e Diogo Rosado (Fábio Ferreira, int.)

Suplente não utilizado
Anthony Lopes

Golos: Stélvio Cruz (33', gp), Miguel Vitor (36') e Marcos Matias (45')
Cartões amarelos a: Stélvio Cruz (26') e Romeu Ribeiro (53')"



Aproveito para desejar boa viagem e boa sorte para o Mister Luis Gonçalves e para a sua equipa na sua deslocação à Marinha Grande.



André Figueiredo

 
At 23:35, Anonymous Anónimo said...

andre gostaria d saber s tens acompanhado o trabalho feito n real massama? e s os jogadores k estao la emprestados pelo sporting como tem estado? parece m a mim k estao pelo menos la 3 o andre pires o ricardo nogueira e o fernando ferreira... e qual a opniao acerca deles! acompanhava bastante as camadas jovens mas agora desliguei m um pouco e n altura gostava bastante desse fernando ferreira mas ja nao o vejo jogar ha mt tempo knt aos outros parecem m ter um ambos algum potencial pa virem ser aproveitados n futuro

 
At 23:59, Anonymous Anónimo said...

quem é o fernando ferreira?

 
At 03:03, Blogger ACF said...

In "O Jogo" (edição online):

"Luís Fernando Páez González, avançado paraguaio nascido a 19 de Dezembro de 1989, faz parte do plantel júnior do Sporting orientado por José Lima e será, em virtude da lesão de Derlei, nome a ter em conta para ajudar às soluções de ataque constituídas por Liedson, Purovic e Yannick Djaló. Equiparado, no seu país, à estrela Roque Santa Cruz – que, neste Verão, deixou o Bayern de Munique para marcar golos em Inglaterra com a camisola do Blackburn Rovers –, companheiro do benfiquista Cardozo na selecção do Paraguai, tem sido incluído esporadicamente – como aconteceu ontem de manhã (ver mais informação na página 21) – nos trabalhos do plantel principal, sob orientação directa de Paulo Bento. O avançado, de 17 anos, 1,85 metros de altura, foi contratado há pouco tempo ao Tacuary e é aposta de futuro a que o técnico dos leões pode, eventualmente, recorrer mais depressa do que seria expectável – como alternativa potencial para um ataque privado das características especiais de Derlei."

"O avançado Luís Páez foi ontem chamado por Paulo Bento para trabalhar com o plantel principal do Sporting. O jovem avançado fez parte de um grupo de seis jogadores oriundos dos juniores que ontem participou no treino com os mais velhos. Além do paraguaio, estiveram presentes Diogo Amado, Wilson, André Martins, Diogo Viana e o guardião Vítor Golas."

"Vítor Golas foi ontem uma das novidades do treino de conjunto da principal equipa do Sporting. O jovem guardião brasileiro – com 16 anos e 1,91 metros de altura –, que reforçou esta temporada a equipa de juniores, foi chamado ao trabalho com os mais velhos, preparando-se sob as ordens de Ricardo Peres e ao lado de Tiago, que tem o dobro da idade de Golas, ou seja, 32 anos."



André Figueiredo

 
At 04:18, Blogger ACF said...

"quem é o fernando ferreira?"



http://aycu33.webshots.com/image/13392/2002792581620767453_rs.jpg

É um médio (geração de 1986) que foi campeão de juniores com Paulo Bento em 2004/05.



André Figueiredo

 
At 13:41, Anonymous Anónimo said...

o fernando ferreira ainda pertence ao sporting? qual � a sua posi�o idade e caracteristicas?

 
At 13:41, Anonymous Anónimo said...

* qual é a sua posição idade e características?

 
At 13:52, Anonymous Anónimo said...

O fernando ferreira só não se assumiu como grande jogador por uma lesão na parte final da época do titulo de juniores com o paulo bento, que também afectou a sua primeira época de sénior (no Casa Pia), dado que só alinhou a 2a metade da época.
Mas sei de fonte segura que ele é muito boémio! E isso também influencia!

 
At 15:03, Blogger Unknown said...

Só para deixar a nota dos inscritos na lista B pelo Sporting, para a Liga dos Campeões:

http://www.uefa.com/footballeurope/club=50149/competition=1/index.html

 
At 15:03, Anonymous Anónimo said...

Luis Paes n

 
At 15:07, Anonymous Anónimo said...

Luis paes n

 
At 15:25, Anonymous Anónimo said...

Obrigado PLF

Goalkeepers

No Name
50 André Martins *

Defenders

No Name
46 Michael Ferreira Dos Santos *
52 Jorge Abreu *
54 Rui Andre Figueiredo Lopes *
56 Tiago Pedrosa *

Midfielders

No Name
6 Adrien Silva *
40 Diogo Jorge Rosado *
43 Diogo Carlos Correia Amado *
45 Diogo Filipe Gueirreiro Viana *
49 André Santos *
51 Bruno Matias *

Forwards

No Name
41 Wilson Bruno Naval Da Costa Eduardo *
53 Marco Matias *
57 Vivaldo *
58 Luis Fernando Paez Gonzalez

 
At 15:34, Anonymous Anónimo said...

"gl, não sei se concordas, mas pelo que vi do Zequinha no mundial, acho que o miudo melhorando a sua atitude tem possibilidades de poder vir a desenrrascar a nossa selecção, apesar de não ter visto muito dele ( so vi o mundial e não vi o jogo da vergonha do cartao), pareceu ter alguma qualidade."

Sim, o Zequinha tem alguma qualidade e o mister Luis Castro terá visto isso também, tanto é que renovou pelo FCP há poucos dias. É rápido, raçudo, sabe protejer a bola, mas não tem presença na área nem capacidade de remate para ser uma opção válida na posição de ponta de lança.

Em relação á convocatória do Gladstone e da celeuma que isso está a causar, dado tratar-se de um suplente do Polga, a questão é a seguinte: Dunga, para além de seleccionador principal, comanda o projecto olimpico do Brasil, uma vez que deixou de haver escalão de sub-23. Assim sendo, e não havendo espaço para testar jogadores com essa idade, Dunga aproveita para conhecer possiveis convocáveis nestes jogos particulares. Já sucedeu isso com Marcelo, Alex Silva, Jô, entre muitos outros. Agora tocou ao Gladstone ser observado, porque é um dos convocáveis para os jogos olimpicos

 
At 17:28, Blogger Unknown said...

É muito engraçado ver a transição, ou a forma como o Adrien - que todos sabemos irá ser uma estrela do futebol mundial - estava a ver os colegas juniores em Massamá, à chuva, com o Renato Santos.

De um dia para o outro, o nome destes miúdos aparece nas fichas das Ligas dos Campeões. Um pequeno passo para o Sporting...

 
At 20:48, Anonymous Anónimo said...

Bernardo, Central de Marcação do C.A.D.Entroncamento

Tudo encaminhado para que vá para o F.C.Porto
Central titular na selecção de Santarém

 
At 21:05, Blogger ACF said...

Torneio Internacional da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15)
Sporting Clube de Portugal Vs Futebol Clube do Porto



XI Leonino:

12 - Rafael Veloso.

2 - Ruben Freitas.
13 - Paulo Silva.
4 - João Mário Eduardo.
5 - Rodolfo Simões.

6 - Hugo Airosa.
9 - Altair Junior.
10 - Mateus Fonseca.

17 - Ricardo Esgaio.
15 - Afonso Figueiredo.
18 - Alberto Coelho.



Suplentes:

1- João Gomes.
4- Tomás Ravera.
7- Ricardo Pereira.
8- João Carlos.
11- Tiago Bragança.
14- Tiago António.
16- Wilker Bolonha.



Sport Lisboa e Marinha 0 - 4 Sport Lisboa e Benfica



André Figueiredo

 
At 22:28, Blogger ACF said...

Torneio Internacional da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15)

Sporting Clube de Portugal 2 - 0 Futebol Clube do Porto



Marcadores:

Afonso Figueiredo aos 15 minutos de penalty
Altair Junior aos 46 minutos.



André Figueiredo

 
At 22:34, Anonymous Anónimo said...

Vamos lá a ver quantos ganham ao Benfica amanhã às 16h30m...

 
At 23:46, Anonymous Anónimo said...

poix talvez isso influencia o seu rendimento (Fernando Ferreira) e sabem m dizer como � k � ele tem estado? e ja tb gostaria d saber a opniao em rela�ao as suas caracteristicas... pk parece m a mim k ele esta a acabar contrato com o scp e gostaria d saber mais informa�oes dakelas k tenhu

 
At 04:29, Blogger Bancada Sul said...

O Blog LUSO FOOTBALL foi linkado à BANCADA SUL.

Saudações Leoninas.

 
At 10:03, Blogger milton_filipe76 said...

Dado que o André se deslocou à Marinha Grande (onde ainda não chegou devido ao trânsito) não temos ninguém que nos consiga manter informados sobre o que se vai passar esta tarde no jogo Estrela da Amadora Vs Sporting (em juniores, no Monte da Galega). Se alguém for ver esse jogo e estiver interessado em ajudar contacte-me através do meu e-mail: milton_filipe76@hotmail.com

Obrigado e um abraço a todos

 
At 10:16, Anonymous Anónimo said...

Milton aonde é que fica o estadio do jogo do estrela-Sporting?

 
At 10:33, Blogger milton_filipe76 said...

Torneio Internacional da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15)
Sporting Clube de Portugal Vs SL Marinha

XI Leonino:

1- João Gomes.

