Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Sporting 0 - 2 Benfica (14ª Jornada de Juvenis A)



Num dia em que o frio se fez sentir de uma maneira muito desagradável era de esperar um derby escaldante entre os velhos rivais da 2ª Circular, e de facto o jogo atraiu considerável número de adeptos de ambos os clubes mesmo sendo jogado numa Quarta-Feira. Mas quem esperava um jogo renhido decerto terá ficado decepcionado porque após um período de 20 minutos em que ambas as equipas tiveram oportunidades, foi o Benfica que inaugurou o marcador, e eventualmentou dilatou a sua vantagem. Após estar a perder por 2-0 os Leões nunca mais recuperaram a clareza de ideias necessária para reentrar na partida.

Ambos os conjuntos entraram em campo em 4-1-2-3, a pequena surpresa no Sporting foi a colocação de Wilson Eduardo na ala esquerda, Luís Resende regressou à titularidade e jogou a lateral direito. No Benfica o XI também foi o que previsivelmente se esperava, a pequena "surpresa" foi Toumany a extremo direito.

Depressa de tornou óbvio que ambos os conjuntos preferem construir jogadas pelas alas, e aqui o Benfica lentamente foi mostrando superioridade através de Toumany e André Soares enquanto o Sporting tentava construir pela direita com Diogo Viana, mas a sua ala esquerda não esteve brilhante, e até o próprio André Gonçalo muitas vezes descaía muito para esse lado à procura de espaço para receber bolas longas. Do lado do Benfica Rui Ferreira jogou sempre mais fixo no meio.

Inicialmente tudo estava equilibrado, e o Sporting poderia mesmo reclamar alguma vantagem em número de iniciativas, mas aos 8 minutos André Gonçalo da direita faz uma assistência para Wilson Eduardo mas o dianteiro Leonino falha o alvo numa jogada que poderia ter dado em golo. Ambas as equipas procuravam uma nesga que pudesse desequilibrar o adversário, e pouco a pouco ambos procuravam enervar o seu oponente na procura do seu erro defensivo. Aos 13 minutos o extremo goleador André Soares sobe pelo seu flanco acima, e passa por vários adversários até ao toque final onde faz um remate inofensivo, mas era já uma demonstração da superior dinâmica ofensiva que o Benfica parecia ser capaz de imprimir pelos corredores laterais.

O Sporting parecia mais decidido a apostar em Diogo Viana como transportador da bola, enquanto os encarnados subiam pelos 2 lados, e quando o faziam pela direita estavam sempre bem apoiados pelo Ex-Leão Pedro Eugénio. Os minutos passavam e nenhuma equipa tinha vantagem, aos 19 minutos Diogo Rosado executa um livre muito perigoso com o seu pé esquerdo, e para evitar conceder mais livres frontais o Professor João Couto depressa pede ao seu meio campo para jogar de forma mais compacta.

Aos 25 minutos surge o golo Benfiquista, o extremo direito Toumany remata cruzado, e enfia a bola na baliza de Nuno Silva numa jogada em que a defesa Leonina não fez tudo o que podia para fechar o corredor direito. Infelizmente Toumany após marcar o golo dirigiu-se ao banco de suplentes do Sporting, e à frente dos mesmos passou com o dedo pela garganta num gesto provocatório, e que depressa lhe valeu merecidamente um cartão amarelo.

A contenda manteve-se equilibrada, mas agora com o Sporting mais apostado no contra ataque, mas o conjunto Leonino apesar de apresentar mais frescura física do que na jornada anterior continua a ser previsivelmente lento nas transições defesa para ataque. Vs uma boa equipa como a do Benfica essas deficiências são cada vez mais óbvias.
Aos 34 minutos Pedro Eugénio cruza, e o trinco Leandro Pimenta marca o 2º do Benfica, para o Sporting o intervalo não podia chegar depressa o suficiente porque após o 2º tento a equipa perdeu um pouco a cabeça, e como resultado começaram a conceder ainda mais oportunidades ao adversário, especialmente pelas faixas laterais.

Na 2ª parte ambos os Misters refrescaram os seus conjuntos com a entrada de novos elementos. O Professor Luís Dias retirou Diogo Rosado para fazer entrar André Martins que foi jogar para a mesma posição, o Benfica tirou Toumany e fez entrar Artur Lourenço. Na 2ª parte o jogo manteve-se semelhante aos minutos finais da 1ª, o Benfica atacava e levava perigo nas suas investidas, mas o Sporting atacava mal, e continuava muito permissivo a defender, por esta altura o 3-0 não parecia uma impossibilidade.
O Sporting decide então retirar André Gonçalo aos 52, e faz entrar Luís Andrade, e a partir de aqui o Sporting passa a jogar com 2 extremos puros com Andrade na esquerda e Diogo Viana na direita, mas agora com Wilson no meio mas mesmo assim a equipa emocionalmente parecia sem ideias, e acima de tudo sem velocidade na circulação de bola, muitas vezes optando por passes com fracas possibilidades de sucesso.

Com o jogo controlado João Couto tira o central Abel Pereira, e faz entrar Abdel para o seu lugar, o Sporting por sua vez decide apostar tudo, e retira o lateral Michael Santos para fazer entrar o avançado centro Hugo Fernandes, a partir daqui o Sporting jogava com 3 centrais (Luís Resende agora como central) num 3-1-2-4 com Wilson e Fernandes na frente, mas com os 2 alas algo recuados a proteger os corredores laterais que agora estavam mais vazios.
Após a mudança de sistema o Sporting começou a defender melhor, e a atacar ligeiramente melhor, mas por esta altura o Benfica também já parecia ter perdido um pouco da sua ambição, e retira um dos seus melhores elementos David Simão, e faz entrar Valdo Águamel para refrescar o meio campo.

Apesar de agora jogar em maior profundidade defensiva o Benfica continuava à espreita de uma oportunidade de ouro, e tinha jogadores com qualidade para ir buscando essa janela de oportunidade quer pelas alas, quer pelo eixo defensivo Leonino que agora estava menos compacto numa tentativa de fechar o campo em toda a largura.

Nos últimos 10 minutos algum público começou a sair das bancadas, mas ainda houve tempo para o Capitão Diogo Amado levar um amarelo por puxar a camisola ao adversário e assim "desarmadilhar" uma jogada perigosa a favor do Benfica. O Sporting claramente ganhou poder de fogo a partir do momento em que Wilson passou a jogar no meio pois efectuou mais remates, mas o avançado não conseguiu nunca direccionar bem as suas tentativas. Nos minutos finais Pedro Eugénio mais uma vez demonstrou ser possuidor de um excelente pé direito ao apontar um livre que podia ter levado algum perigo à baliza de Nuno Silva que diga-se de passagem não fez uma exibição brilhante, e tem que perder o hábito de largar a bola dentro da sua área.

No final deste jogo o Benfica passava por cima do Sporting na tabela classificativa para assumir a liderança do campeonato de Juvenis, uma vitória justa, e inquestionável que ficou bem entregue à melhor equipa sobre o relvado.




André Figueiredo

51 Comments:

At 18:28, Anonymous Anónimo said...

qu tal uma análise individual aos talentos do Benfica?

 
At 19:17, Anonymous Anónimo said...

Que tal fazeres tu isso

 
At 19:24, Anonymous Anónimo said...

obg pelo couto e eugénio!!

 
At 19:33, Blogger ACF said...

Antes de mais queria chamar à atenção para o facto de eu no artigo que escrevi Segunda-Feira adivinhei o XI que o João Couto iria usar hoje, não falhei uma única peça do XI, até no Toumany eu acertei em cheio.

Em relação aos jogadores, não quero estar a individualizar mas fiquei com a ideia que tanto a nível de Iniciados como do Juvenis o Benfica tem uma boa equipa, a diferença é que em Iniciados parece ter somente boa equipa enquanto que em Juvenis parece não só ter boa equipa como também bons jogadores.

