Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, janeiro 14, 2007

Sporting 5 - 0 Leiria (16ª Jornada de Juvenis A)



André Martins, Pedro Miranda, Pedro Mendes

Diogo Amado, Luís Andrade, Wilson Eduardo, Diogo Viana

Uma semana após uma animadora vitória sobre o Estrela da Amadora, o Sporting desejava dar sequência a esse triunfo com a conquista de mais 3 pontos Vs União de Leiria. O Sporting entrou em campo com exactamente o mesmo XI da jornada anterior, com a novidade do guardião Pedro Miranda conseguir segurar a baliza Leonina 2 jornadas seguidas. O jogo foi jogado a um ritmo acima da média em que destaque deve ser dado ao grande fair-play dos jogadores de ambas as equipas que raramente cometeram faltas e não deram grande trabalho à equipa de arbitragem.

O jogo até começou bem para o Leiria, aos 3 minutos Fábio Cunha num livre directo frontal faz um remate à baliza do Sporting, mas Pedro Miranda sempre atento faz uma estirada e deflecte a bola por cima da sua trave. Nos primeiros 15 minutos o Sporting testou os forasteiros à procura de falhas defensivas, e avaliando a velocidade dos laterais Stephane e Nelson Brites e o jogo aéreo dos centrais Tiago Gonçalves e Juvenal. O Sporting tentou utilizar a velocidade dos seus alas e especialmente de Wilson Eduardo para tentar desconjuntar a defesa Leiriense, mas ainda era muito cedo. Aos 18 minutos Diogo Rosado usa o seu já temido pé esquerdo para executar um livre da esquerda que passa a milímetros do poste direito do guardião Leiriense, era um aviso que os golos estavam quase a chegar.

A presença de André Martins no XI inicial é sempre benéfica, combina muito bem com Diogo Amado e mudam constantemente de posição, com Martins em campo o Sporting ganha velocidade nas transições defesa para ataque, e Diogo Amado pode jogar mais adiantado onde rende mais pois sabendo que tem as costas protegidas não hesita em subir pelo meio e surgir na área, o Sporting revela-se mais perigoso e imprevisível com Diogo Amado a jogar mais adiantado.

Do lado forasteiro o jogador que mais deu nas vistas foi sem dúvida o flanqueador Fábio Felipe, durante os primeiros 30 minutos o Leiria quase sempre atacou pela faixa esquerda onde estava o Nº11, e nos últimos minutos da 1ª parte o acutilante extremo da cidade do Lis mudou para a ala direita e consequentemente o Leiria começou também a canalizar a sua ofensiva por esse corredor.
Para além das incursões do Nº11 a equipa visitante parecia esquecer outras alternativas excepto penetrar o eixo central Leonino quase sempre na direita do eixo onde o central Pedro Mendes estava vigilante mas sentiu alguma pressão devido à persistência Leiriense em vir sempre para a sua jurisdição.

Aos 25 minutos Diogo Rosado executa um canto e a bola vai directa à figura do guardião Leiriense Ivo Duarte, mas o jovem guarda-redes tenta sacudir a bola para a frente com uma palmada usando as duas mãos, mas a bola bate nas suas luvas e foge com força para a sua esquerda embatendo no poste esquerdo e entrando de ricochete para dentro da baliza resultando num infeliz auto-golo. 2 minutos mais tarde o Nº10 Diogo Rosado decide ser ele próprio a meter a bola lá dentro e faz o 2º golo da partida para delirio dos seus colegas e equipa técnica, o Sporting já vencia e vencia bem.
A partir daqui os Leões começaram a ganhar confiança e o Leiria começa a mostrar algumas debilidades defensivas à medida que os seus índices de confiança começam a cair, nos últimos 5 minutos da 1ª parte o Sporting coleciona várias oportunidades de golo, mas com alguma atrapalhação ou falta de sorte Luís Andrade e Diogo Amado ambos falham golos.

O Sporting após uma sequência de jogos pouco convincentes em Novembro e Dezembro parece agora estar no bom caminho. A equipa joga melhor, está mais rápida nas suas movimentações e na circulação da bola, as pernas parecem mais leves e os jogadores mais relaxados, o futebol flui com naturalidade e quando as coisas correm bem os jogadores ganham confiança, como resultado as coisas correm ainda melhor, estão a subir de forma e a jogar um futebol agradável e eficiente. Aos 39 minutos o Sub-Capitão Diogo Amado lança uma bola longa do seu meio campo defensivo directo para Wilson Eduardo que se desmarcava, o jovem avançado recebe a bola com mestria e remata logo de seguida com um golaço magistral que levantou os adeptos das bancadas.

