Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, dezembro 10, 2006

Loures 0 - 1 Sporting (12ª Jornada de Juvenis)



A frieza de Jorge Santos.

Num jogo que colocava frente a frente o 1º classificado (Sporting) e o 9º classificado (Loures) da tabela não seria de esperar grandes dificuldades para os Juvenis do Sporting conseguirem a sua 4ª vitória consecutiva especialmente após a vitória Leonina por 8-0 na primeira volta. Mas para grande surpresa o Loures jogando sobre o seu sintético esteve muito bem, vendeu caríssima a derrota num jogo em que o empate não teria sido de todo injusto para com os anfitriões, que contaram com um Guarda-Redes de grande nível.

O Sporting entrou em campo com algumas novidades, Frederico Oliveira fez a sua estreia a titular no XI como lateral direito, o Juvenil de 1º ano Hugo Fernandes (avançado centro) também apareceu pela primeira vez no XI, e na 2ª parte o Professor Luis Dias estreou o médio centro Sérgio Marakis (Juvenil de 1º ano) que viria a ser fulcral na vitória muito renhida dos visitantes.

Mais uma vez o meio campo do Sporting esteve muito organizado com as presenças de Diogo Amado, Rosado e André Sousa no meio e todos os 3 rodaram pelas 3 posições chegando o Sporting a actuar com 4 (Sérgio Marakis inclusive) jogadores diferentes na posição de trinco ao longo do jogo. Mas o ataque esteve algo desligado, possívelmente devido à presença de Diogo Viana e Hugo Fernades no tridente atacante, que revelaram alguma falta de rotina de jogo mas acima de tudo porque tiveram pela frente um Jorge Santos com uma frieza e segurança notável que ia sempre desarmando e segurando tudo o que o Sporting tentava, sem dúvida o jovem Guardião do Loures foi o homem do jogo, e revelou ainda ser possuidor de um potente remate na reposição da bola em jogo.

Defensivamente o Sporting talvez tenha estado uns furos abaixo do habitual, e até mesmo o "Senhor Consistência" Michael Santos tenha tido um dia menos exuberante no seu local de trabalho, mas culpar únicamente o Sporting seria tirar mérito do Loures que mostrou ter alguns jogadores interessantes como o ala Tiago Correia ou o avançado Adilson, mas também destaque para o jovem Isac que esteve muito bem, mostrando iniciativa e raça ao longo do jogo, sendo dos mais acutilantes, em especial na primeira parte.

Durante a 1ª parte o Sporting tinha claramente mais oportunidades de golo, mas revelou incapacidade finalizadora, enquanto o Loures tentava o seu golo mas tinha pela frente uma boa dupla de centrais, com Bruno Simões mais uma vez em destaque pela energia inesgotável e o estilo rápido e concentrado com que resolve os pequenos "incêndios".
O meio campo do Loures trocava a bola demasiado depressa, e por vezes havia demasiadas trocas de bola em vez de um propósito objectivo para a circulação da mesma no meio campo defensivo do Loures o que motivou o Mister Reinaldo Cunha a pedir aos seus pupilos mais clarividência na gestão do esférico.

Durante toda a primeira parte Hugo Fernandes tentou ser a referência no ataque, mas nem sempre foi feliz porque ele e os seus colegas de sector nas suas tentativas de manterem o trio de ataque maleável e imprevisível à medida que este encostava na esquema defensivo do Loures faziam muitas trocas posicionais, com o Nº9 Leonino muitas vezes a cair para a ala direita o que nem sempre beneficiou o ataque Sportinguista.

No inicio da 2ª parte seria de esperar que talvez o conjunto da casa fosse revelar menos frescura fisica com o decorrer do jogo e permitir ao Sporting tomar comando das operações, puro equívoco porque ambas as equipas mantiveram-se lado a lado e o Loures na 2ª parte esteve ainda mais perigoso à medida que os forasteiros começavam a pensar que o jogo estava um puzzle que dificilmente seriam capazes de solucionar.
Aos 64 minutos, com o resultado ainda 0-0 o Loures faz um remate mortifero à baliza guardada por Nuno Silva que estava batido, mas a bola violentamente faz ricochete no poste direito e não consegue entrar, os adeptos da casa nem queriam acreditar a falta de sorte do seu conjunto nesse lance que quase de certeza teria matado o jogo a favor dos da casa.