Os jogadores que me impressionaram mais foram o André Soares (extremo esquerdo), Leandro Pimenta (trinco), Pedro Eugénio (lateral direito) e o Abel Pereira (Central, direita do eixo) mas não achei que um único dos titulares tivesse jogado mal.

Do lado Sporting eu diria que ninguém jogou bem, mas foram vários que jogaram a um nível razoável, e 2 que estiveram mal. Sinceramente eu acho que esta equipa não reflecte a qualidade do seu XI, e esta derrota só será uma surpresa para quem não viu as 3 jornadas anteriores como eu vi. Isto já se adivinhava embora talvez não por 2 golos de diferença.



André Figueiredo

 
At 19:47, Anonymous Anónimo said...

segundo alguns dirigentes das camadas jovens do sporting, no centro de estágios deles só não levamos 3 ou 4 na primeira parte com alguma sorte.

 
At 20:00, Blogger 30 said...

"que tal uma análise individual aos talentos do Benfica?"

Aqui fica:

http://www.serbenfiquista.com/artigos/4517

Cumprimentos

 
At 21:01, Blogger 30 said...

André, destaco também a presença do José Fonte e do Rui Fonte nas bancadas.

Cumprimentos

 
At 21:33, Blogger ACF said...

O Marco Lança disse que tinha visto os 2. Do sitio onde eu me sento raramente consigo ver bem para as bancadas, e sinceramente estou quase sempre a olhar para o relvado portanto não reparo nessas coisas.



André Figueiredo

 
At 23:00, Anonymous Anónimo said...

André sem tirar o mérito da vitória dos lampiões, não sei se sabes mas o Toumany esteve a treinar algum tempo no Sporting, mas não ficou pois o nosso Sporting não aceita juvenis com 20 anos! pois o seu objectivo é formar e não ganhar a qualquer custo. Aposto que daqui a uns anos esse Toumany estará a jogar no Benfica...de Castelo Branco. E os nossos pequeninos no Alvalade XXI.

Sporting 4ever

 
At 01:17, Anonymous Anónimo said...

Foi como o Manuel Fernandes, não o aceitaram e agora está no Benfica de CB. E os pequeninos Quaresma e Ronaldo jogam no Alvalade XXI.... bem sempre tem o Figo lá a comemorar golos. O vosso objectivo é vender.

 
At 01:44, Anonymous Anónimo said...

É curioso virem lampiões falar sobre o Manuel Fernandes, essa pérola da vossa formação que agora ninguém lhe pega (só o MSI - a Máfia)...

E ainda mais curioso é virem falar sobre a veia vendedora do Sporting... E a vossa veia qual é? Vendedora não é... Municiadora da equipa principal também não é...

Melhor ainda...
Virem agradecer o João Couto e o Pedro Eugénio... O prof. João Couto era um dos grandes treinadores da formação do Sporting e muito lhe devemos... Finalmente um grande treinador por essas bandas... Já não são só afilhados e conterrâneos do Jaime Graça (olá Lage e Alex) ou ex-jogadores com os quais estão saldar dívidas antigas... (sim estou a falar de ti, Bastos, sua besta!)

Quanto ao Pedro Eugénio, espero que tenha crescido muito... Mas tem que ser muito mesmo para se tornar num jovem equlibrado... Se isso não aconteceu, daqui a uns meses falamos sobre a carreira do Pedro...

Quanto ao jogo, ganhou a melhor equipa...

Quanto ao campeonato, falamos em Maio/Junho...

Força miúdos!!!!
Isto foi só um abre-olhos para vocês... Não se podem acomodar... Só continuamos a ser os melhores com trabalho!!! Vamos a isso...

 
At 08:35, Blogger ACF said...

"Virem agradecer o João Couto e o Pedro Eugénio... O prof. João Couto era um dos grandes treinadores da formação do Sporting e muito lhe devemos... Finalmente um grande treinador por essas bandas... Já não são só afilhados e conterrâneos do Jaime Graça (olá Lage e Alex)"

Se não me engano o Mister Alexandre Silva que era o treinador dos Juvenis do Benfica antes da chegada do João Couto também passou pelo Sporting, creio que o Alexandre estagiou na Academia como treinador em 04/05, deve ser um daqueles jovens promissores que Pedro Mil Homens descobre na Faculdade de Motricidade Humana e depois lhes dá uma hipótese de virem estagiar em Alcochete. Penso que também estagiou no Vitória de Setúbal.

O Alexandre é muito novo, creio que faz 28 este mês.

Quanto à prestação Leonina, penso que existem várias razões para a derrota, uma será o facto de o Benfica ter boa equipa, bons jogadores e bom treinador, outra é o facto de os nossos no último mês terem andado a ganhar muito à justa e com exibições pobres do colectivo e 3 vitórias seguidas por 1-0 e as exibições que eu tinha visto não me convenciam, basta lerem as minhas crónicas das últimas 3 jornadas de Juvenis.
O XI que entrou ontem em campo não é o mais forte mas não era fraco de todo, mas se era importante ganhar este jogo eu acho que deviam ter jogado outros e alguns deviam ter jogado noutra posição, entendo que parte do processo de selecção do XI (e XVIII) para ontem era dar minutos a A, B, C mas mesmo assim.............
O Benfica entrou em campo com o XI mais forte, não tenho qualquer dúvida disso.

Também não percebi a razão pela qual foram convocados o Luís Resende, Vasco Oliveira, Filipe Paiva, Michael Santos, Pedro Mendes, Bruno Simões e Frederico Oliveira, 7 defesas em 18 convocados? Não estou a criticar, estou a constatar e a tentar perceber.

Esta equipa tem que melhorar muito se espera ser melhor que a do Benfica na Primavera, tendo em conta o que vi ontem não será nada fácil, nada mesmo. Vários elementos do XI Leonino estão em mau momento de forma e têm vindo a descer no último mês e isso começa a notar-se cada vez mais. Nenhum dos 3 sectores está isento de problemas.

Na próxima jornada na Amadora lá estarei para os apoiar, e espero que este descanso lhes faça bem.



André Figueiredo

 
At 08:57, Blogger ACF said...

Se quiserem mais fotos do jogo de ontem podem encontrar as mesmas no link que eu providencio neste comentário. Muitas imagens junto da reportagem aqui no blog por vezes estraga um pouco o formato portanto a partir de agora vou colocar menos fotos no meu blog (apenas 2 ou 3 para decorar o texto) e o resto coloco neste fórum. Creio que precisam registar-se para aceder mas é muito rápido. Entre as fotos estão umas com o Professor João Couto a cumprimentar o Nuno Silva e outros jogadores, a cumprimentar o Professor Luís Dias, etc.

www.sportingxxi.com/sportal/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=5070



André Figueiredo

 
At 09:58, Anonymous Anónimo said...

CONCORDO COM US NOSSOS DIRIGENTES SO NAU LEVARAM 3 OU 4 NA PRIMEIRA PARTE PORQUE NAU CALHOU..NA MINHA TERRA DIZ SE QUE LEVARAM UM MASSACRE, UM "TSUNAMI"... A SORTE DESCAIO PARA O VOSSO LADO POIS AS OPORTUNIDADES FORAM CLARAMENTE SUPERIORES PARA O SPORTING!!!

 
At 12:04, Blogger 30 said...

"CONCORDO COM US NOSSOS DIRIGENTES SO NAU LEVARAM 3 OU 4 NA PRIMEIRA PARTE PORQUE NAU CALHOU..NA MINHA TERRA DIZ SE QUE LEVARAM UM MASSACRE, UM "TSUNAMI"... A SORTE DESCAIO PARA O VOSSO LADO POIS AS OPORTUNIDADES FORAM CLARAMENTE SUPERIORES PARA O SPORTING!!!"

