Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

14 Leões nas Convocatórias Sub-16 e Sub-17



Sub-16:

Sporting:
Cédric Soares, Filipe Paiva, Januário Jesus, Luís Almeida, Mário Rui, Nuno Reis, Ruben Luis e Sérgio Marakis.


FC Porto: Alexandre Freitas e Rui Caetano.

Padroense: Ricardo Cardoso e Ricardo Dias.

Benfica: Artur Lourenço.

Sp. Braga: Tiago Gomes.
V. Guimarães: José Silva.
Penafiel: João Carlos.
CD Barreirense: Pedro Agrela.
FC Barreirense: Pedro Costa.
Manchester United: Evandro Brandão.
Pasteleira: Nelson Pereira.

Sub-17:

Sporting:
Diogo Amado, Diogo Rosado, Diogo Viana, Michael Santos, Pedro Mendes e Wilson Eduardo.


Benfica: David Simão, João Pereira, Pedro Eugénio, Leandro Pimenta, Ricardo Caetano, Rui Ferreira e Vitor Pacheco.

FC Porto: Figueiredo e Ruca.

Boavista: Ivo Pinto.
V. Guimarães: Vítor Bastos.
Arsenal: Rui Fonte.
Atlético de Madrid: Fábio Futre.
Lyon: Anthony Lopes.

"Os jogos dos Sub-17 com a Finlândia disputam-se na próxima terça-feira, às 15 horas, no Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro, e na quinta-feira seguinte, às 11 horas, no Estádio António Correia, em Alcochete.

Jogos dos Sub-16 com a Rússia disputam-se terça-feira, às 15 horas, no Parque Desportivo de Vila Nova S. Bento, e na quinta-feira, pelas 11 horas, no Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde."



André Figueiredo

31 Comments:

At 20:43, Blogger João Faria said...

Então a melhor formação do Seixal e arredores só tem 1 nos sub-16?

 
At 21:29, Blogger ACF said...

Por vezes estas convocatórias não fazem muito sentido. Em Juvenis B o Sporting está em 1º lugar mas o Benfica está em 3ª lugar com apenas menos 1 ponto e por isso é estranho e talvez injusto para com o Benfica só ter 1 jogador convocado e o SCP ter 8. Eles têm lá bons jogadores nos Sub-16 do SLB não entendo porque só chamam 1 jogador?

Dos 8 Sub-16 Leoninos convocados é importante frisar que 5 deles (Cédric Soares, Filipe Paiva, Januário Jesus, Mário Rui, e Sérgio Marakis) já jogaram pelos Juvenis A esta época. Gostava de ver o Ruben Luís ser convocado para os Juvenis A Leoninos, não para jogar mas para ter esse prémio de estar presente numa convocatória de Luís Dias.

A nível de Juvenis A o Benfica tem por agora superioridade e se o critério for o momento de forma então parece uma aposta justificada, mas tenho que dizer que estranho o facto de o Guarda-Redes Pedro Miranda e o defesa Bruno Simões não serem convocados. Também acho estranho o facto de o Keeper Hugo Figueiredo do Benfica não ser convocado.

Se Portugal a nível de Sub-17 tem lá realmente 2 ou 3 Guarda-Redes que são melhores que o Pedro Miranda e o titular da baliza encarnada (Hugo Figueiredo) então Portugal deve estar muito bem servido. Só conheço o Ruca do FC Porto, não conheço os outros Keepers na lista.

Seria interessante uma convocatória Sub-15 para ter uma ideia dos selecionáveis entre SCP Vs SLB e já agora também do FC Porto



André Figueiredo

 
At 23:13, Blogger 30 said...

Ó master, e que tal ires ver os sub-17 onde precisam de tirar 3 jogadores com claras chances de ser titulares na selecção das convocatórias para não dármos um bailinho à grande formação de Alcochete? Vê resultados, não vejas convocatórias da selecção pois elas quase sempre nada querem dizer.

Um abraço

 
At 00:48, Anonymous Anónimo said...

Isso mesmo, lampião... Vê resultados... O scampeonatos só se ganham no final... Há quantos anos não vês resultados para os teus lados...
Vou postar aqui o que postei no teu blog lampião...