Aos 69 minutos Luis Dias já tinha feito entrar Wilson Eduardo para o lugar de André Sousa numa tentativa de dar maior acutilância ofensiva ao seu conjunto e agora pedia ao seu avançado para sair do meio campo e subir mais no terreno para apoiar os avançados e criar situações de superioridade numérica. Eventualmente entrou também Sérgio Marakis e embora tenha jogado a trinco demosntrou ser capaz de estar em todo o lado desde lateral esquerdo ou ir jogando até à boca da baliza adversária, onde estava a bola ele estava lá também, e aos 86 minutos quando o Sporting já quase parecia condenado ao empate, eis que Marakis resolve a partida a favor dos visitantes num golo muito celebrado pelos seus colegas.

No final do jogo alguns adeptos do conjunto da casa fizeram questão de manifestar ruidosamente o seu desagrado em relação à performance da equipa de arbitragem que embora não tendo sido brilhante, teve uma actuação razoável e foi bastante pedagógica em relação a faltas e simulações. Ainda de realçar que no final do jogo os jogadores foram dar um abraço aos seus opositores num gesto muito bonito. Quando Jorge Santos ia a sair do campo foi muito felicitado por todos, inclusive o Capitão Leonino Diogo Amado que fez questão de o ir cumprimentar, gesto esse que foi plenamente aplaudido pelos adeptos Leoninos nas bancadas.



André Figueiredo


Diogo Amado faz questão de ir felicitar Jorge Santos.


Pedro Mendes, Bruno Simões, Michael Santos, Luis Andrade, André Sousa, Diogo Rosado.


Diogo Amado e Jorge Santos


André Sousa, Luis Andrade, Michael Santos, Pedro Mendes, Nuno Silva e Diogo Amado.

5 Comments:

At 10:29, Anonymous Anónimo said...

Olá André

Sou leitor assíduo das tuas crónicas, sobre o futebol jovem do nosso SCP, não tendo disponibilidade para ir aos jogos venho sempre ao teu blog para conhecer os nossos craques. Gosto de saber quem é que vão ser os novos artistas da nossa equipa sénior, por isso tomo a liberdade de te pedir que dês a tua opinião sobre as deficiências do plantel principal e se o plantel júnior tem a capacidade humana de as suprir, enumerando quais os atletas que na tua opinião subiriam aos seniores já em Janeiro, apresentando o seu perfil “futebolístico”.

Já agora gostava de saber também qual a tua opinião sobre a capacidade de em outros Países (sul-americanos e alguns europeus como a Inglaterra ) criarem jovens estrelas, e quando digo jovens digo com menos de 18 anos, vendo que aqui isso não acontece, salvo raras excepções. Será que temos alguma jovem aposta que é seguro dizer “Vai rebentar…”

Espero que não leves a mal estes comentários, não estou a tentar intrometer-me na gerência e objectividade do teu blog, achei só que seria interessante focares esse factos.

PARABENS pelo teu espaço.

RJP

 
At 15:19, Blogger ACF said...

Muito obrigado pelas palavras de incentivo.

"Gosto de saber quem é que vão ser os novos artistas da nossa equipa sénior, por isso tomo a liberdade de te pedir que dês a tua opinião sobre as deficiências do plantel principal e se o plantel júnior tem a capacidade humana de as suprir, enumerando quais os atletas que na tua opinião subiriam aos seniores já em Janeiro, apresentando o seu perfil “futebolístico”."