Os dirigentes do seu clube não disseram isso. Eles referiram o facto de na primeira volta, quando vieram ao Seixal, não levaram três ou quatro na primeira parte porque não calhou. Já se esperava este desfecho, pois o Benfica tem uma equipa mágnifica, e o Sporting tem estado a claudicar nos ultimos jogos, com vitórias bastante curtas para as aspirações que têm.

Em relação ao Toumani, já chega de falar neste jogador. O Toumani não foi o principal desiquilibrador da partida, muito longe disso, onde marcou um golo e teve 2 ou 3 jogadas pelo flanco direito. Não se pode estar sempre a arranjar desculpas, ainda por cima ele saiu ao intervalo, e têm de ver este resultado negativo como um incentivo para o futuro, e mais uma prova clara que o Benfica está cada vez mais forte!

O Benfica tem mais jogadores na selecção nacional sub-17 que o Sporting, e esse sim, é um facto que eu realço da qualidade do Benfica.

Cumprimentos,

Um abraço ao André e Feliz Natal!

 
At 12:48, Blogger ACF said...

"Os dirigentes do seu clube não disseram isso. Eles referiram o facto de na primeira volta, quando vieram ao Seixal, não levaram três ou quatro na primeira parte porque não calhou. Já se esperava este desfecho, pois o Benfica tem uma equipa mágnifica, e o Sporting tem estado a claudicar nos ultimos jogos, com vitórias bastante curtas para as aspirações que têm."

Quem esteve no Seixal no Benfica Vs Sporting e também esteve no Sporting Vs Odivelas diz que o Sporting sofreu mais remates à baliza do Odivelas do que do Benfica. O Benfica está claramente num bom momento de forma enquanto o Sporting nas últimas 4 jornadas vem a baixar de forma. Não vou apresentar 20 razões pelas quais perdemos ontem porque a verdade é que o Benfica foi melhor, especialmente após os primeiros 20 minutos.

"Em relação ao Toumani, já chega de falar neste jogador. O Toumani não foi o principal desiquilibrador da partida, muito longe disso, onde marcou um golo e teve 2 ou 3 jogadas pelo flanco direito. Não se pode estar sempre a arranjar desculpas, ainda por cima ele saiu ao intervalo, e têm de ver este resultado negativo como um incentivo para o futuro, e mais uma prova clara que o Benfica está cada vez mais forte!"

O Benfica tem vindo a subir nos últimos 2 anos, estes talentos lentamente vão passando de iniciados para juvenis e para juniores e por isso não considero a actual aproximação do SLB uma surpresa. Já o ano passado tinham uma boa equipa de Juvenis, para o ano terão uma equipa de juniores muito interessante, este ano em iniciados parecem melhores do que em 05/06 mas ainda é cedo para falar em relação a esse escalão.

A diferença de qualidade entre o Benfica e Sporting ontem em Juvenis foi muito semelhante à diferença que vi a nível de iniciados quando o Benfica nos visitiou uns meses atrás (embora os Juvenis SLB parecem tem melhores jogadores) a diferença é que nesse jogo caiu um golo do céu que salvou o Sporting com um empate.

"O Benfica tem mais jogadores na selecção nacional sub-17 que o Sporting, e esse sim, é um facto que eu realço da qualidade do Benfica."

Tem mais 1, mas se fores a somar os Sub-16 e Sub-17 o Sporting tem 17 e o Benfica 12. Mas concordo que a presença de 11 jogadores nos Sub-17 é uma indicação da qualidade do plantel de juvenis do Benfica e no próximo ano poderão estar em força nos Sub-18, mas como já disseste muitos deles estão lá para observação.

"Cumprimentos,

Um abraço ao André e Feliz Natal!"

Obrigado, igualmente para ti e para a tua familia. Eu na 19ª jornada de Juniores e Iniciados vou dar um pulinho ao Seixal.



André Figueiredo

 
At 14:51, Blogger Gonçalo said...

A votação do Blog do Ano em http://osabordapalavra.blogspot.com

Não perca a oportunidade de participar:)

 
At 14:58, Blogger ACF said...

Para quem não reparou ainda fica agora a saber que o Odivelas espetou 5 golos ao Estrela da Amadora em Juvenis (5-1). Esta equipa de Odivelas meteu 2 golos ao Benfica na 12ª, quase empatava com o SCP na 13ª, e agora goleou o Amadora que está em 4º lugar. Se não me engano este treinador (Paulo Henriques) do Odivelas entrou no clube 5 jornadas atrás e os resultados estão à vista, na 1ª volta o Amadora tinha dado 3-0 ao Odivelas.

Curiosamente o Amadora perdeu com os 3 primeiros actuais (Benfica, Sporting e Pontinha) sempre pelo score 2-1.



André Figueiredo

 
At 15:26, Anonymous Anónimo said...

Fantástico blog, só lamento tê-lo descoberto só hoje. Destaquei-o no Sector. ;)

 
At 16:14, Blogger Gonçalo said...

Obrigado André pelo teu voto e pela indicação de um dos blogs de qualidade na blogosfera lusitana.
Um abraço e fica bem.

 
At 16:37, Blogger ACF said...

Já agora aproveito e fica aqui a crónica do Jornal Sporting sobre o Benfica Vs Sporting na 3ª jornada de Juvenis:

http://img476.imageshack.us/img476/6373/jornada3uj0.jpg

Os XIs:

SPORTING:

Pedro Miranda

Luís Resende
Pedro Mendes
Bruno Simões
Michael Santos

Diogo Amado (cap.)
André Martins (Cedric Soares aos 60m)
Diogo Rosado

Luís Andrade (Januário Jesus aos 55m)
André Gonçalo (Diogo Ribeiro aos 75m)
Wilson Eduardo.

Tendo em conta a presença de André Gonçalo e Wilson Eduardo no mesmo XI podemos concluir que o Sporting ou jogou em 4-1-3-2 como fez na Pontinha ou em 4-1-2-3 com Wilson Eduardo a extremo esquerdo como fez ontem Vs Benfica.
Com a presença de Luis Andrade no XI eu acredito mais que fosse um 4-1-2-3 com Andrade na direita e Wilson na esquerda do que uma táctica com uma linha de média com 3 elementos à frente do trinco (ai faria mais sentido André Sousa no XI em vez de Luis Andrade).

Pedro Miranda na baliza, quarteto defensivo idêntico ao de ontem, André Sousa e Diogo Viana ambos fora do XIV. Curiosamente as 3 entradas foram todas Juvenis B; Cedric, Januário, Diogo Ribeiro. Ontem entre os suplentes que entraram apenas o Hugo Fernandes era de 1º ano.

BENFICA:

Hugo Figueiredo

Tiago Santos (Nelson Oliveira aos 50m)
Abel Pereira
João Pereira (cap.)
Ricardo Caetano

Leandro Pimenta (João Carmo aos 65m)
Vítor Pacheco
Artur Lourenço
David Simão

André Soares
Rui Ferreira (Valdo aos 50m)

Jogavam em 4-4-2 losango, e com Tiago Santos em vez de Pedro Eugénio (creio que ainda não tinha assinado), André Soares jogou a PDL (mais pela esquerda), Artur Lourenço jogou a Nº10, de resto o XI é idêntico embora com uma táctica diferente porque agora já jogam com um meio campo mais compacto, e uma frente de ataque mais larga.

Quem quiser ler a crónica do André Sabino com o POV Benfiquista em relação a esse jogo pode ler aqui:

www.serbenfiquista.com//modalidades/_jogos.php_tipo_futebol_id_903



André Figueiredo

 
At 22:21, Anonymous Anónimo said...

Pronto menino André já tens o que tanto querias... Com Sportinguistas como tu o Benfica pode estar descansado...

Antes do jogo dizias que só querias que os rapazes tivessem concentrados e não exigias a vitória, já deu pra perceber que és um gajo de principios!