"Já agora, põe lá as vossas equipas completas!!! Só os do Benfica é que são bons, embora muitos sejam refugos do Sporting...
Falta o vosso GR, mas também falta o nosso que não é inferior, só tem feito é metade dos jogos pela rotatividade que existe na nossa formação e não na vossa...
Falta o Abel Pereira, mas também falta o Bruno Simões...
Concordo com a estranheza da ausência do André Soares... Mas não podem exigir a troca pelo Diogo Viana, um excelente extremo que sofreu de pubalgia durante 6 meses, recomeçando a jogar há poucos meses atrás...
E o que anda lá a fazer o refugo Rui Ferreira? Meu deus... Parecem o dia e a noite os avançados da selecção: Rui Fonte e Rui Ferreira...
Mas mais nada... Para estarem os que vocês reclamam, também têm de estar os nossos...
Se é para emitir opiniões com fanatismo evidente, então eu reclamo a presença do André Martins e do Luís Resende...

E quando se fala em sub 16, ainda fico mais chocado... Para entrarem os vossos, por certo não querem que saia algum nosso, pois não? É que a equipa que ganhou 6-0 à vossa na última jornada da época passada ainda foi reforçada com 2 ou 3 jogadores possíveis seleccionáveis...
Na minha opinião, ainda faltam lá (para juntar aos 8 que lá estão) o Ricardo Alves, o Luís Carlos, o Renato Santos, o Bruno Silva, o Luís Oliveira e o Diogo Ribeiro... Jogadores que tenho muitas dúvidas que estejam bem substituídos na selecção...
E para rir ainda mais, só faltava pedirem o "refugo-mor", o Ricardo Real... E não é que pediram?
Não olhem só para o vosso umbigo...

Ah, e nos sub 17 ainda falta o Coelho do Inter de Milão... Mas é óbvio que vocês terão melhor..."

Claro que para os lampiões as convocatórias das selecções actualmente não querem dizer nada... A de sub 20 não quer dizer nada, a de sub 19 também não... E por aí fora..
Bom bom foi quando o lampião Humberto Coelho convocou 6 jogadores do SLB para a selecção A, entre os quais os inenarráveis Edgar e Luís Carlos... Isso sim, eram seleccionadores...

Não acham injusto não terem sequer uma jogadora convocada para a selecção nacional feminina? Por este andar...

 
At 09:11, Blogger ACF said...

A não convocatória do André Soares é muito estranha, é sem dúvida um jogador de qualidade. Convocarem 8 jogadors do SLB para os Sub-17 e um deles não ser o André Soares é curioso. A convocatória do Leandro Pimenta é perfeitamente normal, o Pedro Eugénio também me parece muito razoavel, tal como a do João Pereira.
Depois de alguns destes nomes vêm os outros que já são mais questionáveis como o Rui Ferreira, Ricardo Caetano e os adeptos podem argumentar contra ou a favor da inclusão de A, B e C tal como os adeptos do Sporting também podem argumentar que o Luís Andrade e André Martins também estão na periferia e se lá estivessem não seria nenhum escandalo.

O que me faz mesmo confusão é a não convocatória do Pedro Miranda.

Pensei que o Ricardo Real fosse aparecer nos Sub-16.



André Figueiredo

 
At 09:31, Blogger ACF said...

Já agora só umas coisinhas muito rápidas. Para quem não tem estado a prestar atenção fica a saber que o defesa central Carlos Marques foi o escolhido para substituir Beke no Olivais e Moscavide. O Carlos foi campeão nacional de Juvenis pelo Sporting em 1998/99 e foi campeão Europeu de Sub-16 em 2000 juntamente com o Hugo Valdir, Hugo Viana, João Paiva, Ricardo Quaresma.

A outra novidade é que o Luís Zambujo que foi campeão nacional de juniores pelo SLB em 2003/04 também entrou no plantel do Olivais e Moscavide.

Nos últimos dias comfirmou-se a saída do Rui Varela para o Atlético Clube de Portugal. Terá isto sido uma saída de um excedentário, será que ainda vai entrar alguém para substituir o Varela, ou o Zambujo entrou para esse lugar? Digo isto porque vi o Mister Rui Dias no Monte da Galega no passado Sábado.

O Moscavide recebe o Estoril pelas 15:00 no próximo dia 28 (os nossos Juvenis recebem o Belenenses em Alcochete 4 horas antes), em principio vou a esse jogo para apoiar os nossos rapazes e nessa altura pode ser que consiga umas fotografias boas do David Caiado, Zezinando Correia e aproveito para tirar do Carlos Marques e Luís Zambujo. Deverá ser um jogo muito concorrido com alguns actuais e antigos Juniores (incluindo a Floribella) do Sporting a marcarem presença para apoiarem os seus ex-colegas.

O preço para não sócios é de 12 euros.



André Figueiredo

 
At 10:26, Anonymous Anónimo said...

Onde está o DIOGO RIBEIRO...Melhor ponta de lança da formação do sporting....o mister paulo sousa deve-se ter esquesido!!

 
At 10:34, Anonymous Anónimo said...

