Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Bruno Pereirinha em "Record"



P.S. Para quem esteve a ler o artigo sobre o Daniel Carriço no blog da Ofensiva 1906 e queira uma foto em tamanho maior do Daniel Carriço é só carregarem nos links:

Daniel Carriço 1

Daniel Carriço 2

Daniel Carriço 3

As fotos foram tiradas na Costa da Caparica a 16 de Setembro durante a 4ª jornada do campeonato nacional de Juniores.



André Figueiredo

6 Comments:

At 22:26, Anonymous Anónimo said...

Boas André, espero que o teu Natal tenha sido bom...agora venha a passagem de ano!!!
Para falar verdade estou com uma fezada neste miudo e penso que ele pode ser importante para a equipa. Creio que vamos melhorar, agora temos mais uma alternativa válida para várias posições no meio campo ofensivo. O miudo Pereirinha vai preencher a vaga deixada por um jogador que acusou a pressão de jogar no Sporting e que não entrou no clube da melhor forma pois veio rotulado de substituto de Rochemback, falo de João Alves que agora está de regresso a Braga. Gastámos 3,5 milhões de euros no Wender e Alves, enfim mais valia terem doado o dinheiro para fins de caridade, sempre seria melhor aproveitado e faria a felicidade de muita gente necessitada. Se o Carlos Freitas conseguisse desencantar uma truta, eu já me contentáva só com uma, podia ser para a posição 10, aí é que seria ouro sobre azul, mas estou pouco crente pq Carlos Freitas na minha opinião é um bluff, mas pronto, não vou entrar por aí. Para a posição de avançado é muito díficil ir buscar alguem de valor, sem verbas para investir arriscamo-nos a garantir outro Bueno e isso é atirar mais dinheiro à rua. Se calhar o preferível era recambiarem de volta o Pinilla, não se gastava dinheiro, já o conhecemos e podia ser que o homem marcasse mais uns golinhos como aquele frente ao AZ.

 
At 23:37, Blogger ACF said...

Goyaaté

Embora muita gente esteja a avançar o Bruno Pereirinha como substituto do João Alves a verdade é que são jogadores muito diferentes tal como Alves é de Rochemback. Assumindo que o sistema não irá mudar então o Pereirinha só pode actuar em 3 posições; Nº10, interior direito e interior esquerdo. Não acredito que coloquem um miúdo de 18 anos a Nº10 portanto existem duas possibilidades:

1) Chega um Nº10 (Rochemback) e Moutinho fica a interior esquerdo (onde parece render mais do que na direita) e Bruno Pereirinha alinharia a interior direito.

2) Moutinho passa a ser o Nº10 da equipa e Pereirinha jogaria a interior direito e outro (Tello, Nani, Ronny, Veloso, Paredes, etc) jogaria na esquerda.

O Pereirinha pode ser versátil mas é essencialmente um jogador ofensivo que tanto pode jogar no meio ou preferencialmente na ala portanto não esperem grandes despesas defensivas da parte dele (algo para o qual Alves estaria mais talhado embora nunca tenha sido um recuperador de bolas) portanto não sei se o Paulo Bento arriscaria colocar Pereirinha e outro criativo não defensivo (como Nani) nos vértices laterais do losango, é por esta razão que acredito que será Pereirinha na direita, Moutinho na esquerda e outro Nº10 na frente.

O Pinilla para mim tem características de Nº9 que encaixariam bem no meio do ataque fosse em 4-4-2 a complementar a mobilidade de Liedson ou sozinho no meio de um 4-3-3. Sem dúvida está mais talhado para isso fisicamente que Bueno, e a nível de movimentações do que Alecsandro (um jogador útil mas não para o meio), e apesar de fisicamente forte e bom cabeceador o Chileno também é bom tecnicamente para a sua estatura física e tem um bom remate de meia distância, o problema mesmo é a mentalidade de sempre que as coisas não correm bem quer mudar de clube, capacidade técnica e atlética sem dúvida que a tem. Nunca duvidei da qualidade do Pinilla ou do Mota (bom jogador, é mais flanqueador do que Nº9 mas se fosse bem aproveitado teria sido um bom investimento), por vezes falta um pouco de maturidade do jogador ou que o Mister lhes dê mais oportunidades para se dar a volta a uma carreira promissora.

Não me importava nada de ver o Grafite (Le Mans) emprestado ao Sporting, o Brasileiro só tem 3 golos apontados e o clube está em 10º lugar, pode ser que estejam susceptíveis a um empréstimo, sem dúvida viria adicionar força física e agressividade ao eixo de ataque.