Espero que não apagues tudo o que escreveste sobre este jogo, pois ainda poderás necessitar de avivar a memória daqui a uns 4 anitos quando aí sim se faram as contas... Talvez depois lhe vás pedir autógrafos e eles em vez de te cuspirem na tromba ou te amiaçarem de cortar o pescoço, tenham educação para satisfazer os teus intentos com a correcção com que estão a ser formados na Academia Sporting/Puma.

 
At 00:03, Anonymous Anónimo said...

Arruaceiros como os do comentário anterior não interessam neste blog.

Rua!!! Crítica sim, mas com nível e fundamentação.

 
At 01:15, Anonymous Anónimo said...

Só hoje à tarde é que soube o resultado do jogo pois a vida profissional não me tem dado descanso. De facto tudo aconteceu como o André já antecipara há alguns dias para não dizer semanas. Inclusivé considero que os dirigentes leoninos tb já previam este desfecho e penso que até estarão um tanto o quanto milindrados com a grande subida do Benfica na Formação. Sinceramente não me espanta mesmo nada que venham a ultrapassar o Sporting a médio prazo pois já têm uma política de prospecção muito mais agressiva que a nossa e até em termos de investimento já nos superam em larga escala. Existem muitos Sportinguistas que andam distraídos e que interiorizaram que vamos dominar eternamente a formação, penso que brevemente poderão ter uma grande desilusão. Acrescento ainda que o grande erro do Sporting é preferir pagar a directores que não fazem nada do que aos técnicos dos míudos e o Mister João Couto infelizmente foi a principal vítima dessa política. O Sporting está ano após ano a desinvestir e o benfica a investir cada vez mais, os resultados como é obvio vão acabar por aparecer. Para quem não sabe os lamps em escolinhas têm ganho quase sempre ao Sporting para não dizer arrasado e é por isso que estamos a tentar contrariar essa têndencia com a criação das novas Academias dos míudos.
Falaram aqui do Pedro Eugénio mas esqueceram-se do Ricardo Real, para quem não sabe estes míudos apesar de bons jogadores foram mandados embora da Academia por mau comportamento, pois tiveram atitudes muito graves e não foi 2 nem 3 vezes. Após terem sido dispensados foram logo pescados pelo Benfica que se está a borrifar para a educação e formação dos miudos. Seria curioso investigarem qts miudos das escolas do benfica passaram de ano no ano lectivo passado ou qts chumbaram o ano por faltas e a seguir comparem-nos com os do Sporting. A seguir vejam qts desses que tiveram mau aproveitamento jogaram em ambas as formações ao longo da época. O Januário Jesus é um bom exemplo do lado do Sporting.
Relativamente a esta equipa de juvenis vai ter de trabalhar muito, mas com o mister Couto do outro lado acho muito dificil e atrevo-me a dizer que os nossos dirigentes já preceberam o erro que cometeram em prescindir de Couto. Em relação aos Juniores apesar de uns furos abaixo das últimas duas épocas vamos discutir com 1 das equipas do Norte o campeonato. Em Iniciados confio na opinião do André que acha que o Luís Gonçalves na hora da verdade lá mais para a frente vai pôr a melhor equipa em Campo e poderá ditar cartas, mas vamos ver...

abraço para ti André

 
At 10:14, Blogger Ricardo said...

Quem são os rapazes que na foto estão a falar com o João Couto? Um (o de fato de treino) parece-me o André Santos, mas não tenho a certeza. Quem são afinal?

 
At 12:51, Blogger 30 said...

Goyaaté said...

"Seria curioso investigarem qts miudos das escolas do benfica passaram de ano no ano lectivo passado ou qts chumbaram o ano por faltas e a seguir comparem-nos com os do Sporting. A seguir vejam qts desses que tiveram mau aproveitamento jogaram em ambas as formações ao longo da época"

Anda pouco informado. Neste momento o Benfica pode-se orgulhar do insucesso escolar ter baixado drásticamente desde que a Dr. Catarina Santos tomou conta de toda a vida escolar dos míudos do Sport Lisboa e Benfica. Tal como disse, o Benfica está a ter uma evolução monstruosa, e cada vez mais os resultados começam a estar à vista. Na temporada passada o Benfica foi campeão em quase todas as equipas abaixo de sub-13, e este ano o caminho está traçado.

Antes de falármos sobre os assuntos, temos de nos tentar informar para não cair em erros fáceis como acabou de acontecer.

Cumprimentos

 
At 14:10, Blogger ACF said...

Aquele muito alto (2ª a contar da direita) parece ser o André Martins Guarda-Redes dos Juniores, os outros 2 não estou a ver, o de casaco branco nunca lhe cheguei a ver bem a cara mas garanto que não é o João Gonçalves ou o Marco Lança. Também o Nuno Silva e o Miguel Miranda o estiveram a cumprimentar, tal como a equipa técnica do Sporting, e até mesmo alguns adeptos (creio que inclusive a Karol). O da esquerda se não é o André Santos pelo menos imita muito bem.


André Figueiredo

 
At 14:46, Blogger ACF said...

"o Benfica pode-se orgulhar do insucesso escolar ter baixado drásticamente desde que a Dr. Catarina Santos tomou conta"

O Sporting na Raquel Martins e Dina Rodrigues também tem 2 Doutoras com excelente toque de bola.



André Figueiredo

 
At 15:22, Blogger ACF said...

O defesa central Anderson quer sair do Benfica. Já o disse no passado e volto a dizer que para mim é o melhor central daquele plantel, está a atravessar um mau momento mas eu gosto muito deste jogador. É nestas ocasiões que lamento que não existam mais permutas entre os clubes grandes porque penso que qualquer Portista sensato gostaria de ter Anderson ao lado de Pepe, tal como eu adorava ver o Adriano (FC Porto) ou o Marcel (Braga/Benfica) ingressar no Sporting.

O Marcel é outro daqueles que já foi/é sacado de pancada dos adeptos do Benfica mas eu recebia este PDL de braços abertos, jogador ideal para jogar no meio de um 4-3-3, o Adriano então vale por 3 Buenos, fisicamente forte, bom cabeceador, muita raça, o Adriano provou que consegue dar o salto de um Nacional/Cruzeiro para um FC Porto sem problemas e continuo a achar estranho o sucesso de Postiga no 4-3-3 pois é umjogador com fraco jogo aéreo e parece mais talhado para jogar em 4-4-2 na companhia de um matulão estilo Jankaukas. O Professor Jesualdo deve depositar muita fé no Bruno Moraes para estar disposto a prescindir do Adriano.

Tem que haver boas relações entre os clubes que permitam estas comprars/trocas entre os clubes, por vezes saiem "barretes" como Ricardo Fernandes por Clayton mas mesmo assim é sempre bom ter essa opção. Quem sabe, talvez Jesualdo gostasse de ter o João Alves no Porto e em troca mandava o Adriano. Carlos Martins por Adriano também não me repugna.

Rochemback e Adriano assentavam como uma luva no nosso plantel agora em Janeiro.

O Anderson é um bom jogador, mas o Sporting está bem servido com Polga e Tonel, e ainda tem Veloso e Carriço como eventuais herdeiros.



André Figueiredo

 
At 23:54, Anonymous Anónimo said...

Boas André, de facto se tu afirmas que eu ando mal informado eu aceito, mas confesso que estou a ficar sériamente preocupado é que curiosamente quem me deu essa indicação foi uma pessoa da formação do Sporting que me merece toda a credibilidade. Mas se na nossa formação trabalham pessoas muito mal informadas então as coisas por lá andam mesmo mal.

Um abraço e votos de Feliz Natal para todos.

 
At 12:49, Blogger 30 said...

goyaaté, quem te respondeu fui eu. Eu não sou o André Figueiredo.

Feliz Natal para todos!

 
At 15:14, Anonymous Anónimo said...