2 - Ruben Freitas.
13- Paulo Silva.
4- Tomás Ravera.
11- Tiago Bragança.

6 - Hugo Airosa.
14- Tiago António.
10 - Mateus Fonseca.

16- Wilker Bolonha.
7- Ricardo Pereira.
9 - Altair Junior.

Ao intervalo, o Sporting vence por 2-0.

Informações de André Figueiredo na Marinha Grande.

 
At 10:34, Blogger milton_filipe76 said...

"Milton aonde é que fica o estadio do jogo do estrela-Sporting?"

O jogo vai se disputar no Complexo Desportivo do Monte da Galega, na Amadora.

 
At 10:49, Blogger Olheiro said...

Pois, mas eu não sei onde fica o estadio do municipal da amadora.
Sera que não podes dar algumas pistas relativas a localização...

 
At 11:27, Blogger milton_filipe76 said...

Torneio Internacional da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15)

Sporting Clube de Portugal 5-0 SL Marinha (resultado final)

Golos:

Tiago António
Mateus Fonseca
Ricardo Esgaio (2)
Wilker Bolonha

O Benfica está neste momento a vencer 1-0 o Porto, com um golo de Sancidino Silva.

Informações de André Figueiredo na Marinha Grande.

 
At 11:56, Blogger Paulo Matias said...

"Pois, mas eu não sei onde fica o estadio do municipal da amadora.
Sera que não podes dar algumas pistas relativas a localização..."

Conheces algo da Amadora?
Casal de São Brás?

Sais da IC 19 e passas 2 semaforos, depois viras à tua direita (não tenho a certeza se são só 2 semaforos, mas tens de virar à direita no primeiro grande cruzamento que te aparece), depois passas por baixo da ponte do comboio e viras à esquerda em direcção ao Casal de São Brás, sobes até encontrares placas a dizer onde é o campo...

Espero ter ajudado alguma coisa ;)

 
At 11:58, Anonymous Anónimo said...

Alguem me pode dizer se todos os jogos do juniores sao as 17h00? ou a q horas sao ? abraços e obrigado

 
At 12:10, Blogger Paulo Matias said...

É suposto serem todos a essa hora, e como no site da FPF não existem comunicados com alterações provavelmente vão mesmo ser todos a essa hora...

 
At 12:18, Anonymous Anónimo said...

ok. Obrigado

 
At 12:25, Blogger milton_filipe76 said...

Olheiro, talvez isto ajude:

http://mapas.sapo.pt/#M=38.76813,-9.22518,15;38.768127,-9.225182,Complexo%2520Desportivo%2520Municipal%2520Monte%2520da%2520Galega

Se de facto fores ver o jogo contacta-me se faz favor, através do meu e-mail.

Abraço

 
At 12:27, Blogger milton_filipe76 said...

Torneio Internacional da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15)

Benfica 1-2 Porto (resultado final)

O golo do Benfica foi apontado por Sancidino Silva, mas o Porto deu a volta ao resultado com golos de Pedro Ribeiro e Tiago Ferreira.

Informações de André Figueiredo na Marinha Grande.

 
At 15:43, Blogger milton_filipe76 said...

Torneio Internacional da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15)

Destaque para a presença de Aurélio Pereira na Marinha Grande.

Informações de André Figueiredo na Marinha Grande.

 
At 16:42, Blogger milton_filipe76 said...

Torneio Internacional da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15)

Sporting Clube de Portugal Vs Sport Lisboa e Benfica

Onze leonino:

GR- João Gomes
DD- Ruben Freitas
DC- João Mário Eduardo
DC- Tomás Ravera
DE- Tiago Bragança
Trinco- Hugo Airosa
MC- Altair Júnior
MC- Mateus Fonseca (capitão)
EE- Afonso Figueiredo
ED- Ricardo Pereira (sub-cap.)
PLC- Alberto Coelho

Suplentes:

Rafael Veloso
Rodolfo Simões
Paulo Silva
Tiago António
Wilker Bolonha
Ricardo Esgaio
João Carlos

O João Carlos apesar de estar no banco de suplentes está indisponivel porque fracturou um pé.

Informações de André Figueiredo na Marinha Grande.

 
At 16:51, Blogger Gonçalo said...

Olá André, com as lesões de Had e Pedro Silva (paragem no mínimo de seis meses) as laterais ficam em défice. Haverá alternativas internas para apostar (leia-se jovens da formação júnior) pelo menos até abrir o mercado de Janeiro? Se existirem até seria bom que nem fosse preciso o mercado em Janeiro para as laterais da defesa, pelo menos o lado direito...
Um abraço e obrigado.

 
At 16:53, Blogger milton_filipe76 said...

Torneio Internacional da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15)

Sporting Clube de Portugal 1-0 Sport Lisboa e Benfica (1ª parte)

Golo de Alberto Coelho.

Informações de André Figueiredo na Marinha Grande.

 
At 17:00, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Estrela da Amadora Vs Sporting Clube de Portugal.
3ª Jornada
do campeonato nacional de Juniores.
Início do jogo às 17h.

XI Inicial:
André Martins

Tiago Pedrosa
Filipe Abreu
Pedro Mendes (1º ano)
Rui Figueiredo

Diogo Amado (1º ano)
Adrien Silva
André Santos

Vivaldo
Bruno Matias
Marco Matias

Suplentes:
Nuno Silva (1º ano)
Michael Santos (1º ano)
Diogo Rosado (1º ano)
André Martins (1º ano)
Diogo Viana (1º ano)
Januário Jesus (Juvenil)
Wilson Eduardo (1º ano)

Informações de Carlos na Amadora.

 
At 17:02, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 17:03, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Correção: onde escrevi Filipe Abreu deveria ser Jorge Abreu.

 
At 17:29, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Estrela da Amadora Vs Sporting Clube de Portugal.
3ª Jornada
do campeonato nacional de Juniores.

0-1 Golo de André Santos.

Informações de Carlos na Amadora.

 
At 17:36, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Estrela da Amadora Vs Sporting Clube de Portugal.
3ª Jornada
do campeonato nacional de Juniores.

1-1 Golo de Djalo.

Informações de Carlos na Amadora.

 
At 17:50, Blogger milton_filipe76 said...

Torneio Internacional da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15)

Sporting Clube de Portugal 2-0 Sport Lisboa e Benfica (2ª parte)

Golo de Alberto Coelho.

Informações de André Figueiredo na Marinha Grande.

 
At 17:56, Blogger milton_filipe76 said...

Torneio Internacional da Marinha Grande (Iniciados A/Sub-15)

Sporting Clube de Portugal 2-0 Sport Lisboa e Benfica (resultado final)

Com este resultado o Sporting vence o torneio.

Informações de André Figueiredo na Marinha Grande.

 
At 17:56, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Estrela da Amadora Vs Sporting Clube de Portugal.
3ª Jornada
do campeonato nacional de Juniores.

Ao intervalo 1-1.

Informações de Carlos na Amadora.

 
At 18:35, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Estrela da Amadora Vs Sporting Clube de Portugal.
3ª Jornada
do campeonato nacional de Juniores.

2-1 Golo do Estrela.
O jogo está prestes a terminar.

Informações de Carlos na Amadora.

 
At 18:48, Anonymous Anónimo said...

Porque o luis paez não está a jogar?

 
At 19:06, Anonymous Anónimo said...

Este Lima é impressionante! No ano passado conseguiu não ser campeão e agora em três jogos consegue fazer quatro pontos!
Para mim só há uma solução... Rua!

 
At 19:13, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Estrela da Amadora Vs Sporting Clube de Portugal.
3ª Jornada
do campeonato nacional de Juniores.

Terminou o jogo.
O Estrela ganhou por 3-1.
Djalo do Estrela foi o melhor em campo e fez um grande jogo.

As substituições foram:
Vivaldo por Wilson
Amado por Rosado
Tiago Pedrosa por Diogo Viana

Informações de Carlos na Amadora.

 
At 19:35, Blogger Unknown said...

Tobias,

tenhamos calma... Muito mais importante que ganhar jogos é formar jogadores.

A equipa jogou globalmente bem, trocou bem a bola, teve uma posse de bola acima dos 60%, criou algumas oportunidades de golo e sofreu 3 golos em contra-ataque (o 1º muito consentido e o 2º em fora de jogo) quando tudo indicava que o Sporting sairia da Amadora com uma vitória gorda.

Pena a expulsão do Bruno Matias, que assim não poderá jogar para a semana. Regista-se com agrado, contudo, que o Bruno Matias em particular, mas também todos os outros (Adrien, Viana, Rui Figueiredo...) detestam perder. E isso é óptimo.

O Lima terá de procurar (paenas) recuar um pouco os extremos no 4-3-3, porque o Sporting encosta o Vivaldo, o Marco Matias e o Bruno Matias muito aos laterais, o que empurra os adversários para trás, retira espaço de construção no meio-campo e expõe o Sporting a contra-ataques (foi assim com o Massamá) através de pontapés para a frente ou de combinações simples ainda no meio-campo defensivo do adversário.

Com um futebol um bocadinho mais apoiado - como por exemplo o Sporting jogou no princípio da 2ª parte em Massamá - e mais paciente o Sporting poderá suprir o défice de velocidade dos centrais (sendo que o Amado também não é especialmente rápido).

Mas o Sporting procura jogar futebol e o Lima parece ser bom treinador. A 1ª fase é a feijões.

