Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, janeiro 20, 2007

Sporting 3 - 0 União da Madeira (17ª Jornada de Juniores)



Os nossos rapazes prontos para entrar em combate

35 dias depois

Demorou, mas a 1ª vitória dos Juniores Leoninos em 2007 finalmente surgiu e foi uma vitória incontestável da equipa mais forte em campo e que mais fez para ganhar a contenda. Os comandados de José Lima entraram no relvado com exactamente o mesmo XI da jornada anterior com a excepção da entrada de Rui Patrício na equipa (Tiago Jorge esteve no banco), Lima não fez grandes mudanças e preferiu dar um voto de confiança aos seus pupilos. Estes responderam com uma exibição ao nível da jornada anterior (Vs Estrela da Amadora), mas desta vez contra um adversário mais modesto. Do lado adversário destaque para o regresso a casa do jovem Ruben Gravata que se sagrou campeão Nacional de Juvenis pelo Sporting em 2004/05.

Durante toda a partida o Sporting esteve quase sempre por cima e a controlar o jogo enquanto o União da Madeira limitava-se a fazer passe longos para municiar os seus avançados com particular destaque para a velocidade de Maurício na 2ª parte. Aos 6 minutos o Sporting já havia conseguido cantos de ambos os lados que eram convertidos por Tiago Pinto ou João Martins, mas o Sporting continua a evidenciar algum défice na sua capacidade de finalização e está muito dependente de Daniel Carriço e Marco Lança no jogo aéreo.

Bruno Matias foi titular pelo 4º jogo seguido mas o Junior de 1º ano tem revelado alguma falta de explosividade quando actua pelo flanco e neste jogo em várias ocasiões trocava de flanco com Alison Almeida e por vezes alternava com Ricardo Nogueira indo o Nº9 para a ala e o jovem para o eixo de ataque. O extremo Alison pode não ter feito golos, mas nesta jornada assinou uma das suas exibições mais conseguidas, não adornou em excesso os seus lances, desequilibrou o adversário, soltou depressa a bola e mostrou mais garra a defender que o habitual, o que lhe valou incentivos das bancadas.

Do lado forasteiro o jogador que mais deu nas vistas ao longo do jogo foi sem dúvida o lateral direito Gabriel que subiu ao longo do seu corredor e esteve sempre bastante em jogo. Curiosamente o Sporting atacava mais pelo seu lado esquerdo, especialmente quando Alison estava nesse flanco e o União da Madeira também parecia apreciar mais esse corredor para fazer as suas investidas, utilizando ora o seu lateral direito ou o avançado Gilberto (bons cruzamentos) para tentar penetrar na defensiva Leonina. O Nº9 Madeirense mostrou particular apetite for fazer movimentos diagonais (da direita para o centro) nos últimos 40 metros. No eixo da defesa Madeirense destaque para o central Bruno que evidenciou força física, técnica acima da média e tentou sempre incentivar os colegas.

Nos primeiros 20 minutos o Sporting coleccionava oportunidades de golo através de remates perigosos de Ricardo Nogueira, mas tinha dificuldades em rentabilizar as suas jogadas pelo flanco. Lima insistia com Adrien Silva para que houvesse maior comunicação no miolo de modo a maximizar a interacção entre os 3 médios de maneira a poder acelerar as transições ao lançar o Sporting no ataque.
O tempo passava e o Sporting ficava impaciente na procura do golo, finalmente o Capitão decidiu dar o exemplo e após os primeiros 15 minutos ele próprio começou a subir no terreno de maneira a criar situações de superioridade numérica. Aos 19 minutos João Martins executa um livre perto da área que sobrevoa a defensiva Madeirense até que Daniel Carriço cabeceia a bola ligeiramente por cima da trave.

O médio André Pires fez um jogão, esteve pura e simplesmente fenomenal, demonstrou uma resistência digna de um cavalo de corrida e cortou jogadas de perigo, pressionou o transportador da bola, dobrou Vasco Campos e Daniel Carriço em tarefas defensivas, enfim esteve em todo o lado e com uma entrega e espirito de sacrifício louvável, neste momento é um jogador insubstituivel.

Aos 24 minutos o Sporting volta mais uma vez a subir no terreno, mas desta vez todo o conjunto sobe. À medida que as unidades mais agressivas entram na área o Sporting tem todos os seus 10 jogadores de campo para cima da linha média correndo o risco de se desequilibrar para a frente e ficar exposto ao contra-golpe, mas apenas poucos segundos depois André Pires encontra Daniel Carriço dentro da área e o Capitão Sportinguista desfaz o empate ao marcar o 1º da tarde e de imediato explode com indisfarçável alegria e faz um sprint vitorioso ao longo da bancada para saudar os adeptos.