Onde esta andré....sabes alguma coisa? ja ouvi falar mt bem desse miudo...um dos melhores pontas le lança de portugal....!espero informaçoes desse miudo andre!!

 
At 11:23, Blogger ACF said...

"Onde está o DIOGO RIBEIRO...Melhor ponta de lança da formação do sporting....o mister paulo sousa deve-se ter esquesido!!"

Lembro-me de o Diogo Ribeiro marcar uns 4 golos ao Vitória de Guimarães e Benfica na fase final de Iniciados A o ano passado, e para além disso foi o artilheiro da equipa com 28 golos marcados. Este ano está nos Juvenis B e ainda não surgiu muito nos Juvenis A excepto quando jogou os últimos 5 minutos contra o Benfica no Seixal e quando jogou os últimos 20 minutos Vs Estrela da Amadora em Alcochete na 4ª jornada.

Quanto aos Juvenis B não tenho muita informação porque é muito raro alguém fazer crónicas desses jogos excepto quando jogam fora de Alcochete e mesmo assim ninguém se dá a esse trabalho. Como não o vi jogar muito esta época não te posso dar muitas informações.

Creio que ele é o "13" nesta foto:

http://img428.imageshack.us/img428/7844/untitled3pp4.jpg

Ele fez 16 anos no Domingo BTW.



André Figueiredo

 
At 16:54, Anonymous Anónimo said...

ANDRE se me premites posso dar uma achega sobre o ponta Diogo Ribeiro e se quiseres sobre outro qualquer da equipa JUVENIS B-----------------neste caso o Diogo Ribeiro ,e considerado dos melhores pl da academia.tem boa constituiçao fisica(1.80)e bastante rapido ,chuta com os dois pes ,e tem no jogo aereo o seu ponto forte assim como a RAÇA ea constante disponibilidade que emprega em cada lance que discute(è LEAO ate a rais dos cabelos).Outra grande vantagem deste Diogo e que nos momentos mais dificeis do jogo ele APARECE.lembrome a epoca passada so aqui na academia termos ganho 4 ou 5 jogos nos minutos finais com golos dele.penso que e um jogador que tem vindo a evoluir muito e ainda tem muita margem de progerçao desde que continue humilde e trabalhador.no que respeita a seleçao o miudo nao tem muita razao de queixa, pois pelo o que tenho lido quer neste teu blogge ou no leoezinhos ele foi ao torneio a França-Valle de Marnne-no qual fez 2 jogos a titular e no outro entrou na 2 parte.Ja este ano esteve nesta ultima convocatoria que serviu para preparar estes 2 jogos contra a Russia,e tudo indicava que ele ia pertencer ao grupo.O misterPAULO SOUSA convocou o ponta do barreirence Pedro Costa(afilhado do nosso grande MANUEL FERNANDES)assim como levou no seu total 10 jogadores que vao pela 1 vez.E a isto chama-se dar oportunidade ao maior numero de jogadores.isto tambem abre uma porta de esperança a todos os outros jogadores que se continuarem a esforçarce podem amanha serem chamados.

 
At 17:22, Blogger Unknown said...

André,

sabes do Mário Felgueiras? Tem jogado no Sp. Espinho?

 
At 21:31, Anonymous Anónimo said...

PARABENS ANDRE ESTE TEU BLOOGGE ESTA CADA VEZ MELHOR

 
At 23:13, Anonymous Anónimo said...

Diogo Ribeiro? tenho visto alguns jogos parece-me razoável mas extremamente vaidoso, não sei se tera a humildade necessária para continuar a evoluir.

 
At 00:57, Blogger ACF said...

"ANDRE se me premites posso dar uma achega sobre o ponta Diogo Ribeiro e se quiseres sobre outro qualquer da equipa JUVENIS B"

Claro, podes dar as achegas que quiseres, o melhor que este blog tem é o facto de haver tanta gente a participar e oferecer informações interessantes para que todos possam aprender uns com os outros.

"-----------------neste caso o Diogo Ribeiro ,e considerado dos melhores pl da academia.tem boa constituiçao fisica(1.80)e bastante rapido ,chuta com os dois pes ,e tem no jogo aereo o seu ponto forte assim como a RAÇA ea constante disponibilidade que emprega em cada lance que discute"

Físicamente ele parece bem desenvolvido para um rapaz de 15 anos, como disseste ele é alto, como se vê na foto ele não é muito mais baixo que o Nuno Silva, tem ombros largos, etc. Para o escalão de Sub-16 ele deve ser físicamente mais forte do que muitos defesas centrais, e do que vi ele no jogo aéreo é claramente acima da média.