 
At 19:51, Anonymous Anónimo said...

É correr com o Lima.. Desde que assumiu os Juniores A o ano passado que a equipa joga mal e ganhamos spr á rasquinha......

 
At 20:21, Blogger Jorge Sepúlveda said...

De Salientar ainda que Bruno Matias foi expulso por acumulação de amarelos.

Informação de Carlos.

 
At 21:28, Anonymous Anónimo said...

plf, por acaso não acho que tenhamos jogado bem.
Fizemos uma primeira parte razoavel com posse de bola e demonstramos ter uma equipa razoavel( leia-se equipa como conjunto, mas a nossa segunda parte foi completamente apatica e o estrela estava bem organizado jogando para o Djalo no contra ataque, dando claramente os seus frutos

 
At 21:28, Anonymous Anónimo said...

O Paez não jogou porque esta lesionado

 
At 22:05, Anonymous Anónimo said...

como é possível o vusquevitche não estar ainda na selecção A?

 
At 22:05, Blogger Unknown said...

olheiro(carlos),

também não acho que jogámos bem. Mas acho que não jogámos mal. E isso do "estava bem organizado para jogar em contra-ataque" é bem ilustrativo de como o treinador do estrela se atirou de joelhos para a pista quando o Estrela marcou o 3º. Jogaram fechados na defesa a tentar o bambúrrio no pontapé para a frente (não fizeram mais do que isso, em nenhum momento tiveram o controlo do jogo). Tiveram mérito e sorte.

O Sporting tem claras limitações, nas características dos seus defesas, em jogar com um meio-campo muito adiantado. E, lógico, não fez um grande jogo: não teve muitas oportunidades, não teve muita capacidade para ganhar segundas bolas, houve alguma intermitência no futebol ofensivo. Mas esteve longe de jogar mal: pegou no jogo, mostrou que é (bem) superior ao E.Amadora e teve azar na forma como o jogo correu. O 1º e o 2º golo do Estrela caíram do céu aos trambolhões e o Sporting poderia perfeitamente ter marcado nesse período. Aliás, os próprios adeptos do E.Amadora - que estavam na zona onde estava - estavam cheios de medo de levar o 2º antes do fim da 1ª parte... o que teria sido mais do que justo.

E lamentável a figura dos jogadores do E.Amadora. Isso ou precisam de novo preparador físico.

Mas como dizia, a perder aprende-se muito. Esta equipa, ao contrário das equipas de juniores dos 2 anos anteriores, não tem nenhum extremo que seja fortíssimo no 1x1 (o Marco Matias e o Viana são jogadores de velocidade, o Vivaldo e o Bruno Matias flectem muito para zonas interiores), logo, terá alguma dificuldade em jogar contra equipas que põem o autocarro à frente da baliza. Mas esta é a equipa que jogou um futebol deslumbrante em 2004/2005. Os jogadores são fantásticos, o meio-campo, quando estiver mais mecanizado, irá trocar a bola mais rápido do que os adversários a conseguem ver.

E para quem me queira ouvir, esta ainda é a equipa que bateu todos os recordes de invencibilidade (+ de 65 jogos) há 2 épocas atrás.

 
At 22:22, Anonymous Anónimo said...

concordo.
Acho que as nossas limitações na defesa são obvias e muito se deve a falta de poder fisico da nossa defesa, algo que se notou quando o djalo ( que é um velocista com bastante poder fisico) começou a correr com a bola dominada.


Quanto á questão dos extremos é algo a que nos temos de adaptar, sinceramente achei o jogo demasiado afunilado para uma equipa que joga em 4-3-3, mesmo esta não sendo uma equipas com extremos fortes no 1 para 1.


Ps: Creio que é obvio que o Sporting tem a melhor equipa, mas apesar de tudo, temos de trabalhar mais porque ainda faltam algumas coisas a esta equipa

 
At 23:09, Anonymous Anónimo said...

o sporting tem a melhor equipa? ahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahhaah

3 jogos, 1 vitória, 1 empate, 1 derrota. SIM SENHOR SPORTING! Em massamá foram ajudados porque um golo limpo anulado e outro fora-de-jogo que não era e o árbitro marcou. hoje levaram 3 batatinhas e pelo que vi podiam ter sido mais.

 
At 23:16, Anonymous Anónimo said...

So digo uma coisa o 2º golo do estrela esta em fora de jogo, mas isto não serve de desculpa, para o mau resultado.

Quanto a acharem que não temos melhor equipa, depois veremos quem é que passa a 2ª fase........

 
At 00:01, Anonymous Anónimo said...

esta equipa nao bateu recorde nenhum... 65 jogos tem muito a ver com a equipa de 88 q nao perdeu qualquer jogo no campeonato de juvenis enquanto esta perdeu...

 
At 01:38, Anonymous Anónimo said...

O mister Jose Lima nao tem grande culpa do que se esta a verificar nos juniores esta epoca. Ele trabalha com os jogadores que o Sporting escolhe e tem disponiveis para o plantel de juniores. Sendo este um plantel extremamente desiquilibrado.
Parece-me obvio que o facto de os dois jovens centrais brasileiros nao poderem ser utilizados denunciam uma falta de qualidade na defesa, onde o melhor elemento neste momento é o jovem Pedro Mendes, proveniente do plantel de juvenis. Nas laterais, tanto lateral direito, como lateral esquerdo, é onde se verifica a maior deficiencia desta equipa. Rui Figueiredo pouco utilizado a epoca passada, nao tem apresentado um grande nivel e Michael Santos, embora tenha realizado uma excelente epoca nos juvenis, denota-se uma falta de capacidade para actuar nos juniores, provavelmente derivada da mudança de escalao, por ultimo a opçao de colocar Tiago Pedrosa como lateral é complicada, pois é notoria a incapacidade deste atleta para actuar nesta zona do terreno.
Em termos de meio campo, penso que esta seja a zona do terreno onde a equipa esta mais forte com grandes elementos como o jovem Diogo Amado, Andre Santos (sendo para mim o grande destaque desta equipa)e ineviatvelmente Adrien Silva recem chegado dos seniores. Diogo Rosado dito por muitos como uma das maiores promessas da nossa formaçao ainda terá que o demosntrar nos juniores, apesar de ja receber a confiança do seleccionador de sub 19, tratando-se de um atleta que ainda é sub 18. O unico acrescimo sera possivelmente feito com a chegada do jovem, penso que seja nigeriano, a actuar ainda no campeonato do mundo de sub 17, para a posiçao 10.
Na frente surgem varias opçoes. Bruno Matias tem surpreendido relativamente aquilo que se vinha verificando a epoca passada, é pena o facto de ter visto cartao vermelho. Marco Matias é um jogador de selecçao que pode de um momento para o outro desiquilibrar. Paez apresenta uma enorme presença fisica, mas o que é certo é que a sua presença ainda nao se fez sentir em golos, tendo inclusivé, contra o Atletico, apneas surgido golos apos a sua substituiçao. Sendo este um caso ao qual penso que temos de dar mais tempo, pois podera estar ainda a adapatar-se, deve destacar-se que a ideia de este jovem vir pa servir os seniores como tanto foi falado parece-me improvavel pelo menos para ja. Depois temos os jovens que vieram da equipa campeã nacional de juvenis como Diogo Viana e Wilson Eduardo, que vêem muito referenciados, mas que ainda nao se conseguiram impor.
Perante esta situaçao parece-me obvio que o Sporting ou vai fazer compras de natal este ano, ou a segunda fase está seriamente comprometida.

 
At 01:54, Anonymous Anónimo said...

João Mário expulso injustamente, se ele nao jogar contra o benfica queremos ver como vai ser..

 
At 01:58, Blogger Olheiro said...

Eu não estou a conseguir enviar as fotos do jogo e a cronica po teu mail, vou tentar amanha, mas se não conseguir adiciona me, que eu entrego te por msn
carlosmartins_4ever@hotmail.com

 
At 01:59, Blogger ACF said...

Já está, Carlos.



André Figueiredo

 
At 10:09, Anonymous Anónimo said...

Boas.
Tenho ouvido maravilhas do Januario, que me sabem dizer dele?

 
At 10:47, Blogger milton_filipe76 said...

Final do Campeonato do Mundo de Sub-17

Nigéria Vs Espanha

Onze da Nigéria:

12- Oladele AJIBOYE
2- Ganiyu OSENI
5- Kingsley UDOH
6- Daniel JOSHUA
7- King OSANGA
9- Macauley CHRISANTUS
10- Rabiu IBRAHIM
11- Matthew EDILE
13- Yakubu ALFA
16- Mustapha IBRAHIM
18- Ademola RAFEAL

Onze da Espanha:

13- David DE GEA
3- Alberto MORGADO
4- David ROCHELA
5- NACHO
6- Ignacio CAMACHO
10- Fran MERIDA
11- Isma LOPEZ
12- LUKAS
14- IAGO
15- SERGIO
16- Daniel AQUINO

O jogo começa às 11:00h e será transmitido na Eurosport 2 e no site da FIFA:

http://www.fifa.com/u17worldcup/livecoverage/index.html

 
At 11:11, Blogger ACF said...

Sporting Clube de Portugal Vs União de Leiria
(3ª jornada do campeonato nacional de Juvenis A)


Guarda-redes: Ruben Luís.

Lateral direito: Jorge Bernardo.
Defesa central: Filipe Paiva.
Defesa central: Nuno Reis.
Lateral esquerdo: Mário Rui.