Boas,

vcs têm o nick parecido, isso pode causar confusões, peço desculpa pelo equívoco. Então presumo que tu André és o moço autor do blog Jovens Águias. Os meus parabéns pela tua iniciativa...está muito bom, muito interessante e tb é bom ter-te aqui a partilhar informações preciosas e a dar elevação ao debate.
Relatiavamente ao que escrevi, sobre o aproveitamento escolar, essa informação foi-me dada em Julho/Agosto por um elemento da formação leonina. Confesso que não estou a par da situação actualmente pq não tenho tido tempo para me deslocar e obter mais informações. Mas pelo que dizes as coisas no lado do benfica referentes a essa questão estão a melhorar muito e já não são o que eram e ainda bem pq mais que a formação do atleta está a formação do homem. Segundo dizes o benfica consegiu reduzir drásticamente o insucesso escolar dos miudos, se assim é, então havia uma grande preocupação com o assunto por isso o que escrevi não é totalmente descabido.

já agora André, encontrei umas afirmações tuas no forum ser benfiquista:
["A diferença não é abismal. Mas é diferente. O Sporting tem uma escola de futebol fantástica, e um centro de estágio novo não resolve tudo. No Benfica se um míudo chumbar de ano não faz mal nenhum, ouve umas reprimendas mas fica-se por ali. No Sporting, para se estar no Sporting e para se ser interno na Academia tem de se passar de ano sempre. O Fábio Paim, e é o Paim, ainda não fez nenhum estágio com a equipa principal do Sporting por não se interessar muito pela escola e por outras situações de indisciplina.

O Sporting não se deixa levar nos interesses, e contrata jogadores pelo seu valor. E os resultados estão à vista: Figo, Simão, Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, Quaresma, João Moutinho, Djaló, Nani, Miguel Veloso, Custódio, Carlos Martins, chegaram todos à equipa principal num espaço de 10 anos. E o Benfica?

Mas o que interessa é que a nossa formação está a melhorar muito, cada vez nos estamos a aproximar mais do Sporting, já suplantámos o Porto na minha opinião, e estamos no caminho certo. Agora, existem coisas que têm de mudar para o Benfica conseguir ser a melhor escola de formação em Portugal."]

O Pedro Eugénio e o Ricardo Real revelaram em inumeras vezes mau comportamento e tiveram mau aproveitamento escolar e por isso foram dispensados apesar do seu valor, o benfica por seu lado não se melindrou e foi logo lá buscá-los por isso não se preocupou muito com esses factores pouco convidativos.

Ainda este ano chamou-me a atenção um tal de Januário de Jesus que estava nos JuvenisB e que começou a aparecer com regularidade nos JuvenisA dando boas indicações. Verifiquei que na época passada ele era iniciado mas tinha jogado pouco o que me deixou intrigado. Ora a Felina do forum do sporting artinova esclareceu-me sobre a situação. É que o Januário em novembro tinha mau comportamento e já tinha chumbado o ano por faltas e o sporting decidiu que ele não jogava mais apesar de ser bom jogador, daí nem sequer ter aparecido na fase final do campeonato de Iniciados na época passada.

Já agora André(Jovens Águias), podes esclarecer-me o que aconteceu com o tal miudo que foi notíca da bola e que estava a ser disputado por benfica e sporting de nome Mauro.

um abraço a todos, especialmente aos Andrés.

 
At 16:13, Blogger 30 said...

Goyaaté... Quando referi isso, já lá vão uns 4/5 meses, aconteceu na altura em que todos os departamentos que actualmente trabalham no Benfica ainda se estavam a formar, e muitos ainda nem sequer existiam. Refuto desde já a minha afirmação, pois é notório que um centro de estágio pode alterar muita coisa, tudo mesmo! Na época passada o insucesso escolar foi grande, mas desde que a prof. Catarina Santos tomou conta do assunto, o insucesso escolar baixou drasticamente.

Em relação aos outros assuntos, o Benfica tem feito um trabalho fantástico, e os erros do passado estão cada vez a acontecer menos no presente. Claro que isto é um processo gradual, que não tem mudanças do dia para a noite. Mas posso dizer, que neste momento a formação do Benfica está a trabalhar 10 vezes melhor, em comparação com o que acontecia há uns 3/4/5 anos.

Neste momento há toda uma estrutura muito bem montada, e os resultados já se começam a notar. Estou bastante satisfeito com o rumo actual da formação do Benfica, que tem pessoas extremamente competentes a tomar conta das situações.

Com a abertura do Centro de Estágio, e com o passar do tempo, foram criados departamentos muito interessantes que começam já a dar os seus frutos. Um departamento que está em grande 'forma', é o departamento de optimização coordenado pelo professor Bruno Mendes.

O caso do Mauro não sei o que aconteceu, também tenho andado curioso em relação a isso.

Só mais um aspecto. Em relação ao Tumani, é dito no fórum do Sporting que o jogador esteve na Academia, e só não ficou lá porque já tinha 20 anos. Essa afirmação é totalmente falsa, e é lamentável que um user (de seu nome Crazy SCP) tenha lançado esse boato sem qualquer fundamento, e que a maioria das pessoas tenham feito troça de um jovem muito humilde, que está bastante alegre por poder jogar à bola. Se todos os desportistas fossem como o Tumani, então o desporto em portugal estava muito bem servido! Para esclarecer a situação, informo que o Tumani esteve no Estrela da Amadora, onde seguiu para o Vitória de Guimarães que teve problemas com os papéis para a sua inscrição, e no Benfica tudo isso foi resolvido. Como andas por lá, pedia-te o favor de esclareceres a situação do Tumani.

Finalizo, dizendo que a formação do Benfica está a um nível que eu nunca vi, e que os frutos do seu trabalho não irão ter efeitos imediatos como é óbvio, mas estou bastante confiante e esperançado que os títulos de Escolas e Infantis continuem pelos lados da Luz, e que em Iniciados, Juvenis e Juniores, consigamos vencer os títulos em todos esses escalões.

Um abraço para ti, para o André Figueiredo, e votos de feliz Natal e grande 2007 para todos!

André

 
At 16:57, Blogger ACF said...

"vcs têm o nick parecido, isso pode causar confusões, peço desculpa pelo equívoco. Então presumo que tu André és o moço autor do blog Jovens Águias. Os meus parabéns pela tua iniciativa...está muito bom, muito interessante e tb é bom ter-te aqui a partilhar informações preciosas e a dar elevação ao debate."

Eu sou o André Figueiredo, Sportinguista e autor deste blog, ele é o André Sabino, Benfiquista e autor do blog "Jovens Águias" que realmente é um excelente blog para se poder aprender, e estudar as camadas jovens do Benfica.
O André (não estou a falar de mim próprio) será sempre bem vindo aqui pois tenho sempre curiosidade em saber mais sobre o adversário(s). Só tenho pena que não venha por aqui ninguém apresentar o lado Portista da equação. Gostava de saber mais sobre os jovens dragões, em particular sobre a equipa de Iniciados do FCP que segundo ouvi dizer é uma autêntica fera.

Aliás, quem quiser falar sobre Boavista, Porto, Alverca, Guimarães ou qualquer outro clube com tradição nas camadas jovens nos últimos 15 anos será sempre bem vindo. Até mesmo Braga, Belenenses, Estoril, Amadora, etc.

"Relatiavamente ao que escrevi, sobre o aproveitamento escolar, essa informação foi-me dada em Julho/Agosto por um elemento da formação leonina."

Por um lado quem está numa facção nem sempre pode estar muito bem informado sobre o que se passa do outro lado. Por outro lado é sempre de esperar que os membros de uma facção não se alonguem em elogios ao adversário. É certo que o Benfica roda menos os seus XI titulares, mas aquela velha teoria que "o Benfica joga sempre com o mesmo(melhor) XI" também é um exagero. Acredito que a vertente de formar e não somente ganhar pode ter mais peso no Sporting, mas o Benfica também roda os seus XIs, roda menos mas também roda, baste irem lendo as fichas de jogo.

