Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Uma Noite em Grande



É um velho hábito que herdei da minha Tia Ana Maria, o hábito de querer chegar sempre muito antes da hora, para nós é melhor chegar 1 hora adiantado do que 5 minutos atrasado. Eis então que subi no elevador até ao 3º andar do Alvalade XXI, completamente convencido que ia bater todos à linha de partida, entro no restaurante, e orgulhoso constato que fui o primeiro a chegar. Mas eis que utilizando a minha fabulosa visão periférica reparo que está um fulano sentado confortavelmente atrás da porta, a petiscar e a olhar para mim. Não consegui deixar de reparar que ele era muito parecido com aquele fulano que espetou 4 golitos aos "vermelhinhos" no já longinquo dia de 14 de Dezembro de 1986. Pois é, era mesmo o Capitão Manuel Fernandes que me recebia com simplicidade e simpatia.

Durante mais de meia hora estive sentado ao seu lado a falar de tudo, e mais alguma coisa. Em uma palavra ele é “aproximável”, uma pessoa simples, humilde, extremamente simpática e sem qualquer vaidade. Falei com ele sobre o Drulovic, Folha, Penafiel, Bruno Amaro, Nuno Morais (jogava a trinco no Penafiel, e não é canhoto), John Terry, Chelsea, estágios no Chelsea (esteve lá 3 semanas), o novo centro de estágio do Chelsea nos arredores de Londres, sobre o David Caiado, Zezinando Correia (Manuel Fernandes gosta muito dele), Saleiro, Pereirinha (não o conhece, mas eu contei-lhe tudo), Celestino (o Capitão gosta muito dele), André Marques, Daniel Carriço, metodologias de treino, o posicionamento em campo do Bueno, Yannick Djaló, Miguel Veloso, Tonel, Alecsandro, Diogo Tavares, Enakharire, a reluctância dos Brazileiros em fazer marcações defensivas, etc, etc, etc. Enfim, estava eu nas minhas 7 Quintas a partilhar opiniões com este Senhor do Futebol.

Eventualmente chega outro “notável”, este era um "jovem" com um ar muito traquina, elegante, e com um fatinho que lhe assentava muito bem. Estava constantemente a sorrir um sorriso nervoso, e maroto quase de criança nervosa com o ambiente festivo à sua volta. Este jovem dava pelo nome de “Litinhos” (assim lhe chamava Manuel Fernandes), também conhecido no futebol como Luís Filipe Vieira Carvalho ou simplesmente “Litos”.
Afinal que espécie de dieta ou regime andará Litos a fazer? 39 anos? Ele parece 7 anos mais jovem, é indecente o quanto o Litos parece um miúdo, os anos verdadeiramente não passaram por ele. Muito bem disposto falou comigo sobre o David Caiado, Zezinando, Helder Calvino, Rui Correia, dificuldades logísticas no mundo do futebol, etc, etc, muito simpático e bem divertido espalhou charme boa disposição ao longo da noite.

Depois, chegou o Pedro Venâncio, tal e qual o conhecemos da televisão quando costuma servir como analista (algo que devia fazer com mais frequência), fala pouco e vai directo ao assunto, mas a julgar pela condição física, diria que ainda podia fazer uma "perninha" num clube das Arábias.
Venâncio pela sua postura e personalidade faz-me lembrar aqueles policias com cara de mau que eram chamados às escolas para vir pregar uns valentes sustos aos meninos mal comportados, ou desordeiros para ver se eles entravam nos eixos. Na minha juventude fui apresentado a muitos desses policias pelo Director de Ciclo (o Dr Queda) do Colégio de São João de Brito.

Infelizmente não consegui uma boa foto do Carlos Xavier porque estava pouca luz, e ele com o seu bronzeado também não ajuda em nada.

Depois chegou um tal de Oceano Andrade Cruz, tendo em conta que tem 44 anos está de parabéns pois não consegui vislumbrar um único cabelo grisalho na sua cabeça. Como é seu hábito estava muito bem disposto e foi confraternizando com os presentes. Apareceu depois Fernando Mendes a quem o Capitão também se referiu como um “puto”.