Foi um jogo com alguma violência e o Sr Árbitro Eugénio Arez decidiu mostrar 4 cartolinas amarelas (todas aos forasteiros), o número de punições talvez tenha sido excessivo mas algumas entradas foram de facto muito duras incluindo uma "dentada" aos 30 minutos que Adrien Silva levou no gémeo esquerdo e que lhe deixou marcas visíveis. O Junior de 1º ano (Adrien) teve um jogo com alguns pormenores bonitos, mas de resto foi uam exibição mediana, em alguns momentos mostrou a qualidade técnica e controle de bola que todos lhe reconhecem, mas precisará de mais tempo para se adaptar. Em particular tem que melhorar bastante na vertente do jogo aéreo.

Na 2ª parte o jogo não mudou muito, o Sporting atacava mais, demonstrava lacunas na finalização e os visitantes insistiam em bolas longas para tentar surpreender a defesa Leonina com a velocidade dos seus avançados. Defensivamente o eixo do Sporting está tão bom como alguma vez esteve esta época, tanto Carriço como Lança estiveram imperiais, Marco Lança fez um jogo sereno e jogou sempre com muito confiança e evidenciou um jogo aéreo que poucos neste escalão conseguem igualar.

As 3 substituições de Lima foram todas previsíveis e sensatas ao retirar elementos que estavam em sub-rendimento ou que já tinham cumprido o seu propósito em campo. Retirou Bruno Matias para inserir Marco Matias na ala direita, trocou Adrien Silva pelo criativo Yannick Puppo, e por fim fez entrar Cacito para render Ricardo Nogueira.
Aos 76 minutos Marco Matias é derrubado na área num penalty clarissimo e João Martins é chamado a converter, entretanto na linha lateral o delegado Mário Lino tem André Cacito pronto para substituir Ricardo Nogueira. Martins remata mas o guardião Ricardo defende o penalty, mas não agarra a bola e permite assim que Ricardo Nogueira na recarga finalize este penalty a 2 tempos antes de sair de campo perante uma ovação dos adeptos.

Aos 89 minutos quase saiu o tento de honra dos Madeirenses, Maurício na esquerda recebe uma bola longa e acelera na direcção de Rui Patrício, liga o turbo e deixa a marcação Leonina para trás, mas devido á pressão a que esteve sujeito e à "mancha" efectuada por Rui Patrício (quase de volta ao seu melhor nível) o velocista Madeirense remata e o esférico passa a milímetros do poste esquerdo dos da casa.
Já tinha o jogo entrado nos descontos e vários adeptos estavam a abandonar as bancadas quando Daniel Carriço apanha um ressalto de bola dentro da área e cabeceia para dentro das redes para fazer o 3º tento da tarde e o seu 7º golo da temporada, o central goleador já é o 2º melhor marcador da equipa.



André Figueiredo

Marco Lança, Tiago Pinto, Alison Almeida

Bruno Matias, Adrien Silva, Ricardo Nogueira

Capitão Carriço cumprimenta o Capitão André

Enfermeiro Carlos Lima verifica a "dentada" no gémeo de Adrien Silva

Ficha de jogo

Novo look Vasco Campos

Fábio Coentrão no Correio da Manhã

Eu amanhã vou a Castelo Branco acompanhar os nossos Juvenis, mas eu combinei com o Rui e no final do jogo eu telefono para ele a dizer o resultado e ele colocar na internet, portanto por volta das 12:35 é só virem aqui e ele terá colocado um comentário a dizer quem marcou e quantos foram e assim escusam de ficar com a ansiedade de 2 horas à espera que eu chegue a Lisboa para dizer o resultado final.
Para a semana eu no Sábado vou a Portimão com os Juniores e o processo será o mesmo assim por volta das 16:45 também saberão imediatamente o resultado desse desafio.

Juvenis (17ª jornada)
Castelo Branco Vs Sporting
Domingo 21/07/2007 às 11:00, Campo da Zona Lazer Nº1, Castelo Branco



17 Comments:

At 21:30, Anonymous Anónimo said...

www.sexoefutebol.blogspot.com

 
At 23:06, Anonymous Anónimo said...

André,

o João Gonçalves está lesionado?

 
At 23:23, Blogger ACF said...

Boa pergunta. Não estava na ficha de jogo a semana passada ("if I recall correctly"), não esteve nos convocados de hoje. Quando o João passou por mim em Moscavide no último Domingo ele parecia estar bem, mas estar bem e apto para futebol de alta competição podem ser coisas diferentes.