As deficiências da equipa sénior dependem do sistema que estiver a ser utilizado, se for 4-4-2 losango serão umas, se for 4-3-3 com extremos serão outras. A manter o esquema actual eu identifico claramente a ausência de um Nº10 que seja capaz de segurar a bola à entrada da área e construir jogo pelo meio. e é necessário um Nº9 fisicamente forte, bom cabeceador, que seja referência no meio para poder libertar o seu colega no ataque. Sinceramente não vejo ninguém entre os Juniores de 2º ano que pudessem fazer estas 2 posições e pegar de estaca e não é boa ideia forçar um jovem a fazer algo que lhe pode sair mal e afectar a sua auto-confiança.
Antes de mais o Nº9 mais utilizado é o Ricardo Nogueira que é um bom jogador mas não é jogador talhado para a tarefa que descrevi anteriormente. O Ricardo pode jogar quer num 4-4-2 ou 4-3-3 mas não o vejo como ponta de lança puro nesta fase da sua evolução. Para Nº10 temos lá o João Gonçalves, Yannick Puppo, André Pires mas é necessário realçar que no 4-1-2-3 dos Juniores o organizador não jogar atrás dos avançados porque eles criam o jogo mais a partir da linha média e criam jogo para os alas (algo que não existe num 4-4-2 losango) e se os Sporting nas camadas jovens demonstram um problema é a sua dependência de alas pois raramente constrói pelo meio embora muitas vezes um dos médios apareça pelo meio como complemento do avançado centro.

Independentemente dessas 2 lacunas no plantel sénior, eu penso que existem jogadores que dão garantias e se fosse necessário serem chamados de certeza não decepcionariam ninguém. Tendo em conta que ser Junior de 2º ano é a antecâmera do futebol sénior temos que olhar para estes jovens não em busca de talento pois se não o tivessem não teriam chegado até aqui, mas sim de outras qualidades como consistência ou estabilidade emocional e capacidade competitiva.

Alguns dão todas as garantias de serem capazes de subir de nível competitivo sem sentirem dificuldades, outros precisam de mais rodagem e outros apenas terão que ser integrados com mais atenção e cuidados pois precisam de mais apoio para poder potenciar os seus talentos de maneira a ajudarem o colectivo.

Prefiro não estar a individualizar qual dos jogadores está mais próximo de poder dar o salto caso tal fosse necessário mas se fores lendo vais perceber quem é fiável e quem oscila mais no seu rendimento.

Obviamente que subir 1 ou 2 jogadores a sénior em janeiro poderia beneficiar o projecto futebol sénior mas iria naturalmente enfraquecer o projecto futebol Junior e este tipo de medidas não podem ser tomadas de animo leve.

Em Juniores estamos 7 pontos à frente do 2º classificado Benfica e digo-te que a nível de Juniores o Benfica não tem mesmo equipa que nos faça frente (este ano) mas mesmo assim não seria sensato subtrair 2 unidades nucleares em Janeiro. Dava jeito ter mais 1 central de marcação homem-a-homem nos seniores para complementar o Miguel Veloso, e se o João Alves sair dava jeito ter um médio defensivo polivalente para colmatar essa saída mas penso que isso são 2 medidas que estão longe de ser vitais e existem lacunas mais prementes para resolver.

“Já agora gostava de saber também qual a tua opinião sobre a capacidade de em outros Países (sul-americanos e alguns europeus como a Inglaterra ) criarem jovens estrelas, e quando digo jovens digo com menos de 18 anos, vendo que aqui isso não acontece, salvo raras excepções. Será que temos alguma jovem aposta que é seguro dizer “Vai rebentar…”

Os países e os clubes têm politicas diferentes em relação à formação pois uns procuram jogadores de determinadas características e outros querem outro perfil de jogador.
Em Inglaterra, Escócia, Dinamarca etc existem uma maior apetência para jogadores mais físicos do que em países como Portugal, Espanha, França, Brasil, Argentina onde o tecnicista é premiado.

Basta ver a maneira como os Ingleses idolatram a agressividade de um Rooney, John Terry, Gerard mas olham de soslaio para excelente jogadores como Michael Owen ou Joe Cole. Desde muito jovens os putos mais tecnicistas que não tenham envergadura física são postos de lado, um jogador como Fábio Paim dificilmente teria singrado nas escolinhas de futebol Inglesas enquanto um Hugo Almeida teria sido bem aceite. São critérios de prospecção diferentes. O Futebol Sul americano é mais lento, menos físico e mais tecnicista embora Argentinos e Brasileiros têm aproximações diferentes em relação à metodologia de treino no que diz respeito aos treinos de resistência, etc. Por vezes os sul-americanos têm dificuldade em se adaptar a um ritmo de futebol diferente, com menos temporização e marcações mais duras e é por isso mesmo que quanto mais velhos vêm para cá mais dificuldade têm em se adaptar porque os miúdos depois dos 18 muito dificilmente mudam de hábitos.

