Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Os regressos de Viana e Rochemback?



Enquanto escrevo isto são 10:05 da manhã de Quarta-Feira e não tenho qualquer razão para acreditar que um ou outro vão efectivamente regressar ao Sporting, mas quem me conhece sabe que desde Agosto que o meu pedido ao Pai Natal era que ele viesse colocar Hugo Viana no sapatinho do Sporting nos mesmos moldes com que o Valencia emprestou Caneira, durante muitos aninhos.

Quando Fábio Rochemback veio para o Sporting no Verão de 2003 confesso que nunca o tinha visto jogar pelo Barça mas o que ouvia por parte da imprensa e adeptos da Catalunha sobre as suas performances não era nada animador. Vi cuidadosamente o seu 1º jogo na pré-época e cedo me rendi às evidências, era craque com C grande e tinha-nos calhado a sorte grande.

Rochemback depressa me deu a impressão que renderia mais a médio defensivo, mas para minha surpresa Custódio Castro foi integrado no plantel e ficou com a posição Nº6, e ainda bem que assim aconteceu porque Custódio, Rochemback e Liedson foram dos melhores jogadores na época de Fernando Santos.

Rochemback afinal foi integrado para a posição de interior-direito do losango, com Custódio atrás e Barbosa a Nº10 e diga-se de passagem que rendia bastante futebolisticamente. Apesar de não ser um jogador muito rápido e por isso tinha alguma dificuldade em jogar ofensivamente lançando contra-ataques dessa posição, mesmo assim depressa mostrou ser o melhor complemento possível defensivamente para Custódio pois Rocha lia bem o jogo e compensava a falta de velocidade com bom posicionamento que lhe permitia cortar com faltas inteligentes jogadas de perigo antes de Custódio ser pressionado. Rochemback tinha a sua utilidade ofensiva em 03/04 mas além disso funcionava como “escudo” de Custódio e sem grande surpresa foi com ele que CC27 fez a sua melhor época até agora em Alvalade pois os Paredes, Farneruds, Moutinhos, Tingas, não conseguem efectivamente desempenhar a tarefa tão bem.

Chegou 04/05 e Rochemback passou a jogar mais adiantado ou mais agressivo ofensivamente seguindo instruções de um novo treinador que lentamente moldou o 4-4-2 losango em 4-1-3-2 e subiu mais as linhas de médios e defesas para aumentar o pressing na frente, e para além disso deu muito pouca estabilidade na posição Nº6, e assim começou o SCP a sofrer mais golos.

Rochemback seguiu para o Middlesbrough e jogava já cada vez mais como organizador do jogo ofensivo e jogava bem. Tinha sido formado no Sul do Brasil onde a técnica ainda impera mas o estilo de jogo é mais físico e mais facilmente esses jogadores se adaptam ao futebol Europeu.

Agora dizem que quer sair e vir para o Sporting segundo diz “O Record” e o seu pai, Juarez. Se quer vir será bem vindo, e sem dúvida viria suprir uma lacuna óbvia no plantel do Sporting, a falta de um Nº10. Quase de certeza será titular seja a interior-direito ou a Nº10 mas para isso tem que querer vir e o Boro tem que querer deixar vir. O salário não me parece um problema descomunal pois libertando um João Alves, Romagnoli e possivelmente outro o Sporting liberta dinheiro para o salário, a questão é mesmo o passe do atleta.

Hugo Viana já fez o seu regresso de filho pródigo em 04/05 e nem tudo correu bem, teve um final de época menos fulgurante, e com toda a justiça perdeu a titularidade, pediu condições financeira inacessíveis ao clube e por isso bateu com a porta e culpou outros, e para além disso não agradou a todos os adeptos com as suas performances. Não esquecer que nos últimos anos os adeptos pediram a cabeça de Viana, Liedson, Polga, Tello e inclusive Barbosa, Rui Jorge e Rochemback. Não foram poucos aqueles que em Maio de 2005 diziam que o Sporting se devia livrar de Hugo Viana o mais depressa possível. Enfim, são os mesmos que ao menor "solavanco" ou descida de forma dizem que o Sporting agora devia despachar Custódio e Nani entre outros, e que o Paredes era muito melhor que Custódio mas afinal agora já devia ser despachado. Felizmente nem todos os adeptos se candidataram nas últimas eleições presidenciais porque para ter pessoas nervosas e instáveis a dirigir o Sporting já chegou Sousa Cintra.