Lima decidiu apostar no Adrien e sobretudo no André Pires, são opções. O Lima também tem apostado muito no Bruno Matias, o Ricardo Nogueira com Luís Martins quase nunca era substituido mas hoje o RN9 saiu para dar minutos ao André Cacito e concordo plenamente com essa opção.

Curiosamente eu costumo apostar com as pessoas em Alcochete sobre as substituições. Eu digo sempre sai este e entra aquele. Ao intervalo apostei nos 6 nomes envolvidos, hoje acertei em cheio nos 3 a entrar e nos 3 que deviam sair. Foram 3 substituições carregadas de bom senso.

O Sporting não jogou melhor do que na semana passada, o União é que é inferior ao Amadora, mas com a vitória vem a confiança e para a semana certamente vão estar melhor.

Grandes exibições do André Pires, Daniel Carriço, Marco Lança. O Alison esteve melhor que o seu habitual. O João Martins continua fraco comparado com aquilo que já demonstrou esta época, tem que parar de fazer gravatas ao adversário, isto não é o wrestling. Ele pode jogar muito melhor.

Para mim o Yannick Puppo tem lugar neste XI, ou sai o Adrien ou então sai o Martins e o Adrien vai para trinco, tanto uma opção como a outra acarretam riscos. Era porreiro era ter o Diogo Amado a trinco e depois o Yannick e André Pires como médio interiores.

Lima nesta jornada começou com 2 Juniores de 1º ano (Matias e Adrien) e fez entrar 2 (Marco Matias e Cacito), uma excelente gestão dos recursos disponiveis que permitiram entrar com um XI competitivo e mesmo assim dar minutos a 4 jovens. E ainda tinha o Tiago Pedrosa, André Santos e Vivaldo Arrais no banco. Ele tem sabido motivar os mais jovens e muitas vezes as pessoas esquecem isso e só querem vitórias.

Ainda por cima o Lima é um tipo porreiro, é fácil torcer por ele.



André Figueiredo

 
At 23:51, Blogger João Faria said...

André porque é que o Rui Lopes tem tão poucas oportunidades? Eu achava-o um excelente jogador, com imenso futuro.

Dá para perceber que o Sporting aposta bastante no Ricardo Nogueira e eu tenho reparado que tem evoluído em termos de força muscular. O que achas?

NOTA: O Sporting venceu o Benfica em futsal por 2-1 num grande jogo.
A crónica no meu blog http://todoofutebol.blogspot.com

 
At 00:10, Anonymous Anónimo said...

André,

o Sporting vai ter uns casos bicudos para resolver na próxima temporada, quando quiser colocar jogadores como o João Martins, o André Pires, o João Gonçalves, tendo ainda o Pedro Celestino e o Zezinando emprestados. O que faremos a tantos médios?

Tenho sido um apoiante incondicional do André Pires desde a 1ª vez que o vi jogar. Apesar de achar que poderia fazer a posição 10 (nisso é melhor que o João Gonçalves, embora não procure a bola tanto - o Sporting não joga com um 10, portanto não é problema que se coloque), tem uma capacidade como interior que aprecio muito: forte fisicamente, é combativo e joga com os 2 pés e não parece ter a idade que tem...

Acho o João Martins ganharia em jogar como 2º trinco num sistema de duplo-pivot (como o Manuel Fernandes jogava no Benfica), que essa solução aproveitaria a sua capacidade de passe com os 2 pés e que deixaria um pouco mais as funções defensivas para um jogador mais aguerrido.

Acho também que o Bruno Matias não é um extremo (mesmo que seja aí que ele gosta de jogar!). Tem boa técnica (é mais brincalhão que consequente) mas é relativamente grande/forte para a posição. Acho que seria um 2º avançado, bem trabalhado, que seria capaz de marcar muitos golos. Vê-se que tem aquele faro de golo que só acontece a alguns sortudos.

Haverá uma planificação da temporada de forma a fazer alguns jogadores rodar, independentemente dos resultados (notei que o Adrien não foi convocado nalguns encontros e o Vivaldinho também não o foi para a maior parte deles)?

 
At 00:11, Anonymous Anónimo said...

As minhas desculpas, este último comentário era meu.

PLF

 
At 00:53, Anonymous Anónimo said...

"o Sporting vai ter uns casos bicudos para resolver na próxima temporada, quando quiser colocar jogadores como o João Martins, o André Pires, o João Gonçalves, tendo ainda o Pedro Celestino e o Zezinando emprestados. O que faremos a tantos médios?"