Não acompanho muito o futebol Sul-Americano portanto não tenho grandes opiniões sobre talentos emergentes mas existem clubes como o Sporting, Ajax, Sevilha, Internacional de Porto Alegre, São Paulo, que têm tradição de formar jogadores nas suas canteras e vale sempre a pena tentar ir acompanhado. Para mim o melhor jogador do mundo Sub-20 é inquestionávelmente o Leo Messi, abaixo de 18 anos não sei e por isso seria injusto especular mas se quiseres "oferecer" uns nomes para a discussão terei todo o prazer em dar a minha opinião, caso tenha uma.



André Figueiredo

 
At 16:35, Anonymous Anónimo said...

Obrigado André pelas tuas explicações, como não sou praticante de Futebol mas sim de futsal, tenho alguma dificuldade em acompanhar, tanto ao vivo, como televisivamente as flutuações tácticas que acontecem no jogo da nossa equipa.

A questão das lacunas do plantel sénior foi colocada, por ter lido que o Paulo Bento foi ver o jogo dos juniores logo depois do jogo com o Benfica, já agora não és da opinião que a táctica a usar deveria ser transversal a todas as camadas jovens ??? Não seria positivo os atletas desde cedo estarem preparados para um tipo de táctica ou tácticas predefinido??

Em relação ao lançamento de jovens craques, se não estou enganado o Michael Owen foi considerado o 2º melhor jogador dum torneio (de Toulon ou europeu de sub…) com o Simão Sabrosa a ser considerado o melhor, na época seguinte o Inglês já era chamado à selecção A e o Simão foi para Sub 21. Em relação a nomes, o Alexandre Pato é bem interessante, já vi 2 jogos em que ele participou e impressionou-me, mas claro no campeonato brasileiro, o Lucas do Grémio Paranaense, mas com a ressalva que pareceu-me algo lento, o Marcelo que já foi pró Real, os dois argentinos que estão pra ir (Gago e o Higuaín) e pessoalmente aprecio muito o Anderson do Porto. Claro que são somente nomes que já foram badalados nos média.

RJP

 
At 17:24, Blogger ACF said...

“Obrigado André pelas tuas explicações, como não sou praticante de Futebol mas sim de futsal, tenho alguma dificuldade em acompanhar, tanto ao vivo, como televisivamente as flutuações tácticas que acontecem no jogo da nossa equipa.”

É difícil ter uma boa leitura do jogo através da Televisão porque raramente temos uma panorâmica que nos permita ver onde estão posicionados todos os elementos em campo. Por vezes vemos um jogador a surgir na jurisdição que estava atribuída a outro mas não podemos ver quem se reposicionou na outra posição para manter a estrutura inicial intacta e daí é dificl perceber que compensações estão a acontecer.

Para se ler bem o jogo convém estar na zona da linha de meio campo e de preferência numa bancada mais alta para se poder ver o campo todo. Costumo ver as primeiras partes na bancada mais alta e as 2ª partes próximo da linha lateral pois assim temos 2 percepções diferentes porque tanto uma como outra não dos dão tudo.

É costume nos estados unidos as equipas tem um observador (“Coordenador ofensivo” creio que é o termo) numa posição elevada para fornecer via intercomunicador ao treinador uma outra perspectiva, creio que o Vanderley Luxemburgo também tentou trazer essa inovação para a Europa.

“A questão das lacunas do plantel sénior foi colocada, por ter lido que o Paulo Bento foi ver o jogo dos juniores logo depois do jogo com o Benfica,”

Desconfio que a principal razão terá sido para ir ver o regresso do Rui Jorge a Alcochete pois não vejo outra razão porque de resto ele conta com indivíduos como Carlos Pereira para o manter informado

“já agora não és da opinião que a táctica a usar deveria ser transversal a todas as camadas jovens ??? Não seria positivo os atletas desde cedo estarem preparados para um tipo de táctica ou tácticas predefinido?? ”

