Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, dezembro 16, 2006

Sporting 4 - 0 Lusitano (14ª Jornada de Juniores)


Hat-Trick com sotaque Baiano.

O 1º jogo da “Era Lima” trouxe algumas novidades, e semi-novidades, Daniel Carriço estava “tocado” e sentou-se no banco de suplentes, no seu lugar o Mister Lima promoveu a estreia ao defesa central Jorge Abreu neste campeonato. Tiago Pinto ainda a recuperar de lesão ficou de fora, e no seu lugar o defesa David Santos jogou na lateral esquerda. Bruno Matias jogou a titular (a extremo direito), Fábio Paim ficou fora dos convocados por opção técnica, e o extremo Sebastião Nogueira foi mais uma vez convocado. Na ausência de Daniel Carriço a braçadeira de capitão esteve ao cuidado do central Marco Lança.

Apesar da mudança de treinador, o Sporting manteve intacta a sua matriz táctica, os Leões como vem sendo hábito entraram em campo em 4-1-2-3, e não se notou nenhuma alteração exceptuando o facto de estar ligeiramente menos agressiva, e revelar mais dificuldade por parte da sua defesa em se desdobrar para a frente, e correr riscos.
Este Sporting jogava com um colectivo ligeiramente mais novo que o habitual, entrou em campo com 3 Juniores de 1ª ano em Bruno Matias, Jorge Abreu, David Santos, e mais tarde entrou ainda o Ponta de lança André Cacito, também ele Junior de 1º ano.

David Santos na sua estreia absoluta ocupou a jurisdição habitual de Tiago Pinto, e jogou bem. É certo que não tem muita rotina de jogo pois ainda não tinha jogado um único minuto em 06/07, é mais novo, e de características diferentes de Tiago Pinto e por isso não jogou ao nível a que Tiago nos habituou, mas fez uma exibição bastante conseguida, e na qual revelou ser uma opção bastante credível para a lateral canhota.

David Santos à imagem do resto dos seus colegas teve uma primeira parte algo tentativa, onde não quis arriscar em demasia. Mas assim que o Sporting ganhou confiança, e os visitantes perderam algum animo, David começou a subir cada vez mais e com mais irreverência, revelando uma interessante acutilância ofensiva. Fisicamente parece maior, e mais forte que Tiago Pinto, e tecnicamente também tem dotes, não demonstrou a raça e agressividade do habitual titular mas fez uma estreia promissora que em breve lhe poderá render mais chances.

Jorge Abreu tinha a pesadíssima tarefa de fazer esquecer temporariamente o jogador mais regular da equipa, o inimitável capitão Daniel Carriço (cuja mãe sentada nas bancada puxou pela equipa Leonina) e na verdade não foi mesmo capaz de o fazer, mas ele também foi dos que foi melhorando à medida que o jogo avançava. Defensivamente depressa deu para notar que o Sporting defendia mais atrás do que é habitual, não era tão agressivo, e nenhum dos 2 centrais queria arriscar subir em demasia nem para defender, nem para auxiliar o ataque.

Jorge Abreu compreensivamente quis jogar solidamente e sem inventar e por isso jogou de maneira simples e sem floreados, mas ainda revelou eifcácia no jogo aéreo. O Capitão Lança não está habituado a subir muito, e neste jogo essa tarefa parecia cada vez mais caber-lhe a ele do que ao novo colega. Mas é difícil porque são jogadores de características semelhantes e que se sentem mais confortáveis a defender zonalmente, mais próximos do seu Keeper. Por estas razões João Martins (Sub-Capitão) sentiu-se pouco acompanhado no meio campo defensivo, pois ninguém subia detrás para ajudar adequadamente. Foi aqui que o médio criativo João Gonçalves se revelou decisivo, se Abreu e Lança não subiam, então Gonçalves descia para auxiliar o trinco da equipa, e em várias situações João Gonçalves desceu até ao eixo defensivo e desarmou uma jogada de perigo.