Médio defensivo: Luís Almeida.
Médio centro Nº10: Cédric Soares.
Médio centro Nº8: William Carvalho.

Extremo direito: Alexander Zahavi.
Avançado centro:Diogo Ribeiro.
Extremo esquerdo: Januário Jesus.



Suplentes:

João Santos
Luís Oliveira
Renato Santos
Henrique Gomes
Ricardo Alves
Sérgio Marakis
Sérgio Simões



André Figueiredo

 
At 11:16, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Nacional Juvenis:

Sporting Clube de Portugal Vs União de Leiria


Onze leonino:


Ruben Luís

Jorge Bernardo
Nuno Reis
Filipe Paiva
Mário Rui

Luís Almeida
William Carvalho
Cedric Soares

Alexander Zahavi
Diogo Ribeiro
Januário Jesus



Informações de PLF em Alcochete.

 
At 11:43, Blogger ACF said...

0 - 0 ao intervalo.



André Figueiredo

 
At 11:45, Anonymous Anónimo said...

E, por lesão muscular, o melhor jogador/marcador da União de Leiria, João Vieira, não pode dar o seu contributo à equipa.

 
At 11:47, Blogger ACF said...

E, por lesão muscular, o melhor jogador/marcador da União de Leiria, João Vieira, não pode dar o seu contributo à equipa.



Estão a dizer-me que o Fábio Cunha está a jogar bem.



André Figueiredo

 
At 11:52, Anonymous Anónimo said...

Enquanto o SCP só está a utilizar um juvenil de 1º ano, William Carvalho, o UDL joga com 3, Luís Pedro, João Valente "Jardel" e Pacheco.

Como é que se estão a portar?

 
At 11:55, Anonymous Anónimo said...

"E para quem me queira ouvir, esta ainda é a equipa que bateu todos os recordes de invencibilidade (+ de 65 jogos) há 2 épocas atrás. "



Sairam Rui Fonte,Ricardo Fernandes e Fabio Ferreira...

 
At 11:59, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Nacional Juvenis:

Sporting Clube de Portugal 0-0 União de Leiria (2ª parte)

Recomeçou o jogo sem nenhuma substituição.

Informações de PLF em Alcochete.

 
At 12:05, Blogger ACF said...

Golo do Leiria.



André Figueiredo

 
At 12:06, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Nacional Juvenis:

Sporting Clube de Portugal 0-1 União de Leiria (2ª parte)

Informações de PLF em Alcochete.

 
At 12:10, Anonymous Anónimo said...

GOOOOOLLLLOOOOO do União de Leiria.

UDL a vencer o SCP em Alcochete, com um golo de cabeça, marcado por Capão, na sequência de um canto marcado pelo Fábio Cunha!!

 
At 12:11, Anonymous Anónimo said...

E o jogo que nunca mais acaba!

 
At 12:14, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Nacional Juvenis:

Sporting Clube de Portugal 0-1 União de Leiria (2ª parte)

Saiu Diogo Ribeiro e entrou Renato Santos.
Saiu Alexander Zahavi e entrou Luis Oliveira.

Informações de PLF em Alcochete.

 
At 12:24, Blogger ACF said...

"Saiu Diogo Ribeiro e entrou Renato Santos.
Saiu Alexander Zahavi e entrou Luis Oliveira."

Renato Santos, Luís Oliveira e Januário Jesus? Estamos a jogar com 3 extremos e sem avançado centro? Por isso liguei para o PLF e ele diz que o Renato e Luis estão nas alas e o Januário está a jogar como falso Nº10, num misto de 4-3-3 e 4-4-2.

1-1 penalty de Mário Rui.



André Figueiredo

 
At 12:25, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Nacional Juvenis:

Sporting Clube de Portugal 1-1 União de Leiria (2ª parte)

Golo de Mário Rui de penalty.

Informações de PLF em Alcochete.

 
At 12:26, Blogger ACF said...

Foi o Marinho que sofreu a falta e foi ele quem marcou.

Faltam 5 mts, carrega Sporting.



André Figueiredo

 
At 12:27, Blogger ACF said...

O Marinho levou amarelo quando foi buscar a bola dentro da baliza e houve confusão com o GR.



André Figueiredo

 
At 12:33, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Nacional Juvenis:

Sporting Clube de Portugal 1-1 União de Leiria (2ª parte)

Saiu Jorge Bernardo e entrou Henrique Gomes.


Informações de PLF em Alcochete.

 
At 12:34, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Nacional Juvenis:

Sporting Clube de Portugal 1-1 União de Leiria (2ª parte)

Nestes minutos finais o Sporting joga em 3-34.


Informações de PLF em Alcochete.

 
At 12:35, Blogger ACF said...

2-1

Henrique Gomes.



André Figueiredo

 
At 12:37, Anonymous Anónimo said...

SLB, SLB, SLB, SLB, SLB. Filhos da..........

 
At 12:37, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Nacional Juvenis:

Sporting Clube de Portugal 2-1 União de Leiria (2ª parte)

Golo de Henrique Gomes.
O Sporting joga agora em 4-3-3, com Renato Santos a nº10 e Januário Jesus de volta à ala.


Informações de PLF em Alcochete.

 
At 12:38, Anonymous Anónimo said...

Há uma coisa que não compreendo nos juniores, porque o Diogo Rosado joga nos sub -19 e não é titular nos juniores? Mais os juniores neste momento só tem um defesa esquerdo ( Micael) e joga um adaptado? O treinador deve andar a brincar a formação!

 
At 12:38, Blogger ACF said...

Sporting massacra nos últimos 15 minutos.



André Figueiredo

 
At 12:39, Anonymous Anónimo said...

O Hugo Fernandes nem sequer é convocado no SCP. Que pena! O melhor é emprestá-lo pra ele poder fazer o que mais gosta: jogar à bola.

 
At 12:45, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Nacional Juvenis:

Sporting Clube de Portugal 2-1 União de Leiria (resultado final)


Informações de PLF em Alcochete.

 
At 12:56, Anonymous Anónimo said...

O Benfica venceu por 0-6 o Oeiras, golos de Roderick, Nélson Oliveira (2), Lassana Camará, André Delfino e Silverio Camará

 
At 13:37, Blogger ACF said...

""E para quem me queira ouvir, esta ainda é a equipa que bateu todos os recordes de invencibilidade (+ de 65 jogos) há 2 épocas atrás. "



"Sairam Rui Fonte,Ricardo Fernandes e Fabio Ferreira..."


O Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes ambos nasceram em 1989 e foram campeões nacionais de Iniciados A em 2003/04 juntamente com nomes como André Martins, Tiago Pedrosa, Rui Figueiredo, Adrien Silva, André Santos, Marco Matias, Vivaldo Arrais e Bruno Matias que foram titulares no Monte da Galega. Mas o Fernandes e Ferreira saíram do Sporting no Natal de 04/05 e nem um nem outro que eu saiba chegou a jogar pela equipa de Juvenis A que conquistou o Bi-campeonato de Juvenis, portanto o Sporting conquistou o campeonato essa época (04/05) e a seguinte sem contribuição desses 2 jogadores.

Relativamente ao Rui Fonte, é jogador de 1990 e que foi utilizado pelos Sub-17 quando era Juvenil B em 05/06 quando João Couto conquistou o Tri-campeonato utilizando alguns jogadores de 1º ano como Diogo Amado (titular indiscutível), Diogo Rosado, Wilson Eduardo, Rui Fonte e Bruno Simões, mas dizer que o Rui Fonte era peça chave dessa equipa, parece-me ser um exagero.

Valter Fernandes também foi campeão de Iniciados A pelo Sporting em 03/04, seguiu a sua vida e fomos campeões de Juvenis A nos anos seguintes, sem colocar em causa o valor do jogador.



"Há uma coisa que não compreendo nos juniores, porque o Diogo Rosado joga nos sub -19 e não é titular nos juniores?"

Porque na óptica do treinador, os 3 médios que estão a ser utilizados (Diogo Amado, Adrien Silva e André Santos) têm qualidade para serem titulares. Eu não discordo com ele, o que não quer dizer que o Diogo Rosado a médio prazo não venha a ser melhor jogador. Esta equipa tem muitos médios de qualidade, o problema nunca será esse. Nem é necessário apressar a integração do Rosado, nem o Rabiu deve ser visto como alguma espécie de "messias".

"Mais os juniores neste momento só tem um defesa esquerdo ( Micael) e joga um adaptado? O treinador deve andar a brincar a formação!"

O treinador de certeza faz o melhor que pode e sabe. Não concordar com o José Lima o treinador é uma coisa, faltar ao respeito (insinuar que anda a brincar) ao José Lima a pessoa, é outra. Não podemos desumanizar os treinadores e fazer deles saco de pancada só porque uma equipa de futebol não teve um bom resultado, o melhor a fazer é ir já ao próximo jogo apoiar a equipa e o treinador em vez de colocar tudo em causa e inquietar a equipa com criticas excessivas.

P.S. Ontem estive a falar com uma jornalista da Marinha Grande que aparentemente costuma vir aqui ao blog e ela disse-me que na Sexta-Feira alguém andou a falar com os organizadores do torneio à procura de detalhes do jogo Vs FC Porto e identificou-se junto do staff de apoio ao torneio como sendo "enviado do Luso Football". ROTFL.



André Figueiredo

 
At 13:42, Anonymous Anónimo said...

Nigéria Campeã do Mundo de sub 17!