Eventualmente chegou a hora do discurso, o nome de Vitor Damas foi mencionado várias vezes durante a noite, e Manuel Fernandes foi dos que mais o louvaram, tudo isto na presença da filha Ana Damas Oliveira. Assim que o nome do eterno Nº1 foi mencionado, a sua filha comovida ficou com lágrimas nos olhos, e foi prontamente abraçada pelo Capitão. Mas de seguida Manuel começou a falar do seu ídolo, e ele próprio começou a chorar. Manuel Fernandes disse que quando ele próprio era jovem tinha a mania que era Guarda-Redes e quando um dia viu Vitor Damas jogar pela 1ª vez, percebeu logo ali que estava um "Keeper" com grande futuro. O seu sonho era sempre um dia jogar pelo Sporting, bastaria 1 ano e já se sentiria realizado, mas o destino fez com que se torna-se o jogador com mais golos marcados em Alvalade, e o 2º (Damas foi o primeiro) que mais vezes utilizou a camisola Leonina.

Idolatrava Vitor Damas, e não podia ter pedido maior honra do que jogar a seu lado, e que tinha sido das suas maiores alegrias. Enalteceu as qualidades do malogrado Guarda-Redes, e muitas vezes foi interrompido durante o discurso para ser “banhado” com salvas de palmas durante um discurso verdadeiramente memorável.

A Ofensiva 1906 confidenciou-me que gostariam de ver mais ocasiões como estas em que os Sportinguistas se juntam para celebrar os seus ídolos, e momentos marcantes. Está na fase embrionária um jantar de homenagem para o Capitão Ricardo Sá Pinto no próximo ano, tudo depende se RSP vai ou não jogar mais uma época após esta.
Todo o evento correu muito bem, e esteve extremamente bem organizado do principio ao fim. O jantar consistiu numa deliciosa sopa de abóbora regada com coentros, e uns bifinhos condimentados com alho e oregãos que me encheram as medidas (das calças).

Após o jantar, os vários caçadores de autógrafos começaram a fazer pela vida enquanto os craques de 1986 simpaticamente iam acomodando todos os pedidos com simpatia e emoção genuína. Enquanto isso, eu conversava com vários Sportinguistas, e como é meu hábito fui tentando lançar o “bichinho” do futebol de formação contando a todos os que me ouviam sobre os nossos Iniciados, Juvenis e Juniores. A conversa era interminável mas muito satisfatória, conversei sobre Baresi, Maldini, Mauro Tassoti, Roberto Donadoni, Carriço, Lança, Patrício, João Martins, Fábio Paim, Januário Jesus, Pedro Barbosa, Moutinho, Custódio, a nossa equipa de Iniciados em 2000/01, a excelente integração de Juvenis B na equipa A, João Couto, Luís Martins, José Lima, a maior competitividade dos nossos rivais comparada com anos passados, etc.

Claro, aproveitei ainda para contar a já notória lenda daquilo que me aconteceu no passado Domingo em Loures quando 6 familiares de jogadores do Loures que quiseram dar uma tareia no final do jogo só porque eu aplaudi (tal como várias outras jogadas das duas equipas) o golo do Sporting. O Paulo Almeida é como o Super-Homem, nunca aparece quando é preciso.

Quando apanhei Manuel Fernandes no início da noite aproveitei para lhe dizer “você tem que ir a Alcochete apoiar os nossos meninos", e ele prontamente desafiou-me perguntando quando iriam jogar? Eu respondi-lhe detalhadamente sobre todas as 3 equipas A, onde iriam jogar, adversários (e classificações actuais), campos onde decorreriam os jogos, e horários. Ele disse logo que no Sábado lá estará para apoiar os nossos Juniores, pois bem, ficou prometido, e promessa é promessa.

No final ainda estive à conversa com Luís Pires (um dos fundadores do Directivo Ultra XXI), para quem não sabe fica a saber que o Luís é o tal sócio que aparece em TODAS as Assembleias do Sporting a criticar Carlos Freitas e Filipe Soares Franco tal como veio documentado nos jornais recentemente.
Fui ainda notando as várias personalidades presentes, Miguel Salema Garção tinha enviado duas “agentes secretas” acompanhadas por Pedro Cruz (se não estou em erro), Isabel Trigo Mira tinha marcado presença (bem como várias outras pessoas que me lembro de estarem presentes na apresentação da lista de Sérgio Abrantes Mendes), os responsáveis pela “Ofensiva 1906”, e alguns fulanos que se lembravam de mim de várias Assembleias e "Jantaradas".

Bem tentei junto do responsável do “Casa XXI” obter a receita da sopa de Abóbora mas não tive sorte nenhuma.
No final Manuel Fernandes teve a delicadeza de se vir despedir de mim, e voltei a lançar-lhe o repto de estar em Alcochete Sábado pelas 15:00, mais uma vez ele disse “lá estarei”. Venham vocês daí também.

P.S. Segundo consta, o Director de Ciclo Queda, continua no São João de Brito 20 anos após a minha passagem, e continua a fazer a vida negra aos jovens.