O facto de Hugo Viana agradar aos adeptos em 01/02 e não agradar em 04/05 demonstra que se trata mais de um problema de percepção por parte dos adeptos do que um problema de atitude por parte de Viana. Hugo Viana fez uma boa época inicial para Boloni tendo vindo da equipa B, mas estatisticamente fez uma excelente época para Peseiro tendo vindo do Neswcastle. 1 golo na primeira e 11 golos na 2ª época. Talvez as expectativas fossem maiores sobre um homenzinho vindo do poderoso Newcastle do que sobre um puto vindo dos Bês, mas isso não altera o facto de Viana ter sido o 2º melhor marcador da equipa e ter construído muito jogo para os colegas.

Não haverá já espaço no futebol para um rapaz humilde e discreto fora do campo como o Hugo Viana? No Sporting existe esse espaço, por mim será muito bem vindo e poderá não ser titular indiscutível mas de certeza desportivamente o Sporting lucrará com esta contratação.

Afinal porque razão está o Hugo fora do Sporting desde o Verão de 2005? As respostas que ouviram podem ter sido muitas, e a troca de acusações entre HV45 e a SAD da altura podem ter dito muita coisa, mas o facto é que o Sporting queria que o Hugo ficasse e ofereceu uma proposta, mas o Hugo queria mais dinheiro e por essa única razão ele não ficou. O Hugo tem todo o direito de querer mais dinheiro, querer ir jogar num Newcastle ou Valencia e almejar tudo aquilo com que sempre sonhou, mas dizer que a culpa foi de Paulo Andrade e Rui Meireles não lhe fica bem porque o que ele queria monetariamente foi recusado por essa direcção tal como teria sido pela anterior ou a mais recente. Não existem “pessoas más” na SAD, mas tem que haver rigor financeiro, algo que muitos adeptos se recusam a perceber que o futebol e o desporto em geral cada vez mais é uma industria e tem que ser gerida com um misto de investimento desportivo e financeiro seguro.

Viana desportivamente é um valor seguro, poderia jogar a interior-esquerdo no losango, seria interessante como interior-esquerdo num 4-1-2-3 e se o Sporting jogar com 2 trincos lado a lado ele poderia ser o “volante”. O Hugo Viana pode ser um organizador de jogo mas as comparações com Rui Costa sempre achei muito estranhas porque RC10 consegue jogar atrás dos avançados enquanto Viana é um criativo que joga melhor mais em profundidade no meio campo e leva a bola para a frente com exímios passes longos e não tentando fintar os seus marcadores. Uns levam lá a bola, o Hugo prefere enviar a bola.

Nunca me irei esquecer do Hugo a desmantelar a defensiva dos Sub-21 Ingleses com a maneira como milimetricamente passava a bola do seu meio campo para os avançados lusitanos com passes longos e muitas vezes rentes à relva. Se o Sporting precisa de um bom pé esquerdo, e de alguém que possa melhorar a sua capacidade de colocar a bola na frente com qualidade, então podiam arranjar bem pior que o Hugo Viana.

Sempre achei estranho um Celestine Babayaro, Scott Parker, Damien Duff, Obafemi Martins estarem dispostos a sair de clubes onde ganham fortunas e têm francas hipóteses de serem campeões como no Chelsea e Inter, para irem antes para clubes de menor expressão financeira e social apenas pelo prazer de poderem jogar futebol com regularidade e eventualmente percebi as suas escolhas embora eu pessoalmente tivesse optado pelo dinheiro e sossego.
O Hugo Viana também preferiu a tristeza desportiva do Valencia em vez da alegria de Alvalade porque o dinheiro era melhor, pode ser que volvidos 18 meses as suas prioridades tenham mudado.