3 - 0 no penalties

 
At 13:43, Anonymous Anónimo said...

Temos um campeão do mundo sub 17!

 
At 14:30, Anonymous Anónimo said...

Pois o problema dos juniores, não é se os médios tem qualidade ou não! O problema é que os médios que jogam tem praticamente as mesmas características, ou seja nenhum é medio ofensivo e uma equipa de futebol tem de ter equilíbrio em todos os sectores quer a nível ofensivo, quer defensivo!

 
At 14:50, Anonymous Anónimo said...

Quantos golos marcou o diogo ribeiro?

 
At 15:06, Blogger ACF said...

Crisal Cup na Marinha Grande

Dos 3 jogos que tive oportunidade de ver, fiquei claramente com a impressão de que o Sporting possui a melhor equipa. No jogo Vs Marinha Grande jogámos um futebol agradável, mas no SLB Vs FCP que se seguiu o futebol foi menos interessante, especialmente na 2ª parte quando o calor apertou e os jogadores pareceram estar muito cansados, muito fraquinho nos últimos 10 mts. Alguns deles estiveram muito longe daquilo que já os vi fazer. O Porto recebeu 2 penalties (1º não entrou) a seu favor, o 2º dos quais pareceu-me ser mais flagrante. A equipa do Benfica é mais porosa através das suas faixas laterais (gostei de ver o 7 Portista a explorar a lateral esquerdo do SLB), enquanto o Porto tinha falhas de marcação no seu eixo defensivo e talvez falta de comunicação entre o seu GR e os centrais, na 2ª parte apareciam 2 avançados do SLB dentro da área e ninguém parecia fazer-lhes marcação. Apesar da vitória do FCP, não sei se em 10 jogos contra o Benfica se o Porto vencia 5. Sancidino Silva referência no ataque, nota-se que os do Porto não queriam que a bola chegasse a ele. Será interessante ver esta equipa jogar com Herlein, Sancidino e Gaspar na frente.

No jogo entre Sporting e SLB o Benfica já jogou melhor, mais fresco, mas o Sporting terá estado quase sempre por cima, foi melhor na 1ª parte (2 partes de 30 minutos). O Benfica fez 3 alterações ao intervalo, entrou o Rui Silva, Bruno Gaspar e mais outro cujo nome me escapa e a equipa melhorou um pouco, encontrando o seu melhor período entre o minuto 40 e 50. Não seria impossível ao Benfica empatar este jogo, mas teria sido um caso de nas 2 ou 3 vezes que foi à área do Sporting conseguir fazer 2 golos.

Mateus Fonseca, esteve muito bem na 1ª parte, utilizou a Nº10 e esteve decididamente mais ofensivo do que é habitual ver neste médio centro, primeiro aparecia dentro da área pelo meio (descaído um pouco pela esquerda) como se fosse um 2º Ponta de lança, mas depois começou a surgir mais na ala direita como um autêntico extremo, muita determinação, parecia ter mais frescura física que os colegas e adversários. Ao fim de 20 mts já tinha a língua de fora e adivinhava-se que ia "rebentar", na 2ª parte foi bem substituído, não vale a pena desgastar o atleta a 9 dias do começo do campeonato.

Altair Junior, foi ele o grande dinamizador na 2ª parte e eleito homem do jogo. Os adversários agora são maiores e mais fortes, mas ele também está melhor, perde menos a bola e aí vai buscar confiança para arriscar a tentar resolver, por vezes vai longe demais, por vezes justifica-se o seu egoísmo. Mais irritável do que é habitual, alguma faísca com os defesas do SLB (Pedro Almeida sendo um deles), um desentendimento entre os 2 não andou longe, não é habitual ver o Junior perder a paciência desta maneira. Também pareceu dar menos bolas por perdidas.

Wilker Bolonha, parece estar mais calmo, era daqueles jogadores que o ano passado mais reclamavam e mais tempo perdiam a reclamar, ontem pareceu melhor e mais objectivo.

O eixo defensivo pareceu denotar alguma falta de velocidade, especialmente quando JME sobia, parece faltar algo nas suas costas.

Nos descontos, JME fez falta sobre um adversário no meio campo quando ele ia para o meio campo do Sporting, recebeu o cartão amarelo e foi expulso. Sinceramente achei desnecessário fazer aquela falta, faltavam 50 metros para chagar à baliza e haviam muitos "corpos" de verde e branco entre o "prevaricador" e Rafael Veloso, foi uma falta precipitada do João Mário.

Ruben Freitas, gostei da sua exibição, talvez das mais agradáveis que já o vi fazer pelo Sporting, subiu bastante para apoiar o ataque, especialmente na 2ª parte.

Tiago Bragança. Extremo esquerdo, médio centro, lateral esquerdo. Um pouco à imagem do que vi no Lopes da Silva, é um jogador muito determinado e esforçado, mas no LdS parecia algo trapalhão, aqui já não. Jogador que penso vai ser muito útil à equipa, pode jogar em 3 das mesmas posições que Afonso Figueiredo e notaram-se algumas trocas de posição entre os 2, e entre Afonso e Junior (de médio centro para ala esquerdo).

Rafael Veloso, faz lembrar um pouco o Ricardo (Betis de Sevilha), apesar de ser bastante alto, tem uns reflexos fora do comum, num piscar de olhos faz uma defesa relâmpago e fora do comum para alguém do seu tamanho, mas é decididamente melhor contra remates frontais do que Vs remates cruzados, especialmente quando estão muitos corpos dentro da área a atrapalhar.

Betinho, disseram-me que não marcou muitos golos no campeonato distrital de Iniciados, mas sempre que vou a um jogo dele, marca golos, até já me disseram que ele marcou mais golos na minha presença do que no campeonato distrital de Sub-14. Um jogador inteligente, tacticamente culto e com bom toque de bola, não é nenhum "carro de assalto", tem boa técnica e sabe sempre onde está a baliza, se receber a bola em condições faz um "passe" lá para dentro.

Disseram-me que o Martim Águas não foi à Marinha Grande porque ainda não recebeu a sua carta de desvinculação do Sporting.

Estive a conversar com alguns elementos do SLM e a discutir os vários escalões até que sem querer tropecei no tópico da equipa de Juvenis A, que erro foi esse, nunca mais se calaram com os 10-2 de 2 semanas atrás.

5 substituições do Sporting Vs Benfica:

Sai Ricardo Pereira e entra Ricardo Esgaio aos 30 minutos.
Sai Hugo Airosa e entra Wilker Bolonha aos 30 minutos.
Sai João Gomes e entra Rafael Veloso aos 30 minutos.
Sai Afonso Figueiredo e entra Tiago António aos 45 minutos.
Sai Mateus Fonseca e entra Paulo Silva aos 51 minutos.



André Figueiredo

 
At 15:18, Anonymous Anónimo said...

André, que explicação encontras para o facto de esta geração (93) de iniciados A ter perdido o campeonato de infantis e no ano seguinte ser campeão de iniciados (Honra e 1ª Divisão) com larga vantagem sobre o benfica, e agora já venceu dois torneios com as melhores equipas do pais (porto e benfica)?

 
At 15:30, Blogger ACF said...

"André, que explicação encontras para o facto de esta geração (93) de iniciados A ter perdido o campeonato de infantis e no ano seguinte ser campeão de iniciados (Honra e 1ª Divisão) com larga vantagem sobre o benfica, e agora já venceu dois torneios com as melhores equipas do pais (porto e benfica)?"



Eu nunca vi nenhuma das duas equipas competir quando eram Sub-13, mas especulo que o colectivo do Sporting tecnicamente parece-me mais forte, mas 2 anos antes é possível que os jogadores do Benfica fisicamente fossem maiores e mais possantes. Agora que os nossos cresceram e estão ao mesmo nível em termos fisicos, a sua capacidade técnica faz a diferença.

Outro exemplo, é a equipa de 1990 que perdeu o campeonato de Iniciados A em 04/05 para o Futebol Clube do Porto, mas 2 anos depois sagraram-se campeões nacionais enquanto o Porto nem à fase final chegou. Quando lhes perguntei o que mudou em 2 anos, eles disseram que foi especialmente o crescimento fisico.

Alguns dos Juvenis B que vi o ano passado quase de certeza também vão ter que crescer um pouco esta época para se poderem afirmar. Basta ver a diferença do Diogo Rosado de um ano para o outro.



André Figueiredo

 
At 15:31, Anonymous Anónimo said...

De assinalar a agressão de um "jogador" da UD Leiria a Cedric Soares. No fim do jogo, o Cedric foi agredido com uma cabeçada por um "craque mas pouco" da UDL, tendo de ser assistido pelo massagista para estancar a hemorragia...

Apesar do mau feitio de alguns dos seus jogadores, esta equipa da UDL é candidata à passagem à 2ª Fase...

 
At 16:26, Blogger Carlos said...

Em relação aos Juvenis, a U.Leiria é uma equipa com bons valores, estando alguns debaixo de olho das hostes leoninas à algum tempo. Boa vitória dos juvenis.

Em relação aos Iniciados, este torneio veio terminar uma excelente pré época destes jovens jogadores que parece estarem a evoluir muito bem. Assim continuem e que os 3 primeiros pontos, logo frente a outro candidato, seja possivel.