Tenho ouvido falar do Pedro Costa, eu na Terça-Feira vou ao Barreiro apoiar os 3 Diogos, o Wilson, Michael e Pedro no jogo dos Sub-17 Vs Rússia, pode ser que o Pedro Costa ande por lá.

"sabes do Mário Felgueiras? Tem jogado no Sp. Espinho?"

Não tenho acompanhado muito os clubes da Liga de Honra ou 2ªB desde Setembro/Outubro portanto não tenho visto as fichas de jogo do Espinho. Pessoalmente gostaria de ver o Mário Felgueiras regressar ao Sporting no final da época e ficar como 3º Guarda-Redes e o Rui Patrício como 2º GR. Para mim não faz nenhum sentido o Tiago Ferreira ser titular na Taça ou no Restelo. Com o devido respeito mas o Rui aos 18 anos já é pelo menos tão bom como o Tiago, apenas tem menos experiência, mas tendo em conta a margem de progressão penso que as oportunidades deviam estar a ser dadas ao Rui Patrício. O Mário não sei até que nível chegará mas como 3º GR certamente não seria nenhum risco. Gostei do que vi do Felgueiras em Toulon, e desnecessário será dizer que o Felgueiras receberá um salário bastante mais baixo que o Tiago.

"PARABENS ANDRE ESTE TEU BLOOGGE ESTA CADA VEZ MELHOR"

Obrigado, mas o mérito terá que ser repartido por todos aqueles que vêm aqui contribuir com as suas opiniões e conhecimentos, particularmente alguns "anónimos" têm sido porreiros.

Eu na Quinta-Feira estive no treino do Sporting em Alvalade e hoje (Sexta-Feira) vou colocar algumas fotos do treino aqui no blog. Aconteceu uma situação hilariante com o Carlos Martins em que ele remata à baliza mas atirou muito por cima, ouviu logo duas bocas dos adeptos:

1) Ó Carlos Martins, vai cortar as unhas porque esse remate está mau.

2) Ó Carlos, esse disparate também foi de propósito como aquele no Restelo?



André Figueiredo

 
At 11:34, Anonymous Anónimo said...

O misterPAULO SOUSA convocou o ponta do barreirence Pedro Costa(afilhado do nosso grande MANUEL FERNANDES).
Moral da história... sai o Diogo...

 
At 12:32, Anonymous Anónimo said...

Mas o diogo e 1000 vzes melhor do que o pedro costa...eu vejo mt jogos dos sub-16!mas tenho quase a certeza que só nao vai a estes jogos com a russia para exprimentar novos jogadores...porque este ano e um ano de conhecer e fazer muitos jogadores internacionais....porque tenho a certeza que o diogo e o titular indiscotivel da seleçao e da equipa de juvenis....um abraço

 
At 12:43, Blogger 30 said...

O Pedro Costa é um avançado como há poucos em Portugal. Excelente a nível físico, é um cabeceador nato bem ao estilo dos grandes avançados britânicos.

O rapaz tem como tio o Manuel Fernandes(Sporting), e não afilhado.

Será sempre visto como o sobrinho do Manuel, mas tem enorme qualidade que devia ser aproveitada num clube com mais potencialidades que o Barreirense. Ainda assim, com o grande trabalho que é feito na formação do Barreiro, não tenho dúvidas que estará certamente entregue às pessoas certas.

Um abraço

 
At 16:53, Anonymous Anónimo said...

O PEDRO COSTA PODE TER ALGUMAS VIRTUDES,MAS «EXCELENTE A NIVEL FISICO E UM CABECEADOR NATO....».....TU SABES QUANTO MEDE O MIUDO. PORQUE NAO DIZES AO TEU CLUBE PARA O IR BUSCAR,JA FICAVAM COM MAIS UM NA SELEÇAO DE SUB-16.1+1=2............................ATENÇAO O PEDRO TEM O SEU VALOR E TEM OS SEUS PONTOS FORTES(INTELIGENTE,SABE JOGAR NA AREA ,FAZ BEM AS DIAGONAIS,NAO TEM MEDO DO 1 CONTRA 1 ,CHUTA BEM)MAS NUNCA AS CARACTERISTICAS QUE TU LHE APONTASTE.

 
At 17:51, Blogger 30 said...

Então não conheces certamente o rapaz. Se encontrar alguém em Portugal com melhor jogo de cabeça do que o Pedro então que mo apresentes.

 
At 18:23, Anonymous Anónimo said...

