Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Juvenis após 12 Jornadas


Sérgio Marakis


Campeonato de Juvenis após 12 jornadas (960 minutos):

Bruno Simões, 948 minutos.
Pedro Mendes, 941 minutos.
Diogo Rosado, 900 minutos.
Wilson Eduardo, 890 minutos.
Michael Santos, 848 minutos.
Diogo Amado, 833 minutos.
Luís Resende, 585 minutos.
Luís Andrade, 559 minutos.
André Martins, 524 minutos.
Pedro Miranda, 480 minutos.
Nuno Silva, 480 minutos.
André Sousa, 471 minutos.
André Gonçalo, 460 minutos.
Vasco Oliveira, 384 minutos.
Januário Jesus, 344 minutos.
Cedric Soares, 252 minutos.
Diogo Viana 222 minutos.
Frederico Oliveira 99 minutos
Filipe Paiva, 80 minutos.
Hugo Fernandes 76 minutos
Rui Magalhães, 70 minutos.
Joshua Silva, 58 minutos.
Mário Rui (Marinho) 30 minutos
Diogo Ribeiro, 20 minutos.
Sérgio Marakis 16 minutos.
André Monteiro, 0 minutos.
Luis Carlos, 0 minutos.

Goleadores:

Wilson Eduardo, 8 golos.
André Gonçalo, 5 golos.
Luís Andrade, 5 golos.
Diogo Amado, 4 golos.
Diogo Rosado, 4 golos.
André Martins, 3 golos.
Diogo Viana, 2 golos.
Joshua Silva, 1 golo.
Rui Magalhães, 1 golo.
Januário Jesus, 1 golo.
André Sousa, 1 golo.
Luís Resende, 1 golo.
Sérgio Marakis, 1 golo.

Guardiões:

Pedro Miranda, 1 golo sofrido em 480 minutos.
Nuno Silva, 4 golos sofridos em 480 minutos.

Indisciplina:

Diogo Amado, 2 Cartões Amarelos.
Rui Magalhães, 1 Cartão Amarelo.
André Gonçalo, 1 Cartão Amarelo.
Diogo Rosado, 1 Cartão Amarelo.
Pedro Mendes, 1 Cartão Amarelo.

E vão 4, quatro jogos que resultaram em 4 vitórias consecutivas, e todas elas sem sofrer golos e resultaram num “streak” de 10-0 em golos, e uma série de jogos que envolveu 3 jogos fora (Entroncamento, Pontinha, Loures) e assim o Sporting lidera o campeonato onde em 12 jogos o Sporting conseguiu 10 vitórias e 2 empates (Vs Benfica e Alverca).

Com o propósito duplo de formar jogadores e conquistar títulos a equipa técnica terá de escolher cuidadosamente as ocasiões certas para testar os novos e promissores "brinquedos". Vs Pontinha (4ª classificado na altura) o Sporting utilizou 13 Juvenis de 2º ano e apenas 1 (Marinho) de 1º ano, mas Vs Loures (9º classificado na altura) o Sporting utilizou 14 jogadores dos quais 2 (Hugo Fernandes e Sérgio Marakis) são Juvenis B.

Vs Pontinha o Sporting jogou com 4 médios (4-1-3-2) e com André Martins no XI, mas Vs Loures o Sporting reverteu ao 4-1-2-3 mas manteve André Sousa, Diogo Amado e Diogo Rosado na casa das máquinas. Em Loures o Sporting preferiu testar Frederico Oliveira na lateral direita, posição essa que esta época em 12 jogos já foi ocupada por Luís Resende, Cedric Soares e Vasco Oliveira. A maior surpresa surgiu mesmo na frente com Hugo Fernandes a saltar dos B directamente para o XI titular dos A, e ainda Diogo Viana e Luís Andrade como dupla de extremos, dupla essa que creio ser inédita esta época.

As razões para as dificuldades em Loures serão múltiplas:

O jogo foi jogado sobre um relvado sintético que não estava nas melhores condições.

O Guarda-Redes local fez uma exibição soberba, em especial na primeira parte. Observando as chances de golo dos Leões a conclusão é que este jogo podia bem ter terminado 3-0, 3-1, 4-0, 4-1 a favor do Sporting e não seria escandaloso. Não era uma questão de sorte dos da casa e azar dos visitantes, era mesmo um Keeper diabólico que com perícia e coragem mantinha o Loures no jogo e à medida que os minutos iam esgotando os leões já ficavam incrédulos e com a resignação prestes a entrar nas suas mentes.

O Loures após ter perdido 8-0 em Alcochete não seria na mente dos jogadores Leoninos o osso mais duro de roer. Não ganhavam desde o dia 12 de Novembro, e desde então tinham 1 empate e vinham de 2 derrotas consecutivas, inclusive tinham perdido em casa por 2-0 com Odivelas na jornada anterior e com o mesmo Jorge Santos na baliza. Subconscientemente os Juvenis Leoninos não seriam capazes de se convencer que iam enfrentar um tubarão. Mas a verdade é que defrontando um “tubarão” verde em casa, o Loures decidiu elevar-se animicamente até à Lua e jogou um grande jogo embora sem grande qualidade futebolística.