Ainda em relação ao Torneio da Marinha Grande[André não pude ir, mas depois contacto-te por e-mail para te contar outros pormenores], é normal esse espanto das pessoas do SLMarinha porque a equipa de Juvenis a época passada sofreu menos golos em toda a época do que neste jogo frente ao Sporting. A competição é outra, alguns jogadores são diferentes, mas é sempre um marco extremos face ao que vinha acontecendo até aqui.

Para terminar, a derrota sofrida pelos Juniores não pode ser considerada normal, mas também não pode ser considerada escandalosa face ao adversário sempre forte que é o estrela, ainda para mais em casa.
São equipas que se fecham bem contra Sporting's e benficas e têm jogadores muito fortes para o contra-ataque.
Estou em crer que este grupo de trabalho vai trabalhar muito forte esta semana, para receber o nacional e derrota-los para fazer "justiça" ao valor deste grupo de trabalho. Porém, acho que se tem de começar a achar um nucleo forte na linha defensiva para dar confiança e força à equipa. Mudanças constantes neste sector é evitar o máximo possivel, mas infelizmente face a lesões, juniores de 1º ano e de 2º, nem sempre é possivel. Ainda para mais, os 3 brasileiros ainda não podem dar o seu importante contributo à equipa em jogos oficiais, todos eles para a linha defensiva[quando é que podem jogar???]

 
At 17:06, Anonymous Anónimo said...

Para quem não sabe a equipa desta geração de 93 em infantis de 11 ganhou TODOS os jogos que realizou nessa temporada, menos o ultimo que se realizou na luz e deu o titulo ao benfica.

A fase final ( 3 jogos a uma só mão ) ditou que o sporting jogasse em casa com o Estoril e fora com o belenenses e o benfica. Foi só por isso que perderam o unico titulo (até agora) desde que são escolas.

Foi por isso e porque (quem viu lembra-se) o benfica entrou logo a ganhar 1-0, marcou o 2-0 de seguida na sequência duma falta inexistente, e ao intervalo havia 2-1 (golo de Esgaio). Na segunda parte o apito man inventou um penalti que deu o 3-1 ao benfica - foi o rui silva que empurrou o joão mário e este acertou com a mão na bola. O 4-1 surgiu mesmo no final quando, ainda assim era o Sporting que insistia em tentar jogar melhor futebol num campo onde não devia ser permitido jogar futebol de 11. Se tivesse sido noutro sitio, e a jogar como estavam, o Sporting teria sido também campeão de infantis nesse ano.

 
At 18:07, Anonymous Anónimo said...

Carlos disse...
"Em relação aos Juvenis, a U.Leiria é uma equipa com bons valores, estando alguns debaixo de olho das hostes leoninas à algum tempo."

Mas tu és olheiro do SCP, fazes parte do Gabinete de Scouting, ou és apenas mais um triste das Caldas que só quer desestabilizar os jovens atletas unionistas?

Os jovens futebolistas leirienses estão "debaixo de olho" não só do Scp, mas também do Slb, do Fcp, mas o mais importante de tudoi isso, estão "debaixo de olho" dos responsáveis da União de Leiria.

 
At 18:34, Blogger milton_filipe76 said...

Bom, vou deixar a minha opinião sobre uma das competições que mais me fascina:

Terminou o Campeonato do Mundo de Sub-17 e a Nigéria, que era uma das grandes favoritas, venceu justamente. A grande desilusão foi mesmo o Brasil que ficou cedo pelo caminha perante outra grande favorita, o Gana.
Venceu a Nigéria como podia ter vencido a Espanha (se tivesse o Bojan seria esse o final mais provável), como podia ter vencido a Alemanha ou Gana, tratando-se de 4 equipas muito fortes e com excelentes jogadores.
A Anderson (Man Utd) sucedeu Toni Kroos (que ficou à frente de Chrisantus e Bojan) e a Carlos Vela sucedeu Chrisantus (à frente de Osei e Kroos).

Quanto a jogadores podem se citar alguns dos jogadores que marcaram o futebol mundial no futuro, como Kroos, Bojan, Fran Merida, Camacho, Lulinha, Adams, Chrisantus, Rabiu, Osei, Victor Moses, entre outros. Esta fornada de 1990 promete!
Quanto ao Kroos é um jogador maduro, capitão da selecção alemã e justo vencedor do prémio de melhor jogador do torneio. Tem grande qualidade técnica, é rápido, excelente visão de jogo e bom passe, foi de facto o jogador que mais brilhou neste mundial, beneficiando de dos golos e assitências que fez e da baixa prestação de um ou outro jogador teoricamente mais favorito.
O Bojan, jogador mais mediático presente neste mundial, ficou aquem do que se esperava, pagando a factura de jogar por vezes como PLC na selecção espanhola, o que lhe retirou espaço para poder brilhar, mas mesmo assim não deixa de ser o jogador com mais capacidade presente na Coreia.
Quanto ao Chrisantus, foi para mim uma surpresa e uma boa surpresa. Apesar de não achar de todo que seja o 2º melhor jogador presente no Mundial (gostei mais do Rabiu ou do Moses e mesmo do Bojan) beneficiou dos 7 golos que marcou. Mas mesmo assim é de facto um excelente jogador, o melhor PLC do torneio (repito PLC, o Bojan para mim é extremo ou no máximo 2º avançado), um jogador rápido com bom porte fisico, com muito boa técnica e com instinto de matador.
Quanto ao jovem leonino, Rabiu Ibrahim, deixou-me extremamente contente relativamente ao futuro. É um verdadeiro nº10, um nº10 puro, que organiza e distribui o jogo da equipa africana. Destaca-se pela sua capacidade de passe e visão de jogo impressionantes, aliado sua capacidade técnica bastante evoluida (apesar da sua boa técnica, não é um jogador de dribles, utilizando a finta só mesmo quando é necessário) tem tudo para na Academia evoluir e tornar-se um dos melhores nº10s do Mundo. Apesar de apenas ter deslumbrado em 2 jogos (Vs Argentina e Japão) deixa em todos os campos o perfume do seu futebol (a fazer lembrar Deco ou Rui Costa). Não mereceu ser o melhor do torneio mas se houver Dream Team acho que justificava um lugar.
Um último destaque para o Ishmael Yartey, que tambem esteve na Academia à experiencia, que me pareceu ser um bom jogador, mas tal como Rabiu não atingiu todo o seu potencial, ainda assim mostrou classe, ao estilo de Giggs, um jogador a acompanhar isto se o seu preço não o levar a ficar na Gana e acabe por cair no esquecimento.

Foi pena Portugal não chegar ao Europeu e poder ter lutado pelo lugar no Mundial. Acho que Portugal, se se ultrapassasse a crise de resultados que se tem visto nas selecções jovens, faria boa figura, até porque jogadores como Diogo Rosado (ou até David Simão) ou Diogo Amado não devem nada a Camacho e Fran Merida, entre outros.

Isto é só a minha opinião e estou disposto a discuti-la (por isso é que a dei) desde que de forma civilizada e educada.

 
At 18:38, Blogger Carlos said...

O estar debaixo de olho é lógico e não é preciso estar escrito de facto. Eu sou alguém que está identificado, que gosto de formação, entre outras coisas que não são para aqui chamadas. Quanto ao anónimo, sendo algum director ou alguém ligado à U.Leiria fica-lhe mal e faz-lhe passar por um triste[a si] por tratar as pessoas dessa maneira sem as conhecer de algum lado. Hoje em dia os melhores valores nunca estarão "protegidos", porque ao dar nas vistas ficarão logo "debaixo de olho" dos grandes clubes nacionais, o mesmo se passando com os grandes clubes europeus com os grandes clubes nacionais. É a lógica e não vejo algo que pudesse merecer palavras como essas, quando não me conhece de lago algum.

Da mesma forma que a U. Leiria vai buscar ou tenta faze-lo aos melhores valores do distrito.

Nota: Se reparasse no blog do futdistritaldeleiria iria reparar que posso ser tudo menos destabilizador.

Tristeza de comentário o seu.

 
At 18:56, Anonymous Anónimo said...

Há uns tempos atrás, foi o mesmo "Carlos" quem lançou a atoarda de que o Scp ia contratar ao União de Leiria o Pacheco, então Sub 13, ora Iniciado de 1º ano, ... recordas-te?

Não sabes o mal que ias fazendo ao miúdo! É que ao ler esse boato na net, a desestabilização do garoto foi tal que até a sua perfomance escolar ia sendo afectada.

Por isso, e se como dizes, tanto gostas da formação, não cries cenários hipotéticos.
Quando, como no caso do Tiago Bragança, for realidade, então sim, disserta à vontade. Até lá, saudações desportivas!!

 
At 18:56, Anonymous Anónimo said...

1ª fase é a feijões, mas continuando assim não vai haver 2ª fase.

 
At 19:32, Blogger Carlos said...

Bem ... para isso ter acontecido muito mal ia a formação do Leiria e a empatia entre quem forma e quem é formado[clube/treinadores e atletas]. Não acredito, pelo valor da U.Leiria e dos seus formadores. Agora se alguém fez a cabeça ao miudo, é com quem lhe fez a cabeça aí dentro.

Além disso, é tudo uma questão de interpretação, até porque eu na altura nao referi que iria ser contratado.

Já há muito tempo que percebi que os directores de formação da U.Leiria são muito sensiveis quando vem algum nome de um jogador das camadas jovens pela internet, mas nem percebo porquê. Hoje em dia a formação vai sendo bem acompanhada e com cada vez mais adeptos interessados na mesma face à sua genuidade, ao crer e ao evoluir dos jovens que lutam pelo emblema do seu clube. Cada vez o futebol é mais uma roda de dinheiro onde os jogadores pouco ou nada sentem a camisola e isso felizmente na formação ainda se sente quando se vê os miudos no seu limite e com as emoções e sentimentos no que mais puro há no ser humano.