Outro miudo que eu acho que tem lugar na selecçao de sub-16 e outro nsso juvenil-b---Luis Carlos---ja foi chamado aos treinos 1 vez pelo MISTER PAULO SOUSA mas merece ser chamado a uma conpetiçao para se poder ver as suas qualidades.E daqueles jogadores que dao tudo em campo .As suas principais caracteristicas sao:faz muito bem qualquer posiçao da DEFESA e do MEIO CAMPO e isto so por si faz dele um jogador versatil extremamente util a qualquer treinador(estamos a falar de um miudo que »bebe» da NOSSA FORMAÇAO a 7«sètima»epoca consecutiva) è um jogador com excelente tecnica,boa visao de jogo muito forte no 1para1 e na marcaçaode livres directos(pontapè FORTISSIMO)como è muito raçudo por vezes excedece um pouco (nada que nao poca ser melhorado).--ANDRE jà que me permites sempre que tiver tempo disponivel voltarei,porque dòi-me o coraçao quando vejo alguem perguntar ---«entao depois do PAIM nao ha mais nenhum jogador que faça a diferença????»---A NOSSA PROSPECÇAO/FORMAÇAO ESTÀ A ANOS DE LUZ A FRENTE DE QUALQUER OUTRA EM PORTUGAL--por isso nao tenham duvidas vem aì muito mas muito jogador «EXCELENCIA».---SAUDACÇOES SPORTINGUISTAS----

 
At 19:00, Anonymous Anónimo said...

MELHOR DE CABEÇA «DESSA GERAÇAO CLARO»DO QUE O PEDRO COSTA.....PODIA-TE APRESENTAR 10 JOGADORES QUE TU NAO CONHECES ,MAS VOU DIZER-TE SÒ TRES QUE TU CONHECES--NUNO REIS--DIOGO RIBEIRO---FILIPE PAIVA (PARA ALEM DE JOGAREM DE CABEÇA BEM TEM MUITOS MUITO GOLOS APONTADOS DE CABEÇA EM CAMPEONATOS REGIONAIS ,CAMP.NAIONAIS TORNEIOS INTERNACIAS SELEÇOES REGIONAIS ETC. QUANDO QIZERES ENUMEROSTOS POR JOGADOR POR JOGO POR ANO.....E JÀ AGORA QUANTOS JOGOS VISTES FAZER DO PEDRO COSTA?10?ENTAO VISTES MAIS DO QUE EU,POIS SO VI 8.E TREINOS DELE QUANTOS VISTES ?DIZ ONDE E EM QUE DATA ,SE CALHAR EU ESTAVA PERTO DE TI.EU TENHO PROVAS MATERIAS DE TUDO O QUE ACABEI DE TE DIZER.ESPERO QUE TAMBEM TENHAS.ISTO È UM BLOG SERIO.

 
At 19:23, Blogger ACF said...

"Outro miúdo que eu acho que tem lugar na selecção de sub-16 e outro nosso juvenil-b---Luís Carlos---ja foi chamado aos treinos 1 vez pelo MISTER PAULO SOUSA mas merece ser chamado a uma conpetiçao para se poder ver as suas qualidades.E daqueles jogadores que dao tudo em campo .As suas principais caracteristicas sao:faz muito bem qualquer posiçao da DEFESA e do MEIO CAMPO e isto so por si faz dele um jogador versatil extremamente util a qualquer treinador(estamos a falar de um miudo que »bebe» da NOSSA FORMAÇAO a 7«sètima»epoca consecutiva)"

Não sabia que ele já ia em 7 anos no Sporting, tendo em conta que tem 15 anos (faz 16 no próximo dia 29) então começou muito novinho. Não o vi jogar muitas vezes o ano passado pelos Iniciados, mas estava com ideia de que ele era um médio.

"è um jogador com excelente tecnica,boa visao de jogo muito forte no 1para1 e na marcaçaode livres directos(pontapè FORTISSIMO)como è muito raçudo por vezes excedece um pouco (nada que nao poca ser melhorado).--ANDRE jà que me permites sempre que tiver tempo disponivel voltarei,porque dòi-me o coraçao quando vejo alguem perguntar ---«entao depois do PAIM nao ha mais nenhum jogador que faça a diferença????»"

As pessoas desenvolveram uma autêntica fixação com o Fábio Paim, ele é o menino maravilha de jogos como o Championship Manager (o ano passado já diziam que o Zé Mário era melhor que o Paim só porque ele também aparecia no CM), Football Manager etc e as pessoas reparam nisso e começam logo a fantasiar que ele é outro Ronaldo ou Quaresma mesmo sem nunca o terem visto jogar. O Paim é um jogador com uma capacidade técnica muito boa, nesse aspecto faz lembrar o Quaresma, mas para se ser um grande craque é preciso conseguir conjugar muitas facetas tanto físicas como mentais, o Paim está bem servido pois tem uma habilidade natural fantástica, mas é ainda difícil saber se vai ou não vai vingar no futebol, todos desejam que sim mas depende mesmo é do Paim, ele é que vai ter que silenciar os seus críticos.