André Figueiredo







18 Comments:

At 11:58, Anonymous Anónimo said...

foi um encontro histórico

 
At 13:49, Anonymous Anónimo said...

É sempre bom saber noticias do mundo leonino!

Sou leitor assiduo do blog!

Continua!

Abraços

 
At 14:56, Blogger ACF said...

Foi um momento muito bonito e agradável, tanto do ponto de vista social, como gastronómico. Mas o ponto alto da noite foi indubitavelmente o discurso de Manuel Fernandes e a emoção que tinha na sua voz quando falou da camaradagem desses tempos entre os jogadores, e sobre o Vitor Damas. Gostei de ver lá a Ana Damas, uma rapariga muito simpática e de grande dignidade.

De acordo com o “Record” (páginas 22 e 23) o lateral direito Vasco Campos (Junior de 2º ano) ontem fez parte do treino dos seniores (na companhia de Carriço e Marco Lança). Tendo em conta a temporária ausência de Miguel Garcia, faz todo o sentido convocar o jovem lateral. Mas para além disso é também um justo prémio para um rapaz que é consistente nas suas exibições, e recentemente subiu de forma.

P.S. A mais recente edição da revista "Calcio Italia" já está nas bancas, altamente recomendada. Para mim esta, e a "Champions" são as melhores revistas no mercado.



André Figueiredo

 
At 15:05, Anonymous Anónimo said...

André,

Parabéns à OFENSIVA 1906 pela magnifica iniciativa e parabéns pra ti pelo apoio visivel nesta reportagem! só tive pena que ninguem se lembrasse de trazer um VHS ou um DVD com o resumo da histórica abada! O ambiente e os presentes mereciam essa "sobremesa"!! Mais uma vez não nos conhecemos pessoalmente... Por acaso eu apareço na ultima foto(estou de costas em frente à Andreia do jornal Sporting!)! Fica para a próxima!

Um abraço e SL

LUIS MP

 
At 15:37, Blogger Gonçalo said...

Uma vez mais fica demonstrado o teu fervoroso Sportinguismo, a tua dedicação ao Sporting e aos participantes deste blog na sua grande maioria sportinguitas, a tua cordialidade e a tua facilidade na comunicação escrita. Espero que continues assim, obrigado por partilhares connosco estes grandes momentos como sportinguista.
Um abraço e fica bem.

P.S.: Se puderes e se não for indiscrição, gostaria de saber mais pormenores sobre a tua conversa com Manuel Fernandes, nomeadamente sobre os jogadores jovens que estão a despontar.

 
At 16:05, Anonymous Anónimo said...

este blog é uma referência, continua com o bom trabalho André.

José Carlos

 
At 16:07, Anonymous Anónimo said...

http://ofensiva1906.blogspot.com/2006/12/do-corao.html

http://www.sporting.pt/Info/Noticias/noticiasgerais_clubejantaraniversarioseteum_151206_31113.asp

O Vítor Damas foi sem dúvida o Homem da noite.

JCM

 
At 16:11, Blogger ACF said...

"Se puderes e se não for indiscrição, gostaria de saber mais pormenores sobre a tua conversa com Manuel Fernandes, nomeadamente sobre os jogadores jovens que estão a despontar."

Ele claramente gosta do Yannick Djaló e acha que ele deveria ser titular no ataque com Liedson. Sobre o Moutinho, Veloso e Nani não falei muito, excepto quanda conversei um pouco sobre o António Veloso e sobre a estória de que o Miguel parece que é um dextro convertido a canhoto. O Manuel não fala muito sobre jogadores que não sejam avançados pois diz que prefere falar sobre jogadores que joguem na posição em que ele jogava.

Sobre os jovens emprestados ele parece gostar do Celestino e Zezinando, dos outros não falou muito, não me lembro se ele se lembrava bem do Caiado (O Litos diz que o Caiado jogas pelas 2 alas no Estoril, e gosta de ir a Alcochete com o Rui Correia). Se não estou equívocado o Manuel falou do Tó Mané (mas chamou-lhe "Tózé") e eu disse-lhe que está no Barreirense, falei rápidamente sobre o Diogo Tavares e expliquei que ele e o Tiago Pires estão no Génova.

Dos Juniores actuais não creio que tenha falado muito com o Manuel mas falei-lhe sobre o Daniel Carriço e alguns outros jogadores que eu achava serem regulares e sem oscilações exibicionais, mas várias pessoas vieram falar comigo do Paim, e que se lembravam dele quando era Iniciado de 2º ano.

