Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Antevisão da 17ª Jornada



Juniores

Duas jornadas realizadas em 2007 e em 6 pontos possíveis os Juniores Leoninos apenas conseguiram amealhar 1 ponto e marcar 1 golo ao fim de 180 minutos de esforço Vs Casa Pia e Estrela da Amadora. Quando entrarem em campo este Sábado Vs União da Madeira já terá passado mais de 1 mês desde que saborearam a última vitória a 16 de Dezembro de 2006 Vs Lusitano, e está na hora de dar a volta por cima e regressar com naturalidade às vitórias.
Muitos se questionaram sobre quais as razões pelas quais o Sporting não conseguiu ganhar nas 2 últimas jornadas, os factores serão múltiplos e a culpa não morre sozinha, mas apesar dos recentes "desaires" não é necessário de todo estar a procurar culpados, bodes expiatórios, considerar isto uma crise, ou começar a questionar tudo aquilo que de bom tem sido feito até agora.
Vs União da Madeira o Sporting mais que provavelmente vai ganhar o jogo, e não o ganhará devido a grandes revoluções tácticas, ou grandes alterações na composição do XI, ou até mesmo porque os jogadores vão entrar com mais garra. Vão ganhar porque têm mais talento, maior capacidade, e porque estão motivados para jogar nem a 99 nem a 101, mas sim a 100%. Será mais do que o suficiente desde que acreditem em si próprios e joguem com naturalidade mas com empenho. Ansiedades só podem atrapalhar. Os Madeirenses vêm de 3 derrotas seguidas e ao Sporting bastará jogar tanto quanto jogou Vs Amadora (embora tenha potencial para jogar mais e melhor) para conseguir uma vitória em Alcochete e depressa esquecer os momentos menos felizes do passado recente.

Top 5 actual:

Sporting - 41 pontos.
Benfica - 39 pontos.
Estrela da Amadora - 35 pontos.
Belenenses - 34 pontos.
Louletano - 29 pontos.

14º classificado: União da Madeira com 13 pontos, 13 golos marcados e 24 sofridos. Curiosamente marcaram muito menos golos em casa em 8 jornadas do que em 7 jornadas fora.

7 jogos fora de casa o União da Madeira:

1 Vitória (Lusitano na 8ª jornada).
3 Empates
3 Derrotas
Fora de casa marcaram 8 golos e sofreram 10. Sofrer 10 golos fora em 7 jogos está longe de ser indicativo de uma má defesa.

Jogos Vs Top 5 (5 derrotas):

União da Madeira 0 - 2 Sporting (2ª Jornada).
Louletano 1 - 0 União da Madeira (4ª Jornada).
União da Madeira 1 - 2 Estrela da Amadora (9ª Jornada).
União da Madeira 0 - 2 Benfica (11ª Jornada).
União da Madeira 1 - 5 Belenenses (15ª Jornada).

Juvenis

Em 2 jogos realizados em Janeiro os Juvenis Leoninos conseguiram 6 pontos, marcaram 7 golos e não sofreram nenhum Vs adversários de qualidade média-alta, agora é necessário dar continuidade a essas 2 vitórias e se possível jogando com tanta ou mais qualidade e durante prolongados períodos do jogo até que os Leões sejam capazes de jogar 80 minutos sempre num bom plano exibicional. Vs Castelo Branco será o mais recente exame a essa capacidade de ganhar, ganhar bem e controlar o jogo do 1º ao 80º minuto, como sempre terão que estar motivados para poderem ganhar e se possível ganhar com brilhantismo.

