Sporting 5 - 0 Leiria (16ª Jornada de Juvenis A)
André Martins, Pedro Miranda, Pedro Mendes
Diogo Amado, Luís Andrade, Wilson Eduardo, Diogo Viana
Uma semana após uma animadora vitória sobre o Estrela da Amadora, o Sporting desejava dar sequência a esse triunfo com a conquista de mais 3 pontos Vs União de Leiria. O Sporting entrou em campo com exactamente o mesmo XI da jornada anterior, com a novidade do guardião Pedro Miranda conseguir segurar a baliza Leonina 2 jornadas seguidas. O jogo foi jogado a um ritmo acima da média em que destaque deve ser dado ao grande fair-play dos jogadores de ambas as equipas que raramente cometeram faltas e não deram grande trabalho à equipa de arbitragem.
O jogo até começou bem para o Leiria, aos 3 minutos Fábio Cunha num livre directo frontal faz um remate à baliza do Sporting, mas Pedro Miranda sempre atento faz uma estirada e deflecte a bola por cima da sua trave. Nos primeiros 15 minutos o Sporting testou os forasteiros à procura de falhas defensivas, e avaliando a velocidade dos laterais Stephane e Nelson Brites e o jogo aéreo dos centrais Tiago Gonçalves e Juvenal. O Sporting tentou utilizar a velocidade dos seus alas e especialmente de Wilson Eduardo para tentar desconjuntar a defesa Leiriense, mas ainda era muito cedo. Aos 18 minutos Diogo Rosado usa o seu já temido pé esquerdo para executar um livre da esquerda que passa a milímetros do poste direito do guardião Leiriense, era um aviso que os golos estavam quase a chegar.
A presença de André Martins no XI inicial é sempre benéfica, combina muito bem com Diogo Amado e mudam constantemente de posição, com Martins em campo o Sporting ganha velocidade nas transições defesa para ataque, e Diogo Amado pode jogar mais adiantado onde rende mais pois sabendo que tem as costas protegidas não hesita em subir pelo meio e surgir na área, o Sporting revela-se mais perigoso e imprevisível com Diogo Amado a jogar mais adiantado.
Do lado forasteiro o jogador que mais deu nas vistas foi sem dúvida o flanqueador Fábio Felipe, durante os primeiros 30 minutos o Leiria quase sempre atacou pela faixa esquerda onde estava o Nº11, e nos últimos minutos da 1ª parte o acutilante extremo da cidade do Lis mudou para a ala direita e consequentemente o Leiria começou também a canalizar a sua ofensiva por esse corredor.
Para além das incursões do Nº11 a equipa visitante parecia esquecer outras alternativas excepto penetrar o eixo central Leonino quase sempre na direita do eixo onde o central Pedro Mendes estava vigilante mas sentiu alguma pressão devido à persistência Leiriense em vir sempre para a sua jurisdição.
Aos 25 minutos Diogo Rosado executa um canto e a bola vai directa à figura do guardião Leiriense Ivo Duarte, mas o jovem guarda-redes tenta sacudir a bola para a frente com uma palmada usando as duas mãos, mas a bola bate nas suas luvas e foge com força para a sua esquerda embatendo no poste esquerdo e entrando de ricochete para dentro da baliza resultando num infeliz auto-golo. 2 minutos mais tarde o Nº10 Diogo Rosado decide ser ele próprio a meter a bola lá dentro e faz o 2º golo da partida para delirio dos seus colegas e equipa técnica, o Sporting já vencia e vencia bem.
A partir daqui os Leões começaram a ganhar confiança e o Leiria começa a mostrar algumas debilidades defensivas à medida que os seus índices de confiança começam a cair, nos últimos 5 minutos da 1ª parte o Sporting coleciona várias oportunidades de golo, mas com alguma atrapalhação ou falta de sorte Luís Andrade e Diogo Amado ambos falham golos.
O Sporting após uma sequência de jogos pouco convincentes em Novembro e Dezembro parece agora estar no bom caminho. A equipa joga melhor, está mais rápida nas suas movimentações e na circulação da bola, as pernas parecem mais leves e os jogadores mais relaxados, o futebol flui com naturalidade e quando as coisas correm bem os jogadores ganham confiança, como resultado as coisas correm ainda melhor, estão a subir de forma e a jogar um futebol agradável e eficiente. Aos 39 minutos o Sub-Capitão Diogo Amado lança uma bola longa do seu meio campo defensivo directo para Wilson Eduardo que se desmarcava, o jovem avançado recebe a bola com mestria e remata logo de seguida com um golaço magistral que levantou os adeptos das bancadas.