Vi alguns jogos de escalões da U.Leiria e gostei no geral da atitude dos miudos e de quem os forma. Nada tenho contra quem forma e aposta na formação, pelo contrário, é sinal que gosta de futebol e da sua base, tal como eu.

Nota: Da minha parte nunca vai ver cenários hipotéticos criados por mim, não sou de emprenhar pelos ouvidos, e mais não digo. Se quiser continuar o debate, terei todo o gosto em faze-lo por e-mail, basta ver o meu perfil.

 
At 20:13, Blogger ACF said...

Sporting Clube de Portugal 5 - 0 1º de Maio Sarilhense
(Iniciados A/Sub-15, jogo de pré-época, jogo realizado Domingo de manhã).



XI Leonino:

Guarda-redes: Adriano Cardoso.

Lateral direito: Bruno Cardoso.
Defesa central: Eric Dier (Sub-14).
Defesa central: João Barreto (Sub-14).
Lateral esquerdo: Filipe Macário.

Médio defensivo: Manuel Dias (Capitão).
Médio centro: Tiago Morgado (sub-Cap).
Médio centro: Alexandre Costa.

Extremo direito: Tiago Bernardo (Sub-14).
Avançado centro: Tiago Montez.
Extremo esquerdo: Wilker Bolonha.



Marcadores:

Tiago Bernardo (Sub-14).
Wilker Bolonha
Tiago Montez
Tiago Morgado
João Pinto (Sub-14)



André Figueiredo

 
At 20:24, Blogger ACF said...

Sporting Clube de Portugal 3 - 2 Vitória de Setubal
(Sub-14, jogo de pré-época realizado Sábado de manhã).



XI Leonino:

Guarda-redes: Pedro Fialho.

Lateral direito: Rui Bento.
Defesa central: Gonçalo Fino.
Defesa central: Eric Dier (Capitão).
Lateral esquerdo: Nuno Malheiro.

Médio defensivo: Ruben Marques.
Médio centro: Diogo Leite.
Médio centro: Filipe Chaby.

Extremo direito: Bruma.
Avançado centro: Carlos Mané (sub-Cap)
Extremo esquerdo: João Pinto.



Marcadores:

Bruma.
Carlos Mané.
André Gonçalves.



André Figueiredo

 
At 21:25, Blogger milton_filipe76 said...

O Bruma que jogou a extremo direito e que marcou 1 golo pelos Iniciados B, este fim-de-semana, é o que se encontra com o nº15 nesta foto:

http://aycu40.webshots.com/image/20079/2005510909898388217_rs.jpg

 
At 21:27, Anonymous Anónimo said...

Andre,já consegui descobrir o nom e e numero das pessoas que vem comentar como anonimos

C.Miguel

 
At 21:34, Anonymous Anónimo said...

"Andre,já consegui descobrir o nom e e numero das pessoas que vem comentar como anonimos"

Vês André, agora já podes mandar um recado para casa de cada um, para os encarregados de educação assinarem. LooooL

 
At 22:17, Anonymous Anónimo said...

Então mas o Sporting emprestou o Cacito ao Estrela para jogar nos júniores?! Que ideia foi esta!?

 
At 22:33, Anonymous Anónimo said...

Milton, André, quem sao o carlos martins e adrian santos? Novos colaboradores do site?

 
At 23:19, Anonymous Anónimo said...

Quais as contratações dos sub 14? O tobias figueiredo jogou?

 
At 23:23, Blogger milton_filipe76 said...

"Milton, André, quem sao o carlos martins e adrian santos? Novos colaboradores do site?"

O Carlos Martins (Olheiro) e o Adrian Santos (laborda) são duas pessoas, tal como eu e o André interessados no futebol jovem.
Como é obvio é impossivel que apenas uma pessoa conseguisse cobrir os 5 jogos (3 de iniciados, 1 de Juvenis e 1 dos Juniores), para além dos jogos dos escalões abaixo, ainda por cima com o André ainda abaixo dos 100%. Sendo assim pedimos ajuda ao Carlos (no jogo dos juniores), ao Adrian (na Marinha Grande), ao Regio (a colocar as infos dos juniores) e ao PLF (nos Juvenis).

Aproveito para agradecer a todos a ajuda que nos deram este fim-de-semana.

 
At 00:15, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Pela parte que me toca não têm nada que agradecer.
Sempre que puder e for necessário estarei disponível para colaborar com o Blog.
Considero o Blog um belo trabalho começado, pelo André, e que tem vindo a evoluir muito tornando-se quase um serviço público para todos os que têm interesse na formação em geral e na do Sporting em particular.

 
At 03:11, Anonymous Anónimo said...

Pelo 2º ano consecutivo, durante um jogo vs FC Porto, um jogador do Sporting CP é vítima de uma entrada violenta que provoca uma fractura num membro inferior...
Será isto coincidência?
A época passada foi o Mauro Antunes, este ano o infeliz foi o João Carlos...
Quem será para o ano?

Para o sr. da UDL:
o Pacheco interessava ao Sporting? O menino nem sabe correr!!! Ao Sporting interessa é o cabeçudo que deu uma cabeçada ao Cédric no fim do jogo... Faz-nos falta um novo Jardel!!!

Dêem educação e fair-play aos vossos jogadores, povo da cidade que mete 300 pessoas nos jogos de Futebol da I Liga!!!

 
At 11:03, Anonymous Anónimo said...

andré, wilker bolonha no jogo contra o 1º de Maio Sarilhense deu o salto mortal? temos proximo nani?

 
At 13:05, Anonymous Anónimo said...

depois dos juniores do ano passado não terem revelado a evolução esperada (excepto o adrien), após os jogos do bessa e da luz que estavam praticamente ganhos e empataram-se esfumando-se assim o título, este ano com uma equipa recheada de estrelas internacionais e os maus resultados e péssimas exibições acompanhadas de falta de disciplina a fazerem lembrar as selecções do sr. couceiro, sinceramente não sei se os dirigentes não andam a perder tempo e dinheiro a contratar jogadores pelo mundo inteiro e depois não lhes dar técnicos que potenciem as suas qualidades. são só cá umas dúvidas...

Saudações Leoninas

 
At 16:22, Blogger ACF said...

In Mais Futebol:

"Adrien integra os trabalhos, tendo Paulo Bento voltado a chamar vários juniores aos treinos. Vítor Golas (Guarda-redes), André Renato Martins (médio), Diogo Rosado (médio ofensivo), Wilson (avançado) e Jorge Abreu (defesa central) são os eleitos."



"gostava saber porque é que o michael santos fica no banco , esteve na seleccção sub-17 campeão com os juvenis."

Presumo que se tenha tratado de opção técnica. O Tiago Pedrosa foi testado na pré-época como lateral direito e o Rui Figueiredo já na época anterior tinha jogado tanto como lateral direito ou como lateral esquerdo.



"os 3 brasileiros ainda não podem dar o seu importante contributo à equipa em jogos oficiais, todos eles para a linha defensiva[quando é que podem jogar???]"

Quando forem inscritos. Não sei mais detalhes.



"Quais as contratações dos sub 14? O tobias figueiredo jogou?"

Agora não me lembro, lembro-me de 2 jogadores que no final da época andaram em torneios com os Infantis A e seriam reforços para esta época. Também o Bruma que esteve no torneio do Cartaxo envergando a camisola do SLB e se mudou para o Sporting. Devem haver mais, ouvi falar de alguns jogadores, mas nada do qual tenha a certeza e portanto é melhor não especular, nem "ventilar" rumores.

Creio que ainda não decidiram quem fica nos Iniciados B e nos Iniciados C. Quanto ao Tobias, segundo me constou, esteve/está doente.



André Figueiredo

 
At 16:59, Anonymous Anónimo said...

Nesse jogo no cartaxo estiveram lá outros jogadores africanos aliás como se pode ver na foto. Um deles é o bakari, sabem onde está esse jogador?

 
At 17:21, Anonymous Anónimo said...

aviso aos anónimos que vem para este blog destabilisar a nossa FAMILIA SPORTINGUISTA,e o bom trabalho feito por este jovem A.FIGUEIREDO.

se tem coragem de vir denegrir ,tambem tem coragem de ver o vosso nome aqui exposto.

Miguel

 
At 17:37, Anonymous Anónimo said...

Tou a ver que tá na hora de ligar outra vez o filtro dos comentários aqui do blog. A vida pessoal de cada um não é para aqui chamada e não é para isso que existe este espaço, digo eu...

 
At 17:47, Anonymous Anónimo said...

E não viesse o GL (Gay Lampião) defender o seu amiguinho...

 
At 17:53, Blogger ACF said...

"viso aos anónimos que vem para este blog destabilisar a nossa FAMILIA SPORTINGUISTA,e o bom trabalho feito por este jovem A.FIGUEIREDO"



Jovem? Na próxima Segunda-Feira celebro o meu 32º aniversário e aviso desde já que conto com um "presente" no Domingo, 11:00 em Alcochete.

Deixem o André Sabino sossegado, se faz favor.



André Figueiredo

 
At 18:17, Anonymous Anónimo said...