Detesto falar mal dos jogadores do Sporting mas se Romagnoli, Custodio, Paredes, e João Alves forem dar banho ao cão e entrarem Zezinando, Andre Pires, Celestino, João Martins e Gonçalves não ficamos nada a perder.
A meu ver.

já agora André a que jogador compararias o André Pires? Tenho notado que é sempre o melhor ou dos melhores em campo todos os jogos.

 
At 00:53, Anonymous Anónimo said...

O joão gonçalves tem uma pequena lesão acho que nada de grave

 
At 21:03, Blogger ACF said...

"André porque é que o Rui Lopes tem tão poucas oportunidades? Eu achava-o um excelente jogador, com imenso futuro."

Não se passa nada de especial, o Rui Lopes é um organizador de jogo e nessa posição os Juniores já têm o Yannick, André Pires, Adrien, João Gonçalves e até o João Martins e destes 5 quatro são de 2º ano. O Rui Lopes terá sua oportunidade para o ano, um jogador com um bom pé esquerdo vale ouro e o Sporting para o ano terá o Rui Lopes e o Diogo Rosado para essa posição de interior esquerdo, talvez com Adrien a interior direito e Amado a trinco. Será interessante.

"Dá para perceber que o Sporting aposta bastante no Ricardo Nogueira e eu tenho reparado que tem evoluído em termos de força muscular. O que achas?"

Físicamente parece estar mais forte, acima de tudo parece confiante. O ano passado eram dadas oportunidades a Diogo Tavares e Tómané, pode ser que com a chegada de Lima o André Cacito possa aproveitar as "migalhas" do Ricardo Nogueira. O Cacito é muito mais talhado para um 4-3-3 que o Nogueira embora o Nogueira seja um jogador mais completo.

"o Sporting vai ter uns casos bicudos para resolver na próxima temporada, quando quiser colocar jogadores como o João Martins, o André Pires, o João Gonçalves, tendo ainda o Pedro Celestino e o Zezinando emprestados. O que faremos a tantos médios?"

Apostarão em 2 ou 3 e vão emprestar o resto. Para entrarem 3 médios necessariamente terão que sair jogadores como Farnerud e Paredes.

"Tenho sido um apoiante incondicional do André Pires desde a 1ª vez que o vi jogar. Apesar de achar que poderia fazer a posição 10 (nisso é melhor que o João Gonçalves, embora não procure a bola tanto - o Sporting não joga com um 10, portanto não é problema que se coloque), tem uma capacidade como interior que aprecio muito: forte fisicamente, é combativo e joga com os 2 pés e não parece ter a idade que tem..."

O André Pires é um Daniel Carriço transformado em médio. Neste momento o Pires, Carriço, Lança e Patrício são os 4 indiscutiveis desta equipa. O André Pires é o protótipo do jogador que Paulo Bento aprecia, tem técnica mas se tiver que jogar de fato de macaco também o faz. Gostava de ver o André Pires fazer a pré-época, penso que tem grandes possibilidades de ficar.

"Acho o João Martins ganharia em jogar como 2º trinco num sistema de duplo-pivot (como o Manuel Fernandes jogava no Benfica), que essa solução aproveitaria a sua capacidade de passe com os 2 pés e que deixaria um pouco mais as funções defensivas para um jogador mais aguerrido."

Concordo plenamente, ele não é um trinco mas sim um 2º trinco que tem (devia ter) mais a função de ser a 1ª unidade de filtragem, e a função de lançar o contra-ataque após o trinco posicional ter recuperado a bola. O Martins é estilo Maniche, movimenta-se bem e complementaria bem um jogador mais posicional estilo Custódio.

"Acho também que o Bruno Matias não é um extremo (mesmo que seja aí que ele gosta de jogar!). Tem boa técnica (é mais brincalhão que consequente) mas é relativamente grande/forte para a posição. Acho que seria um 2º avançado, bem trabalhado, que seria capaz de marcar muitos golos. Vê-se que tem aquele faro de golo que só acontece a alguns sortudos."

O Bruno é um grande jogador mas acho que tem falta de explosividade para jogar na ala, já o vi em jornadas recentes ser batido pelos laterais vezes sem conta, não consegue fugir nem consegue agarrar a bola. Para mim é indiscutivelmente um 2º ponta-de-lança e faz bem as diagonais. Ele é alto, por volta de 180 ou 181, é um bocadinho "macio" e terá que ter cuidado com a alimentação. É um rapaz porreiro e muito bem disposto, um bocadinho "maluco" mas trata bem as pessoas e merece ser acarinhado pelos adeptos. Volto a frisar, é um grande jogador mas neste próximos 2 anos terá que mostrar que tem cabecinha para governar todo aquele talento.