O Paim é muitas vezes usado como simbolo de "craque", mas eu acho que craque mesmo é o João Moutinho e o Daniel Carriço e outros jogadores que fazem X de jogos seguidos sempre a um nível muito bom, o Paim é aspirante a craque e pode trazer à equipa um leque de qualidades diferentes do Moutinho, se o Paim conseguir ter sucesso vai trazer muito entusiasmo aos relvados pois o futebol é como a arte, em qualquer galeria de arte podemos apreciar a beleza do expressionismo, do impressionismo, do cubismo etc, tal como na Academia de Alcochete podemos maravilhar perante a técnica do Altair Jr, a velocidade explosiva do Tiago Cerveira, a raça do Carriço, a força física do Diogo Amado, existem tantos aspectos no futebol que podemos apreciar, a técnica é bonita mas é tudo.

"---A NOSSA PROSPECÇAO/FORMAÇAO ESTÀ A ANOS DE LUZ A FRENTE DE QUALQUER OUTRA EM PORTUGAL--por isso nao tenham duvidas vem aì muito mas muito jogador «EXCELENCIA».---SAUDACÇOES SPORTINGUISTAS----"

O verdadeiro "Bottom Line" da formação não são os títulos, mas sim a capacidade de integrar Juniores na equipa sénior, vamos supor hipoteticamente que os Iniciados A do Sporting terminam o campeonato em 3º lugar atrás do Benfica e Porto mas daqui a 4 ou 5 anos o Sporting consegue colocar 3 ou 4 jogadores desse lote na equipa principal enquanto o Benfica e Porto colocam 1 ou 2 ou nenhum? Se assim for a formação terá comprido o seu propósito de alimentar os seniores, se ganharem títulos melhor ainda, mas esse não é o objectivo primário da formação leonina embora muitos adeptos não queiram ouvir isso.

Caro anónimo podes dar todas as opiniões que quiseres pois fazes parte da riqueza deste blog, mas os anónimos se puderem arranjar um “nickname” (não preencham o perfil para melhor poderem manter o anonimato) ou assinar os vossos comentários com um pseudónimo para a gente vos poder distinguir uns dos outros seria agradável.

Juniores (17ª jornada)
Sporting Vs União da Madeira
Sábado 20/01/2007 às 15:00, Academia Sporting



André Figueiredo

 
At 23:09, Anonymous Anónimo said...

"As pessoas desenvolveram uma autêntica fixação com o Fábio Paim, ele é o menino maravilha de jogos como o Championship Manager (o ano passado já diziam que o Zé Mário era melhor que o Paim só porque ele também aparecia no CM), Football Manager"



Por falar em Ze Mario, o que é feito dele?

 
At 00:00, Blogger João Faria said...

André já agora,conheçes um puto de 1995 chamado Afonso Sousa?
Joga no Sporting. O Puto farta-se de dar toques com a cabeça e tem imenso jeito para jogar a bola. Já o viste?

http://todoofutebol.blogspot.com

Desculpa a publicidade mas tem ido pouca gente ao meu blog

 
At 00:32, Blogger ACF said...

"Por falar em Ze Mario, o que é feito dele?"

Deve ter sido emprestado, agora é Junior de 1º ano (16/07/1989). Esta época não o vi entre os convocados de nenhuma das equipas de juniores que o Sporting enfrentou. Dos poucos jogos que vi dos nossos Juvenis A a jogar na zona de Lisboa em 05/06 fiquei com a ideia que ele ou entrava como suplente ou era suplente não utilizado em muitas ocasiões.

"André já agora,conheçes um puto de 1995 chamado Afonso Sousa?
Joga no Sporting. O Puto farta-se de dar toques com a cabeça e tem imenso jeito para jogar a bola. Já o viste?"

Jogadores abaixo de Iniciados A não sei quase nada. Se tivesses perguntado mais cedo podia ter tentado descobrir quando fui a Pina Manique.

"http://todoofutebol.blogspot.com

Desculpa a publicidade mas tem ido pouca gente ao meu blog"

Estás à vontade, isso leva tempo.



André Figueiredo

 
At 11:18, Blogger 30 said...

Anonimo, se conheces tão bem o rapaz como não sabias sequer o grau de parentesco em relação ao Manuel Fernandes (Sporting)?