Se financeiramente fizer sentido para a SAD então desportivamente parece-me bem claro que serão mais valias. Venham já.

Se o Enakharire for baratinho e menos arrogante também pode voltar (embora não seja uma necessidade premente). À medida que os anos avançarem os adeptos irão se aperceber de uma grande verdade, o Sporting em 2004/05 tinha um plantel fantástico e não tenho a mais pequena dúvida que se Fernando Santos tivesse cumprido o 2º ano de contrato o Sporting teria sido Campeão com 10 pontos de avanço sobre Trapattoni. Nunca teriam chegado à final da UEFA mas a o titulo nacional dificilmente nos teria escapado.

Jantar comemorativo dos 7-1.

É já manhã (Quinta-Feira, 14 de Dezembro) que ocorrerá o Sportinguíssimo , o primeiro encontro organizado pela Ofensiva 1906, e que irá contar com a presença do eterno-capitão Manuel Fernandes, Jordão, Carlos Xavier, Litos, Mário Jorge, Oceano, Venâncio, Virgílio, Fernando Mendes e Ana Damas Oliveira, filha do malogrado Vítor Damas , que irão ter intervenções durante o jantar, abordando vários e interessantes episódios sobre as suas carreiras no Sporting Clube de Portugal.

14 de Dezembro - Casa XXI – Estádio José Alvalade, 19.30. Marque o seu lugar através de 91 951 44 10.

Pessoalmente gosto muito de ir comer ao Casa XXI, local onde habitualmente comemoro o meu aniversário sempre que chegamos a Setembro. O restaurante é fantástico e está sempre bem frequentado, mas muito cuidadinho porque um dos empregados de mesa é Portista, LOL.

Isto faz-me lembrar alguns episódios caricatos de como ao longo dos anos fui conhecendo pessoal ligado à área de formação. Tive um amigo (cujas iniciais são R.E.) que andou na escola comigo e que foi formado no Estoril, e inclusive chegou a conhecer bem o “Paulinho” (Paulo Ferreira). Noutra ocasião estava cá em casa um estucador a dar os últimos retoques no meu ar-condicionado, e quando ele reparou nos quadros gigantes que tenho do Sporting cá em casa, eis que ele disse ”sofri muito ali”. Quando o questionei, descobri que tinha sido Juvenil pelo Estoril, era Guarda-Redes e tinha ido jogar a Alvalade onde o Quaresma prontamente lhe meteu 3 ou 4 golos.

Na última Assembleia Geral de sócios quando saí do Hall VIP meti conversa com um Sr Agente da Autoridade que patrulhava a zona da Praça de Alvalade para saber o resultado do FC Porto Vs Arsenal. Ao fim de 20 minutos percebi que este fulano sabia mesmo muito de futebol, e quando o questionei sobre o seu passado, eis que tinha sido jogador dos Iniciados do FC Porto uns 12-15 anos antes, e tinha sido amigo de Bruno Vale, entre outros. Realmente esta malta da formação já parece uma sociedade secreta, estão em todo o lado.







André Figueiredo

5 Comments:

At 15:12, Blogger ACF said...

Devido às ausências dos defesas Anderson Polga e Miguel Garcia, Paulo Bento chamou os defesas centrais dos Juniores, Daniel Carriço e Marco Lança para o treino matinal com a equipa senior.

Evito colocar demasiados links no meu blog porque é preferivel ter poucos mas que sejam todos de grande utilidade educacional ou pelo menos divertidos. Adicionei hoje mais 2 que conheço à muito tempo. São eles o "Sou Portista com muito orgulho" pois é divertido, por vezes incisivo e pelo menos assim posso ler a coluna semanal de Miguel Sousa Tavares sem ter que comprar "A Bola". E adicionei também o hilariante site "Vermelhices" do meu amgio Xerxes que é sem dúvida a coisa mais engraçada na Net e qualquer adepto com mais ou menos fairplay se pode deliciar com as piadas nesse site.



André Figueiredo

 
At 15:40, Blogger Gonçalo said...