Realisticamente o Pontinha tem mais equipa que o Loures, têm maior quantidade de jogadores de qualidade e jogam melhor futebol. Mas em Loures a inspiração foi grande, e a pressão era maior sobre o adversário.
Tendo eu chegado a Loures mais de 1 hora antes do apito inicial estive a falar com os responsáveis da equipa da casa sobre condições de trabalho, qualidade do relvado, metodologia de treino no que diz respeito à condição física, e fiquei com a ideia que a equipa local iria cair de produção na 2ª parte. Afinal a pressão traiu o Sporting pois a meio da 2ª parte as expectativas eram de que o Sporting estivesse a ganhar solidamente e o Loures estivesse a perder, o Loures surpreendido com o seu sucesso começou a ser ainda mais matreiro do que na 1ª enquanto o Sporting ponderava porque razão esta equipa estava tão difícil de solucionar. Mas eis que um menino com nome Cipriota entrou em campo e com alguma surpresa minha foi ele quem resolveu.

Proveniente do Marítimo o médio centro Sérgio Makaris posicionou-se a trinco mas talvez sabendo que só tinha 16 minutos para mostrar serviço decidiu meter o pé no acelerador e começou a perseguir a bola por todo o lado. A trinco, possibilitou que Amado, Rosado, Wilson pudessem subir cada vez mais no terreno para fazer o pressing final (e já André Gonçalo se preparava para entrar). Makaris estava em todo o lado, a Nº6, a dobrar Michael santos no fundo do corredor esquerdo, subia à área adversária para explorar situações de bola parada, etc. Sem dúvida fez uma boa exibição.

Hugo Fernandes não esteve brilhante mas jogar como finalizador de jogadas de golo é uma tarefa ingrata pois se os golos não entram os adeptos olharão sempre para essa estatística e menosprezarão o resto da sua contribuição para o colectivo. Fernandes esteve razoável e em outras ocasiões e contra outros Keepers será mais feliz, movimenta-se muito bem na frente de ataque, mas prefere cair mais pela direita. Frederico Oliveira também não fez um jogão mas esteve bem na sua estreia a titular, como diz o ditado "esteve bem neste, mas estará brilhante no próximo".

Neste jogo tal como no anterior ninguém se destacou claramente como homem do jogo na equipa Leonina. Em qualquer jogo ou equipa existe um grupo que joga um pouco acima de alguns colegas mas por vezes não existe claramente alguém que tenha estado muito acima. Em Loures tal como na Pontinha escolhi o central Bruno Simões que tem sido bastante consistente embora o seu estilo de jogo seja mais vistoso do que alguns dos seus colegas e por isso salta mais à vista. É um jogador nada egoista e que colabora muito bem com Pedro Mendes, Michael Santos e o trinco. É trabalhador mas tácticamente sólido e sem arriscar em demasia, qualquer Nº6 gostaria de ter um central assim nas suas costas.

O meio campo Leonino parece neste momento estar estável com caras familiares de Amado, Rosado, Sousa e Martins e a rotatividade tem se feito sentir mais na lateral direita ou na frente de ataque. Existe uma multitude de opções para todos os sectores mas Luís Dias inteligentemente tem sido selectivo não rodando em demasia e não mexendo nos 3 sectores no mesmo jogo. Do que tenho visto até agora os Juvenis B têm sido todos bem integrados nos A e mesmo aqueles que não jogam necessariamente de início têm conseguido entrar bem no espirito da equipa de maneira a que unidade A, B ou C seja substituída sem que com isso o funcionamento da máquina seja excessivamente perturbado.

Seguem-se 2 jogos em casa e os jovens Leões não podem olhar já para o "Jantar" Benfica na 14ª jornada e com isso esquecer o "Pequeno-Almoço" proveniente de Odivelas já nesta 13ª ronda. Grandes campeões no minimo não perdem os jogos grandes, mas têm a obrigação de ganhar todos os jogos pequenos. O Odivelas vem em 9º lugar (o mesmo onde estava o Loures) e a atitude competitiva terá que estar em alta pois este jogo será como todos os outros, será para ganhar e de preferência ganhar bem.

Boa sorte, rapazes.



André Figueiredo


Hugo Fernandes


Jorge Santos vai dando "show", José Cruz na zona de canto
.

Jorge Santos nega a Pedro Mendes.


Diogo Rosado (DR10)

2 Comments:

At 12:40, Blogger Ricardo said...

Uma pequena correcção: Frederico Oliveira é juvenil A.

 
At 14:50, Blogger ACF said...

Tens toda a razão, vou já emendar. Infelizmente o Frederico não constou nos artigos no jornal Sporting sobre o plantel A ou B, como ele chegou este Verão e nunca tinha sido titular assumi erradamente que era B. Obrigado pela correcção.


André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home