Nunca tinha falado antes com MF embora me tenha cruzado com ele, e com o Jordão e Oceano quando foi a apresentação da lista de Sérgio Abrantes Mendes (embora eu não fosse seu apoiante). Sem dúvida gostei muito do conhecer embora não possa dizer que alguma vez tenha sido um fan dele (ou de qualquer futebolista), talvez por isso (e pela sua simplicidade) me tenha sentido mais à vontade a falar com este senhor que é um idolo, mas também é um grande conversador e gosta de estar com os adeptos.



André Figueiredo

 
At 19:02, Blogger Pedro Barbosa said...

Um dos grandes Ultras que passou pelas curvas sul e norte de Alvalade também está numa das fotos. Miguel D'Almada.

Conheces Miguel?

 
At 19:25, Blogger ACF said...

Quem? Aquele fulano matulão (camisa e blusão negro) que tem o lado direito da face com uma cicatriz? Creio que pertence a uma claque qualquer, e lembro-me de ele estar com a sua claque (Torcida Verde?) e os membros da Juve Leo estarem no jantar de campanha de Filipe Soares Franco na antiga FIL. Reparei que as claques tinham que ser sentadas bem longe umas das outras e quando umas manifestavam o seu Sportinguismo as outras faziam de conta que nada se passava.

O "Bifanas" da Juve Leo foi organizador da campanha do FSF se não estou em erro, embora tenham havido outros voluntários envolvidos, estavam todos no Alvalade Plaza onde era a Sede de campanha na Primavera.

Creio que o Eduardo Fortunato de Almeida Jr também desempenhou um papel qualquer na campanha pois dava a impressão de estar constantemente a vistoriar os acontecimentos, mas quando lhe perguntei se ele era o "Guru" de quem SAM falava que aconselhava FSF, ele riu-se e disse que não.

O Eduardo é o 3º a contar da direita:

http://img368.imageshack.us/img368/2986/untitledct6.jpg

O Eduardo é muito simpático, até me deu um exemplar da revista "Homem", e ontem curiosamente um dos craques de 86 também estava a ler essa revista (uma edição mais recente) porque creio que vinha lá um artigo sobre o Manuel Fernandes.




André Figueiredo

 
At 21:10, Anonymous Anónimo said...

Quem é o tipo de gravata na 1ª foto com o Manel Fernandes?

Mais uma vez, grande blog.

Saudações leoninas,
João

 
At 22:09, Blogger ACF said...

Sinceramente não sei, mas ele ficou com o meu cartão para depois poder vir ao blog (ou E-Mail) ver/buscar a sua foto, mas creio que estará mais interessado na outra onde ele aparece pois disse que me queria contactar para eu lhe entregar essa foto. Creio que era alguém influente pois ficou ligeiramente surpreso de eu não o conhecer um amigo dele.

Se ele estiver a ler isto, aproveite pois encontrei outra foto onde ele aparece:

http://img293.imageshack.us/img293/6011/dscn3437km6.jpg

Já hoje recebi vários E-Mails ou telefonemas de pessoas que estiveram na festa e depois vieram ler o artigo e gostaram, ou acharam piadas às suas fotos, ainda bem.



André Figueiredo

 
At 20:04, Blogger ACF said...

Eu para o jantar não levei bloco de apontamentos pois queria estar à vontade para saborear o momento, e não a tomar notas, por isso deve ter-me equívocado em relação ao Mendes/Freire, as minhas desculpas.

Que me lembre nem sequer estava em Portugal nessa altura do ano em 1986.

Esses fulanos desse fórum estavam lá em peso, um Senhor e uma senhora muito entusiasmados pedioram para ele assinar uma camisola e pareciam estar muito felizes, e trouxeram vários amigos. Falam muito de futebol de formação nesse fórum? Se assim for talvez passe por lá de vez em quando.

O Manuel também mencionou o Zé Eduardo no final do discurso.

O Manuel segue muito a Internet, ele até me falou que gostou de ver os seus golos no youtube e parece que lê uns quantos blogs.



André Figueiredo

 
At 17:00, Anonymous Anónimo said...

Boas André, de facto o jantar parece-me ter sido um grande momento de confraternização entre os verdadeiros símbolos do clube com os adeptos, com pena minha não pude comparecer. É com nostalgia que vejo nas fotos algumas pessoas que já não via há muito tempo, nomeadamente o Miguel D'Almada.
Na 2º foto do jantar aparece o Manel entre 2 pessoas a segurar uma camisola reebok do Sporting, a pessoa que está de gravata é o Marinho que costuma aparecer muitas vezes no Alvalaxia e o de t-shirt preta é o mítico e grande ultra Zé Colmeia da Juve Leo de Carcavelos.