O adversário que se segue é o Desportivo de Castelo Branco, uma equipa que em 16 jogos sofreu 64 golos (exactamente 1 golo sofrido por cada 20 minutos) o que faz dela a defesa mais porosa do campeonato nacional de Juvenis, mas se está em 10º lugar e não em último é indicação que este adversário também sabe "morder" (17 golos em 16 jogos).
O Castelo Branco em 48 pontos possíveis amealhou somente 11 pontinhos que resultaram de 3 vitórias (apenas 1 em casa) e 2 empates em 16 jogos que também lhes trouxeram 11 derrotas, é certo que este adversário é mais fácil do que muitos outros, mas os melhores jogadores se não estiverem motivados ou dispostos a correr facilmente podem ser batidos por jogadores inferiores mas com humildade suficiente para jogarem nos seus limites. Jogar contra o Tri-Campeão Nacional de Juvenis Sporting Clube de Portugal motiva qualquer jovem jogador, e por isso mesmo os Leões têm que saber que este "frágil" oponente é acessível, mas tudo fará para jogar nos seus limites estará super motivado para travar o Sporting.
Quanto o Castelo Branco visitou Alcochete levou 6-0 na 6ª jornada, quando visitou o Seixal levou 16-0 na 9ª jornada, e talvez devido ao trauma dos 16-0 ou devido à qualidade dos Juvenis do Belenenses levou 11-0 em casa logo na 10ª jornada.

O Castelo Branco realizou 7 jogos em casa que resultaram em 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas (5 pontos em 21 possíveis):

Castelo Branco 2 - 2 Entroncamento (1ª jornada).
Castelo Branco 0 - 3 Pontinha (3ª jornada).
Castelo Branco 2 - 2 Odivelas (5ª jornada).
Castelo Branco 2 - 3 Estrela da Amadora (7ª jornada).
Castelo Branco 0 - 11 Belenenses (10ª jornada).
Castelo Branco 2 - 4 Beneditense (13ª jornada).
Castelo Branco 1 - 0 Loures (15ª jornada).

Em casa marcaram 9 golos e foram 25 os golos sofridos.

Top 5 actual:

Benfica - 42 pontos.
Sporting - 41 pontos.
Alverca - 30 pontos.
Belenenses - 30 pontos.
Pontinha - 28 pontos.

6 Jogos Vs Top 5:

Castelo Branco 0 - 3 Pontinha.
Sporting 6 - 0 Castelo Branco.
Benfica 16 - 0 Castelo Branco.
Castelo Branco 0 - 11 Belenenses.
Alverca 1 - 2 Castelo Branco
Pontinha 4 - 0 Castelo Branco

41 golos sofridos e apenas 1 marcado.

O Sporting entrará em campo sabendo que é o favorito mas para garantir a vitória terá que aliar empenho, motivação e garra à sua natural superior qualidade técnico-atlética. Quando uma equipa ganha por 6-0 ou 16-0 certamente após marcar o 1º golo não ficará a pensar que ainda faltam mais 5 ou 15 golos, apenas poderá pensar que falta mais 1 golo, e se marcarem mais 1 então falta apenas mais 1 e depois logo se verá, de micro objectivo em micro objectivo se poderá potencialmente golear o adversário, mas antes disso é preciso algo mais crucial do que a goleada, é preciso vencer.
O Sporting é favorito, mas nem ele nem ninguém deve procurar a goleada, deve sempre procurar a unicamente a vitória, não se pode desejar à partida um objectivo excessivamente ambicioso senão a ansiedade poderá condicionar o rendimento dos atletas, o Sporting vencerá este jogo porque tem mais qualidade, se a goleada surgir terá sempre que ser com naturalidade e fruto da entrega dos atletas do principio ao fim. Objectivo primário é ganhar, objectivo secundário será ganhar bem, e nunca existem vencedores antes do apito final.

Juniores (17ª jornada)
Sporting Vs União da Madeira
Sábado 20/01/2007 às 15:00, Academia Sporting

Juvenis (17ª jornada)
Castelo Branco Vs Sporting
Domingo 21/07/2007 às 11:00, Campo da Zona Lazer Nº1, Castelo Branco

Iniciados (17ª jornada)
Oeiras Vs Sporting
Domingo 21/01/2007 às 11:00 - Estádio Municipal de Oeiras

Boa sorte.