O seleccionador nacional sub-16, em conversa com alguns amigos, disse que o Pedro Costa é dos melhores cabeceadores que já viu nesta idade. Eu também acho o mesmo.

 
At 11:49, Anonymous Anónimo said...

boas, andre.
antes demais quero tambem dar te os parabens por teres 1 dos melhores blogs de formaçao k conheço!

mas queria te fazer perguntas a ti!

achas k a ida de paim para o O.M.
vai beneficiar?
achas que ele se csg adptar aos estilo senior?
achas que se afirmara no planetl leonino?




ass olheiro

 
At 12:40, Blogger ACF said...

"boas, andre.
antes demais quero tambem dar te os parabens por teres 1 dos melhores blogs de formaçao k conheço!"

Obrigado, mas o mérito não é só meu, eu apenas criei o "copo" mas não sou apenas eu que o estou a encher, o conteudo que dá riqueza ao blog depende de mim e de todos aqueles que aqui vêm para contribuir, mas não nego que fico feliz de ver as pessoas com civismo e fair-play poderem vir aqui partilhar ideias, conhecimentos e opiniões sobre aquilo que todos nós tantos gostamos, o futebol de formação. Eu pelo menos já aprendi imenso.

"mas queria te fazer perguntas a ti!

achas k a ida de paim para o O.M."

Acho que ele nos Juniores estava a estagnar e precisava de um ambiente mais competitivo que o pudesse forçar a jogar nos limites da sua capacidade para poder expandir esses limites e evoluir perante as adversidades que o obrigarão a melhorar ou irão demonstrar que estagnou mesmo ou talvez tenha regredido.

O empréstimo a Moscavide é boa ideia porque o O.M. tal como o Casa Pia é um clube Lisboeta e assim é fácil para os responsáveis da formação ficarem de olho nele pois está próximo da casa mãe e os seus colegas podem vir dar uma força.

"vai beneficiar?"

Isso depende dele. Como atleta e jogador ao ser exposto a um ambiente mais dificil terá que elevar a sua qualidade de jogo. Na liga de Honra o futebol envolve jogadores tecnicamente menos dotados e que confiam mais na força física e na raça, para singrar aqui ele terá que também desenvolver capacidade de lidar com entradas mais duras e tornar-se um jogador mais forte pscicologicamente.

"achas que ele se csg adptar aos estilo senior?"

Físicamente ele não é nenhum monstro, ele tem técnica excepcional e excelente mobilidade embora o seu sprint nem sempre é aquilo que era uns anos atrás. Eu penso que estar a jogar com jovens profissionais de 18 anos à sua volta é uma coisa e jogar com jogadores mais velhos (embora o ambiente em Moscavide também é muito jovial e de grande camaradagem) e num ambiente mais agreste em termos de condições de treino só pode incutir humildade e força mental a um jovem, lidar com as adversidades ajuda a criar caracter.

"achas que se afirmara no planetl leonino?"

Sinceramente não consigo prever, um jogador com estas caracteristicas é sempre mais dificil especular, o Nani não tem a qualidade técnica do Paim mas físicamente melhorou imenso, vê o Nani na pré-época 2005 e vê o seu físico na pré-época 2006, o rapaz cresceu imenso, tal como o Djaló também cresceu, tal como o Veloso conseguiu eliminar algumas daquelas gordurinhas que tinha. O Paim terá que fazer algum trabalho especifico em Alcochete no Verão para que com a quantidade correcta de Proteinas e Hidratos de Carbono e um esquema de hipertrofia possa adicionar uns quilinhos. Penso que a sua estatura física não é um problema, apenas precisa de mais alguma força física, precisa de aprender a soltar a bola após causar desiquilibrios e tem que aprender que no futebol moderno todos os jogadores têm que ajudar a defender.

Existem estes mitos na internet que o Paim é mal comportado, é indisciplinado, etc. Do que sei do rapaz ele é brincalhão e um bocadinho teimoso e decididamente não tem a personalidade de um Moutinho, Pereirinha, Veloso ou Djaló, mas lá porque um jovem é mais alegre ou extrovertido não quer dizer que não possa ser um bom profissional nos treinos e nos jogos. O próprio Cristiano Ronado e Quaresma não são nenhuns meninos de altar.

Este empréstimo do Paim é decisivo, se ele não for para os seniores em Julho entrão creio que a sua oportunidade terá passado ao lado porque não estou a ver ele a ser emprestado1-3 épocas e depois finalmente ser integrado. Um jogador ou é logo integrado, ou regressa após 1 época de empréstimo ou então é porque dificilmente se irá afirmar no Sporting.