"já agora André, encontrei umas afirmações tuas no forum ser benfiquista:
["A diferença não é abismal. Mas é diferente. O Sporting tem uma escola de futebol fantástica, e um centro de estágio novo não resolve tudo. No Benfica se um míudo chumbar de ano não faz mal nenhum, ouve umas reprimendas mas fica-se por ali. No Sporting, para se estar no Sporting e para se ser interno na Academia tem de se passar de ano sempre. O Fábio Paim, e é o Paim, ainda não fez nenhum estágio com a equipa principal do Sporting por não se interessar muito pela escola"

Que eu saiba o Fábio Paim já perdeu o interesse pela escola já lá vai algum tempo apesar de ser incentivado pelos formadores a ter mais interesse nessa vertente. Talvez eles apenas insitam que eles cheguem ao 9º ano e partir dai são mais flexiveis. o Carriço, André Pires já têm o 12ª, o Simão Coutinho creio que também já completou o 12ª, o Lança não sei.

Mas sinceramente vos digo que se só os alunos aplicados na escola ficassem no Sporting então em Alcochete tinham 6 ou 8 jogadores e o resto já tinham mandado embora. É bom que tentem ajudar os jovens mas não podem encostar uma arma à cabeça ou desperdiçar talentos só porque não querem estudar após um certo nível.

"Mas o que interessa é que a nossa formação está a melhorar muito, cada vez nos estamos a aproximar mais do Sporting, já suplantámos o Porto na minha opinião, e estamos no caminho certo. Agora, existem coisas que têm de mudar para o Benfica conseguir ser a melhor escola de formação em Portugal."]"

Não acho que o SLB tenha suplantado o Porto, o FCP foi campeão de Iniciados em 2001/02 e 2004/05, Juvenis em 2001/02 e 2002/03, durante este tempo o SLB foi campeão de Juniores em 03/04 e têm que admitir que foi um ano em que o Benfica foi o menos mau entre um lote de pretendentes fracos e fraquinhos, as estatisticas demosntram que os Juniores SLB 03/04 tiveram 6 derrotas, 6 empates, e sofreram 36 golos, um pouco à imagem dos campeões pelo Alverca (com Lima) em 01/02 mas também com scores péssimos, nenhumas dessas 2 equipas teria a minima hipótese agora ou nas últimas 2 épocas.

"Ainda este ano chamou-me a atenção um tal de Januário de Jesus que estava nos JuvenisB e que começou a aparecer com regularidade nos JuvenisA dando boas indicações. Verifiquei que na época passada ele era iniciado mas tinha jogado pouco o que me deixou intrigado. Ora a Felina do forum do sporting artinova esclareceu-me sobre a situação. É que o Januário em novembro tinha mau comportamento e já tinha chumbado o ano por faltas e o sporting decidiu que ele não jogava mais apesar de ser bom jogador, daí nem sequer ter aparecido na fase final do campeonato de Iniciados na época passada."

O que me contaram foi que o problema do Januário não é de indisciplina, parece que o rapaz é mau aluno porque pura e simplesmente não é nenhum Einstein. Já agora aproveito para contar que naquela conversa que tive com o Manuel Fernandes para minha grande surpresa ele sabia quem era o Januário Jesus e referiu-se ao puto como "craque". Sem dúvida é um jogador muito entusiasmante, mas não é o único nos Juvenis B, também gostei muito daquilo que vi do Marinho e do Cedric, existe ali muita matéria prima interessante. Quem me dera poder ver os jogos dos Bês.

"um abraço a todos, especialmente aos Andrés."

Obrigado (pela parte que me toca, LOL).

Um grande abraço para ti, e um feliz natal para ti e a tua familia.

P.S. André, talvez fosse melhor assinares os teus comentários como "André Sabino".



André Figueiredo

 
At 18:55, Anonymous Anónimo said...

Adorei a parte em que o toumani tá feliz por jogar futebol.. ja agora: as ameaças "de morte" k fez kd marcou o golo é uma nova forma de festejar os golos nos Benfica?? ou é assim k se festeja em áfrica???

 
At 19:38, Anonymous Anónimo said...

Claro que quem festejou um golo dessa maneira só pode estar recalcado porque treinou na academia e nãi ficou, só depois foi para o estrela. Estamos na presença de outro Anuneke que ajudou a vencer o campeonato em juvenis à alguns anos e agora joga no vitória. Grande benfica.....

 
At 19:38, Anonymous Anónimo said...

O Toumani apareceu no Sporting com um BI de iniciado, e nem o deixaram treinar...Quando, 5 dias depois, apareceu com um BI de juvenil de 1º ano, os dirigentes do sporting resolveram, para descargo de consciência, deixá-lo treinar...Ora, vendo que, sem ser a força, ele não apresentava mais qualidade nos aspectos que realmente interessam para a formação dos futebolistas que integram a academia, resolveram dispensá-lo...foi tão simples quanto isso...em relação a ele não conseguir ser inscrito por outros clubes como iniciado ainda este ano, fico contente que se tenha despachado a fazer anos, pois assim ja pode fazer o que mais gosta.
" Na época passada o insucesso escolar foi grande, mas desde que a prof. Catarina Santos tomou conta do assunto, o insucesso escolar baixou drasticamente."
Acho isto óptimo, quero saber se na actual equipa de iniciados A, que o ano passado só teve dois atletas a passarem de ano, vai haver muitas mudanças no final deste ano lectivo...aí poderemos confirmar se o Benfica realmente mudou nesse aspecto. Quero só realçar aqui algo que se tem discutido ultimamente em relação à formação...o Benfica foi buscar o víctor Pacheco, o Rui Ferreira, o Caetano, o Pedro Eugénio, o Abel, o Freire...São bons jogadores, mas já eram internacionais, ou pelo menos já tinham sido chamados a estágios o ano passado, e não eram jogadores do Benfica...o Benfica não os formou, simplesmente outros formaram-nos e o Benfica pagou por eles, é diferente...Portanto o facto do Benfica ter mais um ponto no campeonato que o Sporting não implica que está tudo mal feito na academia...e não implica que esteja tudo bem no Seixal...
Atentem numa última coisa, sinceramente...O Rui Ferreira e o Abel Pereira alguma vez serão jogadores??Como podem compará-los, nos vossos blogs, com o Leandro(esse sim, bom jogador, embora desaproveitado numa posição tão recuada)?
João

 
At 20:00, Blogger 30 said...

"Anônimo disse...
Adorei a parte em que o toumani tá feliz por jogar futebol.. ja agora: as ameaças "de morte" k fez kd marcou o golo é uma nova forma de festejar os golos nos Benfica?? ou é assim k se festeja em áfrica???"

Aquele gesto do Tumani, é um ritual da terra dele.

"Quero só realçar aqui algo que se tem discutido ultimamente em relação à formação...o Benfica foi buscar o víctor Pacheco, o Rui Ferreira, o Caetano, o Pedro Eugénio, o Abel, o Freire...São bons jogadores, mas já eram internacionais, ou pelo menos já tinham sido chamados a estágios o ano passado, e não eram jogadores do Benfica...o Benfica não os formou, simplesmente outros formaram-nos e o Benfica pagou por eles, é diferente...Portanto o facto do Benfica ter mais um ponto no campeonato que o Sporting não implica que está tudo mal feito na academia...e não implica que esteja tudo bem no Seixal..."

Completo desacordo. Todos esses jogadores, irão estar pelo menos 4 anos no Benfica. Em 4 anos de trabalho não se forma? Então o que andam lá eles a fazer? Aos 15/16 anos já estão formados? Isso está muito longe de ser verdade.

"Atentem numa última coisa, sinceramente...O Rui Ferreira e o Abel Pereira alguma vez serão jogadores??Como podem compará-los, nos vossos blogs, com o Leandro(esse sim, bom jogador, embora desaproveitado numa posição tão recuada)?"