Como tinha prometido eu ontem (Quinta-Feira 18/01) estive no Alavalade XXI a ver o treino dos Seniores e tirei algumas fotos, mas poucas ficaram com qualidade porque foram tiradas das bancadas a 70 metros ou mais dos "alvos" e porque as condições de luz depois das 16:00 dentro do estádio não são as melhores. Existia um pequeno feixe de luz solar que atravessava o estádio de Sul para Norte e tudo o que estava à esquerda ou direita dessa luz ficava escuro nas fotografias. Aqui estão as melhores:

Alvalade XXI

Concentração total

Custódio e Tonel

João Moutinho

De 20 em 20 minutos

Custódio, o novo relvado e Farnerud

O Leonel Pontes e Ricardo Peres batem ambos livres com o pé esquerdo, o Leonel não é nada mau, boa técnica e um remate forte.

Ontem veio um interessante artigo na versão online do jornal "The Sun" (o "24 Horas" lá da terra) que falava sobre os jovens nas equipas do Chelsea e Arsenal e inclusive o nosso Rui Fonte (nada dizem sobre o Fernandes e Ferreira):

Chelsea kids play catch up

"Rui Fonte (16). A estrela Portuguesa é ainda outro ponta de lança a ser trabalhado na academia.
Fonte veio do "Sporting Lisbon" no último Verão e já está em busca de um lugar na equipa de reservas.
Frio na finalização dentro da pequena área, é esperado que Fonte vá sair emprestado na próxima época.
"

Fábio Coentrão



André Figueiredo

9 Comments:

At 11:26, Blogger ACF said...

Em "A Bola" (edição online):

"O Sporting é um dos clubes que seguem com a máxima atenção a carreira do jovem avançado (18 anos) do Rio Ave, Fábio Coentrão.
Fábio Coentrão, primo de Luís Coentrão do Gil Vicente, é um nome que desperta cobiça em vários emblemas, nacionais e internacionais, pela sua capacidade técnica, polivalência (joga em várias posições no meio-campo ou no ataque) e margem de progressão. Apesar de jovem, Fábio Coentrão é já uma referência do Rio Ave e dificilmente ficará em Vila do Conde na próxima época, mesmo que o clube suba de divisão.
Fábio Coentrão será, assim, mais um motivo de interesse para os sportinguistas, no próximo domingo, no jogo da Taça de Portugal entre o Sporting e o Rio Ave. Uma oportunidade para os dois clubes conversarem sobre as condições exigidas pelos vila-condenses para libertar o passe de um dos seus melhores activos no momento."

Espero que seja verdade, se toverem que apostar então apostem em jogadores Portugueses, de preferência com margem de progressão, e se possível que sejam Sportinguistas como é o caso do Fábio Coentrão (03/11/1988).

Pessoalmente sou completamente contra o regresso de Fábio Rochemback, teria feito todo o sentido trazer de volta o FR26 quando o Sporting estava a 4 pontos do Porto, mas agora não faz qualquer sentido no plano desportivo ou económico a não ser para ganhar a Taça de Portugal. Porque razão deveria o Sporting dispender uma fortuna nos salários de Rochemback quando o titulo já é quase impossível e no fim da época ele voltaria ao Middlesbrough? Mais vale apostar em jovens e continuar a construir uma equipa que daqui por 18 meses nos dê uma hipótese credivel de lutar pelo titulo nacional.



André Figueiredo

 
At 15:34, Blogger Unknown said...

Dois apontamentos interessantes:

http://www.gestifute.com/gestifute/personalidade.php?person_pesquisa=14&clube_pesquisa=0&posicao_pesquisa=0

e

http://www.gestifute.com/gestifute/personalidade.php?person_pesquisa=97

 
At 20:45, Blogger ACF said...