Um jogador como Rochemback que deixou tantas saudades em Alvalade é sempre uma boa perspectiva de reforço da equipa, agora não sei é se será o jogador ideal para colmatar as posições carenciadas na equipa, nomeadamente a posição 10. Admito Rochemback como interior direito do Sporting como complemento de Custódio, repetindo o tridente de luxo da equipa de Peseiro Custódio-Rocha-Moutinho. Acredito que com este tridente podíamos muito bem actuar de novo em 4-3-3 com Moutinho mais solto, uma vez que tenho dúvidas quanto à real valia de Rocha a nº 10. No entanto, se for reforço (o que seria muito bom), poderia ser uma função a rever neste jogador e nesta estrutura de 4-4-2 losango. Uma coisa é certa, o meio-campo do Sporting apesar de perder em velocidade, ganhava em posicionamento e em força física, podendo testar um meio-campo poderoso com Custódio, Paredes (em boa forma, o que não acontece neste momento), Moutinho e Rocha como vértice superior do losango. Aguardo pela confirmação e depois logo tiro as minhas conclusões acerca da melhor posição para este jogador, porque também há muito tempo que não vejo um jogo de Rocha e não tenho acompanhado a sua evolução em Inglaterra.
Qunato a Hugo Viana, precisa de algo mais para no futuro não se dizer "Passou ao lado de uma grande carreira...", porque o facto de andar a passar por grandes clubes da Europa não significa uma mais-valia para esses clubes. Hugo Viana demonstrou muita qualidade na época de campeão com Boloni, ingressou no Newcastle onde fez alguns bons jogos mas regressou a Alvalade e apesar de ter marcado golos importantes, lembro-me que era um jogador com pouca agressividade e sentia sempre que podia jogar mais e melhor, parecendo-me mais lento do que na primeira época com Boloni. Independentemente disso, é um jogador com uma técnica acima da média, principalmente ao nível do passe longo, com um pé esqerdo fabuloso que iria acrescentar poder de fogo no remate, juntamente com Rocha.
Com estes dois jogadores admito as dispensas de Romagnoli e João Alves que, apesar de acreditar no seu valor, raramente o demonstraram. No entanto, faltaria a aquisição de um nº9 que complemente Liedson, apesar de Bueno mostrar que pode ser alternativa nessa posição.
Referiste a tua crença no Sporting Campeão com a manutenção da equipa e de Fernando Santos. A equipa tinha muitos valores como tu muito bem referiste, apesar de necessitar de maior velocidade no meio-campo, no entanto não acredito num Sporting Campeão com Fernando Santos, um treinador que não me convenceu, perdendo objectivos atrás de objectivos, culminando com a perda do segundo lugar em casa para o Benfica com um golo de Geovanni. Para mim Fernando Santos parece-me uma excelente pessoa mas um mau líder, para mim é mais um treinador do quase dada a sua irregularidade.

Gonçalo

 
At 15:50, Blogger Unknown said...

André,

referiste algumas vezes que o Marco Lança é uma adaptação ao centro da defesa deste ano. Qual a posição que ocupava no ano passado e nos juvenis?

obg

 
At 19:01, Blogger ACF said...

"Um jogador como Rochemback que deixou tantas saudades em Alvalade é sempre uma boa perspectiva de reforço da equipa, agora não sei é se será o jogador ideal para colmatar as posições carenciadas na equipa, nomeadamente a posição 10."

Acho que ele no seu tempo no Sporting evolui de interior-direito para Nº10 e quando chegou ao Boro a transformação estava completa, acho que ele é mais Nº10 que o Moutinho neste momento.