"Haverá uma planificação da temporada de forma a fazer alguns jogadores rodar, independentemente dos resultados (notei que o Adrien não foi convocado nalguns encontros e o Vivaldinho também não o foi para a maior parte deles)?"

Talvez haja ou talvez seja o facto da mudança de treinador ter sido benéfica para o Adrien, Bruno, Cacito e Marco Matias. Não me estou a queixar, de maneira nenhuma.

"já agora André a que jogador compararias o André Pires? Tenho notado que é sempre o melhor ou dos melhores em campo todos os jogos."

O André Pires é um Nº10 mas por vezes até nem parece porque se lhe pedirem para jogar um jogo feio, de mangas arregaçadas onde a garra, força física, resistência aeróbica está mais em destaque que "jogar bonito" então o rapaz não tem problemas em ser um jogador de menor glamour e jogar mais para a equipa. Tem funcionado por vezes como médio de transição e ajudado bastante a defender. Gosto bastante deste jogador, nos últimos 3 jogos tem sido muito importante. Ainda por cima chama-se André.

Talvez seja parecido com o Lampard, outro jogador que é um médio de ataque mas consegue aliar força física, objectividade e capacidade defensiva ao seu arsenal técnico que lhe permite jogar ora como Nº10 ou como Nº8.



André Figueiredo

 
At 22:50, Anonymous Anónimo said...

Penso que a melhor solução para o meio campo passa por colocar o adrien na posição em que rende mais ou seja, a trinco pois parece-me que não há ninguem na equipa que desempenhe tão bem essa função quanto ele... Depois nos 2 lugares que sobram na frente André Pires e João Gonçalves parecem-me os mais regulares e aqueles q possuem melhores condições para desempenhar essas funções pois o yannick inda tem um futebol muito caracteristico do Brazil ou seja, muita técnica mas pouca mobilidade, pouca agressividade e pouco empenhamento... saudaçoes leoninas

 
At 21:58, Anonymous Anónimo said...

Caros sportinguistas,
Na minha opinião o melhor 11 para esta equipa é o seguinte. Rui na baliza, um quarteto defensivo composto pelo Rui Figueiredo (quando estiver totalmente em forma) Daniel CArriço, Marco Lança e Tiago Pinto, um trio de meio-campo composto por Adrien (um fenómeno)J. Gonçalves e André Pires e na frente Alisson, Ricardo e Marco Matias ( poucas vezes utilizado já leva 3 golos e inda esta semana sofre o penalty e participa na jogada do 3º golo)...
Penso também que um jogador do nível do André Santos tem que jogar mais vezes pois tem muita qualidade e trabalha bastante em campo.
Quanto a apostas futuras, penso que o SCP já as tem bem definidas e por isso mantém jogadores como Tiago Jorge, Tiago Pinto, Vasco Campos, Marco Lança, J. Gonçalves e Sebastião Nogueira sem contratos profissionais, pois certamente devem ter jogadores para essas posições em quem irão apostar e prescindir destes jogadores, alguns deles com bastante qualidade...
Enfim... Génovas e afins que aproveitem pois qualidade não lhes falta e não venham no final da época com lamechices e criticas aos jogadores, pois alguns deles já deram mostras mais que suficientes de terem qualidade para assinarem um contrato profissinal, provavelmente já mostraram mais que outros que por este ou aquele motivo têm grandes vínculos ao clube e pouco fizeram por isso (infelizmente assim andamos também, na melhor escola de formação do país)...
Um grande abraço para todos e continuem a apoiar a nossa formação pois têm feito um bom trabalho

 
At 22:04, Anonymous Anónimo said...

Caros sportinguistas,
Na minha opinião o melhor 11 para esta equipa é o seguinte. Rui na baliza, um quarteto defensivo composto pelo Rui Figueiredo (quando estiver totalmente em forma) Daniel CArriço, Marco Lança e Tiago Pinto, um trio de meio-campo composto por Adrien (um fenómeno)J. Gonçalves e André Pires e na frente Alisson, Ricardo e Marco Matias ( poucas vezes utilizado já leva 3 golos e inda esta semana sofre o penalty e participa na jogada do 3º golo)...
Penso também que um jogador do nível do André Santos tem que jogar mais vezes pois tem muita qualidade e trabalha bastante em campo.
Quanto a apostas futuras, penso que o SCP já as tem bem definidas e por isso mantém jogadores como Tiago Jorge, Tiago Pinto, Vasco Campos, Marco Lança, J. Gonçalves e Sebastião Nogueira sem contratos profissionais, pois certamente devem ter jogadores para essas posições em quem irão apostar e prescindir destes jogadores, alguns deles com bastante qualidade...
Enfim... Génovas e afins que aproveitem pois qualidade não lhes falta e não venham no final da época com lamechices e criticas aos jogadores, pois alguns deles já deram mostras mais que suficientes de terem qualidade para assinarem um contrato profissinal, provavelmente já mostraram mais que outros que por este ou aquele motivo têm grandes vínculos ao clube e pouco fizeram por isso (infelizmente assim andamos também, na melhor escola de formação do país)...
Um grande abraço para todos e continuem a apoiar a nossa formação pois têm feito um bom trabalho

Peço desculpa este comentário é meu- António_J

 
At 22:51, Anonymous Anónimo said...