Tive chance de ver jogar o Pereirinha o ano passado quando o Sporting se deslocou a Setúbal, Casa Pia, Amadora entre outros e realmente é um jogador que dá muito nas vistas. Quando observamos um plantel seja em que escalão for aparecem sempre 2 ou 3 jogadores que ficamos logo com a ideia que se estivessem a jogar com jogadores 1 ano mais velhos não estariam desajustados. Já o ano passado o Bruno Pereirinha, Rui Patricio e Daniel Carriço eram jogadores que pareciam prontos para ambientes mais competitivos.

Psicologias

Obrigado pelo link para o teu blog, é sem dúvida..................... diferente (nem sabia que se podiam colocar imagens desse género em blogs), mas já o coloquei no meu "bookmark" e quando estiver com menos sono tentarei com mais calma ler o seu conteudo que espero que seja educacional especialmente para os mais novinhos. Fico feliz de saber que temos por aqui mais uma leitora, as mulheres são sempre uma rajada de ar fresco e fazem sempre falta no mundo do futebol.

Sem muito mais para dizer aproveito para desejar boa noite, e boas entradas para os 2, tchau.



André Figueiredo

 
At 02:59, Blogger Gonçalo said...

Olá André!!

Relativamente a João Alves continua a ser um jogador de qualidade que na minha opinião para ser um grande jogador apenas precisa de ser melhor trabalhado psicologicamente porque parece-me tímido demais para um clube com a grandeza do Sporting. Até na maneira como jogava e entrava aos lances notava-se alguma timidez e falta de agressividade que em Braga não demonstrava, sendo aí um jogador muito activo na qualidade de jogo do Braga de Jesualdo Ferreira.
Quanto ao Pereirinha, confesso que só o conheço das crónicas dos jornais e das que aqui fazes, pois vivo em Coimbra e é difícil acompanhar de perto todas as camadas do Sporting. No entanto, considerando as crónicas recentes, estou confiante e ansioso no ingresso deste jogador, sendo mais um polivalente para o meio-campo do Sporting e mais um diamente por lapidar por um treinador que o conhece bem e que já provou saber trabalhar com jovens jogadores. As questões que coloco são as seguintes: Sendo que Bruno Pereirinha é um jogador de características mais ofensivas, é admissível jogar com Moutinho como interior do lado oposto, sabendo-se que a equipa ganha mais consistência com um interior de características mais defensivas além de Moutinho? E é credivel apostar em Pereirinha como extremo num sistema de 4-3-3?
Falando de Pinnila, penso que se não existir nenhuma alternativa credivel neste momento para nº 9 nas camadas jovens nem no mercado, julgo que seria interessante dar uma nova oportunidade a Pinilla se isso fosse possivel. Pinilla é dos raros jogadores que conjugam uma capacidade atlética e técnica evoluida, compreendi a sua saída porque é um jogador pouco maduro mentalmente, no entanto talvez seja esta a oportunidade que ele precisa para ser trabalhado psicologicamente e ajudar o Sporting numa posição mais fixa no ataque.
Enfim, confio nas entidades competentes do Sporting e continuo a acreditar que as soluções que encontarem serão as melhores possíveis.
Um abraço para ti e fica bem.

 
At 09:58, Blogger ACF said...

"Relativamente a João Alves continua a ser um jogador de qualidade que na minha opinião para ser um grande jogador apenas precisa de ser melhor trabalhado psicologicamente porque parece-me tímido demais para um clube com a grandeza do Sporting. Até na maneira como jogava e entrava aos lances notava-se alguma timidez e falta de agressividade que em Braga não demonstrava, sendo aí um jogador muito activo na qualidade de jogo do Braga de Jesualdo Ferreira."

Concordo completamente, o João Alves é basicamente um médio defensivo com caracteristicas de "fantasista recuado" um pouco à imagem de Andrea Pirlo ou Xabi Alonso, ele necessita de alguém que recupere as bolas por ele mas quando a tem é capaz de inciar jogadas de ataque a partir do meio campo defensivo graças à sua visão de jogo e qualidade de passe, tacticamente sempre me pareceu excelente. O problema é mesmo a sua timidez, o rapaz quase que se esconde quando está em campo e eu reconheço que ele tem valor e qualidade mas sem a personalidade certa para "empurrar" esse talento ele não irá mais longe que o Braga. Desejo-lhe boa sorte pois gosto de o ver jogar e tenho pena que os adeptos desde cedo o começaram a "queimar".