Na 2ª parte o Sporting continua a dominar e adivinham-se mais golos devido à diferença de qualidade e confiança entre os Leões e os Leirienses. Aos 47 minutos Wilson Eduardo faz o seu 2º golo, 4º da partida e o seu 12º tento nesta época em mais uma jogada na qual a sua velocidade na desmarcação, recepção de bola e remate fácil estiveram em evidência.
No decorrer da 2ª parte tanto Luís Dias como Nuno Cardoso (sempre muito interventivo durante o jogo, corrigindo os posicionamentos dos seus pupilos) injectaram frescura nos seus conjuntos, o Sporting após o intervalo já ganhava por 3-0 e tirou o criativo Diogo Rosado e inseriu André Sousa (jogou a interior esquerdo) que assim adicionou capacidade de luta, força física e permitiu ao XI Leonino ter mais posse de bola e defender melhor no miolo.

Aos 61 minutos entra o Juvenil de 1º ano Januário Jesus e previsivelmente sai Diogo Viana que ocupava a mesma posição. Aos 67 Luís Dias faz entrar o avançado centro André Gonçalo e retira de campo o goleador Wilson Eduardo e assim mantem o seu 4-3-3 intacto com 1 ponta de lança puro e 2 extremos de raiz.
Nuno Cardoso ao intervalo sentiu necessidade de dar maior acutilância ao seu conjunto e fez logo duas alterações fazendo entrar Cepeda e João Carvalho para dar mais frescura ao miolo e renovar energias na frente de ataque. Aos 54 minutos o Leiria lança os dados e lança no jogo o Nº9 Dany que substituiu o melhor elemento Leiriense, o extremo esquerdo Fábio Felipe.

O Sporting tem o jogo controlado após o seu 4º golo e tira um pouco o pé do acelarador e limita-se a gerir o jogo enquanto vai fazendo substituições, o ritmo de jogo baixa comparado com o final de 1ª parte, mas mesmo assim é evidente que a equipa Leonina físicamente está bem melhor do que 1 mês atrás, e pronta para adversários mais duros, que puxem por ela, e a possam testar na etapa complementar.
Aos 76 minutos André Gonçalo corre para a área com Luís Andrade ao seu lado, fazem uma tabela, Gonçalo passa para Andrade, a marcação defensiva Leiriense põe os olhos em "Luisinho" e assim permite que Gonçalo se solte dentro da pequena área, e é nessa altura que o colega lhe devolve a bola para que André Gonçalo possa facturar o 5º golo Leonino da partida.
Foi um bom jogo, se bem que algo desiquilibrado a favor dos da casa, o Sporting mereceu inteiramente a vitória e o Leiria dentro das suas limitações jogou bem até sofrerem o 2º golo que desmoralizou um pouco a equipa. A equipa de arbitragem chefiada pelo Senhor Jorge Parrano esteve sempre bem e os jogadores de ambas as equipas disciplinarmente foram exemplares.



André Figueiredo

Capitão André Martins e Tiago Gonçalves ouvem o árbitro

Diogo Amado antes do momento

Pedro Mendes e Michael Santos

Wilson Eduardo

William Carvalho

Filipe Paiva

Estive no jogo do Olivais Moscavide 1 - 3 Feirense sentado na primeira fila a apoiar os nossos Leões emprestados, e qual não é a minha surpresa quando o Miguel Veloso, Bruno Pereirinha e João Gonçalves passam à minha frente e se dirigem para a secção de sócios. Mais tarde olhei para cima e vi o Marco Lança (inconfundível) e pareceu-me ver o João Martins. Segundo me contaram parece que o Nani também esteve por lá.
O Moscavide jogou com Saleiro, Celestino e André Marques (e o Paulo Teixeira) desde o inicio embora pareceu-me que o Celeste foi substituído na 2ª parte. O Paim entrou a 25 minutos do fim e não esteve mal, não complicou e fez tudo de maneira simples, criando desiquilíbrios mas soltando a bola depressa, a defender fez alguns cortes, mais do que o habitual. Faz bem a um jovem jogar numa equipa em que tem adultos à sua volta, poderá ser bom para ele.

Fábio Paim 1

Fábio Paim 2

Carlos Saleiro

André Marques

Pedro Celestino

Paulo Teixeira

23 Comments:

At 19:30, Anonymous Anónimo said...

e fotos do jogo nao ha andre?

 
At 19:41, Blogger ACF said...

Claro, entre o jogo de Juvenis e o jogo do Moscavide tirei umas 300, estou neste momento a fazer o upload das melhores.