Na 2ª parte o Sporting continua a dominar e adivinham-se mais golos devido à diferença de qualidade e confiança entre os Leões e os Leirienses. Aos 47 minutos Wilson Eduardo faz o seu 2º golo, 4º da partida e o seu 12º tento nesta época em mais uma jogada na qual a sua velocidade na desmarcação, recepção de bola e remate fácil estiveram em evidência.
No decorrer da 2ª parte tanto Luís Dias como Nuno Cardoso (sempre muito interventivo durante o jogo, corrigindo os posicionamentos dos seus pupilos) injectaram frescura nos seus conjuntos, o Sporting após o intervalo já ganhava por 3-0 e tirou o criativo Diogo Rosado e inseriu André Sousa (jogou a interior esquerdo) que assim adicionou capacidade de luta, força física e permitiu ao XI Leonino ter mais posse de bola e defender melhor no miolo.
Aos 61 minutos entra o Juvenil de 1º ano Januário Jesus e previsivelmente sai Diogo Viana que ocupava a mesma posição. Aos 67 Luís Dias faz entrar o avançado centro André Gonçalo e retira de campo o goleador Wilson Eduardo e assim mantem o seu 4-3-3 intacto com 1 ponta de lança puro e 2 extremos de raiz.
Nuno Cardoso ao intervalo sentiu necessidade de dar maior acutilância ao seu conjunto e fez logo duas alterações fazendo entrar Cepeda e João Carvalho para dar mais frescura ao miolo e renovar energias na frente de ataque. Aos 54 minutos o Leiria lança os dados e lança no jogo o Nº9 Dany que substituiu o melhor elemento Leiriense, o extremo esquerdo Fábio Felipe.
O Sporting tem o jogo controlado após o seu 4º golo e tira um pouco o pé do acelarador e limita-se a gerir o jogo enquanto vai fazendo substituições, o ritmo de jogo baixa comparado com o final de 1ª parte, mas mesmo assim é evidente que a equipa Leonina físicamente está bem melhor do que 1 mês atrás, e pronta para adversários mais duros, que puxem por ela, e a possam testar na etapa complementar.
Aos 76 minutos André Gonçalo corre para a área com Luís Andrade ao seu lado, fazem uma tabela, Gonçalo passa para Andrade, a marcação defensiva Leiriense põe os olhos em "Luisinho" e assim permite que Gonçalo se solte dentro da pequena área, e é nessa altura que o colega lhe devolve a bola para que André Gonçalo possa facturar o 5º golo Leonino da partida.
Foi um bom jogo, se bem que algo desiquilibrado a favor dos da casa, o Sporting mereceu inteiramente a vitória e o Leiria dentro das suas limitações jogou bem até sofrerem o 2º golo que desmoralizou um pouco a equipa. A equipa de arbitragem chefiada pelo Senhor Jorge Parrano esteve sempre bem e os jogadores de ambas as equipas disciplinarmente foram exemplares.
André Figueiredo
Capitão André Martins e Tiago Gonçalves ouvem o árbitro
Diogo Amado antes do momento
Pedro Mendes e Michael Santos
Wilson Eduardo
William Carvalho
Filipe Paiva
Estive no jogo do Olivais Moscavide 1 - 3 Feirense sentado na primeira fila a apoiar os nossos Leões emprestados, e qual não é a minha surpresa quando o Miguel Veloso, Bruno Pereirinha e João Gonçalves passam à minha frente e se dirigem para a secção de sócios. Mais tarde olhei para cima e vi o Marco Lança (inconfundível) e pareceu-me ver o João Martins. Segundo me contaram parece que o Nani também esteve por lá.
O Moscavide jogou com Saleiro, Celestino e André Marques (e o Paulo Teixeira) desde o inicio embora pareceu-me que o Celeste foi substituído na 2ª parte. O Paim entrou a 25 minutos do fim e não esteve mal, não complicou e fez tudo de maneira simples, criando desiquilíbrios mas soltando a bola depressa, a defender fez alguns cortes, mais do que o habitual. Faz bem a um jovem jogar numa equipa em que tem adultos à sua volta, poderá ser bom para ele.