"Quanto ao Pereirinha, confesso que só o conheço das crónicas dos jornais e das que aqui fazes, pois vivo em Coimbra e é difícil acompanhar de perto todas as camadas do Sporting. No entanto, considerando as crónicas recentes, estou confiante e ansioso no ingresso deste jogador, sendo mais um polivalente para o meio-campo do Sporting e mais um diamente por lapidar por um treinador que o conhece bem e que já provou saber trabalhar com jovens jogadores. As questões que coloco são as seguintes: Sendo que Bruno Pereirinha é um jogador de características mais ofensivas, é admissível jogar com Moutinho como interior do lado oposto, sabendo-se que a equipa ganha mais consistência com um interior de características mais defensivas além de Moutinho?"

Pois, essa é uma das coisas que já me passou pela cabeça pois já vimos o Paulo Bento testar o tridente da frente do losango com tantas possibilidades desde o inicio da época à medida que ele tenta encontrar o equilibrio certo entre ataque e defesa ou utiliza os elementos que ele pensa que melhor se adaptarão ao adversário A, B ou C. Se o Moutinho estiver na esquerda eu acredito que ele ajudará o Custódio o suficiente para que Pereirinha possa estar na direita do losango, se o Rochemback for o Nº10 então estarão ali 3 elementos (Rochemback, Moutinho, Custódio) que sabem defender o que já poderá retirar alguma pressão defensiva dos ombros do Bruno. O losango também já muitas vezes teve Moutinho na esquerda e Nani na direita, e o Nani não defende mais aos 20 anos do que o Pereirinha aos 18 portanto não vejo a utilização do Bruno como um grande risco que possa desiquilibrar o delicado balanço do meio campo.

"E é credivel apostar em Pereirinha como extremo num sistema de 4-3-3?"

Perfeitamente credivel, a questão é se Paulo Bento gosta de jogar assim. Ele nos Juniores jogava a assim mas isso deve-se ao facto das camadas jovens jogarem em 4-1-2-3, por autoria dele não sei se o teria feito, o Paulo quando lá esteve também estruturou a equipa em 4-4-2 em algumas ocasiões. Um bom treinador nunca irá forçar o seu sistema favorito a um plantel que não tem soluções para o fazer funcionar, mas todos os treinadores têm sistemas que preferem utilizar. O 4-4-2 losango tem virtudes e defeitos tal como todos os outros, portanto a questão aqui é qual o sistema que mais pode rentabilizar o talento dos jogadores disponiveis? Jogadores como Pereirinha, Abel, Ronny, Nani indubitavelmente poderiam render mais num 4-3-3 mas se o Paulo Bento que é um bom treinador prefere estruturar a equipa assim então é com ele.
Pessoalmente sou da opinião que o 4-4-2 losango é mais sistema para ser utilizado na Europa (especialmente contra equipas Inglesas) e o 4-3-3 mais na liga Portuguesa pois aqui já nos conhecem e jogam mais fechados e seria melhor jogar em 4-3-3 desde o inicio para poder dar mais velocidade ao jogo e pressionar mais a defesa contrária em toda a sua largura.

"Falando de Pinnila, penso que se não existir nenhuma alternativa credivel neste momento para nº 9 nas camadas jovens nem no mercado, julgo que seria interessante dar uma nova oportunidade a Pinilla se isso fosse possivel. Pinilla é dos raros jogadores que conjugam uma capacidade atlética e técnica evoluida, compreendi a sua saída porque é um jogador pouco maduro mentalmente, no entanto talvez seja esta a oportunidade que ele precisa para ser trabalhado psicologicamente e ajudar o Sporting numa posição mais fixa no ataque."

Paulo Bento não me parece ter grande paciência para dar a volta a jogadores complicados como Pinilla. O Paulo Bento recentemente deu um aviso ao Carlos Martins mas eu duvido que isto surta qualquer efeito excepto a saida do Carlos Martins no mais tardar no final da época e ambos podem vir a arrepender-se dessa decisão mas acredito mais que será o Carlos. Não me oponho em nada à sua saida e desejo que seja feliz mas espero que saia de uma maneira boa para o clube portanto nada de empréstimos a clubes em paises distantes (Roménia? WTF?) ou a troco de 250.000 euros, uma boa permuta seria melhor para o clube. Se for para um clube Português seria bom para a carreira do Carlos Martins, não me oponho em nada que ele vá para o FC Porto desde que venha em troca um jogador bom, saudavel e que encaixe bem no nosso modelo de jogo.

