Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Vem aí o Benfica


João Pereira (Gil Vicente), Tiago Carvalhinho (Fisioterapia FC), Hélio Pinto (Apoel, Chipre), João Vilela (Gil Vicente).


Esta análise ao jogo não é de natureza Sporting Vs João Couto, mas tendo em conta que o Benfica já teve 2 treinadores (Alexandre Silva e João Couto) nesta época, penso que faz mais sentido analisar somente o Benfica mais recente, ou seja a versão de João Couto.

Tendo em conta as recentes convocatórias, e desgastes provocados pensei que seria interessante constatar quais os Juvenis chamados pelos selecionadores, e penso que será interessante ver como recuperam fisicamente em 72 horas o que é de todo impossível como qualquer preparador fisico bem sabe

Sub-16 Nacionais:
Cédric Soares
Filipe Paiva (jogou no Domingo).
Januário Jesus
Luís Almeida
Mário Rui
Nuno Reis
Ruben Luís

Artur Lourenço (jogou no Domingo).

Sub-17 Nacionais:
André Martins (jogou no Domingo).
Bruno Simões (jogou no Domingo).
Diogo Amado (jogou no Domingo).
Diogo Cruz
Diogo Rosado (jogou no Domingo).
Diogo Viana (jogou no Domingo).
Michael Santos (jogou no Domingo).
Nuno Silva
Pedro Mendes (jogou no Domingo).
Wilson Eduardo
Abel Pereira
André Soares (jogou no Domingo).
David Simão (jogou no Domingo).
Diogo Freire
Hugo Figueiredo (jogou no Domingo).
João Carmo
João Pereira (jogou no Domingo).
Leandro Pimenta (jogou no Domingo).
Ricardo Caetano (jogou no Domingo).
Rui Ferreira (jogou no Domingo).
Vítor Pacheco (jogou no Domingo).

Os Juvenis do Benfica são liderados pelo Professor João Couto que comanda os encarnados desde a 7ª jornada (Benfica 1 - 0 Leiria). Em 7 jogos sob João Couto os Vermelhos ganharam 7 jogos, marcando 34 golos e sofrendo apenas 2 tentos.

Nessas 7 jornadas o Benfica utilizou 3 tácticas diferentes.

Utilizaram uma vez o 4-4-2 losango na 7ª jornada (fora) Vs Leira.
Utilizaram uma vez o 4-2-1-3 na 11ª jornada (fora) Vs Belenenses.
Utilizaram 5 vezes o 4-1-2-3 na 8ª, 9ª, 10ª, 12ª e 13ª jornadas.

Capitão de equipa:
2 vezes Abel Pereira.
4 vezes João Pereira.

Guarda-Redes:
5 vezes Hugo Figueiredo .
2 vezes Diogo Freire.
Nas últimas 3 jornadas jogou sempre Hugo Figueiredo.

Lateral Esquerdo:
7 vezes Ricardo Caetano.

Lateral Direito:
4 vez Pedro Eugénio.
3 vezes Valdo Águamel.
Nas últimas 4 jornadas jogou sempre Pedro Eugénio.
O Pedro Eugénio era Juvenil B no Sporting o ano passado e também esteve no Farense. Supostamente é Sportinguista ferrenho.

Defesa Central (2 lugares, 7 jogos, 14 possibilidades):
4 vezes Abel Pereira
5 vezes Abdel
5 vezes João Pereira
Nas últimas 3 jornadas a dupla de centrais tem sido Abdel (direita do eixo) e João Pereira (esquerda do eixo). João Pereira foi titular nas últimas 5 jornadas.
Abel Pereira nas 4 vezes que foi titular actuou 2 vezes na esquerda do eixo, 2 vezes na direita
Abdel em todas as 5 titularidades jogou na direita do eixo central.
João Pereira é sempre titular na esquerda do eixo central.

Trinco:
7 vezes Leandro Pimenta.

Em relação às outras posições vou apenas analisar as opções para a variante 4-1-2-3 do 4-3-3 (5 jogos):

Interior Esquerdo:
3 vezes David Simão.
1 vez João Carmo.
1 vez Valdo Águamel.

Interior Direito:
4 vezes Vitor Pacheco
1 vez João Carmo

Quando o Benfica jogou em 4-4-2 losango o interior esquerdo foi o David Simão, e o interior direito foi o Vitor Pacheco.
Quando jogaram em 4-2-1-3 o trio de médio foi mais uma vez Leandro Pimenta, David Simão e Vitor Pacheco embora os seus posicionamentos fossem ligeiramente diferentes, com uma linha média defensiva com maior envergadura, e menos presença no sector criativo.

Extremo Esquerdo:
4 vezes André Soares (2º melhor marcador da equipa)
1 vez Artur Lourenço
Quando o Benfica jogou em 4-2-1-3 (Vs Belenenses) o extremo esquerdo também foi André Soares.

Extremo Direito:
2 vezes Tumani Sambou
1 vez Artur Lourenço
1 vez Vitor Pacheco
1 vez Valdo Águamel
Quando o Benfica jogou em 4-2-1-3 (Vs Belenenses) o extremo direito também foi Valdo Águamel.

Ponta de Lança:
5 vezes Rui Ferreira
Quando o Benfica jogou em 4-2-1-3 (Vs Belenenses) o PDL também foi Rui Ferreira.
Quando o Benfica jogou em 4-4-2 losango (Vs Leiria) o Rui Ferreira também foi titular a PDL, e teve a companhia de Artur Lourenço.

Em 560 minutos jogados sob João Couto, o Benfica só sofreu 2 golos, ambos na 12ª jornada na deslocação fora Vs Odivelas e no qual jogaram sobre um piso sintético.