O Manchester United depois de gastar 18,6 milhões de Libras pelo Michael Carrick no Verão agora lançou uma oferta de 20 milhões de Libras pelo Owen Hargreaves. No total estamos a falar de quase 59 milhões de euros por estes 2 jogadores. Sinceramente acho que ambos são bons jogadores mas esta quantidade de dinheiro é brutal tendo em conta a idade (o Roy Keane na altura custou muito mas veio do Forest com 22 anos) e qualidade de ambos. Encaixam bem no perfil do futebol Inglês e num Manchester que durante anos procurou um substituto para Roy Keane e eventualmente precisará de um para Paul Scholes (e Ryan Giggs e Gary Neville). Presumo que com a chegada de Hargreaves ele passará a ser o trinco e o Carrick eventualmente ficará com o lugar de Scholes, mas mesmo assim é muito dinheiro pois nenhum dos 2 é um Scholes e muito menos um Roy Keane.



André Figueiredo

 
At 23:39, Anonymous Anónimo said...

André garanto-te que o Manchester não estaria em primeiro sem o Carrick. É peça fundamental

 
At 00:01, Blogger João Faria said...

André o DJ já fez a cobertura de algum jogo de Juvenis A do estrela da Amadora?

 
At 00:15, Blogger ACF said...

Integrou-se muito bem, mas a verdade é que o Man Utd esta época está a jogar um futebol fabuloso com ou sem Carrick. Acho que ele não tem jogado de maneira a justificar o seu preço nem o esperava tal feito da parte dele. Estou curioso por ver este jogador actuar mais vezes na Europa para ver o que faz, quero ver se só consegue singrar no estilo jogado na premiership ou se é capaz de se adaptar quando tem que jogar contra futebois mais sofisticados.

Seria curioso especular a razão pela qual este ano o United joga tão bem e está a ser tão regular comparado com o ano passado tendo em conta qu enão houveram mudanças radicais. Troca de Heinze for Evra, Vidic tirou o lugar a Silvestre, Carrick no miolo substitui Keane, Ronaldo está um ano melhor e mais experiente, Saha trouxe mais mobilidade e imprevisibilidade à frente de ataque.

Não vejo este plantel como sendo substancialmente melhor que o da Tripla em 99 ou o que ganhou 2 campeonatos seguidos em 92/93 - 93/94, mas a verdade é que todos nós temos alguma dificuldade em reconhecer grandeza excepto em retrospectiva. O United tem um bom XI embora não goste muito dos laterais, mas não parece ter grande profundidade no banco com jogadores mediocres como Fletcher, O'Shea, Richardson, Park, Wes Brown. Só Alan Smith, Solskjaer e Silvestre me parecem suplentes de alguma qualidade.

O Hargreaves seria uma boa compra para o United, mas 20 milhões por esse jogador já é pedir muito, 30 milhões é ridiculo.

"André o DJ já fez a cobertura de algum jogo de Juvenis A do estrela da Amadora?"

Não sei, mas se tivesse que adivinhar diria que sim. É muito raro eu comprar o jornal, geralmente só o compro para poder oferecer ao Sr Ferrão na Academia.



André Figueiredo

 
At 10:07, Blogger ACF said...

Rui (Leone), manda-me um E-Mail SFF.



André Figueiredo

 
At 12:46, Blogger ACF said...

Chelsea em Anfield Road com Geremi na direita, Paulo Ferreira e Mikael Essien como dupla de centrais e John Obi-Mikel como trinco.

Que DEUS hoje seja do Chelsea.



André Figueiredo

 
At 13:13, Blogger ACF said...

Mourinho devia tirar 1 lateral e inserir mais 1 médio. O Chelsea não consegue defender atrás portanto mais vale ter mais um médio que saiba segurar a bola no meio. Eu retirava o Geremi, punha o Ferreira na direita, Cole na esquerda e mantinha Essien como central (já jogou a central no Lyon) e pedia aos 2 laterais para não subirem muito.

O Chelsea não consegue defender portanto é melhor começar a atacar, a colocar pressão na frente e a ter mais presença no meio campo para cortar jogadas de contra ataque mais acima no terreno.

3-4-3 com 2 laterais defensivos e 2 extremos bem abertos na frente a municiar o Drogba, isto implica abdicar do modelo de jogo habitual, mas é melhor fazer isso do que ter 4 elementos nas traseiras dos quais Geremi não tem qualidade e Paulo Ferreira a central e no jogo aéreo é uma perfeita nulidade.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home