As pessoas dizem que o Sporting deixa sair jogadores e depois eles tornam-se grandes craques. falam de quem? O José Fonte que quando saiu de Setúbal para o Benfica os adeptos começaram a dizer que os dirigentes da Academia estiveram mal ao largar o Fonte. Onde está o Fonte agora? Quando o Paito saiu vieram vários adeptos ter comigo (muito zangados) a dizer que era mais uma burrada e o Paito iria ser um grande jogador? Pelo que sei o Braga vai dispensar o Paito. Eu pessoalmente já não acredito no Carlos Martins, quando ele joga no seu melhor é um jogador fantástico e que desde muito cedo admirei mas já não acredito que ele na véspera de fazer 25 anos subitamente vai encontrar a consistência que procura. O Carlos já joga nos seniores do Sporting desde Setembro de 2000, se não fosse jogador da nossa cantera já teria sido despachado, ele não se pode queixar do apoio que teve ao longo dos anos quer por parte de dirigentes quer por parte dos adeptos, e vá para onde for eu continuarei a gostar dele tal como continuo a gostar do Ricardo Quaresma.



André Figueiredo

 
At 16:39, Blogger Gonçalo said...

Concordo e agradeço a tua crónica, adiantando um elemento novo à discussão do qual me motiva comentar, nada mais nada menos que Carlos Martins.
Sou um grande adepto das qualidades futebolísticas de Carlos Martins, para mim um dos melhores jogadores do campeonato do ponto de vista técnico, um dos jogadores com pontapé mais poderoso a actuar no futebol português, um dos jogadores com melhor qualidade de passe, no entanto, um jogador muito inconstante que começa a perder tempo para se afirmar no futebol.
Mais uma vez tenho de insistir no problema da mentalidade dos jogadores, algo ao qual sou sensível uma vez que sou enfermeiro e acompanho também as camadas júniores de um clube de Coimbra, e tenho encontrado algumas pessoas e/ou jogadores com problemas de mentalidade para enfrentar os desafios da vida. Carlos Martins não parece ser o típico jogador indisciplinado que é conhecido pelas suas crises de azia, parece ser um jogador com vontade em afirmar-se como já o provou em algumas conferências de imprensa, no entanto falta-lhe capacidade mental para enfrentar a competitividade dentro do clube e dentro do jogo, precisa de ser mais interventivo nos momentos bons e menos bons da equipa, precisa de ser mais regular em campo, aceitar os infortúnios do desafio e apoiar-se nesses infortúnios para melhorar os seus índices de jogo. Julgo que o melhor exemplo do que falo chama-se João Moutinho, um jogador que mantém uma linha de jogo definida esteja a equipa em momentos bons ou menos bons, e salientando as suas maiores qualidades em prol da equipa. Lembro-me do Carlos Martins na época do Peseiro e, embora continuar sujeito a lesões e a irregularidade exibicional, lembro-me de jogos soberbos que ele fez e que exibia a sua maravilhosa qualidade de passe e de remate, em jogos de grande espectáculo em que se notava que Martins se sentia bem e empolgado com a qualidade de jogo da equipa. No entanto, Martins precisa do Sporting como o Sporting precisa de Martins, tendo potencial para ser ele próprio a melhorar a qualidade de jogo do Sporting e não esperando apenas dos melhores momentos da equipa para se exibir ao mais alto nível, como aconteceu no início desta época. Sei que não há jogadores insubstituíveis mas é com muita pena minha se ele sair do Sporting, e mesmo falando muito com o coração, quero acreditar que ele ainda vai mostrar a regularidade que se deseja, melhorar o futebol da equipa e ganhar muitos títulos no clube que o formou.

Por falar em clube que o formou, parece que se confirmou o impensável, ou talvez não...Luís Figo, como eu já previa, ama mais o dinheiro do que o seu clube de coração, ou então disfarça muito bem o seu amor pelo Sporting. Ainda como jogador do Inter eu compreendia o facto de não querer regressar a Alvalade, uma vez que estava num campeonato mais competitivo e com melhores condições a todos os níveis. No entanto fico triste por ver jogadores que trocam a competitividade e riqueza de um clube como o Inter e trocam a paixão pelo seu clube, por um clube que apenas lhe dará dinheiro...Aonde vai parar este mundo capitalista? Desejam-se mais Rui Costas neste mundo para ainda acreditar num mundo mais justo e solidário. Ao menos que termine este contrato de seis meses e volte a Alvalade ainda com condições para ajudar a equipa, seria o menos mal, mas da fama de pesetero já não se livra.