Nos primeiros 45 minutos a equipa do Lusitano demonstrou ter argumentos para fazer deste um jogo difícil para os Leões. Possuíam elementos com qualidade técnica como Marco Cavaco, e o Capitão João Jesus, mas sem excepção todos pareciam jogadores de respeito, em particular o Nº10 Bruno Conduto que ao longo do jogo foi mostrando pormenores técnicos muito agradáveis, possui boa visão de jogo, excelente controle de bola e combina bem com os colegas. Sem dúvida na primeira parte o Lusitano criou alguns embaraços ao Sporting quando explorava o espaço entre o meio campo e a defesa, e uma vez por outra descobria uma brecha nas costa de David Santos.

A meio da 1ª parte surge a novidade que foi a presença de Paulo Bento, Pedro Barbosa e Ricardo Peres, a entrar na sala de imprensa na companhia de Paulo Almeida para poderem observar o jogo tranquilamente. O sossego durou muito pouco porque no Campo Nº5 da Academia estavam a jogar os Juvenis B, e como resultado um tráfego interminável de familiares, amigos e adeptos atravessavam horizontalmente a bancada do Campo Nº1 para chegar ao campo adjacente.

Quando os simpatizantes Leoninos passavam à frente da janela onde Paulo tinha "estacionado" todos eles paravam e acenavam ao técnico Leonino até se criar um trânsito infernal nas bancadas, o que levou alguns dos elementos na última fila a levantarem-se para ir vir o jogo de dentro da sala de imprensa onde a visão estava desobstruída, entre eles Leonel Pontes, e o Professor Jean-Paul. Enquanto isso Carlos Pereira corajosamente desbravava a "selva" de corpos para tentar ver alguma coisa. Num momento engraçado, um jovem que passava em frente à sala de imprensa notou a presença de Pedro Barbosa no interior da mesma, sacou de imediato da máquina fotográfica e tentou fotografar o antigo Capitão Leonino, e ele prontamente a uma distância de 10 metros e separado por uma janela posou com um sorriso para a mesma.

Aos 11 minutos o extremo Brazileiro Alison Almeida numa bonita jogada inaugura o marcador após um periodo em que o Sporting parecia estar mais forte, mas também tinha concedido algumas "liberdades" aos seus oponentes. O golo veio trazer confiança aos Leões, e a partir daí foram lentamente subindo de forma até ao intervalo. Aos 21 minutos já David Santos se ia soltando, e jogando de forma mais descomplexada até que à boca da baliza envia uma bola mesmo por cima da trave com alguma ajuda do Keeper João Azul que defendia as redes adversárias.

O Lusitano não desistia e tentava explorar algum nervosismo por parte de Jorge Abreu ou alguma descordenação por parte dos 2 centrais, e aos 23 minutos o Lusitano executou uma diagonal pelas costas de João Martins e passou à frente de Lança, e depois esquivou-se de Abreu e parecia disposto a criar perigo, mas João Gonçalves feito "bombeiro" aparece nas costas do prevaricador e desarma um potencial remate cruzado. Muito esforçado João Gonçalves em prol do colectivo. O Guardião forasteiro sem dúvida fez um jogo aceitável apesar dos 4 tentos sofridos pois defendeu 2 ou 3 remates violentos que um Guarda-Redes vulgar não seria capaz de fazer, inclusive um remate fulminante de Alison Almeida à sua figura aos 44 minutos que João Azul defendeu, e segurou o esférico.

Aos 47 minutos Bruno Matias faz um golo à queima roupa, e instantaneamente dedica o tento a Vitor Silvestre (Treinador de Guarda-Redes), bom golo de Matias, que lhe deu confiança para o resto do jogo. Com o 2º golo sofrido o Lusitano claramente baixou um pouco os braços porque se o Sporting vinha ganhando confiança desde o 1º então após o 2º os Verdes começaram mesmo a carburar, e sem grande surpresa aos 57 minutos após uma assistência de Vasco Campos é chegada a vez de Alison Almeida marcar o seu 2º golo. Mal se tinham os adeptos sentado nas bancadas quando Alison Almeida aos 61 minutos marca mais um, e assim completa o seu hat-trick e eleva a sua contagem no campeonato para 5 golos.

À medida que o jogo ia avançando deu para notar uma jogada estudada entre Bruno Matias e Ricardo Nogueira na qual Nogueira subia com a bola pelo meio e Matias espelhava o seu colega subindo pela direita, antes de entrar na área Nogueira flectia para a ala e nas suas costas Bruno Matias executava uma diagonal, quando o extremo se posicionava a avançado centro ele recebia a bola de Ricardo Nogueira numa bonita jogada de trocas posicionais.