Fábio Paim 1
Fábio Paim 2
Carlos Saleiro
André Marques
Pedro Celestino
Paulo Teixeira
23 Comments:
e fotos do jogo nao ha andre?
Claro, entre o jogo de Juvenis e o jogo do Moscavide tirei umas 300, estou neste momento a fazer o upload das melhores.
André Figueiredo
sim andre mete mais ftos do jogos dos juvenis..
esta bem andre!assim que tiveres feito o upload das melhores fotos mete as por favor!um abraço
Tens a foto de algum jogador em mente? Convinha ser especifico porque recortar, copiar, colar a foto no "paint" e depois fazer o upload é um processo demorado. Tenho que escolher entre as melhores porque nem todas ficam boas o suficiente ou lisonjeadoras o suficiente.
André Figueiredo
eu posso esperar. . .mete de variados jogadores dos juvenis!mete as que achares as melhores
gostava de ver uma foto do paiva tens?
s quisermos as outras fotos que tirou como as temos?
"gostava de ver uma foto do paiva tens?"
Sim, estive a ver o cartão de memória e apanhei o Filipe em 4 fotos, escolhi a melhor e já coloquei na reportagem.
"s quisermos as outras fotos que tirou como as temos?"
Diz qual é o jogador e eu terei todo o prazer em colocar na reportagem desde que a foto tenha qualidade e o jogador tenha ficado bem na fotografia.
Se os jogadores quiserem fotos de si próprios então peçam-me por E-Mail e eu envio um "attachment" com todo o gosto, mas não quero que se identifiquem aqui no blog senão nunca mais tinham sossego com o assédio dos curiosos.
André Figueiredo
ja agr podias mostrar as outras 3 fotos
gostei de ver o miudo a jogar podias darme alguns dados dele?
"ja agr podias mostrar as outras 3 fotos"
Estão muito más, não vale a pena insistir, não estão o suficiente bem focadas ou o jogador está numa pose estranha ou uma expressão cómica na cara. Não vou colocar isso na internet. Se quiseres eu no Domingo vou acompanhar a equipa a Castelo Branco e posso tentar tirar meia dúzia de boas fotos ao Filipe Paiva, mas as outras não as vou utilizar, o jogador merece mais consideração do que isso.
"gostei de ver o miudo a jogar podias darme alguns dados dele?"
É Alcochetano, é central de raiz mas tem sido uma das opções para lateral direito, ainda é Juvenil de 1º ano (colheita de 1991), tem a pouco e pouco melhorado na posição de lateral direito. Jogou a titular 3 vezes nas últimas 4 jornadas o que não é o suficiente para poder determinar se esta aposta é definitiva ou não, pessoalmente acredito que vamos ver outras caras na lateral direita antes do fim da fase regular.
Parece ter algum défice de velocidade e isso é algo que não pode ser melhorado atleticamente mas é sempre possível compensar esse aspecto com bom posicionamente em campo e saber ler o jogo de maneira a poder jogar mais na antecipação. É bastante razoavel nos cruzamentos. O ano passado foi campeão nacional de Iniciados onde fazia dupla no eixo com o Nuno Reis.
André Figueiredo
queria ver fotos do diogo amado,diogo viana,andre martins!os jogadores da academia
Sera possivel?
Terá que ser amanhã, estou muito cansado e tenho que me levantar cedo. Mas fica prometido.
André Figueiredo
sou um jogador Andre que foi á ultima cnvocatoria dos sub-17,posso-te dizer isso,mas como entro em contacto contigo sem ninguem saber?
e fotos da equipa técnica? nunca vi quem são eles...
"sou um jogador Andre que foi á ultima cnvocatoria dos sub-17,posso-te dizer isso,mas como entro em contacto contigo sem ninguem saber?"
É só enviares um E-mail e dizes quem és e se eu poder ser útil em alguma coisa terei todo o prazer em ajudar desde que tenha disponibilidade para isso.
andremanuelcf@hotmail.com
"e fotos da equipa técnica? nunca vi quem são eles..."
São o Professor Luís Dias, o treinador adjunto Pedro Brandão, o Sr Delegado Jorge Cardoso e o enfermeiro Alexandre Rodrigues.