André Figueiredo

 
At 20:03, Anonymous Anónimo said...

sim andre mete mais ftos do jogos dos juvenis..

 
At 20:43, Anonymous Anónimo said...

esta bem andre!assim que tiveres feito o upload das melhores fotos mete as por favor!um abraço

 
At 20:44, Blogger ACF said...

Tens a foto de algum jogador em mente? Convinha ser especifico porque recortar, copiar, colar a foto no "paint" e depois fazer o upload é um processo demorado. Tenho que escolher entre as melhores porque nem todas ficam boas o suficiente ou lisonjeadoras o suficiente.



André Figueiredo

 
At 20:47, Anonymous Anónimo said...

eu posso esperar. . .mete de variados jogadores dos juvenis!mete as que achares as melhores

 
At 21:45, Anonymous Anónimo said...

gostava de ver uma foto do paiva tens?

 
At 21:55, Anonymous Anónimo said...

s quisermos as outras fotos que tirou como as temos?

 
At 22:11, Blogger ACF said...

"gostava de ver uma foto do paiva tens?"

Sim, estive a ver o cartão de memória e apanhei o Filipe em 4 fotos, escolhi a melhor e já coloquei na reportagem.

"s quisermos as outras fotos que tirou como as temos?"

Diz qual é o jogador e eu terei todo o prazer em colocar na reportagem desde que a foto tenha qualidade e o jogador tenha ficado bem na fotografia.

Se os jogadores quiserem fotos de si próprios então peçam-me por E-Mail e eu envio um "attachment" com todo o gosto, mas não quero que se identifiquem aqui no blog senão nunca mais tinham sossego com o assédio dos curiosos.



André Figueiredo

 
At 22:27, Anonymous Anónimo said...

ja agr podias mostrar as outras 3 fotos

 
At 22:31, Anonymous Anónimo said...

gostei de ver o miudo a jogar podias darme alguns dados dele?

 
At 22:52, Blogger ACF said...

"ja agr podias mostrar as outras 3 fotos"

Estão muito más, não vale a pena insistir, não estão o suficiente bem focadas ou o jogador está numa pose estranha ou uma expressão cómica na cara. Não vou colocar isso na internet. Se quiseres eu no Domingo vou acompanhar a equipa a Castelo Branco e posso tentar tirar meia dúzia de boas fotos ao Filipe Paiva, mas as outras não as vou utilizar, o jogador merece mais consideração do que isso.

"gostei de ver o miudo a jogar podias darme alguns dados dele?"

É Alcochetano, é central de raiz mas tem sido uma das opções para lateral direito, ainda é Juvenil de 1º ano (colheita de 1991), tem a pouco e pouco melhorado na posição de lateral direito. Jogou a titular 3 vezes nas últimas 4 jornadas o que não é o suficiente para poder determinar se esta aposta é definitiva ou não, pessoalmente acredito que vamos ver outras caras na lateral direita antes do fim da fase regular.
Parece ter algum défice de velocidade e isso é algo que não pode ser melhorado atleticamente mas é sempre possível compensar esse aspecto com bom posicionamente em campo e saber ler o jogo de maneira a poder jogar mais na antecipação. É bastante razoavel nos cruzamentos. O ano passado foi campeão nacional de Iniciados onde fazia dupla no eixo com o Nuno Reis.



André Figueiredo

 
At 23:20, Anonymous Anónimo said...

queria ver fotos do diogo amado,diogo viana,andre martins!os jogadores da academia
Sera possivel?

 
At 23:38, Blogger ACF said...

Terá que ser amanhã, estou muito cansado e tenho que me levantar cedo. Mas fica prometido.



André Figueiredo

 
At 14:46, Anonymous Anónimo said...

sou um jogador Andre que foi á ultima cnvocatoria dos sub-17,posso-te dizer isso,mas como entro em contacto contigo sem ninguem saber?

 
At 14:50, Anonymous Anónimo said...

e fotos da equipa técnica? nunca vi quem são eles...

 
At 16:20, Blogger ACF said...

"sou um jogador Andre que foi á ultima cnvocatoria dos sub-17,posso-te dizer isso,mas como entro em contacto contigo sem ninguem saber?"

É só enviares um E-mail e dizes quem és e se eu poder ser útil em alguma coisa terei todo o prazer em ajudar desde que tenha disponibilidade para isso.

andremanuelcf@hotmail.com

"e fotos da equipa técnica? nunca vi quem são eles..."