Mas quem é que disse que o Rui Ferreira era um bom jogador? É um atleta possante a nível físico, rápido, mas pouco mais. No entanto, nenhum "craque" de Alcochete tem mais golos que o Rui no campeonato. Porque será? O Abel Pereira não é um bom jogador? Essa é para rir. Nenhum jogador do Sporting conseguiu passar por ele no tempo que esteve em campo. É baixo, mas é um jogador muito forte a nível físico, e com uma capacidade de desarme fora do normal. O Abel Pereira sozinho, é melhot que o Bruno Simões e o Pedro Mendes juntos!

Cumprimentos

 
At 20:25, Blogger ACF said...

Eu acho que quem acompanha a equipa com regularidade não pode estar propriamente chocado com o desaire Vs Benfica, mas também sabe que isto não é razão para entrar minimamente em pânico. Para um campeão (potencial campeão) ao fim de 14 jornadas ter perdido 7 pontos não é brilhante mas, não é uma sentença de morte.
A mim não me preocupa perder pontos ou ter um aproveitamento pontual de 80% em vez de 90%, o que me preocupa é jogar mal porque jogando mal como equipa não faz diferença nenhuma se estão a jogar os XI melhores ou XI piores porque o problema reside mais no colectivo do que na qualidade individual dos jogadores.

Quem vê a equipa jogar percebe que desde a 10ª jornada que a gente vinha a perder fulgor e neste momento estamos num mau momento de forma enquanto o Benfica está num excelente momento de forma portanto a derrota nesse contexto é desagradável mas aceitável.
Se o Sporting tinha que perder com alguma equipa então ainda bem que foi com o Benfica que neste momento é o melhor conjunto do campeonato, e tem bons jogadores, antes perder com estes do que com um Odivelas, Loures, etc.

Empatar no Seixal é aceitável, perder em casa quando estamos no nosso pior momento e eles estão no seu melhor é aceitável. Mas o empate com o Alverca é que sinceramente nunca me agradou, esses 2 pontos perdidos muito mais que os 3 perdidos na Quarta-Feira muito me incomodaram. Não estive nesse jogo, é certo que o Alverca na altura estava em 2º lugar no campeonato, e é certo que o Sporting precisa de ir rodando os jogadores ou testar jogadores em outras posições, mas tendo em conta o valor do adversário nesse momento penso que algo mais podia ter sido feito.
O Alverca antes da 8ª jornada já tinha ganho ao Belenenses, ao Pontinha, e já tinha travado o Benfica. Tendo em conta que o Sporting jogava em casa, e o Alverca estava em 2º e a fazer um campeonato muito bom acho estranho como o Sporting foi capaz de consentir um empate numa altura em que até estava num momento de forma interessante. Se tivessem ganho ao Alverca ainda estariam agora 1 ponto à frente do Benfica.

Os Juvenis do Benfica dificilmente poderão melhorar em relação ao seu nível actual de qualidade de jogo embora fisicamente os jogadores possam estar mais fortes no futuro, o Sporting por outro lado está num mau momento, e no futuro só poderá estar melhor porque é francamente difícil para jogadores desta qualidade jogarem pior do que jogaram nas últimas 4 jornadas. O Benfica está a atingir seu plafond, o Sporting felizmente ou infelizmente neste Dezembro esteve muito abaixo do seu tecto qualitativo.
O descanso natalício fará bem aos jogadores para refrescar o corpo, afastar ansiedades, e renovar as suas ambições, restam 8 jornadas até ao fim da fase regular, a ver vamos o que os rapazes trazem de férias quando voltarem a entrar em campo a 7 de Janeiro.
O Sporting por agora faria bem em esquecer o Benfica, esquecer o 1º lugar, e simplesmente concentrar em ganhar mas acima de tudo em melhorar a sua qualidade de jogo, e colocar o talento dos jogadores ao serviço do colectivo, ou colocar em campo os jogadores que melhor podem rentabilizar o modelo de jogo da equipa.

P.S. É "Toumany" e não "Toumani", assim estava escrito na ficha de jogo que me foi entregue pelo delegado do Benfica.



André Figueiredo

 
At 20:47, Blogger ACF said...

"Mas quem é que disse que o Rui Ferreira era um bom jogador? É um atleta possante a nível físico, rápido, mas pouco mais. No entanto, nenhum "craque" de Alcochete tem mais golos que o Rui no campeonato. Porque será?"

Isso também terá a ver com a qualidade de jogo das respectivas equipas, e a maneira como o Nº9 se enquadra no modelo de jogo de cada uma. O Benfica tem 47 golos marcados comparado com 38 do Sporting portanto é mais fácil marcar golos no Benfica, além disso o Rui Ferreira seja em 4-4-2, 4-1-2-3 ou 4-2-1-3 ele joga sempre no meio do ataque enquanto o Wilson Eduardo muitas vezes joga na ala esquerda.

Também tens que reparar que no 4-1-2-3 do Sporting o Nº9 nunca joga fixo no meio, seja o Nogueira, Wilson, Caraballo etc todos eles deambulam pela frente de ataque enquanto o Rui Ferreira é um jogador muito mais fixo. O trio atacante do Benfica é muito mais previsivel do que o do Sporting mas eu pessoalmente prefiro isso do que excessivas trocas de posição entre os extremos ou o Nº9 sempre a descair para as alas.

Acho que o Diogo Amado também faz falta mais à frente para surgir na área. Digo que sinceramente gosto mais de ver o Diogo Amado a Nº8 e o André Martins a Nº6 porque assim o meio campo ganha velocidade nas transições, e tem um elemento mais agressivo ao lado do Diogo Rosado porque o Diogo quando sobre geralmente é mais pelas alas ou então usa o passe longo, é preciso alguém que suba pelo meio e o Amado faz isso bem.

Em relação ainda ao Rui Ferreira Vs Wilson, como jogador acho o Wilson muito mais completo, o que não quer dizer que seja melhor PDL, o Jardel também é melhor PDL que o Liedson mas o Liedson como jogador é muito mais completo, nem existe comparação possível.

"O Abel Pereira não é um bom jogador? Essa é para rir. Nenhum jogador do Sporting conseguiu passar por ele no tempo que esteve em campo. É baixo, mas é um jogador muito forte a nível físico, e com uma capacidade de desarme fora do normal. O Abel Pereira sozinho, é melhot que o Bruno Simões e o Pedro Mendes juntos!"

Tens que ver o Bruno Simões jogar quando ele e a equipa estão num bom momento de forma, para mim é o melhor (mais consistente) jogador dos Juvenis A. O Pedro Mendes neste momento é uma pálida imitação do jogador que ele era 4-6 semanas atrás, ele é apenas mais um entre vários elementos que estão em claro subrendimento, toda a equipa está a jogar abaixo do seu real valor com a possível excepção do Pedro Miranda que tem conseguido jogar sempre muito bem.



André Figueiredo

 
At 00:32, Anonymous Anónimo said...

"Só mais um aspecto. Em relação ao Tumani, é dito no fórum do Sporting que o jogador esteve na Academia, e só não ficou lá porque já tinha 20 anos. Essa afirmação é totalmente falsa, e é lamentável que um user (de seu nome Crazy SCP) tenha lançado esse boato sem qualquer fundamento, e que a maioria das pessoas tenham feito troça de um jovem muito humilde, que está bastante alegre por poder jogar à bola."

Tens de começar a ler bem as coisas em vez de as moldares à tua maneira. Nunca disse que o Toumany tinha 20 anos. Apenas disse o que aqui já foi relatado ... ou seja, que ele esteve na Academia e foi rejeitado por vários motivos. Volta lá a ler bem o que foi escrito e não te preocupes tanto com o que se escreve no fórum do Sporting. Continua no teu interessante blog que faz falta mais blogs sobre a formação em portugal.

 
At 09:48, Blogger ACF said...