Os golos foram marcados por Hugo Penim, e Johnny. Na 13ª jornada quando o Sporting recebeu o Odivelas, o Hugo jogava a Nº9 e o Johnny entrou na 2ª parte para extremo esquerdo e chateou bastante o Luís Resende (lateral direito).

No Odivelas Vs Benfica curiosamente o Interior Esquerdo habitual David Simão não jogou nesse jogo, de resto o XI era o protótipo do XI Coutista com Hugo Figueiredo na baliza, Pedro Eugénio na direita, Ricardo Caetano na esquerda, João Pereira (E) e Abdel (D) no eixo central, Leandro Pimenta a Nº6, e Vitor Pacheco como Nº10 posicionado a Interior-direito. André Soares estava na ala esquerda, Rui Ferreira no eixo do ataque, e nesta ocasião Valdo Águamel jogava na direita.

Possível XI Vermelho para Quarta-Feira:

Nº1 Hugo Figueiredo
Nº2 Pedro Eugénio
Nº3 João Pereira
Nº4 Abdel
Nº5 Ricardo Caetano
Nº6 Leandro Pimenta
Interior Esquerdo David Simão
Interior Direito Vitor Pacheco
Nº7 Toumani Sambou (seria a minha opção), ou Valdo Águamel.
Nº9 Rui Ferreira
Nº11 André Soares

Quarta-Feira, 20 de Dezembro, Campo Nº1 da Academia de Alcochete, 15:00.



André Figueiredo

9 Comments:

At 22:42, Anonymous Anónimo said...

Olá André, realmente estou em pulgas para saber tudo sobre o jogo.Já vai dar para tirar muitas ilações sobre as 2 equipas. No ano passado o Benfica tinha uma equipa tão boa como a nossa e perdeu o campeonato por 1 golo, embora me parecesse que o Sporting tinha melhores individualidades(vi os 2 jogos da fase final em Odivelas onde perdemos 1-2 e na Academia ganhamos por 3-1). Este ano não sei...o Benfica reforçou-se muito e parece-me ter miudos com muito talento(ainda não vi,só me baseio no que tenho lido). O Sporting é sempre o Sporting por isso vamos ver. Estou particularmente interessado em João Couto, quero ver o que vai acontecer.

 
At 23:46, Anonymous Anónimo said...

Não se esqueçam que a prioridade do sporting é a formação de talentos, no slb, mesmo com o aditivo da pasta medicinal couto, o target é a competição do curto prazo, basta aliás constatar que eles têm um historial superior em conquistas na formação, mas bem vistas as coisas nos últimos 20 anos quem "fabricou" Futre, Litos, Figo, Peixe, Beto, Cadete,
Porfírio, Nuno Valente, Miguel Dani, Simão, Caneira, Hugo Viana, Quaresma, Ronaldo, C. Martins Moutinho, Nani.... Va digam quem?

 
At 08:40, Blogger ACF said...

"pasta medicinal couto"

ROTFLMAO!!!!!!!!!!!!!!

Promete ser um grande jogo, o Benfica está em grande forma a julgar pelas estatisticas, mas o Sporting joga em casa e indubitavelmente os nossos rapazes a nível psicológico vão estar muito motivados para querer dar uma imagem melhor do que aquela que mostraram na 2ª parte Vs Odivelas.



André Figueiredo

 
At 09:22, Blogger ACF said...

Eu estou extremamente constipado, a tomar comprimidos "Sinutab II" uns atrás dos outros, e provavelmente na manhã de Quarta-Feira vou ter que levar com uma valente injecção de "Penadur 2000" só para poder sair de casa.
Eu não vou fazer 100 kilometros de carro porque me garantiram uma vitória neste jogo, na vida real não existem garantias. Eu vou porque acredito que os nossos juvenis me vão dar 2 coisas, concentração e esforço.

O Sporting não tem o direito divino a ter mais qualidade ou melhor momento de forma que os adversários eternamente. É perfeitamente possivel que o Sporting não ganhe este jogo, se isso acontecer mas se esforçarem e não jogarem nervosos nem distraidos então não posso nem devo pedir mais.
Se a vitória nos sorrir então será fantástico, se não acontecer mas tiverem jogado com garra e clarividência então nem eu nem ninguém lhes pode apontar o que quer que seja. É importante é eles chegarem ao fim do jogo independente do resultado e saberem que deram tudo e não se "roubaram" a si próprios, os outros factores no jogo não dependem deles nem da equipa técnica. Portanto vamos lá apoiar os rapazes do principio ao fim.

Maldita sinusite.



André Figueiredo

 
At 10:34, Anonymous Anónimo said...

Quem é que disse que nao se recupera em 72h?? É o limite para as recuperações...

Lagartosssssssssss

 
At 11:57, Blogger ACF said...

A "American College of Sports Medicine" diz que é fisiologicamente necessário 96 horas, e já ouvi vários antigos atletas de alta competição ou professores que afirmaram o mesmo.



André Figueiredo

 
At 13:45, Blogger samuel said...

Carriço convocado para a Madeira..

 
At 16:11, Blogger Ricardo said...

Deixa só dizer que o Amuneke que aparece na imagem do plantel que aqui colocaste, é o que actualmente joga no Vit. Setúbal e que passou pelas escolas do Benfica, do Porto, e depois esteve dois anos no Landskrona da Suécia antes de vir para o Vitória.

 
At 20:45, Blogger ACF said...

Essa noticia do Daniel Carriço é muito agradavel. Só soube disso quando cheguei a casa vindo de Alcochete. Hoje quem esteve na sala de imprensa a ver o jogo dos Juvenis foi o Marco Lança e o João Gonçalves.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home