O técnico de equipamentos Fernando Honório e o treinador de Guarda-Redes Miguel Miranda creio que funcionam para as duas equipas e em umas ocasiões acompanham uma e noutras acompanham a outra.
Fotos da equipa técnica não vou colocar embora já por uma vez ou outra aparecem nas fotos a dialogar com os jogadores, mas de resto não são figuras públicas. Se no final da época o Sporting for campeão terei todo o prazer em colocar uma foto das celebrações entre a equipa técnica e os jogadores.
André Figueiredo
André consideras o Diogo Rosado um jogador semelhante ao Hugo Viana? Pelo que leio é o que parece...
"André consideras o Diogo Rosado um jogador semelhante ao Hugo Viana? Pelo que leio é o que parece"
Físicamente é muito diferente do HV45, não gosta muito de levar porrada tal como o Hugo não gosta(va). Penso que essencialmente o Diogo precisa de melhorar em 2 aspectos, a sua mobilidade quando é ele o transportador da bola, e a sua apetência por tarefas defensivas.
A mobilidade não depende dele, depende sim do seu corpo e a maneira como lentamente chega ao fim da puberdade e depois irá ter maior equilibrio e mais confiança em si próprio. Em relação à vontade de ajudar a equipa em tarefas de marcação defensiva isso já é uma questão de o jogador estar disposto a isso. Ele tem melhorado em vários aspectos ao longo da época, se fores a ver as suas performances em Setembro ou Outubro e vires as actuais e ele melhorou em termos de mobilidade e defende um pouco mais embora não goste muito de recuar no terreno caso lhe tirem a bola próximo da linha de fundo (ele quando está mais estático no miolo ele até ajuda a defender e consegue ser importante).
É bom no passe (excelente nos livres e cantos), mas se tiver que ser ele a levar lá a bola ele terá que ser mais rápido (neste momento não me parece que possa evoluir muito neste aspecto a curto prazo), e vai ter que aprender a esconder a bola quando enfrenta jogadores mais pequenos e com maior cordenacão motora.
Penso que é um jogador que não é excepcional mas tem potencial para vir a ser.
A equipa claramente defende melhor no miolo quando tem um André Sousa ou um André Martins no seu lugar, MAS o Diogo faz coisas que os outros não fazem, é uma questão de se ter em campo a "ferramenta" certa para a tarefa que o Mister tem em mente. Ali não existem jogadores melhores ou piores mas sim jogadores diferentes e mais talhados para determinadas funções. Penso que no principio da época o Diogo estava incumbido de maiores responsabilidades defensivas, agora parece ter maior liberdade de movimentos e sobe mais no terreno.
O Diogo deve ter 1.85 de altura, físicamente já é forte, tem um pé esquerdo muito bom, se ele conseguir adicionar a esta força física e capacidade técnica um sprint explosivo e melhor controle de bola então pode tornar-se um caso sério. Ele por agora é um interior esquerdo que é o Nº10 da equipa mas nada me espantaria se no futuro se tornar um extremo esquerdo ou 2º ponta de lança.
O Diogo jogou 16 vezes a titular em 16 jornadas, independentemente daquilo que eu ou tu possamos pensar, penso que é mais que óbvio que o Sporting aposta forte na rentabilização do potencial deste jovem.
O Hugo Viana é dos meus jogadores favoritos e não só por aquilo que faz em campo mas também pela sua personalidade fora dos relvados. Por mim será sempre bem vindo ao Sporting.
André Figueiredo
André,
estou de acordo com tudo o que dizes relativamente ao Diogo Rosado. Acho que o seu futuro como jogador de futebol de alto nível está nas suas próprias mãos: caso queira aprender a transportar a bola, a conduzi-la com o pé direito, a procurar o centro do campo e a bola para a organização ofensiva e (sobretudo) a fazer tudo isto com a intensidade de um João Gonçalves, tem condições ímpares para ser um jogador muito forte.
Rosado e Viana são parecidos nesse aspecto negativo de não serem muito dinâmicos/agressivos, quer na fase defensiva, quer na ofensiva. O Hugo Viana (embora não o tenha visto como sub-17) tinha, quando subiu aos seniores, uma capacidade técnica e uma qualidade de passe muito superiores (a sua capacidade de passe é verdadeiramente espectacular). Em seu desfavor, relativamente ao Rosado, era fisicamente menos forte (e continua a sê-lo... o site do Valência acusa uns estranhos 1m81 e 73kg, o da FIFA no Mundial referia 1m79).