São o Professor Luís Dias, o treinador adjunto Pedro Brandão, o Sr Delegado Jorge Cardoso e o enfermeiro Alexandre Rodrigues.

O técnico de equipamentos Fernando Honório e o treinador de Guarda-Redes Miguel Miranda creio que funcionam para as duas equipas e em umas ocasiões acompanham uma e noutras acompanham a outra.

Fotos da equipa técnica não vou colocar embora já por uma vez ou outra aparecem nas fotos a dialogar com os jogadores, mas de resto não são figuras públicas. Se no final da época o Sporting for campeão terei todo o prazer em colocar uma foto das celebrações entre a equipa técnica e os jogadores.



André Figueiredo

 
At 17:47, Blogger João Faria said...

André consideras o Diogo Rosado um jogador semelhante ao Hugo Viana? Pelo que leio é o que parece...

 
At 18:28, Blogger ACF said...

"André consideras o Diogo Rosado um jogador semelhante ao Hugo Viana? Pelo que leio é o que parece"

Físicamente é muito diferente do HV45, não gosta muito de levar porrada tal como o Hugo não gosta(va). Penso que essencialmente o Diogo precisa de melhorar em 2 aspectos, a sua mobilidade quando é ele o transportador da bola, e a sua apetência por tarefas defensivas.

A mobilidade não depende dele, depende sim do seu corpo e a maneira como lentamente chega ao fim da puberdade e depois irá ter maior equilibrio e mais confiança em si próprio. Em relação à vontade de ajudar a equipa em tarefas de marcação defensiva isso já é uma questão de o jogador estar disposto a isso. Ele tem melhorado em vários aspectos ao longo da época, se fores a ver as suas performances em Setembro ou Outubro e vires as actuais e ele melhorou em termos de mobilidade e defende um pouco mais embora não goste muito de recuar no terreno caso lhe tirem a bola próximo da linha de fundo (ele quando está mais estático no miolo ele até ajuda a defender e consegue ser importante).

É bom no passe (excelente nos livres e cantos), mas se tiver que ser ele a levar lá a bola ele terá que ser mais rápido (neste momento não me parece que possa evoluir muito neste aspecto a curto prazo), e vai ter que aprender a esconder a bola quando enfrenta jogadores mais pequenos e com maior cordenacão motora.
Penso que é um jogador que não é excepcional mas tem potencial para vir a ser.

A equipa claramente defende melhor no miolo quando tem um André Sousa ou um André Martins no seu lugar, MAS o Diogo faz coisas que os outros não fazem, é uma questão de se ter em campo a "ferramenta" certa para a tarefa que o Mister tem em mente. Ali não existem jogadores melhores ou piores mas sim jogadores diferentes e mais talhados para determinadas funções. Penso que no principio da época o Diogo estava incumbido de maiores responsabilidades defensivas, agora parece ter maior liberdade de movimentos e sobe mais no terreno.

O Diogo deve ter 1.85 de altura, físicamente já é forte, tem um pé esquerdo muito bom, se ele conseguir adicionar a esta força física e capacidade técnica um sprint explosivo e melhor controle de bola então pode tornar-se um caso sério. Ele por agora é um interior esquerdo que é o Nº10 da equipa mas nada me espantaria se no futuro se tornar um extremo esquerdo ou 2º ponta de lança.

O Diogo jogou 16 vezes a titular em 16 jornadas, independentemente daquilo que eu ou tu possamos pensar, penso que é mais que óbvio que o Sporting aposta forte na rentabilização do potencial deste jovem.

O Hugo Viana é dos meus jogadores favoritos e não só por aquilo que faz em campo mas também pela sua personalidade fora dos relvados. Por mim será sempre bem vindo ao Sporting.



André Figueiredo

 
At 19:10, Blogger Unknown said...

André,

estou de acordo com tudo o que dizes relativamente ao Diogo Rosado. Acho que o seu futuro como jogador de futebol de alto nível está nas suas próprias mãos: caso queira aprender a transportar a bola, a conduzi-la com o pé direito, a procurar o centro do campo e a bola para a organização ofensiva e (sobretudo) a fazer tudo isto com a intensidade de um João Gonçalves, tem condições ímpares para ser um jogador muito forte.

Rosado e Viana são parecidos nesse aspecto negativo de não serem muito dinâmicos/agressivos, quer na fase defensiva, quer na ofensiva. O Hugo Viana (embora não o tenha visto como sub-17) tinha, quando subiu aos seniores, uma capacidade técnica e uma qualidade de passe muito superiores (a sua capacidade de passe é verdadeiramente espectacular). Em seu desfavor, relativamente ao Rosado, era fisicamente menos forte (e continua a sê-lo... o site do Valência acusa uns estranhos 1m81 e 73kg, o da FIFA no Mundial referia 1m79).