Um abraço André;)

 
At 17:32, Blogger ACF said...

"Concordo e agradeço a tua crónica, adiantando um elemento novo à discussão do qual me motiva comentar, nada mais nada menos que Carlos Martins.
Sou um grande adepto das qualidades futebolísticas de Carlos Martins, para mim um dos melhores jogadores do campeonato do ponto de vista técnico, um dos jogadores com pontapé mais poderoso a actuar no futebol português, um dos jogadores com melhor qualidade de passe, no entanto, um jogador muito inconstante que começa a perder tempo para se afirmar no futebol."

Pessoalmente não acho que o Carlos Martins seja assim tão bom técnicamente, penso que o que verdadeiramente separa o Carlos Martins dos outros Nº10 é que ele tem um grande poder de acelaração (algo que o Hugo Viana não tem) e apesar de ter boa qualidade de passe para ligar o meio campo aos avançados ele para mim joga melhor numa função de 9 1/2 estilo Totti ou Cassano ou JVP, não sendo nem Nº10 nem Nº9, para mim é o jogador ideal para jogar atrás do Nº9 num 4-4-1-1 pois consegue acelarar quando se aproxima da área e tem um forte remate de meia distância que pode ser uma "2º fonte" de golos. Para mim o Romagnoli e até mesmo o Tello são mais Nº10 que o Martins, este sistema não o beneficia muito. Tenho pena de ver adeptos que forçados a escolher entre Carlos Martins e Paulo bento estão a ficar do lado do jogador só porque ele é Sportinguista, estas coisas não podem ser decididas com o coração. Deixem Paulo Bento fazer a sua triagem, e respeitem o CM mesmo que ele vá para um clube adversário.

"Mais uma vez tenho de insistir no problema da mentalidade dos jogadores, algo ao qual sou sensível uma vez que sou enfermeiro e acompanho também as camadas júniores de um clube de Coimbra, e tenho encontrado algumas pessoas e/ou jogadores com problemas de mentalidade para enfrentar os desafios da vida. Carlos Martins não parece ser o típico jogador indisciplinado que é conhecido pelas suas crises de azia, parece ser um jogador com vontade em afirmar-se como já o provou em algumas conferências de imprensa, no entanto falta-lhe capacidade mental para enfrentar a competitividade dentro do clube e dentro do jogo, precisa de ser mais interventivo nos momentos bons e menos bons da equipa, precisa de ser mais regular em campo, aceitar os infortúnios do desafio e apoiar-se nesses infortúnios para melhorar os seus índices de jogo."

E estás também a querer insinuar que os seus problemas fisicos podem ser de natureza psicosomática? Isso já me passou pela cabeça porque eu não me lembro de ele passar tanto tempo lesionado quando jogava no Campomaiorense

"Julgo que o melhor exemplo do que falo chama-se João Moutinho, um jogador que mantém uma linha de jogo definida esteja a equipa em momentos bons ou menos bons, e salientando as suas maiores qualidades em prol da equipa. Lembro-me do Carlos Martins na época do Peseiro e, embora continuar sujeito a lesões e a irregularidade exibicional, lembro-me de jogos soberbos que ele fez e que exibia a sua maravilhosa qualidade de passe e de remate, em jogos de grande espectáculo em que se notava que Martins se sentia bem e empolgado com a qualidade de jogo da equipa."

Concordo plenamente, foi com o modelo de jogo de Peseiro que o Carlos Martins jogava melhor, em especial no Outono de 2004 quando estava em grande forma, era um modelo de jogo onde não havia tantas responsabilidades defensivas. O Nani em 12 meses aprendeu a defender mais que o CM em 7 anos, até o Quaresma no último ano evoluiu imenso nesse aspecto.

"No entanto, Martins precisa do Sporting como o Sporting precisa de Martins, tendo potencial para ser ele próprio a melhorar a qualidade de jogo do Sporting e não esperando apenas dos melhores momentos da equipa para se exibir ao mais alto nível, como aconteceu no início desta época. Sei que não há jogadores insubstituíveis mas é com muita pena minha se ele sair do Sporting, e mesmo falando muito com o coração, quero acreditar que ele ainda vai mostrar a regularidade que se deseja, melhorar o futebol da equipa e ganhar muitos títulos no clube que o formou."