Na realidade, o 4-3-3 das camadas jovens do Sporting não incita ao aparecimento de jogadores que sejam verdadeiros n.º 10, o que é algo que me parece de corrigir (pelo menos quando aparecem jogadores com as características do Diogo Rosado).
"Rosado e Viana são parecidos nesse aspecto negativo de não serem muito dinâmicos/agressivos, quer na fase defensiva, quer na ofensiva. O Hugo Viana (embora não o tenha visto como sub-17) tinha, quando subiu aos seniores, uma capacidade técnica e uma qualidade de passe muito superiores (a sua capacidade de passe é verdadeiramente espectacular). Em seu desfavor, relativamente ao Rosado, era fisicamente menos forte (e continua a sê-lo... o site do Valência acusa uns estranhos 1m81 e 73kg, o da FIFA no Mundial referia 1m79)."
Essas medidas que os clubes publicam não podem ser levadas muito a sério, muitas vezes medem os jogadores com as chuteiras calçadas, etc. O Ricardo dizem que tem 1,88 mas eu tenho a certeza que ele não tem mais que 1,83, já estive a falar com ele e sei que 1,88 é um exagero. Uma joia de pessoa diga-se de passagem, nunca vi um atleta com tanto respeito pelos adeptos.
"Na realidade, o 4-3-3 das camadas jovens do Sporting não incita ao aparecimento de jogadores que sejam verdadeiros n.º 10, o que é algo que me parece de corrigir (pelo menos quando aparecem jogadores com as características do Diogo Rosado)."
Concordo plenamente, colocar um potencial Nº10 a jogar como interior esquerdo ou direito e depois este subir a senior e colocar o jogador 30 metros mais à frente e sem um colega a seu lado é algo diferente. Na minha opinião o Nº10 do Sporting nas camadas jovens é o João Gonçalves, para mim é um Nº10 puro e acho que tem dificuldades em mostrar o seu futebol a jogar como interior. O André Pires também é um criativo mas ele joga como interior sem qualquer problema porque o seu futebol não revolve tanto à volta do tecnicismo como o de JG. Nestas últimas jornadas eu diria que o André Pires tem sido imprescindivel para o XI porque com a falta de inspiração ou pernas para grandes exibições o XI tem precisado de um jogador mais físico e operário no miolo. Já antes do Natal o AP estava a subir de forma e a paragem não parece ter afectado o seu ritmo de jogo.
O André, Daniel e Marco para mim foi as 3 unidades mais esclarecidas do Sporting Vs Amadora. Quando a equipa tem jogadores em baixo de forma e com a veia artistica desligada então é necessário apostar em jogadores com mais garra como o Marco Matias para resolverem com suor e na raça.
O Adrien, Bruno e Alison no jogo aéreo foram completamente desligados pelos Estrelistas, era impressionante como não conseguiam chegar às bolas. O Alison é bom jogador mas para este jogo não me parece que tenha sido boa ideia a sua utilização ou a utilização de Adrien Silva no miolo. Preferia ter visto o Marco Matias numa das alas, Yannick Puppo de inicio ao lado de André Pires e talvez Sebastião Nogueira na ala oposta ao Marco Matias. Isto não é uma critica aos jogadore que jogaram de inicio, simplesmente para jogar contra o Amadora penso que teria sido melhor mais garra, músculo, simplicidade e menos finesse e fantasia.
Não gosto muito de frases como "jogador X tem que jogar sempre" mas digo que o Yannick Puppo deveria ser aposta mais vezes e que o André Pires neste momento espero que não vá sair do XI. Gostava de ver o Cacito ter a oportunidade de jogar na frente de ataque para mostrar aquilo que é capaz de fazer.
André Figueiredo
Boas André,
posso pôr no fórum da Primeira Liga algumas das tuas fotos do Paim e isso?
Um abraço
----
www.primeiraliga.com
fórum futebol
"Boas André,
posso pôr no fórum da Primeira Liga algumas das tuas fotos do Paim e isso?
Um abraço
----
www.primeiraliga.com
fórum futebol"
Peço imensa desculpa não tinha reparado neste pedido mais cedo. Podes colocar algumas fotos minhas no fórum mas SFF menciona quem é o autor e o blog.
Um abraço.
André Figueiredo
Enviar um comentário
<< Home