"E não viesse o GL (Gay Lampião) defender o seu amiguinho... "

Ahaha, até sabes soletrar e tudo

 
At 18:19, Anonymous Anónimo said...

gl...entao a vida pessoal de cada um nao é para aqui chamada!!!!!!!!!?????????estamos esclarecidos,só interessa a vida pessoal daqueles.......que vem para aqui denegrir .Um treinador ,jogador ou dirigente e até mesmo o dono deste espaço nao
tem vida pessoal,devem ser bichos.
A partir de agora vai ser muito difernte........

miguel

 
At 18:32, Anonymous Anónimo said...

Claro que sim, miguel, não foi por ser o nome do andré sabino que comentei, até porque já o fiz em relação ao andre figueiredo e creio que também o fiz em relação a umas acusações que se fizeram sobre alguns jogadores do Sporting e da Selecção de Sub-16. Por isso é que disse que o melhor seria activar de novo o filtro.
No dia em que o que eu disser aqui se tornar um motivo de perturbação avisem-me que eu não volto a escrever

 
At 19:05, Anonymous Anónimo said...

adivinha quem eu sou Miguel?!


lalalalalalalalalalalala

 
At 19:46, Anonymous Anónimo said...

OH GL: aquilo que aqui escreves é motivo de perturbação!!! Queres mais explícito que isto? Baza lampião!!!

 
At 20:26, Anonymous Anónimo said...

"Anónimo disse...
adivinha quem eu sou Miguel?!


lalalalalalalalalalalala "


José Silva - Lisboa


C. Miguel

 
At 20:45, Anonymous Anónimo said...

e eu, Miguel, quem sou?

 
At 22:02, Anonymous Anónimo said...

Então mas o Sporting emprestou o Cacito ao Estrela para jogar nos júniores?! Que ideia foi esta!?

Qual foi a ideia de o emprestarem para jogar nos juniores? ainda se fosse nos séniores...

Desculpa ter copiado tavares, mas tenho a mesma dúvida.

abraço

 
At 22:37, Blogger ACF said...

"Olá André, com as lesões de Had e Pedro Silva (paragem no mínimo de seis meses) as laterais ficam em défice. Haverá alternativas internas para apostar (leia-se jovens da formação júnior) pelo menos até abrir o mercado de Janeiro? Se existirem até seria bom que nem fosse preciso o mercado em Janeiro para as laterais da defesa, pelo menos o lado direito...
Um abraço e obrigado."

Sinceramente, não estou a ver isso a acontecer. Em situações extraordinárias por vezes excedem-se as expectativas, mas os laterais dos juniores não me parecem prontos para abraçar esse tipo de desafio. O plantel Sub-19 tem o Rui Figueiredo e Tiago Pedrosa como opções para a direita e o David Santos e Michael Santos como opções para a esquerda. Dos 4, o Rui e o Michael parecem ser mais vocacionados para aquele sector, em particular gosto do Michael a médio prazo, mas o Rui este ano ainda não mostrou (nos jogos que eu vi) nada de extraordinário e o Michael ainda nem se adaptou a este escalão, quanto mais ambicionar subir já mais um degrau. Não me parece que estejam prontos para isso. Se me tivesses feito essa pergunta 1 ano antes, apostaria no Tiago Pinto embora apostar em juniores é sempre arriscado, para eles. Só em casos excepcionais.



"Então mas o Sporting emprestou o Cacito ao Estrela para jogar nos júniores?! Que ideia foi esta!?"

Não sou eu que posso responder a perguntas deste género. Eu também gosto bastante do Cacito. Para jogar em 4-3-3, em teoria, bastam 2 avançados centro (Páez e Wilson) no plantel, se algum necessitar de ser promovido para suprir a ausência do Derlei, espero que a solução passe pelo regresso do Cacito, não me parece ser um jogador muito completo, mas se for bem servido, é jogador que acredito que podia marcar muitos golos.



“Mas como dizia, a perder aprende-se muito. Esta equipa, ao contrário das equipas de juniores dos 2 anos anteriores, não tem nenhum extremo que seja fortíssimo no 1x1”

Também me parece ser de facto um dos grandes problemas desta equipa, mas eu pessoalmente acho que o Diogo Viana pode dar mais largura à equipa.

“Bruno Matias tem surpreendido relativamente aquilo que se vinha verificando a epoca passada”

Concordo.

“Paez apresenta uma enorme presença fisica, mas o que é certo é que a sua presença ainda nao se fez sentir em golos, tendo inclusivé, contra o Atletico, apneas surgido golos apos a sua substituiçao. Sendo este um caso ao qual penso que temos de dar mais tempo, pois podera estar ainda a adapatar-se, deve destacar-se que a ideia de este jovem vir pa servir os seniores como tanto foi falado parece-me improvavel pelo menos para ja.”

Sim, acho que se fala demasiado sobre o Páez e isso só pode servir para o "queimar" na mente dos adeptos que ouvem maravilhas, mas depois ficam decepcionados com o que vêm.

“Quanto á questão dos extremos é algo a que nos temos de adaptar, sinceramente achei o jogo demasiado afunilado para uma equipa que joga em 4-3-3 ”

Também fiquei com essa impressão Vs Real Massamá, os Matias nos últimos 20-30 metros vinham para dentro em vez de ir à linha. Na época anterior o Marco fazia isso, mas o Alison no flanco oposto ia à linha, agora tanto um extremo como outro são mais jogadores para fazerem diagonais. O Diogo Viana poderia ser uma adição interessante à linha da frente. Curiosamente, na época passada na 1ª volta jogáva-mos com 2 extremos (Paim e Alison) que não faziam muitas diagonais, eram mais tecnicistas, e o futebol era mais atraente e eficiente do que se tem visto desde então.



2 semanas atrás recebi um E-Mail de um senhor a pedir-me uma fotografia do Rafael Veloso, alegando que um seu familiar tinha jogado com ele e desejava uma recordação, e no Domingo um adepto do Benfica queria uma imagem do Sancidino Silva. Lamentavelmente quando estava a reorganizar o meu “Inbox” limpei todos os E-Mails pendentes e por isso não respondi mais cedo.

http://aycu02.webshots.com/image/26601/2003890742003999464_rs.jpg

http://aycu39.webshots.com/image/28598/2003832084130361464_rs.jpg



André Figueiredo

 
At 23:11, Anonymous Anónimo said...

E o hernan perez sempre ficou?

 
At 02:44, Blogger ACF said...

In "O Jogo" (edição online):

"As prolongadas ausências, por lesão, de Derlei e Pedro Silva não obrigarão o treinador do Sporting a recorrer a elementos da equipa de juniores nos próximos meses – a garantia foi dada pelo próprio Paulo Bento. Nas instalações do Sport União Sintrense, o técnico verde e branco aproveitou para falar da formação que se faz no Sporting. Aprovando a eleição de um sistema específico para o futebol jovem, Paulo Bento recusou a sua aplicação aos seniores. “O Sporting tem um modelo para a sua formação, que está a ser executado. Depois, quando chegam aos seniores, o objectivo é colocar os jogadores na equipa sénior nas melhores condições, o que não significa que todos os anos tenha de haver jogadores da formação na equipa sénior”, defendeu."

"A recuperar, na Academia, de uma operação ao tornozelo esquerdo, David Caiado seguiu os trabalhos do plantel sénior e falou com o seu amigo Djaló."

"Sporting, Sintrense e SoccerStein assinaram ontem o protocolo que vai viabilizar as Escolas Academia Sporting Sintra, dando continuidade à expansão do projecto, que este ano contará já com 14 escolas. Estiveram presentes, na cerimónia, Diogo Matos e Paulo Bento, por parte do Sporting, Ricardo Matos, da SoccerStein, Neves Pedro, líder do Sintrense, e Rui Pereira, vereador da Câmara de Sintra."



André Figueiredo

 
At 09:40, Anonymous Anónimo said...

"O Benfica recrutou Coelho, jovem internacional português do Inter de Milão. O jogador, de 17 anos, foi para Itália no início da temporada passada, após uma saída conturbada do F. C. Porto. Apesar de jogar com regularidade, o futebolista nunca se mostrou verdadeiramente adaptado nesta primeira aventura longe de casa.

O atleta surge agora na Luz na condição de emprestado. Os encarnados ficam com a opção de compra de apenas metade do passe. O campeão italiano acredita que o jogador terá uma carreira promissora e não quer abdicar de um investimento potencialmente rentável no futuro. O atleta chega ainda esta semana a Lisboa e irá alinhar nos juniores do clube da águia.

José Coelho iniciou a carreira no Paços de Ferreira e chegou ao F. C. Porto com 11 anos. O jovem actua como avançado e também desempenha o papel de flanqueador na missão ofensiva. "

in JN

 
At 14:18, Blogger ACF said...

"E o hernan perez sempre ficou?"

O período de experiência de 2 semanas terminou e ele regressou à América do Sul. Não se sabe ainda se o Sporting o vai querer segurar ou não.

Saudações Leoninas.



Coelho? Mais uma "estrela" no nosso campeonato. A partir do momento em que o Zahavi chegou ao SCP, tive um "feeling" que o Coelho ia aparecer mais cedo ou mais tarde. Tive a oportunidade de o entrevistar a ele, ao Marco Matias e Vinicius Golas umas 5-6 semanas atrás, mas infelizmente o meu disco rigido "pifou" e perdeu-se tudo. Gostei de o ver falar bem dos seus treinadores e outros que o ajudaram no Paços e FCP.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home