Mesmo quando Bruno Matias vinha para o centro para adicionar a sua presença à de Ricardo Nogueira, ele era sempre compensado na direita por André Pires que se deslocava mais para o flanco. Bom jogo de André Pires, já no último mês tem jogado a um nível bastante bom e sem oscilações. Vasco Campos após a sua recente subida de forma tem conseguido manter a bitola exibicional e fez mais um bom jogo à medida que a equipa já está rotinada ao ponto de se poder dar ao luxo de rodar mais o XI titular.

A vencer por 4-0, e com o resultado no bolso Lima decidiu testar novas opções, e em 7 minutos faz entrar Yannick Puppo para interior direito, Sebastião Nogueira para extremo esquerdo e André Cacito para ponta de lança, e assim esgota as substituições com quase 15 minutos ainda para jogar. Por esta altura reina a calma entre os anfitriões, e o jogo calmamente vai caminhando para o seu final com o Sporting a controlar o seu ritmo e já não permitindo qualquer veleidade ao adversário que por esta altura já está esgotado fisicamente e não oferece grande resistência.

Reacções:

Aproximadamente 10 minutos após o fim do jogo o Professor José Lima e Alison Almeida aparecem na sala de imprensa visivelmente bem dispostos e prontos para conversar sobre um bom dia de trabalho. O Professor está claramente contente, e até mesmo entusiasmado com o seu novo "encargo", com um brilho nos olhos e um sorriso nos lábios ele serenamente expressa a sua alegria por um jogo bom, e no qual acha que podia ter um resultado ainda mais dilatado. Está ainda a conhecer o plantel e este primeiro XI foi o que achou melhor nesta ocasião. Graças à paragem do campeonato durante 10 dias terá ainda mais tempo para conhecer os seus meninos e melhorarem ainda mais à medida que for criando empatia com os seus pupilos. Tentou acima de tudo pedir-lhes concentração e esforço que pudesse resultar num jogo honesto e bem conseguido, a assim aconteceu.

Alison por seu turno estava satisfeito e revelou-se como um personagem extrovertido mas sereno. No seu estilo relaxado e de conversa fácil, indicou que sonha voltar a ser campeão de Juniores, e eventualmente atingir o sonho máximo de qualquer jovem, o sonho de vir a integrar o plantel principal. Referiu que não considera este o seu melhor jogo pois na sua opinião já esteve melhor em um outro jogo quando era Juvenil A. Mas o melhor ainda está para vir e expressou a sua confiança numa boa campanha por parte da equipa. Simpaticamente despediu-se desejando boas festas aos presentes, e disse estar ansioso por ir passar a época Natalicia com a sua família na Bahia.

O jogo dos Juvenis A é amanhã (Domingo) pelas 11:00, a entrada é grátis. Venham apoiar os jovens.



André Figueiredo


O Professor José Manuel Torcato (bocejando), o Sr Salema e o Sr Ferrão certificam-se que os putos estão prontos para qualquer eventualidade

Sai Bruno Matias (e André Pires) para a entrada de Sebastião Nogueira e Yannick Puppo


Marco Lança, Rui Patricio, João Gonçalves, David Santos, Jorge Abreu, Vasco Campos, Alison Almeida, Bruno Matias, Ricardo Nogueira, André Pires e João Martins


David Santos e Jorge Abreu


Feliz Natal

5 Comments:

At 20:47, Blogger 30 said...

O Benfica jogou nas poupanças, mas venceu e continua na sua excelente série de vitórias. Estou curioso para saber a razão que levou o novo técnico a não convocar o Fábio Paim. Medida disciplinar?

Parece-me cada vez mais óbvio que o Benfica e o Sporting vão passar à fase seguinte, e que a Norte Porto e Boavista não vão ter dificuldades em passar.

E para terminar, realço o facto de cinco jogadores do Benfica terem sido convocados para o próximo estágio de observação de sub-18, ao contrário dos três do Sporting. O que quero dizer com isto? Também valorizo o meu clube por estar em grande, mas também realço o facto dos jogadores do Benfica não terem 'férias', pois são mais dois dias seguidos de intenso treino. Os do Sporting, com excepção para os três convocados, têm direito às tais 'férias'.