Sim devia ser igual mas não deve ser os jovens a mudar para a da equipa sénior mas sim a sénior a adaptar a dos jovens porque senão cada vez que entrar um treinador novo e muda-se o sistema tinham logo de mudar o sistema em todas. Se não estou em erro no Ajax as equipas jogam todas no mesmo esquema de 4-3-3, sinceramente não sei.
Penso que nenhuma equipa sobrevive só com uma táctica e uma que sirva para a liga doméstica pode não funcionar Vs adversários Europeus.
O 4-3-3 pode ser a táctica mãe nas camadas jovens, mas também já vi a espaços os Juniores/Juvenis/Iniciados a jogarem em 4-1-3-2, 4-4-2, 4-2-4 e até mesmo 4-1-3-1-1 mas raramente se afastam da variante 4-1-2-3 do 4-3-3. Pessoalmente acho que não existem tácticas más, existem é maus treinadores que tentam forçar tácticas a planteis que não estão talhados para jogar nesse sistema.
Bem chegaram os disparates do Peseiro em Alvalade que queria jogar o estilo de futebol que se viu utilizando jogadores lentos como Barbosa, Viana, Enak, Beto, Polga, Rui Jorge, Rogério enfim, ele estava convencido que iria recriar o Arsenal de Arsene Wenger em Alvalade mas desta vez com jogadores lentos.

O Michael Owen é um grande jogador e um bom exemplo para todos os jovens mas infelizmente o tipico adepto Inglês raramente percebe de futebol, aliás, os Ingleses são adeptos de jogadores e adeptos de clubes ou até mesmo adeptos da sua nação mas raramente são adeptos do futebol em si.

O Anderson evoluiu imenso nos últimos 8 meses, não é necessariamente um grande atleta mas tem uma inteligência futebolística muito acima do normal para a sua idade. Tem visão de jogo, qualidade de passe muito boa, raramente desperdiça energia em correrias infrutíferas, é muito difícil marcá-lo muito em cima porque movimenta-se muito bem embora não tenha um sprint explosivo. É claramente um organizador de jogo e que a jogar pelas alas perde rendimento, nesse aspecto faz lembrar o Altair Jr que também tem características semelhantes mas quando joga pelas alas nunca rende tanto como rende no meio. Não seria a primeira vez que um jovem desponta numa posição mas à medida que o seu corpo vai mudando durante a puberdade ele acaba por atingir a sua maturidade futebolística jogando noutra posição. Já vi imensos Pontas de lança nos Iniciados que eventualmente se tornaram excelentes extremos nos Juvenis ou Juniores. Todos temos que ser maleáveis.

Comparar o Anderson ou o Diego com o Ronaldinho não faz absolutamente sentido nenhum pois são jogadores completamente distintos embora possam jogar na mesma posição. Essas comparações só são utéis para jornalistas com pouca imaginação e que querem cabeçalhos rápidos e sensionalistas.

Tens ouvido alguma coisa sobre o Kerlon ou Neymar?



André Figueiredo

 
At 10:04, Anonymous Anónimo said...

Olá André

Vou tentar seguir as tuas dicas e da próxima vez que for a um jogo de futebol vou tentar acompanha-lo de maneira diferente.

...”É costume nos estados unidos as equipas tem um observador (“Coordenador ofensivo” creio que é o termo) numa posição elevada para fornecer via intercomunicador ao treinador uma outra perspectiva, creio que o Vanderley Luxemburgo também tentou trazer essa inovação para a Europa...” Em relação ao “Observador de bancada” julgo que muitos dos treinadores Ingleses (vulgo Managers) têm essa colaboração, é reparares nas transmissões da Sportv nos auriculares que usam.

...”Tens ouvido alguma coisa sobre o Kerlon ou Neymar?...” Em relação ao craques que referes, só vi ainda imagens do Neymar, como tenho a tvrecord vejo os programas de futebol que dão e já apanhei qualquer coisa desse miúdo, uma história estranha que ele com 14/15 anos já está a negociar com o Real e com o Barca, todos dizem que ele vai ser o novo Maradona...

Do Kerlon só tenho mesmo conhecimento dele por causa daquela jogada que levou a bola com a cabeça aquando de 1 torneio de selecções, pouco mais, sei que esteve lesionado, mas que jogou pouco nesta época.

Dá uma vista de olhos neste site, tem link’s de vídeos de miúdos brasileiros que no mínimo fazem coçar a cabeça... http://www.ofutebol.com/newboys.asp
Abraço

RJP

 

Enviar um comentário

<< Home