 
At 22:37, Blogger ACF said...

LOL, conheces o Colmeia? Eu perguntei-lhe o nome e ele disse "Colmeia" mas eu insisti com ele para me dizer o seu verdadeiro nome e ele disse Luis Pires, creio aliás que a sua camisola dizia Luis Pires nas costas. Ele detesta o FSF, Freitas e Meireles, e aparece em todas as Assembleias para lhes fazer vida negra. Na 2ª Asembleia na expo ele deu um "show" hilariante. Eu quando o vi chegar à 3ª assembleia deste ano (no auditório) não o conhecia e fiz logo sinal ao Dr Rogério de Brito (estava sentado à minha frente) que em troca olhou pra mim com uma expressão assim do género de "ui, outra vez este gajo".

As assembleias do Sporting são divertidissimas.

Não sabia que o Luis era mitico, LOL. Não restem duvidas que ele vive o Sporting com MUITA paixão, por vezes deixa-se levar pelas emoções. Espero velo mais vezes no futuro seja em cerimónias sociais ou mais politicas porque ele é sempre muito divertido.

P.S. Eu no jantar falei ao Luis sobre o "fórum dos revoltosos", não sei se ele já se tornou membro, mas sem dúvida encontrará por lá muita empatia.



André Figueiredo

 
At 13:39, Blogger hortar said...

Olá André,

Sigo com atenção este teu blog, que julgo ser um dos melhores existentes sobre o futebol jovem deste pais.
Não concordo com esta comemoração, mas afinal comemoramos o quê ?!?!
A vitória sobre o rival histórico num jogo que apenas deu 3 pontos !!!
Nesse ano o Sporting averbou 7 derrotas, o nosso rival foi campeão com apenas uma derrota precisamente a de alvalade. Com uma agravante, a conquista do titulo foi feita à nossa custa em pleno reduto adversário, quando lá perdemos 2 - 1 na segunda volta. Como se não bastasse ainda tivemos presentes em outro momento de festa e celebração do nosso adversário quando perdemos a final da taça desse ano precisamente para os vermelhos da segunda circular. Mas afinal celabramos o quê ?!!? Afinal o que é que conquistamos nesse ano que merece ser celebrado? Gosto de celebrar titulos e não vitórias isoladas sobre adversários directos.
Sinceramente sou completamente contra este tipo de festejos, não dá uma imagem da nossa verdadeira grandeza, muito pelo contrário.

 
At 17:28, Blogger ACF said...

É um marco importante na história do clube. Também não ganhamos o Euro 2004, mas por mim se quiserem celebrar a vitória sobre a Inglaterra num belo jantar em 2024 podem contar com a minha presença. Também celebram os 3-1 ao Brazil em 66 e a verdade é que não ganhamos esse mundial (ou outro qualquer).

O Celta de Vigo também não ganhou a Taça UEFA mas como bem sabes ninguém se esquece dos 7-0. Ninguém se esquece de quando o Deportivo recebeu o Milan em 2004 e lhes deu 4-1. Quando o Manchester deu 6-1 ao Arsenal em Old Trafford em 2001.

Os 7-1 é mais memoravel do que muitos campeonatos, excepto quando os campeonatos são tão raros como ganhar 7-1, daí as celebrações à volta de um titulo 17 anos depois.

Fui ao jantar não só para celebrar os 7-1 mas também porque tenho uma simpatia por outras pessoas que lá se foram.



André Figueiredo

 
At 22:30, Anonymous Anónimo said...

Não fazia ideia que o Colmeia estava entre os contestatários, lembro-me bem dele, conheci-o em 1994 na Juventude Leonina pois tb pertenci com muito orgulho a este movimento(1992-1999). Hoje a claque pouco ou nada me diz, mas foram grandes tempos onde existia uma camaradagem excepcional. Recordo-me bem que em 1995 a malta em vez de sair á noite preferia ficar na casinha a pintar faixas e bandeiras até altas horas da noite nas semanas dos grandes jogos. Cheguei lá a ver casais de namorados com elas a pintar e tudo. Era uma cena inexplicável qd se estava na curva em Alvalade ou acompanhava a equipa nas deslocações. Qd quero rever a malta antiga desses tempos basta ir à boia verde nos grandes jogos que ainda vão aparecendo alguns e na ofensiva 1906 tb estão lá muitos.

 

Enviar um comentário

<< Home