Pois aqui venho deixar o meu comentário, porque venho deixar em claro aqui algumas coisas que dizem sobre a equipa de juniores do sporting e que nao é verdade. Por exemplo:
Vivaldo nao é de longe nem de perto o mais rápido da equipa de júniores. Carriço não mede mais do que 1,80m e o Joao Martins nao é nada mas mesmo nada móvel. Nem com bola nem sem bola. Quem vê os jogos com muita atenção, repara que o Joao Martins quando tem a bola nos pés demora muito tempo a soltá-la e só o faz quando está sobre pressão de um adversário e ao fazê-lo, sobre pressão, faz mal e o colega de equipa a quem faz o passe supostamente ja está sobre marcação de um adversário o que complica a acção do colega. Mas se fizer o passe mais cedo já o facilita a vida. E quem sai prejudicado com isto para os mais desatentos: o que recebe mal o passe (infelizmente). Não tenho nada contra o João Martins mas à que ver a realidade e neste momento nao está em forma para jogar a titular na equipa de juniores.
Depois o Yannick que não costuma ser titular, quanto é que apostam que no dia 10 de Fevereiro, no Seixal, contra o Benfica vai ser titular? E que vai sair? Joao Gonçalves ou André Pires? Sim, porque o Martins nao sai porque não é da sua posição e mesmo que fosse nao saía, porque de à muitos jogos para cá o Matins tem vindo a cair de forma, até fisica,e não sai. Sai antes o Adrien, como aconteceu no jogo contra o União da Madeira e que estava muito melhor que o João Martins, que já nem faz golos de livre directo junto à área, que antigamente para ele eram como penalties e até desperdiçou uma grande penalidade neste jogo. Depois mantém-se o Bruno Matias na equipa titular quando no banco está o Marco Matias que quando entra faz golos e está em lances que posteriormente originam golos (com muito menos tempo de jogo e ainda nao foi titular).
É pena que assim seja, porque senão ia-se muito mais longe. Mas o futebol é isso mesmo: NEGÓCIO.
Cá voltarei para mais esclarecimentos e comentários JUSTOS e a prol da justiça futebolística e para "abrir os olhos" a alguns.

Saudações Leoninas

ASSINADO: O Esclarecedor

 
At 23:55, Blogger ACF said...

"Caros sportinguistas,
Na minha opinião o melhor 11 para esta equipa é o seguinte. Rui na baliza, um quarteto defensivo composto pelo Rui Figueiredo (quando estiver totalmente em forma) Daniel CArriço, Marco Lança e Tiago Pinto, um trio de meio-campo composto por Adrien (um fenómeno)J. Gonçalves e André Pires e na frente Alisson, Ricardo e Marco Matias ( poucas vezes utilizado já leva 3 golos e inda esta semana sofre o penalty e participa na jogada do 3º golo)..."

A disputa pela lateral direita é dificil de solucionar, o Vasco não é um jogador excepcional mas quando está em forma (vinha a subir antes do Natal) é sólido e dá garantias. O Rui Figueiredo eventualmente talvez venha a ser melhor que o Vasco mas por enquanto faltam-lhe 2 coisas para ser um excelente lateral, velocidade e experiência. Ele poderá ganhar experiência mas o défice de velocidade terá que ser compensado com maior disciplina táctica. Neste momento aposto no Vasco Campos mas acredito que o Rui pode melhorar e tornar-se um jogador melhor mas de momento não acredito que seja a melhor aposta para LD.

No miolo eu gosto do André Pires que para mim é um indiscutivel. Gosto do Yannick Puppo (mas será ele capaz de jogar 90 minutos sempre ao mesmo ritmo?) para Nº10 pois tenho achado mais regular que o JG. O Adrien para mim é mais um Nº8 do que Nº6 e para este nível preferia ver o AS a fazer transições entre o trinco e o Nº10 do que ocupado em tarefas exclusivamente defensivas (digo isto porque nas 2 última jornadas a sua capacidade de marcação não me convenceu), sinceramente gostava de ver o Diogo Amado fazer ali uns minutinhos. O Adrien trata melhor a bola que o JM6 mas o JM quando está em forma é dos jogadores mais importantes do XI. Independentemente dos 3 titulares sou da opinião que o Adrien tem que ser 1ª opção para entrar como suplente pois tem inquestionavel qualidade e precisa de se adaptar a este escalão.