Eu não acredito que o Toumany tenha 20 anos, se ele tinha 14 anos na Quarta-Feira 20 de Dezembro isso já não sei, mas sinceramente acho que se está a dar muita importância a esse aspecto como se o facto de o Sporting ter perdido tivesse a ver com o facto de o Toumany ter esta ou aquela idade.
É certo que o rapaz é explosivo, fisicamente forte mas estar sempre a falar disto (ou da celebração politicamente incorrecta dele) quase parece uma manobra de diversão para esquecer algo mais importante, o facto de o Benfica ter jogado mais e melhor que nós, é neste facto que temos de nos concentrar e tentar rectificar aquilo que NÓS fizemos menos bem, e não em quantos jogadores estrangeiros eles têm no plantel, ou se têm mesmo esta ou aquela idade, ou se têm boas ou más notas na escola, etc.
Vamos encarar os problemas de frente e para mim o problema foi o facto de não termos jogado um grande jogo e é nisto que temos que focar a nossa atenção, o que o adversário faz ou deixa de fazer não nos devia interessar em demasia.

Um feliz natal para todos, e muito cuidadinho a conduzir.



André Figueiredo

 
At 17:15, Anonymous Anónimo said...

O Tounami pode ser mais velho mais não tem metade da capacidade física do Diogo Amado

 
At 00:51, Blogger ACF said...

"O Tounami pode ser mais velho mais não tem metade da capacidade física do Diogo Amado"

Jogadores diferentes, o Toumany é um jogador rápido, explosivo, surpreendentemente forte, com um centro de gravidade baixo e aguenta bem o tackle, o Diogo é um jogador fisicamente muito forte, tacticamente culto e com boa resistência aeróbica, tecnicamente não se dá muito por ele pois não é jogador que jogue frequentemente numa função de desiquilibrador, mas tem um remate muito interessante.

O Diogo Amado com 16 anos já tem corpo de senior, quase de certeza vai agarrar muitos minutos para o ano mesmo sendo Junior de 1º ano. Vários jogadores nesta equipa de Juvenis me parecem fisicamente muito fortes para a sua idade, talvez parte do problema seja a equipa ter mais força do que velocidade razão pela qual eu acredito que é importante escolher bem o trio de jogadores que joga no miolo para que exista uma mescla de força, velocidade e tecnicismo para que as transições ocorram mais depressa e suavemente.

O Diogo Rosado e Pedro Mendes ainda têm muito que evoluir fisicamente, é preciso ter paciência pois são jogadores interessantes.



André Figueiredo

 
At 12:39, Blogger 30 said...

Outros jogadores que não são tão fortes fisicamente como um Amado, são o André Martins e o Luis Almeida. Mesmo assim, são jogadores muito interessantes, e muito evoluidos a nível técnico que com mais capacidade física podem ser jogadores muito interessantes.

André Sabino

 
At 13:34, Blogger ACF said...

Não estou a ver o André Martins ganhar muito em porte fisico nos próximos anos, mas eu gosto de o ver jogar como trinco pois acho que com ele nessa posição as transições são mais rápidas após a recuperação da bola. Além disso o Amado fica assim liberto para poder jogar mais à frente, o Diogo pode jogar a Nº6, Nº8 e Nº10 mas para mim ele é mais um Nº8 do que outra posição qualquer. Após a bola ser endossada aos alas o Diogo tem que poder avançar no terreno para poder surgir na área.

O André Martins pode não ficar nenhun gigantes pois nem ele nem o Luís Andrade são muito altos aos 16 anos de idade mas ainda podem crescer mais e mesmo que não aconteca o que não falta por ai são pequeninos que são grandes jogadores para não falar que executam mais depressa e têm mais técnica que um tipico jogador mais alto ou fisicamente mais denso.

O futebol juvenil não é como o senior em que todos exigem que o Mister meta em campo o melhor XI em todos os jogos, aqui também é preciso dar minutos aos "menos bons" e por vezes os "menos bons" em Agosto se tiverem jogado com regularidade já são melhores que os "bons" em Maio. O Mister é soberano nestas decisões e ele melhor que nós sabe quem merece ou precisa de minutos para poder realizar o seu potencial. Se o único critério para escolher o melhor XI de Juvenis fosse apenas para ganhar um jogo então eu sem dúvida metia o André Martins e o Luís Andrade no meu lote de "XI ideal".

O Luis Almeida ainda é Juvenil B.

Acredito que este lote de Juvenis B para o ano vão construir uma equipa de Juvenis A fisicamente menos possante que a actual mas possívelmente mais rápida e tecnicista.

É preciso não esquecer que os actuais Juvenis B foram campeões de Iniciados A em 05/06 enquanto que os actuais Juvenis A não foram campeões de Iniciados A em 04/05, nessa época o FCP foi campeão com Álvaro Manuel Silva.

O Diogo Amado, Diogo Rosado, Bruno Simões, Rui Fonte eram todos Juvenis B o ano passado mas todos ele foram campeões pelos Juvenis A.



André Figueiredo

 
At 15:12, Anonymous Anónimo said...

Pegando nas duas equipas quem é capaz de fazer o melhor onze actualmente?

E quem é capaz de fazer o melhor onze daqui a três anos?

Deixo o desafiu...

Se calhar podemos tirar algumas conclusões interessantes.

 
At 15:45, Blogger ACF said...

"Pegando nas duas equipas quem é capaz de fazer o melhor onze actualmente?"

Provavelmente por agora prefiro o Leandro Pimenta, André Soares, Abel Pereira, Pedro Eugénio aos seus homólogos no Sporting mas o resto do XI é mais dificil de especular. Sinceramente acho que se ambos os treinadores colocarem campo os seus melhores XIs eles ficam bastante próximos, a diferença é que neste momento o SLB está em grande forma e o Sporting claramente não está. Se o Sporting estiver a 100% o jogo será diferente do de 20 de Dezembro, aquilo não foi o real valor da nossa equipa. Não estou a dizer que somos os melhores, mas somos indubitavelmente melhores do que aquilo que viram na ultima jornada (e as 3 anteriores) especialmente nos ultimos 60 minutos.

Prefiro não responder em demasiado detalhe a esta tua pergunta porque para o fazer teria de estar a identificar o XI ideal dos Juvenis no Sporting e isso é algo que não quero fazer pois seria desagradavel estar a dizer que "este jogador é melhor que o outro nesta posição". No futebol Juvenil não comparo jogadores do mesmo plantel, especialmente jogadores que joguem na mesma posição, pelo menos não através da internet.

"E quem é capaz de fazer o melhor onze daqui a três anos?"

Nem me aventuro a especular sobre isso, é muito dificil dizer como Juvenis A vão ser daqui a 12 meses quanto mais especular 36 meses para o futuro. Como já disse no passado eu acredito que vários Juvenis A do Sporting terão capacidade para agarrar lugar entre os titulares dos Juniores já no próximo ano. Pessoalmente eu acredito que o Diogo Amado vai ser jogador com qualidade para jogar nos seniores, agora o resto é sempre dificil especular, estão ali jogadores interessantes, mas nem eu nem ninguém sabe dizer como eles vão responder fisicamente nos próximos 3 anos.




André Figueiredo

 
At 08:50, Blogger ACF said...

Uma ligeira correcção, o Fábio Paim tem o 7º ano de escolaridade, o Pereirinha tem já o 12º, o João Martins o 10º, o Rui Patricio ficou pelo 9º.



André Figueiredo

 
At 15:21, Anonymous Anónimo said...

E A escolaridade do :Januario jesus-Mario rui-Diogo rosado-Bruno matias ?

 
At 02:32, Anonymous Anónimo said...

voltando ao tema benfica-sporting do dia 20 de dezembro, gostaria de realçar vários factos que acho de extrema importancia, assim como o sporting ter levado para um derby 6 defesas...e sobretudo a entrada de Hugo Fernandes, que sinceramente não se justifica!
só para lembrar ao melhor clube em formação de jogadores (campeões nacionais em iniciados 05/06) que concerteza eram melhores opções para um jogo de tal importancia, e aqui não me refiro só este jogador (Hugo Fernandes.

força sporting!

 

Enviar um comentário

<< Home