Aguardo mais detalhes,

Um abraço

 
At 22:28, Blogger ACF said...

Que eu saiba a não convocatória de Fábio Paim foi apenas opção técnica. É certo que quando um "nome" não é convocado as pessoas notam logo esse detalhe, mas muitas vezes os adeptos criam teorias onde por vezes a resposta é simples e sem controvérsia. Se forem a ver os XIs nas 3 equipas A não existem titulares indiscutiveis, o Diogo Amado, Rosado, Bruno Simões têm jogado muitos jogos tal como o Marco Lança e João Martins mas a verdade é que não existem mesmo intocáveis porque existem muitos jogadores à espera de jogar.

Não vejo a não convocatória de Paim como muito mais significante do que o facto de Januário Jesus e Cedric Soares não estarem sempre no XI dos Juvenis A ou de Serôdio não ser sempre titular nos Iniciados A. Reconheço valor aos 4 mas o treinador é soberano nas suas decisões e não vejo qualquer razão para criticar ou por em causa as suas decisões que até agora tanto "lucro desportivo" têm rendido ao Sporting.

O Paim é bom mas sinceramente não o considero daqueles que fazem imensa falta ao XI, acho que a equipa talvez esteja mais dependente de um Carriço, Patricio ou Martins do que do Paim, sem qualquer desprimor pelo Fábio. Muitos falam de ele ser egoista e possivelmente indisciplinado, eu pessoalmente nunca vi nada disso. Parece apenas um jovem bem disposto e muito brincalhão mas nada irresponsável, e gosta dos seus colegas.

Não comento a convocatória dos Sub-18 pois não tenho conhecimentos suficientes sobre o lado vermelho da equação para poder dizer que o lado verde é melhor e mais Juniores de 1º ano do SCP mereciam lá estar do que os Juniores de 1º ano do SLB. Isto em parte deve ser um reflexo de os Juniores do Benfica este ano terem apostado muito em atletas de 1º ano e por isso estão mais rodados que os do Sporting. Sinceramente não tenho pensado muito no assunto embora estou certo que em parte isto reflece o facto de o Benfica ter vindo a subir de qualidade nas suas camadas jovens nos últimos 2 anos e estou certo que em 2007/08 vai ter uma equipa de juniores de meter respeito e talvez estreitar mais ainda a distância qualitativa entre a nossa e a vossa equipa. Não estou a ver o Sporting este ano a terminar 23 pontos à frente do Benfica como em 05/06, talvez 15. Para o ano creio que será ainda mais "rente".



André Figueiredo

 
At 13:06, Blogger 30 said...

Defacto, tudo pode não passar de uma opção técnica, mas a fama do Paím é muito grande.

Em relação ao Benfica, ainda acredito que na fase seguinte, com mais experiência dos nossos jogadores, mais ritmo de jogo, mais minutos a jogar contra jogadores de 2º ano, estaremos em condições para lutar de igual para igual com a equipa do Sporting. O Benfica tem uma grande equipa, e com os mecanismos afinados a luta vai ser renhida.

Quarta-Feira, aí na Academia, os Juvenis vão-se enfrentar, jogo no qual marcarei presença se nada de impeditivo acontecer até lá. Vai ser um grande confronto, entre as duas melhores equipas do país.

Estou muito curioso para ver a recepção ao Mister Couto.

Cumprimentos,

André

 
At 22:33, Blogger Carlos said...

André, como disseste e bem ... é um estágio de observação, logo é normal estarem jogadores novos de alguns clubes para serem observados, razão pela qual o benfica tem mais jogadores convocados que o normal.

 
At 23:10, Blogger ACF said...

Espero que João Couto seja bem recebido, foi um técnico campeão que ganhou titulos e deixou trabalho feito. Não vejo qualquer razão para pessoas bem educadas o receberem de outra maneira que não seja com respeito. Nunca o conheci pessoalmente mas todos os que o conhecem falam dele com grande respeito e simpatia pela sua pessoa. Eu se me cruzar com ele em Alcochete (e duvido que isso vá acontecer) terei todo o prazer em apertar-lhe a mão.

Não tenho qualquer dúvida que os Juvenis Leoninos vão entrar neste jogo com motivação extra, não por antipatia contra o seu Ex-Mister, mas para provar que sem ele também são capazes de ganhar.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home