O Paim tem que ter consciência da importância que estes 15 jogos até ao final da época são um periodo pivotal da sua carreira como profissional, tal como o Carlos Martins tem que perceber que tem apenas 15 jornadas para convencer muita gente.

No dia 28 vou outra vez ao campo do Moscavide apoiar o Paim e os outros 3 Leões, e como vai ser Vs Estoril também vou ver o Caiado e o Capitão Zezinando. Se ambas as equipas marcarem golos e vou celebrar e arrisco-me a levar uma tareia dos adeptos de ambos os clubes.



André Figueiredo

 
At 12:48, Anonymous Anónimo said...

obrigado pela resposta!
em relaçao a martins, k achas do futuro dele?
e de paulo bento nao andara o mister bento a cometer alguns erros?


ass olheiro

 
At 13:32, Blogger ACF said...

"obrigado pela resposta!
em relaçao a martins, k achas do futuro dele?"

O mesmo que achava no final da época passada, que ele não se irá afirmar no Sporting e o melhor que lhe poderia acontecer era sair do clube e ir para um clube Português de menor dimensão onde possa tentar a sua sorte. Eu gosto muito do Carlos Martins e sempre achei que tinha um potencial muito bom, mas já não acredito nele. Pouco a pouco os outros adeptos estão a chegar à mesma conclusão que eu. A mim não me interessa se o jogador é Sportinguista ou não, interessa-me mais é o seu rendimento desportivo enquanto utiliza a camisola do meu clube. O Areias também era sócio do FCP e o Adrieense despachou o gajo.

Mas eu pelo menos ao contrário dos adeptos não ando a dizer que o CM10 é "um ganda leão" para que depois de disparates como aquele no restelo ter uma mudança radical e dizer que ele afinal é "um grande FDP", não tenho nada contra ele, simplesmente acho que é um activo do Sporting que dificilmente poderá render desportivamente mais do que aquilo que rendeu desde 16 de Setembro de 2000 e por isso mesmo tal como qualquer jogador em sub-rendimento crónico ele deveria sair e abrir espaço para que outro jogador possa ser rentabilizado.

"e de paulo bento nao andara o mister bento a cometer alguns erros?"

O Paulo Bento esta época não tem sido tão bom como em 05/06, mas que ninguém duvide que ele é o meu treinador e estou 100% do lado dele apesar de discordar de algumas das suas opções. Não estou minimamente preocupado se o Sporting vai ganhar titulos nesta época ou na próxima. Quero é ver o Sporting construir uma equipa ao longo dos próximos 2 anos e para esse projecto acredito em Paulo Bento e nas pessoas da SAD e nos responsáveis da formação de Alcochete o que não quer dizer que concorde com tudo.

Perder o campeonato não é importante, mas perder jogadores cruciais no Verão e enfraquecer o projecto de construção de uma equipa vencedora é que me preocupa. Não podemos estar 9 meses a cavar um buraco para depois no Verão atirarem com uma tonalda de areia lá para dentro. Quer o Sporting perca ou ganha nesta época será necessário estabilidade na equipa técnica e assegurar continuidade do projecto.

Se o Sporting vender Moutinho, Nani, Pereirinha, Veloso então o trabalho dos últimos 1-3 anos regressa todo à estaca zero, isso é que não pode ser.



André Figueiredo

 
At 14:25, Anonymous Anónimo said...

SR.ANDRE(BENF),realmente nao conceço a familia do jogar em questao,conheço-o apenas como jogador.Mas voçe fugio ao dialogo interessante e realista (ou melhor dialogos que nos levassem a ter a certeza de que os comentarios que voçe AQUI vem fazer eram realmente verdadeiros«pois esse e o apanagio deste GRANDE BLOG»).MAS VOÇE RESOLVEU FUGIR A QUESTAO refugiando-se mais uma vez em atuardas «ouvio dizer que....» .ha bloogs em esse tipo de concideraçoes sao regra geral,mas ESTE NOSSO ESPAÇO NAO.AS PESSOAS NORMAIS QUANDO VÊM AQUI ,QUANDO NAO SABEM PERGUNTAM,E O RESPONSAVEL DESTE ESPAÇO,SE SABE RESPONDE ,SE NAO SABE DIZ QUE NAO SABE E MAIS TARDE DEPOIS DE SE IMFORMAR RESPONDE.E NOS PORQUE GOSTAMOS DESTA SERIEDADE VIEMOS AQUI MUITAS VEZES.E VAMOS VOLTAR CADA VEZ MAIS ATE TORNAR ESTE BLOOG NO MELHOR »BLOOG FORMAÇAO DESTE PAIS«.SAUDAÇOES SPORTINGUISTAS.

 

Enviar um comentário

<< Home