Na realidade, o 4-3-3 das camadas jovens do Sporting não incita ao aparecimento de jogadores que sejam verdadeiros n.º 10, o que é algo que me parece de corrigir (pelo menos quando aparecem jogadores com as características do Diogo Rosado).

 
At 20:49, Blogger ACF said...

"Rosado e Viana são parecidos nesse aspecto negativo de não serem muito dinâmicos/agressivos, quer na fase defensiva, quer na ofensiva. O Hugo Viana (embora não o tenha visto como sub-17) tinha, quando subiu aos seniores, uma capacidade técnica e uma qualidade de passe muito superiores (a sua capacidade de passe é verdadeiramente espectacular). Em seu desfavor, relativamente ao Rosado, era fisicamente menos forte (e continua a sê-lo... o site do Valência acusa uns estranhos 1m81 e 73kg, o da FIFA no Mundial referia 1m79)."

Essas medidas que os clubes publicam não podem ser levadas muito a sério, muitas vezes medem os jogadores com as chuteiras calçadas, etc. O Ricardo dizem que tem 1,88 mas eu tenho a certeza que ele não tem mais que 1,83, já estive a falar com ele e sei que 1,88 é um exagero. Uma joia de pessoa diga-se de passagem, nunca vi um atleta com tanto respeito pelos adeptos.

"Na realidade, o 4-3-3 das camadas jovens do Sporting não incita ao aparecimento de jogadores que sejam verdadeiros n.º 10, o que é algo que me parece de corrigir (pelo menos quando aparecem jogadores com as características do Diogo Rosado)."

Concordo plenamente, colocar um potencial Nº10 a jogar como interior esquerdo ou direito e depois este subir a senior e colocar o jogador 30 metros mais à frente e sem um colega a seu lado é algo diferente. Na minha opinião o Nº10 do Sporting nas camadas jovens é o João Gonçalves, para mim é um Nº10 puro e acho que tem dificuldades em mostrar o seu futebol a jogar como interior. O André Pires também é um criativo mas ele joga como interior sem qualquer problema porque o seu futebol não revolve tanto à volta do tecnicismo como o de JG. Nestas últimas jornadas eu diria que o André Pires tem sido imprescindivel para o XI porque com a falta de inspiração ou pernas para grandes exibições o XI tem precisado de um jogador mais físico e operário no miolo. Já antes do Natal o AP estava a subir de forma e a paragem não parece ter afectado o seu ritmo de jogo.

O André, Daniel e Marco para mim foi as 3 unidades mais esclarecidas do Sporting Vs Amadora. Quando a equipa tem jogadores em baixo de forma e com a veia artistica desligada então é necessário apostar em jogadores com mais garra como o Marco Matias para resolverem com suor e na raça.

O Adrien, Bruno e Alison no jogo aéreo foram completamente desligados pelos Estrelistas, era impressionante como não conseguiam chegar às bolas. O Alison é bom jogador mas para este jogo não me parece que tenha sido boa ideia a sua utilização ou a utilização de Adrien Silva no miolo. Preferia ter visto o Marco Matias numa das alas, Yannick Puppo de inicio ao lado de André Pires e talvez Sebastião Nogueira na ala oposta ao Marco Matias. Isto não é uma critica aos jogadore que jogaram de inicio, simplesmente para jogar contra o Amadora penso que teria sido melhor mais garra, músculo, simplicidade e menos finesse e fantasia.

Não gosto muito de frases como "jogador X tem que jogar sempre" mas digo que o Yannick Puppo deveria ser aposta mais vezes e que o André Pires neste momento espero que não vá sair do XI. Gostava de ver o Cacito ter a oportunidade de jogar na frente de ataque para mostrar aquilo que é capaz de fazer.



André Figueiredo

 
At 00:29, Anonymous Anónimo said...

Boas André,

posso pôr no fórum da Primeira Liga algumas das tuas fotos do Paim e isso?

Um abraço
----
www.primeiraliga.com
fórum futebol

 
At 21:02, Blogger ACF said...

"Boas André,

posso pôr no fórum da Primeira Liga algumas das tuas fotos do Paim e isso?

Um abraço
----
www.primeiraliga.com
fórum futebol"


Peço imensa desculpa não tinha reparado neste pedido mais cedo. Podes colocar algumas fotos minhas no fórum mas SFF menciona quem é o autor e o blog.

Um abraço.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home