Já não acredito nisso, já são 7 épocas na equipa principal, se não aconteceu até agora também não acredito que vá acontecer no futuro, e o próprio jogador já deve ter pensado nisso e eventualmente algum derrotismo se irá instalar. Eu não acredito que o CM10 fique no Sporting para além deste Verão. Espero que se faça uma permuta porque se isso não acontecer já sei que ele vai sair por uma quantia irrisória agora ou no Verão ou para o despacharem por ele estar descontente ou porque só lhe restará 12 meses de contracto e existirá menos espaço de manobra negocial.

"Por falar em clube que o formou, parece que se confirmou o impensável, ou talvez não...Luís Figo, como eu já previa, ama mais o dinheiro do que o seu clube de coração, ou então disfarça muito bem o seu amor pelo Sporting. Ainda como jogador do Inter eu compreendia o facto de não querer regressar a Alvalade, uma vez que estava num campeonato mais competitivo e com melhores condições a todos os níveis. No entanto fico triste por ver jogadores que trocam a competitividade e riqueza de um clube como o Inter e trocam a paixão pelo seu clube, por um clube que apenas lhe dará dinheiro...Aonde vai parar este mundo capitalista? Desejam-se mais Rui Costas neste mundo para ainda acreditar num mundo mais justo e solidário. Ao menos que termine este contrato de seis meses e volte a Alvalade ainda com condições para ajudar a equipa, seria o menos mal, mas da fama de pesetero já não se livra."

Fico muito decepcionado com o Figo porque ele estava a fazer 2 épocas muito boas no Inter e já em Janeiro de 2006 Moratti demonstrava interesse em prolongar o contracto até Junho de 2008 e assim Figo teria feito 3 bonitos anos no Inter. Figo ainda podia ter ficado no Inter mais 18 meses (7,5 milhões se não estou em erro durante esses 18) e depois vir para o Sporting ou quem sabe ainda tentar as Arábias. Mas preferiu prescindir de 18 meses num clube respeitável para ir para um clube sem qualquer importância para ganhar 6 milhões me 6 meses. Desportivamente isto é muito mau para ele pois o estigma de ir para as Arábias é a de um jogador acabado e o Figo estava a fazer uma grande época mas com a ganância do dinheiro deitou fora mais 18 meses de glória. Muitissimo decepcionante.

Pelo aspecto positivo, se tivesse ficado no Inter teria renovado em Junho e ficava até Junho de 2008, como foi para as Arábias isso quer dizer que termina contrato em Junho e depois possivelmente vem para o Sporting em Junho/Agosto, embora em nada me espantaria se decidir ir fazer uma perninha num clube Moscovita etc.

Não me incomoda minimamente que ele queira vir para o Sporting em 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, quando quiser vir terá que estar apto, se não estiver em 2007 não o queremos, se estiver em 2050 até pode vir, a data não me interessa mas sim a condição fisica e animica que apresente na altura, até lá que faça o que quiser pois eu não espero nada dele.

3 anos no Inter Milão teriam ficado muito bem no seu curriculum, é pena ter "cuspido" nisso por causa da ganância, o "Al Ittihad" não tem qualquer prestigio, não pode haver mais clara indicação que neste momento Figo troca titulos no Inter (neste ano e no próximo) pelo dinheiro de férias nas Arábias. O Figo não está acabado como futebolista mas é essa a mensagem que ele deu ao mundo com esta transferência desprestigiante para um atleta que já jogou no Sporting, Barcelona, Real Madrid e Inter Milão.

O Figo não é peseteiro, ele é um mercenário, sempre assim foi, o Figo foi e é um grande profissional e com uma longevidade desportiva que eu muito respeito, mas nunca tive ilusões, o Figo só gosta da sua familia e do dinheirinho que ganha para poder fazer a sua familia feliz. O clube pelo qual joga é indiferente para ele. Ele quer é dinheiro e isso é "mau" apenas na nossa mentalidade de sonhadores ingénuos. Quando ele chegar eu lá estarei para o aplaudir pois eu nunca lhe pedi para ser o meu idolo pessoal ou um exemplo a seguir pelas criancinhas, só lhe pedi que fosse um grande jogador de maneira a poder elevar o nome do Sporting (e Portugal) e isso ele sempre cumpriu na integra.

O Figo se chegar no Verão ainda faz mais 2 épocas em grande e tem lugar no Sporting, pode não poder jogar 90 minutos em todos os jogos mas ainda é um jogador de grande classe, o Rui Costa tecnicamente ainda é um génio, mas fisicamente está acabado, não existe comparação possivel.

P.S. Enquanto lá está estiver aproveite e espete uns golos ao Peseiro.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home