O Marco Matias pode ser um avançado centro mas gosto da entrega que ele traz ao jogo na ala direita, é um jogador físicamente forte, muito raçudo, cabeceia bem e é bom nas diagonais. O Sporting tem que jogar com o Alison numa das alas para providenciar fantasia mas no flanco oposto precisa de alguém rápido e agressivo e creio que o Marco assenta bem nesse papel. O Ricardo Nogueira é o jogador mais completo que pode jogar a Nº9, ele é maduro e trabalha muito para a equipa mas gostava de ver o Cacito apanhar todos os minutinhos possíveis.

"Penso também que um jogador do nível do André Santos tem que jogar mais vezes pois tem muita qualidade e trabalha bastante em campo.
Quanto a apostas futuras, penso que o SCP já as tem bem definidas e por isso mantém jogadores como Tiago Jorge, Tiago Pinto, Vasco Campos, Marco Lança, J. Gonçalves e Sebastião Nogueira sem contratos profissionais, pois certamente devem ter jogadores para essas posições em quem irão apostar e prescindir destes jogadores, alguns deles com bastante qualidade..."

Penso que alguns destes jogadores beneficiarão de um empréstimo desde que não percam ambição nem ética de trabalho pelo facto de terem sido emprestados, mas sobre quem merece e não merece contrato profissional não me vou pronunciar.




André Figueiredo

 
At 00:13, Blogger ACF said...

"Pois aqui venho deixar o meu comentário, porque venho deixar em claro aqui algumas coisas que dizem sobre a equipa de juniores do sporting e que nao é verdade. Por exemplo:
Vivaldo nao é de longe nem de perto o mais rápido da equipa de júniores. Carriço não mede mais do que 1,80m e o Joao Martins nao é nada mas mesmo nada móvel. Nem com bola nem sem bola. Quem vê os jogos com muita atenção, repara que o Joao Martins quando tem a bola nos pés demora muito tempo a soltá-la e só o faz quando está sobre pressão de um adversário e ao fazê-lo, sobre pressão, faz mal e o colega de equipa a quem faz o passe supostamente ja está sobre marcação de um adversário o que complica a acção do colega. Mas se fizer o passe mais cedo já o facilita a vida. E quem sai prejudicado com isto para os mais desatentos: o que recebe mal o passe (infelizmente). Não tenho nada contra o João Martins mas à que ver a realidade e neste momento nao está em forma para jogar a titular na equipa de juniores."

É inquestionável que o Adrien trata melhor a bola que o João Martins, mas não concordo que o JM não seja móvel, pode não ser nesta últimas jornadas (não tem sido) mas nas primeiras 8 jornadas do campeonato ele estava em todo lado e varria lateralmente a sua jurisdição com um pulmão enorme um pouco à imagem daquilo que o André Pires faz ultimamente, quanto à qualidade do passe isso já é outra história e é verdade que tem sido inconstante. Que o João está fora de forma também é verdade mas não sei se o Adrien será uma grande aposta para trinco neste momento.

O Carriço tem mais que 1,80, ele esteve ao meu lado quase 3 minutos, eu no arquivo de identificação fui medido descalço e diz 1,80 no meu BI e o Daniel deve ser 3 ctms mais alto que eu. Da bancada não parece mas ao vivo ele é alto.

O Vivaldo Arrais não é mais rápido que o Alisson e Bruno Matias pelas alas? Sinceramente acho que é mais rápido que os 2. O Marco Matias também é rápido mas tem uma fisionomia diferente da do Vivaldo, aliás tendo em conta o seu físico o Marco tem uma arrancada muito boa razão pela qual gostava de o ver mais vezes na direita.

"Depois o Yannick que não costuma ser titular, quanto é que apostam que no dia 10 de Fevereiro, no Seixal, contra o Benfica vai ser titular? E que vai sair? Joao Gonçalves ou André Pires? Sim, porque o Martins nao sai porque não é da sua posição e mesmo que fosse nao saía, porque de à muitos jogos para cá o Matins tem vindo a cair de forma, até fisica,e não sai. Sai antes o Adrien, como aconteceu no jogo contra o União da Madeira e que estava muito melhor que o João Martins, que já nem faz golos de livre directo junto à área, que antigamente para ele eram como penalties e até desperdiçou uma grande penalidade neste jogo. Depois mantém-se o Bruno Matias na equipa titular quando no banco está o Marco Matias que quando entra faz golos e está em lances que posteriormente originam golos (com muito menos tempo de jogo e ainda nao foi titular)."