"Admito Rochemback como interior direito do Sporting como complemento de Custódio, repetindo o tridente de luxo da equipa de Peseiro Custódio-Rocha-Moutinho. Acredito que com este tridente podíamos muito bem actuar de novo em 4-3-3 com Moutinho mais solto, uma vez que tenho dúvidas quanto à real valia de Rocha a nº 10. No entanto, se for reforço (o que seria muito bom), poderia ser uma função a rever neste jogador e nesta estrutura de 4-4-2 losango. Uma coisa é certa, o meio-campo do Sporting apesar de perder em velocidade, ganhava em posicionamento e em força física, podendo testar um meio-campo poderoso com Custódio, Paredes (em boa forma, o que não acontece neste momento), Moutinho e Rocha como vértice superior do losango. Aguardo pela confirmação e depois logo tiro as minhas conclusões acerca da melhor posição para este jogador, porque também há muito tempo que não vejo um jogo de Rocha e não tenho acompanhado a sua evolução em Inglaterra.
Qunato a Hugo Viana, precisa de algo mais para no futuro não se dizer "Passou ao lado de uma grande carreira...", porque o facto de andar a passar por grandes clubes da Europa não significa uma mais-valia para esses clubes. Hugo Viana demonstrou muita qualidade na época de campeão com Boloni, ingressou no Newcastle onde fez alguns bons jogos mas regressou a Alvalade e apesar de ter marcado golos importantes, lembro-me que era um jogador com pouca agressividade e sentia sempre que podia jogar mais e melhor, parecendo-me mais lento do que na primeira época com Boloni. Independentemente disso, é um jogador com uma técnica acima da média, principalmente ao nível do passe longo, com um pé esqerdo fabuloso que iria acrescentar poder de fogo no remate, juntamente com Rocha.
Com estes dois jogadores admito as dispensas de Romagnoli e João Alves que, apesar de acreditar no seu valor, raramente o demonstraram. No entanto, faltaria a aquisição de um nº9 que complemente Liedson, apesar de Bueno mostrar que pode ser alternativa nessa posição."

Concordo com tudo o que disseste sem qualquer excepção.

"Referiste a tua crença no Sporting Campeão com a manutenção da equipa e de Fernando Santos. A equipa tinha muitos valores como tu muito bem referiste, apesar de necessitar de maior velocidade no meio-campo, no entanto não acredito num Sporting Campeão com Fernando Santos"

O Fernando Santos terminou o campeonato 03/04 com 73 pontos, 12 meses depois com um plantel que era claramente mais forte o Peseiro terminou com 61 pontos e o Benfica foi campeão com 65 pontos. Se Fernando Santos tivesse dado continuidade ao seu trabalho mas agora com mais armas como Hugo Viana, Enakharire, Pinilla, etc quase de certeza teria sido campeão pois FS nos seus anos no Porto e Sporting conseguiu sempre uma média de 75 pontos por época.




André Figueiredo

 
At 19:59, Blogger ACF said...

"referiste algumas vezes que o Marco Lança é uma adaptação ao centro da defesa deste ano. Qual a posição que ocupava no ano passado e nos juvenis?"

Ele é lateral esquerdo de raiz. Em 2005/06 o Marco jogava tanto a lateral esquerdo, como a central. Os centrais eram o Paulo Renato e Tiago Pires (ambos de 2ª ano), Simão Coutinho e Daniel Carriço (ambos de 1º ano). Na esquerda o Sporting tinham o André Marques (2º ano) e Tiago Pinto (1º ano), o Marco Lança era de 1º ano e podia jogar nas duas posições.

Nos Juvenis 03/05 não sei onde jogava mas assumo que era a lateral esquerdo. Ele foi campeão pelos Juvenis A em 04/05 mas creio que em 03/04 jogou sempre nos Juvenis B. Este ano a integração de Juvenis B na equipa A tem sido maior do que em anos anteriores, este ano após 12 jornadas Luís Dias já utilizou 25 jogadores enquanto o ano passado foram campeões com 24 elementos, em 04/05 foram 27, e em 03/04 utilizaram 22 diferentes.

A expectativas seriam que em 06/07 o Daniel Carriço e Simão Coutinho seriam os titulares no eixo, mas a saida do Simão Coutinho para o Gil Vicente abriu um espaço ao Marco para jogar a central e na minha opinião a dupla Carriço-Lança é muito boa.

Já agora vou fazer aqui uma pequena previsão, eu aposto que o Mister José Lima nas próximas 13 jornadas vai rodar mais jogadores diferentes do que o Professor Luis Martins fez nas suas 13.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home