Se o Yannick vai jogar contra o SLB isso já não sei, quanto às criticas às exibições recentes do JM6 e BM (embora seja preciso lembrar que marcou 2 golos nos últimos 4 jogos), e os elogios ao Marco Matias não posso discordar. Acho que nem o Adrien nem JM estiveram muito bem Vs União da Madeira mas o Adrien esteve melhor nesse jogo do que no anterior embora seja precisa lembrar que o adversário mais recente era de qualidade inferior que o Estrela da Amadora.



André Figueiredo

 
At 20:58, Anonymous Anónimo said...

Nao sabe se o Adrien será uma grande aposta para pivot defensivo nesta altura? Ele sempre foi trinco porque nao que é que acha que nao está à altura?
Garantolhe que o Carriço nao tem mais que 1,80m.
O vivaldo de certeza que é mais rapido que o Bruno Matia porque ele para muito o jogo e tem pouca objectividade, e aí o vivaldo é muito mais forte. Agora mais que o Allison NUNCA.
O Bruno Matias fez 2 golos nos ultimos 4 jogo..Tudo bem.. E o tempo que ele já jogou sem ~fazer rigorosamnete nada?? e O que ele tem feito nos ultimos jogos? NADA
Tudo bem que o Uniao da Madeira é mais fraco que o estrela da amadora, mas é que o Joao Martins nao esteve bem contra o União nem contra o Estrela. E o adrien esteve Melhor que o seu companheiro nos dois jogos. E acabou por ser substituido contra o União.

O Esclarecedor

 
At 15:36, Blogger ACF said...

"Nao sabe se o Adrien será uma grande aposta para pivot defensivo nesta altura? Ele sempre foi trinco porque nao que é que acha que nao está à altura?"

Ele não foi sempre trinco, já o vi jogar em outras poisções várias vezes. Ele nos últimos jogos nos aspectos defensivos não tem estado brilhante, ele até pode ser trinco mas mais no molde de um Andrea Pirlo ou Xabi Alonso e criar jogo a partir do meio campo defensivo, mas como recuperador de bolas acho que ele não está talhado para essa função (ninguém no actual plantel está), mas pode ser que esteja enganado.

"Garantolhe que o Carriço nao tem mais que 1,80m."

Estive ao lado dele em meados de Dezembro e tenho quase a certeza que ele deve ter na ordem de 1,82 ou 1,83.

"O vivaldo de certeza que é mais rapido que o Bruno Matia porque ele para muito o jogo e tem pouca objectividade, e aí o vivaldo é muito mais forte. Agora mais que o Allison NUNCA."

Não concordo mas respeito a tua opinião.

"O Bruno Matias fez 2 golos nos ultimos 4 jogo..Tudo bem.. E o tempo que ele já jogou sem ~fazer rigorosamnete nada??"

O Bruno em 493 minutos marcou 4 golos. O Alison em 1241 minutos marcou 5 tentos. O Bruno está a atravessar um momento menos bom e ainda não foi capaz de jogar bem durante prolongados períodos de tempo mas é preciso ter paciência com jogadores mais novos. O Bruno de certeza está mais aborrecido com as suas performances do que tu estás decepcionado com ele, ele é um rapaz emocional e ele também deseja agradar e jogar sempre bem.

" e O que ele tem feito nos ultimos jogos? NADA
Tudo bem que o Uniao da Madeira é mais fraco que o estrela da amadora, mas é que o Joao Martins nao esteve bem contra o União nem contra o Estrela. E o adrien esteve Melhor que o seu companheiro nos dois jogos. E acabou por ser substituido contra o União."

Só uma coisa, qualquer um é livre de vir aqui dar opiniões e é mais que óbvio que alguns jogadores já participaram neste blog para dar impressões sobre este ou aquele colega. Se um ou outro anónimo quiser dizer que este ou aquele elemento precisa ser humilde, ou necessita de melhorar em aspecto A, B, C ou D tudo bem. Mas seria francamente desagradável se algum colega ou ex-colega viesse para aqui dizer que Jogador A não tem lugar na equipa e só lá este por esta ou aquela razão, ou que jogador B não está a fazer rigorosamente nada, etc.
Serás sempre aqui bem vindo e nunca te vamos censurar, mas agradecia que tivesses cuidado com as criticas que utilizas em relação a jovens de 17/18 anos e não venhas para aqui com um machado na mão deitar abaixo este ou aquele elemento do plantel.

Um abraço



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home